Manual de Instruções dos Cursos de Especialização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Instruções dos Cursos de Especialização"

Transcrição

1 Manual de Instruções dos Cursos de Especialização

2 I. INFORMAÇÕES GERAIS De acordo com os artigos 26 e 27 da Resolução CoCEx nº 7425, de 08 de novembro de 2017, Curso de Especialização é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas que visa a formar profissionais qualificados para atender à demanda em campo determinado de conhecimento. O Curso de Especialização terá, no mínimo, trezentas e sessenta horas, não computados o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, o tempo de atividades extraclasse e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso (carga horária mínima de quarenta horas). O curso oferecido a distância deverá estar de acordo com o Título II da Resolução CoCEx nº 7425, de 08 de novembro de O Curso de Especialização será ministrado para alunos graduados. Poderão ser admitidos alunos formados em cursos sequenciais, na modalidade de formação específica, que concedam diploma de graduação. O Curso de Especialização deverá ser organizado em forma de projeto, observando-se o artigo 5º da Resolução CoCEx nº 7425/2017, sob responsabilidade de um Coordenador e de um Vice-Coordenador, docentes da Universidade de São Paulo, em exercício, que deverão possuir experiência comprovada na área específica do curso e titulação mínima de doutor.

3 II. PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 1. Da Seleção, Admissão e Matrícula O acesso deve ser feito por meio de processo seletivo previamente definido pelos coordenadores do curso (análise de curriculum vitae; entrevista individual; prova oral; prova escrita; prova prática e outros), que avaliará a formação do aluno. Alunos estrangeiros que pleiteiam matrícula deverão ter seu diploma de graduação validado conforme procedimento determinado pela CCEx em adição às normas existentes do curso Matrícula: os candidatos aprovados no processo seletivo poderão fazer sua matrícula pessoalmente; por ; correio; ou procuração, e deverão apresentar, no ato da matrícula uma cópia autenticada (1) do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso. Demais documentos poderão ser exigidos pelos coordenadores de curso, dentre eles: 1. Cópia do registro junto ao Conselho de Classe específico; (2) 2. Cópia da cédula de identidade; (3) 3. Cópia de inscrição no cadastro de pessoa física (CPF); (3) 4. Documentação específica exigida no caso de alunos estrangeiros; (4) 5. Foto 3 x 4 recente; 6. Pagamento da Taxa específica, quando for o caso; 7. Contrato com Fundação conveniada: estabelecer termo de compromisso com o aluno, se for o caso. Observações: (1) alunos que efetuarem suas matrículas à distância terão até 90 (noventa) dias contados a partir da data de matrícula para apresentação dos documentos; (2) o certificado é válido apenas para matrícula, e o diploma deverá ser entregue até o final do curso; (3) cópia simples e documentos originais;

4 (4) candidatos estrangeiros poderão ser admitidos e mantidos nos cursos de especialização oferecidos pela USP quando apresentarem o documento de identidade válido com o visto temporário ou permanente (R.N.E. - Registro Nacional de Estrangeiro), desde que o término do curso escolhido se de dentro do prazo de validade de sua estada no Brasil. Exceto os alunos advindos de países do Mercosul ou outros países da América do Sul que podem entrar no Brasil utilizando documento de identificação do país de origem. 2. Trancamento de Matrícula, Abono de Faltas e Aproveitamento de Crédito: 2.1. Trancamento de matrícula: não existe trancamento dado o caráter dos cursos de especialização que não prevê, necessariamente, a existência de interações com os próximos projetos de cursos, tanto acadêmico como financeiro Abono de faltas: são motivos para abono de faltas: a. Doenças infectocontagiosas: De acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei nº 1044, de 21 de outubro de 1969), se o aluno contrair doença infectocontagiosa, devidamente comprovada, tem direito ao abono de faltas, devendo apresentar atestado médico até uma semana depois de diagnosticada a doença. O aluno não fica dispensado de prestar provas e exames ou de entregar os trabalhos solicitados. b. Licença Maternidade: Nesses casos, o início e o término do período de afastamento observará a Lei 6.202/75 que permite o afastamento, com assistência pelo regime de exercícios domiciliares, por três 3 (três) meses, a partir do 8º mês de gestação, em casos normais. O coordenador deverá dispor de meios para que a aluna tenha subsídios necessários para ser submetida às avaliações e tenha condições de concluir o curso, de acordo com a legislação vigente.

5 2.3. Aproveitamento de crédito: não é permitido o aproveitamento de créditos para nenhuma modalidade de cursos de extensão. 3. Emissão de Certificados e Atestados: A emissão de certificado deve atender os dispostos dos artigos 11 e 12 da Resolução CoCEx nº 7425, de 08 de novembro de 2017: Artigo 11 - Serão conferidos Certificados de conclusão, conforme modelo aprovado pela Universidade, obedecidos os critérios de frequência e avaliação estabelecidos na presente Resolução, nos termos da alínea "b" do item 5 do parágrafo único do Artigo 74 do Estatuto da Universidade de São Paulo. 1º - No Certificado constará o nome da Universidade de São Paulo e, no verso, poderá constar o nome da Instituição corresponsável, ou das Instituições corresponsáveis, observando o seguinte: 1 - Os Certificados serão assinados pelo Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária e pelo Diretor da Unidade Responsável. 2º - Serão expedidos Certificados pela Secretaria Geral, após solicitação da Comissão de Cultura e Extensão ou Órgão equivalente da Unidade. 4º - Compete à Comissão de Cultura e Extensão Universitária ou Órgão equivalente da Unidade Responsável a verificação e atualização das informações no Sistema USP de Cultura e Extensão - Apolo, antes de solicitar a emissão dos certificados. 5º - Poderão ser conferidos pela CCEx, ou Órgão equivalente da Unidade Responsável, atestados aos docentes e especialistas que tiverem participação nos cursos. Artigo 12 - Para fins de expedição dos Certificados, ao final do curso, o Coordenador deverá instruir o processo com a relação das frequências e, quando for o caso, das notas e conceitos. Os atestados e declarações poderão ser emitidos pelo coordenador dos cursos quando solicitado pelos alunos que concluíram disciplinas com aprovação.

6 4. Política de Isenção A política de isenção busca proporcionar o oferecimento de 10% (dez por cento) de vagas gratuitas para a comunidade USP ou à sociedade em geral em cursos pagos. Dessa forma, na proposta o proponente deve especificar a política dessa isenção, com a possibilidade de indicação do público alvo, cujos critérios devem estar claramente apresentados no ato da inscrição. O não atendimento à política de isenção será avaliado em caráter excepcional, levando-se em conta a apresentação de justificativa circunstanciada. 5. Relatório Acadêmico O relatório acadêmico deve fornecer uma descrição da atividade desenvolvida e permitir que o coordenador apresente uma avaliação sobre o curso realizado, de forma que melhorias possam ser implementadas em edições seguintes. Uma análise mais aprofundada pode ser realizada verificando-se o número de participantes concluintes, reprovados e desistentes, como também o desempenho dos ingressantes isentos. Somam-se a isso a avaliação geral do curso por parte do coordenador e as opiniões dos alunos sobre o curso. 6. Justificativa de Especialista Externo Entende-se a necessidade de especialista externo quando a sua participação, possa trazer melhoria para a qualidade do curso. 7. Questionário de Avaliação Deve-se estimular o preenchimento do questionário de avaliação ao final de cada disciplina como forma de permitir uma auto-avaliação do curso e do docente.

7 III. PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS 1. Monografia Entende-se como monografia o estudo minucioso em que o aluno se propõe a explorar profundamente determinado tema ou um estudo de caso. A monografia será individual, redigida em português, inglês ou espanhol, e com defesa presencial para uma banca estabelecida pela coordenação do curso. A monografia deverá apresentar integração de informações e conhecimentos, da teoria com a prática, sendo que o aluno deverá realizar observações utilizando recursos técnico-metodológicos para embasar a compreensão dos fenômenos investigados. A carga horária exigida para a elaboração da monografia deverá ser, no mínimo, de 40 horas, não incluídas na carga horária ministrada do curso. Quando a proposta da carga horária para essa atividade for acima de 100 horas, é necessário o coordenador justificar essa necessidade. Para aprovação da monografia é necessária nota mínima 7,0, por todos os membros de uma banca composta por, no mínimo, dois avaliadores com titulação mínima de mestre, sendo, pelo menos um deles docente da Universidade de São Paulo. Caberá à Coordenação do Curso avaliar: (a) temas de monografia ou trabalho de conclusão de curso em consonância com as linhas do projeto do curso; (b) normas técnicas de apresentação; (c) número de cópias; (d) formato do trabalho (impresso ou digital); e (e) critérios de avaliação. O prazo limite para a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso não deverá ultrapassar 3 (três) meses após o encerramento das disciplinas. O coordenador deve ficar com uma versão digital da monografia ou trabalho de conclusão do curso e os trabalhos indicados devem ser catalogados pela Biblioteca da Unidade, conforme a Resolução CoCEx-CoG Nº 7497, de 09 de abril de 2018.

8 Caso haja desligamento do coordenador, tais arquivos devem ser disponibilizados ao Departamento ou Comissão de Cultura e Extensão Universitária, a critério da Unidade. 2. Critérios de Avaliação: De acordo com o artigo 10 da Resolução CoCEx nº 7425, de 08 de novembro de 2017, os critérios de aprovação serão definidos pelas Unidades ou Órgãos, obedecidas às seguintes diretrizes: Artigo 10 - Os critérios de aprovação serão definidos pelas Unidades ou Órgãos, obedecidas as seguintes diretrizes: a) ter frequência mínima igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades; b) obter nota igual ou superior a 7 (sete) em cada uma das disciplinas ou atividades, numa escala de 0 a 10 (zero a dez); c) apresentar monografia individual devendo obter nota igual ou superior a 7 (sete) numa escala de 0 a 10 (zero a dez), em avaliação realizada por banca examinadora composta por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores com titulação mínima de mestre, sendo, pelo menos um deles docente da Universidade de São Paulo; A critério do docente responsável pela disciplina e do coordenador, poderá constar no projeto do curso a possibilidade de o aluno reprovado realizar atividades de recuperação, devendo ser alcançada nota mínima de 7 (sete), sendo que tais atividades deverão ser concluídas dentro do prazo de vigência do curso. O aluno reprovado em disciplina ou que não entregar a monografia ou trabalho de conclusão dentro do período de vigência do curso está impedido de receber o certificado de conclusão, observados o requisito do curso de especialização.

9 IV. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS De acordo com a Portaria PRCEU nº 111, de 22 de setembro de 2014, delega competências às Comissões de Cultura e Extensão Universitária ou Órgãos equivalentes: I. substituição de coordenador ou de vice-coordenador; II. substituição de docentes ministrantes e monitores participantes; III. alteração do período de atuação do docente; IV. alteração do total de vagas e definição do número mínimo de participantes; V. cancelamento da atividade ou curso; VI. inclusão de parecer da CERT; VII. mudança de data de início, de término, definição de dias da semana e horários; VIII. prorrogação do período de realização por até 12 (doze) meses; IX. prorrogação do período de realização da atividade para os alunos de especialização, aperfeiçoamento e residência. V. DISPOSIÇÕES GERAIS Os casos omissos e as exceções serão analisados pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade e homologados pela Câmara de Cursos de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

Cursos de Extensão na USP

Cursos de Extensão na USP Cursos de Extensão na USP Objetivo: O presente documento tem como finalidade orientar e esclarecer dúvidas sobre a criação e gerenciamento de cursos de extensão na EEL/USP. Normas vigentes: Os cursos de

Leia mais

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E. - 18.09.2003) Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SECRETARIA GERAL 93 RESOLUÇÃO CoCEx Ni 4 2.sDE o 3 DE ' 1 1 DE 2017. Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 002/09

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 002/09 DELIBERAÇÃO Nº 002/09 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em História das Relações Internacionais O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 12/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenharia de Produção. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DA BAHIA REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO E MBA (MASTER BUSINESS ADMINISTRATION) Salvador DEZEMBRO

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação dos cursos

Leia mais

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Em conformidade com as Resoluções CoCEx nº 6276 de 21

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 027/09

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 027/09 DELIBERAÇÃO Nº 027/09 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Sociologia Urbana. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 18/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Biodireito. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo

Leia mais

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da FACULDADE REFIDIM são regidos pela Resolução n. º 01, de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 45/2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenheiro de Elétrica para a Indústria de Petróleo e Gás Natural. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 19/2019 Criação do Curso de Especialização em Metodologia da Pesquisa e do Ensino do Direito. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 20/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Gestão da Inovação. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 17/2018 Criação do Curso de Especialização em Fisiopatologia e Tratamento da Dor. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 27/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito Financeiro e Tributário. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 38/2015 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Língua Italiana-Tradução. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 37/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito e Advocacia Pública. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 43/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 17/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Enfermagem em Nefrologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 52/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 38/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CEPE

RESOLUÇÃO Nº CEPE RESOLUÇÃO Nº 18-16-CEPE ALTERA REGULAMENTO DOS CURSOS LATO SENSU DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 23-07-CEPE, COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS RESOLUÇOES Nº 58-12, 36-13 E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 25/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Organização do Trabalho Escolar: Políticas e Processos. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31/2019 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Direito Médico, que passa a denominar-se Curso de Especialização em Direito Médico e da Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu COP - UNIG 1 Sumário Título I Dos Cursos de Pós-Graduação e suas finalidades...3 Título II Dos Cursos de Pós-Graduação em Sentido Lato...3 Título

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 34/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Logística e Supply Chain. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 33/2013 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito e Economia da Regulação e da Concorrência. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 10/2018 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Logística e Supplay Chain que passa a denominar-se Curso de Especialização em Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 29/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Governança e Gestão da Tecnologia da Informação. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.013/2015 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 070/06 APROVA A REFORMULAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTOCOMPATIBILIDADE. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

A admissão é feita por processo seletivo com base:

A admissão é feita por processo seletivo com base: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.014/2016 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS Art. 1º - O presente Regimento normatiza o oferecimento, pela Universidade Federal de Viçosa, do curso de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 04 /2013 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Gestão Empresarial. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 25/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. APROVA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO. O Magnífico Reitor da Universidade Cidade de São Paulo, no

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Regimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP (Aprovado na 368ª sessão ordinária da Congregação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012 DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Gestão dos Processos Educativos na Escola Administração e Supervisão Escolar. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REGIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP I - DA FINALIDADE DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL Artigo 1º - A Residência Multiprofissional no âmbito da FMUSP visa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 42/2018 Reformulação do Curso de Especialização em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 44/2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 019/2017 (Retificado) PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos: Ênfase em aquisições e contratações no setor público. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 08/2015 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 35/2013 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Engenharia Econômica. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 055/2009

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 055/2009 DELIBERAÇÃO Nº 055/2009 Aprova a criação do Curso de Especialização em Ciências Criminais e Segurança Pública. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA OFERECIMENTO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA OFERECIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA APLICADA OFERECIMENTO 2015 2016 COORDENADORA: PROFª

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 025/08

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 025/08 DELIBERAÇÃO Nº. 025/08 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Endodontia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo

Leia mais

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012.

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná.

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná. RESOLUÇÃO Nº 006/2018 CEPE/UNESPAR Aprova Regulamento dos Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu da UNESPAR. Considerando a Resolução nº 01, de 08.06.2007, do Conselho Nacional de Educação - CNE, que estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 10/2017 Aprova a Reformulação do Curso de Especialização em Psicopedagogia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único, do

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 28 /2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito Marítimo. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Intervenção Profissional em Academia de Ginástica CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

I- Das Disposições Gerais

I- Das Disposições Gerais EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017 NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL A Reitora do Centro Universitário Metodista

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) Resolução UNESP nº 55 de 13 de junho de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola),

Leia mais

RESOLUÇÃO N 15/2016-CEPE. CONSIDERANDO o que estabelece a Resolução CEC Nº. 392/2004;

RESOLUÇÃO N 15/2016-CEPE. CONSIDERANDO o que estabelece a Resolução CEC Nº. 392/2004; RESOLUÇÃO N 15/2016-CEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu da Universidade Estadual Vale do Acaraú O PRESIDENTE do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CEPE da Universidade Estadual

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 044/2009

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 044/2009 DELIBERAÇÃO Nº 044/2009 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO- FACIAIS. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar as Normas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 023/2016 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente da Comissão

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Aprovado pelo Parecer

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização Perícia, Auditoria e Licenciamento Ambiental

Leia mais

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. *) **) ***) ****) RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº 010/2015 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização em Projeto

Leia mais

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO 4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA INSTITUO DE INFORMÁTICA (INF) Regulamento Específico do Curso de Especialização em Governança e Gestão

Leia mais

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 18/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenharia Energética Sistemas Térmicos. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º define como finalidade da UFSCar

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE RESOLUÇÃO Nº 21/02 Aprova Diretrizes e Regulamenta Cursos de Pós-Graduação lato sensu certificados pela Univille.

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 22/97 Autoriza a reestruturação do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU I. DOS OBJETIVOS Art. 1 o - Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) tem os seguintes

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 041/2018 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente da Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Estratégias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA CÂMPUS SAMAMBAIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA CÂMPUS SAMAMBAIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA CÂMPUS SAMAMBAIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Portaria n.º 07/2003 Pró-Reitoria Acadêmica Regulamento interno para elaboração de Monografia de final de Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida UVA O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade

Leia mais