PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING A DISTÂNCIA São Paulo

2 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONTEXTO EDUCACIONAL / JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD OBJETIVOS DO CURSO PERFIL DO EGRESSO Princípios Gerais Princípios específicos MATRIZ CURRICULAR / CONTEÚDO CURRICULAR REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PERFIL DE FORMAÇÃO PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL Módulo Gestão de Operações de Marketing Módulo Gestão de Processos de Comunicação e Vendas Módulo Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado METODOLOGIA Sistema de avaliação da aprendizagem DOCENTES COMPROMETIDOS COM O CURSO COMPONENTE CURRICULAR MÓDULO I: AMBIENTE EMPRESARIAL UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO ORGANIZACIONAL Gestão das funções organizacionais - (80 horas) EMPREENDEDORISMO - (80 horas) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - (40 horas) UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO LÓGICO QUANTITATIVA MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO - (80 horas) Contabilidade - (80 horas) ECONOMIA E MERCADO - (40 horas) MÓDULO II : GESTÃO DE OPERAÇÕES DE MARKETING UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE MARKETING Gestão de Marcas e Produtos Marketing de Serviços Comportamento do Consumidor MÓDULO II : GESTÃO DE OPERAÇÕES DE MARKETING UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS OPERACIONAIS Gestão de Atacado e Varejo Processos de Formação de Preços Gestão da Cadeia de Suprimentos MÓDULO III: GESTÃO ESTRATÉGICA E INTELIGÊNCIA DE MERCADO UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Análise de Oportunidades de Mercado Globalização e Ambiente Econômico Pesquisa e Informação de Marketing UNIDADE CURRICULAR: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO Diagnóstico Empresarial Estratégia Empresarial Planejamento de Marketing... 48

3 11.5 MÓDULO IV: GESTÃO DE PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VENDAS UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO Comunicação Integrada de Marketing Publicidade e Propaganda Marketing Digital UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE ANÁLISE DE VENDAS Técnicas de Negociação Marketing de Relacionamento e CRM Avaliação de Desempenho em Marketing de Vendas

4 4 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING - EAD 1 INTRODUÇÃO A Educação a Distância é caracterizada como aquela em que o processo ensino-aprendizagem é mediado por meio da tecnologia da informação e da comunicação e foi prevista pelo artigo 80 da Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1. Inserida no projeto de democratização do ensino, a formação na modalidade a distância se mostra como uma alternativa a vários obstáculos que, por vezes, impedem as pessoas de cursarem o Ensino Superior presencial. A EaD oferece uma flexibilização da relação espaço-tempo, eliminando alguns empecilhos como a distância muito grande entre o local de moradia e o local de estudos e a impossibilidade de reservar quatro horas, em horário fixo, por dia, para atividades presenciais, por exemplo. Na sociedade atual, marcada por constantes mudanças orientadas pelo desenvolvimento, pelas descobertas e principalmente pela tecnologia, a velocidade na produção de conhecimento e o surgimento de novas tecnologias exigem a proposta de uma formação alinhada às necessidades de adaptação e atualização constantes. Nesse contexto é preciso garantir a democratização do acesso ao conhecimento que é produzido incessantemente, democratização que tem sido 1 A EaD foi regulamentada pelo Decreto nº 5622, de 19 de dezembro de 2005 e pelo Decreto 6306 de 12/12/2007, que alterou alguns dispositivos da Lei anterior. No parágrafo 1º do artigo 1º do Decreto nº 5622, estão previstos momento presenciais obrigatórios para avaliações presenciais, bem como estágios obrigatórios para alguns cursos, como as licenciaturas, por exemplo. O Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Marketing se fundamenta na definição de EaD proposta pela Portaria SESu 335/2002: (...) A Educação a distância deve ser compreendida como a atividade pedagógica que é caracterizada por um processo de ensino-aprendizagem realizado com mediação docente e a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinadamente, sem a freqüência obrigatória de alunos e professores, nos termos do art. 47, parágrafo 3, da LDB.(...)

5 5 pauta das políticas públicas das duas últimas décadas. As universidades têm sido, assim, o local mais almejado pela população economicamente ativa, pois vê-se na formação de nível superior a possibilidade de ingressar no mercado do trabalho. A Educação a distância tem um papel importante nesse contexto, na medida em que vem contribuir para ampliar o acesso ao Ensino Superior e consequentemente ao mercado. Porém, a opção pela EaD não se justifica apenas por questões de cunho pragmático que envolvem dificuldades de deslocamento e organização do tempo. A EaD, quando baseada nas premissas legais, está orientada para a inovação pedagógica, propiciando ao estudante a possibilidade de desenvolvimento de sua autonomia em relação à busca do conhecimento e aos caminhos de formação. O documento Professores do Brasil: impasses e desafios 2, que trata da situação das licenciaturas no país, tem um capítulo dedicado à formação de professores a distância. Nesse capítulo, segundo a pesquisa intitulada A trajetória dos cursos de graduação a distância, coordenada pelo então diretor do departamento de Estatísticas e Avaliação da educação Superior (Deaes) do INEP, Dilvo Ristoff, há evidências tranquilizadoras a respeito da nova modalidade de formação que se expande. O estudo aponta para algumas características predominantes nos alunos de EAD em comparação com os alunos da modalidade presencial: são mais velhos, mais pobres, são casados e têm filhos, são trabalhadores que sustentam as famílias e têm menor acesso à internet e ao computador que os alunos de cursos presenciais. Entretanto, os resultados que esses alunos obtiveram em sete das treze áreas da licenciatura que se submeteram às provas do Exame Nacional de Cursos (ENADE), em 2005 e 2006, foi melhor que o dos alunos dos cursos presenciais. Uma hipótese que explicaria esses bons resultados, além da conclusão imediata de que os cursos avaliados têm qualidade, seria o fato de que os alunos de EaD têm possibilidade de organizar seus estudos com mais flexibilidade e tranquilidade, potencializando, assim, a aprendizagem. Nessa perspectiva, a modalidade EaD apresenta-se despojada de preconceitos, de temores de barateamento e de aligeiramento do ensino, sendo uma real possibilidade de boa formação. 2 GATTI, B. A. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios.brasília: UNICID, 2009.

6 6 Baseado nas premissas legais, o projeto aqui proposto é orientado para a inovação pedagógica, para a auto-educação e para a aprendizagem autônoma. Compreende e assume a EaD como uma modalidade criativa de Educação, destituída de dogmatismo e preconceito, sujeita a transformações e submetida aos mesmos critérios de qualidade da educação presencial no que se refere ao status, à certificação, à seleção e à avaliação. Sendo assim, o Projeto de Educação a Distância para o Curso Superior de Tecnologia em Marketing insere-se no quadro das contribuições para a universalização e democratização da Educação e do Ensino Superior.

7 7 2 CONTEXTO EDUCACIONAL A Universidade Cidade de São Paulo oferece há cinco anos o Curso Superior de Tecnologia em Marketing e optou pela oferta do curso na modalidade de ensino a distância após a realização de uma ampla pesquisa sobre a realidade do mercado de Marketing e a constatação da necessidade de desenvolvimento de programas estruturados para formação de profissionais capacitados a atuar em diferentes segmentos da área. Num estudo ainda mais abrangente, constatou também, a existência de uma urgência que une os interesses do mercado aos interesses de uma significativa parcela de alunos, cuja necessidade apontou para o desejo de realizar sua formação em instituição de ensino séria e reconhecida pelo MEC, que utilizasse as modernas facilidades tecnológicas proporcionadas pelo ambiente virtual e ao mesmo tempo, lhes permitisse flexibilidade de horário e acesso, com ensino de qualidade, elaborado a partir de conteúdos que permitam autonomia didática e científica, assim como, atividades de orientação aplicadas por tutoria especializada. A leitura do cenário do mercado de Marketing consolidou a compreensão de que era estratégico o desenvolvimento do curso Superior de Tecnologia em Marketing a Distância e que o mesmo seria uma importante contribuição para estabelecer e assegurar um melhor atendimento às necessidades diferenciais da clientela de seus alunos, garantindo por outro lado a todo e qualquer interessado, seja do município de São Paulo ou de outra área de abrangência, uma formação comprometida e engajada com as principais mudanças que operam no mercado. O curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade Cidade de São Paulo foi alicerçado em teorias e busca traduzir a prática profissional através de atividades acadêmicas, especialmente desenvolvidas para estudo à distância, sob a supervisão e orientação de corpo docente especializado. Todas as atividades educacionais objetivam a mesma trajetória de formação prevista para o curso presencial, cujo foco é preparar o aluno para a elaboração e implementação de projetos de marketing. Os estudos visam propiciar aos alunos, embasamento para realizar o levantamento de dados de uma empresa, analisar os cenários e o contexto onde está inserida, diagnosticar objetivos mensuráveis e realistas, finalizando com o desenvolvimento de propostas estratégicas de Marketing para torná-la mais competitiva e rentável.

8 8 O currículo do curso foi elaborado sob o princípio de desenvolvimento de projetos e visa transferir os conteúdos acadêmicos de cada base tecnológica entrelaçando as teorias à prática profissional, uma vez que todos os estudos são feitos considerando situações atuais e reais apresentadas pelo mercado. Na prática, o aluno tem acesso às informações e passa a ter uma visão ampla sobre o papel do Marketing no desenvolvimento corporativo, aprendendo a tratar as funções empresariais para criar continuamente valor para o cliente e gerar vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação, distribuição.

9 9 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE EaD Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (14,56 %) são possíveis egressos para o ensino superior. No EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino Médio, a situação é mais intensa. Dos alunos que concluirão o Ensino Médio em 2009, (96,61%) são possíveis egressos para o ensino superior. Das pessoas desocupadas, são possíveis egressos para ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das pessoas ocupadas, são possíveis egressos para o ensino superior, uma vez que já concluíram o ensino básico e podem desejar uma formação profissional para colocação ou recolocação no mercado, buscando ensino superior tecnológico. Das vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, destinam-se ao Ensino à Distância. Das vagas oferecidas para os Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing, são destinadas ao Ensino a Distância.

10 10 Alunos Ensino Médio Unidade Federação da Alunos do Ensino Médio Total Sexo Feminino Masculino Faixa Etária 0 a a 17 anos anos 18 e 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos Mais de 29 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio normal/magistério.

11 11 Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Unidade da Sexo Faixa Etária Federação Total 0 a a e a a a a 39 Mais de Feminino Masculino anos anos anos anos anos anos anos 39 anos Brasil Norte Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Nordeste Maranhão Piauí Ceará R. G. do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Sul Paraná Santa Catarina R. G. do Sul Centro-Oeste M. G. do Sul Mato Grosso Goiás Distrito Federal Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1) O mesmo aluno pode estudar em mais de uma UF. 2) Inclui alunos da EJA presencial, da EJA semipresencial e da EJA integrada à educação profissional do ensino médio. População Ocupada (1.000 pessoas) Anos de Estudo Pessoas Total Sem instrução e menos de 1 ano a 3 anos a 7 anos a 10 anos anos ou mais População Desocupada (1.000 pessoas) Anos de Estudo Pessoas Total Menos de 8 anos a 10 anos anos ou mais Fonte: IBGE

12 12 Graduação Presencial Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant Centro-Oeste Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008 Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Comun/Confes/Filant

13 13 Graduação a Distância (EaD) Unidade da Federação/ Categoria Administrativa Vagas Candidatos Oferecidas Inscritos Ingressos Brasil Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Norte Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Nordeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sudeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Sul Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Centro-Oeste Pública Federal Estadual Municipal Privada Particular Com/Conf/Fil Fonte: MEC/INEP/DEED Data: 06/2008

14 14 3 OBJETIVOS DO CURSO São objetivos gerais do curso: Contribuir para a plena habilitação do profissional de Marketing e para o desempenho de suas funções na gestão da área junto aos diversos entes envolvidos na satisfação de tais necessidades; Propiciar sólida formação teórico-metodológica para atuação profissional em diferentes espaços institucionais, que assegure referenciais de análise e interpretação da realidade; Propiciar a produção, de forma autônoma, de conhecimento científico; Contribuir para o posicionamento crítico em relação ao segmento de marketing, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento. São objetivos específicos do curso, formar o profissional para: Aplicar com eficácia, conhecimentos relacionados às mais recentes práticas de marketing, aliados à utilização de dados quantitativos e qualitativos, para análise de cenários mercadológicos, avaliar riscos e tomar decisões de negócios. Desenvolver estratégias de marketing; definir e analisar situações de marketing enfrentadas pela gerência de uma empresa. Entender conceitos analíticos e técnicas correntemente utilizadas em marketing. Atuar em gestão de marcas, planejamento estratégico e de marketing. Realizar processos de precificação, análises de mercado e pesquisas de marketing nas organizações brasileiras. Desenvolver análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da estratégia de Marketing. Conhecer estratégias, táticas e operações de Marketing aplicadas às organizações brasileiras. Deter conhecimentos teóricos e praticas sobre a gestão estratégica de marketing nas organizações empresariais. Identificar e/ou elaborar referenciais teórico-prático-investigativo para acompanhamento de novos conhecimentos, com vistas a uma atuação eficiente em sua área. Propiciar embasamento legal das atividades que já vem sendo desenvolvidas pelos profissionais de área.

15 15 Administrar com competência, seu processo de crescimento nas organizações e sua gestão de carreira. Conscientizar os profissionais da importância e trabalhar com os acadêmicos os indicadores comportamentais para determinar parâmetros para o sucesso profissional. Despertar a idéia de conquistar trabalhos em equipes, processos e multiplicar a idéia da valorização do conhecimento. Preparar melhor organização e funcionamento do setor a partir do entendimento e análise de suas injunções técnicas e sociais. Proporcionar condições que permitam a discussão no sentido de atingir sua performance, de acordo com as exigências do setor. Promover permanentemente a integração entre a organização e o ambiente, através do desenvolvimento sustentável. Deixar transparente, ao longo do curso, as habilidades e competências imprescindíveis para um tecnólogo em Marketing e, também, possibilitar a aplicabilidade do conhecimento prático nas organizações com as suas equipes de trabalho.

16 16 4 PERFIL DO EGRESSO 4.1 Princípios Gerais O Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais, estão diretamente ligados às atribuições desse profissional. 4.2 Princípios específicos É o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Estuda o mercado e seu ambiente sócio-econômico para criar e inovar produtos ou serviços. Promove produtos e serviços, solidificando sua marca no mercado. Definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Comunica e cria relacionamentos com consumidores. Antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Conhece a legislação que regula as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais.

17 17 5 MATRIZ CURRICULAR / CONTEÚDO CURRICULAR Superior de Tecnologia em Marketing Módulos Unidades Curriculares Bases Tecnológicas C.H. Gestão das Funções Organizacionais 80 Gestão Organizacional Empreendedorismo 80 Comunicação Empresarial 40 Total 200 AMBIENTE Métodos Quantitativos Aplicados à 80 EMPRESARIAL Gestão Gestão Lógico- Contabilidade 80 Quantitativa Economia e Mercado 40 Total 200 Gestão de Marcas e Produtos 80 PROCESSOS DE Marketing de Serviços 40 GESTÃO DE MARKETING Comportamento do Consumidor 80 OPERAÇÕES DE Total 200 MARKETING Gestão de Atacado e Varejo 80 PROCESSOS Processos de Formação de Preços 40 OPERACIONAIS Gestão da Cadeia de Suprimentos 80 Total 200 Análise de Oportunidades de Mercado 80 PROCESSOS DE Globalização e Ambiente Econômico 40 INTELIGÊNCIA DE GESTÃO Pesquisa e Informação de Marketing 80 MERCADO ESTRATÉGICA E Total 200 INTELIGÊNCIA Diagnóstico Empresarial 80 DE MERCADO ESTRATÉGIA E Estratégia Empresarial 80 PLANEJAMENTO Planejamento de Marketing 40 Total 200 Comunicação Integrada de Marketing 80 PROCESSOS DE Publicidade e Propaganda 40 COMUNICAÇÃO Marketing Digital 80 GESTÃO DE Total 200 PROCESSOS DE Técnicas de Negociação 80 COMUNICAÇÃO Marketing de Relacionamento e CRM 80 E VENDAS PROCESSOS DE ANÁLISE Avaliação de Desempenho em Marketing 40 DE VENDAS de Vendas Total 200

18 18 6 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PERFIL DE FORMAÇÃO Nesta representação apresenta-se a organização didática do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na constituição de seus módulos, unidades curriculares e bases tecnológicas. O curso é constituído por quatro módulos. Cada módulo é composto por duas unidades curriculares. Cada unidade curricular é sustentada por um conjunto de bases tecnológicas, conforme descrição abaixo: AMBIENTE EMPRESARIAL GESTÃO DE OPERAÇÕES DE MARKETING CERTIFICAÇÃO: CERTIFICAÇÃO: ANALISTA ADMINISTRATIVO GESTÃO ORGNIZACIONAL 200hs ANALISTA DE MARCAS E PRODUTOS PROCESSOS DE MARKETING 200h Gestão das funções organizacionais Empreendedorismo Comunicação Empresarial - 80h - 80h - 40h Gestão de Marcas e Produtos Marketing de Serviços Comportamento do Consumidor - 80h - 40h - 80h GESTÃO LÓGICO-QUANTITATIVA 200h PROCESSOS OPERACIONAIS 200h Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Contabilidade Economia e Mercado - 80h - 80h - 40h Gestão de Atacado e Varejo Processos de Formação de Preços Gestão da Cadeia de Suprimentos - 80h - 40h - 80h GESTÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA E INTELIGÊNCIA COMUNICAÇÃO E VENDAS DE MERCADO CERTIFICAÇÃO: ANALISTA EM COMUNICAÇÃO E VENDAS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO 200h CERTIFICAÇÃO: ANALISTA DE ESTRATÉGIA EM MARKETING PROCESSOS DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Comunicação Integrada de Marketing 80h Análise de Oportunidades de Mercado 80h Publicidade e Propaganda - 40h Globalização e Ambiente Econômico - 40h Marketing Digital - 80h Pesquisa e Informação de Marketing - 80h 200h PROCESSOS DE ANÁLISE DE VENDAS 200h ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO 200h Técnicas de Negociação 80h Diagnóstico Empresarial Marketing de Relacionamento e CRM Avaliação de Desempenho em Marketing de Vendas - 80h - 40h Estratégia Empresarial Planejamento de Marketing 80h - 80h - 40h

19 19 7 PERCURSO DO PERFIL DE FORMAÇÃO 7.1 MÓDULO AMBIENTE EMPRESARIAL O módulo Ambiente Empresarial foi elaborado para inserir o aluno nos conceitos essenciais da gestão empresarial, pela compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo, com desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor pelo papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. As unidades Gestão Organizacional e Gestão Lógico-Administrativa atendem a um conjunto de habilidades e competências comuns a todo gestor. A primeira unidade tem as bases organizadas no sentido de formar conhecimentos que possibilitem ao aluno entender os mecanismos da gestão moderna, a importância da comunicação interna e externa e a potencialidade das empresas no contexto contemporâneo. A segunda, prima por formar conhecimentos que possibilitem a tomada de decisão pela análise do ambiente em que a empresa está inserida, usando dados disponíveis. 7.2 Módulo Gestão de Operações de Marketing A unidade curricular de Processos de Marketing aborda os fundamentos teóricos da disciplina relacionada ao comportamento do cliente, tanto no mercado de bens de consumo como no mercado de negócios, sob a égide do Marketing de relacionamento, onde são trabalhados conceitos que propiciam ao aluno, visão geral do Marketing e suas inter-relações com o ambiente de negócios. Os conhecimentos abordados proporcionam o desenvolvimento de habilidades para analisar, conhecer e utilizar ferramentas de marketing nos processos de gestão, visando ampla compreensão sobre os conceitos e fundamentos do marketing. A unidade curricular Processos Operacionais objetiva desenvolver competências para formação de preço de venda de um produto através da análise dos custos de produção, comercialização e distribuição. Os conteúdos abordados proporcionam o desenvolvimento de conceituação básica sobre o fluxo de atividades de uma cadeia logística de distribuição integrada e seus fundamentos; a seleção e administração de canais para formulação de estratégias empresariais de

20 20 distribuição, visando entender a relação oferta e poder de compra assim como, o comportamento e posicionamento do consumidor. As atividades focalizam o desenvolvimento de olhar investigativo sobre o consumo e as dimensões do varejo dentro do contexto nacional, e, através de técnicas e subsídios, condições para verificar hábitos de consumo. A unidade trata integralmente sobre a importância do papel do consumidor como participante na campanha publicitária e demonstra o quanto é importante entender o entorno, para evidenciar os hábitos de consumo do consumidor moderno. 7.3 Módulo Gestão de Processos de Comunicação e Vendas O enfoque da unidade curricular Processos de Comunicação é a importância de uma correta análise e interpretação de informações de mercado, tanto no cenário macro como micro-econômico, à fim de identificar oportunidades de negócio e propor novos produtos e soluções para o mercado consumidor, através de conceitos e metodologias aplicadas nas bases tecnológicas. A unidade curricular Processos de Análise de Vendas focaliza como a organização opera em seu ambiente; estuda amplamente os fatores conceituais para o desenvolvimento de planejamento estratégico, análise do ambiente, análise de mercado, matriz PFOA, análise de competitividade e de concorrência, necessários ao desenvolvimento de Plano de Marketing adequado à gestão do negócio e embasado na análise da concorrência, posicionamento da marca, estudo e identificação de preço, processos de comercialização, canais de distribuição e propaganda, dentre outras características. 7.4 Módulo Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado A unidade curricular Processos de Inteligência de Mercado propicia conhecimento sobre as diferentes estratégias de abordagem mercadológica e as formas para atingir alto desempenho nos processos de comunicação, visando atingir as metas empresariais previstas na estratégia de marketing de desenvolvimento de um projeto e/ou produto. A unidade curricular Estratégia e Planejamento aborda conceitos de gestão de vendas, as variáveis do processo de integração entre as atividades de vendas e marketing e as formas de organização da equipe de vendas; Compreende os

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 3 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA MODALIDADE

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL. Missão

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL. Missão CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL Missão Formar profissionais de visão crítica e com conhecimentos e habilidades relativas às atividades comerciais, dotados de base para a atualização

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA A DISTÂNCIA São Paulo 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CONTEXTO EDUCACIONAL... 7 2.1 ESTATÍSTICAS QUE COLABORAM COM A OFERTA DO CURSO NA

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR 1. INTRODUÇÃO Conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Unida de Suzano

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008 Homologa o Parecer nº 013/2008-CEG que aprova o Projeto Político

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: CST em Gestão em Recursos Humanos MISSÃO DO CURSO A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da ESTÁCIO EUROPAN consiste em formar

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 81-CEPE/UNICENTRO, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Administração Pública, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL 1. OBJETIVOS Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão empresarial com intuito de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 89-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, modalidade de educação a distância, aprovado

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo de Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais