Trabalhando com Arquivos de Texto no VBA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalhando com Arquivos de Texto no VBA"

Transcrição

1 OpenStax-CNX module: m Trabalhando com Arquivos de Texto no VBA Joao Carlos Ferreira dos Santos This work is produced by OpenStax-CNX and licensed under the Creative Commons Attribution License 3.0 O que é VBA VBA ou Visual Basic for Application é a linguagem de programação utilizada para desenvolvimento em aplicativos do Microsoft Oce. Geralmente é utilizada para criação de macros ou customização de processo usando os aplicativos do Oce. Certamente quem trabalha em escritório e precisa utilizar aplicativos como planilhas eletrônicas e/ou editores de texto já se deparou com a necessidade de automatizar alguma rotina, ou seja, uma tarefa diária. Os aplicativos do MS Oce tem um recurso chamado Gravador de Macros é um recurso que facilita a automação de rotina gerando de forma automática o código VBA daquele processo, porém esse recurso é limitado se utilizado para processos mais complexos, e nesses casos que temos que criar de forma manual o nosso próprio código VBA. Nesse artigo vou mostrar como criar macros no Excel e como desenvolver seu próprio código VBA para automatizar rotinas que não seria possível fazer pelo Gravador de Macros, além de mostrar como utilizar recursos avançados do VBA: leitura de arquivos texto, execução de código SQL e criação de formulário. Como Criar Macros Como já foi dito uma macro é a automação de uma rotina (sequência de comandos). A macro pode ser gravada a partir de um aplicativo do MS Oce e ela é executada conforme os passos feitos durante a gravação da mesma. Para car mais claro vou criar uma macro no MS Oce Excel Para criar você pode usar o caminho: na guia Exibição Macros Gravar Macro... ou então na barra de tarefas clicar no botão Figure 1. Em qualquer uma das alternativas escolhidas nós teremos a tela de gravação da macro: Version 1.1: Sep 28, :22 pm

2 OpenStax-CNX module: m Figure 2 Antes de clicar em OK temos que denir os campos da macro: Nome da macro, Tecla de atalho, Armazenar macro em e Descrição. Após clicar em OK deve-se executar as tarefas que deverão ser gravadas na macro e em seguida parar a gravação. Para parar a gravação podemos usar o botão Figure 3 na barra de tarefas ou em Exibição Macros Parar gravação. Por exemplo, supondo que você receba todos os dias uma tabela igual à imagem 01 e precise deixa-la igual à imagem 02. Para automatizar esse processo basta gravar a macro e seguir o passo a passo da formatação que seria: selecionar a célula A2 pressionar as teclas SHIFT+END+ escolher o formato Albertus MT Lt; selecionar a célula B2 pressionar as teclas SHIFT+END+ escolher o formato Itálico; selecionar a célula C2 pressionar SHIFT+END+ escolher a cor de fonte vermelha e em seguida parar a macro. Imagem 01:

3 OpenStax-CNX module: m Figure 4 Imagem 02: Figure 5 Depois de criada, a macro pode ser executada em Exibição Macros Exibir Macros na caixa de dialogo:

4 OpenStax-CNX module: m Figure 6 Escolha a macro e clique sobre o botão Executar e todo o processo gravado será feito novamente de forma automática. Macros Avançadas Depois de criada a macro pelo assiste podemos edita-la. Entre na macro que foi criada pelo caminho Exibição Macros Exibir Macros quando aparecer a macro clique em Editar conforme imagem abaixo:

5 OpenStax-CNX module: m Figure 7 Quando clicar em Editar terá acesso ao código da macro, ou seja, a linguagem VBA propriamente dita. Código da Macro Acima: Sub Macro1() ' Macro1 Macro ' Range(Selection, Selection.End(xlDown)).Select With Selection.Font.Name = "Arial".Size = 11.Strikethrough = False.Superscript = False.Subscript = False.OutlineFont = False.Shadow = False.Underline = xlunderlinestylenone.themecolor = xlthemecolorlight1.tintandshade = 0.ThemeFont = xlthemefontnone End With Range("B2").Select

6 OpenStax-CNX module: m Range(Selection, Selection.End(xlDown)).Select Selection.Font.Italic = True Range("C2").Select Range(Selection, Selection.End(xlDown)).Select With Selection.Font.Color = TintAndShade = 0 End With End Sub Não é difícil de aprender a programar na linguagem VBA isso porque podemos contar com a facilidade de criação de código usando a gravação de macro. Depois de criado o código pelo assiste de macro podemos depurar esse código e acompanhar linha por linha o que é feito na planilha assim podemos ver qual instrução em código corresponde a mudança na planilha. Conhecendo o Ambiente de Desenvolvimento o VBE O Visual Basic Editor é um ambiente para desenvolvimento na linguagem VBA. Ele pode ser encontrado praticamente em todas as aplicações do Oce inclusive no Excel e no Access. Para ter acesso a esse ambiente podemos pressionar Alt + F11 e pronto aparecera a seguinte tela:

7 OpenStax-CNX module: m Figure 8 A parte marcada de vermelho é a guia de Menus, geralmente a mais usada nessa guia é o menu Ferramentas nele temos os itens vistos na imagem abaixo:

8 OpenStax-CNX module: m Figure 9 Referencias...: aqui podemos incluir novas bibliotecas para trabalhar com serviços especícos como, por exemplo, conexão a banco de dados e execução de scripts SQL. Por padra o projeto já vem com algumas referencias como podemos ver na imagem abaixo.

9 OpenStax-CNX module: m Figure 10 Macros...: temos a visão de todas as macros do projeto (Assistente de Macro).

10 OpenStax-CNX module: m Figure 11 Opções...: aqui podemos congurar coisas relacionadas à estrutura do VBE.

11 OpenStax-CNX module: m Figure 12 Propriedades do Projeto...: aqui podemos congurar coisas como nome do projeto, descrever o projeto e inclusive colocar uma senha de acesso ao código do projeto.

12 OpenStax-CNX module: m Figure 13 Assinatura Digital...: podemos criar uma assinatura digital para o projeto e deixa-lo mais conável para execução em distintos ambientes.

13 OpenStax-CNX module: m Figure 14 A parte marcada com uma faixa verde é o menu com botão para comandos rápidos como, por exemplo o botão de play que serve para executar a macro e botão quadrado (parada) que serve para parar a execução da macro. Criando Código VBA Sem o Assistente O primeiro passo é entender o que são Sub e Function e quais as suas diferenças na criação de códigos VBA. Na pratica, Sub e Function fazem a mesma coisa com a diferença que a Sub é uma função de processamento autônomo enquanto que a Function retorna sempre algum valor ao nal de sua execução. Veja os códigos de exemplo: Assinatura da Sub Sub somar() Dim valor1 As Integer Dim valor2 As Integer valor1 = 5 valor2 = 10 MsgBox valor1 + valor2 End Sub Assinatura da Function Function somar() Dim valor1 As Integer Dim valor2 As Integer valor1 = 5 valor2 = 10 somar = valor1 + valor2 End Function Analisando os dois códigos percebemos que ambos têm assinaturas bem diferentes um do outro e que seus objetos também são diferentes. No caso da Sub toda a rotina de processamento é executada dentro de seu escopo já no caso da Function tudo indica que o processamento não para dentro de seu escopo, pois o resultado da operação é retornado para o nome da função, ou seja, o processo não acaba.

14 OpenStax-CNX module: m Os Principais Tipos de Dados no VBA No VBA como em outras linguagens temos os tipos de dados para trabalhar com valores do tipo texto, numéricos e booleanos. No VBA o principal tipo é o Variant todos os outros tipos de dados na linguagem derivam dela abaixo temos a tabela dos subtipos variantes da linguagem: Tamanho String 1 Byte Date 8 Bytes Boolean 2 Bytes Object 4 Bytes Variant 16 Bytes Byte 1 Byte Integer 2 Bytes Long 4 Bytes Single 4 Bytes Double 8 Bytes Currency 8 Bytes Decimal 12 Bytes Tamanho String 1 Byte Date 8 Bytes Boolean 2 Bytes Object 4 Bytes Variant 16 Bytes Byte 1 Byte Integer 2 Bytes Long 4 Bytes Single 4 Bytes

15 OpenStax-CNX module: m Double 8 Bytes Currency 8 Bytes Decimal 12 Bytes Tamanho String 1 Byte Date 8 Bytes Boolean 2 Bytes Object 4 Bytes Variant 16 Bytes Byte 1 Byte Integer 2 Bytes Long 4 Bytes Single 4 Bytes Double 8 Bytes Currency 8 Bytes Decimal 12 Bytes

16 OpenStax-CNX module: m Tipo do Dado String Date Boolean Object Variant Byte Integer Long Single Double Currency Decimal Tamanho 1 Byte 8 Bytes 2 Bytes 4 Bytes 16 Bytes 1 Byte 2 Bytes 4 Bytes 4 Bytes 8 Bytes 8 Bytes 12 Bytes Table 1 Declaração de Variáveis no VBA Uma variável é um espaço reservado na memória do computado no momento da execução do código. Quando trabalhamos com variáveis trabalhamos também com tipos de dados agora se olharmos para tabela anterior podemos entender que a declaração de variáveis usando os tipos da tabela pode inuenciar no espaça reservado na memoria. A declaração de variáveis no VBA não obrigatória mais é muito importante, pois declarando as variáveis do projeto ca muito mais fácil a leitura do código no caso de manutenção. A declaração é feita usando a palavra reservada Dim <Nome da Variável> As <Tipo da Variável> No código abaixo podemos ver que as variáveis soma e valor1 foram declaradas já a variável valor2 não. Sub declaravariaveis() ' Variáveis declaradas Dim valor1 As Integer Dim soma As Double valor1 = 4 valor2 = 5 soma = valor1 + valor2 MsgBox soma End Sub Para tornar a declaração de variáveis obrigatória podemos usar o comando Option Explicit no inicio do modulo assim podemos evitar esquecermos a declaração de alguma variável. Com isso teremos uma mensagem do sistema caso falte à declaração de alguma variável.

17 OpenStax-CNX module: m Figure 15 Estrutura de Condição e Repetição No VBA existem varias estruturas de repetição e condição porem falarei de apenas do estrutura de repetição For Eache... Next e Do While... Loop e a estrutura de Condição If Then... End If. If Then... End If Essa estrutura serve para executar instruções dentro de seu escopo caso a condição imposta seja verdadeira. Por Exemplo: Sub testaif() Dim idade As Integer idade = 17 If idade >= 18 Then ' pode tirar a CNH End If End Sub For Each... Next Percorre todos os itens de uma região como se fosse uma lista pegando do primeiro ao ultimo item. Por exemplo, se tivemos uma região na planilha conforme o da imagem abaixo e usarmos esse comando para percorrer essa região os itens serão apresentado de cima para baixo: Arroz Feijão Café Açúcar Leira em Pó Arroz Feijão Café Açúcar Leira em Pó

18 OpenStax-CNX module: m Arroz Feijão Café Açúcar Leira em Pó Produto Arroz Feijão Café Açúcar Leira em Pó Table 2 Do While... Loop Essa estrutura executa instruções dentro de seu escopo repetidamente desde que a condição imposta seja verdadeira. Sub testewhile() Dim i As Integer i = 1 Do While i > 5 i = i + 1 Loop End Sub 1º Produto, 2º Arroz, 3º Feijão, 4º Café, 5º Açúcar, 6º Leite em Pó. Ou seja, não como denir de onde começar a busca, ele sempre vai pegar do índice um em diante. Criando Códigos Customizados Agora que já vimos como declarar variáveis e criar funções no VBA vamos a um exemplo pratico que é a importação de arquivos de texto na extensão txt para o Excel. Imaginemos o seguinte: você é um analista responsável pela criação de relatórios em uma empresa de venda de veículos então em um certo dia pediram um relatório de venda constando todas as vendas de cada vendedor até determinada data. Então você descobre que o sistema de onde extrai os relatórios só fornece essa informação em arquivos do tipo txt. Para um arquivo apenas podemos importar o arquivo para o Excel e depois usar o recurso Texto para colunas. Mas e se fossem vários mais de dez arquivos de texto seria conveniente usar esses recurso para cada arquivo e se virasse uma rotina diário o envio desse relatório. Figure 16

19 OpenStax-CNX module: m Nesse caso seria mais interessante criar uma rotina para importação desses dados onde colocaríamos todos os arquivos em uma pasta e de lá importaríamos todos de uma só vez. Então vamos fazer isso, criar uma rotina de importação de dados em arquivo de texto. A estrutura no Excel será essa: Figure 17 O esquema de importa será pegar todos os arquivo da pasta e jogar todos na tabela acima, a informação sobre a lial está no nome de cada arquivo, pois o arquivo é nomeado conforme sua origem de exportação assim sendo a macro deve identicar isso esses são os arquivos na pasta: Figure 18 A estrutura de cada arquivo é sempre a mesma o que sempre vai mudar será o nome do arquivo. Estrutura do arquivo:

20 OpenStax-CNX module: m Figure 19 No VBE menu Inserir Módulo. Agora vamos inserir as referencias necessárias para o funcionamento do projeto no menu Ferramentas Referências... adicione a biblioteca Microsoft Script Runtime conforme mostra a imagem e clique em OK abaixo:

21 OpenStax-CNX module: m Figure 20 A biblioteca Microsoft Script Runtime serve para trabalharmos com manipulação de diretórios. É muito importante o uso desse recurso em projetos grandes. Dentro do modulo que foi criado teremos a sub abaixo: Option Explicit Sub importaarquivotexto() Dim pasta As Folder Dim arquivo As File Dim fso As New FileSystemObject Dim rng As Range Dim caminhopasta As String Dim strlinha As String Dim arrlinha As Variant Dim linhasheet As Long Dim i As Integer caminhopasta = ThisWorkbook.Path Worksheets("Consolidado").Activate Range("A1").Select Set pasta = fso.getfolder(caminhopasta) Set rng = ActiveCell.CurrentRegion i = FreeFile

22 OpenStax-CNX module: m linhasheet = rng.rows.count + 1 For Each arquivo In pasta.files If InStr(arquivo.Name, "Vendas") Then Open arquivo.path For Input As #i Line Input #i, strlinha Do While Not EOF(i) If Not strlinha Like "Vendedor*" Then arrlinha = Split(strLinha, Chr(9)) rng.cells(linhasheet, 1) = arrlinha(0) rng.cells(linhasheet, 2) = arrlinha(1) rng.cells(linhasheet, 3) = arrlinha(2) rng.cells(linhasheet, 4) = arrlinha(3) rng.cells(linhasheet, 5) = Left(Right(arquivo.Name, 6), 3) linhasheet = linhasheet + 1 End If Line Input #i, strlinha Loop Close i End If Next End Sub Vamos entender o código. Primeiro declaramos todas as variáveis da função depois através do comando ThisWorkbook.Path denimos o caminho até a pasta dos arquivos. Esse comando traz o caminho atual do Workbook onde o código é executado. Ativamos a planilha de nome Consolidado com o comando Worksheets("Consolidado").Activate selecionamos a célula A1 usando o comando Range("A1").Select a partir da célula seleciona denimos qual será a região da planilha (linhas e colunas) que iremos trabalhar através da variável rng fazemos isso usando o comando Set rng = ActiveCell.CurrentRegion. Denimos a pasta que iremos trabalhar através do comando Set pasta = fso.getfolder(caminhopasta) passando como parâmetro a variável caminhopasta que contem o caminho da pasta. Atribuímos um número de processo disponível para abertura de arquivos no Windows na variável i desta forma i = FreeFile. Para sabermos onde começar a incluir linhas na região da planilha denimos a variável linhasheet usando o numero de linhas encontrado na região do objeto rng mais um, com o comando linhasheet = rng.rows.count + 1 assim começaremos a incluir linhas sempre após o ultimo registro da planilha. Percorrer todos os arquivos da pasta usando o comando For Each arquivo In pasta.files abre o arquivo corrente com o comando Open arquivo.path For Input As #i o comando Open serve para abrir o arquivo, arquivo.path indica o caminha e o arquivo, For Input indica o tipo de processo que será realizado no arquivo aberto que nesse caso será apenas leitura, #i indica em que processo o arquivo será alocado. O comando Line Input lê a primeira linha do arquivo que está no processo #i e joga na variável strlinha. O comando Do While Not EOF(i) verica se não chegou na ultima linha do arquivo. O comando If Not strlinha Like "Vendedor*" Then verica se a linha começa com Vendedor. O comando arrlinha = Split(strLinha, Chr(9)) separao texto da linha usando um caractere especial quebra de linha depois incluímos em cada coluna da planilha os valores de cada posição pelos comandos: rng.cells(linhasheet, 1) = arrlinha(0) rng.cells(linhasheet, 2) = arrlinha(1) rng.cells(linhasheet, 3) = arrlinha(2) rng.cells(linhasheet, 4) = arrlinha(3) rng.cells(linhasheet, 5) = Left(Right(arquivo.Name, 6), 3) incrementamos a alinha com o comando linhasheet = linhasheet + 1 e passamos para linha seguinte do arquivo usando o comando Line Input #i, strlinha e o comando Close i fecha o processo do arquivo.

23 OpenStax-CNX module: m Referências: Gilberto, F. C. (2013). Ambiente Oce. Acesso em 09 de 2013, disponível em Ambiente Oce:

4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA

4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA 4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução à criação de macros...3 Gravação

Leia mais

Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda:

Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda: 33 Capítulo 3 Procedimentos (macros) Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda: O objetivo de uma macro é automatizar as tarefas usadas com mais freqüência. Embora algumas macros sejam

Leia mais

Arquivos de Textos no C - Básico

Arquivos de Textos no C - Básico OpenStax-CNX module: m47676 1 Arquivos de Textos no C - Básico Joao Carlos Ferreira dos Santos This work is produced by OpenStax-CNX and licensed under the Creative Commons Attribution License 3.0 TRABALHANDO

Leia mais

Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer

Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer Excel Avançado Autor: Leonardo Breyer APOSTILA DE EXCEL - AVANÇADO - Relacional Consultoria Ltda Rua da Candelária, 60 7º andar Tel: (0xx21) 219-5161 Fax: (0xx21) 219-5155 e-mail: claudiad@relacional.com.br

Leia mais

BARRA DE PROGRESSO EM VBA

BARRA DE PROGRESSO EM VBA BARRA DE PROGRESSO EM VBA Quando elaboramos uma programação em VBA e não sabemos o tempo de execução podemos utilizar uma alternativa para a visualização do progresso da tarefa, uma barra de progressão

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Módulo II Macros e Tabelas Dinâmicas Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 Macro

Leia mais

Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel

Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel Este tutorial contém a 1ª lição sobre a série Básico do VBA do Excel. Ele cobre tópicos de criação e gerenciamento de matrizes e o entendimento de estruturas de decisão

Leia mais

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel Avançado Trabalhando com VBA Descubra a linguagem de programação do Microsoft Office e torne-se um expert no desenvolvimento de funções, macros e planilhas eletrônicas Nas edições anteriores da revista

Leia mais

EXCEL e VBA. Visual Basic for Applications. Tutoriais de VBA

EXCEL e VBA. Visual Basic for Applications. Tutoriais de VBA EXCEL e VBA Visual Basic for Applications Escopo da Apresentação Integração do VBA com Excel Descrição do ambiente de programação do VBA Conceitos básicos de programação Exemplos usando VBA Background

Leia mais

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Apresentação da ferramenta Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Introdução Visual

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

Curso de Iniciação ao Access Basic (I) CONTEÚDOS

Curso de Iniciação ao Access Basic (I) CONTEÚDOS Curso de Iniciação ao Access Basic (I) CONTEÚDOS 1. A Linguagem Access Basic. 2. Módulos e Procedimentos. 3. Usar o Access: 3.1. Criar uma Base de Dados: 3.1.1. Criar uma nova Base de Dados. 3.1.2. Criar

Leia mais

Informática de Gestão 1º ano / 1º semestre Ano letivo: 2014/2015. Visual Basic VBA

Informática de Gestão 1º ano / 1º semestre Ano letivo: 2014/2015. Visual Basic VBA Informática de Gestão 1º ano / 1º semestre Ano letivo: 2014/2015 Visual Basic VBA Macros Funções Conjunto de instruções que são executadas sempre que se desejar e pela ordem apresentada As funções são

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

APOSTILA DE VBA PARA EXCEL MARCOS DE BARROS OUTUBRO DE 2002 1 - RISK MANAGEMENT

APOSTILA DE VBA PARA EXCEL MARCOS DE BARROS OUTUBRO DE 2002 1 - RISK MANAGEMENT APOSTILA DE VBA PARA EXCEL MARCOS DE BARROS OUTUBRO DE 2002 1 - RISK MANAGEMENT ÍNDICE INTRODUÇÃO AO VBA 5 Constantes 5 Variáveis 5 Tipos de variáveis e constantes 6 O Comando Option Explicit 7 Comentários

Leia mais

Excel avançado - VBA Técnicas profissionais de uso dos poderosos recursos do excel!

Excel avançado - VBA Técnicas profissionais de uso dos poderosos recursos do excel! Excel avançado - VBA Técnicas profissionais de uso dos poderosos recursos do excel! Formatação de planilhas Gráficos Validação de dados Filtragem de dados Fórmulas avançadas Automatização de tarefas usando

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Reconhecer alguns dos objectos VBA Automatizar bases de dados recorrendo à programação VBA e scripts SQL

Reconhecer alguns dos objectos VBA Automatizar bases de dados recorrendo à programação VBA e scripts SQL OBJECTIVOS Reconhecer alguns dos objectos VBA Automatizar bases de dados recorrendo à programação VBA e scripts SQL O objecto DOCMD Este objecto permite o acesso a todas as operações sobre todos os objectos

Leia mais

Arq = Freefile Open C:\Pasta\Arquivo.dat For Binary As #arq Abrir o arquivo binario. X = Seek(arq) Mostra a posição que está sendo lida no arquivo

Arq = Freefile Open C:\Pasta\Arquivo.dat For Binary As #arq Abrir o arquivo binario. X = Seek(arq) Mostra a posição que está sendo lida no arquivo 6.3 Arquivos Binários Para ler arquivos binários é utilizado o seguinte comando. Arq = Freefile Open C:\Pasta\Arquivo.dat For Binary As #arq Abrir o arquivo binario Get #arq, 1, CabArquivo Lê o arquivo

Leia mais

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel Avançado Trabalhando com VBA Descubra a linguagem de programação do Microsoft Office e torne-se um expert no desenvolvimento de funções, macros e planilhas eletrônicas Nas edições anteriores da revista

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 05. Prof. Fábio Diniz

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 05. Prof. Fábio Diniz FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 05 Prof. Fábio Diniz Na aula anterior: Dropbox. Conceito de Macro. Habilitando a Guia Desenvolver. Gravando uma Macro. Definindo

Leia mais

Abaixo do Objeto WorkSheet temos a coleção Cells, que representa todas as células de uma planilha.

Abaixo do Objeto WorkSheet temos a coleção Cells, que representa todas as células de uma planilha. Aula 1 O modelo de objetos do Excel APPLICATION É o próprio Excel. Temos diversas propriedades e métodos importantes nesse objeto. Destacamos dois exemplos: Application.DisplayAlerts Se for true, o Excel

Leia mais

CRIANDO FUNÇÕES EM VISUAL BASIC PARA TRANSFORMAÇÕES DE GRAUS SEXAGESIMAIS

CRIANDO FUNÇÕES EM VISUAL BASIC PARA TRANSFORMAÇÕES DE GRAUS SEXAGESIMAIS CRIANDO FUNÇÕES EM VISUAL BASIC PARA TRANSFORMAÇÕES DE GRAUS SEXAGESIMAIS Autor: Prof. Dr. Paulo Sergio Oliveira de Carvalho Introdução Fevereiro de 2013 O Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem

Leia mais

Excel - VBA. Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam

Excel - VBA. Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam Excel - VBA Docente: Ana Paula Afonso Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam tarefas específicas, automatizando-as. Quando uma macro é activada, executa uma sequência de instruções.

Leia mais

Júlio Battisti. Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2007 Macros e Programação VBA Passo a Passo

Júlio Battisti. Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2007 Macros e Programação VBA Passo a Passo Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2007 Macros e Programação VBA Passo a Passo Autor: E-mail: Site: Júlio Battisti webmaster@juliobattisti.com.br http://www.juliobattisti.com.br

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Este arquivo contém algumas

Leia mais

Programa: 1. Option Explicit 2. Sub Explorar() 3. Dim diretorio, fso, i As Integer, ex, d, f 4. Set fso = CreateObject("Scripting.

Programa: 1. Option Explicit 2. Sub Explorar() 3. Dim diretorio, fso, i As Integer, ex, d, f 4. Set fso = CreateObject(Scripting. Aula 4 Miscelânea Nesta última aula vamos ver alguns tópicos especiais. Inicialmente, vamos colocar no início de nosso módulo duas declarações: - Option Explicit Acredito que nas três primeiras aulas todos

Leia mais

- A preparação do modelo, que consiste na confecção de um arquivo de texto que vai servir de base para criar um novo documento;

- A preparação do modelo, que consiste na confecção de um arquivo de texto que vai servir de base para criar um novo documento; Criando documentos de texto no BrOffice com macros e formulários Introdução Como forma de compartilhar a experiência acumulada no processo de criação de formulários e macros do BrOffice.org, para confecção

Leia mais

Conteúdos dos Cursos de Excel

Conteúdos dos Cursos de Excel Conteúdos dos Cursos de Excel Excel 2007 - Nível 1 (Essencial) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que

Leia mais

Noções básicas sobre macros no Access 97. Construção de algumas macros simples. Noções básicas sobre procedimentos VBA no Access 97

Noções básicas sobre macros no Access 97. Construção de algumas macros simples. Noções básicas sobre procedimentos VBA no Access 97 MS Access 97-Macros Estrutura da aula Noções básicas sobre macros no Access 97 Construção de algumas macros simples Noções básicas sobre procedimentos VBA no Access 97 Exemplo de um procedimento VBA Apresentação

Leia mais

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL! Como otimizar e agilizar os procedimentos operacionais em suas planilhas?! Como gravar uma seqüência lógica de procedimentos operacionais

Leia mais

Microsoft Excel Macro V. Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49

Microsoft Excel Macro V. Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49 Microsoft Excel Macro V Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49 16-) Formulários A forma mais comum de comunicação de um sistema com o usuário é por meio de caixas de

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Excel Macros e Programação em VBA

Excel Macros e Programação em VBA são formulários personalizados pelo programador para criar uma interface entre a pasta de trabalho do Excel e o usuário da aplicação. Abra o Editor do VBA; No menu Inserir, escolha UserForm; A figura mostra

Leia mais

Apêndice 1: Macros e Interação com o Usuário

Apêndice 1: Macros e Interação com o Usuário Apêndice 1: Macros e Interação com o Usuário A1.1 Introdução A macro é uma rotina de usuário no VBA usada para rotinas automática ou operações repetitivas no Excel. Macros são também chamadas subroutines;

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Formulários. Em primeiro lugar, vamos criar um formulário que será utilizado em uma representação de veículos: 76 - Desvendando o Microsoft Excel

Formulários. Em primeiro lugar, vamos criar um formulário que será utilizado em uma representação de veículos: 76 - Desvendando o Microsoft Excel Formulários Podemos criar formulários personalizados para facilitar a utilização do Excel por parte de alguns usuários. Para isso, devemos verificar quais são os elementos que podem ser utilizados em um

Leia mais

Usando Macros no. Excel

Usando Macros no. Excel CST em Logistica Decisões Apoiadas em Planilha Eletrônica Usando Macros no Excel waltenomartins@iftm.edu.br 2015 1 1 - Introdução Uma macro é uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único

Leia mais

Informática II Ficha 5_resolução

Informática II Ficha 5_resolução Ficha 5_resolução 1 Objectivo: Pretende-se estruturar em Excel (folhas e módulo com procedimentos necessários) por forma a permitir a gestão de valores a pagar pelos clientes de uma companhia de distribuição

Leia mais

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Fazer uma breve introdução a respeito do MS SQL Server 7.0; Criar uma pequena base de dados no MS SQL Server 7.0; Elaborar

Leia mais

Capítulo 10. Álgebra de Matrizes (Arranjos)

Capítulo 10. Álgebra de Matrizes (Arranjos) 137 Capítulo 10 Álgebra de Matrizes (Arranjos) Já varias vezes tivemos contatos com variáveis indexados em matrizes ou vetores (= matriz especial). Compare o primeiro capitulo, pagina 11, ou no Capítulo

Leia mais

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Ficha Complementar

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Ficha Complementar AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL ACRESCENTANDO UMA NOVA COMPOSIÇÃO UNITÁRIA DE CUSTO AO BANCO GERAL DE DADOS (cunitgr.xls) Os arquivos cunitgr.xls e Bennett Profissional 04.xls são "pastas de trabalho"

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Microsoft Access INTRODUÇÃO PLANEJAMENTO DE UM BANCO DE DADOS COMPOSIÇÃO DO BANCO DE DADOS DADO CAMPO REGISTRO ACCESS 97 INICIANDO O ACCESS TABELAS

Microsoft Access INTRODUÇÃO PLANEJAMENTO DE UM BANCO DE DADOS COMPOSIÇÃO DO BANCO DE DADOS DADO CAMPO REGISTRO ACCESS 97 INICIANDO O ACCESS TABELAS Microsoft Access INTRODUÇÃO PLANEJAMENTO DE UM BANCO DE DADOS COMPOSIÇÃO DO BANCO DE DADOS DADO CAMPO REGISTRO ACCESS 97 INICIANDO O ACCESS TABELAS NOME DO CAMPO TIPO DE DADOS DESCRIÇÃO CONSULTAS TIPOS

Leia mais

Visual Basic for Applications

Visual Basic for Applications Visual Basic for Applications Introdução É uma linguagem de programação baseada na conhecida linguagem BASIC Está concebida para funcionar em conjunto com diferentes aplicações, de forma a potenciar a

Leia mais

SPSS Statistical Package for the Social Sciences Composto por dois ambientes:

SPSS Statistical Package for the Social Sciences Composto por dois ambientes: Introdução ao SPSS Essa serie de aulas sobre SPSS foi projetada para introduzir usuários iniciantes ao ambiente de trabalho do SPSS 15, e também para reavivar a memória de usuários intermediários e avançados

Leia mais

Algoritmos em Javascript

Algoritmos em Javascript Algoritmos em Javascript Sumário Algoritmos 1 O que é um programa? 1 Entrada e Saída de Dados 3 Programando 4 O que é necessário para programar 4 em JavaScript? Variáveis 5 Tipos de Variáveis 6 Arrays

Leia mais

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor Unidade 19: Macros 19.0 Introdução Se algum dia você se encontrar repetindo a mesma ação no Excel várias vezes, pode valer a pena utilizar uma Macro (do Grego "μάκρο" para grande, a ideia é a de que uma

Leia mais

Impressão e Fotolito Oficina Gráfica da EDITORA VIENA. Todos os direitos reservados pela EDITORA VIENA LTDA

Impressão e Fotolito Oficina Gráfica da EDITORA VIENA. Todos os direitos reservados pela EDITORA VIENA LTDA Autores Karina de Oliveira Wellington da Silva Rehder Consultores em Informática Editora Viena Rua Regente Feijó, 621 - Centro - Santa Cruz do Rio Pardo - SP CEP 18.900-000 Central de Atendimento (0XX14)

Leia mais

Construindo e Codificando o Projeto Conversor de Números

Construindo e Codificando o Projeto Conversor de Números Criando um Add-In no Visual Basic 6 Por John P. Cunningham Definindo um diretório, renomeando o formulário e salvando o projeto Passo 1: Crie um subdiretório na diretório do Visual Basic chamado ConverterAddIn.

Leia mais

Sub AcessaWeb(url, x) ' recebe uma url para pesquisar e devolve uma planilha ' Solicita a criação da planilha x

Sub AcessaWeb(url, x) ' recebe uma url para pesquisar e devolve uma planilha ' Solicita a criação da planilha x Aula 1 Planilha para Incluir / Excluir / Consultar dados em uma agenda telefônica (Nome, Endereço, Telefone) residindo em Banco de dados Access ou na WEB (usando um banco espelho no meu site, e uma página

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Introdução à programação em VBA ÍNDICE

Introdução à programação em VBA ÍNDICE Introdução à programação em VBA ÍNDICE Enquadramento... 2 Noções básicas sobre programação... 2 Criar Macros em Microsoft Excel... 4 Accionar a barra de ferramentas de Visual Basic... 4 Gravar uma macro...

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados e Cenários, Tabelas e Gráficos Dinâmicos, Macros e Programação VBA - Através de Exemplos

Leia mais

Introdução à realização de macros

Introdução à realização de macros Introdução à realização de macros 1 Introdução Macros são ações que se executam automaticamente num documento do MS Office, tal como abrir um arquivo, selecionar um campo ou fazer um cálculo, isto é, é

Leia mais

JSP - ORIENTADO A OBJETOS

JSP - ORIENTADO A OBJETOS JSP Orientação a Objetos... 2 CLASSE:... 2 MÉTODOS:... 2 Método de Retorno... 2 Método de Execução... 2 Tipos de Dados... 3 Boolean... 3 Float... 3 Integer... 4 String... 4 Array... 4 Primeira:... 4 Segunda:...

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

Criando um carrinho de compras

Criando um carrinho de compras Criando um carrinho de compras Um carrinho de compras feito em ASP.NET para você adaptar ao seu negócio e incluir no seu site. Além de aprender conceitos importantes relacionados a tecnologia ASP.NET vai

Leia mais

Excel Macros e Visual Basic for Applications. Índice

Excel Macros e Visual Basic for Applications. Índice Índice MACROS...5 O QUE É UMA MACRO?...6 CRIAR MACROS...6 Gravar uma Macro...6 Exercício... 8 Procedimento BackGround do Excel... 9 Programação em Visual Basic for Applications... 10 EXECUTAR UMA MACRO...

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Memória Flash. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 11/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Memória Flash. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 11/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Memória Flash Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 11/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br

Leia mais

Por Ismael de Carvalho Foto: Maciço da Tijuca, Rio de Janeiro

Por Ismael de Carvalho Foto: Maciço da Tijuca, Rio de Janeiro Otimiz ando o Uso do Excel através do Visual Para leigos em programação Por Ismael de Carvalho Foto: Maciço da Tijuca, Rio de Janeiro APRESENTAÇÃO Esta abordagem não esgotará o assunto, já que o nosso

Leia mais

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 Índice a) Access 97 b) Iniciando o Access c) Passo- a- passo d) Tabelas e) Exercício f) Consultas g) Passo- a- passo h) Formulários i) Passo- a- passo j)

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Excel Avançado F.A. Consultoria e Treinamento

Excel Avançado F.A. Consultoria e Treinamento Excel Avançado F.A. Consultoria e Treinamento Rua General Jardim, 618 cj. 32 01223-010 - São Paulo - SP Tel: (11) 3256-4706 Fax: (11) 3256-0666 www.faconsultoria.com Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Tutorial 2 Básico do VBA do Excel

Tutorial 2 Básico do VBA do Excel Tutorial 2 Básico do VBA do Excel Este tutorial contém a 2 ª lição sobre a série de Tutoriais do VBA Básico do Excel. Ele cobre tópicos dos Objetos e Coleções mais usados do Excel. Iniciantes na programação

Leia mais

A guia Desenvolvedor

A guia Desenvolvedor A guia Desenvolvedor Primeiramente a aba Desenvolvedor deve estar ativada. Para ativá-la clique no botão do Office no canto superior esquerdo para abrir a seguinte janela: A seguir clique em Opções do

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DO ACCESS BASIC

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DO ACCESS BASIC INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DO ACCESS BASIC Access Basic é a linguagem de Programação para o Microsoft Access. Mais potente do que os objetos de Macro. O Access Basis foi projetado para controlar e estender

Leia mais

Programação em Visual Basic for Applications & Excel

Programação em Visual Basic for Applications & Excel Programação em Visual Basic for Applications & Excel Ricardo Campos (ricardo.campos@ipt.pt) Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ] Programação em Visual Basic for Applications

Leia mais

Sumário. Visual Basic Application para Excel. Prof. Luiz Bianchi Universidade Regional de Blumenau

Sumário. Visual Basic Application para Excel. Prof. Luiz Bianchi Universidade Regional de Blumenau Prof. Luiz Bianchi Universidade Regional de Blumenau Visual Basic Application para Excel Sumário Introdução...3 Conceitos...3 Objetos...3 Propriedades e métodos...3 Procedimento...3 Módulo...4 Fundamentos...5

Leia mais

Visual Basic for Applications: # 1

Visual Basic for Applications: # 1 Visual Basic for Applications Introdução É uma linguagem de programação baseada na conhecida linguagem BASIC Está concebida para funcionar em conjunto com diferentes aplicações, de forma a potenciar a

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Conteúdos dos Cursos de Excel

Conteúdos dos Cursos de Excel Conteúdos dos Cursos de Excel Excel 2010 Nível 1 Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar

Leia mais

Veja a seguir os passos utilizados na integração do Boleto Pro ao Microsoft Access:

Veja a seguir os passos utilizados na integração do Boleto Pro ao Microsoft Access: Introdução O presente artigo visa mostrar como uma empresa hipotética, a DVD e Cia Ltda, integrou o Boleto Pro (*) ao Microsoft Access para executar a emissão de boletos bancários completos (com código

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características:

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características: Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br Conhecendo o NSBASIC para Palm Vitor Amadeu Vitor@cerne-tec.com.br 1. Introdução Iremos neste artigo abordar a programação em BASIC para o Palm OS. Para isso, precisaremos

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1 Em qualquer profissão é importante que se conheça bem as ferramentas que serão usadas para executar o trabalho proposto. No desenvolvimento de software não é

Leia mais

Microsoft Excel Macros aula 1

Microsoft Excel Macros aula 1 Microsoft Excel Macros aula 1 Sumário 01-) O que é uma Macro... 2 02-) Tipos de Macros... 2 03-) Macros de Comando... 2 04-) Necessidade de Planejar uma Macro... 2 05-) Ativando a opção de Desenvolvedor

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Trabalhar com macros, funções lógicas (Exemplos: Triângulo de Pascal, Domingo dês Páscoa)

Trabalhar com macros, funções lógicas (Exemplos: Triângulo de Pascal, Domingo dês Páscoa) 19 Capítulo 2 Trabalhar com macros, funções lógicas (Exemplos: Triângulo de Pascal, Domingo dês Páscoa) Cópias relativas e absolutas Nesta parte mostraremos outra vez a importância que tem o processo de

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais