Variabilidade espacial dos atributos químicos de um Latossolo em sistema de plantio direto consolidado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Variabilidade espacial dos atributos químicos de um Latossolo em sistema de plantio direto consolidado"

Transcrição

1 Variabilidade espacial dos atributos químicos de um Latossolo em sistema de plantio direto consolidado FALCÃO, F.V. & ESCOSTEGUY P.A.V. RESUMO Os atributos químicos do solo variam espacialmente em uma área homogênea (10 a 20 ha). Como essa variabilidade espacial pode não ser avaliada com eficiência na amostragem convencional do solo, a recomendação de adubação pode também ser pouco eficiente. Quando a amostragem do solo é realizada utilizando-se malhas ou grids de amostragem, as recomendações de adubações podem ser mais eficientes. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a variação da fertilidade química de um Latossolo Vermelho aluminoférrico, sob sistema plantio direto consolidado, em função da profundidade e da topografia. O solo foi amostrado nas camadas de 0 a 5 cm, 5 a 10 cm e 10 a 20 cm, utilizando um trado do tipo calador, em três situações de topografia: (1) topo da coxilha, (2) encosta e (3) baixada. A área amostrada abrangeu 145 ha a qual foi dividida em 74 grids de 2 ha. O delineamento experimental foi completamente casualizado, com 27 repetições no topo, 30 repetições na encosta e 18 repetições na baixada. Palavras-chave: Amostragem de solo, agricultura de precisão, geoestatística, adubação, plantio direto. INTRODUÇÃO O desconhecimento dos princípios de amostragem de solo e a ausência de informações sobre o histórico da área (adubação, calagem, seqüência de culturas, produtividade, etc.) dificultam a elaboração do plano de amostragem e do próprio procedimento de coleta das amostras. A utilização da análise de solo para a avaliação da fertilidade de áreas adequadamente manejadas com o sistema de plantio direto (SPD) consolidado pressupõe a adoção de procedimentos também adequados de amostragem do solo (Comissão..., 1995).

2 2 A maioria dos trabalhos de pesquisa sobre a amostragem de solo no SPD está relacionada com o estudo da variabilidade espacial dos atributos químicos e físicos do solo. Esses trabalhos têm comprovado que no SPD há uma maior variabilidade espacial (horizontal e vertical) desses atributos em relação ao sistema convencional, onde o solo é arado e gradeado (Anghinoni e Salet, 1998; Santos e Vasconcelos, 1987; Schlindwein e Anghinoni, 2002; Schlindwein et al., 1998). Como decorrência dessa variabilidade, esses trabalhos indicam a necessidade de um maior número, ou volume de solo para compor uma amostra composta, em solos manejados no SPD. Entretanto, nenhum autor faz referência às áreas onde o sistema plantio direto é estabelecido há muitos anos ou consolidados. Como é o caso da área em estudo, onde este sistema tem sido adotado desde De acordo com Coelho et al. (2002), os esquemas de amostragem podem ser divididos em duas categorias: ao acaso e sistematizada. A amostragem ao acaso refere-se ao método que tem sido recomendado para a agricultura convencional. A amostragem sistematizada é o sistema recomendado para a aplicação das tecnologias da Agricultura de Precisão. Este é o método mais adequado para estudar a variabilidade espacial das propriedades do solo de uma determinada área, pois a variabilidade em todas as direções é levada em consideração. O método mais comum para a amostragem sistemática de solos em uma área é o de sobrepor uma grade quadrada ou retangular em um mapa ou fotografia da área, identificar o local dirigir-se a este local e coletar amostras de solos em cada célula, independente da variação da topografia. Dentro de cada célula, a amostragem pode ser ao acaso, coletando-se várias subamostras, ou pontual, na qual as subamostras são coletadas em um raio de 3 a 6 m de um ponto central. Segundo Comissão... (1995), a amostragem de solo em lavouras com culturas anuais é feita na profundidade da camada arável (0-20 cm). No sistema de manejo de solos em plantio direto uma sistemática de amostragem diferenciada se faz necessária. Vários estudos e revisões recentes recomendam realizar a amostragem mais superficialmente 0-10 cm (Anghinoni e Salet, 1998). Uma avaliação mais completa do status dos nutrientes em áreas sob plantio direto pode ser obtida pela amostragem em outras profundidades, por exemplo, 10 a 20 cm.

3 3 MATERIAL E MÉTODOS Este trabalho foi realizado em uma propriedade agrícola, localizada no município de Sarandi, Rio Grande do Sul, Brasil. O solo é de textura argilosa pertencendo à unidade de mapeamento Erechim (EMBRAPA, 1999; Brasil, 1973). O relevo da área é ondulado formado por declives curtos. O experimento foi realizado em uma área cultivada com o sistema plantio direto, há 19 anos, e com a seguinte rotação de culturas: triticale (Triticum secale cereale), soja (Glycine max), canola (Brassica campetris), milho (Zea mays), trigo (Triticum aestivum) + triticale (Triticum secale cereale), soja (Glycine max), aveia branca (Avena sativa), soja (Glycine max), ervilha (Pisum sativum), soja (Glycine max). O delineamento experimental foi completamente casualizado. Os tratamentos foram combinados em esquema bifatorial (3x3) e consistiram em três profundidades de amostragem do solo (0-5cm; 5-10cm; 10-20cm) e em três diferentes relevos do terreno (topo da coxilha, encosta e baixada). O número de repetições foi variável com o tipo de topografia: topo (27 repetições), encosta (30 repetições) e baixada (18 repetições). As amostras de solo foram coletadas após 40 dias da colheita da cultura da soja. Para tanto, a área amostrada foi subdividida em grids de amostragem, com tamanho de 2 ha, perfazendo um total de 74 grids. Os grids foram estabelecidos automaticamente pelo Software CR Campeiro versão 5 (2004), após que fossem informadas as coordenadas UTM da área ao banco de dados desse programa (Figura 1). Dentro do grid o sistema gerou um ponto central, ou subamostra central, com suas respectivas coordenadas, as quais foram transferidas para o GPS MAP 60CS GARMIN. Em cada grid, foi coletada uma amostra composta de 20 subamostras mais a subamostra central. Nesse ponto central, uma estaca foi colocada e nela amarrada uma corda de 65 metros, marcada em 5 pontos distantes de 13 em 13 metros, onde foram coletadas as subamostras. A partir do centro seguiu-se na direção norte, sul, leste e oeste, amostrando-se o solo em pontos espaçados de 13 m.

4 4 Figura 1. Mapa da área com os grids de amostragem. As subamostras foram coletadas com trado calador e misturadas em balde limpo. As amostras de solo foram acondicionadas em sacos plásticos limpos e identificadas para serem enviadas ao laboratório. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Análises da Faculdade de Agronomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foram analisadas as seguintes variáveis: argila, ph, índice SMP, P disponível, K disponível, matéria orgânica, Al trocável, Ca trocável, Mg trocável, S disponível, Zn, Cu extraível, B disponível e Mn trocável. Ainda foram calculados, por esse laboratório, os valores da capacidade de troca de cátions (CTC) e da saturação de bases. Os métodos de análise química utilizados foram aqueles descritos em Tedesco et al. (1995).

5 5 Os resultados obtidos foram avaliados pela análise de variância, utilizando o programa SAS (1985). As médias calculadas para cada uma das variáveis determinadas na análise de solo foram avaliadas pelo teste de Tukey (5% de probabilidade). Essas médias foram calculadas para cada situação de profundidade e de topografia de amostragem de solo. RESULTADOS E DISCUSSÃO Não houve efeito da interação entre relevo e profundidade de amostragem sobre as variáveis estudadas. A profundidade, como fator isolado, influenciou todas as variáveis estudadas, com exceção do enxofre, boro e manganês. Já, o relevo, como fator isolado, influenciou os valores de ph em água e do índice SMP e os teores de matéria orgânica, fósforo, alumínio, cálcio, cobre, CTC e saturação de bases( Tabela 2). Efeito da profundidade de amostragem Os teores de matéria orgânica variaram de 39,9 g kg -1 (10 a 20 cm) a 47,9 g kg -1 (0 a 5 cm) (Figura 2). Como ilustrado na figura 2, os teores de matéria orgânica foram diferentes nas três profundidades estudadas de amostragem do solo. Isso era esperado, pois a matéria orgânica tende a se concentrar mais na superfície do solo quando este é manejado no sistema de plantio direto, como decorrência da manutenção dos resíduos culturais e da redução da erosão do solo (Sá, 1993). Tabela 1. Quadro da análise da variância. Fonte de Variação Profundidade Relevo Relevo X Profundidade Resíduo Grau de Liberdade Soma dos Quadrado22, , , , Quadrado Médio 11, , , , F Calculado 46,79 14,44 0,32 - Pr > F <,0001 <,0001 0, Ft(2;216;5%) Ft(2;216;1%)

6 6 5 4 M.O (%) a b c 0 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 11,26% Figura 2. Teor de matéria orgânica do solo (M.O) em função da profundidade de amostragem do solo. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância) A variação dos teores de matéria orgânica (M.O) entre a camada de 0 a 5 cm e as outras duas camadas amostradas não foram suficientes para alterar a interpretação do teor dessa variável Comissão...(2004), não alterando o nível da adubação nitrogenada da cultura de milho (Comissão ). Assim, considerando os teores de matéria orgânica nas camadas de 0 a 5 cm, 5 a 10 cm e 10 a 20 cm, respectivamente (47,9 g kg -1, 43,2 g kg -1 e 39,9 g kg -1 ), a quantidade de nitrogênio sugerida pela Comissão... (2004) é de 50 kg ha -1. O decréscimo dos teores de matéria orgânica obtidos com o aumento da profundidade de amostragem do solo foram acompanhados pelo decréscimo dos teores de fósforo (Figura 3), potássio (Figura 4), zinco (Figura 5), cálcio (Figura 6) e magnésio (Figura 7). Os teores de fósforo (P) no solo variaram de 12,47 mg dm -3 (10 a 20 cm) a 18,2 mg dm -3 (0 a 5 cm) (Figura 3), evidenciando diferenças nas três profundidades amostradas. De acordo com os teores de argila no solo, as camadas de 0 a 5 cm (48%) e 5

7 7 a 10 cm (52%) e 10 a 20 cm (55%) são classificadas como classe 2 (Comissão ). Assim, os solos pertencentes a essa classe contêm entre 9,1 a 18 mg dm -3 e apresentam teores altos de P. Desta forma, os teores de P nas camadas de 0 a 5 cm (18,2 mg dm -3 ), 5 a 10 cm (16 mg dm -3 ) e 10 a 20 cm (12,47 mg dm -3 ) são considerados altos e a recomendação de adubação de fósforo (kg ha -1 ), para a cultura do milho, é 45 kg de P 2 O 5 ha -1 (2 o cultivo, expectativa de rendimento de 4 t/ha). Enquanto que para a cultura da soja a recomendação é 30 kg de P 2 O 5 ha -1 (2 o cultivo, expectativa de rendimento de 2 t/ha). 20 P (mg/dm3) a b c 0 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 29,16 % Figura 3. Teor de fósforo do solo (P) em função da profundidade de amostragem do solo. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Os teores de potássio (K) no solo variaram de 247 mg dm 3 na camada de 10 a 20 cm a 352 mg dm -3 na camada de 0 a 5 cm (Figura 4), enquanto que na camada de 5 a 10 cm apresentou teor de P de 292 mg dm -3. De acordo com os critérios da Comissão...(2004), solos contendo valores de CTC entre 5,1 a 15 cmol c dm -3, com teores altos de K, acima de 180 mg K dm -3, apresentam teores muito alto desta variável. Conforme o sugerido por essa Comissão, a recomendação de adubação de K para a cultura do milho, nas três camadas é 30 kg de K 2 O ha -1 (2 o cultivo, expectativa de

8 rendimento de 4 t ha). Já, para a cultura da soja a recomendação é 45 kg de K 2 O ha -1 (2 o cultivo, expectativa de rendimento de 2 t/ha). 8 K (mg/dm3) a b c 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 13,85 % Figura 4. Teor de potássio do solo (K) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância) Como ilustrado nas figuras 3 e 4, houve um decréscimo dos teores de P e K do solo em função do aumento da profundidade de amostragem. Esse efeito pode estar relacionado com o decréscimo do teor de M.O também observado nas maiores profundidades de amostragem, mas provavelmente seja resultado da transferência de fertilidade de camadas inferiores para camadas superiores do solo, devido ao acumulo de grande quantidade de palha na superfície. Os valores de ph em água (Figura 5) variaram de 5,61 na camada de 10 a 20 cm a 5,78 na camada de 0 a 5 cm, enquanto que na camada de 5 a 10 cm o valor obtido foi de 5,71. Esse decréscimo se explica pela calagem em superfície feita no ano de 1998.

9 9 ph água a a b 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 4,4 % Figura 5. Valor do ph em água do solo em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância) Os valores do ph SMP (Figura 6), que decresceram com a profundidade de amostragem, variaram de 6,15 na camada de 0 a 5 cm, 6,04 na camada de 5 a 10 cm e 5,98 na camada de 10 a 20 cm. Os menores valores de ph obtidos nas camadas mais profundas estão relacionados com os maiores teores de argila (Figura 7) dessas camadas, pois sabe-se que a acidez potencial, medida pelo ph SMP, é maior quando aumenta o teor de argila do solo (Sá, 1993).

10 0 a 5 5 a a 20 P rof undi dade (cm) a 5 5 a a 20 Pr ofun dida de (cm ) ph SMP a b b 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 3,78 % Figura 6. Valor do ph SMP do solo em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância) Argila (%) c b a 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 8,9 % Figura 7. Teor de argila do solo em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância)

11 11 Os teores de zinco no solo estudado decresceram com a profundidade de amostragem. Esses teores variaram de 1,57 mg dm -3 na camada de 10 a 20 cm, 1,97 mg dm -3 na camada de 5 a 10 cm e 2,51 mg dm -3 na camada de 0 a 5 cm (Figura 8). Considerando os critérios da Comissão...(2004), que estabelecem teores de Zn maiores do que 0,5 mg dm -3 para que o nível desse nutriente seja considerado alto, os valores de Zn obtidos nas três profundidades de amostragem (Figura 8) são considerados altos. Zn (mg/dm3) a b c 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 37,37 % Figura 8. Teor de zinco do solo (Zn) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Os teores de cálcio (Figura 9), que decresceram com a profundidade amostrada, variaram de 4,81 cmol c dm -3 na camada de 10 a 20 cm, 5,2 cmol c dm -3 na camada de 5 a 10 cm e 5,82 cmol c dm -3 na camada de 0 a 5 cm. Segundo os critérios da Comissão...(2004), que consideram altos teores acima de 4 cmol c dm -3, os teores de Ca na três profundidades amostradas (Figura 9) são considerados altos.

12 12 Ca (cmolc/dm3) a b c 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 17,14 % Figura 9. Teor de cálcio do solo (Ca) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Os teores de magnésio (Figura 10) no solo estudado variaram de 2,71 cmol c dm -3 na camada de 10 a 20 cm, 2,91 cmol c dm -3 na camada de 5 a 10 cm e 3,19 cmol c dm -3 na camada de 0 a 5 cm, decrescendo com a profundidade de amostragem. Como mostram os resultados apresentados na figura 10, a concentração de Mg foi maior na camada de 0 a 5 cm, não havendo diferença entre as outras duas camadas amostradas (5 a 10 e 10 a 20 cm). Considerando os critérios da Comissão...(2004), os quais estabelecem os teores de Mg acima de 1,0 cmol c dm -3 para que os níveis desse nutriente seja considerado alto, os valores de Mg obtidos nas três profundidades de amostragem (Figura 10) são considerados altos.

13 13 Mg (cmolc/dm3) a a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 18,77 % b b Figura 10. Teor de magnésio do solo (Mg) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Da mesma forma que o observado com os teores de M.O, P e K (Figuras 2, 3 e 4), os teores de zinco, cálcio e magnésio no solo estudado decresceram com a profundidade de amostragem. Como discutido anteriormente, o decréscimo desses nutrientes com a profundidade de amostragem deve-se possivelmente ao menor teor de matéria orgânica (Figura 2) obtido nas camadas mais profundas, além dos menores valores de ph obtidos nessas camadas (Figura 5). Os maiores valores de cálcio e magnésio obtidos na camada de 0 a 5 cm devem estar relacionados a aplicação de calcário (2 t ha -1 ) em superfície a qual foi feita em 1998, além da transferência da fertilidade para as camadas superiores. Os valores da capacidade de troca de cátions (Figura 11) no solo estudado variaram de 12,78 cmol c dm -3 na camada de 10 a 20 cm a 13,65 cmol c dm -3 na camada de 0 a 5 cm, decrescendo com a profundidade de amostragem. Como mostram os resultados apresentados na figura 11, os valores da CTC obtidos na camada de 5 a 10 cm, não diferiram das outras duas camadas amostradas (0 a 5 e 10 a 20 cm). Considerando os valores obtidos na camada mais superficial e na camada mais profunda houve uma

14 14 variação de 0,87 cmol c dm -3 na CTC do solo. Por outro lado, a variação de M.O obtida entre essas camadas corresponde a 0,8 % ou a 0,46 % de carbono orgânico (assumindo que o teor de carbono na M.O do solo é de 58 %). Assim, houve um acréscimo de 0,87 cmol c dm -3 na CTC do solo para um acréscimo de 0,46 % de carbono, ou seja, de 4,6 g C Kg -1. Esse valor é inferior ao observado por Sá nos solos do Paraná (Escosteguy, 2004), que obteve um acréscimo de 0,32 cmol c dm -3 para cada grama de C Kg -1. CTC(cmolc/dm3) a ab b 0 a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 9,74 % Figura 11. Valor da capacidade de troca de cátions do solo (CTC) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Da mesma forma que o discutido em relação aos teores de P, K, Zn, Ca e Mg, os maiores valores de CTC obtidos na camada de 0 a 5 cm estão relacionados com os maiores teores de M.O obtido nessa camada (Figura 2). Possivelmente, essa variação não foi maior do que o observado, pois o teor de argila decresceu com o aumento da profundidade de amostragem (Figura 7). Como se sabe, além da M.O o teor de argila influencia positivamente a CTC do solo.

15 15 Os valores da saturação de bases (Figura 12) no solo estudado variaram de 63,67 % na camada de 10 a 20 cm a 72,21 % na camada de 0 a 5 cm, decrescendo com a profundidade de amostragem. Como mostram os resultados apresentados na figura 12, os valores da saturação de bases obtidos na camada de 5 a 10 cm, diferiram das outras duas camadas amostradas (0 a 5 e 10 a 20 cm). Os maiores valores de saturação de bases obtidos na camada de 0 a 5 cm deve-se aos maiores teores de K, Ca e Mg obtidos nessa camada (Figura 4, 9 e 10 respectivamente). Os valores da saturação de bases obtidos nas três camadas de amostragem do solo não indicam recomendação de calagem para esta área, conforme critério adotado por Comissão...(2004), o qual corresponde a 65 % de saturação de bases. V (%) a b a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 12.59% c Figura 12. Valor de saturação de bases do solo (V) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Já, os teores de cobre (Figura 13), que aumentaram com a profundidade de amostragem, variaram de 5,66 mg dm -3 na camada de 0 a 5 cm, 6,02 mg dm -3 na camada

16 16 de 5 a 10 cm e 6,72 mg dm -3 na camada de 10 a 20 cm. Segundo os critérios da Comissão...(2004), são considerados altos teores com valor acima de 0,4 mg dm -3. Dessa forma os teores amostrados nas três camadas são considerados altos. Cu (mg/dm3) Figura b a 5 5 a a 20 Profundidade (cm) CV = 32,70 % a b a Figura 13. Teor de cobre do solo (Cu) em função da profundidade de amostragem. (Letras minúsculas nas barras não diferem estatisticamente a 5% de significância). Efeitos do relevo Entre os atributos de solo influenciados pelo relevo da área estudada, os teores de M.O, P, Cu e CTC apresentaram valores expressivos de variação, enquanto que os valores de ph em água, ph SMP, V e os teores de Ca apresentaram variações inexpressivas do ponto de vista agronômico (Tabela 1).

17 17 Tabela 2. Relevo M.O % P mgdm -3 ph água ph SMP Ca cmol c dm -3 CTC V % Cu cmol c dm -3 mgdm -3 Baixada 4,17 b 11,99 c 5,67 b 6,09 b 5,06 b 12,67 b 67,98 a 8,92 a Encosta 4,28 b 14,54 b 5,78 a 6,12 a 5,61 a 13,32 a 70,47 a 6,14 b Topo 4,60 a 18,95 a 5,63 b 5,97 c 5,05 b 13,56 a 64,44 b 4,28 c Os teores de M.O do solo variaram de 4,17 % na baixada a 4,60 % no topo. Como mostram os resultados obtidos, os teores de M.O diferiram da encosta para o topo, enquanto que para a baixada e encosta não houve diferença significativa (Tabela 1). Os maiores teores de M.O observados no topo deve-se possivelmente a maior incorporação de materiais orgânicos, uma vez que os rendimentos e a produção de biomassa vegetal, obtidos nessa parte do relevo têm sido maiores do que o observado na encosta e na baixada. Além disso, a perda de solo por erosão nessa área é mínima devido a existência dos terraços do tipo base larga em nível (Terraço for Windows). Acompanhando os teores de M.O, os teores de P são maiores no topo. Esses teores de P variaram de 11,99 mg dm -3 na baixada a 18,95 mg dm -3 no topo. Enquanto que na encosta o valor observado foi de 14,54 mg dm -3, variando significativamente entre os três relevos. Embora tenha sido observadas diferenças do ponto de vista estatístico, esse valor de P não modifica a interpretação desse nutriente no solo, o qual é considerado alto nos três tipos de relevo analisados. Os valores da CTC observados variaram de 12,67 % na baixada a 13,56 % no topo. Isso justifica-se pelos maiores teores de M.O observados nas mesmas posições de relevo. Esses valores apesar de diferirem significativamente não se diferem do ponto de vista agronômico uma vez que são considerados médios (Comissão ). Já os teores de cobre no solo estudado variaram de 4,28 mg dm -3 no topo a 8,92 mg dm -3 na baixada, enquanto que o valor obtido na encosta foi de 6,14 mg dm -3. Isso é explicado pelo aumento da M.O na mesma camada, ao contrário do verificado no efeito da profundidade.

18 18

19 19 CONCLUSÃO Não houve interação entre relevo e profundidade de amostragem sobre as variáveis estudadas. A profundidade, como fator isolado, influenciou as seguintes variáveis estudadas: argila, ph, índice SMP, P, K, M.O, Ca, Mg, Zn, Cu, CTC e saturação de bases. Destas variáveis, apenas o cobre apresentou teores maiores na profundidade de 10 a 20 cm, ao contrário do obtido para as outras variáveis, cujos teores foram maiores na camada de solo mais superficial (0 a 5 cm). O aumento dos teores destas variáveis não foi suficiente para mudar a recomendação de adubação e calagem. O relevo, como fator isolado, influenciou os valores de ph em água e do índice SMP e os teores de matéria orgânica, fósforo, cálcio, cobre, CTC e saturação de bases. Os parâmetros de acidez, como ph em água, índice SMP, Ca e saturação de bases indicam que o solo situado na encosta apresenta melhor fertilidade quando comparado com o topo e a baixada. Entretanto, o topo apresentou teores mais elevados de P e M.O, enquanto que a CTC não diferiu significativamente entre o topo e a encosta. Apenas o cobre apresentou teores mais elevados na baixada.

20 20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANGHINONI, I.; SALET, R.L. Amostragem do solo e as recomendações de adubação e calagem no sistema plantio direto. In: NUERNBERG, N.J., ed. Conceitos e fundamentos do sistema de plantio direto. Lages, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p BRASIL. Ministério da Agricultura. Departamento de Pesquisa Agropecuária. Divisão de Pesquisa Pedológica. Levantamento de reconhecimento dos solos do estado do Rio Grande do Sul. Recife: DNPA, p (Boletim Técnico, 30). COELHO, A. M., et al. Amostragem de Solos: a base para a aplicação de corretivos e fertilizantes. Sete Lagoas, MG; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, p. (Comunicado Técnico, 42). COMISSÃO DE FERTILIDADE DO SOLO RS. Recomendação de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 4.ed. Passo Fundo; SBCS-Núcleo Regional Sul, p. COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO RS. Manual de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 4. ed. ampliada Porto Alegre; SBCS-Núcleo Regional Sul, no prelo, EMBRAPA Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro RJ). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: EMBRAPA. Produção de Informação: Rio de Janeiro: EMBRAPA Solos, p. SÁ, J.C de M. Manejo da fertilidade do solo no plantio direto. Castro: Fundação ABC p. SAS Institute. SAS User's guide; statistics. 5 ed. Cary, N.C., p. SANTOS, H.L., VASCONCELOS, C.A. Determinação do número de amostras de solo para análise química em diferentes condições de manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v.11, p , SCHLINDWEIN, J.A., ANGHINONI, I. Tamanho da subamostra e representatividade da fertilidade do solo no sistema plantio direto. Ciência Rural, v.32, p , SCHLINDWEIN, J.A.; SALET, R.L.; e ANGHINONI, I. Variabilidade dos índices de fertilidade do solo no sistema plantio direto e coleta de amostras representativas do solo. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 23.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 7.; SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 5.; REUNIÃO BRASILEIRA

21 21 DE BIOLOGIA DO SOLO, 2., Caxambú, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p.265. Sotware CR - CAMPEIRO, TEDESCO, M. J. et al. Análises de solo, plantas e outros materiais. 2.ed. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, p. (Boletim técnico, 5).

22 ANEXO 22

23 23 Figura 14. Classe de variação dos teores de matéria orgânica do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

24 24 Figura 15. Classe de variação dos teores de matéria orgânica do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

25 25 Figura 16. Classe de variação dos teores de cálcio do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

26 26 Figura 17. Classe de variação dos teores de cálcio do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

27 27 Figura 18. Classe de variação dos teores de cálcio do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

28 28 Figura 19. Classe de variação dos valores da capacidade de troca de cátions do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

29 29 Figura 20. Classe de variação dos valores da capacidade de troca de cátions do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

30 30 Figura 21. Classe de variação dos valores da capacidade de troca de cátions do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

31 31 Figura 22. Classe de variação dos teores de cobre do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

32 32 Figura 23. Classe de variação dos teores de cobre do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

33 33 Figura 24. Classe de variação dos teores de cobre do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

34 34 Figura 25. Classe de variação dos teores de potássio do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

35 35 Figura 26. Classe de variação dos teores de potássio do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

36 36 Figura 27. Classe de variação dos teores de potássio do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

37 37 Figura 28. Classe de variação dos teores de magnésio do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

38 38 Figura 29. Classe de variação dos teores de magnésio do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

39 39 Figura 30. Classe de variação dos teores de magnésio do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

40 40 Figura 31. Classe de variação dos teores de fósforo do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

41 41 Figura 32. Classe de variação dos teores de fósforo do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

42 42 Figura 33. Classe de variação dos teores de fósforo do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

43 43 Figura 34. Classe de variação dos valores de ph em água do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

44 44 Figura 35. Classe de variação dos valores de ph em água do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

45 45 Figura 36. Classe de variação dos valores de ph em água do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

46 46 Figura 37. Classe de variação dos valores de ph SMP do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

47 47 Figura 38. Classe de variação dos valores de ph SMP do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

48 48 Figura 39. Classe de variação dos valores de ph SMP do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

49 49 Figura 40. Classe de variação dos teores de argila do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

50 50 Figura 41. Classe de variação dos teores de argila do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

51 51 Figura 42. Classe de variação dos teores de argila do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

52 52 Figura 43. Classe de variação dos teores de zinco do solo, obtidos na camada de 0 a 5 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

53 53 Figura 44. Classe de variação dos teores de zinco do solo, obtidos na camada de 5 a 10 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

54 54 Figura 45. Classe de variação dos teores de zinco do solo, obtidos na camada de 10 a 20 cm, em mapa gerado no software Campeiro.

Estudante da UPF; 2 Prof. Da UPF. CAMPUS I - BR 285, km 171, Bairro São José, Caixa Postal 611. CEP Passo Fundo/RS

Estudante da UPF; 2 Prof. Da UPF. CAMPUS I - BR 285, km 171, Bairro São José, Caixa Postal 611. CEP Passo Fundo/RS VARIAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA, FÓSFORO, POTÁSSIO E ENXOFRE, EM FUNÇÃO DA PROFUNDIDADE DE AMOSTRAGEM E DO RELEVO, DE UM LATOSSOLO COM SISTEMA PLANTIO DIRETO CONSOLIDADO FALCÃO, F.V. 1 ; ESCOSTEGUY P.A.V.

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO: Amostragem, interpretação, recomendação de calagem e adubação.

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO: Amostragem, interpretação, recomendação de calagem e adubação. MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO: Amostragem, interpretação, recomendação de calagem e adubação. A produção agrícola depende de uma série de fatores bióticos e abióticos. Dentre os fatores mais importantes

Leia mais

a) Amostragem do solo; b) Seleção de métodos de análise; c) Interpretação dos resultados; d) Recomendação de adubação; e, e) Avaliação econômica.

a) Amostragem do solo; b) Seleção de métodos de análise; c) Interpretação dos resultados; d) Recomendação de adubação; e, e) Avaliação econômica. Para que a análise possa ser usada com segurança, vários requisitos devem ser observados, desde a coleta das amostras até a existência de pesquisa local, a campo, para quantificar a resposta das culturas

Leia mais

Comunicado Técnico 42

Comunicado Técnico 42 Comunicado Técnico 42 ISSN 1679-0162 Dezembro, 2002 Sete Lagoas, MG Amostragem de Solos: a base para a aplicação de corretivos e fertilizantes Introdução A análise do solo, num sentido amplo, é uma medida

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO CERRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO CERRADO Edicarlos Damacena

Leia mais

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Eduardo Fávero Caires Professor Associado - Fertilidade do Solo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SIMPÓSIO

Leia mais

CALAGEM SUPERFICIAL E INCORPORADA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO MILHO SAFRINHA AO LONGO DE CINCO ANOS

CALAGEM SUPERFICIAL E INCORPORADA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO MILHO SAFRINHA AO LONGO DE CINCO ANOS 13 CALAGEM SUPERFICIAL E INCORPORADA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO MILHO SAFRINHA AO LONGO DE CINCO ANOS Fábio Benedito Ono (1), Claudinei Kappes (1), Leandro Zancanaro (2) e Táimon Diego Semler

Leia mais

Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa, Bahia

Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa, Bahia Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, om Jesus da Lapa, ahia A utilização de solos de baixa fertilidade e a não manutenção de níveis adequados

Leia mais

AMOSTRAGEM DE SOLO. Pedro Marques da Silveira. III Encontro de Laboratório do PAQLF. Goiânia GO 16/09/2009

AMOSTRAGEM DE SOLO. Pedro Marques da Silveira. III Encontro de Laboratório do PAQLF. Goiânia GO 16/09/2009 AMOSTRAGEM DE SOLO Pedro Marques da Silveira III Encontro de Laboratório do PAQLF Goiânia GO 16/09/2009 ANÁLISE DO SOLO: OBJETIVO: Conhecer o grau de fertilidade para uma adequada recomendação de corretivos

Leia mais

ACIDEZ DO SOLO E PRODUÇÃO DE SOJA EM FUNÇÃO DA CALAGEM SUPERFICIAL E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM PLANTIO DIRETO

ACIDEZ DO SOLO E PRODUÇÃO DE SOJA EM FUNÇÃO DA CALAGEM SUPERFICIAL E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM PLANTIO DIRETO ACIDEZ DO SOLO E PRODUÇÃO DE SOJA EM FUNÇÃO DA CALAGEM SUPERFICIAL E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM PLANTIO DIRETO Adriano Haliski (BIC/CNPqAções Afirmativas), Angelo Rafael Bini (BIC/Fundação AraucáriaUEPG),

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Henrique Pereira dos Santos 1 Renato Serena Fontaneli 1 Ana Maria Vargas

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO E FONTES DE FERTILIZANTES NA CULTURA DA SOJA 1

ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO E FONTES DE FERTILIZANTES NA CULTURA DA SOJA 1 ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO E FONTES DE FERTILIZANTES NA CULTURA DA SOJA 1 FIORIN, Jackson E. 2 ; VOGEL, Pedro Toigo 3 ; SILVA, Alieze N. da 4 ; WYZYKOWSKI, Tiago 5 Palavras chave: Fósforo, Modo de Colocação,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DA FERTILIDADE QUÍMICA DO SOLO INTERFERINDO NA PRODUTIVIDADE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ¹L.M.Gimenez, ²J.P. Molin (orientador): Departamento de Engenharia Rural ESALQ/USP As tentativas

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

Fertilidade de Solos

Fertilidade de Solos Cultivo do Milho Economia da Produção Zoneamento Agrícola Clima e Solo Ecofisiologia Manejo de Solos Fertilidade de Solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE 16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE EM RELAÇÃO AO FORMULADO PADRÃO O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do fertilizante Farture (00-12-12) em diferentes dosagens em relação ao

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

A cultura da soja. Recomendação de correção e adubação

A cultura da soja. Recomendação de correção e adubação Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LSO 526 - Adubos e Adubação A cultura da soja Recomendação de correção e adubação Piracicaba, Junho 2017 Eduardo de Castro Mattos

Leia mais

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA 13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA FOLIAR APLICADOS NA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi testar e avaliar o programa de nutrição foliar recomendado pela empresa Helena

Leia mais

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO CULTURA DO MILHO 6 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.1 - CALAGEM -Neutralização do Al; -Buscando atingir 70% da saturação de bases corrige a camada de incorporação; -Correção mais profunda incorporação mais profunda

Leia mais

Palavras-chave: química do solo, mobilização mecânica, práticas conservacionistas

Palavras-chave: química do solo, mobilização mecânica, práticas conservacionistas XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Caracterização das propriedades químicas de um Latossolo Vermelho submetido a diferentes sistemas de preparo do solo

Leia mais

Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP

Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP Eng. Agr. Dr. Douglas de Castilho Gitti Pesquisador de Fertilidade do Solo 1 Roteiro 1- Avaliação da Fertilidade do solo; 2- Calagem - Perfil

Leia mais

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti 1 PRODUÇÃO (1 t) ÁREA (1 ha) 18. 16. 15.465 14. 12. 1. 8.836 8. 6.629 6. 4. 2. 25 26 27 28 29 21 211

Leia mais

CALAGEM SUPERFICIAL E GESSAGEM EM PLANTIO DIRETO

CALAGEM SUPERFICIAL E GESSAGEM EM PLANTIO DIRETO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANEJO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL CALAGEM SUPERFICIAL E GESSAGEM EM PLANTIO DIRETO SINOP MATO GROSSO 23 a 25 de Novembro de 2015 Eduardo Fávero Caires Universidade Estadual

Leia mais

Construção de Perfil do Solo

Construção de Perfil do Solo Gargalos Tecnológicos para Produção Agrícola Construção de Perfil do Solo Eduardo Fávero Caires Universidade Estadual de Ponta Grossa Solos com Fertilidade Baixa ou Muito Baixa Acidez Excessiva Teor tóxico

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO DO SOLO EM PROFUNDIDADE. Eng. Agr. Dr. Nelson Harger Coordenador Estadual/Emater

EQUILÍBRIO QUÍMICO DO SOLO EM PROFUNDIDADE. Eng. Agr. Dr. Nelson Harger Coordenador Estadual/Emater EQUILÍBRIO QUÍMICO DO SOLO EM PROFUNDIDADE Eng. Agr. Dr. Nelson Harger Coordenador Estadual/Emater Abordagem Aspectos qualitativos no SPDP; Perdas no sistema (nutrientes); Variabilidade horizontal e vertical;

Leia mais

CALAGEM E GESSAGEM DE SOLO CULTIVADO COM ALGODÃO NO CERRADO DE RORAIMA 1 INTRODUÇÃO

CALAGEM E GESSAGEM DE SOLO CULTIVADO COM ALGODÃO NO CERRADO DE RORAIMA 1 INTRODUÇÃO Página 1515 CALAGEM E GESSAGEM DE SOLO CULTIVADO COM ALGODÃO NO CERRADO DE RORAIMA 1 Ana Luiza Dias Coelho Borin *1 ; Oscar José Smiderle 2 ; Moisés Cordeiro Mourão de Oliveira Júnior 3 ; Julio Cesar Bogiani

Leia mais

17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA

17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA 17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA PRODUTIVIDADE DA SOJA O objetivo deste experimento foi avaliar a resposta do programa nutricional via foliar recomendado pela microquímica na cultura da soja

Leia mais

PROPRIEDADES QUÍMICAS DE UM LATOSSOLO ÁCIDO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL INTRODUÇÃO

PROPRIEDADES QUÍMICAS DE UM LATOSSOLO ÁCIDO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL INTRODUÇÃO 1 PROPRIEDADES QUÍMICAS DE UM LATOSSOLO ÁCIDO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL Alvadi Antonio Balbinot Junior 1, Milton da Veiga 2, José Alfredo da Fonseca 3, Gilcimar

Leia mais

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO. Resumo

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO. Resumo AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO Peruzzo, G. 1 ; Wiethõlter, S.l Resumo Os fosfatos naturais reativos tornaram-se atrativos no mercado

Leia mais

Heterogeneidade da fertilidade de um Argissolo sob pomar de pêssego em função da irrigação e posição de amostragem

Heterogeneidade da fertilidade de um Argissolo sob pomar de pêssego em função da irrigação e posição de amostragem Heterogeneidade da fertilidade de um Argissolo sob pomar de pêssego em função da irrigação e posição de amostragem Strieder, G. 1 ; Rostirolla, P. 1 ; Miola, E. C. C. 2 ; Suzuki, L. E. A. S. 1 ; Reisser

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FITOTÉCNICAS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.) EM FUNÇÃO DE DOSES DE GESSO E FORMAS DE APLICAÇÃO DE GESSO E CALCÁRIO

CARACTERÍSTICAS FITOTÉCNICAS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.) EM FUNÇÃO DE DOSES DE GESSO E FORMAS DE APLICAÇÃO DE GESSO E CALCÁRIO 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG CARACTERÍSTICAS FITOTÉCNICAS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.) EM FUNÇÃO

Leia mais

O primeiro passo para realizar a amostragem consiste em dividir a área em talhões homogêneos, considerando os seguintes fatores:

O primeiro passo para realizar a amostragem consiste em dividir a área em talhões homogêneos, considerando os seguintes fatores: Ao se obter a amostra composta, esta deve ser embalada e cuidadosamente identificada de acordo com o mapa elaborado antes de ser enviada ao laboratório. O laboratório PLANTE CERTO fornece os sacos plásticos

Leia mais

Resposta das culturas à adubação potássica:

Resposta das culturas à adubação potássica: Simpósio sobre potássio na agricultura brasileira São Pedro, SP. 22-24 de setembro de 24. Resposta das culturas à adubação potássica: César de Castro Fábio Alvares de Oliveira Cultura da Soja Adilson de

Leia mais

Continente asiático maior produtor (80%) Arroz sequeiro perdendo área para milho e soja

Continente asiático maior produtor (80%) Arroz sequeiro perdendo área para milho e soja Alimento de importância mundial Continente asiático maior produtor (80%) Brasil 9º país produtor RS - 70% da produção nacional Arroz sequeiro perdendo área para milho e soja CONAB Nitrogênio é bastante

Leia mais

CALAGEM NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

CALAGEM NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO CALAGEM NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO IBANOR ANGHINONI DEPARTAMENTO DE SOLOS FACULDADE DE AGRONOMIA/UFRGS RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM DEFINIÇÃO DA DOSE Índices de tomada de decisão ph Al trocável Saturação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO R. F. Vieira 1, D. Perez 2, C. M. M. S. Silva 1 1 Embrapa Meio Ambiente, Caixa Postal

Leia mais

AGRISUS - RELATÓRIO MARÇO DE 2012

AGRISUS - RELATÓRIO MARÇO DE 2012 AGRISUS - RELATÓRIO MARÇO DE 2012 PA 463/08 Título: Avaliação da Aplicação de Gesso Agrícola, Magnesita e Calcário na Cultura da Cana-de-Açucar Interessado: Ronaldo Alberto Duenhas Cabrera Tipo: Auxílio

Leia mais

PRODUTIVIDADES DE MILHO EM SUCESSIVOS ANOS E DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DE SOLO (1).

PRODUTIVIDADES DE MILHO EM SUCESSIVOS ANOS E DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DE SOLO (1). PRODUTIVIDADES DE MILHO EM SUCESSIVOS ANOS E DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DE SOLO (1). Maurílio Fernandes de Oliveira (2), José Carlos Cruz (2), Ramon Costa Alvarenga (2), Roberto dos Santos Trindade

Leia mais

MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL

MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL MAPEAMENTO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO E CONVENCIONAL Marlon GOEDE 1, Guilherme ANDRZEJEWSKI 2, Fabrício Campos MASIERO 3,

Leia mais

6.3 CALAGEM E ADUBAÇÃO

6.3 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.3 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.3.1 - CALAGEM Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina A quantidade de corretivo de acidez a ser usada varia conforme o Índice SMP determinado na análise do solo e a dose

Leia mais

DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DOS SOLOS DA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI - RS 1

DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DOS SOLOS DA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI - RS 1 DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DOS SOLOS DA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI - RS 1 FABBRIS, Cristiano 2 ; CHERUBIN, Maurício Roberto 2 ; WEIRICH, Sidinei Wolnei 2 ; MORAES, Moacir

Leia mais

EFEITO E VIABILIDADE DA ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA PEQUENAS PROPRIEDADES RESUMO

EFEITO E VIABILIDADE DA ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA PEQUENAS PROPRIEDADES RESUMO EFEITO E VIABILIDADE DA ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA PEQUENAS PROPRIEDADES Marlon GOEDE 1, Guilherme ANDRZEJEWSKI 2, Fabrício C. MASIERO 3, João Célio de ARAÚJO 4, Adelino do AMARAL

Leia mais

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA Fundação Mato Grosso RELATÓRIIO PARCIIAL Projeto Específico SOJA RCN AGRO LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA 2003//2004 ÍNDICE 1. OBJETIVOS... 3 2. MATERIAL E MÉTODOS...

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO E ACIDEZ DO SOLO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM SOLO ÁCIDO INTRODUÇÃO

PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO E ACIDEZ DO SOLO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM SOLO ÁCIDO INTRODUÇÃO 1 PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO E ACIDEZ DO SOLO AFETADAS PELA APLICAÇÃO E REAPLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM SOLO ÁCIDO Alvadi Antonio Balbinot Junior 1, Milton da Veiga 2, José Alfredo da Fonseca

Leia mais

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO Página 1495 ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira 2 ; Ana Luiza Borin 2 1 Embrapa Arroz e

Leia mais

Palavras chave: doses de calcário, ph do solo, formas de manejo, produção.

Palavras chave: doses de calcário, ph do solo, formas de manejo, produção. APLICAÇÃO DE CALCÁRIO EM SUPERFÍCIE E INCORPORADO EM CAMPO NATIVO. Edilceu João da Silva Santos 1,Flávio Moreira Xavier 1, Danilo dos Santos Rheinheimer 1, João Kaminski 1, Dalvan Reinert 1, Antônio Nolla

Leia mais

INDICADORES QUÍMICOS DE QUALIDADE DO SOLO

INDICADORES QUÍMICOS DE QUALIDADE DO SOLO INDICADORES QUÍMICOS DE QUALIDADE DO SOLO Eduardo Fávero Caires Professor Associado - Fertilidade do Solo Reunião Paranaense de Ciência do Solo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA III REUNIÃO PARANAENSE

Leia mais

FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO COM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB PLANTIO DIRETO

FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO COM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB PLANTIO DIRETO FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO COM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB PLANTIO DIRETO Henrique Pereira dos Santos 1, 3 Renato Serena Fontaneli 1,4, Silvio Tulio Spera 2 e Leandro

Leia mais

Análise Comparativa de Métodos de Extração de Nutrientes de Tecidos Vegetais

Análise Comparativa de Métodos de Extração de Nutrientes de Tecidos Vegetais Análise Comparativa de Métodos de Extração de Nutrientes de Tecidos Vegetais SILVA, E.R.da 1 ; OLIVEIRA, F.A.de 2 ; OLIVEIRA NETO, W.de 2 ; ORTIZ, F.R. 2 ; CASTRO, C.de 2 ; 1 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

CORREÇÃO DA ACIDEZ SUPERFICIAL E SUBSUPERFICIAL DO SOLO PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE RORAIMA 1

CORREÇÃO DA ACIDEZ SUPERFICIAL E SUBSUPERFICIAL DO SOLO PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE RORAIMA 1 Página 1536 CORREÇÃO DA ACIDEZ SUPERFICIAL E SUBSUPERFICIAL DO SOLO PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE RORAIMA 1 Ana Luiza Dias Coelho Borin 1 ; Gilvan Barbosa Ferreira 1 ; Oscar José Smiderle

Leia mais

Otrigo é uma das principais culturas para produção

Otrigo é uma das principais culturas para produção 171 Manejo da fertilidade do solo na cultura de trigo Geraldino Peruzzo Sirio Wiethölter Otrigo é uma das principais culturas para produção de grãos no inverno. Em adição, ele tem muita importância para

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho 10. Calagem Aproximadamente 94% da área cultivada é cerrado É uma das práticas mais importantes na cultura do algodoeiro Altas produtividades estão relacionadas com

Leia mais

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde

Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Correção da acidez subsuperficial no plantio direto pela aplicação de calcário na superfície e uso de plantas de cobertura e adubação verde Julio Cezar Franchini Eleno Torres Luiz Gustavo Garbelini Mario

Leia mais

Recomendação de correção e adubação para tomate de mesa. Giulia Simioni Lívia Akasaka Patrick Oliveira Samara Barbosa

Recomendação de correção e adubação para tomate de mesa. Giulia Simioni Lívia Akasaka Patrick Oliveira Samara Barbosa Recomendação de correção e adubação para tomate de mesa Giulia Simioni Lívia Akasaka Patrick Oliveira Samara Barbosa 1 Sumário Introdução Produção no Brasil Tipos e grupos Fenologia Distúrbios fisiológicos

Leia mais

Manejo da Adubação no Algodoeiro no Estado do Mato Grosso 1

Manejo da Adubação no Algodoeiro no Estado do Mato Grosso 1 Manejo da Adubação no Algodoeiro no Estado do Mato Grosso 1 Introdução O conceito de fertilidade do solo vai muito além das análises de solo. A fertilidade do solo une todos os conhecimentos da ciência

Leia mais

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA 18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM PÓS- EMERGÊNCIA DA CULTURA O objetivo neste trabalho foi avaliar a aplicação de macronutrientes de diversas fontes e épocas de aplicação

Leia mais

Recomendação de correção e adubação para a cultura do milho

Recomendação de correção e adubação para a cultura do milho UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO 526 ADUBOS E ADUBAÇÃO Recomendação de correção e adubação para a cultura do milho Ac. Francisco

Leia mais

ATRIBUTOS DE SOLO E PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM CAMBISSOLO MUITO ÁCIDO INTRODUÇÃO

ATRIBUTOS DE SOLO E PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM CAMBISSOLO MUITO ÁCIDO INTRODUÇÃO 1 ATRIBUTOS DE SOLO E PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE RECICLAGEM DE PAPEL EM CAMBISSOLO MUITO ÁCIDO Alvadi Antonio Balbinot Junior 1, Milton da Veiga 2, José Alfredo da Fonseca

Leia mais

FERTILIDADE DO SOLO INTERPRETAÇÃO DA ANÁLISE DE SOLO E RECOMENDAÇÃO DA ADUBAÇÃO

FERTILIDADE DO SOLO INTERPRETAÇÃO DA ANÁLISE DE SOLO E RECOMENDAÇÃO DA ADUBAÇÃO FERTILIDADE DO SOLO INTERPRETAÇÃO DA ANÁLISE DE SOLO E RECOMENDAÇÃO DA ADUBAÇÃO Prof. JOSINALDO LOPES ARAUJO INTERPRETAÇÃO DA ANÁLISE DE SOLO Correlação e calibração da análise de solo Correlação: definição

Leia mais

Adubação na Cultura de Milho

Adubação na Cultura de Milho Adubação na Cultura de Milho Integrantes: Diego Fiuza Lucas Baroncini Matheus Zampieri Mireille Matos Thiago Faria INTRODUÇÃO Características gerais: Planta C4 Ciclo de 120-150 dias Maturação Milho seco:

Leia mais

EFICÁCIA DO TRADO HOLANDÊS NA AMOSTRAGEM DE SOLO EM LAVOURAS NO SISTEMA PLANTIO DIRETO

EFICÁCIA DO TRADO HOLANDÊS NA AMOSTRAGEM DE SOLO EM LAVOURAS NO SISTEMA PLANTIO DIRETO EFICÁCIA DO TRADO HOLANDÊS NA AMOSTRAGEM DE SOLO EM LAVOURAS NO SISTEMA PLANTIO DIRETO EFFICIENTY OF THE DUTCH AUGER FOR SAMPLING SOIL IN NO-TILLAGE SYSTEM SALET, Roberto L. 1 ; NICOLODI, Margarete 2 *;

Leia mais

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ¹L.M.Gimenez, ²J.P. Molin (orientador): Departamento de Engenharia Rural ESALQ/USP RESUMO: A realização

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Sinop, 17 de agosto de 217 Estratégias de Adubação x Balanço de Nutrientes Fonte: adaptado de Gianello & Wiethölter

Leia mais

Fertilidade do solo para culturas de inverno

Fertilidade do solo para culturas de inverno VII SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM GRANDES CULTURAS CULTIVOS DE INVERNO De 22 a 24 de agosto de 2017 CCR UFSM Fertilidade do solo para culturas de inverno RENAN COSTA BEBER VIEIRA renan.vieira@uffs.edu.br

Leia mais

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM 15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM ASSOCIAÇÃO COM LOCKER NA CULTURA DA SOJA O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho dos produtos (Seed e Crop+) e a sua associação com Locker em aplicação

Leia mais

Palavras-Chave: Adubação mineral. Adubação orgânica. Cama de Peru. Glycine max.

Palavras-Chave: Adubação mineral. Adubação orgânica. Cama de Peru. Glycine max. RENDIMENTO DE SOJA (GLICINE MAX) SUBMETIDO A SUBISTITUIÇÃO DO ADUBO QUIMICO POR CAMA DE PERU Leonardo Citelli Dias 1, Rejane Aparecida de Carvalho Pohlmann 1 Egresso do Curso de Agronomia UNIFIMES, Rua

Leia mais

EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl

EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl Delmar Põttker José E. Denardin José R. Ben Rainoldo A. Kochhann Avaliar o efeito de diferentes métodos de

Leia mais

Recomendação de adubação para soja

Recomendação de adubação para soja DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS SOLOS LSO0526- ADUBOS E ADUBAÇÃO Recomendação de adubação para soja Guilherme Pavão Ribas Laura Beatriz Lima Goulart Matheus Sá Leitão van der Geest Rafael dos Santos Avallone

Leia mais

Quadro 1 - Fatores para conversão de unidades antigas em unidades do Sistema Internacional de Unidades.

Quadro 1 - Fatores para conversão de unidades antigas em unidades do Sistema Internacional de Unidades. Informação sobre interpretação de Análise de Solo, segundo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais, Instituto Agronômico de Campinas. Quadro 1 - Fatores para conversão de

Leia mais

Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo

Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo Álvaro V. Resende Embrapa Milho e Sorgo Conceito de Agricultura de Precisão (AP) Premissas da AP Evolução da AP no Brasil Fertilidade do solo manejada por AP Perspectivas em busca da sustentabilidade Conjunto

Leia mais

Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho

Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho Como manejar adequadamente seu solo e suas adubações Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho Eng. Agro. Renato Roscoe PhD Solos e Nutrição de Plantas Superintendente do CREA-MS Gestão da

Leia mais

Vanderson Modolon DUART 1, Adriana Modolon DUART 2, Mário Felipe MEZZARI 2, Fernando José GARBUIO 3

Vanderson Modolon DUART 1, Adriana Modolon DUART 2, Mário Felipe MEZZARI 2, Fernando José GARBUIO 3 ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES HÍBRIDAS DE ARROZ IRRIGADO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE CALCÁRIO E GESSO EM SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA Vanderson Modolon DUART 1, Adriana Modolon

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA BONFADA, Élcio B. 1 ; FIORIN, Jackson E. 2 ; SILVA, Alieze N. da 3 ; WYZYKOWSKI, Tiago 4 Palavras-chave: Nutrição de Plantas.

Leia mais

DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO

DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO Aristoteles Pires de Matos 1, Quionei Silva Araujo 2, Fábio José Pereira Galvão 3, Antônio Carlos Souza 4 1 Pesquisador, Embrapa

Leia mais

Densidade populacional de Pratylenchus brachyurus na produtividade da soja em função de calagem, gessagem e adubação potássica

Densidade populacional de Pratylenchus brachyurus na produtividade da soja em função de calagem, gessagem e adubação potássica Densidade populacional de Pratylenchus brachyurus na produtividade da soja em função de calagem, gessagem e adubação potássica BALICO, G. G. 1 ; PINHATA, A. A. 1; FRANCHINI, J. C. 2 ; SANTOS, E. L. 1 ;

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17 AVALIAÇÃO DA RESPOSTA DA LINHA DE FERTILZIANTES FOLIARES BIOSUL NA PRODUTIVIDADE DA SOJA SAFRA 2017 / 2018 OBJETIVO: O manejo da adubação nos solos, é fundamental para alcançar altas produtividades na

Leia mais

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Categoria Exposição de Painel DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Cláudia Fabiana Alves Rezende (UniEVANGÉLICA); Kamilla Menezes Gomides (UniEVANGÉLICA); Thiago

Leia mais

5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS

5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS 5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS Victor Hugo Alvarez V. 1 Roberto Ferreira de Novais 2 Nairam Félix de Barros 3 Reinaldo Bertola Cantarutti 4 Alfredo Scheid Lopes 5 Os critérios a

Leia mais

Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar

Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências do Solo LSO 526 Adubos e Adubação Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar

Leia mais

PP = 788,5 mm. Aplicação em R3 Aplicação em R5.1. Aplicação em Vn

PP = 788,5 mm. Aplicação em R3 Aplicação em R5.1. Aplicação em Vn Fabiano Andrei Bender da Cruz. Pesquisador/Consultor Fundação Bahia, Eng o. Agr o. Dr. CREA 40620232/MG. Aline Fabris. Estagiária, Acadêmica do Curso de Agronomia, convênio FAAHF/Fundação Bahia. Edimilson

Leia mais

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010)

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) 5771-5775 AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO NO USO DE NITROGÊNIO CARVALHO, Glaucilene Duarte 1 ; DE CAMPOS, Alfredo Borges 2 & FAGERIA,

Leia mais

Análise química do solo: amostras para análise

Análise química do solo: amostras para análise Análise química do solo: Amostragem de solos e Preparo das amostras para análise Análise do solo A análise de solo conjunto de procedimentos físicos e químicos que visam avaliar as características e propriedades

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15 1 15 EFEITO DA APLICAÇÃO FOSFATADA VIA FOLIAR NA CULTURA DA SOJA Objetivo Avaliar o comportamento da cultura da soja mediante adubação complementar de fósforo via aplicação foliar através do produto Free

Leia mais

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação Marcelo

Leia mais

Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS

Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS JEAN SÉRGIO ROSSET 1, JOLIMAR ANTONIO SCHIAVO 2 Bolsista CNPq 1 Orientador 2 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015

Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão. EAD CR Campeiro7 Edição 2015 Tecnologias da Geoinformação aplicadas a Agricultura de Precisão EAD CR Campeiro7 Edição 2015 Fonte - AGCO Como a agricultura de precisão ainda é considerada por muitos no Brasil A agricultura de precisão

Leia mais

Recomendação de Correção de Solo e Adubação de Feijão Ac. Felipe Augusto Stella Ac. João Vicente Bragança Boschiglia Ac. Luana Machado Simão

Recomendação de Correção de Solo e Adubação de Feijão Ac. Felipe Augusto Stella Ac. João Vicente Bragança Boschiglia Ac. Luana Machado Simão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO526 Adubos e Adubações Recomendação de Correção de Solo e Adubação de Feijão Ac. Felipe Augusto

Leia mais

Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica

Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica Normas Dris para Avaliação do Estado Nutricional de Cultivares de Soja Convencional e Transgênica LUCAS MESSIAS ROMAGNOLI 1 ; FÁBIO ALVARES DE OLIVEIRA 1 ; CÉSAR DE CASTRO 1, GEDI JORGE SFREDO 1 Embrapa

Leia mais

VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA.

VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA. a de dezembro de Campus de Palmas VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA. Josevaldo dos Santos Lima ; Antonio Clementino dos Santos

Leia mais

Café. Amostragem do solo. Calagem. Gessagem. Produtividade esperada. Espaçamento (m)

Café. Amostragem do solo. Calagem. Gessagem. Produtividade esperada. Espaçamento (m) Café Produtividade esperada Sistema Stand (plantas/ha) Espaçamento (m) Produtividade Média (Sc/ha) Tradicional Até 2.500 3,5 a 4,0 x 1,0 a 2,0 20 a 30 Semi-Adensado 2.500 a 5.000 2,5 a 4,0 x 0,5 a 1,0

Leia mais

EFEITO DE POTÁSSIO NA CULTURA DA SOJA E RELAÇÕES ENTRE FATORES DO SOLO E DA PLANTA, NO SOLO PASSO FUNDO

EFEITO DE POTÁSSIO NA CULTURA DA SOJA E RELAÇÕES ENTRE FATORES DO SOLO E DA PLANTA, NO SOLO PASSO FUNDO EFETO DE POTÁSSO NA CULTURA DA SOJA E RELAÇÕES ENTRE FATORES DO SOLO E DA PLANTA, NO SOLO PASSO FUNDO Sírio Wietholter ldo J. Rosso Objetivos 1. Determinar o efeito de potássio nos rendimentos de matéria

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho JOSÉ C. CRUZ 1,, ISRAEL A. PEREIRA FILHO 1, MAURÍLIO F. de OLIVEIRA 1 1 Embrapa Milho e Sorgo. Caixa Postal 151 CEP. 35.701-970. Sete Lagoas,

Leia mais

ACIDEZ, CALAGEM E GESSAGEM

ACIDEZ, CALAGEM E GESSAGEM Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Dracena Curso de Zootecnia ACIDEZ, CALAGEM E GESSAGEM Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes Prof. Dr. Reges Heinrichs Dracena

Leia mais

(3)

(3) DINÂMICA DE NUTRIENTES E ATRIBUTOS QUÍMICOS DO PERFIL DO SOLO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE CALCÁRIO NA CULTURA DE GUARANAZEIRO EM FORMAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS LUCIO PEREIRA SANTOS (1), SCHEILLA MARINA BRAGANÇA

Leia mais