MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "www.viradasustentavel.com MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA"

Transcrição

1 MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA

2 APRESENTAÇÃO Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, que todos os anos atrai milhões de pessoas às ruas da capital, a Virada Sustentável é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas da sustentabilidade já realizada no planeta. São mais de 180 atrações, entre peças de teatro, cinema, instalações temáticas, intervenções artísticas, oficinas, shows de música, dança, performances e exposições, entre outros. Todas têm conteúdo diretamente ligado aos temas da sustentabilidade: meio ambiente, diversidade, direitos humanos, clima, biodiversidade, mobilidade urbana, lixo etc. As atrações serão distribuídas em espaços e centros culturais, além de sete grandes parques da cidade de São Paulo: * Ibirapuera * Villa Lobos * Parque do Carmo * Independência * Jardim da Luz * Guarapiranga * Parque da Água Branca A primeira edição da Virada Sustentável acontece nos dias 04 e 05 de junho de 2011 (Dia Mundial do Meio Ambiente).

3 CONCEITO UMA ABORDAGEM DIFERENTE Que tal fazer da informação sobre sustentabilidade uma experiência lúdica, agradável, que amplie o conhecimento e divirta ao mesmo tempo? A proposta da Virada Sustentável é difundir informação sobre a sustentabilidade, utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação e educação para um mundo mais consciente. Ao mesmo tempo, funciona como um catalisador de ações e eventos paralelos, assumindo contornos de movimento em prol da sustentabilidade.

4 DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

5 EVENTOS DA VIRADA EXPOSIÇÕES INSTALAÇÕES EVENTOS ESPECIAIS OFICINAS E ATIVIDADES MÚSICA, DANÇA E TEATRO

6 INSTALAÇÕES CORPOS DA ÁGUA Performance que celebra o rio que existia no Parque da Independência garrafas de água mineral são rotuladas com o nome do rio e distribuídas na Virada. Após, um grande tecido azul é aberto com presença de performers. GUTO LACAZ O renomado artista plástico coloca em prática suas idéias piradas para promover uma reflexão sobre a sustentabilidade: a instalação de piscinas cheias de água limpa no meio do Rio Pinheiros. Detalhe: com água tratada do próprio rio. AS BANANEIRAS DO MINHOCÃO IRMÃOS GREEN Imagine acordar, caminhar e, ao chegar ao Minhocão, deparar-se com várias bananeiras reais ornando os 70 postes fixados ao longo da via, com pencas e cachos de banana esperando para serem devorados. Essa é a proposta dos Irmãos Green.

7 INSTALAÇÕES ÁRVORES VIVAS JAIME PRADES Utilizando madeiras de demolição para a construção de árvores de madeira de até seis metros de altura, que ficam como presente para os parques, Jaime Prades recria um novo ciclo para a madeira, numa tentativa impossível de voltarem ao seu estado original imaculado: ser árvore. BICHOS DA ÁGUA artista plástico Presto fará seis bonecos infláveis de cinco metros de altura para os lagos do parque. O conceito da obra é voltada ao público infantil, com conteúdo lúdico sobre como preservar a água. LABIRINTO DE LIXO - EDUARDO SRUR Intervenção urbana composta por 200 fardos de diversos materiais recicláveis captados em cooperativas do município. A obra convida o público a explorar os corredores em busca da saída, despertando os sentidos e a percepção de quem caminha no seu interior geométrico. Espelhos plásticos ampliam o espaço lúdico do labirinto e desorientam o participante que terá uma experiência única entre as paredes de resíduos.

8 INSTALAÇÕES POESIA DOS PROBLEMAS CONCRETOS BIJARI Intervenção que materializa a relação entre luxo e lixo, por meio da construção da palavra LUXO usando fardos de LIXO reciclado. A palavra mede 3 metros de altura e 15 metros de comprimento e vem acompanhada de projeções multimídia. CONTRA ATAQUE Com 2km quadrados de grama o parque será expandido, com as ruas cobertas com um tapete verde. Após o fim da Virada, a grama será doada para virarem campos de futebol em comunidades carentes. O CUBO Cubo gigante, formado por telas de projeções, onde cada lado do cubo um filme do artista visual e diretor Carlos Casas será exibido. O trabalho de Casas que será apresentado é uma trilogia que se passa nos ambientes mais extremos do planeta: Patagônia, Sibéria e mar de Aral.

9 INSTALAÇÕES URBAN TRASH ART MAXI Escultura de grande porte tem medidas aproximadas de 20m de comprimento, 5m de largura e 5m de altura, chamando a atenção para a temática da reutilização do lixo. PET NA GUARAPIRANGA - EDUARDO SRUR Garrafas gigantes de PET flutuam na Represa da Guarapiranga, chamando a atenção para o lixo jogado diariamente na cidade e que acaba sendo levado pelas águas, contribuindo com enchentes e alagamentos. Projeto aprovado pela Marinha. BIKE PARK Dez esculturas, feitas cada uma por um artista, que servem como estacionamento de bicicletas. A localização das esculturas forma um tour para ser percorrido de bike.

10 INSTALAÇÕES CATAVENTOS EDUARDO SRUR Intervenção urbana composta por 15 esculturas monumentais, atraindo o olhar do público para elementos lúdicos e interativos. As peças irão se movimentar com o vento e proporcionarão uma atividade visual inédita no espaço do parque, enriquecendo o cotidiano dos transeuntes e despertando o interesse para o uso de materiais pós-consumo. OCEANO INVADIDO BIJARI Instalação imersiva que recria um ambiente marinho em estado de desintegração. A escultura de uma baleia Jubarte construída com arames e recobertas com retalhos plásticos e pets flutua no centro do espaço se misturando a anêmonas-plásticas convertidas em pufes para o público descansar e apreciar a instalação.

11 EXPOSIÇÕES CHISTIAN ULLMAN EXPOSIÇÃO A exposição apresenta um recorte da nova geração de produtos socioambientalmente responsáveis representantes da nova cultura do Green Economy: produtos pensados, desenvolvidos, produzidos e reciclados utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, emitindo a menor quantidade de CO2 e envolvendo a maior quantidade de mão de obra possível. SUSTENTABILIDADE O OLHAR DO GRAFITE Com curadoria de Binho Ribeiro, uma exposição com grandes nomes do grafite revela uma visão livre de 10 artistas sobre o tema da sustentabilidade. E-ROBÔ Robôs e animais de até três metros de altura minuciosamente confecionados a partir do lixo eletrônico. Realiaza pelo coletivo de artistas Respect Art, a exposição é um convite à reflexão sobre como materiais eletrônicos descartados, o chamado e-waste, podem se tornar verdadeiras obras de arte.

12 EXPOSIÇÕES REFUGIADOS CLIMÁTICOS Fruto de cinco anos de trabalho do coletivo francês Argos, a exposição de fotos e textos inédita no Brasil retrata o cotidiano dos refugiados do clima em diversas partes do mundo, mulheres e homens forçados ao exílio por causa do aquecimento global. ECOVILAS - OS CIDADÃOS DA TERRA A exposição a céu aberto mostra o trabalho do fotógrafo francês Benjamin Béchet que percorreu quatro países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia e México - retratando modelos de habitação coletiva. KALUNGAS O trabalho do fotógrafo montanhista Alexandre Militão apresenta populações remanescentes quilombolas, localizadas no estado de Goiás. São afro-ascendentes sobreviventes em regiões inóspitas, que criam dialogo com a população urbana.

13 EXPOSIÇÕES CRIAR COM A NATUREZA A exposição Criar com a Natureza aborda a questão da consciência ambiental por meio da expressão artística. É através da fotografia e do design, que o fotografo Paulo Altafin e o designer Gustavo Dias, se propõem a criar um diálogo entre esses dois universos utilizando a natureza como matéria prima. SUSTENTABILIDADE - E EU COM ISSO? Com curadoria de André Stolarski e Rico Lins, a proposta da mostra de cartazes é provocar uma discussão sobre o campo semântico abrangido pela palavra sustentabilidade, cujos diversos significados são motivos para discussões políticas acaloradas no mundo contemporâneo, rodeado por preocupações ambientais. DESIGN SUSTENTÁVEL Com curadoria do designer Nido Campolongo, uma exposição de peças e objetos que unem conforto, beleza estética e preocupação socioambiental de diferentes vertentes artísticas.

14 ATIVIDADES SUSTENTAÇÃO Representando os diferentes públicos da sociedade, oito acrobatas se sustentam e formam grandes figuras de equilíbrio humano, chamando voluntários engajados para aumentar as formações. GINCANA HOJE TEM ESPETÁCULO? É uma gincana performática que desafia os participantes a desenvolver a consciência pelos seres vivos que habitam o planeta. A platéia é desafiada em provas que testarão e ampliarão o conhecimento dos participantes sobre animais ameaçados de extinção e sobre quais medidas podem ser tomadas para evitar isso. OFICINA DE HORTA URBANA Atividades de cultivo de alimentos orgânicos, preparo do solo (adubação orgânica), montagem correta dos vasos, semeadura das mudas e noções básicas de tratos culturais (condução dos vasos) para hortas em casas e apartamentos. DESFILE DE MODA INCLUSIVA Na passarela, modelos com deficiência desfilam roupas que unem estilo, praticidade e conforto. E chamam a atenção para os desafios da diversidade. Criado a partir do Concurso de Moda Inclusiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

15 MÚSICA SALVE SÃO FRANCISCO GERALDO AZEVEDO Em show acústico exclusivo para a Virada Sustentável, o cantor e compositor Geraldo Azevedo canta músicas de seu novo disco, Salve São Francisco, cujo tema é a conscientização ecológica e a importância da água potável do planeta. Inclui também músicas de sua autoria relacionadas ao tema socioambiental. HERMETO PASCOAL Um palco recheado de instrumentos alternativos como piscinas, bacias, chocalhos de boi, bonequinhos, saia de alumínio, vestido de copos de iogurte e outros itens exóticos inventados pelo próprio Hermeto Pascoal, num show especial repleto de surpresas sonoras e mensagens que promovam novas reflexões. MAWACA Através de sua música, o grupo Mawaca une os quatro cantos do mundo em seu pluralismo cultural, buscando abrir os olhos e ouvidos do público para as questões ligadas à tolerância mundial, assim como as diferenças étnicas entre os povos.

16 MÚSICA UAKTI Para o Uakti, tudo se transforma em magia da música: tubos de PVC, garrafas plásticas, vidros, metais, pedras, borracha, cabaças e até água. Na Virada Sustentável, apresentam músicas do álbum Águas da Amazônia, com melodias fluindo como águas calmas de um rio e com nove das dez faixas levando o nome de um rio da Amazônia. LENINE Artista, que dispensa maiores apresentações, tem defendido nos últimos anos diversas causas que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável. Neste show especial para a Virada Sustentável, Lenine intercala músicas conhecidas do público com mensagens de conscientização socioambiental. FALAMANSA Cantar para melhorar o mundo, com letras de conscientização social e preservação da natureza. Essa é a nova proposta do trabalho de comemoração de 10 anos do Falamansa, um dos grupos musicais mais populares do Brasil.

17 MÚSICA MENINOS DO MORUMBI O show do grupo artístico Meninos do Morumbi é o produto das oficinas de canto, dança e percussão do qual participam milhares de crianças e adolescentes moradores de comunidades carentes de São Paulo. MV BILL Apelidado Mensageiro da Verdade, o rapper da Cidade de Deus sempre teve a conscientização social como parte fundamental de seu trabalho. Para a Virada Sustentável, MV Bill fará um bate papo com jovens do Parque do Carmo, seguido de um pocket show especial para o evento. OFICINA DOS MENESTRÉIS ESPECIAL VIRADA SUSTENTÁVEL Quatro espetáculos (sábado e domingo) de projetos sociais realizados na Oficina dos Menestréis trazem a temática da diversidade de maneira inteligente e bela: UP (show musical composto por pessoas com síndrome de down); Noturno Cadeirante (dança e coreografias com cadeirantes); Vale Encantado Mix (teatro composto de atores cadeirantes e deficientes visuais); e Banquete da Vida (musical formado por pessoas carentes da terceira idade).

18 DANÇA BALÉ E ARTES PARA CEGOS FERNANDA BIANCHINI Apresentações de balé realizadas por um corpo de 40 bailarinas deficientes visuais, mostrando que a superação individual do ser humano não conhece limites. Um espetáculo emocionante, que desperta a atenção para a causa da diversidade. BAOBÁ - CISNE NEGRO A estrutura da obra de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, serve como base para a criação de uma outra realidade, também exposta através dos olhos infantis de um príncipe afro-brasileiro. Do encontro desses dois expoentes de mundos opostos, a beleza da visão pueril dos meninos desenha um quadro alarmante da sustentabilidade de seus mundos. CARROSEL DAS ESPÉCIES CORPO VIVO Como seria o mundo se os homens voassem? E se tivesse uma visão decoruja, o radar do tubarão, a velocidade de um lince e a força de umtouro? De maneira lúdica e bem humorada, o grupo Corpo Vivo, de IvaldoBertazzo, traz para o palco uma das principais reflexões do homem:como gerir a sua longevidade

19 TEATRO BICHOS DO BRASIL da Cia. Pia Fraus, é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. ESPANTAXIM E OS GUARDIÕES DA NATUREZA A compositora, escritora e cantora Dulce Auriemo apresenta um show musical interativo de caráter ecológico, no qual apresenta várias ações que as crianças podem fazer para contribuir com a preservação do Meio Ambiente. Tudo isso com um cenário de sonho, levando as crianças a um mundo de encantamento e diversão consciente. LENDAS DA NATUREZA Na peça da premiada atriz Ana Luísa Lacombe, um verdadeiro mergulho na floresta através de lendas indígenas brasileiras que falam dos mitos e das forças da natureza.

20 E MUITO MAIS

21 LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

22 LABORATÓRIO Além de promover atrações que promovam uma reflexão diferenciada sobre os temas da sustentabilidade, a Virada Sustentável também funciona como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa. GESTÃO SUSTENTÁVEL* * Gestão ambiental do evento (lixo, neutralização, materiais utilizados etc). * Ações de reciclagem e de estímulo à reciclagem. * Doação de EcoPontos em parques e praças públicas. * Gestão responsável das equipes contratadas e terceiros *A gestão sustentável do evento segue o padrão GRI de Eventos (GRI Event Organizers Sector Supplement )

23 LABORATÓRIO MOBILIDADE * Estímulo ao uso de transportes alternativos no dia do evento, como bicicleta e andar a pé. * Estímulo ao uso do transporte público (ônibus, metrô e trens) ESPAÇOS PÚBLICOS * Estímulo ao uso dos parques e praças públicas da cidade. * Doação de mobiliário urbano para parques e praças.

24 LABORATÓRIO GESTÃO INCLUSIVA * Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, levantamento e aplicação das necessidades de inclusão (acessibilidade, linguagem etc) em todas as atrações da Virada Sustentável. * Estímulo à participação de pessoas com deficiência em todas as atrações do evento.

25 APOIOS E PARCERIAS

26 APOIOS E PARCERIAS APOIOS * Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) * Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) PARCERIAS Lewlara/TBWA Farah Service * Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo * São Paulo Turismo (em construção) * Setor 2 ½ APOIO INSTITUCIONAL CEBDS REALIZAÇÃO Virada Sustentável Eventos

27 CONSELHO CURADOR

28 CONSELHO CURADOR

29 CONSELHO CURADOR

30 CONSELHO CURADOR

31 CONSELHO CURADOR

32 CONSELHO CURADOR

33 CONSELHO CURADOR

34 CONSELHO CURADOR

35 MATERIAL DE COMUNICAÇÃO

36 MATERIAIS UTILIZADOS

37 70cm 2,50m TOTEM NA ENTRADA DOS PARQUES Propriedades presente em todos os parques 70cm 50cm Placa Acrílico: 60 x 70 cm Apoio: 3 x 3 cm Totem: 2,50 x 0.70m

38 70cm 1,20m PLACA MASTER ORIENTAÇÃO Propriedades presente em todos os parques 1,20m Placa Acrílico: 1 x 0.60 m Chapa Base: 1,20 x 0,80m Altura: 70 cm solo 1,20m total 80cm

39 COMUNICAÇÃO PALCO PRINCIPAL Propriedades Testeira Palco: 10 x 1 m / 2 Telões Digitais de LED 4 x 3 m

40 EVENTOS ESPECIAIS

41 PARADA DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL Propriedades

42 PARADA DA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL

43 POSTE EÓLICO NOS PARQUES

44 BANHEIRO COM ÁGUA DE REUSO

45 120 cm GREEN ART PARADE Propriedades 90 cm

46 BANCOS NA CIDADE PRAÇA SUSTENTÁVEL

47 IMPRENSA

48 IMPRENSA

49 IMPRENSA

50 IMPRENSA

51 IMPRENSA

52 EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO

53 André Palhano Mariana Amaral Dani Godoy Débora Ribeiro Mariana Baccarin Fernando Silvestre Raquel Borges Diego Gazola

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE

NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE MUDANÇA INSPIRA MUDANÇA O QUE É A VIRADA SUSTENTÁVEL Inspirada na Virada Cultural de São Paulo é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade

Leia mais

informação que importa de maneira lúdica e agradável

informação que importa de maneira lúdica e agradável São Paulo, 27 e 28 de novembro de 2010 informação que importa de maneira lúdica e agradável www.viradasustentavel.com O QUE É A Virada Sustentável é um evento que reúne, durante um fim de semana e em vários

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Virada Sustentável 2013

Virada Sustentável 2013 Virada Sustentável 2013 A Virada Sustentável Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade já realizada

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

PETSARTE PÚBLICA EDUARDO SRUR

PETSARTE PÚBLICA EDUARDO SRUR PETSARTE PÚBLICA EDUARDO SRUR A intervenção urbana cria uma galeria a céu aberto, permitindo à população vivenciar manifestações artísticas no dia a dia. De livre acesso e conceito simples, estimula infinitas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO AGENDA AMBIENTAL INTEGRADA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2013 DDZI DATA HORÁRIO AÇÃO PROPONTE ATIVIDADES OBSERVAÇÕES CMEI ELIAKIN RUFINO

PROGRAMAÇÃO AGENDA AMBIENTAL INTEGRADA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2013 DDZI DATA HORÁRIO AÇÃO PROPONTE ATIVIDADES OBSERVAÇÕES CMEI ELIAKIN RUFINO PROGRAMAÇÃO AGENDA AMBIENTAL INTEGRADA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2013 DDZI DATA HORÁRIO AÇÃO PROPONTE ATIVIDADES OBSERVAÇÕES 03/06/2013 (SEGUNDA- FEIRA) 8:00h Eu e o ambiente em que vivo Horario escolar

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Oficina Educação para Sustentabilidade Sala de Capacitação do Centro Paulo Freire Recife, Pernambuco (PE) Educador Ambiental: William Monteiro Rocha Cidade: Recife (Pernambuco)

Leia mais

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE dia 05 de junho 2013 Atividades das escolas participantes

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE dia 05 de junho 2013 Atividades das escolas participantes DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE dia 05 de junho 2013 Atividades das escolas participantes DIA ESCOLA ATIVIDADES 5 de junho EE Jd. Vista Linda - customização - brechó (feira de trocas) - inauguração da horta

Leia mais

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PROGRAMAÇÃO 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PROGRAMAÇÃO 2013 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PROGRAMAÇÃO 2013 DIA ESCOLA HORÁRIO ATIVIDADES EE Jd. Vista Linda - CUSTOMIZAÇÃO - BRECHÓ (Feira de Trocas) 11 às 15 h - INAUGURAÇÃO DA HORTA - OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

PROJETO SHOPPINGS CENTERS

PROJETO SHOPPINGS CENTERS Seu Lixo é um Luxo PROJETO SHOPPINGS CENTERS O lixo é um conceito que deveria ser aplicado apenas ao dejeto que realmente não se consegue dar uma destinação correta, que é representado por 5% do que uma

Leia mais

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU)

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) CAMPANHA MAIS CIDADÃO (UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) APRESENTAÇÃO Nossa Missão: Desenvolver o potencial das pessoas e formar o cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado de trabalho Estar sintonizados

Leia mais

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) é a maior premiação jovem do MUNDO, que incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade. Em 12 anos de história, mais de 500

Leia mais

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade.

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. Considerando o crescente interesse geral de mobilização sobre o

Leia mais

RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014

RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014 RELATÓRIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 02 a 10 de junho de 2014 As cidades de Alagoa grande, Bananeiras, Caiçara, Cacimba de Dentro,Dona Inês, Guarabira, Sapé e Solânea participaram da Semana Nacional

Leia mais

Pré-Projeto de Educação Ambiental

Pré-Projeto de Educação Ambiental Pré-Projeto de Educação Ambiental Vamos Descobrir e Valorizar o Alvão Ano 2014/15 Centro de Informação e Interpretação Lugar do Barrio 4880-164 Mondim de Basto Telefone: 255 381 2009 ou 255 389 250 1 Descobrir

Leia mais

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL FICA DA DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL DE INVERNO O MAIOR FESTIVAL ECOLÓGICO DO MUNDO! 2013 5ª Edição FICA FESTIVAL REALIZADO NA SERRA CANTAREIRA, PONTO DE GRANDE INTERESSE POLÍTICO E GEOLÓGICO

Leia mais

Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB

Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB CONVITE Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB 05 a 10 de Junho de 2011, das 09 às 17h Jardim Botânico de Brasília SMDB Conjunto 12 Lago Sul Informações: 3366-1438 jardimbotanicodebrasilia@gmail.com

Leia mais

PAPEL INSPIRANDO IDEIAS

PAPEL INSPIRANDO IDEIAS 1 PAPEL INSPIRANDO IDEIAS Colégio Londrinense Alunos: Pedro Petri Gabriel Gava Orientadora: Wiviane Knott Sá Oliveira Silva RESUMO Este trabalho celebra o poder do artesão e dos artefatos por eles produzidos,

Leia mais

PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte

PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte Obra de Jum Nakao, exposições, encontro de coletivos, piquenique, DJs e músicos das ruas e diálogos fazem parte do Festival Goethe-Institut São Paulo Centro

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS I FEIRA GASTRO-CULTURAL DE RIO DOCE MG De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a I Feira Gastro-Cultural que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira.

Leia mais

Praça Eco Teatral - Projeto para a sede do TeatroSilva

Praça Eco Teatral - Projeto para a sede do TeatroSilva Praça Eco Teatral - Projeto para a sede do TeatroSilva TeatroSilva: Formado em agosto de 2008 por jovens alunos de escolas públicas e moradores dos bairros Tucuruvi, Jaçanã e Jova Rural, periferia de São

Leia mais

LANCI MADEIRA PLÁSTICA

LANCI MADEIRA PLÁSTICA LANCI MADEIRA PLÁSTICA A primeira e mais completa fábrica de mobiliário urbano ecológico do Brasil! Possuímos uma ampla linha de produtos com 10 anos de garantia produzidos através da reciclagem de lixo

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR Comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente 05 de junho de 2014 A comemoração do dia internacional do meio ambiente faz parte do quadro de eventos programados

Leia mais

ARTIGO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DO LIXO

ARTIGO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DO LIXO ARTIGO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DO LIXO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DO LIXO Resumo: O presente artigo pretende refletir sobre os problemas ambientais em nossa sociedade, em especial, sobre o

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE IVINHEMA MS AGOSTO/2011 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO:

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS Programa de Educação Ambiental Projeto Mexilhão UTGCA Caraguatatuba INTRODUÇÃO O Programa Básico Ambiental (PBA) que norteia o Programa de Educação Ambiental para as Comunidades da área de influência direta

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

II Fórum de Gestão Ambiental na Administração Pública. Câmara dos Deputados Brasília 2006

II Fórum de Gestão Ambiental na Administração Pública. Câmara dos Deputados Brasília 2006 II Fórum de Gestão Ambiental na Administração Pública Câmara dos Deputados Brasília 2006 O MEIO AMBIENTE PASSA POR AQUI A Educação Ambiental na Câmara dos Deputados Rachel Osório Coordenadora do EcoCamara

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS PRÓXIMAS ETAPAS DA VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS >>> Rodas de Conversa A SEE, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (unicef) e com a colaboração de ONGs,

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NASNAS ESCOLAS PÚBLICAS ESCOLAS PÚBLICAS ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE O PROJETO O PROJETO O programa de sustentabilidade

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em:

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em: Fundado em agosto de 2003, o Instituto Kautsky é uma Associação sem fins lucrativos que tem como missão estabelecer a harmonia do homem com o meio ambiente pesquisando, promovendo e disseminando conhecimentos

Leia mais

Grupo Teatral Nacional Grupo Teatral Cachê 4 5 R$ 8.000,00 R$ 160.000,00 Três espetáculos Teatrais Nacionais.

Grupo Teatral Nacional Grupo Teatral Cachê 4 5 R$ 8.000,00 R$ 160.000,00 Três espetáculos Teatrais Nacionais. OUTUBRO FANTÁSTICO Item Nomenclatura Unidade QuantidadeOcorrência Valor Unitário Total Total Etapa DETALHAMENTO Espetáculo Artes Cênicas Criação do Projeto Coordenador do Projeto Mês 1 3 R$ 9.000,00 R$

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES ORIUNDOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS EJE. Comunicacion y Extensión PETER, Cristina Mendes ¹; ZANI João Luiz ²; MONTEIRO, Alegani Vieira³; PICOLI,Tony

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA PGR PROJETO PARA AQUISIÇÃO DE COLETORES PARA COLETA SELETIVA

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA PGR PROJETO PARA AQUISIÇÃO DE COLETORES PARA COLETA SELETIVA Programa de Gestão Ambiental da PGR PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA PGR PROJETO PARA AQUISIÇÃO DE COLETORES PARA COLETA SELETIVA Brasília, abril de 2007 Considerações Gerais Finalmente a questão ambiental

Leia mais

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu

Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açu Base II Palmeiras - Bahia Antes... 2012 Hoje... 2013 Nosso Escovódromo Mutirão na escola Mutirão de limpeza e construção de canteiros, com participação de pais,

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro CONEXÃO CULTURAL Projeto Itinerante de Teatro O teatro reflete a cultura da população. Ele permite que a sociedade tenha a possibilidade de apreciar a realidade em mudança por meio da exploração de idiomas

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, História e Temas Transversais.

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, História e Temas Transversais. Projeto Bolsa Escola pública e Universidade na Alfabetização Faculdade Morumbi Sul E.E. Prof.ª Maria JAnnuzzi Mascari Série: 4ª série H PIC Professor Responsável: Tiago Aquilano Aluna Pesquisadora: Milena

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE 1. JUSTIFICATIVA A região do Baixo Tocantins apresenta-se na área cultural e artística, é um grande celeiro de talentos, que vem enraizado culturalmente em nosso povo,

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um JÁ NÃO BASTA UM PLANETA! Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um país de alta renda, seriam necessários

Leia mais

O Grande Reciclador - O Musical STR Eventos, Produção e Marketing Cultural www.streventos.com.br Tel.: 55 (11) 55313395

O Grande Reciclador - O Musical STR Eventos, Produção e Marketing Cultural www.streventos.com.br Tel.: 55 (11) 55313395 O Projeto O Grande Reciclador é o primeiro espetáculo musical ecológico do planeta. Uma super produção nos moldes da Broadway, que aborda os temas da coleta seletiva e da reciclagem com a possibilidade

Leia mais

ESPORTE - CULTURA - SUSTENTABILIDADE

ESPORTE - CULTURA - SUSTENTABILIDADE ESPORTE - CULTURA - SUSTENTABILIDADE Em 2011, a primeira edição do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit foi um enorme sucesso. As sessões indoor no cinema Reserva Cultural tiveram ingressos esgotados

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL

15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2009 NOVOS HORÁRIOS! SÁBADOS: SESSÕES ÀS 15h, 17h E 19h 15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL DOMINGOS: SESSÕES ÀS

Leia mais

Questões Ambientais. em tirinhas. Francisco Caruso & Cristina Silveira

Questões Ambientais. em tirinhas. Francisco Caruso & Cristina Silveira Questões Ambientais em tirinhas Francisco Caruso & Cristina Silveira Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos e Tirinhas CBPF / Coordenação de Documentação e Informação / Biblioteca Q5 Questões

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO

Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO Espetáculo Infantil: A FANTÁTICA HISTÓRIA DO MENINO RECICLAUDO INTRODUÇÃO Espetáculo infantil que aborda a vida do garoto Reciclaudo, que se preocupa com o mundo, a sociedade, com os amigos da escola,

Leia mais

Banda de rock Pau com Arame

Banda de rock Pau com Arame Banda de rock Pau com Arame A banda de rock Pau com Arame, de Belo Horizonte, foi formada em 1997 e trouxe para o mundo o rock "elíptico", moderno e original enfocando temas atuais e retratando o cotidiano

Leia mais

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES PROJETO MOVIMENTE O projeto MOVIMENTE pretende desenvolver o espírito de liderança, responsabilidade e respeito para com o próximo, fazendo com que os estudantes tornem-se totalmente responsáveis por seus

Leia mais

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte e

Leia mais

AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV

AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Ciências AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Graduada em História e Pedagogia, Doutora em Filosofia e Metodologia de Ensino, Autora da Metodologia ACRESCER. REGINALDO STOIANOV Licenciatura Plena em Biologia,

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO Natal é momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores,

Leia mais

PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA

PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA 1 PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA: ÁREA Artes Visuais Artes Cênicas Música Literatura Audiovisual

Leia mais

set-dez 2013 comunidade cabelo seco, marabá cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro

set-dez 2013 comunidade cabelo seco, marabá cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro comunidade cabelo seco, marabá set-dez 2013 cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro Vamos criar uma Universidade Comunitária dos Rios? Querida comunidade de Cabelo Seco! Amigos e amigas

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade. cultural

Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade. cultural Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade cultural Justificativa: O mundo vive um momento de transição. A sociedade começa a esgotar os recursos naturais e valorizar

Leia mais

PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO

PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO PROJETO DIDÁTICO: O LIXO QUE VIROU LUXO Maria do Socorro dos Santos EEEFM José Soares de Carvalho socorrosantosgba@gmail.com Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

O que é a Programação? Justificativa:

O que é a Programação? Justificativa: O que é a Programação? A Programação consiste de temas a serem abordados a cada mês com caráter de evento (pequeno, médio ou de grande porte) com duração média de até 2 semanas/mês. Mesmo com cada mês

Leia mais

RECICLANDO ATITUDES. Ana MariaVenquiaruti 1 ;Janice de Fátima Preuss dacruz 2 ;Natanael Martins Ajala 3 ; Tanise da Silva Moura 4 ;

RECICLANDO ATITUDES. Ana MariaVenquiaruti 1 ;Janice de Fátima Preuss dacruz 2 ;Natanael Martins Ajala 3 ; Tanise da Silva Moura 4 ; RECICLANDO ATITUDES Ana MariaVenquiaruti 1 ;Janice de Fátima Preuss dacruz 2 ;Natanael Martins Ajala 3 ; Tanise da Silva Moura 4 ; 1 Farmacêutica, Bioquímica e Pós Graduada em Educação Ambiental- Professora

Leia mais

Ambiental. Cartilha. Aquecimento Global. Saiba como reduzir ou até neutralizar suas emissões de Co2. Vamos deixar um futuro melhor para nossos filhos?

Ambiental. Cartilha. Aquecimento Global. Saiba como reduzir ou até neutralizar suas emissões de Co2. Vamos deixar um futuro melhor para nossos filhos? Cartilha Ambiental Vamos deixar um futuro melhor para nossos filhos? Saiba como reduzir ou até neutralizar suas emissões de Co2 Com atitudes simples você pode contribuir para diminuir sua emissão de CO2,

Leia mais

1. Introdução e Revisão Bibliográfica 1.1. A problemática da conservação ambiental e o descarte de resíduos sólidos

1. Introdução e Revisão Bibliográfica 1.1. A problemática da conservação ambiental e o descarte de resíduos sólidos RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO FERREIRA, A. A. R. 1, NASCIMENTO, J. P. L 1, FALONE, S. Z. 2. 1 IFGoiano - Câmpus Rio Verde (Alunos do Projeto de Extensão do IF Goiano, Câmpus

Leia mais

Programação Virada Sustentável 2015

Programação Virada Sustentável 2015 Sábado, 25 de julho Programação Virada Sustentável 2015 Horário Ação Sobre Local Além da caminhada nas trilhas do Mindu, será Caminhada realizada uma dinâmica Sustentável sobre educação ambiental Fundação

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas O Programa Educativo da Bienal é responsável pela relação direta da Bienal com o público. Sob curadoria de Stela Barbieri, o programa tem

Leia mais

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO.

CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO. CONCURSO SOCIOAMBIENTAL FENABB 2011/2012 RECURSOS SÓLIDOS RECICLAGEM COM DESTINO CERTO. São Miguel do Oeste/SC 2012 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. AABB SÃO MIGUEL- SÃO MIGUEL DO OESTE/SC 1.2.TÍTULO: RECICLAGEM

Leia mais

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA FACCAMP No dia 10 de Junho a Faccamp assistiu ao nascimento de um novo dia para a Instituição, o Dia Verde, dia (com pretensões de se tornar semestral) em

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL Vera Lúcia Alves. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Localização: Rio

Leia mais

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem É com muito prazer que apresentamos o Catálogo Brincante, uma iniciativa do Polo Criativo Na Passagem. Reunimos trabalhos de artistas que mergulham na essência da infância para construir propostas de trabalhos

Leia mais

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas.

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas. Justificativa do Projeto Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, seja de forma física ou através de músicas, desenhos animados, jogos, historias e brinquedos. Além disso, possuem um importante

Leia mais

Página 1 de 8-01/04/2014-5:59

Página 1 de 8-01/04/2014-5:59 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 LIXO NO LIXO Dá para

Leia mais

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

AULA 9. Ação pelo Ambiente

AULA 9. Ação pelo Ambiente AULA 9 Ação pelo Ambiente Roberto e o seu grupo do meio ambiente estão se preparando para a Grande Reunião que irá tratar dos problemas ambientais do planeta. Ele pede ajuda à Sofia para bolar um plano

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

FAZENDO TEATRO NA ESCOLA

FAZENDO TEATRO NA ESCOLA Ministério da Cultura e Grupo EcoRodovias apresentam: FAZENDO TEATRO NA ESCOLA Índice Jogos teatrais, criação e dramaturgia...4 Jogos teatrais como ferramenta lúdica e pedagógica...6 Direção de elenco...7

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

Belo Horizonte 2013 EXPOSIÇÃO. Divulgação

Belo Horizonte 2013 EXPOSIÇÃO. Divulgação NOV Belo Horizonte 2013 Divulgação Amilcar de Castro 13 de novembro a 27 de janeiro de 2014 Divulgação Foto: Anna FERNANDO SABINO 90 ANOS 25 de setembro a 04 de novembro Mostra multimídia em homenagem

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano

Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano VIII SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 20 A 25 DE OUTUBRO DE 2013 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em junho/2004, através do Decreto Lei nº9, visando à popularização e democratização

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA VIII Colegiado Nacional de Saúde da Pessoa Idosa CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA Marla Borges de Castro Terapeuta ocupacional, sanitarista Secretaria Municipal de Saúde Centro de Convivência

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO OLIVEIRA, Khomar Tander s (Bolsista do PIBID) PAULINO, Jailson da Silva

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 01. Título do Projeto Implantação e desenvolvimento

Leia mais

TG Triturador de Garrafas Pet. José Ricardo Lyra Palmeiro Evandro Luiz dos Santos Lopes. Átila Henrique Ferreira Jones Vasconcelos Freitas da Silva

TG Triturador de Garrafas Pet. José Ricardo Lyra Palmeiro Evandro Luiz dos Santos Lopes. Átila Henrique Ferreira Jones Vasconcelos Freitas da Silva Instituição Escola Técnica Sandra Silva Direção Sandra Silva Título do Trabalho TG Triturador de Garrafas Pet Áreas Meio Ambiente Coordenador Geral Carlos Augusto Gomes Neves Professores Orientadores José

Leia mais

Cidades e Biodiversidade

Cidades e Biodiversidade Cidades e Biodiversidade Curitiba, 26 a 28 de março Ronaldo Vasconcellos Vice-Prefeito de Belo Horizonte Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma das maiores cidade do Brasil. BH Fica a 585 Km de

Leia mais