-- CAPÍTULO 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "-- http://teixeiras.no.sapo.pt/ CAPÍTULO 3"

Transcrição

1 CAPÍTULO 3

2 44 CAPÍTULO 3 A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA: Sistemas fechados SUMÁRIO A Primeira Lei da Termodinâmica é simplesmente um enunciado do princípio da conservação de energia e diz-nos que a energia total é uma propriedade Termodinâmica. Neste capítulo os conceitos de calor e trabalho são introduzidos e vários tipos de trabalho são exemplificados, incluindo o trabalho realizado pela fronteira de um sistema. A Primeira Lei da Termodinâmica para sistemas fechados é desenvolvida passo a passo. Os calores específicos são definidos e são estabelecidas relações para a energia interna e entalpia para os gases ideais, em função dos calores específicos e temperatura. Esta abordagem é aplicada para os sólidos e líquidos, que são substâncias aproximadamente incompressíveis.

3 Introdução à ª Lei da Termodinâmica Já se tinha dito que a energia não pode ser criada ou destruída, pode unicamente mudar de forma. Este princípio, baseado nas observações experimentais, é conhecido pela ª lei da termodinâmica ou princípio da conservação da energia. A ª lei pode ser enunciada do modo seguinte: Durante uma interacção entre um sistema e os seus arredores, a quantidade de energia ganha pelo sistema deve ser exactamente igual à quantidade de energia perdida para os arredores. A energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado de duas formas: "calor" e "trabalho" (Fig. 3.). Figura A energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado na forma de calor e trabalho 3. Transferência de calor É conhecida a experiência que uma chávena de chá frio, deixada sobre uma mesa, pode eventualmente aquecer, e que uma batata assada quente deixada sobre a mesma mesa arrefece (Fig. 3.).

4 46 Figura O calor é transferido de corpos quentes para corpos frios através de diferenças de temperatura Isto significa, que quando um corpo é deixado num meio a uma temperatura diferente, há transferência de energia entre o corpo e o meio até se estabelecer um equilíbrio térmico, isto é, o corpo e o meio atingem a mesma temperatura. A direcção da transferência de energia é sempre dos corpos a temperaturas mais elevadas para os corpos a temperaturas mais baixas. Quando se atinge a temperatura de equilíbrio, a transferência de energia pára. No processo descrito a transferência de energia é feita na forma de calor. Calor é definido como a forma de energia que é transferida entre dois sistemas (ou o sistema e os arredores) devido a uma diferença de temperaturas. Na vida quotidiana, frequentemente referem-se as formas de energia interna sensível e latente como calor, quando nos referimos ao conteúdo de calor dos corpos. Em Termodinâmica, referimo-nos a essas formas de energia como energia térmica, para evitar confusões com transferência de calor. Diversas frases são comuns e são usadas tais como "fluxo de calor", "adição de calor", "rejeição de calor", "absorção de calor", "remoção de calor", "calor ganho", "perda de calor", "armazenamento de calor", "geração de calor", "aquecimento eléctrico", "calor resistente", "calor de fricção", "aquecimento de gás", "calor de reacção", "libertação de calor", "calor específico", "calor sensível", "calor latente", "perda de calor", "calor corporal", "calor de processo", "fonte de calor"; não são consistentes com o significado termodinâmico do termo "calor", que é limitado à transferência da energia térmica durante um processo. No entanto estas expressões estão inseridas no nosso vocabulário diário e são usadas pelas pessoas vulgares e pelos cientistas. Por exemplo, a expressão "calor do corpo" é compreendido como o "conteúdo de energia térmica do corpo". "Fluxo de calor" é compreendido como transferência de energia térmica.

5 47 No entanto, "adição de calor" é referido como a transferência de calor para um sistema, sendo "rejeição de calor" a transferência de calor do sistema para os arredores. Calor é energia em trânsito. É reconhecido somente quando atravessa a fronteira do sistema. Ex: Considerando "a batata assada quente". A batata contém energia, mas esta energia é "calor transferido" somente quando atravessa a pele da batata (fronteira do sistema) para alcançar o ar, como se mostra na Fig Figura A energia é apenas reconhecida apenas quando atravessa a fronteira do sistema A transferência de calor torna-se parte da energia interna dos arredores. Um processo durante o qual não há transferência de calor é designado por adiabático (Fig. 3.4). Figura Num processo adiabático não há transferência de calor com os arredores O termo adiabático vem da palavra Grego "adiabatos" que significa "que não passa". Há duas maneiras de um processo ser adiabático:

6 48 - Ou o sistema está bem isolado, então só uma quantidade desprezível de calor pode passar através da fronteira, ou - a fronteira e o sistema estão à mesma temperatura (não há diferença de temperatura); não há de transferência de calor. Um processo adiabático não deve ser confundido com um processo isotérmico. Apesar de não haver transferência de calor durante um processo adiabático, o conteúdo energético e, consequentemente a temperatura do sistema, pode ser modificado, como por exemplo, através da realização de trabalho. Como uma forma de energia, o calor tem as unidades de energia, sendo kj a mais comum. A quantidade de calor transferida durante um processo, entre dois estádios (estádio e estádio ), é designada por Q, ou apenas Q. O calor transferido por unidade de massa do sistema é designado por q e é determinado a partir de: Q q = (kj/kg) (eq. 3..) m Muitas vezes é necessário conhecer a taxa de calor transferido (a quantidade de calor transferido por unidade de tempo) em vez do calor total transferido durante um intervalo de tempo (Fig. 3.5). Figura Relação entre q, Q e Q & A taxa de calor transferido é designado por unidade de tempo.. Q onde o sinal. indica por As unidades de. Q são kj/s o que é equivalente a kw. Quando Q varia com o.

7 49 tempo, a quantidade de calor transferido durante o processo é determinado integrando. Q no intervalo de tempo que decorre o processo: Q =. Q dt (kj) (eq. 3..) forma de: Quando. Q permanece constante durante o processo, a relação acima toma a Q = Q. t. (kj) (eq. 3.3.) onde t = t - t, é o intervalo de tempo durante o qual o processo ocorre. A convenção de sinal universalmente aceite para o calor é a seguinte: Calor transferido para o sistema é positivo, calor transferido do sistema para os arredores é negativo (Fig. 3.6). Figura Convenção de sinais para o calor: positivo se entra no sistema e negativo se sai do sistema Isto é, qualquer calor transferido para o sistema, que resulta no aumento da energia interna, terá sinal positivo, e o calor transferido do sistema para os arredores, que resulta numa diminuição de energia interna, corresponde ao sinal negativo. Base histórica Foi só em meados do século XIX que houve uma verdadeira explicação física

8 50 para interpretar a natureza do calor, graças ao desenvolvimento da teoria cinética que, nessa altura, tratava as moléculas como pequenas esferas que estavam em movimento e então possuíam energia cinética. O calor era então definido como a energia associada com o movimento médio das moléculas e dos átomos. A teoria calórica foi logo atacada na altura da sua introdução. Foram as explicações do inglês James P. Joule (88-889) que conseguiram convencer os cépticos que o "calor" não era uma substância, invalidando a "teoria do calórico". Apesar da teoria do calórico ter sido abandonada em meados do século XIX, contribuiu grandemente para o desenvolvimento da Termodinâmica Trabalho O trabalho, tal como o calor, é a interacção de energia entre um sistema e os seus arredores. Tal como foi mencionado anteriormente, a energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado na forma de calor ou trabalho. No entanto, se a energia que atravessa a fronteira de um sistema fechado não é calor, deve ser trabalho. O calor é fácil de reconhecer uma vez que leva a uma diferença de temperatura entre o sistema e os arredores. Pode, portanto, afirmar-se que uma interacção de energia entre o sistema e a fronteira que não conduz a uma diferença de temperatura, será certamente trabalho. Mais especificamente, o trabalho é uma transferência de energia associada a uma força actuando durante um determinado deslocamento. O trabalho é também uma forma de energia como o calor, e tal como a energia, tem unidades de energia (KJ). O trabalho realizado num processo entre o estado e é designado por W, ou simplesmente W. O trabalho realizado por unidade de massa de um sistema é designado por w e é definido W w = (kj/kg) (eq. 3.4.) m O trabalho realizado por unidade de tempo é designado por potência e. expresso como W ; a unidade de potência é kj/s ou kw (Fig. 3.7).

9 5 Figura Relação entre w, W e W & A produção de trabalho realizado por um sistema tem um efeito positivo e o consumo de trabalho por parte de um sistema é indesejável e tem um efeito negativo. Trabalho realizado por um sistema é positivo, e trabalho realizado no sistema é negativo (convenção de sinais) (Fig. 3.8). Figura Convenção de sinais para a transferência de trabalho e calor Por esta convenção, o trabalho produzido pelo motor dos carros, estações de vapor e turbinas de gás é positivo, e o trabalho consumido pelos compressores, e bombas, é negativo. Conclusão: o trabalho produzido pelo sistema é positivo, trabalho consumido pelo sistema é negativo. Notar que, quando o sistema realiza trabalho a energia do sistema diminui. Quando se realiza trabalho sobre o sistema, a energia do sistema aumenta. Calor transferido para o sistema é designado por Q in, calor transferido a partir

10 5 do sistema Q out. Uma perda de calor de 5KJ pode ser expresso como Q = - 5 kj ou Q out = 5 kj. Para o caso do trabalho realizado pelo sistema pode ser expresso W=5kJ ou W out = 5 KJ. Quando lidamos com equipamentos que consomem trabalho (como compressores e bombas) associa-se com o sinal - : W in = kj ou W = - kj Transferência de calor e trabalho são interacções entre um sistema e os seus arredores e há muitas semelhanças entre os dois:. Ambos são identificados nas fronteiras do sistema, uma vez que as atravessam. Ambos são fenómenos de fronteira.. Os sistemas possuem energia, mas não transferência de calor ou trabalho. Calor e trabalho são fenómenos de transferência. 3. Ambos estão associados com o processo, e não com o estado. Calor e trabalho não tem significado associado a um estado, tal como acontece com as propriedades. 4. Ambos são funções de percurso (isto é a sua magnitude depende do percurso seguido durante o processo, bem como dos estados finais). Funções de percurso tem diferenciais inexactas designadas pelo símbolo δ. Uma variação de calor ou trabalho é representada por Q e W e não dq ou dw. Propriedades, contudo, são funções de estado (isto é, elas dependem do estado inicial e final, e são independentes do percurso). São designadas por diferenciais exactas e são representadas pelo símbolo d. Uma pequena variação de volume é representada por dv e o volume total durante o processo entre o estado e é: dv = V V = V (eq.3.5.) O trabalho total é δ W = W e não W.

11 53 Figura As propriedades são funções pontuais mas, o calor e o trabalho dependem do percurso que o processo segue Trabalho eléctrico W e = V. N (kj) (eq. 3.6.) N - N coulombs de electrões V - diferença de potencial Pode ser expresso na forma de taxa:. W =V. N t W e = V. I onde N/t - nº de electrões que fluem na unidade de tempo (kw) I - intensidade da corrente Figura Potência eléctrica em ordem à resistência R, corrente I e diferença de potencial V Em geral, tanto V como I variam com o tempo, e o trabalho eléctrico durante um intervalo de tempo t é expresso: W e = V. Idt (kj) (eq. 3.7.)

12 54 se V e I forem constantes: W e = V. I. t (kj) (eq. 3.8.) Formas mecânicas do trabalho Há diferentes modos de realizar o trabalho, cada um relacionado com a força que actua ao longo de uma determinada distância. integração: sistema: O trabalho realizado por uma força (F) num corpo durante uma distância s W = F.s (KJ) (eq.3.9.) Se a força não for constante, o trabalho realizado é obtido através da W = F. ds (kj) (eq.3.0) Há dois pressupostos para a interacção do trabalho com a fronteira e o. Tem que haver uma força actuando na fronteira;. A fronteira deve-se mover. Na maior parte dos problemas da Termodinâmica, o trabalho mecânico é a única forma de trabalho envolvido (Fig. 3.). Figura Se não houver movimento não há trabalho realizado. Trabalho devido ao movimento da fronteira Na prática uma forma de trabalho mecânico está frequentemente associado com a expansão ou compressão de um gás dentro de um cilindro com um pistão acoplado. Durante este processo, parte da fronteira (a face inferior do pistão)

13 55 move-se para fora ou para dentro. O trabalho da expansão ou da compressão é normalmente designado por "trabalho de movimento de fronteira" ou simplesmente trabalho da fronteira (Fig. 3..). Figura Ao trabalho associado ao movimento de uma fronteira chama-se trabalho de fronteira Alguns preferem chamar-lhe o trabalho Pdv. Nesta secção analisamos o trabalho do movimento da fronteira como se fosse um processo de quasi-equilíbrio, um processo durante o qual o sistema permanece em equilíbrio em todos os instantes. Os processos de quasi-equilíbrio, também designados por processos "quasiestáticos", têm uma boa aproximação dos motores reais especialmente quando o pistão se move a velocidades baixas. Em condições idênticas, o trabalho da expansão é o trabalho máximo e o trabalho de compressão é um trabalho mínimo. Considerando um gás dentro de um cilindro com um pistão (Fig. 3.3.):

14 56 Figura O gás promove uma quantidade diferencial de trabalho δw b à medida que força o pistão a mover-se um diferencial ds A pressão inicial do gás é P, o volume total é V, e a secção transversal do pistão é A. Se o pistão se movimentar de uma distância ds de um modo quasi-equilíbrio, o trabalho diferencial realizado durante este processo é: δ W b = F. ds = P. A. ds = P. dv (eq. 3.) Convém observar na Eq. 3. que P é a pressão absoluta que é sempre positiva. Contudo, a variação de volume dv é positiva durante o processo de expansão (o volume aumenta) e negativo durante o processo de compressão (diminuição de volume). O trabalho é positivo durante a expansão e negativo durante o processo de compressão. O trabalho total da fronteira móvel é dado por: W b = P. dv (kj) (eq. 3.) e pode ser visualizado no diagrama P-V (Fig. 3.4). Figura A área abaixo da linha de processo num diagrama P-V representa o trabalho de fronteira Neste diagrama, a área diferencial da é igual a P.dV que é o trabalho diferencial. Area = A P. dv (eq. 3.3) = da = Um gás pode seguir diferentes processos quando se expande do estado para o estado. Cada processo terá uma diferente área (Fig. 3.5). Uma vez que o

15 57 trabalho depende do caminho. Figura O trabalho de fronteira realizado durante um processo depende, não só do caminho seguido, mas também dos estados inicial e final O ciclo representado na Fig. 3.6 produz o trabalho líquido (W net ) (o trabalho realizado na expansão - área abaixo do percurso A) que é maior que o trabalho realizado durante a compressão (área abaixo do percurso B) e a diferença entre estes dois é trabalho líquido durante o ciclo (a área colorida). Figura O trabalho líquido realizado durante um ciclo é a diferença entre o trabalho realizado pelo sistema e o trabalho realizado no sistema Processos politrópicos Durante processos de expansão e compressão de gases reais, a P e V são relacionadas por P.V n =C, onde n e C são constantes. Dedução do trabalho para um processo politrópico: Um diagrama do processo P.V n =C é apresentado na fig. 3.7.

16 58 Figura Diagrama P-V de um processo politrópico A pressão para um processo politrópico pode ser expressa por: P.V n =C P=C.V -n (eq. 3.4) Substituindo esta relação na equação 3.: W b = P. dv = PV PV = n C. V n dv V = C n+ V n + n+ = P V n. V n+ n + PV n. V n+ n + = P V PV n + = Para um gás ideal: (eq. 3.5) PV=m.R.T W b mrt mrt = n ( T ) mr T = n n (kj) (eq.3.6) O caso especial de n =, é o caso de um processo isotérmico.. Trabalho da gravidade F=m.g W g F. dz = mg dz = mg( z z ) = (eq.3.7)

17 59 Esta expressão é conhecida pela variação de energia potencial. 3. Trabalho devido à aceleração É o trabalho associado à variação da velocidade. Um corpo com massa m e varia a velocidade de V para V : F=m.a dv a = dt dv F = m dt ds V = dt ds = Vdt W a = Fds = m dv dt V ( dt) = m VdV = m( V V ) (eq.3.8) Este trabalho é equivalente à variação da energia cinética de um corpo. 4. Trabalho rotacional A transmissão de energia através da rotação de um embolo é muito comum em engenharia. Muitas vezes o momento de torção τ ("torque") aplicado ao veio (shaft) é constante, o que implica que F também seja constante. O trabalho realizado durante n rotações é determinado como se segue (Fig. 3.8): Figura O trabalho realizado pelo veio é proporcional ao momento de torção aplicado e às revoluções dadas pelo veio τ = Fr F = τ r Esta força actua através de uma distância S que está relacionada com o raio r

18 60 por: S=(πr)n Então o trabalho do veio ("shaft") é determinado: τ W sh = FS = ( πrn) = πnτ r (kj) (eq.3.9) A potência transmitida é. π n. W = τ (kw) (eq.3.0) onde. n = o número de voltas por unidade de tempo. (Fig.3.9). 5. Trabalho elástico de uma mola Quando uma força é aplicada a uma mola, o comprimento da mola varia Figura Alongamento de uma mola em resultado da aplicação de uma força δ W mola = F. dx Para determinar o trabalho total elástico, é preciso conhecer a relação entre F e x. Para molas elásticas esta relação é linear, e o alongamento x é proporcional à força aplicada: F=k.x (kn) onde k é a constante da mola (kn/m) e x é medido desde x = o, quando F = o, até à posição final. W mola ( x x = k ) (kj) (eq. 3.)

19 6 onde x, e x são a posição inicial e a final da mola. Como exemplos de formas de trabalho não mecânico, temos o trabalho eléctrico e o trabalho magnético. 3.5 A primeira lei da Termodinâmica Considerámos várias formas de energia tais como Q (calor), trabalho (W) e a energia total (E) tomadas individualmente. A ª lei da termodinâmica também é designada pelo principio da conservação da energia. Baseado em observações experimentais, a ª lei da termodinâmica diz que a energia não pode ser criada ou destruída, só pode mudar de forma. Esta lei não pode ser provada matematicamente, mas nenhum processo da natureza a violou, isto é uma prova suficiente. Todos sabemos que uma rocha a uma certa altura possui uma certa energia potencial, e parte dessa energia potencial é convertida em energia cinética quando a rocha cai (Fig. 3.0). Figura A energia não pode ser criada ou destruída, apenas pode mudar de forma

20 6 O decréscimo da energia potencial (m.g. Z) é exactamente igual ao aumento m V V. da energia cinética ( ) A consequência mais importante da ª lei da termodinâmica é a existência, e a definição, da propriedade Energia total (E). A ª lei da termodinâmica ou principio da conservação de energia para um sistema fechado ou de massa fixa, pode ser expresso como se segue: Q W = E Q = calor líquido transferido através das fronteiras do sistema (= Q in - Q out ) W = trabalho líquido realizado em todas as formas (= W out - W in ) E= variação líquida da energia total do sistema (=E -E ) A energia interna total (E) do sistema é constituída por três partes: energia interna (U), energia cinética (KE) e energia potencial (PE). Então a variação da energia total de um sistema durante um processo pode ser expressa como a soma das variações da energia interna, cinética e potencial: E = U+ KE+ PE onde: Substituindo na equação da ª lei da termodinâmica: Q-W = U+ KE+ PE U = m(u -u ) KE = m( V V ) PE = mg (z -z ) A maior parte dos sistemas fechados, na prática, são estacionários, isto é, não envolvem variações de velocidade ou de nível relativamente ao seu centro de gravidade. Então para um sistema fechado estacionário a ª lei apresenta-se: Q-W = U (kj) Se o estado inicial e final for especificado, a energia interna u e u podem

21 63 facilmente ser determinadas a partir das tabelas de propriedades ou através de relações termodinâmicas. Muitas vezes convém considerar o termo trabalho em duas partes: W outros e W b (fronteira) W outros representa todas as formas de trabalho excepto o trabalho realizado pela fronteira. Q - W outros - W b = E Outras formas da ª lei da termodinâmica: dividindo pela unidade de massa: q - w = e (kj/kg) de A taxa Q W = dt (kw) na forma diferencial δ Q δw = de (kj) δ q δw = de (kj/kg) Para um processo cíclico: Q-W=0 (Fig.3..). Figura Num ciclo E = 0, logo Q = W Calores específicos Sabe-se que são necessárias diferentes quantidades de energia para aumentar a temperatura de ºC de massas idênticas de diferentes substâncias. Por ex: necessitamos cerca de 4,5 kj de energia para aumentar a temperatura de kg de ferro de 0 o C para 30 o C, enquanto são necessárias 9 vezes mais energia (4,8 KJ) para aumentar a temperatura de kg de água líquida da mesma quantidade (Fig. 3.).

22 64 Figura 3..- São necessárias quantidades diferentes de energia para elevar a temperatura de substância diferentes na mesma quantidade É necessário haver uma propriedade que nos permita comparar a capacidade de armazenar energia das várias substâncias. Esta propriedade é designada por calor específico. O calor específico é definido como a energia necessária para aumentar de um grau centígrado a temperatura de uma unidade de massa de uma substância (Fig. 3.3). Em geral, esta energia depende de como o processo é realizado. Figura O calor específico é a energia necessária para elevar de º C a temperatura de uma unidade de massa de qualquer substância Em termodinâmica, estamos interessados em duas espécies de calor específico: calor específico a volume constante C V e calor específico a pressão constante C P. Fisicamente, o C V pode ser visto como a energia necessária para aumentar de grau centígrado a temperatura de uma unidade de massa de uma substância, uma vez que o volume seja mantido constante. C P é a mesma quantidade de energia para aumentar de º a unidade de massa de um sistema, mantendo a pressão constante. (Fig. 3.4).

23 65 Figura Calores específicos a volume constante C v e a pressão constante C p para o hélio O C P é sempre maior que o C V porque, a pressão constante, o sistema pode expandir-se, e a energia para este trabalho de expansão pode ser fornecido ao sistema. Vamos tentar exprimir os calores específicos em termos de outras propriedades termodinâmicas. W b =0). diferenciais. Primeiro, consideramos sistemas fechados estacionários (a volume constante, A ª lei da termodinâmica para este processo pode ser expresso em termos δ Q δwoutros = du O termo do lado esquerdo desta equação ( δq δwoutros ) representa a quantidade de energia transferida para o sistema na forma de calor ou trabalho. Pela definição de C V, esta energia deve ser igual a C V.dT, onde dt é a variação diferencial da temperatura. Então, C V dt=du a volume constante C V δu = δ T V (eq. 3.) Uma expressão semelhante para C P, pode ser obtida considerando processos a pressão constante (W b + U = h): C P δh = δ T P (eq.3.3)

24 66 As eq. 3. e 3.3 são equações que definem C V e C P, e a sua interpretação é explicitada na Fig Figura Definições formais de C v e C p Convém observar que C V e C P são expressos em termos de outras propriedades, então também são propriedades (só dependem do estado inicial e final, independentemente do processo). C V está relacionado com variações de energia interna de uma substância por unidade de variação de temperatura a volume constante. C P pode ser definido como a variação de entalpia de uma substância por unidade de variação da temperatura a pressão constante. Por outras palavras, C V é uma medida da variação de energia interna de uma substância com a temperatura, e C P é uma medida da variação de entalpia de uma substância com a temperatura. As unidades dos calores específicos são kj/(kg.ºc) ou kj/(kg.k). Os calores específicos são muitas vezes expressos em termos molares. São designados por CV e C P tem as unidades kj(kmol.ºc) ou kj/(kmol.k). 3.8 Energia Interna, entalpia e calores específicos de gases ideais A expressão para os gases ideais Pv=RT foi determinada experimentalmente por Joule que, para um gás ideal, determinou que a energia interna é função

25 67 somente da temperatura. Joule introduziu tanques, ligados por um tubo e uma válvula, imersos num banho de água. (Fig. 3.6). Figura Esquema da experiência realizada por Joule Inicialmente um tanque contém ar a alta pressão, e o outro tanque está vazio. Quando se atinge o equilíbrio térmico e, abrindo a válvula para o ar passar de um tanque para o outro tanque até a pressão se equalizar, Joule observou que não houve variação de temperatura no banho de água, assumindo-se que não houve transferência de calor para o ar e do ar. Uma vez que não houve trabalho realizado, observou-se que a energia interna do ar não variou, mesmo que o volume e a pressão tenham variado. Então ele concluiu que a energia interna é função somente da temperatura, e não da pressão e do volume específico. Usando a definição de entalpia e a equação de estado de gás ideal temos que: h=u+pv h=u+rt pv=rt Uma vez que R é constante e u=u(t), daqui surge que a entalpia de um gás ideal é também somente função da temperatura, isto é: h=h(t) (eq. 3.4) Uma vez que u e h, para um gás ideal, dependem unicamente da temperatura, os calores específicos C V e C P são dependentes somente da temperatura. No entanto, para uma dada temperatura u, h, C V e C P de um gás ideal

26 68 terão valores fixos apesar dos valores de P e v (Fig. 3.7). Figura Para gases ideais, u, h, C v e C p variam apenas com a temperatura Então para gases ideais, as derivadas parciais podem ser substituídas por diferenciais exactas. du=c V( (T)dT (eq.3.5) dh=c P (T)dT (eq.3.6) A variação de energia interna ou de entalpia para um gás ideal durante um processo de um estado para um estado é determinado integrando estas equações: u = u u = CV ( T ) dt (kj/kg) h = h h = C p ( T ) dt (kj/kg) Os valores dos calores específicos de alguns gases mais comuns estão listados em função da temperatura na Tabela A-b. Os calores específicos médios, C Pav e C Vav, são calculados a partir desta tabela a uma temperatura média T T + como se mostra na Fig. 3.8.

27 69 Figura Para baixas temperaturas pode-se assumir que os calores específicos variam linearmente com a temperatura Outra observação que pode ser feita (Fig. 3.9) é que os calores específicos dos gases ideais monoatómicos tais como o argon, neon, e hélio permanecem constantes durante todo o intervalo de temperaturas. Figura Valores de Cp para alguns gases Então u e h de gases monoatómicos podem ser calculados a partir das equações 3.7 e 3.8. u -u =C v,av (T -T ) (eq. 3.7) h -h =C p,av (T -T ) (eq. 3.8) Sumariando, há três caminhos para determinar a variação de energia interna e da variação da entalpia para gases ideais (Fig. 3.30).

28 70 u u = = u u C v ( T ) dt u Cv, av T Figura Três vias de calcular u. Usando os valores tabelados para u e h. Este é o caminho mais simples e preciso quando as tabelas estão disponíveis.. Usando as relações C V ou C P como funções da temperatura e resolvendo os integrais. Os resultados obtidos são muito precisos. 3. Usando valores médios dos calores específicos. É um caminho muito simples e muito convencional quando as propriedades não estão disponíveis. Relações dos calores específicos para gases ideais Uma relação especial entre C v e C P para gases ideais pode ser obtida diferenciando a relação h = U + RT, que resulta dh = du + RdT substituindo dh por C P.dT e du por C V.dT e dividindo o resultado por dt: C P = C V + R (kj/kg.k) Esta relação é muito importante para os gases ideais e permite-nos calcular o C V a partir do conhecimento de C P e R. Quando os calores específicos são expressos numa base molar (Fig. 3.3) Ar a 300 K C v = 0,78 kj/(kg K) R = 0,87 kj/(kg K) C p =,005 kj/(kg K) ou C v = 0,80 kj/(kmol K) R u = 8,34 kj/(kmol K) C p = 9,4 kj/(kmol K)

29 7 Figura O C p para um gás ideal pode ser determinado através do conhecimento de C v e R Nesta altura, vamos introduzir uma propriedade do gás ideal, designada por razão dos calores específicos (K) C P κ = (eq. 3.9) C V O K varia também com a temperatura, mas esta variação é muito suave. Para os gases monoatómicos, este valor é praticamente constante, de valor aproximadamente igual a,667. Muitos gases diatómicos, incluindo o ar, têm uma razão de calor específico de cerca de,4 à temperatura ambiente. 3.9 Energia interna, entalpia e calores específicos de sólidos e líquidos Uma substância cujo volume específico (ou densidade) é constante é designado por substância incompressível. Os volumes específicos de sólidos e líquidos permanecem essencialmente constantes durante um processo (Fig. 3.3). LÍQUIDO v f = const. SÓLIDO v s = const.

30 7 Figura Os volumes específicos de substâncias incompressíveis mantêm-se constantes durante os processos No entanto, líquidos e sólidos podem ser considerados substâncias incompreensíveis. Pode-se demonstrar, matematicamente, que em processos a volume constante ou pressão constante, os calores específicos são idênticos para substâncias incompressíveis. Então C P = C V = C (eq.3.30 ) A variação da energia interna entre os estados e ( ) du = u u = C T dt (eq.3.3 ) ( T T U Cav ) (kj/kg) (eq. 3.3 ) A variação de entalpia de substâncias incompressíveis (sólidos ou líquidos) durante um processo - pode ser determinado a partir da variação da entalpia (h=u+pv). h - h = (u - u ) + v(p - P ) (eq.3.33) Uma vez que v =v =v, pode ser expresso de uma forma compacta: h = u + v. P (kj/kg) (eq. 3.34) O segundo termo (v. P) na equação é muitas vezes pequeno comparado com o valor de u. Para um T = const, T =0, a variação da energia interna de uma substância incompressível é zero. Então da eq. 3.33, a variação da entalpia será: h - h = P(v -v ) Tomando o estado como estado de líquido comprimido e o estado como estado de líquido saturado à mesma temperatura, a entalpia de um líquido comprimido a uma dada pressão P e temperatura T pode ser determinado: h ( P, T ) = h f ( T ) + v f ( T )( P Psat ) sendo P sat a pressão de saturação a uma determinada temperatura. Pode-se considerar que h( P, T ) h f ( T )

31 73 Aspectos termodinâmicos de sistemas biológicos Uma excitante área da aplicação da termodinâmica são os sistemas biológicos, que constitui uma área complexa, nos quais ocorrem quer transferências de energias complexas, quer processos de transformação. Os sistemas termodinâmicos não estão em equilíbrio termodinâmico, e então não são fáceis de analisar. Para além da sua complexidade, os sistemas biológicos são construídos a partir de quatro elementos simples: hidrogénio, oxigénio, carbono e azoto. No corpo humano 63% dos átomos são H, 5,5% são O, 9,5% de C e,4% de N. Os restantes 0,6% dos átomos, provém de 0 elementos essenciais para a vida. Em termos de massa 7% do corpo humano é água. A construção dos organismos vivos assenta em células que representam "fábricas miniaturas" desempenhando funções vitais para os organismos vivos. Um sistema biológico pode ser apenas célula. O corpo humano contém 00 triliões de células com um diâmetro médio de 0,0 mm. A membrana das células é semi-permeável, o que permite a passagem de algumas substâncias e expelir outras. Numa célula típica, milhares de reacções ocorrem em cada segundo, durante as quais algumas moléculas são quebradas e a energia é libertada e novas moléculas são formadas. Este nível elevado de actividade química nas células que mantém a temperatura do corpo humano a 37ºC é designado "Metabolismo". Um homem com 30 anos, 70 kg e superfície corporal de,8 m, apresenta uma taxa de metabolismo basal (estado de descanso), de 84 kw (KJ/s). A taxa de metabolismo aumenta com a actividade; pode exceder 0 vezes a taxa de metabolismo basal quando se realiza exercício muito intenso. As taxas de metabolismo basal variam com o sexo, tamanho do corpo, condições de saúde e idade. O cérebro e o fígado são os órgãos de maior taxa de actividade (são responsáveis por 50% das taxas de metabolismo num adulto, representando apenas 4% da massa do corpo. Nas crianças, metade do metabolismo realiza-se no cérebro. A taxa de metabolismo de um animal pode ser medida directamente (calorimetria directa). Para tal, o animal é colocado numa caixa isolada equipada com circulação de H O através de todos os lados da caixa. A energia do

32 74 metabolismo é transferida para a água (que aumenta a temperatura). Normalmente, as medições são feitas por calorimetria indirecta, através das taxas de consumo de O ou de produção de CO. A razão entre o nº de moles de CO produzido e o nº de moles de O consumido é designado por quociente respirométrico (QR), que depende do tipo de alimentos ingeridos. Por exemplo: QR=,0 para a glucose (C 6 H O 6 ), uma vez que é igual o nº de moles de O consumidos e de CO produzidos, quando a glucose é oxidada (queimada). O QR é 0,84 para as proteínas e 0,707 para as gorduras. Na prática, as proteínas são ignoradas nas dietas, no cálculo da taxa de metabolismo. O erro de ignorar as proteínas é pequeno, uma vez que estas são uma fracção pequena da dieta e têm um QR intermédio entre a glucose e as gorduras. Em condições de metabolismo basal, o QR de uma adulto médio é de 0,80, que corresponde a uma taxa de metabolismo de 0, kj/l de O consumido. Exemplo: um adulto em estado de descanso consome O à taxa de 0,5 l/min, o que corresponde a uma taxa de metabolismo basal de 84 W. Na ausência de ingestão de alimentos, uma pessoa esfomeada consome a sua própria proteína ou gordura. A taxa de metabolismo basal é de,3 kj/l de O. As reacções biológicas nas células ocorrem, essencialmente a P const., T const, e V const. A temperatura das células tende a aumentar quando alguma energia química é convertida em energia térmica. O músculo converte energia química em energia mecânica (trabalho) com uma eficiência de conversão de 0%. Alimentos e exercício Os alimentos são constituídos por três grandes grupos de compostos: glúcidos, lípidos e prótidos. Os glúcidos, constituídos por átomos de H e O na razão de : nas suas moléculas, podem ser muito simples (como por exemplo, o açúcar) ou muito complexos (como é o caso do amido). O pão e o açúcar são as principais fontes de glúcidos fornecidos ao organismo. Os prótidos (proteínas) são grandes moléculas que contêm carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto e, são essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo humano. As proteínas são constituídas por pequenos "blocos",

33 75 designados por aminoácidos. As proteínas designadas por completas, tais como as presentes na carne, leite e ovos, têm todos os aminoácidos necessários para a formação dos tecidos. As proteínas de origem vegetal, tais como as presentes na fruta, vegetais e cereais, não têm um ou mais aminoácidos, e são designadas por proteínas incompletas. Os lípidos (gorduras) são moléculas pequenas, constituídas por carbono, hidrogénio e oxigénio. Os óleos vegetais e animais são as principais fontes de lípidos para os organismos. A maior parte dos alimentos que consumimos contém estes três grupos. A dieta média americana é constituída por 40% de glúcidos, 40% de lípidos e 5% de proteína. A dieta mediterrânea é bastante mais equilibrada. Convém realçar que, uma dieta saudável não deve conter mais do que 30% de calorias provenientes dos lípidos (gorduras). O conteúdo energético de um determinado alimento é determinado pela queima de uma pequena quantidade de amostra de alimento num equipamento designado por "bomba calorimétrica", que é, basicamente, um tanque bem isolado (Fig ). Figura Esquema de uma bomba calorimétrica utilizada para determinar o conteúdo energético de alimentos O tanque contém uma pequena câmara de combustão envolvida em água. A amostra é queimada, por ignição, através de introdução de oxigénio em excesso. A energia libertada é transferida para a água circundante. O conteúdo energético do alimento é calculado, tendo por base o princípio da conservação da energia, através da medição do aumento da temperatura da água.

34 76 Usando amostras secas, sem água, a energia média dos três grupos é determinada pelas medições realizadas na bomba calorimétrica. Os valores obtidos são os seguintes: para os glúcidos: 8,0 MJ/kg para os prótidos:, MJ/kg para os lípidos: 39,8 MJ/kg Estes grupos não são totalmente metabolizados no corpo humano. A quantidade de energia metabolizada é de 95,5% para os glúcidos, 77,5% para os prótidos e 97,7% para os lípidos. Portanto, os lípidos (gorduras) que ingerimos são, praticamente, metabolizados integralmente. No caso dos prótidos, cerca de /4 não é metabolizado. No entanto, convém realçar que os alimentos que ingerimos têm um conteúdo de água elevado, o que conduz a que o conteúdo energético dos alimentos seja muito menor que o dos valores acima mencionados (uma vez que a água que envolve estes grupos não é metabolizada). Na composição da maior parte dos vegetais, fruta e carne, a água representa o maior componente, pelo que, o seu conteúdo energético é baixo: para os glúcidos: 4, MJ/kg para os prótidos: 8,4 MJ/kg para os lípidos: 33, MJ/kg Notar que kg de gordura natural contem cerca de 8 vezes mais energia metabolizável, quando comparada com kg de glúcidos. Então, uma pessoa que encha o seu estômago com alimentos ricos em gordura, consome muito mais energia, do que se ingerir glúcidos, tais como o pão e o arroz. Um homem normal necessita, em média, por dia, de Cal. Cal = 000 calorias = kcal = 4,868 kj As calorias extras consumidas são, normalmente, armazenadas como gordura. O conteúdo energético metabolizável de vários alimentos e o consumo energético durante o exercício de diferentes actividades estão expressos nas Tabelas 3. e 3..

35 77 Tabela 3.. Consumo médio aproximado de energia de um adulto de 68 kg durante algumas actividades ( caloria = 4,868 kj = 3,968 Btu) Tabela 3.. Conteúdo energético metabolizável aproximado de alguns alimentos. A análise termodinâmica do corpo humano é bastante complicada, pois envolve transferência de massa (durante a respiração, transpiração, etc.), bem como transferência de energia. Como tal, o corpo humano, deve ser considerado como um "sistema aberto". Por uma questão de simplificação, modelamos o corpo humano como um "sistema fechado", associando a transferência de energia com o transporte de massa. Nas dietas, é errado associar o ganho ou perda de peso com a ingestão de mais ou menos calorias, baseando-se somente no º princípio da termodinâmica. Nota: é incorrecto dizer "ganhar peso" ou "perder peso". A expressão correcta é ganho ou perda de massa. Como vimos, o º princípio não responde integralmente a estes problemas, como tal voltaremos a este assunto, quando abordarmos o º princípio da termodinâmica, em que a energia, além de quantidade, tem qualidade. Os dietistas

36 78 não o devem esquecer ao elaborarem os planos dietéticos.

37 79 RESUMO A ª Lei da Termodinâmica é essencialmente uma expressão do princípio da conservação de energia. A energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado na forma de calor ou trabalho. Se a transferência de energia for devida a uma diferença de temperatura entre o sistema e os arredores, é designado por calor; de outro modo será trabalho. O calor transferido de um sistema e o trabalho realizado no sistema são negativos. O calor transferido para o sistema e o trabalho realizado pelo sistema é positivo. O calor pode ser transferido de três modos: condução, convecção e radiação. Condução é a transferência de energia de partículas mais energéticas de uma substância para partículas adjacentes menos energéticas e resulta da interacção entre as partículas. Convecção é o modo de transferência de energia entre uma superfície sólida e um líquido ou gás adjacente que está em movimento, combinando o efeito da condução e do movimento dos fluidos. Radiação é a energia emitida pela matéria na forma de ondas electromagnéticas (ou fotões) como resultado das mudanças das configurações eléctricas dos átomos ou moléculas. Q& Q& Q& condução convecção radiação = K t A = ha T = εσa T dt dx ( s T f ) 4 4 ( T ) s surr Diferentes formas de trabalho Trabalho eléctrico: = VI t Trabalho de fronteira: W b = PdV Trabalho gravitacional ( PE): = mg( ) W e W g z z Trabalho aceleração ( KE): = m( V V ) W a

38 80 Trabalho do veio: W sh = πnτ Trabalho elástico: = k( x x ) W spring Para os processos politrópicos e para gases reais, o trabalho da fronteira pode ser expresso por: W b PV PV = com n n A ª lei da termodinâmica para um sistema fechado: Q W = U + KE + PE onde W = W outros + W b ( ) U = m u u KE = PE = mg ( V ) m V ( ) z z Para um processo a pressão constante, Q Woutros = H + KE + PE W b + U = H. Então, A quantidade de energia necessária para aumentar de ºC a temperatura de uma unidade de massa de uma substância a volume constante é designada por C v e a pressão constante C p. C v u = e T v C p h = T p Para os gases ideais u, h, C v e C p são função só da temperatura. u e h para os gases ideais podem ser expressos como: ( T ) dt C ( T ) u = u u = C T v v, av ( T ) dt C ( T ) h = h h = C T p p, av Para os gases ideais C v e C p estão relacionados por:

39 8 C = C + R onde R u é a constante dos gases ideais. p v u C A razão de calor específico K é-nos dada por: k = C Para substâncias incompressíveis C v e C p são idênticos e representados apenas por C. u e h para substâncias incompressíveis é-nos dado por: ( ) dt C ( ) u = C T av T T h = u + v P p v

CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA

CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA CAPÍTULO 1 1 CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA SUMÁRIO Cada ciência tem um vocabulário próprio e a Termodinâmica não é excepção. Definições precisas dos conceitos básicos no desenvolvimento

Leia mais

LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 2: A Primeira Lei: Conceitos TERMOQUÍMICA Atkins & de Paula (sétima edição)

LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 2: A Primeira Lei: Conceitos TERMOQUÍMICA Atkins & de Paula (sétima edição) LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 2: A Primeira Lei: Conceitos TERMOQUÍMICA Atkins & de Paula (sétima edição) Profa. Dra. Rita de Cássia L.B. Rodrigues Departamento de Biotecnologia LOT E-mail: rita@debiq.eel.usp.br

Leia mais

CAPÍTULO 6 Termologia

CAPÍTULO 6 Termologia CAPÍTULO 6 Termologia Introdução Calor e Temperatura, duas grandezas Físicas bastante difundidas no nosso dia-a-dia, e que estamos quase sempre relacionando uma com a outra. Durante a explanação do nosso

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p Química Termodinâmica Exercícios de Fixação 06. Um gás ideal, com C p = (5/2)R e C v = (3/2)R, é levado de P 1 = 1 bar e V 1 t = 12 m³ para P 2 = 12 bar e V 2 t = 1m³ através dos seguintes processos mecanicamente

Leia mais

Calor e Trabalho. Definição de trabalho mecânico: produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento

Calor e Trabalho. Definição de trabalho mecânico: produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento Calor e Trabalho Definição de trabalho mecânico: produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento W Fdx requerida a relação funcional entre força e trabalho Definição termodinâmica

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE TRABALHO, CALOR, ENERGIA INTERNA, PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPIA

ATIVIDADES SOBRE TRABALHO, CALOR, ENERGIA INTERNA, PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPIA ATIVIDADES SOBRE TRABALHO, CALOR, ENERGIA INTERNA, PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA E ENTALPIA Aula 5 Metas Compreender os conceitos relacionados à primeira Lei da Termodinâmica; conhecer e saber correlacionar

Leia mais

1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA

1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA 1 CONCEITUAÇÃO DAS GRANDEZAS USADAS NOS BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA 1.1 QUANTIDADE DE MATÉRIA (N) Mol A palavra mol parece ter sido introduzida por William Ostwald em 1896 e tem origem no Latim (moles)

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

Termodinâmica Química

Termodinâmica Química Termodinâmica Química Lista 2: 1 a Lei da Termodinâmica. Resolução comentada de exercícios selecionados Prof. Fabrício R. Sensato Semestre 4º Engenharia: Materiais Período: Matutino/diurno Regimes: Normal/DP

Leia mais

Automatismos Industriais

Automatismos Industriais Automatismos Industriais Introdução à Pneumática Nos actuais sistemas de automação a pneumática é um elemento muito importante pois está presente num vasto numero de aplicações, seja como sistema totalmente

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE

Disciplina : Termodinâmica. Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE Curso: Engenharia Mecânica Disciplina : Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Vazão mássica e vazão volumétrica A quantidade de massa que

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

Capítulo 20. Processos reversíveis Entropia O Motor de Carnot Frigoríficos Motores de reais (20-1)

Capítulo 20. Processos reversíveis Entropia O Motor de Carnot Frigoríficos Motores de reais (20-1) Capítulo 20 Entropia e a Segunda ei da ermodinâmica Neste capítulo, vamos introduzir a segunda lei da termodinâmica. Os seguintes tópicos serão abordados: Processos reversíveis Entropia O Motor de Carnot

Leia mais

11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema

11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema 11 BALANÇOS DE ENERGIA EM PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS Para utilizar adequadamente a energia nos processos é preciso que sejam entendidos os princípios básicos envolvidos na geração, utilização e transformação

Leia mais

FÍSICA. Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.

FÍSICA. Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes. Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 12R Ensino Médio Equipe de Física Data: FÍSICA CALORIMETRIA Calor Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura

Leia mais

Aula 15 TERMOQUÍMICA. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes

Aula 15 TERMOQUÍMICA. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes Aula 15 TERMOQUÍMICA META Introduzir os principais conceitos da termoquímica. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: reconhecer os processos de transferência de energia; aplicar a primeira lei

Leia mais

CAPÍTULO III TERMOQUÍMICA

CAPÍTULO III TERMOQUÍMICA CAPÍTULO III - Termoquímica 40 CAPÍTULO III TERMOQUÍMICA Podemos designar a termoquímica como o estudo do calor envolvido nas transformações físicas e químicas. Vamos considerar um sistema constituído

Leia mais

Válvulas controladoras de vazão

Válvulas controladoras de vazão Generalidades Válvula controladora de vazão variável Válvula de controle de vazão variável com retenção integrada Métodos de controle de vazão Válvula de controle de vazão com pressão compensada temperatura

Leia mais

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico.

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico. 4. CALORIMETRIA 4.1 CALOR E EQUILÍBRIO TÉRMICO O objetivo deste capítulo é estudar a troca de calor entre corpos. Empiricamente, percebemos que dois corpos A e B, a temperaturas iniciais diferentes, ao

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia.

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia. TERMOQUÍMICA 1 Introdução A sociedade moderna depende das mais diversas formas de energia para sua existência. Quase toda a energia de que dependemos é obtida a partir de reações químicas, como a queima

Leia mais

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Num metal os electrões de condução estão dissociados dos seus átomos de origem passando a ser partilhados por todos os iões positivos do sólido, e constituem

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS A DEPENDÊNCIA DA VELOCIDADE DE REAÇÃO COM A TEMPERATURA A velocidade da maioria das reações químicas aumenta à medida que a temperatura também aumenta.

Leia mais

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Leonnardo Cruvinel Furquim TERMOQUÍMICA 2

Leonnardo Cruvinel Furquim TERMOQUÍMICA 2 Leonnardo Cruvinel Furquim TERMOQUÍMICA 2 Calorimetria Os reagentes são colocados num recipiente de aço de paredes resistentes chamado bomba, o qual está imerso numa quantidade de água contida num recipiente

Leia mais

Física Geral I - F 128 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho. 2 o semestre, 2011

Física Geral I - F 128 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho. 2 o semestre, 2011 Física Geral I - F 18 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho o semestre, 011 Energia As leis de Newton permitem analisar vários movimentos. Essa análise pode ser bastante complea, necessitando de detalhes

Leia mais

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2 HTTP://COMSIZO.BLOGSPOT.COM/ Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2 Engenharia Física 09 Universidade Federal de São Carlos 10/31/2009 *Conseguimos algumas resoluções

Leia mais

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor.

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor. Módulo IV Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas Termodinâmicas, Energia Interna, Entalpia, Calores Espercíficos c v

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Introdução Quando um mergulhador pula de um trampolim para uma piscina, ele atinge a água com uma velocidade relativamente elevada, possuindo grande energia cinética. De onde vem

Leia mais

Princípios de Bioenergética

Princípios de Bioenergética Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Disciplina de Introdução a Bioquímica Princípios de Bioenergética 1. Conceitos Básicos 1.1. Conceito de

Leia mais

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma leitura do passado e do futuro. Todos os planetas do sistema

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

b) Pedrinho não estava com febre, pois sua temperatura era de 36,5 ºC.

b) Pedrinho não estava com febre, pois sua temperatura era de 36,5 ºC. Exercícios calorimetria 1.Dona Maria do Desespero tem um filho chamado Pedrinho, que apresentava os sintomas característicos da gripe causada pelo vírus H1N1: tosse, dor de garganta, dor nas articulações

Leia mais

Lição N o 3. Prótidos ou Proteínas. Objectivos de Aprendizagem. Introdução. No final desta lição, você será capaz de:

Lição N o 3. Prótidos ou Proteínas. Objectivos de Aprendizagem. Introdução. No final desta lição, você será capaz de: Lição N o 3 Prótidos ou Proteínas Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Indicar a composição química das proteínas. Identificar aminoácidos essenciais. Caracterizar os tipos

Leia mais

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20.

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20. 11 FÍSICA Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com altura de 30 cm e base de 20 cm de largura por 50 cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana horizontal.

Leia mais

Capítulo 8: Transferência de calor por condução

Capítulo 8: Transferência de calor por condução Capítulo 8: ransferência de calor por condução Equação da condução de calor Condução de calor unidimensional e em regime permanente Condução Um corpo sólido isolado está em equilíbrio térmico se a sua

Leia mais

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 14:26. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica,

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 14:26. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Exercícios Resolvidos de Física Básica Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Doutor em Física pela Universidade udwig Maximilian de Munique, Alemanha Universidade Federal da

Leia mais

1 a QUESTÃO Valor 1,0

1 a QUESTÃO Valor 1,0 1 a QUESTÃO Valor 1,0 Um esquimó aguarda a passagem de um peixe sob um platô de gelo, como mostra a figura abaixo. Ao avistá-lo, ele dispara sua lança, que viaja com uma velocidade constante de 50 m/s,

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

1. Difusão. A difusão só ocorre quando houver gradiente de: Concentração; Potencial; Pressão.

1. Difusão. A difusão só ocorre quando houver gradiente de: Concentração; Potencial; Pressão. 1. Difusão Com frequência, materiais de todos os tipos são tratados termicamente para melhorar as suas propriedades. Os fenômenos que ocorrem durante um tratamento térmico envolvem quase sempre difusão

Leia mais

Características de um fluido

Características de um fluido FLUIDOS - Propriedades Características de um fluido Gases e liquídos podem ambos ser considerados fluidos. Há certas características partilhadas por todos os fluidos que podem usar-se para distinguir liquidos

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

TERMODINÂMICA Exercícios

TERMODINÂMICA Exercícios Escola Superior de Tecnologia de Abrantes TERMODINÂMICA Exercícios Professor: Eng. Flávio Chaves Ano lectivo 2003/2004 ESCALAS DE PRESSÃO Problema 1 Um óleo com uma massa específica de 0,8 kg/dm 3 está

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

(J/gºC) Água 4,19 Petróleo 2,09 Glicerin a 2,43. Leite 3,93 Mercúri o 0,14. a) a água. b) o petróleo. c) a glicerina. d) o leite.

(J/gºC) Água 4,19 Petróleo 2,09 Glicerin a 2,43. Leite 3,93 Mercúri o 0,14. a) a água. b) o petróleo. c) a glicerina. d) o leite. COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Gás Ideal ou Perfeito

Gás Ideal ou Perfeito Leituras Complementares Gás Ideal ou Perfeito Um gás ideal ou perfeito é aquele que segue a ecuação: PV = nrt Onde: R = 8,314 J mol -1 K -1 R = 8,205 10-2 atm L mol -1 K -1 R = 8,314 10-2 bar L mol -1

Leia mais

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química

Leia mais

A Equação de Bernoulli

A Equação de Bernoulli Aula 4 A equação de Bernoulli Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Descrever a dinâmica de escoamento de um fluido. Deduzir a Equação de Bernoulli. Aplicar a Equação de Bernoulli e a Equação da Continuidade

Leia mais

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações.

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. Questão 01 - (UFPel RS/2009) De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. I. A equação de estado de um gás ideal, pv = nrt, determina que a pressão, o volume, a massa e a temperatura podem

Leia mais

CAPÍTULO 4 - BALANÇOS MATERIAIS. Existem dois tipos fundamentais de entidade em termodinâmica, estados de um sistema, e os processos de um sistema.

CAPÍTULO 4 - BALANÇOS MATERIAIS. Existem dois tipos fundamentais de entidade em termodinâmica, estados de um sistema, e os processos de um sistema. Existem dois tipos fundamentais de entidade em termodinâmica, estados de um sistema, e os processos de um sistema. Sempre que duas ou mais propriedades de um sistema variam, diz-se que ocorreu um processo.

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

CALORIMETRIA. H T = c m T.

CALORIMETRIA. H T = c m T. CALORIMETRIA 1. Resumo Coloca-se em contacto diferentes quantidades de água quente e fria num recipiente termicamente isolado, verificando-se a conservação da energia térmica. Com base nessa conservação,

Leia mais

A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES

A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES A Responde às perguntas com a informação que consta nas páginas 2-3. Porque ingerimos alimentos? Qual é a unidade de energia utilizada em nutrição? Quando emagrecemos?

Leia mais

As Propriedades das Misturas (Aulas 18 a 21)

As Propriedades das Misturas (Aulas 18 a 21) As Propriedades das Misturas (Aulas 18 a 21) I Introdução Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode

Leia mais

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões Cap 24 Gases perfeitos 21 questões 357 Gases perfeitos 01 UFFRJ 1 a Fase 20 Nas cidades I e II não há tratamento de água e a população utiliza a ebulição para reduzir os riscos de contaminação A cidade

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

Equações Diferenciais

Equações Diferenciais Equações Diferenciais EQUAÇÕES DIFERENCIAS Em qualquer processo natural, as variáveis envolvidas e suas taxas de variação estão interligadas com uma ou outras por meio de princípios básicos científicos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano ectivo 09/10 Duração da Actividade: 90 minutos Data: 04/ 12 / 09 Responda com clareza às questões

Leia mais

Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição de forças.

Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição de forças. 14 Curso Básico de Mecânica dos Fluidos Objetivos da segunda aula da unidade 1: Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição

Leia mais

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica. Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia

Leia mais

FÍSICA. Professor Felippe Maciel Grupo ALUB

FÍSICA. Professor Felippe Maciel Grupo ALUB Revisão para o PSC (UFAM) 2ª Etapa Nas questões em que for necessário, adote a conversão: 1 cal = 4,2 J Questão 1 Noções de Ondulatória. (PSC 2011) Ondas ultra-sônicas são usadas para vários propósitos

Leia mais

Prof. André Motta - mottabip@hotmail.com_ C) O calor contido em cada um deles é o mesmo. D) O corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois.

Prof. André Motta - mottabip@hotmail.com_ C) O calor contido em cada um deles é o mesmo. D) O corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois. Exercícios de Termometria 1-Calor é: A) Energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece. B) Energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho. C) O agente físico responsável pelo aquecimento

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

por séries de potências

por séries de potências Seção 23: Resolução de equações diferenciais por séries de potências Até este ponto, quando resolvemos equações diferenciais ordinárias, nosso objetivo foi sempre encontrar as soluções expressas por meio

Leia mais

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Uma mola comprimida por uma deformação x está em contato com um corpo de massa m, que se encontra

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

Condução Unidimensional em Regime Estacionário 5ª parte (Geração de Energia Térmica e Superfícies Estendidas)

Condução Unidimensional em Regime Estacionário 5ª parte (Geração de Energia Térmica e Superfícies Estendidas) FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR DEQ303 Condução Unidimensional em Regime Estacionário 5ª parte (Geração de Energia Térmica e Superfícies Estendidas) Professor Osvaldo Chiavone Filho Soluções

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

Física - UFRGS 2010. 02. Alternativa D Afirmativa I Um ano corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano.

Física - UFRGS 2010. 02. Alternativa D Afirmativa I Um ano corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano. Física - UFRGS 2010 01. Alternativa E De acordo com as leis de Kepler, a órbita de cada planeta é uma elipse com o Sol em um dos focos. A reta que une um planeta e o Sol, varre áreas iguais em tempos iguais

Leia mais

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 8 PROF.: Célio Normando CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Leia mais

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX REV C Por Luiz Henrique V. Souza Com Agradecimentos Especiais ao Engº Eduardo Gertrudes, CTGÁS/RN. Dezembro, 2010. ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO.

Leia mais

Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ º Exame de Qualificação 011 Questão 6 Vestibular 011 No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao

Leia mais

16) O produto nr tem um valor constante de 50atm.cm 3 /K. 32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.

16) O produto nr tem um valor constante de 50atm.cm 3 /K. 32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial. Exercícios de termodinâmica Para as questões 01 e 02: Em uma transformação isotérmica, mantida a 127 C, o volume de certa quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros.

Leia mais

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal.

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal. CAPÍTULO 9 - MOTORES DIESEL COMBUSTÃO EM MOTORES DIESEL Embora as reações químicas, durante a combustão, sejam indubitavelmente muito semelhantes nos motores de ignição por centelha e nos motores Diesel,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Gabarito dos Exames para o 1º e 2º Anos 1ª QUESTÃO Movimento Retilíneo Uniforme Em um MRU a posição s(t) do móvel é dada por s(t) = s 0 + vt, onde s 0 é a posição

Leia mais

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS NOÇÕES DE ECOLOGIA. A ÁGUA NO MEIO A ÁGUA É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA OS SERES VIVOS, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER DE QUE MANEIRA ELA SE ENCONTRA NO MEIO,

Leia mais

CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA. - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para animais e plantas

CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA. - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para animais e plantas CAPÍTULO 7 PSICROMETRIA 1. Introdução a) Quantificação do vapor d água na atmosfera. b) Importância da quantificação da umidade atmosférica: - Dimensionamento de sistemas de acondicionamento térmico para

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo II Aula 05 1. Introdução A mecânica dos gases é a parte da Mecânica que estuda as propriedades dos gases. Na Física existem três estados da matéria

Leia mais

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resumo O propósito deste trabalho é testar a resistência de bactérias (Escherichia

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 / Nome: nº 1. Atualmente, a troposfera é constituída por espécies maioritárias, como o azoto, N 2, o oxigénio,

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Física Questão 01 Durante um voo, um avião lança uma caixa presa a um paraquedas. Após esse lançamento, o paraquedas abre-se e uma força F,

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

TERMOQUÍMICA RITA SIMÕES

TERMOQUÍMICA RITA SIMÕES TERMOQUÍMICA RITA SIMÕES CONCEITOS IMPORTANTES SISTEMA -É qualquer porção do universo escolhida para observação para, estudo ou análise. ENERGIA - resultado do movimento e da força gravitacional existentes

Leia mais

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 9 PROF.: Célio Normando CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica Apostila de Automação Industrial Elaborada pelo Professor M.Eng. Rodrigo Cardozo Fuentes Prof. Rodrigo

Leia mais

Undécima lista de exercícios. Função exponencial e função logarítmica.

Undécima lista de exercícios. Função exponencial e função logarítmica. MA091 Matemática básica Verão de 01 Undécima lista de exercícios Função exponencial e função logarítmica 1 Você pegou um empréstimo bancário de R$ 500,00, a uma taxa de 5% ao mês a) Escreva a função que

Leia mais

Introdução à condução de calor estacionária

Introdução à condução de calor estacionária Introdução à condução de calor estacionária Exercício 1 - O telhado de uma casa com aquecimento elétrico tem 6m de comprimento, 8m de largura e 0, 25m de espessura e é feito de uma camada plana de concreto

Leia mais

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x 12 FÍSICA Aceleração da gravidade, g = 10 m/s 2 Constante gravitacional, G = 7 x 10-11 N.m 2 /kg 2 Massa da Terra, M = 6 x 10 24 kg Velocidade da luz no vácuo, c = 300.000 km/s 01. Em 2013, os experimentos

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: Erich/ André NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1 a EM Circule a sua turma: Funcionários:

Leia mais

Capacidade térmica mássica

Capacidade térmica mássica AL 1.3. Capacidade térmica mássica Em grupo de trabalho e com ajuda do professor os alunos planificam um procedimento experimental que os vai ajudar a dar resposta ao problema. Durante a realização da

Leia mais

4 EJETORES E SISTEMAS DE VÁCUO

4 EJETORES E SISTEMAS DE VÁCUO 4 EJETORES E SISTEMAS DE VÁCUO Sistema sub vácuo é qualquer sistema com pressão absoluta abaixo da pressão atmosférica local. Na prática esses sistemas estão sujeitos à entrada de ar devido a imperfeições

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais