Agata Report. Manual do usuário. Pablo Dall'Oglio Solis/Univates Lajeado - RS - Brasil Fevereiro 2003

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agata Report. Manual do usuário. Pablo Dall'Oglio [pablo@univates.br] [pablo@php.net] Solis/Univates Lajeado - RS - Brasil Fevereiro 2003"

Transcrição

1 Agata Report Manual do usuário Pablo Dall'Oglio Solis/Univates Lajeado - RS - Brasil Fevereiro

2 Índice geral Conectando ao Banco de Dados...3 Tela Principal: Selecionando as Tabelas...4 Selecionando os campos...5 Restringindo a Consulta...6 Utilizando Parâmetros...7 Ligando as Tabelas...8 Resultado do Relatório...9 Em Tela...9 Em Texto...9 Em PostScript...10 Em HTML...10 Miscelâneas...11 Editando a Consulta...11 Salvando as Consultas...11 Abrindo as Consultas...11 Começando uma nova Consulta...11 Navegando entre Consultas...11 Gerando Diagramas...12 Gerando Etiquetas...13 Relatório com Quebras e Totalizadores...14 Arquivo SQL...15 Gerando a saída do Relatório como Texto...15 Gerando a saída do Relatório como HTML...16 Gerando a saída do Relatório como PS...16 Mesclando o Relatório com um Documento...17 Ferramenta AgataEIS: Geração de Gráficos e Planilhas eletrônicas...19

3 Conectando ao Banco de Dados Nome do Projeto: Identificação da aba do projeto. IP do Banco de Dados: Endereço IP do computador no qual a Base de Dados está rodando. Nome do Banco de Dados: Nome do Banco de Dados a acessar. Usuário do Banco: Nome do usuário do Banco de Dados. Senha: Senha do respectivo usuário para acessar o banco de dados. Linguagem: Idioma que o Agata irá utilizar na interface. Tipo de Banco de Dados: Tipo do Banco de Dados (Postgres, Oracle...) Tema: Tema das janelas (skin). Visualizador para PostScript: Programa utilizado para Visualizar os arquivos PostScript gerados pelo Agata. Visualizador para Texto: Programa utilizado para Visualizar os arquivos Texto gerados pelo Agata. Browser: Browser para visualizar os arquivos HTML gerados (IE, Mozilla). Planilha: Planilha externa para abrir os arquivos CSV gerados pelo AgataEIS. Visualizador para Diagramas: Programa externo para visualizar os diagramas gerados. Use o Dia, ( a. botão - : Deleta o projeto. b. botão + : Adiciona um projeto novo. Passo 1: Escolha um projeto dentre as abas na esquerda. Passo 2: Clique no botão Ok, o Agata tentará conectar na Base de Dados com os parâmetros digitados acima e gravará os dados digitados. Se tudo ocorrer com sucesso, a tela principal para consultas será exibida na tela.

4 Tela Principal: Selecionando as Tabelas Passo 1: Escolha as tabelas do Banco de Dados envolvidas na consulta, você poderá usar a tecla [CNTRL] para selecionar mais do que uma. Passo 2: Cada vez que o botão [Solicita Tabelas] é clicado, disponibilizará as tabelas selecionadas para que você possa utilizá-las no relatório. Passo 3: Todas tabelas requisitadas, poderão ser acessadas pelo usuário no passo 3, através da árvore que contém a estrutura das tabelas e dos campos. Botão Limpar: Limpa a seleção de Tabelas. Possibilita requisitar as tabelas novamente.

5 Selecionando os campos Passo 1: Selecione os campos que você deseja no relatório. Você poderá usar a tecla [CNTRL] para selecionar mais de um campo. Passo 2: Escolha o que você deseja fazer com os campos selecionados. Botão Select: Simplesmente seleciona o campo para o relatório. Botão Grupo: Agrupa a consulta pelo campo selecionado. Botão Ordem Ascendente: Ordena o relatório de forma ascendente[a-z] pelo campo selecionado. Botão Ordem Descendente: Ordena o relatório de forma descendente[z-a] pelo campo selecionado. Funções Comuns: Aplica uma função ao campo selecionado (max, min, avg, count), para isso é necessário agrupar a consulta. Funções do BD: Aplica uma função do Banco de Dados ao campo selecionado. Estas funções são cadastradas no arquivo DB.fun.

6 Restringindo a Consulta Nesta fase você irá adicionar várias restrições (filtros) aos dados selecionados para o Relatório final. Poderá restringir quaisquer tipos de colunas (numéricas, caracteres), comparando-as a determinadas expressões. Passo 1: Escolha o campo que você deseja restringir (filtrar). Passo 2: Selecione o operador utilizado para restringir a consulta (<, >, =, like). Passo 3: Digite a expressão de filtragem, poderá ser uma palavra ou um número. Ex: '50'. Passo 4: Use o botão 'Transferir' para adicionar a restrição à consulta.

7 Utilizando Parâmetros Para restringir uma consulta, é necessário digitar uma expressão de filtragem. Geralmente essa expressão de filtragem é um número ou uma palavra (50, 'Paulo',...). O problema desta concepção e que a expressão de filtragem é gravada junto ao comando SQL. Muitas vezes você deseja utilizar a mesma consulta SQL, mas com expressões de filtragem diferentes. Neste caso, teria de alterar a consulta SQL sempre que desejasse gerar o relatório. Um exemplo, seria emitir um relatório de devedores entre os anos de 2000 e A consulta SQL é sempre a mesma, mas o intervalo de datas muda; não deve estar gravado junto a consulta e sim ser perguntado para você no momento da geração do relatório. Para tanto, utiliza-se o conceito de parâmetros. Sempre que você deseja introduzir um valor que deve ser indagado no momento da execução do relatório, deve se utilizar uma palavra-chave precedida do sinal $. Por exemplo: $DataDeInicio, $DataDeFinal, $CodigoDaPessoa... Sem utilizar espaços em branco ou caracteres absurdos. Assim, no momento da geração do relatório, uma janela será aberta para que você entre com todos parâmetros detectados na consulta. Assim que pressionar OK, o relatório será gerado e os Parâmetros $Valor, $Xxx serão sutstituídos pelos valores digitados por você.

8 Ligando as Tabelas Em um relatório você poderá selecionar dados de mais de uma tabela. Nesse caso, é necessário ligar os campos em comum entre elas. Técnicamente falando, tem de ligar as chaves extrangeiras de uma tabela com as chaves primárias de outra tabela. Obs: Se o relatório for composto de apenas uma tabela, isso não se faz necessário. Passo 1: Escolha um campo de uma tabela que você necessita relacionar com algum campo de outra tabela. Passo 2: Escolha o operador que irá relacionar os campos de ambas tabelas (<, >, =). Passo 3: Selecione o campo relacionado da segunda tabela. Passo 4: Use o botão 'Transferir' para adicionar a ligação à consulta.

9 Em Tela Resultado do Relatório Relatório em tela permite uma visualização rápida do resultado do relatório. Entretanto, não há a possibilidade de editar, imprimir, nem mesmo salvar em disco. Em Texto Permite salvar o relatório em disco, possibilitando editá-lo ou imprimí-lo. O relatório será exibido no editor de texto configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados).

10 Em PostScript Permite salvar o relatório em formato PostScript. Um formato elegante, pronto para impressão. O relatório será exibido no visualizador de PostScript configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados). Em HTML Permite salvar o relatório em formato HTML. O relatório será exibido no browser configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados).

11 Editando a Consulta Miscelâneas Todos os elementos que compõem a consulta são editáveis. Você pode clicar sobre qualquer cláusula (Select, From, Where), que automaticamente aparecerá uma janela permitindo que se adicione, delete, ou edite itens da consulta. Salvando as Consultas Permite salvar a consulta SQL realizada como arquivo.sql. O Agata possui em sua estrutura o diretório SQL reservado para isto. Dentro do diretório SQL, podem ser criados inúmeros subdiretórios para organizar as consultas de acordo com o Banco de Dados/Projeto. Abrindo as Consultas Permite ao usuario abrir uma consulta SQL já realizada, armazenada em um arquivo.sql. Começando uma nova Consulta Permite ao usuário reiniciar uma Consulta. Prepara todo o ambiente para uma nova consulta. Navegando entre Consultas Na parte inferior esquerda da tela principal, o Agata oferece uma árvore de consultas salvas. Na verdade, todo diretório SQL é lido e trazido para dentro dessa árvore, incluindo os subdiretórios. Dessa forma, você pode carregar uma consulta já realizada, simplesmente clicando sobre um item. Os subdiretórios podem ser organizados (criados, excluídos) de acordo com cada projeto, banco de dados, ou tipo de informação. Você tem total liberdade para organizá-los da melhor maneira possível.

12 Gerando Diagramas Uma ferramenta bastante útil para quem desenvolve sistemas ou mesmo para usuários (para entender melhor as relações entre as tabelas), é o gerador de diagramas. Para gerar diagramas, não é necessário passar por todas as etapas de um relatório, basta selecionar as tabelas (solicitar tabelas) e então clicar no botão indicado à esquerda. O diagrama gerado será exibido no software de diagramas configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados). Geralmente é o Dia. Este diagrama abaixo representa a estrutura das tabelas utilizadas nos exemplos deste tutorial.

13 Gerando Etiquetas A ferramenta para geração de etiquetas de endereçamento (botão à esquerda), gera etiquetas em duas colunas e dez linhas (Ex.: etiquetas Pimaco - código 6181) no formato para impressão PostScript. Passo 1: Escolha os campos (colunas) que irão integrar a etiqueta. Estes campos são coletados da consulta que você fez na tela principal do Agata. Logo, sempre que você quiser gerar etiquetas, é necessário fazer uma consulta ou carregar uma pré-existente, na tela principal. Passo 2: Ajustes, Livre digitação. Passo 3: Botão que gera as etiquetas em formato PostScript. O resultado gerado será exibido no software de visualização de PostScript configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados). Obs. a.: Você pode usar os botões Abrir e Salvar para carregar etiquetas pré-formatadas, ou ainda carregá-los através da caixa Etiquetas salvas (Saved Labels). Obs. b.: Você poderá inserir controles especiais para alterar as fontes, o controle $fonte, deve ser inserido em uma linha em separado. Obs. c.: Você poderá inserir símbolos especiais (frações, linhas, etc) através da caixa de controles especiais. Obs. d.: Você poderá ajustar as margens esquerda e topo, além do espaçamento entre uma etiqueta e outra (em pontos).

14 Relatório com Quebras e Totalizadores O Agata possui o Recurso de Quebras e Totalizadores. Através deste recurso você poderá criar um relatório com múltiplos níveis ou quebras (Agrupamento de Dados). Para cada agrupamento, podemos aplicar determinadas fórmulas (soma, contagem, média, máximo ou mínimo). Não há limite quanto à quantidade de quebras, sendo que você pode envolver diversas tabelas no relatório também. Passo 1: Escolha as tabelas envolvidas na consulta. No exemplo, a tabela principal (a) e a tabela com os detalhes (b). Passo 2: Selecione as colunas envolvidas no relatórios, primeiro as colunas da tabela principal (a) e depois da tabela com os detalhes (b). Passo 3: Crie as restrições de dados e ligue as tabelas envolvidas na consulta. Passo 4: Entre na aba Grupos para definir as quebras e totalizadores. Passo 5: Escolha uma fórmula (contagem, soma, média, máximo, mínimo) a ser aplicada sobre uma determinada coluna (6). Passo 6: Selecione a coluna a qual deseja aplicar a fórmula selecionada no passo (5). Passo 7: Selecione a quebra (agrupamento de dados) na qual será aplicada a fórmula (5) sobre o campo (6). Significa que, toda vez que a coluna ou quebra (7) tiver seu valor alterado no decorrer do relatório, será aplicada a fórmula (5) sobre o campo (6) e os detalhes serão deslocados à direita. Passo 8: Registre a fórmula/quebra. Obs. a.: Tabela principal (mestre).

