O MERCADO DE CARBONO E A INDEFINIÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS RCEs REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O MERCADO DE CARBONO E A INDEFINIÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS RCEs REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÃO"

Transcrição

1 Artigo apresentado no III ENCONTRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS ENET promovido pelo Instituto de Direito Tributário de Londrina de 03 a 05 de setembro de O MERCADO DE CARBONO E A INDEFINIÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS RCEs REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÃO Bruno Lofhagen Cherubino Junior 1 Sumário: 01. INTRODUÇÃO. 02. A PREOCUPAÇÃO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO CONVENÇÃO- QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA PROTOCOLO DE QUIOTO, MECANISMO DE DESENVOLIMENTO LIMPO E O MERCADO DE CARBONO. 03. O TRIBUTO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL. 04. NATUREZA JURÍDICA DAS RCEs CESSÃO DE DIREITOS. 05.INCENTIVOS FISCAIS.06. CONCLUSÃO. 07. REFERÊNCIAS 01. INTRODUÇÃO Com a conscientização do ser humano de que o meio ambiente estava sendo degradado em razão de suas atividades econômicas, vários eventos de caráter global tiveram grande repercussão na esfera ambiental-econômica. Com a criação do Mercado de Carbono pelo Protocolo de Quioto, almejou-se, inicialmente, reduzir o nível das emissões de gases causadores do efeito estufa, possuindo como principal objetivo o controle do aquecimento desenfreado do planeta. Contudo, a criação de instrumentos econômicos para a proteção do meio ambiente não se deram por suficientes, pois, atualmente, no Brasil, inexiste previsão a respeito da regulamentação sobre a comercialização dos créditos de carbono que compõe objeto primordial do mercado criado. Inicialmente, o presente trabalho, de forma sucinta, fará uma introdução a respeito das mudanças climáticas, elencando os principais acontecimentos que refletiram a preocupação mundial frente às bruscas mudanças climáticas. Será abordada, de maneira ampla, a intervenção do Estado na ordem econômica, analisando-se o tributo como instrumento de controle ambiental. 1 Bacharelando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2 Contudo, a atenção voltar-se-á às RCEs Reduções Certificadas de Emissão as quais ainda não possuem diferenciação quanto ao tratamento tributário brasileiro, em razão de que inexiste legislação específica que defina a natureza jurídica destes ativos. Por fim, apresentando o Projeto de Lei n. 494/2007, de autoria do Deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), serão defendidos os incentivos fiscais no que tange às negociações das RCEs, estimulando, desta forma, os investimentos no mercado de carbono em âmbito nacional. 02. A PREOCUPAÇÃO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS A Revolução Industrial do século XVIII foi chave propulsora para o desenvolvimento da economia mundial. Através da exploração de matérias-primas antes pouco utilizadas, os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e o gás natural) foram de extrema importância para o crescimento da atividade industrial, impulsionando, desta forma, a expansão da economia. Com a exploração desequilibrada e a excessiva queima desses combustíveis, após longos debates de ordem mundial abrangendo as esferas: econômica, política, social, jurídica e ambiental, reconheceu-se a excessiva exploração desses bens naturais e o impacto sofrido pelo meio ambiente. Através da queima desses combustíveis, ocorreu o aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera (dióxido de carbono, dióxido nitroso, metano, hidrofluorcarbono, perfluorcarbonos e hexafluoreto de enxofre) 2, acelerando o processo do efeito estufa e, de maneira gradativa, contribuindo para o aumento da temperatura do planeta CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO Erro! Indicador não definido. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizado em 1972 na cidade de Estocolmo, traçou o caminho para o início da criação de um sistema normativo internacional que tivesse como principal objetivo a proteção do meio ambiente. Como resultado desta conferência, elaborou-se a Declaração de 2 MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. Ed. Malheiros. 15ª edição. São Paulo, 2007, p. 555.

3 Estocolmo, a qual marcou o começo da conscientização mundial sobre as questões de ordem ambiental e criou um programa específico para o meio ambiente, o PNUMA Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA No que tange a um dos objetos-tema deste trabalho, em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, (United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC), estabeleceu um regime jurídico de abrangência internacional com o intuito principal de intervir nas emissões antrópicas de gases causadores do efeito estufa, estabilizando, assim, sua concentração atmosférica. O artigo 2º da convenção elenca o assunto da seguinte forma: O objetivo final desta Convenção e de quaisquer instrumentos jurídicos com ela relacionados que adote a Conferência das Partes, é o de alcançar, em conformidade com as disposições pertinentes desta Convenção, a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera num nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático. Esse nível deverá ser alcançado num prazo suficiente que permita aos ecossistemas adaptarem-se naturalmente à mudança do clima, assegure que a produção de alimentos não seja ameaçada e propicie ao desenvolvimento econômico prosseguir de maneira sustentável. Visando dar continuidade à questão relativa às mudanças climáticas, a Convenção-Quadro instituiu, em seu artigo 7º, a Conferência das Partes (COP) e atribuiu a ela o grau de órgão supremo da Convenção. A COP seria composta por todos os países que ratificaram a Convenção-Quadro e deveriam se reunir todos os anos, com a finalidade de tomar decisões necessárias e efetivas à implementação da Convenção-Quadro.

4 2.3. PROTOCOLO DE QUIOTO, MECANISMO DE DESENVOLIMENTO LIMPO E O MERCADO DE CARBONO Em 1998, na cidade de Quioto, a COP3 (terceiro encontro da Conferência das Partes) adotou o Protocolo de Quioto, o qual estabeleceu a obrigação aos países do Anexo I de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e determinou, para isto, um lapso temporal que se estenderia de 2008 até 2012, objetivando tornar o índice das emissões 5% inferior ao nível das emissões de Todavia, o Protocolo não só obrigou os países do Anexo I a reduzirem as emissões, mas, também, desenvolveu mecanismos de incentivo econômico e criou instrumentos de flexibilização que viabilizassem economicamente os países signatários para que alcançassem as metas estipuladas. Tais instrumentos foram dispostos nos artigos 6º, 12º e 17º do Protocolo e, conforme ensina GABRIEL SISTER, são eles, respectivamente: a Implementação Conjunta, o Comércio Internacional de Emissões e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). 3 Neste contexto, o MDL ganhou grande importância aos países em desenvolvimento, possuindo como finalidade principal assistir às Partes não incluídas no Anexo I para que atinjam o desenvolvimento sustentável e contribuam para o objetivo final da Convenção. O Protocolo estipulou ainda que as partes não contidas no Anexo I beneficiar-se-ão de atividades de projetos que resultem em reduções certificadas de emissão e, que as Partes incluídas no Anexo I podem utilizar as reduções certificadas de emissões, resultantes de tais atividades de projetos, para contribuir com o cumprimento de parte de seus compromissos (...). 4 Desta forma, para que ocorra a implementação de projetos de MDL, as reduções deverão ser certificadas pelo organismo competente, para que, assim, possam vir a ser negociados com os países do Anexo I. Esse sistema de negociação de unidades certificadas de redução de emissões de gases do efeito estufa (RCEs) ficou conhecido como Mercado de Carbono, sendo que tal termo - conforme entendimento de GABRIEL SISTER - não é absolutamente adequado para referir-se às operações com RCEs realizadas no 3 SISTER, Gabriel. Mercado de Carbono e Protocolo de Quioto. Aspectos negociais e tributação. Ed. Elsevier. Rio de Janeiro, 2007, p BRASIL. Protocolo de Quioto. Artigo 12.

5 âmbito do Protocolo de Quioto. 5 Segundo o autor, tal explicação reside no fato de que o mercado criado a partir do MDL não é o único existente no mundo com o intuito de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. No Brasil, o Protocolo de Quioto foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo n. 144, de 20 de junho de 2002, ratificado pelo governo brasileiro em 23 de agosto de 2002 e promulgado pelo Presidente da República, por meio do Decreto n , de 12 de maio de Todavia, é importante salientar que o governo brasileiro, antes mesmo da ratificação do Protocolo de Quioto, havia elaborado instrumentos para viabilizar o MDL através da criação, em 1999, da Comissão Interministerial de Mudança Global de Clima (CIMGC). Desde que entrou em vigor, o Protocolo de Quioto fez crescer o interesse, tanto pela estruturação de projetos de MDL, como pela criação de um Mercado Brasileiro de Reduções de Emissões. Para garantir um efetivo sistema de negociação de RCEs, impossível se abster sobre a regulamentação e normatização para o desenvolvimento do mercado, devendo existir preocupação para que tal controle normativo não gere morosidade e burocracia demasiada. É nesta conjuntura que o Estado deve realizar a intervenção e atuar como agente normativo e regulador no domínio econômico, qual seja, no presente caso, regulando as negociações de RCEs. 03. O TRIBUTO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL Antes de entrarmos no aspecto da tributação específica ao crédito de carbono, mister se faz analisar o papel do tributo como instrumento de controle ambiental. Conforme anteriormente visto, as atividades econômicas acarretaram em degradação ao meio ambiente. Neste contexto o Estado surgiu como interventor, objetivando captar recursos e, através de políticas públicas, utilizou diversos instrumentos, dentre eles a tributação. Nestes termos, pode-se dizer que o tributo possui três funções básicas: a fiscal, a parafiscal e a extrafiscal. No que tange a função fiscal, segundo HUGO DE BRITO MACHADO, esta ocorre quando o objetivo é a arrecadação de recursos financeiros para o Estado. 6 5 SISTER, Gabriel. op. cit., p. 25.

6 Ou seja, a característica principal é a utilização do tributo como instrumento de arrecadação para o custeio das atividades do Estado. A função parafiscal do tributo objetiva arrecadar recursos para suprir as atividades do Estado, que, em princípio, não integrem suas funções essenciais, mas aquelas que se desenvolvem por intermédio de entidades específicas. Para ALFREDO AUGUSTO BECKER, a função parafiscal pode ser identificada como sinônimo de extrafiscalidade. 7 Em relação à função extrafiscal, esta ocorre quando seu objetivo principal é a interferência no domínio econômico, buscando um efeito diverso da simples arrecadação de recursos financeiros. 8 No entendimento de ROQUE ANTONIO CARRAZZA há extrafiscalidade quando o legislador, em nome do interesse coletivo, aumenta ou diminui as alíquotas e ou as bases de cálculo dos tributos, com o objetivo principal de induzir os contribuintes a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. 9 Assim, ao utilizar o tributo como forma de poder, o Estado faz uso deste instrumento buscando a intervenção, a regulação e/ou a fiscalização das atividades econômicas. No âmbito ambiental, buscou-se, através da intervenção indireta do Estado, uma tributação ambientalmente orientada, possuindo como finalidade a proteção do meio ambiente. Em relação ao mercado de carbono do Protocolo de Quioto, o Estado brasileiro ainda não mostrou visível preocupação na diferenciação ao tratamento tributário dos projetos de MDL e, muito menos, aos negócios jurídicos com RCEs. Contudo, em consideração ao art 170, inc. VI da Constituição Federal de 1988, o Estado deve tomar iniciativa e se manifestar quando à sua diferenciação NATUREZA JURÍDICA DAS RCEs Muitas são as discussões a respeito da natureza jurídica das RCEs. Contudo, até o presente momento, inexiste consenso entre os doutrinadores. A dificuldade 6 MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 27ª edição. Ed. Malheiros. São Paulo, 2006, p BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 3ª edição. Ed. Lejus. São Paulo, 1998, p MACHADO, Hugo de Brito. op.cit.., p CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 23ª edição. Ed. Malheiros. São Paulo, 2006, p. 108; nota de rodapé. 10 SISTER, Gabriel. op. cit., p. 67.

7 em definir a natureza jurídica do crédito de carbono, constitui-se em grande obstáculo ao mercado de carbono no Brasil. Diante da incerteza a respeito de tal definição, mister se faz esclarecer a indubitável relevância do tema, razão pela qual sua conceituação repercutirá na esfera tributária. De acordo com as bases de Direito Civil, pode-se classificar os "Créditos de Carbono" como bens incorpóreos, imateriais ou intangíveis, haja vista que não possuem existência física, mas são reconhecidos pelo ordenamento jurídico, sendo passíveis de negociação e conseqüentemente auferindo valor econômico. Destrinchando esta classificação, inicialmente, podem-se considerar como bens, pois, na visão de SILVIO DE SALVO VENOSA, estes propiciam utilidade ao homem e possuem valor pecuniário; e, são incorpóreos porque, segundo o autor, são entendidos como abstração do Direito, não possuindo existência material, mas sim, jurídica 11. Todavia, não contentes com esta definição jurídica de grande precisão quanto à natureza das RCEs, os estudiosos conferiram ainda a possibilidade das RCEs possuírem natureza de commodity, ou mesmo de título, ou valor mobiliário. No que tange à classificação das RCEs como commodities, indispensável analisar o significado do termo, que, em inglês, expressa de forma literal a palavra mercadoria. A doutrina define, quanto às commodities, que estas devem representar mercadorias individualizadas em seu gênero e espécie e que possam ser substituídas por outras da mesma natureza, pressupondo, necessariamente, a existência material de um bem que se sujeite ao consumo. Conclui-se, assim, que o objeto referido é fungível e deve ser classificado como bem corpóreo - o que vai de encontro com a natureza jurídica anteriormente exposta, inexistindo elementos essenciais para sua caracterização como tal. No que concerne à definição quanto à natureza jurídica das RCEs, em títulos mobiliários ou valores mobiliários, tais termos, embora com acepções semelhantes, possuem significados distintos. A expressão títulos mobiliários está atrelada ao conceito de títulos de crédito, o qual deve representar a existência material de um documento, devendo constar neste, de maneira detalhada, os direitos do detentor. Desta forma, os títulos 11 VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: parte geral, v.1, 6ª edição. Ed. Atlas. São Paulo, 2006, p. 305; cit, em SISTER, Gabriel. op. cit., p

8 mobiliários devem representar a obrigação de seu emissor em pagar determinada quantia em certo tempo e representar o direito do detentor do título de exigir a obrigação representada e pormenorizada no documento. Embora as RCEs possam assemelhar-se aos títulos mobiliários, estes devem necessariamente corresponder a uma obrigação de natureza pecuniária a ser cumprida pelo emissor. Todavia, o Conselho Executivo do MDL, responsável pela emissão das RCEs, não possui qualquer relação obrigacional pecuniária em relação ao sujeito que a originou, não sendo possível, assim, o enquadramento das RCEs como títulos mobiliários. 12 Em relação à natureza jurídica das RCEs quanto à acepção valores mobiliários, a Lei n /76, em seu art. 2º, elencou os instrumentos abrigados pelo conceito de valores mobiliários. Contudo, a partir da edição da Medida Provisória n /98, convertida posteriormente na Lei n /2001, alterou-se a legislação quanto à regência do mercado de capitais, passando a oferecer entendimento amplo sobre o conceito de valores mobiliários. Esta alteração foi incorporada ao texto da Lei n /76 por meio do art. 4º da Lei n /2001, o qual sistematizou os valores mobiliários, contudo, não esclareceu quanto à sua definição. No entendimento de GABRIEL SISTER, a inserção do item XI ao art. 2º da Lei n /76 pela Lei n /2001, trazendo a figura do contrato de investimento coletivo publicamente ofertado e que, para muitos, fez adotar o largo conceito de security do direito norte-americano, não foi suficiente para inserir as RCEs no conceito de valores mobiliários. Segundo o doutrinador, esta conclusão decorre de três pontos: (i) as RCEs não podem representar investimentos oferecidos ao público mediante aplicação feita em dinheiro, bens ou serviços, tendo em vista que importam em simples reconhecimento de que houve a redução de determinada quantidade de emissão de gases causadores do efeito estufa em decorrência de projeto de MDL; (ii) inexiste, no caso das RCEs, direito de participação, de parceria ou de remuneração gerado a partir da emissão do referido instrumento e; (iii) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reconheceu que somente poderão emitir títulos ou contratos de investimento coletivo para distribuição pública as sociedades constituídas sob forma de sociedade anônima. 12 SISTER, Gabriel. op. cit., p. 41.

9 Fato é que as RCEs são emitidas pelo Conselho Executivo do MDL, não ocorrendo tal situação na esfera do mercado de carbono, o que comprova que as RCEs são ativos que não se submetem ao conceito de valor mobiliário. 13 Em conseqüência da falta de consenso jurídico quanto à sua natureza jurídica e, diante de todo o exposto, conclui-se, de maneira simples, que as RCEs constituem-se em meros bens incorpóreos ou intangíveis, devendo os mesmos permanecerem com esta denominação até que se tome uma posição legal quanto ao tema CESSÃO DE DIREITOS No presente estudo tratamos a respeito da negociação das RCEs no mercado de carbono e, conforme já exposto, reconheceu-se sua natureza jurídica como a de bem incorpóreo, ou intangível, sendo de importante observância definir se a operação de comercialização dos chamados créditos de carbono pode ser juridicamente caracterizada como contrato de compra e venda. De acordo com os ensinamentos de SILVIO SALVO VENOSA "é necessário, obviamente, que a coisa objeto do contrato de compra e venda esteja no comércio, isto é, seja suscetível de alienação. A idéia leva originalmente em conta as coisas corpóreas; todavia, os bens incorpóreos também podem ser objeto do negócio, embora, para este, assuma a denominação de cessão. 14 Desta forma, tendo em vista as RCEs serem classificadas como bens imateriais, o termo operação de compra e venda não deve ser utilizado no presente caso, em razão de que se refere apenas aos bens materiais. Portanto, devem as RCEs se sujeitar à forma jurídica das cessões de bens intangíveis ou direitos. Recentemente, conforme artigo publicado pelo jornal Valor Online 15, uma empresa consultou a Receita Federal a respeito da tributação sobre os créditos de carbono. Apesar de ser um caso específico, valendo a consulta apenas para aquele determinado caso, o entendimento pode ser visto como referência. 13 SISTER, Gabriel. op. cit., p VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Contratos em Espécie, 7ª edição. Ed. Atlas. São Paulo, 2007, p BARROS, Bettina; BAETA, Zínia. Receita tributa créditos de carbono. Publicado pelo Jornal Valor Online em 10/04/2008.

10 Segundo o entendimento da Receita Federal, contida na Solução de Consulta nº. 59, respondida pela Delegacia Fiscal da 9ª Região, entendeu-se que a empresa não deveria pagar PIS e COFINS na comercialização do certificado, tendo em vista que o negócio jurídico consiste em cessão de direito para o exterior (exportação), razão pela qual os referidos tributos não são devidos nesta operação. Haja vista a definição ora analisada quanto à natureza jurídica das RCEs, enquadrando-se perfeitamente como bens incorpóreos e intangíveis, bem como quanto às negociações de RCEs, as quais podem ser classificadas como cessões de direitos, conforme reconhecido pela Receita Federal e; diante da inexistência de legislação específica que estabeleça tributação às negociações sobre créditos de carbono, o presente trabalho não tem o intuito de elencar quais tributos podem ou não incidir sobre a negociação das RCEs, conforme é abordado por GABRIEL SISTER e amparado por diversos outros doutrinadores, mas, ao contrário, tem como objetivo defender os incentivos fiscais no que tange às negociações do crédito de carbono. 05. INCENTIVOS FISCAIS Atualmente tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 494/ , de autoria do Deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), o qual dispõe sobre os incentivos fiscais a serem concedidos às pessoas físicas e jurídicas que invistam em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL que gerem Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) e autoriza a constituição de Fundos de Investimentos em MDL. De acordo com o Projeto de Lei, os incentivos fiscais devem ser concedidos no âmbito do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre o Lucro, da Contribuição ao Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Seguindo esta mesma linha, o projeto estipula que o lucro decorrente das alienações de RCEs pode ser excluído do lucro tributável pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e pela Contribuição Social sobre o Lucro (CSL) e, também, 16 O PL 494/2007 está apensado ao PL 493/2007, o qual Dispõe sobre a organização e regulação do mercado de Carbono na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro através da geração de Redução Certificada de Emissão - RCE em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL.

11 que as receitas decorrentes da alienação de RCEs ficam isentas da Contribuição para o Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Outro ponto importante abordado, diz respeito à autorização para a constituição dos chamados Fundos de Investimento em Projetos de MDL (FIMDL). Propõe-se que os rendimentos e ganhos de capital, auferidos pelos FIMDL, fiquem isentos do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, assim como do Imposto sobre a Renda na Fonte e na Declaração de Rendimentos. No que tange à determinação da base de cálculo sujeita à incidência do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, regulamenta-se a respeito da dedução do valor de aquisição de quotas de fundos de investimento em projetos de MDL. Em razão de o Brasil possuir um dos maiores potenciais geradores de RCEs, o vazio legal traduz-se em incertezas aos investidores, sendo que a tributação excessiva acabaria desacelerando o mercado de carbono no país. Deve-se levar em conta que outros países emergentes, ao conferirem isenções fiscais às negociações da RCEs, tornam-se grandes competidores neste mercado, desviando a atenção dos investidores em razão da maior viabilidade econômica. Ao contrário do que pensam aqueles a favor da tributação das RCEs, ao criar uma legislação pró-tributos no que concerne ao mercado de carbono, não se estaria aumentando a arrecadação do Estado, mas sim, tornaria mais oneroso o setor. 06. CONCLUSÃO Pode-se dizer, então, que o mercado de carbono criado através do Protocolo de Quioto ainda trilha seus primeiros passos, mas, certamente, encontra-se amparado por um grande potencial expansivo, principalmente no que diz respeito aos países em desenvolvimento como o Brasil. Nesta etapa inicial, que consiste em definir de forma sistêmica a legislação adequada para que o novo mercado tome seu rumo, devemos ser pioneiros no que tange à normatização da comercialização de RCEs, pois, como sabemos, a morosidade é fato empírico no âmbito jurídico, o que certamente prejudica o avanço nas negociações das RCEs. É preciso tornar o mercado de carbono brasileiro atrativo para os investidores estrangeiros, devendo-se ter como pilar dessa política a concessão de incentivos

12 fiscais para a captação de novas divisas e eventual desenvolvimento dos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Na esperança de que o Projeto de Lei n. 494/2007 seja aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, inovando de forma precursora a legislação nacional, a regulamentação sobre o mercado de carbono permanece incerta, adiando os investimentos deste mercado no Brasil o qual, segundo os especialistas 17, deverá receber 1/6 do valor total movimentado nas negociações mundiais até REFERÊNCIAS BARROS, Bettina; BAETA, Zínia. Receita tributa créditos de carbono. Jornal Valor Online pdf BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 3ª edição. Ed. Lejus. São Paulo, BRASIL. Protocolo de Quioto, CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 23ª edição. Ed. Malheiros. São Paulo, GOMES, Eduardo. Projeto de Lei n. 494/2007. Acesso em 22/07/ JULIANI, Denise; NUNES, Wallace. Tributação de créditos de carbono ainda sem definição. Jornal Gazeta Mercantil. Acesso em 22/07/2008. Acesso em 22/07/ MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 27ª edição. Ed. Malheiros. São Paulo, MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. Ed. Malheiros. 15ª edição. São Paulo, SISTER, Gabriel. Mercado de Carbono e Protocolo de Quioto. Aspectos negociais tributação. Ed. Elsevier. Rio de Janeiro, VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Contratos em Espécie, 7ª edição. Ed. Atlas. São Paulo, e 17 JULIANI, Denise; NUNES, Wallace. Tributação de créditos de carbono ainda sem definição. Publicado pelo jornal Gazeta Mercantil em 1º de agosto de 2006.

LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA A Medida Provisória (MP) nº 627/13, que promoveu diversas

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO 1 2 Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a

Leia mais

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO Alunos: Gleidiane Lacerda de Souza Raichelle Piol Professor: Aldimar Rossi RESUMO: O presente trabalho tem a finalidade de falar de Juros sobre capital próprio (JSCP) é uma

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA REFERENTE AO VALOR DA TERRA NUA PARA FINS DE RECOLHIMENTO DO ITR A Confederação Nacional de Municípios esclarece que, em razão das situações

Leia mais

ELABORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS AULA 01: CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS A PROJETOS TÓPICO 04: NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.14 NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO RTT IN RFB Nº 1.397/13 Data 24/09/2013

REGULAMENTAÇÃO DO RTT IN RFB Nº 1.397/13 Data 24/09/2013 M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S REGULAMENTAÇÃO DO RTT IN RFB Nº 1.397/13 Data 24/09/2013 Em 17 de setembro de 2013, a Secretaria da Receita Federal do Brasil ( RFB ) publicou a Instrução Normativa

Leia mais

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. MINUTA PROJETO DE LEI Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º. Esta Lei institui a Política

Leia mais

PLANO DIRETOR DO MERCADO DE CAPITAIS 2008 DETALHAMENTO - RELATÓRIO CODEMEC 01/2009

PLANO DIRETOR DO MERCADO DE CAPITAIS 2008 DETALHAMENTO - RELATÓRIO CODEMEC 01/2009 INCLUSÃO DE PROPOSTAS NO PDMC 20008 REUNIÃO DE 14/08/2009 COMITE EXECUTIVO DOPLANO DIRETOR De acordo com o procedimento adotado no PDMC 2008 1, as propostas abaixo, foram aprovadas pelo Comitê Executivo

Leia mais

A Propaganda de Medicamentos no Brasil

A Propaganda de Medicamentos no Brasil A Propaganda de Medicamentos no Brasil As principais propagandas de medicamentos no Brasil tiveram início ainda na década de 80 do século XIX. Desde então, o que se constatou foi um crescimento contínuo

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE Do Sr. Deputado Vanderlei Macris Institui o monitoramento do uso de trabalho forçado e de trabalho infantil em Estados estrangeiros. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica instituído

Leia mais

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D.

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Sales Estiveram reunidos nas duas últimas semanas em Paris,

Leia mais

ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO

ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO ACORDO DE PARIS: A RECEITA PARA UM BOM RESULTADO Le Bourget, 30 de novembro de 2015 Daqui a 11 dias, representantes de 195 países deverão adotar aqui o documento internacional mais importante do século:

Leia mais

PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 17, DE 15 DE FEVEREIRO DE 1989.

PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 17, DE 15 DE FEVEREIRO DE 1989. 1. INTRODUÇÃO EMENTA: Procedimentos a serem observados pelas companhias abertas e auditores independentes na elaboração e publicação das demonstrações financeiras, do relatório da administração e do parecer

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl! ICMS! ISS! RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS! SIMPLES Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela

Leia mais

IUS RESUMOS. Impostos Municipais - IPTU. Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso

IUS RESUMOS. Impostos Municipais - IPTU. Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso Impostos Municipais - IPTU Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso SUMÁRIO I. IMPOSTOS MUNICIPAIS - IPTU... 3 1. Do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU.... 3 1.1 Características

Leia mais

DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a

DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a aplicabilidade, de acordo com a forma de tributação

Leia mais

FIESP MUDANÇA DO CLIMA

FIESP MUDANÇA DO CLIMA MUDANÇA DO CLIMA Posicionamento FIESP Posicionamento FIESP para a COP16 A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), representante do maior parque industrial brasileiro, tem acompanhado atentamente

Leia mais

CRÉDITOS DE CARBONO: NATUREZA JURÍDICA NO BRASIL

CRÉDITOS DE CARBONO: NATUREZA JURÍDICA NO BRASIL 1 CRÉDITOS DE CARBONO: NATUREZA JURÍDICA NO BRASIL Lucas ARANTES- PEREIRA 1, Bruno Rangel CHAGAS 2 RESUMO O objetivo do presente trabalho foi de elaborar uma revisão bibliográfica acerca da natureza jurídica

Leia mais

Professor: Márcio Luiz

Professor: Márcio Luiz Capítulo 14 Meio Ambiente Global Geografia 1ª Série Conteúdo complementar O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de seis gases do efeito estufa em

Leia mais

BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade. Mai/ 2010 1

BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade. Mai/ 2010 1 BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade Mai/ 2010 1 FII s - Características Fundos de Investimento Imobiliário (FII s) Criados em 1993 A sua supervisão é assegurada pela CVM Constituídos

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Haissa Cury Simões. A Tributação no Mercado de Crédito de Carbono.

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Haissa Cury Simões. A Tributação no Mercado de Crédito de Carbono. Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Haissa Cury Simões A Tributação no Mercado de Crédito de Carbono Rio de Janeiro 2014 HAISSA CURY SIMÕES A Tributação no Mercado de Crédito de Carbono

Leia mais

LEI Nº 2.176, DE 17 DE JULHO DE 2005. (ATUALIZADA ATÉ A LEI Nº 2.666, DE 20 DE AGOSTO DE 2010)

LEI Nº 2.176, DE 17 DE JULHO DE 2005. (ATUALIZADA ATÉ A LEI Nº 2.666, DE 20 DE AGOSTO DE 2010) LEI Nº 2.176, DE 17 DE JULHO DE 2005. (ATUALIZADA ATÉ A LEI Nº 2.666, DE 20 DE AGOSTO DE 2010) Institui o Programa de Incentivo e Desenvolvimento Industrial de Morrinhos e estabelece normas gerais de incentivos

Leia mais

Intercâmbio Nova Sistemática de Contabilização

Intercâmbio Nova Sistemática de Contabilização Nova Sistemática de Contabilização Impactos financeiros, contábeis, operacionais e fiscais Lycia Braz Moreira (lycia@fblaw.com.br) Assessoria Jurídica Unimed Federação Rio Definição O que é Intercâmbio?

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO Fábio Tadeu Ramos Fernandes ftramos@almeidalaw.com.br Ana Cândida Piccino Sgavioli acsgavioli@almeidalaw.com.br I INTRODUÇÃO Desde a década de

Leia mais

Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013

Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013 Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013 Nota Técnica de Adequação Orçamentária e Financeira nº 06/2014 Assunto: Subsídios para análise da adequação

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 57 - Data 20 de fevereiro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Somente há possibilidade de pagamento

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A REFORMULAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E

Leia mais

O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto.

O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto. 1 INTRODUÇÃO O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto. Através de um levantamento na legislação que trata

Leia mais

Projetos de Extensão Universitária PROEX 2013/2014

Projetos de Extensão Universitária PROEX 2013/2014 Projetos de PROEX 2013/2014 Edital nº 002/2013-PROEX A PROEX torna público o presente Edital para credenciamento de Projetos de, por Docentes e Pesquisadores da UNESP, com a finalidade de apoiar de forma

Leia mais

Legislação brasileira sobre mudança do clima

Legislação brasileira sobre mudança do clima Legislação brasileira sobre mudança do clima ILIDIA DA ASCENÇÃO GARRIDO MARTINS JURAS Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 5564/2013

PROJETO DE LEI Nº 5564/2013 COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTE PROJETO DE LEI Nº 5564/2013 (Apensos: PL nº 7.389/2014 e PL nº 703/2015) Obriga a instalação de ar condicionado nos veículos de transporte coletivo e dá outras providências.

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz:

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz: Sumário dos resultados-chave do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Grupo de Trabalho III de Mitigação de Mudanças Climáticas Bangkok, Maio de 2007 Não é

Leia mais

INVESTIMENTO PRIVADO AGOSTO 2011

INVESTIMENTO PRIVADO AGOSTO 2011 AGOSTO 2011 O Papel da Iniciativa Privada tem sido crescente Reconhece-se que isso tem contribuído para que os transportes cumpram melhor os objectivos essenciais a que se destinam. Considera-se como objectivo

Leia mais

CP 013/14 Sistemas Subterrâneos. Questões para as distribuidoras

CP 013/14 Sistemas Subterrâneos. Questões para as distribuidoras CP 013/14 Sistemas Subterrâneos Questões para as distribuidoras 1) Observa-se a necessidade de planejamento/operacionalização de atividades entre diversos agentes (distribuidoras, concessionárias de outros

Leia mais

CONTABILIDADE COMERCIAL

CONTABILIDADE COMERCIAL CONTABILIDADE COMERCIAL Klebson Moura Rodrigues Prof. Tutor Externo: Diana Claudia Freire Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Ciências Contábeis (CTB 0043) Prática do Módulo IV 22/05/2012

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA RESUMIDA on line http://www.grupoempresarial.adm.br 8/5/2014 21:32 Página 1 de 12 PARTE 1 / ASPECTOS TEÓRICOS INICIAIS Conteúdo sinótico 1. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 Cria a Contribuição Social sobre Grandes Fortunas (CSGF), e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei cria a Contribuição Social sobre

Leia mais

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diploma Decreto-Lei n.º 62/2005 11/03 Estado: Vigente Legislação Resumo: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/48/CE, do Conselho, de 3 de Junho, relativa à tributação dos rendimentos

Leia mais

PARECER CSA/DF nº 33 de 23 de setembro de 2013.

PARECER CSA/DF nº 33 de 23 de setembro de 2013. PARECER CSA/DF nº 33 de 23 de setembro de 2013. EMENTA: IN RFB Nº 1394/2013, REGULAMENTAÇÃO DA FORMA DE CÁLCULO DA ISENÇÃO DO PROUNI, ARTIGO 8º DA LEI Nº 11.096/05, COM REDAÇÃO DADA PELO ARTIGO 26 DA LEI

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 1. Introdução

Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 1. Introdução A associada Silvana Regina Echer (02631), de Porto Alegre, é especialista na lei federal de incentivo ao esporte, que possibilita que empresas e indivíduos doem para projetos esportivos elaborados por

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN

IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho de Estudos

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Juros e multa da dívida ativa tributária e a sua inclusão na base de cálculo do repasse ao legislativo municipal Alberto Jatene I - Relatório Trata-se de questionamento acerca da

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 22 21 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 206 - Data 11 de julho de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF REFORMA A SOLUÇÃO DE

Leia mais

???? OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA

???? OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA Aula 1- Auditoria Professor : Marco Fernandes Dalponte www.dalmaf.com.br Marco.fernandes@dalmaf.com.br OBJETIVOS DESTA AULA Apresentar o plano da disciplina Conhecer os principais conceitos relativos à

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA Programa de Voluntariado da Classe Contábil Com o objetivo de incentivar o Contabilista a promover trabalhos sociais e, dessa forma, auxiliar

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS «área de reabilitação urbana» - cuja delimitação pelo município

Leia mais

Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima CIMGC

Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima CIMGC Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima CIMGC RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 2014 1 2 Sobre a CIMGC Em 09 de maio de 1992, na cidade de Nova York, a Organização das Nações Unidas aprovou o texto

Leia mais

Telecomunicações. Introdução

Telecomunicações. Introdução Telecomunicações Introdução O nosso trabalho irá versar sobre as taxas cobradas pela ICP-ANACOM autoridade independente para as comunicações electrónicas e seu enquadramento legal, tentando qualificá-las

Leia mais

Ciências Econômicas 28/10/2015. Marcado Financeiro e de Capitais (Aula-2015/10.30) Prof. Johnny 1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Ciências Econômicas 28/10/2015. Marcado Financeiro e de Capitais (Aula-2015/10.30) Prof. Johnny 1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Ciências Econômicas Análise Fundamentalista Professor : Johnny Luiz Grando Johnny@unochapeco.edu.br Pode-se conceituar a análise fundamentalista como o estudo

Leia mais

ACESSIBILIDADE NO BRASIL: UMA VISÃO HISTÓRICA

ACESSIBILIDADE NO BRASIL: UMA VISÃO HISTÓRICA ACESSIBILIDADE NO BRASIL: UMA VISÃO HISTÓRICA Gabriela R. V. Costa, Izabel M. M. de L. Maior e Niusarete M. de Lima CORDE - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência / Secretaria

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS O Município de Oliveira do Hospital entende como de interesse municipal as iniciativas empresariais que contribuem para o desenvolvimento e dinamização

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO PÚBLICO Atualizado em 16/10/2015 ORÇAMENTO PÚBLICO O orçamento anual da União é composto pelos orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento

Leia mais

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1 RESOLUÇÃO Nº 106 O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma da deliberação do Conselho Monetário Nacional, em sessão de 10.12.1968, e de acordo com o disposto nos arts. 59, da Lei nº 4.728, de 14 de julho de

Leia mais

AS MUDANÇAS NA LC 101/2000

AS MUDANÇAS NA LC 101/2000 IBAM INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS URBANOS ENSUR AS MUDANÇAS NA LC 101/2000 Heraldo da Costa Reis Prof. ENSUR/IBAM FACC/UFRJ heraldo@ibam.org.br - hcreis@terra.com.br

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 81 - Data 31 de março de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF BOLSA DE PESQUISA. TRIBUTAÇÃO.

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas A valorização do real e as negociações coletivas As negociações coletivas em empresas ou setores fortemente vinculados ao mercado

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 5.570, DE 2013 (Do Sr. Alexandre Leite)

PROJETO DE LEI N.º 5.570, DE 2013 (Do Sr. Alexandre Leite) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 5.570, DE 2013 (Do Sr. Alexandre Leite) Regulamenta a obrigatoriedade da Neutralização de carbono em eventos realizados as margens de represas, lagos, rios, córregos,

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.104, DE 2011 (Apensados os Projetos de Lei nº 2.962/2011, 3.303/2012, 4.907/2012, 1.929/2015 e 2.330/2015) Altera o 1º do art. 1º da Lei nº 11.520,

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 563, DE 03.04.2012 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA Data 11/04/2012

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 563, DE 03.04.2012 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA Data 11/04/2012 M E M O R A N D O A O S C L I E N T E S MEDIDA PROVISÓRIA Nº 563, DE 03.04.2012 ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA Data 11/04/2012 Foi publicada em 04.04.12, a Medida Provisória nº 563

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014

PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014 COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014 (Apenso: Projeto de Lei nº 108, de 2015) Cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e acrescenta dispositivos

Leia mais

A APLICAÇÃO DO REGIME DE CAIXA NA APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE AS VERBAS PAGAS A DESTEMPO, ACUMULADAMENTE, POR FORÇA DE DECISÃO JUDICIAL

A APLICAÇÃO DO REGIME DE CAIXA NA APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE AS VERBAS PAGAS A DESTEMPO, ACUMULADAMENTE, POR FORÇA DE DECISÃO JUDICIAL A APLICAÇÃO DO REGIME DE CAIXA NA APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE AS VERBAS PAGAS A DESTEMPO, ACUMULADAMENTE, POR FORÇA DE DECISÃO JUDICIAL Nelson Yoshiaki Kato 1 RESUMO: O presente artigo aborda a

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR

OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR 2651 X Salão de Iniciação Científica PUCRS OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR Colaborador: Vicente Maboni Guzinski Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Lima Marques Faculdade de

Leia mais

Análise da. Resolução CMN 4.275. que altera a Resolução CMN 3.792

Análise da. Resolução CMN 4.275. que altera a Resolução CMN 3.792 Análise da Resolução CMN 4.275 que altera a Resolução CMN 3.792 Novembro de 2013 1. Introdução O presente documento tem a proposta de apresentar um breve resumo das principais alterações decorrentes da

Leia mais

Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais

Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais 287 Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais EVOLUÇÃO DOS PROJETOS BRASILEIROS NO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2013 E 2014 Ana Cândida Ferreira Vieira

Leia mais

RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA

RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA DICAS PARA UTILIZAÇÃO DE RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA Oportunidades e Legislação Parceria ÍNDICE EDITORIAL Uma oportunidade de contribuir com a transformação social 1. O QUE É RENÚNCIA FISCAL 1.1

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL CONTABILIDADE GERAL Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br AULA Nº 1: Resolução da prova de Contabilidade Geral do TRF-2000 CONTABILIDADE GERAL CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA

Leia mais

ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E

ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E O ORDENAMENTO INTERNO Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: este artigo visa observar a relação existente entre os tratados internacionais sobre

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA ALTERAÇÃO DO VALOR DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO

ASPECTOS LEGAIS DA ALTERAÇÃO DO VALOR DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO INTRODUÇÃO Ref.: Instrução CVM n o 189, de 25 de junho de 1992, que estipula o tratamento contábil a ser dado à reserva de reavaliação, inclusive impostos e contribuições incidentes, em consonância com

Leia mais

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 11 Cosit Data 8 de maio de 2013 Origem

CÓPIA. Coordenação Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta Interna nº 11 Cosit Data 8 de maio de 2013 Origem Fl. 11 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 11 Data 8 de maio de 2013 Origem Coordenação Geral de Contencioso Administrativo e Judicial COCAJ Assunto: Imposto sobre a Renda

Leia mais

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989 Dispõe sobre alterações na legislação de custeio da Previdência Social e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros *

Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros * P6_TA(2006)0334 Impostos sobre os veículos automóveis ligeiros de passageiros * Resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre uma proposta de directiva do Conselho relativa à tributação aplicável aos

Leia mais

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1.

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1. ANEXO II A. Descrição geral da atividade de projeto A.1 Título da atividade de projeto: A.2. Descrição da atividade de projeto: (Inclua na descrição - o propósito da atividade de projeto - a opinião dos

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal TRIBUTÁRIO 06/03/2015 Devolução da Medida Provisória nº 669 de 2015 pela Presidência do Senado Federal Na última sexta-feira, foi publicada a Medida Provisória nº 669 de 26 de fevereiro de 2015 ( MP nº

Leia mais

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL: III ENCONTRO LATINO AMERICANO E CARIBENHO SOBRE MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL: Participação dos Estados Eugênio Cunha São Paulo 14 de março de 2008 SUMÁRIO PARTE I NÍVEL INSTITUCIONAL

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Daniel Vilela) Acrescenta o 3º ao art. 19 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias

Leia mais

CONCEITO DE RECEITA E A SUA PIS COFINS

CONCEITO DE RECEITA E A SUA PIS COFINS CONCEITO DE RECEITA E A SUA INFLUÊNCIA NA BASE DE CÁLCULO PIS COFINS Profa. Dra. Mary Elbe Queiroz www.queirozadv.com.br LEI FISCAL DIVÓRCIO CONTABILIDADE LEI 11.638/2007 Nova contabilidade IFRS LEI 11.941/2009

Leia mais

Projeto de Lei nº 5.564, de 2013

Projeto de Lei nº 5.564, de 2013 COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES Projeto de Lei nº 5.564, de 2013 (Apenso: PL nº 7.389/2014) Obriga a instalação de ar condicionado nos veículos de transporte coletivo e dá outras providências. Autor:

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional Cabe ao Estado estabelecer as políticas necessárias para melhorar o desenvolvimento económico

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES Banco ABC Brasil S.A. ( Companhia ), vem a público comunicar

Leia mais