Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019"

Transcrição

1 Edital do Processo Seletivo para Orientadores de Iniciação Científica Edital PPG 02/2019, de 15 de Abril de 2019 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, convoca os docentes interessados em orientar alunos de Iniciação Científica a propor projeto de pesquisa, de acordo com o presente edital. I OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Iniciação Científica é um importante instrumento que proporciona a introdução de estudantes de cursos de graduação na Pesquisa Científica, oferecendo-lhes oportunidades de vivenciar descobertas e respostas produzidas pela reflexão crítica fundamentada por métodos e ferramentas de investigação científica. Os Programas de Iniciação Científica incentivam a formação de novos pesquisadores e possibilitam a participação direta de estudantes em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Os Programas de Iniciação Científica da Universidade São Judas Tadeu contemplam: a) Programa de Iniciação Científica Universidade São Judas Tadeu (ProCiência/USJT) descrito no Edital PPG 03/2019. b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/USJT/CNPq) descrito no Edital PP 01/2019. II DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA SER ORIENTADOR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROCIÊNCIA a) Ter vínculo empregatício com a Universidade São Judas Tadeu. b) Ter titulação mínima de mestre. c) Possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. d) Ter disponibilidade de tempo semanal para sessões de orientação. III DOS DEVERES E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR a) Responsabilizar-se pela orientação do trabalho de Iniciação Científica do(s) estudante(s) em suas diferentes etapas, a saber: execução do projeto de pesquisa, elaboração do relatório final e textos e/ou material para publicação e/ou apresentação de resultados em congressos, seminários e demais eventos similares.

2 b) Estabelecer Plano de Trabalho para cada aluno de Iniciação Científica sob sua orientação. c) Orientar o aluno a apresentar os resultados parciais e/ou finais da pesquisa em eventos científicos ou periódicos. d) Enviar à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu cópia de todo material referente à divulgação e apresentação em eventos acadêmico-científicos e publicação em periódicos. e) Incluir o nome do(s) aluno(s) de Iniciação Científica em publicações quando este(s) efetivamente participou (aram) deste trabalho. f) Participar do Evento de Iniciação Científica promovido anualmente pela Universidade São Judas Tadeu, acompanhando seus orientados na apresentação dos resultados, mesmo que preliminares. g) Solicitar à Coordenação de Iniciação Científica da Universidade São Judas Tadeu o descredenciamento e o cancelamento da bolsa (quando for o caso) do aluno de Iniciação Científica que descumprir o plano de trabalho e/ou desrespeitar o edital do Processo Seletivo do respectivo programa de Iniciação Científica em que está matriculado. h) Respeitar as normas vigentes no país para o desenvolvimento de pesquisa científica, incluindo a submissão do projeto aos Comitês de Ética adequados quando o projeto envolver seres humanos ou animais. IV- PROJETO DE PESQUISA O proponente deve apresentar um resumo do projeto de pesquisa, de acordo com orientações constantes no Anexo 2 deste edital. V- VINCULAÇÃO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AO PROJETO O número de alunos de Iniciação Científica por projeto docente é ilimitado e fica condicionado à aprovação do projeto de pesquisa do aluno de Iniciação Científica pela Comissão de Iniciação Científica de acordo com o edital PPG 03/2019. A vigência do trabalho do aluno de Iniciação científica vinculado ao projeto é de um ano, no período de Agosto de 2019 a Julho de 2020.

3 VI AVALIAÇÃO DA PROPOSTA A aprovação neste edital fica condicionada à inscrição e aprovação de, pelo menos, um aluno de iniciação científica no Edital PPG 03/2019. Os critérios a serem utilizados no processo seletivo do Edital PPG 03/2019 são: a) A análise do projeto de pesquisa apresentado pelo estudante será feita a partir de parâmetros de consistência técnico-acadêmica na área de conhecimento, da relevância cultural ou social para a comunidade envolvida, do retorno acadêmico para os estudantes da Instituição, da redação clara e precisa e da concordância e ajustamento do projeto do estudante ao projeto de pesquisa do professor orientador. b) No julgamento das propostas serão considerados os seguintes aspectos: perfil do orientador (sua experiência em pesquisa científica, relevância e quantidade de publicação nos últimos três anos) e perfil do estudante. VII- INSCRIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA VII.1 Documentação necessária para inscrição: a) Formulário de Inscrição do Candidato a orientador, preenchido e assinado (ANEXO 1). b) Resumo do Projeto de Pesquisa (ANEXO 2) c) Não será aceito o envio parcial da documentação. Todos os documentos deverão ser enviados em um único . A falta de um dos documentos solicitados, ou seu envio em um modelo ou formato diferente do solicitado, implicará na não homologação da Inscrição. d) O resumo do Projeto de Pesquisa será publicado no portal da Universidade, para ser acessado pelos alunos candidatos aos Programas de Iniciação Científica. VII.2 Envio da inscrição e homologação: a) A inscrição do projeto docente deve ser feita exclusivamente pelo processoseletivo.ic@usjt.br, colocando como assunto Inscrição para Edital 02/2019 de acordo com o cronograma deste edital. b) A inscrição é homologada por meio de confirmação de recebimento da inscrição, encaminhada por pela da coordenação de Iniciação Científica a partir do endereço processoseletivo.ic@usjt.br. Caso não receba esta confirmação, entre com contato com a Coordenação de Iniciação Científica de acordo com o cronograma deste edital.

4 VIII- CRONOGRAMA - Inscrição da (s) proposta (s) de pesquisa: até 30/04/ Homologação da inscrição: até 02/05/ Publicação dos resumos das propostas aprovadas no portal da Universidade: até 06/05/2019 IX- DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes do projeto de pesquisa vinculados à este edital desenvolvido por docentes em tempo integral da Universidade São Judas Tadeu serão objeto de proteção nos termos da legislação específica sobre a propriedade intelectual - Lei 9279/96 (Lei de Propriedade Industrial), Lei 9609/98 (Lei de Programas de Computador), Lei 9610/98 (Lei de Direitos Autorais) - e terão como cotitulares a Universidade São Judas Tadeu e o proponente, respeitados os direitos do autor/inventor. A alocação de benefícios advindos de resultados econômicos (royalties) auferidos em eventual exploração comercial da tecnologia obtida da proposta, inclusive em caso de transferência do direito de exploração para terceiros, será definida em contratos de transferência de tecnologia, quando for o caso. X. DISPOSIÇÕES FINAIS Informações complementares poderão ser obtidas pelo iniciacaocientifica@usjt.br Qualquer alteração na execução do projeto deverá ser comunicada à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da São Judas. A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu se reserva o direito de, a qualquer tempo, acompanhar o desenvolvimento das atividades e, após a conclusão dos trabalhos, verificar o cumprimento das condições fixadas neste Edital. Os projetos que incluírem a possibilidade de convênio, contrato ou parceria deverão incluir em sua proposta a Declaração ou Termo de Aceite da Instituição Parceira, ou cópia do convênio existente. A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital, respeitando a hierarquia institucional. Não caberão recursos às decisões do Comitê Avaliador. Professora Dra. Sandra Regina Mota Ortiz Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da São Judas

5 ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO A ORIENTADOR disponível em DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO A ORIENTADOR Nome Completo: Endereço de a ser divulgado: Outro endereço de Telefone celular com whatsapp: (xx) Nacionalidade: ( ) Brasileira ( ) Estrangeira Endereço: DADOS PESSOAIS Bairro: Cidade: Estado: Cep: Link do currículo Lattes: Curso(s) de Graduação que leciona na USJT: Unidade(s) da São Judas em que leciona: ( ) Mooca ( ) Butantã ( ) Paulista ( ) Jabaquara ( ) Santo Amaro ( ) Guarulhos ( ) Cubatão ( ) São Bernardo ( ) Vila Leopoldina ( ) Limeira CPF: Data de atualização do currículo Lattes: DADOS ACADÊMICOS Leciona em outra instituição do grupo Ânima? ( ) sim ( ) não Leciona em outra instituição? ( ) sim Título do Projeto: ( ) não DADOS DO PROJETO Linhas de Pesquisa: Código de Área de Conhecimento (consulta à tabela de áreas do CNPq): ( Há outros professores que estarão envolvidos no projeto: ( ) sim 1 ( ) não Número estimado de orientandos de Iniciação Científica: Assinatura / / Em caso de projetos com mais docentes, enviar proposta de projeto de pesquisa anexando um Formulário de Inscrição do Candidato a orientador de cada docente.

6 ANEXO 2 TEMPLATE PARA CONFECÇÃO DO RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA disponível em Área: (cursos de graduação em que os alunos interessados no projeto podem se inscrever) Pesquisador responsável (ou coordenador do projeto do grupo): Outros docentes envolvidos no projeto: Professor(a) Título do projeto: Resumo O resumo do Projeto de Pesquisa deve ser redigido de forma clara e objetiva, com no máximo uma página, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5 cm, com margens de 3 cm à esquerda e superior, margens de 2 cm à direita e inferior. Preferencialmente, o resumo deve conter: Introdução, Objetivo geral, Linhas de pesquisa, Método e Contribuições para a área Palavras-chave:

Edital de Inscrição e Seleção PROJETOS DE PESQUISA DOCENTE EDITAL PRA 04/2018, de 28 de Março de 2018

Edital de Inscrição e Seleção PROJETOS DE PESQUISA DOCENTE EDITAL PRA 04/2018, de 28 de Março de 2018 Edital de Inscrição e Seleção PROJETOS DE PESQUISA DOCENTE EDITAL PRA 04/2018, de 28 de Março de 2018 A Vice-Presidência Acadêmica, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade

Leia mais

Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019

Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019 Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019 A Reitoria por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018

Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018 Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018 A Vice-Presidência Acadêmica, por meio da Diretoria de Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2011 2012) PIBIC / CNPq / FAI 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2017-2018 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CA- PES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq A Faculdade Meridional / IMED, integrante do Sistema Federal de Ensino

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO 2017-2018 A Coordenação de Pesquisa convida professores orientadores com títulos de especialista, mestre ou doutor e estudantes de graduação

Leia mais

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA EDITAL PIBIC/UCB - 01/2011 Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 1. ABERTURA A Diretora-Geral da Faculdade Evangélica do Paraná torna público e convoca a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N. 86/2013) Edital n. 01/2019. Seleção de bolsista de pós-doutorado

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N. 86/2013) Edital n. 01/2019. Seleção de bolsista de pós-doutorado PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N. 86/2013) Edital n. 01/2019 Seleção de bolsista de pós-doutorado O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Regulação (PPGD) da Escola

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRPGP 03/ PIBIC-CNPq-EM 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM)

CHAMADA PÚBLICA PRPGP 03/ PIBIC-CNPq-EM 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM) CHAMADA PÚBLICA PRPGP 03/2018 - PIBIC-CNPq-EM 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM) A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS A Coordenação de Pesquisa da Universidade Salvador UNIFACS torna público e convoca a sua comunidade

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de mestrado e doutorado a apresentarem propostas

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq Universidade Federal Fluminense EDITAL PIBIC-Ensino Médio-2016-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq A PROPPI, por intermédio da Coordenação de Pesquisa,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS EDITAL PIBIC-AF/ CNPq/UPE 2012-2013 APRESENTAÇÃO O programa PIBIC nas Ações Afirmativas resulta

Leia mais

Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período

Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período 2016-2017. A Coordenadoria de Iniciação Científica em conjunto com Comitê Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA

EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA EDITAL n. 02/2016 DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VAGA PARA PESQUISADOR VOLUNTÁRIO NO NÚCLEO DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO E EXTENSÃO A Faculdade La Salle de Lucas do Rio

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC UNIVERSAL 2017-2018 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CA- PES/MEC) de mestrado e doutorado a apresentarem

Leia mais

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem GRUPO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - GPEn PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM PIC-ENF ICV MODALIDADE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL 001/2017 O Instituto Educacional Santo Agostinho

Leia mais

Edital 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital 01/2018 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Faculdade do Noroeste de Minas Finom/Faculdade Tecsoma por intermédio do Núcleo Interdisciplinar

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES EDITAL 01/2013/FARES PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA FARES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (VIGÊNCIA: ABRIL DE 2013 A ABRIL/2014) O Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Roraimense - FARES, no uso de suas

Leia mais

EDITAL PIBITI

EDITAL PIBITI CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED

EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED A Fundação Meridional/IMED, instituída pelo Complexo de Ensino Superior

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA 2018.2 A Coordenação de Pesquisa da Universidade Salvador UNIFACS torna público e convoca a sua comunidade acadêmica para apresentar

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA- FIAP FINALIDADE Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica ou tecnológica, bem como complementar a formação

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APRESENTAÇÃO Caros Estudantes e Docentes, O Programa de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológicas da FIAP apresenta este Regulamento para a implantação das atividades de pesquisa em nível de Iniciação

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 EDITAL PROPI 09/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Feevale,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PIBITI

EDITAL PIBITI CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

Leia mais

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES A Coordenação do PPGEduC, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de 1 (uma) bolsa de estudo do Programa Nacional de

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO PPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/2017 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Universidade Santa Úrsula - USU - do Rio de Janeiro, por intermédio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO FECAP 01502-001 SÃO PAULO - SP BRASIL Fone: (11) 3272-2222 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 2017-2018 SEGUNDA CHAMADA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF EDITAL DE CHAMADA 04/2015 SELEÇÃO ORIENTADOR DA EMPRESA JUNIOR CURSOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pósgraduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico

Leia mais

CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL NuPE 04/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC-UNIFIO Em conformidade com o regulamento

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019.1 Coordenação A Brazcubas Educação e o Núcleo de Pesquisa com o objetivo de incentivar as atividades de pesquisa comunicam a abertura de inscrições para o Programa

Leia mais

Renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

Renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa; Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Museologia Rua Aristides Novis, 197, Federação, Salvador/Bahia,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA GRUPO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE (GPADS)

EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA GRUPO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE (GPADS) EDITAL N 002/COORD.ADM/18 EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA GRUPO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE (GPADS) O Grupo de Pesquisa em Administração e Sociedade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 PROCESSO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul informa que estão abertas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq Universidade Federal Fluminense EDITAL PIBIC-Ensino Médio-2016-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq A PROPPI, por intermédio da Coordenação de Pesquisa,

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI)

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) A Reitora da Universidade de Fortaleza, responsável pela quota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Em atendimento às diretrizes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO FGV EESP PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES

EDITAL DE SELEÇÃO FGV EESP PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES EDITAL DE SELEÇÃO FGV EESP PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES O Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) abre seleção

Leia mais

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE A (PROPe) torna púbico o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção dos candidatos

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq Edital nº 004/2014 de Pré-seleção de alunos para o CNPq CRONOGRAMA DATA HORA EVENTO 06/10/2014 17h LANÇAMENTO DO EDITAL De 06/10/2014 até 17 horas de RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES 14/10/2014 17/10/2014 17h

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017 NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC AGRESTE EDITAL 2017 O Presidente e o Vice-Presidente da Fundação Educacional Jayme de Altavilla (FEJAL), no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex Edital n o 094/Reitoria/Univates, de 03 de dezembro de 2018 Seleção complementar de Projetos para Bolsa

Leia mais

EDITAL N.º 51 REITORIA, DE 20 DE MARÇO DE 2018

EDITAL N.º 51 REITORIA, DE 20 DE MARÇO DE 2018 EDITAL N.º 51 REITORIA, DE 20 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO, E SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E DE EXTENSÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016 CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2017-2018 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade Salvador UNIFACS

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 2019 A ESPM, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM),

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1. INFORMAÇÕES GERAIS CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD-CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL - UNOESTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PIBIC/ FAPEMIG/FTM- 2017 A Coordenação do Programa de Pesquisa e Extensão

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 2017 1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM)

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe

Leia mais