15 Obs. b.: Tabela de detalhes (detalhe). Obs. c.: Mostrar colunas de Grupo. Se desligado, não exibe nos detalhes a coluna utilizada para a quebra, pois a mesma se tornaria repetitiva. Obs. d.: Exibir detalhes. Se desligado, não exibe detalhes, somente totalizadores. Obs. e.: Lista de quebras/fórmulas já definidas. Clicando sobre algum item, é possível alterar manualmente as definições. Arquivo SQL Este é o arquivo SQL utilizado para construção deste exemplo. Observe o rótulo da primeira coluna com o as, a ligação entre as tabelas no where e as definições das quebras/fórmulas na cláusula # (contagem da coluna 2, soma e média da coluna 5, sempre que a coluna #1 trocar de valor). Note que foi desabilitada a opção Mostrar colunas de grupo, fazendo com que a coluna 1 não se tornasse repetitiva nos detalhes do relatório. Select: departamentos.nome_dep as "Departamento", empregados.codigo_emp, empregados.nome, empregados.endereco, empregados.valorporhora From: departamentos, empregados Where: departamentos.codigo_dep = empregados.codigo_dep Group by: Order by: 1 #1: count(2),sum(5),avg(5) Gerando a saída do Relatório como Texto Relatório com Quebras Departamento : CONTABILIDADE ============================= codigo_emp nome endereco valorporhora VERA FATIMA DE OLIVEIRA LAJEADO 80,00 32 SANDRA AULER LAJEADO 80,00 33 VIVIANE BERNER LAJEADO 70,00 34 JOICE KAFER LAJEADO 70,00 35 JOSI PETER ESTRELA 70,00 36 ANA PRETA CRUZEIRO 80,00 37 ANA FIGUI LAJEADO 60,00 38 MARIANI STOLL LAJEADO 50,00 39 FABIO WIEBILLING CRUZEIRO 60,00 40 MARCONE THEISEN TEUTONIA 50,00 41 JUNIOR MULINARI LAJEADO 50,00 42 TIAGO GIOVANAZ LAJEADO 50,00 43 MAICO SCHMITZ ARROIO DO MEIO 50, Count: 13,00 Sum: 820,00 Média: 63,08 Departamento : FINANCEIRO ========================== codigo_emp nome endereco valorporhora PABLO DALLOGLIO CRUZEIRO 60,00 22 MAURICIO DE CASTRO LAJEADO 70,00 23 JOAO ALEX FRITSCH LAJEADO 60,00 25 PAULO MALLMANN CRUZEIRO 60,00 26 ALEXANDRE SCHMITD ARROIO DO MEIO 40,00 27 CESAR BROD ARROIO DO MEIO 40,00 28 ALEXANDRE TABORDA ESTRELA 60,00 29 NAZAIR JUNIOR BOQUEIRAO 50,00 24 VILSON GARTNER ESTRELA 60,00 30 HENRIQUE GRAVINA LAJEADO 60, Count: 10,00 Sum: 560,00 Média: 56,00

16 Gerando a saída do Relatório como HTML Gerando a saída do Relatório como PS

17 Mesclando o Relatório com um Documento A ferramenta de mesclagem permite criar relatórios de dois níveis. Primeiramente você deve fazer um relatório na tela principal do Agata, ou carregar um salvo. Para cada linha retornada do relatório principal, o Agata criará uma página no mesclador. Obs. a.: Através da caixa Inserir, você poderá inserir vários controles, símbolos especiais como o de marca registrada ($reco), copyright ($copy) encontrados na caixa Controles Especiais, além de trocar de fonte no documento clicando na caixa Fontes. Atenção, as variáveis que indicam troca de fonte precisam estar em uma linha isolada (ex: $fan14 = fonte arial normal 14, $fcb10 = fonte courier bold 10). Obs. b.: Através da caixa Consultas Salvas, você poderá abrir um documento já pronto (.rel). Atente para o fato de que o documento carregado precisa condizer com o relatório feito na tela principal. As variáveis nele contidas precisam existir. Obs. c.: Você poderá ligar a caixa Paginação se quiser numeração automática em todas páginas. Também poderá definir o Espaçamento em pontos entre as linhas do documento gerado. Passo 1: Insere campos (colunas) do relatório principal no documento. Note que todos campos provindos do relatório, feito na tela principal, serão carregados na caixa Campos. Assim que você clicar em algum, ele automaticamente aparecerá na posição atual do cursor. Passo 2: Editar à mão livre o documento mesclado. Podendo inserir textos a vontade, assim como controles especiais e fontes (a).

18 Passo 3: Subconsultas Você pode fazer subpesquisas dentro do documento. Lembre-se de que para cada linha do relatório feito na tela principal, será gerada uma página no mesclador de documentos. Logo, podemos fazer uma nova pesquisa dentro de cada página referenciando alguma variável dessa linha. Incluindo a consulta no documento Para inserir uma seção de subconsulta basta inserir uma Seção de SubPesquisa. Clicando na caixa Controles Especiais. >>>SUB-SQL A partir daí você pode inserir variáveis resultantes da subconsulta enumeradas como $subfield1, $subfield2, $subfield3, e assim por diante. Essa ordem está diretamente ligada à ordem dos campos (colunas) do select da subconsulta. $subfield1 $subfield2 Os dados da seção de subpesquisa serão replicados no documento conforme quantas linhas retornarem do Banco de Dados. (Note que você precisa colocar somente uma vez os $subfield's. Então podemos encerrar a Seção de SubPesquisa clicando na caixa Controles Especiais e selecionando Final da SubPesquisa.) <<<SUB-SQL Passo 4: Digitando a consulta Digite uma instrução SQL qualquer na seção (Sub SQL) que irá trazer dados para a página atual. Você pode referenciar as variáveis do relatório principal, utilizando-as entre aspas simples, '$tabela_campo'. Veja na ilustração acima (4). Select... from... where xxx='$tabela_campo'; Passo 5: Botão que gera o documento em formato PostScript. O resultado gerado será exibido no software de visualização de PostScript configurado na tela de entrada do Agata (Conexão com o Banco de Dados).

19 Ferramenta AgataEIS: Geração de Gráficos e Planilhas eletrônicas A ferramenta EIS permite a geração de gráficos de linha, barras ou também exportar os dados para uma planilha eletrônica. Ela processa os dados através de várias consultas SQL digitadas no centro da tela. Essas consultas podem ser digitadas ou importadas (carregadas) de arquivos (.sql) ou de relatórios construídos na tela principal do Agata. a. Novo: Cria novo arquivo.eis. Limpa toda área de texto e os campos da tela. b. Salvar: Salva o todo conteúdo da tela (títulos, consultas SQL) em um arquivo.eis. c. HTML ou PS: Define o formato de saída do gráfico. Pode ser HTML (abrirá no browser) ou PostScript (abrirá no visualizador de PostScript). d. (Exibir Valores): Essa opção indica se cada elemento gráfico (linha ou barra) indicará o valor que ele está representando a cada pico. e. (Gráfico + Dados): Se esta opção estiver ligada, logo abaixo do gráfico será exibida uma tabela com os valores utilizados para a montagem do mesmo (valores que retornaram da consulta ao Banco de Dados). f. Dimensão: Escolha as dimensões do gráfico. Em alguns casos em que são exibidas muitas colunas ou muitas linhas, é importante aumentar as dimensões, para evitar o truncamento das informações.

20 Passo 1: Você poderá importar uma consulta (.sql) preparada na tela principal do Agata. A consulta deve conter apenas colunas numéricas para geração de gráficos. Também pode, através do segundo botão, abrir um arquivo (.eis) que se trata de um conjunto de instruções SQL delimitadas por ;. Os arquivos.eis são os arquivos padrão salvos pelo AgataEIS. Existem duas formas de selecionar os dados para geração de gráficos: Múltiplas colunas: Seleciona-se várias colunas numéricas de uma mesma tabela. Ex a: select coluna_a, coluna_b, coluna_c from tabela where... Neste caso, cada coluna numérica (coluna_a, coluna_b, coluna_c) será projetada como uma linha, ou uma barra ou uma coluna (planilha); Ex b: select valor_total, valor_pago, icms from notas_fiscais where... Esperando retornar várias ocorrências (linhas) desta consulta, cada coluna (valor_total, valor_pago, icms) será projetada como linha, barra ou coluna. Múltiplos selects: Digita-se vários selects, com condições diferentes, para projetar um dado (coluna) da mesma tabela, considerando faixas de dados diferentes. Ex. a: select coluna_a as Maria from tabela where... select coluna_a as Paulo from tabela where... select coluna_a as Joao from tabela where... Neste caso, cada coluna numérica (Maria, Paulo, Joao) será projetada como uma linha, ou uma barra ou uma coluna (planilha); Ex b: select valor_total as Maria from notas_fiscais where pessoa='maria'; select valor_total as Paulo from notas_fiscais where pessoa='paulo'; select valor_total as Joao from notas_fiscais where pessoa='joao'; Esperando retornar várias ocorrências de cada uma das três consultas acima, os Valores Totais de Maria serão projetados como uma linha *, os Valores Totais de Paulo serão projetados como outra linha * e os valores de Valores Totais de Joao serão projetados como uma outra linha *. Passo 2: Você poderá editar livremente os comandos SQL na área de edição de texto no centro da tela. Lembre-se de separar cada comando SQL com um ;. Você poderá utilizar livremene parâmetros nas consultas SQL. Sempre que o Agata detectar um parâmetro do tipo $Data, $Codigo, $AlgumaCoisa, abrirá uma janela para o usuario informar os reais valores no momento da execuçao do relatorio. Passo 3: Espaço reservado para escrever um texto introdutório que será colocado antes do gráfico gerado. Passo 4: Definição do título do Gráfico e da página. Passo 5: Definição do título do eixo X. Passo 6: Definição do título do eixo Y.

21 Passo 7: Geração do arquivo. Existem 3 tipos de saída: 7.a: Gráfico de Linhas É gerado um arquivo HTML que pode ser visualizado em um browser qualquer (Mozilla, Internet Explorer, Netscape, konqueror, Opera, Galeon), ou mesmo aberto em um aplicativo Office (MS-Office, StarOffice, OpenOffice). Obs. a.: Título do Gráfico. Obs. b.: Texto Introdutório. Obs. c.: Gráfico de Linhas. Obs. d.: Tabela com dados. 7.b : Gráfico de Barras É gerado um arquivo HTML que pode ser visualizado em um browser qualquer (Mozilla, Internet Explorer, Netscape, konqueror, Opera, Galeon), ou mesmo aberto em um aplicativo Office (MS-Office, StarOffice, OpenOffice). Obs. a.: Título do Gráfico. Obs. b.: Texto Introdutório. Obs. c.: Gráfico. Obs. d.: Tabela com dados.

22 7.c : Planilha Eletrônica É gerado um arquivo CSV (Comma Separated Values ou Valores separados por vírgulas), que pode ser aberto em qualquer planilha eletrônica (Excel, StarCalc, OpenOffice Calc, Gnumeric, Kspread). A planilha eletrônica a ser utilizada é configurada na tela inicial do Agata (Conexão ao Banco de Dados). O exemplo deste manual é com a planilha Kspread do Linux, veja como funciona: Passo 1: Selecionar um delimitador de arquivo. O delimitador normalmente utilizado é o ;, mas o Agata pode ser configurado (veja mais adiante na seção de confguração) para utilizar qualquer delimitador no momento de criar este arquivo. Passo 2: O arquivo é exibido na forma de planilha eletrônica, com separação de linhas e colunas. Veja abaixo, como era o arquivo gerado antes de ser aberto dentro da planilha eletrônica. empregado; valor; horas 20; 60,00; 2; 40,00; 40 3; 50,00; 40 4; 60,00; 40 5; 70,00; 40 6; 80,00; 40 7; 90,00; 40 8; 100,00; 40 9; 110,00; 40 10; 120,00; 40 11; 130,00; 40 12; 140,00; 40 13; 150,00; 40 14; 160,00; 40 15; 170,00; 40 1; 30,00; 40

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo

GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0. Conteúdo GERADOR DE RELATÓRIOS WINREPORT VERSÃO 2.0 Este manual foi desenvolvido com o objetivo de documentar as principais funcionalidades do Gerador de Relatórios WinReport versão 2.0. Conteúdo 1. Tela Principal...

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Gravando uma Áudio Conferência

Gravando uma Áudio Conferência Gravando uma Áudio Conferência Para iniciar a gravação da áudio conferência, digite *2. Você ouvirá a seguinte mensagem: Para iniciar a gravação da conferência pressione 1, para cancelar pressione * Ao

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Treinamento sobre SQL

Treinamento sobre SQL Treinamento sobre SQL Como Usar o SQL Os dois programas que você mais utilizara no SQL Server são: Enterprise Manager e Query Analyzer. No Enterprise Manager, você pode visualizar e fazer alterações na

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Manual Signext Card Explorer

Manual Signext Card Explorer Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico.

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Após clicarmos para entrar no Analisador de Dados Dinâmico aparecerá a tela acima. O Banco de dados já tem que estar configurado. (Ver como fazer em Como configurar

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES)

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Exportação e Importação de Orçamentos

Exportação e Importação de Orçamentos Exportação e Importação de Orçamentos Copyright 2013 By Softplan. Rod. José Carlos Daux, km 1, Nº 10 Centro de Tecnologia Ilhasoft - ParqTec Alfa João Paulo Florianópolis SC CEP 88030-000 Telefone: (48)

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado.

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado. ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Cookies 4 1.1 Política............................................ 4 1.2 Gerenciamento....................................... 5 3 1

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI. Secretaria Nacional de Missões

Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI. Secretaria Nacional de Missões Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI Secretaria Nacional de Missões Manual do Usuário Apresentamos a seguir um guia básico contendo informações gerais para utilização do Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual de Relação de Pontos por Indicação

Manual de Relação de Pontos por Indicação Manual de Relação de Pontos por Indicação Sumário 1. Verificando se o parâmetro das funções está ativo... 3 2. Efetuando o cadastro da faixa de indicação... 5 2.1. Cadastro de faixas com intervalos...

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

NOVO ASSINADOR DO PROJUDI

NOVO ASSINADOR DO PROJUDI NOVO ASSINADOR DO PROJUDI INSTALAÇÃO DOS SOFTWARES NECESSÁRIOS Visite Softwares Necessários (página principal do Projudi) e baixe e instale as versões mais recentes do Java e do Mozilla Firefox. Também

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas

Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Orçamentário Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.6 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Orçamentário Data publicação da : 17/06/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One.

Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. Bem-vindo ao tópico sobre consultas no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a criar consultas SQL utilizando as ferramentas de consulta do SAP Business One Assistente de consultas e Gerador

Leia mais