UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/1989. e publicada no D.O.U em 11/12/1989, Seção I, p.22.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/1989. e publicada no D.O.U em 11/12/1989, Seção I, p.22."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/1989 e publicada no D.O.U em 11/12/1989, Seção I, p EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2015 O Reitor da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e da Lei nº 9.870, torna público que estão abertas a partir de 06 de outubro de 2014 as inscrições para o Processo de Ingresso Extravestibular da ULBRA para ocupação de vagas remanescentes. Ingresso Extravestibular é o acesso aos cursos de graduação ofertados na forma presencial ou a distância àquelas pessoas que já foram aprovadas em algum Processo Seletivo da ULBRA ou de outra Instituição de Ensino Superior credenciada, de acordo com os critérios e vagas publicados neste Edital. Vagas Remanescentes são vagas que, após o preenchimento em um determinado semestre, no outro esta vaga fica ociosa devido a cancelamento e/ou desistência e/ou perda de vínculo do aluno ou vagas não preenchidas por Processo Seletivo (Vestibular). 1. Inscrições ULBRA Campus Canoas - Para cursos do ensino presencial - A solicitação deve ser requerida pessoalmente, apresentando a documentação exigida, de acordo com a forma de inscrição, na Central de Atendimento do Aluno, localizada no saguão do prédio 06 do Campus Canoas.

2 - Para cursos do ensino a distância As orientações e solicitações podem ser requeridas por meio do site para um dos polos credenciados da ULBRA. Para maiores informações sobre prazos e inscrições, consultar o Manual do Candidato EAD no site. 2. Formas de Inscrição A ULBRA prevê seis formas de inscrição para Ingresso Extravestibular excetuando alguns cursos cujas formas são reduzidas e especificadas neste Edital. 2.1 IEV - Reingresso com troca de curso autoriza o retorno institucional do acadêmico trancado, para curso diferente ao de sua origem, aproveitando o Processo Seletivo ou qualquer outra modalidade de ingresso definida no primeiro vínculo institucional. 2.2 IEV - Readmissão para outro curso - autoriza o retorno institucional do acadêmico evadido para curso distinto ao curso de origem, aproveitando o Processo Seletivo ou qualquer outra modalidade de ingresso definida no primeiro vínculo institucional. 2.3 IEV Transferência Interna - autoriza a troca de curso na mesma unidade ou a troca de unidade/curso do acadêmico ativo. 2.4 IEV Transferência Externa - autoriza o ingresso de acadêmico oriundo de outra IES. 2.5 IEV - Ingresso por Certidão de Estudos autoriza o ingresso de aluno que já iniciou um Curso Superior na Instituição ou em outra, mas está sem vínculo na IES e deseja continuar seus estudos. 2.6 IEV Portador de Curso Superior - autoriza o ingresso do aluno que já possui diploma de curso superior em curso credenciado emitido pela ULBRA ou outra Instituição credenciada. Observações: 1. Para o curso de Medicina só será permitido o Ingresso Extravestibular na forma IEV Transferência Externa. 2. As vagas remanescentes, salvo se descrito no edital, são destinadas a candidatos que obtiverem aproveitamento no Curso pretendido de no mínimo o correspondente ao primeiro semestre letivo da matriz curricular em vigor.

3 Caso contrário, o ingresso do candidato estará condicionado à disponibilidade de vagas no primeiro semestre. 3. Todos os alunos que ingressarem pelo processo de Ingresso Extravestibular serão inseridos na matriz atual vigente e deverão seguir a sequência de estudos propostas para o curso. 3. Critérios e Observações sobre o Preenchimento de Vagas. Os critérios listados abaixo são aplicados para o Ingresso Extravestibular em todos os cursos que tenham vagas disponíveis e a Universidade se reserva o direito de em determinados cursos de exigir critérios específicos conforme os listados nos itens 3.8 e 3.9 para aceitar o Ingresso Extravestibular. 3.1 O candidato só poderá participar deste ingresso se já tiver cursado no mínimo um período letivo no curso na instituição de origem. 3.2 O Processo Ingresso Extravestibular será realizado mediante a análise de aproveitamento de disciplinas cursadas em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC. 3.3 Na forma de inscrição de IEV - Ingresso por Certidão de Estudos só serão aceitos documentos de cursos nos quais o candidato cursou nos últimos 05 anos. 3.4 O ingresso do candidato depende da existência de vagas remanescentes no curso desejado. 3.5 As vagas disponíveis por curso serão publicadas no site da Universidade no endereço 3.6 O período de solicitação de Ingresso Extravestibular será publicado no site da Universidade no endereço 3.7 A solicitação será isenta de qualquer taxa. 3.8 No caso do Curso de Medicina da unidade de Canoas, além dos critérios especificados nos itens 3.1 a 3.6, para quaisquer das formas de inscrição permitidas para este curso, aplicam-se os critérios abaixo O Ingresso Extravestibular será permitido somente para alunos oriundos de outro Curso de Medicina, de Universidade Brasileira, reconhecido pelo MEC e cuja forma de ingresso tenha sido por Vestibular Índice de Desempenho nas Disciplinas Aproveitadas (IDDA) igual ou superior a 6 (seis). Este índice será calculado pela média aritmética das notas das disciplinas que poderão ser aproveitadas para o curso A classificação será feita na ordem decrescente do Índice de Desempenho nas Disciplinas Aproveitadas (IDDA) atendido o item

4 3.8.4 Se houver empate o critério de desempate será pelo candidato de maior idade. 3.9 Nos casos dos Cursos de Medicina Veterinária e Odontologia, além dos critérios especificados nos itens 3.1 a 3.6, aplicam-se os critérios abaixo A ordem de preenchimento de vagas será pelo tipo de ingresso, sendo eles: 1º Ingresso por Transferência Externa; 2º Portador de Curso Superior, 3º Troca de Campus, 4º Troca de Curso e 5º Certidão de Estudos; A classificação será feita na ordem decrescente do Índice de Desempenho nas Disciplinas Aproveitadas (IDDA). Este índice será calculado pela média aritmética das notas das disciplinas que poderão ser aproveitadas para o curso Se houver empate, o critério de desempate será pelo candidato de menor idade.

5 4. Documentos solicitados Forma de Inscrição Documentos - RG (cópia); - CPF (cópia); - Comprovante de residência com CEP (cópia); - Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); - Certificado/Histórico de Conclusão do Ensino Médio (original ou cópia autenticada). IEV Transferência Externa - Histórico do Curso Superior com as disciplinas e respectiva carga horária e Portaria de Reconhecimento do Curso (original); - Declaração sobre a situação no ENADE, emitido até 30 dias antes da solicitação (original); - Atestado de vínculo com o curso de origem, emitido até 30 dias antes da solicitação (original); - Conteúdos Programáticos (original); - Ficha de dados Cadastrais preenchida (disponível no ato da solicitação). Se o candidato for oriundo de IES estrangeira os documentos devem ser: - Histórico original, covalidado por entidade consular, do curso de graduação de origem com as disciplinas e respectiva carga horária, ementa, conteúdos programáticos, reconhecimento do curso e forma de ingresso. Este documento deve ser traduzido por tradutor juramentado. - Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); - Comprovação de regularidade no país. - CPF (cópia); - Comprovante de residência com CEP; - Histórico original de conclusão do ensino médio ou equivalente, covalidado pelo Conselho Estadual de Educação. Este documento deve ser

6 traduzido por tradutor juramentado

7 Forma de Inscrição Documentos - Certidão de estudos original (original); - Comprovante de residência com CEP (cópia); IEV - Ingresso por Certidão de Estudos - Certificado/Histórico de Conclusão do Ensino Médio (original ou cópia autenticada); - Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); - Histórico do Curso Superior com as disciplinas e respectiva carga horária e Portaria de Reconhecimento do Curso (original); - Declaração sobre a situação no ENADE, emitido até 30 dias antes da solicitação (original); - Atestado de vínculo com o curso de origem, emitido até 30 dias antes da solicitação (original); - Conteúdos Programáticos (originais); - Ficha de dados cadastrais preenchida (disponível no ato da solicitação). IEV Portador de Curso Superior - Cópia autenticada do Diploma (frente e verso); - RG (cópia); - CPF (cópia); - Comprovante de residência com CEP (cópia); - Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); - Certificado/Histórico de Conclusão do Ensino Médio (original ou cópia autenticada); - Histórico do Curso Superior com as disciplinas e respectiva carga horária e Portaria de Reconhecimento do Curso (original); - Conteúdos Programáticos (originais); - Ficha de dados Cadastrais Preenchida (disponível no ato da solicitação);

8 Se o candidato for oriundo de IES estrangeira os documentos devem ser: - Histórico original, covalidado por uma Universidade Pública Brasileira, do curso de graduação de origem com as disciplinas e respectiva carga horária, ementa, conteúdos programáticos, reconhecimento do curso e forma de ingresso; Este documento deve ser traduzido por tradutor juramentado; - Cópia autenticada do diploma do curso superior; -Comprovação de regularidade no país; -CPF, comprovante de endereço; - Histórico original de conclusão do ensino médio ou equivalente, covalidado pelo Conselho Estadual de Educação. Este documento deve ser traduzido por tradutor juramentado.

9 5. Cursos disponíveis Unidade Canoas Cursos Vagas disponíveis Administração 30 Agronomia 30 Arquitetura e Urbanismo 30 Artes Visuais* - Biomedicina 30 Ciências Biológicas - Bacharelado 30 Ciências Biológicas - Licenciatura 30 Ciência da Computação 30 Ciência Política* - Ciências Contábeis 30 Ciências Econômicas* - Comunicação Social - Jornalismo 30 Comunicação Social Relações Públicas* - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 30 CST Análise e Desenvolvimento de Sistemas 30 CST em Automação Industrial 30 CST em Design de Interiores 30 CST em Design de Moda 30 CST em Design Gráfico 30 CST em Estética e Cosmética 30 CST em Fotografia 30 CST em Gestão Ambiental* - CST em Gestão Comercial 30 CST em Gestão de Recursos Humanos 30 CST em Gestão da Segurança Privada 30 CST em Logística 30 CST em Marketing 30 CST em Processos Gerenciais 30 CST em Produção Audiovisual* - CST em Redes de Computadores 30 Dança* - Design 30 Direito 30 Educação Física - Bacharelado 30 Educação Física - Licenciatura 30 Educação nas Organizações* - Enfermagem 30 Engenharia Ambiental e Sanitária 30 Engenharia Civil 30 Engenharia de Produção 30 Engenharia Elétrica 30 Engenharia Mecânica 30

10 Engenharia Mecânica Automotiva 30 Engenharia Química 30 Estética 30 Farmácia 30 Física 30 Fisioterapia 30 Fonoaudiologia 30 Geografia - Licenciatura 30 História Bacharelado* - História Licenciatura 30 Letras Inglês 30 Matemática - Licenciatura 30 Medicina 16 Medicina Veterinária 30 Odontologia 30 Pedagogia 30 Psicologia 30 Química - Licenciatura 30 Química Industrial 30 Secretariado Executivo Trilíngue 30 Serviço Social 30 Sistemas de Informação* - Teologia 30 *O Ingresso em qualquer um dos cursos assinalados estará condicionado à análise da Coordenação de Ensino da Unidade e também condicionado ao tempo de integralização curricular conforme o que prevê a Resolução nº 01/2014 do ConsUn. Observação: Os Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia não receberão alunos que se enquadrem, após análise de aproveitamento de disciplinas, no primeiro semestre do Curso. 6. Período Curso de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia: De 06 de outubro a 28 de novembro de Demais Cursos: Solicitação disponível de 06 de outubro de 2014 a 09 de fevereiro de 2015.

11 7. Resultados Curso Data de divulgação Data matrícula Medicina 05/12/ e 09/12/2014 Medicina Veterinária 05/12/ e 09/12/2014 Odontologia 05/12/ e 09/12/2014 de Outros cursos na modalidade presencial Data de resposta do protocolo A partir da data de resposta do protocolo. *Caso haja suplência para Ingresso Extravestibular nos Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, no dia 10 de dezembro de 2014, às 18h, será emitida a relação de suplentes e datas de matrícula no site da Universidade. Canoas, 06 de outubro de 2014.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.684 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/Ulbra, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e da Lei nº 9.870, torna

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2º Semestre/2015

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2º Semestre/2015 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2º Semestre/2015 O Reitor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e da Lei nº. 9.870 torna

Leia mais

EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes

EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes A Pró-Reitoria de Graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Viçosa (PRE-UFV) faz saber aos interessados que estarão abertas, no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS:

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS: De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Tradicional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27 de maio

Leia mais

EDITAL PRAC 01/2016 INSCRIÇÕES

EDITAL PRAC 01/2016 INSCRIÇÕES EDITAL PRAC 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EAD DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO COM APROVEITAMENTO DE CURSOS SUPERIORES (transferências externas,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007,republicada em 01.12.2010

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Tradicional

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR A Universidade Salvador UNIFACS, em conformidade com seu Regimento Geral, torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Tradicional

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015. FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande-PB no

Leia mais

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA EDITAL Nº 007/2016 O Diretor Executivo da Faculdade Metropolitana de Anápolis, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o processo seletivo para transferência de candidatos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2011 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2011 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2011 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor da Universidade Feevale, instituição de ensino superior credenciada pela Portaria Nº 404, de 1º de abril de 2010 D.O.U

Leia mais

Número máximo de alunos por turma. Curso/Habilitação/ Modalidade. Total de Vagas. Local de Funcionamento. Legislação do curso.

Número máximo de alunos por turma. Curso/Habilitação/ Modalidade. Total de Vagas. Local de Funcionamento. Legislação do curso. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo UNIFACS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM. Inscrição Entrega ENEM Resultado Matrícula NO ATO DA ENTREGA

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM. Inscrição Entrega ENEM Resultado Matrícula NO ATO DA ENTREGA PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO EXTRAVESTIBULAR 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO EXTRAVESTIBULAR 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Gabinete do Reitor Comissão Permanente de Seleção PROCESSO SELETIVO UNIFICADO EXTRAVESTIBULAR 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acordo com a legislação

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo ENEM

Leia mais

Edital 2/2015 PROGRAD

Edital 2/2015 PROGRAD Edital 2/2015 PROGRAD A Pró-Reitoria de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PROGRAD/PUC Goiás), com sede à Avenida Universitária, 1.440, CEP 74605-900 - S. Universitário, Goiânia -

Leia mais

CAMPUS AC SIMÕES Cursos Presenciais e Ensino à Distância

CAMPUS AC SIMÕES Cursos Presenciais e Ensino à Distância UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Nº 033/2015 Campus A.C. Simões (Maceió),

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO -2014.1-

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO -2014.1- A Universidade Castelo Branco torna público o presente Edital com normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo Seletivo para ingresso no 1º semestre de 2014 nos Cursos de Graduação, na modalidade

Leia mais

Edital nº 040/2008 - Revalidação de Diplomas de Graduação

Edital nº 040/2008 - Revalidação de Diplomas de Graduação SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO Edital nº 040/2008 - Revalidação de Diplomas de Graduação O Departamento de Registro e Controle Acadêmico

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Abertura O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade de Caxias do Sul, no uso de suas atribuições, torna públicas as condições que regem o encaminhamento

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e número de vagas para o Processo Seletivo/2013 dos cursos presenciais de graduação. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA COMISSÃO ORGANIZADORA Eliane Assis Neves Júlio César Alvim Marquione Gomes Raquel Munis Suelen Gomes 2 SUMÁRIO 1 CURSOS OFERECIDOS

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 Retificado em 28/03 às 11h (item 1.8)

EDITAL Nº 012/2014 Retificado em 28/03 às 11h (item 1.8) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 012/2014 Retificado em 28/03 às 11h (item 1.8) A Diretora do Departamento

Leia mais

PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Universidade de Caxias do Sul (UCS) torna pública a abertura de inscrições e as condições que regem os Processos Seletivos para o ingresso

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Abertura O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade de Caxias do Sul, no uso de suas atribuições, torna públicas as condições que regem o encaminhamento

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF. (Aprovado pela Câmara de Graduação em 2 de dezembro de 2014)

EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF. (Aprovado pela Câmara de Graduação em 2 de dezembro de 2014) EDITAL DE TRANSFERÊNCIAS EXTERNA E INTERNA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 2 de dezembro de 2014) A Pró-Reitoria de Graduação da torna público aos interessados que

Leia mais

1.2 Relação dos Cursos/vagas

1.2 Relação dos Cursos/vagas UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DO SISTEMA CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL, MODALIDADE A DISTÂNCIA (EaD) 2015 A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 FACULDADE MAURÍCIO (FAP ) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau

Leia mais

E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2012 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 002/2012

E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2012 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 002/2012 E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2012 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 002/2012 A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos torna público que estão abertas, no período de

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2011 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 001/2011

E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2011 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 001/2011 E D I T A L INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 2.º SEMESTRE DE 2011 Aprovado pela Resolução da CGRAD n. 001/2011 A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos torna público que estão abertas, no período de

Leia mais

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação.

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação. EDITAL PROEPE/PROAP 18/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27

Leia mais

1. DO OBJETO E DOS CURSOS

1. DO OBJETO E DOS CURSOS EDITAL Nº 02/2013 Seleção para mudança de curso e para o ingresso de transferidos e graduados na Faculdade Católica Rainha do Sertão, para o primeiro semestre do ano de 2014. 1. DO OBJETO E DOS CURSOS

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão EDITAL Nº. 349/2014 - CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 27/2014 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE ESTAGIÁRIOS, PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA E PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2013.2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA e PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2013.2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA e PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2013.2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA e PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR A Universidade Salvador UNIFACS, em conformidade com seu Regimento Geral, torna pública a

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS 2012

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA Av. Itália Km 8 Campus Carreiros

Leia mais

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente.

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente. EDITAL PROEPE/PROAP 21/2014 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

EDITAL Nº 152/VRG/2015

EDITAL Nº 152/VRG/2015 EDITAL Nº 152/VRG/2015 PUBLICA OS CRITÉRIOS PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI PELO SELETIVO ESPECIAL, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. A Vice-Reitora de Graduação da Universidade do Vale do

Leia mais

EDITAL Nº 153/VRG/2015

EDITAL Nº 153/VRG/2015 EDITAL Nº 153/VRG/015 PUBLICA OS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E DE SELEÇÃO PARA O INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 016, PELO APROVEITAMENTO DOS RESULTADOS NO ENEM 013, 014

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 02

Leia mais

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2015

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2015 FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - A Diretora Geral da Faculdade das Américas, com base no Regimento Geral, na Portaria Ministerial nº 391 de 07/02/2002, na Portaria Normativa nº 40,

Leia mais

1.2 Relação dos Cursos/vagas

1.2 Relação dos Cursos/vagas UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EAD) 2016 A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP EDITAL n. º 001/2016 A Universidade Tuiuti do Paraná UTP, de acordo com o seu Estatuto, Regimento Geral, com a Lei

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP EDITAL n. º 001/2016 A Universidade Tuiuti do Paraná UTP, de acordo com o seu Estatuto, Regimento Geral, com a Lei UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP EDITAL n. º 001/2016 A Universidade Tuiuti do Paraná UTP, de acordo com o seu Estatuto, Regimento Geral, com a Lei 9.394/96 e demais legislações vigentes declara a abertura

Leia mais

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015 EDITAL Nº. 16/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, PSICOLOGIA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 A Reitora do Centro Universitário Radial, Faculdade Radial Jabaquara, Faculdade Radial de Curitiba, Faculdade de Tecnologia

Leia mais

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO.

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO. A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

Processo Seletivo INESUL 2016

Processo Seletivo INESUL 2016 Processo Seletivo INESUL 2016 EDITAL Nº 04/2015 18 de dezembro de 2015 A Direção Acadêmica do Instituto de Ensino Superior de Londrina - INESUL, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, no uso de

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n.º 9.996, de 02.05.2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n.º 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº062/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UESB O Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 A Faculdade Meta, Instituição de Ensino Superior comprometida com o padrão de qualidade e as

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016 O Magnífico Reitor da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba, no uso de suas atribuições estatutárias e gozo de autonomia universitária

Leia mais

EDITAL CEPS 003/2016 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2

EDITAL CEPS 003/2016 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2 O Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo Unificado - CEPS, torna público por meio do presente Edital, que serão recebidas as inscrições referentes

Leia mais

EDITAL 04/2015 REITORIA

EDITAL 04/2015 REITORIA EDITAL 04/2015 REITORIA Matrículas 2º semestre letivo de 2015 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 2º semestre letivo de 2015. 1. Renovação de

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA E TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA DA FADBA 2014.2

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA E TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA DA FADBA 2014.2 FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Credenciada pela Portaria nº 972, de 12/04/11, Publicada no D.O.U. em 14/04/11. Mantida pala Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO

EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO O Diretor da FACULADE CENECISTA DE OSÓRIO - FACOS, com sede no município de Osório, Estado do RS, torna público, na forma regimental e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre

PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre A Diretora Acadêmica do Centro Universitário Hermínio da Silveira - IBMR, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na conformidade do que dispõe a Legislação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 09

PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 09 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 09

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2

EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2 EDITAL DE MOBILIDADE INTERNA 2011.2 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco torna público que, no período de 29 de junho a 08 de julho de 2011, serão recebidos os requerimentos para Mobilidade

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Universidade de Caxias do Sul UCS torna públicas a abertura de inscrições e as condições que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º semestre de 2016, conforme consta em anexo.

Art. 1º Aprovar o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º semestre de 2016, conforme consta em anexo. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 10/2016 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º Semestre de 2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

Vagas Período Mensalidade(R$) DURAÇÃO

Vagas Período Mensalidade(R$) DURAÇÃO EDITAL Nº. 02/2010 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2010/2.2 A Diretoria das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA e da Faculdade Metropolitana, torna público as normas para a realização do Processo

Leia mais

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 03/2015, DE 11 DE JUNHO DE 2015. A Faculdade Pernambucana de Saúde torna pública as condições de

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 A Diretora Geral da Faculdade de Educação de São Mateus (FAESM), torna público através do presente Edital, que estão abertas

Leia mais

EDITAL 07/2015 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE ADMISSÃO/2016

EDITAL 07/2015 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE ADMISSÃO/2016 1 EDITAL 07/2015 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE ADMISSÃO/2016 A Presidente da Comissão Mista Organizadora dos Processos Seletivos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e da Faculdade Salesiana

Leia mais

Número máximo de alunos por turma. Total de Vagas. Curso/Habilitação/ Modalidade. Local de Funcionamento. Legislação do curso.

Número máximo de alunos por turma. Total de Vagas. Curso/Habilitação/ Modalidade. Local de Funcionamento. Legislação do curso. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo EAD

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1 O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 1 EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 O Reitor do Centro Universitário de Araraquara, tendo em vista a legislação vigente, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

EDITAL Nº. 19/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 19/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 19/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS Recredenciada pelo Decreto nº 6.303 de 12.12.2007 (DOU de 12.01.2011)

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS Recredenciada pelo Decreto nº 6.303 de 12.12.2007 (DOU de 12.01.2011) UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS Recredenciada pelo Decreto nº 6.303 de 12.12.2007 (DOU de 12.01.2011) CON VESTIBULAR 2016.1 GRADUAÇÃO BACHARELADO CAMPUS SALVADOR E FEIRA DE SANTANA EDITAL PARA PSPE Estão

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA. (horário de Cuiabá) 7:30 às 11:30 h. 13:30 às 17:30 h. Período de inscrições

ANEXO I CRONOGRAMA. (horário de Cuiabá) 7:30 às 11:30 h. 13:30 às 17:30 h. Período de inscrições ANEXO I CRONOGRAMA DATA 17 à 21 de outubro de 2011 A partir do dia 07/11/2011 Até dia 17/11/2011 Até dia 17/11/2011 28/11/2011 8:00h às 12:00 h Até 07/12/2011 Até 14/12/2011 A partir de 17/12/2011 HORÁRIO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL EXTERNO Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO VEST/UFES 2016

EDITAL EXTERNO Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO VEST/UFES 2016 EDITAL EXTERNO Nº 01/2016 CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO VEST/UFES 2016 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, representada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

A Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a decisão do Conselho de Graduação e

A Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a decisão do Conselho de Graduação e REITORIA RESOLUÇÃO Nº. 12, de 13 de maio de 2014. Fixa o tempo mínimo e máximo para a integralização dos cursos de graduação da UNISC para estudantes ingressantes a partir de 2014/1. A Reitora da Universidade

Leia mais

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula.

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula. EDITAL PROEPE/PROAP 8/2016 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A TRANSFERÊNCIA INTERNA. Os Pró-Reitores

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2013

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2013 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2013 VALDEMIR SAMONETTO, Reitor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino FAE - torna público a abertura das inscrições, no período abaixo

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL. Arquitetura e Urbanismo 4 Reconhecido pela Portaria 215, publicada em 06/11/2012.

CURSOS DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL. Arquitetura e Urbanismo 4 Reconhecido pela Portaria 215, publicada em 06/11/2012. DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL Administração s Avaliação MEC Amparo Legal Renovado o reconhecimento por 5 anos pela Port. N.º 819 publicada em 02/05/2001. Renovado Reconhecimento pela Port. Nº 477, publicada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2016 CONCURSO VESTIBULAR EDITAL

PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2016 CONCURSO VESTIBULAR EDITAL U N I V E R S I D A D E D E P A S S O F U N D O V i c e - R e i t o r i a d e G r a d u a ç ã o S e c r e t a r i a G e r a l d o s C u r s o s Campus I Rodovia BR 285 Km 292,7 - Bairro São José CEP 99052-900

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Votorantim

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS Rua Santos Dumont, 1001 Manoel Valinhas 35500-286 (31) 2101-4877. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS Rua Santos Dumont, 1001 Manoel Valinhas 35500-286 (31) 2101-4877. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações

Leia mais

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA A Diretoria da Faculdade Alves Faria ALFA, mantida pelo Centro Educacional Alves Faria Ltda., com base em dispositivo constante de

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO DO 1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 PARA MUDANÇA DE CURSO

EDITAL SIMPLIFICADO DO 1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 PARA MUDANÇA DE CURSO EDITAL SIMPLIFICADO DO 1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 PARA MUDANÇA DE CURSO O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB faz saber, mediante o presente edital, que estarão abertas, no período de

Leia mais

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS Edital complementar às chamadas públicas Programa Ciência sem Fronteiras nº 136, 138, 139, 140, 141, 142/2013 - graduação sanduíche na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda 1. Apresentação Este

Leia mais

CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943

CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943 CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943.835/0003-12 SÃO PAULO/SP (UNIDADE) EDITAL Nº 02, DE 10 DE ABRIL DE 2015 PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE/2015 O Claretiano

Leia mais

Total de Vagas. Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.2012 Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.

Total de Vagas. Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.2012 Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Agendado

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 Prof. Me. João Batista Gomes de Lima, Magnífico Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna público que, no período

Leia mais

EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS

EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS A Comissão Permanente do Processo Seletivo, instituída conforme dispõe o art. 21, inciso IV do Regimento Acadêmico da Faculdade do Bico do Papagaio, considerando

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EDITAL Nº. 23 PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretoria da Faculdade Cambury, mantida pelo Centro Tecnológico Cambury Ltda., com base em dispositivo constante em seu Regimento Geral, e de acordo com a Lei

Leia mais

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente.

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente. EDITAL PROEPE/PROAP 24/2014 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A TRANSFERÊNCIAS INTERNAS. Os Pró-Reitores

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão EDITAL Nº. 251/2015 - CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 18/2015 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE ESTAGIÁRIOS, PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA E PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais