Sistemas Placostil Manual de especificação e instalação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Placostil Manual de especificação e instalação"

Transcrição

1 Sistemas Placostil Manual de especificação e instalação

2 Grupo Saint-Gobain Placo do Brasil é uma empresa dos grupos Saint-Gobain, da França, e Matte, do Chile. Saint-Gobain é líder mundial nos diversos ramos de atividade em que atua, presente em mais de 64 países. Placo se reserva o direito de atualizar e modificar as especificações dos sistemas sem aviso prévio, e não se responsabiliza por qualquer alteração efetuada por terceiros. julho/2010 Fábrica Placo do Brasil está localizada no município de Mogi das Cruzes, a 70 km da capital de São Paulo. São 14 mil m 2 de área construída, com uma linha de produção que garante fornecimento contínuo de 12 milhões de m 2 de placas de gesso para drywall por ano. Projetos e ssistência Técnica Nossos técnicos estão preparados para desenvolver soluções para qualquer projeto ou empreendimento. Em caso de dúvidas, solicite catálogos técnicos ou a visita de um especificador. Treinamento Placo do Brasil mantém cursos regulares de formação e treinamento de mão-de-obra especializada. Informe-se também sobre o programa de palestras em empresas ou escolas e cursos especiais para arquitetos, engenheiros ou construtores. Distribuidores e Instaladores Placo do Brasil tem uma extensa Rede de Distribuidores e Instaladores em diversas regiões do Brasil. través deles você pode encontrar toda a linha de produtos Placo, serviços de projetos e instalação. Placo do Brasil Ltda. v. Valentina Mello Freire Borenstein Dona Loloya, 333 Mogi das Cruzes SP CEP Tel.:

3 Sistemas Placostil forma inteligente de construir ou reformar em drywall. Os Sistemas Placostil são técnicas construtivas leves que proporcionam racionalização e otimização na montagem de paredes, forros e revestimentos em drywall para ambientes internos de residências, escritórios, bancos, hotéis, lojas, escolas, hospitais, indústrias, etc. Por meio de ensaios, normas e certificados, os Sistemas Placostil atendem a todas as exigências dos códigos de obras, quanto a resistência mecânica e ao fogo, bem como ao desempenho termoacústico. Este manual apresenta de forma clara e objetiva todas as situações para especificar com drywall Placo, além do passo a passo da instalação de paredes, forros e revestimentos. Em caso de dúvidas ou para mais informações, fale com a Placo: ou acesse

4 ÍNDICE SISTEMS PLCOSTIL 6... CRCTERÍSTICS 7... VNTGENS 8... COMPONENTES 8... PLCS 9... ELEMENTOS ESTRUTURIS CESSÓRIOS ELEMENTOS DE FIXÇÃO CBMENTO MTERIIS COMPLEMENTRES FERRMENTS PREDES PLCOSTIL NOMENCLTUR DS PREDES PLCOSTIL TBELS DE DESEMPENHO DE PREDES PLCOSTIL PROCEDIMENTOS DE MONTGEM MRCÇÃO E FIXÇÃO DE GUIS COLOCÇÃO DOS MONTNTES INSTLÇÕES ELÉTRICS, HIDRÁULICS E REFORÇOS VÃOS DE PORTS COLOCÇÃO DS PLCS FIXÇÃO DE BTENTES PRINCIPIS ENCONTROS DE PREDES LOCIS ÚMIDOS QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE PREDE PLCOSTIL PREDES ESPECIIS PLCOSTIL PREDES TÉCNICS PLCOSTIL BNCDS TÉCNICS PREDES PLCOSTIL DE LTO DESEMPENHO OBSERVÇÕES GERIS FORROS PLCOSTIL FORRO PLCOSTIL F PROCEDIMENTOS DE MONTGEM QUNTIDDE ESTIMD DE MTERIIS POR m 2 DE FORRO OBSERVÇÕES GERIS FORRO PLCOSTIL STUD PROCEDIMENTOS DE MONTGEM QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE FORRO OBSERVÇÕES GERIS FORRO CURVO REVESTIMENTOS PLCOSTIL REVESTIMENTO PLCOSTIL F PROCEDIMENTOS DE MONTGEM QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE REVESTIMENTO PLCOSTIL F530 COM MONTNTES E GUIS REVESTIMENTO PLCOSTIL COM MONTNTES E GUIS PROCEDIMENTOS DE MONTGEM QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE REVESTIMENTO PLCOSTIL COM MONTNTES E GUIS REVESTIMENTO PLCOSTIL COLDO PROCEDIMENTOS DE MONTGEM QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE REVESTIMENTO PLCOSTIL COLDO OBSERVÇÕES GERIS REGRS GERIS SISTEMS PLCOSTIL TRTMENTO DE JUNTS MSSS PLCO FITS PLCO VERIFICÇÕES E RECOMENDÇÕES INICIIS SEQUÊNCI DE PLICÇÃO REFORÇO DE CNTOS LIXMENTO INTERFCES CIXS DE ELÉTRIC INSTLÇÕES HIDRÁULICS REFORÇOS FIXÇÕES MNUTENÇÃO E REPROS PEQUENOS REPROS REPROS EM TRINCS MNUTENÇÃO HIDRÁULIC E ELÉTRIC ESTOCGEM PLCS DE GESSO PERFIS METÁLICOS MSS EM PÓ (Placojoint PR2 e Massa MP) MSS PRONT (Placomassa) MNUSEIO PLCS DE GESSO PERFIS METÁLICOS MSSS PRFUSMENTO DICS SOBRE CBMENTOS EM SISTEMS PLCOSTIL PINTUR LÁTEX OU CRÍLIC DIRETMENTE SOBRE O SISTEM PINTUR COM UTILIZÇÃO DE MSS CORRID PINTUR TEXTURIZD REVESTIMENTOS CERÂMICOS REVESTIMENTO LMINDO MELMÍNICO (FÓRMIC) OUTRO TIPOS DE CBMENTO SISTEMS CONSTRUTIVOS OPCIONIS FORRO PLCOSTIL FHP PROCEDIMENTOS DE MONTGEM OBSERVÇÕES GERIS FORROS REMOVÍVEIS COMPONENTES DO SISTEM PROCEDIMENTOS DE MONTGEM OBSERVÇÕES GERIS PLCS GYPREX PLCS GYPTONE QUTTRO 20 E BSE PLCS ESPECIIS PR FORRO, PREDE OU REVESTIMENTO ESTRUTURDO PLC RIGITONE 12-20/ PLC GYPTONE BIG QUTTRO 41

5 5 1. SISTEMS PLCOSTIL Os Sistemas Placostil são constituídos por placas de gesso produzidas industrialmente a partir da gipsita natural e cartão duplex, parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura metálica de aço zincado, os perfis. Os parafusos são autoperfurantes e autoatarrachantes, zincados ou fosfatizados, aplicados com parafusadeira. Podem ser montados em conjunto com estruturas de concreto, metálicas ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas são absorvidos pelos sistemas de perfis e juntas, não apresentando fissuras no conjunto. forma de montagem e os materiais utilizados definem o nível de desempenho, que pode variar conforme o número de placas, dimensões das estruturas e incorporação de elementos isolantes ou acústicos.

6 6 1. SISTEMS PLCOSTIL Características CRCTERÍSTICS RESISTÊNCI O FOGO O fato de 20% do peso das placas de gesso ser composto por água, garante excelente desempenho quanto à resistência ao fogo. Desempenho que pode ser melhorado com o uso da placa RF específica para esse fim. s possíveis composições podem atender às disposições legais e regulamentações específicas, referentes à segurança contra incêndio para cada localidade de implantação do edifício. ISOLMENTO TÉRMICO O espaço interno dos sistemas construtivos em drywall permite a colocação de lã de vidro, reforçando o isolamento térmico a fim de evitar o desperdício de calor. resistência térmica útil das placas de gesso com espessura de 12,5 mm é de: R = 0,04 m 2 k/w. Recomendações: Preenchimento interno com Placoglass. ISOLMENTO CÚSTICO O desempenho acústico dos sistemas construtivos em drywall atende às mais exigentes especificações, podendo ser melhorado, acrescentando mais placas ou lã de vidro em seu interior. O desempenho acústico é dado em decibéis (db). Recomendações: Preenchimento interno com Placoglass. ÇÃO DE ESFORÇOS MECÂNICOS O comportamento das paredes em drywall atende aos critérios de impacto de corpo mole e corpo duro, além das solicitações transmitidas por portas. Elas são adaptáveis a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou aço e podem atender a qualquer pé direito. ceitam fixação de qualquer tipo de objeto. ELEMENTOS DE CBMENTO Os sistemas construtivos em drywall para uso interno podem ser caracterizados por planos lisos e sem juntas aparentes, em situações retas ou curvas, horizontais ou inclinadas, não estruturais de edifícios e não expostas a intempéries. Podem receber qualquer tipo de acabamento: pintura, azulejos, revestimento melamínico, mármores, etc., que irão conferir a aparência final especificada. CONTROLES DE QULIDDE Os Sistemas Placostil são garantidos por controles de qualidade internos, auditorias externas e ensaios realizados em laboratórios nacionais e internacionais. Os Sistemas Placostil em drywall apresentam vantagens expressivas quando comparados ao sistema tradicional de alvenaria.

7 1. SISTEMS PLCOSTIL Vantagens 7 lvenaria X Drywall VNTGENS CONSTRUTOR E EMPREENDEDOR Redução do volume de material transportado vertical e horizontalmente na obra. Facilidade nas instalações, evitando quebras em função dos vazios. Mínimo desperdício e retrabalho. Flexibilidade nos layouts. Economia com mão de obra. Menor espessura com ganho de área útil. Redução de peso, tornando a construção mais leve. CONSUMIDOR FINL Possibilidade de reforma em poucas horas, sem a movimentação de grandes volumes de materiais e mão de obra. Flexibilidade na definição do layout. Os Sistemas Placostil reduzem o cronograma e os custos financeiros da obra. Facilidade de manutenção em instalações hidráulicas, elétricas e repintura. Melhor desempenho acústico quando comparado aos sistemas tradicionais. Soluções para fixação de qualquer tipo de objeto em paredes e forros.

8 8 1. SISTEMS PLCOSTIL Componentes COMPONENTES Os Sistemas Placostil são compostos por: Placas Elementos estruturais cessórios Elementos de fixação e acabamento PLCS São constituídas de um núcleo de gesso natural (CaSO 4 2H 2 O) e aditivos, revestidas com duas lâminas de cartão duplex, para uso exclusivamente interno. RU RF ST Denominação Tipo de borda Espessura (mm) Dimensão padrão (mm) Largura Comprimento* Peso (kg/m 2 ) ST (1) BR (4) 9, ,30 ST (1) BR (4) 12, ,35 ST (1) BR (4) 12, ,35 ST (1) BR (4) 12, ,50 ST (1) BQ (5) 9, ,50 ST (1) BQ (5) 9, ,50 ST (1) BR (4) 15, ,50 ST (1) BR (4) 15, ,50 RF (2) BR (4) 12, ,35 RF (2) BR (4) 15, ,76 RU (3) BR (4) 12, ,60 RU (3) BR (4) 15, ,80 (1) ST Placas Placo Standard destinadas a áreas secas. (2) RF Placas Placo resistentes ao fogo destinadas a áreas com exigências especiais de resistência ao fogo. (3) RU Placas Placo resistentes à umidade destinadas a ambientes sujeitos à ação da umidade, por tempo limitado (de forma intermitente). (4) BR Borda rebaixada para tratamento de juntas. (5) BQ Borda quadrada para uso em forros removíveis e divisórias. s placas Placo para drywall são produzidas em conformidade com as normas técnicas da BNT: NBR chapas de gesso acartonado Requisitos NBR chapas de gesso acartonado Verificação das características técnicas NBR chapas de gesso acartonado Determinação das características físicas * Medidas diferenciadas podem ser produzidas por encomenda.

9 1. SISTEMS PLCOSTIL Componentes 9 ELEMENTOS ESTRUTURIS São constituídos de perfis de aço galvanizado, protegidos com tratamento de zincagem mínimo Z275, em chapa de 0,50 mm de espessura, conformados a frio em perfiladeiras de rolete, garantindo precisão dimensional. Os perfis para drywall devem ser produzidos em conformidade com a norma técnica da BNT NBR Pefis de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall Requisitos e métodos de ensaio. Desenho Nome B C D E F G H D MONTNTE M48 46,5 ± 0,5 B C M70 68,5 ± 0,5 37,0 ± 1,0 35,0 ± 1,0 7,0 ± 2,0 M90 88,5 ± 0,5 GUI R48 48,0 ± 0,5 B R70 70,0 ± 0,5 30,0 ± 2,0 R90 90,0 ± 0,5 C B Perfil F530 46,0 ± 1,0 18,0 ± 1,0 7,0 ± 2,0 B C Cantoneira ,0 + 1,0-0,0 30,0 ± 2,0 90 ± 2 B C Cantoneira CR2 25,0 ± 2,0 30,0 ± 2,0 90 ± 2 C B D E Tabica metálica CR3 21,0 ± 2,0 28,0 ± 2,0 19,5 ± 2,0 19,5 ± 2,0 13,0 + 1,0-0,0 C B D H F E G * Tabica metálica CR3 com furos retangulares 21,0 ± 2,0 28,0 ± 2,0 19,5 ± 2,0 19,5 ± 2,0 13,0 + 1,0-0,0 21,0 74,0 7,0 C B D G E *T abica metálica CR4 com furos arredondados 30,5 ± 2,0 58,0 ± 2,0 18,0 ± 2,0 20,0 ± 2,0 13,0 + 1,0-0,0 Ø 25 45,0 C D B Rodapé de impermeabilização RI 10 ou RI 20 30,0 ± 2,0 100,0 ou 200,0 12,5 ± 0,5 120,0 ou 220,0 * s medidas F, G e H referem-se às medidas de furos dos perfis metálicos. Medidas em milímetros.

10 10 1. SISTEMS PLCOSTIL Componentes CESSÓRIOS Desenho Nome B C D E F G H D C H E Presilha F G F B C H E Suspensão MS G F B C H E Suspensão MD G F B C poio F B C B União F Junção H B Medidas em milímetros. ELEMENTOS DE FIXÇÃO Desenho Nome Descrição Parafuso TTPC utoatarrachante com cabeça trombeta para fixação de placas à estrutura de madeira ou metálica (com espessura máxima de 0,70 mm), fenda philips e ponta agulha. cabamento fosfatizado preto. Parafuso TTPF utoatarrachante com cabeça trombeta para fixação de placas à estrutura de madeira ou metálica (com espessura entre 0,70 e 2,00 mm), fenda philips e ponta broca. cabamento fosfatizado preto. Parafuso TRPF utoatarrachante com cabeça panela ou lentilha para fixação de peças metálicas. Fenda philips, com ponta broca ou agulha. cabamento zincado. Medidas em milímetros.

11 1. SISTEMS PLCOSTIL Componentes 11 CBMENTO Desenho Nome B C Descrição Placomassa Massa para tratamento de juntas pronta para uso. Placojoint PR Massa para tratamento de juntas com secagem rápida, em pó para ser misturada com água. Massa Map Massa para colagem e pequenos reparos. Fita de papel microperfurado 46,6 57,2 0,30 (espessura) - Para tratamento de juntas. Fita cantoneira Fita de papel com feixes metálicos para reforços de cantos. C B Cantoneira perfurada 23 ± 0,5 28 ± 0,5 32 ± 0,5 23 ± 0,5 28 ± 0,5 32 ± 0,5 88 ± 0,5 Cantoneira metálica para proteção de cantos externos de 90, em aço galvanizado. Medidas em milímetros. MTERIIS COMPLEMENTRES Desenho Nome Descrição Placoglass ou Placoglass Prático Rolo ou painel. Banda acústica Rolo com 10 m. Tirante Ø 3,40 rame galvanizado nº 10. Medidas em milímetros.

12 12 1. SISTEMS PLCOSTIL Componentes FERRMENTS licate de punção Banjo para enfitamento (opcional) Estilete retrátil Folhas de lixa n os 120 e 180 Nível magnético Parafusadeira (rotação a rpm) Chave de fenda philips Furadeira (tipo martelete) Pedestal Cinturão (p0rta-ferramentas opcional) Haste misturadora de massa Plaina (desbastador) Cordão de marcação Holofote Régua de alumínio com 2 m Cordão de náilon Levantador de placa (de pé ou manual) Serra copo Cumbuca metálica para massa (em aço inox) Lixadeira manual (cabo curto ou cabo longo) Serrote comum Espátula de 10 cm Mangueira de nível Serrote de ponta (pequeno) Espátulas de 20/25 e 30 cm Martelo Tesoura para drywall Esquadro Nível laser (opcional) Trena ou metro

13 13 2. PREDES PLCOSTIL s paredes Placostil são paredes internas, retas ou curvas, não estruturais de edifícios e não expostas a intempéries. São constituídas por placas de gesso, pré-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas em estrutura metálica leve, em perfilados de aço zincado. Os perfis horizontais são denominados guias e os perfis verticais montantes. s placas de gesso podem ser colocadas em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta para receber o acabamento final. Substituem os materiais convencionais com vantagens, como: Montagem rápida com obra limpa e seca. Ganho de área útil: em um apartamento de 100 m 2, pode-se chegar a 4% de ganho de área útil em decorrência da menor espessura das paredes. Diversas opções de acabamento: pinturas, azulejos, mámores, fórmicas, etc. Menor peso por m 2, otimizando o dimensionamento das estruturas e fundações. daptável a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou aço, podendo receber fixação de quaisquer tipos de objetos. O comportamento das paredes atende aos critérios de impacto de corpo mole e corpo duro, além das solicitações transmitidas por portas. Facilidade na instalação e manutenção dos sistemas elétricos e hidráulicos. Isolamento termoacústico. Resistência ao fogo. forma de montagem e os materiais utilizados definem o nível de desempenho, que pode variar conforme o número de placas, dimensão das estruturas e incorporação de elementos isolantes térmicos ou termoacústicos. São utilizados internamente como paredes de distribuição, separativas e técnicas e devem estar de acordo com as normas da BNT NBR

14 14 2. PREDES PLCOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil NOMENCLTUR DS PREDES PLCOSTIL Para efeito de especificação das paredes dos Sistemas Placostil, segue-se exemplos para nomenclatura: Parede Placostil 73 / 48 / 600 / ST12,5 + ST12,5 / BR ST12,5+ST12,5 BR Espessura da Espaçamento eixo a eixo Quantidade e tipo de placa em cada lado da estrutura estrutura em mm dos montantes em mm Espessura total da parede em mm Tipo de borda da placa Parede Placostil 140 / 48 / 400 / DEL / ST15 + RU15 / BR / PG50* DEL ST12,5+RU12,5 BR PG50 Espessura total da parede em mm Espessura da estrutura em mm Espaçamento eixo a eixo dos montantes em mm Dupla estrutura ligada Quantidade e tipo de Tipo de borda placa em cada lado da placa da estrutura Placoglass e = 50 mm 400 Parede Placostil 120 / 70 / 400 / MD / 2ST12,5 + 2ST12,5 / BR MD 2ST12,5+2ST12,5 BR 70 Espessura total da parede em mm Espessura da estrutura em mm Espaçamento eixo a eixo dos montantes em mm Montante duplo Quantidade e tipo de placa em um dos lados da estrutura Tipo de borda da placa 600 Parede Placostil 150 / 70 / 600 / MD / DES / 2RF12,5 + 2RF12,5 / BR MD DES 2RF12,5+2RF12,5 BR 100 Espessura total da parede em mm Espessura da estrutura em mm Espaçamento eixo a eixo dos montantes em mm Montante duplo Dupla estrutura separada * PG = Placoglass (lã de vidro) espessuras 50, 75 ou 100 mm (escolher de acordo com montante a ser utilizado) Quantidade e tipo de Tipo de borda placa no outro lado da placa da estrutura TBELS DE DESEMPENHO DE PREDES PLCOSTIL altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 2,50 30 (1) (6) 30 (1) (7) 36 (1) (8) 43 (1) (9) 20 73/48/600/ST12,5+ST12,5/BR 2, /37 43/ /48/600/ST15+ST15/BR 2, /48/400/ST12,5+ST12,5/BR 2, /37 43/ /48/400/ST15+ST15/BR 3, /40 47 (1) (10) 20 95/70/600/ST12,5+ST12,5/BR 3, /70/600/ST15+ST15/BR 3, / /70/400/ST12,5+ST12,5/BR 3, /70/400/ST15+ST15/BR 3, /42 45/ /90/600/ST12,5+ST12,5/BR 3, /43 46/ /90/600/ST15+ST15/BR 3, /42 45/ /90/400/ST12,5+ST12,5/BR 3, /43 46/ /90/400/ST15+ST15/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 2, /48/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR 3, /37 43/ /48/600/MD/ST15+ST15/BR 3, /48/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 3, /37 43/ /48/400/MD/ST15+ST15/BR 3, / /70/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR 3, / /70/400/MD/ST15+ST15/BR 4, / /70/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 4, /42 45/ /90/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR / /70/400/MD/ST15+ST15/BR 4, /43 46/ /90/600/MD/ST15+ST15/BR 4, /42 45/ /90/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 4, /43 46/ /90/400/MD/ST15+ST15/BR

15 2. PREDES PLCOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil 15 altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 2,90 60 (1) (11) 90 (1) 42 (1) 49/50 (1) (14) 36 98/48/600/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /45 50/ /48/600/2ST15+2ST15/BR 3, /44 49/ /48/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /45 50/ /48/400/2ST15+2ST15/BR 3, (1) (5) (15) 44/46 54 (1) (16) /70/600/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /47 51/ /70/600/2ST15+2ST15/BR 4, / /70/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 4, /47 53/ /90/600/2ST12,5+2ST12,5/BR /47 51/ /70/400/2ST15+2ST15/BR 4, /48 54/ /90/600/2ST15+2ST15/BR 4, /47 53/ /90/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 4, /48 54/ /90/400/2ST15+2ST15/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 3, /44 49/ /48/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /45 50/ /48/600/MD/2ST15+2ST15/BR 3, /44 49/ /48/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 4, /45 50/ /48/400/MD/2ST15+2ST15/BR 4, / /70/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 4, /47 53/ /70/600/MD/2ST15+2ST15/BR 4, /46 50/ /70/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 4, /47 51/ /70/400/MD/2ST15+2ST15/BR 5, /47 53/ /90/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 5, /48 54/ /90/600/MD/2ST15+2ST15/BR 5, /47 53/ /90/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 5, /48 54/ /90/400/MD/2ST15+2ST15/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 5, /50 55/ /48/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 6, /48/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 9, /57 60/ /90/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 10, /57 60/ /90/400/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR

16 16 2. PREDES PLCOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 4, /50 55/ /48/600/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 5, /50 55/ /48/400/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 8, /57 60/ /90/600/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 9, /57 60/ /90/400/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 8, /48/600/MD/DEL/3ST12,5+3ST12,5/BR 11, /70/400/MD/DEL/3ST12,5+3ST12,5/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 3, /61 64/ /70/600/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /61 64/ /70/400/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 3, /55 60/ /70/600/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /55 60/ /70/400/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 2, /61 64/ /70/600/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /61 64/ /70/400/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR altura máx. (m) Resistência ao fogo (min) Placa ST ou RU Placa RF Isolamento acústico (db) Sem PG (4) Com PG (4) Peso (2) kg/m 2 Nomenclatura (3) 2, /55 60/ /70/600/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 3, /55 60/ /70/400/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR DEL = Dupla Estrutura Ligada MD = Montante Duplo DES = Dupla Estrutura Separada Obs.: Os índices de desempenho que não estão referenciados com o número de ensaio são estimados. (1) IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) (2) Pesos estimados sem o Placoglass e considerando placa tipo ST (3) Em função do desempenho desejado, as placas ST podem ser substituídas por RF ou RU (4) PG = Placoglass (lã de vidro, com espessuras de 50, 75 ou 100 mm), que deve ser escolhida em função da estrutura utilizada (5) PD 2,70 m (6) ensaio n (7) ensaio n (8) ensaio n (9) ensaio n (10) ensaio n (11) ensaio n (12) ensaio n (13) ensaio n (14) ensaio n (15) ensaio n (16) ensaio n Normas de Referência: BNT NBR BNT NBR BNT NBR BNT NBR BNT NBR BNT NBR

17 2. PREDES PLCOSTIL Procedimentos de montagem 17 pontos de fixação máximo 600 mm 100 mm máximo PROCEDIMENTOS DE MONTGEM espaço para passagem da placa MRCÇÃO E FIXÇÃO DE GUIS Fixação das guias Demarcar no piso a posição das guias, destacando a localização dos vãos de portas. Fixar as guias inferior e superior a cada 600 mm, no máximo, e no término da peça manter distância máxima de 100 mm. Os elementos de fixação podem ser pinos de aço, buchas, etc. Os montantes são encaixados nas guias IMPORTNTE Nos encontros em "L" ou "T" prever espaço suficiente para a passagem das placas. s guias não devem ser sobrepostas, o encontro deve ser sempre de topo. COLOCÇÃO DOS MONTNTES Fixar os montantes de partida nas paredes laterais ou pilares com espaçamento máximo de 600 mm. Os montantes devem ter entre 8 e 10 mm a menos que o pé direito medido (para absover eventuais movimentações) e são encaixados nas guias e presos com alicate de punção. mínimo 300 mm Reforço/emenda de montant e Montante Guia 600 mm mínimo parafuso TRPF mm mínimo 300 mm mínimo Com montantes M48, M70 e M90, é possível reconstruir um tubo retangular com encaixe dos montantes e obter assim a resistência de um montante duplo. Essa disposição permite reforçar os montantes que receberão os batentes de esquadrias, pode servir para a ação telescópica ou ainda para emenda de montantes com tamanhos superiores ao comprimento normal. Para o caso de emenda de montantes, é possível também a utilização de peças auxiliares (guias) abraçadas a estes. O transpasse deve ser de, no mínimo, 300 mm para cada lado da emenda e fixado com 4 parafusos TRPF13 de cada lado. Os montantes duplos (posicionados um contra o outro) devem ser solidarizados com parafusos TRPF13 espaçados no máximo a cada 500 mm. Emenda de montant e parafuso TRPF13 Emenda de montantes duplos

18 18 2. PREDES PLCOSTIL Procedimentos de montagem INSTLÇÕES ELÉTRICS, HIDRÁULICS E REFORÇOS Os montantes possuem aberturas para passagem de canalizações e conduítes. fim de eliminar os fenômenos de vibração e corrosão dos montantes, em função do contato com as tubulações de cobre e de bronze, devem ser aplicadas forrações nas tubulações, ou anéis nas aberturas dos montantes. s tubulações devem ser instaladas antes do fechamento das paredes com as placas. Para reforços, ver capítulo específico na página 48. nel de proteção montante de reforço guia superior VÃOS DE PORTS Utilizar montantes verticais, independentes das peças da modulação, com as almas voltadas para a abertura do vão. base inferior da guia deve remontar aos montantes, sendo fixada com parafusos TRPF13. verga superior do vão de porta deve ser feita com guia encaixada aos montantes e fixada com parafusos TRPF 13. parafuso TRPF 13 montante de reforço guia - verga Estruturação da bandeira da port a montante 200 mm mínimo Para reforço da bandeira, utilizar uma peça extra de montante para cada lado do vão. parafuso guia TRPF 13 Para a fixação de batente ver capítulo específico na página mm mínimo COLOCÇÃO DS PLCS Cortar as placas na altura do teto menos 10 mm. Fazer as aberturas necessárias (para instalações). s placas são encostadas no teto e a folga de 10 mm deve ser deixada na parte inferior. s placas são dispostas de modo que as juntas de um lado sejam alternadas com as juntas do outro lado. No caso de paredes com placas duplas, a segunda camada é defasada da primeira. junção entre as placas é feita sempre sobre um montante. Reforço no pé do montante montante placa Disposição de parafusos 300 mm máximo 10 mm Parafusar as placas nos montantes e nas guias superior e inferior, com espaçamento máximo de 300 mm entre parafusos e dispostos no mínimo a 10 mm da borda da placa. Quando os montantes são duplos, parafusar alternadamente sobre cada montante. ltura de fixação da placa 10 mm Parede com placas duplas Parede com placas simples Disposição de emendas de placas

19 2. PREDES PLCOSTIL Procedimentos de montagem 19 FIXÇÃO DE BTENTES 300 mm 1/2 300 mm 1/2 300 mm Recomenda-se a colocação de tacos de madeira (seca e tratada CC) dentro dos montantes, com largura compatível com o montante utilizado, podendo ser corrido ou com comprimento de 300 mm como reforço para a parafusagem dos batentes. No caso de fixação de batente com espuma, utilizar montante duplo ou montante simples com chapa de aço mais espessa (0,95 mm). Posicionamento de tacos de madeira não corridos taco de madeira (seca e tratada) parafuso auto atarrachante montante duplo batente batente Fixação de batente de madeir a com utilização de taco de madeir a Fixação de batente de madeira com espuma expansiva utilizando montante dupl o parafuso auto atarrachante taco de madeira (seca e tratada) batente Fixação de batente de madeir a sem utilização de taco de madeira Fixação de batente metálico com utilização de taco de madeira espuma expansiva parafuso TRPF 13 batente Fixação de batente de madeira com espuma expansiva utilizando montant e com # de 0,95 mm de espessura Fixação de batente metálico sem utilização de taco de madeir a

20 20 2. PREDES PLCOSTIL Procedimentos de montagem PRINCIPIS ENCONTROS DE PREDES Encontro em 'T' com estrutura e uma placa por face Encontro em 'L' com estrutura simples e duas placas por face Encontro em 'T' com estrutura simples e duas placas por face Encontro em 'L' com estrutura simples e duas placas por face Encontro em 'T' com dupla estrutura ligada e uma placa por face Encontro em 'L' com dupla estrutura ligada e uma placa por face Encontro em 'T' com dupla estrutura ligada duas placas por face Encontro em 'L' com dupla estrutura ligada e duas placas por face

21 2. PREDES PLCOSTIL Procedimentos de montagem 21 LOCIS ÚMIDOS Para áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, recomenda-se o uso de placas RU, resistentes a umidade, com tratamento de impermeabilização na base da parede. Obs.: Sempre que utilizar placas do tipo RU, o espaçamento dos montantes deve ser de no máximo 400 mm. Nas paredes de áreas sujeitas à ação de umidade, devem ser prontamente reparados eventuais vazamentos de água nas instalações, descolamentos ou falhas em revestimentos no piso e na impermeabilização, de forma a não permitir contato prolongado da água com a placa de gesso. Os pontos de utilização e passagem de tubos devem ser vedados com selante (tipo silicone, antifungo) flexível e apropriado. tubulação hidráulica braçadeira montante placa RU montante rodapé de impermeabilização banda acústica guia fixação da guia no piso revestimento cerâmico argamassa flexível rejunte flexível proteção mecânica manta de impermeabilização piso acabado Tratamento com rodapé metálico e manta asfáltica revestimento cerâmico placa RU revest. cerâmico montante banda acústica guia fixação da guia no piso selante antifungo placa RU impermeabilização em 2 camadas: 1ª pintura impermeabilizante tela flexíve l 2ª pintura impermeabilizante revestimento cerâmico piso acabado Tratamento sem rodapé metálico e com pintura de cristalização argamassa flexível mastique impermeável flexível cordão de polietileno expandido QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE PREDE PLCOSTIL Espaçamento de montantes Produtos Unidade Placa simples Placa dupla 400 mm 600 mm 400 mm 600 mm Simples Duplo Simples Duplo Simples Duplo Simples Duplo Placa Placo (largura mm) m² 2,10 2,10 2,10 2,10 4,20 4,20 4,20 4,20 Guia (R48 / R70 / R90) m 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 Montante (M48 / M70 / M90) m 3,40 5,60 2,50 4,20 3,40 5,60 2,50 4,20 Parafuso TTPC 25 ou TTPC 35 (1) pç Parafuso TTPC 45 (1) pç Parafuso TRPF 13 pç Massa para tratamento de juntas Placomassa ou Placojoint PR2 (3) kg 0,94 1,88 Fita Placo de papel microperfurado m 2,80 2,80 (2) Cantoneira perfurada m variável variável (1) O comprimento do parafuso deve ser no mínimo 10 mm maior que a espessura da placa utilizada. (2) Para proteção de canto externo. (3) No caso de placa dupla, considerar a aplicação de massa na camada interna das placas, ficando facultativa a utilização da fita de papel micorperfurado nessa camada. Para a camada de placa externa, o tratamento de juntas é normal, ou seja, com utilização de massa e fita de papel microperfurado. s quantidades acima são estimadas, podendo haver variações em função da disposição das paredes, quantidade de vãos de porta, etc. Considera-se perda de 5 %.

22 22 2. PREDES PLCOSTIL Paredes especiais PREDES ESPECIIS PLCOSTIL 1200 mm 1200 mm PREDES TÉCNICS PLCOSTIL Normalmente, são constituídas de dupla estrutura, para permitir a passagem de tubulações, criando shafts. Procedimentos de montagem Os procedimentos de marcação e fixação das guias são semelhantes aos das paredes normais, levando-se em consideração apenas o espaçamento correto entre as guias, que variam de acordo com a necessidade do espaço interno das paredes. Os montantes são encaixados nas guias de dois em dois, espaçados no máximo a cada 600 mm, conforme exigência de resistência mecânica. Parede técnica com suporte de madeira para fixação de peças. Podem atingir grandes alturas, pois as estruturas são solidarizadas entre si com recortes de placas de 300 mm de comprimento, pela largura necessária, parafusadas com no mínimo 6 parafusos e espaçados no máximo a cada mm medida eixo. Devido à dupla estrutura, essas paredes podem assumir larguras variadas, permitindo a passagem de tubulações especiais. Seu desempenho acústico pode ser excepcional com a aplicação de Placoglass. Suportes especiais ou reforços na estrutura permitem a fixação de peças sanitárias e bancadas pesadas. BNCDS TÉCNICS Geralmente associadas a uma parede existente ( de alvenaria ou Placostil ), permitem a passagem de tubulações especiais e fixação de caixas de descarga de embutir. Constituídas de placas parafusadas sobre uma estrutura em aço galvanizado. Bancada técnica associada a uma parede de alvenaria. Bancada técnica associada a uma parede Placostil. Bancada técnica com instalações sanitárias.

23 2. PREDES PLCOSTIL Paredes especiais 23 PREDES PLCOSTIL DE LTO DESEMPENHO São paredes para grandes vãos com necessidade de alto isolamento acústico e usadas principalmente na divisão de salas de cinema, teatros, etc. 3 camadas de placas com 12,5 mm de espessura cada 400 mm dispositivo de interligação com amortecedor 200 mm 3 camadas de placas com 12,5 mm de espessura cada 200 mm mínimo 265 mm mínimo 325 mm guia estrutural Placoglass montante estrutural 90 # 0,95 (50 mm) de 90 # 0,95 Exemplo 1 - com estruturas interligadas cantoneira 50 x 50 # 0,95 Placoglass (50 mm) montante estrutural de 200 # 0,95 Exemplo 2 - com estruturas alternadas e independentes Dados Técnicos Estimativa de resistência ao fogo Placa ST Placa RF 15,00 90 min 180 min 70 ltura máxima (m) Estimativa de isolamento acústico db () Dados Técnicos Estimativa de resistência ao fogo Placa ST Placa RF 15,00 90 min 180 min 75 ltura máxima (m) Estimativa de Isolamento acústico db () OBSERVÇÕES GERIS placa e = 12,5 mm máximo 100 mm 1. Junta de dilatação: as paredes Placostil devem acompanhar as juntas de dilatação do edifício e serem dispostas no máximo a cada 15m, podendo ou não serem preenchidas com material flexível. Veja abaixo detalhes típicos de junta de dilatação: guia parafuso TTPC25 montante Exemplo 1 - com uma placa em cada face Cantoneira 1430 Placoglass placa e = 12,5 mm (fixar antes de colocar o montante) dupla placa e = 12,5 mm (cada) máximo 100 mm parafuso TTPC25 parafuso TTPC guia montante Placoglass placa e = 12,5 mm (fixar antes de colocar o montante) Exemplo 2 - com duas placas em cada face Cantoneira Para tratamento de juntas (entre placas), ver capítulo específico na página Para se obter melhor desempenho de isolamento acústico, utilizar mantas ou painéis de Placoglass e banda acústica nas guias superior e inferior, e nos montantes de saída (junto a pilares paredes, etc.). 4. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento técnico da Placo para a especificação mais adequada. 5. espessura mínima de placa para paredes com uma única camada por face é de 12,5 mm.

24 24 2. PREDES PLCOSTIL Paredes especiais 6. No caso de paredes no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias, executar a colagem da placa sobre o elemento estrutural ou executar um desnível de no mínimo 25 mm, ou ainda criar um friso. Essas medidas tornam-se necessárias para se evitar o surgimento de trincas ou fissuras no encontro de diferentes materiais (ver desenho abaixo). 25 mínimo cantoneira 1430 banda acústica massa de colagem MP guia guia montante parafuso TTPC 25 fita de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2) montante parafuso TTPC 25 fita de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2) montante fita de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2) 7. Para revestimento final das paredes (pintura, fórmica, azulejo, etc.), ver capítulo específico na página No encontro de paredes com vigas ou pilares metálicos, deve-se criar juntas de dilatação e, no encontro dos montantes com esses elementos, utilizar banda acústica. banda acústica montante cantoneira Nunca cortar a placa no alinhamento do batente, chegar sempre até um dos montantes intermediários, evitando possíveis fissuras no canto do vão. 10. Paredes curvas podem ser realizadas, respeitando o tipo de placa (ST, RU ou RF) e em função do ambiente. Usar as placas na posição horizontal. Os perfis horizontais (guias ou cantoneiras) podem ser cortados ou calandrados. Para facilitar sua aplicação, as placas podem ser pulverizadas com água. raio Raio da curvatura 1 m 1,5 m Distância entre motantes Espessura da placa 12,5 mm 9,5 mm 2 m ou mais 1/10 do raio da curvatura 200 mm não recomendável pulverizar com água e usar gabarito pulverizar com água e usar gabarito pulverizar com água e usar gabarito pulverizar com água (acima de 3 m curvar à seco) Obs.: Para raios menores de 1 m, consultar departamento técnico da Placo do Brasil. 11. Limites de aceitação em paredes prontas para receber o acabamento final: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relação a uma régua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relação a uma régua de 0,20 m de comprimento. - Desvio de prumo inferior a h/600, onde h é a altura. 12. Para paredes com dupla placa, na primeira camada não há necessidade de utilização de fita de papel microperfurada, apenas o preenchimento com Placomassa ou Placojoint PR Sempre que utilizar placas do tipo RU, o espaçamento máximo entre montantes é de 400 mm. 14. Quando utilizar Placoglass, optar por espessuras compatíveis com os montantes escolhidos, como os exemplos abaixo: - Montante M48 Placoglass de 50 mm - Montante M70 Placoglass de 75 mm - Montante M90 Placoglass de 100 mm

25 25 3. FORROS PLCOSTIL Forros internos, não estruturais de edifícios e não expostos a intempéries. São constituídos por placas de gesso, pré-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas em uma estrutura metálica leve com uma ou mais camadas de placas, gerando uma superfície apta a receber acabamento final. Os forros são suspensos por tirantes rígidos reguláveis e fixados sob laje, estrutura metálica ou de madeira. Os movimentos normais da edificação são absorvidos pelo sistema, não apresentando trincas ou fissuras no conjunto. presentam: Montagem rápida com obra limpa e seca. Sem juntas aparentes, formam uma superfície monolítica. Resistência ao fogo. Isolamento termoacústico. daptáveis tanto para pequenos quanto para grandes vãos. forma de montagem e os materiais utilizados definem o nível de desempenho que pode variar conforme o número de placas, dimensão da estrutura e incorporação de elementos isolantes termoacústicos. montagem dos forros deve estar de acordo com a norma da BNT NBR

26 26 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil F530 FORRO PLCOSTIL F530 O sistema de Forro Placostil F530 foi especialmente desenvolvido para utilização em todos os tipos de construções. É constituído de placas de gesso parafusadas sob perfilados de aço galvanizado longitudinais (perfil F530), suspenso por presilhas reguláveis (presilha F530) e interligadas por tirantes até o elemento de suporte (laje, estrutura metálica ou de madeira). tirante perfil F530 B perfil perimetral Vista geral superior do Forro Placostil F530 = máximo 600 mm presilha F530 com regulador placa B = máximo mm Obs.: para utilização com 1 camada de placa PROCEDIMENTOS DE MONTGEM Perímetro do forro ponto de fixação parede 600 mm espaçamento máximo cantoneira CR2 Marcar o nível do forro nas paredes de contorno do ambiente a ser forrado. No encontro do forro com as paredes, aplica-se a cantoneira CR2 (para outras opções, ver detalhes típicos na página 29) fixada com bucha e parafuso, prego de aço ou pino de aço, espaçados no máximo a cada 600 mm. Encontro do perfil F530 com cantoneira CR2 cantoneira CR2 perfil F530 parafuso TRPF 13 Utilizar parafuso TRPF13 (metal/metal) para unir a cantoneira CR2 (perfil perimetral) e o perfil F530.

27 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil F Emenda de perfis F530 perfil F530 união F530 perfil F530 união F530 perfil F530 Para emenda de perfis F530, utilizar a união F530. Encaixe da presilha F530 com o perfil F530 Presilha F530 carga máxima permitida por ponto de fixação é de 20 kg. Encontro tirante/elemento de suporte Pino de aço com rosca e porca de 1/4 rame galvanizado nº 10 Pino de aço rame galvanizado nº 10 Fixação do tirante em estrutura metálica ou de madeira. Parafuso e bucha Fixação do tirante em laje.

28 28 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil F530 Parafusamento das placas s placas são colocadas perpendicularmente aos perfis, com juntas de topo desencontradas. O início do parafusamento deve ser feito pelo canto da placa encostada na parede ou nas placas já instaladas, evitando comprimir as placas no momento do parafusamento final. O espaçamento máximo entre parafusos é de 300 mm, e 10 mm da borda da placa. 300 mm máximo 10 mm QUNTIDDE ESTIMD DE MTERIIS POR m 2 DE FORRO Produtos Unidade Quantidade Placa STBR 12,5 m 2 1,05 Perfil F530 m 1,80 Cantoneira CR2 ou tabica metálica m 0,90 Presilha F530 pç 1,80 União F530 pç 0,30 Tirante pç 1,80 Parafuso TTPC 25 pç 13 Parafuso TRPF 13 pç 2 Placomassa (ou Placojoint PR2) kg 0,47 Fita de papel microperfurado m 1,40 Observações: 1. s quantidades acima são estimadas, podendo haver variações em função do tamanho dos ambientes. 2. Considera-se perda de 5 %. OBSERVÇÕES GERIS 1. Para tratamento de juntas (entre placas), ver capítulo específico na página Para revestimento final (pintura), ver capítulo específico na página Para utilização de mais de uma camada de placa, consultar departamento técnico da Placo. 4. Considerar carga máxima (por ponto de fixação) = 20 kg. 5. Para montagem de forro sob telhado, recomenda-se a utilização de proteção térmica. 6. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento técnico da Placo para verificar a especificação mais adequada.

29 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil F Juntas de dilatação detalhes típicos: Juntas de dilatação perimetrais para áreas acima de 50 m 2, utilizar tabica: 300 mm tirante 300 mm tirante presilha F530 presilha F530 parede tabica metálica parede tabica metálica perfil F530 perfil F530 Corte Transversal - tabica metálica Corte Longitudinal - tabica metálica 100 mm tirante 100 mm tirante parede cantoneira CR2 presilha F530 parede cantoneira CR2 presilha F530 perfil F530 perfil F530 cantoneira 1430 cantoneira 1430 Corte Transversal - tabica de gesso Corte Longitudinal - tabica de gesso Juntas de dilatação no pano de forro acompanhar as juntas de dilatação do edifício, ou considerar uma junta no máximo a cada 15 m: placa tirante perfil F530 placa tirante 100 mm presilha F mm presilha F530 perfil F mm - cantoneira mm - cantoneira 1430 Corte Transversal - junta de dilatação Corte Longitudinal - junta de dilatação 8. Forros em áreas sujeitas a ação de vento, utilizar estrutura de Forro Placostil Stud, com distanciamento máximo entre perfis de 400 mm, atirantado com guia e tabica no perímetro. 9. Não utilizar o Forro Placostil F530 em áreas de sauna, piscina ou similares. 10. Limites de aceitação em forro pronto para receber o acabamento final: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relação a uma régua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relação a uma régua de 0,20 m de comprimento.

30 30 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil Stud 11. Para a instalação de luminárias, atentar para os seguintes pontos: - Toda luminária deve ter estruturação própria, nunca fixar no forro. - Se houver necessidade de se interromper algum perfil F530 para a colocação de luminária, reforçar com pontos extras de fixação, atirantado ao elemento de suporte. 12. O atirantamento deve estar sempre aprumado. 13. Não deixar emendas de perfis alinhadas. 14. Para forro em curva, ver capítulo próprio na página Nunca se deve andar sobre os forros. 16. Nunca utilizar arames ou elementos de cobre em qualquer tipo de forro. FORRO PLCOSTIL STUD B O Forro Placostil Stud utiliza como estrutura metálica a linha de montantes (M48, M70 ou M90), em substituição ao perfil F530, possibilitando maior espaçamento entre os tirantes que sustentam o forro. Vista geral superior do Forro Placostil Stud = máximo 600 mm B = eixo entre tirantes Obs.: 1- ver tabela de desempenhos na página para 1 camada de placa.

31 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil Stud 31 PROCEDIMENTOS DE MONTGEM Perímetro do forro ponto de fixação parede cantoneira CR2 600 mm espaçamento máximo ponto de fixação 600 mm espaçamento máximo guia Marcar o nível do forro nas paredes de contorno do ambiente a ser forrado. No encontro do forro com as paredes, aplica-se a cantoneira CR2 ou guia (para outras opções, ver detalhes típicos na página 33) fixada com bucha e parafuso, prego de aço ou pino de aço, espaçados no máximo a cada 600 mm. Encontro dos montantes com perfil perimetral cantoneira CR2 montante guia montante parafuso TRPF 13 parafuso TRPF 13 Utilizar parafuso TRPF 13 (metal/metal) para unir os montantes com perfil perimetral. Emenda de montantes mínimo 500 mm parafuso TRPF13 Emenda de montante s emenda de montantes pode ser realizada com encaixe entre peças, formando um tubo. Emenda de montantes duplos Montantes duplos (posicionados um contra o outro) devem ser solidarizados com parafusos TRPF 13, espaçados no máximo a cada 500 mm.

32 32 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil Stud Encaixe da Suspensão MS com o montante Encaixe da Suspensão MD com o montante carga máxima permitida por ponto de fixação é de 20 kg. carga máxima permitida por ponto de fixação é de 20 kg. Definição do montante a ser utilizado 1. Deve estar de acordo com a estrutura existente no local e com as possibilidades de fixação dos tirantes. 2. O tipo de montante e forma de utilização são definidos pelo espaçamento máximo entre as suspensões. 3. Pode-se utilizar um montante simples, com suspensão MS ou duplo com suspensão MD, aumentando ainda mais o espaçamento entre tirantes. 4. Suspensão MS: presa ao perfil por um parafuso TRPF13. Perfil Forro Placostil Stud com uma camada de placa de 12,5 mm de espessura e espaçamento entre perfis de 600 mm Montante M48 Montante M70 Montante M90 Simples Duplo Simples Duplo Simples Duplo Composição Espaçamento máximo entre suspensões (em metros) 2,00 2,20 2,30 2,70 2,70 3,10 Parafusamento das placas Vide Forro Placostil F530 na página 28.

33 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil Stud 33 QUNTIDDES ESTIMDS DE MTERIIS POR m 2 DE FORRO Produtos Unid. Montante M48 Montante M70 Montante M90 Simples Duplo Simples Duplo Simples Duplo Placa STBR 12,5 m 2 1,05 1,05 1,05 1,05 1,05 1,05 Montante m 2,00 3,60 2,00 3,60 2,00 3,60 Cantoneira CR2 (ou guia ou tabica metálica) m 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 0,90 Suspensão MS pç 1,20-0,95-0,90 - Suspensão MD pç - 1,05-0,90-0,80 Tirante pç 1,20 1,05 0,95 0,90 0,90 0,80 Parafuso TTPC 25 pç Parafuso TRPF 13 pç Placomassa (ou Placojoint PR2) kg 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 Fita de papel microperfurado m 1,40 1,40 1,40 1,40 1,40 1,40 Observações: 1. s quantidades acima são estimadas, podendo haver variações em função do tamanho dos ambientes. 2. Considera-se perda de 5%. OBSERVÇÕES GERIS 1. Para tratamento de juntas (entre placas), ver capítulo específico na página Para revestimento final (pintura), ver capítulo específico na página Para utilização de mais de uma camada de placa, consultar departamento técnico da Placo. 4. Para montagem de forro sob telhado, recomenda-se a utilização de proteção térmica. 5. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento técnico da Placo para verificar a especificação mais adequada. 6. Juntas de dilatação detalhes típicos: Juntas de dilatação perimetrais para áreas acima de 50 m 2 utilizar tabica. 300 mm tirante 300 mm tirante parede tabica metálica Suspensão MS montante simples parafuso TRPF 13 parede tabica metálica suspensão MS montante Corte Transversal - tabica metálica Montante Simples Corte Longitudinal - tabica metálica Montante Simples 300 mm tirante 300 mm tirante parede tabica metálica Suspensão MD montante duplo parafuso TRPF 13 parede tabica metálica suspensão MD montante duplo Corte Transversal - tabica metálica Montante Dupl o Corte Longitudinal - tabica metálica Montante Dupl o

34 34 3. FORROS PLCOSTIL Forro Placostil Stud 100 mm tirante 100 mm tirante cantoneira CR2 suspensão MS cantoneira CR2 suspensão MS montante parede montante parede cantoneira 1430 cantoneira 1430 Corte Transversal - tabica de gesso Montante Simples Corte Longitudinal - tabica de gesso Montante Simples 100 mm tirante 100 mm tirante parede cantoneira CR2 suspensão MD montante duplo parede cantoneira CR2 suspensão MD montante duplo cantoneira 1430 cantoneira 1430 Corte Transversal - tabica de gesso Montante Dupl o Corte Longitudinal - tabica de gesso Montante Dupl o 300 mm tirante 300 mm tirante guia suspensão MS guia suspensão MS montante parede montante parede cantoneira 1430 cantoneira 1430 Corte Transversal Montante Simples Corte Longitudinal Montante Simples 300 mm tirante 300 mm tirante guia suspensão MD guia suspensão MD montante duplo parede montante duplo parede cantoneira 1430 cantoneira 1430 Corte Transversal Montante Dupl o Corte Longitudinal Montante Dupl o

Sistemas Placostil. Manual de especificação e instalação

Sistemas Placostil. Manual de especificação e instalação Sistemas Placostil Manual de especificação e instalação Edição Atualizada FEV/2013 Sistemas Placostil A forma inteligente de construir ou reformar em drywall. Os Sistemas Placostil são técnicas construtivas

Leia mais

Placostil - Ceiling Forros

Placostil - Ceiling Forros 00 ÍNDICE Placostil - Ceiling Forros Especificação Etapas do Sistema de Forro. Especificação Critérios de escolha do sistema Conheça o uso do ambiente projetado Ambiente que necessita de tratamento acústico

Leia mais

! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA !!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA' DRYWALL' PORTAS' !!!!!!!!!!!! !!! ! 1!

! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA !!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA' DRYWALL' PORTAS' !!!!!!!!!!!! !!! ! 1! ! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA'!!! DRYWALL' E'' PORTAS'! 1! !!! SUMÁRIO!!! PAREDES!DRYWALL! 1. 'FABRICANTE:'KNAUF 1. 1 PAREDE

Leia mais

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall.

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. ANEXO 01 Sala MEV DW DW B B Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. 1 Figura 2 Detalhes das portas em drywall. A porta P11, destinada a acesso à

Leia mais

Placostil - Wall Paredes

Placostil - Wall Paredes 0 0 Placostil - Wall Paredes Conceitos Sistema Placostil Wall Paredes É um sistema de paredes de vedações internas constituídas por uma estrutura metálica de chapa de aço galvanizado, sobre a qual se aparafusam,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL Miriã Aquino Belo Horizonte 2014 1 SUMÁRIO: APLICAÇÕES... 3 Paredes:... 3 Separação de Ambientes internos... 4 Isolamento Acústico Superior... 8 Isolamento

Leia mais

Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos

Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos 1 Prefácio Este é o primeiro manual de projeto de sistemas drywall publicado no Brasil um trabalho aguardado por arquitetos, engenheiros,

Leia mais

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis CONCEITO O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares

Leia mais

Placostil - Ceiling Forros

Placostil - Ceiling Forros 100 Placostil - Ceiling Forros Índice da Atividade Placostil - Ceiling Forros Contínuos Lisos 113 Forros F530 114 Forros STUD 118 Forros FHP 122 Placostil - Ceiling Forros Contínuos Acústicos 125 Gyptone

Leia mais

Nº 170768. www.ipt.br

Nº 170768. www.ipt.br COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 170768 Patologia de paredes dry-wall: formas de prevenção Claudio Vicente Mitidiéri Filho Trabalho apresentado no Seminário Patologias Precoces de Obras: o Risco do Passivo Técnico

Leia mais

Sistema de Forros Trevo Drywall

Sistema de Forros Trevo Drywall Nome da Empresa Endereço Tel/Fax (88) 3571-6019 Site E-mail DADOS DO FABRICANTE Trevo Industrial de Acartonados S/A. Av.Josias Inojosa de Oliveira 5000 - Distrito Industrial do Cariri Juazeiro do Norte

Leia mais

Sistema de Paredes Trevo Drywall

Sistema de Paredes Trevo Drywall Nome da Empresa DADOS DO FABRICANTE Trevo Industrial de Acartonados S/A. Endereço Av.Josias Inojosa de Oliveira 5000 - Distrito Industrial do Cariri Juazeiro do Norte - CE - CEP 63045-010 Tel/Fax (88)

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Placa Cimentícia. Impermeabilizada GUIA DO MONTADOR

Placa Cimentícia. Impermeabilizada GUIA DO MONTADOR Placa Cimentícia Impermeabilizada GUIA DO MONTADOR Placa Cimentícia Impermeabilizada RECOMENDAÇÃO INICIAL civil para o dimensionamento de qualquer tipo de reforma ou construção, principalmente aquelas

Leia mais

Rigitone. Manual de especificação e instalação

Rigitone. Manual de especificação e instalação Rigitone 8-15-20 Super Rigitone Perfurações circulares aleatórias e quadradas para forros contínuos Forros internos, não estruturais de edifícios e não expostos a intempéries. 12-25Q São constituídos de

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas.

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Folheto Técnico 01 / 2015 Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Flexboard Flexboard é a mais delgada chapa Knauf Drywall, desenvolvida especialmente para permitir

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

Chapa colada na alvenaria. Corte Vertical. Alvenaria-Pilar. Corte Horizontal - Revestimento do Pilar. Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos 00-01

Chapa colada na alvenaria. Corte Vertical. Alvenaria-Pilar. Corte Horizontal - Revestimento do Pilar. Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos 00-01 Revestimento Knauf W611 Detalhes Técnicos Corte Vertical Chapa colada na alvenaria Fita para juntas Alvenaria existente Massa Perlfix Chapa Knauf Massa Perlfix Chapa Knauf Chapa Knauf Massa Perlfix Corte

Leia mais

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/100/imprime31592.asp

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/100/imprime31592.asp 1 de 11 01/11/2010 22:14 Juntas em drywall O termo drywall é aqui adotado para designar genericamente sistemas construtivos de paredes internas não-estruturais constituídas de chapas de gesso acartonado

Leia mais

Sistemas Placostil. Manual de especificação e instalação

Sistemas Placostil. Manual de especificação e instalação Sistemas Placostil Manual de especificação e instalação Sistemas Placostil Drywall: Soluções construtivas leves e de rápida A liderança de mercado conquistada pela Placo do Brasil conduz a empresa no compromisso

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 V. Olímpia CEP 04547-090 São Paulo SP Tel./Fax: (11) 3842-2433 http://www.drywall.org.br

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

Drywall Placo, infinitas possibilidades

Drywall Placo, infinitas possibilidades Drywall Placo, infinitas possibilidades Manual do morador Características do drywall O que é drywall?... 5 Drywall oferece mais economia que a parede de alvenaria?... 5 É fácil personalizar um ambiente

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA abr/2006 1 de 6 COBERTURAS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Coberturas. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/005

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA abr/2006 1 de 6 COBERTURAS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Coberturas. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/005 ESPECIFICÇÃO TÉCNIC abr/2006 1 de 6 TÍTULO COBERTURS ÓRGÃO DIRETORI DE ENGENHRI PLVRS-CHVE Edificações. Coberturas. PROVÇÃO PROCESSO PR 010979/18/DE/2006 DOCUMENTOS DE REFERÊNCI SEP Secretaria de Estado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE Estúdio de Arquitetura: Sustentabilidade Steel Framing Aluna: Gabriela Carvalho Ávila Maio de 2014 ÍNDICE 1 Introdução... 4 2 Sistema Ligth Steel Framing... 5 2.1

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO O manual tem como objetivo auxiliar e responder algumas perguntas sobre o processo de instalação, conservação e limpeza das placas Decopainel. Aplica-se para todas as linhas (placas,

Leia mais

Valorize sua decoração

Valorize sua decoração Valorize sua decoração Chegou Novelio A textura moderna que protege e dá personalidade ao seu ambiente Indicações ffpara uso em interiores ffdecoração ffespaços com alto tráfego como corredores, hotéis,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA CONDIÇÕES DE INÍCIO Vigas baldrames impermeabilizadas e niveladas,

Leia mais

Walsywa. Catálogo Técnico Drywall

Walsywa. Catálogo Técnico Drywall Catálogo Técnico Drywall A empresa: Serviços e Garantias Serviços A Walsywa mantém hoje a disposição dos clientes uma equipe de técnicos para assessorar e orientar a especificação adequada dos produtos

Leia mais

Steel frame - fechamento (parte 3)

Steel frame - fechamento (parte 3) Página 1 de 6 Steel frame - fechamento (parte 3) Hotel Villa Rossa, fechamento em steel frame No segundo artigo desta série sobre steel frame, abordamos a estrutura da edificação. Nela são aplicadas as

Leia mais

Introdução. Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!!

Introdução. Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!! D I S T R I B U I D O R Introdução Bem vindo, ao mundo dos automatizadores para portas de enrolar!!! A NEW AUTOMATIZADORES atua no mercado nacional há 1 ano, distribuindo para todo Brasil e America Latina.

Leia mais

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas Crescendo com Você Montagem de Sistemas Estocagem Armazene as chapas em local seco e abrigado. Transporte as chapas de duas em duas. Transporte as chapas na posição vertical. Os calços devem ter 5 cm de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo FIPAI FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO APERFEIÇOAMENTO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo Relatório Avaliação pós-ocupação

Leia mais

1. FERRAMENTAS. Elevação e Marcação. Trenas de 5m e 30m. Nível a laser ou Nível alemão. Pág.4 1. Ferramentas

1. FERRAMENTAS. Elevação e Marcação. Trenas de 5m e 30m. Nível a laser ou Nível alemão. Pág.4 1. Ferramentas ÍNDICE: 1. Ferramentas 2. Equipamentos de Proteção Individual - EPI 3. Serviços Preliminares 4. Marcação da Alvenaria 5. Instalação dos Escantilhões 6. Nivelamento das Fiadas 7. Instalação dos gabaritos

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Águas Lindas GO Novas Instalações Código do Projeto: 3947-11 SIA Sul Quadra 4C Bloco D Loja 37 Brasília-DF

Leia mais

RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL

RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 Vila Olímpia CEP 04547-090 São Paulo, SP Tel. 55 (11) 3842-2433 www.drywall.org.br RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL Índice Resistência mecânica e

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas Estruturas Metálicas Módulo II Coberturas 1 COBERTURAS Uma das grandes aplicações das estruturas metálicas se dá no campo das coberturas de grande vão, especialmente as de caráter industrial. Também devido

Leia mais

PRODUTOS E SISTEMAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE COMUNICAÇÃO

PRODUTOS E SISTEMAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE COMUNICAÇÃO PRODUTOS E SISTEMS PR INSTÇÕES EÉTRICS E DE COMUNICÇÃO Perfilados, Eletrocalhas e eitos pág. 310 Perfilados e acessórios Perfilados, Eletrocalhas e eitos Perfilados e acessórios (pág. 310) 306 pág. 316

Leia mais

/estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes

/estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes /estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo de concepção racional

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL

RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL Manual de Fixação - 23-10-2014:Layout 1 26/11/14 17:06 Page 1 RESISTÊNCIA MECÂNICA E FIXAÇÃO DE OBJETOS EM PAREDES DRYWALL Rua Julio Diniz, 56 cj. 41 Vila Olímpia CEP 04547-090 São Paulo, SP Tel. 55 (11)

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME 33

MÉTODO EXECUTIVO ME 33 Objetivo: FOLHA 1 de 8 O objetivo do MÉTODO EXECUTIVO ME 33 é detalhar o Processo Membrana Acrílica Estruturada Impermeável (MAI), de modo a propiciar o treinamento da mão de obra e por conseqüência garantir

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

VIGAS HT 20 E HT 12. + / - 2,0 mm - 1,5 % - 1,5 % + / - 0,5 mm. Características da capacidade de carga. Q adm. = 7 kn M adm.

VIGAS HT 20 E HT 12. + / - 2,0 mm - 1,5 % - 1,5 % + / - 0,5 mm. Características da capacidade de carga. Q adm. = 7 kn M adm. VIGAS HT 20 E HT 12 TABELA DE MEDIÇÃO Dimensões HT 12plus Tolerâncias Altura da viga Altura da mesa Largura da mesa Espessura da alma 120 mm 35 mm 65 mm 26,6 mm + / - 2,0 mm - 1,5 % - 1,5 % + / - 0,5 mm

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO PLACAS DECORADAS - PROCESSO DE COLAGEM O produto deve ser aplicado sobre alvenaria, gesso ou madeira. A superfície deve estar lisa, completamente seca, sólida e forte o suficiente

Leia mais

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3)

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3) GALPÕES (Projeto proposto) A ligação mais imediata que se faz da palavra galpão é com o uso industrial. No entanto galpões podem ser usados para as mais diversas atividades, tais como, hangares, espaços

Leia mais

Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você

Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você Catálogo Virtual 2 Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você sempre desejou. São duas linhas de

Leia mais

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME GESSO SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME Gesso O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado.

Leia mais

EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO ARGAMASSA DE FACHADA DE P R O M O Ç Ã O

EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO ARGAMASSA DE FACHADA DE P R O M O Ç Ã O EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO DE FACHADA DE ARGAMASSA P R O M O Ç Ã O Início dos Serviços Alvenarias concluídas há 30 dias e fixadas internamente há 15 dias Estrutura concluída há 120 dias Contra marcos chumbados

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PAT.

MANUAL DE INSTRUÇÕES PAT. MANUAL DE INSTUÇÕES NP do Brasil Este manual tem por definição, orientá-lo na utilização do perfil ALUAPID para manufatura de letras e formatos na área de comunicação visual. O QUE É ALUAPID? Perfil de

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047. e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/

Código da Disciplina CCE0047. e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Código da Disciplina CCE0047 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ AULA 4 PLANTA BAIXA Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS:

Leia mais

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível,

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível, TIJOLOS ECOLÓGICOS Casa construída com tijolos ecológicos Fonte: paoeecologia.wordpress.com TIJOLOS ECOLÓGICOS CARACTERÍSTICAS São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que

Leia mais

Biombos 70 e 90 Estações de Trabalho

Biombos 70 e 90 Estações de Trabalho 1 de 20 2 de 20 Detalhes Técnicos 3 de 20 Quadro de vidro PAINEL CEGO PAINEL TOTAL VIDRO SIMPLES VIDRO SIMPLES PAINEL MEIO Chassi Travessa Intermediária Calha Intermediária Placa Madeira Calha de fiação

Leia mais

Construção e montagem

Construção e montagem Construção e montagem Paredes com estrutura metálica W11 Construção A paredes consistem de uma estrutura metálica revestida com uma mais s de gesso, aparafusadas de ambos os lados. A estrutura metálica

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Contribuição técnica nº 23 LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Autores: ALEXANDRE KOKKE SANTIAGO MAÍRA NEVES RODRIGUES MÁRCIO SEQUEIRA DE OLIVEIRA 1 CONSTRUMETAL

Leia mais

Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica QUALIDADE E RESPONSABILIDADE É O NOSSO COMPROMISSO

Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica QUALIDADE E RESPONSABILIDADE É O NOSSO COMPROMISSO Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica Quem somos? A Empresa A Monteky - Especializada em construção a seco Produtos: STELL FRAME e DRYWALL. Atuamos na região da grande Florianópolis, desenvolvendo

Leia mais

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Anexo I Caderno de Especificações Técnicas Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Porto Alegre/RS 1. Considerações Gerais Antes do início de quaisquer

Leia mais

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA SC 584 SC. www.giragrill.com

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA SC 584 SC. www.giragrill.com PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA 584 SC 584 SC www.giragrill.com ELEVGRILL Medidas: E A C B D QUADRO BASE Modelo Prime / SC Medidas em centímetros A B C D E Qtde. Espetos ELEVGRILL 584 49 38 59 49

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D

MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D CURITIBA 2012 1. INTRODUÇÃO Este memorial de cálculo e materiais foi elaborado para

Leia mais

Tuper LAJES MISTAS NERVURADAS Mais velocidade e economia em sua obra.

Tuper LAJES MISTAS NERVURADAS Mais velocidade e economia em sua obra. Tuper LAJES MISTAS NERVURADAS Mais velocidade e economia em sua obra. O sistema industrializado de Lajes Mistas Nervuradas da Tuper é composto por vigotas metálicas fabricadas com aço estrutural galvanizado

Leia mais

Acessórios para Drywall

Acessórios para Drywall Acessórios para Drywall 1 Painéis de Gesso Sheetrock UltraLight Inovação Até 30% mais leve que as chapas disponíveis no mercado; Combina formulações existentes e processos com novas tecnologias patenteadas.

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Gesso Convenciona O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos fantásticos, especialmente

Leia mais

JULHO 2012. www.tectubo.com.br

JULHO 2012. www.tectubo.com.br JULHO 2012 www.tectubo.com.br Coberturas que respeitam você e o meio ambiente. Telhas de PVC Coberturas com durabilidade, segurança e beleza. Dê mais modernidade a sua casa com o mais novo sistema de coberturas

Leia mais

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130

Leia mais

Placostil - Ceiling Forros

Placostil - Ceiling Forros 00 índice Placostil - Ceiling Índice da Atividade Placostil - Ceiling 0 Conceito 0 Especificação 0 Placostil - Ceiling Contínuos Lisos F0 Orientações Gerais Indicações Quantidades Estimadas de Materiais

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

Yep. Nicho para Fogão 80/90-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Nicho para Fogão 80/90-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Nicho para Fogão 80/90-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/ Esquerda (x) - Fechamento Frontal (x) - Travessa Inferior (x) - Travessa Traseira (x) 5- Fechamento Lateral

Leia mais

érea a A h Lin Linha Aérea

érea a A h Lin Linha Aérea Linha érea Linha érea Linha érea Eletrocalha aramada... 61 Eletrocalhas... 74 Perfilados... 80 Leito para cabos... 85 Eletrocalha ramada Eletrocalha ramada Valemam, também conhecida como leito sanitário,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013.

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. Processo 56220/2013-73 Pregão 26/2014 GRUPO 1 MESAS E ESTAÇÕES DE TRABALHO 1 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1200X770MM 2 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1600X770MM

Leia mais

DATec Nº 014. Emissão abril de 2013. Validade março de 2015

DATec Nº 014. Emissão abril de 2013. Validade março de 2015 Av. Prof. Almeida Prado, 532 Cidade Universitária - Butantã CEP 05508-901 São Paulo - SP Tel: (11) 3767-4164 Fax: (11) 3767-4961 ipt@ipt.br / www.ipt.br Emissão abril de 2013 Validade março de 2015 Produto

Leia mais

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono POLIAS DE CORRENTE E ACESSÓRIOS PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono Industries, Inc. POLIAS DE CORRENTE AJUSTÁVEIS DE FERRO DÚCTIL USADAS PARA OPERAR VÁLVULAS

Leia mais

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo.

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo. Telha GraviColor Sofisticação acima de tudo. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque de sofisticação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

BARGOA. Conjunto de Emenda Aérea Selada Vertical - CEASV

BARGOA. Conjunto de Emenda Aérea Selada Vertical - CEASV O CEASV consiste de um conjunto para a acomodação e proteção de emendas de cabos de rede externa de telefonia, em montagem de topo, para instalações aéreas. Trata-se de um sistema versátil, de fácil instalação

Leia mais

Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento. Edição - Julho/2012. modular@modularsc.com.br www.modularsc.com.

Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento. Edição - Julho/2012. modular@modularsc.com.br www.modularsc.com. Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento Edição - Julho/2012 modular@modularsc.com.br CONTEÚDO A EMPRESA 3 SISTEMA DE TERÇAS PARA COBERTURA E FECHAMENTO 4 Apresentação 4

Leia mais

Nosso catálogo está em fase de finalização, abaixo segue nossa linha de Cremalheiras, em breve outras linhas já estarão disponíveis.

Nosso catálogo está em fase de finalização, abaixo segue nossa linha de Cremalheiras, em breve outras linhas já estarão disponíveis. Nosso catálogo está em fase de finalização, abaixo segue nossa linha de Cremalheiras, em breve outras linhas já estarão disponíveis. Aos interessados solicitamos que curtam nossa página no Facebook ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL! Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL! Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza EXERCÍCIO IMPERMEABILIZAÇÃO A seguir está modificado um

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Knauf. Construindo o futuro. 10 / 2015. Manual de Instalação. Manual de Instalação. Sistemas Knauf drywall

Knauf. Construindo o futuro. 10 / 2015. Manual de Instalação. Manual de Instalação. Sistemas Knauf drywall Knauf. Construindo o futuro. Manual de Instalação 10 / 2015 Manual de Instalação Sistemas Knauf drywall Sistemas Knauf drywall Montagem passo a passo Este manual apresenta, de forma simples e didática,

Leia mais

Adaptam-se a todas as necessidades.

Adaptam-se a todas as necessidades. Knauf Folheto Técnico 03/2014 Tampas de Inspeção Knauf Adaptam-se a todas as necessidades. As Tampas de Inspeção Knauf são de simples manuseio, facilitando o acesso à instalações internas de paredes, tetos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DE FIXAÇÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Silver 00TO WWW.SOLARFIX.COM.BR Silver 00TO MATERIAL INCLUSO Cód Peças de alumínio Comprimento Quantidade Pilar BR0

Leia mais

www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos

www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos www.torcisao.ind.br Catálogo de Produtos A TORCISÃO A Torcisão foi fundada em 1968, iniciando suas atividades na fabricação de peças para a indústria automobilística. Em 2006, o grupo se expandiu e fundou

Leia mais

Obs. Em uso interno é utilizado tinta a base de poliéster mas também com tratamento antioxidante.

Obs. Em uso interno é utilizado tinta a base de poliéster mas também com tratamento antioxidante. As chapas em ACM (Aluminium Composite Material) são formadas por duas chapas de alumínio pintado e um núcleo de plástico polietileno. São fornecidas com acabamento à base de pintura PVDF ou poliéster,

Leia mais

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio Ciclo de Vida do Empreendimento: Todos os empreendimentos tem um ciclo de vida - têm um início, um crescimento

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas

Leia mais

SISTEMAS DE TERÇAS PARA COBERTURAS E FECHAMENTOS A MBP oferece ao mercado um sistema de alto desempenho composto de Terças Metálicas nos Perfis Z e U Enrijecidos, para uso em coberturas e fechamentos laterais

Leia mais

FORRO DE PVC DATASHEET

FORRO DE PVC DATASHEET Pág. 1 / 7 Os forros são perfeitos para o acabamento de teto e/ou ocultamento de redes elétricas e hidráulicas em obras prediais. Isolamento térmico e acústico com acabamento perfeito. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

apresenta Orientações para aplicação do Pastilhado de Casca de Coco

apresenta Orientações para aplicação do Pastilhado de Casca de Coco apresenta Orientações para aplicação do Pastilhado de Casca de Coco O pastilhado da CoconutArt é fabricado com a casca dura do coco, aproveitando os resíduos da indústria alimentícia. A fabricação das

Leia mais

Sugestões de Montagem. Perfis para Estrutura de Telhados

Sugestões de Montagem. Perfis para Estrutura de Telhados Sugestões de Montagem Perfis para Estrutura de Telhados 1 Apresentação As sugestões que apresentamos aqui são direcionadas para os profissionais que já possuem experiência com telhados. Nosso objetivo

Leia mais

PERFIS ANANDA METAIS: SUSTENTAM O PROGRESSO

PERFIS ANANDA METAIS: SUSTENTAM O PROGRESSO CATÁLOGO PERFIS PERFIS ANANDA METAIS: SUSTENTAM O PROGRESSO PERFIL DRYWALL Os Perfis Drywall da Ananda Metais são produzidos com a mais alta tecnologia e o mais rigoroso controle de qualidade, desde o

Leia mais

30% de redução no custo de instalação. Todos os diferenciais acima contribuem para a redução do tempo e custo da instalação.

30% de redução no custo de instalação. Todos os diferenciais acima contribuem para a redução do tempo e custo da instalação. aplicação Destinado ao uso em obras novas ou reformas, tais como escritórios, universidades, laboratórios entre outros, o sistema de canaletas ARC, da Parcus, permite conduzir cabos de dados, voz e energia

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA Projeto:... REFORMA POSTO DE SAÚDE Proprietário:... PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAÍ Endereço:... RUA TORRES GONÇALVES, N 537 Área a Reformar:... 257,84

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

COBERTURAS. Prof. Amison de Santana

COBERTURAS. Prof. Amison de Santana COBERTURAS Prof. Amison de Santana Cobertura Funções Básicas: Proteção das partes internas das construções; Dar inclinação adequada, de acordo com o tipo de telha utilizada, para drenar águas pluviais;

Leia mais