INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA INFORMÁTICA BÁSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA INFORMÁTICA BÁSICA"

Transcrição

1 INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA INFORMÁTICA BÁSICA As Matérias desta apostila foram reunidas e consolidadas para estudo dos alunos o Instituto Marconi. A leitura deste conteúdo não exclui a consulta a outras fontes que possam enriquecer e oferecer maior abrangência aos tópicos solicitados em editais de concursos públicos e outras formas de seleção.

2 INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 1. Apresentação Sistema Operacional fabricado pela Microsoft. Existe em versões diferentes, mas sempre funciona com uma interface gráfica de fácil uso pelos usuários, mesmo que sejam leigos no assunto. Uma facilidade do programa é a possibilidade de trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo, em rede ou não. Área de Trabalho ou Desktop Ícones padrões Atalhos Criados pelo usuário Área de Trabalho Botão Iniciar Atalhos rápidos Barra de Tarefas Área de Trabalho Bandeja do Sistema Características Principais 2. SISTEMA MULTITAREFA PREEMPTIVA Permite executar várias tarefas simultaneamente, ou seja, abrir o Photoshop e o Word ao mesmo tempo, e da mesma forma acessar a Internet e mandar imprimir. O Sistema Multitarefa Preemptiva refere-se à característica do aplicativo de não dominar com exclusividade o funcionamento do processador e das memórias, quando em uso. Ao contrário do que ocorre no sistema mono-tarefa em que há exclusividade na realização das tarefas e mesmo havendo um só aplicativo em operação, não é possível dividir o uso do processador e da memória. Por exemplo, quando se aciona o comando imprimir, enquanto a máquina indica imprimindo, não é possível usá-la para qualquer outra operação, pois ela executa apenas a tarefa de gerenciar a impressão. O Windows, como Sistema Operacional, tem possibilidade de gerenciar várias tarefas que estejam em execução ao mesmo tempo. Esse gerenciamento se chama Multitarefa Preemptiva.

3 3. MEMÓRIA VIRTUAL É quando o Sistema Operacional faz uso de uma parte do Disco Rígido como se fosse memória RAM, expandindo o tamanho utilizável da memória principal. 4. PLUG and PLAY Trata-se do sistema de reconhecimento dos equipamentos instalados na máquina. Quando o Windows detecta a presença de um novo equipamento conectado à máquina, se ela já tiver o driver do equipamento, ele o instala. Caso contrário, irá solicitar o driver para reconhecimento do equipamento. Quanto mais nova a versão do Windows mais drivers ele contém e melhor é o seu sistema de reconhecimento. 5. Área de Trabalho ou Desktop A primeira tela apresentada ao usuário do Windows, para podermos executá-lo, é a Área de Trabalho ou Desktop. Nela se encontram os ícones padrões, os atalhos, além da barra de tarefas. Se houver um ícone respectivo na área de trabalho, podemos acessar diretamente arquivos, pastas, etc., ou através de vários outros acessos que o Windows oferece. O menu Iniciar é a mais importante porta de acesso ao que existe no computador. Este pode ser acessado pelo clique do mouse no botão iniciar, ou pelo uso das teclas CTRL+ESC, ou mesmo através de uma tecla especial existente em alguns teclados. Se houver um ícone respectivo na área de trabalho, podemos acessar diretamente arquivos, pastas, etc., ou através de vários outros acessos que o Windows oferece. O menu Iniciar é a mais importante porta de acesso ao que existe no computador. Este pode ser acessado pelo clique do mouse no botão iniciar, ou pelo uso das teclas CTRL+ESC, ou mesmo através de uma tecla especial existente em alguns teclados. Duas formas de abertura do Menu Iniciar - com duas colunas (acima) e com uma coluna (abaixo) No Windows XP, o padrão é o menu iniciar abrir com duas colunas. Nas versões anteriores do Windows, o padrão é abrir só com uma coluna. Isso pode ser modificado no Windows XP. Se for o caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar e escolher propriedades, para selecionar o menu iniciar clássico. Assim, o Windows XP ficará como os menus já conhecidos, de apenas uma coluna. (OBS. Já caiu em prova questão sobre esse tópico). 6. PRINCIPAIS ÍCONES DA ÁREA DE TRABALHO: O Gerenciador de arquivos, de pastas e unidades, tem como finalidade permitir o acesso e a visualização do que está contido nos discos - para copiar, re-nomear, apagar, criar pastas, formatar discos, visualizar a capacidade dos discos, etc.

4 INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA ¾ O gerenciamento dos arquivos e pastas existentes nas unidades de disco é uma das tarefas mais importantes de um sistema operacional. Acesso às pastas, arquivos e às unidades. Acesso aos discos do sistema (unidades) Meus Documentos É a Pasta padrão do Windows para guardar os arquivos criados. É a primeira pasta que aparece quando se quer salvar algum arquivo nos aplicativos do Office e nos aplicativos que vêm com o Windows.

5 Meus Locais de Rede - Serve para acessar as máquinas e equipamentos permitidos na rede local. A Lixeira Serve para armazenar as informações que forem deletadas, por padrão. Ao se clicar na tecla delete, com algum arquivo ou pasta selecionado, que esteja no HD, abre-se uma caixa de diálogo perguntando se realmente queremos enviar o item para a lixeira. Ao deletar um arquivo, pasta de um disquete, ou unidade de outro computador na rede, uma mensagem perguntará se desejamos excluir o arquivo, por padrão. Se for para excluir, sem passar pela lixeira, é só pressionar o Shift e clicar em Delete. Neste caso, a mensagem será de exclusão e não de envio para a lixeira. A lixeira também ocupa espaço do HD, mas podemos determinar o seu tamanho, que é estabelecido como uma porcentagem do disco rígido. Isto quer dizer que podemos atribuir valores máximos de ocupação em disco para a lixeira. Recuperação de arquivos Existe essa possibilidade no Windows, bastando para isso abrir a lixeira; escolher os arquivos a recuperar; e solicitar a restauração de um, ou de todos os itens. Também todo o conteúdo da lixeira pode ser excluído definitivamente, bastando para isso selecionar a opção Esvaziar Lixeira. Internet Explorer O Navegador ou Browser, para páginas da Internet, foi incluído ao Windows, a partir da versão 98. O ícone Internet Explorer abre o navegador da Internet. Desligar o Computador (no Menu Iniciar) No menu do botão Iniciar existe a opção Desligar que é o modo seguro de sair do Windows e desligar o computador. Ao escolher Desligar, aparece uma caixa de diálogo com opções para o usuário. Sair do programa de maneira errada pode causar sérios problemas à máquina. Fazer Logoff (nome do usuário) No caso de vários usuários utilizarem o mesmo micro, pode-se atribuir perfis independentes para cada um. Em se tratando de rede, atribui-se nomes aos usuários e senhas diferentes para acesso, até mesmo ao servidor de autenticação da rede.

6 INSTITUTO MARCONI NOÇÕES DE INFORMÁTICA Ajuda O Manual de Ajuda oferece informações significativas para facilitar a resolução de dúvidas e dificuldades sobre o funcionamento do Windows. Localizar, ou Pesquisar (conforme a versão) É um comando muito útil para encontrar determinado arquivo que não se sabe onde foi armazenado. Quando usado em conjunto com Arquivos ou Pastas, localiza arquivos nos discos por muitas vias, como: pelo nome, conteúdo, tipo, data, tamanho, etc. Ou pela combinação destes indicadores. Um exemplo: Quando não se sabe onde está um arquivo, mas que foi feito no Word e temos uma data a- proximada em que foi criado ou modificado, pode-se, com esses dois itens, fazer uma pesquisa no disco e listar todos os arquivos que estejam nesse filtro. Configurações A própria palavra configuração já significa ajuste, acerto. E é o que o item Configurações faz em vários tópicos do Windows. 7. Painel de Controle - Central de configurações do Windows.

7 Adicionar Hardware Abre um assistente que ajuda a instalar software para dar suporte ao hardware adicionado ao computador. Ou ajuda a solucionar problemas que possam estar ocorrendo no hardware. Barra de Tarefas e Menu Iniciar Configura o funcionamento da Barra de Tarefas e do menu iniciar. Controladores de Jogos Serve para instalar e testar controladores de jogos, como joystick, por exemplo. FALA Altera configurações para reconhecimento de fala e texto-em-fala (quando instalados). Mouse Personaliza as configurações do mouse, dos seus botões, a velocidade do clique duplo, os ponteiros do mouse e a velocidade de movimentação, etc. Opções de energia Define configurações para economia de energia do computador Opções regionais e de idioma Personaliza as configurações para exibição de idiomas, números, horas, datas, e para reconhecimento do padrão do teclado. Propriedades de sons e dispositivos de áudios Altera o esquema de som para o computador ou define as configurações para alto-falantes e dispositivos de gravação. Indica com evento sonoro a abertura ou saída do Windows (toca um som). Teclado Personaliza a Configuração do teclado como o funcionamento da velocidade, a taxa de intermitência do cursor, a taxa de repetição de caracteres e a instalação dos drivers de reconhecimento. Adicionar ou Remover Programas Serve para instalar ou remover programas e componentes na máquina. Conexões de rede Mostra as conexões de rede existentes na máquina, inclusive as de discagem da Internet. Correio Executa Configurações de contas de correio eletrônico. Ferramentas Administrativas Define configurações administrativas para o computador. Disponibiliza várias ferramentas de verificação e configuração do uso da máquina, sendo possível fazer restrições a seu uso e funcionamento. Permite diretivas de segurança, prazos para senhas, visualização de eventos como, por exemplo, qual usuário usou a máquina, quando, etc. Impressoras e Aparelhos de Fax Instala e configura esses equipamentos na máquina, bem como mostra os já existentes. Opções da Internet Define as configurações de conexão e exibição da Internet. Opções de Pasta Opções de configuração do tipo de arquivos que se pode abrir; de qual aplicativo deve abrir determinada extensão; como deve ser o comportamento de abertura de janelas (com clique simples, duplo, etc.) Personaliza a exibição de arquivos e pastas e altera associações de arquivos. Scanners e Câmeras Instala, configura e remove esses equipamentos. Vídeo Permite alterar a aparência da área de trabalho: Configura o plano de fundo, a proteção de tela, cores e tamanhos do Windows, das janelas, da tela, etc. Atualizações Automáticas Permite instruir o Windows a receber atualizações importantes. Windows Update - para baixar e instalar as atualizações vindas da Microsoft. Contas de Usuário Atribuição de contas e senhas para os usuários da máquina, com possibilidade de restringir as permissões da conta. Altera configurações de conta de usuários e senhas das pessoas que compartilham o computador. Data e Hora Permite ajustar a data e hora do computador, atribuir alteração automática para horário de verão e atribuir um site para sincronização de horário pela internet. Fontes Instalação, configuração, gerenciamento e exclusão das fontes usadas no computador.

8 Opções de Acessibilidade Configuração do micro para ajuste a pessoas portadoras de limitações - visão, audição e mobilidade. Opções de Telefone e Modem Configura as regras de discagem do telefone e configura a instalação e propriedades do modem. Sistema Fazem parte do Sistema: Assistência Remota, ou seja, acesso remoto à máquina, ou permissão para acesso a outra máquina; Restauração do Sistema para reverter alterações feitas que sejam perigosas ao computador; Memória Virtual; Gerenciador de Dispositivos para acessar todos os equipamentos instalados na máquina. Tarefas Agendadas Gerencia a inicialização de programas em determinado dia e horário, isto é, gerencia as tarefas para execução automática 8. Documentos do Menu Iniciar Lista atalho para os últimos 15 documentos utilizados, além de permitir o acesso a Meus documentos e Minhas imagens. 9. Programas do Menu Iniciar Mostra os Programas instalados na máquina 10. Programas que acompanham o Windows O Windows já traz alguns programas que são bastante úteis para tarefas comuns do dia-a-dia, como escrever cartas, fazer desenhos ou efetuar cálculos. São eles: Paint Editor de Desenhos. WordPad Processador de Textos não complexos. Bloco de Notas (Notepad) - Editor de Textos extremamente simples. Calculadora Efetua cálculos, alguns até complexos. Obviamente, tais programas não têm os mesmos recursos de outros que são mais sofisticados, mas têm a vantagem de estarem inclusos no preço do Sistema Operacional. Word, Excel, PowerPoint, por exemplo, são programas mais diferenciados, mas que não acompanham o Windows. Eles são comercializados separadamente, em um pacote chamado Office. 11. Ferramentas de Sistema Também acompanha o Windows. Contém ferramentas importantes:

9 Scandisk Utilitário também incluído entre as ferramentas de sistema do Windows. Utilizado para procurar e corrigir erros lógicos; localizar e isolar erros físicos no disco. Desfragmentador de Disco Outro utilitário do sistema para analisar volumes locais, além de localizar e consolidar arquivos e pastas fragmentados. Realiza o processo de regravação de partes de um arquivo, em setores contíguos de um disco rígido, a fim de aumentar a velocidade de acesso e recuperação. Quando arquivos são atualizados, o computador tende a salvar essas atualizações no maior espaço contíguo existente no disco rígido, que normalmente se encontra em setor diferente das demais partes do arquivo. Quando os arquivos estão fragmentados dessa forma, o computador precisa fazer uma busca no disco rígido, sempre que o arquivo é aberto, para localizar todas as suas partes, retardando o tempo de resposta. Limpeza de Disco Ferramenta com opções para liberar espaço no disco e melhorar o rendimento da máquina. DriveSpace É um compactador de disco para criar mais espaço livre para os arquivos. 12. Tipos de operações de Backup Ferramenta para fazer cópias de segurança do disco e restauração de toda, ou parte dos arquivos copiados. Os cinco tipos de operações de backup são: Backup Completo Todos os arquivos do disco rígido do computador são armazenados em fitas magnéticas, ou em disquetes, e o bit de arquivo de todos os arquivos é desligado. Backup Incremental É o backup de todos os arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup completo. É importante lembrar duas particularidades do backup incremental uma, é que ele só funciona junto com o backup completo -, a outra, é que, qualquer arquivo criado ou modificado tem seu bit de arquivo religado para que seja salvo na fita durante o próximo backup incremental. Backup Diferencial Faz backup de todos os arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup completo. Parece ser igual ao backup incremental, mas a diferença é que, mesmo que o arquivo seja salvo em fita, o bit de arquivo não é desligado. Isso significa que, cada vez que um backup diferencial for executado, todos os arquivos modificados, ou criados, desde o último backup completo, serão armazenados novamente. Backup de cópia Faz backup em fita, de arquivos selecionados pelo usuário. Esse backup também não desliga o bit de arquivo. Backup diário Faz backup somente de arquivos que são criados ou modificados no dia do backup. Esse backup também não desliga o bit de arquivo como desativado. Nota: Os três primeiros métodos de backup são os mais usados. ¾Vejamos dois exemplos de como fazer um backup incremental e um backup diferencial. 13. Exemplo de Backup Incremental Suponhamos que fosse feito um Backup Completo na segunda-feira. Isso desligaria todos os bits de arquivo, nos arquivos. Na terça-feira, seria feito um Backup Incremental para uma fita separada. Isso armazenaria todos os arquivos modificados na terça-feira, em uma fita, e desligaria o bit de arquivo. O processo seria repetido todos os dias úteis da semana, cada um em uma fita separada. Isso forneceria um Backup Completo de todos os arquivos modificados durante aquela semana. Na segunda-feira seguinte, todo o processo começaria novamente. A vantagem desse esquema de backup é que ele requer menor tempo por dia para ser feito e tem um impacto menor nos recursos da rede.

10 A desvantagem é que, se for preciso restaurar o backup, primeiro será necessário restaurar a fita do Backup Completo e depois todas as fitas do Backup Incremental, na ordem, o que leva muito tempo. E, caso uma das fitas esteja danificada, são perdidas essas informações. 14. Exemplo de Backup Diferencial Para fazer um Backup Diferencial, numa segunda-feira, por exemplo, primeiro seria feito um Backup Completo, o que desligaria todos os bits de arquivo nos arquivos. Na terça-feira, um Backup Diferencial seria feito em uma fita separada. Isso armazenaria, na fita, todos os arquivos modificados na terça-feira, mas não desligaria seus bits de arquivo. Esse processo seria repetido em todos os dias úteis da semana, cada um na mesma fita. Ele também proporciona um Backup Completo dos dados da rede. A vantagem é que ele precisará de apenas duas fitas para fazer e restaurar o backup, caso seja necessário. A desvantagem do método é que os arquivos, dos quais foi feito backup nos dias anteriores, serão armazenados novamente, todos os dias, usando muito mais os recursos da rede, por dia. Além disso, se uma fita de Backup Diferencial for danificada e a restauração tiver sido feita na sexta-feira, quatro dias de dados serão perdidos e terão que ser inseridos novamente. Observações - Um Backup Completo, feito todos os dias, só requer uma fita para restaurar os dados, mas não é muito prático executá-lo diariamente, devido ao tempo que demora em ser feito. - É importante levar em consideração os dados que estão nas estações de trabalho do usuário, quando o backup do sistema estiver sendo feito. Esses dados podem ser tão importantes quanto, ou até mais importantes do que os dados armazenados nos servidores da rede. - O método específico de backup para estações de trabalho depende da situação. 15. Cenários diferentes para Backup de Estações de Trabalho. Um método seria aquele indicado para uma estação de trabalho - que cria e armazena uma grande quantidade de dados, utilizados apenas por essa estação. Nesse caso, uma unidade de fita individual pode ser a melhor opção. Ela permite que seja feito backup de grandes quantidades de dados, sem impacto no uso da rede. Uma desvantagem desse método é colocar a responsabilidade do backup nas mãos do usuário. Outra forma é a de fazer backup de uma Estação de Trabalho, copiando todos os arquivos de dados em um dispositivo de armazenamento removível, como uma unidade de disquete ou de ZIP. Isso economiza gastos, tempo, e diminui a complicação de se fazer um backup de fita, mas ainda deixa a responsabilidade nas mãos do usuário. Por fim, pode ser mencionado o método que cria diretórios nos servidores para todos os usuários armazenarem seus dados. Essa solução retira a responsabilidade do usuário, de fazer o backup, que pode ser executado quando for feito backup dos servidores. Também dispensa a necessidade de dispositivos especiais na estação de trabalho para fazê-lo. A desvantagem é que precisa haver uma definição clara do lugar onde os dados serão armazenados. Os usuários devem estar familiarizados com o local onde estão armazenando os dados, para se assegurarem de que isso é feito corretamente. Além disso, se houver um problema de comunicação de rede, os dados talvez não fiquem disponíveis aos usuários, até que o problema seja corrigido. ¾ Conclui-se que, seja qual for a alternativa adotada, há possibilidade de problemas. Cada situação tem uma solução de "melhor caso" - para o local e hora determinados. Assim, seja qual for a solução adotada, a única errada é ignorar a necessidade de fazer backup de todos os dados no sistema. 16. Tabela para estudo Completo Copia todos os arquivos selecionados Marca como copiados Incremental Copia os novos e alterados Marca como copiados Cópia Copia todos os arquivos selecionados Não marca como copiados Diferencial Copia os novos e alterados Não marca como copiados Diário Copia os novos e alterados do dia do backup Não marca como copiados

11 17. QUESTÕES JÁ APLICADAS EM CONCURSOS (Comentadas) Questão 1. No Windows 2000, o ícone Opções Regionais do Painel de Controle permite: A. Adicionar usuários e configurar senhas. B. Agendar programas para rodar automaticamente. C. Configurar a aparência e funcionamento do mouse. D. Configurar padrões para números de moeda e data. E. Instalar impressoras locais e de rede. RESPOSTA A alternativa correta é (D) COMENTÁRIO: Respondem pelas tarefas acima, respectivamente: a) Na alternativa A - Contas de Usuários. b) Na alternativa B - Tarefas Agendadas. c) Na alternativa C - Mouse. d) A alternativa D está correta. e) Na alternativa E - Impressoras e Aparelhos de Fax Questão 2. Das opções abaixo, escolha a correta. A. O SCANDISK pode verificar se há erro físico e lógico no disco rígido, mas não pode fazer reparos nem correções de setores defeituosos. B. O DESFRAGMENTADOR DE DISCO pode reorganizar arquivos e espaço não utilizado na Memória principal, para que os programas sejam executados com mais rapidez. C. O DRIVESPACE serve para compactar discos rígidos e disquetes para criar mais espaço livre para arquivos. D. A LIXEIRA pode recuperar arquivos já excluídos, mesmo que já tenham sido esvaziados da LIXEI- RA. E. Os arquivos enviados para a LIXEIRA ficam armazenados na memória principal para que possam ser restaurados futuramente. RESPOSTA A alternativa correta é (C) COMENTÁRIOS: a) Alternativa A - O Scandisk tem como função não somente verificar, mas também corrigir erros lógicos e isolar áreas danificadas. Por isso, essa alternativa é Falsa. b) Alternativa B - O Desfragmentador não reorganiza nada na memória principal e sim nas unidades de disco. Logo, essa alternativa é Falsa. c) A alternativa C é Verdadeira. d) Alternativa D - O erro está em dizer que a lixeira recupera arquivos depois que foi esvaziada. Há ferramentas para esse tipo de recuperação, mas não a lixeira do Windows. Portanto, a alternativa é Falsa. e) Alternativa E - Os arquivos não ficam armazenados na memória principal e sim nas unidades de disco. Logo, a alternativa é Falsa. Questão 3. Uma forma de proteger os dados de uma organização contra perdas acidentais é a realização periódica do backup desses dados de uma forma bem planejada. Entre os tipos de backup, no Incremental: A. É feito o backup dos arquivos selecionados, ou indicados pelo usuário, somente se eles não estiverem marcados como copiados (participado do último backup), ou se tiverem sido alterados, marcandoos como copiados (marca que indica que participaram do último backup). B. É feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usuário, independentemente de estarem marcados como copiados (participado do último backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do último backup). C. É feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usuário, independentemente de estarem marcados como copiados, mas nenhum é marcado como copiado (marca que indica que participaram do último backup). D. É feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usuário somente se eles não estiverem marcados como copiados (participado do último backup) ou se tiverem sido alterados, mas nenhum é marcado como copiado (marca que indica que participaram do último backup). E. É feito o backup apenas dos arquivos selecionados ou indicados pelo usuário que tiverem sido alterados na data corrente, mas não marca nenhum como copiado (marca que indica que participaram do último backup).

12 RESPOSTA: A Alternativa Correta é (A) COMENTÁRIO: a) O enunciado da alternativa A é o correto. b) A alternativa B descreve o Backup Completo. c) A alternativa C é a descrição do Backup Cópia d) A alternativa D descreve o Backup Diferencial e) A alternativa E é a descrição do Backup Diário Questão 4. No Windows Explorer do Windows 98, para se fazer seleção de um conjunto de arquivos não adjacentes deve-se, antes de dar um clique sobre cada arquivo a ser selecionado, pressionar: a) A tecla Shift b) A tecla Ctrl c) As teclas Shift + F4 d) As teclas Shift + Ctrl e) As teclas Shift + Alt Resposta: letra b. Questão 5. Para reorganizar arquivos e espaços não utilizados no disco rígido, de forma que os programas sejam executados com maior rapidez, o recurso disponível no Windows é o: (A) Drive Space (B) Desfragmentador de disco (C) Compactador de disco. (D) Scandisk (E) Back up. Resposta: letra b. Questão 6. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando-se o botão direito no Windows Explorer: a) o arquivo é copiado para a pasta destino; b) o arquivo é movido para a pasta destino; c) aparece um menu com diversas opções, entre outras, copiar, mover e cancelar; d) é criado um atalho na pasta destino; e) NDA Resposta: letra c. Escolher Certo ou Errado nas questões abaixo. Questão 7. Quando o processador busca um determinado trecho de código e o encontra na cache, dá-se um "cache hit", enquanto se o dado não estiver presente na cache será necessário requisitar o mesmo à MP, acarretando atraso no processamento e dá-se um "cache miss" ou "cache fault". O índice de cache hit ou taxa de acerto da cache é geralmente acima de 90%. Resposta correta. Esta questão caiu no MPU A figura abaixo mostra parte da área de trabalho do Windows 98, na qual podem ser observadas duas janelas abertas, uma delas correspondendo ao Windows Explorer. Com relação à figura e considerando o Windows 98 e os diferentes aplicativos compatíveis com esse sistema operacional, julgue os itens seguintes. Questão 8. Uma das funções do utilitário Localizar, cuja janela está mostrada na figura, é auxiliar o usuário na localização rápida e no download de arquivos disponibilizados na Internet. Dessa forma, conhecendo o endereço eletrônico de um determinado computador, é possível realizar a operação de download de um arquivo para o computador do usuário. Esse processo é denominado download por FTP (File Transfer Protocol). Resposta Errada. Cuidado, auxilia, mas não faz download. Questão 9. Por meio do Windows 98, é possível excluir uma pasta ou um arquivo de várias maneiras

13 diferentes. Como exemplo, com o Windows Explorer, pode-se excluir um arquivo por meio da seguinte seqüência de ações: selecionar o arquivo que se deseja excluir; clicar no Arquivo do Windows Explorer e, em seguida, clicar em Excluir, confirmando a exclusão caso seja necessário. Resposta correta. O aluno deve exercitar. Questão 10. No Windows Explorer, caso deseje recuperar um arquivo excluído inadvertidamente, o usuário tem como opção a utilização do botão Voltar da Barra de Ferramentas. Devido a recursos de backup avançados do Windows 98, por meio do referido botão, é possível recuperar arquivos excluídos mesmo após uma falta de energia elétrica ou uma pane do computador que requeira um reinício do sistema operacional. Resposta Errada. Não há como; porém existem alguma possibilidade com arquivos de recuperação como o Recover4all.exe que deve estar instalado antes da perda. Questão 11. Para acessar um site diretamente pela Barra de Tarefas do Windows XP, é adequado que o usuário siga o seguinte procedimento: Clicar com o botão direito do mouse sobre uma área livre da Barra de Tarefas, o que habilita uma lista de opções; nessa lista, selecionar a opção Barra de Ferramentas e, em seguida, a opção Endereço, o que faz que um campo de endereço do Windows XP seja disponibilizado na barra de tarefas; nesse campo, digitar o endereço (URL) desejado; e teclar ENTER. Resposta correta. Experimente. Essa é muito boa! Questão 12. Um dos fatores que permitiram a grande penetração no mercado mundial do sistema Windows e, em particular, do Windows 98, é a característica de esse software ser aberto, muitas vezes denominado software livre, o que permitiu que diversas empresas, e não exclusivamente a Microsoft, pudessem desenvolver versões próprias e aplicativos específicos que têm como base esse sistema operacional. Essa característica possibilitou ainda que esse sistema pudesse ser adotado de forma oficial por diversos países, tais como a França, a China e o Brasil. Resposta Errada. O Windows é vendido e não de graça. A figura abaixo mostra parte de uma janela do Windows Explorer executado em um computador cujo sistema operacional é o Windows 98. Com base nessa figura, julgue os itens seguintes, relativos ao Windows Explorer e ao Windows 98. Questão 13. Ao se aplicar dois cliques simples em e, em seguida, teclar ENTER, a pasta img prob48.jpg será aberta. Resposta Errada. Com o referido ícone andamos dois níveis acima. Questão 14. Se a lixeira não estiver vazia, para esvaziá-la é suficiente clicar com o botão direito do mouse sobre _ Lixeira e, na lista que aparece em decorrência dessa ação, clicar em Esvaziar Lixeira, realizando as confirmações necessárias. Resposta correta. Verdade. pressionada, e teclar DELETE. Resposta falsa. É necessária a tecla Shift. Questão 15. Para se excluir o arquivo associado ao ícone Prova_Informática_ESAF, sem que ele seja enviado para a Lixeira, é suficiente manter a tecla CTRL Questão 16. Ao se aplicar um dique duplo sobre o ícone Conexões dial-up e de rede, será iniciado um processo de conexão à Internet por meio do Internet Explorer, a partir de uma rede dial-up. Resposta correta. Essa metodologia criará mais um ícone em sua pasta Conexões dial-up e de Rede.

14 Questão 17. Para se abrir o arquivo associado ao ícone Técnico da Receita Federal 2002, é suficiente clicar com o botão direito do mouse sobre o referido ícone e, na lista que aparece em decorrência desse ato, clicar em Abrir. Resposta correta. O aluno deve fazer para assimilar melhor.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida 555-233-773PTB 1ª edição Fevereiro de 2003 Copyright 2003, Avaya Inc. Todos os direitos reservados Impresso nos EUA Aviso. Considerando-se que foram empregados

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Mais configuração OptraImage

Mais configuração OptraImage 1 fax Personalizarconfiguraçõesdecópia...2 Definirmanualmenteasinformaçõesbásicasdofax...3 Criardestinospermanentesdefax...5 Alterarasconfiguraçõesderecebereenviarfax...7 Ajustarasopçõesdeenviodefax...8

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Sumário. Sobre este livro 1. Direto ao assunto 7

Sumário. Sobre este livro 1. Direto ao assunto 7 Sumário 1 2 Sobre este livro 1 Sem informatiquês!........................................................... 1 Uma breve visão geral.......................................................... 2 O que há

Leia mais

www.profpimentel.com.br

www.profpimentel.com.br CENTRAL DE CURSOS PROF. PIMENTEL 12/03/2016 SIMULADO - INFORMÁTICA TURMA - INSS - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas. Leia cuidadosamente

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL 16 DE ABRIL DE 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DO MÓDULO... 3 2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA 2.1 Desfragmentador de Disco (DFRG.MSC): Examina unidades de disco para efetuar a desfragmentação. Quando uma unidade está fragmentada, arquivos grandes

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema Versão 1.2 Junho / 2013 Sumário 1. Introdução... - 3-2. O Sistema BOLETIM ELETRÔNICO DE RECOLHIMENTO... - 3-3. Pré-requisitos... - 3-4. Primeiro Acesso...

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO RMCCI Versão 4.0 1 28/11/2005 Para instalar o RMCCI Versão 4.0 monousuário Você precisará ter o CD-ROM ou os arquivos de instalação originais desta versão. I - REQUISITOS DE SISTEMA

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

www.leitejunior.com.br 13/03/2012 12:24 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 13/03/2012 12:24 Leite Júnior BACKUP E RESTAURAÇÃO(RECOVERY) BACKUP É a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo ter uma maior segurança em caso de problema com os dados originais. Todo backup tem um único

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007

PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007 PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FONTE: http://www.cespe.unb.br/concursos/bb12007/ E-BOOK SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Este e-book é recomendado para candidatos que estão se

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Impressoras. Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Instrutor Antonio F. de Oliveira

Impressoras. Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Instrutor Antonio F. de Oliveira Impressoras Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Pasta Impressoras Contém ícones para adicionar impressoras bem como ícones de todas as impressoras instaladas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Paula Dias Curso: AC/EC1 Ano: 9.º Turma(s): 2 Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das competências em TIC dos alunos. Conhecer os conceitos básicos

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

INFORMÁTICA POLICIA CIVIL - SC 20/9/2010

INFORMÁTICA POLICIA CIVIL - SC 20/9/2010 INFORMÁTICA POLICIA CIVIL - SC Prof.: MARCIO HOLLWEG E-mail: mhollweg@terra.com.br SITE: www.marciohollweg.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 AULA - 1 Ambiente

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÃO 01 - Analise as seguintes afirmações relativas a cópias de segurança. I. No Windows é possível fazer automaticamente um backup, em um servidor de rede, dos arquivos que estão

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais