PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA"

Transcrição

1 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Área de concentração: Comunicação Publicitária Conteúdo Programático: Docência no Ensino Superior 1. Castanho, S., Castanho, Maria Eugênia L. M. (org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papiros, Masetto, M. Docência na Universidade. 4 ed. Campinas, SP: Papiros, Conhecimento específico: o candidato deve ter experiência prática de toda a rotina de uma agência de Propaganda, e conhecer a fundo a especificidade de cada departamento. Será pontuada a análise de portfólio do candidato, bem como a experiência prática de mercado e de docência do mesmo. Pontos a serem abordados na avaliação teórico-prática: 1) A publicidade no contexto político, social e econômico atual e principais tendências. 2) A função da Redação no processo de criação de peças publicitárias. 3) O processo de Atendimento e prospecção de clientes na concepção da linguagem publicitária. 4) Novas tecnologias e meios de comunicação como ferramentas de Mídia 5) Planejamento de Comunicação e suas inter-relações na estrutura da agência 6) Criação e Elaboração de layout dentro da concepção estratégica do briefing na comunicação publicitária. 7) Persuasão, intencionalidade e argumentação na construção de símbolos verbais e não verbais. 8) A comunicação publicitária como processo social na sociedade midiática. 9) Conceitos e ferramentas de gestão na estrutura organizacional de uma empresa de comunicação 10) Percepção da imagem da marca: especificidade das técnicas de pesquisa e sua função na propaganda. Bibliografia: BARTOLOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Thomson Learning, BORGES, Admir. O Executivo de Contas Publicitárias: de contato a consultor de comunicação. Belo Horizonte: FUMEC/FCH, BOUGNOUX, Daniel. Introdução à Ciência da Informação e da Comunicação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, CARRASCOSA, João A. A Evolução do Texto Publicitário. São Paulo. Futura, 1999.

2 CORREA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, DIZARD Jr, Wilson. A nova mídia. Rio de Janeiro, Zahar, MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Mercado, uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookmam, 4ed PEDREBON, José. Inovação no Varejo - O que Faz o Lojista Criativo. São Paulo: Atlas, Curso de Propaganda: do Anúncio À Comunicação Integrada. São Paulo: Atlas, Propaganda: Profissionais Ensinam Como se Faz. São Paulo: Atlas, QUESSADA, Dominique. O poder da Publicidade na Sociedade Consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: futura, RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: LGE Editora, THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis/RJ, Vozes, 1998.

3 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Área de concentração: Criação e Produção de Rádio e TV Conteúdo Programático: Docência no Ensino Superior 1. Castanho, S., Castanho, Maria Eugênia L. M. (org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papiros, Masetto, M. Docência na Universidade. 4 ed. Campinas, SP: Papiros, Conhecimento específico: o candidato deve ter experiência prática de toda a rotina de produção de Vídeo de Áudio, e conhecer a fundo a realidade do mercado de produtoras. Será pontuada a análise de portfólio eletrônico do candidato, bem como a experiência prática de mercado e de docência do mesmo. Pontos a serem abordados na avaliação teórico-prática: 1) As diferenciações de linguagens abordadas pelo rádio: jornalísticas, comunitária, institucional e comercial (varejo), principais diferenças do texto escrito e falado; técnicas e especificidades na criação de peças publicitárias. 2) A concepção, criação e elaboração de jingles comerciais e trilhas sonoras: sonoridade, ritmo e rima, a partir do briefing do cliente. 3) A linguagem audiovisual e as técnicas de produção, gravação e edição na prática profissional. 4) A sistemática de construção do script: do roteiro ao story board (decupagem de planos de câmera e efeitos de passagem) 5) A inserção do vídeo digital e o domínio das técnicas de edição (Adobe Premier Pró), sonorização, caracteres, efeitos e tratamentos de imagens e sons. 6) O uso e adequação das técnicas de animação em 2D, 3D (3D Max) nos comerciais de TV. Teoria e Prática. 7) Criação e Produção de animação em massinha. Métodos, Técnicas de Produção e produto final. 8) A montagem do casting, a direção dos atores e a produção das imagens em um filme publicitário. 9) As funções e aplicações de todos os equipamentos em uma produção cinematográfica (câmeras, teleprompter, refletores, microfones, monitores, composição de cena) 10) Direção de fotografia para vídeo digital: iluminação das cenas, preparação e anatomia de um estúdio. Bibliografia: BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 Segundos - Manual do Roteiro para Filme Publicitário. Rio de Janeiro: Senac, 2004.

4 CESAR, Cyro. Rádio - A Mídia da Emoção. São Paulo: Summus, Inspiração; Transpiração e Emoção. São Paulo: Ibrasa, COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, FIELD, Syd. Os Exercicios do Roteirista. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, FRANCASTEL, Pierre. A imagem, a visão e a imaginação - Trad. Fernando Caetano. Lisboa: Edições 70, GONZÁLES, Rafael C. Processamento de Imagens Digitais. São Paulo: Edgard Blucher, MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, MEADOWS, Eliane. Roteiro para Tv, Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: Ed. Quartet, REY, Marcos. O roteirista profissional. São Paulo. Ed. Ática, 1997 WATTS, Harris. On Câmera: O Curso de Produção de Filme e Vídeos. São Paulo: Summus, 1990.

5 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Área de concentração: Criação e Produção de projetos gráficos, ilustração digital e Web Sites Conteúdo Programático: Docência no Ensino Superior 1. Castanho, S., Castanho, Maria Eugênia L. M. (org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papiros, Masetto, M. Docência na Universidade. 4 ed. Campinas, SP: Papiros, Conhecimento específico: o candidato deve ter experiência prática de criação e produção de projetos gráficos, ilustração e web design, e conhecer a fundo a realidade do mercado de Agências de Propaganda, Bureaus Digitais e Gráficas. Será pontuada a análise de portfólio do candidato, bem como a experiência prática de mercado e de docência do mesmo. Pontos a serem abordados na avaliação teórico-prática: 1) A utilização de novas mídias para a criação de projetos gráficos: aspectos históricos e aplicações; 2) Processos de criação em multimídia na Web (Dream Weaver e Flash): principais tendências; 3) Tecnologia digital, influências e transformações na criação e produção de projetos gráficos; 4) Usabilidade e interface na criação e produção de mídias interativas; 5) A semiologia aplicada ao projeto gráfico: imagem e significação; 6) A produção gráfica e suas transformações a partir da utilização das novas tecnologias; 7) Uso de Sotfwares (Corel Draw e Adobe Photoshop) para a criação e desenvolvimento de projetos gráficos; 8) Análise de imagens: métodos e aplicações na fotografia publicitária; 9) Metodologia de criação, produção e significação de animação para web: um estudo de caso; 10) Cores: sistemas e aplicabilidade em projetos gráficos e multimídia; Bibliografia: ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, FRIERSON, Michael. Clay Animation: american highlights, 1908 to the present: um estudo sobre a história e evolução da técnica de animação em massinha.

6 HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002 KELBY, Scott. Photoshop Cs para Fotógrafos Digitais Pearson Education J.TARIN, Towers. Dreamweaver 2 para Windows e Macintosh. Rio de Janeiro: Campus, LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac Editora, 2002.

7 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (Prograd) EDITAL N 17/2006 SELEÇÃO DE PESSOAL DOCENTE COORDENAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Área de concentração: Assessoria em Comunicação e Eventos Conteúdo Programático: Docência no Ensino Superior 1. Castanho, S., Castanho, Maria Eugênia L. M. (org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papiros, Masetto, M. Docência na Universidade. 4 ed. Campinas, SP: Papiros, Conhecimento específico: o candidato deve ter experiência prática em Promoção de Vendas, Merchandising e Assessoria de Comunicação Institucional e Política. Deve conhecer a fundo a realidade do mercado de Consultorias, Eventos promocionais e Institucionais e Campanhas Políticas. Será pontuada a experiência prática de mercado e de docência do mesmo. Pontos a serem abordados na avaliação teórico-prática: 1) A importância do terceiro setor dentro do processo de comunicação: análise das responsabilidades e função do marketing social. 2) A Criação e o desenvolvimento de ONGs para o Terceiro Setor 3) O Desenvolvimento do Marketing e da Publicidade na Área Cultural. Exemplos de Aplicação. 4) Cases e Práticas de campanhas publicitárias envolvendo o marketing cultural. 5) O empreendimento na área cultural e as especificidades do negócio na cultura: patrocínio cultural e legislação vigente 6) Os elementos e fases de uma campanha eleitoral: pesquisa, lançamento, consolidação, desenvolvimento, finalização e pós-campanha: estudo de caso. 7) Sistemas eleitorais adotados no Brasil: Legislação Brasileira e Justiça Eleitoral 8) Marketing Promocional x Marketing de Varejo: conceitos, técnicas e ferramentas 9) Ponto de Venda, material promocional e merchandising: estudo de caso. 10) Execução de Eventos da área publicitária: planejamento, viabilidade e processos. Bibliografia: ANDRADE, Sergio Arapuã de. Como Vencer Eleições Usando Tv e Radio. São Paulo: LIVRARIA NOBEL AS, CHINEM, Rivaldo. Comunicação Empresarial - Teoria e o Dia-a-dia das Assessorias de Comunicação. Vinhedo-SP: Editora Horizonte, 2006.

8 . Marketing e Divulgação da Pequena Empresa - Como o Pequeno e o Microempresário Podem Chegar À Mídia. São Paulo: Senac, FIGUEIREDO, Rubens. Marketing Político e Persuasão Eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, KUNTZ, Ronald A. Marketing Político: Manual de Campanha Eleitoral. São Paulo: Global LAGFORD-WOOD, Naomi; SALTER, Brian. Como Organizar um Evento de Sucesso em uma semana. São Paulo: Planeta, MELO NETO, Francisco Paulo de. Criatividade em Eventos. São Paulo:Contexto, MUYLAERT, Roberto. Marketing Cultural e Comunicação Dirigida. São Paulo:Globo, NUNES, Márcia Vidal. Rádio e política: do microfone ao palanque: os radialistas políticos em Fortaleza ( ). São Paulo: Annablume, REGO, Francisco Gaudêncio T. Marketing Político e Governamental. São Paulo: Summus Editorial, Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. São Paulo, Summus Editorial, 1986

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Curso de Jornalismo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Área 1 Jornalismo Especializado (1 vaga) Graduação Exigida: Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo Titulação mínima exigida:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: COMUNICAÇÃO PUBLICIDADE E PROPOAGANDA 2. Código:HE580 3.Modalidade(s): x Licenciatura Bacharelado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2010/2 CÓDIGO: C.H. TOTAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 12035351 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA LINGUAGEM DO SOM E DA IMAGEM II (Áudio/Vídeo)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO UNIDADE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. DISCIPLINA 0831304 LINGUAGEM DO SOM E DA IMAGEM I (ÁUDIO/VÍDEO) CRÉDITOS

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, N. 14, DE 12 DE MARÇO DE 2012.

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, N. 14, DE 12 DE MARÇO DE 2012. RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, N. 14, DE 12 DE MARÇO DE 2012. O PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA, no uso da sua competência delegada por meio da Portaria

Leia mais

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO TEORIA E TÉCNICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS EMENTA: Origem das Relações Públicas e sua evolução histórica e conceitual. O mercado de trabalho. Abordagens técnicas do profissional

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL 2. Código: 12 3.Modalidade(s): Bacharelado X Licenciatura Profissional

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA I OBJETIVOS: DESCRIÇÃO DA EMENTA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA I OBJETIVOS: DESCRIÇÃO DA EMENTA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA I I. O Sistema Econômico II. A circulação no Sistema Econômico III. Relações com o Exterior IV. O Setor Público IV. A Unidade Produtora no Sistema Econômico V. O Sistema Monetário

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Redação e Expressão Oral VI ETAPA 6 Período CH 2 ANO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 090.3630.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL VI ETAPA 6ª CH 02 ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Jornalismo Audiovisual Núcleo Temático: Formação profissional Aplicação processual Prática laboratorial Código

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 090.3630.1 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Redação e Expressão Oral VI ETAPA 6ª Período

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 80 h/a PERÍODO: 5

CARGA HORÁRIA: 80 h/a PERÍODO: 5 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM TV CÓDIGO: COS 1049 A02 CARGA HORÁRIA: 80 h/a PERÍODO: 5 CURRÍCULO: 2015/1 DOCENTE: Me. Alvaro de Melo Filho 1. EMENTA Redação, produção

Leia mais

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A SUPERINTENDÊNCI A ACADÊMI CA SECRETARI A GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES COM P O NENT E C UR RI C U L AR CÓDIGO N O M E COM127

Leia mais

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 2004. REALIDADE SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA O movimento de 30. O estado Novo: autoritarismo e nacionalismo. O desenvolvimento do nacionalismo, o nacional-popular e o reformismo. Intensificação do capitalismo

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Pesquisa e planejamento. Conceituação. Concepção de produtos de moda voltada para o mercado de acessórios. 2 ATIVIDADES COMPLRES Fase: -x- Carga

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº. 67/2010 Altera a Resolução nº. 39/09 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida.

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida. 1ª Série 6NIC091 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Conceitos básicos de administração geral. Organizações e grupos formais e informais. Estrutura organizacional. Funções organizacionais da administração.

Leia mais

DANIELA DOMINGUES DE SOUSA

DANIELA DOMINGUES DE SOUSA DANIELA DOMINGUES DE SOUSA QNH Área Especial 03 Taguatinga Norte Bloco B Apt 1101 72130-603 Taguatinga DF (61) 3264-8096 (61) 9256-3343 daniela.domingues@yahoo.com.br 32 anos Brasileira Casada Disponibilidade

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Comunicação Social 2.

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Comunicação Social 2. Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Comunicação Social 2. Código: 12 3.Modalidade(s): Bacharelado X Licenciatura Profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO

Leia mais

A presente proposta tem alinhamento intencional com os prêmios de comunicação e marketing da Unimed do Brasil e Aberje.

A presente proposta tem alinhamento intencional com os prêmios de comunicação e marketing da Unimed do Brasil e Aberje. CASE DE MELHORES PRÁTICAS DO SISTEMA UNIMED PARANAENSE O objetivo dos Cases de Melhores Práticas do Sistema Unimed Paranaense é aproximar as Cooperativas do Estado através de exemplos de trabalhos realizados

Leia mais

Concurso Público Edital Nº14 - Prova Prática 16 e 17 de junho de 2012

Concurso Público Edital Nº14 - Prova Prática 16 e 17 de junho de 2012 EDITAL COMPLEMENTAR PROVA PRÁTICA Este Edital complementa o subitem 7.1 do edital PROREH Nº 014 de 12/03/2012 e estabelece uma nova retificação da retificação Nº 04, publicada em 08/05/2012. Concurso Público

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2013

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2013 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2013 ENSINO TÉCNICO Escola Técnica de Carapicuíba Código: 0144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Habilitação Profissional: Técnico em Comunicação

Leia mais

Introdução ao Web Design. Aspectos gerais para um bom web design

Introdução ao Web Design. Aspectos gerais para um bom web design Introdução ao Web Design Aspectos gerais para um bom web design Conteúdo programático Projeto Briefing Montando o layout Hierarquia da informação Acessibilidade Projeto Um projeto é um esforço temporário

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Design de Moda MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016.1 Sistema de Moda FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 30h Descrição

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

MASTER HORÁRIO CURSOS MATUTINO - 1º 2016

MASTER HORÁRIO CURSOS MATUTINO - 1º 2016 MASTER HORÁRIO CURSOS MATUTINO - 1º 2016 DIA HORÁRIO 1 SEMESTRE 1 SEMESTRE 1 SEMESTRE 1 SEMESTRE 1 SEMESTRE RTVI JORNALISMO PUBLICIDADE E PROPAGANDA RELAÇÕES PÚBLICAS FILO (LIC) Tecnologias de Produção

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE 2006. O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861,

Leia mais

Projeto de Inclusão Digital

Projeto de Inclusão Digital LINS INFORMÁTICA QUALIDADE E COMPETÊNCIA Attualize CURSOS & TREINAMENTOS PROFISSIONALIZANTES Projeto de Inclusão Digital Com o aumento da velocidade das comunicações e o avanço tecnológicos presente nos

Leia mais

Observe a continuidade das informações quando da quebra de página da listagem.

