Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 1/15 TOKEN -RING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 1/15 TOKEN -RING"

Transcrição

1 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 1/15 TOKEN -RING INTRODUÇÃO. A topologia em anel utiliza um método de controle de acesso baseado em fichas (token), este método apresenta as seguintes características: Unidirecionalidade de transmissão; Nós de comunicação ativos (repetidores); Canal de comunicação fechado ; Ligação ponto-a-ponto.

2 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 2/15 FUNCIONAMENTO BÁSICO. Uma vez inicializado a ficha, esta circula entre todos os nós de comunicação da rede, portando o direito de transmissão no meio compartilhado. Quando uma estação necessita transmitir uma mensagem, ela adquiri o controle do meio através da ficha que circula pela rede. De posse da ficha, a estação monta o frame que contém a mensagem e a seguir o frame é emitido na rede. Cada estação da rede funciona como um retransmissor de mensagem, isto é, recebe o frame e analisa o endereço de destino; se este endereço refere-se a estação que recebeu o frame, esta faz um cópia do frame, altera alguns campos do frame e solta o frame na rede. O frame circula na rede até atingir novamente o emissor. Após a chegada do frame, a estação libera a ficha para circular novamente na rede. TÉCNICAS DE CONTROLE. Do ponto de vista lógico, um mecanismo de controle de acesso baseado em fichas (token) como mostrado na figura acima, essencialmente envolve a definição de procedimentos quanto à: Geração da ficha (token); Inserção de mensagem no anel; Recepção da mensagem; Remoção da mensagem; GERAÇÃO DA FICHA (Token). Em uma rede em anel, uma ficha circula pela rede a fim de gerenciar o compartilhamento do meio de transmissão. Esta ficha é gerada pela primeira máquina que entra em atividade na rede, esta máquina passa a ser chamada de ACTIVE MONITOR, e outras estações que iniciam as atividades são chamadas de STANDBY MONITOR. A estação active monitor possui a função de gerenciar a utilização da ficha, ou seja, garantir que todas as estações utilizem o meio físico de maneira semelhante, garantindo desta forma o determinismo da rede, e gerenciar o funcionamento perfeito do Anel como será visto adiante. As estações standby monitor, possuem a função de retransmitir a mensagem para a próxima estação, garantindo que o frame circule pela rede, e também verificar se o active monitor está executando a suas atividades de maneira correta, caso este não o esteja fazendo, será substituído por um standby monitor em um processo chamado de monitor contention visto adiante.

3 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 3/15 INSERÇÃO DE MENSAGEM. Quando uma estação necessita transmitir uma informação, deve primeiro adquir o controle do meio físico, isto é feito quando a ficha chega até a estação, caso a ficha esteja livre, é retirado de circulação. Após adquirir o controle do meio, a estação monta o frame com as informações de endereço de destino e mensagem propriamente dito, e a seguir coloca o frame para circular novamente na rede. Resumidamente a estação executa os seguintes passos: Estação aguarda a passagem da ficha; Estação de posse da ficha; Estação transmite a mensagem; Fim de Transmissão; Estação restitui a ficha para circulação na rede. RESTITUIÇÃO DA FICHA Após a estação transmitir a informação, o frame irá circular pela rede e poderá atingir ou não a estação de destino. Caso a estação de destino seja alcançado, ela irá copiar a mensagem para posterior processamento e alterar alguns campos do frame e em seguida irá repassar o frame para a próxima estação. Desta forma o frame circulando pela rede irá retornar para a estação fonte que receberá o frame e liberará a ficha para circulação no anel. RECEPÇÃO DA MENSAGEM. A estação que recebe um frame irá verificar se o endereço do frame, corresponde ao endereço atual. Caso esta igualdade ocorra, a estação faz uma cópia do frame para posterior processamento, altera alguns campo do frame para indicar à estação fonte que o frame alcançou o seu destino e a seguir libera o frame para circular novamente pelo anel. Estas alterações que são feitas no frame permite que seja efetuado uma confirmação de recepção de mensagem para a estação fonte, sem a necessidade de emitir uma mensagem separada.

4 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 4/15 VELOCIDADES DE TRANSMISSÃO. As redes em anel podem ser configuradas em velocidades de 4 e 16 Mbps. FRAMES. A ficha que circula no anel para gerenciar o compartilhamento do meio físico, é representado no esquema abaixo. A estação verifica se a ficha está ocupada ou não, utilizando o bit representado pela letra T do campo Access Control. Depois que estação já possui o controle do meio, é necessário gerar um frame para transmitir a mensagem, como representado abaixo.

5 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 5/15 Uma estação quando reconhece um endereço de destino como sendo o seu, inicialmente altera os bits de reconhecimento representado pela letra A do campo Frame Status. O campo representado pela letra C é alterado para 1 caso o campo FCS esteja correto, senão permanece com o valor 0. O campo Information Field contém a mensagem a ser transmitido. Caso o frame retorne a estação fonte com os bits A com o valor 0, isto quer dizer que o destino não foi atingido por algum motivo (estação não está ativa), assim um erro é gerado para as camadas superiores e a seguir a ficha é liberada para circulação em modo livre. Pode ocorrer também que a estação fonte tenha qualquer problema eventual e que não estará ativa quando o frame retornar. Desta forma, o frame continuará a circular até atingir a estação active monitor que irá liberar a ficha para circulação em modo livre. TAMANHO DE FRAME O tamanho mínimo de frame corresponde ao tamanho da ficha quando está circulando em estado desocupado (livre) pela rede, que é de 3 bytes. O tamanho máximo corresponde a um frame circulando com a mensagem, este tamanho corresponde a bytes.

6 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 6/15 GERENCIAMENTO DO ANEL. Todo o gerenciamento do funcionamento do anel é feito pelas estações que são active monitor e standby monitor. RESPONSABILIDADE DO ACTIVE MONITOR. Fornecer clock para o anel. O Active Monitor é responsável por colocar no wire um sinal de clock master, que todas outras estações usam para sincronizar seus relógios internos de modo que todas as estações conheçam quando um tempo de bit inicia e termina. Iniciar o Ring Polling. O Active Monitor irá mandar um frame Active Monitor Present (AMP) a cada sete segundos. Monitoração do Ring Polling. Se o AM não recebe um frame AMP ou SMP de seu vizinho de cima mais próximo dentro de sete segundos após a do inicialização do Ring Polling, este reporta um Ring Poll Failure para o Monitor de Erro do anel. Assegurar a passagem do token. O AM procura por problemas na passagem do token com token circulante devido a um estação que levanta o bit de prioridade no anel e nunca mais baixa este, ou token perdido (especificamente, o AM deve enxergar um bom frame a cada 10 milisegundo). RESPONSABILIDADES DO STANDBY MONITOR. Monitorar a passagem do token no anel. Igualmente ao AM, Standby Monitor enxerga token que passam no anel, mas de uma forma branda. Um SM deve ver um frame de dados ou um token no minimo a cada 2.6 segundos. Se não, este inicia um processo de monitor contention que iremos abordar no próximo tópico. Monitorar o Ring Polling.

7 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 7/15 Se um SM não enxergar um frame AMP no mínimo a cada 15 segundos, este inicia o processo de monitor contention. Monitorar a frequência do anel. Se um SM detecta que o sinal de clock produzido pelo AM difere significantemente de seu clock interno, este inicia o processo de monitor contention.

8 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 8/15 RING POLLING (notificação do vizinho) Neste processo imaginaremos uma rede consistindo das estações A, B, C e D. Estação A é atualmente o Active Monitor e o fluxo de dados está em ordem alfabética das estações. A estação B sendo vizinho abaixo (downstream) da estação A, a estação C sendo vizinho abaixo de B, etc..., e finalmente a estação A sendo vizinho abaixo de da estação D (figura 1). figura 1

9 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 9/15 A finalidade do ring pooling é permitir que toda estação no anel conheça o endereço do seu vizinho de cima (informação altera quando uma nova estação entra ou sai do anel). Este também informa a eles que o anel está trabalhando apropriadamente e que o active monitor está presente. Os seguintes eventos ocorrem durante o Ring Polling: 1. A cada sete segundos expira um timer na estação A. A estação A manda um frame ACTIVE MONITOR PRESENTE (AMP) com endereço de broadcast. Neste estágio, os bits Adrress Recognized Indicator (ARI) e Frame Copied Indicator (FCI) são setado em 0 (figura 2). figura 2 **** A cada sete segundos o timer de ring polling do active monitor expira e manda um frame ACTIVE MONITOR FRAME. ***** 2. A estação B recebe o frame AMP, e os seguintes eventos ocorrem: Vendo os bits ARI/FCI setados em 0, a estação B seta os bits ARI/FCI em 1; A estação B registra o endereço físico contido no frame da estação emissora como seu Nearest Active Upstream Neighbor (NAUN). Este sabe que a estação emissora é seu NAUN, pois por definição, a primeira estação que enxerga qualquer frame SMP ou AMP com os bits ARI/FCI setado em 0, setará o bit ARI/FCI para 1. Como este recebeu um frame

10 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 10/15 AMP com os bits ARI/FCI setado em 0, a estação B sabe que é a primeira estação a receber o frame AMP e assim este é o vizinho abaixo da estação emissora; Se o NAUN da estação B foi alterado desde o último Ring Polling que ocorreu, este enfilera para transmitir um frame Report Stored Upstream Adapter (RSUA) que é endereçado ao configuration Server do Anel; A estação B enfilera para transmitir um frame SMP em 20 milisegundos. A razão dos atraso de 20 milisegundos é para permitir uma janela no processo de Ring Polling durante o qual o dados podem ser transmitidos no anel sem a interferir com frames de notificação vizinhos. A estação B regenera o frame AMP no anel. Outras estações no anel enxergarão os bits ARI/FCI setados em 1 e irão ignorar o frame, e será repetido até que o frame alcance o Active Monitor que irá retirar do anel; (figura 3) Figura 3 ***** A estação B reconhece a estação A como seu NAUN e então set o bits ARI/FCI e mana o frame AMP de volta ao anel. O pacote é repetido ao longo do anel até que a este atinge a estação que lhe deu origem, no caso estação A ****

11 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 11/15 3. Quando o time de 20 milisegundos da estação B expira, este manda o frame SMP (figura 4). A estação C recebe o frame SMP e o processo descrito no ítem 2 repete-se na estação C. (figura 5) figura 4 ***** 20 milisegundos após ter recebido um frame AMP vindo da estação A, a estação B manda um frame SMP com o bits ARI/FCI setado em 0.***** O fato que neste caso um frame SMP está sendo recebido ao invés de um frame AMP não faz direça.

12 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 12/15 figura 5 ***** A estação C reconhece a estação B como seu NAUN e então set os bits ARI/FCI e coloca o frame SMP de volta no anel. O pacote é repetido ao longo do anel até que este alcance a estação transmissora, a estação B ***** 4. A estação D recebe um frame SMP vinda da estação C. f(figura 6) figura 6

13 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 13/15 ***** 20 milisegundos após receber o frame SMP vindo da estação B, a estação C manda um frame SMP com os bits ARI/FCI setado em zero. A estação D reconhece a estação C como seu NAUN, seta os bits ARI/FCI e regenera o frame de volta ao anel. O pacote é repetido ao longo do anel até atingir a fonte transmissora, estação C *****. O processo descrito no ítem 2 acontece na estação D. A estação D manda um frame com os bits ARI/FCI setados em 0.(figura 7) figura 7 ***** 20 milisegundos depois de receber um frame SMP da estação C, a estação D manda um frame SMP com os bits FCI/ARI setados em zero. Quando a estação A que está atuando como Active Monitor enxerga este frame SMP, com os bits ARI/FCI setado em 0, este registra a estação D como seu vizinho acima. O Ring Polling foi finalizado *****. Quando a estação A que está atuando como Active Monitor recebe um frame SMP com os bits ARI/FCI setado em (de seu NAUN), este reconhece o fato que o processo Ring Polling foi completado. Se o Ring Polling não se completa dentro de 20 segundos o Active Monitor reporta um Ring Poll Erro ao Monitor de erro do Anel.

14 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 14/15 MONITOR CONTENTION. Monitor Contention é o processo de escolha do ACTIVE MONITOR. Standby Monitor inicia o processo de Monitor Contention quando detectam que um evento que sugere que o Active Monitor não está executando apropriadamente o seu trabalho.neste processo, a estação que atua como AM não participa do processo, pois, toda vez que é iniciado o processo de Monitor Contention, supõe-se um mal funcionamento do AM, este permanece down durante o processo e a seguir volta como um SM. Eventos que podem causar o Monitor Contention. Uma nova estação que se liga ao anel, mas não detecta a presença do AM; o AM não detecta frames no anel e seu timer de 7 segundos de Ring Polling expira; Um SM detecta a falta de um AM no anel ou não detecta nenhum frame no anel e passam-se 2.6 segundos sem o SM enxergar qualquer frame ou token, ou passam-se 15 segundos sem a estação exergar um frame AMP. O SM nunca irão iniciar o Ring Polling. DESCRIÇÃO DO PROCESSO MONITOR CONTENTION. Os seguintes eventos ocorrem no processo Monitor Contention: 1. Um ou mais estações um evento que causam o processo Monitor Contention. Quando a estação detecta um ou mais destes eventos listados acima, este entra em modo CLAIM TOKEN TRANSMIT. Enquanto neste modo, a estação manda um frame Clain Token contendo seu endereço MAC. 2. A estação diretamente abaixo a que entrou no modo CLAIM TOKEN TRANSMIT irá receber o frame Claim Token e imediatamente em um dos dois modos: Se a estação abaixo tem um endereço MAC maior que o endereço contido no frame Claim Token que está recebendo, este entrará em modo Claim Token Transmit e mandará o frame Claim Token com o seu endereço MAC; Se a estação abaixo tem endereço MAC menor que o endereço contido no frame Claim Token que está recebendo, este entrará em modo Claim Token Repeat e mandará o frame Claim Token com o endereço MAC que recebeu. 3. Eventualmente, toda estação no anel serão modo Clain Token Repeat, exceto as estações no anel que possuem endereço MAC maior que a estação que está em modo Claim Token Transmit. Estes frames Claim Token irão circular o anel integralmente. Quando a estação receber três frames Claim Token com

15 Fesp - Tópicos Avançados II - Token Ring 15/15 seu endereço MAC, este foi o vencedor do processo Monitor Contention, e vem a ser o Active Monitor do anel. 4. Quando uma estação é eleita como Active Monitor, este imediatamente executa a seguintes ações: Setar um bit interno de sua interface de rede (placa de rede), ativando as funções de Active Monitor; Executar o Ring purge; Iniciar o processo de Ring Polling; Transmitir um token livre. RING PURGING. O termo Ring Purge pode ser referido de duas formas: este pode se referir ao ato de um Active Monitor mandar um frame Ring Purge ao redor do anel, e este pode referir-se ao frame atual que esta sendo enviado pelo Active Monitor durante durante a operação de Ring Purge. O proposito de uma operação de Ring Purge é para reiniciar o estado do anel. Qualquer estação recebendo um frame ring purge imediatamente paraliza o que esta fazendo, reseta seu timer e entra em modo Bit Repeat. Quando um Active Monitor recebe seu próprio frame Ring purge de volta, este sabe que todas as estações no anel está agora em mod Bit Repeat, e está esperando por um token. Ring Purge são geralmente enviados depois de uma operação de recuperação, como Monitor Contention, que ocorreu e imediatamente antes da geração de um novo token pelo AM.

Ficha de trabalho Redes locais

Ficha de trabalho Redes locais Ficha de trabalho Redes locais 1.Arquitectura Ethernet, necessidade de um dispositivo concentrador, um switch para ligar os computadores. 2.Funciona como concentrador de tomadas, nao possui circuito electronico,

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais Fundamentos de Redes de Computadores Elementos de Redes Locais Contexto Implementação física de uma rede de computadores é feita com o auxílio de equipamentos de interconexão (repetidores, hubs, pontos

Leia mais

Redes de Computadores IEEE 802.3

Redes de Computadores IEEE 802.3 Redes de Computadores Ano 2002 Profª. Vívian Bastos Dias Aula 7 IEEE 802.3 Padrão Ethernet 10BASE5 É o padrão IEEE 802.3 original, taxa de transmissão de 10Mbps. Utiliza um tipo de cabo coaxial grosso

Leia mais

A topologia em estrela é caracterizada por um determinado número de nós, conectados em uma controladora especializada em comunicações.

A topologia em estrela é caracterizada por um determinado número de nós, conectados em uma controladora especializada em comunicações. Topologia em estrela A topologia em estrela é caracterizada por um determinado número de nós, conectados em uma controladora especializada em comunicações. Como esta estação tem a responsabilidade de controlar

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos.

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. TOPOLOGIAS Fundamentos de Redes Prof. Marcel Santos Silva Pacotes Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. Os dados são divididos em pequenos blocos

Leia mais

ECD1200 Equipamento de Consulta de Dados KIT DE DESENVOLVIMENTO

ECD1200 Equipamento de Consulta de Dados KIT DE DESENVOLVIMENTO Equipamento de Consulta de Dados KIT DE DESENVOLVIMENTO Versão do documento: 1.1 1. Introdução...3 2. Documentação...3 2.1. DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA... 3 2.2. DESCRIÇÃO FUNCIONAL... 4 2.2.1. INTERFACE...

Leia mais

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes Conceitos de Redes Locais A função básica de uma rede local (LAN) é permitir a distribuição da informação e a automatização das funções de negócio de uma organização. As principais aplicações que requerem

Leia mais

DarkStat para BrazilFW

DarkStat para BrazilFW DarkStat para BrazilFW ÍNDICE Índice Página 1 O que é o DarkStat Página 2 DarkStat e a inicialização do sistema Página 2 DarkStat e a finalização do sistema Página 2 Tela Principal do DarkStat Página 3

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

Rede de Computadores. Carlos Eduardo Pereira GCAR GCAR. IMP= Interface Message Processor. hosts. IMPs. Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores

Rede de Computadores. Carlos Eduardo Pereira GCAR GCAR. IMP= Interface Message Processor. hosts. IMPs. Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores Redes de Computadores Carlos Eduardo Pereira Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores Rede de Computadores hosts IMPs IMP= Interface Message Processor 1 DTE/DCE/DSE Tarefas a serem realizadas pelas

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Prof. Rafael Guimarães Redes de Alta Velocidade Tópico 4 - Aula 1 Tópico 4 - Aula 1 Rafael Guimarães 1 / 31 Sumário Sumário 1 Motivação 2 Objetivos

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Prof. Celso Rabelo Universidade Castelo Branco 1 Objetivo 2 Conceitos Tratamento de Colisão Histórico 3 Características Regras de Controle Tipos de Cabo e

Leia mais

Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br

Vitor Amadeu Souza. vitor@cerne-tec.com.br Introdução Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Veremos agora os passos para enviar uma string de caracteres pela USB. Porém antes veremos um tutorial referente a porta USB. Tutorial USB Sistema de

Leia mais

REDE EM BARRENTO UTILIZANDO O MÉTODO DE ACESSO CSMA-CD ETHERNET

REDE EM BARRENTO UTILIZANDO O MÉTODO DE ACESSO CSMA-CD ETHERNET REDE EM BARRENTO UTILIZANDO O MÉTODO DE ACESSO CSMA-CD ETHERNET HISTÓRICO 1973, XEROX INICIALIZOU O DESENVOLVIMENTO DE UM REDE LOCAL DE TOPOLOGIA DE BARRAMENTO NO XEROX PALO ALTO RESEARCH CENTER (PARC);

Leia mais

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto TIPOS DE REDE Tipos de Redes Locais (LAN - Local Area Network), Redes Metropolitanas (MAN - Metropolitan Area Network) e Redes Remotas (WAN - Wide Area Network). Redes que ocupam um pequeno espaço geográfico

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Redes de Computadores II INF-3A

Redes de Computadores II INF-3A Redes de Computadores II INF-3A 1 ROTEAMENTO 2 Papel do roteador em uma rede de computadores O Roteador é o responsável por encontrar um caminho entre a rede onde está o computador que enviou os dados

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

Subcamada MAC. O Controle de Acesso ao Meio

Subcamada MAC. O Controle de Acesso ao Meio Subcamada MAC O Controle de Acesso ao Meio Métodos de Acesso ao Meio As implementações mais correntes de redes locais utilizam um meio de transmissão que é compartilhado por todos os nós. Quando um nó

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

5 Entrada e Saída de Dados:

5 Entrada e Saída de Dados: 5 Entrada e Saída de Dados: 5.1 - Arquitetura de Entrada e Saída: O sistema de entrada e saída de dados é o responsável pela ligação do sistema computacional com o mundo externo. Através de dispositivos

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Manual Técnico Interface Modbus

Manual Técnico Interface Modbus Manual Técnico Interface Modbus RTA Interface Modbus 05/2007-1 - Histórico de Revisões Ver. Num. Data Responsável Observações 1.000 17/05/07 Marcos Romano Criação Inicial RTA Rede de Tecnologia Avançada

Leia mais

CCNA 1 Conceitos de Ethernet. Kraemer

CCNA 1 Conceitos de Ethernet. Kraemer CCNA 1 Conceitos de Ethernet Conceitos de Ethernet Introdução ao Ethernet Formato do quadro CSMA/CD Tipos de colisão Tipos de erro Autonegociação Introdução ao Ethernet É essencial ter um entendimento

Leia mais

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa 1ª Exercícios - REDES LAN/WAN INSTRUTOR: MODALIDADE: TÉCNICO APRENDIZAGEM DATA: Turma: VALOR (em pontos): NOTA: ALUNO (A): 1. Utilize 1 para assinalar os protocolos que são da CAMADA DE REDE e 2 para os

Leia mais

COMPONENTES BÁSICOS DE

COMPONENTES BÁSICOS DE COMPONENTES BÁSICOS DE REDES 2ºPARTE Prof. Me. Hélio Esperidião SWITCH O SWITCH opera de forma mais inteligente. Ele analisa os pacotes de dados que chegam a ele e descobre os endereços de origem e destino.

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP:

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP: Aula 4 Pilha de Protocolos TCP/IP: Comutação: por circuito / por pacotes Pilha de Protocolos TCP/IP; Endereçamento lógico; Encapsulamento; Camada Internet; Roteamento; Protocolo IP; Classes de endereços

Leia mais

Redes de Computadores I. Gabarito da Lista de Exercícios

Redes de Computadores I. Gabarito da Lista de Exercícios Redes de Computadores I Gabarito da Lista de Exercícios 1) Uma rede comutada por circuitos cobra R$ 0,50 por minuto de utilização, comporta até 1000 circuitos simultâneos com capacidade de 64 kbps (cada)

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Funções específicas de cada camada do modelo OSI da ISO.

Funções específicas de cada camada do modelo OSI da ISO. Funções específicas de cada camada do modelo OSI da ISO. 1ª Camada - Física - Grupo Rede Física Esta camada traduz os bits a enviar em sinais elétricos, de tensão ou corrente. Ela fornece os meios de hardware

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma "mini-tabela" de roteamento:

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma mini-tabela de roteamento: Tutorial de TCP/IP - Parte 6 - Tabelas de Roteamento Por Júlio Cesar Fabris Battisti Introdução Esta é a sexta parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

Wireless LAN (IEEE 802.11x)

Wireless LAN (IEEE 802.11x) Wireless LAN (IEEE 802.11x) WLAN: Wireless LAN Padrão proposto pela IEEE: IEEE 802.11x Define duas formas de organizar redes WLAN: Ad-hoc: Sem estrutura pré-definida. Cada computador é capaz de se comunicar

Leia mais

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações,

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais

Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos em Sistemas Distribuídos: Middleware de comunicação Aula II Prof. Rosemary Silveira F. Melo Comunicação em sistemas distribuídos é um ponto fundamental

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL Thiago de Almeida Correia São Paulo 2011 1. Visão Geral Em uma rede de computadores local, os hosts se enxergam através de dois endereços, sendo um deles o endereço Internet

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

ARP. Tabela ARP construída automaticamente. Contém endereço IP, endereço MAC e TTL

ARP. Tabela ARP construída automaticamente. Contém endereço IP, endereço MAC e TTL ARP Protocolo de resolução de endereços (Address Resolution Protocol) Descrito na RFC 826 Faz a tradução de endereços IP para endereços MAC da maioria das redes IEEE 802 Executado dentro da sub-rede Cada

Leia mais

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número

Leia mais

A Camada de Transporte

A Camada de Transporte A Camada de Transporte Romildo Martins Bezerra CEFET/BA s de Computadores II Funções da Camada de Transporte... 2 Controle de conexão... 2 Fragmentação... 2 Endereçamento... 2 Confiabilidade... 2 TCP (Transmission

Leia mais

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA 8 CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA A porta paralela, também conhecida por printer port ou Centronics e a porta serial (RS-232) são interfaces bastante comuns que, apesar de estarem praticamente

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10 1) Repetidor. Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações 1 Introdução Neste manual serão apresentados os procedimentos de instalação e configuração do sistema de detecção e prevenção de incêndio GALBA V251, além de dicas que certamente agilizarão os trabalhos

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 A Camada de Enlace Principal objetivo da camada: Comunicar dados entre dois equipamentos de rede conectados ao mesmo meio de transmissão

Leia mais

NETALARM GATEWAY Manual Usuário

NETALARM GATEWAY Manual Usuário NETALARM GATEWAY Manual Usuário 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos de Instalação... 3 3. Instalação... 3 4. Iniciando o programa... 5 4.1. Aba Serial... 5 4.2. Aba TCP... 6 4.3. Aba Protocolo...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Parte V Inicialização e auto-configuração (RARP, BOOTP e DHCP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares

Arquitetura TCP/IP. Parte V Inicialização e auto-configuração (RARP, BOOTP e DHCP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Arquitetura TCP/IP Parte V Inicialização e auto-configuração (RARP, BOOTP e DHCP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Tópicos Atribuição de endereço IP RARP (Reverse ARP) BOOTP (BOOTstrap Protocol) DHCP

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 12

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 12 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 12 Índice 1. Serviços Orientados à Conexão...3 1.1 O protocolo IP... 3 2. Serviços não Orientados à Conexão...4 2.1 Tecnologias de redes token ring... 4

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 30-05-2016

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 30-05-2016 Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Manual de Instalação. GPRS Universal

Manual de Instalação. GPRS Universal Manual de Instalação GPRS Universal INTRODUÇÃO O módulo GPRS Universal Pináculo é um conversor de comunicação que se conecta a qualquer painel de alarme monitorado que utilize o protocolo de comunicação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Multiprocessamento. Multiprocessadores com memória distribuída (multicomputador)

Multiprocessamento. Multiprocessadores com memória distribuída (multicomputador) Multiprocessamento Multiprocessadores com memória distribuída (multicomputador) Conjunto de processadores, cada qual com sua memória local Processadores se comunicam por troca de mensagens, via rede de

Leia mais

Treze razões pelas quais uma rede wireless é lenta

Treze razões pelas quais uma rede wireless é lenta Treze razões pelas quais uma rede wireless é lenta April 29, 2008 No meu último ano de graduação tenho estudado redes sem fio. Confesso que não gostava muito desse assunto mas, passando a conhecê-lo um

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

Montagem dos equipamentos; Teste da internet; Envio do áudio e vídeo pelo Stream de vídeo; Sistema do leilão;

Montagem dos equipamentos; Teste da internet; Envio do áudio e vídeo pelo Stream de vídeo; Sistema do leilão; Como funciona o leilão online O leilão é sempre realizado por um leiloeiro registrado nos órgãos próprios. O leilão é divulgado em vários tipos de mídia e devidamente anunciado no site Leilões Judiciais

Leia mais

Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira

Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira 5. Ethernet 5.1 Introdução 5.2 LLC (Logical Link Control) 5.3 MAC (Media Access Control) 5.4 Sistemas de Endereçamento 5.5 Quadros Ethernet 5.6 Codificação

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

MC714 - Sistemas Distribuídos. Leandro Villas

MC714 - Sistemas Distribuídos. Leandro Villas MC714 - Sistemas Distribuídos Aula de Hoje Aula Passada Relógios Lógicos Relógios de Lamport Relógios Vetoriais Aula de Hoje Exclusão Mútua Algoritmos de Eleição Exclusão mútua Questão fundamental em SDs

Leia mais

Backup dos Trabalhos e Configurações

Backup dos Trabalhos e Configurações Backup dos Trabalhos e Configurações Quando se deseja trocar o SOS Backup de máquina, trocar de versão, ou simplesmente se precaver de problemas como perda das configurações é necessário fazer o backup

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Princípios de Gerência de Redes Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Maio de 2011 1 / 13 Introdução Foi mostrado que uma rede de computadores consiste

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções 1 1. Especificação técnicas: Dimensões do módulo 4EA2SA v1.0: 100 mm x 56 mm Peso aproximado: xxx gramas (montada). Alimentação do circuito : 12 ou 24Vcc Tipo de comunicação: RS232 ou RS485 Tensão de referencia:

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 6: Switching Uma rede corporativa

Leia mais

FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO MÓDULO 0773 - REDE LOCAL INSTALAÇÃO

FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO MÓDULO 0773 - REDE LOCAL INSTALAÇÃO CURSO EFA 2012 / 2013 Formando: Data: / / ÁREA/Assunto: Formador / Mediador: Avaliação Formando Formador FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO MÓDULO 0773 - REDE LOCAL INSTALAÇÃO Standard IEE 802 Para que as

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelo cliente e servidor Slide 2 Nielsen C. Damasceno Modelos Cliente - Servidor A principal diferença entre um sistema centralizado e um sistema distribuído está na comunicação

Leia mais

Sumário. Topologias de rede. Topologias Físicas. Topologia Física: Barramento 10/07/2015. Introdução as Redes

Sumário. Topologias de rede. Topologias Físicas. Topologia Física: Barramento 10/07/2015. Introdução as Redes Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher Sumário Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Introdução as Redes Topologia física Topologias de rede

Leia mais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT 15.565 Integração de Sistemas de Informação: Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais 15.578 Sistemas de Informação Global:

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

Display de 7. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Display de 7. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Display de 7 Segmentos Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Introdução Introduç ão Rede Rede TCP/IP Roteame Rotea nto nto CIDR

Introdução Introduç ão Rede Rede TCP/IP Roteame Rotea nto nto CIDR Introdução as Redes TCP/IP Roteamento com CIDR LAN = Redes de Alcance Local Exemplo: Ethernet II não Comutada Barramento = Broadcast Físico Transmitindo ESCUTANDO ESCUTANDO A quadro B C B A. DADOS CRC

Leia mais