Colégio Via Sapiens MANUAL DE ORIENTAÇÕES Fundamental ao Ensino Médio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio Via Sapiens MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2012. Fundamental ao Ensino Médio"

Transcrição

1 Colégio Via Sapiens MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2012 Fundamental ao Ensino Médio

2 INTRODUÇÃO Esse documento tem o objetivo de informar aos senhores pais e alunos os procedimentos básicos que molduram a rotina escolar do Colégio Via Sapiens; tem a intenção de fortalecer a participação dos senhores e estabelecer o verdadeiro compromisso entre escola e família. É o regimento simplificado, elaborado de acordo com os parâmetros legais e legitimado pelas autoridades educacionais. São normas que contemplam a demanda escolar e identificam direitos e deveres, tanto da Instituição como dos alunos. A Direção reforça a necessidade de uma leitura conjunta (pais e alunos) para que dúvidas ou sugestões possam ser enviadas. Esse é o caminho da parceria no processo educativo de nossas crianças e jovens. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Projeto Educativo do Colégio Via Sapiens tem como princípio construir um ser competente na resolução de problemas, saber onde obter informações sobre o mundo, com possibilidades de articulá-las e organizá-las, a fim de que construam um conhecimento mais amplo e contextualizado. A Educação Infantil do Colégio Via Sapiens trabalha seus valores de acordo com a faixa etária, observando sua maturidade emocional e biológica. O Projeto Político Pedagógico do Colégio Via Sapiens privilegia: a inter-relação entre as diferentes áreas do conhecimento. a contextualização do conhecimento no tempo e no espaço. a importância da investigação na articulação das informações coletadas. a construção do pensamento científico a partir dos Projetos de Trabalho. o compromisso com o desenvolvimento de competências essenciais como leitura, pesquisa e autonomia. A escola e as famílias, juntas educam o ser, mas, com papéis bastante distintos. Suas funções são complementares porque fundamentam e instrumentalizam intelectual e emocionalmente o ser em construção. PAPEL DA ESCOLA Investir no aspecto físico, cognitivo, afetivo e social do aluno. Ensinar procedimentos, oferecer diferentes recursos e possibilidades que favoreçam a aprendizagem e a organização da vida estudantil. Acompanhar a evolução na aquisição de conhecimento. Manter programa de constante formação de professores. Trabalhar o sentido do COLETIVO, e praticar a convivência harmoniosa. Fortalecer valores e cultivar virtudes, orientando os alunos nas suas atitudes. Favorecer o ambiente para a resolução de conflitos. Dar orientações ao aluno e família, incentivando o trabalho em parceria. Desenvolver habilidades e competências Incentivar a leitura e a pesquisa. Incentivar o compromisso com a aprendizagem. Promover autonomia.

3 PAPEL DA FAMÍLIA Participar das reuniões da Escola para interagir e conhecer a proposta de trabalho, tem como poder acompanhar o desenvolvimento do processo. Incentivar e valorizar o aprendizado permanente. Dedicar, com qualidade, o tempo disponível para o acompanhamento de tarefas ou qualquer dificuldade que o aluno apresentar. Ler e oferecer diferentes tipos de textos. Discutir os assuntos da atualidade. Proporcionar, em casa, um ambiente adequado para as tarefas, considerando que esse é um ponto importante para estimular o estudo. Contribuir para a organização e gerenciamento do tempo. Estabelecer parâmetros e limites, trabalhando valores éticos e morais. Incentivar a autonomia, propondo tarefas que implicam em responsabilidade. ORGANIZAÇÃO DO TEMPO Distribuir atividades no tempo, seja de um dia, uma semana ou um mês é uma dificuldade frequente entre os alunos, principalmente para os que enfrentam uma nova etapa com novos horários e procedimentos. Estabelecer uma rotina com boa organização dos horários, ajuda a usar melhor o tempo, cumprir compromissos e consequentemente baixar o nível de ansiedade, melhorando o desempenho escolar. Algumas dicas: Anotar todos os compromissos e lições na sua agenda ou acessar o Portal (Fund.II e Médio). Verificar a agenda de compromissos e trabalhos diariamente. Distribuir as tarefas da semana de acordo com o horário das aulas. Separar os materiais necessários para as aulas no dia anterior; a probabilidade de esquecê-los é bem menor. HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA - Educação Infantil das 8h às 12h. - Ensino Fundamental I das 7h45min. às 12h30min. - Ensino Fundamental II das 7h30min às 13h - Ensino Médio das 7h30min às 13h25min Educação Física - segundas-feiras (1º EM) e quartas-feiras (2º e 3º EM) das 14h às 15h30min.

4 MATERIAL Organizar e preservar o material escolar é tarefa diária. O horário das aulas, entregue ao aluno no início do ano, significa seu compromisso com os componentes curriculares e suas respectivas aulas. É importante que para as aulas o aluno tenha todo o material necessário. O cuidado em "trazer e levar" esse material na mochila precisa ser lembrado diariamente. Recomenda-se que a organização do material seja feita no dia anterior às aulas. Lembrete importante! TODO o material de uso sistemático e individual deve ser etiquetado. Obs.: Vide regras disciplinares. LIÇÃO DE CASA As tarefas tem como objetivo, a pesquisa, revisão, sistematização e algumas vezes a memorização de conteúdos. Monitorar e criar rotinas de estudo em casa, estabelecendo horários e local adequado, são tarefas da família. O controle das lições de casa está sob a responsabilidade de cada professor, portanto a cobrança será feita e estabelecida por ele. No Fundamental II e Médio, alunos são orientados a anotar tarefas na agenda para sua melhor organização, porém podem consultar o site agenda do aluno para averiguação dos mesmos. Lembramos que as tarefas de casa ajudam a compor a média do aluno. SERVIÇOS O uso da tecnologia na educação já é consenso. Os serviços obtidos a partir do seu acesso agilizam o processo e permitem o aprimoramento do aprendizado. Para informações gerais, lições de casa e trabalhos escolares, acesse: SITE DO COLÉGIO: Além disso, o Colégio Via Sapiens disponibiliza o Plantão Online para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio em todas as disciplinas em diferentes horários durante a semana.

5 Segue abaixo orientação para o acesso ao Portal COC

6

7 AGENDA DA ESCOLA Principais acontecimentos. Calendário... arquivo de texto, imagem, informação.

8 AGENDA DO ALUNO Demonstra o dia a dia, qual foi a matéria/conteúdo ministrado no dia, qual a tarefa a ser feita e observações relevantes sobre a aula e conteúdo

9 LIVRO ELETRÔNICO Traz o conteúdo de teorias impresso enriquecido com recursos tecnológicos: vídeos, hipertexto, imagens... ESTUDO.COM A escola disponibiliza aulas, palestras, vídeos,... necessários para dar suporte ao aluno em casa.

10 PLANTÃO ON-LINE (a partir do 8º ano) Professores de plantão do COC para tirar dúvidas de acordo com o horário disponível. (semanalmente) REVISÃO ON-LINE (a partir do 9º ano) Vários vídeos para complementar os estudos em casa. Organizados por disciplina.

11 AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL I O registro dos dados de avaliação individual do aluno a partir do1º Ano será realizado trimestralmente pelo professor, de acordo com seu desenvolvimento. O boletim escolar será o resultado numérico dessa avaliação da aprendizagem dos conteúdos das diversas Áreas do Conhecimento, apresentados com valoração de 0 a 10. COMPOSIÇÃO DAS MÉDIAS - ENSINO FUNDAMENTAL II O aluno fará: provas, tanto mensais como trimestrais, marcadas pelos professores de acordo com o período de provas estabelecido no calendário, complementando com atividades e trabalhos solicitados pelos professores. A média será calculada da seguinte forma: SOMATÓRIA DAS AVALIAÇÕES NTOT NTOT = Número Total de Avaliações Aplicadas em cada componente (de acordo com o segmento). Exemplo de Cálculo da Média MTRI = P1 + P2 + P3 + P4 + P5 + P6 + AI 7 Obs.: O número de avaliações é variável em cada disciplina.

12 Avaliação Interativa (A.I) R 1 + R 2 + R 3 3 R 1 - Responsabilidade: Tarefa de classe, pesquisas e material (nota de 0 10). R 2 - Ritmo de Trabalho: Tempo de execução das tarefas individual/grupo ( nota de 0-10). R 3 - Respeito: aos combinados, regras da escola, ao espaço físico, ao materiais e objetos da instituição (nota de 0 10). PROVAS E SUAS MODALIDADES ENSINO MÉDIO I - A prova sistemática (PS) será aplicada semanalmente com as características: - valendo 10 pontos (nota de 0 a 10) sendo teste um de cada componente curricular, escolhidos pelo professor. - a média aritmética obtida será um dos componentes da NAD (Nota da Avaliação da Disciplina). II - A prova trimestral (PT) será realizada durante a semana de provas prevista no Calendário Escolar. - a distribuição das disciplinas, em cada dia de prova, respeitará sua dificuldade e tempo necessário para sua execução. III A prova multidisciplinar (PM) será aplicada trimestralmente de acordo com os parâmetros e características do ENEM: - elaborada pela equipe dos professores do Ensino Médio, contemplando as 21 competências. - valendo 10 pontos (nota de 0 a 10) - tendo questões de múltipla escolha. - fará parte da NAD. IV Os simulados serão aplicados de acordo com o calendário previsto em todos os segmentos fazendo parte na composição das médias da seguinte forma: - contemplará os cinco primeiros colocados da turma, sendo os dois primeiros acrescentados na média um ponto (1,0) e os demais meio (0,5). VI - Prova Substitutiva O aluno terá direito à prova substitutiva somente das provas trimestrais. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) para o aluno que não apresentar atestado médico ou justificativas legais. A solicitação deverá ser com antecedência de pelo menos 48 horas da data marcada, com o devido preenchimento de formulário fornecido pelo departamento de Coordenação (Hebe). I. RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RECUPERAÇÕES Fundamental/Médio - o aluno poderá fazer, em cada trimestre, um número ilimitado de recuperações. Recuperação Contínua - para o Fundamental II = reforço e plantões de dúvidas solicitados pelo professor em caso de demanda. - para o Médio = atividades extras selecionadas pelo professor de acordo com o material. Recuperação Paralela

13 - para o Fundamental II e Médio = entrega das atividades referentes ao conteúdo para o aluno executar e trazer no plantão de dúvidas previamente marcado. Prova elaborada pelo professor e aplicada pelo departamento de Coordenação. Obs. a nota do resultado da recuperação atingirá o valor máximo (6,0). Não tendo recuperado, o aluno permanece com a nota do trimestre (sendo a maior). Recuperação Final O aluno que não conseguir após as recuperações trimestrais, atingir média 6.0 (seis) ou número de pontos necessários para a aprovação (ver critérios de aprovação abaixo), deverá se submeter à Recuperação Final, com direito em apenas 3 (três) componentes curriculares. Para a aprovação, durante o processo de recuperação final, o aluno deverá obter nota 6,0 (seis). O conselho de classe é soberano nas suas decisões e se pauta em critérios evidentes como: avaliação interativa, frequência, execução de tarefas e aspectos que revelam o empenho acadêmico do aluno. APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO Será considerado aprovado o aluno que tiver 18 pontos na somatória dos 3 (três) trimestres e obrigatoriamente a média 6,0 (seis) no último (3 ) trimestre. O aluno que tiver média anual e/ou média do 3º trimestre inferior a 6,0 (seis) deverá fazer a recuperação final e obter resultado mínimo = 6,0 (seis) Atenção ao que segue: - o aluno que, não atingir a média, depois da recuperação do 1º trimestre poderá compensála com os resultados do próximo trimestre (2º e 3º trimestre). Ex: - 1 trimestre = média 4,0 - após recuperação permanece a média 4, trimestre = média 8,0, isto é, nota de trimestre obtida antes da recuperação, compõe um total de 12 pontos. Este é um resultado satisfatório, considerando-se que em três trimestres o total de pontos deverá atingir 18. No 3º trimestre o aluno deverá, obrigatoriamente, obter média 6,0 (seis) porque é o último período letivo e o trimestre não oferece oportunidade para a compensação de médias. REGRAS DISCIPLINARES A vida em sociedade pressupõe a criação e o cumprimento de regras e preceitos capazes de nortear as relações, possibilitar o diálogo, a cooperação e a troca entre membros desse grupo social. A escola, por sua vez, também precisa de regras e normas orientadoras do seu funcionamento e da convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. A indisciplina, nessa ótica, passa a ser vista como uma atitude de desrespeito, de intolerância aos acordos firmados, de intransigência, do não cumprimento de regras capazes de pautar a conduta de um aluno ou de um grupo....crianças precisam sim aderir a regras ( que implicam em valores e formas de conduta) e estas somente podem vir de seus educadores, pais e professores. O limite situa e dá consciência - La Taille. Adaptação do livro Indisciplina na Escola de Julio Groppa Aquino. Seguem abaixo as normas disciplinares determinadas pela equipe do Via Sapiens:

14 1. ATRASOS Entrada 1ª aula às 7h30min - das 7h31min. às 7h40min., o aluno deverá aguardar a ordem do inspetor para a entrada em sala, considerando que receberá falta nesta aula. - após as 7h40min. o aluno só poderá entrar na 2ª aula. Após o intervalo, ou entre as aulas, o aluno que se atrasar só poderá entrar em sala com autorização do professor ou da orientação; caso contrário, o aluno não poderá assistir a aula, ficará com falta e deverá se comprometer a organizar a matéria dada. Será registrado como ocorrência, com a ciência dos responsáveis. 2. SAÍDAS AO BANHEIRO O aluno deverá utilizar o banheiro durante o intervalo, fora desse horário o aluno deve solicitar ao professor, e se for oportuno o professor poderá autorizá-lo. Na troca de aula, o aluno deverá pedir permissão ao professor que assumirá a próxima aula. 3. UNIFORME Fundamental I e II É obrigatório; é condição para o aluno poder permanecer nas aulas. Caso o aluno não venha devidamente uniformizado, o mesmo será notificado e enviado para a ciência dos pais ou responsáveis; reincidindo, além da advertência o aluno não poderá assistir às aulas. Ensino Médio O uso do uniforme não é obrigatório. Recomendamos o uso de camisetas e calça jeans ou bermudas. O uso de shorts, regatas, jeans rasgados ou chinelos não é permitido. 4. MATERIAL É responsabilidade do aluno, trazer o material completo (livros, cadernos, régua, dicionários, compassos, caneta, lápis, borracha e apontador) correspondente ao horário. Ele é indispensável para o acompanhamento das aulas, e a falta dele implica em subtração de nota (quadro de avaliação interativa). Lembretes: - o uso da agenda é obrigatório. - todo material deverá ser identificado (nome é série). - não é permitido o uso de fichário para o 6º ano. - não será permitida a saída de sala para pedir material emprestado. 5. LIÇÕES E TRABALHOS Devem ser registrados na agenda e os prazos respeitados. Lições e trabalhos não realizados ou incompletos resultam em subtração de nota. Obs.: As tarefas de casa poderão ser consultadas no portal.

15 6. LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DE SALA É dever do aluno, manter a sala limpa e conservar materiais tais como carteiras, lousas, murais, paredes, portas, lixo e demais espaços coletivos. Desrespeito às regras incide em sansão para o aluno. Danificar mobiliário, ou qualquer outro objeto, sujar paredes ou chão, além de incorrer em punição, o aluno deverá arcar com as despesas para a reposição. 7. GARRAFINHA DE ÁGUA E ALIMENTOS EM SALA É permitido trazer garrafa para beber água durante a aula desde que o aluno não saia durante a aula para enche-la ou faça mal uso dela. Não é permitido comer em sala de aula. 8. CELULAR, IPOD, VIDEOGAME OU QUALQUER OUTRO OBJETO NÃO PERTINENTE A AULA. Não são permitidos em sala de aula (nem como calculadora), somente no recreio. Durante as aulas os mesmos devem permanecer totalmente desligados e guardados na mochila. Em caso de transgressão o professor ou inspetor irá retirar o aparelho e encaminhá-lo à assistente de coordenação Silvia. No caso de reincidência, além da advertência, os aparelhos serão devolvidos pela Orientação, somente aos responsáveis. Obs.: por não se tratar de material escolar, o colégio não se responsabiliza por perdas ou danos. 9. EXCLUSÃO DE SALA DE AULA O aluno que não atender às orientações do professor terá prejuízo na nota AI (Avaliação Interativa). Se continuar com atitudes inadequadas será excluído da sala de aula e encaminhado à Orientação que aplicará a punição correspondente, SENDO: Advertência Oral Advertência Escrita Em caso mais grave Suspensão. Após a exclusão da sala de aula: A primeira vez receberá advertência oral da orientação e ficará fora da respectiva aula, podendo retornar na próxima aula, mesmo que seja o professor da 1ª aula. Na segunda vez receberá advertência escrita da orientação que deverá retornar assinada pelos pais e/ou responsáveis no dia seguinte, podendo o aluno no dia da ocorrência retornar na próxima aula. Na terceira advertência, o aluno será suspenso por um dia. Na quarta advertência, o aluno será suspenso por três dias. Na quinta advertência, o aluno será suspenso por sete dias. Antes da quinta ocorrência ou quando a mesma ocorrer, dependendo da gravidade (exemplo agressão) o aluno poderá ser suspenso sem ter ocorrências anteriores, será decidido por um Conselho Deliberativo formado por Coordenadores, Orientadores e Diretor, se após uma sexta ocorrência, o aluno será convidado a retirar-se ou não do Colégio. Em qualquer uma das suspensões do aluno, os pais serão chamados para serem esclarecidos sobre os motivos das mesmas e informados no que as suspensões poderão implicar no futuro.

16 10. COLA DURANTE A PROVA Considerando que: durante o processo de aprendizagem o Colégio Via Sapiens oferece diferentes recursos como: - plantões online e presenciais - recuperações - atividades que definem os níveis de dificuldades - material didático físico e tecnológico com ampla interatividade - aulas ministradas por professores qualificados e de fácil acessibilidade. - não haverá tolerância quanto à cola, ficando o aluno com nota zero na prova em questão o que prejudicará a composição de sua média trimestral. 11. NAMORO Namorar é permitido, porém com moderação. No caso de desrespeito, após orientações, os responsáveis são convocados. 12. USO DE DROGAS O colégio é intolerante quanto ao porte e uso de drogas. Não se abstém de sua responsabilidade quanto à supervisão e orientação de pais e alunos. SANÇÕES PELO NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIDAS NO REGIMENTO Os alunos de Fundamental I, II e Médio que infligirem normas regimentais terão como procedimento: - orientações do professor e/ou Departamento de Orientação (advertência oral). - advertência escrita. - suspensão - suspensão = falta grave sem cumprir os itens anteriores. COMUNICAÇÃO Todos os avisos, circulares, serão entregues aos alunos, via agenda, com entrega protocolada e registradas no site. Os senhores pais deverão acompanhar sistematicamente esse procedimento, desenvolvendo gradativamente a responsabilidade do aluno e assegurando a atualização das informações. Também pedimos que os s estejam atualizados para garantir a comunicação. RELACIONAMENTO É um diferencial nos serviços prestados pelo Colégio Via Sapiens. Garante o atendimento dos senhores pais ou responsáveis sempre que necessário, personalizando a demanda e buscando a satisfação. Entende que convocá-los também faz parte do processo, portanto, fará com antecedência e respeito às possibilidades das partes envolvidas. MUDANÇA DE ROTINA Qualquer mudança na rotina dos alunos, tais como: carona, permanência na escola, saída antecipada, visita à casa de amigos após a aula, deverá ser comunicada por escrito. Esse procedimento é imprescindível para garantir a segurança das crianças e dos jovens.

17 ATENÇÃO SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS - por medida de segurança pedimos que, ao entregarem seus filhos pela manhã (entrada) deixem os vidros do carro abertos o suficiente para que nossos funcionários reconheçam o aluno, uma vez que a grande maioria são insulfilmados. É um procedimento que dá, aos nossos funcionários e aos senhores pais e alunos, mais garantia no momento da recepção. Sabemos que é recorrente a troca dos veículos das famílias o que torna impossível a correspondência imediata. - consideramos o atraso um aspecto de responsabilidade das famílias. Todo o cuidado, não parece ser suficiente quando a escola, para manter o rigor da rotina escolar, se vê na condição de penalizar o aluno por esse descuido. Cabe aos senhores o cuidado na manutenção da pontualidade. A escola poderá partilhar as demandas, para tanto, basta se manifestarem e nós nos organizaremos. - lembramos que é em casa que nossos alunos se arrumam para a jornada escolar. Em se tratando da exigência do uso do uniforme a escola torna-se impotente quando isso não acontece. - o relacionamento escola e família deve ser por nós muito bem cuidado e por isso, nos colocamos sempre à disposição para sugestões, críticas ou elogios. Nossa linha de frente no atendimento aos senhores estão, Eliana e Hebe; quanto à Coordenação e Orientação pedimos a gentileza de marcarem os encontros com o mínino de antecedência para garantir a qualidade e precisão no atendimento. Sugerimos sempre o envio de s, considerado por todos um meio de comunicação rápido e eficiente, sem desconsiderar que também serão bem vindas todas as ligações telefônicas que se fizerem necessárias. A Direção do Colégio Via Sapiens reconhece o empenho dos senhores na importante tarefa de EDUCAR. Orgulha-se da confiança que depositam no trabalho de toda a equipe, agradece a oportunidade, de fazer parte da história dessas crianças e jovens alunos que representam o FUTURO do país e convoca a todos para um trabalho em sintonia com a qualidade e satisfação. A Direção

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO Neste texto, encontram-se instruções sobre horários, atrasos, uniformes, faltas; processo de avaliação, recuperação

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

Manual de Orientações

Manual de Orientações Manual de Orientações 2015 Via Lux DA INSPIRAÇÃO À DESCOBERTA Projeto Pedagógico 2015 - Ano Internacional da Luz Fundamental II e Ensino Médio Introdução Esse documento tem o objetivo de informar os senhores

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS ATIVIDADES O QUÊ? As atividades complementares são atividades extracurriculares obrigatórias no seu curso de graduação

Leia mais

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas;

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas; TERCEIRÃO 2016 DIREITOS DO ALUNO São direitos do aluno matriculado no Colégio Amplo, além dos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e em outros tópicos deste manual: ser tratado com

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE ESTÁGIO Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PORTARIA CRCMG Nº 137/2009 APROVA ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ANTÔNIO LOPES DE SÁ. O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2016 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br

Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br DIURNO 2016 1 HORÁRIO ESCOLAR 1ª aula 7h30 às 8h20 2ª aula 8h20 às 9h10

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 ASSUNTO: Agenda de Orientações Docente Prezados Professores, De modo geral, quando se conversa com nossos egressos e alunos sobre a Faculdade Machado

Leia mais

Fundatec Estágios. Veículo: Site da Casa Civil Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

Fundatec Estágios. Veículo: Site da Casa Civil Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Fundatec Estágios A Fundatec informa seus clientes sobre a sanção da Lei de Estágios, aprovada ontem pelo Presidente da República. Seguem as principais notícias veiculadas hoje nas mídias nacionais. Segue

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL):

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): 1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): Em consonância com a Legislação Vigente e as práticas pedagógicas adotadas pela Escola, estabeleceu-se como sistemática para cálculo da média anual, as seguintes

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU (Versão Professor) Botucatu - SP Junho 2015 SUMÁRIO

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015

DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015 DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015 1. Os professores devem possuir o Manual do Professor, Calendário Acadêmico e as Diretrizes Gerais. A falta de algum destes instrumentos

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: Art. 1 - A Biblioteca da FACSETE Faculdade Sete Lagoas, tem como objetivo, a disseminação da informação através da aquisição, organização, e conservação

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 90/2015 DE 08 DE SETEMBRO DE 2015. Regulamenta os trabalhos de graduação dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O diretor da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de Cambará do Sul, RS, por prazo determinado,

Leia mais

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio SUMÁRIO A comunicação Escola e Família...2 Rotina escolar...2 Horário das aulas...3 Atrasos e horários de entrada e saída...3 I. Entrada...3 II. Saída...3 III. Saídas antecipadas...3 Faltas...4 Provas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU. Normas do estágio supervisionado. CURSO: Enfermagem

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU. Normas do estágio supervisionado. CURSO: Enfermagem CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU Normas do estágio supervisionado CURSO: Enfermagem Sumário 1. Boas Vindas...3 2. Vestimenta para o campo de estágio...3 3. Frequência...4 4. Em caso de acidentes...5 5. Material

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS O QUE VOCÊ PRECISA

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

Manual de Orientações

Manual de Orientações Manual de Orientações 2015 Via Lux DA INSPIRAÇÃO À DESCOBERTA Projeto Pedagógico 2015 - Ano Internacional da Luz Fundamental I Introdução Esse documento tem o objetivo de informar, aos senhores pais e

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 PLANO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DOCENTE APRESENTAÇÃO O estímulo à produção intelectual do corpo docente é uma ação constante da Faculdade de Educação de Bacabal e para tanto procura proporcionar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. Revoga a Resolução de nº 05, de 16 de junho de 2010, que define as atribuições do cargo de Pedagogo da rede municipal de ensino de Governador Valadares e as

Leia mais

CONSIDERANDO a Portaria MEC nº 4.059, de 24/11/2004;

CONSIDERANDO a Portaria MEC nº 4.059, de 24/11/2004; Resolução nº 004/2015. Altera o Regulamento das Disciplinas Interativas nos cursos de graduação reconhecidos, do Sistema de Ensino Presencial, ofertadas no Centro Universitário Cândido Rondon UNIRONDON.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso pelos discentes da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e dá outras providências. O PROF. DR. MARCELO JOSÉ LADEIRA MAUAD, Diretor da Faculdade de

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008.

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO EDITAL DE MONITORIA TECNOLÓGICA A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo

Leia mais

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este documento tem por finalidade formalizar e instituir as normas de utilização da biblioteca, no que tange aos produtos e serviços oferecidos pela

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 12/2010 Aprova o Regulamento das Atividades de Estágio do Curso de Engenharia de Produção da FSSS e dá outras Providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES

FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES MANTIDA PELA ARTE E MÚSICA LTDA. REGULAMENTO DE ESTÁGIO APRESENTAÇÃO O Núcleo de Coordenação de Estágios tem por objetivo propiciar orientações praticas sobre o estágio

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO fevereiro de 2012 Leo Fraiman Psicoterapeuta e Supervisor Clínico especializado na área da educação; Mestre em Psicologia pela USP; Professor da cadeira de Projeto de Vida

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO 1. TABELA DE SERVIÇOS INSTRUÇÕES DA ESCOLA PERMANÊNCIA (pós-horário) (1) R$ 27,40 LANCHE DIÁRIO avulso (2) R$ 4,40 ALMOÇO DIÁRIO avulso (2) R$ 7,70 CONTRATO DE REFEIÇÃO MENSAL ALMOÇO (2) R$ 161,00 CONTRATO

Leia mais

Normas e Procedimentos do Departamento de Laboratórios (DLA).

Normas e Procedimentos do Departamento de Laboratórios (DLA). Normas e Procedimentos do Departamento de Laboratórios (DLA). Todos os laboratórios do Departamento de Laboratórios (DLA) devem seguir as Normas Gerais da Instituição. Todas as produções laboratoriais

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 INTRODUÇÃO O Ambulatório de Atenção Nutricional

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA 14h - Início Das 14h às 14h15 - Abertura dos trabalhos com o Presidente do Conselho, Luiz Tadeu Pessutto e Secretária

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 493/09 ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 302/05 - PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Médio

Orientações gerais para as famílias. Ensino Médio 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Médio EQUIPE PEDAGÓGICA Prezados Pais, Favorecer o autodesenvolvimento: é esse o objetivo da Educação. Aprende-se melhor num ambiente de harmonia, de equilíbrio

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Manual de Estágio Osasco 2014 O que é o Estágio? "Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o

Leia mais

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento.

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento. EDITAL Nº 027/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO 2º SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO [SInTE] O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL SEJAM BEM-VINDOS CALOUROS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Carga horária total do curso: 2800 horas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - O Estágio Supervisionado é um componente que integra a estrutura curricular do Curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia

Leia mais

Manual de Orientações

Manual de Orientações Manual de Orientações 2015 Via Lux DA INSPIRAÇÃO À DESCOBERTA Projeto Pedagógico 2015 - Ano Internacional da Luz Educação Infantil Srs Pais e/ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Colégio

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 CURSOS DE TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR E PROCESSOS GERENCIAIS

MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 CURSOS DE TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR E PROCESSOS GERENCIAIS MANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 CURSOS DE TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR E PROCESSOS GERENCIAIS INTRODUÇÃO As Atividades Complementares são consideradas componentes pedagógicos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais