CAIXAS DE ASSISTÊNCIA E RECURSOS HUMANOS: Um caso no setor elétrico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAIXAS DE ASSISTÊNCIA E RECURSOS HUMANOS: Um caso no setor elétrico."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CAIXAS DE ASSISTÊNCIA E RECURSOS HUMANOS: Um caso no setor elétrico. Autora: Renata Francisco Caldwell Professora Orientadora: Ana Cristina Guimarães Rio de Janeiro 2010

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES 2 INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CAIXAS DE ASSISTÊNCIA E RECURSOS HUMANOS: Um caso no setor elétrico. OBJETIVOS: Esta publicação atende a complementação didático-pedagógica de metodologia da pesquisa e a produção e desenvolvimento de monografia, para o curso de pós-graduação lato senso em Gestão de Recursos Humanos pela autora Renata Francisco Caldwell.

3 AGRADECIMENTOS 3 Agradeço à minha família, ao meu irmão Giovanni e aos meus pais Rodolfo e Iolanda, por todo o carinho. Ao amigo e companheiro Flávio, pela força e compreensão. Aos amigos da CAEFE por contribuírem a cada dia para o meu crescimento profissional. Aos colegas e professores do IAVM pela agradável e enriquecedora experiência acadêmica. E a todos que contribuíram para a realização de mais uma etapa em minha vida.

4 DEDICATÓRIA 4 Dedico este trabalho à minha família e aos meus amigos, por serem a base das minhas realizações.

5 RESUMO 5 Os benefícios sociais constituem um importante aspecto do pacote de remuneração. Desta maneira, a empresas investem nesses recursos a fim de valorizar o seu negócio, na medida em que os benefícios sociais além do aspecto competitivo no mercado de trabalho constituem-se em ações voltadas para a preservação das condições físicas e mentais dos empregados. Diante do contexto de reestruturação produtiva, os benefícios sociais adquirem papel relevante na reprodução da força de trabalho na medida em que as políticas sociais públicas vão sendo transferidas ao setor privado. Na pesquisa apresentada, que tem como recorte um caso no setor elétrico brasileiro, foi possível verificar que a Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear CAEFE assume papel relevante no sentido de complementar a política de recursos humanos de Furnas Centrais Elétricas para a concessão de benefícios sociais.

6 METODOLOGIA 6 O objeto de estudo deste projeto são os benefícios da Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear. Este será estudado a partir do material disponível pelas empresas CAEFE e Furnas Centrais Elétricas. Embora a CAEFE tenha outras empresas patrocinadoras previstas pelo seu estatuto, será interessante para esta pesquisa atrelá-la somente à empresa Furnas, que é a sua principal mantenedora e objeto a ser pesquisado neste trabalho. A metodologia de trabalho para a pesquisa apresentada consiste na análise de publicações e documentos destas empresas, bem como nas minhas observações enquanto assistente social inserida no contexto apresentado. O procedimento metodológico fundamental foi o levantamento das informações disponíveis nos arquivos, relatórios e nos sites de Furnas e da CAEFE. A bibliografia principal utilizada para fundamentar e compreender o tema foi Cardoso (2006), Chiavenato (2009) e Mota (2005).

7 SUMÁRIO 7 ITRODUÇÃO...08 CAPÍTULO I AS POLÍTICAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS...11 CAPÍTULO II 2.1 A CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS EMPREGADOS DE FURNAS E ELETRONUCLEAR A POLÍTICA DE BENEFÍCIOS DA CAEFE...23 CAPÍTULO III A POLÍTICA DE BENEFÍCIOS DE FURNAS E A COMPLEMENTAÇÃO DA CAEFE...31 CAPÍTULO IV A UTILIZAÇÃO DA REDE DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS DA CAEFE PELOS ASSOCIADOS...33 CONSIDERAÇÕES FINAIS...37 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...40

8 INTRODUÇÃO 8 O tema a ser pesquisado é a inserção da Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear CAEFE no contexto da Política de Recursos Humanos de Furnas Centrais Elétricas. Desta maneira, pretende-se estudar de que modo a atuação da CAEFE está atrelada à Política de Recursos Humanos de Furnas. O interesse pelo tema a ser estudado surgiu a partir da minha inserção enquanto assistente social da CAEFE. Observei que a criação desta instituição, no ano 2000, foi iniciativa de um grupo de gestores de Furnas e da Fundação Real Grandeza (fundo de pensão dos empregados de Furnas e Eletronuclear) para manter alguns benefícios que antes eram providos pela Fundação que, no contexto da reestruturação produtiva, complementava os benefícios que deixaram de fazer parte da Política de Recursos Humanos de Furnas. Esse movimento ocorreu a partir de uma determinação da Secretaria de Previdência Complementar, que inviabilizava a manutenção de atividades de caráter assistencial através dos fundos de pensões 1. A partir deste marco, os benefícios e serviços de caráter assistencial, até então administrados pela Fundação Real Grandeza, passaram a ser alocados na CAEFE, figura jurídica criada com a finalidade de proporcionar benefícios de caráter assistencial aos associados e suas famílias. Portanto, a alternativa viabilizada pela instituição e pelos trabalhadores foi a criação de outra pessoa jurídica, que legalmente pudesse manter a rede de benefícios assistenciais já existente, assim como criar novas ações neste aspecto. 1 Lei Complementar Nº 108, de 29 de maio de Dispõe sobre a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, e dá outras providências. Lei Complementar Nº 109, de 29 de maio de Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências.

9 9 Em 2006, a CAEFE assumiu materialmente seu quadro próprio e processos de trabalho, deixando o aspecto virtual para a constituição efetiva da organização, inclusive com o aspecto físico contemplado (criação da sede própria da CAEFE). Cabe ressaltar que esse histórico foi por mim vivenciado, desde 2004, quando comecei a estagiar na Caixa. Entretanto, não há registros publicados que apresentem este histórico e que tampouco relacionem a atuação da CAEFE à Política de Recursos Humanos de Furnas, a qual é uma das empresas mantenedoras da Caixa. Destaco ainda, que embora a CAEFE tenha outras empresas patrocinadoras previstas pelo seu estatuto, será interessante para esta pesquisa atrelá-la somente à empresa Furnas, que é a sua principal mantenedora e objeto a ser pesquisado neste trabalho. Diante desse contexto, são objetivos desta pesquisa verificar se os benefícios oferecidos pela CAEFE estão em consonância com a Política de Recursos Humanos adotada por Furnas e verificar a complementaridade das atividades exercidas pela Caixa às ações de Recursos Humanos de Furnas. No primeiro momento abordaremos as particularidades das políticas de benefícios socioassistenciais direcionadas aos trabalhadores das organizações. Será importante destacar ainda neste primeiro capítulo a discussão sobre a criação das caixas de assistência no contexto da privatização da Seguridade Social brasileira. Essa discussão torna-se relevante diante do atual cenário de reestruturação produtiva, quando os benefícios sociais tornam-se fundamentais para a reprodução da força de trabalho na medida em que as políticas sociais públicas vão sendo transferidas ao setor privado. No segundo capítulo do trabalho será apresentada a Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear CAEFE, seu negócio, estrutura e política de benefícios socioassistenciais, que são o objeto dessa pesquisa.

10 10 No terceiro momento do texto abordaremos a política de benefícios praticada por Furnas, percebendo de que modo os benefícios fornecidos pela CAEFE atuam em complementação à gestão de recursos humanos em Furnas. Nas considerações finais discutiremos a relevância da atuação da CAEFE para a prestação da assistência social no contexto de Furnas.

11 CAPÍTULO I 11 AS POLÍTICAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS Diante do contexto de reestruturação produtiva, os benefícios sociais adquirem papel relevante na reprodução da força de trabalho na medida em que as políticas sociais públicas vão sendo transferidas ao setor privado. O Estado deixa de cumprir seu papel enquanto provedor da Seguridade Social pública e passa a incentivar que as empresas privadas atuem principalmente em relação à assistência social, uma vez que as políticas de saúde e previdência tornam-se objetos de comercialização. Nesse movimento de transferência das funções públicas para a esfera privada das empresas, os direitos sociais são transformados em direitos corporativos, vinculados ao contrato de trabalho e ao desempenho dos trabalhadores. Conforme aponta Cardoso (2006) desde os anos 90 ficou evidenciado um progressivo e substancial processo de desmantelamento das estruturas jurídicas, financeiras e institucionais das políticas sociais públicas no Brasil. Paralelamente ao sucateamento dos serviços e benefícios sociais do Estado nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência e previdência assistiu-se à proliferação de iniciativas privadas em todas as áreas aludidas. A falência e sucateamento do aparelho produtor de serviços públicos contribuíram para o crescimento das demandas sociais, que passam a ser objeto de conquistas do movimento sindical, ao mesmo tempo em que se naturaliza a idéia de eficácia do setor privado em detrimento do setor público (MOTA, 2005: 171). Trata-se de um programa internacional de reformas cujas principais metas são: redução dos gastos públicos, ampliação da participação do setor privado lucrativo e não-lucrativo, redução das contribuições sociais das empresas, desenvolvimento de políticas focalizadas na pobreza,

12 12 desenvolvimento de atividades voluntárias complementares aos serviços públicos. Sendo assim, Motta (2005) aponta duas principais conseqüências do processo que vem sendo efetivado pelo capital: 1)os trabalhadores que permanecem no mercado de trabalho tendem a defender corporativamente as conquistas, enquanto os que estão excluídos do mercado formal de trabalho tem as suas formas de organização coletiva esfacelada; 2) estão sendo criados, então, sistemas de seguridade próprios das empresas e voltados para aqueles trabalhadores que ainda possuem vínculos formais, enquanto os trabalhadores excluídos desse vínculo tornam-se clientela da assistência social. No Brasil, a partir do final dos anos 1980 a sociedade brasileira ensaiou a institucionalização e constitucionalização dos primeiros passos em prol do exercício da cidadania, de formas de democracia, de constitucionalização de novos direitos sociais, trabalhistas e políticos. Embora a arquitetura da seguridade brasileira pós-1988 tenha a orientação daquelas que formam o estado de bem-estar nos países desenvolvidos, as características excludentes do mercado de trabalho, o grau de pauperização da população, e o nível de concentração de renda e as fragilidades do processo de publicização do Estado, permitem afirmar que, no Brasil, a adoção da concepção de seguridade social não se traduziu objetivamente numa universalização dos benefícios sociais. Mesmo assim, as fragilidades existentes também não são suficientes para negar que os trabalhadores brasileiros, a partir dos anos 1980, adquiriram novos direitos, ampliaram o acesso a serviços públicos não mercantis, usufruíram de algum alargamento da oferta de benefícios, como os da assistência social, à exemplo do Benefício de Prestação Continuada BPC, e da saúde, dentre outros. Esse processo que possuiu apenas duas décadas passou a ser negado a partir dos meados dos anos 1990 em favor dos ideários neoliberais e de um conjunto de mudanças macroestruturais, momento em que as classes dominantes iniciam a sua ofensiva contra a seguridade social universal.

13 13 Antecedidas ora pelo discurso da crise da previdência, ora pelo da ampliação da participação da sociedade, segundo Mota (2005), a Previdência e a Assistência passaram a constituir uma unidade contraditória (a negação de um sistema único de previdência social pública é, ao mesmo tempo, a base para afirmação de um sistema único de assistência social) no processo de constituição da seguridade social brasileira. Os fundos de aposentadoria e pensões e os programas de assistência foram os que mais rapidamente registraram mudanças nos sistemas de proteção social, transformando os trabalhadores ora em "cidadãos consumidores" de serviços mercantis, ora em cidadãos-pobres merecedores da assistência social. Mota (2005) sinaliza ainda que uma das principais características que marcaram a expansão da seguridade social brasileira no pós-1964: ela se fez mediante a fragmentação dos meios de consumo coletivo, franqueando ao capital privado a prestação de serviços considerados rentáveis, como foi o caso da saúde e da previdência via mercado de seguros. A estes se junta o instituto da renúncia fiscal que, sob o argumento da colaboração empresarial, estimulou as empresas a ofertarem serviços sociais próprios aos seus empregados. Ao incluir no sistema segmentos não assalariados ou em situações sociais de vulnerabilidade, através da criação de programas de assistência social, afastavam os setores médios assalariados, transformando-os em consumidores de serviços privados complementares de saúde e previdência social. Pode ser apontada como conseqüência para a seguridade social a fragmentação do acesso dos trabalhadores ao sistema de proteção social. Pois no âmbito privado são identificados seguros sociais privados, destinados aos consumidores com renda suficiente para adquiri-los no mercado e serviços sociais oferecidos pelas empresas aos seus trabalhadores, mediados pelo contrato de trabalho. Já no âmbito público estão situados os serviços assistenciais destinados aos inaptos ou excluídos do trabalho assalariado, sob a responsabilidade do Estado.

14 14 Tais modificações trazem conseqüências no sentido de reduzir o papel do Estado na área do bem-estar social, transferindo os serviços para o setor privado. Se por um lado existe o movimento do Estado para transferir ao setor privado os seus mecanismos de proteção social, por outro as empresas buscam redefinir estratégias de gestão e ferramentas de recursos humanos para tornarem-se competitivas no mercado. Cesar (2006) sinaliza que há uma crescente preocupação das empresas em repensar as políticas de recursos humanos, integradas ao conjunto das demais políticas e estratégias organizacionais. O principal eixo deste redirecionamento consiste na implementação de novas modalidades de gestão da força de trabalho, que permitam a formação de um novo comportamento produtivo do trabalhador, baseado na confiabilidade e no envolvimento do mesmo com os objetivos da empresa. As principais estratégias adotadas apontam para o desenvolvimento de programas participativos e para a ampliação dos sistemas de benefícios e incentivos à produtividade do trabalho. Desta maneira, a estratégia de gestão recursos humanos das empresas busca integrar políticas e práticas de administração de recursos humanos aos programas de qualidade e produtividade a fim de reduzir os níveis de conflitos e comprometer os trabalhadores com os propósitos e metas das empresas. Chiavenato (2009) destaca que o salário pago em relação ao cargo ocupado constitui somente uma parcela do pacote de compensações que as empresas costumam oferecer aos seus empregados e que uma considerável parte da remuneração total é constituída por benefícios sociais e serviços sociais. É importante destacar que os benefícios socioassistenciais têm papel relevante na reprodução da força de trabalho e engajamento do trabalhador. Os benefícios e recompensas oferecidos pela organização influenciam na satisfação dos seus empregados, que estão dispostos a investir seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos.

15 15 Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos (CHIAVENATO, 2004). Deste modo, as empresas adotam, segundo Chiavenato (2004), um sistema de remuneração que compreende 1) remuneração básica, representada pelo salário, mensal ou horário; 2) incentivos salariais, desenhados para recompensar os empregados por um bom desempenho e 3) benefícios, quase sempre denominados remuneração indireta. A concessão dos benefícios e serviços sociais, geralmente, é comum a todos os empregados, independentemente do cargo ocupado. Cabe ressaltar que algumas organizações estabelecem planos de benefícios diferenciados para os diferentes níveis de empregados. Segundo Chiavenato (2009), os benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados com vistas a poupar esforços e preocupação; constituindo meios indispensáveis à manutenção da força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. Os benefícios sociais constituem um importante aspecto do pacote de remuneração. O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos empregados uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais (CHIAVENATO, 2009: 108). Cabe ressaltar que para além do processo de privatização da políticas sociais, a origem dos benefícios sociais relaciona-se principalmente às exigências dos sindicatos e das negociações coletivas, legislações trabalhistas e previdenciárias, competição entre as organizações na disputa pelo mercado de recursos humanos, além da dedução de impostos obrigações tributárias das empresas.

16 16 Segundo Chiavenato, os benefícios sociais, inicialmente, estiveram orientados para uma cultura paternalista e limitada, justificada pela preocupação em reter talentos e baixar a rotatividade de pessoal; além da preocupação em reduzir impostos através dos incentivos oferecidos pelo Estado às instituições que prestassem esses benefícios. As empresas tornaram esses recursos ainda mais vantajosos ao seu negócio, na medida em que os benefícios sociais além do aspecto competitivo no mercado de trabalho constituem-se em ações voltadas para a preservação das condições físicas e mentais dos empregados. É importante destacar que, por atuarem na reprodução da força de trabalho, os benefícios sociais adquirem papel relevante na vida dos trabalhadores e que por esta razão os mesmos são utilizados pelas empresas para o aumento da produtividade e retenção dos mesmos. Do mesmo modo que os benefícios extra-salariais, os incentivos também se apresentam como instrumentos capazes de prender o trabalhador à empresa, possibilitando o aumento da produtividade, melhoria do desempenho e maior satisfação no trabalho (CESAR, 2006: 121). Merecem destaque na bibliografia sobre este tema, alguns dos benefícios sociais de maior expressão praticados pelas organizações. Transporte do pessoal: seja sob a forma de veículo individual (para determinados níveis) ou coletivo fretado, este benefício pode ser custeado integralmente pela empresa ou parcialmente subsidiado por ela. Uma alternativa é a concessão de vale-transportes aos empregados. Alimentação: o programa de alimentação do pessoal pode variar extensamente. Podo incluir desde instalações de refeitórios e cozinhas industriais a oferta de lanches, cafezinhos, cafés-da-manhã, etc. Na maioria das empresas é praticada a concessão de vales-refeições para o trabalhador utilizar em restaurantes nas imediações do local de trabalho. Assistência médico-hospitalar: no caso deste benefício, quase sempre há a divisão dos custos entre empresa e empregado. Em alguns casos envolve

17 17 revisão médica completa e anual para os empregados, podendo até prever a existência de ambulatórios médicos dentro da própria empresa. Outra alternativa para a concessão deste benefício é a contratação de seguros-saúde disponíveis no mercado. Assistência odontológica: este benefício é oferecido por meio de consultório dentário na própria empresa, por serviços especializados prestados fora da instituição ou ainda através de planos odontológicos contratados no mercado. Seguro de vida em grupo: o plano de seguro de vida em grupo é mais barato do que o plano individual. Este benefício é custeado integral ou parcialmente pela empresa. Ocasionalmente envolve seguro de acidentes pessoais. Planos de empréstimos pessoais: constituem uma espécie de assistência financeira da empresa ao seu pessoal. Estes auxílios podem ser desde planos simples envolvendo estudos de casos individuais até opções mais sofisticadas com alternativas de empréstimo e reembolsos com ou sem juros e ainda apresentando valores maiores e prazos mais dilatados de ressarcimento. Estes benefícios são quase sempre administrados pelo Serviço Social da organização. Serviço Social: a ação do Serviço Social pode ser elencada no rol dos benefícios uma vez que estes profissionais atuam sob a perspectiva de acesso e garantia dos direitos dos empregados, seja através de estudos de casos individuais vinculados ao contexto organizacional mais amplo, pesquisas sociais, elaboração de políticas, programas e projetos sociais voltados ao quadro de trabalhadores da empresa e da sociedade como um todo. O assistente social é um profissional que modifica a realidade social apresentada por meio de análise e intervenção especializada. Assistência jurídica: este benefício é oferecido por meio de assessoramento jurídico pelo corpo de advogados da própria empresa no atendimento demandas jurídicas apresentadas pelos empregados. Quase sempre é fornecida sem custo ao trabalhador.

18 18 Planos de complementação de aposentadorias: este benefício destinase a complementar o rendimento da previdência social pública dos empregados aposentados, através da criação de fundos específicos para tal fim. As empresas podem subsidiar parte deste fundo ou não. Estes benefícios podem ser efetivados através de fundações fechadas criadas pela própria empresa (os chamados fundos de pensão), entidades abertas ou até mesmo por contratação no mercado de planos de renda mensal assegurada. Grêmios ou clubes: é um benefício voltado à recreação, integração e bem-estar dos empregados e, em alguns casos, de suas famílias. A empresa disponibiliza instalações que permitam o desenvolvimento de práticas esportivas, de lazer e culturais; que os empregados podem utilizar durante intervalos, ao final do expediente ou até mesmo nos finais de semana. Em algumas atividades a utilização destes espaços pode estar atrelada aos índices de saúde do trabalhador, como por exemplo, no caso das academias. As empresas ampliam os sistemas de benefícios e incentivos, exigindo uma atuação centrada na forma técnica de administrá-los, modernizando e racionalizando o gerenciamento de recursos humanos, de modo a equacionar, positivamente, envolvimento, crescimento profissional e realização pessoal [dos trabalhadores] (CESAR, 1998: 172). Deste modo, observa-se que, voltados para as condições materiais ou psicológicas da força de trabalho, os benefícios sociais constituem um estímulo aos mesmos no sentido de aumentar a produção, estimular a adesão às metas e valores da empresa, bem como reter estes trabalhadores. Se na conjuntura atual o papel regulador e provedor do Estado em relação à proteção social encontra-se reduzido, cria-se terreno fértil para a expansão de entidades que têm por objetivo preencher a lacuna deixada pelo Estado neste aspecto. Podem ser destacadas as organizações não governamentais atuando nas estratégias de enfrentamento da pobreza no Brasil e, em relação ao campo do trabalho, entidades que se propõem a prestar benefícios de cunho socioassistencial ao trabalhador, para além das coberturas governamentais.

19 19 É, então, nesse contexto que se inserem as empresas que constituem a rede de proteção social aos trabalhadores de Furnas, que no caso da pesquisa apresentada, refere-se à Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear CAEFE. A proposta da CAEFE é prestar assistência aos seus associados, atuando em consonância com a política de recursos humanos das empresas patrocinadoras.

20 CAPÍTULO II A CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS EMPREGADOS DE FURNAS E ELETRONUCLEAR A Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e Eletronuclear (CAEFE) é uma sociedade civil de fins assistenciais e não econômicos, instituída em 17 de julho de 2000, com sede no Rio de Janeiro. A missão, visão, compromissos institucionais, valores e princípios da instituição são definidos a seguir. O compromisso institucional da CAEFE é atuar de forma pró-ativa, com foco na consecução dos objetivos da política de recursos humanos das patrocinadoras, em sintonia com as necessidades dos associados e com os desafios do mercado em que atua. A missão da CAEFE é desenvolver ações voltadas para a preservação da qualidade de vida dos empregados de Furnas, Eletronuclear, FRG e de outros associados, quer durante o ciclo produtivo de sua existência, quer ao longo do período de sua aposentadoria, considerando ainda que o amparo à família constitui elemento básico à plena realização do ser humano. A visão da CAEFE é ser referência em gestão da qualidade de vida, atuando na oferta de serviços eficientes voltados para promover a saúde, o bem estar e o desenvolvimento social dos seus Associados, proporcionandolhes tranqüilidade diante do futuro. Os valores da empresa são: ética, respeito, transparência, credibilidade, integridade, responsabilidade social. E os seus princípios: qualidade de vida, competência técnica, comunicação pró-ativa, racionalização econômica, excelência em processos e serviços e a valorização do ser humano. Cabe ressaltar que embora a CAEFE tenha definido em seu estatuto três empresas patrocinadoras (Furnas, Eletronuclear e Real Grandeza), a maior

21 21 parte dos recursos que sustentam a Caixa e a maioria dos seus associados é vinculada à empresa Furnas Centrais Elétricas. É importante destacar que a Caixa presta assistência aos associados oriundos das três patrocinadoras na condição de empregado e também na condição de aposentado. Estes benefícios são estendidos ainda ao pensionista quando o associado titular falece. Os benefícios sociais da CAEFE nasceram na Fundação Real Grandeza (que é a fundação de previdência privada de Furnas e Eletronuclear) e passaram, a partir do ano 2000, a compor a rede de benefícios assistenciais da Caixa, conforme determinação legal da Secretaria de Previdência Complementar, que impedia a prática de quaisquer ações consideradas assistenciais através dos fundos de pensão do país. A CAEFE desenvolve a sua política de benefícios através da captação de recursos financeiros oriundos da comercialização de seguros, que por si já podem ser configurados como benefícios sociais uma vez que oferecem condições diferenciadas ao grupo dos seus associados em relação ao mercado. Para além da captação dos recursos a Caixa presta os benefícios aos associados através do Serviço Social da instituição. seguir. Essa estrutura torna-se mais evidente ao observar o cronograma a CAEFE Presidência Diretoria de Administração Diretoria de Benefícios e Integração Social Diretoria Financeira Gerência de Seguros Serviço Social Gerência de Benefícios Integração Social

22 22 O cronograma permite perceber a estrutura da CAEFE, destacando a alocação das Gerências de Seguros, responsável pela captação dos recursos institucionais, e da Gerência de Benefícios e Integração Social, que articula a utilização dos recursos, empregando-os em ações assistenciais.

23 2.2 A POLÍTICA DE BENEFÍCIOS DA CAEFE 23 A política de benefícios da CAEFE é dividida basicamente em dois blocos: os seguros e os benefícios de cunho assistenciais. Ao setor de seguros cabe a captação de recursos, através da bonificação pela venda dos seguros ao universo de empregados, aposentados e pensionistas das empresas patrocinadoras. Ao setor de Serviço Social é imputada a incumbência de planejar, executar e avaliar todas as atividades que envolvam ações de cunho socioassistenciais. A CAEFE oferece aos seus associados os seguros de vida e acidentes pessoais em grupo, sendo estes parcialmente custeados pelas empresas patrocinadoras. Além destes, a Caixa disponibiliza os seguros residenciais e de veículo, que por tratar-se de apólice coletiva, possui alguns diferenciais em relação ao mercado. Cabe ressaltar que este último é a modalidade de seguro que movimenta maior recurso financeiro na CAEFE. O seguro de veículos é um serviço oferecido com o objetivo segurar veículos dos associados e seus dependentes em condições mais vantajosas se comparadas às oferecidas pelo mercado, visto que são apólices coletivas. O seguro de vida em grupo destina-se a garantir o pagamento de indenização aos segurados em caso de morte natural e acidental, invalidez permanente total por acidente, invalidez permanente parcial por acidente, invalidez funcional permanente total por doença, 50% da morte natural e acidental do cônjuge, 50% da invalidez permanente total por acidente e reembolso de despesas com funeral dos filhos dependentes. O seguro de acidentes pessoais busca garantir o pagamento de indenização aos beneficiários do segurado, exclusivamente, em caso de morte acidental.

24 24 O seguro residencial visa garantir o patrimônio e a tranqüilidade da família dos segurados. Além das garantias básicas (obrigatórias), pode ser ajustado às necessidades e possibilidades de pagamento de cada um, incluindo as garantias adicionais que esta apólice oferece. É importante destacar ainda que a Caixa recebe bonificação a partir da venda destes seguros e que este recurso é revertido para o investimento nos benefícios de cunho assistenciais. A administração e execução destes benefícios estão sob a responsabilidade do Serviço Social da CAEFE. A CAEFE oferece os seguintes benefícios assistenciais aos associados: Auxílio Alimentação, Empréstimo Social, Auxílio Funeral, Programa de Integração, Programa Educação, Saúde e Segurança, além do Serviço Social, que atua em relação às demandas individuais apresentadas, bem como realiza estudo e desenvolve projetos orientados para a garantia e avanço dos direitos dos associados. O Auxílio Alimentação é um benefício cujo objetivo é auxiliar os associados na complementação da alimentação familiar. Cabe ressaltar que nem todos os associados são contemplados por este benefício, pois há um recorte de remuneração, atualizado anualmente, para a sua concessão. O benefício é viabilizado através de um cartão magnético, com crédito mensal para ser utilizado em estabelecimentos comerciais credenciados. Sendo assim, o benefício não é somente uma ação que visa à melhoria da qualidade de vida, em relação a complementação alimentar do trabalhador ou assistido, e sim, como uma ação voltada ao contexto familiar do associado, trazendo melhoria imediata. O Benefício do Empréstimo Social é voltado ao associado que apresente dificuldade financeira, que estejam interferindo na dinâmica familiar e/ou comprometendo o orçamento doméstico.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor RODRIGUES, Camila Moreira (estágio II), e-mail:camila.rodrigues91@hotmail.com KUSDRA, Rosiele Guimarães (supervisora), e-mail:

Leia mais

Serviço Social na Previdência Social INSS

Serviço Social na Previdência Social INSS Gerência Executiva do INSS em Cuiabá Seção de Saúde do Trabalhador SERVIÇO SOCIAL Serviço Social na Previdência Social INSS Maio/2015 1 Introdução O Serviço Social do INSS é um serviço previdenciário,

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir:

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir: Termo de Referência 1. Objeto Contratação de empresa especializada em gestão de saúde para execução de atividades visando a reestruturação do modelo de atenção à saúde, objetivando diagnosticar novas proposituras

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 7.915, de 08 de janeiro de 2001. Altera o texto da Lei nº 7.893, de 19 de dezembro de 2000 e seus anexos, que estima a receita e fixa a despesa do Estado do Rio Grande do Norte para o exercício

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

2. O que a Funpresp Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil?

2. O que a Funpresp Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil? Perguntas Frequentes 1. O que é a Funpresp Exe? É a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo, criada pelo Decreto nº 7.808/2012, com a finalidade de administrar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS Atualizado em 14/10/2015 CLASSIFICAÇÕES DA DESPESA ESFERA ORÇAMENTÁRIA A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior A proteção previdenciária do brasileiro no exterior Hilário Bocchi Junior Especialista em Previdência Social 1 A Seguridade Social está prevista no capítulo II do título VIII (Da Ordem Social) da Constituição

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL

INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL Danilo Brandani Tiisel danilo@socialprofit.com.br MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Características da Atividade Atividade planejada e complexa: envolve marketing, comunicação,

Leia mais

- Estudo técnico - Art. 67...

- Estudo técnico - Art. 67... Aposentadoria especial para diretores, coordenadores e assessores pedagógicos - Estudo técnico - A Lei nº 11.301, de 10 de maio de 2006, publicada no Diário 0ficial da União de 11 de maio do mesmo ano,

Leia mais

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA 1. INTRODUÇÃO A previdência social no Brasil pode ser divida em dois grandes segmentos, a saber: Regime Geral de Previdência Social (RGPS):

Leia mais

Gastos Tributários do governo federal: um debate necessário

Gastos Tributários do governo federal: um debate necessário do governo federal: um debate necessário Coordenação de Finanças Sociais Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Assessoria Técnica da Presidência do Ipea Este Comunicado atualiza trabalho publicado ano

Leia mais

Audiência Pública no Senado Federal

Audiência Pública no Senado Federal Audiência Pública no Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte Brasília DF, 7 de maio de 2008 1 Audiência Pública Instruir o PLS n o 026 de 2007, que Altera a Lei n o 7.498, de 25 de junho

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 5.627 de 2013 (do Poder Executivo)

PROJETO DE LEI Nº 5.627 de 2013 (do Poder Executivo) PROJETO DE LEI Nº 5.627 de 2013 (do Poder Executivo) Altera o Decreto-Lei nº 9.760, de 5 de setembro de 1946, o Decreto-Lei nº 2.398, de 21 de dezembro de 1987, a Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998, dispõe

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES ALEGRE. Porto Alegre, novembro de 2010

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES ALEGRE. Porto Alegre, novembro de 2010 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE Porto Alegre, novembro de 2010 REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Os servidores públicos ocupantes de cargo

Leia mais

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2014 para aplicação em obras de ampliação e construção de entidades

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015

ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015 ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015 1 Destaques do levantamento de referências de associações internacionais Além dos membros associados, cujos interesses são defendidos pelas associações, há outras

Leia mais

Seminário Telecentros Brasil

Seminário Telecentros Brasil Seminário Telecentros Brasil Inclusão Digital e Sustentabilidade A Capacitação dos Operadores de Telecentros Brasília, 14 de maio de 2009 TELECENTROS DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade Universidade Livre para a Eficiência Humana Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade MISSÃO Realizar ações inovadoras de inclusão social no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento

Leia mais

Proteção Social Básica

Proteção Social Básica Proteção Social Básica Proteção Social Básica A Proteção Social Básica (PSB) atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON Í n d i c e Apresentação Sobre a ELETROS Sobre o Plano CD CERON Características do Plano CD CERON 3 4 5 6 A p r e s e n t a ç ã o Bem-vindo! Você agora é um participante do Plano CD CERON, o plano de benefícios

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. Caracteriza os usuários, seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, e revoga a

Leia mais

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade Programa 1282 Proteção Social ao Idoso Objetivo níveis de complexidade e demandas do território, em conformidade com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social, e primando pela convivência

Leia mais

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica Anexo III da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica 3.1 - Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Anexo III da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País

Anexo III da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País Anexo III da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica 3.1 - Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores Apresentação A Rede de Nacional de Consultores "ad hoc" do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública se constitui elemento de suma importância

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial)

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Material Explicativo Encontre aqui as informações

Leia mais

Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira. nas Organizações Públicas Brasileiras

Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira. nas Organizações Públicas Brasileiras Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira nas Organizações Públicas Brasileiras A estruturação ou revisão de um PCCR se insere em um contexto de crescente demanda por efetividade das ações

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

Parte V Financiamento do Desenvolvimento

Parte V Financiamento do Desenvolvimento Parte V Financiamento do Desenvolvimento CAPÍTULO 9. O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS CAPÍTULO 10. REFORMAS FINANCEIRAS PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO. Questão central: Quais as dificuldades do financiamento

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337.

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337. PROGRAMA TÉMATICO: 6229 EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES OBJETIVO GERAL: Ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos por meio do desenvolvimento de ações multissetoriais que visem contribuir para uma mudança

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: CST em Gestão em Recursos Humanos MISSÃO DO CURSO A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da ESTÁCIO EUROPAN consiste em formar

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Governança Clínica. As práticas passaram a ser amplamente utilizadas em cuidados de saúde à partir de 1.995.

Governança Clínica. As práticas passaram a ser amplamente utilizadas em cuidados de saúde à partir de 1.995. Governança Clínica As práticas passaram a ser amplamente utilizadas em cuidados de saúde à partir de 1.995. O Modelo de Gestão Atual foi desenvolvido a 100 anos. Repensar o Modelo de Gestão nos serviços

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS

A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A GESTÃO DOS PROCESSOS TRABALHO NO CREAS A Gestão inclui: A coordenação dos recursos humanos e do trabalho em equipe interdisciplinar; Planejamento, monitoramento e avaliação; O registro de informações;

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 100 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS O Programa Escola do Legislativo tem como objetivo principal oferecer suporte conceitual de natureza técnico-científica

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais