Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37"

Transcrição

1 Manual do Usuário

2 Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37 Assistir Filmes. 54 Atenção 48 Atenção¹ 55 Atenção² 55 Avisos 32 B BackLight 09 C Calculadora 52 Calibração 12 Cancelar Trajeto 39 Como utilizar a função AVin 61 Como utilizar o FM Transmissor no seu Carro 60 Como utilizar o Pocket Excel? 49 Como utilizar o Pocket PDF? 51 Como utilizar o Pocket PowerPoint? 50 Como utilizar o Pocket Word? 48 Configurações 08 Configurando a Rota atraves do Campo Meu Trajeto 37 Conhecendo o menu principal 03 Conhecendo o Painel de controle 28 Conhecendo o seu GPS. 4 Conteúdo 44 Cores e temas 43 Criando Itinerario 26 Criando Rota 25 Criar PlayList de suas Músicas. 53 D Data e Hora 11 Definições de Trajeto 39, 41 Diarios de Rota 33 Dispositivo 34 F Ferramentas de sistema 55 Funções 08 G Galeria de Veiculos 3D 42 GPS 32 Gps Info 13 Gravando seus Programas Favoritos 23 I Idioma 10, 11 Idiomas e Unidades 31 igo igo Amigo 35 Imagem 17 Imagens 40

3 Informações do Sistema 14 J Jogos 15, 40, 54 L Livro 06 M Mais Mais opções 37 Menu 33 Menu principal 35 Modo 1 56 Modo 2 57 Mp3 Player 53 Mp4 Player 54 Músicas 04 N Navegação 30 Navegadores 25 Navegador GPS 04 O Opções 41 Origem de navegação 12 Ouvir Musicas. 53 Ozy Explorer 44 P Pacote Multimídia 52 Pacote Office View 48 Pacote Plus 24 Planejamento de Rota 29 Pocket Excel View&Edit 49 Pocket PDF View 51 Pocket Power Point View 50 Pocket Word View 48 Posição inicial 43 R Regional 43 Relogio & Alarme 52 Reset de Fabrica 13 S Simulando uma Rota 36 Simular Navegação 38 Sobre 34, 44 Som 31 Som e Aviso 42 T TMC 34 Transferindo arquivos para o GPS 59 Transmissor FM 10 Tv Digital 20 U Utilizando o Windows Ce 56 V Viagem 41

4 Video 18 Visual do Mapa 28 Volume 09 W Windows CE 14, 56

5 Conhecendo o seu GPS. O Navegador GPS X3 possui alem do acesso via touch screen (toque na tela), uma serie de conectores e botões. Abaixo, relacionaremos cada um desses botões e conectores. Importante, veja atentamente cada conector, o mau uso no encaixe de periféricos não compatíveis comprometerá o funcionamento do mesmo. Confira abaixo cada um dos botões e conectores: Fone de Ouvido Entrada Cartão SD Entrada AVin Entrada Mini USB Reset Fone de Ouvido Entrada tipo P2 utilizada para a conexão do fone de ouvido, pode ser utilizada também para conectar o GPs ao som do carro atraves de um cabo P2 > RCA. Entrada Cartão Micro SD Entrada para a conexão de memoria tipo Micro SD. Compativel com ate 8Gb de memoria para armazenamento de arquivos de qualquer formato. Entrada Avin Entrada para a conexão de Cabo de audio e Video, possibilitando conectar o aparelho a outros dispositivos como DVD Players, Cameras de Ré e Video Games. Para intruções sobre esta função consulte o tópico Com usar a função AVin.

6 Entrada Mini USB Entrada principal do aparelho, é através da entrada mini USB que o apasrelho conectará ao computador para transferencia de dados atraves do Cabo USB ( conferir topico acessórios). Esta entrada tambem é utilizada para o carregamento de bateria atraves do carregador veicular. Reset Botão utilizado em casos extremos. Pelo fato de o aparelho utilizar uma serie de aplicativos sobre uma plataforma Windows, é possivel que ocorra algum tipo de travamento caso o software não consiga finalizar algum aplicativo corretamente. Para utilizar esta função, é necessário que seja pressionado com a caneta tipo Stylus. Conhecendo o menu principal O GPs X3 oferece um menu principal simples e facil de manusea-lo, compativel com sua função Touch Screen, possibilitando um acesso facil e rapido. Com seus botões grandes e de facil acesso, você poderá utilizar cada função com simples toques na tela. Conheça abaixo cada uma das funções do seu aparelho:

7 Navegador GPS Esta é a principal função do seu aparelho, é atraves deste botão que o usuário acessará o menu do pacote plus, onde contem seus navegadores e os aplicativos do pacote plus. Caso não apareça o pacote plus quando pressionado este botão favor verificar topico Soluções de problemas. Músicas Este menu permite que você acesse sua lista de musicas, aproveitando ao maximo seu aparelho mesmo em momentos de descontração. Confira abaixo o passo a passo como ouvir suas musicas: Passo 1 Clique na opção MÚSICAS no menu principal.

8 Passo 2 Localize a musica que deseja ouvir. Cada musica sera apresentada na tela conforme a imagem abaixo. Passo 3 Sua música começara a tocar no menu. O menu oferece algumas opções interessantes como, minimizar o player para que o usuário utilize os navegadores sem que tenha que deixar de ouvir musicas. Montar playlist, avanço e retrocesso de musica, controle de volume, modo Shufle e Repeat.

9 Livro A função livro, permite que o usuario leia arquivos em formato TXT diretamente na tela do Gps. Com uma tela LCD de grande qualidade, o ato de ler torna-se leve e prático. Tenha uma biblioteca de titulos dentro do seu aparelho. Confira abaixo como abrir seus arquivos de texto: Passo 1 No menu principal, localize e clique na opção LIVRO.

10 Passo 2 Localize o caminho onde encontra-se o arquivo de texto. Clique no arquivo para a abertura do documento. Passo 3 Utilize os menus para navegar pelo texto apresentado.

11 Configurações O menu de configurações é o painel de controle de todas as funções do seu aparelho, lembre-se, as modificações realizadas neste menu resultarão em modificações no seu aparelho. Portanto, somente realize qualquer alteração se tiver certeza do procedimento que está realizando. Em caso de duvidas entre em contato com a equipe tecnica do seu aparelho. Funções O menu de configurações possui uma infinidade de opções, cada qual, com uma finaliade específica. Abaixo, veja qual a finalidade de cada função.

12 BackLight Configure a intensidade de brilho da sua tela. Quanto maior o brilho, maior será o consumo de bateria no seu GPS. Para uma maior durabilidade da bateria, configure a opção Desligamento Automático Volume Configure o volume de som do seu GPs. Ative ou desative o som de clique ao tocar a tela. (Recomendamos que deixe esta função habilitada).

13 Transmissor FM O transmissor FM enviará todo o som do seu GPS Para o Som do seu veiculo através da tecnologia SEM FIO. Ao ativar esta opção o seu GPs não emitira nenhum som, pois toda a transmissão é transferida para o som do seu carro. Para a configuração da função FM Transmissor consulte o topico Como utilizar a função FM Transmissor em seu carro. Idioma Caso seu aparelho apresente um idioma diferente do Portugues Brasileiro, entre no menu de configurações e escolha a 5 opção (Portugues BR). Por padrão de fábrica o aparelho ja é enviado aos clientes com o idioma configurado corretamente.

14 Idioma Caso seu aparelho apresente um idioma diferente do Portugues Brasileiro, entre no menu de configurações e escolha a 5 opção (Portugues BR). Por padrão de fábrica o aparelho ja é enviado aos clientes com o idioma configurado corretamente. Data e Hora Esta opção permite a configuração de data e hora do seu GPs. Importante, em alguns casos o horario do satelite pode influenciar no horario do aparelho. O aparelho tambem permite que seja configurado o fuso horario conforme a localidade onde o usuario utilizará seu GPS.

15 Calibração A calibração de tela, funciona como um indicador de referencia para o aparelho, ao acessar esta função, o usuario do GPS deverá indicar os principais pontos do aparelho, estes pontos são: Central, Extremidade superior esquerda, Extremidade inferior esquerda, extremidade superior direita e Extremidade inferior direita. Caso o usuario não pressione adequadamente cada ponto, a calibração voltara ao primeiro passo ate que o usuario pressione corretamente cada ponto. A calibração deve ser realizada pressionando a caneta tipo stylus que acompanha o aparelho. Origem de navegação Este campo, determina ao gps qual será a inicialização que o botão NAVEGADOR ira buscar para o funcionamento adequado. Todos os aparelhos já são enviados com o caminho correto. Alterar este campo compromente a inicialização do botão de navegação. É de total responsabilidade do usuario a alteração do menu.

16 Reset de Fabrica O reset de fabrica tem como objetivo, restaurar as configurações de fabrica. É de extrema importancia que o usuario não realize tal procedimento sem o aval e acompanhamento de um tecnico. Pois, após o reset, será necessario realizar todas as configurações estabelecidas pela empresa para o funcionamento adequado. Realizar o reset de fabrica fora dos padrões citados acima, será de total responsabilidade do usuario. Gps Info A função GPS Info exibe a atual qualidade do sinal de GPS. Alem da potencia do sinal, o GPS Info também informa Latitude, Longitude, Altura, Velocidade e UTC. A opção de Reset eliminara todo o historico de satélites ja registrado pelo aparelho. Utilize o RESET somente com o aval e acompanhamento do suporte tecnico.

17 Informações do Sistema Este campo, informa a versão do software utilizado. Este campo serve como orientação do tecnico em casos de suporte técnico. Windows CE O Botão Wince permite a abertura do sistema operacional do aparelho, desta forma, o usuário poderá instalar novos aplicativos, visualizar documentos como se estivesse a frente de um computador. Você so podera retornar ao menu principal encerrando o Windows Ce, desligando o aparelho. Para maiores informações sobre o Windows Ce consulte o topico Utilizando o Windows CE.

18 Jogos O Gps oferece uma serie de jogos para seus momentos de diversão. São jogos para toda a familia, cada um com uma caracteristica diferente.

19 Os aplicativos servem para auxiliar o usuarios em momentos especificos, são duas ferramentas que auxiliam o usuario durante o dia a dia. Calculadora e conversor de unidades.

20 Imagem O navegador GPS permite que seja visualizado imagens. Ideal para guardar fotos de familia ou eventos. Veja abaixo como visualizar suas imagens: Passo 1 Acesse a opção Imagens e localize o arquivo de imagem

21 Passo 2 Assim que a imagem é exibida, o programa oferece varias opções como zoom, rotação, full screen. Video A função Video permite que o usuario assista filmes, shows, seriados como se estivesse utilizando um DVDplayer. Com toda a comodidade e praticidade que o GPS oferece. Confira a seguir os procedimentos de visualização dos videos em seu GPS.

22 Passo 1 Ao abrir o player. localize o video que deseja assistir. O icone do video será exibido conforme figura abaixo. Passo 2 Apos selecionar o arquivo de video, o programa redirecionará ao player principal. Nele, várias opções estão disponiveis como Volume e controle de Brilho. Para deixar em FullScreen clique na tela durante a reprodução do Video.

23 Tv Digital A opção de Tv digital, possibilita acessar a programação de sua Tv. assistindo um conteúdo com imagem e som digital. Para acessar o conteudo de Tv Digital, clique no icone Tv do seu GPS. Como cada localidade possui uma quantidade de canais, é necessario que realize uma pesquisa de canais, para que o aparelho detecte os canais disponiveis na cidade correspondente a que o usuario reside. Para realizar a pesquisa, siga o caminho abaixo. Passo 1 Ao abrir a função TV, o sistema informara que é proibido utilizar a tv enquanto dirige ou enquanto faz algo onde a função Tv não é adequada, enquanto trabalha por exemplo. Caso esteja de acordo com o informativo clique em Continue.

24 Passo 2 Apos abrir o visualizador do Tv, será necessario que pesquise os canais disponíveis em sua regiao. Para isso, clique no icone em forma de ferramenta, no canto superior esquerdo da tela. Passo 3 Agora, veirifique se o país esta Brasil e clique em Scan. Aguarde que o sistema fará uma varredura para localizar os canais disponiveis. Atenção, não esqueça de erguer a antena do aparelho, caso contrario ele não encontrará nenhum canal.

25 Passo 4 Assim que o sistema terminar a pesquisa e informar os canais localizados. Clique em Apply para confirmar. Caso não localize nenhum canal, repita o procedimento, dependendo do local onde o usuario se encontra, havera uma facilidade ou dificuldade na localização dos canais disponíveis. Passo 5 Assim que a pesquisa é concluída, seu GPS começara a transmitir o sinal de Tv digital na tela. O menu oferece uma grande variedade de opções, como controle de volume, troca de canal, gravação de imagem (print screen) e gravação de video.

26 Gravando seus Programas Favoritos O primeiro passo para a gravação dos seus programas é informar ao GPS qual o local onde você deseja salvar seus arquivos. Para isto clique no botão em forma de PASTA, localizado no canto esquerdo inferior. Em seguida, clique no botão com simbolo de CIRCULO localizado no canto superior direito. Para finalizar a gravação, pressione novamente o botão em forma de CIRCULO. Importante: O aparelho gravara a programação enquanto existir espaço em disco suficiente para armazenar o arquivo.

27 Pacote Plus O pacote plus transforma o GPS em um computador de mão, aumentando e muito a interatividade entre o usuario e o GPs. O conjunto é composto de 3 Navegadores (igo 8.3.4, igo Amigo e OziExplorer). Alem dos Navegadores, o pacote plus oferece os seguintes aplicativos: Pacote Office com 1. Pocket Word 2. Pocket Excel Edit 3. Pocket Power Point 4. Pocket PDF Ferramentas Multimidias 1. Calculadora 2. Relogio Alarme 3. Mp4 Player 4. Mp3 Player Jogos 1. Tetris 2. Uno 3. Snake (Trial) 4. Jewel (Trial) Ferramentas de Sistema 1. PNA Editor 2. Total Commander 3. Editor de Registro 4. TaskMan ( Gerenciador de Dispositivos) Alem disso, o pacote plus habilita o windows Ce, ideal para a instalação de novos aplicativos, acesso a internert e tudo mais como se estivesse na frente do seu computador.

28 Navegadores O GPs X3 ofere aos usuarios três navegadores, o igo 8.3.4, igo Amigo e o Ozy Explorer, desta forma, engloba todas as funcionalidades que um navegador pode oferecer. Com o igo e o igo Amigo, o usuario terá auxilio completo em Cidades e estradas. Já com o Ozy, o motorista podera utilizar seu gps em Formato OFF Road, Cartas Nauticas e Aéreas. Confira abaixo cada navegador: igo O software igo é o principal navegador em formato City Navigator do mercado. Abrangendo 5556 localidades, o software oferece muito mais que apenas uma indicação de rota. Com ele você tera acesso a simuladores de rota, otimizador de itinerarios, visualização em 2D e 3D, orientação em Português Brasileiro. Segue abaixo as principais funcionalidades do aparelho: Criando Rota A criação de rota é a função mais basica do aparelho. Através desta função o igo ira gerar um caminho do ponto inicial ao ponto de destino. Como fazer: 1. No menu Principal clique em procurar. 2. Escolha Procurar Endereço. 3. Verifique se a Cidade está correta, caso contrario clique no campo e digite a cidade desejada. 4. Agora clique no campo Digite o nome da rua e digite o endereço desejado.

29 5. O igo filtrará a lista de endereços compatíveis, clique na rua desejada. 6. Digite o numero da localidade desejada e clique em concluido. 7. Com o endereço definido, clique no botão Definir como Destino para que o igo trace a rota desejada. 8. Pronto, agora siga as orientações do navegador para seguir ate o destino desejado. Criando Itinerario A criação de itinerario é ideal em qua o usuario tenha que ir para varios destinos, neste caso, o igo alem de criar os trajetos, ele tambem otimiza, economizando tempo e combustivel. Veja abaixo como realizar esta função. 1. No menu Principal clique em procurar. 2. Escolha Procurar Endereço.

30 3. Verifique se a Cidade está correta, caso contrario clique no campo e digite a cidade desejada. 4. Agora clique no campo Digite o nome da rua e digite o endereço desejado. 7. Com o endereço definido, clique no botão Definir como Destino. 8. Apos clicar em definir como destino, clique no botão MENU localizado no canto direito da tela. 9. Digite um novo Endereço, porem ao inves de clicar em Definir como destino, clique em Inserir Etapa. Repita o procedimento ate inserir todos os endereços 10. Assim que inserir todos os endereços o igo exibirá a lista de endereços para que organize as etapas. Se preferir clique em Otimizar que o igo gerará o melhor trajeto.

31 Conhecendo o Painel de controle O painel de controle possibilita ao usuário varios ajustes, permitindo assim, personalizar seu igo. Entretanto, é expressantemente recomendavel que o usuário tenha conhecimento nas alterações realizadas. Abaixo citamos cada um dos comandos para uma melhor concepção de cada função: Visual do Mapa Opções 3D - Permite configurar o modo de visualização de objetos 3D dentro do mapa. O campo permite a configuração de: 1. Exibição de Marcos (monumentos e obras) 2. Viadutos 3. Tipo de visibilidade dos edificios (Desligado, Distante, Média e Perto) 4. Detalhe da visualização do terreno (Desligado, Alto, Media e Baixo) Perfil de Cores - Possibilita escolher os formatos de cores utilizado na exibição do mapa, tanto em modo diurno quanto noturno. Terreno 2D - Modo clássico de observação do mapa. Pelo fato de o aparelho ja exibir os mapas em 3D, alguns usuários preferem o modo 2D. Streets Names during Navigation - Permite que o narrador fale os nomes das ruas durante a orientação do trajeto, porem esta função esta habilitada somente no igo Amigo. Informações de Faixa - Exibe nomes de ruas e os POIs existentes de acordo com o zoom e o nivel de inclinação da tela.

32 Tela principal das definições de mapas. Nela você encontra as principais configurações no modo de visualização do mapa durante o trajeto. Propriedades das configurações 3D onde é possivel configurar a exibição do conteudo 3D no mapa como Marcos, exibição de edificios e viadutos. O perfil de cores permite configurar as opções de visualização do mapa no modo diurno e noturno. Planejamento de Rota Veiculo - Escolha o tipo de meio de transporte que o gps sera utilizado, lembrando que por padrão e recomendação o modo CARRO é o mais indicado. A modificação para outro modo pode influenciar no tipo de trajeto que o GPS criará. Tipos de estradas a incluir - Esta opção define os tipos de estradas que o GPS pode considerar válida ou não, as opções de estradas são 1. Estradas não pavimentadas 2. Auto-Estradas 3. Balsa 4. Planejamento de Fronteira 5. Autorização Necessaria 6. Estradas com pedagio 7. Pedagio Metodo de calculo de rota - Esta opção é uma das mais importantes no software igo, isto porque é esta opção que definira a preferencia do tipo de caminho que o gps for gerar. Confira abaixo cada uma das opções 1. Curto - Criará o menor caminho possível, independente do caminho percorrido. 2. Rapido - Criará o metodo mais rapido de acesso ao destino, dando preferencia para Auto estradas e vias Rapidas. 3. Facil - Indica um caminho acessivel, gerando um misto de caminho rapido e curto priorizando o acesso mais facil ate o destino. 4. Economico - Priozara o menor consumo possivel de combustivel.

33 A configuração de opção de rota é importantissima para gerar o melhor trajeto ate o ponto de destino. Dica: Caso esteja com um trajeto realizado e sinte dificuldade de acessar a configuração, utilize o caminho: Menu > Rota > Informações da Rota > Opções. Desta forma você sabera em tempo real a diferença que cada trajeto. Navegação Manter posição na estrada - Esta funcionalidade permite aos motoristas sempre corrigir erros de posição do GPS, comparando a posição do veículo com a rede rodoviária. Manter posição na estrada - esta opção permite que o GPS Corrija o caminho caro o motorista erre o trajeto. O GPs pode determinar um novo caminho ou simplismente solicitar um retorno para o trajeto correto. Restaurar função Bloquear na posição - Caso o motorista acidentalmente mova o mapa da tela, esta posição reestrutura para o campo de visão correto apos o tempo determinado. Por padrão o tempo para o mapa restaurar é de 30 Segundos. Visão panoramica Automatica - Esta opção colocara a visão em formato panoramico automaticamente em locais onde o proximo comando é distante, por exemplo, quando o motorista esta em uma rodovia e o intervalo de comando é distante um do outro. O ajuste de Navegação permite ao motorista ajustar o melhor metodo de posicionamento do GPs durante um trajeto. Com opções voltadas para a correção de rotas, visualização panoramica para grandes trajetos e posicionamento do veículo na estrada.

34 Som As configurações de som permite que o motorista configure cada som independente, desta forma, cada som pode ter uma intensidade maior de volume em comparação com outros sons Volume Mestre - Define o som geral do aparelho como bips de indicação anterior ao comando de voz e bips. Volume de Voz do Narrador - Ajusta o volume da voz do narrador, lembrando que a retirada do som não permitira que a orientação via voz. Som de tecla - Referente ao som emitido quando ocorre o toque na tela. recomendamos o som principalemente pelo fato que o som confirma o toque na tela. Volume dinamico - Esta opção controla o volume de acordo com a velocidade do veículo. Quanto maior a velocidade, maior será o volume emitido pelo GPS. As configurações de som permite configurar cada tipo de som de acordo com sua função. Possibilitando ao motorista configurar qual o nivel de volume de acordo com cada tipo de orientação. Dica: A voz do narrador é sempre mais utilizada em trajetos realizados dentro de uma cidade, desta forma em viajens a voz do narrador não sera tao necessaria podendo assim ser reduzida. Idiomas e Unidades Idioma do Programa - é o idioma utilzado em todos os menus, por padrão de fabrica o idioma é o Português (Br) Idioma de Voz - Permite a escolha da voz do narrador que orienta o motorista durante o trajeto, as opções são Ana Maria, Gabriela e Fabio. Unidades - Permite configurar entre a Kilometros/Metros ou Milhas/Pés. Por padrão de fabrica o aparelho ja vem configurado com a primeira opção. Definir formato de data e hora - Permite configurar a data e hora do seu GPS. Entretanto, na maioria dos casos o igo buscará sempre o horario do satélite. Opções de Hora e Fuso Horário - Permite escolher em uma lista o fuso Horario determinante em cada localidade. As configurações de Horario são importantes porque orienta o igo para a transição nos formatos de modo Diurno e Noturno. Dica: Deixando em formato Autocorreção o igo seguirá o horario estabelecido pelo Satelite, oque pode gerar uma diferença de horario em algumas localidades.

35 Avisos Aviso de Velocidade excedente - esta opção determina se o narrador informará ou não o excesso de velocidade do motorista em uma determinda rodovia. Aviso no modo pedestre - Caso esteja utilizando o aparelho numa caminha e passe a dirigir um veiculo, o igo automaticamente mudar para o modo CARRO, evitando trajetos na contramão. Modo Seguro - Esta função bloqueia a tela, impedindo que o motorista dirija e manuseie o aparelho ao mesmo tempo. Aviso de Radar de velocidade - Informa atraves de um bip sonoro os radares pre cadastrados em seu banco de dados. O aviso pode ser feito quando o veiculo se aproxima ou simples. Importante, esta opção só fica ativa quando há o sinal de GPS no aparelho. As configurações de Avisos é importantissima para quem deseja evitar excesso de velocidade em rodovias. Lembrando que a consciência do motorista em dirigir de acordo com a velocidade permitida é fundamental para a segurança do motorista. GPS Status - É o campo que informa a real situação entre o GPS e o Software igo, se o gps nao detecta a porta, por uma configuração errada na maioria dos casos. GPS Ativado - É a ligação entre o software igo e o GPS, so desmarque esta opção caso o receptor não esteja identificado no status Porta - É a porta de comunicação do GPS reconhecido pelo software igo. Velocidade bauds - É a taxa de transferencia de dados a partir de uma frequencia pré estabelecida entre o gps e o igo. Auto Detectar - É o botão de comando pra detectar a porta correta entre o GPs e o software igo. Caso o status esteja Não foi possivel localizar o receptor GPS faça o seguinte, desmarque GPS ATIVADO e clique em auto detectar, aguarde que o igo Localizara a porta correta do seu GPS. Assim que o igo localizar clique em OK.

36 Menu Animação - Efeito gerado nos botões de acesso e janelas, consome um pouco do recurso do sistema, porem causa um efeito visual mais agradável. Plano de fundo - Permite personalizar seu aparelho, são diversos papeis de parede com cores e temas variados. Skin - Alguns programadores alteram a estrutura do software igo, alterando seu visual e ate mesmo colocando novas funções, porem, como não é programado pela equipe igo a alteração pode apresentar travamentos no aprelho. A configuração de menu não efetua nenhuma modificação radical no aparelho, Porem, oferece ao usuario alguns itens de personalização como plano de fundo. Diarios de Rota Intervalo de atualização - Determina de quanto em quanto tempo o aparelho registrara as coordenadas no registro de rotas, quanto menor o intervalo mais preciso sera a gravação, porem consumira um maior espaço de gravação. Ativar Gravação Automatica - Ao marcar a opção, o GPs começara a registrar o caminho assim que detectar o sinal de GPS. Apenas deve-se tomar cuidado com o espaço em disco. Tamanho maximo de registro de rotas - Defina um tamanho maximo de espaço para a gravação do registro de rota. Por padrão de fabrica o tamnho é 1MB. Criar registro NMEA/Sirf - Esta opção converte o formato KLZ/KML para NMEA/SIrf. O registro de Rota pode se tornar muito interessante em casos de monitoramento de trajeto para empresas de transporte, taxistas ou usuarios que queiram conferir um trajeto realizado numa viagem. O registro pode ser visualizado em seu computador atraves do software google Maps disponivel no link Ao transferir seus registros para o computador, abra o Google Earth e clique em ABRIR, localize o arquivo desejado e pronto. seu registro ja estará na tela do seu computador. No exemplo ao lado o registro esta representado pela linha azul.

37 TMC O TMC é um serviço de orientação para GPS. Este serviço informa o GPS os melhores caminhos a serem percorridos, evitando congestionamento ou vias interditadas por acidentes. Este serviço é pago e muito escasso no Brasil, somente a cidade de São Paulo possui o serviço. Pela pouca abrangência do serviço, a Linha de GPS X3 não presta este tipo de serviço. Dispositivo A principal finalidade desta opção é o gerenciamento de energia, quanto maior a intensidade de luz ativada no GPS, maior sera o consumo de energia da bateria. O Menu oferece dois formatos, Sempre ligada, que como o nome ja diz, mantem a luz sempre ligada, porem consome mais rapido a bateria do aparelho e o Gerenciamento Inteligente, onde a energia é reduzida conforme o tipo de utilização do aparelho. O Gerenciamento de energia permite configurar o consumo da bateria de acordo com o consumo do aparelho, quanto mais luz utilizada, maior sera o consumo da bateria. Esta configuração é valida somente durante a utilização do igo, para gerenciar fora do programa, confira pag. 9 (Topico BackLight). Sobre Este campo informa a versão do software igo e do Mapa inserido ao navegador. Alem disso, o usuario pode verificar as empresas responsáveis pela construção do software. O GPS X3 possui a base igo criado em 13 de Agosto de 2009 com o mapa Brasil 9.1. Estes são as bases mais atuais da linha igo disponibilizada para o País;

38 igo Amigo O Software de Navegação igo Amigo surgiu da ideia de renovação do igo 8. Porém, a o invés de substitui-lo, o mercado passou a utilizar os dois softwares paralelamente. As principais caracteristicas do igo Amigo é seu visual exuto, com botões grandes de facil acesso, e menus rapidos para todos os comandos. Alem disso, o aparelho ainda oferece novos recursos como orientação de Voz com indicação aos nomes das ruas, sistema comparativo de rotas com calclulo em tempo real e aplicativos dentro do software como conversor de unidades, calculadora e jogos. Confira abaixo todas as funcionalidades do Navegador. Menu principal Ao contrario da versão anterior, o igo Amigo oferece apenas 4 opções em seu menu principal. São Elas: Mapa - Representado pela janela com visão em tempo real do mapa, esta opção é utilizada somente em casos de acompanhamento sem descrição de rota. Sua principal caracteristica é a indicação do sinal atraves do processo de colorização.o mapa Preto/Branco representa a falta de sinal no aparelho, assim o sinal de GPS é detectado automaticamente o mapa passa a ficar Colorido. Destino - É o comando mais importante do menu, é ele que abre o processo de indicação de rota. Meu trajeto - Este campo configura as alternativas de trajeto que o igo Amigo sugere. Alem das sugestões o usuario tambem pode excluir um caminho e simular uma rota. Mais - Este campo abrange as configurações do igo Amigo e o pacote de aplicativos que acompanha o software.

39 Simulando uma Rota Veja abaixo como criar uma rota de forma simples e em poucos passos. 1. No menu principal clique em Destino Clique na opção Encontrar Endereço. Dica: Todos os endereços que forem digitados ficam registrados no campo Mostrar Tudo Facilitando assim futuras consultas. 3. Verifique se a cidade esta correta, para corrigir basta clicar no campo correspondente. Apos determinar a cidade clique em Nome da Rua Observe que ao digitar o nome da Rua, o igo Amigo oferece uma pre sugestão no topo da tela. Se a sugestão for correta, clique no campo, caso contrario, termine o endereço e aguarde a lista de endereços Assim que o endereço é diitado, o igo Amigo gera uma lista de endereços correspondente ao digitado. Para escolher a rua basta clicar sobre o nome da mesma Aguarde o sistema carregar o trajeto, nesta tela você ja confere os tipos de estradas que estão incluídas para o trajeto caso necessário.

40 7. Para finalizar clique em Ir. Agora realize todas as orientações que o GPS for instrundo atraves do comando de Voz. Configurando a Rota atraves do Campo Meu Trajeto Após configurar um destino, você também pode configurar sua rota através do campo Meu trajeto. Confira abaixo cada um dos campos. Mais opções Este Campo permite que o motorista salve o destino em seus Favoritos, simule uma rota, escolha o melhor trajeto ou exclua a rota definida. Confira abaixo cada um dos campos: Alternativas de Trajeto Atraves de um eficiente menu, o motorista pode conferir quatro modos de acesso ao destino (Rapido, Curto, Economico e Fácil). tudo demonstrado de forma muito pratica, possibilitando ao motorista comparar cada sugestão de trajeto, facilitando assim a escolha pelo melhor caminho a ser percorrido. O Campo Alternativas de Trajeto foi uma das funções que mais evoluiram. Neste novo formato é possivel conferir o caminho pelo mapa alem de possibilitar ao usuario comparar cada opção e conferir qual o melhor caminho a percorrer.

41 Simular Navegação Uma grande alternativa para conhecer melhor o caminho que será percorrido é simular a navegação antes de realizar o trajeto. importante, este modo não deve ser realizado enquanto o motorista dirige, pois a simulação trabalha off line, ou seja sem necessidade de detecção de sinal para o seu aparelho. A simulação facilita trajetos ineditos para o motorista, e pode ser controlada atraves de um menu player com avanço e retrocesso de etapas, pause e play. Para interromper a navegação clique em PARAR. Adicionar Destino aos Favoritos Salvar o destino nos favoritos facilita ao motorista para futuras rotas em um mesmo destino. Ao contrario do Historico de Endereços que com o passar do tempo substitui a lista de endereços recentes, o Favoritos armazena os endereços ate que o motorista resolva excluí-lo. Todos os favoritos devem ser salvos com um nome proprio. Dica: Sempre coloque nomes referentes aos endereços como Casa, Trabalho. Desta forma facilitará ate mesmo a busca no campo favoritos. Para selecionar um Favorito siga em Destino > Favoritos.

42 Definições de Trajeto Este campo permite que o motorista configure o modo de trajeto e o tipo de planejamento de via que podem ser incluidas para as rotas. confira abaixo cada um dos campos: Veículo: Cada tipo de veiculo muda radicalmente o metodo de trajeto para cada um deles, por exemplo, o modo pedestre realizara trajetos sem importar se a via esta na contra mão, item indispensável no modo Carro. Metodo de planejamento do Trajeto: identico ao campo Alternativa de Trajeto, porem demonstra somente os campos, sem comparativos. Tipos de Estradas - Permite adicionar ou remover formatos de trajetos como Estradas não pavimentada (estradas de chão ou Rural). Este campo resume todas as opções que o motorista pode ter para configurar o caminho que será percorrido. Dica: Caso tenha que visitar uma localidade de zona rural, adicione o Estradas não Pavimentadas somente quando terminar a malha rodoviária. Cancelar Trajeto O cancelamento de Trajeto exclui o caminho pre configurado pelo motorista. Esta funçã é recomendada somente quando o usuario cria um caminho errado ou desiste de percorrer o trajeto. O cancelamento de Trajeto exclui todo o trajeto que foi elaborado pelo usuário.

43 Mais... O campo Mais foi criado para agregar as configurações do software igo Amigo com as ferramentas secundarias, aquelas que não influenciam na navegação mas que complementam o software. Confira abaixo cada uma das funções deste menu: Criado para ser um canal multimida, o campo Mais oferece ferramentas complementares, cada uma para uma determinada finalidade. Jogos Criado com a ideia de divertir o usuario em um momento de lazer, o campo jogos agreda uma serie de games, como Jewel, Snake, Sudoku. Alem dos jogos é possivel assistir Videos e ouvir musicas atraves do Media Player CorePlayer. Com uma qualidade incrível de imagem e diversão. A PDAMill é a empresa que melhor desenvolve jogos para aparelhos moveis. Visite o site e conheça toda a linha de jogos. Imagens O igo Amigo possibilita visualizar todas as imagens contidas no seu GPS. Este processo ocorre através de um Scan inicial, que busca todas as imagens, sem que o usuario tenha a necessidade de criar uma pasta específica para armazenas suas fotos. Alem de exibir as imagens em tela cheia, ele ainda demonstra o conteudo em slides. O menu de imagens busca todas as imagens do seu GPS, nele voce pode determinar o intervalo de exibição de uma imagem para outra, se havera efeitos durante a transição e ate mesmo carregar as imagens em qualidade superior. Todas estas opções estão disponíveis através do botão Opções.

44 Viagem O menu de Viagens reune várias ferramentas de auxilio para quem viaja para outros países. Confira abaixo cada função: Conversor de Unidades: Permite converter Comprimento, Temperatura, Velocidade, Economia de Combustível, Alimentação entre outros. Roupa: Tenha uma tabela informando todas as medidas de vestimentas separadas por localidades. Numero de Telefones internacionais: Tenha uma lista com os principais DDDs e numeros de emergência em 236 países. Calculadora: Utilize a calculadora diretamente pelo igo Amigo. O menu de Viagem auxilia principalmente turistas que precisam converter unidades, conferir numeração de roupas em diferentes paises. Opções Todas as configurações do igo Amigo estão centralizadas neste campo. Importante, o aparelho já é pre configurado com as ferramentas necessarias para o melhor funcionamento do software. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe tecnica e receba todas as orientações necessárias. O campo Opções é dividido em: Definições de Trajeto Este campo permite que o motorista configure o modo de trajeto e o tipo de planejamento de via que podem ser incluidas para as rotas. confira abaixo cada um dos campos: Veículo: Cada tipo de veiculo muda radicalmente o metodo de trajeto para cada um deles, por exemplo, o modo pedestre realizara trajetos sem importar se a via esta na contra mão, item indispensável no modo Carro. Metodo de planejamento do Trajeto: identico ao campo Alternativa de Trajeto, porem demonstra somente os campos, sem comparativos. Tipos de Estradas - Permite adicionar ou remover formatos de trajetos como Estradas não pavimentada (estradas de chão ou Rural). Este campo resume todas as opções que o motorista pode ter para configurar o caminho que será percorrido. Dica: Caso tenha que visitar uma localidade de zona rural, adicione o Estradas não Pavimentadas somente quando terminar a malha rodoviária.

45 Som e Aviso Através deste campo, o usuário determina quais sons serão habilitados ou desabilitados. Lembrando que habilitar ou desabilitar influenciará totalemente na orientação ao motorista. Veja as opções: Sons de tecla: Som emitido quando o usuario toca a tela, seja para escolher uma opção ou para digitar um endereço. Aviso Excesso Velocidade: informa o motorista quando a velocidade do veículo está acima da velocidade permitida na pista. Aviso de câmera de velocidade: Informa ao motorista através de bips sonoros os radares cadastrados em seu banco de dados. Este campo resume todas as opções que o motorista pode ter para configurar o caminho que será percorrido. Dica: Caso tenha que visitar uma localidade de zona rural, adicione o Estradas não Pavimentadas somente quando terminar a malha rodoviária. Galeria de Veiculos 3D Este campo permite que seja personalizado o veículo exibido no local da tradicional seta. A variedade de veiculos permite ao usuario escolher o modelo que melhor agrada. A galeria conta com varios modelos. Escolhe entre vários modelos de veiculos, deste um carro esportivo ate um tanque de guerra! Importante, a escolha do veiculo não influencia no trajeto a ser percorrido.

46 Cores e temas Este campo permite que seja configurado para modo noturno o diuro o padrão de visualização do aparelho. Este campo divide a configuração em cores do mapa e Temas de menu. Posição inicial Seu GPs sempre determina uma rota a partir do ponto exato que o motorista encontra-se, porem é possivel definir um ponto de partida habilitando esta opção. Lembrando que a ativação comprometerá totalmente sua navegação em modo normal. Esta opção é muito utilizado quando o usuario deseja conferir a distancia entre dois pontos especificos mesmo que ele não esteja em nenhum destes pontos. Regional Configure todas as informações referentes a localidade onde encontra-se. Campos como Ligua do programa, Idioma, Unidade e formato de data/hora podem ser configurados de maneira muito simples. Por padrão de fabrica, o igo amigo é enviado com as configurções regionais do Brasil. Lembrando que alterar o formato de voz atual (Gabriela TTS v1.5 por outro (Ana Maria ou Fabio) bloqueará a orientação de Voz com indicação dos nomes das ruas.

47 Conteúdo Neste menu, o usuario visualiza todas as bases de dados que gera o software igo. Os campos são: Elevações Locais Mapas Marcos 3D Sobre O campo Sobre informa a versão do Software instalado no GPS. Ozy Explorer O Ozy Explorer é o melhor software para trajetos off road. Trilhas, WayPoints e Tracks podem ser lidos de forma bastante simples. Possui uma serie de monitores que auxiliam o navegador, desde odometro até monitoramento de velocidade para percurso TimeAtack; Importante, como o software trabalha exclusivamente com mapas Off Road, a quantidade de mapas torna-se incalculável. Desta forma. O software não acompanha nenhum mapa em sua base. Abaixo colocamos as funções do programa Monitor de Satelite. Ao ligar o programa. o OzyExplorer busca a porta de comunicação entre o software e o GPS. A tela ao lado demonstra se há comunicação e o status da qualidade do sinal. A tela informa latitude, longitude, recepção do sinal e satelites conectados.

48 A tela ao lado exibe o menu de configuração do Ozy Explorer. Configuração de sistema, localização dos mapas, localização de imagens, tracks, movimentação de mapas, Status do GPS, Waypoints, Route, Navegação, livre de log e Unidades. O menu principal apresenta algumas configurações do navegador voltado ao item de navegação como infomações do mapa, brilho de tela, lista de waypoints. Monitor de Altitude. Neste monitor o sistema informa Altitude, Altitude Maxima e Altitude mínima com reset de dados. Monitor de Velocidade. Controle de Velocidade. Aceleração, Velocidade Maxima e Velocidade Minima. Start de Aceleração e Minimo de Aceleração. Grafico de Aceleração. Monitoramento de aceleração atraves de Grafico. Ideal para provas de regularidade onde o navegador deve controlar a velocidade para fechar determinado percurso no tempo mais regular possível.

49 Monitor de Altitude Gerador de Grafico com base na alteração de Altitude durante percurso. Status de Odômentro Controla a Distancia percorrida, pode auxiliar na transição de WayPoints, facilitando o percurso. Informações Auxiliares. Status da bateria, memoria disponível, horario e Data. Compasso Auxilia a orientação para acesso ao Waypoint definido como destino. Informando através de pontos cardeais e Graus.

50 Lista de Waypoints próximos. Exibe a lista de waypoints de acordo com a proximidade de cada um, podendo ser alterada a ordem de prioridade pelo usuario. Lista Geral de Wayponit. Proximidade do Waypoint. waypoint seguinte, Velocidade e mapa de orientação. Status do sinal GPs integrado ao mapa. Informa o status do sinal de GPs, como latitude e longitude, Altitude Velocidade. Integrado ao mapa.

51 Pacote Office View O pacote office view permite ao usuário visualizar documentos na tela do seu GPS. Isto auxilia o usuario em diversas situações como por exemplo, gerar uma lista de visita de clientes diariamente e edita-las no gps de acordo com a visita. Ou então, a apresentação de um projeto em PowerPoint para um cliente, sem necessidade de carregar um notebook. Confira abaixo cada um deles. Atenção Pára o funcionamento correto do Pocket Office, é necessario que seja habilitado o Windows CE. Para Habilitar o Windows CE, o usuario pode utilizar-se de duas formas. Menu principal > Config. > Proximo > WinCE ou Via Menu Pacote Plus > Clique no botão WinCE Pocket Word View O Pocket Word Permite visualizar documentos do Word. Arquivos em Formato.Doc são facilmente visualizados Como utilizar o Pocket Word? Apos transferir o documento do seu Computador para o GPS ( Para transferir dados para o Gps consulte o Topico Transferindo dados para o GPS ) Siga o caminho abaixo: 1. Apos abrir o Pocket Word clique em OPEN Localize o arquivo que deseja visualizar, clique em OK para confirmar.

52 3. Pronto, seu documento ja pode ser visualizado. 4. Dica: Utilize o menu de Zoom para ajustar o tamanho ideal de visualização do documento. Pocket Excel View&Edit O pocket Excele permite visualizar e alterar dados de uma planilha facilmente. visualize e adicione numeros e formular. Alem de poder formatar suas celular modificando cores e criando Gráficos. Como utilizar o Pocket Excel? Apos transferir o documento do seu Computador para o GPS ( Para transferir dados para o Gps consulte o Topico Transferindo dados para o GPS ) Siga o caminho abaixo: 1. Apos abrir o Pocket Excel clique em OPEN Localize o arquivo que deseja visualizar, clique em OK para confirmar. 3. Ao abrir a planilha seu documento ja estara pronto para visualização e edição 4, Para inserir uma formula, clique em Inserir > Função. Escolha a formula e clique em ok

53 Pocket Power Point View O pocket Power Point permite visualizar apresentações em modo Slide. Ideal para apresentações de projetos que contenham imagens. Compatível com modelos.ppt Como utilizar o Pocket PowerPoint? Apos transferir a apresentação do seu Computador para o GPS ( Para transferir dados para o Gps consulte o Topico Transferindo dados para o GPS ) Siga o caminho abaixo: 1. Apos abrir o Pocket Power Poin clique em OPEN Localize o arquivo que deseja visualizar, clique em OK para confirmar. 3. O Pocket Power Point mostrara todas as camadas e o conteudo, facilitando o gerenciamento de slides. 4. Para visualizar a apresentação clique em View > Slide Show.

54 Pocket PDF View O pocket PDF permite visualizar documentos no formato Acrobat Reader (*.PDF) Ideal para visualizar dociumentos, manuais etc. Como utilizar o Pocket PDF? Apos transferir arquivo PDF do seu Computador para o GPS ( Para transferir dados para o Gps consulte o Topico Transferindo dados para o GPS ) Siga o caminho abaixo: 1. Apos abrir o Pocket PDF clique em OPEN Localize o arquivo que deseja visualizar, clique em OK para confirmar. 3. O sistema ira carregar as paginas e em seguida mostrará o documento na tela do seu GPS. 4. Utilize o Zoom para ajustar a melhor visualização de pagina.

55 Pacote Multimídia Com o conjunto de aplicativos Multimidia do Pacote Plus, você poderá contar com varios programas, cada um com uma finalidade em especial. Você ouve musicas, assiste a um filme, conecta-se a um alarme ou ainda utiliza-se de uma calculadora. Confira abaixo cada uma das opções. Calculadora Auxilia no calculo de dados matematicos. Possui varios modos como cientifica, fincanceira, hexadecimal, angular, romana e binaria. A mais completa calculadora para dispositivos moveis. Para escolher os modos clique em View > Option. Relogio & Alarme Tenha um conjunto de Relogio, Alarme e calendario no seu GPS. Dica: Para inserir o Alarme, clique em alarm > alarm1 e configure hora/minuto, se é por data e o som que deseja ouvir (arquivo *.WAV)

56 Mp3 Player O novo mp3 player utiliza todo o potencial de som do seu aparelho para a reprodução de arquivos em mp3. Compatível com arquivos no fomato Mp3 e Wma. Aproveite e crie PlayList de suas musiquinhas favoritas. Confira abaixo como adicionar suas musicas e criar playlists Ouvir Musicas. 1. Abra o Mp3 player e localize o arquivo de musica clicando no icone Pasta; Criar PlayList de suas Músicas. 2. Escolha a musica que deseja e clique em ok e pronto, sua musica começará a tocar. 1. Abra o Mp3 player e localize o arquivo de musica clicando no icone Lista; 2. Clique no icone Adicionar Arquivo (+) e Escolha os arquivos que deseja adicionar. 3. Clique em ALL para adicionar todas as suas músicas. 4. Para avançar ou retroceder utilize os menus laterais.

57 Mp4 Player Com o mp4 player você visualiza filmes, show em tela cheia. transformando seu GPS em um Dvd Player. Compativel com arquivos do tipo AVi e WMV. Confira abaixo como Visualizar seus videos. Assistir Filmes. 1. Abra o player e localize o Fime que deseja. Jogos Nada melhor que passar o tempo curtindo alguns jogos. Com o pacote plus você 4 games para se divertir. Tetris, Uno, Snake e Gems trará diversão para toda Família. 2. Assim que escolher o filme, o player rodara automaticamente. Clique na tela e o player ficara em tela cheia. Tetris UNO Classics Collection Gems

58 Ferramentas de sistema As ferramentas de sistema abre um caminho para que tecnicos e programadores possam modificar seu GPS. Confira abaixo cada uma das ferramentas disponíveis Atenção¹ Não realize nenhum procedimento caso não tenha certeza no procedimento que está realizando. Todas as alterações realizadas de forma inadequada, acarretará em danos no Windows Ce e consequentemente na perca do GPS. Pois, a garantia não cobre modificações erroneas no sistema. Atenção² Pára o funcionamento correto das Ferramentas, é necessario que seja habilitado o Windows CE. Para Habilitar o Windows CE, o usuario pode utilizar-se de duas formas. Menu principal > Config. > Proximo > WinCE ou Via Menu Pacote Plus > Clique no botão WinCE Ferramentas de sistema As ferramentas de sistema abre um caminho para que tecnicos e programadores possam modificar seu GPS. Com o PNA Desktop voce tem um menu iniciar com todos os programas alem do teclado para auxiliar na digitação. Com o Total Commander você pode fazer transferencias de arquivos, criar e deletar pastas de maneira muito simples. O editor de registro modifica a estrutura do Windows Ce permitindo criar novas regras ou alteras suas definições. com o Task Manager você finaliza qualquer programa inicializado de maneira rapida e facil.

59 Windows CE Todos os GPS da linha X3 possuem como base o Windows Ce. Ele serve de suporte para todos os outros aplicativos. Por possuir um visual agradavel e familiar, pois é muito parecido com o visual de um computador, o windows Ce pode ser muiuto util em casos onde é necessario armazenar arquivos ou organizar suas pastas. Porem, a ativação dele obrigará que todo os recursos do Gps fique voltado para ele, oque pode ocasionar travamento na abertura de programas por ele. Utilizando o Windows Ce serve Para ativar o Windows Ce existem dois passos, o primeiro é utilizado para acessar o windows CE como se estivesse em seu computador. Ja o segundo é para acessar o aplictivos do pacote plus, pois muitos deles dependem do windows Ce ativado para funcionar adequadamente. Confira abaixo como acessar cada um: Modo 1 No menu principal, acesse o campo Configurações Clique em próximo para ir para a tela seguinte......clique no windows Ce e aguarde a abertura da tela... Pronto Seu Windows Ce ja esta ativado.

60 Modo 2 Acesse o Pacote Plus e clique no Icone do winows na barra inferior no canto Direito..... Assim que clicar a barra do menu iniciar aparecerá, clicando novamente o Windows Explorer sera exibido... Alterando a comunicação GPS ~ Computador Pela configuração de fabrica, o gps comunica-se com o computador atraves do formato MASS STORAGE, que é o mesmo formato utilizado por Pen Drivers. Este formato é ideal para a transferencia de dados, porem, ele não cria Vinculos com o pc impedindo assim que algumas funções não sejam realizadas entre o computador e o PC por exemplo o acesso a internet. O aparelho permite que seja feita a alternancia de modo entre o MASS STORAGE e o Active Sync. Desta forma o usuario pode escolher qual a melhor maneira de comunicar o GPS com o Computador. Lembrando que para utilizar o modo Active Sync, o computador deve ter instalado em seu computador o software Active Sync, disponivel no link: Ambas as comunicações funcionam via Cabo USB. Acessorio que acompanha seu GPS. Para alterar siga os passos abaixo Ative o Windows Ce no seu GPS... Clique em Iniciar > Configurações > Painel de controle e abra a opção USB...

61 ... Agora clique no modo desejado e clique em OK para confirmar. Acessando a Internet Via GPS O acesso via GPs permite que o usuario visualize paginas de noticias, s e ate mesmo o google maps. Para acessar a internet via GPS Siga os caminhos abaixo. Importante, para o funcionamento o cabo deve estar conectado ao computador e o active sync instalado....acesse o Windows Ce e no painel de controle ative a opção Active Sync......Feche o painel de controle e abra o Internet Explorer......Clique no campo de endereço e digite o site desejado......apos digitar o endereço, pressione Enter e aguarde a abertura da pagina;

62 Transferindo arquivos para o GPS Para a transferencia de dados, o mais recomendavél é o Formato MASS STORAGE, isto porque, ao contrário do formato Active Sync, ele não converte arquivos durante a transferencia, o que torna o processo muito mais rapido. Além disso o MASS STORAGE não necessita de nenhum programa instalado no computador, transformando o GPS em um PEN DRIVE. Para este procedimento o cabo USB deve estar conectado ao PC e GPS. Confira abaixo como realizar o procedimento....acesse o Windows Ce e no painel de controle ative a MASS STORAGE dentro de USBv......Agora va ate o seu computador e verifique que novas unidades foram instaladas... Agora basta copiar o arquivo que deseja em seu computador e colar dentro da pasta desejada dentro do seu GPS. Importante, sempre verifique o espaço disponível em disco. O recomendável é que guarde seus documentos em um Cartão Micro SD, desta forma a transferencia não necessita de conexão com o computador.

Pag 4.Conhecendo o seu GPS. Fone de Ouvido Entrada Cartão Micro SD Entrada Mini USB Reset

Pag 4.Conhecendo o seu GPS. Fone de Ouvido Entrada Cartão Micro SD Entrada Mini USB Reset Manual do Usuário Pag 4.Conhecendo o seu GPS. Fone de Ouvido Entrada Cartão Micro SD Entrada Mini USB Reset Pag 5.Conhecendo o menu principal Navegação Entretenimento Músicas Livro Pag 10.Definições Funções

Leia mais

Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37

Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37 Manual do Usuário Indice A Acessando a Internet Via GPS 58 Adicionar Destino aos Favoritos 38 Alterando a comunicação GPS ~ Computador 57 Alternativas de Trajeto 37 Assistir Filmes. 54 Atenção 48 Atenção¹

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho.

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. Manual em Portugues Prefácio Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. I. Nota 1. Evite deixar cair o aparelho ou agitar com

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Medidor Powersave V2 USB

Medidor Powersave V2 USB Medidor Powersave V2 USB O medidor é formado por uma caixa plástica contendo uma placa eletrônica, uma tomada macho, uma tomada fêmea, um conector H, um barramento lateral, um conector USB e leds indicativos.

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro...

Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro... Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro... 5 Operações básicas de seu produto... 8 Além de um simples GPS...

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

e qual é a funcionalidade dos botões?

e qual é a funcionalidade dos botões? Conheça seu 01 Como ligar meu e qual é a funcionalidade dos botões? Botão Liga / Desliga Botão da Página Inicial Menu Botão Voltar Pressione e segure o botão liga/desliga para iniciar/finalizar o funcionamento

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Powered By: IMPORTANTE:

Powered By: IMPORTANTE: Powered By: IMPORTANTE: Este manual contém informações seguras de operação. Por favor, leia e siga as instruções desse manual. Falhas podem resultar em ferimentos pessoais, morte, e/ou danos no Delphi

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS. 1 - Desative os Dados do Celular. 2 Remova as notificações e atualizações automáticas

10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS. 1 - Desative os Dados do Celular. 2 Remova as notificações e atualizações automáticas 10 DICAS PARA TURBINAR SEU PACOTE DE DADOS 1 - Desative os Dados do Celular Sempre que você não estiver usando a conexão, desligue a internet do seu aparelho. Mesmo em espera, os programas do celular ou

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 1 Índice Página Principal... 1 Menu... 3 Modo Anunciador... 9 Slide Show... 9 Planta Baixa... 9 Status... 9 Zona... 9 Info... 9 Menu.... 3 Funções de Segurança...

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

GUIA RÁPIDO SMARTPHONE HIPHONE 5

GUIA RÁPIDO SMARTPHONE HIPHONE 5 1 GUIA RÁPIDO SMARTPHONE HIPHONE 5 2 GUIA RÁPIDO CELULAR HIPhone 5 ÍNDICE 1-Abrindo seu celular Pag. 2 2-Configurar o telefone Pags. 2 e 3 1. Acessando o menu 2. Data e hora local (fundamental para funcionar

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Blu Aria Manual do Usuário

Blu Aria Manual do Usuário Blu Aria Manual do Usuário -1- -2- Conteúdo Iniciando... 4 1.1 Instalação do Chip (cartão SIM) e da Bateria... 4 1.2 Recarga da Bateria... 4 1.3 Conexão à Rede... 5 Tipo de Entrada... 5 1.4 Para Mudar

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas Sistema de Rastreamento WEB Manual do usuário AVANÇADO para empresas INTERFACE... 3 SUAS FUNCIONALIDADES... 3 GERAL... 4 Aba Sumário... 4 Aba Localização... 4 Aba Trajeto... 5 Aba Últimos Registros...

Leia mais

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada).

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). PROGRAMADOR HORÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES MTZ622R - 90~240VCA - P504 VERSÃO.0 ABRIL/202 * Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). 3.2 DIMENSÕES PLACA IHM:

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Atenção: este aplicativo é compatível somente com a versão do sistema operacional do BlackBerry 4.6 ou superior. Os modelos de

Leia mais

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 01 - ACESSO PELA INTERNET... 3 02 - VISUALIZAÇÃO... 4 03 - FERRAMENTAS... 5 04 - ATALHOS... 7 05 - VISUALIZAÇÃO COMPACTA... 8 06 - RELATÓRIOS DE PERCURSO...10 07 - RELATÓRIO DE VELOCIDADE...15

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 1 SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.5 (Compatível com Guarita Vr4.03 ou superior) Recomendações Iniciais Para

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES ATUALIZAÇÃO SIMPLES O processo de Atualização Simples mantém configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos compatíveis com

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados.

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados. Sempre que você não estiver usando a conexão, desligue a internet do seu aparelho. Mesmo em espera, os programas do celular ou tablet ficarão atualizando com redes sociais, e-mails, entre outros. Com isso

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97 Guia do Usuário Moovit Android Versão 3.7.0.97 Tela principal (tela do mapa) Itens do mapa: Esse aqui é você (o seu avatar). Este ícone laranja mostra sua posição atual. Importante: Em caso de erro na

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Modem e rede local. Guia do usuário

Modem e rede local. Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

2.Não use objetos de metal para tocar o aparelho, pode produzir um curto-circuito.

2.Não use objetos de metal para tocar o aparelho, pode produzir um curto-circuito. Manual em Portugues Introdução Obrigado pela sua compra! Por favor, leia estas instruções antes de usar o tablet. Nós não nos fazemos responsáveis pelas conseqüências do uso indevido. Para melhorar o serviço

Leia mais

Saiba como usar tantas facilidades.

Saiba como usar tantas facilidades. Saiba como usar tantas facilidades. O que é o Vivo Copiloto É um serviço que transforma seu Vivo em um navegador com GPS. O Vivo Copiloto calcula a rota, indica o caminho no mapa e ainda dá as instruções

Leia mais

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86.

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86. Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Este manual apresenta o funcionamento e os procedimentos de configuração e instalação dos painéis Aceno Digital, modelos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página:

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Argox OS-214 Plus 2 Parabéns por ter adquirido um produto importado e distribuído pela CDC Brasil que recebe o logo de qualidade CashWay Argox. Antes de instalar esse produto é importante

Leia mais

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser.

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser. 1 INTRODUÇÃO O Multisync é um programa de recuperação de sistema e atualização de dispositivos, utilizado quando aparelho apresenta lentidão, não liga, travado na inicialização, atualização de mapas, entro

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo Motorola i1 ÍNDICE Introdução... 03 Instalação através do Quick Office do aplicativo assinado...04 Instalação através do Quick Office do aplicativo não-assinado...08 Instalação através do Assistente de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP.

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. O objetivo deste manual é orientar os usuários do sistema de Processo Eletrônico a transformar

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais