Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na Constituição da prova judiciária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na Constituição da prova judiciária"

Transcrição

1 Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na Constituição da prova judiciária Projeto de Pesquisa: Sistemas e Métodos de Conciliação Judicial e Extrajudicial e a Proteção dos Direitos de Personalidade (Resolução Nº 125 Do Cnj) Professor Responsável: Prof. Dr. Luiz Eduardo Gunther Discentes: EM PROCESSO DE SELEÇÃO Objetivo Geral: Esclarecer como os direitos de personalidade, também garantidos às empresas, devem ser protegidos no momento da conciliação judicial e extrajudicial. Propiciar ao aluno a possibilidade de conhecer, analisar e criticar o processo eletrônico como mecanismo de acesso à justiça, instituído em decorrência da constitucionalização do direito fundamental à efetiva e tempestiva prestação jurisdicional e como meio de consecução do direito à solução de conflitos à luz da política judiciária de tratamento adequado aos conflitos de interesses envolvendo os direitos da personalidade. Resultados 2012: Possibilitar a estudantes e aos operadores jurídicos aporte teórico-prático para interpretar os direitos de personalidade e como podem ser protegidos no momento da conciliação judicial e extrajudicial. Divulgar o conhecimento produzido mediante um texto (em co-autoria), palestras e debates. Produzir um artigo científico em co-autoria, para publicar no periódico da Instituição ou em outros periódicos (Revista do TRT da 9ª Região, por exemplo). Apresentar o resultado do trabalho em evento institucional de iniciação científica, e em Seminário organizado para essa finalidade. Inicio: 04/2012 Conclusão prevista: 12/2012 Projeto Completo: (abaixo)

2 Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na Constituição da prova judiciária Projeto de Pesquisa: Sistemas e Métodos de Conciliação Judicial e Extrajudicial e a Proteção dos Direitos de Personalidade (Resolução Nº 125 Do CNJ) I. Autor: Luiz Eduardo Gunther Doutor em Direito UFPR/ luizgunther@trt9.jus.br II. Área de Concentração: Direito empresarial e cidadania III. Linha de Pesquisa: Atividade empresarial e constituição: inclusão e sustentabilidade. V. Resumo: O Grupo de Pesquisa abordará a proteção dos direitos da personalidade no momento da conciliação judicial e extrajudicial, bem como analisará o processo eletrônico como instrumento de solução de conflitos à luz da política judiciária de tratamento adequado à natureza e peculiaridades dos direitos da personalidade atribuídos às pessoas naturais e às empresas.

3 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1 OBJETO 1.1 TEMA A tutela eficaz dos direitos de personalidade outorgados às pessoas naturais e às empresas, no âmbito judicial e extrajudicial, e os sistemas e métodos de conciliação O processo eletrônico como instrumento de acesso à justiça e de conciliação à luz dos direitos de personalidade estabelecidos às pessoas físicas e jurídicas. 1.2 TEMA DELIMITADO Como se garante a efetividade dos direitos de personalidade das pessoas físicas e jurídicas nos sistemas e métodos de conciliação judicial e extrajudicial O processo eletrônico como instrumento da realização do direito fundamental de acesso à justiça e do direito à solução dos conflitos por meios adequados à natureza e peculiaridades dos direitos de personalidade atribuídos às pessoas naturais e às empresas. 1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA A Constituição de 1988 e seus princípios fundantes estão sendo observados quanto aos limites da possibilidade de conciliação judicial e extrajudicial, tendo em conta os direitos da personalidade? Como o processo eletrônico pode ser utilizado como cumprimento do princípio constitucional do processo com duração razoável e dos meios garantidores de sua rápida

4 tramitação e, ainda, como política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses envolvendo os direitos da personalidade atribuíveis às pessoas naturais e às empresas sediadas em território brasileiro? 2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Esclarecer como os direitos de personalidade, também garantidos às empresas, devem ser protegidos no momento da conciliação judicial e extrajudicial Propiciar ao aluno a possibilidade de conhecer, analisar e criticar o processo eletrônico como mecanismo de acesso à justiça, instituído em decorrência da constitucionalização do direito fundamental à efetiva e tempestiva prestação jurisdicional e como meio de consecução do direito à solução de conflitos à luz da política judiciária de tratamento adequado aos conflitos de interesses envolvendo os direitos da personalidade. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer o significado dos direitos de personalidade e sua incidência conceitual às pessoas naturais e jurídicas Tecer considerações sobre política judiciária de tratamento adequado aos conflitos de interesses envolvendo os direitos da personalidade Possibilitar ampla discussão a respeito da efetividade dos sistemas e mecanismos de conciliação judicial e extrajudicial atualmente existentes Tratar das regras protetoras da personalidade sobre os sistemas e métodos de conciliação judicial e extrajudicial.

5 2.2.5 Fundamentar o princípio da proporcionalidade como solução dirimente do conflito de interesses juridicamente tuteláveis Pesquisar casos julgados pelos Tribunais do Brasil e de outros países em que se tenha examinado a possibilidade de conciliação dos direitos de personalidade Delimitar os conceitos de razoável duração do processo e meios que garantam a celeridade de sua tramitação Explicar as origens internacionais expressas em tratados e no direito comparado que trouxeram para o direito nacional a justificativa de assegurar, constitucionalmente, um processo rápido e econômico Examinar o processo eletrônico como instrumento mitigador da morosidade processual e como método consensual de solução de conflitos Apresentar casos específicos, solucionados pelo Judiciário, e que apresentem o processo eletrônico como contribuição para o cumprimento do princípio do processo rápido e o menos oneroso possível e para a conciliação de conflitos de interesses sobre direitos da personalidade. 3 JUSTIFICATIVA A inclusão do estudo da tutela dos direitos de personalidade na atividade empresarial se justifica pela necessidade de discutir os instrumentos garantidores da eficácia constitucional. Isso porque nem sempre o benefício a que faz jus o credor é de natureza puramente econômica, que é justamente o que costuma acontecer no campo dos direitos de personalidade e no dos interesses coletivos.

6 A Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses busca assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridades. É importante que todos os ramos do Poder Judiciário utilizem a conciliação como instrumento efetivo para se estabelecer uma cultura voltada à paz social, além da solução adjudicada. Saliente-se que a Política Judiciária de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesses tem o condão de trazer ao Poder Judiciário formas variadas para a solução do conflito além da adjudicada através da sentença. Por isso será objeto de estudo a tutela dos direitos de personalidade na atividade empresarial nos sistemas e métodos de conciliação judicial e extrajudicial. A ideia de acesso à justiça, que nos últimos cinqüenta anos assumiu proporção significa entre nós, elevada que foi à dignidade de garantia constitucional, trouxe desafios a todos quantos têm no direito processual sua ferramenta de trabalho e seu mecanismo de reflexão em favor da efetividade do direito. Em primeiro plano, nesse contexto, pode-se destacar a profunda insuficiência do instrumental preexistente, que se revelou incapaz de dar respostas satisfatórias (vale dizer, eficazes e efetivas) a toda uma sorte de demandas, advindas, especialmente, do novo universo empresarial. A compreensão do binômio efetividade dos provimentos jurisdicionais, antes revelados ao plano da mera declaração (sentença de mérito transitada em julgado, mas sem mecanismos de efetivação do comando nela contido), e sustentabilidade do processo de produção, aqui reconhecido em seu mais amplo sentido, mostrou-se absolutamente imprescindível para a realização do princípio constitucional do acesso à justiça. Por outro lado, não se pode deixar de considerar que, hoje, do operador do Direito, espera-se que não mais se deixe esconder por detrás da capa da falsa erudição, e que vá ao encontro da sociedade, rica ou pobre, operária ou empreendedora, consumidora ou fornecedora. É importante destacar, também, que essa ampla temática envolve economia e direito, direito empresarial e direito processual, explicitando que fenômenos econômicos podem exercer forte influência sob o modo de interpretação da lei, neste ou naquele momento da história.

7 O processo eletrônico constitui meio eficaz para a diminuição da morosidade da prestação jurisdicional. A Lei de dezembro de 2006, à luz da realidade social e com o intuito de concretizar o direito ao acesso à justiça fez importantes modificações no Código de Processo Civil, penal e trabalhista, como também aos Juizados Especiais na tentativa de conceder modernização e celeridade aos processos judiciais. Revela-se como outra potencialidade do processo eletrônico a sua atuação como método consensual adequado à solução de conflitos de interesses sobre direitos da personalidade. 4 METODOLOGIA Análise crítica do conceito jurídico de direitos da personalidade. Análise tópico-problemática dos sistemas e métodos de conciliação judicial e extrajudicial e do direito à rápida e adequada solução de conflitos, com ênfase ao processo eletrônico. Quanto à pesquisa jurisprudencial, levar-se-á em conta o método de abordagem indutivo, pois com os dados coletados e sistematizados a respeito de casos julgados pelos Tribunais, analisando o confronto dos direitos de personalidade possibilidade de conciliação, apresentar-se-á a conclusão do trabalho. Desenvolver-se-á o trabalho de pesquisa por intermédio da leitura de textos e fichamentos, com reuniões quinzenais para debates. Haverá, também, e especialmente, pesquisa de decisões judiciais, confrontando-se com as necessidades de soluções dos conflitos, especialmente por intermédio dos dados existentes nos Tribunais, levando-se em conta o número de juízes disponíveis em confronto com as demandas judiciais e a população brasileira. 5 RESULTADOS ESPERADOS

8 Possibilitar a estudantes e aos operadores jurídicos aporte teórico-prático para interpretar os direitos de personalidade e como podem ser protegidos no momento da conciliação judicial e extrajudicial. Divulgar o conhecimento produzido mediante um texto (em co-autoria), palestras e debates. Produzir um artigo científico em co-autoria, para publicar no periódico da Instituição ou em outros periódicos (Revista do TRT da 9ª Região, por exemplo). Apresentar o resultado do trabalho em evento institucional de iniciação científica, e em Seminário organizado para essa finalidade. 6 VAGAS DISPONIBILIZADAS Disponibilizam-se 8 (oito) vagas, assim distribuídas: - Duas para mestrandos e duas para egressos do Mestrado do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA. - Quatro para graduandos do Curso de Direito do UNICURITIBA que já tenham cursado, com aproveitamento, as disciplinas de Direito Constitucional. 7 INSCRIÇÕES E SELEÇÃO As inscrições estarão abertas de 02 a 12 de abril de A seleção dar-se-á no dia 19 de abril de 2012, das 16h às 17h, na sala A-31 do Mestrado, por meio de entrevista, conforme Edital a ser expedido pela Coordenação do Programa de Mestrado. Para a inscrição exige-se o protocolo de uma cópia impressa do Currículo na Plataforma Lattes do CNPq. Para a seleção exige-se a leitura prévia dos seguintes livros (trecho de): - ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Introdução de Celso Lafer. Rio de Janeiro : Forense Universitária, p (capítulo II, item 7 a esfera pública : o comum; item 8 a esfera privada: a propriedade; item 9 o social e o privado

9 texto disponível na Secretaria do Mestrado e no Setor de Fotocópia pasta Professor Gunther). - ASSIS, Araken. Duração razoável do processo e reformas da lei processual civil. In: Processo e Constituição: estudos em homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira. FUX, Luiz; NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda (Coords.). São Paulo: Revista dos Tribunais, p (texto disponível na Secretaria da Iniciação Científica e no Setor de Fotocópia pasta Professor Gunther). 8 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA O desenvolvimento da pesquisa dar-se-á em 9 (nove) meses (de abril de 2012 a dezembro de 2012), conforme o seguinte cronograma: 8.1 Apresentação do projeto março/ Seleção dos graduandos e mestrandos pesquisadores em banca abril/ Início da pesquisa abril/ Encontros com o orientador reuniões do grupo de estudo abril/2012 a dezembro/2012, quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 17h às 19h, na sala A-31 do Mestrado. 8.5 Levantamento de dados abril a julho/ Leituras básicas e fichamentos abril a julho/ Redação da primeira parte do artigo, em co-autoria e sob a supervisão do orientador julho/ Redação da segunda parte do artigo agosto/2012.

10 8.9 Redação da terceira parte do artigo setembro/ Entrega da primeira versão completa do artigo para revisão dos integrantes do grupo outubro/ Repasse do texto revisto pelos integrantes do grupo para as correções e complementações do orientador novembro/ Aprimoramento do texto pelos orientandos novembro/ Entrega da versão final do artigo para a revisão final do orientador novembro/ Entrega da versão definitiva do artigo científico e do relatório de pesquisa à Coordenação do Programa de Mestrado para encaminhamento das publicações dezembro/2012. ATIVIDADES PERÍODO DE EXECUÇÃO Meses do ano MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NO DEZ Apresentação do projeto x Seleção dos graduandos e estrandos pesquisadores em banca Início da Pesquisa X X Encontros com o orientador reuniões do X x x x x x x x X Grupo de estudo Levantamento de dados x x x

11 Leituras básicas e fichamentos X x x Redação da primeira parte de cada artigo, em co-autoria e sob a supervisão do orientador Redação da segunda parte do artigo x x Redação da terceira parte do artigo x Entrega da primeira versão completa do artigo para revisão dos mestrandos Repasse dos textos revistos pelos mestrandos para as correções e complementações do orientador Aprimoramento dos textos pelos orientandos x x x Entrega da versão final dos artigos para a revisão final do orientador x

12 Entrega da versão definitiva dos artigos científicos e do relatório de pesquisa à Coordenação do Programa de Mestrado para encaminhamento das publicações x Publicação x 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FILMOGRÁFICAS ALMEIDA, Cleber Lúcio de. A legitimidade das decisões judiciais no estado democrático de direito. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Belo Horizonte, MG Brasil, v. 75, n. 75, jan. a jun. de p AMARAL, Júlio Ricardo de Paula. Eficácia dos direitos fundamentais nas relações trabalhistas. São Paulo: LTr, ANDRADE, José Carlos de Vieira. Os direitos fundamentais na Constituição Portuguesa de Coimbra: Almedina, ARENHART, Sérgio Cruz. A tutela inibitória da vida privada. São Paulo: Revista dos Tribunais, AZEVEDO, Plauto Faraco de. Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, BARROS, Alice Monteiro de. Confissão documentos prova técnica : sistemática da realização das perícias. In BARROS, Alice Monteiro de. Compêndio de direito processual do trabalho : obra em memória de Celso Agrícola Barbi. São Paulo: LTr, p

13 . Curso de direito do trabalho. 4. ed. São Paulo: LTr, Proteção à intimidade do empregado. São Paulo: LTr, BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de direito judiciário do trabalho. 3. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: LTr, v. II. p BELLOQUE, Juliana Garcia. Sigilo bancário: análise crítica da LC 105/2001. São Paulo: Revista dos Tribunais, BELMONTE, Alexandre Agra. Instituições civis no direito do trabalho. Curso de direito civil aplicado ao direito do trabalho. 3. ed. atual. de acordo com o novo Código Civil e aumentada. Rio de Janeiro: Renovar, BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 7. ed. atual. por Eduardo Carlos Bianca Bittar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, BITTAR, Carlos Alberto; BITTAR FILHO, Carlos Alberto. Direito civil e constitucional. 3. ed. rev. e atual. da 2. ed. da obra O direito civil na Constituição de São Paulo: Revista dos Tribunais, BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de filosofia do direito. São Paulo: Atlas, p BRASIL. Lei nº 9.296, de 24 de julho de Regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5º da Constituição Federal. DOU de BRUM, Nilo Bairros de. Requisitos retóricos da sentença penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.

14 CAMBI, Eduardo. O direito à prova no processo civil. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Ano 32, v. 34. Porto Alegre: Síntese, p CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, CARDOSO, Luciane. Prova testemunhal. São Paulo: LTr, CLÈVE, Clèmerson Merlin. Temas de direito constitucional (e de teoria do direito). São Paulo: Acadêmica, COUTINHO, Grijalbo Fernandes; FAVA, Marcos Neves (Coord.). Justiça do trabalho: competência ampliada. São Paulo: LTr, Nova competência da justiça do trabalho. São Paulo: LTr, COELHO, Luciano Augusto de Toledo. Responsabilidade civil pré-contratual em direito do trabalho. São Paulo: LTr, COSTA, Coqueijo. Direito judiciário do trabalho. Rio de Janeiro: Forense, p DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 12. ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros, DONEDA, Danilo. Os direitos da personalidade no novo Código Civil. In TEPEDINO, Gustavo (Coord.). A parte geral do novo Código Civil: estudos na perspectiva civil constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, p DOTTI, René Ariel. A atenuante da confissão. In Escritos em homenagem a Alberto Silva Franco. São Paulo: Revista dos Tribunais, p

15 DALLEGRAVE NETO, José Affonso. Responsabilidade civil no direito do trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, DALLEGRAVE NETO, José Affonso; GUNTHER, Luiz Eduardo (Coord.). O impacto do novo código civil no direito do trabalho. São Paulo: LTr, FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila (Org.). A crise do conhecimento jurídico: perspectivas e tendências do direito contemporâneo. Brasília: OAB Editora, FELICIANO, Guilherme Guimarães. Direito à prova e dignidade humana: cooperação e proporcionalidade em provas condicionadas à disposição física da pessoa humana (abordagem comparativa). São Paulo: LTr, FERNANDES JÚNIOR, Raimundo Itamar Lemos. O direito processual do trabalho à luz do princípio constitucional da razoável duração: a aplicação da reforma do CPC ao processo do trabalho fase por fase. São Paulo: LTr, GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: parte geral. 8. ed. rev. atual. e reform. São Paulo: Saraiva, v. I. p GARCIA, Enéas Costa. Direito geral da personalidade no sistema jurídico brasileiro. São Paulo: Juarez de Oliveira, GIGLIO, Wagner D.; CORRÊA, Claudia Giglio Veltri. Direito processual do trabalho. 15. ed. rev. atual. conf. EC 45/2004. São Paulo: Saraiva, p GOMES, Dinaura Godinho Pimentel. Direito do trabalho e dignidade da pessoa humana, no contexto da globalização econômica: problemas e perspectivas. São Paulo: LTr, GOMES FILHO, Antonio Magalhães. Presunção de inocência : princípio e garantias. In

16 Escritos em homenagem a Alberto Silva Franco. São Paulo: Revista dos Tribunais, p GRECO, Leonardo. A prova no processo civil: do código de 1973 ao novo código civil. In GRECO, Leonardo. Estudos de direito processual. Coleção José do Patrocínio. Campos dos Goytacazes, RJ: Faculdade de Direito de Campos, p O conceito de prova. In GRECO, Leonardo. Estudos de direito processual. Coleção José do Patrocínio. Campos dos Goytacazes, RJ: Faculdade de Direito de Campos, p Garantias fundamentais do processo. O processo justo. In GRECO, Leonardo. Estudos de direito processual. Coleção José do Patrocínio. Campos dos Goytocazes RJ: Editora Faculdade de Direito de Campos, p GRINOVER, Ada Pellegrini. A marcha do processo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, O processo em evolução. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, GUERRA FILHO, Willis Santiago (Coord.). Dos direitos humanos aos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Significado epistemológico do conceito processual de Constituição. In LOIS, Cecilia Caballero; BASTOS JÚNIOR, Luiz Magno Pinto; LEITE, Roberto Basilone (Coord.). A constituição como espelho da realidade: interpretação e jurisdição constitucionais em debate : homenagem a Silvio Dobrowolski. São Paulo: LTr, p GUIMARÃES, Isaac Sabbá. Aspectos sobre a intencionalidade do direito a partir de uma aproximação às regras do jogo de linguagem de Wittgenstein. Atuação: Revista Jurídica do

17 Ministério Público Catarinense, v. 4, n. 10, set./dez Florianópolis SC- Brasil, p GUNTHER, Luiz Eduardo. Aspectos principiológicos da execução incidentes no processo do trabalho. In SANTOS, José Aparecido dos (Coord.). Execução trabalhista: homenagem aos 30 anos AMATRA IX. São Paulo: LTr, p IENNACO, Luiz Antonio de Paula. O consciente e o inconsciente nas decisões judiciais. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Belo Horizonte, MG Brasil, v. 44, n. 74, jul. a dez. de p LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, LEITE, Roberto Basilone. Efetividade dos direitos e democracia : a cultura infracional. In LOIS, Cecilia Caballero; BASTOS JÚNIOR, Luiz Magno Pinto; LEITE, Roberto Basilone (Coord.). A constituição como espelho da realidade: interpretação e jurisdição constitucionais em debate : homenagem a Silvio Dobrovolski. São Paulo: LTr, p Noções de direito sumular do trabalho e de súmula vinculante. Revista Trabalhista Direito e Processo. Rio de Janeiro: Forense, ano 2, v. VII, jul./set. 2003, p LIMA FILHO, Francisco das C. Acesso à justiça no plano da realização do direito. Revista Trabalhista Direito e Processo. Rio de Janeiro: Forense, ano 2, v. VIII, out./dez. 2003, p LINHARES, Marcel Queiroz. O método da ponderação de interesses e a resolução de conflitos entre direitos fundamentais. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Ano 33, v. 35. Porto Alegre : Síntese, p LOTUFO, Renan. Código civil comentado: parte geral (arts. 1º a 232). São Paulo : Saraiva,

18 2003. v. 1. p MALTA, Christóvão Piragibe Tostes. Interpretação da prova no processo trabalhista. In PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Processo do trabalho: estudos em homenagem ao Professor José Augusto Rodrigues Pinto. São Paulo: LTr, p MARINONI, Luiz Guilherme. O direito à efetividade da tutela jurisdicional na perspectiva da teoria dos direitos fundamentais. Revista de Direito Processual Civil. Curitiba, Genesis, abr./jun p MARQUES, Claudia Lima. A crise científica do Direito na pós modernidade e seus reflexos na pesquisa. Revista Cidadania e Justiça. Ano 03, n. 6, 1º semestre de Rio de Janeiro : AMB, p MARTINS, Sergio Pinto. Direito processual do trabalho. 28. ed. São Paulo: Atlas, p MEDA, Nadja Nara Cobra; SANTOS FILHO, Roberto Lemos dos; PASSOS, Elizabeth de Fátima Nogueira Calmon de. Como o Poder Judiciário pode auxiliar na solução dos problemas sociais. Revista Cidadania e Justiça. Ano 4, n. 9, 2º semestre de 199. Rio de Janeiro: AMB, p MURARI, Marlon Marcelo. Limites constitucionais ao poder de direção do empregador e os direitos fundamentais do empregado: o equilíbrio está na dignidade da pessoa humana. São Paulo: LTr, MURITIBA, Sérgio Silva. Tutela inibitória e os direitos da personalidade. Revista de Processo. Ano 30, n São Paulo: Revista dos Tribunais, abril de p NAHUM, Marco Antonio Rodrigues. Os direitos fundamentais garantidos constitucionalmente e

19 a função jurisdicional. In Escritos em homenagem a Alberto Silva Franco. São Paulo: Revista dos Tribunais, p NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na constituição federal. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, OLIVEIRA, Francisco Antonio de. O processo na justiça do trabalho: doutrina, jurisprudência e súmulas. 5. ed. São Paulo: LTr, p PAROSKI, Mauro Vasni. Direitos fundamentais e acesso à justiça na constituição. São Paulo: LTr, PASCO, Mario. Fundamentos do direito processual do trabalho. Revista técnica Amauri Mascaro Nascimento, tradução Edilson Alkmim Cunha. São Paulo : LTr, p PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Maria Ermantina Galvão (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, RAMOS FILHO, Wilson (Coord.). Constituição e competência material da justiça do trabalho depois da EC 45/2004. Curitiba: Genesis, ROCHA, Cesar Asfor. A luta pela efetividade da jurisdição. São Paulo: Revista dos Tribunais, RODRIGUES, Manuel Cândido. A prova testemunhal no processo do trabalho. In BARROS, Alice Monteiro de (Coord.). Compêndio de direito processual do trabalho obra em memória de Celso Agrícola Barbi. São Paulo: LTr, p RODRIGUES PINTO, José Augusto. Processo trabalhista de conhecimento. 6. ed. São Paulo: LTr, p

20 ROMITA, Arion Sayão. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. São Paulo: LTr, ROSA, F. A. de Miranda; CANDIDO, Odila D. de Alagão. Jurisprudência e mudança social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, SARAIVA, Renato. Curso de direito processual do trabalho. 5. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Método, p SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. São Paulo: LTr, p SCHOERPF, Patrícia. A verdade, a lógica jurídica e a argumentação na questão da prova. Revista da Faculdade de Direito da UFPR, Ano 33, v. 35. Porto Alegre, Síntese, p SILVA, Alessandro da; MAIOR, Jorge Luiz Souto; FELIPPE, Kenarik Bonjikian; SEMER, Marcelo (Coord.). Direitos humanos: essência do direito do trabalho. São Paulo: LTr, SIMM, Zeno. Acosso psíquico no ambiente de trabalho: manifestações, efeitos, prevenção e reparação. São Paulo: LTr, SRECK, Lenio Luiz. Verdade e consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. Da possibilidade à necessidade de respostas corretas em direito. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, SIMÓN, Sandra Lia. A proteção constitucional da intimidade e da vida privada do empregado. São Paulo : LTr, SÜSSEKIND, Arnaldo. Direito constitucional do trabalho. 2. ed. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

21 SZANIAWSKI, Elimar. Direitos de personalidade e sua tutela. 2. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, TAVARES, André Ramos; LENZA, Pedro; ALARCÓN, Pietro de Jesús Lora (Coord.). Reforma do judiciário analisada e comentada. São Paulo: Método, TEIXEIRA FILHO, João de Lima. Dano moral. In SÜSSEKIND, Arnaldo; MARANHÃO, Délio; VIANNA, Segadas; TEIXEIRA, Lima. Instituições de direito do trabalho. 21. ed. atual. por Arnaldo Süssekind e Lima Teixeira. São Paulo: LTr, v. I. p TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. A prova no processo do trabalho. 8. ed. rev. ampl. São Paulo : LTr, Breves comentários à reforma do Poder Judiciário (com ênfase à justiça do trabalho): emenda constitucional nº 45/2004. São Paulo : LTr, TESSLER, Luciane Gonçalves. O papel do judiciário na concretização dos direitos fundamentais. In MARINONI, Luiz Guilherme (Coord.). Estudos de direito processual civil: homenagem ao professor Egas Dirceu Moniz de Aragão. São Paulo: Revista dos Tribunais, p TORON, Alberto Zacharias. O contraditório nos tribunais e o ministério público. In Escritos em homenagem a Alberto Silva Franco. São Paulo: Revista dos Tribunais, p VÁLIO, Marcelo Roberto Bruno. Os direitos da personalidade nas relações de trabalho. São Paulo: LTr, VELLOSO, Carlos Mário da Silva. Os direitos da personalidade no Código Civil brasileiro. In ALVIM, Arruda; CÉSAR, Joaquim Portes de Cerqueira; ROSAS, Roberto (Coord.). Aspectos

22 controvertidos do novo Código Civil: escritos em homenagem ao Ministro José Carlos Moreira Alves. São Paulo: Revista dos Tribunais, p Princípios constitucionais do processo. In BERNARDES, Hugo Gueiros (Coord.). Processo do trabalho: estudos em memória de Carlos Coqueijo Torreão da Costa. São Paulo : LTr, VELOSO, Zeno; SALGADO, Gustavo Vaz (Coord.). Reforma do judiciário comentada. São Paulo: Saraiva, VIANA, Márcio Túlio. Aspectos gerais da prova no processo do trabalho. In BARROS, Alice Monteiro de (Coord.). Compêndio de direito processual do trabalho: obra em memória de Celso Agrícola Barbi. São Paulo : LTr, p VIEIRA, José Roberto. A noção de sistema no direito. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Ano 32, v. 33. Porto Alegre: Síntese, p WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; WAMBIER, Luiz Rodrigues; GOMES JR, Luiz Manoel; FISCHER, Octávio Campos; FERREIRA, William Santos (Coord.). Reforma do judiciário: primeiros ensaios críticos sobre a emenda constitucional nº 45/2004. São Paulo: Revista dos Tribunais, Curitiba, 22 de março de Luiz Eduardo Gunther Professor Titular

UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO

UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO TUTELA DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE NA ATIVIDADE EMPRESARIAL: OS EFEITOS LIMITADORES NA CONSTITUIÇÃO DA PROVA JUDICIÁRIA

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO TEORIA GERAL DO PROCESSO (JUR1060) CARGA HORÁRIA 60h/a (teórica) CRÉDITOS 4 2º semestre/2015-1 Professora Mestra Waleska Mendes Cardoso OBJETIVOS DA DISCIPLINA Compreender que a intervenção

Leia mais

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito processual civil. 42. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. v. 1.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito processual civil. 42. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. v. 1. ÁREA 5 DIREITO PROCESSUAL CIVIL, I, II, III, IV, V e VI DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Sujeitos do processo. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Petição inicial. Causa de pedir. Pedido. Citação. Atos

Leia mais

CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA 1) IDENTIFICAÇÃO Código DIR269 Nome DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Créditos 04 Carga horária total 68 horas/aula (17 aulas) Semestre letivo 1.º/2012 Professor

Leia mais

Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO

Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Prática Jurídica I Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO EMENTA Petição inicial. Requisitos.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Escola Paulista de Direito EPD Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito O NOVO CONCEIITO DE SENTENÇA Especialização: Direito Civil e Processual Civil Especializandos: Thiago Martinelli de Vergueiro

Leia mais

Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na constituição da prova judiciária

Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na constituição da prova judiciária Grupo de Pesquisa: Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial: os efeitos limitadores na constituição da prova judiciária Projeto de Pesquisa: Os direitos de personalidade estabelecidos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO UNINTER Curso de Direito DIREITO DA PERSONALIDADE NO ÂMBITO GLOBAL

CENTRO UNIVERSITARIO UNINTER Curso de Direito DIREITO DA PERSONALIDADE NO ÂMBITO GLOBAL CENTRO UNIVERSITARIO UNINTER Curso de Direito DIREITO DA PERSONALIDADE NO ÂMBITO GLOBAL Projeto para Grupo de Pesquisa apresentado ao Programa de Iniciação Cientifica PIC da Faculdade Internacional de

Leia mais

AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL

AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 7.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. 1151 p. AZEVEDO, Álvaro Villaça. Estatuto da família

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA Lista de Compra de Livros - 1º Semestre de 2016

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA Lista de Compra de Livros - 1º Semestre de 2016 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA Lista de Compra de Livros - 1º Semestre de 01 Cód. AUTOR TÍTULO EDITORA Tomo Vol. Ed./Ano Solicit. QTD. Compra_ 01 1 Organizador Constituição da República Federativa do

Leia mais

PLANO DE CURSO 2013/2

PLANO DE CURSO 2013/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/2 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL IV (CONTRATOS EM ESPÉCIE) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO DE CURSO EM ARIAL

TÍTULO DO TRABALHO DE CURSO EM ARIAL CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ UNIDAVI PRÓ- REITORIA DE ENSINO PROEN COLEGIADO DE ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICÁVEIS CSA CURSO DE DIREITO OBSERVAÇÃO INICIAL: AS

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal I Código PRO0065 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário O direito processual penal. A norma: material

Leia mais

Avaliação Conceitual: De igual forma, também será objeto de avaliação, como: Participação, assiduidade e pontualidade nas aulas.

Avaliação Conceitual: De igual forma, também será objeto de avaliação, como: Participação, assiduidade e pontualidade nas aulas. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO UNIDADE JUR 3470 DISCIPLINA DIREITO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 089/2011 Curso: Direito Área Prática Civil e Trabalhista

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO GUSTAVO FAVINI MARIZ MAIA DR. ILTON GARCIA DA COSTA 1. INTRODUÇÃO As relações de trabalho configuram um aspecto de grande relevância na vida em sociedade.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ANEXO 23 DO EDITAL 143/2011-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO E PROCESSUAL Área de conhecimento: DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROGRAMA DE PROVA 1. Métodos alternativos

Leia mais

O Novo Processo Civil Brasileiro

O Novo Processo Civil Brasileiro FACULDADE 7 DE SETEMBRO CURSO DE DIREITO Grupo de Estudo e Pesquisa O Novo Processo Civil Brasileiro Professor Daniel Gomes de Miranda 20 de janeiro de 2014 SUMÁRIO TEMA... 3 JUSTIFICATIVA... 3 OBJETIVOS...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Código JUR 1020 Carga horária

Leia mais

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário.

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário. Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário (aperfeiçoamento) 1. Identificação do Requerente Escola: Escola Superior da Magistratura

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BRUNO ALBINO RAVARA TURMA: 2º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Alberto Meireles 1 Anderson Viana da Mota 2 Ramires Andrade 3 Daisy Crisóstimo Cavalcante 4 1 INTRODUÇÃO O novo Código

Leia mais

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO COMUNICADO A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CÓDIGO: CIS151 DISCIPLINA: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I CARGA HORÁRIA: 60h

Leia mais

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a 1 DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a Teoria geral do direito societário. Sociedade empresária. Constituição das sociedades contratuais. Sociedades contratuais menores. Sociedade

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Julio Cesar da Silva Tavares

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Economia I 60 Período Turma (s) Carga Horária 1º A, B e D 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Ano 1º Semestre de 2016 Páginas

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL III 5º período: 4h/s Aula: Teórica EMENTA Concepção histórica dos contratos: do início dos tempos até os dias atuais. Visão estrutural do contrato. Princípios fundamentais do

Leia mais

BIBLIOTECA - UNIDADE LONDRINA RELAÇÃO DE OBRAS

BIBLIOTECA - UNIDADE LONDRINA RELAÇÃO DE OBRAS BIBLIOTECA - UNIDADE LONDRINA RELAÇÃO DE OBRAS DIREITO ADMINISTRATIVO TÍTULO: CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 25ª/2ª TIRAGEM AUTOR: CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO ANO: 2008 TÍTULO: DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer Estágio Supervisionado II 80 horas/aula 1. Organização da Justiça do Trabalho: 1.1. Composição e funcionamento do TST; 1.2. Composição

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Direito e Cidadania. Carga horária: 60 horas Período letivo: 2012-2 Fase: 3ª

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Direito e Cidadania. Carga horária: 60 horas Período letivo: 2012-2 Fase: 3ª PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia Departamento: Departamento de Ciências Humanas Disciplina: Direito e Cidadania Código: 3DEC1 Carga horária: 60 horas Período letivo: 2012-2 Fase: 3ª Professora:

Leia mais

Informática jurídica aplicada ao processo eletrônico - 20 horas aula Professora Mestre Marilée Tatta Silva

Informática jurídica aplicada ao processo eletrônico - 20 horas aula Professora Mestre Marilée Tatta Silva ANEXO: ESPECIALIZAÇÃO EM PODER JUDICIÁRIO OBJETIVO DO CURSO Oferecer aos participantes formação multidisciplinar nas áreas jurídicas e de gestão, concentrando-se especialmente, no oferecimento de instrumentos

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Processual Civil IV Código:DIR-000 CH Total: 60h Pré-requisito: Direito Processual

Leia mais

AS REGRAS DE DIVISÃO DO ÔNUS DA PROVA DEVEM LI- MITAR OS PODERES INSTRUTÓRIOS DO JUIZ?

AS REGRAS DE DIVISÃO DO ÔNUS DA PROVA DEVEM LI- MITAR OS PODERES INSTRUTÓRIOS DO JUIZ? REVISTA DA ESMESE, Nº 04, 2003 - DOUTRINA - 117 AS REGRAS DE DIVISÃO DO ÔNUS DA PROVA DEVEM LI- MITAR OS PODERES INSTRUTÓRIOS DO JUIZ? Flávia Moreira Pessoa, Juíza do Trabalho Substituta (TRT 20ª Região),

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: NPJ I NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I Jurisdição Civil Especial de 1ª Instância PERÍODO: SEMESTRE Noturno/Matutino DEPARTAMENTO:

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR121 1. EMENTA: Princípios atinentes às penas e às medidas de segurança. Tratamento penal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr BOMFIM, Vólia. Direito do Trabalho. São Paulo: Método. DELGADO. Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho..Direito

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO FIANCEIRO E ECONOMICO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR130 1. EMENTA: Direito probatório. Audiência de instrução e julgamento. Antecipação

Leia mais

FGV DIREITO RIO GRADUAÇÃO Coordenação de Ensino

FGV DIREITO RIO GRADUAÇÃO Coordenação de Ensino DISCIPLINA: TÓPICOS EM PROCESSO CIVIL PÚBLICO E PRIVADO PROFESSOR: CLAUDIA RIBEIRO PEREIRA NUNES CARGA HORÁRIA: 60h DISCIPLINA ELETIVA EMENTA Bloco I Fundamentos dos Procedimentos do CPC Bloco II Análise

Leia mais

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE MARCELO CERQUElRA Advogado CONCEITO DE ALIMENTOS Tratando da conceituação de alimentos, a doutrina, de um modo geral,

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Tópicos Especiais Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Estado moderno e Constitucionalismo.

Leia mais

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Junho a Julho de 2015

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Junho a Julho de 2015 Doação do Consócio e Autor: CARVALHO, Luiz Paulo Vieira de Doação do Consócio e Autor Dr. Felippe Borring Rocha: DIREITO DAS SUCESSÕES CURSO DO NOVO PROCESSO CIVIL 2ed. São Paulo: Atlas, 2015 Rio de Janeiro:

Leia mais

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO MARCELO ZENKNER Professor da Faculdade de Direito de Vitória, Espírito Santo, Brasil UNIDADES CONTEÚDOS OBJETIVOS TÉCNICA

Leia mais

TRANSFERÊNCIA FDV 2011/1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3º PERÍODO

TRANSFERÊNCIA FDV 2011/1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3º PERÍODO Disciplina: TEORIA GERAL DO DIREITO 3º PERÍODO Pressupostos político-sociais do conhecimento jurídico-dogmático moderno. Dogmática Jurídica enquanto Teoria da Norma Jurídica. Dogmática Jurídica enquanto

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO MÓDULO I TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO 2014 1ª SEMESTRE

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO MÓDULO I TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO 2014 1ª SEMESTRE INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290-7º conj. 71/72 01318-902 - São Paulo - SP Fone/fax: (11) 3105-8206 - (11) 3241-5348 Expediente das 9 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br

Leia mais

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 No Edital nº. 003/2015, publicado no Diário Oficial do Estado nº. 2459 de 05/02/15, em Anexo IV Temas para prova didática, à fls. 11-13: 1. No anexo IV Temas para prova

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito do Trabalho I PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito do Trabalho I PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito do Trabalho I Código: DIR-365 Pré-requisito:----------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade.

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.27 PERÍODO: 5º PERÍODO CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D. 27 5º 04 Semanal Mensal 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D. 27 5º 04 Semanal Mensal 04 60 e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D. 27 5º 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina DIREITO CIVIL III Curso DIREITO D- 19 DIREITO CIVIL II(MATRIZ 2008/01) D- 21DIREITO CIVIL II(MATRIZ

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora: Ms. Marilu Pohlenz marilupohlenz@gmail.com Período/Fase: 2º Semestre: 1º Ano: 2015

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: NPJ II NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA II FAMÍLIA - 1ª Instância (3 Créditos) (Grade 2008) PERÍODO: 6 SEMESTRE Noturno/Matutino

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Noções Básicas de Direito para Servidores Públicos: Aspectos Práticos

Noções Básicas de Direito para Servidores Públicos: Aspectos Práticos Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Gestão e Controle 18.09.2012 Noções Básicas de Direito para Servidores Públicos: Aspectos Práticos Gustavo Justino de Oliveira Pós-Doutor em Direito Administrativo

Leia mais

CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168

CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168 DISCIPLINA: Direitos Humanos CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168 1. EMENTA: Origem e evolução histórica dos Direitos Humanos. Dignidade humana e os Direitos

Leia mais

FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Relatório do Grupo de Estudos Preparatórios para o 1º Congresso de Direito Comercial Coordenador: Prof. Dr. Elias Kallás Filho Faculdade de Direito do Sul de Minas Pouso

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG FACULDADE GUANAMBI FG

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG FACULDADE GUANAMBI FG CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI CESG EDITAL Nº. 006 DE 10 DE JUNHO DE 2014 PARA SELEÇÃO DE PESQUISADORES DO CURSO DE DIREITO O Diretor Acadêmico Administrativo da, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

NOME DO ALUNO TEMA DA PESQUISA, COMO, POR EXEMPLO, A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME DO ALUNO TEMA DA PESQUISA, COMO, POR EXEMPLO, A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NOME DO ALUNO TEMA DA PESQUISA, COMO, POR EXEMPLO, A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNISAL CAMPINAS - 2005 NOME DO ALUNO A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE.

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Processo Cautelar. As ações

Leia mais

Ementas das disciplinas do 3º período

Ementas das disciplinas do 3º período 1 Disciplina: Direito Empresarial I (Teoria Geral) C/H: 080 H/A Teoria Geral. O Direito Comercial. Evolução Histórica. Fontes. Atividade empresarial. Regime Jurídico da livre iniciativa. Registro de empresa.

Leia mais

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015 DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história Posição constitucional e contribuição jurisprudencial Prof Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história

Leia mais

Metodologia: 1.1. Instrumentos: Debates, pesquisas, provas, trabalhos e leitura complementar.

Metodologia: 1.1. Instrumentos: Debates, pesquisas, provas, trabalhos e leitura complementar. Curso: Bacharelado em Ciências Jurídicas (DIR31030) Carga Horária: 80 Professor DAVID ALVES MOREIRA (Dr). Disciplina: Direito Processual Penal III Período: 7º - Ano: 2015/1 Semestre Bacharel em Direito

Leia mais

Edital nº 05/2015. Seleção de Docentes

Edital nº 05/2015. Seleção de Docentes Edital nº 05/2015 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada CURSO DE DIREITO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÓDULO: TÓPICOS GERAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFª DRª MONICA LUCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DUARTE MARIZ-NÓBREGA EMENTA: Teoria Geral dos Recursos e

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1 Domingos Benedetti Rodrigues 2. 1 O presente trabalho é resultado dos estudos relacionados à construção da minha Tese do Doutorado em Educação nas

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DEPÓSITO RECURSAL NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO E CERCEAMENTO DE DEFESA.

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DEPÓSITO RECURSAL NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO E CERCEAMENTO DE DEFESA. FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DEPÓSITO RECURSAL NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO E CERCEAMENTO DE DEFESA. PROJETO DE PESQUISA JOACIR FRANCISCO GEROLIN Projeto de pesquisa

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Civil III Código: DIR- 264 CH Total: 60h Pré-requisito: Direito Civil II Período

Leia mais

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMICO, Carla Campos. Inovações decorrentes da Lei n. 11.464/07. Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, n.º 176. São Paulo, 2007. BANDEIRA, Leonardo Costa. Do

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕSES 13

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕSES 13 DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕSES 13 13.1. Interação do conceito: o legado é uma deixa testamentária dentro do acervo transmitido pelo autor da herança; o legado deve ser instituído por testamento,

Leia mais

Direito Penal Econômico

Direito Penal Econômico CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO FÁBIO ANDRÉ GUARAGNI Direito Penal Econômico Projeto de Pesquisa Científica que vem sendo desenvolvido em Grupo, no Programa de Mestrado em

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV EXECUÇÃO CIVIL PROFESSOR: LUIZ GUSTAVO TARDIN

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho.

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista: 1.1. Quais os princípios que regem

Leia mais

RELAÇÃO DE LIVROS ADQUIRIDOS EM 02/04/2013 DIREITO. Amador Paes de Almeida. CLT comentada. 2011. 3 exs.

RELAÇÃO DE LIVROS ADQUIRIDOS EM 02/04/2013 DIREITO. Amador Paes de Almeida. CLT comentada. 2011. 3 exs. 1 RELAÇÃO DE LIVROS ADQUIRIDOS EM 02/04/2013 DIREITO Amador Paes de Almeida. CLT comentada. 2011. Amador Paes de Almeida. Curso de falência e recuperação de empresa. 2012. Amador Paes de Almeida. Curso

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 08 18 14 18 14 4 2 2 Complementação Total Acumulado 08 26 42 60 76 80

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 08 18 14 18 14 4 2 2 Complementação Total Acumulado 08 26 42 60 76 80 Intificação Plano Ensino Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Ano/semestre: 2012-01 Carga horária: Total: 80H Semanal: 4H Professor: DANIEL BRIGE Período/turno 3º MAT (A e B) E NOT (A)

Leia mais

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Agosto a Setembro de 2014

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Agosto a Setembro de 2014 BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS Doação do Consórcio e Autor: FROTA, Pablo Malheiros da Cunha. RESPONSABILIDADE POR DANOS: imputação e nexo de casualidades Curitiba: Juruá, 2014 Doação do Consórcio e Autor

Leia mais

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311)

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor

Leia mais

AN 01 IT 013 PQ 03 Plano de Ensino Rev. 01. 27/07/2015 Página 1 de 5. Período 8º PERÍODO

AN 01 IT 013 PQ 03 Plano de Ensino Rev. 01. 27/07/2015 Página 1 de 5. Período 8º PERÍODO 27/07/2015 Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina PRÁTICA FORENSE CIVIL I Código 140 Curso Graduação Período 8º PERÍODO Turmas A, B e D Carga horária 77 horas-aula 64 horas-relógio

Leia mais

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho

Unidade 1 - Princípios dos Direitos Humanos aplicados ao direito processual do trabalho 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 37 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

Leia mais

Possibilitar ao estudante o conhecimento das noções básicas do processo civil, a partir do estudo sistematizado de seus principais institutos.

Possibilitar ao estudante o conhecimento das noções básicas do processo civil, a partir do estudo sistematizado de seus principais institutos. PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO II. Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (D-20) Área: Ciências Sociais Período: Quarto Turno: matutino Ano: 2013.1 Carga Horária: 72 H; Créd.: 04 III. Pré-Requisito:

Leia mais

Marcia Carla Pereira Ribeiro Professora Doutora de Direito Comercial

Marcia Carla Pereira Ribeiro Professora Doutora de Direito Comercial 1 I. Mestrado IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Fundamentos do Direito Societário Área de concentração: Direito das Relações Sociais Linha de pesquisa: Novos Paradigmas do Direito Professora: Dra. Marcia Carla

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. Identificação Unidade Acadêmica Especial de Letras, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Regional Jataí Curso: Direito. Disciplina Optativa: Ações Coletivas. Carga horária semestral:

Leia mais

PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre

PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre DISCIPLINA: Direito Penal I CH total: 36h PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR012 1. EMENTA: Propedêutica

Leia mais

O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2

O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como temática principal a possibilidade dos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 Disciplina: Direito Processual Civil II Departamento V Direito Processual Civil Docente Responsável: Profa. Iris Pedrozo Lippi Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo:

Leia mais

TEMÁTICA: A Modernização do Processo e a Ampliação da Competência da Justiça do Trabalho: Novas Discussões. AUTORA: Cinthia Maria da Fonseca Espada

TEMÁTICA: A Modernização do Processo e a Ampliação da Competência da Justiça do Trabalho: Novas Discussões. AUTORA: Cinthia Maria da Fonseca Espada TEMÁTICA: A Modernização do Processo e a Ampliação da Competência da Justiça do Trabalho: Novas Discussões AUTORA: Cinthia Maria da Fonseca Espada RESUMO A proposta deste trabalho é discutir vários aspectos

Leia mais

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO PROFESSOR ORIENTADOR TITULO DISCIPLINAS LINHAS DE PESQUISA 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Mestre 1. Direito Administrativo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL II PROFESSOR: RAPHAEL BOLDT DE CARVALHO TURMA: 6 AM PLANO DE CURSO 2012/2

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS: EMENTA: 1º SEMESTRE/2016. CÁTEDRA SÉRGIO DE MELLO Direito Internacional dos Direitos Humanos e os Direitos dos Refugiados

OBJETIVOS GERAIS: EMENTA: 1º SEMESTRE/2016. CÁTEDRA SÉRGIO DE MELLO Direito Internacional dos Direitos Humanos e os Direitos dos Refugiados DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO, DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREIOS HUMANOS DOS REFUGIADOS CÁTEDRA SÉRGIO DE MELLO Direito Internacional dos Direitos Humanos e os Direitos dos Refugiados PROFa. LUCINEIA ROSA DOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO S/A EPTC CONCURSO PÚBLICO 01/2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO S/A EPTC CONCURSO PÚBLICO 01/2007 CARGO: ADVOGADO PROGRAMA RETIFICADO EM 12/12/2007 DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Direito Administrativo: conceito, abrangência, origem e evolução histórica. 2. Administração Pública: conceito, abrangência.

Leia mais