Por que usar o Gás LP? Grupo SHV Líder Mundial em Gás LP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por que usar o Gás LP? Grupo SHV Líder Mundial em Gás LP"

Transcrição

1 Por que usar o Gás LP? Grupo SHV Líder Mundial em Gás LP

2 Como o Gás LP ajuda a superar os desafi os energéticos do Brasil.

3 Trate bem o planeta. Nós não o herdamos de nossos pais, mas o tomamos emprestado de nossos fi lhos - Antigo provérbio queniano

4 4 Sumário Por que o Gás LP no Brasil? Energia efi ciente O Gás LP e suas vantagens para o mercado brasileiro Energia mais limpa Como o Gás LP reduz as emissões de CO 2 e a poluição do ar Energia inovadora O Gás LP e seu potencial de mercado Energia segura Produção crescente, reservas abundantes Energia rural A solução efi ciente para os cidadãos do campo Energia móvel A qualquer hora. Em qualquer lugar Energia brasileira O fornecimento atende a demanda Por que o Gás LP? Os fatos A liderança no mercado de Gás LP Nosso compromisso com a sustentabilidade Energia Excepcional para o Brasil Saiba mais sobre o Gás LP e sobre a Supergasbras

5 5 Por que o Gás LP no Brasil? A Supergasbras, que pertence ao grupo holandês SHV Gas, líder mundial em distribuição de Gás LP, está engajada nesse movimento, que tem como meta promover o combustível como a melhor solução de energia para os consumidores. O Gás LP é distribuído em todos os 5,5 mil municípios brasileiros, abastece mais de 53 milhões de lares e tem uma presença maior do que a energia elétrica, a água encanada e a rede de esgoto. Além disso, é uma fonte de energia limpa, devido ao baixo teor de carbono, e versátil, com uma grande fl exibilidade de usos. Mesmo com todas essas características, o combustível responde por apenas 3,5% da matriz energética brasileira. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) vem coordenando esforços para o amadurecimento do setor de Gás LP no Brasil, buscando um melhor posicionamento do produto na sociedade. A missão da entidade para o ano de 2020 é elevar a participação do combustível na matriz energética para 4,5%, com sua diferenciação e diversifi cação. Além da cozinha, o Gás LP é um poderoso recurso energético para a agricultura, avicultura, comércio e indústria e transportes, entre outros. Neste material, mostraremos a importância do setor de Gás LP para a economia brasileira e explicaremos como o produto pode contribuir para o aumento da efi ciência energética do país e também para a melhoria da qualidade de vida da população. A Supergasbras, que pertence ao grupo holandês SHV Gas, líder mundial em distribuição de Gás LP, está engajada nesse movimento, que tem como meta promover o combustível como a melhor solução de energia para os consumidores.

6 6

7 Energia Efi ciente 7 O Gás LP e suas vantagens para o mercado brasileiro O Gás LP é um produto natural, obtido a partir do processo de extração do Gás Natural, e se destaca no mercado como uma solução energética não poluente. Reconhecido mundialmente por não afetar a camada de ozônio, o combustível contribui para o desenvolvimento de um modelo sustentável de energia e para o equilíbrio do ecossistema. Além disso, apresenta outras características que o tornam um produto extremamente efi ciente e vantajoso para a economia brasileira. Versatilidade - O Gás LP é um combustível versátil e pode ser encontrado em recipientes de variados tamanhos, atendendo, assim, diferentes públicos. É o recurso energético mais utilizado na cocção de alimentos, marcando presença em mais de 53 milhões de lares brasileiros. Ainda nas residências, pode ser aplicado no aquecimento de ambientes e da água do banho. O produto também tem grande entrada em segmentos industriais, como cerâmica, ferro, aço e mineração. Diversos bares, restaurantes, padarias e hotéis já conhecem os benefícios do uso do combustível, assim como hospitais, escolas, creches e outras instituições públicas. Acessibilidade - Diferente de outros produtos, o Gás LP pode ser armazenado e transportado facilmente, sem necessidade de gasodutos. O setor conta com uma efi ciente rede de logística, formada por mais de 35 mil revendedores, o que possibilita que o combustível seja distribuído em 100% do território nacional. Garantia de abastecimento - Como é armazenado em recipientes próprios (botijões, cilindros ou tanques), o Gás LP tem seu fornecimento garantido, sem interrupções. Além disso, o Brasil deverá atingir a autossufi ciência de sua produção até Competitividade - O Gás LP é altamente competitivo em relação a outros combustíveis disponíveis no mercado. Quando comparado ao Gás Natural, por exemplo, o produto apresenta inúmeras vantagens, entre elas o custo reduzido. Ao optar pelo Gás Natural no segmento doméstico, o consumidor tem que pagar uma taxa mínima obrigatória por mês, mesmo que não esteja utilizando o produto. Já o Gás LP pode ser estocado, sem gerar gastos extras quando não for usado. Outro benefício é o fato de o produto possuir maior poder calorífi co que o Gás Natural, ou seja, cozinha e/ ou ferve líquidos mais rápido, o que signifi ca mais economia.

8 Rafael Santos 8

9 Energia Mais Limpa 9 Como o Gás LP reduz as emissões de CO 2 e a poluição do ar O Gás LP, como substituto da lenha e do carvão, evita a queima de 3,5 bilhões de árvores por ano no Brasil. A lenha ainda representa 35% da matriz energética domiciliar no Brasil e sua queima provoca irreparáveis danos ao meio ambiente e inúmeros problemas de saúde causados pela inalação de gases tóxicos. Asma, alergia, infecções respiratórias e câncer são alguns deles. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças associadas à fumaça produzida pelo uso da lenha, resíduos agrícolas e carvão são responsáveis pela morte de cerca de 1,6 milhão de pessoas por ano. O Gás LP, como substituto da lenha e do carvão, evita a queima de 3,5 bilhões de árvores por ano no Brasil. É um combustível não tóxico, que não oferece riscos de contaminação aos cursos hídricos e ao solo. Não produz cheiro após a queima, resíduos de metais pesados, fuligem ou fumaça. Por tudo isso, é conhecido como uma energia limpa e sustentável. Por ter pouca produção de monóxido de carbono, não causa prejuízos à saúde do homem e é aprovado pelos órgãos estatais de higiene e segurança.

10 10

11 Energia Inovadora 11 O Gás LP e seu potencial de mercado O Gás LP tem apresentado uma evolução progressiva em sua aplicação em todo o mundo e já ocupa um papel importante em muitos países. O produto oferece atributos para competir em iguais condições com outros energéticos em setores como indústria, comércio, residências e agricultura. No transporte, por exemplo, já é utilizado em frotas de ônibus, táxis, caminhões, tratores e motocicletas na Itália, Estados Unidos, Austrália, França, Turquia e Polônia. Essa versatilidade demonstra que o combustível é uma solução inovadora e vai além da cozinha. No Brasil, entretanto, o Gás LP ainda tem uma participação pequena na matriz energética diante de seu potencial de mercado. As restrições aos usos do combustível no país foram estabelecidas em 1991 quando a dependência externa do produto chegava a 80% e seu preço era subsidiado pelo Governo para torná-lo acessível à população e estão vigentes até hoje. Com isso, o Gás LP não pode ser aplicado em saunas, piscinas, caldeiras e motores de qualquer espécie. No cenário atual, em que o Brasil é praticamente autossuficiente na produção do combustível, a revisão dessa legislação é fundamental para o desenvolvimento do setor e a criação de novas oportunidades de negócios. O Gás LP tem apresentado uma evolução progressiva em sua aplicação em todo o mundo e já ocupa um papel importante em muitos países.

12 12 Energia Segura Produção crescente, reservas abundantes O setor de Gás LP movimenta cerca de R$ 19 bilhões por ano, comercializa mais de 6,6 milhões de toneladas anualmente e gera 350 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Atualmente, o país é o quinto maior mercado do energético no mundo. Esses números representam a grandeza do segmento, que encontra um futuro promissor na matriz energética nacional, impulsionado pelo crescimento da produção do combustível em terras brasileiras. Em 2006, o nível de dependência externa caiu consideravelmente com a ampliação da capacidade das refi narias e, com isso, o Gás LP já é uma energia praticamente brasileira. A expectativa é que o país seja totalmente autossufi ciente até 2015.

13 Energia Rural 13 A solução efi ciente para os cidadãos do campo A agricultura e a avicultura são duas atividades econômicas em que o Gás LP apresenta inúmeras vantagens competitivas. Economia, segurança, facilidade de armazenamento e de transporte são algumas delas. Na agricultura, por exemplo, o Gás LP é uma ótima solução energética para a torrefação de grãos e a secagem de ervas. Ao contrário da lenha, o método a Gás LP gera um produto fi nal de melhor qualidade, já que é possível trabalhar com uma temperatura constante e evitar a contaminação do fruto com resíduos, além de minimizar a poluição do meio ambiente. Já na avicultura, o uso do combustível para aquecer o espaço de criação de aves também aumenta a efi ciência da produção e reduz o impacto ambiental. Estudos comprovam que a aplicação do produto no segmento em substituição à eletrotermia pode gerar uma economia de até 50%. Já em comparação à lenha, a utilização do Gás LP contribui ainda para a diminuição da mortalidade dos animais. Ao contrário da lenha, o método a Gás LP gera um produto fi nal de melhor qualidade, já que é possível trabalhar com uma temperatura constante e evitar a contaminação do fruto com resíduos, além de minimizar a poluição do meio ambiente.

14 14 Energia Móvel A qualquer hora. Em qualquer lugar O Gás LP é um produto democrático e chega tanto às metrópoles quanto às regiões mais isoladas do país, seja pelo botijão ou pelo caminhão de abastecimento granel. O energético oferece uma grande gama de aplicações que vão além do uso doméstico, como no comércio, nas indústrias e no segmento de agronegócios. Como não há a necessidade de investir em uma estrutura de encanamento para sua utilização, diferente do Gás Natural, o combustível torna-se uma opção mais prática e econômica para os usuários. Além disso, o Gás LP tem a vantagem de contar com uma efi ciente rede de logística, amparada por mais de 35 mil revendedores em todo o Brasil, e pode ser encontrado em recipientes de variados tamanhos, que vão desde vasilhames até tanques subterrâneos, atendendo assim diferentes públicos. O Gás LP tem a vantagem de contar com uma eficiente rede de logística, amparada por mais de 35 mil revendedores em todo o Brasil.

15 Energia Brasileira 15 O fornecimento atende a demanda Com a perspectiva de o Brasil atingir a autossufi ciência da produção do Gás LP em apenas cinco anos, as vendas do energético vêm evoluindo a cada ano no país. De acordo com a ANP, foi registrado um aumento de 12% na comercialização do produto no segmento granel destinado a clientes com maior demanda pelo combustível, como indústrias, restaurantes e condomínios residenciais na comparação entre o primeiro semestre de 2009 e de Na modalidade envasado (botijão P13), o crescimento foi de 1,3%. Atualmente, apenas 8% do Gás LP consumido no Brasil são importados e, em 2019, 14% da produção do combustível no país será excedente. Esses resultados apontam um panorama otimista para o mercado brasileiro, mostrando que o energético tem todos os atributos para conquistar um papel de maior destaque na matriz energética brasileira.

16 16 Por que o Gás LP? Os Fatos Mais de 50% da produção mundial de Gás LP vêm de gases naturais extraídos diretamente da Terra, e o restante origina-se do refi namento de petróleo. (Fonte:WLPGA Statistical Review of Global LP Gas 2008) O Gás LP é um combustível de baixo teor de carbono. O Gás LP é um subproduto: ou o utilizamos ou o perdemos. O Gás LP produz pouca matéria particulada. O Gás LP não prejudica o meio ambiente. Em ambientes internos, o Gás LP produz menos matéria particulada e NOX do que a lenha e o carvão. O Gás LP não produz nenhum dejeto prejudicial ou potencialmente perigoso. O Gás LP pode melhorar a qualidade do ar local. O Gás LP não impacta no solo, na água nem em lençóis freáticos.

17 17

18 18 A Liderança no Mercado de Gás LP A Supergasbras faz parte do grupo holandês SHV Gas, líder mundial em distribuição de Gás LP. É uma das principais marcas do grupo em vendas líquidas, representando 25% do volume total da SHV Gas. A distribuidora responde por aproximadamente 23% do mercado brasileiro e comercializa 1,5 milhão de toneladas do combustível por ano. Atende cerca de 11,5 mil postos de revenda, 10 milhões de famílias brasileiras e mais de 30 mil clientes industriais e comerciais em todo o país. Como parte da SHV Holdings, a Supergasbras pertence a uma organização familiar que fornece energia para empresas e consumidores há mais de 100 anos. A distribuidora atua no Brasil com a chancela e a experiência do grupo líder mundial em distribuição de Gás LP. Promover a melhor solução energética, consolidar um modelo de vendas efi ciente e oferecer um atendimento de qualidade ao cliente são algumas de suas diretrizes Áustria 08 França 15 Paquistão 22 Suécia 02 Bélgica 09 Alemanha 16 Polônia 23 Bósnia-Herzegovina 03 Brasil 10 Grã-Bretanha 17 Eslováquia 24 Filipinas 04 China 11 Hungria 18 Eslovênia 25 Noruega 05 Croácia 12 Índia 19 Espanha 26 República de Malta 06 República Tcheca 13 Irlanda 20 Holanda 27 Romênia 07 Dinamarca 14 Itália 21 Turquia

19

20 20 Nosso Compromisso com a Sustentabilidade Gás LP O Gás Liquefeito de Petróleo Gás LP é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos em processo convencional nas refi narias, quando produzido a partir do petróleo cru. Também pode ser produzido a partir do Gás Natural. É um combustível limpo, não tóxico e que não contamina os mananciais de água e nem o solo. Além disso, sua utilização oferece vantagens estruturais, como efi ciência, disponibilidade, facilidade de armazenamento, segurança e baixo custo. Diante desse cenário, podemos observar que a evolução do combustível na matriz energética trará inúmeros benefícios para a sociedade brasileira. Segurança A Supergasbras tem preocupação constante com o padrão dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Precisão e segurança estão entre suas principais prioridades. Em cada enchimento, seus vasilhames são submetidos a um rígido controle de qualidade. Depois de aprovados, eles recebem um lacre inviolável, que funciona como uma garantia de que o produto é seguro e está dentro das normas de utilização. A distribuidora também investe na requalifi cação e na reposição de seus botijões. A Supergasbras tem o orgulho de mostrar o caminho do desenvolvimento de mercados novos e existentes para o Gás LP em todo o mundo, por meio de inovação, educação e estratégias de promoção. A gestão de nosso negócio A Supergasbras tem como objetivo consolidar-se como a principal distribuidora de Gás LP no país, fornecendo ao mercado a melhor solução integrada de produto, processo e logística. Para isso, vem implementando a cultura de alta performance em sua organização, a fi m de destacar a visão de futuro da empresa e promover oportunidades de crescimento aos colaboradores. Trabalho em equipe, foco em resultado e comprometimento ético são algumas características que irão contribuir para que a Supergasbras alcance seus objetivos estratégicos, entre eles crescer no varejo, otimizar o uso de ativos e atingir cobertura nacional com um portfólio balanceado de produtos. Meio ambiente As empresas do grupo SHV Gas têm o compromisso de incluir fatores ambientais no planejamento de suas atividades comerciais. Inserida nesse contexto, a Supergasbras se mantém atenta às questões ambientais e prioriza iniciativas ecologicamente corretas em seu dia a dia. Desde 2009, seus caminhões receberam assoalhos ecológicos, feitos de material reciclado, e sua frota passou a contar com chips, que monitoram a vida útil dos pneus. Desta forma, a distribuidora colabora para a preservação do meio ambiente. A Supergasbras realiza ainda o reaproveitamento das tintas utilizadas na pintura dos botijões, o que evita a eliminação de produtos químicos na natureza. Suas sobras são usadas

21 21 na produção de tintas menos nobres e também podem ser vendidas para outras empresas, que as empregam em processos de fabricação. Além disso, as válvulas que não são aproveitadas na requalifi cação dos vasilhames são derretidas para produzir novas peças. Nem mesmo a oleína, que é um resíduo resultante da limpeza dos botijões, é descartada pela distribuidora, podendo ser vendida como matéria-prima para outras companhias. Pessoas A SHV Gas dissemina entre as empresas do grupo suas diretrizes, respeitando as peculiaridades de cada país. Sua política consiste em empregar, desenvolver e premiar com méritos seus colaboradores. A Supergasbras tem uma estrutura descentralizada, com foco em resultados, e mantém-se fi el aos valores de seus acionistas. Focar em pessoas, ter uma comunicação aberta e manter as coisas simples são valores que contribuem para o sucesso de sua operação. Comunidade Investir em pessoas faz parte dos valores da Supergasbras, que tem um compromisso fi rme na atuação para uma sociedade mais justa. A distribuidora se orgulha por poder contribuir para o desenvolvimento sustentável da população brasileira. Projetos de inclusão social, apoio à cultura, incentivo ao esporte, programas educacionais e proteção ao meio ambiente são realizações de suas unidades de negócios no país. Clientes Oferecer um atendimento efi ciente e de qualidade aos clientes é o centro da estratégia comercial de todas as empresas do grupo SHV Gas. Para isso, a Supergasbras conta com 19 unidades de negócios em todo o país, além de uma rede de revendedores formada por mais de 11 mil parceiros. As Centrais de Relacionamento com o Cliente são os principais canais de comunicação com o consumidor fi nal e, por isso, a distribuidora investe frequentemente em tecnologia e na capacitação de seus colaboradores, a fi m de aperfeiçoar o atendimento à população.

22 22 Energia Excepcional para o Brasil A Associação Europeia de Gás LP e suas companhias afi liadas, entre elas a SHV Gas, estão à frente da campanha Gás LP Energia Excepcional, que busca consolidar o energético como um recurso limpo, moderno e versátil em todo o mundo. No Brasil, a Supergasbras integra o movimento e contribui para o reposicionamento do combustível, que antes era visto como antiquado, escasso e destinado apenas para a cozinha. Para isso, as empresas vêm adotando o logotipo da campanha para identifi car as aplicações e os serviços do produto. Esta marca será uma referência internacional para o mercado de Gás LP, que é um dos setores energéticos mais importantes e excepcionais do mundo. No Brasil, a Supergasbras integra o movimento e contribui para o reposicionamento do Gás LP.

23 Saiba mais sobre o Gás LP e sobre a Supergasbras O objetivo deste material é destacar o papel que o Gás LP pode exercer na matriz energética brasileira e suas aplicações nos diversos setores da economia nacional. A SHV Gas, líder mundial na distribuição do produto, organizou um site onde é possível obter outros detalhes sobre o energético. O site da Supergasbras também traz informações sobre o combustível e apresenta suas principais características e vantagens. Todas essas iniciativas contribuem para a divulgação do Gás LP como um produto ecológico e competitivo e promovem o amadurecimento do segmento no Brasil. lpg

24 Grupo SHV Líder Mundial em Gás LP

Soluções Energéticas para o seu negócio

Soluções Energéticas para o seu negócio Soluções Energéticas para o seu negócio Gas Natural Serviços Qualidade e eficiência em soluções energéticas O grupo Gas Natural Fenosa O grupo Gas Natural Fenosa é líder no mercado de gás e eletricidade

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos Só Elétrica Indústria e Comércio de Equipamentos Elétricos Rua Duque de Caxias, 796 Centro Joaçaba CEP: 89600-000 Fone: (49) 3522-2681 Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

Soluções Energéticas

Soluções Energéticas Soluções Energéticas A EMPRESA DE ENERGIA QUE O BRASIL CONFIA Utilizar a energia de forma eficiente é um desafio mundial. E onde tem desafio, tem Petrobras, realizando grandes investimentos em tecnologia

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Repensando a matriz brasileira de combustíveis

Repensando a matriz brasileira de combustíveis 1 Repensando a matriz brasileira de combustíveis Marcos Sawaya Jank Conselheiro do CDES A matriz energética brasileira se destaca pela grande incidência de fontes renováveis... Ao longo desta década, a

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

Luz verde para a sustentabilidade

Luz verde para a sustentabilidade Luz verde para a sustentabilidade QUEM SOMOS Somos uma empresa de soluções de eficiência energética, com base tecnológica, orientada para o cliente. Desenvolvemos as melhores soluções de eficiência energética,

Leia mais

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz:

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz: Sumário dos resultados-chave do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Grupo de Trabalho III de Mitigação de Mudanças Climáticas Bangkok, Maio de 2007 Não é

Leia mais

Em 2050 a população mundial provavelmente

Em 2050 a população mundial provavelmente Declaração mundial Armazenamento de Água para o Desenvolvimento Sustentável Em 2050 a população mundial provavelmente ultrapassará nove bilhões de habitantes O aumento da população mundial, tanto rural

Leia mais

Sensor de Detecção de Lacres e Etiquetas

Sensor de Detecção de Lacres e Etiquetas Sensor de Detecção de Lacres e Etiquetas Desenvolvimento de um equipamento capaz de detectar presença de lacre e etiqueta no recipiente. Categoria: Produção Luciano Augusto dos Santos - Ultragaz Phelippe

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DAVID SOUZA DE MELO COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 FONTES E FORMAS

Leia mais

Contribuição do Projeto BK Energia Itacoatiara para o Desenvolvimento Sustentável. a) Contribuição para a sustentabilidade ambiental local

Contribuição do Projeto BK Energia Itacoatiara para o Desenvolvimento Sustentável. a) Contribuição para a sustentabilidade ambiental local Contribuição do Projeto BK Energia Itacoatiara para o Desenvolvimento Sustentável a) Contribuição para a sustentabilidade ambiental local O projeto BK Energia Itacoatiara contribui para a sustentabilidade

Leia mais

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Mudanças Climáticas e Economia Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Junho de 2009 Aquecimento global como falha de mercado O clima tem forte relação com a atividade econômica: Interação mais conhecida

Leia mais

ESTUDO DE INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICAS ISOLADAS E CONECTADAS À REDE ELÉTRICA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

ESTUDO DE INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICAS ISOLADAS E CONECTADAS À REDE ELÉTRICA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. ESTUDO DE INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICAS ISOLADAS E CONECTADAS À REDE ELÉTRICA Bolsista Apresentador: Diego Leonardo Bertol Moraes. Coordenador: Airton Cabral de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

Energias Renováveis (ER) Sustentabilidade Económica e Ambiental

Energias Renováveis (ER) Sustentabilidade Económica e Ambiental Seminário de Boa Governação das Energias Renováveis Energias Renováveis (ER) Sustentabilidade Económica e Ambiental Madival Alva das Neves Meteorologista (Direção Geral do Ambiente) São Tomé, 30 de junho,

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

China: novos rumos, mais oportunidades

China: novos rumos, mais oportunidades China: novos rumos, mais oportunidades Brasil pode investir em diversas áreas, como tecnologia, exploração espacial e infraestrutura 10 KPMG Business Magazine A China continua a ter na Europa o principal

Leia mais

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR ÍNDICE 01. Sol 02. Energia Solar 03. Térmica 04. Como funciona? 05. Fotovoltaica 06. Como Funciona? 07. Por que investir em Energia

Leia mais

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015 em resumo 2015 Líder mundial em seus mercados, a Vallourec fornece soluções tubulares que são referência para os setores de energia e para outras aplicações exigentes e desafiadoras. Seus tubos, conexões

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis

Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis 4 e 5 de junho de 2007 World Trade Center São Paulo, Brasil SÃO PAULO ETHANOL SUMMIT Novas Fronteiras do Etanol: Desafios da Energia no Século 21 Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis Arnaldo Walter

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Projeto Simbiose Industrial e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para APLs

Projeto Simbiose Industrial e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para APLs Projeto Simbiose Industrial e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para APLs Mas antes... A Atividade Humana e o Meio Ambiente: o que podemos fazer para melhorar esta relação? Conceitos Ecologia

Leia mais

É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas.

É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas. TRANSPARÊNCIA É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas. TRANSPARÊNCIA 13 03 Visão Setorial Na cadeia produtiva da construção civil, cimento e concreto estão entre

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes Pibid Física UFTM - 2013 1 ENERGIA LIMPA VS. ENERGIA SUJA VS. ENERGIA NÃO RENOVÁVEL 2 Energias Limpas HIDROELÉTRICAS

Leia mais

Energia em busca de alternativas renováveis 1

Energia em busca de alternativas renováveis 1 Energia em busca de alternativas renováveis 1 Nivalde José de Castro Roberto Brandão Guilherme de A. Dantas Pergunta: É possível haver equilíbrio em um quadro de alta do petróleo, custos pouco atrativos

Leia mais

Empresa. Produtos. Bicicletas Elétricas

Empresa. Produtos. Bicicletas Elétricas Empresa Eletro Transport é uma empresa no ramo de veículos elétricos e equipamentos geradores de energia renovável. Conta com toda a infra-estrutura de pesquisa e estatísticas da D7 Group em Londres que

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

ASSOALHOS PARA CARROCERIAS ECOLOGICAMENTE CORRETO

ASSOALHOS PARA CARROCERIAS ECOLOGICAMENTE CORRETO ASSOALHOS PARA CARROCERIAS ECOLOGICAMENTE CORRETO Cassius Flavius Barbosa Fantoni Antonio Luciano De Marco Leite Betim 2010 1 RESUMO Este trabalho tem por objetivo, apresentar uma alternativa de uso de

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

WOOD BRIQUETE BIOBRIQUETE BAGAÇO CANA BIOBRIQUETE CASCA CAFÉ

WOOD BRIQUETE BIOBRIQUETE BAGAÇO CANA BIOBRIQUETE CASCA CAFÉ WOOD BRIQUETE BIOBRIQUETE BAGAÇO CANA BIOBRIQUETE CASCA CAFÉ A solução para a questão vai incluir uma mudança substancial em relação ao modelo de produção, consumo e desenvolvimento. Para isso, será necessário

Leia mais

Alguns conceitos e definições

Alguns conceitos e definições Alguns conceitos e definições Introdução A preocupação das organizações com temas associados à ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento econômico e sustentável vem aumentando a cada dia. Empresas

Leia mais

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos Planejamento de Projeto Gestão de Projetos O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

Lavagem de recipientes com água aquecida.

Lavagem de recipientes com água aquecida. Lavagem de recipientes com água aquecida. Um sistema de baixo custo para lavagem de recipientes com água aquecida. Categoria: Infraestrutura Flávio Pastorello Ultragaz Mauro Matsuda Ultragaz Wellington

Leia mais

WORKSHOP FOMENTO A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO E CRESCIMENTO VERDE NA INDÚSTRIA NACIONAL

WORKSHOP FOMENTO A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO E CRESCIMENTO VERDE NA INDÚSTRIA NACIONAL WORKSHOP FOMENTO A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO E CRESCIMENTO VERDE NA INDÚSTRIA NACIONAL Experiência Internacional em Mudança do Clima no Setor Industrial Vicente Manzione Filho Gestão Origami Soluções para

Leia mais

Seminário sobre Energia Elétrica Luanda, 8 e 9 de Setembro de 2011

Seminário sobre Energia Elétrica Luanda, 8 e 9 de Setembro de 2011 Seminário sobre Energia Elétrica Luanda, 8 e 9 de Setembro de 2011 A política energética europeia para a promoção da competitividade, sustentabilidade e segurança de abastecimento Jorge de Sousa Professor

Leia mais

Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia. Engate Macho ELF. Válvula Engate Macho com Elemento Filtrante. Mirko Hlebanja

Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia. Engate Macho ELF. Válvula Engate Macho com Elemento Filtrante. Mirko Hlebanja Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2012 Engate Macho ELF Válvula Engate Macho com Elemento Filtrante Mirko Hlebanja Breve histórico da Drava Metais A Drava Metais Iniciou suas atividades em 1985 e desde

Leia mais

Benefícios da Reforma de Pneus

Benefícios da Reforma de Pneus BV-P-Po#130 A-09/13 Benefícios da Reforma de Pneus O que é reforma de pneus? É um processo industrializado que consiste na recuperação da carcaça e na reposição da banda de rodagem do pneu desgastado pelo

Leia mais

SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP

SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP Celso Shinohara 1, Arthur Signorini 1, Regis Itikawa 1, Edivaldo Simão 1, Carmen Lucia

Leia mais

Confiança no crescimento em baixa

Confiança no crescimento em baixa 10Minutos 19ª Pesquisa Global com CEOs Setor de Engenharia e Construção Confiança no crescimento em baixa Destaques Março 2016 Destaques Com 65% das indicações, suborno e corrupção são consideradas as

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Aplicação da ecologia na engenharia

Leia mais

Brasil Ecodiesel. Movendo o Brasil com Biodiesel. Biodiesel Congress 2009 01/09/09

Brasil Ecodiesel. Movendo o Brasil com Biodiesel. Biodiesel Congress 2009 01/09/09 Brasil Ecodiesel Movendo o Brasil com Biodiesel Biodiesel Congress 2009 01/09/09 Macro Tendências do Setor de Biodiesel Pressão mundial por combustíveis renováveis Mundo Em 2008, os biocombustíveis representaram

Leia mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis: Promovendo a Sustentabilidade e a Saúde Ambiental

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis: Promovendo a Sustentabilidade e a Saúde Ambiental SEMINÁRIO SAÚDE SEM MERCÚRIO Abril de 2013 Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis: Promovendo a Sustentabilidade e a Saúde Ambiental Vital Ribeiro Projeto Hospitais Saudáveis / Healthcare Without Harm

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia Ideal Qualificação Profissional Projeto Cultive esta ideia Objetivo A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu

Leia mais

Ações de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças do Governo Brasileiro

Ações de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças do Governo Brasileiro Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ministério da Saúde Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição Ministério do Meio Ambiente

Leia mais

Professor: Márcio Luiz

Professor: Márcio Luiz Capítulo 14 Meio Ambiente Global Geografia 1ª Série Conteúdo complementar O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de seis gases do efeito estufa em

Leia mais

Eficiência energética

Eficiência energética Eficiência energética A realização de pesquisas para otimizar a utilização da energia elétrica faz parte da postura sustentável adotada pelas empresas Eletrobras. Conheça nas próximas páginas as principais

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS O GPL Auto Uma opção com futuro Como é do conhecimento público, há muito que a APETRO defendia que o regime jurídico português relativo à utilização do GPL

Leia mais

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS LIXO VIVO ATITUDE LOCAL POR UMA AÅÇO GLOBAL

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS LIXO VIVO ATITUDE LOCAL POR UMA AÅÇO GLOBAL CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS LIXO VIVO ATITUDE LOCAL POR UMA AÅÇO GLOBAL Joinville-SC 2012 1.1NOME DA AABB: AABB JOINVILLE 1.2TÍTULO: LIXO VIVO ATITUDE LOCAL POR UMA AÅÇO GLOBAL

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Uma história de confiança.

Uma história de confiança. Uma história de confiança. Tudo começou em março de 1969. Já na década de 70, impulsionada pelo chamado milagre econômico brasileiro, decorrente de maciços investimentos governamentais em infraestrutura

Leia mais

Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África

Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África O documento de apoio da Declaração de Gaborone para a sustentabilidade na África é um paradigma transformador na busca pelo

Leia mais

De olho no futuro. 10Minutos Energia

De olho no futuro. 10Minutos Energia 10Minutos Energia Como ganhar impulso no processo de transformação energética De olho no futuro Julho de 2015 Destaques Megatendências e disrupções estão tendo impactos profundos nas estratégias e no papel

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA RESPONDENTES 1065 executivos (as) PERÍODO De 02 a 17 (Novembro de 2009) CEOs Diretores UNs Diretores Funcionais QUESTIONÁRIO

Leia mais

Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia

Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia Ficha de Inscrição do 17º Prêmio Expressão de Ecologia Informações cadastrais a) Identificação: empresa b) Nome: Vicêncio Paludo, Filhos & Cia ltda c) Setor/Atividades: Reforma de Pneus e Treinamentos

Leia mais

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo?

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? As empresas enfrentam cada vez mais riscos climáticos e choques políticos. Como as

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Projetos acadêmicos Economia verde

Projetos acadêmicos Economia verde Projetos acadêmicos Economia verde Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), chamada de Rio+20, pois vai acontecer

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Há muitos anos, a indústria de tintas, sob a liderança da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), pesquisa

Leia mais

Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015.

Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015. Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015. Senhor Presidente, Encaminho nesta Casa Legislativa, para apreciação e votação dos nobres Edis, o projeto de lei legislativa nº 009/2015, que INSTITUI O PROGRAMA

Leia mais

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário 171 9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Com a finalidade de alcançar os objetivos e metas estabelecidas no PMSB de Rio Pardo sugerem-se algumas ações,

Leia mais

A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL

A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL BIODIESEL O que é? O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer óleo vegetal - tal como soja, girassol, canola, palma ou mamona -, assim como a partir de gordura

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Percepção de 100 executivos sobre o impacto das mudanças climáticas e práticas de sustentabilidade nos negócios

Percepção de 100 executivos sobre o impacto das mudanças climáticas e práticas de sustentabilidade nos negócios Percepção de 100 executivos sobre o impacto das mudanças climáticas e práticas de sustentabilidade nos negócios 2 OBJETIVO Levantar informações e mapear percepções sobre questões relacionadas às Mudanças

Leia mais

Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres

Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres Judith Kaspersma - RUAF Foto: Kranjac-Berisavljevic - dreno principal na cidade de Tamale, Gana Entre 24

Leia mais

R$ 281 milhões de ebitda 52

R$ 281 milhões de ebitda 52 R$ 281 milhões de ebitda 52 Líder e pioneira em seu mercado, a Ultragaz evoluiu em 2009 na implementação de programas de eficiência operacional destinados ao mercado domiciliar, o UltraLevel, e ao mercado

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

O maior portfólio de serviços logísticos do Brasil. Impacto da Idade Média da Frota de Veículos no Brasil

O maior portfólio de serviços logísticos do Brasil. Impacto da Idade Média da Frota de Veículos no Brasil O maior portfólio de serviços logísticos do Brasil Impacto da Idade Média da Frota de Veículos no Brasil Objetivo Demonstrar as oportunidades que o Brasil vem perdendo, sejam elas econômicas, sociais e/ou

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

Desafios da Gestão da Revenda Agropecuária 1

Desafios da Gestão da Revenda Agropecuária 1 Desafios da Gestão da Revenda Agropecuária 1 Matheus Kfouri Marino Fabio Matuoka Mizumoto * A gestão da minha revenda é competitiva? Meus processos de gestão estão estruturados? Como me posiciono perante

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D.

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Sales Estiveram reunidos nas duas últimas semanas em Paris,

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

Gestão de Ambientes de Saúde

Gestão de Ambientes de Saúde Gestão de Ambientes de Saúde É sempre tempo de melhorar a performance do seu ambiente de saúde Não adianta você ter um avião rápido e seguro se não dispõe de um piloto capacitado para viajar. O mesmo ocorre

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

E-mails: cdias@sp.gov.br, mbales@sp.gov.br, silmsilva@sp.gov.br, willian_viper@hotmail.com

E-mails: cdias@sp.gov.br, mbales@sp.gov.br, silmsilva@sp.gov.br, willian_viper@hotmail.com Blucher Engineering Proceedings Setembro de 2015, Número 1, Volume 2 A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DEMONSTRA A NECESSIDADE DA MELHORIA CONTÍNUA Marcelo Pereira Bales 1, Silmara

Leia mais