TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES"

Transcrição

1 Unidade III TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS Profa. Marinalva Barboza

2 Tecnologia de Processo A tecnologia de processo consiste em máquinas e equipamentos que auxiliam no processamento tanto de materiais como de informações e de consumidores no processo produtivo de forma a agregar valor (SLACK, 2002). Exemplos de tecnologia de processo: processamento de materiais, processo de informações e processamento de consumidores. Vejamos cada um deles a seguir:

3 Tecnologia de Processo As tecnologias no processamento de materiais são as que beneficiam o processo produtivo, que facilitam a transformação de matérias-primas como plástico, metais, tecidos, química e outros materiais em produtos acabados. Existem três classificações em que os robôs são aplicados, segundo Edquist Jacobsson (1988): robôs de manuseio: os robôs têm a função de executar o manuseio de uma peça ou mercadoria;

4 Tecnologia de Processo robôs de processo: o robô faz parte do processo produtivo em ligações de componentes e materiais na operação do trabalho; robôs de montagem: os robôs executam a montagem de componentes, peças e equipamentos para formação de um novo produto.

5 Flexible Manufacturing Systems (FMS) Na tecnologia de processo, há os sistemas flexíveis de manufatura, que são a junção das tecnologias em um único sistema, ou seja, tecnologias integradas em um sistema. Com essa tecnologia, é possível realizar um processo produtivo por completo. As flexibilidades de cada uma das tecnologias integradas no FMS combinam-se para compor uma tecnologia mais versátil. O FMS integra atividades que são relacionadas diretamente com a manufatura, ou seja, com o processo de transformação.

6 Flexible Manufacturing Systems (FMS) Benefícios do FMS segundo pesquisa de Bessant (1991) : redução do prazo de entrega (lead time) e do tempo de atravessamento (porta a porta da fábrica entre 60% e 70%); economia de estoque (especialmente de material em processo) e fluxo de materiais mais uniforme ao longo da fábrica, com menos formação de filas de materiais esperando usinagem; utilização aumentada (A melhora girou entre 200% e 400%) no nível de utilização de equipamentos.

7 Flexible Manufacturing Systems (FMS) redução dos tempos de preparação entre 50% e 90%; redução do número de máquinas; aumento da qualidade entre 20% e 90%.

8 Automatically Guided Vehicles (AGVs) Essa tecnologia do processo de materiais auxilia no manuseio da produção. Esses veículos são independentes (autônomos) e de tamanho pequeno e servem para mover materiais de uma operação para outra a fim de agregar valor.

9 Automatically Guided Vehicles (AGVs) Modelo de AGV Eles podem ser usados também para movimentação em operações logísticas como, por exemplo, a armazenagem ou ainda em escritórios, depósitos, bibliotecas etc.

10 Computer Integrated Manufacturing (CIM) Diferente do FSM, que integra o processo de transformação, o CIM integra outras atividades, como projetos, programação e controle das operações que por sua vez, podem integrar as tecnologias de manufatura conectadas em rede. O CIM é utilizado em ambientes de produção altamente automatizados. As principais funções dessa tecnologia são:

11 Computer Integrated Manufacturing (CIM) inspeção; movimentação de peças; montagens; rastreabilidade das etapas do processo; troca de ferramenta; sequenciamento. A seguir, a figura ilustra o conceito do CIM:

12 Computer Integrated Manufacturing (CIM) Integração de atividades com o CIM. PCP Manual Manutenção Pedidos Desenho produto Conj. de operação Desenvolvimento C.I.M. Embarque Estoques Fatura Trabalho simples Custo contábil

13 Computer Integrated Manufacturing (CIM)

14 Interatividade Em tecnologia de processo o robô que executa funções de transportes de peças ou produto acabado de um lugar para outro na fábrica ou depósitos. Estamos falando de: a) Robô de processo. b) Robô de manuseio. c) Robô de montagem. d) Robô de acabamento. e) Este robô não faz parte da tecnologia de processo.

