DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO"

Transcrição

1 DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO

2 Pós-graduação DESIGN TOTAL Metodologia de Projeto coordenador: eduardo pucu 15/03/2016» 12/ horas idioma: português aulas: terças e quintas, das 19h30 às 22h30 alguns sábados - 10h às 17h 1 1. Variam de acordo com a distribuição de feriados.

3 Eduardo Pucu é mestre em Design, na linha de Imagem e Cultura da PUC-RJ e mestre em Strategic Design pelo Politecnico di Milano, especialista em Ergonomia e graduado em Design pela PUC-RJ. Atuou como Designer Estratégico em diversas empresas de consultoria, no Brasil e no exterior, e já desenvolveu projetos para Nokia, P&G, Cultura Inglesa, Brasil Brokers, Icatu Seguros, Itaú e outros. É gerente de projetos na Interação Pesquisa, com experiência na área de Design, Design Estratégico, Branding, Pesquisa e Etnografia. COORDENAÇÃO

4 OBJETIVO Estratégia, inovação e produto final O objetivo do curso é ensinar uma sólida metodologia que permita aos participantes identificar oportunidades, necessidades, solucionar problemas e preencher lacunas do mercado de forma inovadora. Prepara o aluno para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas, instrumentalizando-os para um mercado em busca de projetos inovadores e diferenciados. O produto formativo Com duração de 18 meses, o curso é indicado a quem deseja crescer profissionalmente como designer ou empresário completo, ideal para experimentar novos estímulos e oportunidades, para atualizar conhecimentos e capacitar-se para um mercado inovador. Orientado ao emprego da metodologia do Design Estratégico como busca de soluções, o curso enfatiza a compreensão do contexto, por meio de pesquisa e análise do mercado e do consumidor, identificando oportunidades de negócios. Os alunos desenvolvem projetos em que colocam em prática a teoria e as ferramentas projetuais oferecidas durante o curso.

5 ÁREAS DE ESTUDO 1. Design e processo; 2. Percepção e articulação; 3. Etnografia; 4. Inovação e negócios; 5. Conceituação, planejamento e desenvolvimento de projetos. PÚBLICO-ALVO Profissionais com formação superior nas diversas habilitações do campo do Design, nas áreas relacionadas à Comunicação e ao Marketing, à Arquitetura, Moda, Informática e aos demais profissionais de nível superior que atuam nas áreas ligadas à Indústria Criativa e à Indústria Cultural. PRÉ-REQUISITOS Graduação em Design, Arquitetura, Comunicação e/ou áreas correlatas.

6 O ALUNO APRENDERÁ Ser capaz de transitar entre o saber e o fazer, valorizando cada etapa de sua formação; Possuir uma visão holística e consciente focada na contextualização de oportunidades de projetos a serem desenvolvidos; Desenvolver a pesquisa nas diversas áreas de atuação do Design e a capacidade de articular saberes; Se instrumentalizar para obter subsídios que permitam identificar oportunidades de projetos; Construir e buscar por um repertório teórico; Desenvolver a capacidade de experimentação, geração de ideias e análise.

7 PROFESSORES Axel Sande é designer, está realizando doutorado na PUC-RJ, é mestre pela ESDI/UERJ e graduado em História da Arte pela UERJ. Ministra aulas na PUC- RJ e no Senac Rio FATEC. Foi diretor de artes em Portugal e nos EUA e coordena o Gabinete de Artes, empresa de design especializada em projetos integrais de comunicação para gravadoras, editoras, agências de publicidade, atendendo clientes como: EMI Music, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Eletronuclear e Comitê Olímpico Brasileiro. Carlos Hollanda é doutor em Artes Visuais e mestre em História Comparada pela UFRJ, graduado em História pela Gama Filho. Coordena a pós em História da Arte da Candido Mendes, é editor da revista História, imagem e narrativas. Desde 2009 é professor colaborador na PUC-RJ nas turmas de CV, Mídia, PP, Moda, Design de Interiores. Tem experiência na área de História, Teoria da Comunicação, Teoria da Percepção e Desenho. Denise Gonçalves Westin é formada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela PUC-RJ, tem mestrado em Ciências em Engenharia de Produção pela COPP UFRJ, especializada em Design Estratégico pelo IED, pós-graduada em Gestão de Projetos pela PUC-RJ e Gestão Internacional com dupla diplomação (Católica do Porto / PUC-RJ). Atualmente trabalha na PUC-RJ, no Departamento de Artes & Design, e presta consultoria para empresas e para o SEBRAE na área de Design, Gestão de Projetos e Empreendedorismo. Fernando Carvalho é mestre em Desenho Industrial pela University of Notre Dame, EUA, graduado em Projeto de Produto e Comunicação Visual pela PUC-RJ. É professor dos Departamentos de Artes e Design da PUC-RJ e de Arquitetura da UNESA-RJ. É detentor de prêmios de reconhecimento em ensino e pesquisa, de uma patente de Modelo de Utilidade e duas patentes provisórias. Recebeu o prêmio Dr. Jacob Bolotin de inovação em produtos e tecnologias para pessoas portadoras de deficiência, conferido pela National Federation of the Blind, EUA. Atua com Design Estratégico, Design de Produtos, Educação em Design, e abordagens críticas em design.

8 Gilberto Mendes é pós-graduado em Gestão Empresarial, com especialização em Marketing pela FGV e graduado em Desenho Industrial Produto - pela UFRJ. É sócio da C-Brand Informação e Estratégia de Mercado, consultoria especializada em Gestão Estratégica de Marcas, professor do Departamento de Artes e Design da PUC-RJ e atua no mercado corporativo desenvolvendo perfil de liderança na direção de uma indústria de grande porte e na vicepresidência de uma agência de publicidade. Henrique Monnerat estudou na Escola de Artes e Design de Offenbach, na Alemanha, onde se formou e pósgraduou na área de Biomimética. Trabalhou no Institute of Technology Oriented Design Innovation com projetos na área de Design e Biomimética, entre os quais, o design de um músculo pneumático tridimensional. Este projeto ganhou o prêmio de Design do Futuro, pelo ministério das ciências e tecnologias do governo alemão. Atuou em empresas holandesas com projetos de utensílios domésticos, embalagens e desenvolvimento de ideias inovadoras. É professor de design do Departamento de Artes e Design da PUC-RJ. Hilaine Yaccoub é antropóloga formada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, pós-graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, mestre e doutora em Antropologia pela UFF. Pesquisadora Associada ao Estudo de Consumo e ao LeMetro Laboratório de Etnografia Urbana no IFCS-UFRJ. É professora de Referências de Pesquisa, Comportamento do Consumidor e Antropologia do Consumo do Senai Cetiqt e PUC-RJ. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia do Consumo, tendo os consumos popular, doméstico e feminino como temas de investigação. Luciana Montenegro é doutora e mestre em Design e bacharel em Comunicação Visual pela PUC-RJ. Integra o corpo docente do Senai Cetiqt, foi gestora técnica e professora de Design de Moda e Design de Estamparia e ministrou disciplina no Curso de Design de Interiores. Foi diretora de arte em agências de publicidade, possuindo vasta experiência com planejamento e implantação de projetos em design gráfico, editorial e peças de comunicação, com domínio das fases de levantamento e análise de informações, geração de ideias, desenvolvimento de layout, arte final e acompanhamento gráfico.

9 Marco Maia é mestre em Design pela Domus Academy, Milão, Itália, especializado em Marketing e graduado em Desenho Industrial. Leciona as disciplinas Tendências e Projeto de Conclusão na PUC-RJ. Trabalha com estratégia, planejamento, inteligência de marketing e inovação, viabilizando experiências com marcas, produtos e serviços. Acumulou conhecimentos de produto, marketing, estratégia e gestão colaborando para empresas como Everest, Richards, PUC, Intelbras, COB, Vale, Fibrafort, GE, Alessi, Siemens, Seiko, Dainese, Petrobras, Caixa, Davene e outras. Maria Elisabeth Goidanich é doutora em Ciências Humanas e mestre em Educação pela UFSC. Tem graduação em Publicidade e Propaganda pela PUC- RS e especialização em Marketing pela ESPM de Porto Alegre. Suas áreas de atuação são Consumo, Comunicação e Cotidiano. Trabalhou nas áreas de planejamento, pesquisa e atendimento em agências de publicidade, institutos de pesquisa e empresas de comunicação. Possui produção acadêmica publicada em livros, congressos e periódicos. Atualmente é professora da ECO-UFRJ e da ESPM-RJ. Rian Rezende é sociólogo pela UFRJ, mestre e doutorando em Design pela PUC-RJ, game designer colaborador na Donsoft Entertainment, professor do curso de Produção de Jogos Eletrônicos e do Departamento de Artes e Design da PUC-RJ. Pesquisador do Laboratório de Design de Histórias da PUC-Rio e do Ilustr&Narrativa - UFJF. Integra as equipes do RPG Incorporais, do Coletivo Gamerama e da Academia Lúdica, sendo fundador e mestre lúdico na Cia Imperial Lúdica. Tem experiência na área de jogos, narrativa e educação. Simone Formiga é doutora em Arte e Design (aprovada por unanimidade com distinção) pelo Departamento de Design da FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e graduada em Licenciatura em Artes (1984) e Comunicação Visual (1980) também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Minha pesquisa de doutoramento trata das representações midiáticas do estereótipo da mulher brasileira que habita o imaginário português. Minhas pesquisas estão relacionadas às representações de gênero e de identidades.

10 PLANO DE AULA 1º MÓDULO 36h Design e processo Design e Pensamento Estratégico 12h Eduardo Pucu A atuação do designer na coordenação de projeto para inovação. Estruturação de projetos de Design Estratégico fundamentados em ações multidisciplinares Design e Experiência 12h Axel Sande Introdução ao conceito de rede de Stakeholders. A construção de significado em um mundo interconectado. O conceito de valor. Introdução ao conceito de Branding. A relação entre imagem e identidade. A construção de elementos de expressão no Design. Introdução ao conceito de Experience Design. Metodologia Projetual e Ferramentas de Criação 12h Henrique Monnerat Ferramentas de ideação, desenvolvimento de ideias e adequação ao contexto. Transformar insight em ideias. Princípios da co-criação por meio da ideação colaborativa. Parâmetros e métodos para avaliação de ideias. 2º MÓDULO 36h Percepção Leitura de mundo: formas e contextos 18h Carlos Hollanda Introdução aos princípios de Semiótica, de Teoria da Percepção e de Teoria da Comunicação. Estudo, análise e aplicação de conceitos como: configuração, harmonia e proporção, equilíbrio, movimento, luz, cor, texturas. Estudos, análise e aplicação de Informação Estética, redundâncias, rendimento da Informação, signo, ícone, índice etc. Técnicas de leitura e produção de imagens e de espaços, comunicando mais eficaz e coerentemente o conteúdo de cada produção. A forma como linguagem e seus condicionamentos históricos e socioculturais interferem no contexto. Sintaxe e organização das formas, das relações espaciais, dos princípios ordenadores do espaço. Função e estética, princípios de composição. Formas 18h Luciana Montenegro Iniciação no estudo da cultura material em diferentes contextos históricos e culturais. Debate sobre os objetos e a temporalidade, promovendo a reflexão sobre o design como produto histórico. Reflexões sobre a cultura material nos seus aspectos históricos e suas abrangências e sobre os objetos e a temporalidade. Apresentação e discussão de exemplos de objetos em vários momentos da história: características, principais estilos e tecnologias. Indicação de referências para que o aluno amplie sua cultura visual e abrangências da profissão.

11 3º MÓDULO 36h Articulação Cultura e Identidade 12h Maria Elisabeth Goidanich Cultura do ponto de vista da antropologia. Cultura e culturas. Representações e categorias culturais. Cultura material: os objetos na vida cotidiana. A casa e o espaço individual: objetos e organização. Diversidade cultural e apresentação pessoal. Situações e ocasiões e apresentação pessoal em diferentes contextos culturais. Objetos e expressão identitária. Cidades e citadinos: o carisma urbano e a identidade de lugar. A visão (pós) moderna da identidade e os debates atuais. As ruas e a apresentação pública no espaço urbano. Identidade de gênero tempo e espaço. O consumidor moderno e identidade. Individuo e sociedade: do consumo familiar ao consumo individual. Novas configurações das relações sociais. O impacto das novas tecnologias na vida cotidiana. Antropologia do Consumo 12h Hilaine Yacooub O surgimento da sociedade de consumo. Consumo e moralidade. Hierarquia das necessidades. O consumo como inclusão social, prática cultural e distinção social. Gosto: conceito e formação. O mundo dos objetos: a cultura material e as suas significações. O consumo popular: valores simbólicos e práticas de consumo. Oficina de Texto 12h Rian Rezende Considerando que tudo é texto, tudo é narrativa, tudo significa, sempre dependendo do olhar. A oficina de texto busca, por meio da tessitura das palavras e de exercícios práticos de observação de mundo, incentivar a sensibilização criativa no processo da atividade da escrita. Tem como objetivo principal auxiliar os integrantes do Módulo 1 a desenvolverem um paper sobre a relação de cada um com o Design e de suas possíveis atuações neste campo do saber, a partir, é claro, dos conceitos apresentados durante o Módulo 1. 4º MÓDULO 36h Etnografia Pesquisa Etnográfica 24h Eduardo Pucu Desenvolvimento de projetos de pesquisa qualitativa que envolvem ações interdisciplinares; o papel do designer na condução de pesquisas para inovação, com o objetivo de capacitar o aluno a estruturar, conduzir e interpretar processos de pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. O processo de Design Estratégico é pautado em boas práticas de pesquisa. Na busca por inovação, centrar o processo de design no usuário ajuda a gerar insights que estão conectados com as necessidades, desejos e aspirações dos usuários.

12 Projeção de Cenários Futuros 12h Marco Maia Determinação de problemas, necessidades e anseios projetuais. Definição de objetivo e ferramentas necessárias aos cenários futuros. Levantamento de dados, exploração de ferramentas construtivas. Estabelecimento de relações entre as informações selecionadas, hierarquização e visão holística. Formação de conceito e estratégia. 5º MÓDULO 36h Gestão Inovação e Negócios 12h Fernando Carvalho Inovação: conceitos, graus e tipos de inovação. Inovação, novidade, invenção. Inovação social; valor compartilhado; comunidades criativas; consumo consciente coletivo. Design colaborativo; co-design; design centrado no humano. Design e sustentabilidade socioambiental. Novas tecnologias; fabricação digital; design open-source. Criatividade e responsabilidade; ética criativa. O lugar do design e da inovação nos negócios do presente e do futuro. Desenvolvimento humano, design e inovação. Planejamento e Gerenciamento do Projeto 12h Denise Westin O Contexto do gerenciamento de projetos. A evolução da gestão de projetos nas organizações. O ciclo de vida de projeto. Organização do projeto. Introdução ao Guia PMBOK (Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos). Planejamento do Projeto. Ferramentas de planejamento. Execução do Projeto. Acompanhamento, controle e conclusão do projeto. Design de sistema-produto-serviço 12h Eduardo Pucu Utilização de métodos robustos e frameworks de design para aplicar o design thinking no desenvolvimento de produtos, comunicação, serviços e sistemas. Introdução aos conceitos de design planning. Aplicação de princípios de design para conectar métodos teóricos à prática do design centrado no usuário e apropriados à cultura. Exploração do conceito de cultura local versus globalização. Aplicação de métodos de pesquisa etnográfica e de outras áreas na elaboração de projetos centrados no usuário. Trabalho em equipe multidisciplinar para promover a colaboração e aumentar a capacidade do pensar multidisciplinar. 6º MÓDULO 36h Comunicação Projeto e Comunicação de Ideias 12h Simone Formiga Princípios e ferramentas do design aplicados à geração e representação de ideias e produtos de comunicação

13 Técnicas de Apresentação 12h Gilberto Mendes Para profissionais de design, fazer apresentações de nossas ideias é uma tarefa do cotidiano. Será que existe uma ciência por traz de apresentações bem-sucedidas? Apresentações são momentos cercados de expectativas onde a capacidade de comunicação varia de acordo com o tema, o apresentador e a plateia? O objetivo da disciplina é apresentar técnicas de seleção de conteúdo, roteirização e métodos de facilitação do entendimento de nosso interlocutor-alvo. O Design interagindo com o Marketing 12h Gilberto Mendes A área de Marketing pode ser uma grande aliada ao profissional de design. A proposta da disciplina é apresentar o Marketing Mix (Produto, Preço, Praça e Promoção), mostrando os benefícios quando integramos um profissional de criatividade, o designer, ao profissional que estuda e dimensiona a demanda de mercado. O objetivo, ao final deste módulo, é proporcionar ao designer conhecimentos para facilitar a interação com o complexo mundo do profissional de marketing. 7º MÓDULO 42h Instrumentalização teórica Metodologia Científica 18h Simone Formiga Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas. O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico e metodológico. O desenvolvimento de um pré-projeto dentro dos parâmetros acadêmicos. Didática do Ensino Superior 9h Simone Formiga As funções sociais da educação superior. A importância e a necessidade da formação pedagógica do professor universitário. As dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos a serem alcançados, os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino-aprendizagem. As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos e as possíveis interações. Design Socioambiental 15h Fernando Carvalho Reconhecimento e reflexão sobre as variáveis socioambientais relacionadas à prática do design de forma ampla e em relação aos questionamentos acerca do desenvolvimento de projetos. Entendimento das consequências da inovação, da criação e da produção de bens e serviços, não apenas no sistema econômico, mas principalmente nos sistemas sociais. Exploração e apropriação dos conceitos de responsabilidade socioambiental aplicados à prática do design. Apresentação de ferramentas e conteúdo para o auxilio no desenvolvimento de projetos.

14 8º MÓDULO 36h* Conceituação e planejamento Laboratório de planejamento, desenvolvimento e experimentação 1 36h Simone Formiga, Eduardo Pucu e Luciana Montenegro Prática projetual utilizando a metodologia do Design Estratégico. Identificação de oportunidades: pesquisa, contextualização, problematização, síntese. Levantamento de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa de inspiração etnográfica aplicada ao design, pesquisa experimental. Elaboração de um pré-projeto. 9º MÓDULO 36h* Desenvolvimento Laboratório de planejamento, desenvolvimento e experimentação 1 36h Simone Formiga, Eduardo Pucu e Luciana Montenegro Métodos de tratamento e análise de dados: mapa mental, diagrama de afinidades, mood boards, jornada do usuário, análise de tarefas, análise funcional, análise de similares e análogos. Desenvolvimento de ideias: geração de alternativas, interação, parâmetros de projeto, matrizes de avaliação de conceitos e de propostas de solução. Materialização de soluções, exploração bi e tridimensional, experimentação, testes. Contextualização estratégica: posicionamento, planejamento e implementação. 10º MÓDULO 40h TCC TCC** 40h Simone Formiga e Eduardo Pucu *cada professor/a será responsável por 12h **cada professor/a será responsável por 20h

15 INVESTIMENTO O IED Rio não cobra taxa de matrícula, sua inscrição será garantida após pagamento do curso: parcelado ou à vista. INSCRIÇÕES/ MATRÍCULAS Para iniciar o seu processo de matrícula, envie currículo para inforio@ied.edu.br, ele será analisado pelo departamento responsável. Em seguida, entramos em contato com as instruções para a sua matrícula. CANCELAMENTO/ ADIAMENTO Por iniciativa do IED Rio O curso pode ser adiado ou cancelado por falta de quórum, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. Adiamento: se o estudante não quiser esperar nova data de início do curso, deve expressar sua vontade por e o investimento será devolvido integralmente. Cancelamento: será devolvido automaticamente 100% do valor pago por meio de depósito em conta bancária. Por iniciativa do estudante Será devolvido 90% do valor pago, se o cancelamento for solicitado com até 24 horas de antecedência do início do curso. A partir do início do curso, cancelamentos e trancamentos por parte do estudante têm reembolso proporcional, descontando a carga horária já cursada. Os prazos para os reembolsos são de até 10 (dez) dias úteis, efetuados por meio de depósito em conta bancária. O IED Rio não se responsabiliza por outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso. Contato para cancelamento: Raquel - admissaorio@ied. edu.br Inscrição até 12/ x R$ 1.150,00 12 x R$ 1.550,00 à vista R$ ,00 Inscrição até 02/ x R$ 1.360,00 12 x R$ 1.930,00 à vista R$ ,00 Inscrição até 03/ x R$ 1.425,00 12 x R$ 2.030,00 à vista R$ ,00 DESIGN DEGUSTAÇÃO/ AULA EXPERIMENTAL Quer experimentar a metodologia IED Rio? Então, fique atento à data do Design Degustação. Esse é nosso evento de portas abertas, que acontece duas vezes por ano, dedicado a mostrar como é nossa metodologia para os cursos. O evento é gratuito e a participação é por ordem de chegada. Há descontos especiais para quem se matricular em algum curso do IED Rio nesse dia. BOLSAS DE ESTUDO O IED Rio não oferece bolsas de estudo.

16 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O IED Rio está aberto para receber visitas. Não é necessário agendamento. Recepção Segunda a quinta 9h às 23h Sexta 10h às 18h30 Sábado 9h às 17h30 Domingo fechado Secretaria Acadêmica Segunda a quinta 13h às 21h Sexta 10h às 13h/ 14 às 17h Administração Segunda a quinta 12h às 21h Sexta 12h às 18h30»» Horário Caffetteria del Cassino Segunda a quinta 9h às 21h30 Sexta 9h às 15h Sábado 9h às 17h Domingo fechada

Curso Especial BRANDING

Curso Especial BRANDING BRANDING Curso Especial BRANDING COORDENADORES: ROBERTO MUNTOREANU E MARCELO NASCIMENTO 28/03/2016» 08/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS 22H30 Marcelo Nascimento

Leia mais

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Pós-graduação MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA COORDENADORA: GLÁUCIA CENTENO 18/03/2016» 07/2017 400 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS QUINZENAIS 1 : SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30

Leia mais

Curso Especial BRANDING

Curso Especial BRANDING BRANDING Curso Especial BRANDING COORDENADORES: ROBERTO MUNTOREANU E MARCELO NASCIMENTO 28/03/2016» 08/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Roberto

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA Curso Especial VISUAL MERCHANDISING Design, Arquitetura e Ambientação como Estratégia de Venda COORDENADORA: NATÁLIA COUTINHO

Leia mais

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Cursos Especiais MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL COORDENADORA: CLARISSE CUNHA LINKE 28/03/2016» 01/06/2016 60 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS DAS 19H30 ÀS

Leia mais

MASTER BUSINESS DESIGN COORDENAÇÃO: EDUARDO PUCU DURAÇÃO: 300H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS 19H30 ÀS 22H30

MASTER BUSINESS DESIGN COORDENAÇÃO: EDUARDO PUCU DURAÇÃO: 300H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS 19H30 ÀS 22H30 MASTER BUSINESS DESIGN COORDENAÇÃO: EDUARDO PUCU DURAÇÃO: 300H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS 19H30 ÀS 22H30 OBJETIVO O objetivo do curso Master em Business Design é formar

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110 CURSOS DE VERÃO USER EXPERIENCE, UX como construir experiências digitais que combinam necessidades dos usuários com objetivos de negócio COORDENAÇÃO Laura Lessa CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português

Leia mais

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE INTERIORES DESIGN DE INTERIORES Curso Intensivo DESIGN DE INTERIORES COORDENADORAS: BEL LOBO, MARINA PIQUET E CAROLINA BALTAR 15/03/2016» 12/2016 270 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS DAS 19H30 ÀS 22H30,

Leia mais

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Curso Intensivo DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA COORDENADOR: PEDRO SEGRETO SETEMBRO/2016» 2017 240 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS Pedro Segreto é diretor da Caos! Vídeo & Design, estúdio

Leia mais

DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS

DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS CURSOS DE VERÃO DESIGN DE ESPAÇOS EFÊMEROS COORDENAÇÃO Josep Ferrando CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português INÍCIO 27 de janeiro de 2016 TÉRMINO 30 de janeiro de 2016 AULAS Quarta, quinta, sexta das

Leia mais

DESIGN DE MOBILIÁRIO

DESIGN DE MOBILIÁRIO DESIGN DE MOBILIÁRIO PARCEIRO NA REALIZAÇÃO DESSE CURSO: Curso Intensivo DESIGN DE MOBILIÁRIO COORDENADORA: FLÁVIA ALVES DE SOUZA 15/03/2016» 12/2016 240 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS

Leia mais

Reputação Corporativa e Competitividade Empresarial

Reputação Corporativa e Competitividade Empresarial Reputação Corporativa e Competitividade Empresarial Objetivos Conhecer as principais demandas da sociedade e o novo papel das organizações dentro da Economia da Reputação. Apresentar os principais conceitos,

Leia mais

Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO

Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO

Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO Gestão da Inovação MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45

Leia mais

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO

Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO Planejamento de Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

Assessoria de Comunicação em Beleza e Moda

Assessoria de Comunicação em Beleza e Moda Assessoria de Comunicação em Beleza e Moda Objetivos Proporcionar o entendimento e aplicação do processo de divulgação nos campos da beleza e moda. Assim como o desenvolvimento de estratégias assertivas

Leia mais

Consumidor On-line: Tendências e oportunidades na comunicação empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Vila Olímpia

Consumidor On-line: Tendências e oportunidades na comunicação empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Vila Olímpia Consumidor On-line: Tendências e oportunidades na comunicação empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos

Leia mais

Habilidades Técnicas Gerenciais

Habilidades Técnicas Gerenciais Habilidades Técnicas Gerenciais Objetivos Discutir e desenvolver a habilidade de liderança de pessoas, a partir do contexto gerencial, com ênfase na motivação e comprometimento das equipes, refletindo

Leia mais

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CURSO ESPM

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200

Leia mais

DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO

DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO DESIGN DE MODA CRIATIVIDADE, MODA E COMUNICAÇÃO Curso Intensivo DESIGN DE MODA Criatividade, Moda e Comunicação coordenador: luiz wachelke 29/03/2016» 03/2017 360 horas 1 idioma: português 2 e inglês 3

Leia mais

Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Gestão e Planejamento de Eventos Corporativos MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP.

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta-feira,

Leia mais

Mídias Sociais e Empresas: Em Busca do Consumidor On-line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Mídias Sociais e Empresas: Em Busca do Consumidor On-line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Mídias Sociais e Empresas: Em Busca do Consumidor On-line MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO

Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN TOTAL: ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PROJETO

PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN TOTAL: ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PROJETO PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN TOTAL: ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PROJETO Coordenadora: Simone Formiga 15/03/2016 > 07/2017 400 horas Idioma: Português Aulas: Terças e quintas das 19h30 às 22h30 (alguns encontros

Leia mais

Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO

Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO Inteligência Competitiva Orientada para Resultados MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

Formação em Marketing Digital. A quem se destina. Programa

Formação em Marketing Digital. A quem se destina. Programa Formação em Marketing Digital A proposta do curso é apresentar as principais mídias digitais para que sejam utilizadas em processos de construção de presença digital, comunicação, venda prestação de serviços

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200

Leia mais

Pós-Graduação em Design Estratégico

Pós-Graduação em Design Estratégico Pós-Graduação em Design Estratégico Público-alvo Indicado para profissionais com formação em Design, Arquitetura, Moda ou gestores e empreendedores que estejam buscando novas formas de gestão orientadas

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

PESQUISA DE TENDÊNCIAS

PESQUISA DE TENDÊNCIAS PESQUISA DE TENDÊNCIAS Curso Intensivo PESQUISA DE TENDÊNCIAS Mapeando o presente para criar estratégias para o futuro COORDENADORAS: ALINE MONÇORES E FLÁVIA MENDONÇA 12/04/2016» 03/2017 270 HORAS IDIOMA:

Leia mais

Merchandising Estratégico e Visual. Objetivos

Merchandising Estratégico e Visual. Objetivos Merchandising Estratégico e Visual Objetivos Desenvolver a capacidade de planejamento, execução, análise e avaliação das ações de Merchandising, entendendo sua importância dentro da Estratégia das Marcas.

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

Gestão de Marketing nos Shopping Centers. Início: 25 de Junho de 2016 Valor do curso: R$2.400,00 Consulte as condições de pagamento

Gestão de Marketing nos Shopping Centers. Início: 25 de Junho de 2016 Valor do curso: R$2.400,00 Consulte as condições de pagamento Gestão de Marketing nos Início: 25 de Junho de 2016 Valor do curso: R$2.400,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Oferecer aos participantes uma visão aprofundada do segmento de Shopping

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção1) Segunda a sexta 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br www.espm.br

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Franquias. Carga Horária e Duração

Pós-Graduação em Gestão de Franquias. Carga Horária e Duração Pós-Graduação em Gestão de Franquias Público - Alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas

Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador Início: 24 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Destacar o uso das redes sociais corporativas como plataformas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2016 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva: (51) 3218-1380

Leia mais

Autogestão e Liderança MANUAL DO CURSO

Autogestão e Liderança MANUAL DO CURSO Autogestão e Liderança MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a

Leia mais

Marketing Digital nos Esportes Marketing Digital nos Esportes

Marketing Digital nos Esportes Marketing Digital nos Esportes Marketing Digital nos Esportes Início: 20 de junho de 2016 Valor do curso: R$720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Identificar as possibilidades e benefícios do uso da internet e

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios de Varejo

MBA em Gestão de Negócios de Varejo MBA em Gestão de Negócios de Varejo Início em 28 de Abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 23.760,00 À vista com desconto: R$ 21.859,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Pós Graduação em Gestão de Franquias

Pós Graduação em Gestão de Franquias Pós Graduação em Gestão de Franquias Público - alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MARCATING: branding e administração de marketing alavancando o seu negócio, coloque em prática

MARCATING: branding e administração de marketing alavancando o seu negócio, coloque em prática MARCATING: alavancando o seu negócio, coloque em prática Início: 9 Julho de 2016 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão

Leia mais

Marketing para o Mercado de Luxo

Marketing para o Mercado de Luxo Marketing para o Mercado de Luxo Objetivos O mercado de luxo no Brasil movimentou em 2013 3 bilhões de euros. Um crescimento de 12%, cinco vezes maior que a economia brasileira mais ampla. O número de

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016

one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016 one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016 Carga horária 200 horas Idioma Português Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 + alguns sábados das

Leia mais

MARKETING DE VAREJO DO CAMELÔ AO E-COMMERCE. Objetivos

MARKETING DE VAREJO DO CAMELÔ AO E-COMMERCE. Objetivos MARKETING DE VAREJO DO CAMELÔ AO E-COMMERCE Objetivos Apresentar as principais propriedades e características do marketing de varejo, bem como a evolução desta especialidade no comércio brasileiro e mundial.

Leia mais

Capacitar o aluno nas: Visual Thinking: Estruturação de ideias via pensamento visual, desenho e criatividade Emileine Zarpellon Ehlers 2015

Capacitar o aluno nas: Visual Thinking: Estruturação de ideias via pensamento visual, desenho e criatividade Emileine Zarpellon Ehlers 2015 Quando colocamos e estruturamos nossas ideias e pensamentos no papel, damos o primeiro passo para tornar real e concreta uma nova realidade: um projeto, um produto ou serviço, um desejo. O curso Visual

Leia mais

Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia

Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações

Leia mais

Insight MINDFULNESS, CREATIVIDADE E DESIGN THINKING PARA RESOLVER PROBLEMAS E DESAFIOS NA SUA EMPRESA

Insight MINDFULNESS, CREATIVIDADE E DESIGN THINKING PARA RESOLVER PROBLEMAS E DESAFIOS NA SUA EMPRESA Insight MINDFULNESS, CREATIVIDADE E DESIGN THINKING PARA RESOLVER PROBLEMAS E DESAFIOS NA SUA EMPRESA OBJETIVO Auxiliar equipes de projetos a solucionar problemas por meio de metodologia própria baseada

Leia mais

Gestão da Inovação através do Design Thinking

Gestão da Inovação através do Design Thinking Gestão da Inovação através do Design Thinking Introdução A inovação é parte integrante e fundamental dos sistemas econômicos. Com o aumento da complexidade desse sistema, torna-se fundamental que os atores

Leia mais

Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO

Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO Planejamento e Compra de Mídia On-line MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às

Leia mais

DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO

DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO DESIGN TOTAL METODOLOGIA DE PROJETO Pós-graduação DESIGN TOTAL Metodologia de Projeto coordenador: eduardo pucu 12/04/2016» 08/2017 400 horas idioma: português aulas: terças e quintas, das 19h30 às 22h30

Leia mais

Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música

Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música Identidades Sonoras das Marcas: conecte seus clientes pela música Objetivos Apresentar os elementos que constituem os diferentes tipos de marcas sonoras e situá-las em um cenário midiático de intensas

Leia mais

A Inteligência Competitiva para gerar difenciais de negócios em tempos de crise

A Inteligência Competitiva para gerar difenciais de negócios em tempos de crise A Inteligência Competitiva para gerar diferenciais de negócios Início: 13 de junho de 2016 Valor do curso: R$1080,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar e aplicar de forma simples

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing e Design Digital

Pós-Graduação em Marketing e Design Digital Pós-Graduação em Marketing e Design Digital Início em 30 de abril de 2016 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 18.130,00 À vista com desconto: R$ 16.679,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Pós-Graduação em JORNALISMO

Pós-Graduação em JORNALISMO Pós-Graduação em JORNALISMO COM ÊNFASE EM GESTÃO E NOVAS MÍDIAS Ingresso Março 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Jornalismo com ênfase em Gestão e Novas Mídias Formar profissionais

Leia mais

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS Coordenadora: Pedro Segreto 06/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais e pesquisadores das

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários TURNO: Noturno DISCIPLINA: Gestão Mercadológica de Vendas SEMESTRE: 3º semestre

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de TIC Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Pró diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

Marketing Esportivo Incentivado MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia. Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP.

Marketing Esportivo Incentivado MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Vila Olímpia. Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP. Marketing Esportivo Incentivado MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I Objetivos Apresentar os conceitos de marketing e sua aplicabilidade nos negócios com foco no ambiente de produção A quem se destina Profissionais, empreendedores e

Leia mais

Comunicação e Marketing Digital

Comunicação e Marketing Digital Comunicação e Marketing Digital MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Psicologia e Esporte MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Psicologia e Esporte MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Psicologia e Esporte MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

Criação e Aceleração de Startups

Criação e Aceleração de Startups Criação e Aceleração de Startups Objetivos O curso se propõe desenvolver práticas de estruturação e validação de negócios inovadores. O aluno terá a oportunidade de: Estruturar um novo negócio ou unidade

Leia mais

Belém PA, Maio 2012. Categoria: Pesquisa e Avaliação. Setor Educacional: Educação Universitária. Macro: Sistemas e Instituições de EAD

Belém PA, Maio 2012. Categoria: Pesquisa e Avaliação. Setor Educacional: Educação Universitária. Macro: Sistemas e Instituições de EAD 1 A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS E BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB Belém PA, Maio 2012 Categoria: Pesquisa e Avaliação

Leia mais

Empreendedorismo e Modelo de Negócios em Games MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP.

Empreendedorismo e Modelo de Negócios em Games MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Empreendedorismo e Modelo de Negócios em Games MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h

Leia mais

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O QUE É DESIGN APRESENTAÇÃO O design ocupa grande parte do cotidiano das pessoas e das empresas, representado por uma infinidade de produtos e serviços. Ele é o meio que as empresas utilizam para transformar

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos:

Leia mais

Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP

Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Mensuração de Resultados da Comunicação Empresarial On e Off-Line MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CONTEXTUALIZAÇÃO O Ministério da Saúde e diversos parceiros têm apresentado esforços para envolver toda a população

Leia mais

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às 12h45 relacionamentojt@espm.br

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais

MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais Pós-graduação lato sensu MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais 8ª turma Organização Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado,

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Trade Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Trade Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Trade Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda a sexta - 9h às 21h e sábado - 9h às 13h

Leia mais