EDUCAÇÃO E FELICIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA A VIDA FELIZ DE SANTO AGOSTINHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO E FELICIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA A VIDA FELIZ DE SANTO AGOSTINHO"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO E FELICIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA A VIDA FELIZ DE SANTO AGOSTINHO Resumo SOUZA, Mariana Rossetto UEM mari.rossetto@hotmail.com CZADOTZ, Regina Célia Rampazzo UEM rampadotz@yahoo.com.br Eixo Temático: História da Educação Agência Financiadora: Capes O presente trabalho teve como objetivo discutir a concepção de felicidade de Santo Agostinho, tendo em vista entender a proposta educativa elaborada pelo pensador para que o homem pudesse ser feliz. Nesse texto, foi utilizada como fonte principal a obra A Vida Feliz, uma das primeiras reflexões elaboradas por Santo Agostinho após sua conversão. Para realizar essa discussão, foi importante destacar o momento no qual a obra foi produzida, pois o pensamento de Santo Agostinho, no decorrer de sua vida, sofreu algumas alterações, de acordo com o aprofundamento do pensador nos valores cristãos. Sendo assim, não é possível ficar restrito à ideia de felicidade presente nessa obra para entender sua proposta educativa como um todo. Por isso, depois de apresentada A Vida Feliz, foram utilizadas outras reflexões agostinianas, bem como obras de comentadores do assunto, que deram condições de identificar algumas das mudanças do pensamento agostiniano sobre a concepção de vida feliz. Essa vida feliz foi considerada por ele, inicialmente, como sendo a vida do sábio, que deveria ter como objetivo final chegar a Deus. A educação era, pois, essa caminhada de busca pela posse de Deus. Com o tempo, contudo, e influenciado pelas leituras de Paulo de Tarso, Santo Agostinho concebe a educação como uma caminhada de peregrinação do homem, pois passa a considerar que a vida feliz só seria possível a ele após a sua morte, quando seu corpo e sua alma se tornariam incorruptíveis, ou seja, quando o homem por completo fosse transformado e pudesse chegar a Deus, entendido como a fonte da felicidade eterna. Palavras-chave: Santo Agostinho. Educação. Felicidade. Introdução Santo Agostinho é considerado um dos mais importantes mestres do cristianismo. Seu pensamento foi fundamental para o período em que viveu, entre os séculos IV e V d.c., pois auxiliou na sistematização da doutrina cristã e na elaboração de propostas para a formação do homem ideal, entendido como o homem santificado. Influenciou também o período que o

2 3930 sucedeu, a Idade Média, de modo que se chega a afirmar que esse momento foi caracterizado por uma agostinização (HAMMAN, 1980); e foi além, atravessando o tempo e se fazendo presente até os dias atuais na organização da Igreja Cristã. Contudo, ao tratar da importância de Santo Agostinho, não se deve restringi-la a seu papel na Igreja Cristã. Seu pensamento, para além de questões teológicas, aborda aspectos filosóficos, ao tratar das necessidades e dos anseios do homem enquanto tal. Ele trata de valores éticos e morais que, por se tratarem de valores atemporais, justificam a retomada de suas ideias não só no âmbito religioso. Assim, é importante entender que o pensamento agostiniano não se restringe ao período em que se constituiu, a saber, período de decadência do Império Romano e consolidação da Igreja Cristã enquanto instituição organizada; embora deva ser compreendido nesse contexto, como resposta aos anseios daquele tempo. Santo Agostinho é [...] dos poucos cujas idéias não representam somente um momento histórico, mas exprimem e aprofundam valores universais, ainda que se tenham manifestado em um momento histórico determinado (CAPORALINI, 2007, p. 35). Portanto, embora trate de aspectos universais, não se deve perder de vista, ao discutir essa temática, que as respostas ao homem apresentadas por Santo Agostinho e, por extensão, a sua proposta educativa, manifestam o interesse de uma instituição a Igreja Cristã que estava em processo de organização e assumia o controle da sociedade, buscando formar o homem dessa sociedade de acordo com sua doutrina. Dentre outros assuntos, um tema ao qual Santo Agostinho sempre recorre é o da felicidade. Para tratar dessa temática, nesse trabalho será apresentada uma das primeiras reflexões agostinianas, A Vida Feliz, na qual o pensador discute sobre a fonte da verdadeira felicidade e a busca que o homem empreende por essa felicidade. Paralelamente a isso, serão apresentados pensamentos posteriores de Santo Agostinho referentes ao tema. Isso se explica quando se entende que essa obra foi escrita por um Santo Agostinho neo-convertido que, no decorrer do tempo, voltou seu pensamento cada vez mais para os valores cristãos, em função dos interesses da Igreja Cristã. Santo Agostinho e sua obra: A Vida Feliz Aurelius Augustinus nasceu no dia 13 de novembro de 354 d.c., em Tagaste, na África, e morreu no dia 28 de agosto de 430 em Hipona, onde era bispo.

3 3931 Santo Agostinho concluiu seu ciclo de estudos quando tinha 19 anos, tendo estudado em Tagaste, Madaura e Catargo. Sua formação foi essencialmente literária e baseada na língua latina, característica importante de ser destacada: Importa examinar, com certa atenção, a natureza dessa formação de base, pois todo o pensamento e a obra inteira de Agostinho revelam estrita dependência dela, tanto nos caracteres positivos como nas deficiências, no que têm de bom ou de mau [...] Praticamente Santo Agostinho não pode utilizar do pensamento grego, pagão ou cristão, senão o que passara ao latim, em forma de traduções ou de adaptações (MARROU, 1957, p. 16). Aos 19 anos, entrou em contato com Hortensius, de Cícero. Essa leitura despertou-o para o amor à sabedoria, conforme o próprio Santo Agostinho relata em suas Confissões (2010, p. 70): Seguindo o programa normal do curso, chegou-me às mãos o livro de tal Cícero, cuja linguagem mas não o coração é quase unanimemente admirada. O livro é uma exortação à filosofia e chama-se Hortênsio. Devo dizer que ele mudou os meus sentimentos [...] ele transformou as minhas aspirações e desejos. Repentinamente pareceram-me desprezíveis todas as vãs esperanças. Eu passei a aspirar com todas as forças à imortalidade que vem da sabedoria [...]. Eu contava dezenove anos [...]. Não era para apurar a linguagem que eu lia esse livro [...]: o que me apaixonava era o seu conteúdo, e não a maneira de dizer. [...] Ora, o amor da sabedoria, pelo qual eu me apaixonava com esses estudos, tem o nome grego de filosofia. A partir de então, passou a buscar a sabedoria. Voltou-se, inicialmente, para a Bíblia, mas decepcionou-se com sua leitura, pois considerou sua linguagem rústica quando comparada ao estilo ciceroniano: Agostinho voltou-se então para a Bíblia, mas não a entendeu. O estilo com a qual estava redigida, tão diverso do estilo rico em refinamento da prosa ciceroniana, e o modo antropológico com que parecia falar de Deus velaram sua compreensão [...] (REALE; ANTISERI, 1990, p. 430). Segundo relatos do próprio Santo Agostinho, na tentativa de acalmar seu espírito inquieto, tornou-se adepto do maniqueísmo, baseado no dualismo bem x mal. Fausto, considerado a maior autoridade do maniqueísmo naquele momento, não conseguiu suprir todas as suas dúvidas, o que fez com que ele se afastasse da doutrina maniqueísta. Aproximou-se então dos acadêmicos céticos, cuja filosofia é pautada na dúvida, mas essa doutrina também não conseguiu satisfazê-lo.

4 3932 Paralelamente a isso, exerceu a profissão de professor durante 13 anos, tendo lecionado em Tagaste, Catargo, Roma e Milão. Nesta última, assumiu o papel de professor de retórica oficial da cidade, e foi ali que aconteceram os encontros decisivos para sua conversão. Esses encontros referem-se ao contato com o Bispo Ambrósio e com os neoplatônicos, bem como a leitura das cartas de Paulo de Tarso. Converteu-se ao cristianismo no ano de 386, quando, ao buscar a solidão no jardim de sua casa ouviu uma voz que dizia Toma e lê. Ao abrir a Bíblia, leu a seguinte estrofe (13) no capítulo 13 da epístola de Paulo a Romanos: Não caminheis em glutonarias e embriaguez, não nos prazeres impuros do leito e em leviandades, não em contendas e rixas; mas revestivos de nosso Senhor Jesus Cristo, e não cuideis de satisfazer os desejos da carne. A partir daí, acreditou ter encontrado a tranquilidade a que aspirava, a ponto de afirmar: Não quis ler mais, nem era necessário. Mal terminara a leitura dessa frase, dissiparam-se em mim todas as trevas da dúvida, como se penetrasse no meu coração uma luz de certeza (AGOSTINHO, 2010, p. 231). Passou a se dedica à purificação de seus costumes, afastando-se do que passou a considerar mundano e pecaminoso (PEREIRA MELO, 2010). Depois de convertido, Santo Agostinho deixou a profissão de retórico e retirou-se para uma propriedade rural em Cassiciacum. Recebeu o batismo por meio de Ambrósio no dia 24 de abril de 387 e, após retornar à África, fundou uma comunidade monástica. Abandonou esta comunidade em 391, quando foi ordenado presbítero da cidade de Hipona. Tornou-se bispo dessa cidade em 395, e passou a se dedicar inteiramente a essa tarefa, mas sem deixar de lado sua obra escrita, tanto é que, após sua morte, deixou aproximadamente 113 obras e 225 cartas: Estava cônscio que a obra escrita não constituía o lado menos importante de sua vida. Possuía o sentimento vivo de ser útil à Igreja inteira, tanto à de seu tempo como à do futuro: vemo-lo, ao cabo da existência, preocupado em pôr seus livros em ordem, em catalogá-los, revisá-los e em assegurar-lhes a conservação para a posteridade (MARROU, 1957, p. 47). Essa compreensão da vida de Santo Agostinho é importante, tendo-se em vista a influência que ela exerceu em seu pensamento:

5 3933 Para Agostinho, a vida e a doutrina são uma só coisa. Sua doutrina é uma interpretação de sua vida, e sua vida não cessa de nutrir-se nas fontes da doutrina. E assim o pensar agostiniano evolui em contacto imediato com a vida. Seu objetivo não é ensinar a pensar, e sim, a viver, a viver pensando. É a este contacto direto com a vida real que a ideologia agostiniana deve o seu valor imperecível e a sua influência fecunda e constante sobre o pensamento ocidental até os nossos dias (BOEHNER; GILSON, 1970, p. 203). Até mesmo por isso, ao estudar as obras de Santo Agostinho, é importante destacar o período de sua vida em que ele a escreveu, pois existem algumas diferenças entre o pensador neo-convertido e o bispo da igreja. Após a conversão, Santo Agostinho apresenta-se como uma alma inquieta que busca respostas para suas angústias no cristianismo, tentando conciliar sua fé com a razão. Enquanto no princípio de seu pensamento o que se constata é uma forte influência da cultura clássica, suas reflexões finais mostram um aprofundamento nos mistérios e valores cristãos. Além disso, conforme ele foi assumindo um papel de destaque na Igreja Cristã, maior passou a ser seu interesse em auxiliar essa instituição em sua consolidação, o que significa, por extensão, um maior interesse em formar o homem daquele momento de acordo com os princípios cristãos. Assim, ao tratar de A Vida Feliz, objeto de interesse desse texto, é importante compreender quais eram as suas motivações ao escrevê-la, e quando essa obra foi produzida, para discutir a proposta agostiniana acerca da felicidade. A partir daí é que se buscará entender como essa proposta foi se desenvolvendo no decorrer de sua vida. De acordo com o que foi apresentado, depois de convertido, no ano de 386, Santo Agostinho retirou-se em uma propriedade em Cassiacum. Ali, ele estava com seus amigos e discípulos, Alípio, Licêncio, Trigésio, seu irmão, Navígio, seu filho, Adeodato, e sua mãe, Mônica. Durante esse retiro, produziu alguns de seus primeiros escritos, dentre os quais A Vida Feliz, Solilóquios, A Ordem e Contra os Acadêmicos, resultantes dos diálogos que estabeleceram: E, partindo para a casa de campo com todos os meus, eu te louvava com alegria. Nos livros de discussões com meus amigos mesmo diante de ti está documentada a atividade literária ali realizada, já a teu serviço, mas respirando ainda como nas pausas da luta o orgulho da erudição (AGOSTINHO, 2010, p. 240). A Vida Feliz foi resultado de três dias de diálogo, tendo como tema principal a felicidade, [...] tema clássico e fundamental para a Antiguidade (FRANGIOTTI, 1998, p.

6 ), tema este que, conforme foi apresentado, foi despertado em Santo Agostinho com a leitura de Cícero. Em Cícero, a filosofia era entendida como sabedoria e como arte de viver que levava o homem à verdadeira felicidade. Ele foi o divulgador das filosofias gregas, fazendo isso em língua latina. Santo Agostinho, ao lê-lo, adotou algumas das ideias ciceronianas, passando a acreditar, então, que a filosofia lhe possibilitaria chegar a essa felicidade que buscava. Contudo, recém-convertido, rompeu com essa idéia clássica, apontando não mais a filosofia como a fonte da felicidade, mas sim a posse de Deus (FRANGIOTTI, 1998). Ele mostra essa conclusão de que a posse de Deus é que o levaria o homem à felicidade no seguinte diálogo: Pois bem, prossegui, admitis ser infeliz o homem que não é feliz? Sem a menor dúvida. Logo, é infeliz quem não possui o que deseja? Todos aprovaram. Então, o que o homem precisa conseguir para ser feliz? [...] Por conseguinte, estamos convencidos de que, se alguém quiser ser feliz, deverá procurar um bem permanente, que não lhe possa ser retirado em algum revés de sorte. Já concordamos com isso, diz Trigésio. Então, qual a vossa opinião? É Deus eterno e imutável? Eis aí uma verdade tão certa que qualquer questão se torna supérflua, interveio Licencio. Em piedosa harmonia, todos os outros disseram-se de acordo. Concluí então: Logo, quem possui a Deus é feliz! (AGOSTINHO, 1998a, p ). Quem possui a Deus, de acordo com ele, é o sábio: - Ninguém duvida agora de que quem se encontra na indigência seja feliz? E não precisamos indagar se o sábio sofre de necessidades corporais, pois essas coisas não se fazem sentir na alma - sede da vida feliz. A alma do sábio é perfeita: ora, ao que é perfeito nada falta (AGOSTINHO, 1998a, p. 145). Entretanto, decorridos os anos, Santo Agostinho mudou algumas de suas concepções, lamentando-se por considerar inicialmente que a felicidade estaria presente na alma do sábio, independente do estado de seu corpo. Ele passou a afirmar, então, que somente uma vida poderia ser chamada de feliz: a vida futura, imortal. De acordo com ele, a vida feliz na terra só seria possível aos homens por meio da esperança da vida eterna (FRANGIOTTI, 1998). Eis o que apresenta em A Trindade (1994):

7 3935 Segue-se daí que a fé em Deus é imprescindível nesta vida mortal, tão cheia de erros e tribulações. É impossível encontrar bens, principalmente os que tornam os homens bons e felizes, se não vierem de Deus para o homem e não aproximarem o homem de seu Deus. Quando, porém, aquele que permanece bom e fiel em meio às misérias desta vida, chegar à vida bem-aventurada, então acontecerá o que agora não é possível de forma alguma, ou seja, o homem viver como quer. Pois naquela felicidade, nada quererá de mal ou nada desejará que lhe falte e não faltará nada do que desejar. Tudo o que amar estará lá presente e não desejará nada que esteja ausente. Tudo o que ali existir será bom e o Deus supremo será o supremo Bem, e ali estará para gozo de todos os que o amam. E eis o que será o maior grau de felicidade: estará certo de que será assim por toda a eternidade (AGOSTINHO, p. 406, 407). Por isso, ao final de sua vida, em suas Retratações, na qual revisou suas obras anteriores, Santo Agostinho declara sobre A Vida Feliz : Este livro... Começado por ocasião dó aniversário de meu nascimento, foi terminado após três dias de discussão, como está bem indicado aí. Nesse livro concordamos que prosseguíamos juntos a busca que não há vida feliz a não ser no perfeito conhecimento de Deus. Desagrada-me ter dado a Mânlio Teodoro, a quem dediquei o livro se bem que fosse homem douto e cristão mais elogios do que devia. Também lamento haver mencionado diversas vezes o tema fortuna. Enfim, ter declarado que, no curso da vida presente, a vida feliz existe no sábio exclusivamente, e em sua alma, qualquer seja o estado de seu corpo. Com efeito, o conhecimento perfeito de Deus, isto é, aquele melhor do qual o homem nada pode possuir, o Apóstolo o espera só para a vida futura (ICor 13,12). Ela, unicamente, merece o nome de vida feliz, porque o corpo, já então incorruptível e imortal, estará submetido ao espírito, sem nenhuma fraqueza ou resistência (ICor 15,42ss). Em nosso manuscrito encontrais, de fato, este livro incompleto e apresentando não poucas lacunas. Fora assim copiado por alguns irmãos e eu não consegui encontrar um exemplar completo, pelo qual pudesse corrigi-lo ao revê-lo... (Retractationes 1,2 apud FRANGIOTTI, 1998, p. 111, 112). Santo Agostinho mantém, dessa maneira, a ideia de que Deus é a fonte da verdadeira felicidade, mas deixa de considerá-la possível nessa vida, afirmando que somente com o corpo incorruptível e submetido ao espírito, ou seja, só após a morte é que o homem pode chegar a esse conhecimento perfeito, pois não haverá nenhuma fraqueza que o impeça de alcançá-lo. É necessário entender, nesse sentido, qual a caminhada educativa proposta por Santo Agostinho. A caminhada educativa agostiniana para a felicidade A alma, na compreensão agostiniana, aspira a um conhecimento de Deus, pelo qual possa se expandir em uma irradiação de felicidade, aspiração essa justificada como resultado

8 3936 da inquietação do homem e de sua insatisfação consigo mesmo (PEREIRA MELO, 2002). Reafirma-se, aqui, a ideia presente em A Vida Feliz, de que todos desejam ser felizes: O que a alma certamente não põe em dúvida é a sua própria infelicidade e o fato de desejar ser feliz (AGOSTINHO,1994, p. 468). Outra ideia reafirmada é a necessidade de que o homem se volte para Deus para chegar ao seu objetivo, ou seja, à felicidade. Em relação a isso, Santo Agostinho afirma que o problema do homem está em buscar essa felicidade em prazeres corporais e em bens materiais e passageiros, que proporcionam uma falsa sensação de felicidade e que podem ser retirados dele a qualquer momento: Por certo, um homem não se considerará muito infeliz se vier a perder sua boa reputação, riquezas consideráveis ou bens corporais de toda espécie? Mas não o julgarás, antes, muito mais infeliz, caso tendo em abundância todos esses bens, venha ele a se apegar demasiadamente a tudo isso, coisas essas que podem ser perdidas bem facilmente e que não são conquistadas quando se quer? (AGOSTINHO, 1995, p. 54) Querem descansar nos bens instáveis e não nos permanentes: são-lhes aqueles arrancados pelo tempo e passam... e os atormentam com temores e dores e os não deixam tranqüilos (AGOSTINHO, 2005, p. 79) Finalmente ainda que os prazeres insanos não sejam prazeres, ainda assim, o que quer que sejam, e por mais que agradem a ostentação das riquezas e o orgulho das honras, a voragem das tabernas e as lutas dos teatros, a imundície das fornicações e a excitação dos banhos quentes uma febrezinha leva tudo isso e, embora nos deixe vivos, tira-nos toda essa falsa felicidade: o que fica é uma consciência vazia e ferida [...] (AGOSTINHO, 2005, p. 81) Toda criatura corporal é bem, por pouco que a alma amante de Deus a domine. É bem inferior, mas belo em seu gênero, por levar impressa uma forma ou espécie. Quando a criatura corporal é possuída por uma alma negligente de Deus, nem mesmo assim, ela se muda em mal. Sendo, porém, o pecado um mal, esse amor a um bem inferior será ocasião de pena para o seu amante. Poderá levá-lo à miséria, e iludi-lo com seus falsos deleites, visto que esses bens não satisfazem, mas atormentam (AGOSTINHO, 1992, p. 71). O que o homem precisava, portanto, era voltar-se para Deus, buscando-o e apreendendo-o (GILSON, 2007). Nesse ponto, é possível estabelecer relações com a própria experiência de vida de Santo Agostinho. Ele considera que sua vida antes de se tornar cristão foi pecaminosa e que não encontrava a felicidade que buscava porque a procurava nos prazeres corporais, o que para ele o distanciava de Deus, a partir de então entendido como

9 3937 verdadeira fonte de felicidade. Em função disso, no decorrer de sua obra, já a partir do momento que se converteu, constata-se a insistência em demonstrar seu desejo de conhecer a Deus, afirmando que nada mais seria necessário para alcançar a felicidade: E quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação; o homem carregado com sua condição mortal, carregado com o testemunho de seu pecado e com o testemunho de que resistes aos soberbos; e mesmo assim, quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação. Tu o incitas para que sinta prazer em louvar-te; fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti (AGOSTINHO, 2010, p. 19). No entanto, apesar de afirmar que todos buscavam essa felicidade, Santo Agostinho não acreditava que todos estivessem aptos para empreendê-la. A despeito dos obstáculos que particularizam esse caminho, afirma: É próprio de todos os homens quererem ser felizes, mas nem todos possuem a fé para chegar à felicidade pela purificação do coração. Acontece, entretanto, que esse caminho que nem todos desejam é o verdadeiro caminho para a felicidade, a qual ninguém pode alcançar se não o quiser (AGOSTINHO, 1994, p. 433). Considera, dessa maneira, que o homem estava entre Deus, a própria felicidade, e a matéria, incapaz de felicidade ou infelicidade, donde se estabelece a hierarquia agostiniana de que o homem era infeliz quando se desviava para baixo, e feliz quando se voltava para o alto, para Deus (PÉPIN, 2004). O homem deveria passar pelo mundo, utilizando-se dele, mas a fruição deveria acontecer somente em Deus, considerado a única fonte da felicidade: [...] verdadeiro Deus, único com quem, único por quem e único em quem é feliz a alma humana, isto é, a racional e intelectual (AGOSTINHO, 2002, p. 342). Santo Agostinho apresentou, então, uma proposta educativa de busca do homem pela felicidade, ou seja, por Deus. A configuração dessa educação agostiniana demonstrou forte influência platônica, sendo entendida, em um primeiro momento, como uma caminhada de purificação moral e exercitação intelectual, por meio da qual o homem ia, nos dizeres de Santo Agostinho, identificando-se com a Sabedoria, Bondade, Beleza e Felicidade supremas (PEREIRA MELO, 2002). A perfeição moral, a felicidade e, consequentemente, a sabedoria completa estavam relacionadas à ação do homem, que deveria conhecer e amar a Deus (PEREIRA MELO, 2010).

10 3938 A exortação agostiniana era de que o homem passasse por um processo de purificação, distanciando-se do que o levava a uma vida de pecado e voltando-se para sua alma, na qual, por um processo de exercitação, poderia aproximar-se de Deus. Isso porque, para Santo Agostinho, com Deus [...] comunica-se através das vias internas da alma (CAPORALINI, 2007, p. 44). Ao se caracterizar como uma busca interior do homem pela contemplação de Deus, a caminhada educativa agostiniana pode ser considerada também autoeducação. Santo Agostinho desenvolve a ideia da importância dada à alma ao compará-la com o corpo. A superioridade que ele atribui à alma se deve ao fato de a mesma encontrar-se ligada a Deus. Por isso, acreditava que o homem, ao se deixar levar pela sensibilidade de seu corpo, satisfazendo-se com os prazeres externos, perdia a oportunidade de buscar o que lhe garantiria a real felicidade, ou seja, os bens eternos, afastando-se assim da caminhada de santificação: Maravilha-me muito que homens de tal maneira sábios, que pensaram que todas as coisas corporais e sensíveis devem pospor-se às incorpóreas e inteligíveis, façam, quando tratam da vida feliz, menção dos contactos corporais. [...] Se, portanto, quanto mais alguém é semelhante a Deus, tanto mais se aproxima dele [...]. A alma do homem é tanto mais dessemelhante do ser incorpóreo, incomutável e eterno, quanto mais ávida se revela das coisas temporais e mutáveis (AGOSTINHO, 2002, p. 359, 360). Nesse entendimento, para que o homem estivesse preparado para a contemplação divina, seu corpo deveria estar submetido à sua alma, sendo o apego à materialidade um impedimento na realização da caminhada autoeducativa, já que afastava o indivíduo do que procurava: Faze, Pai, que eu te procure, mas livra-me do erro. Nenhuma outra coisa, além de ti, se apresente a mim, que te estou procurando. Se nada mais desejo senão a ti, Pai, então eu te encontro logo. Mas se houver em mim desejo de algo supérfluo, limpame e torna-me apto a ver-te (AGOSTINHO, 1998b, p. 20). Portanto, para que tivesse uma vida reta e pudesse chegar à Verdade, era necessário que o homem se afastasse dos bens corporais e se voltasse para os bens espirituais. A partir daí, conforme relata Pereira Melo (2002), Santo Agostinho apresenta uma nova definição de educação, influenciado pela leitura de Paulo de Tarso: uma caminhada de peregrinação do

11 3939 homem, na qual o homem exterior, voltado aos bens materiais, mutáveis e mortais, deveria ceder lugar ao homem interior, ligado aos bens espirituais, imutáveis e imortais. Superar esse obstáculo de se voltar para os apelos exteriores do mundo, no entanto, era somente o primeiro passo da educação cristã. Depois disso, era preciso cuidar para que a alma não ficasse presa em sua própria contemplação, sem se voltar para aquele que lhe deu origem, ou seja, o próprio Deus (PEREIRA MELO, 2010), objetivo final do homem: É grande e bem raro esforço transcender com o poder da razão todas as criaturas corpóreas e incorpóreas, que se apresentam mutáveis, e chegar à substância imutável de Deus e dele próprio aprender que toda natureza que não é Ele não tem outro autor senão Ele. [...] Fala pela verdade mesma, se alguém há idôneo para ouvir com a mente, não com o corpo. Fala desse modo à parte do homem que no homem é mais perfeita que as demais de que consta e à qual apenas Deus é superior (AGOSTINHO, 1961, p. 104). Com isso, o homem poderia gozar da felicidade completa após a sua morte: Adorai juntos e amai a Deus por amor. Todo o nosso prêmio será Ele mesmo, e na vida eterna gozaremos de sua bondade e de sua beleza (AGOSTINHO, 2005, p. 120). A educação em Santo Agostinho é, por isso, um processo que tem o papel de viabilizar/facilitar a caminhada humana rumo à cidadania celeste (PEREIRA MELO, 2010). Como a possibilidade da felicidade após a morte envolvia o homem por completo, era preciso que ele cuidasse tanto de sua alma quanto de seu corpo no decorrer de sua vida, para ser digno de chegar à contemplação de Deus: Como o espírito, escravo da carne, se chama, não impropriamente, carnal, assim a carne, sujeita ao espírito, receberá o nome de espiritual. E não porque se converta em espírito, como alguns imaginam [...] mas porque se submeterá ao espírito, com admirável e suma facilidade de obediência, até a própria vontade seguríssima de sua imortalidade indissolúvel e já livre de toda sensação de mal-estar, de toda corruptibilidade e de todo peso (AGOSTINHO, 1961, p. 222). Por isso, nesse aspecto, o que é apresentado por Santo Agostinho em A Vida Feliz foi alterado: ele passou a acreditar que não bastava que o homem chegasse à contemplação interior independente do que estivesse acontecendo. Era preciso que o homem completo cumprisse a caminhada de santificação.

12 3940 Conclusões Santo Agostinho elaborou suas reflexões tendo como um de seus objetivos apontar caminhos para que o homem saísse de seu estado de inquietação. Nessa tentativa, estando já convertido ao cristianismo, apresenta uma nova fonte de felicidade, que não é mais a filosofia: essa fonte é Deus. Para o pensador, Deus passa a ser o objetivo a ser buscado pelo homem, sendo que somente assim ele teria condições de ser feliz. Embora em um primeiro momento tenha considerado a possibilidade de o homem sábio chegar a tal vida feliz, Santo Agostinho, ao aprofundar-se no conhecimento da doutrina cristã, conclui que essa vida feliz em Deus só pode ser alcançada pelo homem em uma vida futura, cabendo ao mesmo passar por uma transformação no decorrer de sua vida terrena que lhe dê condições de chegar ao que considera a verdadeira felicidade. Assim, a proposta educativa agostiniana passa a ser entendida como uma caminhada santificadora do homem rumo à cidadania celeste. É interessante destacar, para concluir, a importância de tal estudo quando se considera a atualidade de sua temática. A felicidade é um anseio não só do homem do tempo de Santo Agostinho, mas um valor universal, que se apresenta ainda hoje, em nossos dias, como algo que é buscado pelo homem. Assim, é possível estabelecer relações com as questões atuais da sociedade, identificando permanências e rupturas. REFERÊNCIAS AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Volume II. São Paulo: Editora das Américas, AGOSTINHO. A Trindade. São Paulo: Paulus, AGOSTINHO. O Livre-arbítrio. 2ª ed. São Paulo: Paulus, AGOSTINHO. A Vida Feliz. São Paulo: Paulus, 1998a. AGOSTINHO. Solilóquios. São Paulo: Paulus, 1998b. AGOSTINHO. A Cidade de Deus: contra os pagãos. Parte 1. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, (Coleção Pensamento Humano). AGOSTINHO. A Instrução dos Catecúmenos: teoria e prática da catequese. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

13 3941 AGOSTINHO. Confissões. 5ª ed. São Paulo: Paulus, BOEHNER, P.; GILSON, E. Santo Agostinho, o mestre do Ocidente. In:. História da Filosofia Cristã: Desde as origens até Nicolau de Cusa. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, CAPORALINI, J. B. Reflexões sobre O Essencial de Santo Agostinho. Maringá: Chicletec, FRANGIOTTI, R. Introdução. In: AGOSTINHO. A vida feliz. São Paulo: Paulus, GILSON, E. Os padres latinos e a filosofia. In:. A Filosofia na Idade Média. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, HAMMAN, A. Agostinho de Hipona. In:. Os padres da Igreja. 3ª ed. São Paulo: Edições Paulinas, MARROU, H. Santo Agostinho e o agostinismo. Rio de Janeiro: Agir Editora, PÉPIN, J. Santo Agostinho e a Patrística Ocidental. In: CHATELET, F. (Dir.). História da Filosofia: Idéias, Doutrinas. Vol. 2 A Filosofia Medieval: do século I ao século XV. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, PEREIRA MELO, J. J. A educação em Santo Agostinho. In: OLIVEIRA, T. (Org.). Luzes sobre a Idade Média. Maringá: EDUEM, PEREIRA MELO, J. J. Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divino. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 24, n. 48, p , jul/dez REALE, G.; ANTISERI, D. Santo Agostinho e o apogeu da Patrística. In:. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. 5ª ed. São Paulo: Paulus, (Volume I).

A EDUCAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO: PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO

A EDUCAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO: PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO A EDUCAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO: PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO Resumo SOUZA, Mariana Rossetto UEM mari.rossetto@hotmail.com PEREIRA MELO, José Joaquim UEM jjpmelo@hotmail.com Eixo

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Caracterização Cronológica

Caracterização Cronológica Caracterização Cronológica Filosofia Medieval Século V ao XV Ano 0 (zero) Nascimento do Cristo Plotino (204-270) Neoplatônicos Patrística: Os grandes padres da igreja Santo Agostinho ( 354-430) Escolástica:

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO)

AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO) AGOSTINHO DE HIPONA E TOMÁS DE AQUINO (3ª SÉRIE, REVISÃO TESTÃO) PERÍODOS DA FILOSOFIA MEDIEVAL 1º Patrística: século II (ou do V) ao VIII (Agostinho de Hipona). 2º Escolástica: século IX ao XV (Tomás

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

TEXTO 214-231 SEGUNDA SEÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ CAPÍTULO I: CREIO EM DEUS PAI. Parágrafo 1: Creio em Deus

TEXTO 214-231 SEGUNDA SEÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ CAPÍTULO I: CREIO EM DEUS PAI. Parágrafo 1: Creio em Deus CREIO EM DEUS 214-231 INTRODUÇÃO Antes de ler o texto do nosso estudo de hoje, leia e reflita sobre as perguntas propostas mais abaixo. Depois, com essas perguntas na cabeça e no coração, estude os parágrafos

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Amor que transforma Rm 8:35 a 39

Amor que transforma Rm 8:35 a 39 1 Amor que transforma Rm 8:35 a 39 31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras. A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo,

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus 5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus Através do estudo dos evangelhos é possível captar elementos importantes da psicologia de Jesus. É possível conjeturar como Jesus se autocompreendia. Especialmente

Leia mais

E Deus viu que tudo era bom

E Deus viu que tudo era bom E Deus viu que tudo era bom Nunca pensei que fosse assim O Livro do Gênesis é o livro mais fascinante da Bíblia e o mais complicado. Foi escrito milhares de anos depois dos fatos que ele narra. Foram vários

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA JÉSSICA LUIZA S. PONTES ZARANZA 1 WELLINGTON ZARANZA ARRUDA 2 1 Mestranda em Filosofia pela Universidade

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus 1Jo 4.7-10 Você já ouviu alguém contestar o amor de Deus? Você mesmo já não

Leia mais

E a família... como vai?

E a família... como vai? 1. A crise na família Perigos atuais para família 2. A consciência para família 3. O chamado da família 4. Um caso na família Princípio espiritual para família Prática espiritual da família Papel do batismo

Leia mais

Renovação Carismática Católica do Brasil Ministério Universidades Renovadas

Renovação Carismática Católica do Brasil Ministério Universidades Renovadas Seta => Abraçar a Cruz I - Um novo estilo de realização - A Cruz Leandro Rua Médico UFES Conselheiro do MUR Desde a nossa infância somos estimulados a construir um caminho de realização pessoal que tem

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo!

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! A vida e o ministério do padre é um serviço. Configurado a Jesus, que

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

Embora o perdão e o amor de Deus sejam ilimitados, há algo que pode nos impedir de receber esse perdão.

Embora o perdão e o amor de Deus sejam ilimitados, há algo que pode nos impedir de receber esse perdão. Embora o perdão e o amor de Deus sejam ilimitados, há algo que pode nos impedir de receber esse perdão. 1 - A falta de perdão de nossa parte para com alguém. Se não perdoamos nosso irmão, Deus também não

Leia mais

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER 2 Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER Gita Lazarte Primeira Edição São Paulo 2011 3 4 Agradecimentos: A meus filhos Leonardo, Arturo

Leia mais

QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel

QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel QUESTÕES ELABORADAS A PARTIR DO TEXTO O CARISMA FUNDADOR Discurso de Chantilly Pe. Henri Caffarel 1. Pe. Caffarel afirma que carisma fundador é muito mais do que uma simples boa idéia. Então, o que ele

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

De um Povo Heróico O Brado Retumbante

De um Povo Heróico O Brado Retumbante De um Povo Heróico O Brado Retumbante De um Povo Heróico O Brado Retumbante Cristianismo e Resp. Social Sabedoria Bíblica e Responsabilidade Social Quando vocês estiverem fazendo a colheita da sua lavoura

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Copyright 2012 Edmar Santos

Copyright 2012 Edmar Santos Copyright 2012 Edmar Santos DIREITOS RESERVADOS É proibida a reprodução total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio sem a autorização prévia e por escrito do autor. A violação dos

Leia mais

Ciência, Filosofia ou Religião?

Ciência, Filosofia ou Religião? Ciência, Filosofia ou Religião? Obra de Rodin permite refletir sobre tríplice aspecto do Espiritismo Décio landoli Junior Estava eu visitando o museu de Rodin em Paris, quando deitei meus olhos sobre a

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS CAMPINAS 2012 PRISCILLA DAIANNE GEREMIAS VIDAS REPAGINADAS Campinas, Conceito

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

Oração 1. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!

Oração 1. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz! Oração 1 Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida,

Leia mais

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS

Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Reunião 15 Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Pioneiro Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Qualquer mês. Explicação sobre o tema: Frente

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 20 de setembro de 2012. revisão da aula anterior. 2.1- Deus Todo Poderoso. Dei uma

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Mensagens de Santa Paula Frassinetti (Extraídas do livro: PALAVRA VIDA) Esteja alegre e, quanto possível, contribua também para a alegria dos outros.

Mensagens de Santa Paula Frassinetti (Extraídas do livro: PALAVRA VIDA) Esteja alegre e, quanto possível, contribua também para a alegria dos outros. Mensagens de Santa Paula Frassinetti (Extraídas do livro: PALAVRA VIDA) Abri o coração às maiores esperanças para o futuro. Esteja alegre e, quanto possível, contribua também para a alegria dos outros.

Leia mais

*Analisar a ressurreição de Lázaro, à luz do entendimento espírita. * Enfatizar as lições de natureza espiritual de que o episódio se reveste.

*Analisar a ressurreição de Lázaro, à luz do entendimento espírita. * Enfatizar as lições de natureza espiritual de que o episódio se reveste. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com fatos extraordinários Roteiro 1 Analisar a ressurreição de

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Ouvimos hoje, no Evangelho, Jesus dizer É mais fácil passar um camelo por um buraco de uma agulha, que um rico entrar no Reino dos Céus.

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

O GRANDE COMPROMISSO. www.searadomestre.com.br Grupo Espírita Seara do Mestre 25 de abril de 2011

O GRANDE COMPROMISSO. www.searadomestre.com.br Grupo Espírita Seara do Mestre 25 de abril de 2011 O GRANDE COMPROMISSO www.searadomestre.com.br Grupo Espírita Seara do Mestre 25 de abril de 2011 O grande compromisso Nesse desequilíbrio do sentimento e da razão é que repousa atualmente a dolorosa realidade

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

Esta revista foi elaborada para ser usada em casa durante a semana.

Esta revista foi elaborada para ser usada em casa durante a semana. Devocionais 1 Esta revista foi elaborada para ser usada em casa durante a semana. Deus escolhe pessoas para transmitir a sua mensagem. No entanto, essas mensagens algumas vezes contêm mistérios e significados

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA LUZ E AMOR

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA LUZ E AMOR PSICÓGRAFA A Sessão de 25-01-07 Em nome de Jesus, aqui vim. Em todos nós há algo que nos modifica interiormente, qual seja a convicção da verdade! Mas nem sempre conseguimos pôr para fora nossa verdade

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda O DESCANSO Coloque o descanso na sua agenda Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

GOTAS DE CURA INTERIOR

GOTAS DE CURA INTERIOR GOTAS DE CURA INTERIOR O ser humano nasceu para ser feliz, completamente feliz. O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade. Você nasceu para dar certo. Esse é o grande projeto de Deus para

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais