O sentimento de ausência entre migrantes internos e internacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O sentimento de ausência entre migrantes internos e internacionais"

Transcrição

1 O sentimento de ausência entre migrantes internos e internacionais ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA MARILDA APARECIDA DE MENEZES 1. Introdução: Os migrantes, o deslocar-se de sua terra natal rumo a uma cidade, estado ou país desconhecido, ou conhecido através de narrativas de terceiros escutadas desde a infância, provoca em todos os que se aventuram a tal empreitada o sentimento de abandono de suas referências enquanto ser que se entende pertencendo a um espaço e a uma coletividade conhecidas. Esse sentimento é partilhado tanto por aqueles que se deslocam dentro de fronteiras nacionais as chamadas migrações internas quanto por aqueles que se deslocam por fronteiras entre países diferentes as chamadas migrações internacionais. É certo que cada uma dessas dimensões de deslocamento trazem consigo características próprias, como a diferença de língua e status de cidadania, no caso das migrações internacionais, o que não ocorre com as migrações internas (salvo casos excepcionais de países multi-língues). Por outro lado, entretanto, ambas as formas de partir evocam sentimentos de abandono e perda, culpa e solidão (SAYAD, 1998) que conversam profundamente entre si. Essa é precisamente a proposta desse artigo, o diálogo necessário entre essas duas dimensões das migrações, a partir de relatos e análises de história oral de pesquisas feitas por duas professoras que dedicam-se há anos em suas pesquisas de campo com migrantes e e/imigrantes, brasileiros que se veem obrigados a deixarem seus espaços de pertencimento rumo a outros estados ou nações, naquilo que os aproxima e não os difere: o sentimento de ausência. Migrantes paraibanos que saem de seus lares em busca de uma vida melhor no estado de São Paulo, precisamente nas cidades da região metropolitana de São Paulo (ABC e Campinas) e brasileiros das mais diversas regiões do país que abandonam seus lares em busca Adriana Capuano de Oliveira é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente Professora Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais (MIGREPI). Marilda Aparecida de Menezes é professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande, Professora Visitante Nacional Sênior (CAPES/PVNS) da Universidade Federal do ABC e Pesquisadora do CNPq, nível 1D.

2 2 de uma vida melhor mundo afora, especificamente em dois países aqui tomados como lócus de pesquisa, Japão e Estados Unidos, dois dos destinos mais procurados por brasileiros para a emigração. A proposta desse artigo é compreender como esse sentimento de ausência é construído nas narrativas dos migrantes. A relação entre o ato de narrar e a construção de identidades é analisada por Silva e Menezes (1999) em um artigo sobre as narrativas dos migrantes temporários. As autoras se fundamentam em Walter Benjamin (1987), que compara a arte de narrar à arte do trabalho artesanal, em que não há separação entre produtor e produto do trabalho. A narrativa diz respeito às mãos, aos olhos e à alma. Por isso, é um texto em que se imprime as percepções e os sentimentos. O indivíduo ao narrar sobre sua vida está construindo uma imagem para si mesmo e para os outros, que pode ser a família, o pesquisador ou outros de suas redes de relações. Narrar é mobilizar símbolos identitários. Além de se expressar através da narrativa, o sentimento de ausência pode, também, se revelar, pelos não-ditos, pelos silêncios. Perceber o silêncio sobre o passado ou sobre certas experiências da trajetória migratória pode não expressar esquecimento, mas formas de lidar com experiências ambíguas, conflituosas e, muitas vezes, traumáticas (Pollak, 1992; Menezes, 2005). As lembranças escondidas no silêncio são protegidas por estruturas de comunicações informais, que a sociedade englobante não percebe. Também o fato de não encontrar escuta, ser exposto a mal-entendidos, contribuem para o não-dito e para o esquecimento. 2. Estar ausente em seu próprio país: as migrações internas O sentimento de ausência acompanha toda a trajetória do migrante e de sua família, mesmo que, em termos demográficos, do seu ciclo de vida ou da sua trajetória familiar, possa ser definido como um migrante definitivo. O sentimento de ausência, muitas vezes, expressase na representação dos lugares onde moram os indivíduos como de transição, provisórios, como é o caso da categoria barraco, utilizada pelos migrantes paraibanos para nomearem as casas ou, também, as chamadas pensões, os alojamentos da área canavieira, enquanto que para suas moradias, na Paraíba, usam a categoria casa (COVER, 2011).

3 3 Em um texto anterior (Menezes, 2012), analisamos como o sentimento de ausência emerge nas narrativas dos migrantes paraibanos que residem, com suas famílias, na região canavieira do estado de São Paulo. Analisamos o caso de Dona Maria e seu esposo, Sr. Lázaro, originários do município de São José de Caiana, Sertão Paraibano, migraram em 1993 para o interior e São Paulo e residiam no município de Engenheiro Coelho, região de Campinas, estado de São Paulo no momento da entrevista, em Na sua narrativa, são explicitadas as noções de nosso lugar e terra dos outros e a representação de São Paulo como um lugar de transição: D. Maria: o problema do nosso lugar é emprego. Eu não acostumo a falar que aqui é meu lugar, eu não esqueço de lá. Sr.Lázaro: a gente volta, porque aqui é pra jovem, a tendência é um dia voltar. Maria: eu não tenho vontade de voltar. D. Maria: o nosso lugar é bom de morar, algum recurso que vai para os pobres, as pessoas que tem poder tira e a maioria das pessoas tem que sair. Se tivesse umas pessoas que soubesse governar, não precisava nós sair. Sr. Lázaro: eu penso em voltar aqui não é terra minha, é dos outros. Marilda: Do que sente saudades? Sr. Lázaro: Ah. (enfático), eu sinto saudades de muita coisa, da família, da liberdade, aqui não tem liberdade, aqui na semana que não trabalha, a coisa fica mais difícil. Sr. Lázaro: eu falo para meus conterrâneos, aqui é terra dos outros, não é terra da gente. O sentimento de ausência poderia explicar certa idealização do nosso lugar em oposição à terra dos outros, visão que é mais evidenciada na narrativa de Sr. Lázaro. No entanto, a narrativa também revela que a experiência como migrantes de viver entre espaços sociais e tempos diferenciados, também os constituem como sujeitos que vivenciam as tensões, ambiguidades das experiências de trabalho e vida. Logo, se há certa idealização do

4 nosso lugar, há, também, um posicionamento crítico às formas de dominação do nosso lugar e da terra dos outros. O sentimento de ausência como constituinte da experiência do migrante é também central na perspectiva teórica e metodológica de Abdelmalek Sayad, que associa esse sentimento ao desejo de retorno. O retorno é naturalmente o desejo e o sonho de todos os imigrantes, é como recuperar a visão, a luz que falta ao cego, mas, como cego, eles sabem que esta é uma operação impossível. Só lhes resta, então, refugiarem-se numa intranqüila nostalgia ou saudade da terra [...]. A noção do retorno estaria no centro do que pode ser ou do que desejaria ser uma antropologia total do ato de emigrar e de imigrar: antropologia social, cultural, política, na qual se introduz eficazmente a lembrança da dimensão universal do fenômeno migratório (SAYAD, 2000, p.11-12). 4 A noção de retorno em Sayad expressa as ambiguidades, contradições e tensões entre as condições objetivas definidas pelas estruturas socioeconômicas e os sonhos, desejos, expectativas dos migrantes. Assim, embora as condições objetivas não lhes permitam retornar à sua terra natal, o desejo de retornar mantém-se vivo como um sinal da esperança, de dias melhores, de estar próximo a parentes, vizinhos e amigos que estão fisicamente distantes. O desejo de retornar é um alimento para suas almas. Assim, os migrantes vivem o drama do ausente que está presente e do presente que está ausente: Esse é um dos numerosos paradoxos da imigração: ausente onde está presente e presente onde está ausente. Duplamente presente efetivamente aqui e ficticiamente lá e duplamente ausente ficticiamente aqui e efetivamente lá o imigrante teria uma vida dupla, que ultrapassa e que é diversa da oposição tradicional entre vida pública e vida íntima: uma vida presente, banal, cotidiana, vida que pesa e enreda, vida segunda, ao mesmo tempo cronológica e essencialmente secundária; uma vida ausente, figurada ou imaginada, rememorada, uma vida que foi primeira cronologicamente e que permaneceu primeira, essencial, afetiva e efetivamente, e que, sem dúvida, voltará a sê-lo um dia (SAYAD, 2000, p.20). Esse drama do migrante que se sente ausente onde está presente e presente onde está ausente é vivenciado não só ficticiamente, mas, também se revela nas próprias estratégias dos migrantes de estar entre lugares. Tal é o caso do Sr.Adelino, que migrouna década de 1970 e retornou para o seu município de origem, São José de Piranhas, Estado da Paraíba.

5 Sr.Adelino nasceu em 30 de janeiro de 1952, sua família era agricultora, mas náo tinha terra, trabalhavam como meeiros, que é um relação de trabalho em que o trabalhador divide ao meio com o patrão e dono da terra a produção agrícola. Em 1973, seguindo a trajetória da maioria dos jovens daquela região migraram para o municipio de São Caetano do sul, São Paulo. Entrevistamos Sr.Adelino em março de 2014 no seu municipio de Sáo José de Piranhas, onde estava residindo naquele momento. O sentimento de ausência não é narrado em linguagem direta, explicita, mas está presente nas suas representações sobre o nordeste, sobre a vida em São Paulo e na estratégia de ter retornado para o município de origem, mas mantendo a sua casa, móveis e outros símbolos de pertencimento em Santo André. No momento que relatou a sua migração para Sào Paulo, ele elabora imagens sobre o nordeste: O nordeste ele é muito bom, ele é muito humilde, muito carinhoso, caprichoso(...) quando eu fui, já fui com o pensamento de arrumar alguma coisa e voltar (...)Não! A ideia de ir pra lá, era trabalhar pra viver uma vida melhor, foi essa a minha ideia e quando eu construi uma casa lá, eu me aposentei, ai eu falei: agora eu volto para minha terra! Meu salário já dá para me comer aqui e em qualquer lugar, certo? Essa era a vontade, saudade eu fiquei 24 anos sem vir aqui. 24 anos mais a saudade tinha todo dia! Todo dia chegava um parente sentia saudade, via um parente sentia saudade, mais quando eu pensei... quando eu me aposentei (...) já pensei eu digo: Agora eu volto pro nordeste, ai minha esposa teve que fazer uma cirurgia não pode vir, ai fui trabalhar em transporte escolar, meus filhos estava estudando, quando terminaram em 2008 eu falei: Agora eu vou! Não deu certo! Quando foi em 2009 ai deu certo! Agora estou indo vocês ficam ai, vão viver a vida de vocês que eu vou viver a minha no nordeste 5 O desejo de retornar acompanhou a trajetória de Sr.Adelino desde o momento que partiu e se concretizou quando as condições objetivas de vida o permitiram, ou sejam, após a aposentadoria e os filhos serem independentes. Ele tem um filho com 27 anos já casado e uma filha com 29 anos solteira. Observamos na narrativa que o sentimento de ausência está expresso na frequência e intensidade em que a palavra saudade é utilizada, no fragmento ela aparece quatro vezes. A saudade é uma palavra da língua portuguesa incorporada a

6 6 linguagem brasileira, que define um estado d`alma e um sentimento de dor, de angústia, de nostalgia provocado pela distância, pela ausência, pelo desejo de estar num outro tempo e lugar (Oliveira, 1997:8) Sr.Adelino vivenciou as ambiguidades da migração durante sua trajetória. Ou seja, nos termos de Sayad (2000), ele teve uma vida dupla, esteve presente em um lugar e ficticiamente em outro, ausente onde está presente e presente onde está ausente. Após 26 anos em São Paulo, ele construiu uma casa na área urbana de São José de Piranhas, local onde nasceu, e retornou com sua esposa. Quando perguntamos como ele se sentia após cinco anos morando em São José de Piranhas, ele construiu uma imagem idealizada desse lugar contrastando com São Paulo. Eu, pra mim, já me sinto mais não tão seguro, mais já me sinto tranquilo, um pouco já me sinto mais tranquilo, eu hoje se eu disser à você eu vou pra São Paulo ficar 15 dias, 20 dias, um mês, chegar já começo me estressar. Já muda! Só em descer do aeroporto, ou ir de carro, quando entra São Paulo demora 3, 4 horas pra andar como daqui em Souza você já começa a se estorcer (rsrs). Isso ai existe, você vê o cara batendo no seu lado, vê o cara assaltar na frente, então, aqui eu me sinto mais seguro! Eu estou me sentindo mais seguro, graças à Deus, estou começando a dizer que aqui é melhor do que lá, assim, pra quem já tenha condição de chegar aqui e ter um pão pra comer. Porque se vier no plano de ganhar alguma coisa não tem não! Aqui não existe emprego! Aqui existe bom amizade, bom companheirismo é... bom papo, mais salário, não! Não conte com salário que aqui não existe. Aqui nós não temos salário! Aqui nós temos tudo, menos salário! Aqui não tem emprego pra jovem Na narrativa sobre São Paulo enfatiza aspectos negativos, como a violência, mas, também, o valoriza por ter emprego e oferecer condições para melhorar de vida quem é bom trabalhador. Ao narrar sobre o aqui, referenciando-se ao seu lugar de moradia atual, enfatiza que é o lugar da boa amizade e companheirismo, reafirmando uma narrativa idealizada de um lugar onde reina a harmonia social e elos sociais de proximidade entre parentes, vizinhos e amigos. Sintetiza a idealização com a frase: Aqui nós temos tudo, menos salário. A

7 invisibilização das dificuldades, carências do lugar ou dos conflitos, decepções e expectativas frustadas no relacionamento com as pessoas de suas redes pode ser compreendida como uma estratégia narrativa para legitimar não apenas a decisão de retornar mas justificar a permanência nesse lugar. Essa idealização do lugar de origem é recorrente nas narrativas de migrantes nacionais e internacionais, como mostra o estudo de Oliveira : No caso dos emigrantes brasileiros, a experiência na América também é dramática, à medida que se depara com outros padrões de comportamento, com a frieza americana", os valores diferentes, outras condições de trabalho e moradia - morar em apartamentos com várias pessoas, trabalhar lavando pratos, engraxando sapatos, cuidando de crianças, serviços que não fariam no Brasil, sem tempo para descanso, pois são 12 a 15horas de trabalho por dia, é também traumático. Este desencanto contribuirá para transformar a terra natal em utopia - a saudade é o sentimento que permeará os dias do emigrante valadarense e tornando-se quase um lamento que acompanha cada dia, transformando-se em desejo de voltar ao Brasil (Oliveira, 1997:7) 7 Se o retorno de Sr.Adelino é definitivo é difícil de prever, mas a ambiguidade de ser migrante permanece. A narrativa, enquanto um texto de construção para si mesmo e para o outro, no caso, os entrevistadores, expressa a construção simbólica do sentimento de presença a esse aqui. Ao tecer essa representação, está reafirmando o sentimento de presença e tentando controlar e se distanciar do sentimento de ausência. Embora, na representação sobre São Paulo, sobressaem-se aspectos negativos, ele mantem sua casa em Santo André e três vezes ano vai passear e rever seus filhos e netos.. Meu filho é casado, a filha não! A filha esteve aqui a semana passada, todos os dois vivem lá, os dois vive tranquilo, tem o emprego dele, eu vou duas, três vezes por ano passear lá, eu agora tenho tempo de passear (...) Agora tenho tempo de passear, eu não tinha, eu trabalhei 37 anos, 30 anos dentro de empresa e 7 anos com transporte escolar, eu perdi a hora uma vez pra chegar no emprego, perdi a hora cheguei atrasado uma vez. Não explicita em sua narrativa o desejo de algum dia retornar à Santo André, mas ter uma casa é ter um lugar ao sol e viabilizar o retorno. Enquanto vai tecendo a narrativa de estar presente em São José de Piranhas, o lugar que representa o ausente torna-se presente

8 8 em suas idas três vezes para passear, verbo que expressa ir a um lugar por divertimento, por um tempo transitório e se opõe a trabalho, que expressa disciplina, obrigação, fixação em um lugar e tempo determinado. Mas, na vivência de sua ambiguidade enquanto migrante, passear também se revela como uma expressão de não pertencimento àquele lugar. 3. Estar ausente longe de seu país: as migrações internacionais Como dito brevemente no início desse artigo, algumas diferenças são essenciais entre as migrações internas e as internacionais. A principal delas, para os propósitos que nos interessam aqui, versa sobre a travessia de fronteiras entre os Estados nacionais que formam o sistema internacional vigente, ainda alicerçado pelas leis de Westifália. Cruzar tais fronteiras entre países, Estados nação, implica, além das questões de regulamentação do processo migratório documentação, permissão de acordo com as legislações dos países receptores, ou a ausência dessa permissão/documentação atravessar, não raras vezes, culturas e línguas muito distantes da de nossa localidade de nascimento. Esse tem sido o caso de boa parte dos brasileiros que emigram rumo a países tais como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, e mesmo Itália e Espanha. Portugal, embora garanta a facilidade e o acesso da língua em comum, não deixa isento o sentimento de desbravar os símbolos e códigos de uma nova cultura que, embora semelhante a nossa, muito específica em diversos aspectos. Mas, para os propósitos desse artigo, não nos cabe ressaltar as diferenças entre ambas as migrações (internas e internacionais) senão as semelhanças. Dentre um das mais representativas semelhanças está o sentimento de ausência que perpassa o emigrante. Estar vivendo entre dois mundos, sentimento muito comum entre aqueles que se aventuram a atravessar fronteiras, pode nos dar uma primeira sensação ilusória de que temos o mundo aos nossos pés. A princípio, a sensação de ausência não é invasiva. Tudo é descoberta. Com o passar do tempo e o desenrolar do processo emigratório, um sentimento contraditório parece

9 9 emergir no cotidiano desses emigrados. Embora o tempo os coloque em contato de maior conhecimento e esclarecimento de como funciona e como se comportar na sociedade receptora, o que implica em uma maior condição de integração desse emigrante ao seu local de destino, o sentimento de ausência se instala com maior frequência e força. Ausência de não poder estar em sua terra natal, ausência de não se sentir completamente pertencente ao seu lócus de vivência, mesmo quando o processo de integração caminha dentro do êxito pretendido ou possível. Segundo Sayad, em todo processo e/imigratório (o emigrante de um Estado ou país é o imigrante de outro, e essa relação complementar é também paradoxal), há o sentimento do que o autor chama de pecado original. Esse pecado consiste, entre outros aspectos, na culpa que o e/imigrante carrega de não estar mais entre os seus, no seu lugar, partilhando de parte de sua vida que ela não consegue mais viver. Ao longo de anos trabalhando ao lado de brasileiros que emigraram para diversos países, mas em particular para dois países que são grandes polos de atração da emigração brasileira: Estados Unidos e Japão, expressões que revelam esse sentimento de ausência e de culpa são frequentes. (...) eu estava bem, com trabalho, tudo certinho. Mas cansado daquilo. Sabia que aquela situação era só por um tempo, por isso também que eu aguentava né? Tava muuuuito cansado daquilo, muito cansado mesmo. Tinha tudo, sabia de pessoas que estavam em situação bem pior que a minha, a minha não tava ruim, eu tinha tudo. Mas, sempre que eu olhava pro céu e via um avião passar, aquilo mexia muito comigo. Ficava olhando sempre os aviões que passavam e pensando, um dia serei eu num desses aviões, voltando pra casa. Eu sabia que esse dia ia chegar. Não podia ver um avião passando no céu que sempre pensava nisso. Emigrante brasileiro no Japão. chegou um momento que eu nem queria mais falar com a minha família, sabe? Por que era um tal de pedir coisa e pedir coisa, toda hora tinha um parente encrencado, um tio, um primo, todo ferrado, querendo vir pra cá mas sem dinheiro, ou que não conseguia tirar o visto pra vir, e dai tocava a gente ajudar eles lá [Brasil]. Poxa, mas chega uma hora que ninguém aguenta mais né? Cada um que cuide de sua vida!!! Mas parece que rola uma inveja, que você conseguiu entrar aqui [EUA] e eles não, então, no fundo no fundo você sabe que deu sorte de conseguir estar aqui e estar bem, que ele também não tem

10 10 culpa, por que o Brasil é uma b. Dai eu me sentia culpada também de ter conseguido chegar aqui, de ganhar bem no trabalho, de ter trabalho, de poder comprar as coisas... Por que se eles pudessem estar aqui, estariam bem também. Eu tentava ajudar, mas eles me faziam me sentir culpada as vezes sabe? No final, nem queria mais muito contato com minha família, não dava mais..., eu também queria poder viver minha vida... Emigrante brasileira nos Estados Unidos Quando o sitio do Pica Pau Amarelo veio pra cá, quando tavam anunciando que iam fazer o programa de novo e tal, eu fiquei super feliz, pensei: agora eu vou matar a saudade de minha infância e do Brasil. Fiquei no mó entusiasmo... Putz, mas aí o programa começou e eu vi que ao invés de matar a saudade ver aquilo me dava mais saudade ainda!!! Lembrava da Emília, eu tinha uma boneca da Emília, sabe? Da Estrela!, lembrava das estórias da Narizinho, da minha mãe, das minhas irmãs, credo, que coisa, em vez de matar a saudade me dava mais saudade ainda! Caraca, que coisa ruim! Larguei mao de assistir! Emigrante brasileira nos Estados Unidos Através desses breves relatos podemos perceber o quanto o sentimento de culpa e saudade, o peso da sensação da ausência é marcado nas migrações internacionais, assim como as vivenciadas nas migrações internas. Bibliografia Benjamin BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. v. 1. São Paulo: Brasiliense Silva e Menezes SILVA, M. A. M.; MENEZES, M. A. Migrantes temporários: fim dos narradores. Revista Neho, n. 1, nov. 1999

11 11. História Oral: uma metodologia para o estudo da memória. Revista Vivência, n. 28, p , 2005.) POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p , SAYAD, A. O retorno: elemento constitutivo da condição do migrante. Travessia, v. 13, n. esp., p. 7-32, jan ASSIS, Gláucia de Oliveira. Estar aqui estar lá... Uma carografia da vida entre dois lugares. Trabalho apresentado no XXI Encontro anual da ANPOCs. temid=360; acesso em 30 de junho de 2015

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

PANORAMA SOCIAL. Relatório Final para Certificação Internacional. Rosana Soares Aranega Nigriello. Brasil

PANORAMA SOCIAL. Relatório Final para Certificação Internacional. Rosana Soares Aranega Nigriello. Brasil PANORAMA SOCIAL Relatório Final para Certificação Internacional Rosana Soares Aranega Nigriello Brasil 2009 Relatório Final Panorama Familiar 2 Coach: Rosana Soares Aranega Nigriello Cliente: JC; 45 anos;

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal Sobral-CE, 17 de março de 2004 Meu caro governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, Meu caro companheiro

Leia mais

claudia houdelier - maternidade maternidade

claudia houdelier - maternidade maternidade claudia houdelier - maternidade maternidade dedicatória para alexandre, meu único filho. de fora para dentro Tudo começa no ventre materno com certeza, a nossa história começa aqui. Uma história de uma

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

JAIR REBELO. jairrebelo@hotmail.com. Parapsicólogo Clínico. Telefone 9911 3260

JAIR REBELO. jairrebelo@hotmail.com. Parapsicólogo Clínico. Telefone 9911 3260 JAIR REBELO Parapsicólogo Clínico jairrebelo@hotmail.com Telefone 9911 3260 AQUIETAR-SE Quando tomamos consciência da nossa respiração, eliminamos os vícios que vivem dentro de nós. O silêncio e á linguagem

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 3 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Compreensã de texto Nome: Data: A carta é uma forma de comunicação escrita que pode ser endereçada a uma ou a várias

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão Santa Cruz de Cabrália-BA, 28 de setembro de 2005 Meu caro governador Paulo Souto, governador do estado da Bahia, Meu querido companheiro Miguel

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES NÍVEL: FUNDAMENTAL TURNO: MANHÃ GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES SUPLETIVO 2013 QUADRO DE PROVAS PORTUGUÊS PRÉDIO: SALA: NOME COMPLETO: RG: Nº DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento.

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. museudapessoa.net P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. R Meu nome é Kizzes Daiane de Jesus Santos, 21 de julho de 1988, eu nasci em Aracaju, no estado do Sergipe.

Leia mais

Rio de Janeiro-RJ, 07 de março de 2007

Rio de Janeiro-RJ, 07 de março de 2007 Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração dos condomínios do Programa de Arrendamento Residencial em Santa Cruz Rio de Janeiro-RJ, 07 de março de 2007

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Narrar por escrito a partir de um personagem

Narrar por escrito a partir de um personagem Narrar por escrito a partir de um personagem Aproximação das crianças as ao literário rio Emilia Ferreiro Ana Siro Vozes narrativas e pontos de vista em relatos de ficção: possibilidades discursivas de

Leia mais

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Pretérito Imperfeito do Indicativo Pretérito Imperfeito do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito Imperfeito do Indicativo formas -ar falava falavas falava falávamos faláveis falavam Verbos regulares -er / -ir comia

Leia mais

CUIDADO COM O CUIDADO: O CASO DA FILA DO TOQUE E A IMPLICAÇÃO DO ATO DE CUIDAR. Emerson Elias Merhy médico sanitarista (formado em 1976)

CUIDADO COM O CUIDADO: O CASO DA FILA DO TOQUE E A IMPLICAÇÃO DO ATO DE CUIDAR. Emerson Elias Merhy médico sanitarista (formado em 1976) CUIDADO COM O CUIDADO: O CASO DA FILA DO TOQUE E A IMPLICAÇÃO DO ATO DE CUIDAR Emerson Elias Merhy médico sanitarista (formado em 1976) Lá pelos anos 1971, vivi uma experiência que sempre me incomodou.

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo - Português

5º ano. Atividade de Estudo - Português Atividade de Estudo - Português 5º ano O texto que você vai ler abaixo pertence ao gênero crônica. As crônicas transformam um acontecimento comum, do nosso dia a dia, em uma história muito interessante.

Leia mais

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 1.1 Conteúdos: Apresentação do Plano Didático Pedagógico; Classificação das orações coordenadas sindéticas e inferência. 1.1 Habilidade:

Leia mais

MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK. Clarice Nunes

MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK. Clarice Nunes PROGRAMA PATHWORK DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL PATHWORK - RIO DE JANEIRO/ESPÍRITO SANTO HELPERSHIP FORMAÇÃO HELPER Coordenadora do PPTP HELPERSHIP MARIA DA GLÓRIA RODRIGUES COSTA MEDITANDO À LUZ DO PATHWORK

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

LAUDO TÉCNICO. Respostas entre asteriscos indicam que o assunto perturba o depoente.

LAUDO TÉCNICO. Respostas entre asteriscos indicam que o assunto perturba o depoente. Porto Alegre, 21 de julho de 2010. LAUDO TÉCNICO No dia de hoje através de um áudio extraído da entrevista de Fernanda Gomes de Castro para o programa Mais Você de 21/07/2010, foi realizada uma analise

Leia mais

Dinorah Anselmo Nasoni, aos 79 anos tem disposição de dar inveja a muita gente jovem Trabalha desde os 13 anos e não pensa tão cedo em se aposentar.

Dinorah Anselmo Nasoni, aos 79 anos tem disposição de dar inveja a muita gente jovem Trabalha desde os 13 anos e não pensa tão cedo em se aposentar. 16 Entrevista Dinorah Anselmo Nasoni, aos 79 anos tem disposição de dar inveja a muita gente jovem Trabalha desde os 13 anos e não pensa tão cedo em se aposentar. Fotos e texto: Alessandra Anselmi Fotos:

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma.

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Tema : Quem sou eu? Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Bibliografia : a) LE, itens 919 e 919a,

Leia mais

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. o coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - Sou d advoga Será a que e é nã p o r consigo e q u e sou n m pr eg r eg o a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Este testemunho é muito importante para os Jovens.

Este testemunho é muito importante para os Jovens. Este testemunho é muito importante para os Jovens. Eu sempre digo que me converti na 1ª viagem missionária que fiz, porque eu tinha 14 anos e fui com os meus pais. E nós não tínhamos opção, como é o pai

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais