Edição 5ª Edição. Duração 190 Horas / 7 Meses ECTS 30. Calendário Maio Novembro 2015 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO Em parceria com:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edição 5ª Edição. Duração 190 Horas / 7 Meses ECTS 30. Calendário Maio Novembro 2015 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2015. Em parceria com:"

Transcrição

1 Edição 5ª Edição Calendário Maio Novembro 2015 Duração 190 Horas / 7 Meses ECTS 30 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2015 Em parceria com:

2 ENQUADRAMENTO COORDENAÇÃO A identificação de um conjunto de variáveis, processos e necessidades em constante mutação é, provavelmente, a única certeza dos agentes empresariais sobre a envolvente da criação e gestão de negócios. Ao contexto obrigatório de permanente adaptação acrescem ainda a elevada representatividade das PME no tecido empresarial nacional e a reduzida disponibilidade das entidades para investir em serviços externos de consultoria de gestão. A conjugação dos cenários descritos resulta na procura de soluções capazes de responder aos desafios competitivos e o reforço de competências pessoais é uma intenção partilhada por quadros empresariais e empreendedores. Prof. Doutor: João Manuel da Silva Carvalho Nesse sentido, a ANJE promove, em parceria com o Instituto Universitário da Maia. (ISMAI), a Pós-Graduação Executiva em Gestão, com o propósito de orientar os participantes na implementação de uma gestão organizacional centrada na flexibilidade, inovação e capacidade para criar valor nos setores de mercado envolvidos. Trata-se, por isso, de uma formação avançada de carácter eminentemente prático. Contabilizando já quatro edições, o curso apresenta-se, em 2015, com novidades no plano formativo, de modo a responder às ameaças do mercado e explorar as oportunidades eminentes de crescimento, nomeadamente no universo da Economia Digital. A associação aplica, assim, o seu comprovado know-how e a sua longa experiência formativa numa oferta concebida à medida de empresários, administradores, gerentes e quadros de empresas. DURAÇÃO/ EXTENSÃO 190 h 7 meses A partir do desenvolvimento ou aquisição de competências nos diferentes processos inerentes à função de gestor empresarial, a Pós-Graduação Executiva em Gestão apresenta um programa de conteúdos estruturado em 11 módulos temáticos. Finanças, logística, fiscalidade, estratégia, inovação, marketing, e-business, liderança e vendas são algumas das áreas temáticas versadas no programa de formação avançada, sendo que, no final, os participantes estarão preparados para elaborar um projeto executivo individual com base nos conhecimentos adquiridos. LOCAL DE REALIZAÇÃO A conclusão da Pós-Graduação Executiva em Gestão com aproveitamento atribui o Diploma de Pós-Graduação Executiva em Gestão, confere 30 ECTS (European Credit Transfer System) e a possibilidade de usufruir de plano de equivalências da parte escolar dos Mestrados no ISMAI. DESTINATÁRIOS Centro de formação Empresarial da ANJE, Porto Este programa destina-se, primordialmente, a empresários, administradores, gestores, quadros empresariais, licenciados e bacharéis. Os profissionais envolvidos diariamente em atividades de gestão de negócios e interessados em adquirir, reforçar ou atualizar as suas competências nesta área são outro público-alvo desta oferta formativa.

3 OBJETIVOS CALENDÁRIO Gerais: Compreender as empresas como um organismo integrado; Proporcionar uma aprendizagem dinâmica baseada no trabalho em equipa; Assegurar a ligação escola/mercado, através do ajustamento dos conteúdos programáticos às necessidades do mundo empresarial; Proporcionar networking entre os quadros empresariais; Início: maio 2015 Fim: novembro 2015 Adquirir conhecimentos e desenvolver competências na área da gestão; Analisar as tendências atuais e os caminhos futuros das práticas de gestão nas organizações. HORÁRIO Específicos: Reforçar as competências para pensar estrategicamente uma organização ou um negócio, atendendo ao contexto e sempre numa perspetiva integrada de conceção e implementação; Explicar os conceitos financeiros e contabilísticos elementares; Analisar as principais decisões financeiras das organizações; Analisar e discutir os conceitos de marketing nas vertentes de marcas, clientes e vendas; Compreender as principais tendências ao nível da gestão comercial e vendas, considerando a conjuntura atual; Desenvolver competências práticas no âmbito da Economia Digital, potenciadoras da criação e gestão de negócios neste novo ambiente; Compreender a gestão de pessoas como eixo fortemente alinhado com a Estratégia Organizacional; A carga semanal dos módulos é de 8 horas, realizadas em horário pós-laboral: Terças e Quintas-feiras (maioritariamente) Das 19h00 às 23h00. ECTS Desenvolver competências relacionadas com a capacidade de comunicar, influenciar, persuadir, criar e desenvolver relações; Analisar a função logística nas organizações e compreender o papel da gestão de operações. ESTRUTURA 30 ECTS DO PROGRAMA A Pós-Graduação Executiva em Gestão terá uma duração de 190 horas (166 horas em sala e 24 horas de formação residencial), distribuídas ao longo de sete meses. O Plano de Estudos é constituído por 11 módulos de formação e três seminários práticos.

4 PLANO CURRICULAR MÓDULO 01 Planeamento Estratégico e Inovação 24h MÓDULO 02 Gestão Financeira 20h MÓDULO 03 Fiscalidade Empresarial 12h MÓDULO 04 Marketing Aplicado 20h MÓDULO 05 E-Business 12h MÓDULO 06 Direção Comercial e Técnicas de Venda 16h MÓDULO 07 Gestão das Operações e Logística 20h MÓDULO 08 Gestão de capital Humano 20h MÓDULO 09 Liderança de Equipas MÓDULO 10 Legislação laboral MÓDULO 11 Projeto METODOLOGIA FORMATIVA A Pós-Graduação Executiva em Gestão adota uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações. Complementarmente, esta formação avançada prevê a realização de seminários temáticos pertinentes para o desenvolvimento das competências visadas e com significado para os participantes. A Pós-Graduação Executiva em Gestão da ANJE aposta, assim, numa abordagem eminentemente prática da gestão, com forte ligação às problemáticas diárias das empresas. A metodologia de trabalho assenta em três grandes vetores: Análise de Caso A análise de caso dá o traquejo, a ligação da teoria à prática forma as skills necessárias para enfrentar as situações que os quadros empresariais vão encontrar no terreno. Trabalho em Grupo O trabalho em grupo simula a realidade dos quadros empresariais, a virtualidade e a riqueza dos múltiplos pontos de vista e a capacidade de ponderar vantagens e inconvenientes de cada perspetiva. Seminários Temáticos Aprender com a experiencia e saber profissional prático dos diferentes intervenientes.

5 MÓDULO 01 MÓDULO 02 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E INOVAÇÃO 24h GESTÃO FINANCEIRA 20h João Manuel Carvalho António Soares Pinto 1.1 Gestão Estratégica Introdução Business intelligence Missão, valores e visão Metas e objetivos Estratégias Programas operacionais Orçamentação Avaliação de desempenho e resultados 1.2 Core Business Stakeholder Impact (COSI) 1.3 Modelos de Inovação 1.4 Basic Business Creation model (BBCM) * 12 horas deste módulo são desenvolvidas em contexto de fim de semana residencial 2.1 Os ciclos económicos, a empresa como um sistema, fatores críticos de sucesso 2.2 Planeamento financeiro, orçamento da empresa e controlo de gestão, boas práticas de gestão, objetivos, incentivos, avaliação de desempenho. 2.3 Custos fixos e variáveis 2.4 Cálculo de break-even, margem de segurança, economias de escala 2.5 Saber ler um Balanço e Demonstração de Resultados 2.6 Rácios financeiros, valor absoluto, evolução e tendências, benchmarking 2.7 Roda do capital, Gestão da Tesouraria, fundo de maneio, prazos médios recebimento / pagamento 2.8 Liquidez geral e reduzida, autonomia financeira, meios libertos, VAB Valor Acrescentado Bruto p/ trabalhador 2.9 Autonomia Financeira e Solvabilidade 2.10 Endividamento 2.11 Gestão de stock, rotação stock e rutura 2.12 Como gerir uma organização Painel de bordo de indicadores globais 2.13 Indicadores financeiros e operacionais 2.14 Análise de períodos homólogos 2.15 Sazonalidade

6 MÓDULO 03 FISCALIDADE EMPRESARIAL 12h Maria do Rosário Anjos 3.1. Enquadramento e obrigações gerais Enquadramento geral da atividade empresarial e delimitação das principais obrigações fiscais da empresa Obrigações declarativas e auto liquidações: Consequências do seu incumprimento Breves noções das obrigações da empresa à luz do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social 3.2. Temas de IRC Regras de Incidência e Regimes de Tributação (ligação à atividade empresarial em nome individual em sede de CIRS) 3.4.Temas sobre Garantias dos Contribuintes Breves notas sobre o regime da responsabilidade dos membros dos órgãos das Pessoas Coletivas de responsabilidade limitada pelas dívidas fiscais das suas representadas: o artigo 24º da LGT e o princípio da desconsideração da limitação de responsabilidade social Inspeção Tributária e determinação do Lucro Tributável: correções aritméticas versus métodos indiretos (referência ao procedimento de Revisão da matéria coletável e sua importância) As Garantias dos Contribuintes: garantias graciosas e contenciosas Breves notas sobre Direito Penal: crimes fiscais e contra - ordenações Problemas de dupla tributação económica Determinação do lucro tributável: regras fundamentais; lucro contabilístico e lucro fiscal; dedutibilidade de custos e seu impacto Alguns princípios aplicáveis aos grupos de sociedades Imparidades; cláusulas anti abuso e preços de transferência Prejuízos Fiscais Benefícios Fiscais 3.3. Temas de IVA Caracterização do IVA enquanto imposto geral de consumo e regras de incidência (as novas regras do IVA em matéria de faturação) O exercício do direito à dedução e seus limites Isenções: gerais e situações especiais Cláusulas anti abuso (as novas regras anti abuso em sede de IVA) Breves referências ao RITI Regime do IVA nas transações Intracomunitárias

7 MÓDULO 04 MÓDULO 05 MARKETING APLICADO 20h E-BUSINESS 12h Pedro Aguiar Paulo Morais 4.1 Conceitos centrais de Marketing 4.2 Marketing Estratégico: SWOT - Segmentação - Posicionamento 4.3 Marketing Operacional: Marketing Mix 4.4 Futuro reservado às nossas empresas segundo uma ótica de Marketing 4.5 Plano de Marketing vs Pensamento de Marketing 5.1 Economia Social e Economia Digital 5.2 Estratégia Digital 5.3 Novos modelos de negócio 5.4 Comportamento do consumidor digital 5.5 Modelos de negócio 5.6 Marketing Digital 5.7 Social Media Marketing 5.8 Matriz de Canvas

8 MÓDULO 06 MÓDULO 07 DIREÇÃO COMERCIAL E TÉCNICAS DE VENDAS 16h GESTÃO DAS OPERAÇÕES E LOGÍSTICA 20h Moreira da Silva José Miguel Magalhães 6.1 Organização do departamento comercial; 6.2 Técnicas de vendas 6.3 Como vender mais e melhor. 6.4 Negociação eficaz; 7.1 Gestão das Operações Princípios gerais Implantações Planeamento da produção (políticas e estratégias) Gestão de stocks Filas de espera 7.2 Logística Empresarial Função logística nas organizações Custeio logístico (custo total e trade-off ) Serviço vs custo Gestão estratégica da cadeia de abastecimento Paradigmas tradicionais vs estratégias de colaboração 7.3 Desenho da Cadeia Logística Configuração Externalização de operações logísticas Decisões estratégicas (push vs pull; centralização; postponement) 7.4 Gestão de Operações Logísticas Armazéns (objetivo, estrutura de custos e KPI) Transportes (função, seleção do modo, estrutura de custos e KPI)

9 MÓDULO 08 MÓDULO 09 GESTÃO DE CAPITAL HUMANO 20h LIDERANÇA DE EQUIPAS 12h Alberto Pinto Carlos Rouco 8.1. Desenvolvimento estratégico de capacidades humanas O capital intelectual e a gestão do conhecimento A formação: necessidades, métodos e acompanhamento Competências Modelos de competências aplicados às organizações Avaliação do desempenho baseado em competências 8.3. Processos e técnicas de comunicação e de motivação O duplo processo de codificação e de descodificação dos comportamentos verbais e não verbais A gestão de entrevistas individuais: de seleção, de avaliação de desempenho e de diagnóstico de necessidades de formação A gestão de reuniões: intraequipa e interdepartamental A resolução de conflitos e a negociação 9.1 Natureza da liderança Diferentes abordagens da gestão e liderança Ciclos do gestor e líder de equipas para desempenhos superiores Modelos de Competências de liderança 9.2 Desenvolvimento de competências de liderança Competências pessoais-cognitivas Competências funcionais ou técnicas Competências sociais 9.3 Natureza da liderança de equipas Desenvolvimento de equipas Fatores explicativos da eficácia de equipas Implementação experiencial de dinâmica de equipas * Módulo desenvolvido em contexto de fim de semana residencial

10 MÓDULO 10 MÓDULO 11 LEGISLAÇÃO LABORAL 12h PROJETO 16h Nuno Magalhães João Manuel Carvalho 10.1 O Código do Trabalho Revisão 2012 e os Ajustamentos de 2013 e As sequelas da crise no Código do Trabalho: Elaboração de um trabalho prático que integre e operacionalize o conjunto de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do desenvolvimento da Pós Graduação O pós Troika; As alterações introduzidas e entretanto retiradas; Os horários flexíveis (bancos de horas, intervalos de descanso,); Trabalho suplementar (alterações na retribuição); As férias, feriados e faltas; Redução ou suspensão da laboração (em caso de dificuldades económicas); Cessação do contrato (alteração do regime e dos montantes a pagar); O novo paradigma da contratação coletiva.

11 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ATRIBUIÇÃO DE DIPLOMA A avaliação é individual e efetuada módulo a módulo. O método de avaliação é, para cada módulo, definido pelo respetivo docente a partir de quatro vetores centrais: Participação e debate nas sessões (avaliação contínua); Trabalhos em grupo; Trabalhos individuais (capacidade de dissertação, após estudo e investigação de caso); Aos alunos que obtenham aprovação em todos os módulos, sem excepção, será atribuído o Diploma de Pós-Graduação Executiva em Gestão. Enquadrada no Processo de Bolonha, a obtenção do diploma da Pós-Graduação Executiva em Gestão confere 30 ECTS (European Credit Transfer System) e a possibilidade de usufruir de plano de equivalências da parte escolar dos Mestrados do ISMAI - Instituto Universitário da Maia. Testes de Aferição de Conhecimentos. A avaliação baseia-se em três parâmetros com diferentes ponderações, consoante os módulos: Saber Saber (conhecimento), Saber Fazer (capacidade de operacionalizar), Saber Ser (comportamental). De uma forma geral, e para avaliar estes parâmetros, serão feitas avaliações individuais e de grupo por módulo, com especial enfoque na aplicação prática de conhecimentos adquiridos em casos concretos, fictícios ou reais. Adicionalmente, os participantes vão realizar um projeto executivo individual de consolidação dos conhecimentos adquiridos em todos os módulos, que dará lugar a um assessment de 360º (autoavaliação, avaliação pelos pares, pelo coordenador da PG e por eventuais externos convidados).

12 CORPO O corpo docente da Pós-Graduação Executiva em Gestão da ANJE foi criteriosamente selecionado, tendo em mente três fatores imprescindíveis para o sucesso: Grande vivência prática e reconhecido sucesso profissional; Alta notoriedade no mundo académico; Qualidades pedagógicas de excelência e prestígio. O corpo docente tem em comum a elevada reputação, rigor técnico, profissionalismo e capacidade de inovação e aplicação prática, vetores essenciais e decisivos na aproximação do ensino às necessidades empresariais. JOÃO MANUEL DA SILVA CARVALHO Coordenador Científico É Professor Universitário no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), investigador integrado no CICS.NOVA (Interdisciplinary Centre of Social Sciences Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho), colaborador do INED (Centro de Investigação e Inovação em Educação Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto) e da UNICES (Unidade de Investigação em Ciências Empresariais e Sustentabilidade - ISMAI). Trabalhou no setor farmacêutico durante 15 anos, sendo depois professor em pós-graduações no âmbito do setor social, na Universidade do Porto; professor na Universidade Fernando Pessoa e no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. É Licenciado em Gestão de Empresas, pós-graduado em Gerontologia Social, mestre em Economia e doutorado em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Desde 1997 tem colaborado nos setores lucrativo e não-lucrativo como formador e consultor de inúmeras organizações a nível nacional. Tem vários livros, capítulos de livros, artigos e comunicações publicadas a nível nacional e internacional. ALBERTO PEIXOTO PINTO Doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, pela Universidade de Évora. Licenciado em Psicologia Organizacional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão de Marketing pelo ISMAI. Professor convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto e no Instituto Universitário da Maia. Sócio gerente da empresa LinkT, Consultoria em Gestão de Recursos Humanos. Foi diretor coordenador da empresa ORH, Grupo Nett Talentos Humanos; Diretor técnico e consultor especialista em Headhunting da CLM Partners; Diretor Norte da VEDIOR/ PSICOFORMA, Lda.; Responsável pelo departamento de seleção de quadros na empresa Homens & Sistemas; Responsável técnico de recursos humanos na Fábrica de Malhas Sácole; Consultor e formador em GRH e nas Áreas do Comportamento Humano e Organizacional em diversas organizações públicas e privadas, desportivas, industriais e comerciais.

13 CORPO ANTÓNIO SOARES PINTO Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, opção de Sistemas Digitais e Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; MBA em Gestão e Marketing. Administrador de empresas e docente universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Consultor na área de serviços profissionais, com experiência de consultoria na IBM (gestão de projetos complexos, coordenação de equipas, projetos técnicos) e na Deloitte & Touche, nomeadamente na implementação de Sistemas de Informação de Gestão (tableau de bord, indicadores de gestão, balanced scorecard). Experiência em contexto multiempresarial, tanto a nível nacional, como internacional. Experiência internacional em multinacionais, tanto a nível de reporting como de integração em equipas multidisciplinares e multinacionais, Experiência de oito anos no ramo automóvel, conhecendo as problemáticas de distribuição e retalho: informatização de concessionários, controlo comercial da rede. Experiência de quatro anos na distribuição moderna (grandes superfícies, logística). JOSÉ MIGUEL MAGALHÃES Licenciado em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Métodos Quantitativos em Gestão pela EGP; Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela EGP-UPBS. Foi docente na Universidade de Coimbra e na Universidade de Aveiro, onde lecionou disciplinas relacionadas com Logística e Gestão Industrial. Consultor sénior na área da gestão de operações e distribuição, colaborando em alguns projetos de consultoria no centro de estudos da EGP. É assessor da gerência e responsável de operações da COLORSTAR, Lda, PME dedicada à distribuição de especialidades químicas. CARLOS ROUCO Licenciado em Ciências Militares e mestre em Gestão da Formação Desportiva. Coordenador do Curso de Liderança ANJE/Academia Militar. Diretor do Mestrado de Liderança da Academia Militar e docente convidado na área de Liderança Organizacional na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Centro de Investigação da Academia Militar, assume ainda a direção de formação noutras áreas da formação da mesma instituição e é professor convidado do Instituto Superior Técnico. MOREIRA DA SILVA Professor e consultor sénior de Psicologia Social e das Organizações em empresas nacionais, estrangeiras e em diversas Associações Empresariais (de âmbito local e nacional). Doutorado em Ciência Política, Moreira da Silva foi Adjunto na Presidência do Conselho de Ministros. Durante a sua longa carreira profissional foi diretor e administrador de empresas. Com mais de duas décadas de experiência como formador, já ministrou mais de horas de formação na área de Vendas.

14 CORPO NUNO PACHECO MAGALHÃES Licenciou-se em Direito, na opção ciências jurídico-comerciais, na Universidade Lusíada do Porto. Advogado, desde outubro de 1994, nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Comercial e Societário, Direito Civil e Direito Penal, trabalhando sobretudo com empresas das quais é consultor em regime de avença. Experiência em Negociações Coletivas de Trabalho e em Processos Especiais de Recuperação de Empresa e Falência. Foi docente do módulo de Direito e Fiscalidade Laboral nos MBA e PG do IESF. Formador nas áreas do Direito do Trabalho, Direito das Sociedades e Direito Comercial, no IESF, ANJE, Associação Comercial do Minho, Universus, Pamesa Consultores, Câmara Municipal do Marco de Canavezes e, diretamente, em várias empresas. PEDRO AGUIAR Licenciatura em Biologia na Universidade do Minho, MBA em Marketing (Escola de Gestão do Porto) e Marketing Management (Instituto Português de Marketing). Doutorando em Ciências Empresariais pela Universidade Rey Juan Carlos. Obteve formação em Portugal, Alemanha, Estados Unidos e Espanha, nas áreas de Vendas, Liderança, Marketing, Estratégia, e Negociação. Docente universitário em cursos de licenciatura, pósgraduações, mestrados e MBA, nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas. Formador em várias empresas e instituições nas áreas de Vendas, Marketing e Gestão. Presidente do Conselho de Administração da CMN, SA e CEO e administrador da AH Business, SGPS. PAULO MORAIS General Manager da mm+a Branding e desempenha funções de direção na Follow Reference, empresa especializada em gestão e produção de conteúdos para o setor da Saúde. Doutorando em Economia empresarial pela Universid Rey Juan Carlos. Mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM e pós-graduado em Marketing Farmacêutico pelo ISCTE. Docente universitário em diversas instituições de ensino nas áreas do Marketing, Marketing Digital e Branding. Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em modo de partilha, razão pela qual criou o Marketing Portugal, espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing. ROSÁRIO ANJOS Advogada (desde 1991) e sócia fundadora da Anjos, Martins & Associados, Sociedade de Advogados RL. Docente do ensino superior desde Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa Porto (1989); Pós Graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica do Porto (1992); Mestre em Administração Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (1998); Doutorada em Direito Público Especial (Administrativo Europeu), pela Faculdade de Direito da Universidade da Corunha (2011); Formadora convidada do INA Instituto Nacional de Administração ( ) e de outras entidades públicas e privadas. Juiz Árbitro do CAAD Centro de Arbitragem Administrativa e Tributária (desde 2011). Formadora do Centro de Estágio da Ordem dos Advogados, no Porto, desde 2011.

15 CANDIDATURAS E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PROPINAS A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento e envio da ficha de candidatura disponibilizada em acompanhada de CV e cópia de certificado de habilitações para o endereço A candidatura será considerada após pagamento de 10% do custo total da pós-graduação (300,00 ) e envio do respetivo comprovativo de transferência para NIB para transferência: São aceites desistências até 10 dias antes do início da pós-graduação, procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na inscrição. As desistências posteriores aos 10 dias que antecedem o arranque da pós-graduação darão origem à perda total do valor pago na inscrição. No caso de anulação/adiamento da pós-graduação, a ANJE, compromete-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferir esse valor para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda O pagamento (integral ou 1.ª prestação) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início da pós-graduação Inscrição 3.000,00 euros (Público em geral) 2.400,00 euros (Associado ANJE) Modalidades de Pagamento Pagamento integral da propina: 10% de desconto Três prestações (três meses): 5% de desconto Seis prestações mensais: sem desconto (descontos não cumulativos) CONTACTOS A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos. Centro de Formação Empresarial da ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários Rua do Passeio Alegre, n.º Porto c. Nuno Ricardo / Cláudia Almeida e. t / w. fb. https://www.facebook.com/anje.foco

Edição 4ª edição. Duração 180 Horas. Calendário Maio Novembro 2014 ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1

Edição 4ª edição. Duração 180 Horas. Calendário Maio Novembro 2014 ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1 Edição 4ª edição Calendário Maio Novembro 2014 Duração 180 Horas ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2014 Coordenação João Manuel da Silva Carvalho Duração/Extensão

Leia mais

Edição 3ª edição. Duração 180 Horas. Calendário Março Outubro 2013 ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2013 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1

Edição 3ª edição. Duração 180 Horas. Calendário Março Outubro 2013 ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2013 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1 Edição 3ª edição Calendário Março Outubro 2013 Duração 180 Horas ECTS 30 PÓS- GRADUAÇÃO GESTÃO 2013 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING 2012 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO 2013 Coordenação José Manuel Carvalho Vieira Duração/Extensão

Leia mais

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015 Edição 1ª Edição Calendário outubro dezembro 2015 Duração 112 Horas / 3 meses Regime Pós-laboral e ao sábado MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS Em parceria com: SGS ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS COORDENAÇÃO

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Training Manager. Certificação PwC. 7, 14 e 21 de março. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Training Manager. Certificação PwC. 7, 14 e 21 de março. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Training Manager Certificação PwC 7, 14 e 21 de março Academia da PwC As empresas líderes analisam quais as competências necessárias para o desempenho dos seus colaboradores, implementam

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO E INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Angra do Heroísmo 2010/2011 1 Objectivos Este curso de pós-graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

Edição 1ª edição. Duração 172 Horas ECTS 30. Calendário Setembro Abril 2015 PÓS-GRADUAÇÃO

Edição 1ª edição. Duração 172 Horas ECTS 30. Calendário Setembro Abril 2015 PÓS-GRADUAÇÃO Edição 1ª edição Calendário Setembro Abril 2015 Duração 172 Horas ECTS 30 PÓS-GRADUAÇÃO NEGÓCIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PME 2014 PÓS-GRADUAÇÃO NEGÓCIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PME 2014 2 PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

As ações de formação ação no âmbito do presente Aviso têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidas com a estrutura a seguir indicada.

As ações de formação ação no âmbito do presente Aviso têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidas com a estrutura a seguir indicada. Anexo A Estrutura de intervenção As ações de formação ação no âmbito do presente Aviso têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidas com a estrutura a seguir indicada. 1. Plano de ação para o período 2016

Leia mais

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Neste curso serão abordadas as melhores práticas que permitem gerir estrategicamente a informação, tendo em vista a criação de valor para

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA ABERTURA A People & Skills foi criada para responder às necessidades de um mercado cada vez mais apostado em desenvolver e consolidar competências que

Leia mais

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição www.pwc.pt/academia Controlo de Gestão 2ª Edição Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013 Academia da PwC 2ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor os princípios do controlo de gestão, com especial enfoque

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1. Identificação do Curso Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos 2. Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Administração Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

enquadramento objectivos

enquadramento objectivos enquadramento O curso tem uma estrutura holística, integradora e procura trabalhar as competências da gestão de recursos humanos numa perspectiva de marketing interno no âmbito de temas marcadamente actuais,

Leia mais

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014 MBA Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é um curso de pós-graduação desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais

Leia mais

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Um jeito Diferente, Inovador e Prático de fazer Educação Corporativa Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Objetivo: Auxiliar o desenvolvimento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA TESTEMUNHOS A Pós-Graduação Qualidade na Saúde permitiu-me adquirir e consolidar conhecimentos nesta área.

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Gestão de Equipas Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013 Academia da PwC O sucesso das organizações depende cada vez mais de equipas de alto desempenho. Venha conhecer connosco as melhores

Leia mais

Mini-MBA de Especialização em Auditoria Contabilística, Financeira e Fiscal

Mini-MBA de Especialização em Auditoria Contabilística, Financeira e Fiscal Mini-MBA de Especialização em Auditoria Contabilística, Financeira e Fiscal Índice Duração Total...2 Destinatários...2 Perfil de saída...2 Pré-Requisitos...2 Objetivo Geral...2 Objetivos Específicos...3

Leia mais

Managing Team Performance

Managing Team Performance www.pwc.pt/academy Managing Team Performance Helping you push harder Lisboa, 22 e 24 de abril Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as melhores práticas de gestão contínua de performance e de resultados

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação MBA em Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2012-2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é

Leia mais

www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças!

www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças! www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças! Como gerir cobranças? Destinatários prioritários Esta ação de formação é prioritária

Leia mais

Mini-MBA de Marketing

Mini-MBA de Marketing Mini-MBA de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Índice Designação do curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objectivo Geral... 3 Objetivos

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

DR. MARCOS SOUSA. www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: 00351 217 931 365 ou 00244 94 112 60 90

DR. MARCOS SOUSA. www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: 00351 217 931 365 ou 00244 94 112 60 90 DR. MARCOS SOUSA Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Descrição do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3.

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3.ª Edição 2014/2015 EDITAL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de

Leia mais

Marketing Estratégico

Marketing Estratégico Marketing Estratégico Neste curso serão abordadas as melhores práticas para a elaboração de uma estratégia de Marketing. Porquê fazer este curso? Numa abordagem centrada no cliente, propõe-se um curso

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 3 Estrutura

Leia mais

EXECUTIVE MASTER/PÓS GRADUAÇÃO* GESTÃO & INOVAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO **

EXECUTIVE MASTER/PÓS GRADUAÇÃO* GESTÃO & INOVAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO ** Porquê fazer este Master? Empresas atentas entendem hoje que o uso de estratégias de gestão integradas e sistémicas, são a chave para a diferenciação e o crescimento sustentado futuro. A criação de efetivas

Leia mais

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES 2015 2 Formar gestores e quadros técnicos superiores, preparados científica e tecnicamente para o exercício de funções na empresa

Leia mais

O programa assenta em três eixos determinantes:

O programa assenta em três eixos determinantes: São vários os estudos europeus que apontam para um défice crescente de recursos especializados nas tecnologias de informação. Só em Portugal, estima-se que estejam atualmente em falta 3.900 profissionais

Leia mais

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação 6ª EDIÇão PÓS-GRADUAÇÃO gestão EMPRESARIAL 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos Natureza do curso e perfil

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

Curso de Gestão Para Empresários e Directores

Curso de Gestão Para Empresários e Directores Curso de Gestão Para Empresários e Directores Sob a direcção do Doutor José Nunes Maia, Professor Aposentado do ISCTE Lisboa, a MoreData pretende dar início à 1ª edição do Curso de Gestão para Empresários

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos - Nova Lei Geral do Trabalho- Angola- Novo Regime Jurídico da Lei nº 7/15 de 15 de Junho

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos - Nova Lei Geral do Trabalho- Angola- Novo Regime Jurídico da Lei nº 7/15 de 15 de Junho Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos - Nova Lei Geral do Trabalho- Angola- Novo Regime Jurídico da Lei nº 7/15 de 15 de Junho Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO EMPRESARIAL 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado

Leia mais

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner www.pwc.pt/academy HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner Lisboa, 21 e 22 de março de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer os desafios da função de RH e como se posicionar como

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO SGS ACADEMY PORQUÊ A SGS ACADEMY? Criada, em 2003, como área de negócio da

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão Logística Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento Tem vindo a ser reconhecida, por políticas governamentais

Leia mais

As promoções no ponto de venda Ir ao encontro do seu consumidor

As promoções no ponto de venda Ir ao encontro do seu consumidor As promoções Neste curso serão abordadas as melhores práticas na comunicação e gestão do design aplicadas aos espaços comerciais, no seu contributo para a rentabilidade das empresas. Porquê participar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof. Doutor Sérgio

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade. 1.ª Edição

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade. 1.ª Edição CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade 1.ª Edição Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão Novembro de 2012

Leia mais

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação)

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) Rua Castilho 90 2ºesq 1250-071 Lisboa, Portugal Rua José Gomes Ferreira nº219 - Aviz 4150-442 Porto, Portugal info@beill.pt / www.beill.pt Sobre A Beill

Leia mais

ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO

ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO O CEITEC é uma organização juridicamente dependente da Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior e, em termos científicopedagógicos,

Leia mais

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação O Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) é um estabelecimento de ensino superior dirigido preferencialmente às necessidades de todo o Setor Financeiro.

Leia mais

1. Objectivos. 2. Destinatários. 3. Competências

1. Objectivos. 2. Destinatários. 3. Competências DEPARTAMENTO DE POLÍTICA E TRABALHO SOCIAL REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAMENTOS SOCIAIS 1ª EDIÇÃO 2013/2014. 1 1. Objectivos Na sociedade atual as organizações de

Leia mais

DIREÇÃO COMERCIAL E VENDAS / SALES & TRADE MARKETING**

DIREÇÃO COMERCIAL E VENDAS / SALES & TRADE MARKETING** Porquê fazer este Master? O Programa de Aperfeiçoamento em Direção Comercial e Vendas/Sales & Trade Marketing constitui-se, prioritariamente, como uma ferramenta global ao serviço de um desempenho diferenciador.

Leia mais

CURSO PLANEAMENTO FISCAL

CURSO PLANEAMENTO FISCAL CURSO PLANEAMENTO FISCAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Planeamento

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

) A B M O E Ã ( Ç S E A IR S E D R M P E M E E IVO T D U O C Ã E Ç X A E R O T D IS A R IN T M S D E A Colaboração; M E

) A B M O E Ã ( Ç S E A IR S E D R M P E M E E IVO T D U O C Ã E Ç X A E R O T D IS A R IN T M S D E A Colaboração; M E MESTRADO EXECUTIVO EM DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (EMBA) Colaboração; MESTRADO EXECUTIVO EM DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (EMBA) DIRIGIDO A: OBJETIVOS: Graduados universitários e profissionais

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

JOGO ONLINE DE GESTÃO PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

JOGO ONLINE DE GESTÃO PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO JOGO ONLINE DE GESTÃO PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Junior Business Challenge by IPAM O IPAM The Marketing School é uma Instituição de Ensino Superior, especializada e líder, na formação de profissionais

Leia mais

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS // www.esb.ucp.pt

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS // www.esb.ucp.pt Pós-Graduação Segurança Alimentar 45 ECTS // www.esb.ucp.pt Nesta pós-graduação estudam-se os perigos, riscos, metodologias e legislação com que a segurança alimentar é confrontada na atualidade, numa

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Franquias

Pós-Graduação em Gestão de Franquias Gestão de Franquias Pós-Graduação em Gestão de Franquias Aula Inaugural 30 de maio de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$ 15.657,00 Consultar planos

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado)

MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado) MBA em Gestão de Negócios (Sexta e Sábado) Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições Abertas Turma 14 (Nova) -->Início Confirmado:05/07/2013 Mercados dinâmicos têm imposto desafios crescentes para as empresas:

Leia mais

MARKETING & EMPREENDEDORISMO**

MARKETING & EMPREENDEDORISMO** Porquê fazer este Master? Ao fazer esta Pós-graduação, os alunos terão a possibilidade de desenvolver um projeto real que será apresentado (se desejarem) a um painel de Business Angels (potenciais investidores)

Leia mais

FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES QUADRO RESUMO: FORMAÇÃO UFCD (H) Noções de Economia de Empresa 5437 25 Métodos e Práticas de Negociação 5442 50 Empresa Estrutura Organizacional 7825 25 Perfil e Potencial

Leia mais

Edição 2ª Edição. Duração 180 Horas / 7 Meses ECTS 30. Calendário Maio Dezembro 2015 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015.

Edição 2ª Edição. Duração 180 Horas / 7 Meses ECTS 30. Calendário Maio Dezembro 2015 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015. Edição 2ª Edição Calendário Maio Dezembro 2015 Duração 180 Horas / 7 Meses ECTS 30 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015 Em parceria com: ENQUADRAMENTO COORDENAÇÃO A velocidade de desenvolvimento de novos

Leia mais

Regime de Frequência e Avaliação da Pós Graduação em Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto

Regime de Frequência e Avaliação da Pós Graduação em Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto Regime de Frequência e Avaliação da Pós Graduação em Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto Artigo 1.º Criação 1.1. A Escola Superior de Comunicação Social inclui na sua oferta educativa, uma

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

MBA EM CONSULTORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS 2014.1

MBA EM CONSULTORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS 2014.1 NÚMERO DE VAGAS: 45 (Quarenta e cinco) vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS Abril de 2014 APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA MBA EM CONSULTORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS 2014.1 O MBA EM CONSULTORIA & GESTÃO DE NEGÓCIOS,

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522 Apresentação... 3 Como Empresa... 3 A nossa Visão... 3 A nossa Missão - A SUA VALORIZAÇÃO, A NOSSA MISSÃO!... 3 Os nossos Valores... 3 Porquê fazer um Curso de Especialização?... 4 Formação Certificada...

Leia mais

1. Introdução... 3. 2. Plano de Estudos... 4. 3. Estrutura funcional... 9. 4. Processo de Candidatura... 12. 5.Apresentação dos Formadores...

1. Introdução... 3. 2. Plano de Estudos... 4. 3. Estrutura funcional... 9. 4. Processo de Candidatura... 12. 5.Apresentação dos Formadores... 1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Plano de Estudos... 4 2.1. Coordenação do Curso... 4 2.2. Programa / Objetivos Específicos... 4 3. Estrutura funcional... 9 3.1. Custo...

Leia mais

Objetivos. Destinatários. ,.. Ambito

Objetivos. Destinatários. ,.. Ambito ,.. Ambito O Focility Monogement é cada vez mais uma atividade complexo, exigindo o aplicação adequado dos conhecimentos utilizados noutros mercados. A interdependência entre os negócios e o imobiliário

Leia mais

Fiscalidade e Contabilidade

Fiscalidade e Contabilidade Fiscalidade e Contabilidade Formação Executiva 2016 www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Pós-Graduações Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios

Leia mais

CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE

CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Negociação comercial Saber negociar com eficácia

Negociação comercial Saber negociar com eficácia Executive Revolution Programs Negociação comercial Neste curso serão abordadas as melhores práticas de negociação aplicadas para a rentabilidade das empresas. Porquê fazer este curso? O mundo actual é

Leia mais

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Iniciativas Inovadoras de Formação e Qualificação Profissional para o Comércio CIM Alto Minho 30 de junho de 2015 Missão Sucesso

Leia mais

Pós Graduação em Gestão de Franquias. Carga horária e duração

Pós Graduação em Gestão de Franquias. Carga horária e duração Pós Graduação em Gestão de Franquias Público - alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

MBA Master Business Administration

MBA Master Business Administration MBA Master Business Administration Objectivos O Master pretende complementar os conhecimentos teóricos e práticos de gestão em geral, proporcionando informação sobre as técnicas de gestão e de apoio à

Leia mais

Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013

Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013 www.pwc.pt/academy Incentivos financeiros e benefícios fiscais 2012/2013 Academia da PwC Os benefícios fiscais assumem hoje grande importância na gestão global das empresas, sendo reconhecidamente uma

Leia mais

março 2014 FORGETUR Formação Técnica para a Gestão no Turismo Técnicas de Gestão Financeira e Empresarial

março 2014 FORGETUR Formação Técnica para a Gestão no Turismo Técnicas de Gestão Financeira e Empresarial março 2014 FORGETUR Formação Técnica para a no Turismo Técnicas de Financeira e Empresarial Direção de Qualificação Formativa e Certificação FORGETUR Técnicas de Financeira e Empresarial 1. Enquadramento

Leia mais

Coordenador Dr. Pedro Pires

Coordenador Dr. Pedro Pires Curso de Especialização de Logística -Supply Chain Coordenador Dr. Pedro Pires Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. 15ª Edição. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. 15ª Edição. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta Sede R. da Escola Politécnica, 147 1269-001 Lisboa Campus do Taguspark Av. J. Delors, Edifício Inovação I 2740-122 Porto Salvo, Oeiras Coordenadora: Guia de Curso Lídia Grave-Resendes

Leia mais

Leader Coach. Creating high performance teams. Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Leader Coach. Creating high performance teams. Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Creating high performance teams Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as melhores práticas de gestão e desenvolvimento e equipas. Creating high

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Programa de Formação Avançada em COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COM O ALTO PATROCÍNIO Faculdade de Filosofia de Braga Programa de Formação Avançada em COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA docente mês dia horário horas ects

Leia mais

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy www.pwc.pt/academy Advanced! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. PwC s Academy Aceite o desafio e empreenda uma transformação de relevo nas suas competências

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Início em 26 de setembro de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$ 15.657,00 Consultar planos

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwc.pt/academy Finanças para Não Financeiros Academia da PwC Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados e interpretar os principais indicadores sobre

Leia mais

Os novos desafios do secretariado profissional

Os novos desafios do secretariado profissional www.pwc.pt/academy Os novos desafios do secretariado profissional Lisboa, 19 e 26 de fevereiro de 2013 Academia da PwC Um programa que mobiliza competências de eficiência pessoal e profissional apoiando

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Liderança e Gestão Intermédia na Escola Edição Instituto de Educação

Leia mais

DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA

DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA DINÂMICA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A BOLONHA SITUAÇÃO ACTUAL CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO SITUAÇÃO PRÉ - BOLONHA ADAPTAÇÃO A BOLONHA DISCIPLINAS CHAVE DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS DISCIPLINAS CHAVE DISCIPLINAS

Leia mais

curso de especialização em gestão

curso de especialização em gestão F OR M A Ç Ã O A V A N Ç A D A curso de especialização em gestão FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS Enquadramento O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Arte Contemporânea Artigo 2.º Objectivos do curso 1. A Pós-Graduação

Leia mais