:. ABAS Uma pequena explicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ":. ABAS Uma pequena explicação"

Transcrição

1 Tutorial do K3b

2 :. ABAS Uma pequena explicação Veja abaixo o que significa uma ABA. Basta clicar sobre elas e novas opções aparecerão. Isto se aplica a qualquer programa. Não é exclusividade do K3b. :. Gravando CDs de Dados através do K3b O K3b é hoje o queimador de Cds oficial do Kurumin e também de muitas outras distribuições(fedora Core). É um programa bem versátil e robusto. Grava tanto CDs quanto DVDs. Neste pequeno tutorial veremos apenas a parte de gravação de CDs.Suas GUIs são personalizáveis e muito intuitivas. Para poder iniciar o programa no Kurumin, basta acessar o menu Aplicações/Som e Video/K3b. Feito isto aparecerá a tela abaixo:

3 O programa é bem fácil de se usar e basta selecionar uma das opções desejadas nesta parte azul da tela acima e começar o seu trabalho. Iniciaremos com um Novo Projeto de CD de Dados e aparecerá a outra tela abaixo:

4 Como disse anteriormente, o K3b é bem intuitivo e você não precisa se desgastar para aprendê-lo, basta prestar atenção no que se quer e ir fazendo. Agora na parte inferior da tela acima, basta inserirmos todos os dados que necessitarmos e pronto. Entendemos por dados aqui arquivos com quaisquer extensões:.sxw,.sxc,.pdf,.jpg,.avi,.mpg,.mp3 e assim por diante. Observe a tela abaixo e note como a barra de progressão na cor verde vai calculando todo o espaço utilizado e ainda o que falta para preencher o CD. Um observação cabe aqui quanto ao tamanho dos CDs. Os CDs têm a capacidade máxima de 700 MB, mas há alguns CDs ainda em circulação, os mais antigos, com no máximo 650 MB. Você deverá prestar atenção neste detalhe antes de pôr o CD no seu gravador. Após notar este pequeno detalhe, vá adicionando seus dados na parte inferior da tela abaixo simplesmente segurando com o mouse a pasta ou o arquivo solicitado e arrastando-o para a parte inferior da tela. Também há outro modo de se fazer isto: selecione o arquivo ou a pasta, clique com o botão direito do mouse e escolha a primeira opção: Adicionar ao Projeto Shift + Return. Agora observe como fica a tela, após você escolher seus dados: Se você quiser ainda renomear as pastas ou os arquivos a serem gravados isto é possível. Basta clicar com o botão direito sobre eles e escolher a opção Renomear, mas se for um arquivo que você estiver renomeando, não se esqueça de pôr a sua devida extensão (.sxw,.jpg,.pdf e assim por diante).

5 Após ter escolhido todos os arquivos e todas as pastas para a gravação, basta pedir agora para Queimar o CD. Para isto há duas maneiras; observe os círculos em vermelho na tela abaixo e descubra você mesmo qual adotar: Após clicar em uma das duas, a caixa de gravação irá abrir a tela abaixo. A partir dela você escolherá a maneira, método e o jeito que irá gravar o seu CD de Dados:

6 Se a velocidade de gravação for escolhida como Automática, o gravador Queimará o seu CD na velocidade máxima do gravador, levando em conta o CD escolhido, isto é, não adianta o CD suportar 52x de velocidade de gravação se o seu Gravador só grava até 12x, como é o meu exemplo e conforme está mostrado na tela acima. Já tenho meu gravador há quase 3 anos e é um HP series que tem velocidades de 12x8x32, 12x para gravação, 8x para regravação (obviamente usando CDs Regraváveis (RW)) e 32x para leitura. Para mim está mais do que suficiente, pois uso velocidade 8x em todas as minhas gravações. Demora cerca de 10 minutos para se gravar um CD (de Dados) completo com 700 MB, mas nunca tive problemas de leitura por causa disso. Lembre-se de observar meu Hardware (PC) acima. Continuando nosso tutorial, vamos agora para a aba Configurações, da tela acima. Note abaixo que aqui temos somente duas opções que poderemos escolher. A primeira é o Modo de Trilha de Dados, que deve permanecer, pelo menos em todos os CDs que já gravei, como Automático, conforme a tela abaixo mostra. Depois, em Multisessão, é relativo, pois envolve a seguinte filosofia do que é um CD Multisessão. Um CD Multisessão funciona assim: você grava um pouco de dados no CD e em outro oportunidade mais um pouco e depois mais um pouco, amanhã mais até se completar um CD. Você estaria fazendo várias sessões de gravação, isto é, um pouquinho de cada vez até completar (ou não), como queira, todo o CD. Para que isto funcione, basta inicialmente (com o CD Virgem) escolher Iniciar Multisessão e gravar seus dados, depois, quando quiser gravar mais dados, basta colocar o mesmo CD no gravador e selecionar Continuar Multisessão e quando o CD já estiver cheio ou você não tiver mais nada para gravar, basta selecionar Terminar Multisessão. Pronto, isto é fazer um CD Multisessão. Na minha opinião e prática esse método é um pouco arriscado. Eu já perdi dados fazendo isso, mas não significa que você perderá. Faça um teste com um CD-RW e tire suas conclusões ;-) No meu caso, estou gravando muitos dados e a barra verde de uma das telas acima mostra que já teremos um CD quase cheio, então escolheremos o óbvio, quer dizer: Sem Multisessão, e que é padrão no K3b.

7 Na próxima aba, Descrição do Volume, você terá a possibilidade de modificar o nome do CD.

8 Na aba Sistema de Arquivo, mostra em que modo você gravará seus Dados. Por padrão o K3b, que é um programa nativo para Linux, mostra o Rock Ridge. Desta forma, se você for salvar seus arquivos para visualizá-los futuramente no Linux, pode deixar como está, conforme mostra a tela abaixo: Embora a extensão Joliet seja para o Windows, você também poderá gravar neste formato e visualizar sem problemas seus dados no Linux. Se você estiver gravando arquivos no Linux para posteriormente visualizá-los no Windows, você deverá escolher somente a opção Gerar extensões Joliet, conforme mencionamos acima. Escolhendo esta opção, vamos para a outra aba para as devidas configurações. Note abaixo que você deverá clicar na parte em vermelho para que esta opção seja visualizada:

9 Clicando na seta acima, que está circulada em vermelho, aparecerá mais uma opção/aba (Avançado), conforme tela abaixo, e você deverá marcar conforme está. Note que serão duas telas mostradas porque o seu conteúdo não foi possível ser visualizado em uma única tela. As opções a serem marcadas nesta tela são: - Nível 2 - Ocultar arquivos TRANS.TBL no Joliet - Permitir nomes de arquivos Joliet com 103 caracteres - Permitir nomes de arquivos com 31 caracteres - Permitir tamanho máximo para nomes de arquivos (37 caracteres) Pronto! Feito isso você poderá enxergar seus arquivos corretamente no Windows sem problemas. Já fiz o teste funciona perfeitamente visualizando tanto no Windows XP quanto no Windows 98. Creio que há outras formas para se fazer o mesmo, mas nunca tentei, só sei que deste jeito que fiz funciona. O Nível ISO pode ser configurado em três níveis, como segue: - Nível 1: Semelhantes aos arquivos do MS-dos (8.3). - Nível 2: Constituirão uma única seção. - Nível 3: Não há limites. Observação: Nas cópias utilizadas para que sejam lidas no Windows, eu uso sempre o Nível 2. Não sei se é a mais correta em relação ao Nível 1, mas sempre usei assim e nunca tive problemas.faça seus testes e comprove. Um CD-RW seria o ideal para este caso.

10 Note que as duas telas acima são as mesmas. O que ocorreu foi que movi a barra lateral direita para baixo para pode visualizar todas as opções. Após estas configurações basta mandar Queimar o CD clicando no botão em vermelho da tela acima. Se quiser salvar suas configurações para utilizar futuramente, basta pressionar o botão circulado em azul nesta mesma tela acima. Se tudo der certo aparecerá um tela conforme a abaixo, indicando os arquivos que estão sendo gravados. Note a riqueza de detalhes que a tela nos traz, mostrando: - O nome do Projeto (K3b data project) ou o que você escolher conforme expliquei acima. Para renomeá-lo basta clicar sobre seu nome, marcando-o, conforme é mostrado nas telas acima, e clicar com o botão direito do mouse e selecionar Renomear CTRL R, ou apenas selecionar o nome do projeto e pressionar CTRL R. - Sistema de Arquivos ISO 9660 (Joliet) - Tamanho do Projeto (em MB) - Tempo estimado (duração da gravação) - Progresso total em % (Porcentagem) - Gravador (no meu caso HP CD-Writer+ 9500b - Estado do buffer (memória do gravador) - Velocidade de gravação estimada (8x) neste caso.

11 Após isto basta esperar terminar a gravação e automaticamente o K3b ejetará o CD para você tocando uma musiquinha bem divertida ;-). Você também poderá por optar em não ejetar o CDRom ao final da gravação. Veja mais sobre isto no final deste tutorial. :. Gravando CDs de Músicas no K3b Se você já tem aqueles modernos aparelhos que tocam MP3, basta seguir as dicas de Gravando CDs de Músicas do K3b e não terá problemas. Nos casos que já vi os modernos aparelhos que tocam MP3 aceitam até pastas para estes arquivos (MP3), mas desde que estas não contenham acentos e nem o Ç. Agora, se você não é tão afortunado quanto eu e tem aqueles tocadores de CDs normais, basta seguir as dicas abaixo e você conseguirá queimar um CD para pode ouvir. Já, se você tem um aparelho que toca MP3 e quer aproveitar essa mamata de adicionar mais de uma centena de músicas em um único CD, basta seguir o tutorial anterior Gravando CDs de Dados através do K3b, que você poderá ouvir todas essa músicas no seu aparelho de MP3. Antes de mais nada, devo informar que a quantidade máxima em minutos que um CD suporta é 80 minutos, isto com os CDs de 700 MB. Essa quantidade já vem especificada na embalagem dos mesmos. Se você ainda tem aqueles CDs de 650 MB, estes suportarão em torno de 74 minutos, se não estou enganado. Preste muita atenção neste detalhe antes de queimar o seu CD. Ele é muito importante. Depois de aberto o K3b, conforme expliquei acima, basta clicar no ícone em vermelho na tela abaixo para abrir a GUI (interface) para iniciarmos o Novo Projeto de CD de Áudio:

12 Após clicar em Novo Projeto de CD de Áudio, a tela abaixo é a que aparecerá e, agora iniciaremos o processo de adição das músicas. Por motivos legais renomeei algumas músicas no formato mp3 para um nome fictício, já que a intenção aqui é puramente didática. Você poderá também, por praticidade, arrastar uma pasta inteira, que contenha os arquivos mp3 para a parte abaixo desta tela que o K3b aceita sem problemas. Não precisa ser música por música, ou melhor, arquivo por arquivo. Arrastar a pasta também é válido. Eu menciono neste exemplo, a questão dos arquivos mp3, mas o K3b suporta outros tipos também.

13 Após arrastar todos os arquivos mp3 que desejar, aparecerá a tela abaixo. Nela você poderá ter uma noção exata do tempo e de qual música deva ser a primeira do CD e assim sucessivamente. Essa ordem é você quem escolhe. Para tanto basta clicar sobre a música selecionada e arrastá-la para cima ou para baixo, definindo sua seqüência no CD, se primeira, se segunda, se terceira a ser tocada e assim sucessivamente. Note também na tela acima todas as especificações que fiz. Elas servem para nos auxiliar no processo de gravação de CDs de músicas.

14 Após deixar tudo conforme você quiser, isto é, quantidade de músicas e ordem na seqüência das mesmas, basta mandar Queimar o seu CD clicando, como já mostramos anteriormente, em Burn, no canto inferior direito do programa. Após ter feito isso, você poderá Normalizar o volume de todas as músicas. Normalizar significa deixar todas as músicas com o mesmo nível de som, fazendo com que todas as músicas sejam ouvidas na mesma altura. Para tanto, desmarque a opção On the fly conforme é mostrada na tela abaixo. Repare também nas marcas vermelhas da tela abaixo. Elas são úteis para que a sua gravação obtenha êxito e você possa tirar o máximo de proveito do K3b, esse excelente gravador de CDs.

15 Após selecionar o que interessa nessa tela acima, vamos para a segunda aba para podermos configurar o que se precisa. Essa tela abaixo corresponde mais ou menos ao preenchimento das tags do CD. Adicionando o que se pede nos campos da tela abaixo e utilizando aparelhos de som mais modernos, é possível visualizar o que foi inserido, por exemplo: o título, o nome do cantor e os outros dados mais. Nesta próxima tela se você quiser que suas músicas tenham o mesmo nível de altura, marque a opção Normalizar níveis de volume e pronto. Lembrando que, através deste processo você demorará quase que o dobro de tempo para gravar um CD, pois este gasta tempo normalizando seus mp3. Em minhas experiências, um CD com 80 minutos (ou quase perto disso), a uma velocidade de 8x (não uso mais do que isso) demora cerca de 20 minutos para ser gravado, tempo este que é compensado pela qualidade e pela aceitação em todos os aparelhos de som que já testei, sendo que nunca foi recusado por nenhum destes. Uma dica que útil para gravação é sempre comprar mídias (CDs) de boa procedência, evitando comprar CDs muito baratos, valendo-se posteriormente do ditado O barato sai caro ;-)

16 Após mandar Queimar seu CD você deverá ter paciência e esperar até que o seu CD seja ejetado, isto com as configurações normais. :. Apagando um CD Regravável Primeiramente vou definir os dois tipos de CDs mais usados hoje em dia. Há o CD Gravável denominado CD-R (Recordable) e o CD Regravável CD-RW (ReWritable). Este último tem a capacidade de ser gravado várias e várias vezes. Estes CDs RW porém, têm uma limitação de velocidade. Os que eu conheço e possuo vão de 4x até 12x de velocidade de gravação (e regravação, lógico!). Aí depende muito da velocidade de regravação que cada gravador tem. Vamos comparar dois exemplos para você entender. O meu gravador HP cd-writer series, que já tem quase três anos comigo, é denominado assim: 12x8x32, isto é: 12x de gravação em CD-R, 8x de Regravação em CD-RW e 32x de leitura em qualquer CD que suporte essa taxa. Já os gravadores mais atuais, um LG por exemplo, são denominados, assim: 52x32x52, isto é: 52x de gravação em CD-R, 32x de Regravação em CD-RW e 52x de leitura. Na minha opinião gravar um CD em 52x pode comprometer e muito a sua posterior leitura, tendo em vista que, no Brasil, os CDs, de um modo geral, são de qualidade muito duvidosa. Eu gravo todos os que já comprei, independente de qualidade ou não, a 8x e nunca usei mais do que isso. Na tela abaixo veremos como você poderá apagar o seu CD-RW, caso o mesmo tenha dados que já não são mais úteis para você ou se você quer gravar algo novo. Com o K3b aberto e o CD-RW no gravador, vá ao menu Ferramentas/CD/Apagar CD-RW...

17 Após ter feito isso, a tela abaixo aparecerá e você terá as seguintes opções: - Rápido - Completo - Apagar Última Trilha - Abrir Última Sessão - Apagar O K3b deixa a opção Rápido como padrão e esta leva cerca de um minuto, ou menos, para apagar um CD completo. Aqui eu só uso esta opção. As outras opções aplicam-se para quem for fazer um CD com Multisessão. Após ter certeza de que é esta que você quer, basta clicar em Iniciar no canto superior direito da tela abaixo e o seu CD-RW começará a ser apagado. Utilizar a opção Completo que aparece logo abaixo faz com que o CD-RW também seja apagado, só que isto demorará muito tempo. Dependendo o caso até uma hora =(. É uma espécie de formatação do CD-RW que é feita neste caso. Não há necessidade para tanto ;-)

18 Veja logo após pressionar o botão Iniciar como seu CD será apagado: E logo após há a tela final, na qual você poderá retirar (ou não) o seu CD-RW do drive para poder guardar (ou começar uma nova gravação).

19 Ainda há uma outra forma de apagar o seu CD sem recorrer a este processo. Supomos que você vá gravar seus dados em um CD-RW que já contém alguns arquivos e você, obviamente, terá de apagá-lo antes de poder gravar. Você poderá iniciar seu Novo Projeto de CD de Dados normalmente, adicionar o seu CDRW no gravador e, após ter terminado, poderá mandar gravar sem problemas. O K3b autodetectará o seu CDRW no gravador e pedirá se você quer ou não apagar este CD-RW, tudo automaticamente, conforme na tela abaixo. Observe a pequena tela central contendo a mensagem: Mídia regravável encontrada em HP-CD-Writer+ 9500b. Deve ser apagada? Pressionando Sim você apagará o CD-RW e automaticamente a gravação será iniciada. Ele ejetará o CD-RW e depois o injetará para iniciar a sua gravação de dados. Lembrando, tudo automaticamente!

20 :. Copiando ou clonando um CD com o K3b - Parte 1 Para quem tem um leitor e um gravador de CDs A clonagem de CDs consiste simplesmente na duplicação de um CD em outro. Este processo é simples, veja como iniciá-lo na tela que segue: Por uma questão de Hardware, vou iniciar a primeira parte deste tutorial de clonagem/cópia para quem tem dois dispositivos de CDRom (qualquer marca), isto é, um leitor de CDRom e um Gravador, que é o meu caso e o descrevi no início desse tutorial. Levando-se em consideração o meu caso, o K3b associa o leitor de CDRom Creative 52x como Dispositivo de Leitura de CDRom e o gravador de CDs, o HP series como Dispositivo de Gravação. Optando pelo Modo de Cópia Cópia Normal, conforme se vê na tela abaixo, você deverá colocar o CD que deseja duplicar/clonar no Leitor de CDRom e o CD virgem que será gravado no seu Gravador. O K3b vai passar todos os dados do leitor de CDRom para o HD e depois para o gravador, isto tudo automaticamente. Lembrando, se estiver usando um CD-RW no gravador e este estiver cheio, o K3b avisará que irá apagá-lo. Basta dizer que sim e a cópia prossegue normalmente. A imagem abaixo é bem "transparente", isto é, ela mostra tudo o que você precisa saber. Mas, mesmo assim, vamos decifrar alguns de seus "segredos". Dispositivo de Leitura de CD: Aqui aparece o meu Leitor de CD Creative

21 Dispositivo de Gravação: O meu Gravador HP series é que aparece Modo de Gravação: Eu nunca "mexi" aqui. Sempre deixei no "automático". No campo Modo de Cópia : Cópia Normal: Na minha opinião o mais indicado para se usar neste processo de cópia/clonagem de CD. Através deste método você poderá ativar o modo "On the fly". Cópia Clone: Este tipo de cópia permite fazer uma imagem idêntica do CD. No campo "Opções" temos os seguinte métodos: Simular: Apenas "finge" que grava o CD. Usado para testes. Burnfree: Método utilizado para proteger o CD contra falta de memória. "On the fly": Aqui o seu CD poderá ser gravado sem que se faça uma imagem no HD. Passa a ser copiado de CD a CD diretamente. No meu ponto de vista um pouco arriscado, pois estes leitores sempre costumam dar uma "paradinha" ou fato semelhante podendo comprometer a qualidade do CD a ser duplicado. Faça seus testes por sua conta e risco. Lembrando, é só a minha opinião ;-). Somente criar imagem: Faz somente a imagem do CD em questão. Remover imagem: Se estiver marcada, apaga a imagem quando o processo de gravação terminar. Se precisar fazer mais cópias do mesmo arquivo desmarque esta opção e só volte a marcá-la na última cópia, para aí apagar a imagem que foi feita, isto para que a mesma não fique ocupando espaço no seu HD. Se esquecer de mandar apagar automaticamente, poderá apagá-la manualmente depois através do Konqueror ou outro navegador. Só preste atenção em que diretório temporário foi criada a imagem (o arquivo ISO). No campo "Cópias": Denomina-se quantas cópias iremos fazer. No campo "Diretório Temporário": Por padrão o Kurumin usa o diretório /tmp/kde-kurumin/ para clonar seus CDs, mas este diretório pode ser escolhido por você, caso não tenha espaço na partição. Veja mais detalhes no final deste tutorial. Observação: Note que abaixo deste campo (Diretório Temporário) há um aviso mostrando a quantidade de espaço disponível na pasta temporária Espaço livre na pasta temporária. O correto é ter disponível/livre, no mínimo, a quantidade igual à aquela que se quer copiar/duplicar/clonar, quer dizer, se você vai clonar um CD que tem 700 MB, o correto, no mínimo é ter o mesmo espaço disponível para ser usado pela pasta temporária. Levando-se em conta uma cópia/clonagem normal. Não se aplica aqui a regra On the fly. Velocidade: Determine a velocidade desejada, lembrando que em automático a velocidade fica na máxima estabelecida entre o seu Gravador e o CD em uso. Novamente lembrando para não usar velocidades altas, pois estas comprometem a qualidade da cópia/clonagem.

22 Note na tela abaixo que através de dois drives, o leitor de CDRom Creative (que está circulado em vermelho) e o Gravador HP series, o K3b disponibiliza duas opções para você: o Dispositivo de Leitura de CD e o Dispositivo de Gravação. Isto para mostrar-lhe como é feita a cópia/clonagem de CDs conforme enunciado deste tópico, isto é, através de dois drives de CDs, em negritos nas linhas acima. Você deverá pôr o CD de origem (que é o que contém as informações a serem duplicadas no leitor de CDRom (Creative 52x) e o CD de destino (o que vai ser gravado, portando o CD virgem) no drive do Gravador (HP series). Após ter colocado os CDs conforme explicado acima, pressione o botão Iniciar, disposto no canto superior direito da tela acima, e veja abaixo uma tela de cópia/clonagem de um CD que foi selecionado como Modo de Cópia - Cópia Normal. Ao final da cópia verifique se seus dados foram gravados.

23 :. Parte 2 Para quem tem apenas um gravador de CDs Aqui é válido para quem tem apenas um gravador de CDs que obviamente também é um leitor de CDs. Este processo de clonagem/cópia funciona igual ao mostrado acima. Só que há uma diferença fundamental aqui, pois você tem um gravador e um leitor de CD em um aparelho só, logicamente terá mais um trabalho. Neste caso você terá de substituir o CD que foi passado para o HD pelo CD virgem que será gravado. Neste processo de gravação, onde o usuário só tem um Gravador que funciona como leitor de CDRom também, a opção On the fly, não funciona. Veja a tela abaixo:

24 Observe acima que tanto o Dispositivo de leitura de CD, quanto o Dispositivo de Gravação são os mesmos, por isso a opção On the fly fica desabilitada por padrão, pois não há a possibilidade de gravação de CD para CD. Desta forma, inicialmente coloque o CD a ser duplicado no drive (aliás, o único drive de CD que se tem na máquina) e clique no botão Iniciar. Logo após a tela abaixo será exibida: Como o drive necessitará ser usado para gravar o CD Virgem, que conterá todos os dados do CD a ser duplicado/clonado, há a necessidade de substituirmos o CD no drive de leitura/gravação. A mensagem abaixo surgirá quando a leitura do CD a ser duplicado/clonado terminar: Quando esta tela surgir o drive ejetará o CDRom que foi copiado/clonado para o HD. Colocando o CD virgem no drive, basta clicarmos na opção Carregar, conforme é mostrado na tela acima e a gravação prosseguirá, conforme a tela abaixo:

25 E finalmente aguarde uma mensagem positiva do programa e pronto! Seu CD já foi copiado/clonado. Observação: Mesmo que você coloque um CD-RW que não esteja vazio, o K3b informará da possibilidade de apagamento do mesmo e, neste caso, confirme esta operação e, ao final dela, seu CD começará a ser gravado.

26 :. Fazendo imagens ISO através do K3b Se você tem um CD do Kurumin, ou qualquer outro CD, e quer fazer uma imagem (ISO), abra o K3b e vá em Ferramentas/CD/Copiar CD. Feito isso a tela abaixo será aberta. Observe atentamente as opções (circuladas em vermelho) que deverão ser marcadas para que o processo de criação do arquivo ISO seja feito. 1)Observe o dispositivo de CD (se é um Leitor ou um Gravador) que você colocou o seu CD para que seja feita a imagem ISO. No meu caso é melhor que seja colocado no Leitor de CDRom, pois o mesmo tem velocidade de 52x de leitura, enquanto o meu Gravador tem só 32x de velocidade de leitura, gastando, assim, mais tempo para a sua leitura e transferência de dados para o HD. 2)Veja se escolheu o Modo de Cópia Cópia Normal para esta etapa. 3)Não se esqueça de ver qual foi o diretório em que a imagem ISO foi criada. Também não se esqueça de verificar se o Espaço livre na pasta temporária é suficiente. 4)Finalmente não se esqueça de marcar a opção Somente criar imagem. Após selecionar estas opções acima, clique no botão Iniciar da tela cima que se encontra no canto superior direito e você terá a tela abaixo:

27 Logo após a tela abaixo surgirá dizendo que sua imagem foi criada. Agora, com o konqueror (ou outro navegador de diretórios/pastas) basta ir ao diretório Diretório Temporário /tmp/kde-kurumin, onde, por padrão o programa criou a imagem e fazer o que se quiser. Por padrão o nome da imagem fica assim: k3b_0.iso

28 :. Gravando imagens ISO pelo K3b As imagens ISO são aquelas em que geralmente baixamos os CDs de Linux da Internet, ou ainda, as que fazemos através das explicações acima (Fazendo imagens ISO através do K3b). Para gravarmos uma imagem de CD dessas, é bem simples. Abra o K3b e vá em: Ferramentas/CD/Queimar Imagem de CD. Observe a tela abaixo: Após isto você terá a tela abaixo e poderá verificar o MD5SUM da imagem, que corresponde a uma assinatura digital do arquivo, informando que o mesmo está em perfeitas condições para ser gravado. Observando bem a tela abaixo suas dúvidas serão sanadas e você compreenderá como gravar uma imagem ISO. Assim que você indicar a imagem ISO para gravar, automaticamente será analisado o seu MD5SUM. Você não precisa esperar a conferência do mesmo para poder iniciar a gravação. Assim que você indiciou o arquivo ISO a ser gravado basta mandar gravá-lo e nada acontecerá, simplesmente o arquivo não terá a sua assinatura digital checada. Esta abortagem de conferência do arquivo ISO não corromperá o mesmo. Para gravar a imagem, basta clicar em Iniciar conforme é mostrado na tela abaixo, em seu canto superior direito. Você também poderá gravar quantas cópias desejar do mesmo arquivo, bastando enumerar a quantidade desejada no campo Cópias.

29 Também são gravadas pelo K3b imagens CUE e TOC. Se você tem uma imagem BIN, que não é suportada pelo K3b, basta convertê-la em ISO usando um pequeno tutorial que escrevi para o GuiadoHardware.net neste endereço: Após procurar a imagem, conforme é mostrado acima, a tela abaixo será mostrada:

30 :. Trabalhando com GUIs GUI significa Graphical User Interface ou simplesmente uma janela gráfica de um programa ou mesmo de um sistema operacional. Essas GUIs deixam o programa muito mais fácil e interessante de se usar. Note abaixo, através do círculo vermelho, como aumentar a sua GUI, facilitando a visualização e manipulação dos arquivos que vão ser gravados. Depois de clicar na flechinha da tela acima, clique também no botão circulado em vermelho da tela abaixo para maximizar a janela:

31 Para que a tela abaixo volte ao normal, isto é, do jeito que você abriu o programa, clique na flechinha circulada em vermelho na tela abaixo: :. Trabalhando com GUIs Você poderá personalizar a tela principal do seu K3b através desta dica abaixo. Inicialmente, a tela do K3b é assim, com apenas quatro funções básicas:

32 Mas você poderá personalizá-la, adicionando mais funções na mesma tela, tornando seus trabalhos mais práticos. Para isso basta clicar na tela acima como botão direito do mouse e escolher o que desejar. Acompanhe abaixo: E finalmente você poderá ficar com a tela como a abaixo. Tudo depende de que Novos Projetos você desejar incluir. Acompanhe os círculos em vermelhos abaixo. Eles mostram os Novos Projetos adicionados: Se ainda desejar excluir algum deles basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e optar por Botão Remover. Veja a tela abaixo:

33 :. Opções de Configuração do K3b O K3b possui algumas configurações que vem por padrão, mas você pode alterá-las ao seu gosto e necessidade. Para acessar as opções mostradas nas telas abaixo, abra o K3b e vá em Configurações/Configurar K3b (penúltima opção do menu Configurações). Você terá uma tela conforme a abaixo, que tem várias opções, com várias ABAS para serem configuradas do lado esquerdo. Clicando nestas espécies de ABAS do lado esquerdo da tela abaixo, você encontrará várias opções para personalizar o seu K3b.

34 Nesta outra tela abaixo o K3b pode ser configurado para não ejetar o CD após a gravação e até mesmo no processo de limpeza da mídia RW (apagar CD-RW). Também há a opção de apagar o CD e também o DVD-RW sem a necessidade de perguntar antes. Sinceramente creio que esta segunda opção um pouco arriscada, pois você pode ter armazenado dados nestas mídias e por um engano (um descuido) as colocou no drive para gravar e, sendo assim, o K3b as apagará automaticamente, sem perguntar. Marque esta opção por sua conta e risco. Na tela seguinte você poderá tirar várias dúvidas sobre o seu Leitor e o seu Gravador de CDRom. É uma boa oportunidade para poder aprender sobre eles.

35 Nesta última tela você poderá mudar definitivamente o Diretório Temporário Padrão do K3b. Ele é usado para se clonar/duplicar CDs e DVDs.

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9

Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9 Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9 Aproveite a mais nova tecnologia de Media da Microsoft e crie CD s musicais com ótimos recursos, como a normalização (todas músicas com o mesmo volume).

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b da Base de Usuários do KDE em 20/01/2011. Atualizada para a versão 2.0 pela equipe de documentação do KDE Tradução: Marcus Gama Tradução: André

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Enfim, o momento por muitos esperado! ;-) Agora que você já está mais familiarizado com o blender, com o básico sobre edição mesh e sobre renderização,

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b na KDE UserBase. Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Pré-configuração 6 3 Configurando a interface

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

Arquivo. Imagem ISO. Alex.S.R http://asrtech.wordpress.com/

Arquivo. Imagem ISO. Alex.S.R http://asrtech.wordpress.com/ Arquivo De Imagem ISO Alex.S.R http://asrtech.wordpress.com/ Frequentemente nos deparamos com arquivos de imagem de CD/DVD. O mais comum é o.iso. Esses arquivos de imagem contém todos os dados de um CD/DVD

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto?

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Por padrão, a maioria dos pendrives vêm formatados com o padrão conhecido como FAT32. Este padrão já meio antigo, é muito

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos.

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Pergunta de piez do fórum adrenaline.com.br Eu tô com um problema aqui, acho que deve ter alguém aqui que saiba resolver, então vou explicar o que

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Instalação do Metamorphose Linux

Instalação do Metamorphose Linux Instalação do Metamorphose Linux Gravação da Midia Evite gravar o Metamorphose Linux em mídias (DVD-R) de baixa qualidade ou em mídias regraváveis (DVD-RW). Elas apresentam um elevado índice de erros de

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

No meu caso usei o huawei e1756, onde tirei a opção de autorun, pois se estiver ativada, não será detectado pelo sistema.

No meu caso usei o huawei e1756, onde tirei a opção de autorun, pois se estiver ativada, não será detectado pelo sistema. Esse manual tem por finalidade atualizar a firmware das centrais multimídias chinesas da RoadRover. A minha central é uma axis digital car pc Model Number: C7010LE Para usarmos o waze é necessário, claro,

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais