Manutenção e Suporte de Hardware I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manutenção e Suporte de Hardware I"

Transcrição

1 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 3º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com

2 Ementa Componentes básicos de um computador. Processadores: cronologia e especificações técnicas. Estudo da placa-mãe. Barramentos de expansão. Memória principal. Unidades de armazenamentos. Fonte de alimentação Práticas de montagem. Manutenção Preventiva e Corretiva em hardware e Software. Estudo do HD: estrutura interna formatação, particionamento, Master Boot Record (MBR), criação de imagem de disco, instalação de sistemas dual boot.

3 Objetivos de Ensino Geral Identificar os componentes de um computador e como esses componentes se relacionam para a realização da computação, dominar técnicas de manuseio e montagem e realizar manutenções em hardware e software. Específicos Aprender técnicas de montagem de microcomputadores típicos, instalando placas de interface, periféricos e configurando parâmetros do Setup; Compreender as diferenças entre as tecnologias existentes para cada componente Criar partições em discos rígidos e executar sua formatação lógica.

4 Componentes básicos de um computador.

5 Processador Introdução Historicamente, o processador é o componente mais importante do computador, a ponto de as pessoas normalmente chamarem o computador que possuem pelo nome do processador que há dentro. Se o computador fosse um carro, o processador seria o motor. Fisicamente falando, o processador é uma peça quadrada com pinos ou contatos em sua parte inferior. Ele deve ser instalado na placa principal do computador, chamada placa-mãe, e em cima dele, você deverá instalar um sistema de refrigeração. Algumas poucas placas-mãe já trazem o processador soldado diretamente naplaca-mãe. Atualmente, existem dois grandes fabricantes deste componente, Intel e AMD, com cada empresa oferecendo dezenas de modelos diferentes para você escolher.

6 Processador

7 Tipos de Processadores Processadores de entrada: são voltados a usuários que não precisem de muito poder de processamento. Por exemplo, navegação da Internet, acesso a s e uso de pacote de escritório. Exemplos de processadores nesta categoria incluem o Celeron, Pentium e Core i3, no lado da Intel, e os processadores Athlon, FX, da série A e Ryzen 3, no lado da AMD. Processadores intermediários: voltados a usuários que requerem mais poder de processamento, para jogos e edição de imagens, por exemplo. Exemplos de processadores nesta categoria incluem o Ryzen 5, da AMD, e o Core i5, da Intel. Processadores topo de linha: voltados a usuários profissionais em áreas como edição de vídeo e renderização de imagens tridimensionais. Mesmo a jogadores sérios, é recomendado processadores intermediários, pelos motivos que explicaremos mais adiante no tópico Computadores Para Jogos. Exemplos de processadores nesta categoria incluem os modelos Ryzen 7, da AMD, e o Core i7, da Intel. Processadores topo de linha superiores: voltados a usuários profissionais que requerem ainda mais poder de processamento. Exemplos atuais de processadores nesta categoria são o Ryzen Threadripper, da AMD, e o Core i9, da Intel, sendo que já existiram modelos do Core i7 neste segmento. Este segmento é também conhecido como HEDT (High-End DeskTop). Uma das características diferenciadas desses processadores é o acesso à memória (RAM) em quatro canais.

8 Processador - Mitos Fan boys de Marcas... É mito é pensar que clock e desempenho são sinônimos. Antigamente, na época dos computadores movidos a lenha, isso era verdade, pois os processadores funcionavam internamente da mesma maneira. Assim, naquela época (até o processador 486), um processador de clock mais elevado era mais rápido que outro de clock mais baixo. O clock é um sinal de sincronismo, ou seja, é através dele que os componentes internos do processador e também os componentes externos entram em sincronia para poderem transferir dados. Se você pegar dois processadores idênticos, o que tiver um sinal de clock maior será obviamente mais rápido, pois poderá transferir dados (e, consequentemente, processar dados) mais rapidamente...

9 Processador - Mitos Mas atualmente, isso não ocorre, pois processadores de famílias diferentes funcionam internamente de maneiras completamente distintas. Com isso, não necessariamente um processador de clock mais elevado será mais rápido do que outro de clock inferior. Por exemplo, a maneira com que um determinado processador funciona internamente pode fazer com que ele processe dados em menos pulsos de clock do que outro processador, fazendo com que ele seja mais rápido mesmo usando um clock menor. Isso é verdade tanto para processadores de fabricantes diferentes quanto para processadores de um mesmo fabricante, porém de famílias ou gerações distintas. É justamente por isso que os fabricantes pararam de vender seus processadores de acordo com o seu clock e passaram a vendê-los usando um número de modelo. Então, como saber se um determinado processador é mais rápido do que outro? Se você estiver comparando processadores de uma mesma linha, o que tiver um número de modelo maior normalmente será mais rápido. Para comparar processadores de linhas diferentes, você terá de obrigatoriamente consultar testes comparativos de desempenho.

10 Dicas para não se enganar Os nomes corretos dos processadores da Intel são Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9, e não Intel i3, Intel i5, Intel i7 e Intel i9. A AMD chama seus processadores, que têm processador de vídeo integrado, de APU ou Accelerated Processing Unit (Unidade de Processamento Acelerada) em vez de CPU. O nome APU, no entanto, é apenas uma jogada de marketing, pois tanto APU quanto CPU são sinônimos de processador. Tanto a AMD quanto a Intel podem usar um mesmo nome para processadores de gerações diferentes. Por exemplo, o processador hoje conhecido como Pentium não tem qualquer relação com o processador Pentium lançado em 1993, bem como o processador atualmente conhecido como Athlon não tem nada a ver com o processador Athlon lançadoem Ou seja, apesar do mesmo nome, os processadores são diferentes. O mesmo ocorre no caso dos processadores Core i, da Intel. Felizmente, a Intel passou a rotulá-los com o número de ordem da geração, facilitando identificar quão antigo é um determinado processador Core i. Por exemplo, você sabe intuitivamente que um processador Core i5 de oitava geração é mais atual (e potencialmente melhor e mais rápido) do que um processador Core i5 de quinta geração.

11 Principais Características Técnicas que um Processador Possui Soquete: é o tipo de conexão física que o processador possui com a placa-mãe. Para quem está montando um computador esta é a característica mais importante do processador. Por isso, falaremos mais sobre ela mais tarde. Clock interno: também conhecido simplesmente como clock, é o número de ciclos por segundo (frequência) de um sinal de sincronismo usado dentro do processador, atualmente medido na casa dos GHz (gigahertz). Overclock dinâmico: alguns processadores, tanto da AMD quanto da Intel, podem aumentar seus clocks automaticamente acima do clock padrão quando o processador sente que o usuário está pedindo maior poder de processamento. Esta característica é chamada Turbo Core no lado da AMD e Turbo Boost no lado da Intel. Processadores dotados desta tecnologia são divulgados com dois clocks, um clock máximo e um clock padrão, que é usado na maior parte do tempo. Núcleos de processamento: a maioria dos processadores existentes hoje no mercado possui mais de um núcleo de processamento, isto é, internamente, eles têm mais de um processador. Núcleo é chamado core em inglês e processadores com dois, quatro, seis e oito núcleos são chamados dual-core, quad-core, six-core e eight-core naquele idioma. É importante notar que um processador que tenha mais núcleos não é necessariamente mais rápido do que um processador que tenha menos núcleos. Para aproveitar todo o potencial oferecido por processadores com muitos núcleos, você precisa rodar programas que reconheçam e usem esses núcleos adicionais. Programas desta categoria incluem renderização de imagens tridimensionais, edição de vídeo e alguns jogos.

12 Principais Características Técnicas que um Processador Possui Hyper-Threading (Intel) e Simultaneous Multithreading (SMT, AMD): alguns processadores possuem estas tecnologias, que simulam dois processadores por núcleo de processamento. Assim, um processador com quatro núcleos de processamento e que tenha uma destas tecnologias é reconhecido como tendo oito núcleos pelo sistema operacional e programas. Importante notar que esses processadores adicionais simulados não têm o mesmo desempenho de núcleos de processamento reais. Controlador de vídeo: muitos processadores atuais trazem um controlador de vídeo integrado. Isto significa que, ao usar um processador com este componente, você não precisa comprar uma placa de vídeo avulsa (exceto no caso de você desejar montar um computador intermediário ou topo de linha para jogos), o que pode fazer com que você economize bastante na montagem do seu computador. Memória cache: é uma memória ultrarrápida localizada dentro do processador e pode ser dividida em três níveis: L1, L2 e L3 (nem todos os processadores possuem memória cache L3). Quanto mais memória cache o processador tiver, mais rápido ele será pelo menos, em teoria. (OBS: A pronúncia correta de cache é quésh e não cachê.) TDP (Thermal Design Power): é a quantidade máxima de calor que o processador pode dissipar, medida em watts (W). Normalmente, os fabricantes calculam este valor para a pior das hipóteses e ainda colocam uma margem de segurança, portanto, na prática, a quantidade de calor que é dissipada é menor do que este valor. Quanto menor este valor, menos o processador consome (menor conta de luz) e menos calor é gerado (menor nível de ruído é gerado pela ventoinha do processador, pois ela pode rodar a uma velocidade mais baixa). O dissipador de calor a ser usado com o processador deve ser capaz de dissipar esta potência ou mais. Este valor não é o consumo elétrico do processador.

13 Soquetes Como dissemos, o tipo de soquete usado pelo processador é a característica técnica mais importante de se saber para o usuário ou técnico que está montando um computador, pois o tipo de soquete define o tipo de placa-mãe que você terá de usar. Os soquetes atualmente disponíveis (2019) são os seguintes: Para processadores AMD: Soquete AM3+: usado pelo processador FX. Soquete FM2+: usado pelos processadores Série A de segunda geração. Soquete AM4: usado pelos processadores Ryzen de primeira e segunda geração e por modelos mais recentes dos processadores Athlon e série A. Soquete TR4: usado pelos processadores Ryzen Threadripper.

14 Soquetes Para processadores Intel: Soquete LGA1151: usado pelos processadores Core i de sexta, sétima, oitava e nona geração (codinomes Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake ) e modelos dos processadores Pentium e Celeron baseados nestas gerações. Importante notar que, apesar de apresentarem o mesmo tipo de encaixe mecânico, os processadores Core i de oitava e nona geração não funcionam em placas-mãe originalmente projetadas para os processadores de sexta e sétima geração e vice-versa. Soquete LGA2011v3: usado pelos processadores Core i7 de quarta geração voltados ao mercado HEDT, com controlador de memória de quatro canais, codinome Haswell-E Soquete LGA2066: usado pelos processadores Core i7 e Core i9 de quinta e sexta geração voltados ao mercado HEDT, com controlador de memória de quatro canais, codinomes Skylake-X e Kaby Lake-X.

15 CUIDADO WARNING!!!! Como você pode ver, processadores AMD e Intel usam soquetes diferentes. Por este motivo, atualmente, não é possível instalar um processador AMD em uma placa-mãe desenvolvida para processadores Intel e vice-versa. E, mesmo se você tiver uma placamãe desenvolvida para processadores AMD, precisa estar certo de que ela usa o mesmo soquete que o processador que você pretende instalar e se ela é compatível com ele. O mesmo acontece com processadores da Intel

16 Cooler Usa-se a palavra cooler para indicar o conjunto de um dissipador de calor (peça de metal com aletas) e uma ventoinha (ventilador). Algumas pessoas chamam, erroneamente, ventoinhas de cooler de gabinete.

17 Cooler O cooler é um componente que serve para refrigerar o processador do computador e sua instalação é obrigatória. Coolers podem usar ar (o mais comum) ou líquido refrigerante para remover o calor do processador. Sistemas de refrigeração líquida são também chamados water cooler, embora na realidade, eles não usem água pura, mas sim, misturada a um líquido refrigerante para evitar a corrosão das peças. Outros componentes do computador podem usar sistemas de refrigeração também chamados de cooler como em um chipset ou placa de vídeo por exemplo.

18 Cooler

19 Cooler Atualmente, com exceção dos processadores topo de linha, o cooler vem junto com o processador em uma mesma caixa e você, portanto, não precisará comprar um cooler avulso nem se preocupar com compatibilidade.

20 Water Cooler

21 Cooler O cooler é um componente que serve para refrigerar o processador do computador e sua instalação é obrigatória. Coolers podem usar ar (o mais comum) ou líquido refrigerante para remover o calor do processador. Sistemas de refrigeração líquida são também chamados water cooler, embora na realidade, eles não usem água pura, mas sim, misturada a um líquido refrigerante para evitar a corrosão das peças. Outros componentes do computador podem usar sistemas de refrigeração também chamados de cooler como em um chipset ou placa de vídeo por exemplo.

22 Próxima Aula... Um pouco mais sobre coolers

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa-Mãe A placa-mãe

Leia mais

Montagem e manutenção de computadores

Montagem e manutenção de computadores Montagem e manutenção de computadores Processadores Prof. Patrícia Lucas Processadores 1 O processador é o responsável por executar instruções de máquina. A CPU (Unidade central de processamento): é o

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo 1 Sumário Introdução... 3 1- Processadores... 4 1.2 - FSB...4 1.2 Memória Cache...4 2 Sockets de processadores... 5 2.1 Hyper Threading (HT)...8 3 Processadores atuais... 9 4 - Cooler... 13 2 Introdução

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa de Vídeo (VGA)

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Memória (RAM) Todo computador

Leia mais

Como os Processadores Funcionam

Como os Processadores Funcionam clubedohardware.com.br Por Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware Introdução Apesar de cada microprocessador ter seu próprio desenho interno, todos os microprocessadores compartilham do mesmo

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Curso Técnico de Informática de Sistemas Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação 2017/2020 Professora Ana Reis Prof. Ana Reis - ASRD 1 UFCD o769 Arquitetura

Leia mais

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1 Sumário Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI Sumário... VII Parte I: O Que Comprar...1 Capítulo 1: Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar...

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Arquitetura de computadores

Arquitetura de computadores Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

Microprocessadores II - ELE 1084

Microprocessadores II - ELE 1084 Microprocessadores II - ELE 1084 CAPÍTULO III PROCESSADORES P5 3.1 Gerações de Processadores 3.1 Gerações de Processadores Quinta Geração (P5) Pentium (586) 32 bits; Instruções MMX; Concorrente K5 (AMD).

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 1

Introdução à Informática. Aula 1 Introdução à Informática Aula 1 Site da disciplina sites.google.com/site/ifbagustavo/ Ementa Introdução ao HARDWARE; Conceitos e operacionais; utilização de sistemas Utilização de Processador de texto;

Leia mais

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy Processador 1 Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes Processador ou CPU É o cérebro do computador, responsável principalmente por executar os comandos (processamento) e carregar (manipular)

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

Instalando Componentes Processador

Instalando Componentes Processador Processador Prof. Paulo Cesar F. De Oliveira, BSc, PhD 1 Instalando Componentes Seção 1.1 Processador 17/03/14 P C F de Oliveira 2014 2 Instalando Componentes ² Processador ² Instalado na PM ² Determina

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM Professor: Francisco Ary Alves de Souza Processadores Processadores: Microprocessador: 2 Processadores Processadores: Trabalha em altas

Leia mais

Hardware. Organização Funcional de um. Computador. Arquitetura de Multiprocessadores. UCP Unidade Central de Processamento AMD. Sistema Central CPU

Hardware. Organização Funcional de um. Computador. Arquitetura de Multiprocessadores. UCP Unidade Central de Processamento AMD. Sistema Central CPU Hardware UCP Unidade Central de Processamento AMD Disciplina: Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Organização Funcional de um Computador Unidade

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Hardware e Manutenção de Micros

Hardware e Manutenção de Micros Hardware e Manutenção de Micros Cooler de CPU Memórias Tipos Tecnologias de construção Características Produzido por Márcio Jusilho Cooler de CPU É um conjunto do dissipação térmica do processador. O cooler

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Organização & Manutenção de. Computadores. Aula 05. Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2

Organização & Manutenção de. Computadores. Aula 05. Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2 Organização & Manutenção de Computadores Aula 05 Placa-Mãe (Motherboard) Parte 2 SOCKETS Socket Local para encaixe do processador; Socket x Processador; Socket 2 Tipos: PROCESSADORES Processadores Encapsulamentos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino PROCESSADOR AULA 05 O processador é o cérebro do micro; Processa a maior parte das informações;

Leia mais

ESTUDO DOS DEFEITOS EM PROCESSADORES DE COMPUTADORES

ESTUDO DOS DEFEITOS EM PROCESSADORES DE COMPUTADORES ESTUDO DOS DEFEITOS EM PROCESSADORES DE COMPUTADORES Ao contrário de outros componentes, como por exemplo os discos rígidos os CD-ROMs, onde é muito comum componentes já bem rodados apresentarem defeitos,

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex WST200 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO. 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1

Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO. 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores PROCESSADORES INTRODUÇÃO 18/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 PROCESSADOR O processador é o cérebro do micro; Processa a maior parte das

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR 2009 HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR Breve descrição dos componentes físicos do computador. Sónia Rodrigues 07 09 2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. HARDWARE... 3 2. MOTHERBOARD... 4 3. PROCESSADOR... 5 4. MEMÓRIAS...

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

PROF. MARCEL SANTOS SILVA

PROF. MARCEL SANTOS SILVA PROF. MARCEL SANTOS SILVA No final do século XIX os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. O

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto

HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto HCT1 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Professor: Kleber Manrique Trevisani Aluno: João Jakybalis Neto INTEL 4004 LANÇADO EM 1971 COM CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE 8 bits. Lançado em 1974 Primeiro sucesso

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

Placa mãe seus componentes. Prof. Emiliano S. Monteiro

Placa mãe seus componentes. Prof. Emiliano S. Monteiro Placa mãe seus componentes Prof. Emiliano S. Monteiro Northbridge e southbridge Gigabyte GA-K8N51GMF-9 (rev. 1.0) Socket para um processador AMD Athlon 64 3800+ 2.4ghz 939p Fabricante Família/Geração

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado.

Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado. Processador: Intel Core I3 4170 3.70GHz Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado. Clock: 3.7 GHz Cache L2: 3MB Núcleos

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OVERCLOCKING¹

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OVERCLOCKING¹ NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OVERCLOCKING¹ O QUE É OVERCLOCKING?¹ Leve o ajuste do seu processador "in a box" para um novo nível Overclocking¹ é o processo e as técnicas aplicadas para aumentar as frequências

Leia mais

Refrigeração. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Silva Prates

Refrigeração. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Silva Prates Refrigeração Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Ventilação O fluxo de ar dentro do PC funciona da seguinte forma: o ar frio entra através de ranhuras existente

Leia mais

Processador [10] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Processador [10] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Podemos dizer

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Áudio Toda placa-mãe,

Leia mais

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Arquiteturas de Memória de Dois, Três e Quatro Canais 04/11/2011 às 7h00min por Gabriel Torres em Memória

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Arquiteturas de Memória de Dois, Três e Quatro Canais 04/11/2011 às 7h00min por Gabriel Torres em Memória Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Arquiteturas de Memória de Dois, Três e Quatro Canais 04/11/2011 às 7h00min por Gabriel Torres em Memória Introdução A memória RAM impede que o micro obtenha seu

Leia mais

A FUNÇÃO DO RELOGIO (CLOCK) NO COMPUTADOR

A FUNÇÃO DO RELOGIO (CLOCK) NO COMPUTADOR A FUNÇÃO DO RELOGIO (CLOCK) NO COMPUTADOR Apesar do tamanho diminuto, o processador é um componente muito complexo e de suma importância nos computadores. Ele é o cérebro da máquina e tem função vital

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV5000 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como as diferenças na forma de fabricação dos computadores. Arquitecturas de computadores A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Arquitetura aberta A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada,

Leia mais

O Computador: é qualquer dispositivo eletrônico que pode armazenar, manipular e enviar dados processados de volta ao usuário através dos dispositivos

O Computador: é qualquer dispositivo eletrônico que pode armazenar, manipular e enviar dados processados de volta ao usuário através dos dispositivos Introdução a Microinformática/ Novembro/2008 - Aula 3 Telecelula Comércio de Equipamentos Eletrônicos ltda. www.teleclula.com.br daniel.santana@telecelula.com.br O Computador: é qualquer dispositivo eletrônico

Leia mais

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Montagem Básica Prof. Demétrios Coutinho Ferramentas Necessárias Chave de fenda e chave Philips Pulseira anti-estática Ferramentas Necessárias Eletricidade Estática Manuseio de placas Não tocar

Leia mais

ESTRUTURA COMPUTACIONAL

ESTRUTURA COMPUTACIONAL ESTRUTURA COMPUTACIONAL +55 31 3116-3911 I Sumário Organograma... 3 Especificações de segurança... 4 Micros... 5 Hardwares 1... 5 Placa mãe (MotherBoard)... 5 Processador... 5 Memória Ram... 5 HD... 5

Leia mais

BIOS: BOOT, POST e CMOS

BIOS: BOOT, POST e CMOS BIOS: BOOT, POST e CMOS Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates BIOS BIOS é um acrônimo Basic Input/Output System (sistema básico de entrada/saída) é o nível mais

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

Microprocessadores II - ELE 1084

Microprocessadores II - ELE 1084 Microprocessadores II - ELE 1084 CAPÍTULO III PROCESSADORES P7 a P9 3.1 Gerações de Processadores Sétima Geração (P7) AMD: Athlon; Intel: Pentium 4; Oitava Geração (P8) Tecnologia Hyper-Threading (HT);

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

Todos os Modelos do Core i3 02/02/2015 às 10h30min por Gabriel Torres e Rafael Otto Coelho em Processadores

Todos os Modelos do Core i3 02/02/2015 às 10h30min por Gabriel Torres e Rafael Otto Coelho em Processadores 1 of 19 09/03/2015 23:04 Todos os Modelos do Core i3 02/02/2015 às 10h30min por Gabriel Torres e Rafael Otto Coelho em Processadores Suporte Para Flauta - Hercules Travlite R$ 81 Ver Introdução Core i3

Leia mais

Organização de Sistemas Computacionais Processadores: Organização da CPU

Organização de Sistemas Computacionais Processadores: Organização da CPU Universidade Paulista UNIP Curso: Ciências da Computação Turma: CCP30 Turno: Noturno Disciplina: Arquitetura de Computadores Professor: Ricardo Loiola Alunos: Thiago Gomes dos Santos Matrícula: C63873-0

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Date : 7 de Junho de 2017 Na primeira parte foi abordado e analisado o exterior e interior base de um computador. Identificaram-se alguns conetores

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AUTORES: Prof. Anderson Paulo da Cruz Prof. Carlos José Giudice dos Santos Prof. Fábio José Marques Barbosa Placas-mãe e Códigos

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Introdução A atividade de um computador pode ser definida por um modelo simples: Introdução Na etapa de processamento

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

Características do Gabinete

Características do Gabinete GABINETE O gabinete de nosso exemplo é um Cavalier T03 da Cooler Master. Este gabinete possui 5 drives de 5,25 polegadas, como gravadores de DVD e 5 para dispositivos de 3,5 polegadas, como discos rigidos.

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada.

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. Justificativa: Se faz necessária à compra dos Microcomputadores abaixo especificados

Leia mais

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma

Aula 03. Processadores. Prof. Ricardo Palma Aula 03 Processadores Prof. Ricardo Palma Definição O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Curso Técnico em Informática SUMÁRIO CHIPSET... 3 PONTE NORTE... 3 PONTE SUL... 5 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA... 6 2 CHIPSET Segundo Silva, Data e Paula (2009), uma tradução para

Leia mais

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle SUSEPE Banca: Fundação La Salle SUSEPE Informática SUSEPE Edital 2017 Fundamentos da Computação: Conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos

Leia mais

Barramentos internos/externos

Barramentos internos/externos Barramentos Uma das características principais de um processador são os seus barramentos. Os barramentos são auto-estradas por onde circula a informação, seja no interior do CPU ou do interior para o exterior,

Leia mais

Aula 01 Apresentação Disciplina

Aula 01 Apresentação Disciplina Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio IFC Campus Avançado Sombrio Disciplina: Hardware de Computadores Professor: Me. Jéferson Mendonça de Limas Aula 01 Apresentação Disciplina Quem Sou

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV2000 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV640 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador.

Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador. Memória RAM Embora seja brutalmente mais rápida que o HD e outros periféricos, a memória RAM continua sendo muito mais lenta que o processador. O uso de caches diminui a perda de desempenho, reduzindo

Leia mais

Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador

Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador 11.3.7 Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador Imprima e complete esta actividade. Nesta actividade, utilizará a Internet, um jornal ou um estabelecimento comercial local para reunir

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Função Principal da Memória

Função Principal da Memória Memórias Slide 2 Função Principal da Memória Armazenar dados. Armazenar os programas para serem executados pelo processador. Slide 3 Memória x Processador x HD Placa Mãe: Controlador de Memória Slide 4

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES ELETRICIDADE Todos sabem que nosso hardware são peças eletrônicas que necessitam de um bom funcionamento da rede elétrica para que possam desempenhar de forma adequada sua função.

Leia mais