ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO ADOLESCENTE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO Inês Maria Vicentini*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO ADOLESCENTE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO Inês Maria Vicentini*"

Transcrição

1 ELABORAÇÃO CONCEITUAL DO ADOLESCENTE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO Inês Maria Vicentini* Resumo A pesquisa tem como objetivo responder as seguintes questões principais: como ocorre a elaboração conceitual do adolescente na disciplina de história em uma escola por ciclos de formação e como são selecionados os conceitos a serem trabalhados com os adolescentes pelo grupo de professores. A perspectiva teórico-histórica-cultural baseada nos autores Vygotsky e Lúria defende que a aprendizagem ocorre primeiro nas práticas sociais para uma posterior internalização dos conhecimentos. Estes autores argumentam que é longo o processo de desenvolvimento conceitual e é apenas na adolescência que é possível pensar por meio de conceitos, isto é, realizando os processos de análise e de generalização que lhe são próprios. O trabalho analisa como os conceitos são selecionados pelos professores da escola a partir de investigação na comunidade sobre as visões de mundo dos moradores e alunos. O conceito selecionado nesse processo foi o de produção capitalista. O desenvolvimento da rede de conceitos que emergiram a partir do conceito de produção capitalista foram analisados em dois momentos: no primeiro, por meio das interlocuções entre colegas mediada pela pesquisadora-professora e, no segundo, por meio dos registros individuais de cada aluno sobre suas hipóteses a respeito do problema levantado pela professora, qual seja, as causas das desigualdades sociais no Brasil. A análise busca evidenciar em que medida são usados os conceitos escolares entrelaçados com os conceitos cotidianos. Palavras-chave: ciclos de formação, conceitos, investigação na comunidade e produção capitalista. ABSTRACT This research has the purpose of answering the following key questions: how teenagers develop concepts as regards History in a school using the educational cycles system, and how the concepts to be worked on with the teenagers are chosen by the teachers. The theoretical, historical and cultural perspective based on authors Vygotsky and Luria advocates that learning first takes place in social practices for a subsequent internalization of knowledge. These authors argue that the process of concept formation is long, and only in adolescence it s possible to think by means of concepts, that is, operating the processes of analysis and generalization that are peculiar to these.

2 1 This paper analyzes how concepts are chosen by the teachers based on an investigation into the community about its inhabitants and students views. The development of the set of concepts that arose from the capitalist production concept was analyzed in two steps: firstly, by means of interlocutions between classmates mediated by the teacher-researcher; secondly, by means of individual records from each student approaching their assumptions about the problem raised by the teacher, namely, the causes of social inequality in Brazil. The analysis attempts at elucidating to what extent scientific concepts are used in close association with ordinary concepts. Key-words: educational cycles, concepts, investigation into the community and capitalist production. * Esse artigo é uma síntese de alguns capítulos da dissertação de mestrado Elaboração conceitual do adolescente na disciplina de história em uma escola organizada por ciclos de formação defendida no Departamento de Educação da PUC-RS, em 2003, sob a orientação da Professora Doutora Délcia Enricone. INTRODUÇÃO Esta pesquisa analisa o desenvolvimento conceitual do adolescente, na disciplina de história, em uma escola municipal de Porto Alegre organizada por ciclos de formação. A perspectiva teórica abordada é a histórico cultural tendo como marco de referência os trabalhos de Vygotsky e Lúria. Com relação à disciplina de história, as bases teóricas são os trabalhos dos historiadores marxistas Thompson, Emília Viotti da Costa, entre outros, e algumas influências de autores da escola dos Annales, Lê Goff e Braudel. As Escolas Municipais de Porto Alegre estão estruturadas por Ciclos de Formação. São três ciclos e cada ciclo compreende três anos de acordo com a faixa etária. No primeiro Ciclo as crianças têm de 6 a 8 anos; no segundo Ciclo, de 9 a 11 anos e no terceiro, de 12 a 14 anos. Teoricamente não há reprovação.

3 2 A escola pesquisada organiza o currículo por meio de pesquisa realizada no local em que está inserida a escola e com os próprios alunos no cotidiano escolar. Esse processo chama-se de Complexo Temático. 1. Construção do Complexo Temático O primeiro passo é a realização da pesquisa na comunidade. Os professores elaboraram questões utilizadas como pistas para a entrevista com os moradores, diferente de um questionário, com perguntas e respostas. Do ponto de vista metodológico, pode-se classificar como uma entrevista semi-estruturada, cuja preocupação é deixar o entrevistado a vontade para que possa falar sobre sua história, seus desejos, seus problemas em nível pessoal e coletivo. Das entrevistas foram selecionadas as falas consideradas mais significativas. Por falas significativas entendem-se aquelas que poderiam suscitar reflexões mais aprofundadas a fim de problematizá-las apresentando outras possibilidades, outras maneiras de percepção e compreensão da realidade via conhecimento escolar. Essas falas sintetizam várias outras, e considerou-se importante registrá-las nessa pesquisa para a compreensão dos conceitos e da primeira fala escolhida pelos professores, como orientadora do trabalho pedagógico. Crenças: Se a mãe não vai para rezar, o casal se separa e os filhos começam a roubar, se drogar e fazer coisas ruins. ; Eu era católica, meu filho parou de estudar a Bíblia com as testemunhas de Jeová porque o mundo ia acabar. Não precisa mais nada se for honesto. Trabalho: Se as pessoas querem trabalhar, tem o que fazer ; Eu não tenho estudo e hoje preciso de estudo para conseguir emprego ; Agora a senhora me pegou professora. Não sei nada que possa ajudar essa comunidade a trabalhar.

4 3 Meio Ambiente: Aqui o pessoal não é unido para fazer uma cooperativa; cada um quer fazer por si, o resto que se dane ; Se tu tem, tem; se não tem, se vira ; A gente que é pobre tem que ser unido, se não nunca vai ser nada Alguns moradores percebem a importância da união para a gente que é pobre, outros observam que há muito individualismo, se tu tem, tem; se não tem se vira, e alguns dão importância para a religião como forma de ajuda na solução de seus problemas. 2. A elaboração do conceito de produção capitalista 2.1. A elaboração conceitual na interlocução: a atividade intermental Foi trabalhado com o conceito de produção capitalista escolhido a partir da fala de um dos moradores: Se tu tem, tem. Se não se vira e dos princípios Ser e Ter discutidos entre os professores. Ampliar o leque de explicações dos alunos a respeito das desigualdades sociais. Possibilitar a reflexão para além da questão individual de falta de vontade, capacidade ou sorte, e poder perceber o sistema e suas implicações na vida dos familiares. O conceito de sistema capitalista não foi trabalhado só a partir de definições diretas, mas a partir de problematizações e enunciações de situações práticas do cotidiano. Assim, levou-se em conta a história do aluno e suas produções de sentidos. Esse conceito coordenou uma rede de outros conceitos que foram desenvolvidos por meio das atividades propostas. Retomaram-se as explicações dadas pelos alunos sobre as causas dos problemas sociais a partir das músicas trazidas por eles. A discussão partiu das seguintes frases dos alunos: (a) Os patrões substituem pessoas por máquinas ; (b) tinha que ter mais emprego, mas os

5 4 patrões não querem dar serviço ; (c) não tem 1 0 grau completo ; (d) nos políticos corruptos e pessoas sem vontade de trabalhar. A elaboração conceitual será analisada na dinâmica das interlocuções, na aceitação ou na rejeição das vozes que se fazem presentes, no confronto ou no aprofundamento das afirmações feitas e nas condições de consolidação dessas vozes. Parte dessa discussão é transcrita abaixo para posterior análise, sendo enumeradas as falas para identificá-las na interpretação: (1) Professora.: Os patrões substituem pessoas por máquinas. Por que? (2) Rafael: Eles não pagam o salário. (3) Professora: O custo da produção é menor, gasta menos com o trabalhador. (4) Núbia: Quer gastar menos e ele quer ter mais lucro. (5) Rafael: Ele quer pagar menos e produzir mais. (6) Professora: Além de ter um lucro maior, pagar menos para o trabalhador; o que acontece com os concorrentes dele se ele colocar máquinas no lugar das pessoas? (7) Cristian: Vão embora. (8) Professora.: Como assim, vão embora? (9) Cristian: São despedidos. (10) Professora.: O que é concorrente dele? Vamos pegar o exemplo da fábrica de salgadinhos Elma Chips. Quem é um concorrente da Elma Chips, por exemplo? (11) Núbia: Coca-Cola (12) Professora.: coca-cola é refrigerante, Elma Chips é salgadinho. (13) Núbia: Tá mais, é um concorrente. Fandangos (14) Professora.: Fandangos podiam ser, mas é da mesma marca Elma Chips. Vocês trouxeram outras marcas de salgadinho. (15) Edson: Então mostra, mas é de baixa qualidade. (16) Cristian: tem salgadinhos que é só R$ 0,50, o salgadão. (17) Professora.: Por que tem salgadinho que o preço é menor? (18) Cristian: porque não tem marca. (19) Núbia: porque são fabricados aqui no Brasil.

6 5 (20) Professora: o que tem marca tem que mandar royalts, dinheiro para onde? (21) Aluno: para os Estados Unidos. (22) Professora: Então porque ele é mais caro, será que é porque tem mais qualidade do que o daqui? (23) Diana: porque ele foi produzido nos Estados Unidos, tudo que é produzido lá tem mais qualidade. (24) Núbia: Eu prefiro pagar R$ 1,20 e comer o salgadinho Elma Chips, do que pagar R$ 0,50 e comer qualquer salgadinho. (25) Cristian: duvido, poderia comer bem mais. (26) Edson: sobra mais dinheiro, demora mais para comer porque tem mais. (27) Professora: isso que a Diana falou, a fabrica está no Brasil, mas a origem da indústria é de lá, precisa mandar dinheiro para lá. (28) Núbia: e a qualidade vem de lá. (29) Professora: eles têm uma orientação de como produzir. (30) Professora.: se for um salgadinho nacional tem uma qualidade inferior do que se a fábrica originou-se nos Estados Unidos? É uma questão de qualidade, sentem no gosto ou é numa questão de propaganda? (31) Cristian: o salgadão de R$ 0,50 parece um isopor, nem tem gosto. (32) Edson: o de R$ 0,50 tem um gosto de ranço. (33) Professora: concordam com a Diana e o Edson, tem qualidade inferior porque é nacional? (34) Núbia: não porque é nacional, mas porque não são bem produzidos... tem um que parece só misturado com farinha. (35) Professora: voltando a questão dos concorrentes. Como exemplo a Elma Chips, ela é uma das maiores indústrias de salgadinho do mundo. Como ela veio a conseguir isto? (36) Edson: o salgadinho era muito bom e vendeu muito. (37) Núbia: engolindo as outras empresas. (38) Professora: pra ela ser muito boa, tem que desenvolver o que? (39) Edson: ter qualidade. (40) Núbia: engolindo as outras empresas.

7 6 (41) Professora: como engolir as outras empresas? (42) Cristian: produzindo mais e com mais qualidade. (43) Professora. Como produzir mais? (44) Edson, Cristian, Núbia: com mais trabalhador, usando máquinas. (45) Professora: o que acontece para ela engolir as outras, como fica o preço do salgadinho? (46) Núbia: ela deixa o preço mais baixo, quando começa a dar ibope ela vai aumentando o preço. (47) Cristian: começa a sair mais, começa a aumentar o preço. (48) Professora: quando o preço está mais baixo, onde as pessoas vão comprar? (49) Núbia: as pessoas vão comprar onde o preço está mais baixo. (50) Professora: O que acontece com as outras empresas? (51) Diana: vão caindo. Para responder a primeira pergunta, Núbia (4) referiu-se ao conceito genérico de lucro. A palavra desempenhou a função de generalização quando articulou os elementos ditos (2,3) em um conceito. A professora referiu-se ao conceito de concorrente (6) que mediou parte da discussão. Cristian (7,9) não entendeu que se tratava da concorrência entre os capitalistas e respondeu que seriam despedidos pensando nos trabalhadores. A primeira resposta dada com relação ao preço menor de alguns salgadinhos foi de Cristian (18). Percebe-se que usa sua experiência cotidiana para afirmar que são os produtos que não tem marca. Os produtos com marcas famosas são caros, considerados de melhor qualidade e dão mais status, sendo consumidos principalmente pelos adolescentes. As marcas passam despercebidas quando não são famosas. Em aula passada, leu-se um texto do livro didático sobre concorrência capitalista e capitalismo monopolista, discutindo-se as dúvidas. Mas, como diz Vygotsky, é preciso vários encontros com a palavra para que seu significado seja elaborado. Como é mais difícil definir o conceito, porque é necessário fazer a

8 7 abstração e a generalização, a professora fez o questionamento a partir de um exemplo prático, lembrando de um dos rótulos de embalagens que os alunos trouxeram (10). Núbia (11) respondeu que um concorrente da Elma Chips é a Coca-Cola. A professora (12) interviu, dizendo que Coca-cola não é salgadinho, é refrigerante. No entanto, em outra aula foi informado que Elma Chips faz parte de um grupo de cinco empresas multinacionais, incluindo a Pepsi-Cola. Portanto, se a aluna lembrou dessa informação está correto afirmar que a Coca-cola é um concorrente forte desse grupo. Diana (23) ainda não tinha incorporado a informação de que a origem do capital é estrangeira, mas a fábrica está no Brasil, no caso do exemplo citado acima e das outras empresas multinacionais. Não levou em conta, na interlocução, o fato de as multinacionais enviarem royalties para o estrangeiro (20). A professora tentou vincular o preço maior do produto de marca estrangeira em relação ao nacional devido ao envio de royalties, mas os alunos não responderam a essa hipótese. As conclusões dos alunos são que a qualidade dos salgadinhos produzidos pela empresa com origem do capital no exterior é melhor do que a nacional (15, 23, 28). Seus argumentos são convincentes, no caso do exemplo citado da Elma Chips, embora a professora tentasse questioná-los (22,30,33). Talvez pudesse ser explorado o fato de que, na competição, essa empresa conseguiu crescer investindo em tecnologia e marketing, em aumento de produção e distribuição de seu produto por praticamente todos os lugares do mundo, desenvolvendo a idéia da Núbia que é melhor porque produz bem (34) e dos outros alunos (42, 47, 49, 51), no mesmo sentido.

9 8 Os alunos mostram um sentimento de inferioridade com a expressão de que tudo que é nacional é inferior ao estrangeiro (19,23). Depois de alguns questionamentos (22,30,33), Núbia (37) reconsiderou sua posição. Núbia respondeu sobre a guerra de preços entre os concorrentes (46, 49) e Cristian repetiu que as empresas começam a aumentar novamente seus preços quando estão vendendo bastante (47). Diana não usou a palavra falência, mas a palavra caindo (51). Faltou retomar a informação de que entre as grandes empresas não ocorrem guerra de preços porque fazem acordos, os cartéis, a fim de não se destruírem. O conceito de concorrência e as informações já introduzidas com os alunos não foram espontaneamente usados nessa discussão. A partir de uma série de perguntas feitas, Núbia (55) explicou que concorrência é quando uma empresa vai engolindo as outras, lembrando-se de um desenho do livro didático onde mostra vários peixes, o maior comendo o menor, sucessivamente, ao tratar sobre essa temática. Essa imagem ficou nas palavras da aluna. 2.2 Buscando pistas da elaboração interna do conceito: a atividade intramental Após ouvirem a fita gravada da discussão realizada sobre suas frases a respeito das causas das desigualdades sociais, os alunos elaboraram individualmente o registro de suas opiniões. Ao propor que os alunos escrevessem um texto sobre as causas das desigualdades sociais, pode-se perceber se o conhecimento escolar está sendo aplicado, se o aluno está conseguindo fazer o movimento descendente de que fala Vygotsky, isto é, utilizar os conceitos escolares para auxiliar na compreensão da realidade, na visão de mundo.

10 9 Assim, direcionou-se o olhar, a observação e a análise para os modos de dizer de cada aluno, buscando perceber como foi sendo elaborado o diálogo com as palavras alheias. Esse foi o critério para o agrupamento dos textos. A análise do material foi revelando três modos de relação com os conceitos e informações estudados: os que não incorporaram em seu texto o conhecimento escolar trabalhado, embora, algumas vezes, os alunos referiram-se aos questionamentos dos colegas (1); os que mostraram a forma como pensam, mas com algumas marcas dos conceitos introduzidos em aula (2) e os que mostraram mais as idéias trabalhadas em aula, não prescindindo de seus traços pessoais (3) Hipóteses a partir dos conceitos cotidianos Núbia escreveu: No Brasil inteiro é que pessoas que têm dinheiro, mais posse, pensam só em si mesmas e não pensam nas outras pessoas. E também quando pensam querem explorar os que não têm estudo porque não querem saber o porque a vida não deu oportunidade de estudo. Tudo isso traz problemas sociais. Fez sua análise a partir da vontade ou não das pessoas, de seus sentimentos, não usando os conceitos trabalhados de concorrência entre as empresas, sistema capitalista, exploração, luta de classes, mais-valia. Nessa frase, pode-se perceber um sentimento paternalista, de que alguém com mais condições, com posses, teria que ajudar os que precisam. Marx e Engels (1998), ao analisarem o socialismo utópico, criticaram sua inoperância porque as transformações dependiam da boa vontade dos indivíduos, sem relação com a análise da sociedade, com os interesses entre as diferentes

11 10 classes sociais e suas lutas políticas. Segundo esses autores, as mudanças não virão de cima para baixo, mas são fortalecendo os movimentos dos oprimidos, seus movimentos políticos que alcançarão mudanças estruturais. Núbia participou ativamente do debate e foi quem mais respondeu aos questionamentos da professora, a fim de orientar para a análise a partir dos conceitos trabalhados. No entanto, não levou em conta esse conhecimento em seu texto. É uma das alunas mais críticas ao fato de a professora não seguir rigidamente o conteúdo do livro de 7ª série e de trabalhar com a história do Timbaúva, loteamento onde moram os alunos. Pode ser o questionamento velado do dizer de quem tem na relação de ensino o papel institucional de ensinar que não condiz com a idéia e experiência que a aluna tem de escola Entrelaçamentos dos conceitos cotidianos com os conceitos sistematizados Neste segundo grupo percebe-se algumas marcas dos conceitos e informações trabalhados em aula, embora a ênfase seja de outras vozes. Gessilaine: Não adianta ter os estudos completos e não conseguir emprego. As faxineiras ganham um salário bom e não precisam ter os estudos completos. Os produtos que não são produzidos no Brasil têm mais qualidade do que os que são produzidos aqui no Brasil. Empresas que vão caindo, são compradas pelas que têm mais lucros, assim eles começam a lucrar de novo. As pessoas têm que estarem conscientes quando votarem para não ficar falando dos políticos que não fazem nada pela gente.os moradores precisam ir sempre às reuniões para mudar um pouco o

12 11 Timbaúva. Tinha que ter calçadas e asfalto em todo o Timbaúva. Gessilaine identifica a dificuldade em conseguir emprego, mesmo tendo estudo. A mobilidade social por meio do estudo é difícil em uma sociedade com grande dependência externa como a nossa. O trabalho intelectual é reservado para parte da classe dominante. São poucas as brechas para quebrar com essa regra. Na disputa pelo emprego, é levado em conta onde estudou, onde mora, o sobrenome, a aparência física, como está vestido. Entre os trabalhos manuais, um setor que ainda tem emprego é o de faxineira e com um salário bom relativamente às outras profissões da maioria dos moradores do Timbaúva. Referiu-se a concorrência no capitalismo, embora não tenha usado diretamente esse conceito, no qual umas empresas compram as outras. Destacou, do debate, a necessidade de participação dos moradores nas reuniões para as mudanças. Há algumas experiências de moradores obtendo conquistas dessa forma. Nessa frase percebe-se a idéia de autonomia, de organização, de força coletiva para a obtenção de conquistas. Quando fala da necessidade do voto consciente, para não ficar falando dos políticos que não fazem nada pela gente, volta a questão do paternalismo. É importante a expressão que usa, a consciência do voto, mas fica subentendida nessa frase que não é obrigação dos políticos criarem mecanismos para melhorar as condições de vida dos moradores Os conceitos sistematizados Esses alunos usaram conceitos e informações trabalhados em diferentes textos e atividades, embora sempre com traços pessoais, permeados de suas experiências, suas vivências. Não participaram verbalmente do debate feito, que

13 12 deu origem à proposta desse texto, mas percebe-se que estavam atentos e elaborando suas idéias internamente: Claudete escreve: Têm pessoas que compram pela marca, não por gostar de comer; têm pessoas que não conseguem emprego pelo baixo grau de escolaridade. Existem empresas que pagam pouco aqui no Brasil para poder ganhar mais no país de origem. As grandes empresas ganham lucros para o seu país de origem. Grandes marcas que têm de beneficiar as pessoas, prejudica a sua saúde, a coca-cola deixa os ossos fracos. Têm marcas bastante conhecidas e outras nem tanto. Então, quando as pessoas não compram tanto como a outra tão conhecida, vão quebrando. Quando vão quebrando têm mais desemprego e com desemprego contribuem para o salário continuar baixo. Se todos nós discutirmos mais sobre o desemprego, nós todos juntos podemos fazer novos empregos com a participação dos moradores. Claudete referiu-se a concorrência entre os capitalistas como uma das causas do desemprego, contribuindo para manter os salários baixos. Destacou a importância da empresa ter uma marca forte para não quebrar e o baixo salário pago pelas multinacionais. Afirmou a importância das discussões sobre a realidade e da participação dos moradores para a obtenção de empregos. Salienta a importância dos debates e da participação. Usou os conceitos trabalhados em aula. Wagner:

14 13 Os problemas sociais são causados graças às empresas internacionais, que quando ganham o lucro mandam a maior parte para o país de origem (em dólar) e o Brasil vai ficando cada vez mais pobre, porque nós dependemos do dólar para ficarmos desenvolvidos e sem exploração de nenhum outro país mais rico. O desemprego também é causado por causa destas empresas, mas quem trabalha numa empresa internacional ganha o salário mais alto, só que não chega a 2% do que eles lucram. Wagner utilizou a palavra internacional para referir-se às multinacionais. Afirmou que essas empresas enviam parte do lucro em dólares para seus países de origem, empobrecendo mais os países pobres que precisam desses dólares. Tem noção de que mesmo sendo o salário do trabalhador de uma multinacional maior do que os demais trabalhadores representam muito pouco em relação ao lucro dessas empresas. 3. CONCLUSÕES O objeto dessa pesquisa foi à análise da atividade de elaboração conceitual do adolescente na disciplina de história em uma escola organizada por Ciclos de Formação. O que significa ensinar por meio de conceitos? Vygotsky (1987) afirmou de que quando encontramos uma palavra pela primeira vez seu desenvolvimento mal começou. A elaboração de um conceito ocorre durante toda a vida porque o nível de complexidade e o grau de generalidade se ampliam de acordo com as vivências e os contextos em que se trabalha essa palavra. Nesta perspectiva teórica, não interessa as respostas homogeneizadas dos alunos, respostas usando a memória de curta duração, isto é, repetindo definições decoradas de conceitos que foram ouvidos ou lidos sem conseguir aplicá-los em outros contextos, sem internalizar o conhecimento, sem fazer as relações com os conceitos cotidianos. Vygotsky (1987) questionou essa forma de

15 14 ensinar: Os conceitos não têm história interna. São absorvidos já prontos através de conexões associativas formadas pela memória. (p. 71). O conceito de sistema capitalista coordena uma série de outros que foram sendo estudados. Em que grau os alunos usaram os conceitos estudados em aula? Estavam aplicando o conhecimento e as informações trabalhadas? Caminhavam no sentido de superar a dicotomia entre conhecimento escolar e conhecimento cotidiano, entre escola e vida? Para alguns alunos ainda falaram mais forte outras vozes que não as do conhecimento escolar. Pode-se dizer que é muito forte a ideologia dominante que responsabiliza os indivíduos pelo desemprego ou salário baixo. Outros alunos começam a relacionar os problemas sociais com a forma como está organizada a sociedade ou com o sistema capitalista. No entanto, é um longo processo como diz Vygotsky e é necessário continuar possibilitando encontros com esses conceitos em diferentes contextos para que ampliem as generalizações e internalizem os conhecimentos, alterando a estrutura de pensamento ao perceber os limites e as pressões das estruturas.

16 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da História. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (orgs) Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, BOIS, Guy. Marxismo e História Nova. In: LE GOFF, Jacques (sob a direção). A história nova. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. São Paulo: Ed. Perspectiva, BURKE, Peter. Abertura: A nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, 1992 a. BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o Renascimento da Narrativa. In: BURKE, Peter. (Org.).A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, 1992 b. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as ciências sociais e a história.porto Alegre: Artes Médicas, CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista. In: AMADO, Janaína (Org.). Pensar o tempo presente. Rio de Janeiro: FGV, COSTA, Emília Viotti da. Novos públicos, novas políticas, novas histórias: do reducionismo cultural a busca da dialética. Revista Anos 90, Porto Alegre, n. 10, dezembro de 1998.

17 16 CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (Orgs). Usos e Abusos da História Oral.Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, CRUZ, Marília Beatriz Azevedo. O ensino de História no contexto das transições paradigmáticas da História e da Educação. In: NIKITIUK, Sônia L. (Org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, FALCON, Francisco José Calazans. História cultural: uma visão sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, FERRO, Marc. A História Vigiada. São Paulo: Martins Fontes, FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, FONTANA, Roseli e CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. atual, Ed. FRANÇOIS, Etienne. A fecundidade da história oral. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (Orgs.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getulio Vargas, FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos CEDES, Campinas, n. 50, 2000.

18 17 GRELE, Ronald J. Pode-se confiar em alguém com mais de 30 anos? Uma crítica construtiva à história oral. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (Orgs). Usos e Abusos da história Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: FERREIRA, M. de M. e AMADOS, J. (Orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, LE GOFF, Jacques. A história nova. In: LE GOFF, Jacques (sob a direção). A história nova.3. ed. São Paulo: Martins Fontes, LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família: Leitura da fotografia Histórica. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, LEONTIEV, Aléxis. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte LDA., LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (Orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, LÚRIA, Alexandr Romanovich. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, MARX, K e ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

19 18 MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos (uma tentativa de interdisciplinaridade). Bagé: FAT/FUnBa, NEVES, Maria Aparecida Mamede. Ensinando e aprendendo história. São Paulo: EPU, ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, Sônia L. (Org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, SALGADO, Sebastião. A narrativa do olhar. Fotografias de Sebastião Salgado; textos de Tereza Aline Pereira de Queiroz. São Paulo: BEI COMUNICAÇÃO, (Coleção Êxodos: programa educacional). SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, SILVA, Tomás Tadeu da (Org.); HALL, Stuart e WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. Cortez Editora, THOMPSON, E.P. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros- uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio: Zahar Editores S.A., TOURTIER-BONAZZI, Chantal de. Arquivos: propostas metodológicas. In: FERREIRA, M.de M. e AMADO, J. (Orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1996.

20 19 VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, ed.; VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (b) VOLDMAN, Danièle. Definições e usos. In: FERREIRA, M. de M. e AMADO, J. (Orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1996 a. VOLDMAN, Danièle. A invenção do depoimento oral. In: FERREIRA M.de M. e AMADO, J. (Orgs) Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1996 b.

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) 06 e 07/04/2010 CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e RCN: Oralidade na Educação

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES

ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NEVES ANÁLISE DE VÍDEOS DOCUMENTAIS: PERSPECTIVAS PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA Rouseleyne Mendonça de Souza NEVES Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG Órgão financiador: CAPES

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB

POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB POLO ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BANANEIRAS/PB ANDRADE, Luciene de 1 BARBOSA,Jamylli da Costa 2 FERREIRA, Jalmira Linhares Damasceno 3 SANTOS,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Marxismo e Ideologia

Marxismo e Ideologia Rita Vaz Afonso 1 FBAUL, 2010 Marxismo e Ideologia 1 rita.v.afonso@gmail.com. O trabalho responde à disciplina semestral de Cultura Visual I do primeiro ano da Faculdade de Belas Artes da Universidade

Leia mais

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL.

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. Wagner José Bolzan 1. Resumo Em minha dissertação de mestrado

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES Poliana de Brito Morais ¹ Francisco de Assis Lucena² Resumo: O presente trabalho visa relatar as experiências

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA.

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. Maria de Fátima Silva Araújo (bolsista do PIBIC/ UFPI), Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (Orientadora,

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DITADURA, EDUCAÇÃO E DISCIPLINA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA Rafael Nóbrega Araújo, graduando em História (UEPB) e-mail: rafaelnobreg@hotmail.com Patrícia Cristina Aragão,

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos 1-Vais à Net copias a informação, colas num novo documento, imprimes e já está! 2-Pesquisas informação em fontes diversas, retiras

Leia mais

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR?

ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? ESTUDAR E BRINCAR OU BRINCAR E ESTUDAR? O que dizem as crianças sobre o brincar e a brincadeira no 1 ano do Ensino Fundamental? Resumo JAIRO GEBIEN - UNIVALI 1 Esta pesquisa visa investigar os momentos

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica.

Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica. Educação Física: Mais do que um espaço de desenvolvimento físico, um espaço de possibilidade dialógica. João Paulo Madruga 1 Quando pensamos em Educação Física no ambiente escolar, logo nos reportamos

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Página Inicial do AVA com a relação das disciplinas do Curso e Formação

Leia mais

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011

A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico. Três Corações - MG Julho de 2011 A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva A Construção do Projeto Político Pedagógico Três Corações - MG Julho de 2011 PENSAR E FAZER ESCOLA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA TRADICIONAL? NO CONTEXTO DA ESCOLA

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA.

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. Fernanda Malinosky C. da Rosa Doutoranda em Educação Matemática Unesp/

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia

VII E P A E M Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Adrielle Cristine Mendello Lopes UEPA drika.mendello@gmail.com Ana Paula Belém Cardoso UEPA pittypaula@hotmail.com RESUMO

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA Luciene da Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) luciene283@hotmail.com Joelma Patez de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Leia mais

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES Aline Patrícia da Silva (Departamento de Letras - UFRN) Camila Maria Gomes (Departamento de Letras - UFRN) Orientadora: Profª Dra.

Leia mais

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. Reflexões sobre as dimensões teórico-metodológicas da educação profissional

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. Reflexões sobre as dimensões teórico-metodológicas da educação profissional O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Reflexões sobre as dimensões teórico-metodológicas da educação profissional O louco No pátio de um manicômio encontrei um jovem com rosto pálido, bonito e transtornado.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais