A GESTÃO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO ESPECIAL FRENTE À PRESERVAÇÃO DIGITAL:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A GESTÃO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO ESPECIAL FRENTE À PRESERVAÇÃO DIGITAL:"

Transcrição

1 A GESTÃO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO ESPECIAL FRENTE À PRESERVAÇÃO DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DA BIODIVERSITY HERITAGE LIBRARY (BHL) NO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI (MPEG) Andréa Abraham de Assis Bibliotecária. Chefe do Serviço de Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi Jetur Lima de Castro Graduando em Biblioteconomia. Bolsista Projeto BHL/Scielo Rodrigo Oliveira de Paiva Bibliotecário. Técnico do Museu Paraense Emílio Goeldi

2 Estrutura do trabalho 1 INTRODUÇÃO 2 O MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI 3 A BIBLIOTECA DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI 4 PRESERVAÇÃO DIGITAL: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS 5 O CASO DA BIODIVERSITY HERITAGE LIBRARY NO MUSEU GOELDI 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

3 OBJETIVO GERAL Introdução "Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."

4 Universo da pesquisa Foi selecionado o acervo bibliográfico de obras raras essenciais em biodiversidade do Museu Paraense Emílio Goeldi, que são materiais bibliográficos, como livros e mapas com valor histórico e considerados essenciais para a comunidade científica, para ser o campo de estudo do presente trabalho. Algumas obras da coleção especial do MPEG.

5 Estudar o papel da preservação digital na gestão de um acervo bibliográfico especial Objetivo geral

6 Objetivo específico Mostrar o caso do projeto de digitalização e publicação online da coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade do Museu Paraense Emílio Goeldi de iniciativa da Biodiversity Heritage Library.

7 A pesquisa caracteriza-se como: Metodologia

8 A pesquisa caracteriza-se como: Exploratório descritiva Metodologia

9 A pesquisa caracteriza-se como: Exploratório descritiva Bibliográfica Metodologia

10 A pesquisa caracteriza-se como: Exploratório descritiva Bibliográfica Metodologia Gestão de acervos, acervos raros e especiais, bibliotecas, preservação digital e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Idiomas: português, inglês e alemão Período: de 1896 a 2014

11 A pesquisa caracteriza-se como: Metodologia Exploratório descritiva Bibliográfica Hipotético dedutivo Método operacional monográfico

12 O Museu Paraense Emílio Goeldi

13 Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), hoje o MPEG é considerado no cenário da ciência brasileira como a mais antiga instituição dessa natureza na Amazônia, além de ser um dos mais relevantes museus de história natural e antropologia no Brasil. Dentre diversas características, para justificar essa relevância destacam-se o fato dela atuar incansavelmente na coleta, análises, sistematização e disseminação de estudos em fauna, flora, arqueologia, línguas, modos de vida e ecossistemas amazônicos, desde suas origens. Esse cenário foi propício para a formação, durante décadas, de coleções científicas responsáveis por dar reconhecimento mundial para a instituição, por seus valores histórico-cientificas.

14 A Biblioteca do Museu Goeldi A origem da biblioteca do MPEG remonta ao ano de 1895 quando o zoólogo suíço Emilio Goeldi, trabalhou na organização e formação de uma pequena coleção de livros, periódicos e documentos sobre a Amazônia que servissem de subsidio cientifico para os trabalhos realizados no então recente Museu Paraense. No amor que Goeldi mantinha pelo Museu, ele conseguiu convencer grandes personalidades pelo mundo para ajudar na formação da coleção bibliográfica da biblioteca Recebendo, por exemplo, doações importantes do Príncipe Alberto I, de Mônaco; do Professor Branner, da Universidade de Stanford, da Califórnia e do Príncipe Fernando I, da Bulgária.

15 A Biblioteca do Museu Goeldi Como tendência histórica, nas décadas que se seguiram, mudanças na direção da instituição e outros modos tomados para a formação do acervo influenciaram na completeza da coleção dessa biblioteca. Aumentando consideravelmente a sua literatura nas áreas de botânica, zoologia e etnografia, além das parcerias institucionais firmadas, por exemplo, com a estadunidense Smithsonian Institution.

16

17 MISSÃO Reunir, selecionar, tratar, armazenar, preservar, e divulgar material bibliográfico e arquivístico e conhecimento nas áreas de especialidade do Museu Goeldi e sobre a Amazônia.

18 Na atual composição dos setores e atividades da biblioteca, podem ser destacadas oito atividades, realizadas por Analistas, Tecnólogos e Técnicos com formação em Biblioteconomia, Direito, História e Antropologia e Assistentes em Ciência e Tecnologia. As atividades são as seguintes aqui elencadas: a) Seleção e Aquisição; b) Preparação técnica; c) Distribuição de publicações; d) Referência; e) Digitalização de acervos BHL/SCIELO; f) Acesso à informação científica e documentos online Repositório Institucional; g) Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT); h) Projetos de pesquisa PCI.

19 Os Conhecimentos produzidos pelo Museu Goeldi são transformados em LIVROS E REVISTAS CIENTÍFICAS, que levam informações para o mundo através da Coordenação de Informação e Documentação

20 Acervo da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna

21 O acervo bibliográfico, atualmente, é dividido em um acervo geral com aproximadamente mil exemplares e uma coleção especial e essencial em biodiversidade de livros raros, possuindo um acervo estimado em mil livros, infólios, periódicos. Dentre esses podem ser destacados: O Delle Navigationi, et Viaggi, em três volumes de Battistita Ramusio, com impressão de 1554 em Veneza; O An Impartial Description of Surinan upon the Continent of Guiana in America, publicado em 1667 em Londres; A Relacion del ultimo viagem al Estrecho de Magallanes de la Fragata Santa Maria, publicado em 1788 em Madrid; A Monograph of the Ramphastidae or Family, de Londres em 1854; A Flora Brasiliensis em 56 volumes; Obras de Humboldt e Bmpland Voyages aux régions équinoctiales, dentre outros.

22 PRESERVAÇÃO DIGITAL: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS A informação digital é uma dessas grandezas e atualmente é usada para apresentar a informação em um novo espaço. As bibliotecas institucionais são peças centrais para o provimento da preservação digital. Desde o início e meados da década de 1990, a coleta de informações entre as instituições geraram novas práticas de preservação, restauração estratégias e colaboração institucional (FINO-RADIN, 2011, p. 6, tradução nossa). Conforme Cunha (1999), nos últimos anos duas das funções básicas na gestão dos acervos bibliográficos das bibliotecas estão sofrendo perigo de extinção: a provisão de acesso à informação e a preservação do conhecimento para futuras gerações. Com o aumento da informação digital, este tema tem sido alvo de questionamentos.

23 Revolução tecnológica Explosão Informacional Informação e um novo espaço A Web é o maior documento já escrito, com mais de 4 bilhões de páginas públicas e uma documentos conectados na Web ( LYMAN; VARIAN, 2000). 95% da informação que está sendo criada nos anos recentes já se encontram em forma digital ou nasceu digital. (LYMAN, 2002) Objetos Digitais

24 A digitalização de documentos oferece benefícios duplos, preservar objetos raros e frágeis, assim como ele fornece maior acesso a vários números de usuários simultaneamente em locais remotos (ARORA, 2009, p. 114, tradução nossa).

25 O CASO DA BIODIVERSITY HERITAGE LIBRARY NO MUSEU GOELDI

26 É uma associação internacional formada por museus de história natural, jardins botânicos, biblioteca e centros de pesquisa biológica. Objetivo, contribuir para digitalização e publicação de acesso aberto de obras ricas em biodiversidade. Segundo Kasperek (2010, p. 448, tradução nossa) a BHL foi Fundado em 2005, e tornou-se o terceiro maior projeto de digitalização para literatura sobre biodiversidade [...] atualmente a BHL é o maior projeto de digitalização na sua temática.

27 Fonte:

28 O projeto BHL BRASIL; Coordenada pela Scielo; Com 8 instituições participantes; Alocará obras acesso livre no portal BHL Brasil.

29 Fonte:

30 O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi é a principal publicação da instituição. Concebido por Emílio Goeldi, em 1894, seu primeiro volume foi lançado em 1896 com o nome de Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethinografia. O volume 4, fascículo 1 (1904), foi publicado como Boletim do Museu Goeldi de História Natural e Ethinografia e, desde o volume 10 (1949), como Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, em homenagem a seu idealizador. (VARELA; BAIÃO NETO, 2012, p.6).

31 Fonte:

32 O caso da Biodiversity Heritage Library no Museu Goeldi Fonte: Autores do trabalho, 2014.

33 RESULTADOS Resultados Boletim do Museu Goeldi Volume Número Ano Nº de Paginas aproximado História Natural e Ethinographia Zoologia Botânica Total de páginas digitalizadas Fonte: Autores do trabalho, 2014.

34 Considerações Finais O processo de digitalização está em andamento, tendo em vista resultados preliminares de 12 meses de experiência. Sobretudo haverá os resultados finais sobrevirão para que seja constatado e possa autenticar como experiência visibilidade nos centros de memória.tendo como base a iniciativa da Biodiversity Heritage Library BHL, em reunir as obras essenciais em Biodiversidade, faz-se necessário explicitar que este estudo ainda vem sendo realizado e operacionalizado na Unidade de Informação do MPEG, atingindo até o momento páginas digitalizadas. Acredita-se que a realização deste trabalho trouxe contribuições significativas quanto à disponibilização e conhecimento do objetivo proposto, já que sua finalidade é dar continuidade na preservação da memória na Amazônia.

35 Referências BIODIVERSITY HERITERAGE LIBRARY. Wiki: tips and information for our users, Disponível em: < Acesso em: 12 de janeiro de BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos: e-arq. Rio de Janeiro: CONARQ, Disponível em: < Acesso em: 10 jan CAVALCANTE, Paulo. Parque zoobotânico. In: REENCONTROS: Emílio Goeldi e o Museu Paraense. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, p COELHO, Machado. A biblioteca do Museu Goeldi. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 10, p CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 28, n. 3, p , set./dez Disponível em: < Acesso em: 28 jan DIGITAL PRESERVATION COALITION. Digital Preservation Coalition. Disponível em:< Acesso em: 04 jan

36 Referências FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro. São Paulo: EDUSP, FINO-RADIN, Ben. Digital Preservation Practices and the Rhizome Artbase. Rhizome.org, Disponível em:< Acesso em:04 jan KASPEREK, Gerwin. Eine Übersicht Von für die Biologie relevanten Projekten zur Digital isier ung historischer Fachliteratur: Darstel lungeiness peziellen Segmentes ausdem Internet quellen- Führereiner Virtuellen Fach bibliothek. Bibliothek sdienst, v.44, n. 5, p , maio Disponível em: < 5/bd /bd xml>. Acesso em: 15 jan LYMAN, Peter; VARIAN, Hal R. How Much Information? Regents of the University of California, Disponível em: < Acesso em: 14 jan MANZO, Abelardo J. Manual para La preparación de monografias: uma guia para presentar informes y tesis. Buenos Aires: Humanitas, MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel. Preservação de Documentos Digitais. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p , maio/ago Disponível em: < Acesso em: 12 jan

37 Referências ROMEIRO, Doralice. Biblioteca e Arquivo. In: REENCONTROS: Emílio Goeldi e o Museu Paraense. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, p SANJAD, Nelson. A coruja de minerva: o museu paraense entre o império e a república ( ) SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p , jan./jun Disponível em: < Acesso em: 15 jan TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, VAN VELTHEM, Lucia Hussak. Reencontros: Emílio Goeldi e o Museu Paraense uma exposição. In: REENCONTROS: Emílio Goeldi e o Museu Paraense. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, p VARELA, Alex; BAIÄO NETO, Gil. Museu Paraense de História Natural e Etnografia. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil, Disponível em: < >. Acesso em: 12 jan

38

39 PELA ATENÇÃO DE TODOS, MUITO OBRIGADO (A)!!!

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Assinatura Visual Aplicação com outras marcas Em locais onde a marca da será centro vertical, respeitando uma mesma distância da assinatura colocada junto a outras marcas, distância equivalente a 2 vezes

Leia mais

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar Ecrã inicial Logo O que procura? Onde? Para? Mais opções Pesquisar Clicar nas setas puxa os empreendimentos Pesquisa Publicar Banca Área Pessoal 1 Iniciar sessão Iniciar sessão: Email Password Iniciar

Leia mais

MÍDIAKIT Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário

MÍDIAKIT Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário CONTATO Roberto Ribas roberto@proautores.com Formatos de Banners GS: Todas as páginas do site 480x120 pix 920x100 pix Mini Banner 455x100 pix 320x100 pix 220x240

Leia mais

Como podemos compartilhar arquivos na Internet?

Como podemos compartilhar arquivos na Internet? WEB Como podemos compartilhar arquivos na Internet? Alice Bob Para ser mais específico Lorem ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Leia mais

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional Manual da Marca Grupo Educacional Unis Grupo Educacional Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho

Leia mais

Guia de padronização de marca

Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Este é o guia de uso da logomarca Ábaco. Nele mostraremos como se deve aplicar a marca e seu símbolo, prevendo diversos padrões de utilização

Leia mais

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica Índice 1 I. I. O manual de identidade visual 2 2.2. A família tipográfica 3 3.3. 3.1 3.1 3.2 3.2 3.3 3.3 3.4 3.4 3.5 3.5 3.6 3.6 Convenções sobre a utilização do logótipo A cor no logótipo Comportamento

Leia mais

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores.

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. E AGORA? ACERTOU, ESTAMOS FALANDO DA FORMA COMO SE PROMOVE UMA MARCA HOJE. A realidade SEU CLIENTE ENTRA NO SEU ESTABELECIMENTO NEM TE CUMPRIMENTA

Leia mais

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações 2º Painel - Transparência da Fiscalização Evolução do Acesso à Informação - Sociedade Adaptação do homem a um novo paradigma de sociedade

Leia mais

Olá. Milton Bueno Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias. Ike Weber Comunicação Institucional

Olá. Milton Bueno Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias. Ike Weber Comunicação Institucional 1 2 Olá Este material foi desenvolvido especialmente para tornar nossa parceria cada vez mais forte e próxima. O Sistema Fiep está passando por um grande alinhamento da sua comunicação institucional em

Leia mais

CONQUISTAS MELHORES MARCAS. Bronze na Maratona Internacional de Porto Alegre (21km) Ouro no Campeonato Mundial (42km) 2017

CONQUISTAS MELHORES MARCAS. Bronze na Maratona Internacional de Porto Alegre (21km) Ouro no Campeonato Mundial (42km) 2017 DESENVOLVIDO POR PERFIL Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco

Leia mais

Manual de uso de marca

Manual de uso de marca Manual de uso de marca Sumário Introdução...03 Versão Preferencial...04 Padrão Cromático...05 Tipografia...06 Margem de segurança...07 Versão tons de cinza...08 Aplicações sobre fundos...09 Uso Incorreto...10

Leia mais

EMPRESA APTIDÕES 70% 80% 85% 75% ESPAÑOL 100% PORTUGUÊS 50% FRANÇAIS 90% ENGLISH WEB APPS DESIGN

EMPRESA APTIDÕES 70% 80% 85% 75% ESPAÑOL 100% PORTUGUÊS 50% FRANÇAIS 90% ENGLISH WEB APPS DESIGN PORTFOLIO EMPRESA A Frenetikódigo Software Unipessoal, Lda. é uma empresa de programação informática que desenvolve softwares de gestão para empresas e autarquias, web, aplicações móveis e outras ferramentas

Leia mais

Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT. Author Name Second Author Name. 25 de Março de 2016

Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT. Author Name Second Author Name. 25 de Março de 2016 1 Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT Author Name Second Author Name 25 de Março de 2016 Resumo Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut

Leia mais

A Temporada dos Prêmios ADC 2015 está oficialmente aberto! Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor

A Temporada dos Prêmios ADC 2015 está oficialmente aberto! Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor ADC 106 W 29 th St, New York, NY United States of America A Temporada dos Prêmios ADC 2015 está oficialmente aberto! Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt

Leia mais

COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL. Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr.

COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL. Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr. COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr. 24 e 25 Setembro 2014 ESTUDO DE CASO VEJAM ESTE EXEMPLO DE DISTRIBUIÇÃO VARIETAL

Leia mais

IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18

IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18 IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18 Regras para alocação de endereços IP e ASN e Como participar Ricardo Patara O que são? COMPOSTO POR DUAS PARTES Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras

Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras Fabiana Montanari Consultora São Paulo, 6 de fevereiro de 2015 Rede BHL SciELO SciELO Biodiversidade Digitalização de obras essenciais em biodiversidade

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE

MANUAL DE IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE O YouBeep é um sistema mobile que está a revolucionar a dinâmica de compras em Portugal. Este sistema patenteado é composto por duas componentes: para os retalhistas é um dispositivo

Leia mais

Identidade Visual. Desenvolvimento de linha de produto PAPELARIA INSTITUCIONAL. Cartão Papel Timbrado Envelope Uniformes

Identidade Visual. Desenvolvimento de linha de produto PAPELARIA INSTITUCIONAL. Cartão Papel Timbrado Envelope Uniformes PAPELARIA INSTITUCIONAL FLUXOGRAMA SPINNING Terça Segunda Horário Aula/Prof. o N alunos M A N H Ã N O I T E Aula/Prof. Quarta o N alunos Horário Sexta Quinta o N alunos Aula/Prof. Horário Aula/Prof. 06h

Leia mais

Centro de informações turísticas

Centro de informações turísticas 2016/01/11 09:42:27 General Nome de inquérito Centro de informações turísticas Autor Richard Žižka Idioma Português URL do inquérito http://www.survio.com/survey/d/e6t9r6p5o8z4o9v3a Primeira resposta 2014/02/28

Leia mais

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm Título do artigo Formatação Título 1: fonte tamanho 16, negrito, Inicial maiúscula, espaçamento de 1,5 linhas, alinhado à esquerda. Nome completo do AUTOR 1 Resumo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur

Leia mais

TUTORIAL: diagramação de jornais

TUTORIAL: diagramação de jornais TUTORIAL: diagramação de jornais 1. INTRODUÇÃO No XV ONU Jr, os delegados e delegadas passarão a ser responsáveis pela diagramação dos jornais. Consideramos que essa adição às funções dos delegados e delegadas

Leia mais

Centro de informações turísticas ou de visitantes

Centro de informações turísticas ou de visitantes 11/01/2016 09:35:23 Geral Nome da pesquisa Centro de informações turísticas ou de visitantes Autor Richard Žižka Idioma Português Brasileiro URL da pesquisa http://www.survio.com/survey/d/r3v5w9o5a1a6d5v6p

Leia mais

Redes - Revista Eletrônica Direito e Sociedade

Redes - Revista Eletrônica Direito e Sociedade Redes - Revista Eletrônica Direito e Sociedade Author Name 1 Second Author Name 2 Resumo: Sugere-se que no resumo, após a contextualização da investigação, sejam informadas a hipótese e problema, objetivos,

Leia mais

NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS

NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS O Seminário Interlinhas é um evento semestral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), Campus

Leia mais

OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO

OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO Aula 1 - Apresentação da disciplina - Apresentação da tecnologia - Ferramentas sugeridas - Trabalho final - Trabalho da semana Oficina I? Oficina para

Leia mais

CMI Centro de Memória e Informação CMI. Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto

CMI Centro de Memória e Informação CMI. Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto CMI Centro de Memória e Informação CMI Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto Título do Projeto Biblioteca Digital da Fundação Casa de Rui Barbosa Coordenador do Projeto: Ana Lígia Silva Medeiros

Leia mais

O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Janise Silva Borges da Costa, Beatriz Helena de Souza Cestari, Carla Metzler

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Andreia Fernandes da Silva (IBGE/DI/COBAD) Celso José Monteiro Filho (IBGE/DGC/CREN) Hesley da Silva Py (IBGE/DI/COBAD) Resumo Tendo em vista a grande

Leia mais

Educação Integrada em Rede: a UFSB. Rogério Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Educação Integrada em Rede: a UFSB. Rogério Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB Rogério Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB Sul da Bahia 48 Municípios 1 520 037 habitantes educação básica 328932 estudantes ensino médio 74577 estudantes UFSB: Desafios Desconstruir

Leia mais

Preservação de periódicos eletrônicos no Brasil: primeiros passos

Preservação de periódicos eletrônicos no Brasil: primeiros passos Congresso Humanidades Digitais em Portugal: construir pontes e quebrar barreiras na era digital FCSH (UNL) - Lisboa - 8 e 9 out 2015 Preservação de periódicos eletrônicos no Brasil: Dr. Miguel Angel Arellano/Dra.

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, 17-18 de junio de 2004 BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação

Leia mais

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999)

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para o desenvolvimento

Leia mais

Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação

Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação Encontro Internacional de Arquivos Universidade de Évora 3-4 de Outubro

Leia mais

Ações de gestão da informação de C&T em andamento. Brasília,10 de dezembro de 2013

Ações de gestão da informação de C&T em andamento. Brasília,10 de dezembro de 2013 Ações de gestão da informação de C&T em andamento Brasília,10 de dezembro de 2013 Embrapa Informação Tecnológica Gestão da informação : Aplicação de metodologias adequadas aos processos de identificação,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Para ver este manual online e baixar todo o conteúdo, acesse: www.cibiogas.org/guia2017 ÍNDICE APRESENTAÇÃO LOGOTIPO 04 ÍCONES PAPELARIA 16 PADRÃO VERSÕES DIMENSÕES ÁREA DE

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Para ver este manual online e baixar todo o conteúdo, acesse: www.cibiogas.org/guia2017 ÍNDICE APRESENTAÇÃO LOGOTIPO PADRÃO VERSÕES DIMENSÕES ÁREA DE NÃO-INTERERÊNCIA USOS INCORRETOS

Leia mais

CSS PRINCIPAIS PROPRIEDADES FONTES

CSS PRINCIPAIS PROPRIEDADES FONTES CSS PRINCIPAIS PROPRIEDADES FONTES font-family Para definir que tipo de fonte vamos usar em qualquer trecho de nosso código HTML, através do CSS, devemos usar a propriedade font-family com o nome da fonte

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS +BRAND MANUAL Graphic Design MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Imagem e Comunicação Corporativa Atlantic airways, S.A. Comunicação Corporativa e Imagem institucional 2018 SOLIDEZ RIGOR CONFIANÇA PROFISSIONALISMO

Leia mais

Gestão de bibliotecas universitárias. Capes Encontro de Diretores de Bibliotecas Universitárias Brasília, 26 e 27 de maio de 2014

Gestão de bibliotecas universitárias. Capes Encontro de Diretores de Bibliotecas Universitárias Brasília, 26 e 27 de maio de 2014 Gestão de bibliotecas universitárias Capes Encontro de Diretores de Bibliotecas Universitárias Brasília, 26 e 27 de maio de 2014 A biblioteca Universitária é a instituição responsável pelos serviços de

Leia mais

PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET. OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de

PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET. OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de SUMÁRIO ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. CONCEITOS SOBRE A INTERNET... 4 3. ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Para ver este manual online e baixar todo o conteúdo, acesse: www.cibiogas.org/guia2017 ÍNDICE APRESENTAÇÃO LOGOTIPO PADRÃO VERSÕES DIMENSÕES ÁREA DE NÃO-INTERERÊNCIA USOS INCORRETOS

Leia mais

Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM

Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM , Esp., PMP, ITIL Expert www.fredericoaranha.com.br frederico@fredericoaranha.com.br Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM, Esp., PMP,

Leia mais

MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS: PRESERVANDO SEU CONTEXTO EDUCACIONAL. Curso de Pedagogia, Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG.

MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS: PRESERVANDO SEU CONTEXTO EDUCACIONAL. Curso de Pedagogia, Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG. MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS: PRESERVANDO SEU CONTEXTO EDUCACIONAL Fernanda Vasconcelos Silva Souza 1,4, Mirza Seabra Toschi 2,4, Marlene Santos da Silva 3,4, 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 02/04/2014 1.0 Versão Inicial Ewertton Bravo 27/08/2014 1.1 Alteração da Imagem

Leia mais

Memória BNDES: registrando o presente para construir o futuro

Memória BNDES: registrando o presente para construir o futuro Memória BNDES: registrando o presente para construir o futuro Metamemória 2012: Aniversário de 60 anos do BNDES [produtos comemorativos] Histórico: diversas iniciativas isoladas Contexto: rápida renovação

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012 Estrutura da apresentação 1. Breve histórico 2. Conceitos básicos 3. Finalidade do Portal 4. Informações

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL Rio de Janeiro 2002 Doenças Infecciosas e Parasitárias na BVS

Leia mais

Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: possíveis aplicações em uma rede. Caroline Brito de Oliveira

Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: possíveis aplicações em uma rede. Caroline Brito de Oliveira Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: possíveis aplicações em uma rede Caroline Brito de Oliveira Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2012 Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento Gestão da

Leia mais

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB Relatório Biblioteca Penha Shopping 2015 SUMÁRIO 1 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIBi... 02 2 NÚCLEO DE COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS - NCB... 02 3 UNIDADE

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE MARCOS LEÃO 1, DAVID PRATA 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: leão@uft.edu.br PIBIC/UFT

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Projeto Empreendedores Cívicos

Projeto Empreendedores Cívicos Projeto Empreendedores Cívicos I. Conceito Empreendedores Cívicos são agentes de inovação social que fomentam e promovem transformações positivas em benefício da coletividade rumo a um Brasil Sustentável.

Leia mais

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Ensino PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento

Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento Promoção do acesso universal Informação atualizada Facilidade de pesquisa Compartilhamento de informação Facilidade de manutenção da informação

Leia mais

Guia de estilo da identidade de marca 2015

Guia de estilo da identidade de marca 2015 Guia de estilo da identidade de marca 2015 PT Imagem: David Lliff Grupo PPE no Parlamento Europeu 60 Rue Wiertz 1047 Bruxelas Bélgica Editor Índice Introdução...2 Coerência gráfica...2 Uma identidade unificada...3

Leia mais

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Competência informacional é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico

Leia mais

Sistema de Informação Integrado

Sistema de Informação Integrado Sistema de Informação Integrado Relatório de Atividades Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA Novembro, 2005 Trabalho Realizado As atividades básicas previstas para o primeiro trimestre do

Leia mais

A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 22 a 24 de julho de 205 A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INTRODUÇÃO Eva Dayane Jesus dos Santos Bibliotecária da Universidade do Estado da Bahia eva@uneb.br Marivaldina

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FAIP

POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FAIP POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FAIP 1. POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FAIP 1.1. Objetivos Nas últimas décadas as bibliotecas passaram por mudanças

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO SITE DA ESTAÇÃO CIENTÍFICA FERREIRA PENNA, VISANDO ATENDER AOS PADRÕES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 A Redes da Maré seleciona tecedores para o Programa Criança Petrobras (PCP) na Maré. Antes de se candidatar, conheça bem os valores e atuação da instituição.

Leia mais

Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira

Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira Bibliotecária Juliana Ribeiro de Campos Solla CRB-8 201/2013 Provisório Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00 h às 12:00 h e das 17:00 h às 21:00

Leia mais

FIA PROVAR PROGRAMAS INTERNACIONAIS DE VAREJO Free InDesign Template EXTENSÃO INTERNACIONAL - VAREJO NOS ESTADOS UNIDOS

FIA PROVAR PROGRAMAS INTERNACIONAIS DE VAREJO Free InDesign Template EXTENSÃO INTERNACIONAL - VAREJO NOS ESTADOS UNIDOS FIA PROVAR PROGRAMAS INTERNACIONAIS DE VAREJO Free InDesign Template EXTENSÃO INTERNACIONAL - VAREJO NOS ESTADOS UNIDOS FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO Lorem ipsum dolor Fundação Instituto de Administração

Leia mais

www.checkstore.com.br

www.checkstore.com.br www.checkstore.com.br A solução crítica de logística e serviços para e-commerce, que reduz custos e reforça marcas de potencial. Com loja virtual, gestão, atendimento, armazenamento e logística. Website

Leia mais

PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE

PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE Resumo: Autores: LOURENÇO, Cláudio Djohnnatha Duarte (UFPB Discente Bolsista) cdjohnnatha@gmaill.com QUEIROGA, Eduardo Vieira (UFPB Discente Bolsista) eduardo.queiroga@lavid.ufpb.br

Leia mais

Índice. 1. Introdução... 2 2. Portal de Periódicos CAPES... 2 3. Vídeo Digital da RNP... 5 4. Vídeo Aula RNP... 7 5. File Sender RNP...

Índice. 1. Introdução... 2 2. Portal de Periódicos CAPES... 2 3. Vídeo Digital da RNP... 5 4. Vídeo Aula RNP... 7 5. File Sender RNP... Autores: Adelcival de Sousa Cunha / Endy de Almeida Costa / João Marcelo Rondina / Rildo Delpino Data de criação do documento: 14/10/2015 Última atualização: 20/10/2015 Índice 1. Introdução... 2 2. Portal

Leia mais

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO

MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MAPAS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS DO NÚCLEO DE ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO Autor: Riselda Maria de França Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro - riseldaf@hotmail.com Co-autor: Marcelo Alex de Oliveira

Leia mais

O Arquivo de Ciência e Tecnologia

O Arquivo de Ciência e Tecnologia Encontro Arquivos Científicos 3 e 4 de julho de 2014 FCSH, Lisboa O Arquivo de Ciência e Tecnologia Paula Meireles Madalena Ribeiro O Arquivo de Ciência e Tecnologia 1. Projeto de tratamento e divulgação

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

Biblioteca digital: novo paradigma da informação

Biblioteca digital: novo paradigma da informação Biblioteca digital: novo paradigma da informação Murilo Bastos da Cunha Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Brasília, DF E-mail: murilobc@unb.br Introdução A Internet está revolucionando

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A Produção de pesquisas sobre Educação Ambiental dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD: Educação Ambiental e Educação Infantil

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO CRIAÇÃO DO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR

Leia mais

Sistema de Informação Integrado

Sistema de Informação Integrado Sistema de Informação Integrado Relatório de Atividades Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA Março, 2006 Trabalho Realizado O seguinte cronograma de execução foi aprovado quando da contratação

Leia mais

DECLARAÇÃO DO MÉXICO

DECLARAÇÃO DO MÉXICO DECLARAÇÃO DO MÉXICO No encerramento IV FÓRUM IBERO-AMERICANO DA AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS, realizado na cidade de México D.F., no período de 23 a 25 de maio de 2012, os membros do Grupo da Reflexão do Projeto

Leia mais

Título I. Das Finalidades

Título I. Das Finalidades REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO Título I Das Finalidades Art. 1º - A biblioteca foi criada em 13 de maio de 1961. A missão é contribuir para a melhoria do ensino, da pesquisa e

Leia mais

Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA. Política editorial

Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA. Política editorial Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA A Editora: histórico e objetivo Política editorial A Editora Universitária NUMA/UFPA foi criada em 2002 para disseminar

Leia mais

NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA NORMAS GRÀFICAS - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA CONSTRUÇÃO HORIZONTAL CONSTRUÇÃO VERTICAL LOGÓTIPO de artes e design de artes e design de tecnologia do mar de tecnologia do mar de saúde de tecnologia

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO ÀS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS PERIÓDICAS DA USP

PROGRAMA DE APOIO ÀS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS PERIÓDICAS DA USP PROGRAMA DE APOIO ÀS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS PERIÓDICAS DA USP III ENAB Encontro Nacional de Bibliotecários ABEC Associação Brasileira de Editores Científicos Florianópolis, 11 a 14 novembro de 2012 Profa.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS PLANO DE METAS 2013/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS PLANO DE METAS 2013/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS PLANO DE METAS 2013/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 META 1: MELHORIA DOS SERVIÇOS E PRODUTOS... 4 META 2 : EDUCAÇÃO

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE APOIO CIENTÍFICO - RES

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE APOIO CIENTÍFICO - RES CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE APOIO CIENTÍFICO - RES A Fundação Flora de Apoio à Botânica, com a anuência do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em consonância com a

Leia mais

Plataforma ISI Web of Knowledge. Susana Clemente

Plataforma ISI Web of Knowledge. Susana Clemente Plataforma ISI Web of Knowledge Susana Clemente A plataforma ISI Web of Knowledge Acesso à literatura científica mundial mais importante e mais influente http://isi15.isiknowledge.com/ (para instituições

Leia mais

Adoção de Requisitos da Qualidade e Produtividade em Software no Programa BIOTA-MS, Através de Implantação da Fábrica de Software do Batlab.

Adoção de Requisitos da Qualidade e Produtividade em Software no Programa BIOTA-MS, Através de Implantação da Fábrica de Software do Batlab. Adoção de Requisitos da Qualidade e Produtividade em Software no Programa BIOTA-MS, Através de Implantação da Fábrica de Software do Batlab. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campo Grande - MS

Leia mais

SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC. (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015)

SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC. (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015) SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015) Os Coordenadores da Comissão designada pela Portaria nº 244, de 15 de junho de 2015, do Diretor Geral do Instituto

Leia mais

Participação política na internet: o caso do website Vote na web

Participação política na internet: o caso do website Vote na web Participação política na internet: o caso do website Vote na web Lívia Cadete da Silva 1 Lucas Arantes Zanetti 2 Orientadora: Caroline Kraus Luvizotto 3 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP RESUMO

Leia mais

Estação BVS-Psi do CRP-03: realizações e plano de trabalho para 2010

Estação BVS-Psi do CRP-03: realizações e plano de trabalho para 2010 Estação BVS-Psi do CRP-03: realizações e plano de trabalho para 2010 Brasília, 12 de novembro de 2009 Sara Torres - biblioteca@crp03.org.br Roteiro Apresentação CRP-03 Breve apresentação BVS-Psi Breve

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA ALINE CRISTINA DE FREITAS ANA CLÁUDIA ZANDAVALLE CAMILA RIBEIRO VALERIM FERNANDO DA COSTA PEREIRA

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL-DIGITAL

PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL-DIGITAL GOVERNO DO ESTADO DO EspíRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO - SEP INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL-DIGITAL Vitória, 2011 GOVERNO DO ESTADO DO EspíRITO

Leia mais

MANIFESTO DA IFLA PARA BIBLIOTECAS DIGITAIS

MANIFESTO DA IFLA PARA BIBLIOTECAS DIGITAIS Tradução por Hanna Gledyz e Emília Sandrinelli especial para biblioo MANIFESTO DA IFLA PARA BIBLIOTECAS DIGITAIS do original: IFLA MANIFESTO FOR DIGITAL LIBRARIES Atenuar a exclusão digital é um fator

Leia mais