Observe a continuidade das informações quando da quebra de página da listagem. SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 ERRATA 01 Comunicado 06 Credenciamento para Prestação de Serviços de e RESULTADO FINAL ETAPA 2 HABILITAÇÃO PESSOA JURÍDICA, PROFISSIONAIS INDICADOS E PROFISSIONAIS

Leia mais

Conhecendo uma Agência de Publicidade¹

Conhecendo uma Agência de Publicidade¹ Conhecendo uma Agência de Publicidade¹ Anthony Andrade NOBRE² Edmilson da Silva GUSMÃO³ Marla Eglaea da Silva FREIRE 4 Rakel de Araripe Bastos CAMINHA 5 Rodolfo Carlos MARQUES 6 Claúdia Adriane SOUZA 7

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 1203736-2 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Proc. Criação Projeto IV ETAPA 7ª Período CH

Leia mais

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo. Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003245A - Publicidade e Propaganda Docente(s) Vinicius Martins Carrasco de Oliveria Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Frederico Silva Mesquita. Memorial Descritivo

Frederico Silva Mesquita. Memorial Descritivo Frederico Silva Mesquita Memorial Descritivo 1. Introdução Meu nome é Frederico Silva Mesquita, sou acadêmico na Faculdade de Tecnologia Senac (Goiânia) do curso Produção Multimídia. Esta é a apresentação

Leia mais

Escolha Certa! As profissões do século 21

Escolha Certa! As profissões do século 21 Produção Multimídia Esse profissional é responsável por garantir a qualidade de som e imagem das mídias eletrônica e digital; produzir material para rádio, cinema, TV e mídia digital; editar imagens e

Leia mais

Por que escolher a Life?

Por que escolher a Life? COACH SOLUTIONS Por que escolher a Life? Criatividade Por que escolher a Life? Com boas ideias, podemos fazer mais com menos. A criatividade envolve, chama a atenção e, claro, vende. Por que escolher a

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com

Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com Contrato Pedagógico Ementa Conhecimentos para o cotejo (comparação) da produção textual (verbal e nãoverbal) em peças multi/hipermídiaticas.

Leia mais

PUB025. 36 5 o PROGRAMA DE DISCIPLINA ANO LETIVO CURSO 2015.2. Comunicação Publicidade & Propaganda DISCIPLINA CÓDIGO

PUB025. 36 5 o PROGRAMA DE DISCIPLINA ANO LETIVO CURSO 2015.2. Comunicação Publicidade & Propaganda DISCIPLINA CÓDIGO Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno)

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Disciplina Ementa Pré- requisito C.H. Curso Assessoria de Comunicação Conhecimento geral, reflexão e prática

Leia mais

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Grade e Corpo Docente (Lei nº13.168, de 06/10/2015) Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Com. Social com Hab. em Publicidade

Leia mais

Vídeo institucional para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá: apoio e solidariedade 1

Vídeo institucional para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá: apoio e solidariedade 1 Vídeo institucional para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá: apoio e solidariedade 1 Welytton Cesar Cabral Mazzer HERRERA 2 Ailton Pereira BARBOSA 3 Gilson Moraes da COSTA 4 Antonio Carlos do AMARAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 JORNALISMO Disciplina: Audiojornalismo Professor(es): Lenize Villaça Cardoso Márcia Detoni Núcleo Temático: Processos e Produtos Jornalísticos

Leia mais

Avaliação de Conhecimentos Técnicos prova discursiva e/ou análise de caso(s) referente(s) à área/subárea de interesse na prestação de serviços.

Avaliação de Conhecimentos Técnicos prova discursiva e/ou análise de caso(s) referente(s) à área/subárea de interesse na prestação de serviços. SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01 Comunicado 06 CONVOCAÇÃO PARA 3ª ETAPA CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA AVALIAÇÃO DE S TÉCNICOS (Publicado em 20/12/2012) ATENÇÃO: Há uma listagem

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE PROFESSORES - ORIENTADORES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO Adriana S. Kurtz Mídia e cultura de massa Cinema

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54 Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Comunicação Social (Noturno) Ano/Semestre: 011/1 09/05/011 1:5 COM.0000.0.000- COM.0001.0.001-0 COM.0019.01.001-7 FIL.0051.00.00-3

Leia mais

CURSO : Empreendedorismo 40 Hrs aulas

CURSO : Empreendedorismo 40 Hrs aulas CURSO : Empreendedorismo 40 Hrs aulas Empreendedorismo o O que é empreendedorismo? o Síndrome do empregado o Os mandamentos do empreendedor de sucesso o E o que não é empreendedorismo? Traçando o perfil

Leia mais

Curriculum Vitae. Potira Souto Mtb:16030

Curriculum Vitae. Potira Souto Mtb:16030 Curriculum Vitae Jornalista, formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano (2011) e especializada em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Lei nº 11.769 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3434-7 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSO DE CRIAÇÃO PROJETO I ETAPA 4ª CH 02 ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL

EXAMES ÉPOCA ESPECIAL EAMES ÉPOCA ESPECIAL ANO LETIVO 2015/2016 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EAMES ÉPOCA ESPECIAL 2015/2016 LICENCIATURA // AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA NOTA // Só serão admitidos em eame os alunos inscritos.

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer com que os alunos saibam quais são e entendam a relação entre os players da Pesquisa de Marketing

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer com que os alunos saibam quais são e entendam a relação entre os players da Pesquisa de Marketing Unidade Universitária Centro de Comunicação e Letras Curso Publicidade e Propaganda Código Código 91 Eixo Disciplinar Introdução à Pesquisa de Marketing Ementa Estudo da empresa como uma "processadora"

Leia mais

EXAMES ÉPOCA NORMAL 2.º SEMESTRE ANO LETIVO 2015/2016 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO

EXAMES ÉPOCA NORMAL 2.º SEMESTRE ANO LETIVO 2015/2016 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EAMES ÉPOCA NORMAL 2.º SEMESTRE ANO LETIVO 2015/2016 LICENCIATURAS MESTRADOS PÓS-GRADUAÇÃO EAMES ÉPOCA NORMAL 2.º, 4.º e 6.º SEMESTRES 2015/2016 LICENCIATURA // AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA NOTA // Os alunos

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 14.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 14. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:31 Curso : COMUNICAÇÃO

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Flavia Garcia Guidotti 37219490

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Flavia Garcia Guidotti 37219490 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Parecer Criação= 486, de 29/06/1978 - Conselho de Ensino e Pesquisa Portaria criação= 387, de 21/08/1978 Documento Criação= 476 Curso reconhecido pela portaria/mec

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Central

Publicidade e Propaganda. Central 1º A 2016s1 Matutino 08:00 09:40 Sociologia Geral e da Criatividade Linguagem I Métodos e Técnicas de Pesquisa Multidisciplinar MIX I 10:00 11:40 Sociologia Geral e da Estratégica Integrada Linguagem I

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED

CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED DISCIPLINA: Comunicação Integrada CÓDIGO: COS 1034 CARGA HORÁRIA: 80 H/A, sendo 72h em sala de aula + 8h AED PERÍODO: 5º SEMESTRE: 2012/2 CURRÍCULO: 2010/1 DOCENTE: Ms. Marina Roriz EMENTA Conceito, relevância

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 23º SET Universitário O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre

Leia mais

Analista de Negócio Pleno

Analista de Negócio Pleno Analista de Negócio Pleno Formação: Nível Superior na área de informática ou áreas afins. Desejável Pós Graduação em Gestão de Projetos, Tecnologia de Informação ou Negócios. Atividades: Realizar atividades

Leia mais

Os interessados deverão enviar currículo pelo e-mail: rhpelotas@senacrs.com.br

Os interessados deverão enviar currículo pelo e-mail: rhpelotas@senacrs.com.br SISTEMA FECOMÉRCIO-RS SELECIONA: O Senac-RS Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul, está selecionando profissionais para desenvolver suas atividades

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Gestão e Marketing em Serviços de Beleza Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

Marketing Promocional 2011 3ª Onda

Marketing Promocional 2011 3ª Onda Marketing Promocional 2011 3ª Onda Junho/2011 1 1 2 3 4 5 6 7 8 Objetivos, Metodologia e Amostra Perfil dos Entrevistados A Contratação O Investimento A escolha da agência de marketing promocional Satisfação

Leia mais

Tecnologia em. Design Gráfico

Tecnologia em. Design Gráfico Tecnologia em Design Gráfico Tecnologia em Design Gráfico CARREIRA O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico oferece oportunidade para o trabalho profissional em diversas profissões relacionadas

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1 1 1 CRIATIVIDADE Fase: 1ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Conceitos de criatividade. Criação e moda. Linguagem, identidade e estilo. Processo criativo. Desenvolvimento da capacidade da análise e percepção

Leia mais

Vestibular ICEC 2014! 1

Vestibular ICEC 2014! 1 Vestibular ICEC 2014! 1 Franck H. Oliveira Durgo GOMES 2 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 3 Weslene de Sousa MOTA 4 Mateus Pereira da SILVA 5 Steffany Verônica de Sousa DIAS 6 Thiago Sérgio PEDROSO 7 Cláudio

Leia mais

01- Componente curricular: Desenvolvimento e Design de Websites (Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio);

01- Componente curricular: Desenvolvimento e Design de Websites (Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio); ETEC Parque da Juventude São Paulo PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 159/07/2015 de 27/10/2015. Processo n 6523/2015 AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

Pós Graduação em Marketing e Design Digital

Pós Graduação em Marketing e Design Digital Pós Graduação em Marketing e Design Digital Público - alvo Indicado para profissionais de Marketing, Comunicação e Design, bem como empreendedores de diferentes áreas que lidam, ou desejam lidar com Tecnologia

Leia mais

Introdução ao Design de Games

Introdução ao Design de Games Introdução ao Design de Games 1. Público-Alvo Qualquer pessoa com idade superior a 15 anos, profissional da área ou não, interessada em tomar contato e desenvolver os conhecimentos básicos para iniciar-se

Leia mais

DESIGN GRÁFICO EM PUBLICIDADE PROPAGANDA. Prof. Ms. Alexandre Augusto Giorgio alexandre.giorgio@usp.br

DESIGN GRÁFICO EM PUBLICIDADE PROPAGANDA. Prof. Ms. Alexandre Augusto Giorgio alexandre.giorgio@usp.br 2013 Prof. Ms. Alexandre Augusto Giorgio alexandre.giorgio@usp.br Este é o conteúdo geral. As aulas podem sofrer alterações segundo o andamento do curso. OBJETIVOS: Identificar e analisar as características

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Fotografia e Tratamento de Imagem Núcleo Temático: Aplicação processual Código da Disciplina: ENEX00474 Professor(es):

Leia mais

ATENÇÃO: Há uma listagem para Pessoa Jurídica, outra para Profissionais Indicados e outra para Profissionais Autônomos.

ATENÇÃO: Há uma listagem para Pessoa Jurídica, outra para Profissionais Indicados e outra para Profissionais Autônomos. SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 ERRATA 01 Comunicado 06 Credenciamento para Prestação de Serviços de e ETAPA 2 HABILITAÇÃO PESSOA JURÍDICA Publicado em 17/12/2012 ATENÇÃO: Há uma listagem para

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA... 4 02 HISTÓRIA DA ARTE... 4 03 COMUNICAÇÃO

Leia mais

TRAÇO AGÊNCIA EXPERIMENTAL AM420NIA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DA MARCA. Belo Horizonte 2008

TRAÇO AGÊNCIA EXPERIMENTAL AM420NIA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DA MARCA. Belo Horizonte 2008 i TRAÇO AGÊNCIA EXPERIMENTAL AM420NIA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DA MARCA Belo Horizonte 2008 ii Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH Departamento de Ciências da Comunicação DCC Graduação em Comunicação

Leia mais

Centro de Ação Voluntária Quem Faz o Bem Recebe o Bem 1

Centro de Ação Voluntária Quem Faz o Bem Recebe o Bem 1 Centro de Ação Voluntária Quem Faz o Bem Recebe o Bem 1 Alexandre Santos 2 Ana Carolina NOLLI 3 Andreza SOINEGG 4 Augusto de LAVIGNE 5 Bruna RODRIGUES 6 Bruno Rego Barros Almeida LEITE 7 Cláudia CAVALHEIRO

Leia mais

PLANILHA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR EDITAL 17/2012 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PNUD - BRA/10/006

PLANILHA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR EDITAL 17/2012 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PNUD - BRA/10/006 PLANILHA DE EDITAL 17/12 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PNUD - BRA//006 PROJETO BRA//006 Código 147/12 Consultor em análise de prestação de contas Experiência mínima de 4 (quatro) anos na

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 250112B - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina 0003853B - Filosofia Estética nas Artes Visuais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 250112B - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina 0003853B - Filosofia Estética nas Artes Visuais Curso 250112B - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003853B - Filosofia Estética nas Artes Visuais Docente(s) Olimpio Jose Pinheiro Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04.

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04. DESIGN GRÁFICO Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04. Implantação do Curso na UEL 24.02.97 Reconhecimento Decreto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN FAUeD EDITAL 97/2012 UFU

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN FAUeD EDITAL 97/2012 UFU PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA FAUeD EDITAL 97/2012 UFU ÁREA: Geometria Descritiva e Desenho Geométrico e Desenho Arquitetônico Programa e sistemática do

Leia mais

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO 1 GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO ESTRUTURA CURRICULAR O curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo será ofertado, preferencialmente, no turno matutino, terá a duração

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE EDITAL Nº 067/2011 CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE EDITAL Nº 067/2011 CAMPUS SAPUCAIA DO SUL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE EDITAL Nº 067/2011 CAMPUS SAPUCAIA DO SUL ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÁREA: 25 EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO

Leia mais

FACULDADE ITAPURANGA - FAI

FACULDADE ITAPURANGA - FAI FACULDADE ITAPURANGA - FAI Curso Sequencial de Segurança Publica e Privada Matriz Curricular OPERAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA E PRIVADA CRIMINALÍSTICA APLICADA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOÇÕES DE DIREITO E

Leia mais

PUBLICAÇÃO DIGITAL: CRIAÇÃO DE REVISTA PARA TABLETS E SMARTPHONES. Ingresso Janeiro 2016. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

PUBLICAÇÃO DIGITAL: CRIAÇÃO DE REVISTA PARA TABLETS E SMARTPHONES. Ingresso Janeiro 2016. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. PUBLICAÇÃO DIGITAL: CRIAÇÃO DE REVISTA PARA TABLETS E SMARTPHONES Ingresso Janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias DESIGN EDITORIAL O curso de férias em Publicação Digital

Leia mais

REGULAMENTO. 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul

REGULAMENTO. 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul REGULAMENTO 10ª NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul Atualização em Maio/2015 0 Sumário NOITE DE PRÊMIOS ESPM-Sul...2 1 ASPECTOS GERAIS...2 2 INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS...2 3 SELEÇÃO E PREMIAÇÃO...3 4 ATRIBUIÇÕES AOS

Leia mais

Por que Design? Perfil Profissional

Por que Design? Perfil Profissional Por que Design? Inicialmente, tenho identificação com a área de design gráfico, chegando a atuar por vários anos de maneira informal antes de ingressar nos estudos de graduação. Ainda durante os estudos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de Marketing.

Leia mais

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Carga Horária Semestral por Disciplina Disciplinas 1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre 5º semestre 6º semestre 7º semestre 8º semestre Total Obrigatórias Optativas Fundamentos

Leia mais

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani O presente teto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis

Leia mais

03 SETORES ENVOLVIDOS TODAS AS UNIDADES ESTRUTURAIS ORGANIZACIONAL DO MUNICÍPIO

03 SETORES ENVOLVIDOS TODAS AS UNIDADES ESTRUTURAIS ORGANIZACIONAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº SCS-02/2015 Data: 20/09/2015 Versão: Original 01 SISTEMA ADMINISTRATIVO SCS SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 02 ASSUNTO SCS-02 DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS 03 SETORES ENVOLVIDOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HORÁRIO DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA/ SEMESTRAL 1º SEMESTRE 2015

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HORÁRIO DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA/ SEMESTRAL 1º SEMESTRE 2015 Curso: JORNALISMO Período: 1º Período: Matutino Turma: M Horário de Aula Disciplina: Planejamento e Design Grafico Professor (a): Viviane Fushimi Horário de Aula Disciplina: História da Comunicação Professor

Leia mais

FEDERAL ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO

FEDERAL ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO CARGO/ESPECIALIDADE Art. 378. Ao Consultor Legislativo, Especialidade Assessoramento Legislativo. ÁREAS DE INTERESSE DO SENADO FEDERAL Agronomia;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico:

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais