Assessoria de Comunicação Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assessoria de Comunicação Social"

Transcrição

1 Assessoria de Comunicação Social RELATÓRIO DE VIAGEM 22 DE SETEMBRO DE 2010 No dia 22 de outubro de 2010 a Assessoria de Comunicação Social, representada pelo Coordenador, Prof. Dr. Geder Parzianello, Assistente em Administração, Camila Tomazoni Zachow, e bolsista, Luana Raddatz, realizou viagem à cidade de Porto Alegre para visitação a Assessorias de Comunicação de outras Universidades com o intuito de conhecer estruturas de funcionamento e fluxos de comunicação a fim de coletarmos ideias para a consolidação da Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA. A primeira Assessoria a ser visitada foi a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. SECOM UFRGS A Secretaria de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é estruturada por divisões. No cargo de secretário, encontra-se o professor Flávio Porcello, e vice-secretária a jornalista Édina Rocha. A Secretaria é dividida em cinco divisões, assim sendo: 1 Divisão de Fotografia, onde trabalham um servidor e um bolsista; 2 Assessoria de Imprensa, onde trabalham duas jornalistas, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, em função da carga horária diferenciada, e mais dois bolsistas. As atividades da Assessoria de Imprensa compreendem alimentação no site da Universidade, bem como divulgação externa e atendimento à imprensa. Para controle das atividades jornalísticas (também em função de as jornalistas não se encontrarem no mesmo turno na Instituição), a SECOM desenvolveu uma planilha (Anexo 1) bem eficaz para o dia-adia.

2 3 Publicações A divisão de publicações é responsável por dois veículos: - Agendão ( uma revista eletrônica sobre programação cultural. Nesta revista, trabalham, a vice-secretária, Édina, e mais dois bolsistas. - Jornal da Universidade. Jornal mensal, no formato stardart com 16 páginas. Este jornal tem uma estrutura própria. Conta com 3 servidores, sendo um editor, um revisor e um fotógrafo, e mais 4 bolsistas. O conteúdo do jornal impresso também é publicado na internet, através do link 4 Web design Nesta divisão são elaborados os materiais gráficos, como cartazes e materiais para atender a agenda do Gabinete e Pró-reitorias. Conta com um servidor concursado e um bolsista. 5 Cerimonial Esta última divisão ainda não está em funcionamento, pois não existem Relações Públicas na Secretaria de Comunicação, apenas no Gabinete. Está em fase de consolidação um modelo de cerimonial, o que se tem disponível são modelos que vão sendo adequados conforme o evento e seu público. A UFRGS não promove, nem se envolve com as formaturas de seus acadêmicos, apenas disponibiliza o protocolo que deve ser seguido. Ainda fazem parte da Secretaria de Comunicação, TV, Rádio e gráfica, mas com direções e funcionamento independentes. Nesses setores, os docentes desenvolvem atividades de ensino. Os vídeos institucionais são produzidos pela TV da Universidade. O espaço físico disponibilizado para a SECOM é de um andar inteiro no prédio da Reitoria. Cada divisão possui uma sala, onde realiza suas atividades. Existem várias mesas redondas e ilhas para os computadores, o que facilita a interação entre os indivíduos. Os equipamentos disponíveis para trabalho são adequados e atualizados. Uma das dificuldades relatadas pela vice-secretária, Édina Rocha, que nos recebeu, é a carência de servidores 1. Outro problema relevante é a inexistência de recursos próprios, dificultando a autonomia do setor neste sentido. Como é o caso de pequenos consertos, já que o campo da comunicação opera com equipamentos que podem danificar-se com mais frequência. 1 Existe edital aberto para a contratação de um Diretor de Programa, dois Jornalistas, um Programador Visual e um Relações Públicas.

3 Fluxo de informação: O Fluxo de informação, ou seja, solicitações de divulgações e atendimento a imprensa externa, funciona basicamente por . Uma ferramenta muito interessante que a SECOM tem disponível é a intranet. Através desta, a secretária executiva do gabinete disponibiliza a agenda do Reitor e a Relações Públicas, a base de dados das atividades. Estes arquivos são consultados diariamente pela manhã e servem como base para a agenda da Secretaria. Em geral, existe uma autonomia do setor em relação à busca de informações, principalmente no que concerne às pautas do Agendão e da Jornal da Universidade. O secretário de Comunicação Social, Prof. Flavio Porcello, fez uma fala muito interessante: a SECOM pretende investir no web, seguindo a tendência, mas fortalecer o papel. Para ele, pensar no leitor acima de tudo, é o mais importante, já que esse leitor que pega em mãos um jornal impresso ao encontrar disponível, pode não estar conectado a internet, ou não ter este hábito. Publicidade A publicidade que a Secretaria de Comunicação da UFRGS realiza é toda em função de cortesia. Muitas acontecem em função de o Nelson Sirotsky (RBS) ter sido aluno da Universidade. Mas pagamento pela publicidade não acontece e nem poderia, como nos relata a vice-secretária. Ao contrário do que acontece com setores como Informática e Administração, por exemplo, que, na estrutura da UFRGS, são autônomos para gerenciar seus recursos. Estes poderiam fazer anúncios. O único serviço pago é o de clipagens, disponível no site da Universidade ( Considerações Visitar a Secretaria de Comunicação da UFRGS foi especialmente proveitoso, pois pudemos traçar muitos aspectos em comum e também muito diferentes. Em relação ao tamanho, podemos dizer que é quase equivalente, pois a Unipampa está descentralizada em 10 cidades, mas a UFRGS tem um contingente de pessoal muito grande. Logicamente, eles possuem a facilidade de andar no máximo alguns quilômetros para atender as demandas internas mais distantes, enquanto nós somos separados por centenas deles. O fator que mais nos motivou foi constatar que, mesmo tendo a UFRGS 75 anos e a Unipampa apenas 4, caminhamos em um mesmo sentido. Principalmente no que concerne a

4 problemas. Assim como nós, a SECOM também enfrenta problemas com falta de orçamento próprio, ou mesmo autonomia de recursos, solicitações de divulgação que perdem sua prioridade frente a grande demanda existente. Dúvidas entre a divulgação ou não de certos acontecimentos, pois mesmo a UFRGS, com todo o seu tempo de existência, não tem nenhum documento que normatize a prática da Comunicação Social. A UFRGS, por toda a sua tradição conquistada em tanto tempo, é fonte para os meios de comunicação, no sentido de os veículos serem pautados, muitas vezes, pelas atividades da Universidade. Realidade que ainda não temos, frente ao nosso pouco tempo de vida. A segunda Assessoria a ser visitada foi a da Pontifícia Universidade Católica RS. Assessoria de Comunicação Social PUC O funcionamento da Assessoria de Comunicação da PUC é dividido em duas seções: Assessoria de Imprensa e Editorial. Fomos recebidos pela Coordenadora da ACS, Ana Baseggio, pela jornalista da Assessoria de Imprensa, Sandra Modena, e pela jornalista do Editorial, Magda Achutti. Assessoria de Imprensa Esta é a parte que cuida do atendimento a imprensa externa e da publicação de notícias no site. Conta com duas jornalistas e mais um terceiro para a realização das postagens. O fluxo comunicacional funciona basicamente por e passa por uma triagem do que deve ser apurado. O atendimento a imprensa externa funciona por solicitação através de telefone ou por parte dos veículos de comunicação. Existe uma demanda muito grande, como nos relata Sandra, há dias em que há 15 solicitações de atendimento, que versam em ouvir a palavra de um professor especialista em um assunto em pauta, entrevistas, informações sobre acontecimentos na Universidade, etc. Editorial Esta seção é responsável pelas publicações jornalísticas da Universidade. Possui três jornalistas e um estagiário. Há duas publicações periódicas. A revista PUC Informa e o PUC Notícias. A Revista PUC Informa tem 32 anos de existência e, atualmente, possui periodicidade bimensal. Contém muitas reportagens e também notícias menores. Com 48 páginas, tem tiragem de 45 mil exemplares. Cada aluno da Instituição recebe uma edição da revista em sua casa e, ainda, é enviada para uma mailling interna que inclui Universidades e demais Instituições, inclusive no exterior.

5 O PUC Notícias é um boletim impresso de periodicidade semanal e circula todas as quartas-feiras. Possui quatro páginas coloridas e traz notícias mais curtas sobre os acontecimentos da semana na Universidade. Funciona também como uma agenda, pois traz, na última página, um guia de eventos. É disponibilizado nos corredores e outros pontos dentro da Instituição. A parte de Editorial conta ainda com um Editor que faz publicações especiais. Catálogo de pesquisa publicação bianual enviado para outras Universidades e órgãos de fomento à pesquisa. Revista Reflexões anual Relatório Social bianual Além da estrutura da Assessoria de Comunicação Social, há um departamento exclusivo para a publicidade da Universidade, a Assessoria de Planejamento e Marketing. A Assessoria de Comunicação não tem recursos próprios, os recursos são conseguidos por demandas. Considerações: A realidade da Assessoria de Comunicação da PUC difere um pouco da nossa em virtude de pertencer a uma Universidade privada. O fluxo de comunicação também funciona através de , principalmente pelo endereço geral, onde todos têm acesso. As jornalísticas nos relatam que há uma seleção feita por critérios de notícias, sempre buscando responder o que o fato tem de relevante. A terceira Assessoria a ser visitada foi a da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. ASCOM UFCSPA A UFCSPA é uma Universidade menor que as outras visitadas. Possui oito cursos de graduação. A Assessoria ocupa uma sala e possui três funcionários e dois estagiários. Dos funcionários, apenas uma é jornalística (que também desempenha a função de Coordenadora), os outros são Programadores Visuais. Os estagiários são de Publicidade e Propaganda 2. 2 Existe edital publicado, com as inscrições já encerradas, para contratação de um Jornalista, um Programador Visual e um Relações Públicas.

6 Produções: A ASCOM elabora os cartazes, folders e materiais gráficos para eventos da Universidade, projetos de extensão, etc., para serem impressos em gráfica contratada. Materiais jornalísticos: - Newsletter com 4 páginas, de periodicidade mensal. É publicada no site e enviada para uma mailing interna (Edição de agosto: - Jornal Mural, tamanho A3, com periodicidade mensal. - Produção de notícias para o site. O fluxo de informação acontece por solicitações através de . Semanalmente a ASCOM entra em contato com os diretores e pró-reitores para saber se existem demandas. As notícias para o site são, em sua maioria, pautadas pelos professores, mas a newsletter tem um tratamento diferenciado. Para facilitar o relacionamento da ASCOM com os demais setores da Universidade, a Reitoria publicou uma ordem de serviço delimitando o que são as funções da Assessoria, bem como as atividades que não serão realizadas (Anexo II). Terceirizados: A ASCOM conta com alguns tipos de serviços terceirizados. Para a impressão de toda a produção gráfica, existe um contrato com uma gráfica, válido por 12 meses. O termo de referência deste contrato lista todos os materiais gráficos que a Universidade fará uso no ano de vigência. Ainda, apenas estipula quantidades mínimas que a Universidade deve se comprometer em cumprir, sem estipular máximo. Inclusive constam prazos para a gráfica entregar, conforme o material. Para serviços de fotografia, quando necessário, também há contrato com terceiros. Publicações institucionais como Catálogo de Pesquisa e apresentações institucionais também têm a produção terceirizada. Materiais como esse são solicitados pelo gabinete, sem passagem pela ASCOM. A Universidade conta com dois programas televisivos, um de 30 min e outro de 5 min. Veiculados pela UniTV, estes também são terceirizados. Considerações: O que mais me chamou a atenção no funcionamento da ASCOM UFCSPA é a atenção primordial à imagem. Existe apenas uma jornalista para atender a Universidade, no entanto dois programadores visuais e ainda dois estagiários em publicidade para atender demandas

7 visuais. A produção de folders e outros materiais gráficos é grande, mas para redigir textos noticiosos tem-se apenas uma pessoa. Foi muito importante termos acesso a ordem de serviço em que são definidas as funções da ASCOM e ao termo de referência para contratação da gráfica, pois podemos utilizar estes documentos como modelo para construirmos os nossos processos. Após a visitação às Assessorias, conhecemos a redação do Zero Hora. A visita ao jornal Zero Hora foi no intuito de conhecer a rotina jornalística de um jornal de grande circulação. Conhecemos a estrutura e o funcionamento, bem como as dependências. Ainda, fizemos contato com a editoria de ensino, através do repórter que nos conduziu. Considerações gerais Foi de grande valia a visitação às Assessorias de Comunicação. Conhecemos outras realidades de funcionamento que, em muitos momentos diferem da nossa, mas também se assemelham, ainda que as Universidades visitadas contam com uma tradição consolidada que a UNIPAMPA busca conquistar. Ainda estamos em um processo de construção e legitimação dos nossos próprios fluxos e estrutura e estas ideias irão contribuir para que pensemos a nossa ACS. Realmente saímos satisfeitos, pois pudemos constatar que estamos no caminho certo, logicamente com os recursos e condições peculiares da nossa realidade de implantação e localização, mas a caminho de uma equipe e produções fortes. O próximo passo é compartilhar as ideias e os materiais que adquirimos com todos da equipe. 27 de setembro de 2010 Camila Fernanda Tomazoni Zachow Assessoria de Comunicação Social Universidade Federal do Pampa

8 Anexo 1

9 Anexo II

10

11

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 35 - CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. Aprova o Regimento Interno da Diretoria

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

Às seções sindicais, secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN

Às seções sindicais, secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN Circular nº 309/16 Brasília (DF), 23 de setembro de 2016 Às seções sindicais, secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN Companheiros, Encaminhamos-lhes, em anexo, o Questionário Sobre a Comunicação

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV . Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV Apresentação A Carta de Serviços tem por objetivo apresentar os "serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos

Leia mais

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso da competência, divulga a abertura de inscrições para a seleção de candidatos

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Janeiro a Dezembro Rio de Janeiro, Dezembro de 2015 Números do Icict 2015 Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2 Assessoria de Comunicação do

Leia mais

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DETERMINA PADRÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO SIB Claudia Cunha Cristina Jorge Sabrina Vaz da Silva SiB COMUNICA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

Solicitações de divulgação no Broadcast

Solicitações de divulgação no Broadcast BROADCAST O broadcast é a ferramenta para envio de informes de caráter excepcional e/ou emergencial. É destinado à comunicação de assuntos de cunho informativo e administrativo, sem periodicidade fixa.

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REMUNERADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO /2

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REMUNERADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO /2 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REMUNERADO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO - 2018/2 A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de São

Leia mais

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO EDITAL Nº. 01 - PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS / DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA - SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Primeira 1/6 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Marcelo de Sousa Monteiro Michelle Borges C. Cunha HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES EDIÇÃO

Leia mais

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social 2017 Guia de Orientações Serviços Assessoria de Comunicação Social FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ SORRISO/MT GUIA DE ORIENTAÇÕES

Leia mais

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá Justificativa

Leia mais

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015)

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) 1 PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) REAJUSTE DOS SERVIÇOS PRESVISTO NO CONTRATO 41/2013, DE ACORDO COM O ACRESCIMO DE R$ 224.469,18, TOTALIZANDO NOVO VALOR DO CONTRATO DE R$ 4.412.326,99. Planilha

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA POLITEIA EDIÇÃO 2018 MANUAL DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO DA IMPRENSA Estar na imprensa significa realizar atividades relacionadas à Comunicação. Dentre essas tarefas, estão o jornalismo, maketing, audiovisual

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Conexão Ciência 1 Beatriz Fontana ASSUMPÇÃO 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO O boletim eletrônico Conexão Ciência é uma das

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR EDITAL N 02/2018 PARA SELEC A O DE BOLSISTAS O Projeto Agência Escola de Comunicação Pública e Difusão Científica e Cultural

Leia mais

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Junho 2017 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Junho de 2017 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2017 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

EDITAL N.º 99/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO

EDITAL N.º 99/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EDITAL N.º 99/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso de suas atribuições, divulga a abertura de inscrições para a seleção de

Leia mais

METODOLOGIA DE TRABALHO

METODOLOGIA DE TRABALHO PLANO INTERMEDIÁRIO Escopo ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 artigos por mês; 2 releases por mês; Notas de agendas. MARKETING JURÍDICO 1 Newsletter por mês; Até quatro Alerts por mês; Atualização do site com os

Leia mais

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Dezembro/2016 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Dezembro de 2016 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2016 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 032/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRA- ASCOM A Universidade Federal Rural da Amazônia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA INFORMATIVO CONJUNTO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO, DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA COORDENADORIA DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DE Nº 01 DE 30 DE JUNHO DE 2011 O Pró-Reitor de Administração, o

Leia mais

INFORMAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA O COOPERATIVISMO

INFORMAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA O COOPERATIVISMO INFORMAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA O COOPERATIVISMO INFORMAÇÃO E INSPIRAÇÃO PARA O COOPERATIVISMO MundoCoop é uma plataforma de comunicação que, desde 1999, incentiva e fomenta ações que engrandecem e incentivam

Leia mais

EDITAL N.º 221/2014 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO

EDITAL N.º 221/2014 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EDITAL N.º 221/2014 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da Reitoria, conforme Portaria Nº 1208, de 11 de setembro de 2014,

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2018 a ANEPAC comemora 22 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre os procedimentos para a solicitação de material gráfico e publicitário encaminhados para

Leia mais

MATERIAL DESTINADO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

MATERIAL DESTINADO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MATERIAL DESTINADO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO Peça digital para impressão de cartaz Dimensões - A3 (297 x 420 mm) Material - Papel Couché Gramatura - 250g Cores - 4x0 Laminado Peça com conteúdo expositivo

Leia mais

EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO

EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso da competência, divulga a abertura de inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013 Altera dispositivos da Resolução n. 662-CONSUN, de 31 de março de 2009, que aprovou

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

GESTÃO. Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor. Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora

GESTÃO. Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor. Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora CARTILHA ASCOM GESTÃO Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora Profª. Blície Jennifer Balisa Rocha Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão Prof. Mauro

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. Seleção de propostas de exposições de artes visuais para o Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre no ano de 2019 A

Leia mais

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCADÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade

ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade Ânia Chala Antônio Paim Falcetta Everton Cardoso Felipe Ewald Flávio Dutra Jacira

Leia mais

&

& VA REJO BRASIL creative branding - 2 0 1 9 & 2 0 2 0 - PORTAL REVISTA SERVIÇOS REVISTA VAREJO BRASIL. UMA FORMA MODERNA E RESPONSÁVEL DE ENXERGAR O VAREJO. O SÉCULO XX SE INICIOU SOB A HEGEMONIA DA INDÚSTRIA.

Leia mais

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP Michele da Costa Jornalista profissional com pós-graduação Campinas, SP Jornalista profissional, com experiências em reportagem, edição, assessoria de comunicação/ imprensa, produção de conteúdo e gestão

Leia mais

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MATO GROSSO

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MATO GROSSO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MATO GROSSO Filiado à Fenaj-Federação Nacional dos Jornalistas e à CUT - CNPJ:03.990.454/0001-45 Gestão Sindicato é pra lutar 2017/2018 Assessoria de imprensa Hora de trabalho

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL N 2/2017 ASCOM SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA (ASCOM) Com base na Lei 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) torna pública a presente Seleção

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/015/2012 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos

Leia mais

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes.

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. SOBRE NÓS O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. A publicação pertence ao Grupo Raiz que também edita os títulos impressos

Leia mais

Anuncie na Revista Parking Brasil. Revista Parking Brasil

Anuncie na Revista Parking Brasil. Revista Parking Brasil Mídia Kit 2017 Apresentação Abrapark Associação Brasileira de Estacionamentos representa as empresas do setor perante o governo, o mercado e demais entidades nacionais e internacionais. Fundada em 2005,

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

Temos as melhores razões para você investir nas várias plataformas de conteúdo da principal marca em gestão de pessoas do país!

Temos as melhores razões para você investir nas várias plataformas de conteúdo da principal marca em gestão de pessoas do país! Melhor - Gestão de Pessoas é a principal marca em conteúdo voltado para a área de gestão de pessoas e recursos humanos. Em sinergia, contamos com plataformas impressas, digitais e de relacionamento para

Leia mais

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) torna público aos estudantes dos cursos de

Leia mais

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP EDITAL N 014/18 Contratação de Serviços Especializados em Assessoria em Comunicação Projeto Nosso Paraitinga Diálogos Roda D Agua AKARUI FEHIDRO 2016 ps-361 - Contrato 032/2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 003/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM AGROENERGIA (PET AgroEnergia)

EDITAL INTERNO Nº 003/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM AGROENERGIA (PET AgroEnergia) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 003/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM AGROENERGIA (PET

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 Edital de Seleção de Bolsistas para o Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM para o período de março de 2017 a dezembro

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018 A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS

PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS tel: 21 3437-9391 utilitaonline.com.br facebook.com/utilitaonline instagram.com/utilitaonline PROPOSTA COMERCIAL REVISTA UTILITÀ DELIVERY DE MARCAS QUEM SOMOS Tudo começou em 1996, a região vivia um grande

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2017 a ANEPAC comemora 21 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N.º 001/2016

EDITAL DE SELEÇÃO N.º 001/2016 EDITAL DE SELEÇÃO N.º 001/2016 O Diretor da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais torna público que, no período de 01 a 22 de Fevereiro de 2016, estarão abertas as inscrições

Leia mais

Relatório de Gestão do Exercício 2011

Relatório de Gestão do Exercício 2011 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão do Exercício 2011 Cruz das Almas BA 2011 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

O Grupo Canal Energia

O Grupo Canal Energia Revista ABRAGE O Grupo CanalEnergia 1- Escopo do Projeto 2 - Estratégia 3 - Viabilidade 1- Escopo do Projeto Escopo do Projeto periodicidade e conteúdo Periodicidade: Foco principal: 3 edições / ano Quadrimestral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL EDITAL Nº. EDITAL No 01/2016 DEPTO DESENHO INDUSTRIAL/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS PARA O PROGRAMA DE EXTENSÃO: DESIGN, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS A Coordenadora do Programa de Extensão

Leia mais

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary

Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Seminário Distrital de Imagem Pública de Rotary Palestra de Marcelino Silva São Bernardo do Campo 21 de Outubro de 2017 Marcelo Carvalho Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública SEMINÁRIO DISTRITAL

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de Penedo 1 Segunda-feira Ano V Nº 574 Prefeitura Municipal de Penedo publica: Decreto N.º541/2017 - Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo

Leia mais

O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012.

O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012. Processo seletivo 2012 Instituto 5 Elementos O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012. Serão selecionados profissionais de

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

Plano de comunicação. Site do Babado

Plano de comunicação. Site do Babado Universidade Federal Fluminense Instituto de Artes e Comunicação Social Trabalho final de Assessoria de Imprensa Professora: Flávia Clemente Aluno(s): xxx Plano de comunicação Site do Babado Rio de Janeiro,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX Nº43 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. a partir de. 11/jan

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. a partir de. 11/jan UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 2016 a partir de 11/jan UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO EDIÇÃO 2016 A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário.

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. INSTITUCIONAL 2018 O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. Desde 2002, o DCI faz parte das empresas de comunicação do GRUPO

Leia mais

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE. Copyright Todos os direitos reservados

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE.  Copyright Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas de Construção Civil no Brasil. Com 15 anos de atuação na web, o PORTAL

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades Relatório de atividades do período de março de 2014 a dezembro de 2017 apresentado à Direção da Regional Catalão, em atendimento ao Estatuto e Regimento da Universidade Federal

Leia mais

1. ÁREAS DE ESTÁGIO, SETOR DE ATUAÇÃO E TOTAL DE VAGAS. Código da Vaga Nº de vagas Curso Local de atuação. A 02 Direito PF

1. ÁREAS DE ESTÁGIO, SETOR DE ATUAÇÃO E TOTAL DE VAGAS. Código da Vaga Nº de vagas Curso Local de atuação. A 02 Direito PF UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR AGÊNCIA DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EDITAL N. 01/2015-AGITTEC/PF SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS A Agência de Inovação

Leia mais

spjornal jornal carrão jornal jornal tatuapé formosa de vila de vila

spjornal jornal carrão jornal jornal tatuapé formosa de vila de vila spjornal jornal de vila jornal de vila carrão formosa 2018 jornal do tatuapé SOBRE NÓS O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes.

Leia mais

EDITAL Nº 02/CEAHJ UFPB

EDITAL Nº 02/CEAHJ UFPB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA GABINETE DA REITORA COMISSÃO EXECUTIVA DO ACERVO HERMANO JOSÉ EDITAL Nº 02/CEAHJ UFPB SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA COMISSÃO EXECUTIVA DO ACERVO HERMANO JOSÉ (CEAHJ) A presidente

Leia mais

Conexão Ciência 1. Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Conexão Ciência 1. Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR Conexão Ciência 1 Bruna Mayara KOMARCHESQUI 2 Flávia Lúcia Bazan BESPALHOK 3 Mario Benedito SALES 4 Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR RESUMO O boletim eletrônico Conexão Ciência é uma das

Leia mais

EDITAL-CEDECOM/UFMG Nº 002/ SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO

EDITAL-CEDECOM/UFMG Nº 002/ SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL-CEDECOM/UFMG Nº 002/2017 - SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO O diretor do CEDECOM Centro de Comunicação da UFMG, Jornalista Marcílio José Sabino Lana, no uso de suas atribuições legais conferidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 12/jan a 13/nov

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 12/jan a 13/nov UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 2015 12/jan a 13/nov UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO EDIÇÃO 2015 A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

SECOM SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CEFET-MG

SECOM SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CEFET-MG QUEM SOMOS: Redação e Cerimonial: Produção de conteúdo noticioso, gestão de mídias on-lines (site e redes sociais) e assessoramento de protocolo e cerimonial nos eventos oficiais; Setor de Comunicação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS)

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) I ÂMBITO E FINALIDADE 1. O Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

EDITAL PREX N 07/2018

EDITAL PREX N 07/2018 EDITAL PREX N 07/ A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, torna pública a abertura das inscrições para seleção de estagiários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL N 004/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRA A Universidade Federal

Leia mais

ANUNCIE! REVISTA PARKING BRASIL

ANUNCIE! REVISTA PARKING BRASIL MÍDIA KIT 2018 APRESENTAÇÃO Abrapark Associação Brasileira de Estacionamentos representa as empresas do setor perante o governo, o mercado e demais entidades nacionais e internacionais. Fundada em 2005,

Leia mais

DECRETO N.º541/2017.

DECRETO N.º541/2017. ESTADO DE ALAGOAS MUNICÍPIO DE PENEDO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º541/2017. Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo da SECOM, demais secretarias, instituições

Leia mais