NARRATIVA HISTÓRICA DO PARANÁ: A PRODUÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NARRATIVA HISTÓRICA DO PARANÁ: A PRODUÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE HISTÓRIA"

Transcrição

1 NARRATIVA HISTÓRICA DO PARANÁ: A PRODUÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE HISTÓRIA GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini SME; UFPR rosifgevaerd@curitiba.org.br Resumo O interesse por esse estudo surgiu a partir da pesquisa realizada durante o mestrado. Minha preocupação foi investigar a presença do ensino de História do Paraná em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. No processo de pesquisa, ficou evidenciado que existe um ensino de conteúdos de História do Paraná, no Ciclo II, especialmente, na 4 a série. Diante disso, pretende-se dar continuidade a esse estudo, pautando-se em pesquisas desenvolvidas na área da Educação Histórica, mais especialmente, na linha de investigação da cognição histórica, a qual engloba estudos que têm como perspectiva a compreensão das idéias dos alunos em contexto de ensino aulas de História, tomando como referência conteúdos históricos concretos. À luz de investigações desenvolvidas por Peter Lee (2001), busca-se fazer uma relação entre os conceitos substantivos, nesse estudo, os conteúdos da História do Paraná, e o conceito de segunda ordem narrativa. Tomando como referencial teórico as reflexões delineadas por James Wertsch (2004), Jeretz Topolski (2004), Mario Carretero (1997), investigadores que têm discutido questões sobre narrativas históricas e suas estruturas, pretende-se analisar as narrativas históricas do Paraná. Nesse estágio do estudo Observação Piloto, definiu-se algumas questões a serem observadas, a saber: quais os conteúdos de História do Paraná ensinados pela professora; a forma como a professora expõe essas narrativas histórias; se a professora utiliza o manual didático ou não; quais as metodologias adotadas no decorrer de suas aulas de história; como o aluno produz a sua narrativa, ou seja, a sua explicação. No processo atual de pesquisa busca-se elementos para que se possa compreender qual a relação que existe entre a narrativa da professora e a narrativa produzida pelo aluno, bem como buscar ver qual o significado dos conteúdos da História do Paraná no contexto escolar. Palavras-chave: Ensino de História; Educação Histórica; História do Paraná.

2 408 Introdução O interesse por esse estudo surgiu a partir de minha pesquisa desenvolvida no mestrado. A minha preocupação naquele momento foi investigar a presença do ensino de História do Paraná em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Tendo como categoria de análise o conceito de código disciplinar, proposto por Raimundo Cuesta Fernandes (1997; 1998), procurou-se reconstruir como foi se constituindo o ensino de História do Paraná, procurando identificar as permanências, as mudanças e as descontinuidades que se efetivaram desde as primeiras indicações desses conteúdos, enquanto saber escolar, até a proposta curricular da RME, de As análises encetadas na pesquisa apontaram para a existência da História do Paraná enquanto saber escolar, a qual começou a se constituir no final do século XIX, quando apareceram as primeiras manifestações de um ensino voltado para o estudo de conteúdos sobre a história do Estado. Este conteúdo pode ser encontrado a partir da legislação de 1895, Regulamento para a Instrução Pública: noções gerais de geographia e história pátrias, especialmente do Estado (PARANÁ, 1897). Esta seria a primeira manifestação de uma história regional indicada pela legislação. A partir deste Regulamento, a indicação de conteúdos da história regional esteve sempre presente nas legislações. Ademais, constatou-se a presença de manuais didáticos 1, que enfocavam a história regional, a partir desse período, no contexto escolar. Discutiu-se, também, em que medida esses conteúdos estão presentes na cultura escolar hoje, a partir das falas de professoras da RME por meio de entrevistas 2, bem como de trabalhos produzidos por alunos e alunas dessas professoras 3. No processo de pesquisa, ficou evidenciado que existe um ensino de conteúdos de História do Paraná, no Ciclo II, especialmente, na 4 a série. Diante disso, pretende-se dar continuidade a esse estudo, pautando-se em pesquisas desenvolvidas na área da Educação Histórica, mais especialmente, na linha de investigação da cognição histórica, a qual engloba estudos que têm como perspectiva a compreensão das idéias dos alunos em Durante o processo de pesquisa constatou-se a presença de manuais didáticos que tratam da história do Estado, a saber: História do Paraná, de autoria de Romario Martins, publicado em 1899; O Brasil e o Paraná, de Sebastião Paraná, publicado em Foram entrevistadas 22 professoras que atuavam com o ensino de História em escolas de 5a a 8a série, dessas 14 atuavam em 3a e 4a série e que passaram a ser foco do estudo. Foram coletados 84 trabalhos de alunos e alunas ao final do ano de Desses 73 abordavam conteúdos de História do Paraná, após a categorização obteve-se 22 trabalhos que passaram a compor o material de análise para a pesquisa.

3 409 contexto de ensino aulas de História, tomando como referência conteúdos históricos concretos. A partir dessas pesquisas pretende-se fazer uma relação entre conceitos substantivos, aqui tomados como os conteúdos da História do Paraná e o conceito de segunda ordem narrativa. Essa seria a parte central dessa investigação, buscar ver as estruturas das narrativas históricas presentes no contexto escolar: as narrativas que a professora seleciona, as presentes no manual didático e as produzidas pelos alunos. Educação Histórica: uma área de investigação Esse estudo está se delineando a partir de pesquisas realizadas na área denominada Educação Histórica. Essas pesquisas começaram a ser produzidas, inicialmente, em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá e têm se constituído como referência para que em Portugal, já há algum tempo e, no Brasil, mais recentemente, essa área de investigação comece a se consolidar. Essas pesquisas surgem tendo como foco: princípios, fontes, tipologias e estratégias de aprendizagem em História, e com o pressuposto de que a intervenção do professor na qualidade da aprendizagem requer um conhecimento prévio e sistemático das idéias históricas dos alunos (BARCA, apud. ARIAS NETO, 2005, p. 15). A educação histórica tem se constituído a partir de uma fundamentação teórica específica, sendo que suas áreas basilares são: a Epistemologia da História, a Metodologia de Investigação em Ciências Sociais, a Psicologia Cognitiva e a História. Essas pesquisas, mais especialmente sob o enfoque de cunho qualitativo, têm investigado, por um lado os conceitos substantivos, e, por outro lado, as idéias sobre a natureza da História (BARCA, apud ARIAS NETO, 2005, p. 16). Conceitos substantivos, como agricultor, impostos, datas, eventos, democracia, revolução, são considerados importantes no ensino de História. No entanto, os pesquisadores começaram a perceber que outros conceitos são fundamentais, os que tratam da natureza da História. Esses conceitos chamados de segunda ordem englobam conceitos como, narrativa, relato, explicação, evidência, significância, consciência histórica (LEE, 2001; BARCA, 2005). Os primeiros estudos nesta direção foram sistematizados, em 1978, por Dickinson & Lee (citado por BARCA, apud ARIAS NETO, 2005, p. 16, 17), com alunos de 12 aos 18 anos. Esses pesquisadores preocuparam-se com o quadro teórico que deveria subsidiar pesquisas sobre o

4 410 pensamento histórico, questionando a teoria que havia servido de base para trabalhos realizados anteriormente, que enfocavam tanto a lógica a histórica, assim como a noção de base piagetiana da invariância dos estágios de desenvolvimento, aplicada ao processo de compreensão histórica. Com esta preocupação, Peter Lee, após uma coleta de dados, construiu um modelo de como ocorre a progressão das idéias relacionadas com a natureza da explicação histórica. Em 1984, outros estudos foram realizados por Dickinson & Lee com alunos de 8 a 18 anos que enfocavam as noções de empatia e imaginação histórica. Noções consideradas imprescindíveis para a explicação histórica. No Brasil, a preocupação com os estudos sobre o ensino de História nessa perspectiva é recente. Maria Auxiliadora Schmidt (2005), indica a possibilidade de que as pesquisas brasileiras que estão sendo produzidas nesta direção possam estar aglutinadas a partir da sistematização proposta por Laville (1999), ou seja, pesquisas que privilegiam a aprendizagem histórica dos alunos e as que enfocam a função social da História. No primeiro grupo estariam concentradas as pesquisas que têm como eixos: o processo de aprendizagem, o produto da aprendizagem e o estudo das representações; no segundo, estariam as pesquisas sobre: currículos, manuais e consciência histórica (SCHMIDT, apud ARIAS NETO, 2005, 115). A partir dessa sistematização, acredita-se que a pesquisa ora em andamento, pode vir a compor o grupo que privilegia a aprendizagem histórica dos alunos, mais especificamente as pesquisas cujo eixo é o produto da aprendizagem do aluno: a produção de narrativas históricas paranaenses. Narrativas históricas e suas estruturas Para delinear esse estudo pretende-se, numa breve reflexão, buscar mostrar as idéias de investigadores que tem discutido sobre narrativas históricas e suas estruturas. Nessa linha de pensamento, encontra-se James Wertsch (2004, p ) que busca mostrar o papel que as narrativas têm na constituição da memória coletiva, distinguindo entre as narrativas específicas e as narrativas esquemáticas padrões. Segundo o autor, as Narrativas Específicas podem ser vistas como episódica e configuracional. A primeira, a episódica é a narrativa construída numa perspectiva cronológica e de ordenação temporal que caracterizam tanto as narrativas e os eventos. Ao contrário, a segunda dimensão, a configuracional transforma os eventos numa história.

5 411 Para Wertsch, as narrativas específicas envolvem explicações provisórias que constituem um conjunto de eventos explicitados e diferenciados. Estes eventos são apresentados como tendo limites temporais e espaciais específicos e os atores são grupos típicos ou indivíduos particulares que agem em nome de interesses, ou como líderes de coletividades políticas. As narrativas específicas estão mais articuladas à História política. Protótipos destas narrativas podem ser encontrados em manuais didáticos que focalizam principalmente eventos como guerras, revoluções e outros acontecimentos políticos. Segundo Wertsch, as Narrativas esquemáticas padrões servem, para dar significados para a compreensão de diferenças e semelhanças entre duas gerações. Elas podem ser usadas a partir de várias fontes. Narrativas gerais ou generalizações transformam-se em narrativas específicas na tradição cultural. São chamadas narrativas esquemáticas no sentido de que elas possuem funções abstratas e generalizantes, constituindo espécies de estruturas esquemáticas do pensamento. Elas se constituem como padrões de narrativas que implica que estas estruturas abstratas podem ter prioridade sobre diferentes narrativas específicas, cada uma delas com suas particulares posições, contextos, datas, e força. Este ponto de vista sugere que a memória coletiva constitui não uma longa lista de narrativas específicas sobre o passado, como itens separados, mas um conjunto de ferramentas culturais o qual inclui alguns blocos básicos construídos sobre o passado. As narrativas padrões não são alguma espécie de arquétipos universais, mas elas pertencem a tradições características particulares que podem parecer diferentes de um contexto cultural para outro. Ademais, elas não se dão à ler para uma reflexão consciente, mas são utilizadas de maneira irrefletida, raramente são discutidas. Para o autor, a narrativa padrão usa caracteres, eventos, datas, e circunstâncias, que são básicos e relativamente constantes. Para Jeretz Topolski (2004), as narrativas presentes nos livros didáticos e aquelas produzidas pelos docentes tem uma estrutura (forma) e um conteúdo que são o resultado do funcionamento de distintos mecanismos intelectuais e sociais. O autor propõe uma das interpretações possíveis das narrativas históricas, e que poderia tornar-se interessante para os especialistas em didática do ensino de história. Distingue três estruturas, que também podem denominar-se níveis da narrativa histórica: o nível superficial ou informativo (lógico e gramatical), o nível persuasivo ou retórico, e o nível teóricoideológico ou de controle (timão).

6 412 Segundo Topolski, o primeiro nível o nível informativo, compõe-se de orações históricas, com seqüências mais curtas ou mais longas e de totalidades narrativas: passagens, parágrafos, capítulos entre outras. As narrativas podem construir-se de seqüências de orações históricas. A oração histórica clássica é declarativa, mas existem outros tipos de orações: as condicionais, as interrogativas e as imperativas que têm um caráter auxiliar na construção da narrativa. As orações históricas são factuais ou explicativas, ou ainda, factuais ou teóricas. A característica da oração histórica é apresentar elementos determinantes de tempo e espaço, os quais podem ser elaborados de forma explícita ou implícita. O segundo nível, persuasivo ou retórico, comunica ao leitor as crenças do historiador. Nesse nível a comunicação se faz pela persuasão, ou, no dizer do autor, com a retórica no sentido aristotélico. As crenças do historiador, que é o autor da narrativa, apresentam dois aspectos: - a convicção, praticamente comum a todos os historiadores, de que em sua narrativa estão transmitindo a verdade, ou, ao menos, de que os elementos factuais e explicativos de sua narrativa estão suficientemente corroborados; - diferentes convicções ideológicas em relação com a realidade atual e a realidade passada, e, ao mesmo tempo, com a atividade científica. Assim, nesta perspectiva, as estruturas lógicas e gramaticais só têm um significado formal, como ladrilhos que podem utilizar-se para distintas construções. No dizer do autor, todas as narrativas são retóricas e torna-se impossível separar o conteúdo informativo da persuasão. O historiador consegue a persuasão narrativa nos textos históricos por meio de três procedimentos: - tomando em conta o conhecimento e os sistemas de valores que supostamente têm os leitores (educandos); - escrevendo o texto de modo tal que habilite ou facilite a transmissão das crenças do historiador, e. - empregando tropos retóricos (como uma metáfora) e recursos retóricos, além da mera redação do texto. O terceiro nível, teórico e ideológico, é o nível onde, no entender do autor, descobre-se não só o conhecimento ou a ideologia conscientes do historiador, mas também os mecanismos e as pressões menos conscientes que interferem na visão de mundo que o historiador tem e o modelo para construir a narrativa histórica. Propõe alguns elementos que compõe o segundo e o terceiro nível da narrativa: o conhecimento preliminar (factual e teórico) à luz do qual o historiador está estudando e conceitualizando o passado; as convenções lingüísticas compartilhadas pelo historiador, que englobam um conjunto de palavras, noções, expressões; os mitos fundamentais presentes no entorno cultural do historiador, que influem em seu pensamento e sua imaginação a modo de uma pressão sui generis que orienta seu trabalho; a

7 413 ideologia representada pelo historiador, entre outros. No entender de Topolski, a existência de tantos elementos no terceiro nível da narrativa histórica faz com que o processo de construir a imagem do passado e de transmitir as crenças do historiador torne-se complexo e cheio de tensões. A tensão entre a tendência em construir novas imagens do passado e a mitologização (dogmatização) permanente do conhecimento adquirido ; e a polêmica entre as ideologias não científicas do historiador e a ética da investigação da comunidade científica. Para o autor essas tensões são as forças impulsionadoras da historiografia, bem como da didática da história. Para Mario Carretero (1997), em torno da questão da narrativa tem ocorrido, nas últimas décadas, um intenso debate tanto entre os historiadores como entre os filósofos da História. Ao pesquisar alunos de diferentes idades e diferentes níveis de escolarização, procurou saber qual o papel que os alunos conferem aos agentes [históricos] dentro da causalidade histórica. Pretendia analisar os tipos de agentes incluídos nas narrativas produzidas pelos alunos de diferentes grupos quando explicam porque se produziu o 'descobrimento' da América. No referido estudo, os relatos produzidos pelos alunos foram analisados considerando dois elementos da narrativa que, segundo o autor, são essenciais na explicação de acontecimentos históricos: os agentes, a cujas ações é atribuída a produção de determinados acontecimentos históricos, e os motivos que permitem explicar essas ações. (CARRETERO, 1997, p. 93) Após as análises dos relatos dos alunos foi estabelecida uma categorização. Inicialmente, em relação aos agentes históricos: agentes pessoais, agentes pessoais-sociais e agentes sociais. Em seguida, em relação aos motivos das ações, foram considerados todos os tipos a que os alunos fizeram referência em seus relatos, sendo que os mesmos foram distribuídos em cinco categorias: de procura, pessoais, científicos, religiosos, econômicos e políticos. (ibid. p. 93) Tendo como referência as pesquisas desses autores delineou-se um mapa conceitual para proceder à análise de narrativas produzidas por alunos de escola da RME. Narrativa histórica produzida em aulas de História: uma análise preliminar Para elaborar uma primeira categorização das idéias dos alunos acerca das narrativas históricas paranaenses procedeu-se a observações em aulas de História em uma escola da RME, mais

8 414 especificamente, em 4 a série. Nesse estágio do estudo Observação Piloto 4, definiu-se algumas questões a serem observadas, a saber: quais são os conteúdos de História do Paraná ensinados pela professora; a forma como a professora expõe essas narrativas histórias; se a professora utiliza o manual didático ou não; quais as metodologias adotadas pela professora no decorrer de suas aulas de história; como o aluno produz a sua narrativa, ou seja, a sua explicação. No processo atual de pesquisa obteve-se alguns elementos para responder a essas questões, no entanto não serão foco desse trabalho. A opção, nesse momento, foi a de analisar uma narrativa produzida por um aluno por considerar-se relevante nesse processo da investigação. Durante as observações constatou-se que a professora Ana 5 já abordou alguns conteúdos da História do Paraná, a saber: Tropeirismo, O ouro no litoral, O Paraná Província. Para realizar essa análise, selecionou-se uma narrativa que trata de um conteúdo histórico concreto: Tropeirismo, que será tomado, no dizer de Peter Lee (2001), como um conceito substantivo da História do Paraná, na medida em que tem sido privilegiado nas narrativas historiográficas que explicam a história do Estado. Ademais, o Tropeirismo pode ser considerado como uma narrativa esquemática padrão, pois segundo Wertsch (2004) a narrativa padrão usa caracteres, eventos, datas, e circunstâncias, que são básicos e relativamente constantes. Esses elementos podem ser identificados na historiografia paranaense em relação a esse conteúdo histórico desde a primeira obra da historiografia regional - História do Paraná, de Romario Martins, publicada em 1899, até os manuais didáticos presentes no contexto de sala de aula atualmente. Romario Martins, em sua obra História do Paraná, no capítulo XI Origens da economia rural, aborda o conteúdo referente ao Tropeirismo. Sua narrativa está estruturada contendo os seguintes itens: Minas, fazendas e invernadas, Arraiais do planalto, Os Currais e o Tropeirismo, Incremento e decadência da criação pastoril, Os três ciclos do povoamento (MARTINS, 1995, p ). No decorrer da narrativa, o autor, privilegia datas, acontecimentos, bem como faz referência a 4 5 Para a Observação Piloto selecionou-se uma turma de 4 a série de uma escola da RME. O Estudo Principal será efetivado em outra sala de aula a ser definida posteriormente. Essa observação está sendo realizada durante aulas de História - uma vez por semana. Os nomes, tanto da professora como do aluno não correspondem ao original para que se mantenha o sigilo das informações.

9 415 dados e informações obtidos em fontes escritas relatórios, para compor a sua explicação sobre esse contexto histórico. Pela análise realizada pode-se constatar a permanência de alguns elementos da narrativa de Romario Martins na narrativa da professora, bem como nas narrativas produzidas pelos alunos e alunas em aulas de História. A narrativa produzida pelos alunos e que será foco de análise nesse estudo foi uma atividade proposta pela professora Ana após ter sido trabalhado o conteúdo sob o título: Tropeirismo: a lida com o gado. No decorrer da aula, a professora passou no quadro o texto 6 e os alunos copiaram no caderno de História. Ao mesmo tempo, a professora fazia uma explicação do conteúdo. Os alunos faziam perguntas tirando as dúvidas do assunto trabalhado. Além disso, como material complementar a professora distribuiu aos alunos: a) um mapa com o título: Caminho das Tropas, que corresponde aos Estados da região sul: RGS, SC, PR, indicando as cidades surgidas com o Tropeirismo; b) um desenho que representa as tropas, as mulas, o tropeiro, a pousada; c) um desenho que representa o tropeiro em seu traje típico. Todo o material, mapa e desenhos, foram entregues aos alunos acompanhados de uma explicação e descrição por parte professora. Em seguida, foi solicitado aos alunos que pintassem o material entregue. Em outro dia de aula de História, a professora passou no quadro as atividades a serem respondidas pelos alunos: questões de perguntas e respostas e, no final, uma atividade a ser realizada em folha separada, que consistia em que os alunos escrevessem um texto sobre: A importância do tropeiro para o Paraná. A atividade deveria ser realizada sem a consulta ao texto original. Alguns alunos consultaram o material original, outros alunos, o mapa distribuído pela professora. Das 32 narrativas produzidas pelos alunos e alunas em sala de aula, considerou-se alguns critérios para a seleção da narrativa a ser analisada nesse estudo: a narrativa que apresentasse o maior número de informações em relação à narrativa original; a narrativa que demonstrasse não ter sido feito cópia a partir da narrativa apresentada pela 6 O texto apresentado pela professora é um resumo do texto original do manual adotado pela escola, a saber: SILVA, S. A; et. al. O Paraná de todas as cores: história do Estado do Paraná para o Ensino Fundamental.Curitiba: Base, 2001.

10 416 professora, ou seja, em que se percebesse uma explicação própria da criança. A narrativa selecionada foi a produzida pelo aluno Paulo, 10 anos, A importância do tropeiro para o Paraná Os tropeiros faziam um longo caminho com o gado, saiam de Viamão e passavam por: Palmeiras, Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaiva, Lapa e Itararé Uma pessoa importante era o cozinheiro e fazia milagres com o que carregava, farinha de mandioca, feijão, arroz, toucinho e carne seca. Onde os tropeiros passavam viravam vilas, pousadas e grandes cidades. O tropeiro era uma pessoa solitária que levava a tropa até a feira em Sorocaba. As mulas eram muito importante porque só elas conseguiam passar pelos caminhos precários. No caminho do Viamão os fazendeiros alugavam seus pastos para a alimentação dos animais, o tropeiro é muito importante porque se não fosse ele passar pelas cidades não iria ter o nome da cidade. (Paulo, 2006) Ao analisar a narrativa do aluno - NA 7 pode-se perceber que essa não está organizada na mesma seqüência da narrativa apresentada pela professora - NP. O aluno utiliza muitas informações da NP, no entanto, percebe-se que tentou fazer sua explicação a partir do que conseguiu compreender. Ao estruturar a narrativa o aluno organizou as orações históricas privilegiando: marcos temporais, marcos espaciais, os agentes históricos e as ações desses agentes. O marco temporal fica evidenciado pelo tempo do verbo utilizado passado, o aluno não fez referência ao século apresentado na NP século XVIII. O nome das cidades que o aluno cita em sua narrativa não constam da NP, esses nomes estão registrados no mapa que a professora entregou para os alunos. Portanto, pode-se pensar que esse aluno foi um dos que consultou o mapa para elaborar sua narrativa. A seguir, destaca-se alguns elementos presentes nas orações históricas da narrativa: 7 Doravante passa-se a utilizar a sigla NA quando se fizer referência à narrativa produzida pelo aluno; NP à narrativa apresentada pela professora.

11 417 Quadro 1 Análise da estrutura da NA: Estrutura da narrativa Marcos temporais Uso do verbo no passado Orações históricas faziam um longo caminho; saiam de Viamão e passavam por...; Relações causais/ Mudanças Onde os tropeiros passavam viravam vilas...; o tropeiro é muito importante porque se não fosse ele passar pelas cidades não iria ter o nome da cidade. Marcos espaciais Localização Viamão; Palmeiras, Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaiva, Lapa e Itararé; Sorocaba. Agentes históricos/ações Sociais Tropeiros; os fazendeiros; o cozinheiro. Pode-se observar que, a NA, assim como a NP, são constituídas por orações históricas curtas e declarativas, podendo ser considerada de acordo com Topolski (2004) narrativas no nível informativo. A partir dessa análise, fica evidenciada a necessidade de entrevista com os alunos como estratégia metodológica, para buscar compreender quais as idéias dos mesmos quando constroem suas narrativas. Como por exemplo, quando o aluno Paulo expressa em sua narrativa a relação entre o tropeirismo e o surgimento de algumas cidades, ele o faz em dois momentos distintos e com enfoques diferentes: Onde os tropeiros passavam viravam vilas, pousadas e grandes cidades e, mais adiante, o tropeiro é muito importante porque se não fosse ele passar pelas cidades não iria ter o nome da cidade. Para saber o que o aluno tentou expressar, só uma entrevista poderia clarear o que realmente o aluno compreendeu desse contexto histórico. Portanto, a análise preliminar dessa narrativa tem como objetivo principal testar o instrumento de pesquisa para que se possa proceder às alterações que se fizerem necessárias, existindo a possibilidade de que o processo de pesquisa leve a delimitações e novas estratégias metodológicas. Ademais, o foco central desse estágio da investigação, Observação Piloto, tem sido buscar elementos para que eu possa entender qual a relação que existe entre a narrativa da professora, do manual didático e a narrativa produzida pelo aluno, bem como buscar ver qual o significado do ensino da História do Paraná no contexto escolar.

12 418 Referências BARCA, I. Educação histórica: uma nova área de investigação. In: ARIAS NETO, J. M. (org.) Dez anos de pesquisas em ensino de História. Londrina: AtritoArt, CARRETERO, M. Construir e ensinar as ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, CUESTA, R. Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia. Barcelona: Ediciones Pomares- Corredor, S.A., Clío en las aulas: La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid: Ediciones Akal, S. A., LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho, MARTINS, R. História do Paraná. Curitiba: Travessa dos Editores, (Farol do Saber). PARANÁ. Leis e Regulamentos do Estado do Paraná de , Curityba, Atelier Novo- Mundo, SCHMIDT, M. A. Itinerários de pesquisa em ensino de história. In: ARIAS NETO, J. M. (org.) Dez anos de pesquisas em ensino de História. Londrina: AtritoArt, TOPOLSKI, J. La estructura de las narrativas históricas y la enseñanza de la historia. In: CARRETERO, M.; VOSS, J. F. (comps.). Aprender y pensar la historia. Buenos Aires: Amorrortu, WERTSCH, J. V. Specific narratives and schematic narrative templates. In: Theorizing historical consciousness. Edited by Peter Seixas. Toronto Buffalo London: University of Toronto Press Incorporated, 2004.

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação

PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação PROFESSOR FORMADOR, MESTRE MODELO? ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de PUC-SP PASSOS, Laurizete Ferragut UNESP GT-20: Psicologia da Educação Considerando a importância de estudos que abordem dimensões

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO>

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO> UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRÉ-PROJETO DE TESE DE DOUTORADO ***TÍTULO*** ***AUTOR***

Leia mais

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico. GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORTALECENDO A COMUNICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resumo VIEIRA, Ana Luzia da Silva - UNINOVE STANGHERLIM, Roberta - UNINOVE

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

ENSINO DE GRAMÁTICA OU ANÁLISE LINGUÍSTICA? SERÁ QUE ESSA ESCOLHA É NECESSÁRIA?

ENSINO DE GRAMÁTICA OU ANÁLISE LINGUÍSTICA? SERÁ QUE ESSA ESCOLHA É NECESSÁRIA? 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ENSINO DE

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS SOCIAIS EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNÓLOGICA 1

A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS SOCIAIS EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNÓLOGICA 1 A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS SOCIAIS EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNÓLOGICA 1 Graciélie Da Silva Campos 2, Larissa Mastella Lena 3, Dieter Rugard Siedenberg 4. 1 Ensaio Teórico realizado no curso de Mestrado

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

O MATERIAL DIDÁTICO PEÇAS RETANGULARES

O MATERIAL DIDÁTICO PEÇAS RETANGULARES O MATERIAL DIDÁTICO PEÇAS RETANGULARES Maríthiça Flaviana Florentino da Silva/UFCG marithica@hotmail.com RESUMO O material didático peças retangulares - PR foi criado pelo professor Pedro Ribeiro Barbosa

Leia mais

ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo

ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo 2014 1 1. TEMA Funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. 2. PROBLEMA O contexto do funcionamento do

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO

UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO NUMERAMENTO FARIA, Juliana Batista. UFMG julianabmat@yahoo.com.br Membro do Grupo Estudos sobre Numeramento

Leia mais

ProfMat 2014 TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

ProfMat 2014 TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Maria Helena Marques Loth Professora da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. maria.loth@terra.com.br Amarildo Melchiades da Silva Professor da

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Como construir um Portfólio Reflexivo de Aprendizagens?

Como construir um Portfólio Reflexivo de Aprendizagens? UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/FAMED GEN054 Estágio Curricular Supervisionado II Orientação para o Portfólio Reflexivo de Aprendizagens na Atenção Primária. Profº Luiz

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

O ensino da cultura nos livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira

O ensino da cultura nos livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira O ensino da cultura nos livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira Cleide Coelho MARTINS 1, Lucielena Mendonça de LIMA 2 cleidecmartins@gmail.com INTRODUÇÃO Quando aprendemos ou ensinamos uma

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino de História nas Séries Iniciais Jaqueline Lesinhovski Talamini 1 Os professores das séries iniciais encontram muitas vezes

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Coordenadoras: Karla da Costa Seabra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) Susana Engelhard Nogueira (Instituto Federal

Leia mais

Pesquisas e estudos acerca da História como disciplina escolar têm desenvolvido

Pesquisas e estudos acerca da História como disciplina escolar têm desenvolvido 3 FORMAS DO SABER HISTÓRICO EM SALA DE AULA: ALGUMAS REFLEXÕES Prof. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt i - UFPR Pesquisas e estudos acerca da História como disciplina escolar têm desenvolvido questões relevantes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

PO 06: Uma historiografia da Escola Normal Paraense na ótica da disciplina Matemática

PO 06: Uma historiografia da Escola Normal Paraense na ótica da disciplina Matemática PO 06: Uma historiografia da Escola Normal Paraense na ótica da disciplina Matemática Cibele Borges de Sousa UFPA cibele39sousa@yahoo.com.br Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha IFPA lucia.rocha@ifpa.edu.br

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. FELDENS, Carla Schwarzbold ¹; VIEIRA, Cícera Marcelina ²; RANGEL, Gilsenira de Alcino³.

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. FELDENS, Carla Schwarzbold ¹; VIEIRA, Cícera Marcelina ²; RANGEL, Gilsenira de Alcino³. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN FELDENS, Carla Schwarzbold ¹; VIEIRA, Cícera Marcelina ²; RANGEL, Gilsenira de Alcino³. ¹Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Educação.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Márcia Corrêa Sotolani 1 Glaucineide Silva de Souza 2 EIXO TEMÁTICO: Formação Inicial e Continuada

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2015 2º SEMESTRE DE 2015 Disciplina Projeto: Educação e Psicologia no Brasil: olhar histórico sobre a Educação Especial/Educação Inclusiva Docente: Profa. Dra. Mitsuko Aparecida Makino Antunes Horária: 4ª feira

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

COMO TRABALHAR COM VÍDEOS DE INTERNET. A presente metodologia que se construiu foi desenvolvida e aplicada em uma

COMO TRABALHAR COM VÍDEOS DE INTERNET. A presente metodologia que se construiu foi desenvolvida e aplicada em uma COMO TRABALHAR COM VÍDEOS DE INTERNET Jackes Alves de Oliveira 1º momento: Contextualização A presente metodologia que se construiu foi desenvolvida e aplicada em uma tradicional escola da Rede Municipal

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DIMENÇÕES CONCEITUAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DIMENÇÕES CONCEITUAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DIMENÇÕES CONCEITUAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Departamento Educação e Sociedade (DES) Programa de Pós-Graduação em Educação,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Erika Zimmermann 1 Universidade de Brasília Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paula Cristina

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA Anilda Costa Alves Jamile Alves da Silva Leônidas José da Silva Jr Universidade Estadual da Paraíba anildauepb@gmail.com milygta10@hotmail.com

Leia mais

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ SILVA, Luciana Aparecida Siqueira 1 ; SOUSA NETO, José Alistor 2 1 Professora

Leia mais

O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA O PIBID E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA Larissa Alves de Oliveira 1 Eixos Temáticos 4. Educação Superior e Práticas educacionais Resumo O Programa

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1 AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Rosiris Pereira de SOUZA Bolsista FAPEG FE/UFG rosirisps@gmail.com Prof.ª Dr.ª Ivone

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES.

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. Daniela Fernanda Schott 1, Celso Francisco Tondin 2, Irme Salete Bonamigo

Leia mais

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS

O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Título do artigo: O TRABALHO COM PROBLEMAS GEOMÉTRICOS Disciplina: Matemática Ensino Fundamental I Selecionadora: Ana Flávia Alonço Castanho 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 Nos últimos

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem 1 Introdução Tudo o que comunicamos só é possível através de algum gênero discursivo (Bakhtin, [1979] 2000; Kress, 1993; Meurer, 2000). Por esta razão, o estudo sobre gêneros discursivos é de grande importância,

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 Marli Teresinha Quartieri Márcia Rehfeldt Ieda Maria Giongo Algumas reflexões iniciais O jogo tem sido tema de estudos e investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos,

Leia mais

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR Tais Pereira de Sousa Lima Ma. Cyntia Moraes Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais