CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2014/2015 NOTÍCIAS DA ESCOLA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2014/2015 NOTÍCIAS DA ESCOLA"

Transcrição

1 CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2014/2015 NOTÍCIAS DA ESCOLA SETEMBRO 2014

2

3 1 Uma Escola em Crescimento A Escola Internacional do Algarve continua a crescer. Depois de criar sinergias internacionais em 2012 através da parceria com a Nobel Education Network, a nossa escola assumiu a gestão da antiga Escola Inglesa do Barlavento e estabeleceu aí o Pólo de Espiche (Lagos), que já completou um ano lectivo de sucesso sob o emblema EIA-ISA. O arranque do Ano Lectivo 2014/2015 marca o início efectivo de actividade do Pólo de Almancil (Loulé) nas instalações onde funcionava a Escola Internacional São Lourenço e que são agora totalmente geridas pela Escola Internacional do Algarve. O Grupo Nobel Escola Internacional do Algarve tem agora três pólos de ensino no Algarve. Os pólos de Espiche (Lagos) e de Almancil (Loulé) funcionam com o currículo Britânico, desde o Pré-Escolar e até ao Year 6. O pólo principal em Porches (Lagoa) oferece os currículos Português e Britânico, desde o Pré-Escolar e até ao 12ºAno e Year 13, assegurando continuidade curricular aos alunos que completam o ensino primário Britânico em Espiche (foto da esquerda) e Almancil (foto da direita). Durante o Verão, a Escola Internacional do Algarve inaugurou a sua Summer School (Escola de Verão) aberta ao Mundo (ver página 2) e realizou obras de melhoramento nos seus três pólos de ensino no Algarve, para proporcionar aos alunos uma experiência lectiva ainda mais rica. Desejamos a todos um excelente Ano Escolar!

4 2 Aprender Inglês durante o Verão A Escola Internacional do Algarve reforçou este ano a sua Escola de Línguas abrindo a Summer School (Escola de Verão) nas instalações de internato (foto em cima) junto a Armação de Pêra. O projecto propõe cursos de Inglês devidamente certificados, que podem ser frequentados por alunos locais, externos, através da Escola de Línguas ; ou por alunos internos, portugueses e estrangeiros, através da Summer School. Os alunos externos e internos têm acesso a aulas de Inglês e de cultura europeia, durante o período da manhã, no pólo de Porches (Lagoa) da Escola Internacional do Algarve. Os alunos internos beneficiam de um programa complementar de actividades lúdicas no período da tarde e ficam alojados com todo o conforto quartos com casade-banho, sala de jogos, televisão, internet, piscinas no Internato EIA-ISA, acompanhados 24 horas por dia por educadores e uma psicóloga. Alunos de vários países europeus e asiáticos frequentaram a Summer School em Julho e Agosto. Todos eles tiveram oportunidade de efectuar visitas culturais a museus e locais históricos, praticar arborismo e paint ball, realizar caminhadas junto ao mar e disfrutar de vários parques aquáticos e de praias com diversões flutuantes e passeios de moto de água. Mais informações sobre Summer School em Key for Schools Excelente Os nossos alunos do 9º Ano, da Secção Nacional alcançaram resultados absolutamente brilhantes no Exame Nacional Key for Schools, aplicado pela primeira vez ao ensino português no ano lectivo , para avaliar o nível de domínio da Língua Inglesa dos alunos no final do 3º Ciclo. Metade dos nossos examinados teve nota superior a 90 por cento e houve mesmo casos de nota 100 por cento. A média das notas de todos os alunos examinados é de 88 por cento. Parabéns aos alunos e professores por estes resultados, que prestigiam e atestam a excelência do ensino da Língua Inglesa na Escola Internacional do Algarve.

5 3 Prémio A professora Graciete Cid recebeu o Prémio P. Nuno Burguete, atribuído pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) sob proposta da Escola Internacional do Algarve. O prémio distingue a excelência de uma carreira de profissionalismo intocável e de desejo de inovação permanente na sublime tarefa de ensinar e de promover a educação de jovens, refere a associação. Graciete Cid é professora há 32 anos na nossa escola, sendo também directora e representante da entidade titular. Patinagem A equipa de patinagem de velocidade do Clube Desportivo da Escola Internacional do Algarve (CDEIA) encerrou a época com excelentes resultados no Nacional de Pista para Cadetes e Seniores, em Lagos, no final de Julho. Carolina Ferreira, Laura Nagiller e Maia Batista conquistaram seis títulos de campeãs e vice-campeãs nacionais em provas individuais de cadetes. As três atletas, com Carolina Lagos, venceram a prova colectiva Estafeta Americana (3000 metros), estabelecendo um novo recorde nacional (4m43,199s). Pré-Escolar Os nossos alunos do Préescolar passaram um Verão maravilhoso na escola. Além de manhãs passadas na praia, ou nas piscinas do nosso internato, os jovens alunos realizaram diversas visitas de estudo, de que é exemplo o passeio na Quinta dos Vales (foto), em Lagoa, no dia 14 de Agosto. Na quinta, os alunos viram cabras, porcos e gansos e assistiram à separação de uvas no início da produção do vinho. Melhoramentos Durante o Verão, a Escola Internacional do Algarve realizou intervenções de melhoramento nos pólos de Porches, Espiche e Almancil. Foram feitas intervenções profundas na zona desportiva em Porches, na área júnior em Espiche e nas áreas lectivas em Almancil das quais daremos conta em edição posterior - e temos particular orgulho na remodelação do mobiliário nas três salas do pré-escolar em Porches (foto).

6 4 Corpo Docente Reforçado Maria Melo Tomé Professora de Francês e Directora da Middle School, Secção Internacional. Mestre em Francês e em Português, formou-se em França e tem 29 anos de experiência de ensino. Durante 13 anos foi professora e directora ( head teacher ) na antiga Escola Internacional São Lourenço, actual Pólo de Almancil da Escola Internacional do Algarve. Carol Mary Campbell Professora de Arte licenciada em Fine Arts pela Winchester School of Arts. Leccionou em Inglaterra e era desde há 6 anos professora na antiga Escola Internacional São Lourenço. Elizabeth Tilson Professora de Inglês como segunda Língua. Nasceu e formou-se no Reino Unido, em Inglaterra, e era professora na antiga Escola Internacional São Lourenço. Caroline Julia Wilson Professora de História ( Secondary ) e Sociologia (Year 12). Licenciou-se em Ciências Sociais pela Universidade de Portsmouth e esteve colocada como professora em Londres até há 2 anos. Linda Spencer Professora de Inglês, Literatura Inglesa e Teatro (Years 11; 12 e 13). Formou-se em Inglaterra e era docente, há 13 anos, na antiga Escola Internacional São Lourenço. Catrin Roberts Professora de Música diplomada pela Royal Academy of Music de Londres. Leccionou em vários países e vem do Dubai, onde era Head of Music numa escola internacional. Patricia Lewis Professora de Matemática e de Física na Secção Internacional. Tem formação em Matemática e Electrónica e já foi professora na nossa escola durante dois anos lectivos, de 1997 a 1999.

7 5 Corpo Docente Reforçado Rachel Christine James Professora do Year 2 no Pólo de Porches. Formada pela Universidade de Middlesex, em Londres, cidade onde trabalhava como professora primária. Anne Elizabeth Oliveira Professora responsável pela classe dos Years 5 e 6 no Pólo de Almancil. É professora desde 1975 certificada pelo Didsbury College of Education, da Universidade de Manchester. Sarah Ramoth Professora de Ciência, Biologia e Química na Secção Internacional. É licenciada em Química com Química Biorgânica e Toxicologia e já leccionou em vários países. Reside no nosso Internato. Carla Miriam Belo Educadora responsável pela classe pré-escolar ( reception ) no Pólo de Almancil. É licenciada em Educação Pré-escolar pela Escola Superior de Educação Santa Maria. Victoria Parsons Educadora pré-escolar ( pre-reception e reception) no Pólo de Porches. Tem formação específica pelo Suffolk College, em Ipswich, Reino Unido. Jennifer Maria Kieran Professora responsável pela classe dos Years 1 e 2 no Pólo de Almancil. Licenciada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Nottingham, com pósgraduação em Ensino pela Universidade Aberta.

8 6 Corpo Docente Reforçado Alípio Silva Professor de Educação Física e treinador de patinagem no CDEIA. É Mestre em Educação Física e Desporto e treinador de selecções nacionais de patinagem. Reside no Internato da escola. Helena Sampaio Professora de Espanhol e Inglês. Tem Licenciatura em Línguas Modernas e Mestrado em Ensino (3º Ciclo e Secundário). Já deu aulas em Coimbra e em Albufeira. Andrea Vicente Professora de Desenho (10º e 11º), Geometria Descritiva (10º e 11º) e Educação Visual (9º). É licenciada em Arquitectura e Mestre em Ensino de Artes Visuais. João Carlos Martins Professor de Educação Física durante 13 anos na nossa escola, que regressa após dois anos lectivos de ausência. É Mestre em Educação Física e tem pós-graduação em Ensino Especial. Carla Costa Professora de Inglês nascida na Austrália. É Licenciada em Português e Inglês pela Universidade do Algarve e tem 13 anos de experiência no ensino privado. João Tavares Professor de Matemática no 2º e no 3º Ciclo. É Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Porto e professor residente no Internato da nossa escola.

9 7 Corpo Docente Reforçado Lúcia Fonte Professora de Economia do 10º ao 12º Ano. É Licenciada em Gestão pela Universidade do Algarve e tem uma pósgraduação pela Universidade Europeia. Reside no Internato. Milene Carreira Professora de Português e de Francês. É licenciada pela Universidade de Évora e integra a equipa de professores residentes no Internato da escola. Nuno Rodrigues Professor de História e Geografia nos 2º e 3º ciclos e Secundário. É licenciado pela Universidade de Coimbra e Mestre em Ensino pela Universidade Nova de Lisboa. Reside no Internato da escola. Rita Falcão Professora de Geografia do 7º ao 11º Ano. É natural do distrito de Coimbra e licenciou-se em Lisboa. É professora residente no Internato da escola. Sara Aparício Psicóloga com Mestrado em Psicologia Educacional. Integra o Gabinete de Psicologia e Orientação Escolar e a equipa de professores residentes no Internato da escola. Cláudia Figueiredo Professora de Apoio e psicóloga do Gabinete de Psicologia e Orientação Escolar. É Mestre em Psicologia Educacional e professora residente no Internato da escola.

10 CALENDÁRIO ESCOLAR ANO LECTIVO 2014/ de Setembro de 2014 Recepção dos alunos e Encarregados de Educação do 1º Ciclo 03 de Setembro de 2014 Recepção dos alunos e Encarregados de Educação do 2º Ciclo 04 de Setembro de 2014 Recepção dos alunos e Encarregados de Educação do 3º Ciclo 05 de Setembro de 2014 Recepção dos alunos e Encarregados de Educação do Ensino Secundário 08 de Setembro de 2014 Início do 1º Período 22 e 23 de Outubro de 2014 Reuniões Intercalares (Pós-laborais) 27 a 31 de Out de 2014 Formação de Professores 06 a 13 de Dezembro de 2014 Viagem à Neve 12 de Dezembro de 2014 Concerto de Natal 12 de Dezembro de 2014 Final do 1º Período 15 e 16 de Dezembro de 2014 Reuniões de Avaliação 05 de Janeiro de 2015 Início do 2º Período 11 e 12 de Fevereiro de 2015 Reuniões Intercalares (Pós-laborais) 16 a 20 de Fevereiro de 2015 Interrupção Lectiva (Carnaval) 20 de Março de 2015 Final do 2º Período 23 e 24 de Março de 2015 Reuniões de Avaliação 07 de Abril de 2015 Início do 3º Período 28 de Abril a 02 de Maio de 2015 Viagem a Cazorla (provisório) 11 de Maio 2015 Reuniões de Avaliação a partir das 16h30 (6º Ano) 13 e 14 de Maio de 2015 Reuniões Intercalares (5º, 7º, 8º e 10º anos) (Pós-laborais) 05 de Junho de 2015 Fim do 3º Período ( 9º, 11º e 12º anos) 08 de Junho de 2015 Reuniões de Avaliação a partir das 16h30 (9º, 11º e 12º anos) 22, 23 e 24 de Junho 2015 Viagem de Finalistas (4º Ano) 25 e 26 de Junho 2015 Viagem a Sevilha (6º Ano) 26 de Junho de 2015 Final do Ano Escolar 29 e 30 de Julho de 2015 Reuniões de Avaliação (5º, 7º, 8º e 10º anos) Nota: As viagens constam do Plano Anual de Actividades e desenvolvidas dentro do P.E.E.

11

12

CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2013/2014 NOTÍCIAS DA ESCOLA

CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2013/2014 NOTÍCIAS DA ESCOLA CORAGEM, FORÇA E DETERMINACÃO 2013/2014 NOTÍCIAS DA ESCOLA JUNHO 2014 1 Grupo Nobel Escola Internacional do Algarve A Escola Internacional do Algarve reforçou, durante o ano lectivo, a sua posição de

Leia mais

JNE/2011 Página 1 de 24

JNE/2011 Página 1 de 24 EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO 211 81 Alemão (continuação -bienal) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 211 / 35 33 2 161 6 74 27 18 21 / 38 29 9 168 3 118 26 174 29

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

RUA PREFEITO HILÁRIO DA COSTA E SILVA, Nº 147 - CENTRO - MARICÁ - RJ INSC. NO C.N.P.J. 00.198.742/0001-73 TEL: 2637-2956

RUA PREFEITO HILÁRIO DA COSTA E SILVA, Nº 147 - CENTRO - MARICÁ - RJ INSC. NO C.N.P.J. 00.198.742/0001-73 TEL: 2637-2956 HORÁRIO DAS AULAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AULA DE MÚSICA / LÍNGUA PORTUGUESA / AULA DE INGLÊS / LÍNGUA PORTUGUESA / CIÊNCIAS / ARTES / LÍNGUA PORTUGUESA EDUCAÇÃO FÍSICA / HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012 Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012 Antes de fazer uma escolha é fundamental saber o que se quer e para isso há que recordar e avaliar tudo o

Leia mais

na captação de alunos.

na captação de alunos. O ISCTE-lUL e as universidades de Lisboa e Coimbra vão cobrar sete mil euros de propinas aos alunos internacionais por ano. A Nova SBE definiu seis mil euros. Aveiro propõe 5.500 euros. China, Brasil e

Leia mais

Mais de 40 anos de Progresso! Calendário de Exames do Ensino Secundário e de Acesso ao Ensino Superior 2010/2011

Mais de 40 anos de Progresso! Calendário de Exames do Ensino Secundário e de Acesso ao Ensino Superior 2010/2011 Mais de 40 anos de Progresso! Calendário de Exames do Ensino Secundário e de Acesso ao Ensino Superior 2010/2011 1. Calendário Geral de Exames do Ensino Secundário e de Acesso ao Ensino Superior (2011)*

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA Escola Sede Escola Secundária de Lousada Código de Agrupamento - 151518 CALENDÁRIO - 2013/2014 1º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA Escola Sede Escola Secundária de Lousada Código de Agrupamento - 151518 CALENDÁRIO - 2013/2014 1º CICLO 1º CICLO PROVAS FINAIS - 1ª FASE 19/05/2014 21/05/2014 Português (Código 41) Português (Código 31) Prova Oral - 12h* Matemática (Código 42) Matemática (Código 32) PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 1ª

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO OBJETIVOS Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico. DURAÇÃO Têm a duração de 3 anos letivos correspondentes

Leia mais

UM PROJECTO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJECTO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJECTO EDUCATIVO A PENSAR EM SI ESLA Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade pretendam prosseguimento de estudos para o ensino superior. 3 anos lectivos

Leia mais

1- CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 2- CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS 3- LÍNGUAS E HUMANIDADES 4- ARTES VISUAIS

1- CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 2- CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS 3- LÍNGUAS E HUMANIDADES 4- ARTES VISUAIS OFERTA DO COLÉGIO (2010/2011) CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior. Têm a duração de 3 anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do

Leia mais

Externato Flor do Campo

Externato Flor do Campo QUADRO NORMATIVO - 2010/2011 Externato Flor do Campo O MELHOR AMBIENTE PARA O SEU FILHO É pena perder-se em adulto o contacto com a criança que existe dentro de nós, com a criança que sonha, que fantasia,

Leia mais

Curso: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BACHARELADO

Curso: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BACHARELADO Curso: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BACHARELADO 11 B 12 B 15 D 16 A 17 D 18 E 19 B 20 E 21 E 23 D 25 B 26 C 27 A 28 C 29 A 30 E 31 B 32 C 33 D 34 E 36 C 37 D 38 D 39 B Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO

Leia mais

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Portugiesisch A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Informação para os pais Objectivos e linhas gerais A escola obrigatória oficial, no Cantão de Zurique, é obrigada a respeitar os valores fundamentais

Leia mais

VALIDAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADO NOS EUA

VALIDAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADO NOS EUA VALIDAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADO NOS EUA A validação do estudo secundário cursado no exterior é competência das secretarias estaduais de educação. As escolas brasileiras e as secretarias de educação aceitam

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 14 26 de Julho de 2007 4785 Artigo 2.º Entrada em vigor O presente decreto -lei entra em vigor no 1.º dia do mês seguinte ao da sua publicação. Visto e aprovado em Conselho

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA Cursos Científico-Humanísticos OFERTA EDUCATIVA 2012/2013 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior.

Leia mais

Anexo 1.1 - Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias

Anexo 1.1 - Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Anexo 1.1 - Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Componentes de Formação Geral Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10.º 11.º 12.º Português 2 2 2 Língua Estrangeira I, II

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 27 de julho de 2015. Série. Número 135

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 27 de julho de 2015. Série. Número 135 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 27 de julho de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 352/2015 Determina que no ano letivo 2015/2016 fique suspensa a componente

Leia mais

O QUE ESTUDA-SE NA NOSSA ESCOLA. Colégio Cientifico: Curso de Ciências Aplicadas. Ensino tecnico: 2 cursos do setor Tecnológico:

O QUE ESTUDA-SE NA NOSSA ESCOLA. Colégio Cientifico: Curso de Ciências Aplicadas. Ensino tecnico: 2 cursos do setor Tecnológico: O QUE ESTUDA-SE NA NOSSA ESCOLA Colégio Cientifico: Curso de Ciências Aplicadas Ensino tecnico: 2 cursos do setor Tecnológico: Electrónica e Electrotécnica Informática e Telecomunicações COLÉGIO DAS CIENCIAS

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Resolução Nº 1/DP-CCC/2005 1 COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Resolução nº 1/DP-CCC/2005, de 16 de Fevereiro Os planos de estudo dos cursos secundários científico-tecnológicos aprovados pela Portaria 189/2005,

Leia mais

ESPINHO 2009 CAMPUS DE ANDEBOL

ESPINHO 2009 CAMPUS DE ANDEBOL CAMPUS DE ANDEBOL ESPINHO 2009 A 1ª Edição do Campus de Andebol Espinho 2009, pretende contribuir para a formação integral dos jovens participantes, no âmbito desportivo, humano e educativo. Aliar o treino

Leia mais

Projecto Nestum Rugby nas Escolas. Balanço 2009/2010

Projecto Nestum Rugby nas Escolas. Balanço 2009/2010 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Balanço 2009/2010 No segundo ano (2009/2010) de implementação do projecto Nestum Rugby nas Escolas, projecto este que resulta da parceria entre a Federação Portuguesa

Leia mais

REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS. Versão definitiva de10 de Abril de 2003

REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS. Versão definitiva de10 de Abril de 2003 REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS E CURSOS TECNOLÓGICOS Versão definitiva de0 de Abril de 003 CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Componentes de Formação 0º º º Geral Português

Leia mais

CEBE. Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO

CEBE. Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO CEBE Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO ÍNDICE Introdução 3 Pag 1 Regime de funcionamento 4 1.1 Horário 5 1.2 Acesso, circulação e saída da CEBE 6 2 Estrutura Pedagógica e Administrativa

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014-2015 1.º ANO. 18 de julho de 2014. Uma nova etapa. 1º Ciclo

REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014-2015 1.º ANO. 18 de julho de 2014. Uma nova etapa. 1º Ciclo REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Uma nova etapa 1.º ANO 2014-2015 18 de julho de 2014 1º Ciclo ORDEM DE TRABALHOS: 1. 1.º ano de 2014-2015 2. Disciplinas e Horários 3. Manuais e material escolar

Leia mais

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos

Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades Objectivos a atingir Meios Humanos Histórico Dados da Colectividade Descrição das Actividades s a atingir Meios Humanos O Centro Popular de Trabalhadores do Bairro São João Atlético Clube com Estatutos aprovados em 28/02/1990 e publicados

Leia mais

Cursos de Verão para Jovens - 2015. Aprender inglês divertindo-se

Cursos de Verão para Jovens - 2015. Aprender inglês divertindo-se Cursos de Verão para Jovens - 2015 Aprender inglês divertindo-se Colégios com tradição - Boas infra-estruturas desportivas Próximos de Londres ou de outras cidades de interesse Beechwood - Stowe - Queen

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 3/2007

DELIBERAÇÃO N.º 3/2007 DELIBERAÇÃO N.º 3/2007 Considerando o disposto no Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro, 76/2004, de 27 de Março,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR PLANO DE ACTIVIDADES 2006/2007 INTENCIONALIDADE EDUCATIVA O menino tem a capacidade rara de maravilhar-se, de inventar a realidade para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO PSICÓLOGA ÁUREA SANTOS OBJECTIVOS Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico. DURAÇÃO Têm a duração

Leia mais

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 ESTUDA NO CORAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Obtenha uma educação global no meio dos EUA, na primeira universidade de Wisconsin. Desde 1846, a Carroll

Leia mais

Mapa de Pessoal - ano 2015

Mapa de Pessoal - ano 2015 Gabinete de Apoio à Presidência Artigo 5.º do Regulamento dos Superior Postos de trabalho ocupados: 1 Licenciado em Relações Internacionais, 1 Licenciado em Gestão do Património e 1 lugar por força do

Leia mais

Ficha de Caracterização de Projecto

Ficha de Caracterização de Projecto Ficha de Caracterização de Projecto Projecto +Skillz E5G Programa Escolhas Promotor: Associação Mais Cidadania 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto Projecto +Skillz E5G Promotor: Associação Mais

Leia mais

INFORMATIVO 3ª ETAPA/2014. 6º Ano Ensino Fundamental

INFORMATIVO 3ª ETAPA/2014. 6º Ano Ensino Fundamental 6º Ano Ensino Fundamental Matemática 14/08 Gramática e Interpretação 29/09 3603-Informativo 3 a et (6º)-14/CP-K Geografia e Ciências 08/08 História e Inglês 30/09 História e Inglês 12/08 Matemática 1º/10

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS VESTIBULAR 2013 DEMANDA PARCIAL DE CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS VESTIBULAR 2013 DEMANDA PARCIAL DE CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO - M - BACHARELADO 50 438 8,76 Natal Humanística I ADMINISTRAÇÃO - N - BACHARELADO 50 424 8,48 Natal Humanística I CIÊNCIAS CONTÁBEIS - M - BACHARELADO 45 285 6,33 Natal

Leia mais

Educação Física e Desporto Escolar ÍNDICE 1. OBJECTIVOS...2 2. PROGRAMA...3 3. PARTICIPANTES...7 4. ORÇAMENTO...9 5. CONCLUSÕES...

Educação Física e Desporto Escolar ÍNDICE 1. OBJECTIVOS...2 2. PROGRAMA...3 3. PARTICIPANTES...7 4. ORÇAMENTO...9 5. CONCLUSÕES... DIRECÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO RELATÓRIO Região Autónoma dos Açores Secretaria Regional da Educação e Cultura Direcção Regional da Educação Física e Desporto SEMINÁRIO Educação Física

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos

Gestor de Atividades e Recursos Educativos 21/01/ Imprimir atividade Gestor de Atividades e Recursos Educativos Agrupamento de Escolas de Data Atividade Público Alvo Início Término Préescolar Titulo, Tipologia, Proponente, Escola Desafios da Matemática

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS ORGANIZAÇÃO DO 4º BIMESTRE 2013 AULAS E RECUPERAÇÃO INTENSIVA

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS ORGANIZAÇÃO DO 4º BIMESTRE 2013 AULAS E RECUPERAÇÃO INTENSIVA SEGUNDA FEIRA: 02.12 6º A - SALA DE RECUPERAÇÃO 6º ANO EFII 6º B - SALA DE AULA 6º C - SALA DE AULA 1ª Aula Aula Geografia Ensino Religioso História 2ª Aula Aula Geografia História Ensino Religioso 3ª

Leia mais

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos CURRICULUM VITAE Mário José Ferreira Cintra, nasceu em 1954, em Ferragudo, Concelho de Lagoa. Filho de José da Encarnação Correia Cintra, já falecido, marinheiro/pescador e de Liberdade das Dores Ferreira

Leia mais

UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO

UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO Circular 11/15 UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO Horário de Provas 2015 1º Trimestre Ensino Fundamental- 9º Ano EF Iniciaremos as Provas do Período no dia 15 / 04 / 2015 (4ª feira). As provas iniciarão

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES II UNIDADE

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES II UNIDADE 6º ANO M1 / M2 / T1 11/05 Segunda-feira: 6º M1 1ª e 2ª Aulas 6º M2 3ª e 4ª Aulas 6º T1 1ª e 2ª Aulas 18/05 Segunda-feira Redação e Lógica 1ª e 2 ª aulas 16/06 Terça feira Matemática Básica 17/06 Quarta-feira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2013 - Cota Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno - CESNORS - P.M. Curso: 515 - ADMINISTRAÇÃO - Noturno Curso:

Leia mais

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP2 - Ensino Médio em escola pública Cota B - Necessidades Especiais

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP2 - Ensino Médio em escola pública Cota B - Necessidades Especiais Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno 1 4 0,25 10 5 17 31 0,55 12 4 76 5 15,20 12 4 57 4 14,25 211 6,84 Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno -

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

PÁGINA 1. Janeiro 2014 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab. Fevereiro 2014 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

PÁGINA 1. Janeiro 2014 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab. Fevereiro 2014 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO / PRÓ-REITORIA DE PESQ. E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2014 Janeiro 2014 1 2 3

Leia mais

Ver : quadro de comparação dos sistemas escolares francês e português ( no fim do documento).

Ver : quadro de comparação dos sistemas escolares francês e português ( no fim do documento). O ENSINO BÁSICO NO LICEU FRANCÊS CHARLES LEPIERRE A NOSSA OFERTA DE ENSINO ALGUNS DADOS SOBRE A NOSSA ESCOLA OS PROGRAMAS DE ENSINO O ENSINO DAS LINGUAS OS HORÁRIOS, UM DIA DE AULAS OS LOCAIS, AS SALAS

Leia mais

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 6 - mobilidade humana e OBJECTIVO: Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados. O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27

Leia mais

Nome da instituição Nome do curso Grau Vagas iniciais de 2013

Nome da instituição Nome do curso Grau Vagas iniciais de 2013 Nome da instituição Nome do Grau na 1.ª fase de pelo 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) Prep. Mestrado Integrado 15 15 155,8 0110 8085 Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO. 3. O tempo de duração de cada teste é cuidadosamente calculado, tendo em conta a idade do aluno e aquilo que já é capaz de fazer.

AVALIAÇÃO. 3. O tempo de duração de cada teste é cuidadosamente calculado, tendo em conta a idade do aluno e aquilo que já é capaz de fazer. AVALIAÇÃO Regras de correcção e atribuição de notas em Lower School Os professores de Lower School seguirão as regras, a seguir apresentadas, na avaliação, exceptuandose os testes de ortografia e cálculo

Leia mais

A - Sistema Cidadão Presente A - afro - brasileiros B - Sistema Cidadão Presente B - necessidades especiais

A - Sistema Cidadão Presente A - afro - brasileiros B - Sistema Cidadão Presente B - necessidades especiais Curso: 2005 - ADMINISTRACAO (Noturno) - CESNORS 4 5 0,80 91 9 10,11 123 28 4,39 Curso: 501 - ADMINISTRACAO - Bacharelado (Diurno) 11 5 2,20 72 8 9,00 145 5,64 Curso: 515 - ADMINISTRACAO - Bacharelado (Noturno)

Leia mais

CURRICULUM VITAE. VITOR MANUEL ROSAS DA SILVA Arquitecto

CURRICULUM VITAE. VITOR MANUEL ROSAS DA SILVA Arquitecto CURRICULUM VITAE VITOR MANUEL ROSAS DA SILVA Arquitecto FEVEREIRO 2013 INDICE I- IDENTIFICAÇÃO... 1 II- RESUMO CURRICULAR... 2 III- CONFERÊNCIAS, PUBLICAÇÕES E EXPOSIÇÕES... 3 IV- PRÉMIOS... 3 V- OBRAS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA ESCOLA SECUNDÁRIA 3 E.B. DR. JORGE CORREIA - TAVIRA Ensino Regular OFERTA EDUCATIVA 2010/2011 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento estudos a nível superior. Têm a duração 3

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Telemóvel 918297980 Rua das Quintãs, nº11 S. Roque, 4560-604 Penafiel (Portugal)

Leia mais

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 pre que necessário, para a realização de entrevista e ou avaliação funcional das suas capacidades. 4 A comissão pode, face à prova documental

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra

Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra Caracterização dos Contextos de Origem dos Sujeitos que Integram o Conteúdo da Amostra 1/SM/8A-Gustavo Área de Residência Vila Nova de Gaia 4º ano Escola pública Aceleração Educativa: entrada antecipada

Leia mais

Curriculum Vitae I. DADOS PESSOAIS II. FORMAÇÃO ACADÉMICA III. SERVIÇO MILITAR

Curriculum Vitae I. DADOS PESSOAIS II. FORMAÇÃO ACADÉMICA III. SERVIÇO MILITAR Curriculum Vitae I. DADOS PESSOAIS Nome: Carlos de Barros Rodrigues Filiação: José Alves Rodrigues e Adelaide de Barros Fernandes Data de Nascimento: 5 de Outubro de 1953 Estado Civil: Divorciado Naturalidade:

Leia mais

Estabelecimento de ensino diplom a 1 2 3

Estabelecimento de ensino diplom a 1 2 3 Cursos previstos no art. 55.º do Estatuto da Carreira Docente que relevam para a aplicação da alínea c) do n.º 1 do art. 14.º do Decreto-ei n.º20/2006, de 31 de Janeiro 1 Cursos de licenciatura, diplomas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO Serviço de Psicologia e Orientação 9.º ANO e agora? Cursos Científico

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI/SP PROCESSO SELETIVO 001 / 2015 PROFESSORES DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SESI/SP

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI/SP PROCESSO SELETIVO 001 / 2015 PROFESSORES DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SESI/SP SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI/SP PROCESSO SELETIVO 001 / 2015 PROFESSORES DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SESI/SP O Serviço Social da Indústria SESI/SP, por meio do INSTITUTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra

CURRICULUM VITAE. Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra CURRICULUM VITAE 1. Dados Pessoais Nome Paulo Jorge Ferreira Gomes, casado, natural de Lisboa, Portugal, nascido a 11/11/72. Morada R. Maria Almira Medina, nº26 2710-717 Sintra Contactos 913482441 p11gomes@hotmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS

CURRICULUM VITAE ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS ANTÓNIO JORGE PERES MATIAS Professor Auxiliar Faro, Dezembro 2010 Faculda Economia Universida do Algarve Campus Gambelas, Edifício 9 8005-139 Faro ÍNDICE 1. DADOS BIOGRÁFICOS... 1 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA...

Leia mais

25/09/2013 02/10/2013 19/11/2013

25/09/2013 02/10/2013 19/11/2013 1º Ano A - Ensino Fundamental INTEGRADA 01 25/09/2013 PORT-HIST-GEO-FILOS 14/11/2013 PORT-HIST-GEO-FILOS INTEGRADA 02 TEMATICA MAT-CIEN MAT-CIEN P1 27/11/2013 02/10/2013 19/11/2013 Obs: As disciplinas

Leia mais

Breve História da Universidade:

Breve História da Universidade: Nota: As áreas / cursos aqui apresentados são, unicamente, aqueles que no questionário anteriormente realizado mostraram uma preferência maior. Para informações sobre outros cursos / áreas visite o site

Leia mais

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES Professor Catedrático do IST de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas Área Científica: Sistemas e Gestão I Dados Pessoais Nasceu em Lisboa, a 28/03/1946

Leia mais

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT A Galeria MI (Magia Imagem) iniciou a sua actividade em 1996, junto à Av. de Roma, em Lisboa, onde

Leia mais

MANUAL DA ESCOLA APRESENTAÇÃO DA ESCOLA. AE Rev. 3 2013.02.14

MANUAL DA ESCOLA APRESENTAÇÃO DA ESCOLA. AE Rev. 3 2013.02.14 MANUAL DA ESCOLA APRESENTAÇÃO DA ESCOLA AE Rev. 3 2013.02.14 Introdução A Escola Internacional de Torres Vedras é uma escola privada para estudantes entre os 3 e os 18 anos (Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo;

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO. Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO. Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Cursos Tecnológicos (estes cursos não constituem opção para novos

Leia mais

OLIMPÍADAS NACIONAIS DE BIOLOGIA

OLIMPÍADAS NACIONAIS DE BIOLOGIA OLIMPÍADAS NACIONAIS DE BIOLOGIA OLIMPÍADAS DE BIOLOGIA 2012 Olimpíadas de Biologia uma longa história num curto período As Olimpíadas Nacionais de Biologia eram um sonho antigo, que foi tornado realidade

Leia mais

SECRETARIA-GERAL Centro de Informação e Relações Públicas CIREP. Legislação divulgada no B. I. Janeiro 2010

SECRETARIA-GERAL Centro de Informação e Relações Públicas CIREP. Legislação divulgada no B. I. Janeiro 2010 2010-01-29 Janeiro SECRETARIA-GERAL Centro de Informação e Relações Públicas CIREP Legislação divulgada no B. I. Janeiro 2010 Despacho n.º 1/2010. D.R. n.º 1, Série II de 2010-01-04, dos Ministérios dos

Leia mais

Nottingham: líder internacional em pesquisa Resultado do Exercício de Avaliação de Pesquisa 2008-2014. www.nottingham.ac.

Nottingham: líder internacional em pesquisa Resultado do Exercício de Avaliação de Pesquisa 2008-2014. www.nottingham.ac. Resultado do Exercício de Avaliação de Pesquisa 00-0 A nossa pesquisa para mudar o mundo Potência em Pesquisa A Universidade de Nottingham é uma universidade líder, global, com vocação para a pesquisa

Leia mais

Proposta. (Ponto 1 da ordem do dia) Obrigações de Caixa Subordinadas Montepio Rendimento Top 1.ª Série 2008/2018 (CÓD. ISIN PTCMKLXE0004)

Proposta. (Ponto 1 da ordem do dia) Obrigações de Caixa Subordinadas Montepio Rendimento Top 1.ª Série 2008/2018 (CÓD. ISIN PTCMKLXE0004) Proposta (Ponto 1 da ordem do dia) Obrigações de Caixa Subordinadas Montepio Rendimento Top 1.ª Série 2008/2018 (CÓD. ISIN PTCMKLXE0004) Propõe-se, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I Disposições Comuns SECÇÃO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto O presente regulamento procede

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada FORTE, GONÇALO JOSÉ DE OLIVEIRA RUA DO LARGO DA FONTE Nº1, EIRAS, 3020-177 COIMBRA, PORTUGAL Telefone 916285199

Leia mais

Parte I. Parte II. Calendário anual de reuniões

Parte I. Parte II. Calendário anual de reuniões Parte I Calendário das atividades letivas Parte II Calendário anual de reuniões Calendário das atividades letivas CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES DA ATIVIDADE LETIVA 1 de setembro Receção dos alunos antigos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENTRONCAMENTO (401640) Ano Letivo 2011-2012 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS E CURSO TECNOLÓGICO Índice Introdução... 3 Português...

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO

Leia mais

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A 2ª FASE

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A 2ª FASE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR - ª FASE / // PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A ª FASE ª Fase ª Fase ª Fase ADMINISTRAÇÃO (MATUTINO),,,,,, ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO),,,,,, AGRONOMIA

Leia mais

Agrupamento de escolas de Coruche. CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Agrupamento de escolas de Coruche. CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural Agrupamento de escolas de Coruche CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural Componente de formação: Sócio-cultural: Total de horas (a) (ciclo de formação) Português Língua

Leia mais

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Oferta Educativa Ano Letivo 2015/2016 Cursos Vocacionais Básico Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Secundário

Leia mais

Registo de Notas nas Cadernetas e

Registo de Notas nas Cadernetas e ANEXOS 2014 1. CALENDÁRIOS DOS SUBSISTEMAS E NÍVEIS DE ENSINO 1.1. ENSINO BÁSICO Total: 38 semanas PERÍODO DATA ACTIVIDADE Preparatório 1º Trimestre (13 semanas) 02 a 10 de Janeiro 07 de Janeiro Matrículas

Leia mais

CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011

CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011 Colocados CONCURSO NACIONAL DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011 Etapa 1: colocação dos candidatos às vagas

Leia mais

O QUE É OBJECTIVOS: VANTAGENS

O QUE É OBJECTIVOS: VANTAGENS O QUE É O Gira Volei é um jogo fácil, divertido e competitivo destinado aos jovens com idade compreendida entre os 8 e os 16 onde apenas se pode utilizar uma técnica: o passe. OBJECTIVOS: Contribuir para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Sector da Escola: Pré-Escolar / 1º Ciclo Actividades (em articulação com as prioridades do Projecto

Leia mais

MESTRADO EM QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR EM RESTAURAÇÃO - ANO LECTIVO 2010/2011. Plano de aulas

MESTRADO EM QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR EM RESTAURAÇÃO - ANO LECTIVO 2010/2011. Plano de aulas MESTRADO EM QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR EM RESTAURAÇÃO ANO LECTIVO 2010/2011 Plano de aulas Gestão de Alimentos e 2 de Novembro a 20 de Dezembro Frequências 6 e 15 e 20 de Dezembro restauração 3 de

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS 3º Trimestre / 2015 TURMA F6

CALENDÁRIO DE PROVAS 3º Trimestre / 2015 TURMA F6 TURMA F6 25/09 - Matemática 01/10 - Língua Portuguesa 07/10 - Ciências 14/10 - Língua inglesa 20/10 - Filosofia 26/10 - História 27/10 - Educação Religiosa 30/10 Matemática 03/11 Geografia 12/11 - Língua

Leia mais

UNDIME 17 de junho de 2015. Mariana Alcalay UNESCO Brazil Project Officer

UNDIME 17 de junho de 2015. Mariana Alcalay UNESCO Brazil Project Officer UNDIME 17 de junho de 2015 Mariana Alcalay UNESCO Brazil Project Officer Atividades Atividade 1: Pesquisa de Educação em Mudanças Climáticas para o Desenvolvimento Sustentável (CCESD) em Itajaí. Atividade

Leia mais

Id: 41594 (46 years)

Id: 41594 (46 years) Ver foto Id: 41594 (46 years) DADOS PESSOAIS: Gênero: Feminino País: Other Country, Região:, Cidade: Tavira, Portugal Ver CV completo Grave o CV TRABALHO DESEJADO: Objectivo: docente ou tecnico superior

Leia mais

DIÁRIO ECONÓMICO Calendário Projectos Especiais

DIÁRIO ECONÓMICO Calendário Projectos Especiais DIÁRIO ECONÓMICO Calendário Projectos Especiais 2012 JAN 19 Prémio Excelência Revista 30 Propriedade Intelectual 31 Industria Farmacêutica de Genéricos 2 Energia: Painéis Solares 7 Desafios de Portugal:

Leia mais

Largo Ramos da Costa, 7520 Sines. Responsável pelos sectores de Eletricidade e de Serralharia da Autarquia.

Largo Ramos da Costa, 7520 Sines. Responsável pelos sectores de Eletricidade e de Serralharia da Autarquia. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Oliveira, José Manuel Santana De Oliveira Morada Praceta Nau Roxo, Lote n.º 5 Sines 7520-268 SINES Telefone 961740416 Fax 269630239 Correio electrónico

Leia mais

Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação

Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde 2012-2013 Natureza dos Cursos Cientifico-humanísticos Cursos vocacionados

Leia mais

EXAMES - ÉPOCA ESPECIAL

EXAMES - ÉPOCA ESPECIAL ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS DIA Horas Ano Disciplina Sala 9 SET 18.30 h 1º Sociologia das Organizações 26 10 SET 18.30 h 1º Teoria da Administração 26 11 SET 18.30 h 1º Financiamento e Gestão

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º PERÍODO LETIVO AV2 6º ANO

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º PERÍODO LETIVO AV2 6º ANO 6º ANO 17/04 quarta-feira Ciências 18/04 quinta-feira 19/04 sexta-feira Informática 25/04 quinta-feira Matemática 26/04 sexta-feira Inglês 29/04 segunda-feira Historia 30/04 terça-feira Geografia Música

Leia mais

Feira Medieval de Leça do Balio - " Os Hospitalários no Caminho de Santiago

Feira Medieval de Leça do Balio -  Os Hospitalários no Caminho de Santiago Grau de Habilitações Literárias (percentagem) 6,% 2,7% 3,3%,7% 7,3% 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo 2,5% 5,% 5,% 1,67% 8,33% Secundário 4,7% 36,7% Bacharelato Licenciatura 49,17% 26,67% Mestrado Doutoramento

Leia mais

Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido

Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido III Conferência Brasileiros no Mundo Palácio do Itamaraty Rio de Janeiro 2 e 3 de Dezembro de 2010 Relatório atualizado por Julia Spatuzzi

Leia mais

Intercâmbio esportivo em Barcelona

Intercâmbio esportivo em Barcelona Intercâmbio esportivo em Barcelona O que oferece o intercâmbio? Dizemos intercâmbio, pois seu filho terá uma experiência única em outro país. No total são 10 dias de viagem, onde durante uma semana estará

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae In pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Institucional Rosa, Julieta Alves () Faculdade de Economia CIEO 8005 139 Faro Telefone(s) 289 800 900 (ext. 7161) 289 244 406

Leia mais