NOTAS SOBRE MIGRAÇÃO E RETORNO: PERFIL BREVE DE PARAIBANOS EM SÃO PAULO E OS RETORNADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTAS SOBRE MIGRAÇÃO E RETORNO: PERFIL BREVE DE PARAIBANOS EM SÃO PAULO E OS RETORNADOS"

Transcrição

1 NOTAS SOBRE MIGRAÇÃO E RETORNO: PERFIL BREVE DE PARAIBANOS EM SÃO PAULO E OS RETORNADOS THIAGO ROMEU DE SOUZA Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de Campina Grande thiago_romeu2000@yahoo.com.br INTRODUÇÃO A produção bibliográfica em torno da questão migratória tem sido significativamente ampliada nos últimos anos. Tal produção reflete o intenso fluxo de pessoas pelo mundo a fora e as diversas consequências sociais, econômicas e políticas desta ampla mobilidade. Entretanto, as mobilidades atuais não são unicamente no sentido países/regiões/lugares periféricos - países/regiões/lugares centrais. Outro sentido que as mobilidades atuais têm tomado é o oposto, o fluxo de retorno às áreas periféricas, o que tem levantado inúmeras questões. Nesta direção se enquadra esta análise, que não é mais que uma breve comparação entre o perfil do imigrante da Paraíba para São Paulo e o que é identificado como retornado deste mesmo eixo migratório. Conquanto, some-se aos esforços de conclusão de uma tese de doutorado ainda em andamento, o presente trabalho é tão somente uma pequena etapa de uma pesquisa mais abrangente acerca dos migrantes retornados paraibanos. ACERCA DO RETORNO E DO RETORNADO O fenômeno do retorno de migrantes tem sido algo cada vez mais marcante no cotidiano das localidades acostumadas com o fluxo migratório. Muito se especula acerca dos processos que têm permitido o retorno significativo de migrantes aos seus lugares de origem, mas de uma maneira geral, pode-se afirmar que a melhora e ampliação dos meios de transporte e comunicação tem possibilitado de modo cada vez mais aprofundado a percepção da "compressão tempo-espaço" (HARVEY, 2008), o que estimula e propicia o retorno aos lugares de origem. Entretanto, tal entendimento não é

2 unânime e, ainda que fosse, vem provocando muitos questionamentos acerca das motivações específicas que tem feito o retorno deixar de ser um desejo alcançado por poucos, ou uma das "ilusões" do migrante (SAYAD, 2002) para se tornar um fato efetivo. No que se refere ao modo como se entende os fenômenos migratórios é importante considerar as observações de Doreen Massey, Franco Ramela e Richard Bilsborrow (respectivamente 1993, 1995, 1998 apud OLIVEIRA et al., 2011), nas quais há a tentativa de se associar as perspectivas estruturalistas à uma percepção mais funcionalista. De modo que Oliveira et al.(2011), sugerem que atualmente a produção em torno das migrações tem assumido formatos variados, que transitam entre as duas tendências. Partindo desta concepção, podemos crer que é recomendável conjugar perspectivas analíticas na análise comparativa entre migrantes, conjugando a análise censitária às pesquisas empíricas, ampliando assim as possibilidades analíticas e, consequentemente, aprofundando o entendimento dos processos migratórios, especialmente, o que se refere à migração de retorno. Há uma longa discussão em torno da crítica às tipologias e conceitos, em especial ao conceito de migração. Estudos de autoras como Menezes (2012) e Almeida & Baeninger (2011) entre outros, aponta a necessidade de revisões e adequações conceituais. No que tange à noção de migração de retorno, considerando a necessárias críticas, adotaremos o sentido mais tradicional que é a volta de nascidos ao local de nascimento que foram contados numa data-fixa em outro local. De igual modo, migrante de retorno ou retornado será "a pessoa que deixou o seu estado natal, residiu algum tempo em outro estado e depois regressou ao seu lugar nascimento" (COSTA & RIGOTTI, 2008, p, 02). No caso do Brasil, há uma nítida transformação dos fluxos migratórios nos últimos 30 anos. No entanto, esta tendência tem sido notada desde os anos 1980, especialmente a que se vincula à região Nordeste. Trabalhos como os de Moura (1984) e Scott (1995) foram seminais na análise deste fenômeno, indicando a necessidade de se estudar tanto a migração de retorno de nordestinos, quanto os retornados em suas redes migratórias constitutivas.

3 Foi possível constatar, posteriormente, que a migração de retorno para o Nordeste nos anos 1980 foi um fenômeno marcante, conforme se mostrou em importante trabalho de Rosana Baeninger (2000). A redução da emigração da região Nordeste em direção à outras regiões do país, em especial ao Sudeste, é um indicativo do retorno de migrantes e o fluxo de retorno se evidencia ainda mais se forem considerados os dados das regiões fornecidos pelo Censo Demográfico seguinte: Tabela 1: Movimento Migratório Inter-Regional 1 Grandes Regiões Grandes Regiões Imigrantes % Emigrantes % Fonte: Censo Demográfico de 1991 (Tabulações Especiais, NEPO/UNICAMP 3 ). Tabela 2: Movimento Migratório Inter-Regional Grandes Regiões Grandes Regiões Imigrantes % Emigrantes % Trocas Migratórias Norte , , Nordeste , , Sudeste , , Sul , , Centro-Oeste , , TOTAL , ,00 - Trocas Migratórias Norte , ,33 60,844 Nordeste , , Nesses volumes não se considera a migração ocorrida entre as UF s da mesma Região nos respectivos períodos. 2 Pessoas com menos de 10 anos de residência na UF atual (exclui Brasil sem especificação, ignorado e país estrangeiro). Inclui não-natural e retorno. 3 Apud BAENINGER (2000, p. 13). 4 Refere-se à informação sobre UF de residência 5 anos antes do levantamento censitário de 1991 e da Contagem de População de 1996; as informações correspondem apenas às pessoas com mais de 5 anos de idade.

4 Sudeste , , Sul , , Centro-Oeste , , TOTAL , ,00 - Fonte: Censo Demográfico de 1991 (Tabulações Especiais, NEPO/UNICAMP) e Contagem da População de É importante considerar que os dados da tabela 2, que se referem a um intervalo equivalente à metade do período apresentado na tabela 1 mostram uma redução do fluxo emigratório em cerca de 25%. A redução do fluxo, no que se refere aos anos 80, não pode ser considerado sem se levar em conta que: No caso do Nordeste, o responsável por esse volume de imigrantes, na década, foi principalmente o movimento de refluxo populacional em direção aos estados de nascimento: 56,6% de seus imigrantes eram de retorno, dos quais a maior parte oriunda do Sudeste. Esse movimento de retorno teve importante papel, nos anos 80, no movimento emigratório nacional entre as Grandes Regiões, onde o Sudeste registrou em sua emigração total, 37,8% de migrantes de retorno aos seus estados de nascimento; do total desse movimento, que envolveu emigrantes, no período , pessoas foram para o Nordeste, o que correspondeu a 68,0% do total da emigração do Sudeste para aquela região (BAENINGER, 2000, p. 14). Apesar da queda no fluxo de retorno entre os períodos e , há que se considerar que o retorno de nordestinos provenientes do Sudeste é o mais relevante do país. Nos dados do Censo Demográfico 2000 a migração de retorno aparentemente se consolida na região, uma vez que apesar de continuar negativo, repete o declínio que vinha sendo registrado nos censos anteriores (tabelas 1 e 2), conforme se demonstra pelo saldo migratório do período. Grandes Regiões Tabela 4: Imigrantes, emigrantes e saldo líquido migratório, segundo as Grandes Regiões Imigrantes Emigrantes Saldo Líquido Migratório Norte Nordeste (-) Apud BAENINGER (2000, p. 13). 6 Exclusive os imigrantes vindos de países estrangeiros.

5 Sudeste Sul (-) Centro-Oeste Fonte: IBGE, Censo Demográfico (grifo nosso). As trocas interestaduais no quinquênio 1995/2000 envolveram 5 milhões de pessoas, sendo os estados do Nordeste aqueles que mais perderam população (...) As trocas entre as Unidades da Federação mostram que as principais correntes migratórias, observadas no passado, mantiveram-se, destacando-se a migração de retorno no contrafluxo, tendo as Unidades da Federação do Nordeste brasileiro apresentado os maiores percentuais de retornados dentre os imigrantes, como o Ceará e a Paraíba com quase a metade dos imigrantes nesses cinco anos sendo composta por retornados. Esses dois estados têm como principais Unidades da Federação de origem no quinquênio 1995/2000, São Paulo e Rio de Janeiro (2011, p. 32). Em relação aos processos que têm reconfigurado os fluxos demográficos no país, não é possível analisá-los sem que seja considerada a passagem de um modelo de sociedade rural para outro urbano-industrial sofrida pela população brasileira, o que acaba por marcar profundamente o processo subsequente do retorno. Em seus lugares de retorno, o migrante experimenta o know-how adquirido na imigração e muito da influência metropolitana nas pequenas cidades do Nordeste é resultado direto da presença do retornado (ROMEU, 2010). Os estudos têm mostrado que os fluxos migratórios atuais são dinâmicos e têm ocorrido como resultado de diversos elementos, tornando a mobilidade populacional brasileira um processo complexo, especialmente se for considerado que a concepção de retorno mais comum (que é a utilizada aqui) já não é suficiente para se compreender as muitas etapas migratórias dos "retornados". E nesta nova condição de idas e vindas dos migrantes, os lugares de origem vão sendo transformados de forma distinta, conforme os retornados sejam mais antigos ou mais recentes, mais jovens ou mais maduros. Os jovens e recém-chegados tendem a provocar mudanças mais visíveis e contundentes. Por outro lado, outros, que retornam já maduros, com o intuito principal de melhor aproveitar a aposentadoria, acabam muitas vezes estimulando a migração daqueles que 7 OLIVEIRA et. al., op. cit, p. 30.

6 nunca saíram, estimulando assim as redes e cadeias migratórias e que em alguns grupos sociais cria uma espécie de "ritual de passagem" (FAZITO, 2010), como no caso dos cabo-verdianos (DIAS, 2000), perceptível também nos fluxos migratórios interregionais como o dos nordestinos para o Sudeste. Esta nova realidade, cada dia mais patente, tem ressaltado a figura dos sujeitos do processo migratório, o migrante, seja na condição de emigrante, de imigrante, de retornado. A este sujeito está reservada a necessária análise em torno de seu papel, visto que a evidência do seu papel poderá ampliar o conhecimento acerca do processo migratório e de muitas das grandes transformações espaciais da atualidade. O FLUXO MIGRATÓRIO NO NORDESTE: COMPARAÇÕES ENTRE IMIGRANTES EM SÃO PAULO E RETORNADOS NA PARAÍBA No caso dos fluxos migratórios brasileiros, o retorno tem se consolidado como elemento significativo entre os diversos processos demográficos, especialmente nas relações populacionais Nordeste-Sudeste nos últimos anos. Entretanto, é preciso considerar que os fluxos no Nordeste continuam ocorrendo, mas em distâncias menores. Fusco (2012) assinala que as "ações governamentais observadas na década de 2000, que foram traduzidas em fatores como programas sociais e rendas de aposentadorias e pensões, além do efeito em infraestrutura" têm se configurado como alguns dos importantes elementos que tem estimulado o atual fluxo migratório no Nordeste, especialmente o que tem se direcionado às regiões metropolitanas desta região. Da mesma forma se pode inferir do fluxo que tem sido percebido entre os estados nordestinos. Tabela 5: Nordeste: Imigrantes, Emigrantes, Saldo Líquido Migratório, Segundo as Unidades da Federação nos quinquênios , , Unidade Federativa Maranhão Piauí migrantes migrantes Saldo migrantes migrantes Saldo migrantes migrantes Saldo

7 Ceará Rio Gde. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Nordeste Fonte: IBGE, Censos Demográficos, tabulação própria. Em números absolutos Bahia, Maranhão e Pernambuco foram os estados que mais perderam população nas últimas décadas. No entanto, quando consideramos o saldo negativo em relação ao tamanho da população, Maranhão, Alagoas e Piauí foram os que mais tiveram perdas. A Paraíba tem diminuído suas perdas a cada década, e no censo de 2010 foi o 3º estado com melhor desempenho relativo, atrás somente do RN e SE. É notável também no quinquênio o aumento significativo nas emigrações na maioria dos estados, porém, no Ceará, na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco há uma sensível redução do fluxo, a ponto de no RN ser percebido um saldo migratório positivo. É possível que ao invés de uma diminuição apenas da mobilidade esteja ocorrendo uma mudança dos padrões, com o fluxo ocorrendo entre estes estados e com uma duração muito menor, inferior ao período identificado pelos censos. Além disso, o retorno parece ser agora um elemento marcante neste período. A tabela 6 mostra o fluxo de migração nas Unidades da Federação no quinquênio e a importância do retorno no fluxo migratório regional: Tabela 6: Nordeste: Imigrantes, Emigrantes, Saldo Líquido Migratório e Imigrantes de Retorno, Segundo as Unidades da Federação Exclusive os imigrantes vindos de países estrangeiros.

8 Nordeste - Unidades da Federação Imigrantes Emigrantes Saldo Líquido Migratório Imigrantes de Retorno Participação Relativa Total do Total de Imigrantes (%) Maranhão (-) ,8 Piauí (-) ,6 Ceará (-) ,0 Rio Grande do Norte Paraíba (-) ,9 Pernambuco (-) ,9 Alagoas (-) ,7 Sergipe (-) ,5 Bahia (-) ,0 TOTAL Fonte: IBGE, Censo Demográfico É notável que o fluxo emigratório ainda seja predominante na região, com quase todos os estados apresentando saldos migratórios negativos, mas mantendo a redução que vinha sendo registrada desde Contraditoriamente, o número de emigrantes aumentou e entende-se que isto possa indicar que o fluxo é intermitente no lugar de origem dos migrantes. Se agregarmos às informações acima os dados referentes à Paraíba extraídos do censo 2010, podemos notar que a Paraíba recebeu imigrantes que residiam em outra UF em 2005, dos quais (40,8%) são retornados (nascidos na PB), o que corresponde à 2ª maior proporção de retornados em 2010, ficando atrás somente do Ceará, que teve 43,6% de retornados. A média do Nordeste foi de 37,5% de retorno (data-fixa) ao estado de nascimento. Em 1991 a Paraíba recebeu 48,4% de retornados em relação ao total de imigrantes data-fixa, de São Paulo os retornados corresponderam a 64,7%. Em 2000 foram 49,2% e 65,8%, respectivamente. Em números absolutos, o grupo de retornados de SP é o maior dentre todos os estados brasileiros no que se refere à PB. Dos imigrantes vindos de SP para PB em 2010, , ou 54,8%, eram nascidos na PB (retornados). Dentre os que nasceram fora da Paraíba, 75% nasceram em SP (uma parte significativa deve ser composta por filhos de paraibanos). Além 9 OLIVEIRA et al. (2011, p. 33).

9 disso, outro grupo importante é de cônjuges, especialmente mulheres, de retornados, cujos casamentos ocorreram durante o período de imigração. Os gráficos a seguir dão margem à esta inferência. Gráfico1: % da população de retornados datafixa na PB Gráfico 2: % população de imigrantes data-fixa na PB, não nascidos na PB Fonte: IBGE, Censo Fonte: IBGE, Censo Gráfico 3: % população residente em SP, com origem data-fixa na PB Fonte: IBGE, Censo 2010.

10 O casamento com não migrantes e os filhos de imigrantes nascidos durante a imigração são os chamados "efeitos indiretos da imigração" (RIBEIRO et al.2002), respectivamente, efeitos indiretos 1 e 2. No caso, o efeito 1 pode ser uma das causas do desequilíbrio entre os homens e mulheres nas faixa de 40 à 44 anos visível no gráfico 1. Isto é, os homens migrantes têm casado com mulheres nos locais de imigração, levandoas consigo no retorno, estas, por sua vez, passam à condição de imigrantes na PB (dados observáveis nas faixas etárias entre 25 e 39 anos do gráfico 2). Por outro lado, a predominância das mulheres em outras faixas etárias da PEA, indica o retorno do casal cujos cônjuges possuem faixas etárias diferentes. Esta afirmação é reforçada pela observação do gráfico 3: há um número muito superior de migrantes homens na faixa dos 15 aos 34 anos em relação ao de mulheres na mesma faixa etária. É importante notar o reduzido número de crianças e adolescentes nos três gráficos, mostrando que a imigração mantém-se entre os adultos em idade economicamente ativa. No que tange o efeito indireto 2, pode-se observar no gráfico 2 dos imigrantes vindos de SP não nascidos na PB, 45% são filhos dos responsáveis pelo domicílio que residem atualmente na PB, e destes, 66% tem um dos pais ou ambos como retornados (nascidos na PB, imigrantes data-fixa vindos de SP). Isto demonstra a importante presença de filhos de retornados enquadrados atualmente como imigrantes de São Paulo na Paraíba. CONCLUSÕES A noção de retorno numa imigração é pré-condição para que a partida ocorra, entretanto, hoje, mais do que nunca o retorno tem se mostrado uma alternativa viável ao migrante, de sorte que desde os anos 80, e mais intensamente hoje em dia, o retorno de paraibanos que emigraram e emigram ainda para São Paulo tem se mostrado cada vez mais nítido. Como consequência deste fato e das políticas que têm promovido maior rendimento às famílias e permitido de algumas formas a permanência, a imigração paraibana para São Paulo tem mostrado redução do fluxo a cada censo. Mesmo considerando que a noção de migração de retorno e de retornado requerem revisões por não darem conta das múltiplas etapas migratórias muitas vezes

11 realizadas, bem como da circularidade, rotatividade e transitoriedade como se processam em grande parte das vezes os fluxos migratórios, o conceito de migração de retorno e de retornado ainda nos serviu para apontar o fluxo de migrantes que tem retornado identificado nos últimos censos, bem como o perfil médio do retornado. Assim sendo, os dados já catalogados ressaltaram a importância do retorno como estratégia social de busca de melhora na qualidade de vida. Evidentemente, a imigração ao estado de São Paulo têm levado os migrantes aparentemente a se qualificarem, mas não necessariamente tem elevado a qualidade de suas vidas. Isto tem levado muitos ao retorno, mas não significa uma definição quanto à localização em que se fixará, todavia, é preciso que se considere a diferença etária que marca o tipo de retorno. Vale, contudo, reforçar a ideia de que o retorno, enquanto estratégia, permite que o sujeito retornado se reterritorialize sem que se percam os vínculos e os conhecimentos adquiridos na imigração, o que leva muitos a realizarem nos seus lugares de origem as atividades praticadas na imigração, enquanto outros retornam as atividades anteriores, inclusive na agropecuária. O fato é que, tal como aponta Ojima (2012), o retorno é um processo que interfere e gera mudanças significativas não só entre os migrantes, mas em toda a sociedade que o recebe, interferindo na mudança ou consolidação de novos fluxos migratórios. E isto está ocorrendo na Paraíba. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Gisele Maria Ribeiro; BAENINGER, Rosana. Modalidades migratórias internacionais: da diversidade dos fluxos às novas exigências conceituais. In XXVIII Congresso Internacional da ALAS, 6 a 11 de setembro de Anais...Recife- PE: UFPE, Disponível em: < _de_almeida.pdf.> Acesso em: outubro de BAENINGER, Rosana. Redistribuição da população e meio ambiente: São Paulo e Centro-Oeste. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Núcleo de Estudos de População - NEPO, v. 3. (Textos NEPO, 35). Disponível em: < nepo_35.pdf>. Acesso em: julho de Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações no século XXI. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008, Caxambu. Anais... Belo

12 Horizonte: Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP, Disponível em: < pdf>. Acesso em: julho de COSTA, Claudia C. R. Caxias da; RIGOTTI, José Irineu Rangel. Movimentos Migratórios para o Estado da Bahia: Efeitos diretos e indiretos da Migração de Retorno, Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu MG Brasil, de 29 de setembro a 03 de outubro de DIAS, Juliana Braz. A volta do filho próspero: emigrantes cabo-verdianos retornados e seus familiares. In TEIXEIRA, C. C. (org.) Em busca da experiência mundana e seus significados. Rio de Janeiro: Relume Dumará, FAZITO, Dimitri. Análise de Redes Sociais e Migração: Dois Aspectos Fundamentais do Retorno. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, São Paulo, vol. 25, nº 72, fev. 2010, p FUSCO, Wilson. Regiões Metropolitanas do Nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes. REMHU - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE MOBILIDADE HUMANA, Brasília, ano XX, nº 39, jul./dez. 2012, p HARVEY, David. A Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12ª edição, São Paulo: Edições Loyola, MENEZES, Marilda. Migrações e Mobilidades: Repensando Teorias, Tipologias e Conceitos. In: TEIXEIRA, Paulo Eduardo et al. (Orgs.) Migrações: implicações passadas, presentes e futuras. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, MOURA, Hélio A. A Identificação do Migrante de Retorno através da Informação Censitária. Revista GEONORDESTE, ano I, nº1, 1984, p OLIVEIRA, Luiz Antonio; OLIVEIRA, Antonio Tadeu Ribeiro; Maria Monica V. V. O'Neil. O panorama dos deslocamentos populacionais no Brasil: PNADs e Censos Demográficos. In: OLIVEIRA, Luiz Antonio et al. Reflexões sobre os Deslocamentos Populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE - Estudos & Análises. Informação demográfica e socioeconômica, OJIMA, Ricardo. As migrações recentes no Rio Grande do Norte: notas sobre um Estado 'ganhador'. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS, Recife, v. 27, nº 1, jan./jun., 2012, p RIBEIRO, J. T. L.; CARVALHO, J. A. M.; WONG, L. L. R. Efeitos demográficos da migração de retorno: uma proposta metodológica. In: X ENCONTRO NACIONAL

13 DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 1996, Caxambu, Anais...Caxambu: ABEP, v. 2. p ROMEU, Thiago. A reterritorialização do retornado cearense: Uma perspectiva geográfica. GEOgraphia. Niterói. Vol. 12, nº 23, 2010, p SAYAD, Abdelmalek. O retorno: elemento constitutivo da condição do imigrante. REVISTA TRAVESSIA: REVISTA DO MIGRANTE. São Paulo. Edição especial. Ano XIII, janeiro, SCOTT, R. Parry. Estratégias Familiares de Emigração e Retorno no Nordeste. REVISTA TRAVESSIA: REVISTA DO MIGRANTE. São Paulo. Ano VIII, nº 21, maio/agosto, 1995, p

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA MIGRAÇÃO Os resultados da migração interna e internacional apresentados foram analisados tomando por base a informação do lugar de residência (Unidade da Federação ou país estrangeiro) há exatamente cinco

Leia mais

Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística. 1 - Introdução

Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística. 1 - Introdução Evolução da população do Rio Grande do Sul. Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística Área Temática: Emprego e Mercado de Trabalho, Demografia Econômica. 1 - Introdução Este texto

Leia mais

MIGRAÇÕES E NORDESTINOS PELO BRASIL: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

MIGRAÇÕES E NORDESTINOS PELO BRASIL: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO OJIMA, RICARDO; FUSCO, WILSON. "Migrações e nordestinos pelo Brasil: uma breve contextualização", p.11-26. In Ricardo Ojima, Wilson Fusco. Migrações Nordestinas no Século 21 - Um Panorama Recente, São

Leia mais

I. De uma maneira geral, do que trata a sua pesquisa? Qual é a área temática?

I. De uma maneira geral, do que trata a sua pesquisa? Qual é a área temática? 1 XENOFOBIA À BRASILEIRA: A CRESCENTE AVERSÃO DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA À PRESENÇA DE POPULAÇÕES ESTRANGEIRAS Nathália França Figuerêdo Porto Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade

Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade 6 jul 2006 Nº 3 Cresce o emprego formal em todos os setores de atividade Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da Secr. de Assuntos Econômicos Recuperação dos Houve um postos de trabalho grande aumento

Leia mais

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO 1 PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO O Brasil conta hoje, com 254.886 médicos em atividade profissional (CFM, 2003). O contingente de radiologistas é da ordem de 5388, o que

Leia mais

MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE

MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE 1 MIGRANTES EM UBERLÂNDIA/MG NO PERÍODO RECENTE Adir A. Juliano 1 e Beatriz Ribeiro Soares 2 Universidade Federal de Uberlândia 1 adir@ufu.br 2 brsoares@ufu.br INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, o processo

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

A educação no Rio de Janeiro

A educação no Rio de Janeiro A educação no Rio de Janeiro Simon Schwartzman Na década de 90, em todo o Brasil, o acesso à educação melhorou, e o Rio de Janeiro não ficou atrás. Antes, não havia escolas suficientes para todas as crianças.

Leia mais

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE GEPETIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Nº 23 Março 2012. Perfil da Raça da População Cearense

Nº 23 Março 2012. Perfil da Raça da População Cearense Nº 23 Março 2012 Perfil da Raça da População Cearense Análise a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Cid Ferreira Gomes Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Vice Governador

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE)

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) NOTA TÉCNICA Nº 17 UMA COMPARAÇÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE.

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE. O nosso negócio é o desenvolvimento ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE CANA DE AÇÚCAR NO NORDESTE Ano 4 200 Nº 20 O nosso negócio

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Assunto: O perfil da Extrema Pobreza no Brasil com base nos dados preliminares do universo do Censo 2010. 1. INTRODUÇÃO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

Capítulo 4 A população de mestres e doutores no Brasil

Capítulo 4 A população de mestres e doutores no Brasil Capítulo 4 A população de mestres e doutores no Brasil Rosana Baeninger Professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População

Leia mais

n. 9 Movimentos migratórios interestaduais na Bahia, entre os períodos 1995-2000 e 2005-2010: uma análise da migração de data fi xa

n. 9 Movimentos migratórios interestaduais na Bahia, entre os períodos 1995-2000 e 2005-2010: uma análise da migração de data fi xa n. 9 Movimentos migratórios interestaduais na Bahia, entre os períodos 1995-2000 e 2005-2010: uma análise da migração de data fi xa Salvador Junho 2014 2 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA,

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS A POPULAÇÃO IDOSA NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE SETEMBRO - 2008 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR SETEMBRO DE 2008 TAXA DE DESEMPREGO MANTÉM DECLÍNIO NA RMS

REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR SETEMBRO DE 2008 TAXA DE DESEMPREGO MANTÉM DECLÍNIO NA RMS REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR SETEMBRO DE 2008 E TAXA DE DESEMPREGO MANTÉM DECLÍNIO NA RMS m setembro, a Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), apresentou

Leia mais

Aula5 POPULAÇÃO E DEMOGRAFIA NO BRASIL. Debora Barbosa da Silva

Aula5 POPULAÇÃO E DEMOGRAFIA NO BRASIL. Debora Barbosa da Silva Aula5 POPULAÇÃO E DEMOGRAFIA NO BRASIL META Refletir sobre as características da população brasileira como fundamento para a compreensão da organização do território e das políticas de planejamento e desenvolvimento

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil

Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil O Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil é mais uma publicação do Plano Juventude Viva, que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens

Leia mais

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO Aluno: Isabela Salgado Silva Pereira Orientador: Claudio Ferraz Introdução É de consentimento geral que o nível de desenvolvimento econômico de

Leia mais

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA SETEMBRO /2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 1. Dimensão e características da ocupação no setor da construção civil no Brasil e na Bahia (2000 e 2010)...

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania.

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Robson Paulo dos Santos 1. Resumo: O software livre (SL) possui dentre as suas diversas características a de poder ser usado, copiado, estudado,

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Leia mais

Salário Mínimo e Mercado de Trabalho no Brasil no Passado Recente

Salário Mínimo e Mercado de Trabalho no Brasil no Passado Recente Salário Mínimo e Mercado de Trabalho no Brasil no Passado Recente João Saboia 1 1. Introdução A questão do salário mínimo está na ordem do dia. Há um reconhecimento generalizado de que seu valor é muito

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE Ano V Agosto de 2011 Nº 13 INFORME RURAL ETENE Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação - AEPA PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

Leia mais

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO Alexsandra Magne Rubino

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: Antropologia Urbana Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos

Leia mais

TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo Palavras-chave

TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo Palavras-chave TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo: A comunicação se propõe abordar o espaço de produção de uma televisão universitária,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Dia Mundial da População 11 julho de 214 1 de julho de 214 População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1º EM Material de apoio para o exame final Questão 01) Em toda a história da humanidade os agrupamentos humanos ou os indivíduos, isoladamente, se movimentam pelo espaço,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO USUÁRIO DO CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DE PASSOS: Perfil dos usuários do CRAS Novo Horizonte Passos/MG

CARACTERIZAÇÃO DO USUÁRIO DO CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DE PASSOS: Perfil dos usuários do CRAS Novo Horizonte Passos/MG 1 CARACTERIZAÇÃO DO USUÁRIO DO CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DE PASSOS: Perfil dos usuários do CRAS Novo Horizonte Passos/MG Adriana de Souza Lima Queiroz 1 Cynthia Silva Machado 2 RESUMO Esta

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

Nº 56 Março 2013. Desequilíbrios Regionais no Brasil e a Distribuição Desigual de Recursos Entre os Estados

Nº 56 Março 2013. Desequilíbrios Regionais no Brasil e a Distribuição Desigual de Recursos Entre os Estados Nº 56 Março 2013 Desequilíbrios Regionais no Brasil e a Distribuição Desigual de Recursos Entre os Estados GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Cid Ferreira Gomes Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Vice Governador

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Êxodo urbano: por que as cidades de médio porte estão atraindo os moradores das metrópoles?

Urban View. Urban Reports. Êxodo urbano: por que as cidades de médio porte estão atraindo os moradores das metrópoles? Urban View Urban Reports Êxodo urbano: por que as cidades de médio porte Morar nos grandes centros tem suas vantagens, como mais opções de trabalho, educação e lazer. Mas também tem seu lado negativo.

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL Priscila da Silva Batista Instituto Tecnológico, Universidade

Leia mais

Redução de Homicídios no Brasil

Redução de Homicídios no Brasil Ministério da Saúde MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS Redução de Homicídios no Brasil SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 METODOLOGIA DE ANÁLISE... 1 RESULTADOS... 2 Homicídios no Brasil... 2 Óbitos por Arma

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

A URBANIZAÇÃO RECENTE NO BRASIL E AS AGLOMERAÇÕES METROPOLITANAS

A URBANIZAÇÃO RECENTE NO BRASIL E AS AGLOMERAÇÕES METROPOLITANAS 1 A URBANIZAÇÃO RECENTE NO BRASIL E AS AGLOMERAÇÕES METROPOLITANAS Fausto Brito Cláudia Júlia Guimarães Horta Ernesto Friedrich de Lima Amaral O grande ciclo de expansão da urbanização no Brasil é relativamente

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA É importante conhecer as características da população brasileira para o seu vestibular. Inicialmente vamos conhecer dois conceitos básicos para esse estudo: *População absoluta refere-se

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

População jovem no Brasil: a dimensão demográfica

População jovem no Brasil: a dimensão demográfica População jovem no Brasil: a dimensão demográfica Introdução O conhecimento detalhado dos aspectos demográficos, sociais, culturais, econômicos, de saúde, entre tantos outros, que dizem respeito a segmentos

Leia mais

Diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes no Brasil

Diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes no Brasil Diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes no Brasil Alceu R. Ferraro(1) Objetivo e metodologia. O presente texto sintetiza os resultados do diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes

Leia mais

TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO TÍTULO: BIOÉTICA NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA

Leia mais

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Capítulo 3. Fichas de Qualificação de Indicadores

Capítulo 3. Fichas de Qualificação de Indicadores Capítulo 3 Fichas de Qualificação de Indicadores A Demográficos População total A.1................................... 58 Razão de sexos A.2................................... 60 Taxa de crescimento da

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011

PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011 PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011 Projeto elaborado pela Prof.ª Dr.ª Anna Lúcia Cogo (Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia) 1. Introdução/Justificativa

Leia mais

Análise das Mudanças de Pesos no Cálculo do INPC - 2007 a 2012

Análise das Mudanças de Pesos no Cálculo do INPC - 2007 a 2012 Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

Goiás e seu reflexo na sociedade

Goiás e seu reflexo na sociedade Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013, divulgado recentemente, apontaram a diminuição do número de matrículas em Goiás tendo como referência o ano de 2010. Notadamente, os decréscimos ocorreram

Leia mais

O Novo Perfil do Nordeste Brasileiro no Censo Demográfico 2010. (Versão preliminar: normalização e diagramação em execução)

O Novo Perfil do Nordeste Brasileiro no Censo Demográfico 2010. (Versão preliminar: normalização e diagramação em execução) O Novo Perfil do Nordeste Brasileiro no Censo Demográfico 2010 (Versão preliminar: normalização e diagramação em execução) Jurandyr Carvalho Ferrari Leite Kamille Leão de Souza O Novo Perfil do Nordeste

Leia mais

A empresa fica na feira de Sapatilha?

A empresa fica na feira de Sapatilha? A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO-SC), com o intuito de mapear o perfil do turista e o impacto do festival para o empresário do município, realizou um projeto

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil

O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil Cassiano Zeferino de Carvalho Neto A partir da década de 60, do século XX, o aumento da demanda por vagas nas universidades públicas gerou o início de uma vigorosa ação

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

O sistema das migrações internacionais Brasil-Itália, ontem e hoje: um olhar demográfico. Dimitri Fazito (CEDEPLAR/UFMG) Weber Soares (IGC/UFMG)

O sistema das migrações internacionais Brasil-Itália, ontem e hoje: um olhar demográfico. Dimitri Fazito (CEDEPLAR/UFMG) Weber Soares (IGC/UFMG) O sistema das migrações internacionais Brasil-Itália, ontem e hoje: um olhar demográfico Dimitri Fazito (CEDEPLAR/UFMG) Weber Soares (IGC/UFMG) Considerações Iniciais As migrações não dizem respeito apenas

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador: Irene Rizzini

Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador: Irene Rizzini Primeira infância no Brasil urbano. Análise das políticas públicas voltadas à promoção do direito ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos 1 Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador:

Leia mais

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA 12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Programa

Leia mais

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Deneusa Luzia Rodrigues - UNIVILLE Elizabete Tamanini UNIVILLE Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE Resumo:

Leia mais

Interna en Brasil. Segunda-feira, 30 de abril de 2007 Brasília, DF - Brasil. Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios

Interna en Brasil. Segunda-feira, 30 de abril de 2007 Brasília, DF - Brasil. Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Migración Interna en Brasil Segunda-feira, 30 de abril de 2007 Brasília, DF - Brasil Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Migración Interna en Brasil De qual janela olhamos as migrações internas

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE

Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE Levantamento Nacional do Transporte Escolar Dados por Região: NORTE Um total de 131 municípios da região Norte participou do Levantamento Nacional do Transporte Escolar. No Acre, 36% dos municípios responderam

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE 32,1% das empresas da indústria de transformação não aumentaram sua produtividade nos últimos 5 anos. Na indústria da construção este percentual sobe para 46,9%. 25% das

Leia mais

3 O Panorama Social Brasileiro

3 O Panorama Social Brasileiro 3 O Panorama Social Brasileiro 3.1 A Estrutura Social Brasileira O Brasil é um país caracterizado por uma distribuição desigual de renda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios

Leia mais

O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS NOS MEMÓRIA ABRACE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE TEATRO?

O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS NOS MEMÓRIA ABRACE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE TEATRO? O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS NOS MEMÓRIA ABRACE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE TEATRO? Everson Melquiades Araújo Silva Universidade Federal de Pernambuco UFPE Palavras-chave: Teatro/Educação;

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 569 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 1. Bolsista PROBIC, graduanda em Licenciatura em História, Universidade

Leia mais

1. Metodologia. Sumário Executivo. Pesquisa Quantitativa Regular Bimestral 2009/01

1. Metodologia. Sumário Executivo. Pesquisa Quantitativa Regular Bimestral 2009/01 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Bimestral 2009/01 No período entre 17 a 24 de junho de 2009 foi realizado o levantamento de dados da Pesquisa Quantitativa Regular Bimestral 01. O objetivo

Leia mais

Dimensão social. Habitação

Dimensão social. Habitação Dimensão social Habitação Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004 235 39 Adequação de moradia Este indicador expressa as condições de moradia através da proporção de domicílios com condições

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho

A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho Denise Rogenski Raizel (PUC-PR) Gênero; Imigração;

Leia mais

O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA Rogério Dias de Arruda FURG Susana Inês Molon FURG CAPES Resumo:

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO

CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO 11 1.1. COMENTÁRIOS INICIAIS DO CAPÍTULO ANÁLISE DA DISCIPLINA NAS PRO- VAS DE JUIZ DO TRABALHO A disciplina de Direito

Leia mais

Boletim informativo: Brasil em Foco

Boletim informativo: Brasil em Foco mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 Edição 3 Boletim informativo: Brasil

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais