Information HANDBOOK. CHILE LAZER EM SAÚDE COSTUMES DICAS CUSTO DE VIDA Duoc UC INFORMAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Information HANDBOOK. CHILE LAZER EM SAÚDE COSTUMES DICAS CUSTO DE VIDA Duoc UC INFORMAÇÕES"

Transcrição

1 The i Information HANDBOOK CHILE LAZER EM SAÚDE COSTUMES DICAS CUSTO DE VIDA Duoc UC INFORMAÇÕES

2

3 The i Information HANDBOOK Este Manual irá tornar a sua estadia no Chile, mais fácil. Aqui você vai encontrar dicas sobre o Chile, números de contato e informações úteis para ajudá-lo a resolver neste país maravilhoso.

4

5 CHILE Chegada ao Chile Morar no Chile Turismo A Capital LAZER EM Santiago do Chile Artesanais Viña del Mar SAÚDE Precauções e cuidados Clínicas privadas COSTUMES Modos Chilenos Expressões típicas DICAS Casas de câmbio Bancos Comércio Sistemas de Comunicação Transporte CUSTO DE VIDA Hospedagem Preços Duoc UC Quem Somos Assuntos Estudantis Relações Internacionais Contacto INFORMAÇÕES Consulados Estrangeiros Notas Pessoais

6 Duoc UC e do Escritório de Assuntos Internacionais gostaria de recebê-lo no nosso país. Esperamos que você aprecie a sua estadia em nossa Instituição e no Chile. Jaime Alcalde Rector Duoc UC Carlos Hinrichsen Director RRII

7

8 CHEGADA AO CHILE Como chegar ao Chile Mais de vinte linhas aéreas chegam a Santiago, desde as principais cidades da Europa, Estados Unidos e o resto da América; a maioria todos os dias. Aeroporto:

9 Chegando ao Chile, todos os passageiros devem passar pela Polícia Internacional e apresentar seus documentos de identificação (passaporte ou carteira de identidade) e o visto carimbado. Antes de entrar à imigração, os passageiros do Canadá, Estados Unidos, México e Austrália, devem pagar um Imposto de Reciprocidade, em reciprocidade ao valor que todo chileno deve pagar para obter seu visto de entrada nestes países. Logo, encontrará as correias transportadoras de bagagem. Aqui encontrará carrinhos de bagagens gratuitos. O próximo passo é passar a bagagem para que seja revisada pela Alfândega e Serviço Agrícola e Ganadero (SAG) Serviço Agrícola e Pecuário.

10 CHEGADA AO CHILE Santiago OBTENHA SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA ESTRANGEIROS: DIRIGIR SE: Avda. Huérfanos 1570, esquina Manuel Rodríguez, Metrô Estação Santa Ana. DEVE APRESENTAR: 1. Passaporte vigente, com o carimbo do visto de residência e o certificado de inscrição no Registro de Estrangeiros da Polícia Internacional. 2. Comprovante do pagamento do valor da Cêdula. 3. Fotocópia simples das páginas do Passaporte onde consta: a) a identificação do titular b) a vigência do passaporte e do visto outorgado c) a data de entrada ao país (se o visto for consular) d) o Cartão de Registro para Estrangeiro

11 TRANSPORTE DESDE O AEROPORTO Para viajar do Aeroporto ao centro de Santiago existem várias alternativas que funcionam às 24 horas do dia. Apesar disso, é recomendável usar os serviços oficiais do Aeroporto por serem credenciados. O aeroporto dispõe de uma empresa de miniônibus ou Transfer. A capacidade de cada miniônibus é de 9 pessoas e transportam passageiros desde o aeroporto até seu destino. O passe pode ser comprado no mesmo aeroporto, na chegada. O valor da passagem é aproximadamente $6.500 pesos chilenos. O serviço mais rápido e direto, é o taxi, porém é mais caro. A corrida até o centro de Santiago custa aproximado $ pesos chilenos (aproximadamente USD40.00). Se ultrapassar o prazo de 30 dias dispostos para solicitar sua Carteira de Identidade, deverá obter previamente uma autorização especial do Departamento de Estrangeiros e Migração do Ministério do Interior ou da Intendência Regional, ou um comprovante de haver sido sancionado.

12

13 Situado no litoral oeste da América do Sul, suas mais de milhas de longitude cruza desertos, montanhas, planícies, florestas, campos de gelo... e os cenários privilegiados do principal setor produtivo chileno, incluindo a mineração, a silvicultura, a agricultura, a proteção de cultivos, elaboração de vinho, a pesca, o turismo e o desenvolvimento industrial. CHILE Superfície: Km2 População: habitantes. Capital: Santiago do Chile. Idioma: Espanhol.

14 MORAR NO CHILE MOEDA OFICIAL: A moeda oficial é o peso chileno (Ch $ ou CLP). Existem moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos. As notas são de 1.000, 2.000, 5.000, e É recomendável trocar o dinheiro somente em bancos, casas de câmbio ou caixa eletrônico. NUNCA o faça na rua. Existe uma vasta rede de caixas eletrônicos de fácil acesso. O pagamento com cartões de crédito tem se institucionalizado para os principais serviços e o comércio em general. FUSO HORÁRIO: UTC/GMT menos 4 horas.

15 SEGURÂNÇA: O Chile é o país mais seguro da região. Os Carabineros (Polícia) se encarregam pela segurança da cidadania nas ruas e são muito respeitados pelos chilenos. Em caso que um policial lhe peça sua identificação (isto é legal, embora não seja muito freqüente no Chile), é recomendável levar sempre sua carteira de identidade ou passaporte (ou uma cópia do mesmo). Jamais tente subornar um carabinero (policial) no Chile. TECNOLOGIA: O Chile se encontra muito desenvolvido, com excelentes redes de internet e wi fi; além de serviço de telefonia celular avançado. ENERGIA : A voltagem elétrica é de 220 volts, 50 ciclos (220V 50Hz). Os aparelhos fabricados para 110V devem usar um transformador. Os aparelhos de viagem e os computadores portáteis geralmente possuem um transformador de alta voltagem (110V-240V), que se adapta à eletricidade chilena.

16 MORAR NO CHILE Informação Turística TURISMO O Chile possui grandes maravilhas naturais em San Pedro de Atacama, Ilha de Pascua, Patagônia, Torres del Paine, entre outros, os que são visitados cada vez mais pelos turistas internacionais. As alternativas são numerosas e está ao alcance de todos: lodges de pesca, cabanas de alta montanha, rio e mar, rafting, kayak, trekking, montanhismo, windsurf, surf, escalada, esqui aquático, motos, entre outros. Pelo acima exposto, o Chile tem 32 Parques Nacionais, 47 Reservas Nacionais e 15 Monumentos Naturais, que podem ser visitados e desfrutados por todos os que apreciam a natureza.

17 SERNATUR (Serviço Nacional de Turismo) tem escritórios e quiosques de informação na maioria das cidades e aeroportos do país. O escritório central de Santiago está situado em: Av. Providencia 1550 (Metro Manuel Montt) HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas Sábado das 09:00 às 13:00 horas. Telefone: Feriados NO CHILE Ano Novo: Semana Santa: Dia do Trabalho: Combate Naval de Iquique: Dia de São Pedro e São Paulo: Virgem do Carmo: Dia da Assunção da Virgem Maria: Festas Pátrias: Dia das Glórias do Exército: Dia do descobrimento da América: Dia de Finados: Dia da Imaculada Conceição: Natal: 1 de janeiro março abril (variável) 1 de maio 21 de maio 29 de junho 16 de julho 15 de agosto 18 de setembro 19 de setembro 12 de outubro 1 de novembro 8 de dezembro 25 de dezembro Algumas datas podem ser mudadas para segunda feira ou sexta feira mais próxima para criar um fim de semana longo.

18 SANTIAGO A capital Santiago, a capital do Chile, foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 aos pés da colina Huelén, atualmente, colina Santa Lucía, lugar de passeio com praças, mirantes e monumentos. A cidade está situada em uma planície conhecida como «bacia de Santiago». Também chamada de Santiago do Chile e é o principal núcleo urbano do Chile. Está a 543 metros sobre o nível do mar e possui uma superfície total de km2. Está situada a 100 km da costa e a 40 km da cordilheira dos Andes, é a região mais povoada do Chile. Conforme com o último censo realizado no país ano 2002, a população total da Região Metropolitana de Santiago é habitantes. Atualmente, Santiago se transformou em uma cidade moderna, com mais de 6 milhões de habitantes, concentrando grande parte da atividade cultural, econômica, industrial e comercial do país. Com uma localização geográfica privilegiada, desde a capital em pouco mais de uma hora estará esquiando em um de seus prestigiosos centros invernais, ou praticando surf em uma de suas praias reconhecidas no âmbito internacional. A cidade contém os principais organismos administrativos, comerciais, culturais, financeiros e governamentais do país que representam grande parte da história da cidade e do país, exceto o Congresso Nacional, que está situado em Valparaíso.

19 CLIMA Santiago possui um clima muito similar ao do Mediterrâneo. A primavera e o verão vão de setembro a Março, onde as temperaturas variam entre 17 C e 33 C (55 F e 96 F), o outono e inverno, de março a agosto, com temperaturas extremas entre 0 C e 15 C (36 F e 59 F). As chuvas ocorrem durante os meses de inverno. O verão é seco e caloroso, porém à noite as temperaturas abaixam agradavelmente e quase nunca chove.

20 LAZER EM Santiago do Chile As oportunidades para passar bem nas horas livres em Santiago têm aumentado muito nos últimos anos. Uma variedade de teatros e galerias que atrai os visitantes, os cinemas exibem as últimas estréias de filmes de Hollywood e da Europa; também há concertos clássicos e temporada de ópera no Teatro Municipal. Mas não precisa comprar ingressos caros para ver algo de artes visuais, teatro ou música. Em pequenos centros culturais, teatros ou clubes muitas vezes têm espetáculos muito interessantes, em bares tocam bandas nacionais e às noites de verão, grupos de teatro usam os parques e as praças da cidade para suas apresentações.

21 1. Barrio Bellas Artes - Lastarria 2. Bella Vista - Cerro San Cristóbal 3. Mercado y Vega Central 4. Plaza de Armas - Centro Cultural la Moneda

22 LAZER EM Santiago do Chile Artesanatos do Chile Avda. Bellavista Providencia Telefone: (2) Centro Artesanal Santa Lucía Alameda com Carmen Telefone: (2) Centro Exposição e Arte Indígena Interior Centro Santa Lucía Telefone: (2) Museu de Arte Popular Americano Compañía Santiago Telefone: (2) Pátio Bellavista Pío Nono 73 - Providencia Telefone: (2) index.html Pomaire Ruta 78 Autopista del Sol, km Pueblito Los Domínicos (Feira de Artesanato) Av. Apoquindo 9085 Telefone: (2)

23 LUGARES E FEIRAS ARTESANAIS As feiras artesanais são lugares onde se pode comprar artesanato típico do Chile.

24 VIÑA DEL MAR Viña del Mar, está situada na V Região do Chile e é conhecida como a Cidade Jardim. Contém uma variedade de praias com um grande atrativo turístico e sua população é de aproximadamente habitantes. Viña é uma cidade que está em crescimento e desenvolvimento e é a segunda região com maior presença de instituições de educação superior. Sua proximidade com Santiago, a pouco mais de uma hora de distância de carro ou de ônibus, faz que ela seja um lugar ideal para os estudantes universitários; os que percebem que Viña, é um lugar moderno e relaxado para morar e estudar.

25 LAZER EM Viña del Mar Entre os diversos lugares a serem visitados nesta zona, além das praias, recomendamos: Museu la Sebastiana (Casa de Pablo Neruda) Ferrari 692, Valparaíso T Museu de História Natural de Valparaíso Palacio Lyon, Condell 1546 Valparaíso T Jardim Botânico Nacional Camino el Olivar s/n Viña del Mar T Complexo Turístico Laguna Sausalito Subida Sausalito s/n Viña del Mar T

26 VALPARAÍSO Valparaíso, cidade declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, situada muito próximo de Viña del Mar é considerada como o principal porto do Chile e da América do Sul. Além disso, é a capital legislativa, pois o Congresso se encontra aí. Aqui poderá realizar passeios e visitas a vários lugares culturais e históricos da zona. Para mais informação visitar:

27

28 SAÚDE No Chile, não existe malária nem cólera, portanto não precisa nenhum tipo especial de vacina. Contudo, é recomendável se proteger contra a febre tifóide, poliomielite, hepatite e tétano. Se sua estadia for de período longo, é recomendável se vacinar contra a Hepatite B. Se for viajar pelas áreas rurais é aconselhável se vacinar contra a raiva. Tomar cuidado com a água de torneira (mesmo sendo potável, pode irritar o estômago durante os primeiros dias). Em Santiago, Viña e Concepción há muito bom atendimento médico e as clínicas são do nível de países desenvolvidos. Todas as clínicas privadas aceitam cartões de crédito como garantia. Porém, o atendimento em hospitais e pronto socorros de emergência de áreas rurais é mais difícil. Nestas três cidades há uma grande rede de farmácias onde poderá encontrar qualquer medicamento necessário. Mas, se precisar de um antibiótico terá que apresentar uma receita médica.

29 EM SANTIAGO Clínica Alemana Av. Vitacura 595 Bairro de Vitacura T Clínica Indisa Avenida Santa Maria 1810 Bairro de Providencia. T Clínica Santa Maria Av. Santa Maria 0500 Bairro de Providencia T Clínica Dávila Av. Recoleta 464 Bairro de Recoleta T EM VIÑA Clínica Reñaca Anabaena 336 Reñaca Viña del Mar T Hospital Clínico Viña del Mar Rua Limache 1741 Viña del Mar T Clínica Ciudad del Mar 13 Norte 635 Viña del Mar T

30 COSTUMES No Chile se acostuma fazer entre três e quatro refeições diárias; café da manhã, almoço, lanche e jantar, sendo o almoço e o jantar as comidas mais importantes do dia. Os chilenos são muito preocupados pela cortesia e formalidade, mas os estrangeiros podem desfrutar do privilégio de sua descontração. Deverá se acostumar aos cumprimentos. Entre homem-homem costumase utilizar o aperto de mão. Entre homem-mulher, mulher-mulher que não tem certa intimidade, também se utiliza o aperto de mão. Também é muito comum dar um beijo no rosto entre homem-mulher, mulhermulher inclusive quando não são muito conhecidos. Além disso, às vezes se usa o aperto de mão como ritual. E nas despedidas também se faz da mesma forma.

31 Os cumprimentos são: Bom Dia até o meio dia, Boa tarde (depois do meio dia até às 20:00 horas aproximadamente) e Boa noite (a partir das 20:00 horas); para se despedir se diz Até logo ou Adeus. Quando rejeitar um oferecimento, dizer Não, obrigado ; se disser somente Obrigado será entendido como um Sim ( Sim, obrigado ). Um atraso de 15 minutos em uma reunião está dentro do normal e aceitável. Entretanto, os ônibus e aviões são muito pontuais em seus horários. A maioria de escritórios exige o uso de roupa formal (gravata e paletó). Entre colegas e conhecidos em geral se usa o você, exceto em situações muito formais. Especialmente os jovens (até 35 anos) se tratam entre eles de você normalmente. Não obstante, com pessoas idosas ou superiores, recomendamos usar o senhor, mesmo que esta pessoa o trate de você.

32 COSTUMES Talvez a parte mais complicada é a maneira rápida de falar dos chilenos ou as gírias usadas, as que geralmente não se encontram em dicionários.

33 AQUI ENCONTRARÁ ALGUMAS DAS EXPRESSÕES TÍPICAS CHILENAS: A PATA: Percorrer uma distância caminhando ou a pé. AL TIRO: Imediatamente, em seguida. APESTADO: Zangado, aborrecido. ARRUGAR: Desdizer, desistir, arrepender se. BACÁN: Incrível, espetacular. CACHAI: entender, captar. PIOLA: algo/uma pessoa tranqüila, legal. POLOLA POLOLO: Namorado(a) quando não está casado. FOME: Aborrecido, chato

34

35 DICAS

36 DICAS CASAS DE CÂMBIO Se precisar trocar dinheiro pela moeda nacional ou estrangeira, aqui te proporcionamos alguns endereços de diferentes casas de câmbio. Santiago Afex Câmbio Centro Comercial Apumanque Av. Apoquindo Local 3 Las Condes Telefone : Câmbios Ventura Centro Comercial Apumanque Av. Apoquindo Local 368 Las Condes Telefone : Câmbios Santiago Av. 11 de Septiembre Local 15 Providencia Telefone : Intermundi Ltda. Moneda 896 Santiago Centro Telefone:

37 BANCOS O horário de atendimento ao público é: Segunda a Sexta das 09:00 às 14:00 horas. COMÉRCIO Os horários de atendimento das lojas comerciais em Santiago são: Segunda a Sexta das 10:00 às 20:00 horas contínuas. Os dias sábado das 10:00 ás 14:00 horas. Os grandes centros comerciais (shoppings) e redes de supermercados estão abertos de: Segunda a domingo das 10:00 às 21:00 horas Na zona de províncias, as pequenas lojas são abertas de manhã, fecham ao meio dia e voltam a abrir, à tarde. Os Shoppings, normalmente abrem suas portas às 11:00 AM e permanecem abertos todo o dia, até às 09:00 PM. GORJETAS Em restaurantes, a gorjeta corresponde a 10% do valor do consumo; não está incluída na conta. Primeiro se recebe todo o troco, e depois se deixa a gorjeta na mesa. Em muitas partes, como posto de gasolina ou estacionamento, os empregados esperam receber uma gorjeta de 100 ou 200 pesos, porém, não se usa dar gorjeta aos taxistas.

38 SISTEMA DE Comunicações Existem Centros de Ligações ou Centros Internet, onde se podem realizar ligações interurbanas e internacionais. Os cartões telefônicos são vendidos em qualquer estabelecimento comercial e têm custos fixos de $1.000, $3.000, $5.000 ou $ e podem ser utilizados em qualquer telefone. As ligações são descontadas automaticamente do custo do cartão. Como ligar de celulares/móveis: Desde telefone fixo a telefone móvel: deve colocar 09 e o número de telefone. Desde telefone móvel a telefone móvel: deve somente marcar o número de telefone. Desde telefone móvel a telefone fixo: deve colocar o código da cidade (02 para Santiago). Os telefones públicos cobram 200 pesos (USD 0,35) por minuto, e 300 pesos para ligar a um celular. Para ligações locais, somente digite o número respectivo (sem prefixo). Ligações nacionais: Os preços para ligações de longa distância nacionais são cada vez mais parecidos aos valores de ligações locais. Para ligar de outra cidade a Santiago, deve marcar: Código da companhia número de telefone. Exemplo: Prestadora Entel: Ligações Internacionais: Deve marcar: Prestadora código do país + prefixo + número de telefone. Por exemplo, para ligar a Washington, D.C.; Via prestadora Telefônica: número de telefone.

39 COMUNICAÇÕES O código de área de telefone do Chile é 56 O de Santiago é 02 O de Viña é 32 CÓDIGO DE PRESTADORAS 110 Telmex 121 Telefónica del Sur 123 Entel 181 Movistar 188 Mundo

40 SISTEMA DE Comunicações Celulares: Os planos e coberturas das diferentes empresas de telefonia móvel estão limitados aos centros urbanos. Os estrangeiros sem visto de residência somente podem adquirir celulares que usam cartões telefônicos pré pagos para ligações, que são mais caras e não permitem fazer ligações internacionais, somente podem recebê las. Sistema de Correio: O Chile possui um muito bom sistema de correio. As tarifas referenciais são: $310 pesos para correspondência dentro do país. $400 pesos para América do Norte $470 pesos ao resto do mundo. Escritório Central do Correios de Chile Plaza de Armas (Centro de Santiago) Horário: Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 horas Sábados das 09:00 às 14:000 horas. Também existem escritórios do Correios de Chile em outros bairros de Santiago. O correio internacional: Geralmente é por via aérea e demora entre 5 e 10 dias para chegar a Europa Central ou a América do Norte. Poderá agilizar a entrega pagando um valor adicional para um serviço expresso. O correio registrado: Também se pode enviar correspondência importante através do serviço de correio registrado

41 Telefones de emergência 131 Ambulância 132 Bombeiros 133 Emergência Policial (Carabineros) 134 Polícia de Investigações do Chile 103 Informações

42

43 DICAS Transporte TAXI Observar se taxímetro do veículo está funcionando e posto em um lugar visível. O serviço de taxi se paga de acordo com o que se indica no taxímetro. Em Santiago a bandeirada de taxi é 250 pesos mais 150 pesos por cada 200 m de distância percorrida (ou por minuto de espera). Isto significa que um quilômetro vale 750 pesos aproximadamente. Para distâncias mais longas, aconselha-se negociar um preço fixo com o chofer. Depois de pagar, contar bem o troco e não deixar objetos no veículo. Se for sair à noite, chame um radiotaxi (taxi especial) e evite tomar qualquer taxi na rua. Os taxis especiais são um pouco mais caros, porém mais seguros e modernos. Se houver algum problema, poderá reclamar à empresa responsável. TRANSPORTE PÚBLICO O sistema de transporte em Santiago é conhecido como o Transantiago e está integrado por microônibus, ônibus e o metrô. Para ter acesso a este tipo de transporte público é necessário adquirir um cartão chamado BIP. O cartão BIP é um cartão de plástico de pré pago similar a um cartão de crédito. Pode ser adquirido em qualquer guichê do Metrô e seu valor é $1.300 pesos. Pode ser recargado todas às vezes que for necessário. Para mais informação ou conhecer os diferentes trajetos de ônibus visite o link:

44 DICAS Transporte O Metrô de Santiago proporciona um excelente serviço. É limpo, barato, rápido e é a forma mais segura de se deslocar na cidade. METRÔ DE SANTIAGO Passagem de Metrô $ pesos chilenos Passagem de Ônibus $ pesos chilenos Linha 1: cor vermelha, que percorre de ocidente a oriente. Linha 2: cor amarela, percorre de noroeste a sudoeste. Linha 4: cor verde; percorre de nordeste a sudeste. Linha 5: cor verde, percorre desde o centro ao sudeste da cidade; e a Linha 4 vai de nordeste a sudoeste. No sistema do Metrô existem diferentes tipos de passagens, ou seja, diferentes tarifas que variam conforme com o horário (condicionado pela afluência de público).

45

46 DICAS Transporte ÔNIBUS INTERURBANOS Existem muitas empresas de ônibus que prestam serviço a todas as cidades e regiões do país, bem como ao estrangeiro, realizando viagens para Argentina, Peru, Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Uruguai. O serviço em geral é bom e os horários são respeitados. TERMINAIS RODOVIÁRIOS Abaixo uma lista de terminais rodoviários onde se realizam as saídas de ônibus e se compram as passagens (tickets) para viagens. Terminal de Buses Santiago (Viagens internacionais e ao sul do país) Av. Libertador Bernardo O Higgins 3850 T Santiago Terminal de buses San Borja (Viagens à zona norte e central) - Santiago San Borja Santiago T Terminal Alameda (TUR- BUS) (Ao litoral norte: Viña Valparaíso; sul e norte) Av. Libertador Bernardo O Higgins 3850 (Metrô Universidad de Santiago) T Terminal de buses Los Héroes (Viagens internacionais, norte e sul do Chile) Tucapel Jiménez 21 - Santiago T

47 PLANOS DE SANTIAGO Os centros de informação turística e as agências de viagens distribuem mapas da cidade bastante simples. O mapa mais completo e atualizado da cidade de Santiago pode ser encontrado na lista telefônica das Páginas Amarelas. Para localizar um endereço específico, facilmente se faz através dos sites web do Mapcity e Planos. SERVIÇO DE TRENS O Sistema Estadual Ferroviário (EFE) funciona desde Santiago ao sul do país, passando por vários povoados e cidades como Rancagua, Talca, Chillán e Concepción, a última estação é na cidade de Temuco. Os trens possuem vagões de diferentes categorias para todo tipo de necessidades e é um meio de transporte confortável e econômico. Entretanto, os horários não são muito pontuais o qual faz que as viagens se prolonguem por mais tempo do normal. Também existe serviço de trem no extremo norte do Chile, que tem um trajeto desde Arica até a cidade de La Paz (Bolívia). EEstação Central Ferroviária Dirección: Av. Libertador Bernardo O Higgins 3170 T

48 HOSPEDAGEM Abaixo apresentamos uma lista de residências universitárias em Santiago, que são recomendadas, e os preços mensais variam entre $ e $ pesos chilenos. - Hogar Kolping Internacional (Isabel La Católica 5900, Las Condes) - Residências Las Orquídeas y Holanda (Orquídeas 892 y Holanda 518, Providencia)

49 O mais importante é encontrar um lugar seguro e agradável para permanecer durante seu período de intercâmbio e que se ajuste a suas expectativas e recursos. - Apart Hotel Universitário (José Manuel Infante 1912, Providencia) - Residência Pedro de Valdivia (Avenida Pedro de Valdivia Norte 517, Providencia) - Residencial Los Pinos (Obispo Orrego 52, Ñuñoa)

50 HOSPEDAGEM Além das residências universitárias, existem as seguintes opções de alojamento: Apartamentos compartilhados A decisão de alugar um apartamento completo ou somente um quarto em alojamento compartilhado depende de suas preferências e do seu orçamento. Alugar um quarto ajudar a manter contato com chilenos ou outros estrangeiros. Em geral, alugar um quarto é mais econômico e flexível se quiser mudar. O aluguel depende da localização, do tamanho e da qualidade do alojamento. Os aluguéis variam entre 170 e 400 dólares mensais, incluindo despesas. No e poderá encontrar diferentes alternativas. Aluguel de apartamento Um apartamento próprio dá mais privacidade, conforto e independência. Os alunos estrangeiros que quiserem alugar um apartamento deverão se preocupar de que este seja mobiliado. Além de pagar o apartamento, os alunos deverão se encarregar de: Pagar os serviços básicos (luz, água, gás, telefone). Pagar o condomínio do edifício. Pagar o mês de garantia (um mês de aluguel). Pagar a comissão do corretor de propriedades (se for o caso). O aluguel se paga adiantado mensalmente, diretamente ao locador. Para aluguéis por períodos menores de um mês, serão cobradas tarifas diárias. Por meses incompletos ao final da estadia, rateia-se o valor mensal.

51 As despesas de condomínio incluem gastos do edifício (manutenção, segurança, elevadores, iluminação, zelador, áreas verdes, piscina etc.) e são obrigatórios para todos os inquilinos de um edifício. As despesas de condomínio incluem gastos do edifício (manutenção, segurança, elevadores, iluminação, zelador, áreas verdes, piscina etc.) e são obrigatórios para todos os inquilinos de um edifício. Em alguns casos, também incluem o consumo de água (fria e/ou quente) e o aquecimento central. Portanto, podem variar mensalmente. Os valores indicados nas descrições são médios. As despesas de consumo correspondem à água, gás, eletricidade, telefone (se houver), TV cabo (se houver), Internet (se houver). As contas serão cobradas do inquilino junto com o aluguel e o locador se encarregará de pagá las. Para alugar um apartamento mobiliado, será exigida uma garantia (normalmente igual ao valor correspondente a um mês de aluguel) que será devolvido no final do período do contrato, descontando os eventuais danos ou perdas na propriedade. O custo total do apartamento de um ou dois ambientes em um bairro como Providencia, Las Condes ou Vitacura, varia entre $ e $ pesos chilenos mensais (USD600 e US$1.000 dólares norte americanos).

52 CUSTO DE VIDA

53 Comparado com outros países latino americanos, o Chile não é um país barato. Contudo, todos os alimentos principais, serviços, transporte público, restaurantes simples são bastante mais baratos que nos países industrializados. As frutas e verduras são muito mais econômicas nas feiras que em supermercados. É uma bonita experiência ir conhecer a Vega Central (mercado de frutas e verduras). Os produtos importados são mais caros no Chile do que nos países de origem. O dólar e o euro variam constantemente com relação ao peso chileno. Porém, como valores referenciais: 1 USD = 500 pesos chilenos 1 Euro = 700 pesos chilenos PREÇOS MÉDIOS EM SUPERMERCADOS: PESOS 1 liter milk litro de leite: g. de manteiga: g de macarrão: quilo de maçã: quilo de abacate: quilo de tomate: alface: quilo de pão: quilo de queijo: quilo de carne: garrafa de vinho: quilo de arroz quilo de açúcar 500 Água mineral: 400 Coca Cola: 600 Café (Express): Cerveja: 700

54 CUSTO DE VIDA TRABALHO NO CHILE Os estudantes com Visto de Estudante, não podem trabalhar no Chile. Em caso que consiga um contrato de trabalho (ou uma promessa de contrato) em uma empresa ou instituição chilena, poderá solicitar um visto, através de um Consulado do Chile no estrangeiro ou estando no Chile, através do Departamento de Extranjería (Departamento de Estrangeiros). Departamento de Extranjería: San Antonio 580 Piso 2 T Segunda a Sexta das 08:30 às 14:00 horas Polícia Internacional: Morandé 672 T

55 OUTROS PREÇOS MÉDIOS: PESOS Internet-Café (Lan house) 1 hora: 500 Ingresso de cinema: Jornal: cigarros: 2000

56 DUOC UC Assuntos Estudantis

57 QUEM SOMOS A Direção de Assuntos Estudantis do Duoc UC foi criada no ano 2005, com a finalidade de acompanhar e promover a vida estudantil. Sua missão é contribuir à formação integral de nossos estudantes, através de políticas e ações que facilitem seu desempenho acadêmico, graduação e inserção ao mercado de trabalho, e assim, contribuir à missão evangelizadora da Igreja e ao desenvolvimento do país. Quem se encarrega dos Assuntos Estudantis? Em cada sede existe um diretor de Assuntos Estudantis que junto com uma equipe formada pelo Coordenador de Esportes, Coordenador de Pastoral, Coordenador de Assistência Financeira, Coordenador de Exalunos e Inserção ao Mercado de Trabalho, e alunos ajudantes, estão a sua disposição para orientar e apoiar cada uma de suas idéias e inquietudes. Através da Direção de Assuntos Estudantis e com a participação de alunos das diferentes faculdades, são organizados numerosos eventos tais como a Semana Mechona (Semana dos Novatos), festas, atividades culturais e esportivas, concursos, etc.

58 DUOC UC Assuntos Estudantis PASTORAL UNIVERSITÁRIA E APOIO ESPIRITUAL A Pastoral Duoc UC contribui à formação dos alunos na fé e na organização da ação solidária dentro da Universidade. SEGURO MÉDICO É um requisito indispensável de que os alunos estrangeiros contratem um seguro médico com cobertura internacional durante o período em que permanecerão no Chile. Devem entregar uma fotocópia do seguro ao chegar ao Duoc UC.

59 IDIOMA ESPANHOL Os alunos provenientes de intercâmbio recebem um programa de orientação sobre o Duoc UC e podem optar por um curso de espanhol para reforçar o idioma. Este curso é grátis para os alunos de intercâmbio. CARTÃO DUOC UC DE IDENTIFICAÇÃO Cada estudante recebe um cartão Duoc UC de identificação, que lhes dá acesso a vários serviços proporcionados pela nossa instituição. Este cartão dá acesso às Bibliotecas das diferentes Sedes, aos laboratórios e salas de Computação. Também será proporcionado aos alunos um e acesso a Internet. WI-FI Todas as sedes do Duoc UC têm cobertura de (Wi-Fi) para ter acesso a Internet. Este serviço não tem custo.

BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA!

BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA! BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA! O tempo A cidade de Bogotá está localizada na Cordilheira dos Andes, a 2.640 metros acima do nível do mar, com a vantagem de ter um clima de primavera durante o ano todo.

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar.

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar. 01 DE ABRIL DE 2012 A Maratona de Santiago é o evento esportivo mais importante da cidade. Além da Maratona possui o percurso da Meia Maratona (21km) e 10km. Será a 6ªedição da prova, que atraí a cada

Leia mais

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo;

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo; HOTEL 787 SURF CAMP O hotel oferece a você, quartos espaçosos com camas confortáveis, Ar-condicionado, ventilador de teto, agua quente no chuveiro, TV a cabo, DVD, e frigobar. Hotel 787 Surf Camp também

Leia mais

Guia Rápido de Viagem

Guia Rápido de Viagem Guia Rápido de Viagem Habilitação para uso no exterior Para aumentar sua segurança, seu cartão tem um bloqueio para uso no exterior. Antes de iniciar sua viagem para destinos internacionais, habilite-o

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA RANCHO SANTANA Rancho Santana, lugar rodeado da exuberante natureza, é um verdadeiro paraíso. Que oferece muito conforto a você, fazendo da sua viagem inesquecível. O rancho oferece casas espaçosas com

Leia mais

Informações Gerais e orientações sobre ASSISTÊNCIA DE VIAGEM

Informações Gerais e orientações sobre ASSISTÊNCIA DE VIAGEM RECOMENDAÇÕES A BRASILEIROS QUE VIAJAM PARA O EXTERIOR Informações Gerais e orientações sobre ASSISTÊNCIA DE VIAGEM Faça uma viagem SEGURA Entenda o produto Assistência Viagem. Situações inesperadas podem

Leia mais

Cobertura mundial, a partir de 150km da residência, durante o ano inteiro; Unicamente voltado à assistência, não cobre o custo de itens solicitados.

Cobertura mundial, a partir de 150km da residência, durante o ano inteiro; Unicamente voltado à assistência, não cobre o custo de itens solicitados. Benefícios Visa Serviço oferecido pela Visa a todos os portadores de cartão. Está disponível 24horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e oferece assistência em espanhol, inglês e português.

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio winnipeg Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja lazer, trabalho ou

Leia mais

GLOBAL ASSIST SERVICES

GLOBAL ASSIST SERVICES GLOBAL ASSIST SERVICES GLOBAL ASSIST SERVICES Imprevistos podem acontecer quando você está viajando. Um passaporte pode ser extraviado. Você pode ficar doente de repente. Um advogado precisa ser chamado

Leia mais

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Consolidado 6 Eventos - Rio de Janeiro

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Consolidado 6 Eventos - Rio de Janeiro PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008 JUNHO 2008 Informações do Evento Consolidado 6 Eventos - Rio de Janeiro EVENTO CIDADE PERÍODO Nº DE PARTICIPANTES

Leia mais

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol.

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. A vivência nos jogos internacionais têm como finalidade, mensurar

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Nova Scotia Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel.

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. Lima Peru Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru Duração: 3 dias e 2 noites. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. DIA 2 Lima Após o café da manhã, visita à cidade de

Leia mais

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA SOUTH BEACH HOTEL O South Beach Hotel fica localizado no coração da costa sul de Barbados, em frente à praia de Accra. Com conforto e comodidade o hotel dispõe de uma piscina, salas de reuniões, lavanderia,

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Rua Cedofeita, 285 4050-180 Porto Tel.: 22 2053685 Fax: 22 2053744 E-Mail:

ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Rua Cedofeita, 285 4050-180 Porto Tel.: 22 2053685 Fax: 22 2053744 E-Mail: Bem-vindo ao ISCET, ao Porto e a Portugal Informações Gerais Guia do estudante estrangeiro: O instituto ISCET dá-te as boas-vindas e deseja-te uma óptima estadia. Para te proporcionar uma melhor integração,

Leia mais

HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino

HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino e Gare du Midi). O hotel Maison du Lierre oferece diversos

Leia mais

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA OCEAN TWO O Ocean Two possui 88 elegantes suítes para você aproveitar e relaxar tudo o que esse hotel pode oferecer: 2 piscinas externas, academia, serviço de bar e massagem na praia, SPA, WI-FI gratuito,

Leia mais

BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA. Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe.

BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA. Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe. BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe. Departamento de Intercâmbios Nosso objetivo e missão: treinar e capacitar nossos agentes a vender intercâmbios

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes.

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes. 3. Geografia Turística 3.1 Geografia Turística: Brasil de Ponta a Ponta Proporcionar ao participante melhor compreensão geográfica do país; Apresentar as principais especificidades existentes nos continentes

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você Argumentos de Vendas Versão 20150206.01 Nossa melhor ligação é com você Algumas perguntas que podem ser feitas Você está satisfeito com sua operadora atual? Você é bem atendido quando liga na central de

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO (este contrato deve ser impresso e preenchido de próprio punho e enviado para o endereço de contato em até 5 dias úteis após a confirmação da compra do

Leia mais

4Pro. Telemóvel Telefone Internet Televisão

4Pro. Telemóvel Telefone Internet Televisão 4Pro A oferta mais competitiva, desenhada para empresas e profissionais que lhe garante os melhores resultados 2 cartões de telemóvel com comunicações ilimitadas para todas as redes nacionais, para uma

Leia mais

OBS.: Locação de carro ou transfers são opcionais, não incluso no pacote, basta optar por uma delas e somar ao tarifário abaixo.

OBS.: Locação de carro ou transfers são opcionais, não incluso no pacote, basta optar por uma delas e somar ao tarifário abaixo. VILLA TAINA CABARETE O alojamento oferece quartos com cama confortável, ar-condicionado, telefone, chuveiro com agua quente, TV tela plana, DVS player, cofre no quarto para sua segurança e internet. O

Leia mais

PLC 116/10. Eduardo Levy

PLC 116/10. Eduardo Levy PLC 116/10 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Comissão de Assuntos Econômicos Comissão de Educação, Cultura

Leia mais

CURSO DE INGLÊS PARA ESTRANGEIROS

CURSO DE INGLÊS PARA ESTRANGEIROS CURSO DE INGLÊS PARA ESTRANGEIROS CURSO DE INGLÊS NA UNIVERSIDADE DE WISCONSIN PARKSIDE - ESTADOS UNIDOS Realização: Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará - UECE Coordenação:

Leia mais

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 Revisão: 04 Data: 05/12/05 Página 1 de 5 ÒOWLPD $OWHUDomR Alterado os itens: transporte aéreo, telefonemas e comprovantes. )LQDOLGDGH Estabelecer e manter procedimentos para orientar

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2015

Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Volume 42 Ano base 2014 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2013-2014

Leia mais

Cobertura mundial, a partir de 150km da residência, durante o ano inteiro; Unicamente voltado à assistência, não cobre o custo de itens solicitados.

Cobertura mundial, a partir de 150km da residência, durante o ano inteiro; Unicamente voltado à assistência, não cobre o custo de itens solicitados. Benefícios VISA Serviço oferecido pela Visa à todos os portadores de cartão. Está disponível 24horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e oferece assistência em espanhol, inglês e português.

Leia mais

Programa Módulo Internacional Andrés Bello CHILE 2011

Programa Módulo Internacional Andrés Bello CHILE 2011 Programa Módulo Internacional Andrés Bello CHILE 2011 Módulo Internacional no Chile Módulo Internacional no Chile Em parceria com a Universidad Andrés Bello e a Universidade Anhembi Morumbi, o UniRitter/Esade

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Nova zelândia Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja lazer, trabalho

Leia mais

CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL

CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL Observatório do Turismo de Paranaguá Destino Indutor do Paraná ATENDIMENTOS POR CENTRAIS DE INFORMAÇÕES JANEIRO A DEZEMBRO 2014 RODOVIÁRIA - PRAÇA

Leia mais

MENDOZA Biking REVEILLON 2012

MENDOZA Biking REVEILLON 2012 MENDOZA Biking REVEILLON 2012 A família Catena é uma das pioneiras da produção de vinhos em Mendoza, cidade localizada no oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes. Atualmente, as mais de mil

Leia mais

ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais.

ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais. ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Brasil: 26 estados 5 regiões administrativas

Leia mais

SANTIAGO 12 DE ABRIL DE 2015

SANTIAGO 12 DE ABRIL DE 2015 MARATONA SANTIAGO 12 DE ABRIL DE 2015 A Maratona de Santiago é o evento esportivo mais importante da cidade, realizada sempre no mês de Abril. A prova a cada ano que passa atrai mais corredores estrangeiros,

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS)

Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS) Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS) África do Sul: Taxa predominante cobrada pelos bancos de contas garantidas prime. Alemanha: Taxa sobre crédito de conta-corrente de

Leia mais

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento www.turisangra.com.br Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento Tel/ax: (21) 2522-2421 ideias@ideias.org.br Quem Somos O Instituto IDEIAS é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 8

Leia mais

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE :

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : Apresentada por: Departamento: MI Meetings & Incentives Gestor: Lisete Costa Morada: Edifício ES Viagens, Av D.

Leia mais

SKI- VALLE NEVADO 2010

SKI- VALLE NEVADO 2010 SKI- VALLE NEVADO 2010 O Chile é um país que possui uma geografia muito distinta. É um dos poucos lugares que se pode apreciar o entardecer no Oceano Pacífico ao mesmo tempo esquiar na Cordilheira dos

Leia mais

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento www.visitesaopedrodaaldeia.com.br Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento Tel/ax: (21) 2522-2421 ideias@ideias.org.br Quem Somos O Instituto IDEIAS é uma associação civil, sem fins lucrativos,

Leia mais

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento)

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento) Guia do Visitante Para quem busca maiores informações sobre a Feira de Artes, Artesanato e Variedades de Belo Horizonte (Feira Hippie) ou vem visitar o espaço pela primeira vez, a equipe Open WebMarkets

Leia mais

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2:

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Cidade: US State/Canadian Provence: CEP: Celular (com

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

Santander Elite Platinum

Santander Elite Platinum Santander Elite Platinum SEGURO MÉDICO DE EMERGENCIAS MÉDICAS... 2 SERVIÇO DE CONCIERGE... 2 SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGENS... 3 SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA... 4 SEGURO DE ACIDENTES EM VIAGEM... 4 SEGURO

Leia mais

Página1. Guia do Turista Inteligente

Página1. Guia do Turista Inteligente Página1 Guia do Turista Inteligente www.malanasmaos.com.br Guia do Turista Inteligente Entre arrumar as malas e chegar ao destino, existe um grande caminho a ser percorrido para que sua viagem não seja

Leia mais

NOSSOS BENEFÍCIOS CONCIERGE ASSISTÊNCIA PESSOAL

NOSSOS BENEFÍCIOS CONCIERGE ASSISTÊNCIA PESSOAL NOSSOS BENEFÍCIOS CONCIERGE ASSISTÊNCIA PESSOAL NOSSOS BENEFÍCIOS CONCIERGE ASSISTÊNCIA PESSOAL 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA 24 HORAS - CONCIERGE A Central de Informações consiste em atendimento

Leia mais

República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES!

República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES! INVESTIR NA REPÚBLICA DOMINICANA MISSÃO EMPRESARIAL SETEMBRO 2014 República dominicana A DOMINICANA É A REPÚBLICA DAS CORES, UM PAÍS DE INESGOTÁVEIS ATRAÇÕES! A República Dominicana é conhecida pelas praias,

Leia mais

PAÍSES PRESENTES. República Tcheca. Coreia do Sul. Alemanha. Inglaterra. Angola. Equador. Suiça. Israel. Argentina. Espanha. Itália. Taiwan.

PAÍSES PRESENTES. República Tcheca. Coreia do Sul. Alemanha. Inglaterra. Angola. Equador. Suiça. Israel. Argentina. Espanha. Itália. Taiwan. 1 O EVENTO 3 4 PAÍSES PRESENTES Alemanha Coreia do Sul Inglaterra República Tcheca Angola Equador Israel Suiça Argentina Espanha Itália Taiwan Áustria EUA Japão Turquia Brasil Finlândia México Uruguai

Leia mais

Cafés e Restaurantes. Telefone Internet Televisão

Cafés e Restaurantes. Telefone Internet Televisão Cafés e Internet A solução HORECA que lhe dá tudo O pacote é a solução para o segmento HORECA que conjuga os melhores conteúdos de desporto nacional e internacional, com telefone e internet. Chamadas ilimitadas

Leia mais

Acomodações. Fazenda do Engenho. Viradouro

Acomodações. Fazenda do Engenho. Viradouro Acomodações Fazenda do Engenho Casa Principal, onde são servidas as refeições de todos hóspedes da Reserva. Tem 8 suítes, todas com camas king size, banheiras no quarto, aquecedor de piso do banheiro,

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

Seu guia completo para nossos serviços móveis

Seu guia completo para nossos serviços móveis Seu guia completo para nossos serviços móveis Entre na maior comunidade de serviços móveis das Ilhas do Canal Guernsey GRÁTIS www.jtglobal.com Pesquise por Jtsocial A JT oferece mais Custo/benefício A

Leia mais

MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO. Rosana Bignami Outubro_2015

MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO. Rosana Bignami Outubro_2015 MARKETING PARA TURISMO RODOVIÁRIO Rosana Bignami Outubro_2015 ATRATIVOS CIDADES PESSOAS TRANSPORTES SISTEMA DE TRANSPORTE VEÍCULO ATENDE LOCAIS E ATENDE A MINHA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA O MARKETING? OUÇA

Leia mais

Es t i m a t i v a s

Es t i m a t i v a s Brasileiros no Mundo Es t i m a t i v a s Ministério das Relações Exteriores - MRE Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior - SGEB Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior

Leia mais

1.a. Atividades principais concepção, produção, desenvolvimento e distribuição de bens duráveis e produtos profissionais. São três as suas divisões:

1.a. Atividades principais concepção, produção, desenvolvimento e distribuição de bens duráveis e produtos profissionais. São três as suas divisões: Electrolux AB 1. Principais Características Matriz: Electrolux AB Localização: Estocolmo, Suécia Ano de fundação: 1901 Internet: www.electrolux.com Faturamento (2000): US$ 11.537 mi Empregados (2000):

Leia mais

Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira. Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura.

Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira. Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura. Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura. Aprenda espanhol em Bogotá, Colômbia, e experimente a emocionante cultura colombiana

Leia mais

StarMoney Câmbio Exchange & Centurion Aluguel de Carros Av. Osaka, 600 Loja 6 Fone: (11) 4651-5649 - Centro Industrial de Arujá Arujá/SP

StarMoney Câmbio Exchange & Centurion Aluguel de Carros Av. Osaka, 600 Loja 6 Fone: (11) 4651-5649 - Centro Industrial de Arujá Arujá/SP STARMONEY CÂMBIO/EXCHANGE - Quem Somos A StarMoney é a uma credenciada da Mega Corretora de Câmbio Ltda, instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil. É mais segurança na hora de fechar negócios

Leia mais

MINIGUIA DA EUROPA 2011 Comunicar com os Europeus Línguas Na Europa fala-se muitas línguas, cujas principais famílias são a germânica, a românica, a eslava, a báltica e a céltica. As instituições da União

Leia mais

Sul da Bahia-BA. Praia do Espelho e Trancoso

Sul da Bahia-BA. Praia do Espelho e Trancoso Sul da Bahia-BA Praia do Espelho e Trancoso Roteiro de viagem sugerido Sul da Bahia - BA Duração: 5 dias e 4 noites. DIA 1 - Porto Seguro / Praia do Espelho Recepção de nosso anfitrião no aeroporto de

Leia mais

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011 Informações gerais Este programa oferece a oportunidade de aprender o inglês conciliando aulas em sala de aula e experiência de trabalho em uma empresa canadense. O trabalho é uma parte fundamental do

Leia mais

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban.

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban. 01 DE JUNHO DE 2014 A Comrades Marathon é uma Ultramaratona de 89km (individual) realizada todos os anos na África do Sul. Internacionalmente reconhecida pelo desafio ao corpo e a mente humana. A corrida

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO

MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO MISSÃO EMPRESARIAL MÉXICO Cidade do México - 27 a 31de Outubro de 2014 COM GARANTIA DE SUCESSO Saiba mais na pág. 5 MÉXICO O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional

Leia mais

Grande Circuito Andino Santiago Puerto Montt ou Puerto Varas - Peulla Bariloche Buenos Aires 12 Dias / 11 Noites Saídas diárias

Grande Circuito Andino Santiago Puerto Montt ou Puerto Varas - Peulla Bariloche Buenos Aires 12 Dias / 11 Noites Saídas diárias Grande Circuito Andino Santiago Puerto Montt ou Puerto Varas - Peulla Bariloche Buenos Aires 12 Dias / 11 Noites Saídas diárias ROTEIRO: 1 Dia - Santiago Recepção no aeroporto de Santiago e traslado ao

Leia mais

BRASILCHINA Imp. E Exp.

BRASILCHINA Imp. E Exp. BRASILCHINA Imp. E Exp. www.brasilchina.ind.br Telefone: (34) 3215-6477 112ª CANTON FAIR GUANGZHOU Maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair é aberta anualmente ao público em dois períodos, em

Leia mais

Manual de apoio ao Aluno Estrangeiro

Manual de apoio ao Aluno Estrangeiro Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama, s/nº 1º andar Canela Salvador Bahia - Brasil CEP 40110-040 Telefone: (71) 32837410 Caro Aluno estrangeiro: Manual de apoio

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio St. paul Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja lazer, trabalho ou

Leia mais

Patagônia. Esse Roteirinho te leva para

Patagônia. Esse Roteirinho te leva para Esse Roteirinho te leva para Patagônia Nossos roteirinhos semi-prontos oferecem muito charme e bom custo x benefício, sem cair no lugar comum. Eles são semi-prontos porque tem uma estrutura básica, mas

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Inglaterra Mini Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Daniel Monteiro Santa Cruz No. USP 6440451 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad Carlos III de Madrid Curso: Comunicação

Leia mais

Cisco Systems Incorporation

Cisco Systems Incorporation Cisco Systems Incorporation 1. Principais Características Matriz: Cisco Systems Inc. Localização: São José, Califórnia, Estados Unidos Ano de fundação: 1984 Internet: www.cisco.com Faturamento (2000):

Leia mais

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra.

Dispomos de filiais em Natal/RN, bairro de Ponta Negra. Quem Somos? Atua há 22 anos firmada no mercado como agência especializada na negociação, planejamento, divulgação e execução das atividades turísticas. Empresa esta, devidamente cadastrada pelos órgãos

Leia mais

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle!

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estamos prontos para acolher cada um de vocês e juntos realizarmos uma excelente formação acadêmica com nossa experiência de mais de 300 anos de educação

Leia mais

Guia resumido de seguros e assistências de viagens.

Guia resumido de seguros e assistências de viagens. agosto 2013 Guia resumido de seguros e assistências de viagens. *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD PLATINUM E VISA PLATINUM. Serviço de concierge Especialistas

Leia mais

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial ONU A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos. O encontro

Leia mais

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS www.prochile.gob.cl O Chile surpreende pela sua variada geografia. Suas montanhas, vales, desertos, florestas e milhares de quilômetros de costa, o beneficiam

Leia mais

Perguntas Feitas com Frequência Livreto com Informações

Perguntas Feitas com Frequência Livreto com Informações Perguntas Feitas com Frequência Livreto com Informações Informações importantes para pensionistas do Istituto Nazionale della Previdenza Sociale (Inps) que recebem os pagamentos das suas pensões no exterior.

Leia mais

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE O seu Cartão de Crédito Platinum do HSBC Advance é o companheiro perfeito para você programar e curtir suas viagens com tranquilidade e conveniência.

Leia mais

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br SOBRE CURITIBA Curitiba é a capital e a maior cidade do Paraná, Brasil. De acordo com a revista americana Reader s Digest, Curitiba é o melhor local para

Leia mais

Relatório do Inquérito aos Turistas sobre os Estabelecimentos Comerciais CO-FINANCIADO POR:

Relatório do Inquérito aos Turistas sobre os Estabelecimentos Comerciais CO-FINANCIADO POR: 1ª AVENIDA DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DA BAIXA DO PORTO Relatório do Inquérito aos Turistas sobre os Estabelecimentos Comerciais CO-FINANCIADO POR: Unidade de Gestão de Área Urbana Dezembro 2012 Índice

Leia mais

EXPEDIÇÃO PORTUGUESA SERRA DE SINTRA. DE 09 à 15 de NOVEMBRO 2015

EXPEDIÇÃO PORTUGUESA SERRA DE SINTRA. DE 09 à 15 de NOVEMBRO 2015 EXPEDIÇÃO PORTUGUESA SERRA DE SINTRA DE 09 à 15 de NOVEMBRO 2015 EXPEDIÇÃO PORTUGUESA: SERRA DE SINTRA O EVENTO: DATA: De 09 à 15 de Novembro de 2015 DURAÇÃO DO EVENTO: 07 dias. LOCAL: Porto Alegre/RS

Leia mais

Capitulo11 Carteira de Habilitação

Capitulo11 Carteira de Habilitação Guia para a Vida na Província de Saitama Capitulo11 Carteira de Habilitação 第 11 章 自 動 車 運 転 免 許 Mascote de Saitama KOBATON 1 Mudança da Carteira de Habilitação 運 転 免 許 切 替 2 Renovação da Carteira de Habilitação

Leia mais

PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015

PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015 PROGRAMA DE VIAGEM 04/09 a 26/09/2015 1 Dia 04/09 Brasília - Lisboa Saída de Brasília Transfer aéreo com destino a Lisboa (Voo TAP 60 16hs45min) 2 Dia 05/09 Lisboa Chegada em Lisboa (Voo TAP 60 06hs00min)

Leia mais

Eletrônico. Acesse esta ideia

Eletrônico. Acesse esta ideia Comércio Eletrônico Acesse esta ideia @ .@ O que é comércio eletrônico? São compras e vendas realizadas via internet.? @ Quais as formas atuais deste tipo de comércio? - Lojas virtuais. - Sites de compras

Leia mais

SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO. Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com

SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO. Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com SOBRE NÒS O Sant Anna Institute é conhecido pela sua excelência no esino de italiano para estudantes adultos de todo

Leia mais

o espírito dos andes

o espírito dos andes o espírito dos andes Ski Portillo Chile Renato Sánchez 4270, Las Condes. Santiago, Chile. Tel.: Escritório Santiago (56-2) 263 0606 Hotel (56-2) 361 7000 Fax: (56-2) 263 0595 reservas@skiportillo.com www.skiportillo.com

Leia mais

INSS Diretoria de Benefícios

INSS Diretoria de Benefícios IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS NO MUNDO INSS Diretoria de Benefícios Praia do Forte, 20 de novembro de 2013 ACORDOS INTERNACIONAIS Globalização Principais objetivos ou finalidades dos Acordos Internacionais

Leia mais

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Evento: World Congress of Epidemiology

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Evento: World Congress of Epidemiology PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008 SETEMBRO 2008 Informações do Evento. Evento: World Congress of Epidemiology Período: 20 a 24 de setembro de 2008

Leia mais

ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS

ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS BIKE ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS Mendoza, localizada na Argentina e conhecida pela paisagem voltada para a Cordilheira e principalmente pelos seus vinhos. Mendoza é responsável por mais de 70% da

Leia mais

A cidade de Manchester (UK)

A cidade de Manchester (UK) VII Seminário Internacional e VIII Assembleia Geral do GCUB Data: de 27 a 29 de outubro de 2015. Local: King s House Conference Centre - Manchester - Inglaterra A cidade de Manchester (UK) Localizada no

Leia mais