AUTORIZA A CRIAÇÃO E INSTITUI A FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTORIZA A CRIAÇÃO E INSTITUI A FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

Transcrição

1 LEI COMPLEMENTAR Nº 117/2012 AUTORIZA A CRIAÇÃO E INSTITUI A FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, no uso das atribuições que lhe são conferidas, FAZ SABER a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal aprovou e ela sanciona a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DURAÇÃO, SEDE E FINALIDADE Art. 1º Fica criada a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, pessoa jurídica de direito público, vinculada diretamente ao Gabinete da Prefeita, que funcionará por tempo indeterminado, com sede e foro neste Município. Art. 2º A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN tem por finalidade: I - formular, executar e avaliar as ações de Política Urbana do Município, previstas na Lei Orgânica do Município de Jaraguá do Sul; II - formular, executar e avaliar a Política de Desenvolvimento Físico-Territorial e de Expansão Urbana, prevista no Plano Diretor de Organização Fisico-territorial de Jaraguá do Sul (SC) - PDO, assim como sua permanente avaliação, revisão e atualização; III - regulamentar os instrumentos de desenvolvimento urbano e ambiental, de controle urbanístico, dos indutores de desenvolvimento e da gestão democrática e participativa previstas no Plano Diretor de Organização Fisico-territorial de Jaraguá do Sul (SC) - PDO e na Lei Federal Nº /2001, para garantia do cumprimento da função da cidade e da propriedade; IV - promover o processo de planejamento físico-territorial de forma integrada, contínua e permanente, das políticas urbanas do Município, articuladas aos planos de desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial, de proteção aos recursos naturais e ao patrimônio cultural e de desenvolvimento sócio-econômico, a nível regional, estadual e federal; V - celebrar a cooperação técnica entre governos da região metropolitana norte-nordeste e da microrregião do Vale do Itapocu, associações, entidades de classe e de ensino e pesquisa, para o tratamento em conjunto dos temas afetos à mobilidade urbana, ao uso e ocupação do solo, ao saneamento, a infraestrutura, equipamentos e serviços urbanos, aos recursos sócio-econômicos e ambientais, tendo em vista a promoção do

2 desenvolvimento das políticas de planejamento físico-territorial, ordenamento e desenvolvimento sustentável regional; VI - estabelecer e efetivar convênios com outras entidades, objetivando a assistência técnica, formação e o aperfeiçoamento profissional nas áreas de tecnologia, pesquisa, planejamento e de direito urbanístico; VII - elaborar, debater, implementar e monitorar estudos, planos, programas e projetos de planejamento, ordenamento, controle e de qualificação urbana, assim como mecanismos para sua permanente avaliação, revisão e atualização; VIII - participar da implementação do Sistema de Acompanhamento e Controle Social, de acordo com o artigo 102, da Seção II, do Capítulo I, do Título V, da Lei Complementar Municipal Nº 65/2007, de 1º/06/2007, e alterações posteriores, para assegurar a função social da cidade e da propriedade e a gestão democrática; IX - instituir e manter o Sistema de Informação, de acordo com o artigo 105, da Seção II, do Capítulo I, do Título V, da Lei Complementar Municipal Nº 65/2007, de 1º/06/2007, e alterações posteriores, para subsidiar os processos de planejamento e gestão urbana do Município; X - auxiliar nas ações de captação de recursos externos junto a entidades de cooperação técnica e financeira das esferas estadual e federal, bem como a organismos internacionais, aproveitando a disponibilidade de linhas de crédito para viabilizar a implantação de planos, programas e projetos de desenvolvimento sustentável urbano e de preservação do patrimônio natural, cultural e paisagístico do Município. Parágrafo Único - O Sistema de Informação previsto no inciso IX, deste artigo, será centralizado na Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN. CAPÍTULO II DO PATRIMÔNIO E DOS RECURSOS Art. 3º Constituem patrimônio da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN: I - bens e direitos com que for constituída ou a ela posteriormente transferidos; II - os que, por qualquer forma, venham a adquirir com recursos próprios, obedecidos os procedimentos legais; III - os que a ela venham a ser incorporados em razão de legados, auxílios, doações ou subsídios. 1º Os bens e direitos serão inventariados, mediante controle patrimonial, e devidamente catalogados e identificados.

3 2º Os bens e direitos da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, em caso de dissolução, serão transferidos para o Município de Jaraguá do Sul. 3º O patrimônio e a renda da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN gozarão de todas as prerrogativas, isenções, favores fiscais e demais vantagens conferidas em lei aos serviços públicos municipais. Art. 4º Constituem fontes de receitas da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN: I - auxílios e subvenções consignados nos orçamentos do Estado e da União, para a realização de suas atribuições; II - dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município ou da abertura de crédito suplementar (especial); III - receitas de serviços; IV - doações; V - produtos de alienação de materiais, inservíveis e de outros bens, de propriedade da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, que se tornarem desnecessários aos seus serviços; VI - rendimentos de juros de seu patrimônio municipal; VII - receitas eventuais que lhe sejam destinadas; VIII - outras receitas que sejam vinculadas à Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN decorrentes de consórcios, convênios, acordos, ajustes, protocolos, termos, contratos ou por força de Lei. CAPÍTULO III DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 5º A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN fica organizada nos seguintes níveis, constituída na forma desta Lei Complementar: I - Conselho: a) Conselho Administrativo b) Conselho da Cidade c) Conselho Fiscal II - Administração Superior:

4 a) Presidência (Símbolo DGA - 1) III - Diretivo: a) Diretoria Técnico-executiva (Símbolo DGA - 2) IV - Executivo: a) Gerências (Símbolo DGA - 3): 1. Gerência de Pesquisa e Informações 2. Gerência de Planejamento Urbano 3. Gerência de Mobilidade Urbana 4. Gerência de Integração de Política Urbano-ambiental 5. Gerência Administrativo-financeira V - Apoio: a) Assessoria e Consultoria Jurídica (Símbolo DGA-5) b) Assessoria Técnica de Planejamento (Símbolo DGA-5) c) Oficial de Gabinete da Presidência (Símbolo DGA - 6) SEÇÃO I DOS CONSELHOS SUBSEÇÃO I DO CONSELHO ADMINISTRATIVO Art. 6º O Conselho Administrativo da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN é órgão administrativo colegiado, de caráter Administrativo, composto por 20 (vinte) Conselheiros e 01 (um) Presidente, com a seguinte incumbência: I - garantir a participação da Administração Pública e do Conselho do Município, denominado PROJARAGUÁ, instituído pela Lei Orgânica do Município de Jaraguá do Sul, na formulação das políticas urbanas e que propiciem a integração com as politicas públicas de desenvolvimento sustentável de natureza sócio-econômica, cultural e ambiental do Município; II - apreciar o Plano Anual de trabalho da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, dando sugestões, para o constante aperfeiçoamento de seus procedimentos, estrutura, planos, programas, projetos; III - aprovar o Regimento Interno da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN. 1º O Presidente será o Chefe do Poder Executivo.

5 2º Serão Conselheiros: I - Procurador Geral do Município; II - Controlador Geral do Município; III - Secretários Municipais: a) Secretário Municipal da Administração; b) Secretário Municipal da Assistência Social, Criança e Adolescente; c) Secretário Municipal da Defesa Civil; d) Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo; e) Secretário Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura; f) Secretário Municipal da Educação; g) Secretário Municipal da Fazenda; h) Secretário Municipal da Habitação e Regularização Fundiária; i) Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos; j) Secretário Municipal da Saúde; k) Secretário Municipal do Urbanismo; IV - Presidentes das Fundações: a) Fundação Cultural de Jaraguá do Sul; b) Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; c) Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA; d) Fundação Municipal de Esportes - FME; V - Diretores-Presidentes: a) Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul - SAMAE; b) Companhia de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul - CODEJAS; VI - Presidente do PROJARAGUÁ. SUBSEÇÃO II DO CONSELHO DA CIDADE Art. 7º O Conselho Municipal da Cidade de Jaraguá do Sul - COMCIDADE, órgão de acompanhamento, controle e fiscalização da política e da gestão urbana do Município, com composição e atribuições legalmente estabelecidas, integrará a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN. SUBSEÇÃO III DO CONSELHO FISCAL

6 Art. 8º O Conselho Fiscal é o órgão de acompanhamento, controle e fiscalização da gestão financeira da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN e será composto por 03 (três) membros, indicados e nomeados pela Prefeita Municipal. Parágrafo Único - O mandato dos membros do Conselho será de 03 (três) anos, facultada a recondução por igual período. Art. 9º Ao Conselho Fiscal compete: I - examinar balancetes e prestação de contas, emitindo parecer a respeito; II - examinar e emitir parecer sobre os procedimentos financeiros e contábeis; III - pronunciar-se sobre despesas extraordinárias autorizadas pelo COMCIDADE - Conselho Municipal da Cidade de Jaraguá do Sul. Parágrafo Único - Os serviços prestados à Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN pelos membros integrantes dos Conselhos serão de natureza relevante e gratuitos. SEÇÃO II DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR SUBSEÇÃO I DA PRESIDÊNCIA Art. 10. Compete à Presidência da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, estruturada na forma do Anexo I, da presente Lei Complementar, sob a titularidade de Presidente: I - apresentar relatórios periódicos à Prefeita Municipal; II - representar, coordenar e fiscalizar a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; III - solicitar ao Conselho Administrativo a convocação de reuniões, no mínimo, 02 (duas) vezes ao ano, e extraordinárias, sempre que necessário; IV - estabelecer, com o Diretor Técnico-executivo, o Plano Anual de Trabalho, assim como a política de prioridades da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, submetendo à consideração e apreciação do Conselho Administrativo; V - convocar e presidir as reuniões da Diretoria da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN;

7 VI - nomear, exonerar, lotar e distribuir os servidores da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, bem como os demais atos administrativos a estes relativos; VII - movimentar as contas bancárias da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, em conjunto com o Gerente Administrativo-financeiro, e, na sua ausência, com o Diretor Técnico-executivo; VIII - na ausência do Presidente, as contas bancárias poderão ser movimentadas pelo Diretor Técnico-executivo, em conjunto com o Gerente Administrativo-financeiro; IX - firmar acordos, contratos, intercâmbios e convênios de cooperação técnica, após a análise e aprovação do Diretor Técnico-executivo e da Assessoria e Consultoria Jurídica da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; X - encaminhar ao Conselho Fiscal a proposta orçamentária anual da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; XI - elaborar, com o Diretor Técnico-executivo, o Regimento Interno da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, encaminhando para aprovação da Prefeita Municipal, através do Conselho Administrativo; XII - cumprir e fazer cumprir o Regimento Interno, bem como as decisões do Conselho Municipal da Cidade de Jaraguá do Sul - COMCIDADE, também as recomendações do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal; XIII - exercer também outras atribuições definidas em Lei ou no Regimento Interno da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN. Parágrafo Único - O Presidente será nomeado e exonerado pela Prefeita Municipal, escolhido entre os servidores ou não, com nível superior e preferencialmente com experiência nas áreas diversas da Gestão Pública, com vencimento e subsídios mensais equivalentes ao Secretário Municipal, conforme estabelecido por Lei. SEÇÃO III DO NÍVEL DIRETIVO SUBSEÇÃO I DA DIRETORIA TÉCNICO-EXECUTIVA Art. 11. Compete à Diretoria Técnico-executiva da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, estruturada na forma do Anexo I, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA ou no Conselho de Arquitetura e

8 Urbanismo - CAU: I - dirigir todas as atividades técnicas da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, bem como supervisionar as unidades subordinadas; II - copilar resultados institucionais, através de relatórios técnicos administrativos e financeiros das diversas Gerências e recomendar intervenções à Presidência, sempre que necessário; III - apreciar e aprovar os termos de cooperação, intercâmbios, convênios, contratos a serem celebrados ou realizados na Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; IV - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SEÇÃO IV DO NÍVEL EXECUTIVO Art. 12. Ao Nível Executivo competem atividades relacionadas à gerência, mediante a atuação no âmbito estratégico-tático, analisando, acompanhando, controlando e capacitando, razão pela qual os cargos deverão ser ocupados por profissionais graduados em área que possui relação com as atribuições a serem exercidas. SUBSEÇÃO I DA GERÊNCIA DE PESQUISA E INFORMAÇÕES Art. 13. À Gerência de Pesquisa e Informações, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no respectivo conselho de classe, compete: I - gerenciar e centralizar a pesquisa, a produção e a disponibilização das informações, o processamento e geoprocessamento de dados, análise e diagnóstico sócio-econômico e ambiental, bem como da documentação necessária para subsidiar o processo de planejamento e implementação das políticas urbanas; II - instituir e gerenciar o Sistema de Informação, mantê-lo permanentemente atualizado e compatibilizado com o sistema existente; III - manter permanente cooperação técnica com a Administração Pública, através de suas Secretarias, Fundações e Autarquias, e outras entidades públicas e privadas, visando o intercâmbio de dados e informações; IV - acompanhar o processo de desenvolvimento sustentável e de expansão urbana e suas implicações sócio-econômicas;

9 V - dar publicidade às informações produzidas pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; VI - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO II DA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO URBANO Art. 14. À Gerência de Planejamento Urbano, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, compete: I - gerenciar a avaliação, elaboração e revisão da legislação urbanística vigente, além da legislação correlata; II - gerenciar a elaboração de estudos, planos, programas e projetos necessários ao cumprimento e a atualização do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul (SC) - PDO; III - gerenciar a elaboração de estudos, planos, programas e projetos urbanísticos, de ordenação, qualificação, proteção dos recursos naturais e do patrimônio cultural, e, ainda, de estruturação urbana sustentável no Município de Jaraguá do Sul; IV - gerenciar estudos e desenvolver propostas relativas ao uso e ocupação de áreas e equipamentos públicos e urbanos, fomentando sua adequada destinação; V - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO III DA GERÊNCIA DE MOBILIDADE URBANA Art. 15. À Gerência de Mobilidade Urbana, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, compete: I - gerenciar a elaboração de estudos, planos, programas e projetos de mobilidade e de promoção da acessibilidade, vinculados ao planejamento da implantação da infraestrutura necessária, de acordo com as premissas do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul (SC) - PDO; II - promover o planejamento do Sistema de Transporte Coletivo;

10 III - gerenciar a avaliação, elaboração e revisão das leis que regulamentam e disciplinam o transporte de cargas, o transporte especial e de táxis e da política de fretamento em geral; IV - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO IV DA GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICA URBANO-AMBIENTAL Art. 16. À Gerência de Integração de Política Urbano-ambiental, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, compete: I - gerenciar a integração de estudos, planos, programas e projetos do Município, relativos ao patrimônio cultural, de mobilidade, saneamento, equipamentos, mobiliário e de paisagem urbana, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável de natureza sócio-econômica, da preservação cultural e ambiental, integrado com os demais municípios da região, e a nível estadual e federal; II - promover o intercâmbio, cooperação e entrosamento com outras entidades públicas e privadas municipais, regionais e estaduais, otimizando procedimentos e recursos, para a elaboração de planos, programas e projetos integrados; III - implementar e gerenciar o programa municipal de educação urbana mediante a difusão da legislação urbanística, o desenvolvimento de ações de cidadania e formação de parcerias com entidades privadas e a comunidade local, visando o cumprimento da função social da cidade, na forma regulamentar; IV - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO V DA GERÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA Art. 17. À Gerência Administrativo-financeira, ocupada por profissional graduado em nível superior, na área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no respectivo conselho de classe, compete: I - planejar, organizar, coordenar e fiscalizar as atividades relativas a pessoal, transporte, aquisição de materiais, patrimônio, serviços gerais e administrativos, contabilidade, controle financeiro e orçamentário dos contratos e convênios firmados com a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; II - gerenciar e controlar as atividades financeiras, contábeis e de execução

11 orçamentária, tais como, boletins, balancetes, prestação de contas, planos e relatórios em geral; III - instituir programas de capacitação de recursos humanos e qualificação técnica; IV - auxiliar na ação de captação de recursos financeiros, objetivando a implantação de planos, programas e projetos de desenvolvimento sustentável urbano e de preservação do patrimônio natural, cultural e paisagístico do Município; V - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SEÇÃO V DO APOIO Art. 18. A Assessoria Técnica de Planejamento, bem como a Assessoria e Consultoria Jurídica, e, ainda, o Oficial de Gabinete da Presidência da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, prestam apoio aos atos ou atividades desenvolvidos. SUBSEÇÃO I DA ASSESSORIA E CONSULTORIA JURÍDICA Art. 19. À Assessoria e Consultoria Jurídica da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, ocupada por profissional graduado em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, compete: I - prestar consultoria jurídica, mediante a emissão de pareceres; II - promover a defesa da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, em juízo e fora dele, conforme diretrizes jurídicas emanadas da Procuradoria Geral do Município; III - articular com a Procuradoria Geral do Município, visando o cumprimento de atos normativos; IV - elaborar programa de trabalho no âmbito de sua área de atuação; V - assessorar e prestar consultoria jurídico-administrativa na elaboração do plano de trabalho a ser praticado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; VI - assessorar ou apresentar proposta de reorganização da estrutura administrativa da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; VII - analisar e decidir, em conjunto com a Presidência, sobre questões jurídico-

12 administrativas que lhe forem submetidas à apreciação por qualquer unidade da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; VIII - analisar as minutas de editais de licitação e de contratos, bem como, sempre que houver necessidade de sua intervenção, manifestar-se sobre a regularidade dos procedimentos administrativos licitatórios; IX - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO II DA ASSESSORIA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO Art. 20. Ao Assessor Técnico de Planejamento, profissional graduado em área que possui relação com as atribuições do cargo, devidamente inscrito no respectivo conselho de classe, se houver exigência legal nesse sentido, compete: I - prestar consultoria técnica, mediante a emissão de pareceres, laudos ou notas técnicas, bem como assessorar a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico- Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, com vistas às áreas tecnológicas, de informações, de planejamento e de direito urbanístico; II - articular com os demais órgãos e unidades da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, visando o incremento técnico de seus atos e atividades; III - elaborar programação de trabalho no âmbito de sua área de atuação; IV - assessorar e prestar consultoria técnico-administrativa e operacional na elaboração do plano de trabalho a ser praticado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN; V - analisar, em conjunto com os demais órgãos e unidades da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, sobre questões técnicas e operacionais que lhe forem submetidas; VI - outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. SUBSEÇÃO III DO OFICIAL DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA Art. 21. Ao Oficial de Gabinete da Presidência compete assessorar diretamente o Presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, acompanhando-o em seus compromissos e tratando de

13 questões por ele ordenadas, e tem, ainda, como atividade, a priorização de eventos agendados e suporte externo em casos que exijam a presença do Presidente ou seu representante, realizando contatos e atendimentos que visem à otimização e à organização diária do Presidente, bem como outros atos ou atividades considerados necessários ao exercício de sua competência. CAPÍTULO IV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 22. O Conselho Administrativo deverá aprovar o Regimento Interno, onde constará as demais condições específicas e complementares de funcionamento da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data da posse da primeira Diretoria, o qual será aprovado por Decreto. Parágrafo Único - O prazo do caput deste artigo poderá ser prorrogado por igual período em caso de comprovada necessidade. Art. 23. Ficam criados na estrutura da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN os cargos de provimento em comissão, de acordo com os quantitativos, denominações, símbolos e adicionais de função ou vencimentos constantes dos Anexos II e III, desta Lei Complementar. Art. 23 A - Ficam criados na estrutura da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN os cargos de provimento efetivo, de acordo com os quantitativos, denominações, carga horária semanal, requisitos e vencimentos, constantes dos Anexos V, VI e VII, desta Lei Complementar. (Redação acrescida pela Lei Complementar nº 128/2012) Art. 24. O servidor público do Município de Jaraguá do Sul, do quadro efetivo e celetistas, poderão optar em não receber o vencimento do cargo em comissão, acaso seja assim provido, mantendo o seu vencimento original. 1º O exercício da opção garantirá o recebimento da gratificação de função fixada no Anexo III, ou seja, 30% (trinta por cento) do vencimento fixado para o cargo comissionado para o qual o servidor efetivo foi nomeado, sem prejuízo dos demais benefícios legais. 2º A gratificação de função somente é devida enquanto perdurarem a designação e em nenhuma hipótese será incorporada, para qualquer efeito, ao vencimento ou à remuneração do servidor. Art. 25. Os titulares de cargos, exclusivamente, de provimento em comissão, sujeitamse ao Regime Geral da Previdência Social. Art. 26. A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN poderá receber servidores que lhe forem cedidos e colocados à disposição segundo o regime jurídico a que estiverem sujeitos no órgão e/ou entidade de

14 origem a que pertencerem, para o exercício de funções compatíveis com suas qualificações profissionais, independente de correlação com o cargo ou emprego ocupado no órgão de origem. Art. 27. Respeitado o disposto na presente Lei Complementar, poderá a Prefeita Municipal, mediante Decreto, regulamentar e disciplinar os casos omissos que se fizerem necessários à implementação da estrutura da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN, bem como expedir todas as normas complementares necessárias à aplicação desta Lei Complementar. Art. 28. A Estrutura Administrativa estabelecida na presente Lei Complementar entrará em funcionamento gradualmente, na medida em que as unidades que a compõem forem sendo implantadas, segundo a conveniência da Administração e a disponibilidade dos recursos. Parágrafo Único - A implantação da estrutura da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN será feita através da efetivação das seguintes medidas: I - provimento dos respectivos cargos; II - dotação dos elementos humanos e materiais indispensáveis ao seu funcionamento; III - instrução dos níveis de direção, execução e apoio quanto às atribuições conferidas. Art. 29. As despesas oriundas da aplicação desta Lei Complementar correrão por conta de dotações próprias, consignadas no orçamento corrente, suplementadas, se necessário. Art. 30. A despesa criada por esta Lei Complementar não afetará as metas de resultados fiscais previstas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e a estimativa de impacto orçamentário e financeiro que é parte integrante desta, conforme Anexo IV. Parágrafo Único - Integra a presente Lei Complementar a declaração do ordenador da despesa nos termos do anexo acima citado. Art. 31. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 1º de março de Jaraguá do Sul, 24 de fevereiro de CECILIA KONELL Prefeita Municipal ANEXO I ORGANOGRAMA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO- TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN CONSELHO ADMINISTRATIVO

15 CONSELHO DA CIDADE CONSELHO FISCAL PRESIDÊNCIA OFICIAL DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA DIRETORIA TÉCNICO- EXECUTIVA ASSESSORIA E CONSULTO- ASSESSORIA TÉCNICA DE RIA JURÍDICA PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE PESQUI-GERÊNCIA DE PLA-GERÊNCIA DE MOBILI- GERÊNCIA DE INTEGRA-GERÊNCIA ADMINIS- SAS E INFORMAÇÕES NEJAMENTO URBANODADE URBANA ÇÃO DE POLÍTICA UR-TRATIVO-FINANCEI- BANO- AMBIENTAL RA

16 ANEXO II CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO- TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN 01 Presidente - IPPLAN - DGA-1 01 Diretor Técnico-executivo - IPPLAN - DGA-2 01 Gerente de Pesquisa e Informações - IPPLAN - DGA-3 01 Gerente de Planejamento Urbano - IPPLAN - DGA-3 01 Gerente de Mobilidade Urbana - IPPLAN - DGA-3 01 Gerente de Integração de Política Urbano-ambiental - IPPLAN - DGA-3 01 Gerente Administrativo-financeiro - IPPLAN - DGA-3 01 Oficial de Gabinete da Presidência - IPPLAN - DGA-6 01 Assessor Técnico de Planejamento - IPPLAN - DGA-5 01 Assessor e Consultor Jurídico - IPPLAN - DGA-5 ANEXO III VENCIMENTOS DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO- TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN CARGO SÍMBOLOGRATIFICAÇÃO VENCIMENTO DA FUNÇÃO ========================================== Presidente DGA -1 Subsídio Fundação fixado por lei específica, na forma do artigo 39, 4º, da Constituição Federal Diretor DGA-2 R$ 2.141,53 R$ 7.138, Gerente DGA-3 R$ 1.403,08 R$ 4.676,

17 Assessor DGA-5 R$ 1.403,08 R$ 4.676, Oficial dedga-6 R$ 922,42 R$ 3.076,91 Gabinete da Presidência ANEXO IV ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO (Artigos 15 e 16 - Lei Complementar Nº 101/00) I - CARACTERIZAÇÃO DA DESPESA * Órgão responsável pela despesa: Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul - IPPLAN * Objeto da despesa: despesas correntes - despesas de custeio - despesa de pessoal * Fonte do recurso: crédito especial, adicional ou suplementar (Lei Federal Nº 4.320/64) * Natureza da despesa: Obrigatória de Caráter Continuado (x) - artigo 17, da Lei Complementar Nº 101/2000. * Valor da despesa: R$ ,32 II - DESPESA OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO - IMPACTO ORÇAMENTÁRIO (Artigo 16, II, da Lei Complementar Nº 101/2000), observado o seguinte: EXERCÍCIO VALOR DO IMPACTO EM R$ ANO R$ ,32 ANO R$ ,32 ANO R$ ,32 III - DECLARAÇÃO DE ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA Em cumprimento das disposições da Lei Complementar Nº 101, de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), declaramos que o custo com o projeto de lei: - Está de acordo com o que dispõe o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, ou seja, a despesa tem adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual; é compatível com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, despesas passíveis de abertura de crédito especial adicional ou suplementar, na forma da Lei;

18 - Obedece os limites de despesas com pessoal estabelecidos nos artigos 19, III, e 20, III, da Lei Complementar Nº 101, de 04/05/2000; - Respeita o disposto no artigo 21 da mesma Lei. ANEXO V CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO- TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN VAGAS DENOMINAÇÃO DO CARGO CHS REQUISITOS ================================================================== =============== 01Analista de TI 40Ensino Superior em Sistema de Informação / Ciência da Computação / Analista de Sistemas Arquiteto e 40Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo com Urbanista Registro no Conselho Engenheiro 40Ensino Superior em Engenharia Civil com Registro no Conselho Geógrafo 40Ensino Superior em Geografia com Registro no Conselho Agente 40Ensino Médio com conhecimento em informática Administrativo (Redação acrescida pela Lei Complementar nº 128/2012) ANEXO VI DESCRIÇÃO DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO FÍSICO-

19 TERRITORIAL DE JARAGUÁ DO SUL - IPPLAN DESCRIÇÃO DO CARGO DE ANALISTA DE TI DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO Planejar, analisar, pesquisar, desenvolver, implantar, treinar, monitorar e controlar a infraestrutura, sistemas, aplicações, serviços e projetos de tecnologia da informação do Ipplan. Atender aos objetivos e necessidades da fundação, propondo soluções de forma proativa ou identificando e resolvendo problemas, garantindo a execução dos processos de forma consistente, ágil, segura e dentro dos prazos estipulados. DESCRIÇÃO DETALHADA DO CARGO Dar suporte e treinamento ao Ipplan no uso dos sistemas e serviços de TI da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Portal Municipal e demais sites de interesse da Fundação, estando disponível para atender aos funcionários, corrigindo possíveis falhas ou mau funcionamento dos sistemas e equipamentos, mantendo-os sempre atualizados, disponíveis e seguros. Pesquisar tecnologias em informática, solicitando demonstrações de produto, buscando ferramentas, tecnologias e metodologias disponíveis no mercado, comparando alternativas, bem como participando de eventos para qualificação profissional. Instalar, configurar, gerenciar e manter servidores, serviços e infra estrutura de TI, visando garantir sua atualização, disponibilidade e segurança. Atuar no desenvolvimento de novos sistemas e serviços, bem como na manutenção e adequação dos sistemas legados, a fim de atender as necessidades levantadas por usuários, atender a legislação e ainda otimizar os processos do Ipplan: - Identificando necessidades junto aos usuários; - Realizando levantamento de todas as etapas do processo e seus requisitos de funcionamento; - Analisando e identificando o impacto do desenvolvimento de uma nova aplicação em relação aos sistemas já existentes; - Programando o sistema de acordo com a análise; - Alterando tabelas e campos no banco de dados; - Aplicando testes individuais e integrados nos sistemas; - Acompanhando equipe de desenvolvimento/implantação, conforme projeto. Administrar ambiente informatizado, monitorando performance dos sistemas utilizados, gerenciando o ambiente, os recursos de rede, banco de dados e perfil de acesso às informações, com o intuito de identificar e/ou prever falhas no sistema, controlar o acesso aos dados e recursos, bem como assegurar estabilidade funcional dos recursos serviços de TI: - Efetuando atualizações de softwares e correções de segurança; - Configurando a rede de forma segura e confiável, através dos métodos e dispositivos apropriados; - Monitorando o link de internet e as atividades diárias na rede interna; - Coordenando os processos de "backup", atualização de antivírus e outros processos de segurança;

20 - Efetuando a restauração de dados, sistemas e arquivos previamente salvos por rotinas de backup, visando corrigir eventuais falhas causadas por novas versões de sistemas, sinistros, uso inadequado, permitindo a retomada das atividades normais, de forma rápida e consistente; - Criando e implantando procedimentos de restrição do acesso e utilização da rede, sistemas e serviços, como identificação dos usuários, senhas, entre outros; - Diagnosticando problemas, documentando a análise e a solução dos problemas e compartilhando a informação com os demais membros da equipe; - Repassando a demanda identificada ao assistente de TI, quando necessário; - Monitorando, gerenciando e mantendo s, bancos de dados, serviços de armazenamento e demais serviços de TI. - Estabelecer padrões para ambiente informatizado, estabelecendo padrão de hardware e software, criando normas de segurança e utilização, padronização de nomenclatura e interface com usuário, entre outros, com o intuito de garantir a disponibilidade, compatibilidade e portabilidade dos recursos, sistemas e serviços de TI e contribuindo para manter o fluxo correto das atividades do Ipplan com as demais áreas da administração municipal. - Realizar a instalação, manutenção e gerência de servidores, instalando e configurando ambientes operacionais, a fim de disponibilizar novos sistemas e serviços ou otimizar e garantir a disponibilidade dos legados. - Manter o controle sobre a documentação e equipamentos recebidos ou processos licitatórios. - Realizar o controle de licenças de softwares de interesse do Ipplan, garantindo o uso correto dos softwares adquiridos, em conformidade com a legislação e com os contratos específicos de licenciamento. DESCRIÇÃO DO CARGO DE ARQUITETO E URBANISTA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO Viabilizar a execução de planos, programas e projetos para o Ipplan, elaborando, analisando, executando e dirigindo projetos paisagísticos, arquitetônicos e urbanísticos, estudando características e preparando programas e métodos de trabalho, especificando os recursos necessários para viabilizar a construção implantação de melhorias. DESCRIÇÃO DETALHADA DO CARGO Realizando estudos de viabilidade técnica de projetos arquitetônicos/paisagísticos e urbanísticos; Analisando projetos urbanísticos de parcelamentos de solos; Investigando e definindo metodologias de execução e cronograma; Efetuando estudos ambientais e dimensionamento da obra; Especificando equipamentos, materiais e serviços a serem utilizados; Consultando leis, mapas e dados cadastrais. Orçando os custos da obra. Elaborar documentos e pareceres técnicos em projetos, processos e/ou solicitações pertinentes aos aspectos de planejamento urbano, respeitando a legislação e diretrizes urbanas e arquitetônicas vigentes. Contribuir para a organização da cidade, analisando projetos de construções,

21 loteamentos, desmembramentos, pedidos de construção, reformas, paisagísticos, urbanísticos, entre outros, com o intuito de aprovar os mesmos: - Esclarecendo e orientando sobre possíveis dúvidas com relação às obras públicas e particulares; - Realizando pareceres técnicos; - Prestando esclarecimentos sobre o Plano Diretor e demais projetos encaminhados. Conferir a compatibilidade das obras com o projeto e/ou memorial descrito. Analisar processos de licenciamento de estabelecimentos e atividades, de acordo com as posturas municipais e legislação de uso do solo, integrando, sempre que possível, as normas ambientais, tributárias e sanitárias. Buscar a constante melhoria do conjunto urbano, das edificações e organização urbana, analisando continuamente o Plano Diretor e orientando quanto às modificações necessárias. Subsidiar com informações pertinentes a área de compras em licitações e/ou concorrências públicas, elaborando planilha de orçamento com especificações de serviços e/ou materiais utilizados, realizando levantamento de preços, montando a documentação técnica necessária, verificando o cronograma estabelecido e orientando o pessoal na execução das obras. Realizar laudos, informes e/ou pareceres técnicos, entre outros, efetuando levantamento em campo e coletando dados, fotos, conforme solicitação, de modo a avaliar e sugerir medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área. Munir os superiores com informações acerca do planejamento e organização físico-espacial do Município, por meio da interpretação de fotografias aéreas, imagens, cartas planialtimétricas e dados complementares, desenvolvendo mapas temáticos que caracterizam as regiões geográficas. Garantir a legalização das edificações, verificando o cumprimento das normas de licenciamento de atividades e construção e/ou das exigências processuais, de acordo com o Plano Diretor, respondendo consultas prévias e de viabilidade, vistoriando e/ou inspecionando documentos de projetos. Contribuir com a defesa e desenvolvimento do meio ambiente, participando de programas e projetos, bem como da elaboração de relatórios analíticos de acompanhamento da execução de projetos e obras relacionados a proteção do meio ambiente. Facilitar a logística do sistema viário da cidade, organizando e promovendo as atividades relacionadas com projeto, construção, reconstrução, adaptação, reparo, ampliação, conservação, melhoria, manutenção e implantação do sistema viário do Município de Jaraguá do Sul. Garantir a permanência de registros da história e arquitetura locais, coordenando, analisando, avaliando e dando parecer em processos de construções, ampliações, reformas e demolições de imóveis históricos, bem como efetuando vistorias e consultando o COMPHAAN. Contribuir com a preservação e composição do cenário futuro da cidade: - Efetuando o cadastro de imóveis históricos; - Realizando pesquisa técnica e histórica do imóvel; - Auxiliando na elaboração de legislação para proteção de imóveis históricos; - Coordenando, acompanhando e/ou efetuando os levantamentos dos imóveis históricos; - Elaborando propostas de melhoramento, projetando e planejando obras de

22 restauração e revitalização; - Acompanhando e/ou encaminhando para os órgãos competentes, em nível estadual ou federal, projetos de captação de recursos para restauração e revitalização dos imóveis históricos; - Verificando os documentos necessários (memorial descritivo, orçamento e cronograma físico-financeiro). - Elaborar planos, programas e/ou projetos, identificando necessidades, coletando informações, analisando dados, elaborando e definindo diretrizes, metodologias, diagnósticos, técnicas, materiais, orçamentos, entre outros, de modo a buscar aprovação junto aos superiores e órgão competentes. - Avaliar imóveis de interesse do Município seja para compra, doação, locação, desapropriação e demais transações realizadas pelo órgão público, conferindo e avaliando a estrutura física e o mobiliário do bem. DESCRIÇÃO DO CARGO DE ENGENHEIRO DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO Elaborar, analisar e aprovar projetos de engenharia, controlando a qualidade dos empreendimentos a fim de garantir o desenvolvimento ordenado das obras públicas e demais projetos do município, em acordo com as leis e normas técnicas vigentes. Prestar assessoria em assuntos relacionados à sua área de atuação, atuando no controle de perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços. DESCRIÇÃO DETALHADA DO CARGO Realizar estudos de viabilidade técnica de projetos, investigando e definindo metodologias de execução, cronograma, desenvolvendo estudos ambientais, dimensionamento da obra, bem como especificando equipamentos, materiais e serviços a serem utilizados, de modo a assegurar a qualidade da obra dentro da legislação vigente. Analisar projetos de construções, loteamentos, desmembramentos, pedidos de construção, reformas, paisagísticos, urbanísticos, sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgotos, de projetos de organização e controle de circulação de ruas, rodovias e outras vias de trânsito, entre outros, com o intuito de aprovar os mesmos, esclarecendo e orientando sobre possíveis dúvidas com relação às obras públicas e particulares. Elaborar planos, programas e/ou projetos, identificando necessidades, coletando informações, analisando dados, elaborando e definindo metodologias, diagnósticos, técnicas, materiais, orçamentos, entre outros, de modo a buscar a aprovação junto aos superiores e órgãos competentes. Elaborar planilha de orçamento com especificação de serviços e/ou materiais utilizados, bem como suas respectivas quantidades, realizando levantamento de preços, a fim de subsidiar com informações pertinentes a área de compras em licitações e/ou concorrências públicas, observando as normas técnicas. Notificar através de ofícios as empresas fornecedoras que não estiverem cumprindo com as especificações descritas em contrato feito com o Ipplan. Prestar assistência técnica em processos licitatórios: - Estabelecendo critérios para a pré-qualificação de serviços e obras; - Preparando termos de referência para a contratação de plano programas e

23 projetos; - Prestando suporte para a preparação do edital de concorrência; - Julgando propostas técnicas e financeiras. Realizar laudos, informes e/ou pareceres técnicos, efetuando levantamento em campo, coletando dados e fotos, conforme solicitação, de modo a avaliar e sugerir medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área. Desenvolver projetos de pesquisa, a fim de implementar tecnologias: - Realizando ou solicitando ensaios de produtos, métodos, equipamentos e procedimentos. Vistoriar e/ou inspecionar documentos de projetos, no que tange a legalidade, verificando o cumprimento das normas de licenciamento de atividades e construção e/ou das exigências processuais. Analisar processos de licenciamento de estabelecimentos e atividades, de acordo com as posturas municipais e legislação de uso do solo, integrando, sempre que possível, as normas ambientais, tributárias e sanitárias. Organizar e manter a base de dados atualizada, inserindo informações acerca de cadastros técnicos, imóveis, loteamentos, logradouros, estabelecimentos licenciados, obras públicas, equipamentos urbanos, entre outros. Participar de processos judiciais, representando o Ipplan através de informações e documentos levantados previamente. Elaborar projetos para captação de recursos. DESCRIÇÃO DO CARGO DE GEÓGRAFO DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO Estudar a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectos físicos e humanos, realizando pesquisas e levantamentos fisiográficos, através de estudos de campo e/ou bibliográficos. DESCRIÇÃO DETALHADA DO CARGO Contribuir para a aplicação da ciência da Geografia ao estudo da organização econômica, política e social do Município, estudando características físicas, sócio, econômico, ambiental e climáticas do meio ambiente, a distribuição das populações e as atividades da raça humana, realizando pesquisas sobre a estrutura da terra, regiões fisiográficas, clima, populações, cultura, divisões políticas, entre outras. Elaborar documentos e pareceres técnicos em projetos, processos e/ou solicitações em geral, pertinentes aos aspectos de planejamento urbano, respeitando a legislação ambiental e diretrizes urbanas e arquitetônicas vigentes. Contribuir com a captação de recursos para a realização de obras de infraestrutura ou desenvolvimento de programas específicos, elaborando a caracterização físico-geográfica e geoeconômica: - Levantando aspectos físicos e econômicos de uma determinada área; - Realizando atividades em campo; - Analisando mapas temáticos, fotos aéreas, imagens de satélite e/ou outros materiais; - Elaborando relatórios.

24 DESCRIÇÃO DO CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO Contribuir com o correto fluxo de atividades, informações e materiais do Ipplan, executando serviços administrativos, prestando suporte e apoio às diversas áreas do município, buscando a legalidade em todos os processos nos quais está envolvido, bem como o desenvolvimento, cumprimento e aprimoramento de rotinas e procedimentos administrativos do local de atuação. DESCRIÇAO DETALHADA DO CARGO Executar serviços burocráticos, visando atender a legislação e cumprir com os procedimentos de cunho administrativo do município: - Elaborando e encaminhando expedientes com conhecimento de legislação atinente ao serviço público; - Digitando trabalhos atinentes à administração; - Elaborando, protocolando e arquivando correspondências, requerimentos, notas fiscais, ofícios, contratos e demais documentos; - Executando guias previdenciárias; - Repassando as informações necessárias relacionadas a guias previdenciárias aos institutos de previdência; - Efetuando o cadastro geral de empregados. Efetuar levantamentos, registros, baixa e cadastro dos bens imóveis de acordo com as normas legais do Ipplan. Realizar o despacho de benefícios. Estabelecer contatos com o público, a fim de atender a todos com rapidez e eficiência, recepcionando os cidadãos, prestando atendimento, anunciando e Proceder a entrega de documentos do setor para os contribuintes e servidores municipais. Elaborar e controlar o trabalho de recebimento, classificação e arquivamento de papeis e documentos através do computador. Auxiliar na organização e execução de eventos da Secretaria, Fundação e/ou Autarquia em que estiver atuando. Atender e resolver questões com os fornecedores e demais empresas prestadoras de serviço para o Ipplan. Fazer pesquisa de preços sempre que for necessária a aquisição de materiais, bem como efetivar o processo de compras quando necessário e/ou solicitado. Contribuir com a realização de reuniões, elaborando pautas e atas. Preparar e emitir documentos de interesse dos munícipes. Revisar e confrontar cadastros, dirimindo dúvidas e incompatibilidades existentes. Agilizar e assegurar os processos administrativos: - Digitando e fazendo cópias de documentos com segurança; - Emitindo relatórios; - Efetuando o controle do almoxarifado; - Recepcionando e expedindo listagem de trabalhos processados; - Efetuando controle de material de expediente; Digitando e inserindo no sistema tabelas, correspondências, relatórios, circulares, formulários, informações processuais, requerimentos, memorando e outros dados/documentos;

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2013-IPPLAN ANEXO 2 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2013-IPPLAN ANEXO 2 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PREFEITURA MUNICIPAL CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2013-IPPLAN ANEXO 2 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS Cargo de Nível Médio Agente Administrativo Contribuir com o correto fluxo de atividades, informações e materiais

Leia mais

*LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004.

*LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais *LEI COMPLEMENTAR Nº 283, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004. Altera a Lei Complementar n.º 163, de 5 de

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014

L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014 L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014 Dispõe sobre a reestruturação da Loteria do Estado do Pará - LOTERPA e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 3.984, DE 28 DE MAIO DE 2007 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Cria o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006.

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Secretaria Executiva de Estado de Obras Públicas - SEOP e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES End: Rua Siqueira Campos, S-64 Centro Fone: (14) 3283-9570 ramal 9576 Email: compras@pederneiras.sp.gov.br Responsável: Dr. Luis Carlos Rinaldi Atribuições

Leia mais

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. ESTABELECE AS ATRIBUIÇÕES, NÍVEL DE ESCOLARIDADE E JORNADA DE TRABALHO DE S PÚBLICOS DO IPRESB. RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das

Leia mais

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991.

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. ALTERADO PELOS DECRETOS SC N 322/1995; 2.155/1997; 2.442/1997 DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. Dispõe sobre a competência do Conselho de Meio Ambiente - CONSEMA - SC O GOVERNADOR DO ESTADO DE

Leia mais

EDUARDO BRAGA Governador do Estado

EDUARDO BRAGA Governador do Estado DECRETO N.º 24031, DE 26 DE JANEIRO DE 2.004 APROVA o Regimento Interno da SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA - SCI, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, no

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 014/2006.

ATO NORMATIVO Nº 014/2006. ATO NORMATIVO Nº 014/2006. Dispõe sobre a organização da Superintendência de Gestão Administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PUBLICADO NO DOMP Nº 756 DE: 08/05/2013 PÁG. 1/4 PREFEITURA DE PALMAS LEI N o 1.966, DE 8 DE MAIO DE 2013. (Alterada pela Lei nº 2.198, de 03/12/2015). (Alterada pela Lei nº 2.097 de. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003.

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO CGE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo LEI N 980, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), no Município

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA LEI N 274/2013 Nova Olinda - TO, 23 de outubro de 2013 "Institui e cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente - FMMA do Município de Nova Olinda -TO e dá outras providências." O PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO TÍTULO I DA NATUREZA E MISSÃO Art. 1º. O Museu de Porto Alegre Joaquim

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 51.484, 15 DE MAIO DE 2014. (publicado no DOE nº 92, de 16 de maio de 2014) Aprova o Regimento Interno

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO CNPJ: 18.602.037/0001-55 Insc. Est. Isento São Gotardo Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO CNPJ: 18.602.037/0001-55 Insc. Est. Isento São Gotardo Minas Gerais LEI COMPLEMENTAR Nº.132, DE 02 DE MARÇO DE 2015. Dispõe sobre a criação e extinção de cargos em comissão de livre provimento e exoneração sem aumento da despesa e dá outras providências. O povo do Município

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar.

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar. Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul Estado de Mato Grosso do sul Poder Executivo Gabinete do Prefeito LEI COMPLEMENTAR Nº 033/2008 de 30 de Dezembro de 2008. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANO-

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DISPÕE SOBRE A REVISÃO GERAL ANUAL DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS, NOS TERMOS DO ART. 37, INCISO X, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ALTERA O QUADRO DE SERVIDORES EFETIVOS

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho

Leia mais

DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012

DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012 DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. O Prefeito Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, usando de suas atribuições legais, e de acordo

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências.

LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências. LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que

Leia mais

ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE (Portaria GM-MP nº 220, de 25 de junho de 2014) ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º A Secretaria de Planejamento

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS Art. 1º A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade Federal

Leia mais

Página 1 de 5 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 02/2002 Aprova o Regimento Interno da Coordenação de Controle Interno da UFPB. Legislação correlata:

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 14.310, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. (publicada no DOE n.º 189, de 1º de outubro de 2013) Institui o Sistema

Leia mais

Transforma a Companhia de Transportes do Município de Belém - CTBel em Autarquia Especial e dá outras providências. CAPÍTULO I DA ENTIDADE MUNICIPAL

Transforma a Companhia de Transportes do Município de Belém - CTBel em Autarquia Especial e dá outras providências. CAPÍTULO I DA ENTIDADE MUNICIPAL LEI Nº 8.227, DE 30/12/02. Publicada no DOM nº 9.858, de 30/12/2002. Transforma a Companhia de Transportes do Município de Belém - CTBel em Autarquia Especial e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

FAÇO SABER que a CÂMARA MUNICIPAL DE aprove e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

FAÇO SABER que a CÂMARA MUNICIPAL DE aprove e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2012 O PREFEITO MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE, Estado d Ceará. Institui o Fundo Municipal dos Mercados públicos, a Comissão Gestora do Fundo dos Mercados,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU LEI Nº 6.576, DE 23 DE OUTUBRO DE 2.014 P. 35.427/13 (4.599/13-Emdurb) Cria o Conselho Municipal de Mobilidade de Bauru e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE BAURU, nos termos do art. 51 da

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO Autor: Poder Executivo. LEI N 1.328/2016. CRIA O CONSELHO E FUNDO MUNICIPAL E POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. EDNILSON LUIZ FAITTA, Prefeito Municipal de Aripuanã,

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N 4.986, DE 16 DE MAIO DE 1988. Cria o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas - IMA e adota outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo decreta

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E OBRAS End: Travessa Anchieta, S-55 Centro Fone: (14) 3283-9570 ramal 9587 Email: engenharia@pederneiras.sp.gov.br Responsável: Fábio Chaves Sgavioli Atribuições

Leia mais

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO MEDIDA PROVISÓRIA N 002/2013, DE 14 DE MARÇO DE 2013.

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO MEDIDA PROVISÓRIA N 002/2013, DE 14 DE MARÇO DE 2013. Pág. 1 de 7 MEDIDA PROVISÓRIA N 002/2013, DE 14 DE MARÇO DE 2013. DO: PODER EXECUTIVO AO: PODER LEGISLATIVO DISPÕE SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS DO IDOSO, CRIA O FUNDO MUNICIPAL

Leia mais

LEI Nº 7.439 DE 18 DE JANEIRO DE 1999 CAPÍTULO I DA FINALIDADE E COMPETÊNCIA

LEI Nº 7.439 DE 18 DE JANEIRO DE 1999 CAPÍTULO I DA FINALIDADE E COMPETÊNCIA Publicada D.O.E. Em 19.01.99 LEI Nº 7.439 DE 18 DE JANEIRO DE 1999 Dispõe sobre a criação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA

Leia mais

GABINETE DO VICE - PREFEITO

GABINETE DO VICE - PREFEITO 4 GABINETE DO VICE - PREFEITO ESTRUTURA O RGANIZACIONAL GABINETE DO VICE-PREFEITO - Cadastro Organizacional/PMS Gabinete do Vice- Prefeito VICE-PREFEITO Coordenadoria Administrativa Setor de Material e

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31144 de 08/04/2008

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31144 de 08/04/2008 DIÁRIO OFICIAL Nº. 311 de 08/0/008 GABINETE DA GOVERNADORA L E I Nº 7.030, DE 30 DE JULHO DE 007* Cria o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP, e dá outras providências.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

República Federativa do Brasil Estado do Ceará Município de Juazeiro do Norte Poder Executivo

República Federativa do Brasil Estado do Ceará Município de Juazeiro do Norte Poder Executivo LEI Nº 4311, DE 28 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais e adota outras providências O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE,. FAÇO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 002, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999, DA CONGREGAÇÃO. Institui Auditoria Interna da FMTM. A CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005 Dispõe sobre o Programa Municipal de Parcerias Público- Privadas. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DAS PROPOSTAS PARA REVOGAÇÃO DA LEI 7176/97

QUADRO COMPARATIVO DAS PROPOSTAS PARA REVOGAÇÃO DA LEI 7176/97 QUADRO COMPARATIVO DAS PROPOSTAS PARA REVOGAÇÃO DA LEI 7176/97 PROPOSTA GOVERNO Art. 1º - A Universidade do Estado da Bahia - UNEB, criada pela Lei Delegada n.º 66, de 1º de junho de 1983, a Universidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FAZENDA EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UFGD TÍTULO I DA NATUREZA, DA CONSTITUIÇÃO, DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA FAZENDA EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UFGD TÍTULO I DA NATUREZA, DA CONSTITUIÇÃO, DAS FINALIDADES E OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA FAZENDA EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UFGD TÍTULO I DA NATUREZA, DA CONSTITUIÇÃO, DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Capítulo I Da Natureza Art. 1º. A Fazenda Experimental de Ciências

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 012/2011- CONSUP

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 012/2011- CONSUP Pág. 1 de 8 CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS Art. 1º O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Piauí (IFPI), criado pela Resolução nº 012, de 12 de agosto de 2011,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Cria e estabelece o Regimento Interno do órgão suplementar, Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O CONSELHO SUPERIOR da

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ASSESSORIA DE IMPRENSA: Função GERENTE. Assessorar a Diretoria da Ceasa; Promover e divulgar notícias relacionadas a Ceasa; Estreitar o relacionamento da mídia com

Leia mais

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 Normas para o Estágio 1) Considerando a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que trata de Estágios de Estudantes; 2) Considerando a não existência de resolução geral que normatize

Leia mais

INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO. Capítulo I - FINALIDADE

INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO. Capítulo I - FINALIDADE INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO Capítulo I - FINALIDADE Artigo 1º - O Instituto FENASBAC tem as seguintes finalidades: I. promover a geração de conhecimento,

Leia mais

O Congresso Nacional decreta:

O Congresso Nacional decreta: Autoriza o Poder Executivo federal a instituir serviço social autônomo denominado Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 005/99, de 17 de Dezembro de 1999.

LEI COMPLEMENTAR Nº 005/99, de 17 de Dezembro de 1999. LEI COMPLEMENTAR Nº 005/99, de 17 de Dezembro de 1999. Dispõe sobre a Reorganização da Estrutura Administrativa do Poder Executivo do Município de Chapadão do Sul (MS), e dá outras providências. O Prefeito

Leia mais

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO I - DA FINALIDADE 1. Este Normativo de Pessoal tem por finalidade estabelecer, definir e disciplinar os procedimentos para criação, extinção, remuneração, designação, contratação, substituição, dispensa

Leia mais

Presidência. Diretoria Administrativa. Diretoria Financeira. Diretoria de Aposentadoria e Pensões. Diretoria de Assuntos Jurídicos.

Presidência. Diretoria Administrativa. Diretoria Financeira. Diretoria de Aposentadoria e Pensões. Diretoria de Assuntos Jurídicos. Presidência Diretoria Administrativa Diretoria Financeira Conselho Administrativo Diretoria Executiva Diretoria de Aposentadoria e Pensões Conselho Fiscal Diretoria de Assuntos Jurídicos Conselho de Investimentos

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração Este Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A. em 18 de fevereiro de 2016.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.629, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o regulamento de comunicação eletrônica de dados no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMIDOURO GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMIDOURO GABINETE DO PREFEITO LEI MUNICIPAL Nº 1034, DE 10 DE SETEMBRO DE 2012. Dispõe sobre o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o Fundo Municipal do Idoso (FMI) e dá outras publicações. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SUMIDOURO DO ESTADO

Leia mais

E S T A D O D E M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D E M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara DECRETO EXECUTIVO MUNICIPAL Nº 3.243/2015 25.06.2015. Altera a regulamentação da Lei 1.509/2013 de 13.03.2013 em seus artigos 22 e 23, nos termos do artigo 11 da referida Lei; dá nova nomenclatura ao cargo

Leia mais

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

LEI N 2163/2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

LEI N 2163/2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI N 2163/2015 Reformula o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Caixa de Assistência, Previdência e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Porciúncula CAPREM e estabelece normas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014 DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014 Aprova o Estatuto da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes). O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, na conformidade do Processo nº FUNCABES-

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a

Leia mais

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEI N.º 1.297, DE 06 DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre apoio a Gestão do Sistema Único de Saúde, da realização de conferências no âmbito municipal, da reformulação e funcionamento do Conselho Municipal de

Leia mais

Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Lei Ordinária Nº 5.519 de 13/12/2005 Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, FAÇO saber que o Poder Legislativo decreta

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE BÁSICA DO CONSELHO

CAPÍTULO I DA FINALIDADE BÁSICA DO CONSELHO LEI N 128/2014. Cria o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, faz saber

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

GABINETE DO GOVERNADOR

GABINETE DO GOVERNADOR GABINETE DO GOVERNADOR LEI N 5.674 DE 21 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará - FDE, de que trata o Art. 40 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Campinas), criado pela Lei Municipal

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO-RESERVA EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO-RESERVA EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO-RESERVA EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 1 DO CONCURSO PÚBLICO 1/2013 CAU/BR - NORMATIVO ANEXO II RELAÇÃO DE EMPREGOS,

Leia mais

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013 Cria a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A RIOSAÚDE e aprova seu Estatuto. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI LEI N.º 064/2013. Dispõe sobre a Reorganização do Fundo Municipal para os Direitos da Criança e do Adolescente-FMDCA de Aracati, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 024, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO

REGULAMENTO OPERACIONAL DA DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO 1 REGULAMENTO OPERACIONAL DA DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Art.1º A Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) é órgão da Pró-Reitoria Acadêmica, do Centro Universitário de Maringá.

Leia mais

Art. 2º Compete ao Conselho Estadual do Idoso:

Art. 2º Compete ao Conselho Estadual do Idoso: PROJETO DE LEI Nº Dispõe sobre o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso - CEI/SC - e adota outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências

Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências LEI 7.176/97 DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, tem por finalidade promover e coordenar

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2010, de 10 de março de 2010

LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2010, de 10 de março de 2010 LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2010, de 10 de março de 2010 DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, REGULAMENTAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL E VENCIMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO CARLOS, ESTADO DE

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 447, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 447, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 447, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a extinção e criação de cargos, com respectivas atribuições e remunerações, do Quadro de Servidores dos Serviços Auxiliares

Leia mais

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Malhada/BA, no uso de uma de suas atribuições legais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 014, DE 29 DE ABRIL DE 2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 3.477 DATA: 14 de agosto de 2008. SÚMULA: Altera e acresce dispositivos da Lei nº 3.025, de 18 de janeiro de 2005, alterada pela Lei nº 3.264, de 19 de setembro de 2006, que Dispõe sobre a reestruturação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 425/2003 (Revogada pela Resolução nº 522/2007)

RESOLUÇÃO Nº 425/2003 (Revogada pela Resolução nº 522/2007) Publicação: 29/08/03 RESOLUÇÃO Nº 425/2003 (Revogada pela Resolução nº 522/2007) Cria a Superintendência da Gestão de Recursos Humanos, estabelece seu Regulamento e dá outras providências. A CORTE SUPERIOR

Leia mais