UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( ) CONVÊNIO UFMT/ MEC/SEB/COEDI Cuiabá Coordenadora Geral: Filomena Maria de Arruda Monteiro

2 METAS necessidade de ampliação das redes, da melhoria da qualidade dos serviços, da efetiva integração aos sistemas de ensino, do direcionamento dos recursos financeiros, entre outros.

3 META 1- implantar até o segundo ano de vigência do PNE avaliação da educação infantil -a ser realizada a cada 2 anos com base nos parâmetros nacionais de qualidade -única etapa que não possui uma avaliação nacional Proposição de uma política Nacional de avaliação da Educação infantil que respeite a especificidade da área.

4 A FORMULAÇÃO DE UMA Política de Avaliação vem sendo tecida em um campo de disputa política: objeto, concepção, finalidade,instrumentos, resultados... INEP definiu em articulação com um grupo de Trabalho a ANEI com 6 dimensões : 1- acesso / oferta por idade 2- Infraestrutura 3-Recursos materiais 4- Profissionais da educação 5- Gestão da unidade 6- gestão do sistema REFLETIR E AVALIAR CONTEXTUALIZADA SOCIOCULTURALMENTE

5

6 BASE Nacional ComumCurricular Estruturar as garantias pelo direito a aprendizagem

7 Grupos das cinco palavras Frequência BRINCAR: brincadeiras, brinquedos, fantasia, faz-de-conta, lúdico, ludicidade, jogar, jogos, imaginação, AFETIVIDADE: amor, amar, afeto, compreensão, carinho, sentimento, admiração, CRIANÇA: sujeito, espontânea, espontaneidade, sinceridade, ingênua, inocente, pureza, simplicidade, verdadeira, bondade, indefesa. 118 EDUCAÇÃO: instituição, creche, educar, escola, estudar, ensinar, direito, DESENVOLVIMENTO: desenvolver, conhecimento, cognitivo, inteligência, Total de palavras: 660

8 OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À PALAVRA MAIS IMPORTANTE CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA

9 BRINCAR A palavra mais importante: BRINCAR Ao buscar os sentidos das palavras mais importantes, percebeu-se que os professores cursistas ingressos compreendiam a infância a partir do brincar por meio de diferentes perspectivas: Aprendizagem/desenvolvimento Diversão De futuro Emocional/sentimental

10 NARRATIVAS ESCRITAS Aprendizagem/ Desenvolvimento Na infância o mais importante é brincar(...) Na escola o professor através do lúdico (jogos e brincadeiras) ele desenvolve o ensino aprendizagem do aluno. São nos jogos de competição, que o aluno aprende que existe ganhadores e perdedores e as brincadeiras onde o professor pode desenvolver no aluno muitas habilidades, tudo isso é de extrema importância para o desenvolvimento físico, intelectual e social do aluno. (PVG 14) Diversão Admiro nas crianças a capacidade de fantasiar situações, que às vezes para nós adultos passam desapercebidas. Um pedaço de madeira vira uma espada, galhos com folhas viram monstros terríveis, um lençol se transforma em lindo vestido de princesa. (PBC 3) Futuro (...) A criança que não brinca, se torna um adulto sem perspectivas no amanhã, pois, tudo é incerto. Por isso a importância de ensinar ludicamente. (PBC 13) Sentimental/ Emocional Brincar é sonhar, é viver, é a forma de expressar as alegrias, tristezas, emoções, os desejos, despertar a criatividade, imitar o mundo, as vivências que a cerca é poder experimentar e sentir de tudo um pouco: o que gosta o que não, o que tem medo o que é bom e ou não, perigoso ou seguro para se conhecer. (PBC 6)

11 CRIANÇA Particularmente essa palavra retrata a criança em todos os aspectos até mesmo econômico e político. Pois, por ser criança indefesa, são lotadas de direitos que cabem aos adultos e mediadores buscá-los e assegurálos à criança.(...) (PVG 41) Na infância a curiosidade é nata por formas, cores, sons, querem saber como e porque as coisas acontecem. Nesta fase a curiosidade está à flor da pele, está interessada a aprender em todos os sentidos (PVG 5)

12 AFETIVIDADE Acredito que o amor é a base do nosso trabalho se existir esse sentimento no que fizermos (...) tornando as aulas mais alegres e proveitosas.(pbc 2) EDUCAÇÃO A educação desse ser infantil é a proposta ideal para um mundo melhor sem violência e preconceito. (...) Educação direito de todos. (PC 2) DESENVOLVIMENTO Escolhi essa palavra porque esse é o nome que dou ao processo de uma criança desde quando ela chega pela primeira vez, no espaço de Creche, amedrontada, tímida, e aos poucos se soltando, já dando sorrisos e interagindo com os colegas e educadoras (...). O desenvolvimento de cada criança é muito gratificante a um educador. (PC 2)

13 CONCEPÇÕES INICIAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

14 As concepções inicias de Educação Infantil expressas pelos cursistas emergiu da última questão do instrumento para ingressar no Curso: Complete a frase: A EDUCAÇÃO INFANTIL...

15 Apurou-se as 132 respostas e as agrupamos por proximidade textual em relação ao sentido dado à educação infantil. As respostas apresentarem recorrência, respectivamente, nos seguintes termos: 1ª etapa da Educação Básica; Desenvolvimento); Cuidar e Educar; Base; Direito; Profissional; Lúdico.

16 Concepções de Educação Infantil: narrativas escritas 1ªETAPA A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. E não é pré-requisito para o ensino fundamental. Nesta etapa as crianças irão ampliar os seus conhecimentos acerca de algumas habilidades que serão muito importantes para o seu processo de ensino e aprendizagem. (PVG 36) CUIDAR E EDUCAR Hoje, a creche é vista como um espaço educativo, fundamentada sobre os dois pilares da educação infantil, o cuidar e o educar. (PC 22) BASE A Educação Infantil a base de educação de uma criança. Neste momento se o aluno for bem estimulado dificilmente abandonará os estudos. (PVG 14); A Educação Infantil é a etapa mais importante para construção de bases sólidas.(...). (PVG 40)

17 DIREITO PROFISSIONAL LÚDICO A Educação Infantil ofertada na rede municipal de educação de Cuiabá busca garantir a criança seus direitos conforme a constituição de 1988, que garante que é dever do Estado suprir esse atendimento à criança [...] (PC 11 Educação Infantil tem buscado caminhos para de fato promover o desenvolvimento integral da criança, e nós educadores temos buscado o conhecimento para melhor atender a criança na primeira infância. Esta especialização é com certeza mais um avanço, pois cada vez mais, estamos buscando novos conhecimentos acerca da Educação Infantil. (PBC 46) A Educação Infantil é a fase do encantamento e das descobertas, é o momento do lúdico, do jogo simbólico, da alegria e do movimento e para além disso é a base para todo o processo de aprendizado que se seguirá depois dela. (PC 42)

18 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ÀS CONCEPÇÕES INICIAS As respostas evidenciaram uma concepção de infância mais próxima da perspectiva do brincar. Percebe-se que há semelhanças nos significados expressados, pois todas envolvem o brincar nas explicações, porém, é evidente que o sentido do brincar também é diferenciado a partir do significado emitido. Com algumas proximidades nas respostas e alguns distanciamentos, percebemos que todas apresentam uma ideia de brincar relacionada, em sua maioria, ao desenvolvimento, aprendizagem, diversão, troca de experiências, imaginação, socialização como maneira de significar a infância. Contudo, pouco foi retratada, uma concepção de infância permeada na condição de criança como sujeito histórico e de direitos que produz cultura por meio de suas experiências cotidianas e portanto, que a infância se caracteriza de acordo com a subjetividade de cada criança.

19 Quanto à Educação Infantil, é notório que a caracterização desta etapa da educação foi permeada nos documentos norteadores ao considerarem como a primeira etapa da Educação Básica, o que é verdadeiro, contudo, além desta definição a educação infantil se configura em um espaço profícuo para a infância. Espaço este que deve propiciar o desenvolvimento das crianças por meio de brincadeiras, das interações com outras crianças e adultos que se relacionam com elas neste ambiente e em especial sua professora (BRASIL, 2013).

20 CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL AO FINAL DO CURSO

21 As concepções de infância e de Educação Infantil dos cursistas foram se aprimorando já no decorrer do Curso. Essas evidências foram reveladas por meio das narrativas escritas dos cursistas, ao expressarem o que aprenderam com as disciplinas no processo de avaliação do Curso (questionário questão subjetiva).

22 Concepções de INFÂNCIA: narrativas escritas - Aprendi que a "infância" é uma categoria social que tem lógica própria, com suas especificidades. Que a criança precisa ser vista e ouvida, precisamos romper a "relação vertical" em que o adulto (professor) sabe tudo e a criança (aluno) não sabe nada. Nosso papel como educador precisa fortalecer o papel da criança cooperativa. Propiciar o discurso narrativo nas relações criança - criança e criança - adulto. - Repensar, refletir sobre essa concepção de infância e de criança que estamos construindo é fator necessário nas discussões, porque na nossa sociedade ainda predomina as velhas concepções. A partir dos nossos conhecimentos, podemos estar colaborando para avançar nas novas metodologias para o atendimento nas instituições de educação infantil. - O brincar e a brincadeira é um processo criativo, que produz manifestações corporais prazerosas e significa sua vivencia e cultura através do contexto, em que esta criança está inserida. Postura do profissional diante do seu cotidiano se valorizando, ressignificando sua prática.

23 A brincadeira e jogo representam para a criança o que o trabalho representa para o adulto. O brincar é um processo criativo vinculado ao fenômeno da curiosidade. O brinquedo produz manifestações corporais prazerosas escondido no fenômeno da excitação, aumentando o prazer e diminuindo a depressão e o tédio. Compreendi que o lúdico no cotidiano da educação infantil se faz necessário, pois o brincar e as brincadeiras faz parte da vida do ser humano, sendo necessário esse desenvolvimento do ensino/aprendizagem das crianças para que elas aprendam com prazer. Refletir a imagem da criança no decorrer histórico, analisar o espaço para proporcionar uma aprendizagem significativa num espaço narrativo. [...] passei a ver a criança como sujeito de direito, sendo capaz de desenvolver suas potencialidades e produzir cultura.

24 As narrativas escritas revelam aprimoramento e reflexão sobre á infância, a criança, o brincar. Percebe-se um refinamento teórico em que compreendem as infâncias e as crianças dos diferentes grupos humanos como seres que se constituem em suas interações com os outros, com a natureza e com a diversidade de práticas culturais (PROJETO, p. 8, 2012).

25 Narrativas orais Ao final do Curso foram reveladas as concepções de infância e de educação infantil por meio de uma entrevista semiestruturada, individual com 30 cursistas que se voluntariaram a participar desse processo.

26 As concepções ao final do curso também se remetem ao brincar, assim como ao sentimento/afetividade, à criança e ao desenvolvimento como características dessa fase da vida.

27 Embora algumas concepções, ao final do curso, ainda apresentaram considerações relacionadas à vida futura em detrimento da vivenciada no presente e um pouco romantizadas, vista como período que você tem aquela ingenuidade, fantasia, que você brinca, que você tem sonhos, mistura sonhos com realidade, na verdade tá construindo um adulto. (PC 27) E outras a partir da vida pessoal: para mim infância eu penso no resumo de uma palavra: felicidade, porque eu fui muito respeitada eu vivi intensamente, foi muito bom para mim. Eu só resumo na felicidade. (PC 4)

28 PERCEBE-SE AVANÇO EM SUAS NARRATIVAS ORAIS, AO SE REFERIREM À INFÂNCIA COMO [...] uma categoria social, é uma parte importantíssima da vida do ser humano, [...], tão importante quanto a fase na vida adulta, nós da educação infantil temos que valorizar e promover que a criança tenha o desenvolvimento integral nesse período tão importante da vida dela. (P BC 3) [...] período singular da vida humana, uma etapa única que todos nós tivemos a experiência de passar, uma etapa extremamente importante para formação, não apenas do que vai vir a ser, mas do que é [...] (PBC 4) Infância pra mim é a criança ter seus direitos garantidos, a partir do momento que a criança tem direito de escola, saúde, ter uma família, [...], posso dizer que criança tem uma infância [...] a infância é uma fase primordial na vida de qualquer ser humano. (PBC 35) [...] infância, é uma fase da vida do ser humano muito importante, e na infância o mais importante são as brincadeiras, o acompanhamento do desenvolvimento dessa criança por um adulto. (PC 41)

29 Essas respostas caracterizam a infância como uma fase muito importante da vida humana, não simplesmente como fase mais importante da vida Ainda, apresentam um entendimento mais pautado no presente do que na vida futura e visa o brincar como meio de desenvolvimento integral da criança no espaço escolar.

30 CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Concepções iniciais As concepções foram relacionadas às palavras: brincar, criança, afetividade; educação, e desenvolvimento. Expressaram concepções de infância relacionadas às perspectivas de futuras, romantizadas e a partir de experiências pessoais. Concepções ao final do Curso As respostas evidenciaram uma concepção de infância mais próxima da perspectiva do brincar, entre outras palavras como desenvolvimento, aprendizagem, interação, imaginação, como maneiras de significar a infância. Alguns cursistas reportaram-se a uma concepção de infância compreendida como uma condição de criança, e esta, como sujeito histórico e de direitos que produz cultura por meio de suas experiências cotidianas (BRASIL, 2013)

31 Concepções de EDUCAÇÃO INFANTIL ao final do Curso: narrativas escritas Percebeu-se uma ampliação sobre a caracterização da Educação Infantil e interesse dos cursistas quanto: À s concepções de educação infantil em torno do cuidar permeadas nas diretrizes e o processo de realização e compreensão do trabalho nas escolas. [...] a gostar de ler mais e pesquisar sobre os assuntos que englobam a educação infantil, para o meu crescimento intelectual e também para desenvolver melhor meu trabalho. [...] a conscientização de como se organiza o currículo nas unidades de educação infantil. [..] reformulação do projeto político pedagógico da escola, para ampliar os conhecimentos sobre currículo, planejamento, otimizar o tempo e os espaços na escola. [...] aos mecanismos de investimentos na Educação Infantil, às políticas públicas que abarcam a Educação Infantil. Legislações que estão ligadas à atualização em sala de aula.

32 Concepções de Educação Infantil: narrativas orais Nesse processo de formação continuada, as concepções de Educação Infantil ao final do Curso avançaram em relação à complementação de suas respostas inicias. Alguns cursistas compreendiam e compreendem a Educação Infantil a partir do cuidar e educar, no entanto, ao revelar suas concepções ao final do Curso, aprofundaram as concepções ao perceberem como constituintes importantes nesse processo de cuidar e educar, ao revelarem as responsabilidades de seus papeis por esta fase da educação básica. Outros processos de reflexão também ocorreram em outras respostas: Educação infantil [...] pensando em tudo que a gente já estudou também, na especialização, vendo tudo que a gente tem, que está acontecendo nas instituições, está acontecendo com relação a educação infantil. Eu penso que faz parte de uma instituição, que educação infantil é uma instituição e que tem como função dar oportunidade para as crianças ampliarem suas aprendizagens [...] que elas já vem de um movimento onde estão aprendendo algumas coisas no contexto social onde elas vivem mas eu acredito que educação infantil tem essa função primordial que é dar oportunidade para as crianças, que é cada vez mais ampliarem as suas noções, se desenvolverem da forma que elas conseguem, através do movimento, da brincadeira. (PC 42)

33 Na realidade quando eu penso em educação infantil, sinceramente eu penso mais em brincadeiras porque eu vejo que a criança na realidade ela tem que brincar. A educação infantil proporciona isso para nós, não só para a criança mas para o professor também, isso na realidade a gente vê que depende das concepções que esse professor tem da criança da educação infantil, como é trabalhar com essa criança na educação infantil, E também passa pelo educador, eu acho o educador também tem que estar aberto para fazer, para estar acompanhando não só mediando, mas brincando também, criança é isso e a gente sente prazer em fazer se for trabalhar diretamente com a criança, é maravilhoso! (PC 27) Eu acho que a educação infantil é uma área muito ampla e exige cada vez mais formação de nós profissionais.(pc 41)

34 As narrativas revelam que: As concepções de Educação Infantil ao final do Curso configuram-se de maneira mais subjetiva e a maioria ocorreu de modo reflexivo ao pensar na Educação Infantil como um todo mas também nas suas especificidades e no papel do professor que atua na sala de aula. Essas narrativas refletem a contribuição das disciplinas, textos, discussões que emergiram a partir do contexto de formação continuada e das relações estabelecidas teoricamente com suas práticas docentes nas unidades escolares de Educação Infantil.

35 CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Concepções iniciais As respostas apresentarem recorrência nos seguintes termos: 1ª etapa da educação básica; desenvolvimento; cuidar e educar; base; direito; profissional; lúdico. As concepções refletidas foram pautadas na definição de 1ª etapa da educação básica. Concepções ao final do Curso As concepções de Educação Infantil, ao final do curso, apresentaram uma característica para além das definições de receituários, exibiram um teor reflexivo e pautado em um conjunto de experiências propiciadas durante o processo de formação continuada na Especialização em Docência da Educação Infantil e em seu contexto de atuação docente.

36 DIMENSÃO III IMPACTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR

37 Enquanto projeto, o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil objetivou proporcionar aos profissionais da Educação Infantil oportunidades de ampliar e aprofundar a análise: - Das especificidades das crianças de 0 a 3 e de 4 a 5 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da Educação Infantil.

38 Nesse sentido as narrativas dos cursistas revelaram impacto na ação pedagógica principalmente ao se tratar de mudanças sobre: as crianças, as áreas do conhecimento, seu papel como educador, suas práticas docentes e planejamento.

39 CRIANÇAS Algumas relações estabelecidas durante o Curso com as ações pedagógicas nas unidades escolares relacionadas às CRIANÇAS foram bastante significativas, pois: Eu comecei a ver o desenvolvimento mesmo da criança, o comportamento dela, eu não prestava muito atenção, não sei se era distração ou se, eu acho que foi o curso que me deu uma acordada, eu acordei para prestar atenção na criança de verdade, no que ela sente, até quando ela fala, ela fica assim: humhumhumm! mostrando com o dedinho eu já fico: nossa! Ela não fazia isso e ela tá mostrando que ela quer a água, balbuciando alguma coisa, pedindo alguma coisa. Então a gente começa a prestar atenção em pequenos detalhes, pequenos mesmos. (PC 27) Antes do curso de especialização eu tinha esse olhar da criança que só precisa de cuidado, hoje eu já tenho o olhar da criança que está em desenvolvimento, precisa aprender e que ela aprende na relação comigo com outras crianças, com outros professores, com outros adultos, com a família e tudo que elas trazem tem que ser respeitado, tem que ser assim levado para sala de aula, por mais que a gente não tenha espaço, a gente procura oferecer o mínimo de tempo mesmo o olhar, eu acho que muda até a afetividade.(pbc 4)

40 CRIANÇAS [...] reflexões pertinentes sobre as relações que a criança estabelece com o meio e através das quais se apropriam dos saberes. O mais importante foi a compreensão de que a criança constitui o seu aprendizado através do movimento pessoal no grupo e que esse movimento se dá pelo envolvimento em resolução de problemas no que diz respeito a matemática e pela exploração e observação do meio no caso de ciências. PC 23 [...]métodos para trabalhar com essa criança, entender melhor esse ser criança, como trabalhar determinada coisa com as crianças, que linguagem eu vou utilizar para de repente trabalhar esse contexto, esse tema com as crianças, então eu vi no curso isso. A possibilidade do curso, me agregar mais esse conhecimento. (PC 22)

41 ÁREAS DO CONHECIMENTO Os cursistas mostraram-se bastante satisfeitos e motivados quanto às possibilidades de trabalhar as diferentes ÁREAS DO CONHECIMENTO nas unidades de ensino, como por exemplo: [...] a aula de música e a arte para mim mudou muito a minha visão da arte e da música, muito mesmo. Eu não, trabalhava, agora a música é o tempo todo na minha sala, quando eles estão fazendo uma atividade eu ligo o som[...]muita coisa boa, folclórica que dá para trabalhar com a criança. Eu uso muito mais tinta guache, eu não usava porque até mesmo suja as cadeiras, a mulher da limpeza reclama. Mas eu uso muito mais hoje. PBC 7 [...] eu nunca tinha trabalhado o conceito matemático no livro (de literatura infantil), dentro do livro, sempre só contava a história. Eu trabalhava a identidade, eu trabalhava até fases do crescimento da criança relacionada com a história mas eu nunca tinha pensado em matemática e depois do módulo você vê a quantidade, a imensa quantidade de coisas que você pode trabalhar dentro de uma história[...]pc 10

42 ÁREAS DO CONHECIMENTO [...] eu tinha muito medo da matemática, por que a matemática são números, cálculos e eu não consigo trabalhar eu não tenho facilidade para mexer com números e foi uma coisa boa por que a gente já trabalhava essa matemática na educação infantil mas a gente não sabia que estava trabalhando. É uma forma diferenciada, eu acho que tudo que eu aprendi na especialização, nos trabalhos que os professores pediram eu coloquei em prática e eu fui dando sequência e sem contar que eu não fiquei só para mim, eu expus para minhas colegas de outras salas lá da minha unidade onde trabalho. PBC 7 [...]a gente viu sobre as propriedades organolépticas com as crianças, o era quente, o que era frio e a gente foi trabalhando ciências com essas crianças. Na hora do banho, por exemplo, eu perguntava para as crianças [...] você via que estavam aprendendo, eles explicavam e falavam quando a água estava quente ou fria. PC 18

43 ÁREAS DO CONHECIMENTO [...] o compromisso que o educador precisa ter com seus alunos da educação infantil. De maneira a respeitar as características da linguagem escrita na infância a partir da exploração do trabalho com diversos gêneros textuais entre eles, poesia, prosa, narrativas, contos, fabulas e outros para enriquecer o contato da criança com a linguagem e a escrita na infância (PBC 10). [...] nós desenvolvemos com os alunos a questão da germinação das sementes [...], tinha coisa que nem eu observava, que a semente vai germinar tanto na serragem, como na pedra e tal, que o fator principal era a água. Isso eu levei para sala de aula, eu e minhas outras colegas. Ficou bem marcante, eu vejo que os alunos amaram ver a experiência e para mim foi gratificante. PVG 14

44 Nas narrativas alguns cursistas destacaram que, ao final do curso, perceberam mudanças consideráveis em suas práticas, como a inclusão da arte e da música que antes eram trabalhadas de maneira mais rotineira e das áreas da linguagem, ciências e matemática que eram desenvolvidas, muitas vezes, desprovidas de sentido.

45 PAPEL COMO EDUCADOR Esse processo formativo também possibilitou um repensar no seu PAPEL COMO EDUCADOR, principalmente ao refletirem e apontarem mudanças no que se referem à relação professor x aluno e às atividades propostas, ao considerar que: Tinha uma postura (...)mais mecanicamente, uma postura de professora eu aqui, aluno lá, por que até então eu não sabia como trabalhar essa questão, então para que se tivesse um respeito tinha que ser uma autoridade, [...] Eu entrei (em sala de aula) com uma forma mais austera para que realmente essas crianças me respeitassem, ao longo do curso eu fui mudando a minha postura na questão de afetividade, da questão de contato com o aluno e com trabalho a ser realizado, eu me envolvi mais com as crianças e as crianças realmente se envolveram mais comigo. (PVG 5) [...] as minhas aulas são bem mais diferentes do que eram antes, eu acho que isso é muito bom refletiu bastante (nos alunos), eu tento fazer bastante coisa diferente em sala, isso é maravilhoso! As crianças gostam, as crianças aprendem, interagem, crescem, falam mais, (o curso), agregou muito valor nas minhas aulas, isso é muito positivo. (PC 4)

46 PRÁTICA Houve impacto sobre a PRÁTICA na Educação Infantil, ao retratarem que: A mudança foi muito, muito grande, principalmente a questão da prática porque você fica muito tempo com a criança em sala fechada, só no cuidar, e o educar ficava sempre para trás. Porque você às vezes não tinha meios de como trabalhar essa prática, como seria essa prática, como, que metodologia eu vou usar para essa atividade e esse curso me deu, me serviu como suporte, suporte total nesse sentido. (PBC 35) (O Curso) (...) me deu um novo olhar diante das práticas que eu já fazia [...]. Só que veio o curso de docência e ele me deu uma bagagem a mais. (PC 18)

47 PLANEJAMENTO O PLANEJAMENTO também esteve presente nas narrativas dos cursistas quanto às mudanças ao expressarem que: (...) eu era muito durona com relação ao planejamento a gente fazia por fazer os planejamentos, fazia porque tinha que fazer mas não colocava em prática o que estava no planejamento e isso era antes, igual eu falei prática e teoria tem que caminhar juntos senão não tem bom resultado. Antes não fazia, jogava deixava as crianças soltas dava brinquedo, dava uma coisa e não trabalhava muito o desenvolvimento dessa criança a verdade era essa. (PBC 8) Eu acho que a primeira coisa que mudou foi essa questão da segurança, hoje eu posso sentar com o meu coordenador e discutir seguramente o que eu quero fazer, porque eu sei no que é que eu estou baseada. Antes nós tínhamos o perfil técnico, nós tínhamos que seguir algumas coisas, mas com certeza enriqueceu muito o meu planejamento. (PBC 3)

48 ensino nas quais atuam. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMACTO NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR Todos os cursistas consideraram o curso uma oportunidade de abrangerem seus conhecimentos e suas práticas na docência. Expressaram mudança e ampliação em relação ao seus planejamentos, à identidade profissional (alguns até pessoal) e consequentemente em suas ações pedagógicas no cotidiano escolar com as crianças das unidades de

49 Um impacto evidente foi a questão de como consideravam as crianças no ambiente escolar, como infans, pouco relevavam o que diziam, pensavam, sentiam, eram percebidas com pouco significado e desejos. Agora, mostraram-se preocupados com os interesses das crianças com as quais atuam, o que as mobilizam no espaço escolar e estratégias de ensino que envolvem diferentes áreas do conhecimento, possíveis de desenvolver na Educação Infantil, o que antes, muitas vezes, tais possibilidades eram desconsideradas.

50 As narrativas indicam uma prática atrelada aos conhecimentos teóricos oportunizados durante o Curso em um rico movimento de ação da formação para a docência e diretamente relacionada ao cuidar, educar e brincar, em uma direção mais próxima à perspectiva da criança, ao invés, do olhar único do adulto.

51 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

52 Facilidades e dificuldades encontradas quanto ao processo seletivo 2012 Facilidades quanto, a receptividade por parte da comunidade interna e externa frente à proposta de formação continuada a professores da Educação Infantil, considerando que a UFMT já se empenhava em participar de projetos e programas com esta finalidade.

53 Dificuldades: Quanto à inscrição: Inúmeros professores entraram em contato com a secretaria do curso na UFMT no início do ano letivo, no entanto as inscrições já haviam sido encerradas. Quanto à parceria com a UNDIME que deveria se responsabilizar pela sensibilização dos dirigentes municipais, esta foi falha, uma vez que no nosso caso, não assumiu as suas devidas atribuições, alegando que estão sobrecarregados com inúmeros programas a serem atendidos. Quanto aos critérios de seleção: constatou-se, durante a análise de documentos que embora muitas inscrições tenham sido validadas pelos dirigentes municipais, os professores não atendiam aos pré-requisitos do edital do curso, principalmente no que diz respeito à exigência de ser concursado e efetivo na área, pois na realidade ainda há muitos professores contratados que atuam na educação infantil de rede pública. Quanto ao corpo docente: considerando a formação, a área de interesse e atuação do corpo docente existente no Instituto de Educação, constatamos um número reduzido de professores que atendiam aos critérios exigidos pelo MEC. As dificuldades dizem respeito ao fato de que muitos professores já estavam vinculados a outros projetos e não poderiam atuar no curso uma vez que isto resultaria em acúmulo bolsas.

54 Conforme o acompanhamento do curso foi possível identificar que alguns professores cursistas foram convidados para fazer parte da equipe das Secretarias de Educação dos municípios e passaram em processo seletivo para cargos de gestão; participaram de apresentações de trabalho em eventos locais e nacionais sobre suas experiências.

55 Ainda, o curso implicou na vida profissional desses professores na mudança de função de docente para coordenador(a) da instituição, possibilitando a ampliação do conhecimento adquirido durante o curso com os demais professores da unidade lotada(o). Alguns cursistas explicitaram o desejo e interesse em continuar se aperfeiçoando também ao candidatar-se ao Mestrado em Educação, candidataram-se e alguns passaram, prosseguindo seu processo de formação continuada.

56 As expectativas são quanto a continuidade do programa considerando as demandas ainda existentes para as especificidades dessa formação no estado de Mato Grosso. No que se refere aos professores cursistas, há indicativos de que existe demanda para a formação tendo em vista as colocações efetuadas pelos professores cursistas durante as aulas e nas avaliações das disciplinas.

57 No que se refere à estrutura curricular ofertada na turma 2012, evidenciou a necessidade de ampliação de algumas disciplinas, sendo que uma abranja especificamente a gestão escolar de maneira a envolver as dimensões administrativa e financeira além da pedagógica.

58 O Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - turma 2012, contribuiu para a formação direta de 132/109 professores que atuam na Educação Infantil de 4 municípios do Estado de Mato Grosso e estão contribuindo no processo da Educação Infantil de aproximadamente crianças.

59 OBRIGADA! Foto MIEIB 2014

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Os desafios quanto à ampliação do acesso à creche, universalização da pré-escola e avaliação da Educação Infantil

Os desafios quanto à ampliação do acesso à creche, universalização da pré-escola e avaliação da Educação Infantil Os desafios quanto à ampliação do acesso à creche, universalização da pré-escola e avaliação da Educação Infantil Uso dos Indicadores de Qualidade na/da Educação Infantil na política de avaliação de Educação

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI

DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI INÊS REGINA CHINI MENEGUZZI Ano de formação 2011 O amor pela educação veio de berço. A pedagogia é um brilho indispensável na educação, é encantamento, é magia. É um

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA 14h - Início Das 14h às 14h15 - Abertura dos trabalhos com o Presidente do Conselho, Luiz Tadeu Pessutto e Secretária

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES Silva.A.A.S. Acadêmica do curso de Pedagogia (UVA), Bolsista do PIBID. Resumo: O trabalho

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores VIVENCIANDO A PRÁTICA ESCOLAR DE MATEMÁTICA NA EJA Larissa De Jesus Cabral, Ana Paula Perovano

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS Daiana Rodrigues dos Santos Prado¹; Francine de Paulo Martins² Estudante do Curso de Pedagogia; e-mail:

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA O Fórum das universidades públicas participantes do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA vem, por meio desta, defender

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Rothchild Sousa de Morais Carvalho Filho 1 Naiana Machado Pontes 2 Laiane Viana de Andrade 2 Antonio

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 FERREIRA, Marilise 2 ; GRASSI, Marilia G. 3 ; OLIVEIRA, Vânia F. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de

Leia mais

A ARTE E A EXPRESSÃO CORPORAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

A ARTE E A EXPRESSÃO CORPORAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A ARTE E A EXPRESSÃO CORPORAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Ingrid Dos Santos Gonçalves 2, Sarai De Fátima Silveira De Souza 3, Andrisa Kemel Zanella 4. 1 projeto de extensão

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VIVÊNCIA DE UM PROGRAMA.

FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VIVÊNCIA DE UM PROGRAMA. FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VIVÊNCIA DE UM PROGRAMA. Rosângela de Fátima Cavalcante França* Universidade Federal de Mato Grosso do Sul RESUMO Este texto apresenta de forma resumida

Leia mais

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO.

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. PEDROZA, Poliana Siqueira 1 LUIZ, Angela Rodrigues 2 SOUZA, Luís César de 3 PALAVRAS-CHAVE: natação, atividades aquáticas,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013 LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1 Abril de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade refletiremos sobre a ludicidade na sala de aula, a partir do tema brincadeiras na alfabetização. Nesta unidade

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Creche Municipal Pequeno Príncipe DESCRIPCIÓN DE LA INSTITUCIÓN UBICACIÓN GEOGRÁFICA Região: Centro Oeste Município: Porto dos Gaúchos MT Título da experiência: Construindo sua identidade no universo da brincadeira Autoras: Claudiane Eidt

Leia mais

Unidade I. Estrutura e Organização. Infantil. Profa. Ana Lúcia M. Gasbarro

Unidade I. Estrutura e Organização. Infantil. Profa. Ana Lúcia M. Gasbarro Unidade I Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil Profa. Ana Lúcia M. Gasbarro Introdução A disciplina Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil tem o objetivo de provocar reflexões

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INTRODUÇÃO: Experiência de Estágio de Núcleo Básico III com crianças do Ensino Fundamental sobre Inclusão. OBJETIVO: conscientizar a aceitação das

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa RELATO DE EXPERIANCIA: A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO AO ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA, EM SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professora alfabetizadora:

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sheila Valéria Pereira da Silva (UFPB Campus-IV) sheilavaleria88@yahoo.com.br

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Jefferson Ebersol da Silva 1 Contexto da narrativa O projeto PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência da FURG, foi desenvolvido

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA RELATO DOS ENCONTROS - SUBPROJETO FISICA INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO DINARTE RIBEIRO Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações vivenciadas no Subprojeto

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte Silvana Iunes Centro Universitário de Brasília silvanaiunes@gmail.com Resumo: de jogos matemáticos elaborados por alunas da disciplina de Fundamentos

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 NATAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EXTENSÃO DA UFG COM UMA ESCOLA PÚBLICA Poliana Siqueira Pedroza 1 Luís César de Souza 2 RESUMO Comunidade Aquática é um projeto de extensão do curso de

Leia mais

EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL

EMEB. ADELINA PEREIRA VENTURA PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL Cuiabá/2015 Escola: Adelina Pereira Ventura. Cuiabá, 15 de Setembro de 2015. Professora: Suzana Garcia de Arruda Coordenadora: Regina Pereira

Leia mais

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um 1. Introdução Tomo consciência de mim, originalmente, através do outro: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo. (BAKHTIN, 1992,

Leia mais

5. Considerações Finais

5. Considerações Finais 5. Considerações Finais No fim, realizada a viagem do mais complexo (ainda abstrato) ao mais simples e feito o retorno do mais simples ao mais complexo (já concreto) a expressão (...)passa a ter um conteúdo

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS.

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS. ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS. OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. BENITE, Anna M. Canavarro. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática UFG walzinha19@gmail.com

Leia mais

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA OLIVEIRA, Araújo Vanilza FEITOZA, Saraiva Izis IE/UFMT RESUMO A presente pesquisa foi desenvolvida numa Escola Municipal de Ensino Básico localizada

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. FURBINO, Ana Paula Amaral 1 ; ARRUDA, Gyzely Santana de 2 ; AIRES, Vinicius 3 ; COSTA, Jonatas

Leia mais

ANÁLISE DA POSTURA DE UMA PROFESSORA PARTICIPANTE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

ANÁLISE DA POSTURA DE UMA PROFESSORA PARTICIPANTE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN ANÁLISE DA POSTURA DE UMA PROFESSORA PARTICIPANTE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR

O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA E DE UM OLHAR SENSÍVEL DO PROFESSOR Erika Aparecida Domiciano Moser 1 RESUMO A alegria não chega apenas no encontro

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL

O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL O ENSINO DA DANÇA E DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA REDE ESTADUAL Márcio Henrique Laperuta 1 Rodrigo Santos2 Karina Fagundes2 Erika Rengel2 UEL- Gepef-Lapef-PIBID RESUMO

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES Haiane Regina de Paula, PIC(UNESPAR/FECILCAM)) Valdir Alves (OR), FECILCAM RESUMO:A pesquisa A Matemática Através de

Leia mais