11ª AULA ERA NAPOLEÔNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "11ª AULA ERA NAPOLEÔNICA"

Transcrição

1 OBJETIVOS: 11ª AULA ERA NAPOLEÔNICA -Identificar as principais características da Era Napoleônica. -Inferir que o período napoleônico representou a consolidação dos interesses burgueses.

2 NAPOLEÃO BONAPARTE

3 SUMÁRIO: 1. CONCEITUAÇÃO 2. A CONQUISTA DO PODER NA FRANÇA POR NAPOLEÃO; 3. O GOVERNO DO CONSULADO ( ); 4. A CRIAÇÃO DO IMPÉRIO FRANCÊS ( ); 5.A REAÇÃO DAS MONARQUIAS ABSOLU- TISTAS. 6. O GOVERNO DOS 100 DIAS. 7. CONCLUSÃO 8. VERIFICAÇÃO

4 1.Denominou-se Era Napoleônica o período de aproximadamente 15 anos em que Napoleão Bonaparte governou a França, comandando um processo que resultou na conquista de boa parte da Europa pelas forças francesas. Utilizou-se, para isso, de sua habilidade de estrategista e liderança.

5 Esse período pode ser dividido em três etapas principais: Consulado ( ) Império ( ) Governo dos 100 dias (1815)

6 2.A CONQUISTA DO PODER NA FRANÇA POR NAPOLEÃO. - Nasceu em15 Ago 1769, na Córsega, ilha do Mediterrâneo, incorporada ao território francês em 1768, pertencente à República de Gênova. -Cursou a Escola Militar, formando-se Oficial de Artilharia aos 19 anos; -Filiou-se ao Clube dos Jacobinos em 1791.

7 - A desorganização do Exército monárquico e a formação de um novo Exército favoreceu sua rápida ascensão profissional. - Após um bem sucedido ataque aos ingleses e monarquistas na cidade de Toulon, foi promovido a General em 1793 (24 anos de idade). -Com a queda dos Jacobinos, chegou a ser preso. - Reintegrado, teve sua grande chance quando, a mando do Diretório, sufocou uma rebelião monarquista em Paris em 1795.

8 - Em 1796 recebeu o comando das tropas que lutavam na Itália, derrotando as forças sob o comando da Áustria e obtendo vastas contribuições financeiras para a França (saques e tributos). - Torna-se herói pois vencendo os exércitos de monarquias, ajudava a difundir a causa de liberdade.

9 - Em 1797, conseguiu que a Áustria assinasse a Paz de Campofórmio. - Foi enviado ao Egito, vencendo em terra mas derrotado no mar pelo Almirante Nelson, na batalha de Aboukir (Mediterrâneo sob o controle dos ingleses). - Retornando à França, dois membros do Diretório o convidam para um golpe de Estado, que é realizado em 09 Nov de 1799 (18 do Brumário).

10 3. O GOVERNO DO CONSULADO ( ). -Caracterizou-se como um governo republicano burguês, centralizado e controlado por três cônsules -Napoleão, Abade Sieyès e Roger Ducos. O período do Consulado caracterizou-se pela reorganização jurídica e administrativa do Estado e pela recuperação de sua economia. Entre as diversas realizações do Consulado, podemos citar:

11 Administração: saneamento financeiro, com a criação de um corpo de funcionários para arrecadação de impostos, a criação do Banco da França e a instituição do franco como moeda. Economia: criação da Sociedade de Fomento à indústria, para incentivar a industrialização, agricultura e realização de obras de infraestrutura.

12 Educação: reorganização do ensino com a implantação das escolas primárias, secundárias (liceus) e superiores Direito: elaboração do Código Civil ou Código Napoleônico, em 1804, que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei, o direito à propriedade privada e proibia a organização sindical e a execução de greves.

13 Religião: assinatura da Concordata de 1801, acordo entre o Estado e a Igreja Católica, que estabelecia a nomeação de bispos pelo Consulado e a liberdade de culto, além de oficializar o catolicismo como religião do Estado Francês. - Reconhecimento pela Igreja do confisco de seus bens. -Adoção novamente do calendário cristão.

14 As Constituições entre o Golpe do Brumário e 1804 concentraram o poder nas mãos de Napoleão, transformando-o em um autêntico ditador: - A Constituição de 1800: criou o Consulado; - A de 1802: reforçou o seu poder como 1º Consul; - A de 1804: o nomeou Cônsul Vitalício, após um plebicisto e outro plebicisto o nomeia Imperador. Jean Jacques Régis; Napoleão e Charles François Lebrun

15 4. A CRIAÇÃO DO IMPÉRIO FRANCÊS ( ). Face às grandes realizações administrativas, econômicas e sociais, a opinião pública foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleão e um plebiscito realizado em 1804 levou à aprovação para a implantação definitiva do governo do Império. Estava lançada a nova fase da era napoleônica com a restituição do regime monárquico na França, sendo Napoleão o ocupante do trono.

16 -Lei Senatorial de 18 de maio de 1804: Título I Art 1. O governo da república é confiado a um imperador que toma o título de Imperador dos Franceses [..] Art 2. Napoleão Bonaparte, atual Primeiro Cônsul, é o Imperador dos Franceses.

17 Título II Da Hereditariedade Artigo 4. Napoleão pode adotar os filhos e netos de seus irmãos, com a condição que tenham atingido a idade de 18 anos completos e que ele próprio não tenha filhos varões no momento da adoção. [...] Título III Da Família Imperial Artigo 9. Os membros da família imperial [...] têm o título de Príncipes Franceses. O filho primogênito têm o título de Príncipe Imperial.

18 Artigo 11. (Os Príncipes Franceses) serão membros do Senado logo que atingirem 18 anos de idade [..] Realizou-se uma festa em 2 de dezembro de 1804 para se formalizar a coroação do agora Napoleão I na Catedral de Notre-Dame e um dos momentos mais notórios da História francesa ocorreu naquela noite, quando com um ato surpreendente, Napoleão I retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII.

19 Durante o império, Napoleão modernizou o Exército e liderou uma série de guerras para expandir o domínio da França. O fortalecimento militar e econômico francês, além de seu governo liberal, constituíam ameaças aos governos absolutistas vizinhos. Por isso, países como Áustria, Prússia e Rússia empenharam-se em formar novas coalizões internacionais contra o expansionismo francês.

20 O Império Napoleônico, considerado o Primeiro Império Francês, existiu entre 1804 e Seu projeto de expansão deu origem às Guerras Napoleônicas, que geraram numerosas mudanças no mapa da Europa, como o fim do Sacro Império Romano-Germânico, que existia desde o Século IX, que passou a ser chamado Confederação do Reno.

21 Tentativa de invasão da Inglaterra em 1805: Batalha naval de Trafalgar (costa espanhola), a marinha Francesa é vencida pelos ingleses liderados pelo Almirante Nelson, que morre na batalha. Em 1810, Napoleão já dominava quase toda a Europa, exceto a Inglaterra, que por sua vez, continuava sendo seu principal oponente. Com uma poderosa marinha e uma economia desenvolvida, resistia aos ataques de Napoleão.

22 Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental, que decretou o fechamento dos portos europeus ao comércio inglês. -A Rússia aderiu ao bloqueio com o acordo chamado de Paz de Tilsit. - Deposição do Rei da Espanha Fernando VII e colocação de José Bonaparte no trono (José I)

23 -Tratado de Fontainebleau com a Espanha. -Portugal, que não aderiu ao Bloqueio, foi invadido pelas tropas francesas em 1807, o que forçou a fuga da corte portuguesa para o Brasil em A partir de 1810, a política militarista de Napoleão começou também a ser contestada pelos franceses e, externamente, as invasões napoleônicas despertaram a reação nacionalista.

24 O Bloqueio Continental não surtiu o efeito desejado, face à dependência econômica que os países tinham dos produtos industrializados no exterior. Como a indústria francesa não tinha condições de substituir o comércio inglês, alguns governos, então, romperam o bloqueio.

25 5. A REAÇÃO DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS Foi o caso da Rússia, em 1810, levando a França a invadir aquele país, em As tropas francesas foram derrotadas devido à tática utilizada pelos russos (terra arrasada) e ao forte inverno.

26 - De uma força multinacional com cerca de homens, apenas cerca de soldados conseguiram se retirarem. - Houve a necessidade de reaparelhar novamente o Exército e para isso Napoleão teve que aumentar os impostos (não agradou a burguesia). - A Inglaterra proibiu também o comércio com a França e milhares de franceses ficaram sem emprego.

27 - Desgaste do Exército Francês na Espanha; -Nova coligação formada pela Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia, em 1813, vencem as tropas enfraquecidas de Napoleão em Leipzig, na Batalha das Nações, na Alemanha. Em 1814,invadiram Paris. -Napoleão destronado, é obrigado a assinar o Tratado de Fontainebleau e foi obrigado a se retirar para a ilha de Elba, em abril de 1814.

28 - Restabelecimento da Monarquia com Luís XVIII, irmão de Luís XVI. - A saída do Exército Estrangeiro da França, que dava apoio ao Rei, estimulou o retorno de Napoleão. - Retomada do poder em 20 Mar 1815 até Junho.

29 PRINCIPAIS CAMPANHAS -Campanha da Itália 1796 (Batalha de Lodi); -Campanha do Egito 1798 (Batalha das Pirâmides); -Campanha da Áustria 1805 (Batalhas de Austerlitz ou dos 3 Imperadores, Trafalgar e Ulm) -Campanha Ibérica 1807 (Batalha de Andaluzia e Saragoza)

30 -Campanha da Rússia 1812 (Batalha de Borodino e retirada de Moscou após encontrar a cidade em chamas); -Derrotas a partir de 1813 Batalha de Vitória na Espanha, Leipzig ou das Nações na Alemanha e Waterloo na Bélgica.

31 6. O GOVERNO DOS 100 DIAS. Em março de 1815, Napoleão fugiu do exílio e retomou o poder, permanecendo por cerca de 100 dias. Novamente em guerra contra a Inglaterra, foi definitivamente derrotado em Waterloo, na Bélgica. Foi exilado na Ilha de Santa Helena, localizado a praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul, onde faleceu em 05 de maio de 1821 (51 anos).

32 7. CONCLUSÃO - A França obteve o seu apogeu com o curto Império criado por Napoleão Bonaparte. -A ascensão de Napoleão interrompeu o processo de democratização e de formação republicana na França, com a instalação de uma forma de governo totalitária, cuja classe priviligiada inicialmente foi a burguesia. -As ideias iluministas de democracia, separação de poderes, temporalidade de governos, dentre outras, levadas pelas tropas de Napoleão, abalaram os alicerces das monarquias europeias tradicionais. - A vitória sobre Napoleão em Leipzig e, posteriormente, em Waterloo, ensejaram as principais monarquias europeias a realizarem o Congresso de Viena e, logo em seguida, a Santa Aliança, tudo para conter o avanço revolucionário democrático.

33 -Napoleão revelou-se ser indubitavelmente um excepcional gênio e estrategista na arte da guerra, Comandante brilhante, versátil, inteligente e imaginativo. - O Código Civil elaborado em seu governo tornou-se referência jurídica para todos os países que mais tarde adotaram a democracia republicana como forma de poder. -Todos os homens na época o admiravam e ficavam maravilhados pela visão de um homem comum que se tornou maior do que aqueles que tinham nascido para usar coroas. -Mas o seu efêmero poder teve um custo elevado: cerca de 02 milhões de franceses morreram durante as guerras que devastaram a Europa nas duas primeiras décadas do século XIX.

34 8. VERIFICAÇÃO. 1. Da análise da Lei Senatorial de 18 de maio de 1804 pergunta-se: a.de que maneira Napoleão conseguiu reunir tantos poderes após chegar ao Poder? b. As decisões da Lei estavam de acordo com os ideais de liberdade política pregados pela Revolução Francesa? c. Napoleão honrou os ideais da Revolução?

35 2. No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18 Brumário", aconteceu: ( ) quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos. ( ) no momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada. ( ) quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder. ( ) no momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte. ( ) quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.

36 3. A Era Napoleônica ( ) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio de poder construído pelos Estados europeus. Sobre a Era Napoleônica, é correto afirmar que no: ( ) 18 de Brumário (9/11/1799), o Diretório Nacional, controlado pelos jacobinos revolucionários, iniciou uma série de execuções políticas, o chamado "Período do Terror", encerradas pela conquista de Paris pelas forças napoleônicas. ( ) Consulado ( ), os ideais revolucionários liberais da burguesia francesa tais como a promulgação do Código Civil e a reforma do ensino francês consolidaram-se. ( ) Império ( ), a aliança política e a coligação militar com a Áustria e a Prússia permitiram o avanço dos exércitos franceses contra a Rússia e a decretação do Bloqueio Continental contra a Inglaterra. ( ) Governo dos Cem Dias (1815), Napoleão convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, que estabilizou politicamente o país, promovendo a paz com a Inglaterra e a destituição da Dinastia dos Bourbons do trono francês. ( ) Congresso de Viena (1815), os princípios de legitimidade e equilíbrio, defendidos pelas monarquias europeias, garantiram a fixação das fronteiras francesas, reconhecendo as conquistas territoriais de Napoleão.

37 4. A criança deve ser protegida contra as práticas que possam levar à discriminação racial, à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação. Fonte: Quino, TODA A MAFALDA, 1989, Lisboa, Publicações Don Quixote, p.420 Sabemos que, assim como na charge da Mafalda, também durante as diversas fases da Revolução Francesa discutiu-se a questão dos direitos humanos. Foi na Era Napoleônica ( ) que alguns desses direitos foram assegurados e vêm até os dias de hoje, como, por exemplo, a(o):

38 ( ) jornada de trabalho de 8 horas diárias. ( ) greve por parte de todos trabalhadores. ( ) propriedade privada ( ) voto universal, incluindo o direito de voto das mulheres. 5. [ Artigo 5.º O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.(...) Artigo 7.º Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o

39 navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea ( ), 1977.] Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de: ( ) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno. ( ) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais ( ) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa. ( ) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.

40 6. A expansão napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos históricos no período. Dentre esses, pode-se destacar: ( ) A Independência dos Estados Unidos. Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica, os colonos americanos declararam sua independência ( ) A formação da Santa Aliança, um pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias espanholas e inglesas na América. ( ) A Independência do Brasil. Com a ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o rompimento de D. Pedro I com Portugal. ( ) A Independência das colônias espanholas. Em 1808 a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou as lutas pela independência.

41 7. Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos. Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico. ( ) O estabelecimento do catolicismo cristão e romano como religião obrigatoria de estado. ( ) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos. ( ) A adoção do Código Civil que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada. ( ) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado. ( ) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.

42 8. (Unesp 2005) Durante o império de Napoleão Bonaparte ( ), foi instituído um Catecismo, que orientava a relação dos indivíduos com o Estado. O cristão deve aos príncipes que o governam, e nós devemos particularmente a Napoleão I, nosso Imperador, amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar, os impostos exigidos para a conservação e defesa do império e de seu trono; nós lhe devemos ainda orações fervorosas pela sua salvação, e pela prosperidade espiritual e material do Estado. (Catecismo Imperial de 1806.) O conteúdo do Catecismo contradiz o princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, por que: ( )o cidadão participa diretamente das decisões, sem representantes políticos e comandantes militares. ( )a cobrança de impostos pelo Estado impede que o cidadão tenha consciência de seus direitos. ( ) o cidadão foi forçado, sob o bonapartismo, a romper com o cristianismo e o papado. ( ) o cidadão reconhece todos poderes estabelecidos por ele e concentrados em suas mãos, personificando o Estado.

43 9.Leia este texto: Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista daeuropa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar. LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, p Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que: ( ) os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios. ( )as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório. ( ) Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas. ( ) o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores.

44 10. Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou-a em sua cabeça com as próprias mãos. Esse gesto ousado representou: ( ) o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês. ( ) que Napoleão estava assumindo todas as responsabilidades do Poder Moderador na França. ( ) que Napoleão, símbolo máximo da força da burguesia, considerava-se mais importante que a tradição da Igreja. ( ) a criação de uma religião de Estado, tendo como figura central o Imperador, a exemplo do Anglicanismo inglês.

45 11. O golpe de Estado que ocorreu no dia 10 de novembro de 1799 (Golpe do Brumário) marcou o final do processo revolucionário na França e o início de um novo período denominado: ( ) Era Napoleônica ( ) Era revolucionária ( ) Período revolucionário ( ) Era de Viena 12. O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e: ( ) monarquia ( ) militarismo ( ) governo dos cem dias ( ) comunismo

46 14. Com as primeiras derrotas militares de Napoleão Bonaparte, os dirigentes dos países vencedores organizaram: ( ) a coligação militar ( ) o Congresso de Viena ( ) a expansão militar ( ) a Bendita Aliança 15. Qual foi o acordo que Napoleão fez com o Papa? A Concordata de 1801, pela qual o Papa aceitou o confisco dos bens da Igreja e, em troca, o Estado ficou proibido de interferir no culto. Os bispos investidos nas funções religiosas pelo Papa, prestariam juramento de fidelidade ao Estado e as bulas papais só entrariam em vigor depois de aprovadas por Napoleão. 16. O que foi o código Napoleônico? O Código Civil Napoleônico foi inspirado no Direito romano, assegurava conquistas burguesas como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição de organização de sindicatos e greves.

47 17. Explique o que foi o Bloqueio Continental. Quais os objetivos dos franceses com tal medida? Foi um decreto expedido por Napoleão Bonaparte em que todas as nações da Europa estariam expressamente proibidas de estabelecer relações comerciais com a Inglaterra. Por meio dessa ação, Napoleão Bonaparte procurava enfraquecer a economia inglesa, afetando, consequentemente, o poderio militar britânico nos conflitos envolvendo as duas nações

48 18. Explique as relações políticas entre a França Napoleônica e o restante da Europa no início do século XIX. Nessa época, as monarquias da Europa tentavam frear o movimento revolucionário francês, que se consolidava por meio do triunfo político e militar do imperador Napoleão Bonaparte. Para tanto, as diversas monarquias europeias mobilizaram forças para derrubar o governo francês e, desse modo, restaurar a autoridade monárquica da França.

49 19. Depois (da Revolução Francesa) veio Napoleão, o Império, o domínio burguês logo, a revolução valeu muito pouco...robespierre, merecidamente, nos mandaria à guilhotina por esse raciocínio. Valeu pouco a revolução? Nós sabemos, hoje, que ao terror dos jacobinos seguiu-se o terror burguês e que, durante o chamado Diretório, que durou até 1799, a burguesia governou através das instituições parlamentares. Em 1799, ante um crescente e visível descrédito das instituições político-partidárias, Napoleão vigoroso inimigo do povo através de um golpe de estado, se pôs à frente de uma ditadura militar. Napoleão, primeiro-cônsul; a seguir, cônsul-vitalício; finalmente, imperador: a França trocara sua monarquia feudal absolutista por uma monarquia burguesa igualmente absolutista. PAULO MICELI (Atual Editora 22ª edição p. 99)

50 a. Você concorda com a afirmação acima? b. Napoleão foi uma negação da Revolução Francesa ou uma continuidade dela?

51 20. Leia atentamente um trecho do acordo firmado entre a Igreja Romana e o Estado Francês, em O governo da República reconhece que a religião católica, apostólica e romana é a religião da maioria dos cidadãos franceses. 1- A religião católica...será livremente exercida na França[...] 5- As nomeações dos bispos...serão...feitas pelo Primeiro Cônsul, e a instituição canônica [confirmação] será dada pela Santa Sé...7- Os bispos nomearão os curas (padres). A sua escolha só poderá recair sobre pessoas aceitas pelo Governo...9- O Governo assegurará um vencimento [pagamento] conveniente aos bispos e aos curas... Concordata entre a França e a Santa Fé, de 16 de julho de Em: Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, v.iii, p.118 a. De acordo com as informações do documento acima, a Igreja Católica restabeleceu seu poder na França? Justifique. b. Quais seriam os objetivos de Napoleão ao buscar a paz com a Igreja? c. Como ficavam as demais religiões na França após esse acordo?

52 21. (PUC-Rio) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências, principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos. Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico. ( ) O estabelecimento do catolicismo cristão e romano como religião de Estado. ( ) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos. ( X ) A adoção do Código Civil, que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada. ( ) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado. ( ) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.

53 22. Napoleão Bonaparte, apesar de ter se tornado imperador da França em 1804, não tinha nascido propriamente em território continental francês, mas em uma das províncias do antigo Estado absolutista da França. Onde nasceu Napoleão? ( ) no Congo africano, antigo Zaire. ( ) no Rio de Janeiro, então posse da França. ( ) em Senegal. ( X) em Ajaccio, na Ilha de Córsega.

54 23. (UFRGS) Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A ideia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão. Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada. ( ) Após o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, atuaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais. ( ) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império. ( ) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão. ( ) Em 1812, Napoleão estabeleceu sólida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas progressivas vitórias na Rússia. ( X ) Herdeira da Filosofia das Luzes, a ideia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.

55 24. Depois de ter integrado o chamado Governo do Consulado (1799 a 1804) com Emmanuel Sieyès e Roger Ducos, Napoleão, por meio de um plebiscito, conseguiu aprovar a instauração do primeiro império francês, tendo ele próprio inaugurado a sua dinastia. Na cerimônia de sua coroação, ocorrida em 02 de dezembro de 1804, um fato inusitado ocorreu: ( X ) Napoleão coroou a si próprio. ( ) Napoleão, inesperadamente, recusou-se a assumir o trono. ( ) Houve o assassinato de Napoleão por um jacobino, dentro da Catedral de Notre-Dame. ( ) a coroação teve de ser adiada em virtude de rumores sobre um possível atentado contra Napoleão. ( ) Napoleão recusou-se a usar a coroa, pois era símbolo do passado absolutista.

56 25. (Questão adaptada retirada do livro Volume 2 da História das Cavernas ao Terceiro Milênio, de Patrícia Ramos Braick e Myrian Becho Mota, Editora Moderna, 2ª edição, São Paulo, p.177) ( pintura de Jean-Louis Ernest Meissoner, feita em 1864, retratando a retirada das tropas francesas do território russo, atravessando um rio quase gelado) (Disponível em: Acesso: 12 de março de 2018) Guerra e Paz Imaginemos dois homens dispostos a bater-se em duelo à espada de acordo com todas as regras da esgrima. A peleja dura muito tempo. De súbito, um deles, ao sentirse ferido e ao compreender que se não trata de uma brincadeira, pois é a própria vida que está em risco, joga fora a espadae, deitando a mão ao primeiro porrete que lhe aparece, põe-se a riscar com ele. Suponhamos porém que esse duelista que com tanta oportunidade empregou o melhor meio e o mais simples para conseguir os seus fins, animado pela tradição cavalheiresca, procura ocultar a verdade e insiste em dizer que venceu o seu rival com todas as regras [...] O esgrimista que exige que o combate decorra com todas as regras do duelo é o francês;o adversário que jogou fora a espada e sacou do porrete é o russo, as pessoas que procuram tudo explicar pelas regras da esgrima são os historiadores. [...]O incêndio das cidades e das aldeias, a retirada após as batalhas, o golpe de Borodino e a nova retirada, os acontecimentos de Moscou, [...] tudo isto estava á margem das regras ordinárias e das tradições bélicas. TOSLTOI. Leon. Guerra e paz. v.2. Lisboa: Publicações Europa-América,

57 a. Segundo o texto, explique como o autor considera as análises dos historiadores a respeito do conflito. RESPOSTA: Para Tolstoi, os historiadores da época compreendiam os fenômenos que ocorriam na Europa segundo as regras de esgrima, ou seja, de acordo com as regras da civilidade e da boa educação. Quando um fenômeno extraordinário rompia essas regras, os historiadores não estavam aparelhados o suficiente para formular explicações que ajudassem a compreender a natureza desses acontecimentos. Tornou-se dificil explicar a derrrota do até então invencivel e experiente Exército Francês. b. b. Identifique e apresente o golpe de porrete desferido pelos russos contra as tropas napoleônicas em Moscou e as consequências desse ato. RESPOSTA: Os russos incendiaram Moscou e muitos habitantes refugiaram-se em aldeias próximas à cidade. Sem mantimentos, as tropas francesas minguaram pouco a pouco. Enquanto aguardava a rendição do czar, o frio, as doenças, a fome acabaram por fazer Napoleão ordenar a retirada de suas tropas. A derrota abalou a credibilidade de Napoleão e acabou com o mito de sua invencibilidade.

58 26. O governo napoleônico durou 15 anos e pode ser dividido praticamente em dois períodos distintos. Quais são? ( )Consulado e Revolução Francesa. ( )Consulado e Império. ( )Império e República. ( )Consulado e República. ( )Império e Iluminismo. 27. Durante o longo governo napoleônico, Napoleão reaproximou o estado francês da Igreja. Reconhecendo assim que religião? ( )Hinduísmo ( )Budismo ( )Candomblé ( )Catolicismo ( )Espiritismo

59 28. Napoleão assumiu o governo francês tendo que cargo? ( )Primeiro ministro ( )Rei ( )Presidente ( )Imperador ( )Primeiro cônsul 29. "Napoleão havia conquistado grande parte da Europa, exceto sua maior adversária.", este enunciado esta referindo-se à que país? ( )Inglaterra ( )Prússia ( )Espanha ( )Áustria ( )Portugal

60 30. O que decretava o Bloqueio Continental? ( )Proibia a comercialização de produtos e bens com os ingleses. ( )Proibia o tráfico de escravos da África ao Brasil. ( )Proibia a venda de materiais de guerra aos ingleses e aos prussianos. ( )Proibia a comercialização de produtos e bens com os russos. 31. Em meio ao bloqueio continental, alguns países se prejudicaram pois dependiam do comércio com o exterior. Qual foi o primeiro país a romper com o bloqueio continental? ( )Brasil ( )França ( )Portugal ( )Rússia 32. Após o governo dos cem dias, Napoleão foi definitivamente derrotado. Qual foi a batalha que Bonaparte foi definitivamente derrotado? ( )Batalha de Trafalgar. ( )Batalha de Waterloo. ( ) Batalha de Stalingrado. ( ) Batalha de Londres.

61 33. Napoleão Bonaparte, antes era líder militar, e apenas virou Imperador após derrotar 3 países em Guerras. Quais são os 3 países que Napoleão teve que derrotar para virar Imperador? ( )Líbia, Espanha e Império Otomano ( )Espanha, Alemanha e Inglaterra ( )Itália, Áustria e Grécia ( )Itália, Áustria, Egito ( )Itália, Grécia e Egito 34. Napoleão dá um golpe de Estado, conhecido como Golpe do 18 Brumário. Em que ano isso ocorreu? ( )1795 ( )1798 ( )1799 ( )1780

62 35. Como era chamado governo de Napoleão de ? ( )O Grande ( )Consulado ( )Mercador ( )Herói Nacional 36. Em 1812, a aliança franco-russa é quebrada. Quem a quebrou? ( )Czar Alexandre ( )Czar Nicolau ( )Czar Oto ( )Czar Magno

63 37. Qual o nome do tratado de 1814, que exila Napoleão na ilha de Elba, de onde foge no ano seguinte? ( )Tratado de Agnanott ( )Tratado de Versailles ( )Tratado de Fontainebleau ( )Tratado de Waterloo 38. Em que país Napoleão entrou em 1814, mas foi derrotado pelos Ingleses impondo o fim ao Império Napoleônico? ( ) Holanda ( ) Alemanha ( ) Itália ( ) Bélgica

64 39. Que países lideres, restauraram as dinastias fronteiras ou domínios alterados pelas guerras napoleônicas? ( )Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia ( )Inglaterra, Alemanha, Prússia e Rússia ( )Inglaterra, Áustria, Alemanha e Rússia ( )Espanha, Áustria, Prússia e Rússia 40. Qual foi a organização política internacional que foi criada para impedir novos movimentos revolucionários? ( ) OTAN ( )Pacto de Varsóvia ( ) União das Monarquias Absolutistas. ( ) Santa Aliança

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA 1799-1815 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS OS SIGNIFICADOS DA ASCENSÃO DE NAPOLEÃO O esgotamento político e social após 10 anos de revolução na França.

Leia mais

ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA. Professor: Eustáquio Vidigal

ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA. Professor: Eustáquio Vidigal ERA NAPOLEÔNICA E CONGRESSO DE VIENA Professor: Eustáquio Vidigal ERA NAPOLEÔNICA Domínio Frances na Europa Os processos revolucionários provocaram certa tensão na França, de um lado estava a burguesia

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

NAPOLEÃO BONAPARTE. mcc

NAPOLEÃO BONAPARTE. mcc NAPOLEÃO BONAPARTE mcc Golpe do 18 Brumário ( 9 de novembro de 1799) Fim da Revolução Francesa. O Diretório foi substituído por uma nova forma de governo- Consulado. Três cônsules passaram a governar a

Leia mais

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner O Período Napoleônico (1799-1815) A Consolidação das conquistas burguesas Professor: Leopoldo Gollner Sobre Napoleão, o mais poderoso sopro de vida humana que já tinha passado pela face da Terra. François

Leia mais

Período Napoleônico e Restauração

Período Napoleônico e Restauração Aula 15 Período Napoleônico e Restauração 1 O Consulado (1799 1804) Setor 1606 2 O Império (1804 1815) 3 O Congresso de Viena Aula 15 15 Período Napoleônico e e Restauração 1.1 A Pacificação Acordo com

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( )

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) Prof. Tácius Fernandes Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1814) SÍNTESE: Coube a Napoleão Bonaparte a difícil tarefa de consolidar a estrutura social burguesa na França

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA

A ERA NAPOLEÔNICA A ERA NAPOLEÔNICA 1799-1815 Era Napoleônica (1799-1815) 1. Introdução Assumindo o poder em 1799 Napoleão Bonaparte instituiu o regime de Consulado. Em seu governo, exerceu uma verdadeira ditadura militar,

Leia mais

UD II ASSUNTO 5. ERA NAPOLEÔNICA OBJETIVOS: -Identificar as principais características da Era Napoleônica. -Inferir que o período napoleônico

UD II ASSUNTO 5. ERA NAPOLEÔNICA OBJETIVOS: -Identificar as principais características da Era Napoleônica. -Inferir que o período napoleônico UD II ASSUNTO 5. ERA NAPOLEÔNICA OBJETIVOS: -Identificar as principais características da Era Napoleônica. -Inferir que o período napoleônico representou a consolidação dos interesses burgueses. NAPOLEÃO

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 54 REVOLUÇÃO FRANCESA: IMPÉRIO NAPOLEÔNICO ( )

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 54 REVOLUÇÃO FRANCESA: IMPÉRIO NAPOLEÔNICO ( ) HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 54 REVOLUÇÃO FRANCESA: IMPÉRIO NAPOLEÔNICO (1804-15) Fixação 1) (UERJ) Os acontecimentos do final do século XVIII deram corpo e alma a uma série de mudanças que possibilitaram

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 8ª Ensino Fundamental Professora: Letícia História Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 8º.

A ERA NAPOLEÔNICA COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 8º. A ERA NAPOLEÔNICA COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 8º. O CONSULADO Derrubaram o Diretório e criaram o Consulado, estabelecendo um novo governo na

Leia mais

França e as Guerras Napoleônicas. Conteúdo cedido, organizado e editado pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

França e as Guerras Napoleônicas. Conteúdo cedido, organizado e editado pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila França e as Guerras Napoleônicas Conteúdo cedido, organizado e editado pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A França do Século XVIII 3 a. maior economia europeia; problemas econômicos domésticos

Leia mais

Era Napoleônica

Era Napoleônica Era Napoleônica 1799-1815 A COROAÇÃO DE NAPOLEÃO: INTRODUÇÃO: OPOSIÇÕES AO DIRETÓRIO - Medo da insatisfação popular (extinção da Lei do Máximo) - Oposição de representantes dos antigos grupos políticos

Leia mais

Em meio a uma grave crise econômica e política. Ganha destaque uma figura que terá grande importância para a história

Em meio a uma grave crise econômica e política. Ganha destaque uma figura que terá grande importância para a história Era Napoleônica Em meio a uma grave crise econômica e política. Ganha destaque uma figura que terá grande importância para a história Nasce na ilha de Córsega, em 1769 Vai estudar na Academia Real Militar

Leia mais

Napoleão Bonaparte Nasceu em Ajaccio,

Napoleão Bonaparte Nasceu em Ajaccio, Martha J. da Silva Antecedentes Revolução francesa: difusão da ideias iluministas (fim dos privilégios do 1º e 2º estado, difusão das ideias de liberdade igualdade e fraternidade). Grave crise econômica.

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Primeira Fase Campanhas sob o Diretório (1796-1799) Enquanto a França organizava-se sob o regime do Diretório (3ª fase da Revolução

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

Devido ao sucesso do seu governo, em 1802, Napoleão foi proclamado cônsul vitalício, com direito de indicar seu sucessor.

Devido ao sucesso do seu governo, em 1802, Napoleão foi proclamado cônsul vitalício, com direito de indicar seu sucessor. IDADE CONTEMPORÂNEA Era Napoleônica e Congresso de Viena Após derrubar o Diretório, Napoleão Bonaparte tornou-se a figura central da vida política francesa, governando por aproximadamente 15 anos. O governo

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS:

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA

A ERA NAPOLEÔNICA A ERA NAPOLEÔNICA 1799-1815 O golpe de 18 Brumário teria representado o assassinato da revolução? Durante a década revolucionária, a maior parte dos grupos sociais que compunham o antigo Terceiro Estado

Leia mais

ERA NAPOLEÔNICA República CONSULADO. IMPÉRIO Volta da Monarquia Napoleão torna-se imperador Golpe 18 Brumário

ERA NAPOLEÔNICA República CONSULADO. IMPÉRIO Volta da Monarquia Napoleão torna-se imperador Golpe 18 Brumário - - - - República ERA NAPOLEÔNICA CONSULADO 1º Cônsul IMPÉRIO Volta da Monarquia Napoleão torna-se imperador Governo dos Cem Dias 1799 Golpe 18 Brumário Napoleão derruba o Diretório 1804 Napoleão torna-se

Leia mais

Era Napoleônica e Independência do Brasil

Era Napoleônica e Independência do Brasil 1. (UNIRIO) A Era Napoleônica (1799-1815) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio de poder construído pelos Estados europeus. Sobre a Era Napoleônica,

Leia mais

ERA NAPOLEÔNICA. Página 1 de 5

ERA NAPOLEÔNICA. Página 1 de 5 1. (G1 - ifsc 2015) Em 1806, o Imperador francês Napoleão Bonaparte anunciou o Bloqueio Continental à Inglaterra, estabelecendo que nenhum país europeu poderia comercializar com os ingleses. O rei de Portugal,

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 Queda da Bastilha) Antecedentes: - Ideais iluministas (liberais); - Abuso de poder da nobreza; - Pompa das cortes; - Déficit orçamentário;

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Leia o trecho a seguir e faça o que se pede. Admirado como um dos maiores estrategistas militares dos tempos modernos, Napoleão

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 O CAT 2º período / 2017 vale 10,0 (dez) pontos e deverá ser entregue à professora no dia

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Predicado Verbal Leitura: págs. 91 e 92 do livro

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789 REVOLUÇÃO FRANCESA 1789 Antecedentes/causas: Considerada um dos marcos da História, a Revolução Francesa alterou profundamente a base do poder político e social da França sob o lema Liberdade, Igualdade

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

Exercícios de Era Napoleônica

Exercícios de Era Napoleônica Exercícios de Era Napoleônica 1. A Era Napoleônica (1799-1815) marcou a conjuntura de transição do mundo moderno para o contemporâneo, alterando o equilíbrio de poder construído pelos Estados europeus.

Leia mais

A FRANÇA DE NAPOLEÃO. Prof.ª Viviane Jordão

A FRANÇA DE NAPOLEÃO. Prof.ª Viviane Jordão A FRANÇA DE NAPOLEÃO Prof.ª Viviane Jordão INTRODUÇÃO A Revolução Francesa é considerada o marco inicial da Idade Contemporânea e pôs fim ao Absolutismo na França. Em 1799, o golpe de 18 Brumário (que

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 22 O Iluminismo, movimento contrário ao Absolutismo e que defendia o direito à liberdade e à igualdade dos povos, influenciou uma série de movimentos mundo afora, incluindo a Independência

Leia mais

As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão

As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão Atividade extra As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão Questão 1 Golpe do 18 Brumário O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fonte: http: //www.buscatematica.net/historia.htm

INTRODUÇÃO. Fonte: http: //www.buscatematica.net/historia.htm 3 INTRODUÇÃO A Formação do Grande Exército Napoleônico, a primeira força militar multinacional deu-se com Napoleão Bonaparte, general e imperador dos Franceses, que após derrubar o governo do Diretório

Leia mais

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida 1789-1799 Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida Provocada pelos gastos com a Guerra dos Sete Anos e com o apoio francês as colônias americanas lutando por independência. Um país

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 44 ERA NAPOLEÔNICA ( )

HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 44 ERA NAPOLEÔNICA ( ) HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 44 ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) Como pode cair no enem Por volta de 1811, o Império Napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade

Leia mais

Revolução Francesa e Napoleão

Revolução Francesa e Napoleão Revolução Francesa e Napoleão Revolução Francesa e Napoleão 1. A convocação dos Estados Gerais deu início à Revolução Francesa, ocasionando um conjunto de mudanças que abalaram não só a França, mas também

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos Prof. Jorge Diacópulos Revolução burguesa. Antecedentes/causas: IDADE CONTEMPORÂNEA Maior população da Europa Ocidental (25 milhões). 80% rural. Absolutismo parasitário Luís XVI Festas, banquetes, pensões,

Leia mais

2º ano - História - Ruy

2º ano - História - Ruy 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 A REAÇÃO ARISTOCRÁTICA a) Aristocratas exigem que Luis XVI, convoque votação para aumentar impostos. b) Rei convoca os Estados Gerais

Leia mais

Revolução Industrial, Socialismo, Revolução Francesa e Napoleão

Revolução Industrial, Socialismo, Revolução Francesa e Napoleão Revolução Industrial, Socialismo, Revolução Francesa e Napoleão Revolução Industrial, Socialismo, Revolução Francesa e Napoleão 1. História O texto e a imagem apresentada fazem referência a um mesmo processo

Leia mais

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A INÍCIO OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos

Leia mais

Revisão de História. Revolução Francesa, Era Napolônica e Liberalismo

Revisão de História. Revolução Francesa, Era Napolônica e Liberalismo Revisão de História Revolução Francesa, Era Napolônica e Liberalismo 1. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, teve grande repercussão no mundo todo. Entretanto, segundo o historiador

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

HISTÓRIA. aula Revolução Francesa II ( )

HISTÓRIA. aula Revolução Francesa II ( ) HISTÓRIA aula Revolução Francesa II (1789-1799) A Tomada da Bastilha simbolizou o início da mais famosa revolução da história ocidental: a Revolução Francesa A Revolução Assembleia Nacional (1789-1791)

Leia mais

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva FAMÍLIA REAL NO BRASIL Prof. Filipe Viana da Silva 1. A CONJUNTURA EUROPEIA Fim do século XVIII, França e Inglaterra em estágio superior do capitalismo; Portugal apresenta-se estagnado e dependente do

Leia mais

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX 1. (UNESP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu.

Leia mais

Trabalho de Regulação. 2 bimestre. 1 - O esquema abaixo trata do processo de transformação do sistema produtivo.

Trabalho de Regulação. 2 bimestre. 1 - O esquema abaixo trata do processo de transformação do sistema produtivo. Nome: Ano: 8 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 2 bimestre 1 - O esquema abaixo trata do processo de transformação do sistema produtivo. Complete os espaços com as expressões

Leia mais

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa 1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Revolução Francesa ILUMINISMO (revisão) Chegada da Família Real Período Napoleônico

Leia mais

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica.

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. O Absolutismo na Inglaterra a presentava uma característica peculiar:

Leia mais

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial Rev. Liberais do Século XIX e Período 1. (PUC-RJ) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que

Leia mais

Atividade de revisão para o Exame final. A Revolução Francesa (14/07/1789)

Atividade de revisão para o Exame final. A Revolução Francesa (14/07/1789) Profª.: Lygia Mânica Costa 7ª série do E. Fundamental Nome: Turma: Data: Atividade de revisão para o Exame final A Revolução Francesa (14/07/1789) A situação social era grave e o nível de insatisfação

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO Conceito de ABSOLUTISMO MONÁRQUICO IDADE MÉDIA -Apesar do prestígio, o rei medieval era apenas um entre outros condes e duques, dependia dos exércitos

Leia mais

Estudo Dirigido Fundamental II 2º Bimestre

Estudo Dirigido Fundamental II 2º Bimestre Conteúdos 2º Bimestre Congresso de Viena e Santa Aliança PERÍODO NAPOLEÔNICO Chegada da Família Real Movimentos de 1820 e 1830 Prova - 5,0 pontos Avaliação Parcial 3,0 pontos Participação 2,0 pontos A

Leia mais

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados?

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? Questão 1 Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? a. O Primeiro Estado era representado pelos religiosos, o Segundo Estado era representado

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva Unificação Italiana e Alemã Professora: Martha J. da Silva Monarquias Absolutistas Formação dos Estados Modernos séc. XV e XVI Centralização absoluta do poder na mão do rei FOI Substituído por forma constitucionais

Leia mais

Avaliação Mensal INSTRUÇÕES GERAIS

Avaliação Mensal INSTRUÇÕES GERAIS História Avaliação Mensal 2 os anos Lucas Maio/2012 Nome: Nº: Turma: Valor (10,0) Nota: Visto: INSTRUÇÕES GERAIS 1. Nenhum material deve estar embaixo das carteiras. Livros e mochilas devem estar guardados

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX Profª Ms. Ariane Pereira As transformações na Europa final do século XVIII Ideias Iluministas: liberdade e igualdade; Revolução Francesa estabeleceu

Leia mais

A Revolução Francesa e a Era Napoleônico

A Revolução Francesa e a Era Napoleônico A e a Era 18.2 A Aulas 19.1 A Era Napoleônica e o.1 A .1 A A crise do absolutismo francês Na França, a rígida organização social do Antigo Regime (clero, nobreza e povo) passou a ser contestada pelos iluministas.

Leia mais

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17. 9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

NAPOLEÃO BONAPARTE. Pode-se dividir seu governo em três partes: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815) Governo dos Cem Dias (1815)

NAPOLEÃO BONAPARTE. Pode-se dividir seu governo em três partes: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815) Governo dos Cem Dias (1815) NAPOLEÃO BONAPARTE 1 Profª Adriana Moraes Destaca-se política e militarmente no Período Jacobino. DIRETÓRIO Conquistas militares e diplomáticas na Europa defesa do novo governo contra golpes. Golpe 18

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

O acirramento das tensões

O acirramento das tensões Revolução Inglesa Puritana(1640-1649): responsável pela execução do Rei Carlos I e a instalação do governo republicano de Cromwell. Gloriosa(1688): completou o processo político liderado pela burguesia.

Leia mais

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA Movimentos pela independência Influenciados pela Independência dos Estados Unidos Facilitados pela ocupação da Espanha por Napoleão Afrouxou o controle do país sobre

Leia mais

Revolução Francesa

Revolução Francesa Revolução Francesa 1789-1799 Contexto Mundial Circulação de ideias iluministas pela sociedade Crescimento econômico e comercial da Inglaterra graças a revolução industrial. Desde o final das Revoluções

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA ( )

REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799) 1. Estrutura Anterior à Revolução Economia: a) Basicamente agrária Maior parte das propriedades eram feudais Reduzido capitalismo agrário Escassez de alimentos agravada por

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 25 PRIMEIRO REINADO: RESISTÊNCIAS E RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 25 PRIMEIRO REINADO: RESISTÊNCIAS E RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 25 PRIMEIRO REINADO: RESISTÊNCIAS E RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA Fixação 1) (UNIRIO) Ao compararmos os processos de formação dos Estados Nacionais no Brasil e na América Hispânica,

Leia mais

O Processo de Unificação Italiana. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

O Processo de Unificação Italiana. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila O Processo de Unificação Italiana Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Itália: Uma Península Historicamente dividida Habsburgos: Reino da Lombardia-Veneza

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 03 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA. MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA SÉC. XVI: OS VALOIS NO PODER Guerras de religião: católicos X protestantes; Obstáculo para a centralização; Absolutistas

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

A REVOLUÇÃO FRANCESA

A REVOLUÇÃO FRANCESA A REVOLUÇÃO FRANCESA CAUSAS DA REVOLUÇÃO: SOCIEDADE DIVIDIDA EM 3 ESTAMENTOS (CAMADAS SOCIAIS) 1º ESTADO= CLERO (CAMADA MAIS ALTA) NÃO PAGAVA IMPOSTOS 2º ESTADO= NOBREZA (CAMADA INTERMEDIÁRIA) NÃO PAGAVA

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Aula 01- Segundo Semestre 2016 Prevest

REVOLUÇÃO FRANCESA. Aula 01- Segundo Semestre 2016 Prevest REVOLUÇÃO FRANCESA Aula 01- Segundo Semestre 2016 Prevest DATAS ACONTECIMENTOS DATAS ACONTECIMENTOS 1788 Convocação dos Estados Gerais 1789 Proclamação da Contituinte; Destruição da Bastilha; Revoltas

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Competências e habilidades desenvolvidas na aula de acordo com o ENEM: - Competência de área 1 - compreender

Leia mais

Ano Lectivo 2015 / ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2015 / ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais Competências Específicas Avaliação. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2015 / 2016 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período DOMÌNIO / TEMA D O contexto europeu dos séculos XII a XIV (recuperação

Leia mais

19/04/2012 SITES DE APOIO REV. FRANCESA / ERA NAPOLEÔNICA / CONGRESSO DE VIENA

19/04/2012 SITES DE APOIO REV. FRANCESA / ERA NAPOLEÔNICA / CONGRESSO DE VIENA SITES DE APOIO REV. FRANCESA / ERA NAPOLEÔNICA / CONGRESSO DE VIENA MÓDULO 6 E 7 Profª Camila Moreira História II http://educaterra.terra.com.br/voltaire/especial/ho me_rev_francesa.htm http://www.historiadomundo.com.br/idademoderna/revolucao-francesa.htm

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Caraterizar

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas. Caraterizar a sociedade de Antigo regime.

Leia mais

Revolução Francesa Período Napoleônico Congresso de Viena. Profª Maria Auxiliadora

Revolução Francesa Período Napoleônico Congresso de Viena. Profª Maria Auxiliadora Revolução Francesa Período Napoleônico Congresso de Viena Profª Maria Auxiliadora Revolução Francesa Antecedentes/causas -Mercantilismo: taxações, monopólios, proibições, intervenção. -Maior população

Leia mais

7. Revolução francesa A PARTIR DA PÁGINA 38 ATÉ PÁGINA 47.

7. Revolução francesa A PARTIR DA PÁGINA 38 ATÉ PÁGINA 47. 7. Revolução francesa A PARTIR DA PÁGINA 38 ATÉ PÁGINA 47. Ideias iluministas aliadas a uma grave crise social, deram origem à Revolução Francesa. A partir de 1789, a população francesa se voltou contra

Leia mais

Revisão ª série. Roberson de Oliveira

Revisão ª série. Roberson de Oliveira Revisão 2011 3ª série Roberson de Oliveira Iluminismo - séc. XVIII 1. Definição 2. caracterização: valorização da razão oposição/superioridade em relação à fé promotora do bem-estar, do progresso e da

Leia mais