JOGO DE FIAR: FICÇÃO OU AUTOBIOGRAFIA? UMA ANÁLISE SOBRE A VIDA E A OBRA DE PATRICIA BINS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOGO DE FIAR: FICÇÃO OU AUTOBIOGRAFIA? UMA ANÁLISE SOBRE A VIDA E A OBRA DE PATRICIA BINS"

Transcrição

1 JOGO DE FIAR: FICÇÃO OU AUTOBIOGRAFIA? UMA ANÁLISE SOBRE A VIDA E A OBRA DE PATRICIA BINS Luciana de Carvalho Chaves 1 Biografia, autobiografia, autor e protagonista Desde Plutarco (aprox. 50 d.c.) estuda-se as biografias e suas implicações no contexto literário. Ele era considerado o pai da biografia, escrevia com a convicção de que seu afazer tinha uma importância gigantesca, já que considerava tais estudos como um espelho ante o qual procuro de certo modo compor e assemelhar minha vida às imagens que se me apresentam. (CAVALHEIRO, 1943). Gostava de expor seus personagens tanto às características boas quanto às ruins, já que gostava de criar uma discussão ética e moral na sociedade. Segundo Cavalheiro, é com o declínio do valor humano na sociedade moderna, onde o indivíduo é isolado cada vez mais, seja pela quantidade ascendente de pessoas no mundo, dando a impressão de que não há mais espaço para ninguém e que devemos ser concorrentes; seja pelas características da sociedade tecnológica que facilita a forma de contato virtual em detrimento ao contato físico, que encontramos compensação nas reconstituições históricas e críticas dos grandes personagens. Começa então a fazer sentido o desenvolvimento de autobiografias. Em princípio as biografias, escritas por outrem, eram as mais comuns. Porém, as autobiografias surgem com força nesta era moderna, e nos deixam uma dúvida a mais: afinal, qual a diferença entre personagem e autor? Em poucas palavras, o autor é uma pessoa, um cidadão. Ele tem carteira de identidade, fica doente e paga Imposto de Renda como qualquer outra pessoa. Já o protagonista pretende ser uma pessoa. O romancista usa de uma porção de massas verbais (FORSTER, 1974) descrevendo de certa maneira a si mesmo, fazendo com que esse outro eu comporte-se de maneira convincentemente verossímil. Sua natureza, segundo Forster, está 1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Brasil.

2 condicionada pelo que o romancista acredita sobre outras pessoas e sobre si mesmo, e, além disso, é modificada por outros aspectos de seu trabalho (FORSTER, 1974). Le Goff (LE GOFF, 1998, p. 261), diz que é possível estabelecer nexos entre os elementos narrativos próprios aos relatos de vida com o mundo histórico no qual as ações dos protagonistas ocorriam. Isto porque a ação narrativa do indivíduo não pode ser dissociada de sua sociedade, de sua cultura e de seu contexto, pois não há oposição entre indivíduo e sociedade, mas uma permanente interação entre eles. Na obra de Patricia Bins, Jogo de fiar, essa dificuldade de dissociação é um tanto percebida pelo leitor que tem algum conhecimento sobre a história desta autora. Foi pensando nessa proximidade, que será exposto um estudo comparativo entre a vida e a obra Jogo de fiar, de Patricia Bins. Breve biografia de Patricia Bins No dia 24 de julho de 1928 (registrada em 29 de julho), na maternidade do Stranger s Hospital, no Rio de Janeiro, nasce a escritora brasileira contemporânea Patricia Bins. Dona de uma sensibilidade absoluta, não só para as letras como para a vida. Incentivada pelos pais Iris Holliday e Andor Ströh, cresce em um reduto estrangeirizado e intelectual. Sua mãe era o que se pode chamar de inglesa de alma. Veio para o Brasil acreditando que seria temporário e negou-se a conhecer a cultura brasileira. Iris frequentava o British Club, jogava bridge e jamais aprendeu o idioma do país em que viveu e morreu. Em sua casa os hábitos eram europeus, das comidas à literatura, o que fizeram de Patricia Doreen Bins, então Patricia Doreen Ströh, uma lady. Seu pai, Andor, chamado de Andrew por sua esposa, era um amante da aventura. Falava diversos idiomas, adorava fazer amizades e, ao chegar ao Brasil em 1927, foi rapidamente contratado pela companhia de derivados de milho Refinações Milho Brasil; uma empresa norte-americana, a qual chegou a ser diretor. Patricia inicia seus estudos aos 5 anos com as irmãs inglesas Dunstan em Belo Horizonte. Com elas aprendeu, além do básico, dança, música e literatura inglesa.

3 Em 12 de abril de 1935 nasce Elizabeth Anne, irmã de Patricia, a quem ela amava e cuidava como se fosse filha. Patrícia era carente de amigas, pois havia um muro erguido por sua mãe entre a família e as pessoas que estavam fora da cultura européia. O nascimento da irmã quando ela tinha 7 anos de idade foi uma alegria, e Patricia tinha agora uma bonequinha para brincar. Em 1940 a família vai para Porto Alegre, e Patricia Bins começa a frequentar pela primeira vez uma escola regular. Matriculada no Colégio Americano, na 4ª série do ginasial, logo se destaca pelas boas notas e pelo ótimo inglês. É neste mesmo ano que recebe o prêmio Joyce Almeida, uma graça rara concedida aos melhores alunos que recebiam: o uniforme completo do colégio, o abono das mensalidades por um ano e a exposição do nome do vencedor em um quadro pendurado na parede do colégio. Foi nesta época que Patricia escreve seu primeiro poema intitulado O beijo. Aos 14 anos começa a dar aulas particulares de inglês em sua residência, aos 17 é convidada pelo diretor do Instituto Cultural Brasileiro-Norte Americano para dar aulas de inglês e aos 18 ingressa na Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ainda neste ano de 1946 que Patricia conhece a pessoa que se tornaria seu parceiro intelectual, artístico e amoroso: Roberto Haraldo Bins. Roberto era professor de arquitetura da UFRGS. Em 1950 a escritora recebe o diploma de Artista Plástica e uma bolsa de estudos para a América do Norte, porém, Roberto não permite a separação e em 31 de janeiro 1952, casam-se. Roberto Bins torna-se um arquiteto de expressão na área, fazendo grandes projetos regionais e nacionais, inclusive a casa dos pais e a sua própria. A casa que tinha como pátio o rio Guaíba começa a ser habitada pela família em Patricia tem uma vida saudável, perto da natureza e dos filhos Roberto Haraldo Bins Júnior (27/01/1953) e Carlos Henrique Bins (07/02/1956). É nesta casa também que o casal Bins dava festas elegantes à sociedade porto-alegrense, e que Patricia Bins se inspira usando as experiências de mãe, esposa e mulher da alta-sociedade para escrever crônicas no jornal Correio do Povo, onde trabalhou de 1968 a 1984.

4 O casal frequenta nos meses de verão o balneário de Torres, talvez o mais requintado do estado, o qual foi cenário de diversas crônicas e do romance Sarah e os Anjos, a 3ª obra da Trilogia da Paixão. Em 8 de fevereiro de 1971 cai uma bomba, como ela mesma diz, sobre a família Bins: Roberto H. Bins sofre um derrame cerebral. Apesar de diminuir o fluxo de trabalho, Roberto não para, e em 1973 o casal abre o escritório/loja de arte Ilhantiga. Este era um lugar para fazer assessorias de arte, decoração e arquitetura, e para receber amigos, muitos deles escritores, o que fortaleceu mais ainda o interesse de Patricia pela literatura. Em 1974 outra bomba é sentida pela escritora, seu grande amigo, orientador, e progenitor morre aos 67 anos. O fato apinhou sua alma de dor e saudade, pois seu pai era a referência de um mundo sem fronteiras e anti-institucionalizado, de alegria, bom humor e amor ao próximo. Na crônica Transparência (Correio do Povo , p.48) ela escreve sobre seus sentimentos quanto à perda. Dois anos depois Patricia começa a trabalhar na coordenação do Suplemento Mulher, da Folha da Tarde, sob a direção de Edmundo Soares, trabalho em que permanece até No dia 1º de julho 1977 seu primogênito casa-se com Ivone Rizzo, e em 6 de dezembro de 1978 vem ao mundo a primeira neta, Helena Rizzo Bins, seguida por Cristiano Rizzo Bins em 16 de novembro de Neste ano nasce também o primeiro livro da autora, O assassinato dos pombos cronicontos, pela editora Metrópole, uma coletânea de 29 contos e crônicas já publicados no Correio do Povo em sua coluna desde Alguns destes cronicontos foram levados por Giovanni Pontiero aos Estados Unidos e introduzidos na International Anthology of Prose and Poetry, pelas mãos do editor Peter Glassgold em Nova Yorque. No ano de 1982 Patricia Doreen Bins assume a cadeira de número 26 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul que era de Lila Ripoll, poeta lírica gaúcha. Em Novo Hamburgo/RS recebe Menção Honrosa na Semana do Livro da cidade por seu trabalho no Correio do Povo e pela coletânea O assassinato dos pombos. O primeiro romance veio logo após, em 1983, pela editora Nova fronteira, no Rio de

5 Janeiro. Jogo de fiar é também o primeiro livro da Trilogia da Solidão. Nele é evidente traços de sua biografia pessoal, sua infância dentre estrangeiros, as crises psicológicas e existenciais na busca pelo autoconhecimento e a dificuldade de viver uma relação a dois. Antes que o amor acabe, segundo romance da Trilogia da Solidão, também editado pela Nova Fronteira, vem em seguida, em Nele a autora desenvolve um pouco mais o tema relacionamento amoroso e o cenário de uma praia, assim como em Sarah e os Anjos, é presente. No período entre o segundo e o terceiro romance da Trilogia da Solidão Patricia escreve contos em coletâneas, jornais e revistas. Janela do Sonho, também lançado pela Editora Nova Fronteira, traz uma personagem infeliz e vaidosa, que espera a morte chegar inventando vidas para os transeuntes da rua que passam por sua janela. Com essa obra a autora recebe o Prêmio Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), e recebe também Menção Especial da União Brasileira de Escritores (UBE) no Rio de Janeiro. Em 1987 chega o mais novo membro da família Gabriel Rizzo Bins, o terceiro neto. O acontecimento deu-se no Hospital Moinhos de Vento em 12 de junho. Julieta de Godoy Ladeira publica em 1988 uma coletânea chamada Memórias e Hollywood onde o conto Narcisa é editado. Um ano depois surge a Trilogia da Paixão. O romance Pele nua do espelho, um dos mais difíceis de escrever segundo a autora, foi dramatizada no Teatro Renascença, pela atriz Dinorah Araújo foi um ano um tanto tumultuado para Patricia. Muitos acontecimentos importantes e mudanças marcaram sua vida, como a morte de sua mãe no dia 12 de junho e o aniversário do neto caçula Gabriel. Patricia e Roberto fecham o escritório de arte Ilhantiga. Sérgio Lacerda, diretor da editora Nova Fronteira falece e Patricia assina contrato com a Bertrand Brasil, uma tradicional editora portuguesa, com sucursal no Rio de Janeiro. A professora Marjorie Agosin, originalmente do Chile (e que, por questões políticas, refugia-se com seus familiares nos Estados Unidos), publica na coletânea de contos Landscapes of a New Land o conto de Patricia Destination

6 (Destinação), sob a White Pine Press de Buffalo, New York. Mais tarde, Patricia Bins vem a traduzir dois livros de poemas de Marjorie Agosin, Noite estrelada e Chuva no deserto. Pele nua do Espelho recebe o Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, e no mesmo ano é lançado o livro Theodora, o segundo livro da Trilogia da Paixão. Em 1993, portanto dois anos depois, sai a terceira obra da trilogia, Sarah e os anjos. Essa obra rendeu à escritora o Prêmio José de Alencar, da Academia Brasileira de Letras, (ABL) e Theodora o Prêmio José Alexandre Cabassa, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Neste ínterim vários trabalhos são escritos sobre a vida e a obra de Patricia, assim como, são publicados alguns de seus contos em livros e revistas de literatura é, além do ano do lançamento da Trilogia da Sedução, com Caçador de memórias, o ano das homenagens. A autora vai a Buenos Aires para o lançamento de La piel desnuda del espejo, uma tradução oficial de Danilo Alberto Vergara, incentivada pela embaixada do Brasil na Argentina. Lá, Patricia recebe o Prêmio Personalidade Cultural Internacional da UBE pela tradução de seu livro na Feira Internacional de Buenos Aires, sendo ela a única escritora brasileira a representar o Brasil. A Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) propõe o Ano Patricia Bins, que é conferido anualmente a uma mulher de projeção nas letras. Hilda Agnes Hübner Flores escreve um longo artigo sobre Patricia Bins e seu trabalho literário sob o título: Patricia Bins: escritora de nosso tempo (Correio do povo, p ). Patricia Bins escreve em 1996 seu primeiro livro infanto-juvenil O dia da árvore. O lançamento que ocorreu na 42ª. Feira do Livro de Porto Alegre, durante uma linda tarde de sol e trazia uma novidade: quem autografasse o livro recebia uma muda de árvore. No ano posterior lança o segundo livro infanto-juvenil Pedro e Pietrina, pela Editora Bertrand Brasil. O lançamento não elimina a dor da perda ocorrida no início do ano. Vítima de complicações de uma pneumonia e de uma úlcera perfurada morre, em 29 de janeiro de 1997, seu marido Roberto H. Bins.

7 Patricia resolve fazer um livro em que autores dariam receitas gastronômicas e receitas de como criar. Sai, então, em 1998 o livro Brasil: receitas de criar e cozinhar organizado conjuntamente com a amiga e Dra. em literatura Dileta Silveira Martins. Também neste ano Patricia é homenageada como patrona da 44ª Feira do Livro de Porto Alegre, evento este que conta com as mais altas personalidades literárias do país e do exterior. Em 2001, agora sob total organização de Patricia o volume II do livro Brasil: receitas de criar e cozinhar. Instantes do mundo é o último livro da autora e também o único que há um final explicito. Lançado em 1999, o segundo livro da Trilogia de Eros tem um arremate final, uma história que finda, diferente de todas as outras em que a história segue em aberto, dando a impressão ao leitor de que há ou haverá uma continuação. Para nós, leitores, a continuação de sua belíssima obra acaba no dia 4 de Janeiro de 2008, quando Patricia Doreen Bins, aos 79 anos, marca um encontro com seus anjos e vai ao encontro deles. Resumo de Jogo de fiar Jogo de fiar conta a história de A., uma personagem que tenta se enquadrar num mundo que é diferente do seu, que sofre crises psicológicas e existenciais, e que, frente ao espelho, tenta encontrar sua própria imagem entre as três que refletem sua não-imagem. O romance é constituído de 3 partes: Terra, Desmemória e Elegia. Em terra inicia-se o fio que tece a vida da protagonista. Na terrina quebrada no centro da sala começa a rememorar o passado. É neste momento que é contada a infância e a préadolescência da personagem; a vida em família, o ciúme da irmã, o susto da primeira menstruação. Em Desmemória a protagonista que é também a narradora conhece seu futuro esposo Daniel. A. agora passa a contar da dor que sentia em conviver com alguém que mal conhece e que mal a conhece também.

8 Morre Daniel e a personagem sente como se estivesse liberta, como se houvesse nascido novamente no terceiro capítulo Elegia. Jogo de fiar é, como todas as obras de Patricia, uma história intimista caracterizada pelos fluxos de consciência. Uma busca feminina interminável que Patricia Bins enredou em seu jogo de fiar. Estudo comparativo Livro Jogo de fiar O Deus intuído e as rezas mágicas, às quais me agarro como a espantar demônios, duendes, todo um vasto mundo dimensionado a partir da minha própria desproporção. (p. 16) Desde que aprendi a ler, o livro, mesmo que fosse apenas pelo seu conforto, o amigo que não tive. (p. 31) - Está ficando tão estranha. O que será? - Não ligue. É a idade. Oito, nove, dez, onze: os adultos sussurram: - Sempre fechada em si mesma, melancólica. Isabel tem bem mais personalidade. (p. 33) Intermináveis arrumações de Norah: nas tardes, retornando da escola, me espanto ante as mudanças, os móveis dos quartos e das salas, passados de uma peça à seguinte, numa incessante e angustiosa revolução. (p. 40) Resumo da entrevista A autobiografia aparece sutil, quando Patricia conta que sente a necessidade de agarrar-se em credos desde pequena, ainda que não tenha exatamente uma religião. A autora diz que dentro de si há um Deus. É bastante autobiográfico. A autora conta que como não conhecia muitas pessoas, especialmente crianças, fazia dos livros seus melhores amigos. Patricia conta que sempre sentiu muito ciúme de sua irmã caçula Elisabeth Ann, e que sua personagem Isabel foi totalmente inspirada nela. Sobre este diálogo, Patricia dia que era assim exatamente que imaginava que as pessoas se referiam a ela, como uma pessoa melancólica, enquanto sua irmã seria uma pessoa cheia de vida. É muito autobiográfico. Patsy conta que era exatamente assim que acontecia. Ao chegar do colégio a casa estava totalmente diferente. Ela diz: Quando eu chegava em casa o meu quarto não era mais o meu quarto, tava no quarto da minha irmã, e

9 vice-versa. A cama dela que estava nessa parede tava na parede de lá, e ela fazia isso sempre. Quando ela não podia viajar, era isso que ela fazia. Desperto para o sangue. Em pânico, encho a paleta de água fervendo e mergulho fundo, a me livrar, emergir, distante do grito. A água tinge-se viva. Como num ritual murmuro rezas, ladainhas, afastando essa nova traição. (p. 48) Lucas a andar por entre as tumbas e árvores e arbustos, sua face morena e ainda jovem, emocionada ante minhas indagações: - Pai, por que esse interesse pelos cemitérios? O susto de Patricia diante da menstruação não advertida traz sensações que ela conta nesta passagem do livro. A autora diz ter entendido que a falta de uma conversa prévia, que explicasse tudo isso, foi entendido por ela como uma traição, como A. conta na página 48. Patricia e seu pai gostavam de fazer passeios pelos cemitérios e, ao ser perguntado sobre o porquê de seu interesse respondia exatamente o que Patricia descreve na página Talvez por curiosidade, procuro meus rostos, meus restos nos fragmentos imaginários de outros. Ou quem sabe era apenas um espírito arqueológico que me move, a compulsão de aprender culturas passadas. A perseguição do fio vital, mortal. (p. 65) Imóvel, escuto Mozart ou sua cadência fingida através das minhas inúteis tentativas de saber. (p. 75) Os primeiros encontros nos elevadores da faculdade, a atração nos obrigando àquele silêncio pesado, um desconforto físico, uma agonia sexual desde o início. (p. 83) A autora fala da importância de Mozart em sua vida já que o pai, tocador de violino, adorava música clássica e o ouvia na eletrola. Nesta passagem Patricia conta como eram os encontros com Roberto Bins na faculdade de Belas Artes da UFRGS.

10 Eu me pergunto para onde ir e quem sou, o que faço ao lado de alguém que não conheço, que jamais me conheceu. (p. 86) Patricia conta que era este o sentimento que permeou sua vida durante muitos anos, não conhecer a si mesma e não conhecer a pessoa com quem convivia. Conclui-se com esta análise que Patricia Bins usa muito pouco da ficção para compor a obra Jogo de fiar. Fica bastante evidente que uma grande quantidade de ocorrências da obra realmente aconteceram na vida da autora. Fatos idênticos, mas não somente eles, sentimentos idênticos são percebidos e comentados pela autora durante as entrevistas cedidas a mim no ano de 2002 sob a orientação da Profª. Dr. Helenita Rosa Franco, com auxílio da FAPERGS. Referências BINS, Patricia. Jogo de fiar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo. Ática, CAVALHEIRO, Edgard. Biografias e Biógrafos. Curitiba: Guaíra, FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. 2. ed. Porto Alegre. Globo, FRANCO, Helenita Rosa. Biografia de Patricia Bins. Disponível em Acesso em 25 de junho de LE GOFF, Jacques. Uma vida para a história: conversações com Marc Heurgon. São Paulo: UNESP, 1997.

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Entrevistado por Maria Augusta Silva. Entrevista realizada na ocasião em que recebeu o Prémio Nacional de Ilustração.

Entrevistado por Maria Augusta Silva. Entrevista realizada na ocasião em que recebeu o Prémio Nacional de Ilustração. ANDRÉ LETRIA Entrevistado por Maria Augusta Silva Entrevista realizada na ocasião em que recebeu o Prémio Nacional de Ilustração. Um traço sinónimo de qualidade. Desenho e cor para a infância. Aos 26 anos

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: A árvore da vida Coleção: Aldeia Autor: Roni Wasiry Guará Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Professor da escola CFR Casa Familiar Rural,

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida Bel Pesce a menina do Vale como o empreendedorismo pode mudar sua vida Sumário Prefácio A realidade que inspira, por Flávio Augusto 13 Introdução Euforia 17 1. Uma jornada empreendedora 21 2. Não se preocupe

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

História de Leonardo Barbosa

História de Leonardo Barbosa História de Leonardo Barbosa Nascimento: 22 de dezembro de 1994 Falecimento: 16 de dezembro de 2011 É tão estranho Os bons morrem antes E lembro de você e de tanta gente que se foi cedo demais = Lembro

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Semeadores de Esperança

Semeadores de Esperança Yvonne T Semeadores de Esperança Crônicas de um Convite à Vida Volume 11 Crônicas de um Convite à Vida Livre d IVI Convidados a Viver PREFÁCIO Estou comovida por escrever este prefácio : tudo o que se

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 23 24 25 _Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 26 27 Joe Navalha, 2013 28 TEXTO POR CAIO BASTOS Restam duas opções, ao se deparar com

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Manoel de Barros Menino do mato

Manoel de Barros Menino do mato Manoel de Barros Menino do mato [ 3 ] SUMÁRIO Menino do mato 7 Caderno de aprendiz 23 [ 5 ] Primeira parte MENINO DO MATO O homem seria metafisicamente grande se a criança fosse seu mestre. SÖREN KIERKEGAARD

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

tradução de edmundo barreiros

tradução de edmundo barreiros tradução de edmundo barreiros Copyright 2013 by Karen Harrington Esta edição foi publicada mediante acordo com Little, Brown and Company, Nova York, NY, EUA. Todos os direitos reservados. título original

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Maria Lucia Machado: país avançou ao entender a criança de zero a seis anos como um ser que tem um desenvolvimento

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

Cozinha: um prato cheio para a ciência

Cozinha: um prato cheio para a ciência Cozinha: um prato cheio para a ciência Brincar com a ciência é o único jeito de fazer divulgação científica, defende o biólogo, jornalista e divulgador argentino Diego Golombek. Desde 2003, ele vem brincando

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

readquire a alegria de viver. O incrível universo do jardim fortalece a amizade entre as crianças e traz de volta o sorriso ao rosto do senhor Craven.

readquire a alegria de viver. O incrível universo do jardim fortalece a amizade entre as crianças e traz de volta o sorriso ao rosto do senhor Craven. O JARDIM SECRETO Introdução ao tema Mais que um simples romance sobre a descoberta de um lugar proibido, O jardim secreto revela o fascínio dos primeiros contatos com a natureza e a importância que ela

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PARTE 1 PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO 1. Conhecendo o autor...

Leia mais

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado:

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 4 Revisão Tempos verbais: 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: 1 2 2) Revisão verbos SABER, PODER e QUERER: 3)

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação Plano de Aula 12 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Rafael e Erenilton Dia: 04/05/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Reencarnação

Leia mais

Um na Estrada Caio Riter

Um na Estrada Caio Riter Um na Estrada Caio Riter PROJETO DE LEITURA 1 O autor Caio Riter nasceu em 24 de dezembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

Em memória [ Torá e ciência (o ciclo da água) ]

Em memória [ Torá e ciência (o ciclo da água) ] Em memória [ Torá e ciência (o ciclo da água) ] Eu dedico esta nova edição da tradução do Livro de Yona, com novos comentários e temas em torno do livro de Yona, em memória de nosso querido pai, Sr. Jack

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

EstrelaMar e Golfilhote

EstrelaMar e Golfilhote EstrelaMar e Golfilhote Autora: Rosa Quinteiro Ilustrações: Carlos Pais Nome Ano Turma GUIÃO de LEITURA ORIENTADA Nome da obra Autor(a) _ Ilustração Editora A história que acabaste de ler conta-nos a aventura

Leia mais

Produção de Texto 5º ano

Produção de Texto 5º ano Produção de Texto 5º ano Quando pequenos, aprendemos que, para conviver em grupo, sempre as coisas vão acontecer conforme as nossas pretensões. Aos poucos, nos relacionamentos com a nossa família, vamos

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais