Da liberdade provisória nos crime de tráfico de drogas nas Câmaras do TJSP após o advento da Lei 12403/12.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Da liberdade provisória nos crime de tráfico de drogas nas Câmaras do TJSP após o advento da Lei 12403/12."

Transcrição

1 Da liberdade provisória nos crime de tráfico de drogas nas Câmaras do TJSP após o advento da Lei 12403/12. Coordenador Prof. Dr. Claudio do Prado Amaral Coordenador adjunto Lucas Corrêa Abrantes Pinheiro Pesquisadores GECAP-USP: Bianca Pagliuso Paleckis Bruna de Castro e Silva Bruno Baltieri Dario Caroline Broering Bunn Eduardo Prigenzi Moura Sales Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina Juliana Galhardo Rodarte Monique Soares dos Santos Taísa M. Pinheiro Silva I - Introdução. Nesta pesquisa, o Grupo de Estudos Carcerários Aplicados da USP (GECAP-USP), sediado junto à FDRP-USP, analisou por amostragem o posicionamento jurídico de todas as Câmaras de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em relação à concessão de liberdade provisória nos crimes de tráfico de drogas durante o ano de O aprisionamento antes da sentença penal condenatória com trânsito em julgado deve ser reputado excepcional e estar circunscrito a justificativas de preservação do processo que não se confundem com a pena decorrente do ilícito penal praticado. Isso porque o princípio da excepcionalidade da prisão preventiva é princípio constitucional que impede a prisão cautelar desnecessária.

2 A estrita observância dessa regra significa respeito aos direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal e, por outro lado, permite o correto funcionamento e administração do sistema carcerário. A prisão anterior à condenação penal definitiva é sempre excepcional (art.282, 6º, do CPP) e ocorre atualmente apenas sob as formas de prisão preventiva ou temporária. Por ocasião de sua decretação, impõe-se a demonstração empírica de sua necessidade, adequação e proporcionalidade em sentido estrito (artigo 282, caput, do CPP), bem como o não cabimento de alguma medida cautelar alternativa ao aprisionamento (art.319 do CPP). A invocação da gravidade abstrata do delito ou a mera transcrição dos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal, segundo pacífica orientação dos Tribunais Superiores, não constituem fundamentos idôneos para sustentar a custódia cautelar. A fundamentação judicial é abstrata quando amparada exclusivamente em argumentações ou em presunções cujo nexo de causalidade não sejam demonstráveis no mundo físico. A fundamentação judicial é concreta quando invoca fatos já ocorridos ou probabilidades de modificação do mundo fenomênico capazes de impedir o adequado tramitar do processo penal. Seriam exemplos de decisões, nesse sentido, aquelas que se limitam a dizer que o crime é grave sem demonstração de suas implicações na comunidade, ou aquelas em que somente são copiados os termos da lei. A justificação concreta das prisões cautelares em curso é um pressuposto da legalidade de qualquer prisão cautelar, ainda que se trate da apuração de crimes hediondos, equiparados a hediondos ou cometidos com violência ou grave ameaça. Esta investigação se debruça sobre o tráfico de drogas, crime equiparado a hediondo. O crime de tráfico de drogas foi eleito nesta pesquisa exatamente por se tratar de crime frequente no meio urbano e que conta com forte exploração midiática no sentido de reforço da ideologia da lei e da ordem. Outrossim, é comumente identificado como grave, perturbador da tranquilidade social e merecedor de dura resposta estatal repressiva. Tais características permitirão identificar, após o confronto do discurso normativo com o discurso prático da jurisprudência, como o TJSP compreende o princípio da excepcionalidade da prisão cautelar e qual a permeabilidade da Corte aos argumentos não jurídicos. II - Objetivos. Inicialmente, o GECAP-USP pretende verificar na amostragem de acórdãos selecionados no ano de 2012 se as câmaras criminais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo evitam a antecipação da pena impondo a segregação cautelar apenas quando ela se demonstre concretamente necessária, adequada e proporcional, conforme as exigências do artigo 282 do Código de Processo Penal.

3 Além disso, com a vigência da Lei /11 também interessa saber se o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem aplicado as medidas cautelares do artigo 319 do Código de Processo Penal, uma vez que a prisão preventiva é medida cautelar de aplicação excepcional. O respeito ao princípio da excepcionalidade da prisão preventiva, também, é importante fator para o equacionamento do problema da superpopulação carcerária no Estado de São Paulo. Por fim, em tema de medidas cautelares de natureza pessoal no crime de tráfico, busca-se delimitar de quê modo o TJSP tem compreendido o princípio da excepcionalidade da prisão preventiva. Também foram anotados os casos de não conhecimento da impetração. O não conhecimento é etapa do julgamento anterior e prejudicial à análise de mérito. Ocorre quando o Tribunal entende que o caso apresentado não se enquadra na hipótese de cabimento do habeas corpus. III - Métodos e parâmetros. Cada pesquisador vinculado ao Grupo de estudos Carcerários Aplicados - GECAP-USP - da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - analisou acórdãos de duas câmaras criminais disponibilizados no site do TJSP ( proferidos durante o ano de 2012 em habeas corpus, respondendo ao seguinte questionário: Nome do pesquisador: Qual a(s) câmara(s) pesquisada(s)? Quantos acórdãos foram analisados? Em quantos acórdãos não houve conhecimento da impetração? Quantos acórdãos denegaram a liberdade provisória? Dentre os acórdãos denegatórios, quantos tiveram fundamentação abstrata (mera repetição dos termos do artigo 312 do CPP ou mera invocação do artigo 44 da Lei de Drogas)? Quantos acórdãos invocaram a gravidade abstrata do delito? Quantos acórdãos presumiram a periculosidade do agente? Quantos acórdãos invocaram elementos concretos para denegar a liberdade provisória (antecedentes, quantidade de drogas, gravidade das lesões provocadas na vítima, falta de endereço na comarca do delito, interceptações telefônicas anteriores, denúncias anônimas, testemunhas ameaçadas etc)? Apontar sucintamente os argumentos de cada caso. Quantos acórdãos concediam liberdade provisória? Em quantos casos foram concedidas medidas alternativas à prisão (art.319 do CPP)?

4 Qual a medida alternativa mais comumente aplicada? Após a colheita de informações e entrega dos resultados obtidos individualmente, os relatórios foram analisados em conjunto, permitindo as informações e conclusões deste trabalho. Para evitar escolhas aleatórias de acórdãos, cada pesquisador foi orientado a trabalhar com os quinze primeiros resultados encontrados sem exclusão de nenhum dos acórdãos. Dessa forma, além dos casos de denegação e de deferimento também foram computados os casos de não conhecimento e de impetração prejudicada. IV - Análise dos dados relacionados ao tráfico de drogas 1ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em setembro e outubro de Em 15 acórdãos estudados constatou-se 4 concessões de liberdade, 10 denegações e 1 caso de não conhecimento da impetração. Dentre os casos de denegação, 3 estiveram amparados na mera repetição dos termos do artigo 312 do CPP ou do artigo 44 da Lei de Drogas. Noutros 2 casos houve invocação exclusiva da gravidade abstrata do delito. Em 1 julgado a periculosidade do agente foi presumida à luz da natureza do crime praticado. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 7 acórdãos. Dentre os fatos sublinhados, à guisa de exemplo, pode-se apontar: transporte de 19 tijolos de maconha com peso aproximado de Kg e a apreensão de balanças de precisão, anotações de contabilidade e cartas oriundas de presídio com referências ao tráfico de drogas. Apesar de quase todos os acórdãos firmarem convicção em argumentos abstratos, notou-se esforço conjunto de argumentação com fundamentos concretos, tais como, a indicação precisa da quantidade de drogas, denúncias anônimas e localização de petrechos típicos, dentre eles, balança de precisão, caderno de anotações e dinheiro fracionado em notas diversas e moedas. Em nenhum julgado constou enfrentamento específico do cabimento de medidas alternativas à prisão. 2ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em setembro, outubro e novembro de Em 15 acórdãos estudados constatou-se 1 concessão de liberdade, 12 denegações e 2 casos de não conhecimento da impetração. Dentre os casos de denegação, todos repetiram os termos do artigo 312 do CPP ou do artigo 44 da Lei de Drogas e todos invocaram a gravidade abstrata do delito.

5 Em 7 julgados a periculosidade do agente foi presumida expressamente à luz da natureza do crime praticado e noutros 5 a periculosidade transpareceu como argumento auxiliar da denegação. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 10 acórdãos. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade, variedade e modo de acondicionamento das drogas apreendidas. Houve concessão de liberdade em apenas 1 caso. Apesar de quase todos os acórdãos firmarem convicção em argumentos abstratos, também notou-se esforço conjunto de argumentação com fundamentos concretos, notadamente a quantidade, a variedade e o modo de acondicionamento dos entorpecentes. Em 1 julgado constou enfrentamento específico do cabimento de medidas alternativas à prisão. Neste julgado o Tribunal optou pela fixação de comparecimento bimestral do paciente em juízo e pela proibição de ausentar-se da comarca onde reside sem autorização judicial. 3ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em setembro, outubro e novembro de Em 15 acórdãos estudados constatou-se 12 denegações e 3 casos de não conhecimento da impetração. Não houve concessão de liberdade. Dentre os casos de denegação, 9 repetiram os termos do artigo 312 do CPP ou do artigo 44 da Lei de Drogas e 12 invocaram a gravidade abstrata do delito. Em 6 julgados a periculosidade do agente foi presumida à luz da natureza do crime. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 3 acórdãos, dentre eles, antecedentes do agente, cumprimento de pena em regime aberto no momento da prisão e violência exercida no momento da prisão. Nenhum dos casos culminou com a concessão de liberdade. Não se constatou qualquer preocupação com fundamentação da prisão em argumentos concretos. Nos 3 casos em que foram invocados, notou-se que serviram apenas como argumento de reforço, pois a causa da denegação era a gravidade abstrata do crime de tráfico. Não houve enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 4ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em outubro e novembro de Em 19 acórdãos estudados constatou-se a denegação de todos os pedidos, bem como 2 casos de não conhecimento parcial da impetração 1. 1 As defesas alegavam insuficiência de provas.

6 A gravidade abstrata dos delitos foi argumento constante. Em 6 casos foram repetidos os termos do artigo 312 do CPP, noutros 6 casos foram copiados trechos do artigo 44 da Lei de Drogas. Em 3 outros julgados trechos dos dois artigos foram conjugados. A gravidade abstrata do delito foi reforçada sem a transcrição de trechos da lei em outros 9 acórdãos. Em 2 julgados a periculosidade do agente foi presumida à luz da natureza do crime praticado. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 3 acórdãos. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade de drogas apreendidas. Houve concessão de liberdade ou apreciação do cabimento de medidas alternativas ao aprisionamento cautelar. 5ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em novembro de Todos os 15 acórdãos foram conhecidos. No universo pesquisado 14 denegações foram identificadas e apenas 1 concessão. Doze acórdãos fundaram-se na mera repetição dos artigos 312 do CPP e 44 da Lei 11.34/06, ressaltando a gravidade em abstrato do delito. Outros dois acórdãos presumiram a periculosidade do agente. Nenhuma medida alternativa à prisão foi fixada ou teve seu cabimento analisado. 6ª Câmara Criminal Os dados foram acessados em setembro, outubro e novembro de Em 15 acórdãos estudados constatou-se 14 denegações e 1 impetração prejudicada. Dentre os casos de denegação, 10 repetiram os termos do artigo 312 do CPP ou do artigo 44 da Lei de Drogas e todos invocaram a gravidade abstrata do delito. Todos os acórdãos presumiram expressamente a periculosidade do agente à luz da natureza do crime praticado, equiparado legalmente a crime hediondo, bem como sustentaram a necessidade de manutenção da segurança pública. Foram frequentes as afirmações de audácia, maquinação intelectual, sutileza, frieza e premeditação e risco de reiteração criminosa em caso de liberdade. Quando primário e bons antecedentes, a periculosidade evidenciada pela conduta foi considerada preponderante. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 4 acórdãos. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade, variedade e modo de acondicionamento das drogas apreendidas.

7 Não houve concessão de liberdade em nenhum caso, tão pouco enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 7ª Câmara Criminal Os dados foram acessados entre os meses de junho a outubro de Em 15 acórdãos estudados constatou-se 9 concessões de liberdade e 6 denegações. Todas as denegações foram concretamente motivadas. Nenhum acórdão invocou a gravidade abstrata do delito ou a periculosidade do agente. Nenhum acórdão aplicou ou enfrentou o cabimento de medidas alternativas. 8ª Câmara Criminal Os dados foram acessados no mês de outubro de Todos os 15 acórdãos estudados foram denegatórios. Em 8 julgados houve mera invocação do disposto no artigo 44 da Lei de Drogas. A gravidade abstrata do delito foi afirmada expressamente em 8 dos 15 acórdãos. Em 5 acórdãos presumiu-se expressamente a periculosidade do agente à luz da natureza do crime praticado, equiparado legalmente a crime hediondo. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 7 acórdãos. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade, variedade e modo de acondicionamento das drogas apreendidas. Não houve concessão de liberdade em nenhum caso, tão pouco enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 9ª Câmara Criminal Os dados foram acessados nos meses de outubro e novembro de Todos os 15 acórdãos estudados foram denegatórios. Em 7 julgados houve mera invocação do disposto no artigo 44 da Lei de Drogas. A gravidade abstrata do delito foi afirmada expressamente em 6 dos 15 acórdãos. Em 3 acórdãos presumiu-se expressamente a periculosidade do agente à luz da natureza do crime praticado, equiparado legalmente a crime hediondo. Foram frequentes as afirmações de audácia, maquinação intelectual, sutileza, frieza e premeditação e risco de reiteração criminosa em caso de liberdade. Quando primário e bons antecedentes, a periculosidade evidenciada pela conduta foi considerada preponderante.

8 A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 1 acórdão. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade, variedade e modo de acondicionamento das drogas apreendidas. Não houve concessão de liberdade em nenhum caso, tão pouco enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 10ª Câmara Criminal Os dados foram acessados no mês de outubro de Todos os 15 acórdãos estudados foram denegatórios. Em 13 julgados houve mera invocação do disposto no artigo 44 da Lei de Drogas. A gravidade abstrata do delito foi afirmada expressamente em 13 dos 15 acórdãos. Em 4 acórdãos presumiu-se expressamente a periculosidade do agente à luz da natureza do crime praticado, equiparado legalmente a crime hediondo. Foram frequentes as afirmações de audácia, maquinação intelectual, sutileza, frieza e premeditação e risco de reiteração criminosa em caso de liberdade. Quando primário e bons antecedentes, a periculosidade evidenciada pela conduta foi considerada preponderante. A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória foi identificada em 2 acórdãos. Notou-se preocupação da câmara com a quantidade, variedade e modo de acondicionamento das drogas apreendidas. Não houve concessão de liberdade em nenhum caso, tão pouco enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 11ª Câmara Criminal Os dados foram acessados entre os meses de junho e outubro de Todos os 15 acórdãos estudados foram denegatórios. Todos os acórdãos invocaram trechos do artigo 312 do CPP e do artigo 44 da Lei de Drogas. A gravidade abstrata do delito foi afirmada em todos os acórdãos. Todos os acórdãos presumiram expressamente a periculosidade do agente à luz da natureza do crime praticado, equiparado legalmente a crime hediondo. Foram frequentes as afirmações de audácia, maquinação intelectual, sutileza, frieza e premeditação e risco de reiteração criminosa em caso de liberdade. Quando primário e bons antecedentes, a periculosidade evidenciada pela conduta foi considerada preponderante.

9 A invocação de elementos concretos para denegar a liberdade provisória não foi identificada em nenhum acórdão. Dentre os fundamentos das decisões, encontram-se a mera invocação do artigo 44 da Lei de Drogas, a simples repetição dos termos do artigo 312 do CPP, sem alusão ao caso concreto. A gravidade abstrata do delito, sua equiparação legal a crime hediondo, a violência em geral, sua suposta ligação com o tráfico e a presunção de periculosidade do agente foram argumentos frequentes. Não houve concessão de liberdade em nenhum caso, tão pouco enfrentamento do cabimento de medidas alternativas à prisão cautelar. 12ª Câmara Criminal Os dados foram acessados nos meses de outubro e novembro de Foram analisados 15 acórdãos, dos quais, 8 foram denegatórios e 07 concessivos de liberdade. Nenhum julgado repetiu os termos da lei para denegar a liberdade. Em 2 casos a gravidade abstrato do delito foi invocada como argumento do indeferimento. A periculosidade do agente foi realçada em 4 acórdãos. Todos os 8 acórdãos denegatórios invocaram elementos concretos para fundamentar o indeferimento do pedido de liberdade, dentre eles, tentativa de fuga do paciente, quantidade de drogas apreendidas, comercialização em vias públicas com envolvimento de crianças ou adolescentes, ponto de tráfico já conhecido das autoridades policiais por meios de denúncias anônimas ou investigações anteriores, mandado de busca e apreensão, interceptações telefônicas embasando a prisão, variedade de drogas apreendidas e dinheiro fracionado em notas diversas e moedas. Em 7 casos a liberdade foi concedida, sendo que em 4 casos o câmara criminal aplicou medidas cautelares alternativas à prisão. Nesses casos foram aplicadas a medida de comparecimento periódico em juízo e proibição de ausentar-se da comarca. 13ª Câmara Criminal Os dados foram analisados no mês de novembro de Todas as impetrações foram conhecidas e denegadas. Nenhuma concessão de liberdade provisória identificada. A invocação de argumentos abstratos é a tônica identificada em todos os casos analisados. Merece destaque a reiteração padronizada do argumento: o agente que pratica o delito de tráfico, gerador de outros crimes graves, que conturbam a vida social, não merece a soltura, para resguardo da sociedade. Eventualmente, já denegada a impetração, surgiram argumentos concretos de reforço: HC preso na posse de 260 gramas de maconha além de telefones celulares, em atitude de traficância e HC jogou no chão um pote de plástico com R$70,00 em dinheiro e um invólucro contendo maconha (3,3kg).

10 Nenhuma decisão enfrentou o cabimento de medida alternativa à prisão. 14ª Câmara Criminal Os dados foram acessados nos meses de outubro e novembro de Em todos os casos pesquisados houve conhecimento da impetração e posterior denegação. Dentre os 15 acórdãos estudados, 10 invocaram a gravidade abstrata do delito. No mesmo universo pesquisado, 9 acórdãos invocaram isolada ou cumulativamente elementos concretos para denegar a liberdade provisória. Dentre os argumentos utilizados podem ser destacados: a quantidade de droga apreendida, a diversidade de drogas apreendidas, a natureza do entorpecente, o envolvimento de crianças ou adolescentes, tráfico interestadual, indícios de associação criminosa para a prática do delito, a apreensão de celulares, dinheiro e armas em conjunto com a droga. Não houve nenhuma concessão e nenhuma medida alternativa à custódia foi aplicada. 15ª Câmara Criminal Os dados foram acessados nos meses de setembro, outubro e novembro de Em 13 casos pesquisados houve conhecimento da impetração e 2 não foram conhecidos. Dentre os 13 acórdãos estudados computaram-se 12 denegações e 1 concessão com aplicação de medida cautelar diversa da prisão (comparecimento bimestral em juízo e proibição de ausentar-se da comarca onde reside sem autorização judicial). As 12 denegações observadas invocaram a gravidade abstrata do delito. Sobre a periculosidade do agente, existiram 7 acórdãos com menção expressa e outros 5 a presumiram de modo velado. Dos 12 acórdãos denegatórios, todos fincados na gravidade abstrata, 10 também invocaram elementos concretos, havendo visível preocupação quanto à quantidade de droga apreendida. 16ª Câmara Criminal Os dados foram acessados nos meses de setembro e outubro de Em todos os casos pesquisados houve conhecimento da impetração. Dentre os 15 acórdãos estudados computaram-se 6 denegações e 9 concessões e dentre os acórdãos concessivos 8 fixaram medidas cautelares diversas à prisão. As medidas mais comumente aplicadas foram as do artigo 319, incisos I e IV, do Código de Processo Penal. Nenhum acórdão presumiu a periculosidade do agente.

11 Dos 6 acórdãos denegatórios, 3 tiveram fundamentação puramente abstrata e outros 3 invocaram elementos concretos para denegar a liberdade provisória. Apreensões de grande quantidade, indicativos de maior envolvimento com o tráfico organizado, constituíram o único óbice observado no universo de análise. V - Discussão Foram analisados 243 acórdãos, proferidos por todas as câmaras criminais do TJSP no segundo semestre de O grupo de documentos reunido atende aos parâmetros das pesquisas por amostragens e confere objetividade para análise. A baixa mobilidade e alteração dos magistrados que atuam nas câmaras dá expectativas de durabilidade dos entendimentos consolidados por cada câmara criminal. Da gravidade abstrata do crime de tráfico O primeiro dado significativo está na principal fundamentação usada para a denegação de habeas corpus, consistente da gravidade abstrata do crime de tráfico. Tais argumentos são encontrados sempre em posição tópica na redação do acórdão, sistematizando sua condição de primazia argumentativa. Com exceção da 7ª câmara criminal, todas as demais utilizaram, a gravidade abstrata do delito de tráfico de drogas como fundamento principal para a denegação da ordem. A 16ª câmara criminal denota clara tendência a não admitir mais em médio prazo a gravidade abstrata do tráfico como motivo para a denegação do habeas corpus. A 12ª câmara reporta-se à gravidade abstrata do delito. Todavia, não o faz de modo determinante na análise do pedido. A doutrina e os Tribunais de Sobreposição (STJ e STF) mantêm firme suas orientações no sentido de que a gravidade abstrata do delito não é fundamento suficiente para manutenção ou aplicação de uma prisão cautelar. Esse entendimento foi positivado, também, na reforma processual penal dos anos 70. Todavia, é possível sustentar juridicamente e bem - que o crime de tráfico de entorpecentes, por ser equiparado ao hediondo, assim afirmado na Constituição Federal, deve merecer reação penal e processual penal mais severa. Considere-se que basta uma única venda de pequena quantidade de maconha para usuário iniciante como sendo uma situação de perigo concreto que pode levar à experimentação de outras drogas mais agressivas e criação de quadro severo de dependência e ruína familiar. Por outro lado, sustenta-se, com vantagem que o crime em comento, como qualquer conduta humana, pode ser realizada em formas e tipos infinitos, com maior ou menor lesividade social. Com isso se quer dizer que o mesmo tipo penal de tráfico pode ser praticado com menor lesividade social ou com extrema agressão à sociedade. A própria Lei nº /2006 ao dispor

12 sobre formas privilegiadas reconhece isso. E sabe-se que o legislador somente não dispôs sobre outras formas (menos ou mais lesivas socialmente) por uma questão física, isto é, de limitação física, uma vez que lhe é impossível dispor em lei sobre todas as variantes lesivas de um mesmo tipo penal. Tendo em conta a multiplicidade de condutas com as quais um mesmo tipo pode ser praticado que no caso em tela é o de tráfico é razoável exigir o tratamento jurídico diferenciado para situações diferentes, ou dito de outro modo, é justo demandar a apreciação da individualidade de cada caso. Um indivíduo primário, com trabalho lícito e moradia fixa, preso em flagrante traficando de modo eventual, não deve merecer o mesmo tratamento cautelar que um gerente de ponto de tráfico. Afinal, os Tribunais de Sobreposição já admitem a aplicação de penas restritivas de direitos em crime de tráfico. Nada impede, portanto, à luz do princípio da proporcionalidade estrita, que seja deferido habeas corpus em casos de indiciados primários, com pequena quantidade de droga e ausência de indícios de traficância habitual. Da gravidade concreta do crime de tráfico De outro lado, não se pode dizer que a maioria das câmaras criminais do TJSP considerou apenas o fundamento da gravidade abstrata para negar habeas corpus. A pesquisa registra que as câmaras 1ª, 2ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 12ª, 14ª, 15ª e 16ª tiveram a preocupação em motivar a denegação da ordem também com fundamento na gravidade concreta do delito de tráfico de drogas, isto é, com fundamento em aspectos da realidade física do caso concreto. Isso se expressa no seguinte quadro: A = Câmaras criminais que usaram fundamentação do caso concreto na apreciação do pedido de habeas corpus B = Câmaras criminais que não usaram fundamentação do caso concreto na apreciação do pedido de habeas corpus

13 A - 31% B - 69% B 31% A 69% Logo, não se pode dizer que a maioria das câmaras criminais do TJSP nega habeas corpus com fundamento exclusivamente na gravidade abstrata do crime de tráfico de entorpecentes. O que se pode discutir é que - caso as câmaras criminais utilizassem exclusivamente aspectos do caso concreto na apreciação do pedido o número de concessões de ordens de habeas corpus poderia aumentar. Todavia, essa discussão permanece somente no campo puramente especulativo, pois sabe-se que a esmagadora causa de prisão cautelar por tráfico são prisões em flagrante convertidas em prisões preventivas, sendo que os respectivos autos de prisão em flagrante contém precária descrição das circunstâncias do fato, de modo a deixar estreita margem de apreciação e manejo para que o magistrado possa apreciar aspectos concretos do caso sub judice. Tal contexto, poderia levar, por outro lado, à uma situação de ausência de segurança jurídica, ontológica e funcional, pois, na medida em que não se presume periculosidade nem risco à ordem pública, a precariedade narrativa circunstancial dos autos de prisão em flagrante levaria à automática concessão de habeas corpus, em todos os casos, exceto aqueles de grande quantidade de drogas e indiciados reincidentes ou com maus antecedentes. Para melhorar a difícil decisão, a solução imediata consiste em cobrar dos órgãos de polícia judiciária uma mais detalhada narrativa dos fatos, de modo a trazer indícios sobre a habitualidade ou não da traficância, a eventualidade ou não desta, o modo de vida do indiciado, provável envolvimento com organizações criminosas, etc. Do enfrentamento sobre o cabimento de medidas cautelares diversas da prisão preventiva Os dados analisados também permitiram verificar a porção criminal do TJSP que considera a possibilidade de aplicação ao crime de tráfico de drogas de medidas cautelares diversas da prisão preventiva.

14 Enfrentaram especificamente o tema as câmaras 2ª, 12ª e 16ª. Isso se expressa pelo seguinte quadro: A = Câmaras criminais que analisaram a possibilidade de aplicação medidas cautelares alternativas B = Câmaras criminais que não analisaram a possibilidade de aplicação medidas cautelares alternativas A - 19% B - 81% A 19% B 81% Tal fato permite inferir de quê modo o TJSP opera sobre o princípio da excepcionalidade da prisão preventiva em caso de tráfico, ficando claro que a prisão preventiva foi eleita a melhor solução na grande maioria dos casos sub judice. Nada impede a adoção de uma política criminal mais severa em tema de tráfico de drogas, conforme autoriza a Constituição Federal. Aliás, frequentemente, o legislador elabora a lei já sabendo que quem lhe dará os coloridos e contornos representativos de sua realidade social serão os magistrados. Na visão do TJSP, o princípio da segurança (art. 5º caput da Constituição Federal) se coloca hierarquicamente de modo absoluto acima do princípio da excepcionalidade da prisão cautelar na grande maioria dos casos de tráfico. Sendo a segurança o oposto de perigo, é metodologicamente necessária a análise da periculosidade do agente. A periculosidade do agente foi presumida na maioria dos casos estudados, por terem sido presos cautelarmente por tráfico de drogas. Ademais, a periculosidade foi presumida pelas mesmas câmaras que não enfrentaram a questão do cabimento de medidas cautelares alternativas.

15 A periculosidade é um juízo de probabilidade de que o agente voltará a praticar atos danosos e lesivos em determinadas condições. Como tal, é um juízo altamente mutável e incerto, pois não é capaz de analisar todas as variantes que interferem na criminogênese, ou dito de outro modo, o juízo de periculosidade não é capaz de captar todos os vetores que provocam o surgimento do ato desviado. Isso, contudo, não autoriza que a periculosidade possa ser presumida com base no fato objetivamente classificado nos autos. Este fato, pode, sim, servir como indicio de periculosidade, sob o fundamento de que todo aquele que porta drogas para vender está gerando perigo de altos danos à sociedade. Mas, o fato objetivamente praticado (tráfico de drogas) não é sequer um dos principais vetores que permitem um juízo de probabilidade de danosidade social futura. Outros fatores atuam de modo mais forte e determinante, como por exemplo, a consciência do perigo gerado, o engajamento do agente em trabalho lícito remunerado e a ausência de antecedentes criminais, entre outros. Por isso, a periculosidade do agente é mais legítima quando analisada caso a caso, sempre à luz dos fatos concretamente consignados nos autos. Para sobrepor o princípio da segurança ao da excepcionalidade da prisão preventiva, é necessário recorrer a um juízo de periculosidade orientado pelo método lógico-formal, escorado na premissa de que todo aquele que porta drogas para vender necessariamente voltará a fazê-lo se obtiver a retomada da liberdade para responder ao processo. O método causal-ontológico também permite essa ideação. Pode-se concluir que essas são as opções metodológicas de trabalho da maioria do TJSP. De um lado, os métodos lógico-formal e causal-ontológico dão segurança jurídica, de outro lado também podem promover irreparáveis encarceramentos desnecessários, que poderiam ser evitados com a aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão. Essa, todavia, é uma questão de política criminal e cada órgão julgador é livre para adotá-la conforme suas convicções. A conclusão, lícita e legitima, nesse aspecto, é que a maioria das câmaras criminais do TJSP orienta-se por métodos de lógica-formal ou causal-ontológica. Caso se entenda que esses não são os melhores métodos, a divergência destes poderia ser favorecida por pedidos de habeas corpus que fossem instruídos com maior número e qualidade de elementos de convicção que confiram ao julgador um juízo de probabilidade de que em liberdade o agente não se dedicará ao tráfico e tentará o sustento seu e dos seus com trabalho lícito. Não raro, os pedidos de habeas corpus são encaminhados por simples petição, onde são invocados argumentos jurídicos conhecidos, sem qualquer respaldo probatório sobre o modo de vida do indiciado e das probabilidades desse assumir comportamento que confira expectativas sociais de não lesividade.

16 Da análise quantitativa Dos 243 acórdãos analisados, 201 foram denegados, 31 ordens de liberdade foram concedidas, sendo que 09 pedidos não foram conhecidos e 02 foram parcialmente conhecidos. Isso se expressa no seguinte gráfico: Não conhecidos 3% Concedidos 13% Habeas Corpus Parcialmente conhecidos 1% Denegados 83% A verificação quantitativa confirma a análise anterior, no sentido de que o fato objetivamente classificado como tráfico de entorpecentes serve como indício suficiente de comprometimento futuro da ordem pública, caso seja concedida a liberdade ao imputado, na visão da maioria do TJSP. Também confirma a concepção de que o princípio da segurança se sobrepõe ao princípio da excepcionalidade da prisão preventiva, em caso de tráfico de drogas. Permite apontar que 83% dos casos de prisão preventiva por tráfico foram compreendidos como graves o suficiente para não deixar espaço para qualquer medida cautelar alternativa à prisão. Ou dito de outro modo, 83% dos presos cautelares por tráfico, não poderiam ter recebido outra medida cautelar suficiente, adequada e necessária, senão a carcerária. Conclusões e recomendações A pesquisa derruba uma das principais críticas que são opostas contra as decisões proferidas pelo TJSP em tema de pedidos de habeas corpus nos crimes de tráfico de entorpecentes.

17 O meio jurídico critica copiosamente que no tema estudado o TJSP denega habeas corpus utilizando unicamente fundamentos abstratos. Isso não é correto, e não se pode afirmar, senão através de uma leitura apressada das decisões proferidas. Pode-se, sim, dizer que boa parte dos fundamentos são abstratos, aos quais se somam fundamentos concretos, isto é, somam-se motivos colhidos à luz do casos especificamente analisados. Mas, ainda que os argumentos fossem apenas concretos, essa questão pouco tem relevo sob o aspecto científico jurídico. Por força dos princípios da livre apreciação da prova e do livre convencimento motivado do juiz, um fato concreto determinado pode ser sopesado com preponderância, de modo a tornar absoluta a denegação ou a concessão da ordem de habeas corpus. É o caso, por exemplo, da motivação concreta à frente de um flagrante de tráfico de pequena quantidade de maconha; é absolutamente possível motivar que tal conduta coloca em perigo concreto a paz de um universo indeterminado de famílias, com consequências sociais da maior danosidade. Note-se, por exemplo, que a 7ª câmara criminal não usou argumentos de gravidade abstrata. Todavia, todos os pedidos de habeas corpus foram negados. A questão é, fundamentalmente, de política criminal, portanto. No dizer do mestre lusitano Jorge de Figueiredo Dias, se tudo tem um tempo, o tempo presente é, por excelência, o tempo da política criminal 2. E em tema de política criminal, pode-se concluir que aquela adotada pela maior parte do TJSP viu no encarceramento preventivo dos casos concretos a melhor reação processual possível para o tráfico de drogas. Mais tecnicamente, em termos legais (art. 282, CPP), a prisão preventiva em tema de tráfico foi compreendida pela maioria das câmaras criminais como a medida cautelar necessária e adequada, sem espaço para outras não privativas de liberdade. Desse modo, sendo o princípio da excepcionalidade da prisão preventiva válido para todo o ordenamento jurídico, e considerando que um princípio não pode nem deve ser aplicado de modo absoluto, e mais ainda, considerando que o conflito entre dois princípios não se resolve na dimensão do válido/invalido, mas na equação de maior ou menor peso do princípio no caso concreto, é justo concluir que na tipologia do tráfico de drogas, o princípio da excepcionalidade da prisão preventiva exige maior número de elementos concretos de convicção de modo a permitir às câmaras visão mais ampla do caso sub judice. Legitima-se essa conclusão porque a pesquisa revela que os argumentos abstratos (gravidade abstrata e periculosidade do agente) somados aos concretos não permitiram outra saída que não fosse o encarceramento preventivo. Uma vez que os argumentos abstratos permanecem sempre os mesmos, ou seja, não se constituem em variáveis, é preciso incrementar os argumentos que podem sofrer variação, 2 Questões Fundamentais do Direito Penal Revisitadas. São Paulo: RT, p. 21.

18 quais sejam, aqueles respectivos à gravidade concreto do fato. Os fundamentos abstratos são sempre os mesmos. Os concretos podem variar, e variam, altamente. Aos impetrantes dos pedidos se recomenda, assim, instruí-los com elementos de convicção mais abrangentes, que possibilitem melhor apreciação sobre a desnecessidade daquela prisão preventiva naquele caso concreto. Isto é, argumentos concretos que se sobreponham aos abstratos. Será essa sobreposição de eventuais particularidades favoráveis do caso aos motivos de perigo abstrato que permitirá o maior peso do princípio da excepcionalidade da prisão preventiva em relação ao princípio da segurança, com a consequente alteração da política criminal que vem sendo aplicada. Da mesma forma, é preciso que as autoridades policiais que presidem o auto de prisão em flagrante busquem descrever o maior número de circunstâncias possíveis. Tais procedimentos são recomendados, para que o órgão julgador possa conhecer com mais ampla distinção sobre a necessidade ou desnecessidade da prisão preventiva e se sua substituição ou não por medida cautelar alternativa, fundado, por exemplo, na eventualidade ou não do tráfico, na maior periculosidade ou não do delito, etc. Dito de outro modo, é preciso que o julgador tenha alguma segurança de que o paciente, caso seja colocado em liberdade, não irá traficar. A isso se chama dar ao órgão julgador segurança sobre o modo de vida do paciente; ou ainda, sobre o atingimento das expectativas sociais de que em liberdade o paciente se manterá afastado da delinquência nas drogas, pois os conceitos de ordem pública e segurança se contrapõem ao de perigo. E a ideia de perigo é usualmente transportada pela conduta de tráfico, em grau maleável. Cabe aos atores acima citados trabalhar de modo a permitir o menor grau possível dessa maleabilidade, à luz do que de fato se passou com o fato e seu protagonista.

140 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1ª CÂMARA CRIMINAL HABEAS CORPUS Nº. 0063587-40.2013.8.19

140 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1ª CÂMARA CRIMINAL HABEAS CORPUS Nº. 0063587-40.2013.8.19 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1ª CÂMARA CRIMINAL HABEAS CORPUS Nº. 0063587-40.2013.8.19.0000 PACIENTE: FABIO FERREIRA CHAVES DA SILVA AUTORIDADE COATORA: JUÍZO DE DIREITO DA 1ª VARA

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

Súmulas em matéria penal e processual penal.

Súmulas em matéria penal e processual penal. Vinculantes (penal e processual penal): Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Súmula Vinculante 9 O disposto no artigo

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA FAVORÁVEL:

JURISPRUDÊNCIA FAVORÁVEL: TRF 2 COMPETÊNCIA PENAL - PROCESSO PENAL - DECISÃO QUE REJEITA EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA - INEXISTÊNCIA DE RECURSO - APELAÇÃO CRIMINAL NÃO CONHECIDA - PEDIDO RECEBIDO COMO HABEAS CORPUS - REDUÇÃO À CONDIÇÃO

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise

Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise TESE: 01/13 (ÁREA CRIMINAL) Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise Súmula: A fixação de fiança pelo juízo ou a manutenção da fiança arbitrada pela

Leia mais

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Direito Processual Penal 2ª Fase OAB/FGV Professora Beatriz Abraão MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da... Vara Criminal da Comarca... (especificar

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2006. (Do Sr. Ivo José) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N O, DE 2006. (Do Sr. Ivo José) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N O, DE 2006 (Do Sr. Ivo José) Regulamenta o inciso LI do Art. 5º da Constituição Federal. O Congresso Nacional decreta: Art. 1 o Esta lei regulamenta o inciso LI do Art. 5º da Constituição

Leia mais

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO!

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ELIANE ALFRADIQUE O artigo 14 da Lei nº 6.368/76 tem causado certa dificuldade em sua aplicação prática. O enunciado do artigo em questão, tipifica a associação

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL DIREITO PENAL PEÇA PROFISSIONAL José de Tal, brasileiro, divorciado, primário e portador de bons antecedentes, ajudante de pedreiro, nascido em Juazeiro BA, em 7/9/1938, residente e domiciliado em Planaltina

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da Vara Criminal de Medianeira/PR

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da Vara Criminal de Medianeira/PR Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da Vara Criminal de Medianeira/PR PONTE, por seu defensor que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, requerer a concessão de LIBERDADE PROVISÓRIA

Leia mais

MANUAL DE PRÁTICA PENAL

MANUAL DE PRÁTICA PENAL 2010 MANUAL DE PRÁTICA PENAL Estudo dedicado ao Exame de Ordem 2010.1. Carlos Rafael Ferreira Liberdade Provisória SEM Fiança Previsão legal: art. 5º, LXVI, CF. Probabilidade: média. Fase: pré processual.

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho.

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista: 1.1. Quais os princípios que regem

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

A REVOGAÇÃO TÁCITA DOS ARTIGOS 30 E 31 DA LEI DO COLARINHO BRANCO EM RAZÃO DA ALTERAÇÃO LEGISLATIVA PROMOVIDA PELA LEI 12.403/11.

A REVOGAÇÃO TÁCITA DOS ARTIGOS 30 E 31 DA LEI DO COLARINHO BRANCO EM RAZÃO DA ALTERAÇÃO LEGISLATIVA PROMOVIDA PELA LEI 12.403/11. A REVOGAÇÃO TÁCITA DOS ARTIGOS 30 E 31 DA LEI DO COLARINHO BRANCO EM RAZÃO DA ALTERAÇÃO LEGISLATIVA PROMOVIDA PELA LEI 12.403/11. Ricardo Henrique Araújo Pinheiro Recentemente publicamos um artigo no qual

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS

SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS SUSPENSÃO DO PROCESSO NO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO PORTUGUÊS No Processo Penal Português está plasmado o princípio da suficiência daquele, o qual, nos termos do disposto no artigo 7.º, n.º 1, CPP, prevê

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 23/05/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/04/2012 SEGUNDA TURMA HABEAS CORPUS 106.942 GOIÁS RELATOR PACTE.(S) IMPTE.(S) COATOR(A/S)(ES) : MIN. JOAQUIM BARBOSA :SUPERIOR

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR NO HABEAS CORPUS 126.965 SÃO PAULO RELATOR PACTE.(S) IMPTE.(S) PROC.(A/S)(ES) COATOR(A/S)(ES) : MIN. LUIZ FUX :A P :DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL :SUPERIOR

Leia mais

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO N.º102 /97 - P.G.J. Estabelece normas para o exercício do controle externo da atividade de Polícia Judiciária pelo Ministério Público, previsto no artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal

Leia mais

sem necessidade de transcrição. quando for de sua preferência pessoal

sem necessidade de transcrição. quando for de sua preferência pessoal Solicito informações a respeito do posicionamento jurisprudencial atualizado a respeito da necessidade de degravação dos depoimentos prestados nas audiências gravadas por meio audiovisual. Explico: a Defesa

Leia mais

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e RESOLUÇÃO Nº 20/2004 - CPJ Cria a CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS POLICIAIS E CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL 8ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE BELO HORIZONTE APELAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL 8ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE BELO HORIZONTE APELAÇÃO EXMO.SR(a).DR(a). JUIZ(a) DE DIREITO DA 2 ª SECRETARIA CRIMINAL DO JUIZADO ESPECIAL DE BELO HORIZONTE -MG Réu: Autor: Ministério Público Processo n. APELAÇÃO O Ministério Público do Estado de Minas Gerais,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal HABEAS CORPUS 127.395 RIO DE JANEIRO RELATOR PACTE.(S) IMPTE.(S) COATOR(A/S)(ES) : MIN. ROBERTO BARROSO :NATALINO JOSE GUIMARAES : LUIZ CARLOS DA SILVA NETO E OUTRO(A/S) :RELATOR DO CC Nº 134702 DO SUPERIOR

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO Poder Judiciário RELATÓRIO O DESEMBARGADOR FEDERAL GERALDO APOLIANO (RELATOR): Trata-se de Petição em Habeas Corpus, impetrado em favor de José Dias Monteiro Neto, pugnando pela suspensão da imposição

Leia mais

ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS

ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS ÁREA CRIMINAL CRIMES CONTRA OS COSTUMES 1. CRIMES CONTRA OS COSTUMES. ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. TODAS AS FORMAS. CRIMES HEDIONDOS.

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. LEONARDO P. DE CASTRO, advogado inscrito na OAB sob o nº 4.329, com escritório nesta Comarca, na Avenida

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados Necessidade de readequar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao cotidiano Por Cristiane Aparecida de Oliveira Associada Criminalista de Almeida Guilherme Advogados Associados Considerações Iniciais

Leia mais

USUÁRIO CONTA SUA HISTÓRIA

USUÁRIO CONTA SUA HISTÓRIA NOME ESTADO MUNICÍPIO INSTITUIÇÃO GUILHERME SÃO PAULO (SP) GUARUJÁ CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE SÃO VICENTE NOME SEXO GUILHERME MASCULINO IDADE 22 25 COR GRAU DE INSTRUÇÃO RELIGIÃO RENDA ESTADO CIVIL

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL 4.2 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CRIMINAL

4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL 4.2 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CRIMINAL 1 SUMÁRIO: 1. APRESENTAÇÃO 2. TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO 3. TABELA DE CLASSES PROCESSUAIS 4. TABELA DE ASSUNTOS PROCESSUAIS 4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL

PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL 1 PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL Prof.Dr.Luís Augusto Sanzo Brodt ( O autor é advogado criminalista, professor adjunto do departamento de Ciências Jurídicas da Fundação Universidade Federal

Leia mais

Questões de Processo Penal

Questões de Processo Penal Questões de Processo Penal 1º) As Contravenções Penais (previstas na LCP) são punidas com: a) ( ) Prisão Simples; b) ( ) Reclusão; c) ( ) Detenção; d) ( ) Não existe punição para essa espécie de infração

Leia mais

O acórdão em análise é oriundo do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento de um agravo regimental em Recurso Especial e assim dispõe:

O acórdão em análise é oriundo do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento de um agravo regimental em Recurso Especial e assim dispõe: 3. COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA 3.1 QUESTÕES PONTUAIS SOBRE EXECUÇÃO PENAL ÉRIKA DE LAET GOULART MATOSINHO Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Bacharel em Direito 1. Escolha do acórdão

Leia mais

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e censura independe de sindicância ou processo, podendo ser

Leia mais

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) ANEXO VI (Edital n. 02/2014-2) CRONOGRAMA SEMESTRAL 9.º PERÍODO DEPENDÊNCIA N. DATAS ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA Disponibilização do Cronograma Semestral de atividades no átrio

Leia mais

Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008

Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008 Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008 27 de agosto de 2008 A) Contribuições gerais: 1) - No preâmbulo da minuta, falta citar a Lei 8078 de 11 de setembro de 1990, Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL Fl. 1. 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL Fl. 1. 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre Fl. 1 Autor: Ministério Público do Trabalho Réu: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul VISTOS, ETC. Ministério Público do Trabalho ajuíza ação trabalhista contra Sindicato

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2015.0000927737 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0009206-77.2014.8.26.0477, da Comarca de Praia Grande, em que é apelante MARCEL BARBOSA LOPES, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

NORMA PENAL EM BRANCO

NORMA PENAL EM BRANCO NORMA PENAL EM BRANCO DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 NORMAS PENAIS EM BRANCO 1. Conceito. Leis penais completas são as que

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro RELATÓRIO O Senhor DESEMBARGADOR FEDERAL MARCELO NAVARRO: Cuida-se de apelação criminal interposta pelo Ministério Público Federal contra sentença proferida pelo MM. Juízo da 37ª Vara de Pernambuco, na

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo TRIBUNAL DE JUSTIÇA São Paulo fls. 1 Registro: 2013.0000094980 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus nº 0000391-04.2013.8.26.0000, da Comarca de Araraquara, em que é paciente

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 2ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 O : É o conjunto de atos cronologicamente concatenados (procedimentos), submetido a princípios e regras

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para prever o crime de tráfico e consumo de drogas ilícitas, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Decisão que rejeitar a denúncia ou queixa - Decisão que concluir pela incompetência do juízo - Decisão que julga procedente alguma das exceções,

Leia mais

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO MEMORIAIS (OAB/SP 133 - ADAPTADO) Pedro foi acusado de roubo qualificado por denúncia do Promotor de Justiça da comarca, o dia 1 de julho de 2006. Dela constou que

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL VIOLÊNCIA NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL VIOLÊNCIA NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL VIOLÊNCIA NO BRASIL ABRIL DE 2007 1 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Pessoas com idade igual ou acima de 16 anos Entrevistas 1.068

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 Dá nova redação aos artigos que menciona, entre outras providências, da Lei Complementar n. 3, de 12 de janeiro de 1981, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

PRINCIPAIS JULGAMENTOS DE 2015 STF E STJ DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

PRINCIPAIS JULGAMENTOS DE 2015 STF E STJ DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL PRINCIPAIS JULGAMENTOS DE 2015 STF E STJ DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL Olá amigos do Sabermaisdireito.com, Segue os principais julgamentos sobre Direito Penal e Processo Penal dos Tribunais Superiores

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado da

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet

Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet Autores Raphael de Cunto André Zonaro Giacchetta Ciro Torres Freitas Beatriz Landi Laterza Figueiredo Sócios e Associados de Pinheiro Neto Advogados

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 17/2015

PORTARIA CONJUNTA Nº 17/2015 PORTARIA CONJUNTA Nº 17/2015 A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargadora Cezarinete Angelim, e a Corregedora-Geral da Justiça do Estado do Acre, Desembargadora Regina Ferrari,

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

Direito Processual Penal - Inquérito Policial

Direito Processual Penal - Inquérito Policial Direito Processual Penal - Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria.

Leia mais

1ª PARTE: NORMAS GERAIS

1ª PARTE: NORMAS GERAIS REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO TRIENAL 2007 (TRIÊNIO: 2004-2006) PROGRAMAS ACADÊMICOS Deliberação do CTC Reunião de 6 e 7 de março de 2007 As atividades de realização da Avaliação Trienal 2007 (Triênio: 2004-2006)

Leia mais

Prisão Preventiva e Clamor Público

Prisão Preventiva e Clamor Público Prisão Preventiva e Clamor Público José Carlos Fragoso 1. A prisão preventiva é medida excepcional, que se funda exclusivamente na imperiosa necessidade. O normal é que as pessoas recebam a pena depois

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA ESCRITA CADERNO 1

DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA ESCRITA CADERNO 1 JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Edital n. 01/2009 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA ESCRITA CADERNO 1 ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova 1. Este caderno

Leia mais

- Insuficiência para a decisão da matéria de facto provada SUMÁRIOS

- Insuficiência para a decisão da matéria de facto provada SUMÁRIOS Processo n.º 9 / 2011 Recurso penal Data da conferência: 30 de Março de 2011 Recorrente: A Principais questões jurídicas: - Crime de tráfico ilícito de drogas - Princípio de in dubio pro reo - Insuficiência

Leia mais

- RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL -

- RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL - - RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL - REFERÊNCIA: TOMADA DE PREÇOS nº 01/2013 (REPUBLICAÇÃO 02) IMPUGNANTE: VIVO S.A. I - RELATÓRIO A Câmara de Vereadores de Gramado está promovendo licitação na modalidade

Leia mais

A Ação Controlada na Lei de Drogas e na Lei de Organização Criminosa. Um possível conflito de normas.

A Ação Controlada na Lei de Drogas e na Lei de Organização Criminosa. Um possível conflito de normas. A Ação Controlada na Lei de Drogas e na Lei de Organização Criminosa. Um possível conflito de normas. Gabriel Habib(*) Também conhecida como flagrante retardado, flagrante diferido ou flagrante postergado,

Leia mais

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS AGENTES PÚBLICOS José Carlos de Oliveira Professor de Direito Administrativo na graduação e no Programa de Pós-Graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/Franca No

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

decorrentes de descumprimento total ou parcial de contrato fica regulamentado por

decorrentes de descumprimento total ou parcial de contrato fica regulamentado por c Poder Judiciário ctóáça INSTRUÇÃO NORMATIVA N5 24, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispõe sobre o procedimento de apuração e aplicação de penalidades às empresas contratadas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Leia mais

PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR

PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR PENAS ALTERNATIVAS E O DIREITO PENAL MILITAR MARIA FERNANDA DE LIMA ESTEVES [1] Desde o início da história, a humanidade depara-se com o cometimento das mais diversas infrações, e, ao lado delas, surge

Leia mais

1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso de Estágio de 2006 TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Analise a hipótese que a seguir se enuncia e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas com as disposições

Leia mais

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida 1 Controle da Constitucionalidade 1. Sobre o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que: a) compete a qualquer juiz ou tribunal, no primeiro caso desde que inexista pronunciamento

Leia mais

TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL. Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco

TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL. Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco TEORIAS CAUSALISTA, CAUSAL, CLÁSSICA OU NATURALISTA (VON LISZT E BELING) - CONDUTA É UMA AÇÃO HUMANA VOLUNTÁRIA QUE PRODUZ

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Determinado partido político, que possui dois deputados federais e dois senadores em seus quadros, preocupado com a efetiva regulamentação das normas constitucionais,

Leia mais

No âmbito deste procedimento, foram recebidas respostas da Tele2 e da PTC (em anexo ao presente relatório):

No âmbito deste procedimento, foram recebidas respostas da Tele2 e da PTC (em anexo ao presente relatório): http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=246205 RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA PRÉVIA A QUE FOI SUBMETIDO O PROJECTO DE DECISÃO RELATIVO À RESOLUÇÃO DE UM LITÍGIO ENTRE A TELE2 E A PT COMUNICAÇÕES QUANTO

Leia mais

MANUAL TEÓRICO DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Diretoria de Modernização Judiciária

MANUAL TEÓRICO DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Diretoria de Modernização Judiciária MANUAL TEÓRICO DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA Diretoria de Modernização Judiciária Aracaju, 29 de agosto de 2008 1 1 APRESENTAÇÃO Este Manual tem por escopo apresentar

Leia mais

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006 Processo-PGT-CCR - 67/2006 Interessado 1: Ofícios de Uberlândia e Juiz de Fora(PRT 3ª Região) Interessado 2: PRT 3ª Região Assunto: Conflitos de atribuições entre Ofício e Sede (3ª Região) VOTO I - RELATÓRIO

Leia mais

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL CRISTIANE APARECIDA ROSA DIALUCE 1 GUILHERME JORGE DO CARMO SILVA 2 VÂNIA MARIA BEMFICA GUIMARÃES PINTO COELHO 3 RESUMO O presente estudo vem à lume apresentar

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Petição inicial: Queixa-crime. Endereçamento: Vara Criminal da Comarca de São Paulo SP. Vara criminal comum, visto que as penas máximas abstratas, somadas, ultrapassam dois anos. Como

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal PROGRESSÃO DE REGIME NA EXECUÇÃO PENAL 21 DISTRITO FEDERAL RELATOR POLO PAS ADV.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :PEDRO HENRY NETO :RICARDO GOMES DE ALMEIDA DECISÃO: I. A HIPÓTESE 1. Pedro Henry Neto foi condenado

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O

P O D E R J U D I C I Á R I O Número de Ordem Pauta Não informado Registro: 2011.0000035249 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0565228-16.2010.8.26.0000, da Comarca de Monte Aprazível, em

Leia mais

NOÇÕES GERAIS SOBRE O RECURSO DE AGRAVO. Ailza Santos Silva Estagiária em Direito

NOÇÕES GERAIS SOBRE O RECURSO DE AGRAVO. Ailza Santos Silva Estagiária em Direito NOÇÕES GERAIS SOBRE O RECURSO DE AGRAVO Ailza Santos Silva Estagiária em Direito O agravo, como bem conceitua o Prof. Humberto Theodoro Júnior, é o recurso cabível contra as decisões interlocutórias (art.

Leia mais

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 16 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 10 Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais Ação Monitória Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 A ação monitória foi introduzida no CPC no final do título

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.391.004 - GO (2013/0219024-8) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS : ADEMIR NOLASCO GUIMARÃES : ACHILES

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Dois pais e uma mãe: É possível registrar? Rafael D'Ávila Barros Pereira * No dia 09/04/08, no capítulo da novela "Duas Caras", da Rede Globo, foi apresentada uma situação, se não

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO 01/2014 PROCESSO N.º 0203500-71.1989.5.05.0015 ABRAHÃO SADIGURSKY E OUTROS VS. PETROBRÁS

BOLETIM INFORMATIVO 01/2014 PROCESSO N.º 0203500-71.1989.5.05.0015 ABRAHÃO SADIGURSKY E OUTROS VS. PETROBRÁS Salvador, 07 de março de 2014 BOLETIM INFORMATIVO 01/2014 PROCESSO N.º 0203500-71.1989.5.05.0015 ABRAHÃO SADIGURSKY E OUTROS VS. PETROBRÁS Prezado Sr(a). Cliente, O escritório Catharino, Mesquita & Fonseca

Leia mais

Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016

Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016 Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016 Bom dia a todos. São vários os projetos de diploma que aqui nos trazem, mas que, de um modo geral, se podem aglutinar em

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Assegurar o acesso à justiça, de forma efetiva, na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho. Missão Institucional do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº 00000064-20.2012.8.18.000064 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUI RÉUS: MUNICÍPIO DE PAULISTANA/PI e OUTRO

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 635.342-4, DA 3ª VARA CÍVEL DE PONTA GROSSA. Agravante : PÉRICLES DE HOLLEBEN MELLO

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 635.342-4, DA 3ª VARA CÍVEL DE PONTA GROSSA. Agravante : PÉRICLES DE HOLLEBEN MELLO AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 635.342-4, DA 3ª VARA CÍVEL DE PONTA GROSSA Agravante : PÉRICLES DE HOLLEBEN MELLO Agravado : MINISTÉRIO PÚBLICO Relator : Des. LEONEL CUNHA Autos nº 581/2008 1) O MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais