RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER"

Transcrição

1 RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER

2 1 Radiologia Odontológica Radiologia Odontológica Art 23. Imaginologia Dento-Maxilo-Facial é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação buco-maxilo-facial e estruturas anexas. (Resolução CFO 22/2003) Art 24. As áreas de competência para atuação do especialista em Imaginologia Dento-Maxilo-Facial incluem: a) Obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas bucomaxilofaciais e anexas obtidas, por meio de: radiologia convencional, digitalizada, subtração, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultrasonografia, e outros; b) auxiliar no diagnóstico, para elucidação de problemas passíveis de solução, mediante exames pela obtenção de imagens e outros (Resolução CFO 22/2003) NOÇÕES DE ANATOMIA Crânio Além dos oito ossos cranianos, há 14 ossos faciais formando o crânio, ou esqueleto ósseo, da cabeça. Lembre-se de que o crânio inclui a estrutura óssea total da cabeça, que abrange tanto os ossos cranianos quanto os faciais. Os ossos cranianos são novamente identificados nesses desenhos para mostrar as relações anatômicas da estrutura total do crânio. Tipos de dente e sua orientação na boca. Um dente é identificado e descrito em função do tipo de dentição (primária ou secundária) e da sua posição na boca (proximidade com a linha mediana ou região anterior da boca).

3 2

4 3

5 4

6 5 As radiografias odontológicas se dividem em: Extrabucal Realizadas sem a necessidade de ser colocado qualquer instrumento radiológico no interior da boca.

7 6 Intrabucal Geralmente a necessidade de colocar algum instrumento ou artefato no interior da boca, como por exemplo: o chassi com a película radiológica. Radiografia Extrabucal São solicitadas em diversas ocasiões clínicas. Porém a complexidade das estruturas do esqueleto maxilofacil, fez com que diferentes tipos de projeções fossem criadas. Sendo essas: Panorâmica Panorâmica para implante P.A. para seios maxilares P.A. para seio frontal P.A. para mandibula Trismo Axial (Hirtz) Lateral Oblíqua TIPOS DE DENTIÇÃO O ser humano possui duas dentições: uma primária ou decídua e uma secundária ou permanente. DENTIÇÃO PRIMÁRIA OU DECÍDUA (DE LEITE) - Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos e oito dentes molares, totalizando vinte dentes. Essa dentição tem início com a irrupção dos incisivos na faixa de 6 a 9 meses de idade, terminando com a irrupção dos molares na faixa de 1 a 2 anos de idade. A queda (substituição) dos dentes decíduos (primários) inicia-se com os incisivos na faixa de 6 a 8 anos de idade, terminando com a substituição dos molares na faixa dos 9 a 12 anos de idade. Entre a dentição primária (decídua) e a secundária (permanente) existe a mista, composta por dentes decíduos e permanentes. DENTIÇÃO SECUNDÁRIA OU PERMANENTE - Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos, oito dentes pré-molares e doze dentes molares, totalizando trinta e dois dentes. Essa dentição tem início com a irrupção dos incisivos na faixa de 7 a 9 anos de idade, terminando com a irrupção dos segundos pré-molares e molares na faixa de 11 a 12

8 7 anos de idade. Os terceiros molares estão desaparecendo das arcadas. A sua irrupção depende de espaço, podendo ocorrer até 20 anos de idade. O que geralmente ocorre é que não se formam ou ficam inclusos. Na troca de dentição decídua (primária) para a permanente (secundária), os primeiros molares decíduos são trocados pelos primeiros pré-molares permanentes, e os segundos molares decíduos são trocados pelos segundos pré-molares permanentes. Podem ocorrer nas duas dentições a mais, denominados extranumerários, ou menos, denominados anodontia. A anodontia pode ser parcial ou total (ausência de todos os dentes. NOMENCLATURA DOS DENTES Os dentes são representados por números em função da sua posição na boca. A boca é dividida em quadrantes pelo plano sagital mediano, e maxila (superior) e mandíbula (inferior), da seguinte maneira: quadrantes superiores (direito e esquerdo) correspondem aos dentes da maxila, e quadrantes inferiores (direito e esquerdo) correspondem aos dentes da mandíbula (Fig. 20.1) Esse tipo de representação (quadrantes) pode ser feito pela Cruz de Radier (Fig. 20.2) Fig Esquema da divisão da boa em quadrantes. Fig Cruz de Radier

9 8 Termos de Relacionamento O dente possui cinco faces: vestibular, lingual ou palatina, mesial, distal e oclusal. (Fig.20.3) Fig Faces de um dente. 1- Face mesial; 2- Face distal; 3- Face vestibular; 4- Face lingual ou palatal; 5- Face oclusal; 6- Interproximal. COMPOSIÇÃO DO DENTE. O dente é composto por quatro partes distintas: esmalte, cemento, dentina e cavidade pulpar (Fig. 20.4). - Esmalte- È a parte que recobre o dente na parte coronária; é a imagem mais radiopaca do dente; -Cemento- È a parte que recobre o dente na parte radicular; -Dentina- È a que fica abaixo do esmalte na parte coronária e abaixo do cemento na radicular; -Cavidade pulpar- Localizada mais internamente é onde estão localizados os nervos, artérias e veias que dão vitalidade ao dente. È a imagem mais radiotransparente do dente.

10 9 Anatomicamente, o dente pode ser dividico basicamente em três regiões: Coroa, Colo, Raiz (Fig.20.5) - Coroa - È projetada a partir da gengiva; - Colo - Localizado entre a coroa e a raiz; - Raiz - Está fixada no alvéolo por uma membrana fibrosa, denominada membrana periodontal. A quantidade de raízes varia em função do tipo de dente. - Os incisivos geralmente possuem um raiz; - Os caninos podem se apresentar com uma ou duas raízes; - Os pré-molares- podem se apresentar com uma ou duas raizes; - Os 1ºs e 2ºs molares inferiores- Possuem três raizes: duas mesiais, e uma distal; -Os 1ºs e 2ºs molares superiores- Possuem três raizes sendo duas vestibulares, e uma palatina; - Os 3ºs molares- Podem se apresentar com três raizes, ou raizes fusionadas.

11 10 PONTOS ANATÔMICOS Fig. 20.6a- Principais pontos anatômicos de referência superficial da face. 1- Asa do nariz; 2- Comissura labial; 3- Acântio; 4- Borda lateral da orbita. Fig. 20.6b- Principais pontos anatômicos de referência superficial da face. 1- Asa do nariz; 2- Comissura labial; 3- Acântio; 4- Borda lateral da orbita; 5- Trago.

12 11 PLANOS E LINHAS DA FACE PARA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. Alguns planos e linhas imaginários podem ser traçados na face, com o objetivo de facilitar a localização de estruturas anatômicas e o posicionamento do paciente para o exame radiolográfico. Fig.20.7a- Principais planos da cabeça para a radiologia odontológica em vista frontal. Fig.20.7b- Principais planos da cabeça para a radiologia odontológica em vista lateral. Principais planos da face para radiologia odontológica (Fig. 20.7a e 20.7b) - Plano sagital mediano- Divide a cabeça verticalmente em duas partes iguas, direita e esquerda; - Plano frontal (coronal)- È um plano vertical em ângulo reto com plano sagital, que divide a cabeça verticalmente em parte anterior e parte posterior.; - Plano infra-orbitomeatal- Também denominado plano horizontal alemão, plano antropológico, ou plano de Frankfurt. È um plano transversal (horizontal) perpendicular aos planos frontal (coronal) e sagital, que vai da borda inferior das órbitas ao teto dos poros acústicos externos, dividindo a cabeça em partes superiores e inferior.

13 12 Principais linhas da face para a radiologia odontológica ( Fig. 20.8) Linha de Camper- Linha que vai do trago á asa do nariz. Linha trago - comissura labial- Linha que vai do trago á comissura labial do mesmo lado. Linha infra-orbitomeatal- Também denominada linha horizontal alemã, linha antropológica, ou linha de Frankfurt ou linha de Reid. È uma linha que vai da borda inferior de um órbita ao teto do poro acústico externo do mesmo lado. Coincide com o plano infra-orbitomeatal (plano horizontal alemão) Fig Principais linha da face para radiologia odontológica. 1- Linha de camper; 2- Linha trago- comissura labial; 3- Linha infra-orbitomeatal

14 13 APARELHOS DE RAIOS X ODONTOLÓGICOS. Obedece aos mesmos princípios e composição dos aparelhos utilizados em radiologia médica. De uma maneira geral, são aparelhos pequenos de pouca potência, que podem ser móveis ou fixo na parede. FILMES RADIOGRÁFICO PARA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA Os filmes radiográficos utilizados em radiologia odontológica podem ser divididos basicamente em dois grupos: intrabucais e extrabucais. Filmes Radiográficos Intrabucais. Também denominado filme intra-oral, é utilizado para radiografias em que o filme é colocado dentro da boca do paciente. È um tipo de filme radiográfico para exposição direta dos raios X, ou seja, não são usados em conjunto com écrans intensificadores. Apresenta-se em embalagens individuais, podendo ser simples (mais utilizados), com apenas uma película (filme) na embalagem, ou duplos, com duas películas (filme), para realização de incidências com cópia para arquivo. Tamanhos de filme radiolográfico intrabucal (intra-oral) Existem no mercado basicamente três tamanhos de filmes radiográficos intrabucal (intra-oral): 22x 35mm, 31x41mm e 57x76mm (Fig.20.9) Fig Filmes radiográficos para intrabucais (intra-orais).

15 14 Embalagem do filme radiográfico intrabucal (intra-oral) O filme é embalado da seguinte maneira, de fora para dentro (Fig 20.10). Revestimento externo - Um invólucro plástico vedando a entrada de luz e de saliva. O lado a ser exposto pelos raios X (parte anterior) geralmente possui uma superficie lisa e branca. O lado oposto (parte posterior), geralmente com duas cores, possui uma lingueta em "V", que é utilizada para abrir a embalagem para processamento do filme; Papel preto- Reveste todo o filme e possui as funções de vedação da luz e proteção do filme durante o manuseio para o processamento; Lâmina de chumbo- Uma fina lâmina de chumbo é posicionada na parte posterior do filme (lado oposto ao da exposição pelo raios x). A função dessa lâmina é absorver a radiação secundária e se necessário, identificar ( através de marcas) o posicionamento errado do filme para a incidência; Filme Radiográfico- Encontra-se no interior da embalagem, revestido por um papel preto. Tamanhos/utilização dos filmes radiográficos intrabucais (intraorais) - Tamanho 22x35 mm- Também denominado número 1, é geralmente utilizado para radiografia periapical e também para radiografia interproximal (bitewing) em paciente pediátrico;

16 15 - Tamanho 31x41mm- Também denominado número 2, é geralmente utilizado para radiografia periapical e interproximal (bitewing) ; - Tamanho 57x76mm- Geralmente é utilizada para radiografia oclusal, em áreas extensas da maxila e da mandíbula. FILMES RADIOGRÁFICOS EXTRABUCAIS São utilizados em incidências em que o filme radiográfico fica posicionado fora da boca do paciente, como na radiografia em perfil do crânio (cefalométrica) e outras. Esses filmes radiograficos geralmente são usados em associação com écrans intensificadores. Os tamanhos de filmes radiográficos extrabucais mais utilizados em radiografia odontológica são 18cm x 24cm; 24cm x 30cm; 12cm x 30cm e 15cm x 30cm. PROCESSAMENTO DO FILME RADIOGRÁFICO O filme radiográfico intrabucal (intra-oral) e extrabucal após a exposição deve ser processado (revelado). Esse processamento pode ser manual ou automático. No processamento manual dos filmes radiográficos intra-orais (intrabucais), é necessária a identificação nas colgaduras, pois não há espaço suficiente no filme para fazê-la.

17 16 Filme radiográfico intrabucal (intra-oral) autoprocessador Esse tipo de filme é uma alternativa ao processamento manual, dispensando o uso de câmara escura para o processamento. É apresentado em uma embalagem especial, que contém os agentes reveladores e fixadores, além da película do filme, isso permite o processamento do filme radiográfico logo após a exposição sem a necessidade do manuseio em cãmara escura. Técnica radiográfica periapicais Existem duas técnicas radiográficas periapicais básicas: a Técnica da bissetriz e a do paralelismo. Técnica Radiográfica da Bissetriz Essa técnica proporciona um posicionamento relativamente simples, rápido e confortável para o paciente. È baseada na lei isométrica de Cieszinski: " A imagem projetada tem o mesmo comprimento e as mesmas proporções do objeto, desde que o feixe de raios X central seja perpendicular á bissetriz do ângulo formado pelo filme e objeto". Ou seja, o raio central deve incidir perpendicular á bissetriz do ângulo formado entre o eixo do dente e o do filme radiográfico (Fig.20.13)

18 POSICIONAMENTO DA CABEÇA DO PACIENTE- A cabeça do paciente deve ser posicionada de acordo com o tipo de dente a ser radiográfado. Para as radiográfias periapicais pela técnica de bissetriz na maxila, a linha de Camper deve estar paralela ao chão. (Fig 20.14). Para as radiográfias periapicais pela técnica da bissetriz na mandíbula, a linha trago comissura labial deve estar paralela ao plano horizontal (chão) Fig.20.15) 17

19 18 Fig Posicionamento da cabeça do paciente para as radiográfias pariapicais pela técnica da bissetriz na maxila. Fig Posicionamento da cabeça do paciente para as radiográfias pariapicais pela técnica da bissetriz na mandíbula. Posicionamento do filme radiográfico O filme radiográfico deve ser posicionado horizontalmente para as radiográfias dos pré- molares, e molares e verticalmente nos casos de incisivos, e caninos, com o picote sempre voltado para a coroa dental. Deve ser deixado um espaço de 2 a 3mm, sobrando além da coroa dos dentes (bloco de mordida) Fig 20.17

20 19 Ângulos vertical na Técnica da Bissetriz. Obs: Esses ângulos verticais na verdade são aproximados, devendo ser usados como referência. Váriações no tipo de anatomia da face ou da posição do dente podem alterar a sua angulação. Angulação vertical- Técnica do "Z" Essa técnica também pode ser usada como referência para a determinação da angulação vertical do cabeçote do aparelho de raios x odontológico. Pode ser exemplificada da seguinte maneira: a parte horizontal superior da Letra "Z" corresponde aos grupos de dentes (da esquerda para direita) incisivos (+50º), pré - molares (+40º) e molares (+30º) da maxila (arcada superior), e a parte horizontal inferior corresponde aos grupos (da esquerda para direita) incisivos (-20º), prémolares (-10 e molares (0º) da mandíbula (arcada inferior) Fig.20.20

21 20 Posicionamentos da cabeça do paciente- cabeçote o aparelho de raios X e do filme para radiográfias periapicais pela técnica de bissetriz na maxila ( arcada superior) Fig a Fig Posicionamento do paciente para a radiográfia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos incisivos superiores.

22 21 Fig Posicionamento do paciente para a radiográfia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos caninos superiores Fig Posicionamento do paciente para a radiográfia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos pré-molares superiores. Fig Posicionamento do paciente para a radiográfia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos molares superiores. Posicionamentos da cabeça do paciente- cabeçote o aparelho de raios X e do filme para radiográfias periapicais pela técnica de bissetriz na mandíbula (arcada inferior) Fig a Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos incisivos inferiores.

23 22 Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos caninos inferiores. Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos pré-molares inferiores. Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica de bissetriz do grupo dos molares inferiores.

24 23

25 24 RADIOGRAFIAS INTRABUCAIS PERIAPICAL BOCA TODA: São realizadas 14 radiografias possibilitando examinar todos os dentes e estruturas adjacentes com mais detalhes. Pode ser feita com a técnica da bissetriz ou do paralelismo. Técnica radiográfica do paralelismo Nessa técnica o filme radiográfico é posicionado paralelamente ao plano do eixo do dente com a ajuda de um posicionador. O raio central deve incidir perpendicularmente e em direção ao centro do longo eixo do dente e do plano do filme. Deve ser usado um cilindro (cone) longo, para evitar a distorção da imagem radiografica (Fig ).

26 25 A execução dessa técnica é simples, bastando ajustar o posicionador ao dente a ser radiografado. Posicionamentos da cabeça do paciente- do cabeçote do aparelho de raios x e do filme para radiografias periapicais pela técnica do paralelismo na maxila (arcada superior). Figs a 20.33) Figura Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos incisivos superiores Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos caninos superiores.

27 26 Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos pré-molares superiores. Posicionamento da cabeça do paciente- do cabeçote do aparelho de raios X e do filme para radiografias periapicais pela técnica do paralelismo na mandíbula (arcada inferior)- Fig a Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos incisivos inferiores.

28 27 Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos caninos inferiores. Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos pré-molares inferiores.

29 28 Fig Fig Posicionamento do paciente para a radiografia periapical pela técnica do paralelismo do grupo dos molares inferiores. Radiografias periapicais na maxila (arcada superior) Figs a 20.41)

30 29 Fig Radiografia periapical do grupo dos incisivos superiores Fig Radiografia do grupo dos caninos superiores. Fig Radiografia periapical do grupo dos pré- molares superiores. Fig Radiografia periapical do grupo dos molares superiores.

31 30 Radiografias periapical da mandíbula (arcada inferior). Ex: e Fig Radiografia periapical do grupo dos incisivos inferiores Fig Radiografia periapical do grupo dos molares inferiores RADIOGRAFIA OCLUSAL È uma incidência complementar, realizada com o filme radiográfico posicionado no plano oclusal. As radiografias oclusais mais realizadas são as totais de maxila e de mandíbula. Indicações clínicas importantes da radiografia oclusal. - Estudo das fraturas dos maxilares;

32 31 - Pesquisa de sialolitos nos condutos de Wharton ( glândulas salivares submandibulares) - Mensurações ortodônticas para determinação e controle da tração nos maxilares; - Estudo da fenda palatina; - Localização de dentes extranumerários ; - Pesquisa de raízes residuais; - Dentes inclusos; - Estudo de grandes áreas patológicas ou anômalas. Técnica radiográfica oclusal O filme radiográfico é fixado pelos dentes quando o paciente os possui. Quando for edêntulo (sem dente) utiliza-se o dedo polegar do paciente para auxiliar na fixação do filme. Posicionamento da cabeça do paciente - A cabeça deve ser posicionada com o plano sagital mediano perpendicular ao plano horizontal (chão). O plano oclusal deve estar paralelo ao chão (a linha de Camper paralela ao chão).

33 32 Fig a- Posicionamento do paciente para a incidência oclusal total de maxila. Fig.20.57b- Radiografia oclusal total de maxila. Posicionamento do filme radiográfico- O filme radiográfico é posicionado na boca do paciente, com o lado anterior (superfície convexa do picote) voltado para cima (direcionado ao tubo de raios x). Deve ser centralizado na boca do paciente com o seu maior eixo no sentido látero-lateral em adultos e no sentido ântero-posterior em crianças. O paciente deve ocluir suavemente segurando o filme, Fig

34 33 Fig Esquema monstrando o posicionamento do filme radiográfico na boca do paciente na radiografia oclusal total de maxila. Radiografia oclusal para mandíbula. Posicionamento da cabeça do paciente- A cabeça deve ser posicionada pra trás, com o plano sagital mediano perpendicular ao plano horizontal (chão). Fig.20.63a Posicionamento do paciente para a radiografia oclusal total da mandibula.

35 34 Fig.20.63b- Radiografia oclusal total da mandíbula. Obs: O livro Técnicas Radiogra ficas do autor Antonio Biasoli possui um rico contéudo sobre raios X odontológico, no caso das radiografias oclusais e outras incidências odontológicas, só foram citadas apenas alguns exemplos, tendo ainda algumas incidências valiosas para estudo que estam presentes no livro. TIPOS DE INCIDÊNCIA UTILIZADAS EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA As incidências radiográficas extrabucais mais utlizadas em radiologia odontológica são: panorâmica, telerradiografia do crânio em perfil (cefalométrica), telerradiografia do crânio em oblíqua de 45º, póstero-anterior (PA) em fronto-naso, póstero- anterior (PA) para mandíbula, póstero anterior (PA) em mento-naso, semi-axial póstero- anterior (Reverchon invertido),perfil semi-axial (schuller), localizada para articulações temporomandibulares, laterias oblíquas da mandíbula (direita e esquerda) e axial submento- vértice da face. Obs: Serão citadas aqui somente a incidências: panorâmica e atelerradiografia do crânio em perfil (cefalométrica) Panorâmica È uma tomografia rotacional que produz uma imagem radiográfica da totalidade do arco dental, ou seja, produz uma imagem radiográfica panorâmica da maxila e da mandíbula. O tubo de raios X se move simultaneamente e em sentido oposto ao filme radiográfico (chassi) ao redor do paciente(fig.20.69)

36 35 Fig Esquema do funcionamento do conjunto tubo de raios x/filme radiográfico na incidência panorâmica. Suas indicações principais são: impossibilidade do paciente para a realização de incidência intrabucais (trismos, náuseas ao contato com o filme intrabucal) e politraumatizados. Posicionamento da cabeça do paciente (Fig.20.70a e 20.70b)- O paciente deve ser posicionado no aparelho com o plano horizontal alemão paralelo ao chão e o plano sagital perpendicular a este. Fig.20.70a- Posicionamento do paciente para a radiografia panorâmica.

37 36 Fig b- Radiografia panorâmica O paciente deve ser instruído a não se movimentar durante a execução da radiográfia (aproximadamente 18 segundos) Telerradiografia do crânio em perfil Também denominada radiografia cefalométrica, é utilizada para fazer mensurações lineares e angulares de pontos ou estruturas anatômicas (ortodontia). Para a execução, há necessidade de um cefalostato adaptado ao aparelho, que possui a função de manter a cabeça do paciente na posição correta para realização da incidência (Fig a e 20.71b).

38 37 Fig a- Posicionamento do paciente para a telerradiografia do crânio em perfil Fig b- Telerradiografia do crânio em perfil

39 38 TÉCNICA BISSETRIZ Essa tècnica ela é bem complicada porque na realização do exame o posicionamento do filme pode ser na área inferior ou na área superior. Inferior na área da mandibula e superior da área maxilar. ( Obs: Foto retirada da Apostila de Radiologia Odontologica da Pontual MLA). Descrição da Técnica Bissetriz - A forma mais utilizada é dispositivos conhecidos como posicionadores são vendidos em lojas para artigos na área de odontologia. Obs: Esses dispositivos são esterizados a vapor. Princípios da Bissetriz A imagem radiográfica mais fidedigna do dente e estruturas de suporte é obtida quando a incidência do feixe de radiação é perpendicular á bissetriz do ângulo formado entre o eixo do dente e o plano do filme.

40 39 Oclusal- È uma técnica radiográfica que se presta para examinar grandes áreas da maxila e da mandíbula, é indicada para detectar fraturas, patologias. - Oclusal- È uma técnica radiográfica que se presta para examinar grandes áreas da maxila e da mandíbula, é indicada para detectar fraturas, patologias.

41 40

EXAMES RADIOGRÁFICOS EXTRABUCAIS E INTRABUCAIS

EXAMES RADIOGRÁFICOS EXTRABUCAIS E INTRABUCAIS EXAMES RADIOGRÁFICOS EXTRABUCAIS E INTRABUCAIS Marinei do Rocio Pacheco dos Santos 1 1 Considerações Iniciais Os exames radiográficos realizados em odontologia são divididos em exames extrabucais e intrabucais.

Leia mais

PA (póstero-anterior) e o perfil esquerdo.

PA (póstero-anterior) e o perfil esquerdo. ESTUDO RADIOGRÁFICO DO CRÂNIO Pontos anatômicos de referência superficial da cabeça São úteis para a identificação de estruturas anatômicas, facilitando a realização do exame radiográfico. Os principais

Leia mais

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho Dr Sergio Pinho Nely Rocha de Figueiredo 63a 11m Atendimento: 2/5/2014 Planos de Referência Avaliar a relação dos planos de referência com o esqueleto facial do paciente, em especial a condição de simetria

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL

Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL Aula 4: TÉCNICA RADIOGRÁFICA INTRA-ORAL Técnicas Radiográficas Periapical Exame do dente e osso alveolar que o rodeia; Interproximal Diagnóstico de cáries proximais, excessos marginais de restaurações;

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Molares Decíduos Decíduos

Molares Decíduos Decíduos Ô Ô Ô Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ossos Esfenóide e Occipital. Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ossos Esfenóide e Occipital. Meato Acústico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Edital N 101/2014 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

RADIOLOGIA. r e g r a s e s p e c í f i c a s

RADIOLOGIA. r e g r a s e s p e c í f i c a s RADIOLOGIA r e g r a s e s p e c í f i c a s índice 1 2 2 2 3 4 Apresentação Gestão da Qualidade em Saúde Bucal Solicitações de Exames Envio de Imagens via Internet Envio para Pagamento Tabela de Procedimentos

Leia mais

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA O exame radiográfico periapical para avaliação dos dentes e estruturas da maxila permite a observação de imagens de estruturas anatômicas, características de

Leia mais

LINK CATÁLOGO DE EXAMES

LINK CATÁLOGO DE EXAMES Porque pedir um exame radiográfico? LINK CATÁLOGO DE EXAMES O exame radiográfico é solicitado para a visualização clinica das estruturas ósseas da cavidade bucal. Para isso, existem as mais diversas técnicas

Leia mais

*** Iane Souza Nery Silva Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre.

*** Iane Souza Nery Silva   Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre. C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Radiologia Código: - Pré-requisito: Anatomia II: Cabeça

Leia mais

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Radiologia Odontológica e Imaginologia Radiologia Odontológica e Imaginologia Especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade...correta manipulação da fonte de raios X, capacitando-o assim

Leia mais

Aula 5: ANATOMIA RADIOGRÁFICA DENTO-MAXILOMANDIBULAR. O grau de absorção dos Rx depende da composição, espessura e

Aula 5: ANATOMIA RADIOGRÁFICA DENTO-MAXILOMANDIBULAR. O grau de absorção dos Rx depende da composição, espessura e Aula 5: ANATOMIA RADIOGRÁFICA DENTO-MAXILOMANDIBULAR Autora: Profª. Rosana da Silva Berticelli Edição: Luana Christ e Bruna Thaís Reuter RADIOPACIDADE O grau de absorção dos Rx depende da composição, espessura

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA X INTEGRAL NOTURNO PLANO DE ENSINO Disciplina: Departamento:

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentários (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Especificação dos Casos quanto às Categorias

Especificação dos Casos quanto às Categorias Manual DO CANDIDATO Especificação dos Casos quanto às Categorias A escolha dos casos a serem apresentados deverá seguir os seguintes critérios: 1 - Maloclusão Classe II ou III de Angle, tratada sem extração

Leia mais

ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS

ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS O exame radiográfico pelo método periapical para avaliação dos dentes e estruturas da maxila permite a observação de uma série de imagens de

Leia mais

Classificação das maloclusões

Classificação das maloclusões Classificação das maloclusões O que é maloclusão? Segundo Strang, maloclusão é algum desvio da oclusão normal dos dentes. Fundamentalmente, más posições dentárias são sintomas de erro de crescimento no

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores Protocolo de Tomografia para Membros Superiores POSICIONAMENTO DE OMBRO (CINTURA ESCAPULAR) Posicionamento para Ombro POSIÇÃO: posição de supino. RADIOGRAFIA DIGITAL: frente. PLANO: axial, SEM ANGULAÇÃO

Leia mais

CRÂNIO. Dr. Peter Reher, CD, CD, MSc, PhD

CRÂNIO. Dr. Peter Reher, CD, CD, MSc, PhD CRÂNIO Dr. Peter Reher, CD, CD, MSc, PhD PhD Especialista e Mestre em CTBMF - UFPel-RS Doutor (PhD) em CTBMF - University of London Professor Adjunto da UFMG Professor Adjunto da PUC-Minas Roteiro Roteiro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 TÉCNICO DE RADIOLOGIA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 TÉCNICO DE RADIOLOGIA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) Navicular e cuboide são ossos: a) dos pés b) da bacia c) das mãos d) da coluna 2) Na incidência posteroanterior (PA) com raio central perpendicular para estudo da fossa intercondiliana

Leia mais

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 U.C. I 7ª e 8ª Aulas DentaScan 15-11-2012 Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 História para corresponder aos anseios dos doentes, de substituição de dentes em falta, por próteses funcional e estéticamente

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

MARINHA 2015 Questões

MARINHA 2015 Questões MARINHA 2015 Questões Radiologia Você não é. Você está! MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 QUESTÕES DE RADIOLOGIA DA MARINHA DO BRASIL Edital 2014 do CSM - Programa: Radiografias em odontologia:

Leia mais

Radiologia médica - Anatomia I. Total de 7 páginas 1

Radiologia médica - Anatomia I. Total de 7 páginas 1 OSSOS DA FACE Ossos da face crescem até aos 16 anos; Com amadurecimento: os ossos do crânio se expandem, dentes se formam e emergem, seios paranasais aumentam. Ossos Nasais Ossos da face (14): 2 ossos

Leia mais

CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 -

CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 - CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO E TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 - SUMÁRIO ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS...03 TÓPICOS DE ANATOMIA...04 CALOTA CRANIANA...07 CRÂNIO FRENTE CRÂNIO MÉTODO DE CALDWELL CRÃNIO

Leia mais

TABELAS DE ODONTOLOGIA

TABELAS DE ODONTOLOGIA TABELAS DE ODONTOLOGIA 710001- Clínico Geral. 01 70110000 Consulta Inicial 178,57 15,00 35,00 50,00 02 70115000 Profilaxia + Raspagem Coronária 90,85 7,63 17,81 25,44 03 73910000 Rest. de Amálgama 1 face

Leia mais

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Prof. Álvaro Benevides ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Generalidades NERVO TRIGÊMIO Em anatomia, chama-se sistema nervoso central, ou neuroeixo, ao conjunto

Leia mais

TABELAS DE ODONTOLOGIA

TABELAS DE ODONTOLOGIA TABELAS DE ODONTOLOGIA 710001- Clínico Geral COD PROCEDIMENTO CHO V. PREV. V. IPASGO V. TOTAL 01 70110000 Consulta Inicial 142,85 15,00 35,00 50,00 02 70115000 Profilaxia + Raspagem Coronária 72,00 5,87

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face

área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face WWW.cedav.com.br área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Diretor Centro

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. COMANDO DA AERONÁUTICA VERSÃO B EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) ESPECIALIDADE: RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO. Coluna Cervical (AP)

COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO. Coluna Cervical (AP) Coluna Cervical (AP) COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO Solicitar ao paciente que retire brincos, colar, presilhas do cabelo, aparelho móvel da boca e qualquer objeto radiopaco que venha comprometer

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face

área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face WWW.cedav.com.br área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do crânio e face Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Diretor Centro

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

CASO 2. SNA = 85 o - maxila moderadamente protruída em relação à base do crânio. Po SNA

CASO 2. SNA = 85 o - maxila moderadamente protruída em relação à base do crânio. Po SNA 1 - - Interseção das linhas e. Determina uma medida angular que mostra o posicionamento ântero-posterior da maxila em relação à base do crânio. Valor padrão de normalidade = 82 o na dentadura permanente

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXXI Junho de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Introdução ao estudo da anatomia

Introdução ao estudo da anatomia 1 Introdução ao estudo da anatomia Paulo Henrique Ferreira Caria Anatomia é uma palavra de origem grega cujos radicais, ana e tomia, significam, respectivamente, através de e cortar, fazendo referência

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Os nutrientes não podem ser absorvidos pelo organismo na sua forma natural, necessitando de tratamento químico e mecânico do sistema digestório.

Leia mais

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 Cód. DIAGNÓSTICO Plano 81000030 Consulta Odontológica PPP 81000049 Consulta Odontológica de Urgência PPP 81000057 Consulta Odontológica de Urgência

Leia mais

Tomografia dos Seios Paranasais

Tomografia dos Seios Paranasais dos Seios Paranasais Tecnólogo Especialista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas - HC - Pós Graduado em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada Pela Faculdade Santa Marcelina - - Autor

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição III junho de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XIII Novembro de 2015 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030

Leia mais

Ponto A. Informações e imagens extraídas do livro "Anatomia Radiológica em Norma Lateral" (2009), Editora Previdence, Buenos Aires, Argentina.

Ponto A. Informações e imagens extraídas do livro Anatomia Radiológica em Norma Lateral (2009), Editora Previdence, Buenos Aires, Argentina. Autor: Graciela Porta Ponto A Informações e imagens extraídas do livro "Anatomia Radiológica em Norma Lateral" (2009), Editora Previdence, Buenos Aires, Argentina. Informações e imagens extraídas do livro

Leia mais

Procedimentos Relacionados ao Apoio e Diagnóstico II

Procedimentos Relacionados ao Apoio e Diagnóstico II Procedimentos Relacionados ao Apoio e Diagnóstico II Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal Radiologia Módulo II Tatuí 2018 0 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 2 2. IMAGEM RADIOGRÁFICA... 2 3. PRODUÇÃO

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS Obs. Para encontrar o valor dos serviços prestados pelos dentistas conveniados multiplica-se a quantidade de U.S.O. (Unidade Serviços Odontológicos) pelo valor estabelecido

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Aula 01 Aula 02. quinta-feira, 6 de outubro de 16

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Aula 01 Aula 02. quinta-feira, 6 de outubro de 16 Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Aula 01 Aula 02 Indicações Radiográficas Dentes inclusos Doença cárie Patologias Periapical >São ondas eletromagnéticas de comprimento

Leia mais

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Monografia apresentada à Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da

Leia mais

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia Técnicas radiográficas Divididas em dois grandes grupos: Técnicas Intraorais Profª Paula Christensen Técnicas Radiográficas Técnicas Extraorais Técnicas

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 CÓDIGOS PROCEDIMENTOS Valor 1 - DIAGNOSTICO 1.01 Emergência R$ 1.02 Falta R$ 1.03 Avaliação Diagnóstica - Somente

Leia mais

RADIOLOGIA DIGITAL SEM LIMITES. Sua Solução Completa De Radiogradia Digital. Sem Fio. Flexível. Todos os tamanhos.

RADIOLOGIA DIGITAL SEM LIMITES. Sua Solução Completa De Radiogradia Digital. Sem Fio. Flexível. Todos os tamanhos. C l a s s i C D u o i n t r a o r a l RADIOLOGIA DIGITAL SEM LIMITES. Sua Solução Completa De Radiogradia Digital. Sem Fio. Flexível. Todos os tamanhos. Radiologia Digital Sem Limites Os sistemas de radiografia

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04)

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04) CRONOGRAMA DE AULAS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORTODONTIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC TURMA (04/12 04/14) VII - NOTURNO (30/03/2012) S.A. - Sala de aula com Multimídia Q. B. - Quadro

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE Brasilia UNIP Prof. Dr. Ricardo F. Paulin ANÁLISE FACIAL ð Interdependência Beleza Facial x Oclusão ð Inadequação do padrão dento-esquelético na avaliação

Leia mais

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC 01 CONSULTA A1.01.01.02 A1.01.01.03 A1.01.01.05 A1.01.01.06 Consulta de medicina dentária 35 Consulta para apresentação e discussão de plano de tratamento

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

desta escala em uma fotografia revelada. A redução na ampliação foi de 52%, ou seja, as medidas lineares nas fotografias corresponderam

desta escala em uma fotografia revelada. A redução na ampliação foi de 52%, ou seja, as medidas lineares nas fotografias corresponderam MATERIAL E MÉTODO 64 FIGURA 4.7 escala posicionada no plano mediano do cefalostato. Foi realizada aferição, por meio de paquímetro digital, das dimensões desta escala em uma fotografia revelada. A redução

Leia mais

adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem.

adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. R adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de

Leia mais

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL DidaAcamente dividimos a coroa dental em terços e senado de visualização. Face vesabular ou lingual -- horizontal: terço mesial, médio e distal -- veracal: terço oclusal ou incisal,

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL Especialidade Códigos PROCEDIMENTOS Valores Ex.Clínico 110 exame clinico R$ 38,00 Ex.Clínico 120 urgência odontológica R$ 45,00 Radiologia 210 Periapical R$ 10,00 Radiologia 220 Interproximal (bite-wing)

Leia mais

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /.

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /. Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino Nome do Paciente:, Data: / /. 1. Questões Preliminares 1.1 Se houvesse algo que você pudesse fazer para modificar seu sorriso, o que seria? 1.2 Você prefere

Leia mais

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar 1000-048 Lisboa Tabela a aplicar a: AND Saúde Telefone: 217 950 300 Fax: 217 803 849 Email: geral@dentalrede.pt CÓDIGO ESPECIALIDADE PREÇO 01 CONSULTAS

Leia mais

Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Erros no Preparo do Acesso dos Pré-molares

Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Erros no Preparo do Acesso dos Pré-molares Direção de trepanação: Trepanação Paralela ao longo eixo do dente. Precaução.- Os pré-molares inferiores apresentam a coroa inclinada. Ponta diamantada esférica Sensação de queda no vazio Considerar o

Leia mais

Pré-Molares Permanente

Pré-Molares Permanente Pré-Molares Permanente Profª Paula Garcia Morfologia Geral 4 dentes em cada arcada Primeiro e segundo pré-molares Errupcionam entre 10 a 12 anos Bicuspidados Substituem os dentes molares decíduos 1PS>2PS

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018

Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XXIX Fevereiro de 2018 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Instruir os procedimentos de preparação e realização de radiografia extrabucal ATM, PA, panorâmica e telerradiografias.

Instruir os procedimentos de preparação e realização de radiografia extrabucal ATM, PA, panorâmica e telerradiografias. Unidade Universidade Federal da Bahia Faculdade de Odontologia Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 6 Glossário de Siglas e Termos AR Ambulatório de Radiologia

Leia mais

USO DA IMAGINOLOGIA NO PLANEJAMENTO DOS IMPLANTES. Luiz Fernando Deluiz Renato Aló Da Fontoura

USO DA IMAGINOLOGIA NO PLANEJAMENTO DOS IMPLANTES. Luiz Fernando Deluiz Renato Aló Da Fontoura 01 US MNL N PLNEJMENT S MPLNTES Luiz Fernando eluiz Renato ló a Fontoura Podemos considerar que a mplantodontia com base na osseointegração é um dos avanços mais significativos na dontologia nos últimos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo) UNVERSDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGA DE BAURU Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo) - 2017 - MARÇO 2 ª f. 3 ª f. 4 ª f.01 5 ª f.02 6 ª f.03 Sábado 04 Carnaval Carnaval

Leia mais

PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL

PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL Confira abaixo, em ordem alfabética, a cobertura do seu plano ANS - nº 310981 CRO-SP - EPAO: 8859 RT: Marcelo Alessandro Masotti CRO : SP 65394 ANATOMIA PATOLÓGICA Diagnóstico

Leia mais

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Conceito de Anatomia É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição dos seres organizados. Especializações da anatomia Citologia (Biologia celular)

Leia mais

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES

INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES DE IMAGENS DAS LESÕES DOS MAXILARES INFORMAÇÕES RADIOGRÁFICAS DAS LESÕES ÓSSEAS CONSIDERAÇÕES GERAIS REVER CONCEITOS: LESÕES OSTEOLÍTICAS/OSTEOGÊNICAS CONCEITOS ESSENCIAIS: CRESCIMENTO DA LESÃO

Leia mais

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO PARÂMETROS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS DOS DENTES ANTERIORES 12 CAPÍTULO ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL COLEÇÃO APDESPBR VOLUME I CONCEITOS 299 ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL SENSAÇÕES ALINHAMENTO AXIAL BILATERAL

Leia mais

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Consulta Procedimentos Clínicos Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Selamento de fissuras Aplicação tópica de fluoretos 45 Aplicação de agente dessensibilizante 25 Dentisteria

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

Instruir os procedimentos de preparação e realização de radiografia intrabucal periapical, interproximal e oclusal.

Instruir os procedimentos de preparação e realização de radiografia intrabucal periapical, interproximal e oclusal. Unidade Universidade Federal da Bahia Faculdade de Odontologia Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 6 Glossário de Siglas e Termos AR Ambulatório de Radiologia

Leia mais

sirona.com.br orthophos xg RaiOs-X QuE VOCÊ POdE CONfiaR!

sirona.com.br orthophos xg RaiOs-X QuE VOCÊ POdE CONfiaR! sirona.com.br orthophos xg RaiOs-X QuE VOCÊ POdE CONfiaR! mais de 100.000 dentistas no mundo depositam a sua confiança em um ORTHOPHOs orthophos Xg 5 Com cortes panorâmicos para articulação temporomandibular,

Leia mais

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Incisivos & Caninos UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Anatomia Dentária 2º ano. INCISIVOS Incisivos Existem dois por quadrante Função de corte Importância

Leia mais

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC Rosa Paula Soares Teresa Santos 5º Congresso Nacional da AMACC Representação Dentária Fonte : FDI ( Federação Dentária Internacional ) Códigos, nomes, e número típico de raízes: 11 21 Incisivo central

Leia mais

2

2 2 3 4 DESCRIÇÃO R$ DIAGNÓSTICO Consulta inicial Consulta e orientação aos idosos URGÊNCIA Procedimentos de urgência Curativo em caso de hemorragia Curativo em caso de odontalgia aguda/pulpectomia Consulta

Leia mais

4. MATERIAL E MÉTODO

4. MATERIAL E MÉTODO Material e Método 28 4. MATERIAL E MÉTODO 4.1 Amostra Este estudo foi realizado a partir de uma amostra composta por 240 telerradiografias padronizadas em norma lateral direita do arquivo do Curso de Pós-

Leia mais

3.Propriedades Físicas dos Instrumentos Estresse. 3.Propriedades Físicas dos Instrumentos. 3.Propriedades Físicas dos Instrumentos

3.Propriedades Físicas dos Instrumentos Estresse. 3.Propriedades Físicas dos Instrumentos. 3.Propriedades Físicas dos Instrumentos 3.Propriedades Físicas dos Estresse Ponto de concentração de Estresse Tensão Limite elástico Deformação Elástica Memória de forma Deformação plástica Resistência Mecânica Força Flexibilidade Rigidez Elasticidade

Leia mais

DISFUNÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR E DOR OROFACIAL

DISFUNÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR E DOR OROFACIAL Plano Básico DIAGNÓSTICO Consulta odontológica inicial Consulta odontológica para avaliação técnica de auditoria Diagnóstico anatomopatológico em citologia esfoliativa na região BMF Diagnóstico anatomopatológico

Leia mais

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia 1. Introdução Com o surgimento dos acessórios pré-programados, a aplicação do torque passou a ser realizada de duas formas distintas: Pela torção do fio retangular em torno do longo eixo (técnica Edgewise)

Leia mais

TC Protocolo de Mastoide. José Pedro Gonçalves TN Esp. em Radiologia

TC Protocolo de Mastoide. José Pedro Gonçalves TN Esp. em Radiologia TC Protocolo de Mastoide Gonçalves TN Esp. em Radiologia das Mastoides e Face Gonçalves Tecnólogo Especialista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas - HC - Pós Graduado em Ressonância Magnética e Computadorizada

Leia mais