DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA GESTÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS DIGITAIS DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL Por: Flavio Monteiro da Trindade Orientadora Prof.ª M ª. Flávia Martins de Carvalho Rio de Janeiro

2 2012 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA GESTÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS DIGITAIS Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Pública. Por: Flavio Monteiro da Trindade.

3 3 AGRADECIMENTOS A todos que me apoiaram nessa conquista.

4 4 DEDICATÓRIA Ao meu Pai, João Gomes, minha mãe, Ângela Monteiro e meu irmão, Felipe Trindade.

5 5 RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso consiste em um estudo de caso e aborda a gestão arquivística dos documentos digitais e da natureza destes documentos. A Gestão de Documentos, um dos princípios mais importantes da Arquivologia, aponta para estudos avançados que tratam das preocupações concernentes às atividades de produção e manutenção das características principais dos documentos arquivísticos digitais, quais sejam autenticidade e confiabilidade. Para tanto são tomadas como exemplo as práticas desenvolvidas pela IBM, adaptadas às rotinas de trabalho da Justiça Federal no Rio de Janeiro, durante o desenvolvimento das atividades concernentes à realização do Projeto de Digitalização dos documentos do Órgão. Avalia, ainda, as normas e procedimentos prescritos pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) do Arquivo Nacional, descritos no Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e-arq Brasil e analisa a metodologia utilizada no Projeto, no tocante à gestão arquivística de documentos digitais, a fim de investigar se os mesmos estão em consonância com o disposto pelo referido documento. Palavras-chave: Documento digital. Gestão arquivística de documentos digitais. Preservação digital.

6 6 METODOLOGIA Os métodos que levam ao problema proposto, como leitura de livros, jornais, revistas, questionários e a resposta, após coleta de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação do objeto de estudo, as entrevistas, os questionários, etc. Contar passo a passo o processo de produção da monografia. É importante incluir os créditos às instituições que cederam o material ou que foram o objeto de observação e estudo.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I Quadro Teórico-conceitual 11 CAPÍTULO II A Justiça Federal e a Implantação do Sistema de Gestão de Documentos Digitais A Justiça Federal do Brasil Sistema de Gestão de Documentos Digitais 22 CAPÍTULO III Aplicabilidade do E-Arq Brasil 30 CONCLUSÃO 34 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 37

8 8 INTRODUÇÃO Dentre as mudanças causadas pelo advento das novas tecnologias, uma das que mais provocam discussões entre os diversos profissionais da informação é o documento digital. Sempre haverá a necessidade do registro de informações, como sempre houve, desde o início da escrita. Dos registros gravados nas paredes de cavernas até chegar aos registros em papel, o homem acompanha a evolução tecnológica e, hoje em dia, a informação é comumente registrada em formato digital. Nem todo registro documental é um documento arquivístico. Para tal, é necessário que o documento possua determinadas características como organicidade e naturalidade na acumulação. Assim sendo: [...] considera-se documento arquivístico como a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida e recebida no decorrer das atividades de um órgão, entidade ou pessoa, dotada de organicidade e que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades. CONARQ (2004). Documento digital é aquele que, além dessas características, foi criado e armazenado em ambiente eletrônico, ou na definição do CONARQ (2004): [...] considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Para assegurar o valor probatório dos fatos que atesta é necessário que o documento seja autêntico, fidedigno e, portanto, deve ser preservado a fim de garantir o acesso ao seu conteúdo pelo tempo que for necessário. Entre os problemas geralmente encontrados nos documentos digitais está a facilidade em ser adulterado por alguém não autorizado, além da degradação dos suportes eletrônicos e da obsolescência tecnológica, que pode causar sua destruição ou a perda da informação de forma irreversível.

9 9 A presente pesquisa abordará a gestão arquivística de documentos digitais da Justiça Federal no Rio de Janeiro, primeiro órgão público federal a implantar esse tipo de gestão na Administração Pública Federal. Os documentos produzidos pelo órgão durante a realização de suas atividades são fontes de prova do desenvolvimento do projeto, assim, a investigação a ser desenvolvida pretende descrever e examinar os procedimentos utilizados para a criação, manutenção e guarda dos documentos arquivísticos digitais, pois, de acordo com Rondinelli (2004, p. 64), a gestão arquivística desses documentos é: [...] um instrumento capaz de garantir a criação e a manutenção de documentos eletrônicos confiáveis ou, segundo a diplomática arquivística contemporânea preconizada por Duranti, de documentos eletrônicos arquivísticos fidedignos e autênticos. Para dar suporte à análise do sistema de gestão de documentos arquivísticos digitais serão utilizados os procedimentos indicados pelo e-arq Brasil, o qual é definido como um Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (...) elaborado no âmbito da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) no período de 2004 a (2006, p.5). Os requisitos apresentados pelo e-arq Brasil especificam todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos desde a produção, tramitação, utilização e arquivamento até a sua destinação final (ibid.), ou seja, esses requisitos deverão ser utilizados para o gerenciamento de toda documentação arquivística digital produzida na instituição. De acordo com o e-arq Brasil, a gestão de documentos digitais deve ser feita por meio de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos que envolva o conjunto dos princípios, métodos e operações concernentes ao tratamento arquivístico. Diante dos conceitos enunciados nos parágrafos anteriores, é possível afirmar que o sistema de gestão de documentos digitais utilizado pela Justiça Federal se assemelha a um SIGAD, já que todos os documentos são criados, gerenciados e armazenados em ambiente eletrônico.

10 10 Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa é identificar de que maneira esses documentos digitais são tratados pelo órgão, analisando os procedimentos utilizados na gestão de seus documentos arquivísticos digitais de acordo com os requisitos especificados no e-arq Brasil. Já os objetivos específicos são: entender como os documentos arquivísticos digitais são criados, gerenciados e armazenados pelo órgão; e identificar os procedimentos utilizados para garantir que os documentos arquivísticos digitais sejam autênticos, fidedignos e acessíveis durante o período de vigência dos mesmos. Para a realização deste trabalho, a metodologia adotada compreendeu a revisão bibliográfica sobre os conceitos de documento arquivístico digital, gestão arquivística de documentos, autenticidade e fidedignidade, metadados e preservação de documentos digitais, os quais serão apresentados no segundo capítulo. O objeto de estudo deste trabalho de conclusão de curso é o sistema utilizado pela Justiça Federal. Assim, no terceiro capítulo será apresentado o sistema de gerenciamento de documentos digitais utilizados pelo órgão e, no quarto capítulo, serão analisados os procedimentos utilizados para a gestão de seus documentos digitais, de acordo com os requisitos funcionais estabelecidos pelo e-arq Brasil. Dessa forma, ao final da pesquisa, será possível indicar se o órgão atende aos requisitos para a criação, manutenção e preservação de documentos arquivísticos digitais propostos pelo e-arq Brasil.

11 11 CAPÍTULO I QUADRO TEÓRICO CONCEITUAL Este capítulo visa apresentar conceitos importantes para a compreensão, sob a luz da Arquivologia, das especificidades e potencialidades de uso dos documentos digitais no ambiente de grandes empresas. Para isso, é necessário abordar os conceitos de documento arquivístico digital, gestão arquivística de documentos, autenticidade e fidedignidade, metadados e preservação de documentos digitais, para que seja alcançado o objetivo dessa pesquisa, qual seja, a análise do sistema de gestão de documentos da Justiça Federal. De maneira geral, entende-se documento como sendo a informação registrada em um suporte e, mais especificamente, de caráter oficial, tais como: certidões, diplomas, registros de identificação pessoal, etc. O documento arquivístico possui certas especificidades, que dizem respeito à própria criação, pois os documentos de arquivo decorrem do exercício de atividades específicas de órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, bem como de pessoa física durante o exercício de suas funções, ou seja, estão vinculados ao processo pelos quais foram criados e devem refletir as atividades a que se vinculam. Tem, portanto, o potencial de prova, de evidência, de comprovação dos fatos. Sendo assim, os documentos de arquivo, como recursos de prova e informação, dão suporte ao processo decisório e às atividades administrativas e técnicas da instituição produtora. A Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que regulamenta a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, em seu art. 2º, capítulo I, apresenta a seguinte definição de arquivos: [...] conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades

12 12 específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. O documento arquivístico é definido como unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística Arquivo Nacional (2005, p. 73). Se a definição diz qualquer que seja o suporte ou formato, o documento arquivístico digital difere de um documento arquivístico tradicional apenas pelo formato em que é registrado, que é o formato digital. Assim, de acordo com a definição encontrada no e-arq Brasil, documento arquivístico digital é o: [...] documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: textos, imagens fixas, imagens em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente. (ARQUIVO NACIONAL, 2006, p. 4). Santos (2002, p.33) levanta a seguinte questão: [...] será que todo arquivo eletrônico é um documento de arquivo? E continua: Da mesma forma que existem documentos em suportes tradicionais que não são documentos de arquivo, também existem documentos eletrônicos que não pertencem a arquivos eletrônicos, no sentido arquivístico, ou seja, que não foram criados e/ou acumulados em decorrência das atividades de pessoa física ou jurídica, pública ou privada. Para responder esta pergunta, o autor cita Roberts (1993, p. 417), que enumera um conjunto de elementos usados para identificar arquivos eletrônicos (electronic records), que são:

13 13 1. Informação; 2. Criado e usado na execução de um negócio ou atividade; 3. Mantido como evidência dessa atividade; 4. Com capacidade de ser processado em um sistema de computador; 5. Armazenado em um meio que requer equipamento eletrônico ou computador para ser recuperado. A partir dessa análise, Santos conclui que o documento eletrônico seria então definido pelas duas últimas características, sendo que sua identidade arquivística é estabelecida pelas três primeiras. Assim como Santos, Rondinelli toma como base para a análise desses documentos as características enunciadas pela professora Luciana Duranti, da Universidade de British Columbia, em Vancouver no Canadá, que integrou os conceitos e princípios da diplomática aos da arquivologia gerando o que ela mesma chama de diplomática arquivística contemporânea. (2004, p.45). Essas características seriam, de acordo com Duranti (apud SANTOS, 2002, p.36): 1. Imparcialidade os registros são inerentemente verdadeiros; 2. Autenticidade os documentos são autênticos porque são criados tendo-se em mente a necessidade de se agir por meio deles; 3. Naturalidade diz respeito à maneira como os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta; 4. Inter-relacionamento os documentos estabelecem relações no decorrer do andamento das transações e de acordo com suas necessidades; 5. Unicidade cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental. Ou seja, todas as características acima são inerentes a quaisquer documentos, eletrônicos ou não, produzidos por uma pessoa ou instituição. (IBID).

14 14 Aqui se faz necessário abordar a diferença entre os termos documento eletrônico e documento digital. A Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - CTDE do Conselho Nacional de Arquivos CONARQ, define documento arquivístico eletrônico como: [...] um documento arquivístico codificado em forma analógica ou em dígitos binários, acessível por meio de um equipamento eletrônico. Sendo o documento arquivístico digital o registro produzido, tramitado e armazenado em formato digital. (ROCHA e SILVA, 2007, p. 115), ou na definição do CTDE: Documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Como se pode concluir dos conceitos elencados, documento eletrônico é uma unidade de registro acessível mediante um equipamento eletrônico, tal como uma fita cassete de áudio ou uma fita VHS de vídeo, enquanto documento digital se diferencia pelo formato, é o documento codificado em dígitos binários. A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Diante das mudanças mercadológicas, que exigem das organizações maior competitividade aliada à redução de custos, a gestão documental passou a ser indispensável para a recuperação da informação necessária às tomadas de decisões. A preocupação com a organização dos documentos em uma instituição surge diante da necessidade de garantir que a informação esteja disponível quando e onde seja necessária; que documentos sem valor administrativo e legal sejam eliminados, evitando o acúmulo de massa documental; e que o uso de recursos informacionais seja eficaz, evitando desperdício de recursos humanos e materiais.

15 15 A gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos técnicos e científicos para o tratamento de documentos de arquivo tem como objetivo mantê-los organizados e acessíveis, tornando-os parte fundamental nos processos de negócios das organizações, oferecendo as condições necessárias para uma correta avaliação da documentação da instituição, de acordo com sua missão e propósitos. Em se tratando de documentos digitais, há certa confusão entre os termos GED Gerenciamento Eletrônico de Documentos - e a Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais. O GED pode ser usado tanto para o gerenciamento de documentos digitais como em ambientes híbridos, ou seja, constituído de documentos digitais e, também, convencionais, porém seu uso é limitado à ação de recuperação da informação nele armazenada. Para Lucca, Charão e Stein (2006, p.71), a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) tem se destacado como uma ferramenta estratégica para garantir agilidade na recuperação de documentos, porém nem todas as ferramentas de GED disponíveis no mercado estão em consonância com os princípios arquivísticos de gestão de documentos. A gestão arquivística abrange todo o ciclo de vida dos documentos e envolve o conjunto dos princípios, dos métodos e das operações que se aplicam à organização e ao tratamento dos arquivos. Assegura a produção, tramitação, manutenção e destinação dos documentos, refletindo as informações registradas em seu contexto. Uma gestão eficaz garante o tratamento adequado às informações de acordo com métodos e princípios arquivísticos. No e-arq Brasil encontramos a definição de um SIGAD Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, que é: um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação desses. O sucesso do SIGAD dependerá

16 16 fundamentalmente da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos. (CONARQ, 2006, p. 6-7). Continuando: Um SIGAD inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos. No caso dos documentos digitais, um SIGAD deve abranger todos os tipos de documentos arquivísticos digitais do órgão ou entidade, ou seja, textos, imagens fixas e em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente. Dessa forma, o documento conclui que: Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD o faz a partir de uma concepção orgânica, ou seja, os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou. Além disso, diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos; [...] um SIGAD é um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e como tal sua concepção tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade. Sendo assim, torna-se fundamental descrever e examinar os procedimentos utilizados para a criação, manutenção e guarda dos documentos arquivísticos digitais elaborados pela Justiça Federal. Sobre as ações utilizadas pelas instituições para garantir a preservação de documentos digitais, Rocha e Silva concluem que: O grande desafio apresentado pelos documentos digitais é a garantia da produção de documentos confiáveis e a manutenção de sua autenticidade e acesso de longo prazo. (2007, p. 115).

17 17 A autenticidade do documento arquivístico está ligada ao valor probatório da informação nele registrada. Para Fonseca apud Rondinelli (2004, p. 47): [...] a autenticidade está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produto de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir de rotinas estabelecidas. O conceito de fidedignidade foi definido por MacNeil apud Rondinelli (2004, p.64) pela capacidade de um documento arquivístico sustentar os fatos que atesta. Ainda segundo a autora, esta capacidade está relacionada ao momento de criação do documento e, portanto, refere-se ao grau de completude da sua forma intelectual e de controle dos seus procedimentos de criação. Nos documentos digitais, a completude se refere aos elementos que compõe a estrutura formal do documento, que são os elementos extrínsecos e intrínsecos. Na definição da CTDE, elementos extrínsecos são: Conjunto de elementos que constituem a forma externa do documento arquivístico. Os tipos de elementos extrínsecos incluem: tipo, cor e tamanho da letra; apresentação textual, gráfico, sonoro ou multimídia, selo, logomarca; assinatura digital; links e outros. (CONARQ, 2004, p.8). E os elementos intrínsecos são: Conjunto de elementos que constituem a forma interna do documento arquivístico. Os tipos de elementos intrínsecos incluem: autor, destinatário, data, local, assinatura, assunto e outros. Na Parte I do e-arq Brasil, Gestão Arquivística de Documentos, em seu item 5 Planejamento e Implantação do Programa de Gestão Arquivística de Documentos -, encontramos as definições de confiabilidade e autenticidade.

18 18 Aqui cabe acrescentar a explicação acerca da substituição do termo fidedignidade para confiabilidade, apresentada no e-arq Brasil, na nota 12: Confiabilidade é sinônimo de fidedignidade, tradução do termo em inglês reliability. (CONARQ, 2006, p. 21) No caso da Justiça Federal, os documentos devem ser armazenados e mantidos acessíveis durante o período estabelecido pela Tabela de Temporalidade dos Documentos. Portanto, deverão ser observadas as práticas para preservação e acesso desses documentos pelo tempo necessário. De acordo com Rocha e Silva não é suficiente que o documento seja confiável e autêntico, é preciso também assegurar que este possa ser lido e compreendido pelas gerações futuras. (2007, p. 115). O grande problema do suporte eletrônico é a substituição constante de uma tecnologia por outra mais avançada, provocando a rápida obsolescência do suporte utilizado. Os disquetes, por exemplo, utilizados no final da década de 1980 e início da década de 1990 do século passado, quando as instituições começaram a utilizar a informática de forma mais ampla, não podem mais ser lidos. Não só pela provável degradação e desmagnetização da mídia, como pela quase inexistência de computadores com dispositivos necessários para a leitura do disquete. Este é o problema da obsolescência tecnológica inerente ao hardware. Há também a obsolescência do software. Se fosse encontrado um computador com tecnologia atual, com um dispositivo para operar um disquete perfeitamente conservado, provavelmente não haveria como executar um editor de textos utilizado naquela época. Talvez o conteúdo do disquete pudesse ser acessado e algumas informações importantes recuperadas, mas sem o programa que o gerou, sua forma e funcionalidades originais estariam comprometidas. Para evitar a perda do documento antes que seja impossível acessar seu conteúdo é necessário que seja implantada uma política de preservação digital na instituição. A aplicação dos princípios de preservação deve, a princípio, ocorrer desde a fase da produção dos documentos como forma de garantir, em

19 19 qualquer etapa do tempo de vida dos documentos, o acesso às informações neles contidas. Para os fins dessa pesquisa, utilizaremos a definição de preservação digital encontrada no glossário da CTDE, que são: Ações destinadas a manter a integridade e a acessibilidade dos objetos digitais ao longo do tempo. Devem alcançar todas as características essenciais do objeto digital: físicas, lógicas e conceituais. (CONARQ, 2004, p.12). A dificuldade fundamental da preservação digital advém da natureza dos próprios objetos que busca preservar. Diferentemente dos formatos tradicionais, os documentos digitais são acessíveis somente através de combinações específicas de componentes de hardware, software e mídias. Até bem pouco tempo atrás, a atenção dos profissionais da área concentrava-se, apenas, na preservação do suporte físico onde a informação era armazenada. Porém, isso não é suficiente em se tratando de documentos digitais. Há que se considerar a fragilidade de preservação do suporte digital, pois todos os meios disponíveis apresentam problemas de preservação física. Para além da manutenção da integridade física, é necessário prever uma série de procedimentos de transposição de dados de equipamentos e programas antigos para novos. Para tanto, a instituição pode optar por ações como a preservação da tecnologia; a migração; a emulação; o encapsulamento; o uso de formatos abertos, que estejam plenamente documentados em especificações disponíveis publicamente e que tenham uma vida útil esperada de longa duração; além de uma política pública que inclua pesquisa científica, e também de legislação apropriada. Além disso, os arquivistas apontam o uso de metadados para apoiar as ações de preservação de longo prazo. Os metadados devem documentar procedimentos associados à preservação, especificar direitos de acesso, apoiar a verificação da autenticidade do conteúdo digital, unir os diversos componentes constituintes de um objeto complexo e as diversas versões do mesmo objeto.

20 20 Os padrões de metadados fornecem subsídios para as questões de descrição, acessibilidade e interoperabilidade, propiciando o acesso futuro, objetivo da preservação digital. O e-arq Brasil não incluiu os modelos de metadados em sua primeira versão. Uma série de audiências públicas está sendo realizada sobre o Esquema de Metadados do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-arq BRASIL - Versão 1, para serem incluídos na próxima versão do documento. A preservação digital é uma função que não pode ser evitada. Cada vez mais as instituições dependem, a médio e longo prazo, de informação produzida e mantida em formato digital. Por isso, é fundamental que haja uma política de preservação digital nas instituições.

21 21 CAPÍTULO II A JUSTIÇA FEDERAL E A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS A JUSTIÇA FEDERAL DO BRASIL Regulamentada pelo Decreto nº 848 de 11 de outubro de 1890, a Justiça Federal tem sua origem 66 anos antes, mais especificamente com a promulgação da primeira Constituição brasileira, ainda na época do Império, em 25 de março de 1824, a qual determinava que a estrutura do Estado era unitária, assim como o Poder Judiciário. Em 1891, com a primeira Constituição republicana, as esferas estaduais são instituídas, diminuindo a competência da federal. Já em 1937, com a instituição do Estado Novo, a Justiça Federal é extinta junto com a recém-criada Justiça Eleitoral, sendo os órgãos do Poder Judiciário então o Supremo Tribunal Federal; os Juízes e Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios e os Juízes e Tribunais militares. Após isso, somente em 1967, durante o Regime Militar, o Ato Institucional nº 2 reinstaura a 1ª Instância na Justiça Federal, ao modificar a Constituição. Dois anos depois, a 5º Constituição consagra a instituição ao dispor sobre sua jurisdição e competência. Com a Constituição de 1988 a Justiça Federal foi reestruturada com a criação de cinco Tribunais Regionais Federais e do Superior Tribunal de Justiça. Após isso, as mudanças mais significativas se deram na década de 90 com a ampliação da Justiça Federal em 1º grau e a criação de novas Varas em todas as regiões e, em 2001, com a Lei nº /2001, que instituiu os juizados especiais federais. No Rio de Janeiro, está localizada a Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) que tem competência em todo o estado nos feitos de competência da

22 22 Justiça Federal, com valor de causa acima de 60 salários-mínimos e pena máxima superior a dois anos ou multa. 2.2 SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS Quando é firmado um contrato para a execução de serviços, neste caso em estudo o Projeto de Digitalização de Documentos do Judiciário Federal, todas as atividades relativas à elaboração e execução do projeto são registradas, desde o início até a finalização. No encerramento do mesmo toda a documentação é entregue por meio do Data Book, que é o conjunto de documentos e registros que evidenciam as realizações técnica e operacional. O Data Book contém toda a documentação técnica referente à execução do projeto, de acordo com as exigências. Os documentos são registrados em suporte eletrônico, visando facilitar a comunicação entre o contratante e a contratada durante a execução do projeto. Na Justiça Federal, os documentos gerados durante a execução de suas atividades passarão a ser criados, gerenciados e armazenados por meio do CDoc, um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, desenvolvido pela IBM e adaptado às necessidades do Órgão. As principais funções e finalidades do CDoc são definidas da seguinte forma: Registrar toda a documentação; Armazenar e gerenciar eletronicamente os documentos; Encaminhar e distribuir os documentos para cada equipe de trabalho envolvida nas diversas fases da execução dos serviços; Permitir o acesso, a recuperação, a análise e a aprovação dos documentos produzidos por cada equipe de trabalho. Os documentos são criados pelas equipes de trabalho e passam por revisões internas no Órgão. Cada revisão feita é identificada por um número, em ordem crescente, iniciando-se pelo número 1. Quando o documento está

23 23 finalizado e pronto para ser transmitido para a base de dados passa a ser identificado como revisão 0 Emissão Original. A partir da emissão do documento, as revisões passam a ser identificadas por letras. O CDoc permite que as equipes de trabalho acessem não só as revisões atuais dos documentos, bem como seu histórico, além de fornecer informações sobre o status de cada documento criado. Os envolvidos na elaboração e no trâmite dos documentos são os técnicos de cada área administrativa ou Vara Federal, além dos arquivistas responsáveis pela gestão destes documentos e estão assim classificados: Discipline Controller ou Controlador de área específica: a pessoa responsável pela preparação da documentação técnica do projeto; Checker ou Verificador: Aquele que, por experiência e competência na área tem como responsabilidade a revisão da documentação técnica do projeto; Document Control Lead ou Arquivista (Coordenador): Responsável pela criação dos procedimentos para a gestão dos documentos e pela coordenação das atividades envolvidas no processo de gestão; Document Controller ou Arquivista: Responsável pela implementação dos procedimentos para a gestão dos documentos referente ao projeto; Project Manager ou Gerente de Projeto: Responsável por assegurar que a documentação emitida está em conformidade com os requisitos específicos de cada área; Technical Manager ou Gerente Técnico: Responsável pela análise, aprovação e autorização da utilização / execução documentação técnica do projeto. O sistema exige uma padronização dos documentos criados, que atendem as normas N-1710 Codificação de Documentos Técnicos do

24 24 Judiciário - e N-381 Execução e Outros Documentos Técnicos em Geral do Serviço Público. Sendo assim, todos os documentos digitalizados deverão estar em conformidade com as exigências do contrato e com o cronograma do projeto. Os documentos utilizados pela Justiça Federal internamente seguem uma classificação pré-estabelecida, que identifica o projeto e a área a que se refere. Os documentos são numerados de acordo com a seguinte classificação: A primeira parte identifica a Seção Judiciária do Rio de Janeiro, por meio da sigla SJRJ, e a área principal por meio de números, que são: 0 Gestão do Projeto; 1 Varas Federais; 2 Juizados Especiais Federais; 3 Turmas Recursais e 4 Administração. Em seguida são utilizadas siglas para identificar a área a que se refere o documento, que pode ser: 1VFRJ Primeira Vara Federal do Rio de Janeiro - Esta engloba as Varas Cíveis e Previdenciárias, mudando o dígito inicial quando o documento for de outra Vara Federal (ex: 13VFRJ); Com relação às Varas Federais sediadas fora da capital, muda-se a sigla RJ para letras que identifiquem o município sede da Vara Federal, mas mantém-se o documento em um mesmo fundo. (ex: 1VFVR 1º Vara Federal de Volta Redonda ou 1VFNI 1º Vara Federal de Nova Iguaçu); VFCRJ Referente às Varas Criminais de Rio de Janeiro e interior, valendo-se o mesmo critério anterior para identificar as Varas e municípios onde estão sediadas;

25 25 VFEFRJ Referente às Varas Federais de Execução Fiscal de Rio de Janeiro e interior. JEFRJ Referentes aos Juizados Especiais Federais, incluindo-se na frente o número do juizado, e quando preciso, alterando a sigla RJ para a referente ao município onde está sediado o Juizado. TR Referente às Turmas Recursais, colocando-se na frente o número da turma e no fim da sigla o número do Juiz Relator. (ex: 1TR3 1º Turma Recursal 3º Juiz Relator). Ainda em caso de Extinta Turma, utilizar a letra E à frente da sigla. (ex: E1TR4 Extinta 1º Turma Recursal 4º Juiz Relator); ADM Referente aos documentos administrativos da Justiça Federal; Por último é utilizada uma sequência numérica, dividida de acordo com a primeira parte, apresentada da seguinte forma: SJRJ = to 09999; SJRJ = to 19999; SJRJ = to 29999; SJRJ = to e SJRJ = to Dessa forma, tem-se a seguinte estrutura, por exemplo: SJRJ1-1VFRJ- O responsável por cada documento deve notificar todos os envolvidos na sua criação a cada nova revisão feita, já que cada revisão incorpora os comentários e modificações sugeridas. Quando o trâmite interno do documento for cumprido, ele está pronto para ser encaminhado ao sistema. Estes documentos seguem a classificação ditada pelas normas N-1710 e N-381. Antes de ser encaminhado para guarda, o documento deve ser aprovado pelo Responsável pela área onde foi criado e/ou Diretor do Projeto.

26 26 Cabe ao criador do documento imprimir a folha de rosto e recolher as assinaturas dos responsáveis. Esta folha de rosto é arquivada e guardada como evidência de que o documento foi verificado e aprovado antes de ser emitido. A transmissão dos documentos é realizada pelo CDoc por meio do CATS - Correspondence and Action Tracking System (Sistema de rastreamento de correspondência). O CATS controla as ferramentas que compõe o sistema de comunicação, tais como: telefone, fax, correio eletrônico, além do próprio sistema de arquivamento, já que o sistema permite acompanhar o trâmite dos documentos, um dos requisitos para garantir a segurança das informações registradas no sistema. A transmissão dos documentos é feita por meio do SIGEM Sistema Integrado de Gerenciamento de Empreendimentos. O SIGEM é um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos desenvolvido pela originalmente pela Petrobras e que está sendo adotado na esfera do Serviço Público Federal para a transmissão oficial de documentos. O SIGEM gera um log automático de confirmação de recebimento. Log é um registro de atividades gerado por programas de computador, por isso o log gerado pelo SIGEM é utilizado como prova de que o documento enviado foi recebido pelo destinatário.

27 27 CAPÍTULO III APLICABILIDADE DO e-arq BRASIL A gestão e a preservação de documentos arquivísticos digitais tem sido objeto de vários estudos e de diversos grupos de pesquisa no mundo todo. No Brasil, foi criada a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE), órgão do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que tem por objetivo sugerir normas e procedimentos técnicos, bem como instrumentos legais, para a gestão arquivística e a preservação dos documentos eletrônicos das instituições públicas e privadas. Neste contexto, em 2006 foi publicado o e-arq Brasil - Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (CONARQ, 2006, p. 4), que é definido como: [...] uma especificação de requisitos que estabelece um conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso. O e-arq Brasil especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos, desde as etapas de produção, tramitação, utilização e arquivamento, até sua destinação final e pode ser usado em sistemas que gerenciam documentos digitais e documentos convencionais. No caso da Justiça Federal, em que todos os documentos são criados em formato digital, os requisitos apresentados pelo e-arq Brasil serão utilizados para analisar seu sistema de gerenciamento de documentos a fim de avaliar se suas ações garantem que esses documentos sejam confiáveis, autênticos e acessíveis ao longo do tempo. Como já foi visto anteriormente, o e-arq Brasil especifica os requisitos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos

28 28 SIGAD - independente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado. (CONARQ, 2006, p. 5). Esses requisitos foram classificados em obrigatórios, altamente desejáveis e facultativos, de acordo com o grau maior ou menor de exigência para que o SIGAD possa desempenhar suas funções. (CONARQ, 2006, p. 12). O e-arq Brasil está dividido em duas partes, quais sejam: Parte I Gestão arquivística de documentos - contém cinco capítulos e trata da política arquivística, do planejamento e da implantação do programa de gestão arquivística de documentos, dos procedimentos e controles do SIGAD e dos instrumentos utilizados na gestão de documentos. (CONARQ, 2006, p. 11). Parte 2 Especificação de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos descreve os requisitos necessários para desenvolver o SIGAD. Está organizada em Aspectos de Funcionalidade, Metadados, Aspectos de Tecnologia, Glossário e Referências. Aspectos de funcionalidade contêm onze capítulos, divididos em seções e trata de: organização dos documentos (incluindo o plano de classificação), produção, tramitação, captura, destinação, recuperação da informação, segurança, armazenamento, preservação, funções administrativas e técnicas e requisitos adicionais. Cada seção compreende um preâmbulo e a relação dos requisitos relativos àquela seção. Os requisitos são apresentados em quadros numerados com o enunciado correspondente e a classificação dos níveis de obrigatoriedade. Para que seja possível avaliar o sistema de gestão de documentos arquivísticos digitais da Justiça Federal, será analisado o conjunto de ações indicado no Item 6 da Parte I, que são os procedimentos e operações técnicas

29 29 do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e convencionais (CONARQ, 2006, p ) e que estão divididos em: Captura (registro, classificação, indexação, restrição de acesso e arquivamento); Avaliação e destinação; Pesquisa, localização e apresentação; Segurança; Armazenamento; Preservação. Além disso, o e-arq Brasil indica no Item 7 da Parte I Instrumentos utilizados na gestão arquivística de documentos o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos (CONARQ, 2006, p ), que são os seguintes: Plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade; Tabela de temporalidade e destinação; Manual de gestão arquivística de documentos; Esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos. Além de outros instrumentos adicionais, que são: Glossário, vocabulário controlado e tesauro. A avaliação do sistema será realizada por meio da análise das especificações indicadas na Parte II, que estão divididas em 384 requisitos. Mas para os fins desta pesquisa serão analisados apenas alguns itens,

30 30 julgados mais compatíveis com as especificidades dos documentos arquivísticos digitais gerados pela Justiça Federal. Assim, serão apresentados os aspectos de funcionalidade, seguidos pelos requisitos funcionais, de acordo com a estrutura exposta no e-arq Brasil. Esses requisitos são representados por um número, que representa a referência; em seguida o requisito é descrito e, por fim, apresenta-se a letra correspondente à obrigatoriedade, que pode ser: O obrigatório AD altamente desejável F - facultativo PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS DOCUMENTOS A organização dos documentos arquivísticos é feita com base num plano ou código de classificação. Tal instrumento se constitui no núcleo central de qualquer SIGAD. Por meio dele se estabelece a hierarquia e a relação orgânica dos documentos devidamente demonstradas na forma pela qual tais documentos são organizados em unidades de arquivamento. As atividades de gestão de documentos, como o controle da temporalidade e destinação dos documentos, são feitas com base nas unidades de arquivamento. Desta forma, no momento do arquivamento os documentos devem ser inseridos em uma unidade de arquivamento, que está subordinada hierarquicamente ao plano de classificação. (CONARQ, 2006, p ) Avaliação: A Classificação consiste em organizar os documentos produzidos e recebidos pela organização no exercício de suas atividades, de forma a constituir-se um referencial para a sua recuperação. Existem basicamente três métodos de classificação: estrutural (conforme a estrutura administrativa da entidade produtora), funcional (conforme as funções desempenhadas pela entidade produtora) ou por assunto (conforme o conteúdo dos documentos e suas relações com as atividades desempenhadas pela entidade produtora). Os instrumentos utilizados no processo de classificação são: o Plano de

31 31 Classificação, utilizado para arquivos correntes e intermediários e o Quadro de Arranjo Documental, utilizado para arquivos permanentes. Ambos são representados hierarquicamente, através da divisão dos conjuntos de elementos em níveis e sub-níveis (classes, subclasses, grupos, subgrupos, séries, sub-séries, dossiês, etc.). 1. A classificação utilizada pela Justiça Federal estabelece a relação orgânica entre os documentos, já que identifica o projeto, a área e a classe a que pertence a atividade que o gerou. Porém, não existe um plano de classificação que contemple o ciclo vital dos documentos e, portanto, não há Tabela de Temporalidade, cuja estrutura básica contempla a classificação dos documentos, seus prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final - eliminação ou guarda permanente. TRAMITAÇÃO E FLUXO DE TRABALHO Um participante de um fluxo de trabalho pode ser um indivíduo específico, um grupo de trabalho ou mesmo um software. Um participante é o responsável pela realização de uma tarefa estabelecida ao longo de um fluxo de trabalho predefinido. No caso do participante ser um indivíduo, a tarefa é direcionada para um usuário com uma identificação específica. No caso do participante ser um grupo de trabalho, a tarefa é direcionada para o grupo (formado por vários usuários, cada um com sua identificação no sistema). A tarefa tem que ser distribuída entre os usuários do grupo e após, ser cumprida por um membro do grupo, o documento segue o fluxo previsto. Quando o participante é um software, a tarefa é direcionada uma função de programa, que a realiza automaticamente e reencaminha o documento ao fluxo previsto. Avaliação: 1. Os documentos são primeiramente criados na Justiça Federal e passam por revisões internas, entre aqueles que pertencem à área a que o assunto está submetido. Todos os comentários realizados no documento ficam destacados, de modo que todos podem ver quem comentou e o quê foi acrescentado. Depois de revisado, o documento retorna ao responsável para que as alterações sejam incluídas e uma

32 32 nova versão seja emitida. Cada emissão feita é direcionada ao grupo para que sejam feitos novos comentários, até que o documento esteja finalizado e, se for o caso, seja emitido. Todo este trâmite é realizado pelo próprio sistema e as notificações são enviadas por meio do correio eletrônico, já que o CDoc é um sistema produzido pela IBM baseado no Lotus Notes. CAPTURA A captura consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD por meio das seguintes ações: registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento. Avaliação: Todos os documentos gerados durante o desenvolvimento do projeto são registrados no CDoc, incluindo as revisões feitas até a aprovação do documento. Todas as informações são salvas no sistema e podem ser recuperadas, de forma a identificar as alterações realizadas. Cada documento recebe um número único, que identifica o projeto, a área de atividade e a classe. Apesar de a empresa não possuir um código de classificação e uma tabela de temporalidade, a partir da classificação utilizada é possível recuperar os documentos dentro do sistema, utilizando esse conjunto de informações. SEGURANÇA Esta seção contém um conjunto de requisitos para serviços de segurança: cópias de segurança, controle de acesso (tanto baseado em papéis de usuário quanto grupos de usuários), classes de sigilo, trilhas de auditoria de sistemas, criptografia para sigilo, assinatura digital e marcas d água digitais. Avaliação: O CDoc possui trilhas de auditoria que registram as modificações feitas em cada documento, evitando que haja perda ou adulterações de informações relevantes. Além disso, o sistema também possui controles de acesso aos

33 33 documentos, identificando os usuários como leitores ou editores, por meio de senhas, que restringem o acesso àqueles autorizados a leitura e/ou alteração dos documentos armazenados no sistema. Avaliação: PRESERVAÇÃO Exatamente como no caso dos documentos convencionais, a preservação de documentos arquivísticos digitais não é um fim em si mesmo. Antes, possui um propósito que deve ser considerado na definição e na implementação das estratégias de preservação. A razão para preservação de um determinado documento pode ser seu valor probatório e/ou informativo. Além do controle de acesso e das trilhas de auditoria utilizadas pelo sistema para garantir a integridade dos documentos, o setor de Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal faz cópias de segurança (backup) do sistema periodicamente. Essa rotina inclui backups diários, sendo que de segunda a quinta-feira somente os arquivos que sofreram modificações são copiados, e às sextas-feiras o backup full, ou seja, todo o conteúdo é copiado. O backup de sexta-feira é copiado para fitas chamadas primárias e, aos sábados, o conteúdo é copiado para as chamadas fitas auxiliares. As fitas primárias ficam na própria Empresa, caso seja necessário uma rápida recuperação de dados que tenham sido danificados. Já as fitas auxiliares são armazenadas por uma empresa contratada, em ambiente seguro, climatizado e em um local diferente de onde estão os servidores da empresa. Em relação à obsolescência tecnológica das mídias utilizadas para o armazenamento dos documentos, a empresa adota a migração para tecnologia superior. Contudo, antes de realizar a migração, a equipe de TI realiza testes para garantir a integridade da informação armazenada. Dessa forma é possível garantir que não haja perda da documentação produzida.

34 34 CONCLUSÃO Com o número crescente de documentos que as organizações vêm criando e mantendo, a busca por informações importantes pode se tornar uma tarefa difícil se não houver uma política de gestão de documentos delineada pela instituição. Muitas das funções desempenhadas em uma organização só são possíveis de ser realizadas se houver um gerenciamento eficiente das informações produzidas e recebidas pela mesma e este gerenciamento passa, necessariamente, pela gestão de seus documentos. Uma correta gestão de documentos está diretamente ligada com o uso de técnicas arquivísticas, que facilitam a localização, o acesso a informações, o relacionamento com outros documentos e evitam perdas de prazos e acúmulo de documentos desnecessários. Neste contexto, a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) tem se destacado como uma ferramenta estratégica para garantir agilidade na recuperação de documentos e, consequentemente, facilitar o acesso ao conhecimento explícito das organizações (LUCCA, Charão, Stein, 2006, p. 71). Neste caso em estudo em que a Justiça Federal tem que registrar toda a documentação em formato digital, foram observados alguns aspectos do seu sistema de gerenciamento de documentos, com o objetivo de avaliar a criação, o armazenamento e a preservação dos documentos arquivísticos digitais produzidos. A gestão dos documentos digitais na empresa é realizada por meio do CDoc, descrito no capítulo 3. Aplicado à definição de um SIGAD, especificado no e-arq Brasil, podemos concluir que o sistema utilizado pela empresa contempla parcialmente as operações enunciadas, que são: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos. (CONARQ, 2006, p. 7).

35 35 De acordo com a definição de autenticidade encontrada no e-arq Brasil, um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, [...] que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção, ou seja, o sistema deve prevenir possíveis adulterações para que sejam mantidas suas características ao longo de todo seu ciclo de vida. O e-arq Brasil diz ainda que um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Para o Projeto em questão foi criado o procedimento nº I-MD-3A ADB-5506, seguindo as normas exigidas. Esse procedimento detalha o trâmite do documento e também define as responsabilidades das partes envolvidas na criação, emissão e guarda dos documentos. O procedimento citado também estabelece a classificação e a numeração de cada documento. Sendo assim, podemos afirmar que com estes procedimentos a justiça Federal é capaz de garantir a autenticidade e a confiabilidade dos documentos digitais produzidos durante a realização de suas atividades. Além disso, o e-arq destaca: para assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos, o programa de gestão arquivística tem que garantir sua identidade e integridade. Para tanto deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, a manutenção, a avaliação, a destinação e a preservação dos documentos, garantindo que os mesmos estejam protegidos contra acréscimos, supressão, alteração, uso e ocultação indevidos. (CONARQ, 2006, p. 22). Ao final do projeto a Justiça Federal deverá encaminhar toda a documentação técnica por meio do Data Book, em suporte eletrônico e em suporte papel. No caso do projeto, há a exigência de que a documentação seja enviada por meio do SIGEM, sistema de gerenciamento eletrônico de documentos desenvolvido pela própria instituição.

Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de documentos

Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de documentos Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de documentos Margareth da Silva Arquivo Nacional XII Encontro Catarinense de Arquivos Jaraguá do Sul 23 de outubro de 2007 e-arq

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Departamento de Arquivologia SIGAD. Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos SIGAD 1

Departamento de Arquivologia SIGAD. Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos SIGAD 1 Departamento de Arquivologia SIGAD Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos SIGAD 1 Agenda Introdução Conceitos Iniciais e-arq e SIGAD Para quem? Para quê? O que são? O que não são?

Leia mais

Documento Arquivístico Eletrônico. Produção de Documentos Eletrônicos

Documento Arquivístico Eletrônico. Produção de Documentos Eletrônicos Documento Arquivístico Eletrônico Produção de Documentos Eletrônicos Características do Documento. Arquivístico Autenticidade, São autênticos quando criados e conservados de acordo com procedimentos regulares

Leia mais

Gestão e preservação de documentos digitais

Gestão e preservação de documentos digitais Gestão e preservação de documentos digitais I Congresso Nacional de Arquivologia Brasília novembro 2004 Contexto Internacional Na década de 90, a comunidade arquivística internacional dá início aos primeiros

Leia mais

Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos

Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos Claudia Lacombe Rocha Márcia Helena de Carvalho Ramos Margareth da Silva Rosely Cury Rondinelli Revisão por Alba Gisele

Leia mais

CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF.

CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF. CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF. RODRIGO BARBATI ARQUIVOLOGIA 21- São gêneros documentais encontrados nos arquivos,exceto:

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA ARQUIVO HISTÓRICO DA UFJF CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS Versão do dia 14/11/07. gad.pdf Prof. Galba Ribeiro Di Mambro

Leia mais

Gestão de documentos para a garantia de fidedignidade e autenticidade dos documentos digitais: normatização e implementação

Gestão de documentos para a garantia de fidedignidade e autenticidade dos documentos digitais: normatização e implementação Gestão de documentos para a garantia de fidedignidade e autenticidade dos documentos digitais: normatização e implementação Luciane Tomé da Cunha lucianetome@issx.com.br EU QUERO UM ECM O QUE O SE ESPERA

Leia mais

Instrumentais Técnicos da Gestão de Documentos: o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo

Instrumentais Técnicos da Gestão de Documentos: o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo I CICLO DE PALESTRAS SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICAS DE DOCUMENTOS NO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS Instrumentais Técnicos da Gestão de Documentos: o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott

Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott Brasília,. Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott E-mail: daniela.martins@camara.leg.br Panorama Arquivologia 2.0 nas empresas

Leia mais

LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991 Dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Regulamento Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 3 5.1. Generalidades 3 5.2. Controlo de documentos... 4 5.3. Procedimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO DA UFRRJ Art. 1 O presente Regimento Interno estabelece diretrizes

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE 1 Salve, salve, concurseiros!!! Nesta aula abordaremos dois temas inseparáveis no contexto da Arquivologia: a avaliação de documentos e a tabela de temporalidade

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS E SUPORTES FÍSICOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS E SUPORTES FÍSICOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS E SUPORTES FÍSICOS Prof. Antonio Victor Botão TÉCNICAS MODERNAS DE ARQUIVAMENTO Anteriormente tratamento somente de suporte papel em arquivos, os materiais especiais

Leia mais

A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL 552 A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL José Carlos Abbud Grácio (UNESP Marília) Bárbara Fadel (UNESP Marília / Uni-FACEF Franca) 1. Introdução O papel surgiu como um dos principais suportes

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

PORTARIA Nº 412, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 412, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 412, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012 Estabelece diretrizes para a implementação da política de Gestão da Informação Corporativa no âmbito do Ministério da Previdência Social e de suas entidades vinculadas

Leia mais

3. Definições: Procedimento (POP) Unidade Organizacional (UO) Código: POP-STGARQ-001. Revisão: 03. Páginas 06. Data 19/04/2010

3. Definições: Procedimento (POP) Unidade Organizacional (UO) Código: POP-STGARQ-001. Revisão: 03. Páginas 06. Data 19/04/2010 : 1. Objetivo: Padronizar os procedimentos relacionados aos pedidos de arquivamento e desarquivamento dos autos processuais findos oriundos das Unidades Organizacionais (UO s) do TJ/AM Área-Fim. 2. Campo

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

DataDoc 4.0 Sistema de Gestão de Arquivos. Características do Sistema

DataDoc 4.0 Sistema de Gestão de Arquivos. Características do Sistema DataDoc 4.0 Sistema de Gestão de Arquivos O software DataDoc 4.0 tem como finalidade automatizar a gestão de acervos documentais, englobando todas as fases da documentação. Totalmente desenvolvido em plataforma

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Document Management Document Imaging

Document Management Document Imaging Tipos de GED Document Management Document Imaging Document Management Document Imaging Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital 1 EDMS (Engineering Document Management System)

Leia mais

CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS

CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS CÓDIGO BRASILEIRO DE ÉTICA PARA ARQUIVISTAS Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Código de Ética dos Arquivistas Objetivo: Fornecer à profissão arquivística

Leia mais

Sistema Nacional de Arquivos do Estado SNAE CAPÍTULO I. Disposições Gerais. Artigo 1 Definições

Sistema Nacional de Arquivos do Estado SNAE CAPÍTULO I. Disposições Gerais. Artigo 1 Definições Anexo I Sistema Nacional de Arquivos do Estado SNAE CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1 Definições Para efeitos do presente Decreto, estabelecem-se as seguintes definições: a) Arquivo: o conjunto de

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Ficha técnica do material. Políticas de Backup 1

Ficha técnica do material. Políticas de Backup 1 Ficha técnica do material Autor: Humberto Celeste Innarelli Origem: Apostila Preservação de Documentos Digitais Páginas: 24 a 28 Mês/Ano: 12/2003 Entidade promotora do curso: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Leia mais

Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados. Iza Saldanha

Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados. Iza Saldanha Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados Iza Saldanha Abordagem Conceitos Procedimentos/Ferramentas Benefícios esperados Estudo de caso Planave

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA N 3, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011

PORTARIA NORMATIVA N 3, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 PORTARIA NORMATIVA N 3, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Cria o Assentamento Funcional Digital - AFD e estabelece orientação aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Publica

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

ARQUIVOLOGIA PADRÃO DE RESPOSTA. O candidato deverá apresentar os seguintes elementos na construção das idéias:

ARQUIVOLOGIA PADRÃO DE RESPOSTA. O candidato deverá apresentar os seguintes elementos na construção das idéias: QUESTÃO n o 1 O candidato deverá apresentar os seguintes elementos na construção das idéias: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade

Leia mais

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Rádio e Televisão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Maria

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Processo Controle de Documentos e Registros

Processo Controle de Documentos e Registros Dono do Processo Marilusa Lara Bernardes Bittencourt Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Representante da Direção Substituto: Kelly Vitoriny 1. OBJETIVOS: Descrever a forma como

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 20 DE 9 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a certificação digital no Superior Tribunal de Justiça e dá outras providências. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial Elaborado: 16/04/2007 Superintendente e ou Gerente da unidade Análise Crítica e aprovação : 16/04/2007 Representante

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PROCESSO ELETRÔNICO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Quando se usa o Token,? No TJ somente se usa o certificado digital para assinar petições e anexos. Na Justiça Trabalhista e Tribunais

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

A importância das atividades de protocolo e arquivo para a modernização e transparência públicas

A importância das atividades de protocolo e arquivo para a modernização e transparência públicas A importância das atividades de protocolo e arquivo para a modernização e transparência públicas Jaime Antunes da Silva Diretor-Geral do Arquivo Nacional Presidente do Conselho Nacional de Arquivos CONARQ

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 27, DE 16 DE JUNHO DE 2008

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 27, DE 16 DE JUNHO DE 2008 CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 27, DE 16 DE JUNHO DE 2008 Dispõe sobre o dever do Poder Público, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de criar e manter Arquivos Públicos,

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

20/03/2014. A Auditoria de Sistemas em Sistemas Integrados de Informações (ERP s)

20/03/2014. A Auditoria de Sistemas em Sistemas Integrados de Informações (ERP s) Conforme introdução sobre o assunto em parágrafos anteriores, as grandes e médias corporações e os escritórios de contabilidade, fazem uso de sistemas de processamento de dados próprios para execução de

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

1 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Laboratório de Eletroquímica de Superfícies e Corrosão

1 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Laboratório de Eletroquímica de Superfícies e Corrosão 1 Universidade Federal do Paraná 1. OBJETIVO PQ-001 Pág. 1 de 8 Estabelecer diretrizes para elaboração e controle de documentos e dados do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Laboratório de Eletroquímica

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Curso de Gestão Arquivística de. Documentos Digitais. Gestão arquivística de documentos digitais

Curso de Gestão Arquivística de. Documentos Digitais. Gestão arquivística de documentos digitais Curso de Gestão Arquivística de Documentos Digitais Gestão arquivística de documentos digitais Programa 1. Introdução: Gestão de documentos Conceitos Impacto do formato digital para a gestão de documentos

Leia mais

1. Qual a importância da gestão de documentos no desenvolvimento de sistemas informatizados de gerenciamento de arquivos?

1. Qual a importância da gestão de documentos no desenvolvimento de sistemas informatizados de gerenciamento de arquivos? CONSIDERAÇÕES DO ARQUIVO NACIONAL, ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO SIGA, DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL ACERCA DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES SEI O Arquivo Nacional,

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas 8 de setembro de 2014 Introdução De acordo com o regulamento do Grupo de 1 Coordenação da Transição da Administração

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA.

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. Referências: Edital Bacen Analista n o 1 e Edital Bacen Técnico n o 1, ambos de 18 de novembro de 2009 Itens 14 e 12, respectivamente.

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS)

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Definição Geral: Disciplina de Compiladores Prof. Jorge Bidarra (UNIOESTE) A especificação de requisitos tem como objetivo

Leia mais