Como Falar Em Palco e Cativar o Seu Público

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como Falar Em Palco e Cativar o Seu Público"

Transcrição

1 Como Falar Em Palco e Cativar o Seu Público Trazido Até Si Por

2 Como Falar Em Palco e Cativar o Seu Público Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou se para ser o tão exacto e completo quanto possível na criação deste relatório, em todo o caso ele não garante em qualquer altura o conteúdo descrito devido às mudanças rápidas que existem na internet. Apesar de se ter feito todas as tentativas de se verificar toda a informação nesta publicação, o editor não assume qualquer responsabilidade por erros, omissões ou interpretações erradas deste livro. Quaisquer referencias a pessoas específicas, organizações não são intencionais. Nos livros de conselhos práticos, tal como na vida, não existem garantias para um rendimento. Os leitores são avisados de fazer o seu próprio julgamento sobre as suas circunstâncias e agir de acordo com isso. Este livro não tem a intenção de ser usado como conselheiro legal, de negócios ou financeiro. Todos os leitores são aconselhados a procurar serviços de profissionais competentes nos campos legais, de negócios e finanças. Aconselho o a imprimir este livro para ser mais fácil de ler.

3 Índice Capítulo 1: Sendo um Orador Eficaz Você Tem O Que É Preciso? Capítulo 2: Compreendendo Suas Limitações e Ultrapassando as Dicas de Treino Capítulo 3: Os Três Princípios Para Ser Um Orador Cativante Capítulo 4: Praticando Seu Discurso Na Prática Capítulo 5: Lidando com a Multidão Ultrapassando o Medo de Palco Capítulo 6: Como Falar em Palco sem Gaguejar nem Titubear Capítulo 7: Expondo seu Ponto de Vista Capítulo 8: Os Cinco Princípios para um Discurso Deslumbrante Capítulo 9: A Parte Mais Eficaz de um Discurso Deslumbrante O Encerramento Capítulo 10: Melhorando Suas Capacidades de Orador

4 Introdução Os humanos precisam ser oradores em tudo o que fazem, quer eles precisem convencer uma garota para sair com eles num encontro ou para convencer um cliente de um negócio multi milionário. Onde estaríamos se não fosse por nossas capacidades de comunicação? Aqui está um e book que ajuda você a melhorá las.

5 Capítulo 1: Sendo um Orador Eficaz Você Tem o Que É Preciso? Resumo A fala é uma capacidade que depende de vários fatores. Todos podem falar, no sentido de falar com a boca, mas quando nos referimos a falar de forma eficaz, aí é outra história. Eis o que você deve saber.

6 Sendo Um Orador Eficaz Você Tem o Que É Preciso? A fala é a melhor forma de comunicação que conhecemos. E nós somos seres sociais; precisamos comunicar uns com os outros constantemente. Nós jogamos conversa fora o tempo todo; é provavelmente uma das melhores coisas que fazemos naturalmente depois de respirar, mas quando se trata de falar em frente a uma multidão ou numa ocasião especial, como uma reunião com um cliente importante, muitos de nós ficam com um frio no barriga. Esse e book ensina a você a arte de se tornar um orador convincente. Mas o primeiro passo para qualquer ensinamento é a consciência de nós mesmos. Antes de tentar se tornar um orador convincente, você deve se certificar de que sabe o que os oradores convincentes precisam. Então você deve ver se esses pontos estão dentro de você. Se não estiverem, você deve pensar em se melhorar a si mesmo. Eis o que você deve saber. Honestidade A honestidade é muito importante quando você pensa em falar de forma eficaz. Pense nisso se você não está convencido sobre alguma coisa, como você pode convencer os outros? Não é errado falar que você não é um orador eficaz quando você está mentindo. Ao saber que algo não é verdade, você não consegue convencer as outras pessoas disso. Paixão Se você é apaixonado, tudo o que você disser soará verdadeiro e sincero. Quer você esteja falando com uma pessoa nova, convidando ele ou ela para tomar um café ou esteja falando em um púlpito de frente para milhares de pessoas, você deve fazer sentir sua paixão. Conhecimento Isso se aplica exclusivamente a falar em público, mas você pode extrapolar sua eficácia para outras áreas também. Você deve saber sobre o que está falando. Você deve sempre aumentar seu conhecimento. Intercalar seu conhecimento com relatos e bons exemplos tornará o seu discurso mais convincente. Estabelecendo a Ligação Os bons oradores são aqueles que envolvem o seu público. Isso é importante tanto se seu público estiver sentado do outro lado da mesa com você em um bar

7 partilhando algumas cervejas, como se ele estiver escutando você falar em um palco. Você tem que fazê los participar. Fazendo perguntas, estabelecendo contato visual, fazendo gestos, etc. são algumas das formas de fazer isso. Por outro lado, se você ficar com rodeios, nunca será capaz de estabelecer a ligação e seu discurso será um desperdício total. Seja um Bom Ouvinte Oradores eficazes estão constantemente ouvindo o que os outros dizem. Quer essas pessoas estejam falando profissionalmente ou apenas falando para um grupo de amigos, oradores eficientes ficarão atentos ao que eles dizem. Eles irão escolher coisas importantes ditas por eles e tentarão incorporá las em seus próprios discursos quando chegar a ocasião.

8 Capítulo 2: Compreendendo Suas Limitações e Ultrapassando as Dicas de Treino Sumário Pouquíssimas pessoas nascem boas oradoras. A maioria vive e aprende.

9 Compreendendo Suas Limitações e Ultrapassando as Dicas de Treino Algo essencial quando você estiver tentando se tornar um orador de sucesso é entender onde estão suas fraquezas e trabalhar para melhorá las. Neste capítulo, veremos como você pode melhorar suas competências como orador, tanto numa situação formal ou informal. 1. O primeiro passo é entender suas falhas como orador. O que acontece quando você tem que falar? Você fica excessivamente nervoso? Você se esquece do que vai dizer? Praticar com alguma antecedência o que você vai falar ajuda. Levar um pequeno papel com anotações também irá ajudar. Levar anotações é sempre aceitável. E, se você ficar nervoso, tudo o que você tem que pensar é que as pessoas que estão te escutando são tão humanas quanto você. Quando você considera este fator de igualdade humana, falar para elas não parece tão terrível. Na verdade, é você que tem o privilégio nessa situação porque você está falando e essas pessoas se reuniram para te ouvir falar. 2. Se você não consegue falar porque você acha que não consegue usar as palavras certas, você não deve deixar que isso te detenha. Os oradores não precisam ser gênios literários. Você deve aprender a se desvencilhar desses problemas. Você pode selecionar algumas citações que podem ser usadas. Quando suas citações são eficazes, as pessoas já ficam impressionadas. Na Internet não faltam citações. 3. Fale de forma relevante. Isso é mais importante do que a linguagem. As pessoas querem escutar suas ideias, e não te julgar pelo seu conhecimento da linguagem. Portanto, quando estiver preparando alguma coisa para dizer, quer seja um pedido de casamento ou uma proposta de negócio, são as ideias que partem de você que realmente importam. 4. Dê relatos mas não exagere. As pessoas sempre se interessam pelo que você está dizendo se você conseguir relacionar isso com as experiências de outras pessoas. Elas acham seu discurso mais credível. 5. O mais importante é não pensar em si próprio como alguém inferior às pessoas que te estão ouvindo. Se você conhece bem o assunto, não deixe que nada se oponha ao seu discurso.

10

11 Capítulo 3: Os Três Princípios Para Se Tornar Um Orador Cativante Sumário É surpreendente como o fato de se tornar um orador cativante assenta apenas em três princípios importantes.

12 Os Três Princípios Para se Tornar um Orador Cativante Aqui estão as três coisas que caracterizaram oradores notáveis ao longo dos anos. Aprenda a incorporá las no seu discurso também. As Ideias Certas Sempre que você abre sua boca para falar, as pessoas querem escutar as ideias que afloram na sua cabeça. Mesmo que você esteja falando com um amigo sobre a qualidade da comida em um novo restaurante, seu amigo quer ouvir como você acha que é a comida. Sempre que seu chefe abre a boca para dizer algo, você quer escutar o que ele tem a dizer. Entendeu aonde quero chegar? É o que você fala que interessa, e não como você fala. Tenha isso em mente, principalmente quando fala em público. Pense nas questões sobre as quais falará; não é verdadeiramente importante que você não use as palavras certas. Os Gestos Certos Sua linguagem corporal é uma parte importante de você mesmo quando você está falando. Se você tiver uma postura muito rígida, você passará a imagem de muito nervoso e preocupado com o que você vai dizer. Se você tiver uma postura muito descontraída, você passará a imagem de um arrogante. Portanto, você tem que achar um equilíbrio. Fique à vontade, mas não relaxado. Mais importante são os seus gestos. Mexa suas mãos enquanto fala mas não em demasia. Enfatize questões centrais com gestos correspondentes. Isso fará com que até o ouvinte preguiçoso fique atento. Faça sempre contato visual com seus ouvintes. Para além de fazê los sentir que você está falando diretamente com eles, você também tem uma ideia do que eles estão pensando quando você fala. A Concentração Certa Apesar de não parecer verdade enquanto você os ouve falar, todos os oradores eficazes estão extremamente concentrados no que eles estão dizendo. Eles se colocam de corpo e alma no que estão dizendo. Eles estão tão focados no que estão dizendo que eles podem até pensar em novas questões enquanto estão falando. É assim que os grandes discursos são feitos e não recitando o que ficou guardado na decoreba.

13 Isso também inclui o estado de alerta. Oradores eficazes são pessoas bem perspicazes. Eles estão extremamente atentos às reações da plateia. Um bocejo abafado, uma aparência cansada, um olhar de saturação, nada passa desapercebido. Eles levam tudo em consideração e avaliam o que a plateia está achando do que eles dizem. Eles ficam com uma ideia quando o público não gosta de algo que eles disseram. Isso dá a eles a oportunidade de justificar seus pontos de vista com vista a ganhar a plateia. Por outro lado, eles também podem se aperceber quando a plateia está perplexa. Se isso acontecer, eles podem tentar reformular a questão de uma forma mais simples. A conclusão fundamental é que você deve estar atento aos sentimentos de sua plateia. Isso te dá a oportunidade de continuar trabalhando seu discurso enquanto você o está dizendo, de forma a fazê lo soar melhor para o seu público.

14 Capítulo 4: Praticando Seu Discurso Na Prática Sumário Um discurso é algo muito prático. Ele deve ser colocado em prática e deve ser praticado.

15 Praticando Seu Discurso na Prática Tornar se um orador eficaz não é algo que você possa fazer de um dia para o outro. Isso requer muita prática e esforço. Diz se que uma pessoa que quer surpreender a plateia com um discurso eficaz deve praticá lo o dia todo, todos os dias. Isso não está errado, na verdade. Mas isso não significa que você deva ficar repetindo o seu discurso o tempo todo. A prática que você faz também se refere às ideias sobre as quais você continua pensando. Na verdade, se você ficar alerta em relação às coisas que continuam acontecendo à sua volta, isso pode ser uma prática eficaz para o seu discurso. Isso funciona porque ao estar atento, você está sendo observador provavelmente algo que você vê pode ser um relato eficaz a ser usado no próximo discurso que você fizer. Também é uma boa ideia ter pequenas sessões práticas com sua família e amigos. Isso não quer dizer que você tenha que aborrecê los com suas competências oratórias o tempo todo, mas você pode testar seu público subtilmente. Tente dizer algo para eles e veja de que forma você consegue captar a sua atenção. Tente vender para eles uma ideia, provavelmente assistir um filme que eles não têm muito interesse em assistir ou fazer algo semelhante que eles não estejam muito a fim de fazer. Convencer este pequeno grupo de pessoas é uma boa prática em seu aprendizado. Tente coisas mais difíceis ao longo do caminho. Caso haja uma reunião familiar ou alguma comemoração semelhante chegando, peça ao mestre de cerimônias para te deixar fazer o mesmo. Isso te dará uma sensação de como é estar em frente a uma multidão. Aqui você estará à vontade pois conhece mais de metade das pessoas. Ainda assim, uma plateia sempre parece algo a temer para alguém que não teve uma boa dose de experiência em falar em público. Leva algum tempo, mas você se tornará mais confiante aos poucos. Lembre se que a confiança é um dos ingredientes principais para se tornar um orador de peso.

16 Capítulo 5: Lidando Com a Multidão Ultrapassando o Medo de Palco Sumário Se for amigo daquele palco, ninguém poderá amarrar suas palavras.

17 Lidando Com a Multidão Ultrapassando o Medo de Palco Tenho um amigo que frequentemente é convidado para falar em frente a multidões. Ele fala tanto em frente a multidões que ninguém acreditaria que esse cara com tanto à vontade em palco tem na verdade pânico da ideia de estar naquele palco... até hoje. O que faz com que ele suba no palco e faça aqueles discursos bem recebidos é que ele faz questão de beber dois shots seguidos de vodka 15 minutos antes de chegar a vez dele falar! A vodka pode ser uma forma de ultrapassar o medo de palco, mas seguramente eu não recomendaria isso por dois motivos. Primeiro, isso pode te trazer má reputação, caso você não aguente a bebida, e em segundo lugar, você pode não conseguir trazer para seu discurso aquela improvisação que falamos antes. Então qual é a melhor opção depois disso? Leia os tópicos seguintes para que consiga atacar o problema do medo de palco da melhor forma possível. Faça Contato Visual Quando subir naquele palco, a primeira coisa a fazer é averiguar a plateia. Perca um breve momento olhando para o público. Olhe para todos os cantos, se conseguir, antes de começar. Quando você enxerga sua plateia completa, uma boa parte de sua intimidação desaparece. O mesmo se aplica quando você está tentando começar a falar sobre algo importante com alguém. Se você tem dúvidas sobre como começar,a primeira coisa a fazer é olhar para essa pessoa. Isso te deixa mais à vontade e você pode falar melhor. Prepare uma Poderosa Frase de Introdução Pratique e re pratique bem suas frases introdutórias. Se você vai começar com uma citação, experimente dizê la com diferentes tons e modulações e veja qual delas funciona melhor. Então suba no palco e fale da melhor maneira que encontrou. Se você estiver tentando pedir alguém em casamento, o mesmo se aplica. Tenha uma boa frase introdutória preparada e dê o seu melhor. Qualquer orador fica retraído quando tem que falar para um público novo. Mas você deve saber que essa retração dura apenas alguns segundos. Após isso, você entra no espírito do discurso, considerando que você o tenha preparado bem, e

18 você não se atrapalha. Portanto, se sua introdução for bem ensaiada, você verá que o nervosismo passará mais rapidamente. Mantenha Ótimas Expressões em Sua Cara Não importa o que aconteça, nunca deixe transparecer que você está nervoso. Mantenha o sorriso e não franza as sobrancelhas. Fale naturalmente. Quando rever seu discurso, suas expressões simpáticas o farão parecer muito melhor.

19 Capítulo 6: Como Falar em Palco sem Gaguejar Nem Titubear Sumário Se você não está confiante sobre o que está falando, você não soará bem para a plateia. Eis como melhorar de forma considerável.

20 Como Falar em Palco sem Gaguejar Nem Titubear Para ser eficaz em seu discurso, você tem que se certificar que fala de uma vez só. Você não deve parar a meio e fazer pausas estranhas enquanto pensa no que vai dizer a seguir. Isso é uma coisa horrível de se fazer quando você está em palco, para você e para seus ouvintes, e quando você faz uma pausa dessas, você fica muito mais preocupado com todo o discurso. A melhor forma de apresentar um discurso é dizendo de uma vez só, como se fosse um grande monólogo, e não parar a meio. Então, como você faz isso? A primeira coisa importante que você deve ser capaz de fazer para falar sem parar a meio é praticar bem seu discurso. Em primeiro lugar, memorize o discurso. Faça como achar melhor decore o discurso inteiro ou apenas os tópicos, caso prefira explorá los ao longo do discurso. Mas a prática mais importante é a prática da oratória. Fique de pé em seu quarto e faça o discurso. Faça isso em frente a um espelho. Avalie se a si próprio enquanto estiver fazendo isso. Você descobrirá um monte de coisas que pode melhorar. Quando terminar de fazer o discurso pelas primeira vez, faça uma pausa e depois diga o de novo em frente ao espelho. Você verá que as falhas terão diminuído significativamente. Você será capaz de falar melhor também. Fazer isso algumas vezes ajuda realmente. Os psicólogos dizem que as pessoas ficam com medo de palco não porque elas tenham que fazer um discurso ou atuar em palco mas porque elas estão muito conscientes sobre a sua aparência e sobre a forma como se apresentam. Quando você pratica em frente a um espelho, você pode corrigir a maior parte desses problemas. Na verdade, você vai acabar gostando da forma como você se apresenta após as primeiras vezes. É nessa altura que o discurso ficará mais fluido. Depois, peça a alguém para te ouvir. Peça para que te critiquem abertamente. Trabalhe em cima dessas críticas para que você se saia melhor em palco. É ótimo se você conseguir pedir a algumas pessoas que ouçam você fazendo o discurso porque você pode ter muitas respostas diferentes. Tente remover essas falhas. Quando estiver em palco, tenha em mente que essas pessoas também são como você. Muitas delas têm medo de palco também, e se elas fossem chamadas ao palco neste preciso momento suas pernas ficariam que nem gelatina. Você está se saindo muito melhor. Isso aumenta sua confiança; você é capaz de falar muito melhor.

21

22 Capítulo 7: Expondo Seu Ponto de Vista Sumário Todos os discursos são feitos porque eles têm que expor um ponto de vista.

23 Expondo Seu Ponto de Vista Quando você estiver falando para uma única pessoa ou para uma plateia inteira na maior parte das vezes, você está tentando expor uma visão. Você está tentando ver o que você está dizendo. Pelo menos isso é muito evidente quando você está falando em palco. Lá você está tentando fazer com que centenas de pessoas vejam as coisas pelo seu ponto de vista. Portanto, torna se muito importante que você aprenda a mostrar sua opinião. Nós já falamos bastante sobre o fator da confiança e sobre como você pode melhorá lo. É muito importante que você use esses métodos diferentes e melhore sua confiança para que consiga convencer os ouvintes mais eficazmente. Se você tem uma disposição instável, ninguém vai acreditar no que você diz, mesmo que essa seja a voz da razão. Eis algumas coisas que você deve lembrar quando estiver tentando expor seu ponto de vista, especialmente quando estiver em palco. Sinta a Plateia Um bom orador consegue fazer isso. Nos primeiros três segundos, enquanto estão em palco, eles conseguem descobrir se estão falando para uma plateia amigável ou hostil. Você terá que mudar seu discurso de acordo. Não serão necessárias grandes mudanças mas se a plateia for hostil, talvez seja necessário mostrar um ou mais exemplos. É melhor que você se prepare para esse tipo de plateias. Comece de Forma Interessante Seu começo deve literalmente grudar as pessoas em seus assentos. Ela deve agarrar a visão da plateia. Ela deve querer te escutar. Comece com um relato interessante, uma citação ou um exemplo. Se você já falou a mesma coisa em outro lugar e isso produziu uma reação na plateia, então você pode usar uma estratégia semelhante, ou até a mesma coisa se você tiver a certeza de que a plateia é totalmente diferente. Exponha Seu Ponto de Vista no Começo Alguns oradores aborrecem sua plateia até a morte antes de chegarem ao tema principal. Um começo energético é suficiente para dar o tom inicial. Então vá direto ao ponto. Exponha o ponto de vista em primeiro lugar e se tiver mais relatos e exemplos para dar, inclua os mais tarde. Mantenha Sua Postura Corporal

24 Deixe que todos os gestos, expressões, contato visual, etc. estejam em total funcionamento. É isso que prende a audiência.

25 Capítulo 8: Os Cinco Princípios para Um Discurso Deslumbrante Sumário Você já saiu de uma palestra se sentindo entusiasmado pela forma como a pessoa falou? Quase de certeza que esses cinco princípios fizeram parte do discurso.

26 Os Cinco Princípios de um Discurso Deslumbrante Após analisar centenas de oradores, alguns deles de renome internacional, nós descobrimos essas cinco características que estão presentes em todos os seus discursos. Eles estão presentes no seu? A Postura Certa Bons oradores têm uma boa postura em palco. Seus maneirismos são exemplares. Mesmo antes de abrirem suas bocas para falar alguma coisa, eles já causaram uma impressão pela forma como se comportam. Se você analisar algumas personalidades eminentes falando, será muito fácil para você conjugar isso em seus discursos também. O Tom Certo Um ótimo discurso é variado em tons. O orador não falará da mesma forma o tempo todo. O tom irá diminuir e depois surgir enfaticamente quando um tópico for de grande relevância. Eles colocarão a ênfase correta em temas de relevo e questões, que serão encontradas com abundância em seus discursos. O Interesse Certo Mais um aspeto dos discursos de grandes oradores é que eles sabem como manter o interesse vivo. Ao menor sinal de que a plateia está perdendo o interesse, eles mostrarão um tema altamente interessante para re cativar a atenção da plateia. Eles também usarão questões em seus discursos. Essas questões, se usadas de forma eficaz, farão com que os ouvintes ponderem mesmo que por um segundo. É sobre isso que falamos quando nos referimos a discursos interativos. Os Exemplos Certos É muito importante incluir exemplos em seus discursos se você quer torná los atrativos. Existe um objetivo muito importante ligado a isso. Quando você dá exemplos, você está tornando o discurso mais real, uma vez que o que você disse aconteceu com de verdade com alguém que os ouvintes conhecem. Se você não der exemplos, seu discurso se torna unidirecional, já que é apenas o seu ponto de vista. Um bom orador está sempre em busca de ótimos exemplos para incluir em discursos futuros. Tenha um pequeno caderno em que você faça pequenas referências, como exemplos à medida que você os encontra, e usá los quando for necessário.

27 O Encerramento Certo Quando você está escutando um discurso, você é levado por ele, mas a parte do discurso que realmente deixa um impacto duradouro é o encerramento. É isso que as pessoas vão levar do discurso, quase certamente. Todos os grandes discursos se caracterizam por ótimas frases de encerramento.

28 Capítulo 9: A Parte Mais eficaz de Um Discurso Cativante O Encerramento Sumário O encerramento é o que perdura na mente dos ouvintes mesmo depois de o discurso terminar. Se empenhe nisso; em grande parte é isso que torna seu discurso mais impactante.

29 A Parte Mais Eficaz de um Discurso Cativante O Encerramento Se você faz um ótimo discurso mas o termina de uma forma que não impressiona, uma grande parte dele se perde. Quando você fala de forma eficaz, as pessoas se interessam bastante pelo que virá a seguir. As pessoas em geral têm um raciocínio que as faz pensar que o melhor fica sempre guardado para o final. É por esse motivo que elas estão sempre empolgadas para ouvir o encerramento do discurso. Mas se você não se empenhar nisso, seu discurso se tornará numa causa completamente perdida. Aqui estão diferentes formas nas quais você pode dar a seu discurso um clímax eficaz. 1. Coloque uma questão no final. Essa questão deve estar relacionada ao que você acabou de falar. Faça uma questão ligeiramente difícil, uma questão cuja resposta não venha de imediato ao pensamento. No entanto, a questão deve fazer a plateia se recordar do que você acabou de dizer e procurar a resposta. Oradores eficazes são conhecidos por usarem este pequeno artifício que faz com que os seus discursos fiquem na mente dos ouvintes por um longo período mesmo após terminarem. 2. Coloque uma ótima citação no final. Perca tempo em busca dessas citações na Internet ou em outro lugar e fale com desenvoltura. Não aprofunde essas citações; deixe as ficar na mente da plateia. 3. Resuma tudo no fim. Se você não sabe como encerrar seu discurso de forma eficaz, apenas faça um resumo. Isso também ajuda pois te dá uma oportunidade de reforçar o que você acabou de dizer na mente do público. 4. Se você tem algo a revelar, deixe essa revelação para o fim. Essa é uma ótima forma de deixar as pessoas interessadas no que você falou. Depois de você ter feito o anúncio para a revelação, resuma os pontos principais do seu discurso. 5. Faça um apelo sincero. Isso funciona se seu discurso é por uma causa. Ou peça a outra pessoa uma personalidade eminente, se possível que se prontifique e faça o apelo. Passe para ela o microfone e saia do palco. Essas são várias formas de dar um final eficaz ao seu discurso. Com o tempo, foi provado que todos esses métodos funcionam.

30

31 Capítulo 10: Sumário Um orador é sempre um ouvinte, um estudante.

32 Melhorando Suas Capacidades de Orador Um orador é sempre um estudante. Você deve sempre continuar aprendendo. Você nunca pode dizer que se tornou no melhor orador que existe. Falar é algo tão pessoal que existe uma grande variedade nesse domínio. Mesmo enquanto você escuta outras pessoas falando sendo parte de uma plateia ou analisando essas pessoas na televisão você vê que existem tantas coisas impressionantes que você pode incluir em seus discursos. Não existe de forma alguma nenhum mal em tentar. Você pode tentar trabalhar essas questões por conta própria e melhorar. Um orador é também uma pessoa muito informada. Mantenha se a par do que está acontecendo. Você terá que fazer referência a tudo, o tempo todo em seus discursos. Você pode fazer os discursos mais relevantes a qualquer momento se você estiver a par do que está acontecendo. Fale também com as pessoas. Peça as suas opiniões sobre tudo. Use isso em seus discursos. Isto é a resposta geral, a opinião geral. É sempre bom fazer uma piada em cima daquilo que as pessoas já fazem piada. Isso ajuda. O discurso se torna mais colorido. Mantenha se informado sobre grandes citações, pelo menos aquelas que são eficazes em seu tema de discussão. Mas lembre se que todas as grandes citações já foram divulgadas, outros oradores já as podem ter usado. Portanto, tente manter suas citações tão únicas quanto possível. O mais importante, esteja ciente da natureza humana o tempo todo. As pessoas que estão escutando você são entidades humanas. Elas irão reagir como as pessoas normalmente reagem. Se você ê aprender a ler as pessoas e suas expressões, se sairá melhor em criar um impacto com os discursos que você faz.

33 Conclusão Falar é uma atividade prazerosa quando você pega o jeito. Vá em frente, conquiste o microfone e seu público. Agora você tem o que precisa. Tenha um dia fantástico! Equipa Virtual Marketing Pro

34 Desejos de Boa Sorte Para Sí! Finalmente! A Solução Chave Na Mão Para Ganhar Dinheiro A Vender Produtos De Outras Pessoas SEM Chatices! :

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Acate as Objeções do Cliente

Acate as Objeções do Cliente Acate as Objeções do Cliente Esquema de Palestra I. Como Acatar Objeções A. Aprenda a aceitar objeções como um desafio que, quando enfrentado corretamente, beneficiará você e seu cliente potencial. B.

Leia mais

10 MAUS HÁBITOS DE ORADORES. Ficha #03. 10 maus hábitos a evitar. 10 conselhos práticos para se tornar num orador de sucesso

10 MAUS HÁBITOS DE ORADORES. Ficha #03. 10 maus hábitos a evitar. 10 conselhos práticos para se tornar num orador de sucesso Ficha #03 10 MAUS HÁBITOS DE ORADORES 10 maus hábitos a evitar. 10 conselhos práticos para se tornar num orador de sucesso R. Castilho n. 63-6 1250-068 Lisboa Portugal tel. +351 21 387 0563 fax +351 21

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

PROF. JÚLIO CÉSAR. "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão

PROF. JÚLIO CÉSAR. A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. Platão PROF. JÚLIO CÉSAR "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

O GERENTE MINUTO. Como Tomar Decisões Rápidas. (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record)

O GERENTE MINUTO. Como Tomar Decisões Rápidas. (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record) O GERENTE MINUTO Como Tomar Decisões Rápidas (Resumo do Livro dos autores: Kenneth Blancharo & Spencer Jonhson Editora Record) Este livro relata a história de um jovem que andava a procura de um Gerente

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Meditações para os 30 dias de Elul

Meditações para os 30 dias de Elul 1 Meditações para os 30 dias de Elul O Zohar explica que quanto mais preparamos a alma durante o mês que precede Rosh Hashaná, melhor será o nosso ano. De acordo com a Kabbalah, o Recipiente para receber

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Como Falar bem em Público

Como Falar bem em Público Como Falar bem em Público Com Rosélia Andrade - Especialista em Direito Público Oratória É o termo que designa a arte de falar em público. É um conjunto de técnicas que auxiliam na habilidade de quem fala

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE SUMÁRIO Telefone Tickets de suporte e email Chat 4 6 8 Rede social 10 HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 HABILIDADES NECESSÁRIAS

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Metamorfose Transformação de vidas Lição 1 Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Conceito Chave Versículo Bíblico Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

As Armadilhas Mortais Do Marketing De Rede

As Armadilhas Mortais Do Marketing De Rede As Armadilhas Mortais Do Marketing De Rede Trazido até si por Anderson Silvestre www.andersonsilvestre.com As Armadilhas Mortais Do Marketing de Rede "Descubra as armadilhas no Marketing de Rede que você

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

A Revolução No Seu Negócio

A Revolução No Seu Negócio A Revolução No Seu Negócio Copyright 2009 ATTRACTION MARKETING TRENDS 1 Saiba Como e Quais Os Benefícios... Lista Infinita de Contactos Marketing de Atracção Contactos Pré-Qualificados O Sistema Posiciona-o

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens O que são Modelos Mentais? Segundo Peter Senge, modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações,

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve

Leia mais

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19 FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da

Leia mais

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar..

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar.. Introdução O que você faria se descobrisse um método, altamente lucrativo que te permite trabalhar exclusivamente pela internet? Um método que você pode trabalhar aonde quiser e quando quiser, usando apenas

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA

Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA Capítulo 13: PREPARANDO-SE PARA UMA ENTREVISTA 13.1 Desenvolvimento de uma Estratégia que vai Impressionar o Entrevistador A maioria dos candidatos é passiva e, praticamente, não impressiona o entrevistador.

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

GuitarraGospel.com.br

GuitarraGospel.com.br GuitarraGospel.com.br #10 FORME UMA BANDA Você precisa EXPERIMENTAR isso! Só assim você vai poder INTERAGIR com outros músicos e instrumentos! Ah, mas eu não conheço ninguém!. Uma pessoa só já é SUFICIENTE

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais

A ARTE E A IMPORTÂNCIA DE RECEBERMOS FEEDBACK

A ARTE E A IMPORTÂNCIA DE RECEBERMOS FEEDBACK A ARTE E A IMPORTÂNCIA DE RECEBERMOS FEEDBACK Sandra Regina da Luz Inácio O que é feedback? Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desenvolvimento no sentido

Leia mais

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É INFLUÊNCIA Habilidade de inspirar as pessoas a agir, conquistá-las por inteiro A diferença entre poder e autoridade: Fazer a sua vontade mesmo que não desejem. Fazer a sua vontade, por causa

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA A razão para publicar este artigo começou por ser a necessidade de desmitificar alguns dos receios manifestados principalmente pelas jogadoras em ficarem grandes quando

Leia mais