15 Tecnologia da Informação A Tecnologia da Informação abrange pessoas e máquinas que coletam informações e as processam, transmitem e as disseminam para o cliente interno ou externo ou fornecedor, parceiro numa rede ou cadeia auxiliando nos processos e nas tomadas de decisão. Rezende e Abreu (2000) afirmam que a TI está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações; gestão de dados e informações.

16 Tecnologia da Informação Conceito de TI: Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. (STAIR, 1998, p. 11).

17 Tecnologia da Informação Qual a finalidade dos sistemas da informação? prevenir ou resolver problemas organizacionais; reagir a mudanças no ambiente; tornar os processos mais rápidos e eficientes; ajudar na implementação e gestão dos processos; ajudar no controle dos processos; aumentar a produtividade;

18 Tecnologia da Informação reduzir custos administrativos e operacionais; integração interdepartamental; controlar recursos materiais, patrimoniais; auxiliar na tomada de decisão; possibilitar customizações aos clientes.

19 MRP (Material Resource Planning) Criado pela American Bosch na década de 50 após a 2ª Guerra Mundial em substituição ao Plano de Solicitação Trimestral, mas foi aperfeiçoado nas décadas 60 e 70. Em decorrência da guerra, havia normalmente grandes volumes de pedidos pendentes, chegando a ultrapassar um ano de pedidos colocados, circunstâncias que geravam necessidade de um planejamento trimestral da produção.

20 MRP II (Manufacturing Resource Planning) Na década de 1980, surge o MRP II atualmente conhecido como ERP Enterprise Resource Planning, que contém o MRP e o MRP II como módulos. Para Kalakota e Robinson (2002), essa substituição do nome se dá ao fato do MRP restringir-se a funções relacionadas à fabricação e à distribuição, enquanto essa nova tecnologia oferecia soluções automatizadas a uma gama de processos e de negócios. Como resultado, o MRP II foi renomeado para ERP.

21 ERP Enterprise Resource Planning Seguindo essa linha evolutiva, os ERPs foram ganhando novos módulos no pacote de gestão, como finanças, compras, vendas, comercial, contábeis entre outras. Na década de 1990, estes sistemas ganharam ainda mais força com a evolução das redes de comunicação. Ainda, adventos como a disseminação da arquitetura cliente/servidor e os baixos preços de computadores contribuíram para o estabelecimento dos ERPs nos setores corporativos.

22 ERP Enterprise Resource Planning Conforme pesquisa IDC (2006) com 800 empresas de grande porte mostra as prioridades de investimento em TI. Prioridade de Investimento Outras 47% ERP 18% Segurança 16% ferramentas de BI 9% VOIP 10%

23 ERP Enterprise Resource Planning recebimento de materiais / Expedição; tipos de estoque (níveis) / ressuprimentos; custos de estoques; inventário; armazenamento; gestão de compras; planejamento da produção; rotas e distribuição; finanças; contabilidade; vendas e PDV; manutenção; RH.

24 Comercialização ERP As propostas de ERPs devem contemplar impreterivelmente: valor de licença; projeto de implantação; treinamento dos usuários; taxa de manutenção mensal; prazo de implantação.

25 Comercialização ERP Licença nomeada: É aquela em que a empresa compra para uma quantidade X de usuários, nomeando quem a usará. Licença concorrente: Controlada pela quantidade de acesso, ou seja, se a empresa compra 20 licenças, só poderão logar-se entrar com usuário e senha no sistema simultaneamente 20 usuários. Licença livre: Cobra-se pelo projeto, isto é, o valor é cobrado pela complexidade de implantação, módulos, segmento empresarial e número de usuários.

26 Comercialização ERP Implantação e treinamento: O projeto de implantação é cobrado em hora, baseado no número de módulos a serem implantados, número de usuários, complexidade dos processos, entre outros fatores. Manutenção: A manutenção é cobrada sempre, não há como a empresa manter o sistema sem esta mensalidade. O que diverge em sua forma de comercialização é o percentual cobrado sobre o valor das licenças e projetos, mensal ou anual sobre o valor.

27 Comercialização ERP Prazo de implantação: Os projetos podem durar 3 meses como também podem ultrapassar 18 meses, quando envolvem grandes projetos. Alguns sistemas possuem mais parâmetros prontos para serem definidos com alguns flegs (ticar) na função ou tarefa desejada de acordo com a necessidade de cada empresa. Premissas: É importante informar na proposta as premissas do projeto, ou seja, as condições necessárias para a execução do projeto. Veja exemplo a seguir.

28 Comercialização ERP Por exemplo: Definição de: Estrutura técnica de máquinas, servidores e softwares. Usuário-chave (key-users). Responsáveis pelo projeto de ambas as partes. Outros recursos necessários: Forma de apontamento das horas que serão cobradas, despesas com viagens e hospedagens, tecnologia necessária para instalação do sistema, entre outras condições básicas para sua implantação.

29 Interatividade O MRP, MRPII e ERP são, respectivamente: a) Planej. dos recursos de manufatura, Planej. dos recursos de materiais e Planej. dos Recursos Empresarias. b) Planej. dos Recursos Empresarias, Planej. dos recursos materiais e planej. dos recursos de manufatura. c) Planej. dos recursos de manufatura, Planej. dos Recursos Empresarias e planej. dos recursos de materiais d) Planej. dos recursos de materiais, Planej. dos recursos de manufatura e Planej. dos Recursos Empresarias. e) NDA.

30 Mercado de ERP Market share ERP no Brasil 2005 SSA Blobal 3% Senior Sistemas 3% Outros 5% Oracle 11% SAP 36% grupo Totvs 42%

31 Mercado de ERP Mercado de ERP no mundo em Nesta pesquisa a Totvs ocupou a 18ª posição.

32 Outros Indicadores Mercado brasileiro de software º no ranking mundial, tendo movimentado no ano anterior 5,98 bilhões de dólares/1,7% do PIB e 41,9% do mercado latino-americano º no ranking mundial, tendo movimentado, em 2009, 15,3 bilhões de dólares. O Brasil tem cerca de 8,5 mil empresas do setor/76,5% desenvolvem, comercializam e distribuem softwares. O mercado mundial de TI movimentou um total de 1,08 trilhão de dólares.

33 Indicadores

34 Ferramentas de BI (Business Intelligence) As ferramentas de BI (Business Intelligence) têm a finalidade de extrair dados que foram processados, por exemplo, no sistema de gestão empresarial (ERP) ou data warehouse (armazenamento de dados), na forma de relatórios com critérios de busca definidos por seu emissor. Os BIs realizam: monitoramento: fornecem informações visuais com indicadores chaves de desempenho (KPIs) que auxiliam a empresa a gerenciar o seu desempenho e auxiliam na prestação de contas.

35 Ferramentas de BI (Business Intelligence) analítica: auxiliam no monitoramento das informações e nas mudanças de planos sem comprometer os resultados esperados e ainda auxiliam a compartilhar as alterações em toda empresa; planejamento: essencial para o bom planejamento organizacional e nas tomadas de decisões estratégicas que têm como base o orçamento anual e o planejamento gerencial.

36 Ferramentas de BI (Business intelligence) Mercado de BI: O Brasil corresponde a 50% do mercado de BI da América Latina. 30% manufatura 17% financeiro 10% comércio 10% serviço

37 Mercado de BI As aquisições foram feitas em sua maioria por empresas de: manufatura (30%), mercado financeiro 17%, comércio e serviço 10% cada um. IDC divulgou em seu último relatório que a SAP é a líder no mercado global de ferramentas de Business Intelligence, com cota de 19,5%, o que corresponde à receita de US$ milhões.

38 TI aplicada a logística Parte I Veremos as tecnologias aplicada à logística em todas os elos da cadeia de suprimentos: Matéria- Processo Canais de prima produtivo distribuição Consumidor final

39 Código de barras 1970, foi fundado nos EUA o UGPECC (Uniform Grocery Product Code Council) para administrar o Universal Product Code (UPC), que veio a tornar-se UCC em 1984 código de barras com o propósito de padronizar a linguagem comercial a fim de minimizar os erros e melhorar os processos. No Brasil, foi criada a EAN Brasil (Associação Multissetorial sem fins lucrativos) em Em 2005, a EAN Brasil passa a ser a GS1 Brasil. A UCC trata da identificação de itens comerciais de uma forma padronizada, com estrutura numérica de 12 dígitos.

40 Código de barras Veja os principais benefícios dessa tecnologia nos canais de distribuição: gestão do estoque em tempo real; eficiência nos PDVs (Pontos de Venda); eliminação de erros de digitação; rapidez na entrada e saída de dados; ação rápida com mudanças no hábito do consumidor; redução de custos operacionais; maior eficiência operacional e logística.

41 Tecnologia para operações logísticas - código de barras Global Location Number (GLN número global de localização) Finalidade: identificar localizações físicas específicas como divisão, setor, portaria ou outro ponto de entrega. Exemplo: 789 Prefixo País /Brasil Prefixo da Empresa 6789 Código de localização 0 Dígito Verificador

42 Tecnologia para operações logísticas - código de barras Global Trade Item Number (GTIN número global de item comercial) São três estruturas para identificação dos itens comerciais e unidades logísticas. 1. Código de barras EAN/UCC-13 Uso geral com 13 dígitos para produtos e serviços, exceto nos EUA e Canadá, que utilizam UCC-12 e UCC-7. Prefixo EAN/UCC de empresa e referência de localização DV Pref. País Brasil pref. da empresa cód. produto Dígito verificador

43 Tecnologia para operações logísticas - código de barras Código de barras EAN/UCC-8 e UCC-7: Comercialização de produtos com tamanhos reduzidos, como cigarros, ampolas etc. Código de barras EAN/UCC-14: Utilizado em unidades logísticas tais como: contêineres, paletes, fardos, caixas etc.

44 Interatividade Na tecnologia de código de barras, a sua finalidade é facilitar a movimentação logística nos registros de entrada e saída de materiais nos armazéns. Estamos falando de qual modelo: a) EAN/UCC-14. b) EAN/UCC-8. c) UCC-7. d) EAN/UCC-13. e) Não há definição específica para este tipo de embalagem.

45 EDI Electronic Data Interchange (Troca Eletrônica de Dados) O EDI surge como uma solução para a integração desses elementos da cadeia de suprimentos. Conceito: EDI é uma rede de acesso direto aos clientes do provedor, permitindo a conexão entre os sistemas eletrônicos de informação entre empresas, independentemente dos sistemas e procedimentos utilizados no interior de cada uma dessas empresas. ( Pizysieznig Filho ) Vejamos a seguir as principais transações do EDI nas operações logísticas.

46 EDI Electronic Data Interchange (Troca Eletrônica de Dados) processo de cotação; transmissão de pedidos; programação de entrega; aviso de embarque; Kanban; posição de estoque; Drawback; conhecimento de transporte; autorização para faturamento. t

47 EDI Electronic Data Interchange (Troca Eletrônica de Dados) Veja um exemplo do gerenciamento do estoque executado pelo fornecedor:

48 EDI Na indústria maior eficiência no desenvolvimento de parcerias (cliente x fornecedores); maior produtividade; melhoria nos índices de vendas; redução de tarefas; redução de custos operacionais; melhor monitoramento dos estoques, com redução dos níveis; redução de rupturas na produção; maior precisão na entrega/distribuição; maior controle entre matriz x filial x depósitos redução de erros no processo de conferência (entrada e saída).

49 EDI no comércio agilidade no processo de ressuprimento; redução de tarefas; redução de custos operacionais; gerenciamento do estoque pelo fornecedor, gerando reposição automática de pedidos; redução de itens faltantes nas gôndolas; melhora da comunicação entre os demais elementos da cadeia (fornecedor, fabricante); vantagem estratégica sobre os concorrentes; redução de tempo no processo (desde a compra à entrega ao consumidor final);

50 ECR (Efficient Consumer Response) Resposta Eficiente ao Consumidor O que é o ECR? É uma tecnologia? É um sistema/software? É uma metodologia? É um kit de ferramentas prontas para serem implantadas? Surgiu nos EUA na década 1990, chegou ao Brasil em Sem fins lucrativos. Segundo a ECR Brasil, ECR, na verdade, é uma postura de negócio, uma filosofia a partir da qual as empresas associadas se dispõem a compartilhar dificuldades, problemas, informações e implantar melhorias no contexto operacional e estratégico, com a finalidade de responder melhor às necessidades do cliente.

51 ECR (Efficient Consumer Response) Resposta Eficiente ao Consumido Conforme a ECR Brasil, pilotos realizados entre a indústria e o varejo constataram as seguintes melhorias: redução de custos de 6% a 10% no volume total do negócio na cadeia de abastecimento devido à redução da ineficiência; iê i redução dos estoques de 25 dias para 15 dias; redução da falta de produto de 15% para 4%; redução do tempo de carregamento em 69% (entregas noturnas); aumento da produtividade palete/homem/hora em 80%; redução e prazos;

52 ECR (Efficient Consumer Response) Resposta Eficiente ao Consumido redução de espaço físico; redução de rupturas; redução de preço ao longo da cadeia; maiores benefícios aos fornecedores. Se considerarmos a associação com EDI, obteve-se os seguintes resultados:

53 ECR x EDI Para Ballou (2001) o uso do ECR com EDI gera os seguintes benefícios: ajuste dos estoques à demanda; redução de danos e roubos; redução das devoluções de produto redução de itens faltantes; facilidade na realização do inventário; maior acuracidade. Veja a Redução do tempo de reposição com ECR no varejo caindo de 62 para 15 dias. E o case do Pão de açúcar!

54 Data Warehousing (Armazém de Dados) e Data Mining (Mineração de Dados) Juntas, têm a finalidade de armazenar grandes informações e de extraí-las, nas operações de pagamento nos check-outs, coleta de informações de vendas e operações que facilitam a tomada de decisões rápidas e estratégicas. Essas decisões são do tipo: Mix de produtos que serão comercializados em cada região, estratégias de política de preço, abrangência de atuação geográfica, forma de distribuição, entre outras.

55 Data Warehousing (Armazém de Dados) e Data Mining (Mineração de Dados) Veja na figura a atuação do Data Warehouse e Data Mining no processo de vendas:

56 Data Warehousing (Armazém de Dados) e Data Mining (Mineração de Dados) Funções dos recursos de Data Mining no varejo: análise de dados gerados pelos PDVs; análise do efeito de promoção; análises dos níveis de estoque e forma de reposição de produto; análise de relação entre reduções de preço e giro de produtos; análise de rentabilidade dos produtos; seleção de produtos para segmentação do varejo;

57 Data Warehousing (Armazém de Dados) e Data Mining (Mineração de Dados) Auxilia nas atividades de marketing: envio de mala direta; segmentação de mercado; melhor gerenciamento dos níveis de estoque; gerenciamento da categoria de produtos; identificação do perfil do consumidor; resposta rápida da tendência de mercado/comportamento do consumidor; definições de estratégias rápidas e mais seguras.

58 Interatividade A tecnologia que permite a empresa ter os seus estoques gerenciados pelo fornecedor, ou seja, a reposição automática. Estamos falando de: a) ECR. b) EDI. c) Data Warehousing. d) Data Mining. e) Nenhuma das anteriores permite esta atividade.

59 ATÉ A PRÓXIMA!

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

3) Descreva resumidamente a função do módulo de Compras do ERP da Microsiga e qual é a sua relação com o conceito de e-procurement.

3) Descreva resumidamente a função do módulo de Compras do ERP da Microsiga e qual é a sua relação com o conceito de e-procurement. Professor:José Alves Disciplina:SIG/ Atividade Nota Nome Aluno(a) Nºs Exercícios SIG 1) Defina, com suas palavras, o que é ERP? 2) Marque V para as afirmações verdadeiras em relação a um ERP e F para as

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

WMS - Warehouse Management System

WMS - Warehouse Management System Sistema de Gestão Empresarial LUSANA SOUZA NATÁLIA BATUTA MARIA DAS GRAÇAS TATIANE ROCHA GTI V Matutino Prof.: Itair Pereira Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. WMS... 2 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 2 4. POLÍTICA

Leia mais

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 FSI capítulo 2 Referências bibliográficas: Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010 Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 Porter M., Competitive

Leia mais

27/10/2011. Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização

27/10/2011. Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização Visão do Papel Integrado dos SI Dentro de uma Organização 1 Tipos de SI Depende do tipo de apoio a ser oferecido Deve-se levar em consideração: Usuários operações (entrada +processamento + saída) destino

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Soluções de Tecnologia da Informação

Soluções de Tecnologia da Informação Soluções de Tecnologia da Informação Software Corporativo ERP ProdelExpress Diante da nossa ampla experiência como fornecedor de tecnologia, a PRODEL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO oferece aos seus clientes

Leia mais

Tecnologia aplicada à Logística. Prof. José Rovani Kurz rovani@highpluss.com.br

Tecnologia aplicada à Logística. Prof. José Rovani Kurz rovani@highpluss.com.br Tecnologia aplicada à Logística Prof. José Rovani Kurz rovani@highpluss.com.br Logística Qual a primeira imagem que vem a sua mente quando ouve a palavra LOGÍSTICA? Logística De cada 10 pessoas, pelo menos

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Tecnologia da Informação. O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA:

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA: Prof. Jean Cavaleiro Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA: PRODUÇÃO E COMÉRCIO Introdução Entender a integração logística. A relação produção e demanda. Distribuição e demanda. Desenvolver visão sistêmica para

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ... lembrando Uma cadeia de suprimentos consiste em todas

Leia mais

Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA. Marinalva R. Barboza

Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA. Marinalva R. Barboza Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA Marinalva R. Barboza Definição do conceito de logística e evolução Logística tem origem no idioma francês Logistique se define de forma militar sendo uma parte estratégica

Leia mais

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi Marketing Prof. Angelo Polizzi Gestão de Produção Gestão de Produção Objetivos: Mostrar que produtos (bens e serviços) consumidos, são produzidos em uma ordem lógica, evitando a perda ou falta de insumos

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid

TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid Recebimento de NF-e e CT-e Emissão de NF-e, CT-e, MDF-e e NFS-e Integração nativa com o seu ERP Exija a solução que é o melhor investimento para a gestão

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Tecnologia Aplicada à Logística

Tecnologia Aplicada à Logística Tecnologia Aplicada à Logística Movimentação e TI Alunos: Keriton Leandro Fernando TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA Definição de Informação na Logística É um elemento de grande importância nas operações

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ERP 2 ERP Planejamento dos Recursos da Empresa 3 CONCEITO DE

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO @ribeirord FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Sistemas de Informação Sistemas de Apoio às Operações Sistemas

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação.

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Conversa Inicial Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Hoje iremos abordar os seguintes assuntos: a origem dos sistemas integrados (ERPs), os módulos e fornecedores

Leia mais

Custos Logísticos. Visão holística da cadeia logística de: Suprimentos

Custos Logísticos. Visão holística da cadeia logística de: Suprimentos Visão holística da cadeia logística de: Suprimentos Demanda Planejamento Compras Remessas Transportes Recebimento Armazenagem Atendimento Aduaneira Visão holística da cadeia logística de: Suprimentos Transportes

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP Enterprise Resource Planning Implantação de Sistema ERP Jorge Moreira jmoreirajr@hotmail.com Conceito Os ERP s (Enterprise Resource Planning) são softwares que permitem a existência de um sistema de informação

Leia mais

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Operações Terminais Armazéns AULA 3 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. A Gestão de Estoques Definição» Os estoques são acúmulos de matériasprimas,

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen Logística Empresarial Aula 2 Evolução da Disciplina O papel da Logística Empresarial Aula 1 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Aula 2 Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. CDSOFT Tecnologia

CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. CDSOFT Tecnologia CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. O GerConstrução é um software de Gestão Empresarial (ERP) especializado em soluções para processos e negócios da Indústria da Construção Civil.

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

Introdução sobre Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas. Prof Valderi R. Q. Leithardt

Introdução sobre Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas. Prof Valderi R. Q. Leithardt Introdução sobre Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas Prof Valderi R. Q. Leithardt Objetivo Esta apresentação tem por objetivo mostrar tanto os benefícios como as dificuldades da implantação

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Componentes de uma empresa Organizando uma empresa: funções empresariais básicas Funções

Leia mais

Softwares de Cadeia de Suprimentos Capítulo 6. André Jun Nishizawa

Softwares de Cadeia de Suprimentos Capítulo 6. André Jun Nishizawa Softwares de Cadeia de Suprimentos Capítulo 6 Introdução Há 50 anos, as cadeias eram gerenciadas por lápis, papel e calculadora. Hoje existem softwares. Esta parte da aula fará um tour pelos tipos de softwares

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS O PODER DA INFORMAÇÃO Tem PODER quem toma DECISÃO Toma DECISÃO correta quem tem SABEDORIA Tem SABEDORIA quem usa CONHECIMENTO Tem CONHECIMENTO quem possui INFORMAÇÃO (Sem

Leia mais

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Por Christian Vieira, engenheiro de aplicações para a América Latina da GE Fanuc Intelligent Platforms, unidade da GE Enterprise

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Suprimentos. WMS Gerenciamento de Armazém

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Suprimentos. WMS Gerenciamento de Armazém Bloco Suprimentos WMS Gerenciamento de Armazém Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo WMS, que se encontra no Bloco Suprimentos. Todas informações aqui disponibilizadas foram

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Gerenciamento Logístico Gerenciamento Logístico A missão do gerenciamento logístico é planejar

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço

Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão

Leia mais

Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA. Profa. Marinalva R. Barboza

Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA. Profa. Marinalva R. Barboza Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA Profa. Marinalva R. Barboza A logística integrada A expressão logística integrada surgiu nos EUA em um trabalho de três autores (Lambert, Stock e Ellram) Se destacou pela

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO Rosenclever Lopes Gazoni Data MACROPROCESSO [1] AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO/COMERCIAL: Correio eletrônico; vídeo texto; vídeo conferência; teleconferência;

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

SOFTWARE DE GESTÃO PARA BENS DURÁVEIS MANUFATURA LEVE, SUSTENTÁVEL E AUTOMATIZADA

SOFTWARE DE GESTÃO PARA BENS DURÁVEIS MANUFATURA LEVE, SUSTENTÁVEL E AUTOMATIZADA SOFTWARE DE GESTÃO PARA BENS DURÁVEIS MANUFATURA LEVE, SUSTENTÁVEL E AUTOMATIZADA HOJE FALAREMOS SOBRE 1. INTRODUÇÃO 2. COMO FUNCIONA: MACROPROCESSO E DETALHAMENTOS 3. OFERTAS PADRÃO TOTVS 4. FATOS 1.

Leia mais

Supply Chain Management Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Prof. Paulo Medeiros

Supply Chain Management Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Prof. Paulo Medeiros Supply Chain Management Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Prof. Paulo Medeiros Supply Chain Management O período entre 1980 e 2000 foi marcado por grandes transformações nos conceitos gerenciais,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM WMS WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉM/DEP M/DEPÓSITO WMS Software de gerenciamento de depósito que auxilia as empresas na busca de melhorias nos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL 1.1 2003 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital

Leia mais

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS CANOAS ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING RENAN ROLIM WALENCZUK Canoas, Agosto de 2014 SUMÁRIO 1 INTODUÇÃO...03 2 ERP (ENTERPRISE

Leia mais

Fernando Bracalente, material em desenvolvimento Página 1 de 6 Revisão 01.01 Data: 1 Julho, 2010

Fernando Bracalente, material em desenvolvimento Página 1 de 6 Revisão 01.01 Data: 1 Julho, 2010 Fernando Bracalente, material em desenvolvimento Página 1 de 6 Aplicação de sistemas de informação para integrar os processos operacionais da empresa ao ERP criando sistemas inteligentes que reagem em

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Somos uma empresa especializada em desenvolver e implementar soluções de alto impacto na gestão e competitividade empresarial. Nossa missão é agregar valor aos negócios de nossos

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual Logística Empresarial Evolução da Disciplina Aula 1 Aula 1 O papel da Logística empresarial Aula 2 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Agora é possível interagir com os fornecedores e clientes

Agora é possível interagir com os fornecedores e clientes O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais). Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial pela qual todas as informações de todas as áreas

Leia mais

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Manuseio de Materiais / Gestão de Informações Primárias Apoio 1 2 Manuseio de Materiais Refere-se aos deslocamentos de materiais

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

UMC/EPN 2013 - Sistemas de Informações Aula 02. Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios

UMC/EPN 2013 - Sistemas de Informações Aula 02. Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios Organização Sistemasde Informação Tecnologiada informação Gerenciamento Maio / 2013 31 Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes 1 AULA 07 Tecnologia hoje nas empresas 2 Função de um gerente? Tomar decisões e definir políticas baseadas na informação a partir de dados gerados no seu trabalho diário Problema? Quantidade de dados Solução?

Leia mais

Infor ERP SyteLine Visão Geral. Edgar Eler Arquiteto de Sistemas

Infor ERP SyteLine Visão Geral. Edgar Eler Arquiteto de Sistemas Infor ERP SyteLine Visão Geral Edgar Eler Arquiteto de Sistemas Sobre a Mag-W A Mag-W foi criada especialmente para trazer ao mercado o que há de melhor em soluções corporativas de Tecnologia da Informação

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

Celistics: SAP RDS permite implementar SAP Business Allin-One em oito semanas

Celistics: SAP RDS permite implementar SAP Business Allin-One em oito semanas SAP Customer Success Story Logística Celistics Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Celistics: SAP RDS permite implementar SAP Business Allin-One em oito semanas Geral

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

Logistica e Distribuição

Logistica e Distribuição Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Armazenagem e Movimentação Primárias Apoio 1 2 A armazenagem corresponde a atividades de estocagem ordenada e a distribuição

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Integrados de Gestão ERP

Sistemas de Informação. Sistemas Integrados de Gestão ERP Sistemas de Informação Sistemas Integrados de Gestão ERP Exercício 1 Um arame é cortado em duas partes. Com uma das partes é feito um quadrado. Com a outra parte é feito um círculo. Em que ponto deve ser

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI Resposta do Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Leia o texto e responda o seguinte: a) identifique os recursos de: Hardware: microcomputadores,

Leia mais

Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI),

Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI), Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI), BUSINESS INTELLIGENCE (BI) O termo Business Intelligence (BI), popularizado por Howard Dresner do Gartner Group, é utilizado para definir sistemas orientados

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

Logística Agroindustrial Canais de suprimentos e distribuição. Prof. Paulo Medeiros

Logística Agroindustrial Canais de suprimentos e distribuição. Prof. Paulo Medeiros Logística Agroindustrial Canais de suprimentos e distribuição Prof. Paulo Medeiros Canais de suprimento e distribuição Podemos dividir as operações logísticas de uma empresa em três áreas: Suprimentos;

Leia mais

TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS

TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor atender os seus

Leia mais

Professor: Disciplina:

Professor: Disciplina: Professor: Curso: Esp. Marcos Morais de Sousa marcosmoraisdesousa@gmail.com Sistemas de informação Disciplina: Introdução a SI 19/04 Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação Turma: 01º semestre

Leia mais