O que são as Essências Florais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que são as Essências Florais"

Transcrição

1 TERAPIA FLORAL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UNIDADE DE APRENDIZAGEM: TERAPIA FLORA, AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA PROF.ª: DANIELLA KOCH DE CARVALHO

2 O que são as Essências Florais As essências florais são extratos líquidos, ingeridos por via oral, usado para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. A aplicação das essências florais foram desenvolvidas pela primeira vez por um médico Inglês, o Dr. Edward Bach, na década de Os florais não agem devido a composição química do líquido e sim pelas energias vitais provenientes da planta. As essências florais atuam através dos campos de energia humana, os quais influenciam o bem-estar mental, emocional e físico. Atualmente já se conhecem vários sistemas florais entre eles: os californianos, os australianos, os do deserto, os de Minas,...

3 História dos Florais de Bach Edward Bach ( ), nascido em Moseley, sempre foi uma criança intuitiva, independente e com grande amor pela natureza. Em 1912 ele se qualificou na University College Hospital em Londres, onde em 1913, se tornou médico graduado em Acidentados. Ele acreditava que a personalidade e as atitudes das pessoas tinham efeitos sobre seu estado de saúde. Insatisfeito com a medicina ortodoxa e acreditando que o tratamento eficaz deve atingir as causas das doenças e não seus sintomas, decide seguir sua carreira para a Imunologia e se torna Bacteriologista Assistente na UCH em De 1919 a 1922 Bach trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital,

4 De 1919 a 1922 Bach trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital, onde passou a conhecer as obras do fundador da homeopatia e a surpreendente importância que este havia dado à personalidade no estabelecimento das doenças há 150 anos atrás Samuel Hahnemann. Neste pensamento e com os seus conhecimentos da medicina ortodoxa, Bach desenvolve 7 vacinais orais baseadas em bactérias com efeitos extraordinários para o estado geral de saúde dos pacientes. Em busca de um método de cura mais simples e mais puro e com a compreensão de que as pessoas se encaixavam em vários grupos distintos e que cada grupo reagiria à doença de forma particular, através de duas plantas, Mimulus e Impatiens, ele realiza um preparo de forma semelhante ao que havia feito com as vacinas orais, obtendo resultados satisfatórios imediatos. Mais tarde adiciona em seu trabalho a planta Clematis.

5 Na primavera de 1930, Dr. Bach muda-se para o País de Gales em busca de outros florais da natureza. Numa manhã, caminhando num campo orvalhado, ele pensou que cada gota de orvalho, atingida pelo sol, adquirisse as propriedades curativas da planta sobre a qual estavam. Passa, então, a preparar os florais expondo a planta em água pura e sol. Posteriormente aprimora a técnica levando-as no calor artificial. Em 1934, muda-se para Mount Vernon, em Oxfordshire, uma pequena casa de campo, e continua o tratamento de seus pacientes e a sua busca por outros florais.

6 Quando desenvolvidos os 38 florais de Bach, juntamente com o Rescue, ele teve certeza que não eram necessários outros florais. No final de novembro de 1936, ele morreu dormindo, feliz por haver completado sua missão. Sua casa em Mount Vernon, hoje Bach Centre Mount Vernon, se tornou um local envolvido com o ensino, consultas e com a preparação das tinturas-mães. As tradições e os princípios de pureza e simplicidade são completamente mantidos.

7 Filosofia do Dr. Bach Para o Dr. Bach cada um de nós tem uma missão divina neste mundo e nossas almas usam nossas mentes e corpos como instrumentos para a realização desta missão de modo que, quando os três, alma, mente e corpo trabalham em sintonia o resultado é a Saúde Perfeita. A doença é o resultado de algo muito mais profundo. É o resultado do conflito que surge quando a personalidade se recusa a obedecer aos ditames da alma, e ocorre a desarmonia entre o Eu Superior e a Personalidade Inferior que é como nós conhecemos. Sempre que cometemos um erro ele reage sobre nós trazendo-nos infelicidade, desconforto ou sofrimento de acordo com o erro cometido. Seu objetivo é nos ensinar, nós mostrar o efeito prejudicial da nossa ação ou pensamento errado. Assim ao tratarmos nossos medos, nossas inquietações, nossas preocupações, não apenas nos libertamos de nossas doenças como nos tornamos felizes.

8 Efeitos sutis das essências Florais de Bach Segundo Bach, a ação dos remédios florais é elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para o Eu espiritual. Cada flor é uma chave para trabalhar um processo de transformação. O floral resgata a memória da perfeição dentro de nós. Os efeitos sutis do uso dos florais podem ser comparados ao efeito de descascar uma cebola em camadas, ou seja, as camadas correspondentes às dificuldades emocionais, sobrepostas aos problemas reais, sendo retiradas, possibilitam maior conscientização e visão do núcleo do problema. Assim, a essência não trata só a superfície, mas ajuda a simplificar nossa visão de vida trabalhando de forma sutil e de maneira gentil. Para tanto, há de se respeitar o ritmo e a escolha de cada pessoa, pois o efeito só ocorrerá quando você estiver preparado ou permitir que aconteça a mudança.

9 Quando a pessoa não melhora é importante avaliar a combinação, a freqüência em que se está tomando o floral, a preparação (ou a farmácia) e a resistência ao tratamento. Às vezes a resposta é mais lenta do que a esperada. Já nos casos em que ocorrem efeitos desagradáveis como gripes, reações alérgicas, coceiras, dores pelo corpo, enjôo, diarréia, dentre outros, há de se destacar que não são efeitos colaterais, mas sim, reações exteriorizadas decorrentes de seus conflitos. Neste momento é bom lembrar do Rescue Remedy. Quando a pessoa se liberta das emoções negativas, sua mente e seu corpo voltam a se integrar com a natureza e a força vital flui livremente, fazendo com que o organismo se torne o agente da própria cura.

10 Preparação e uso O preparo do floral deve ser realizado com um frasco estéril, de vidro âmbar de 30ml, água mineral (água viva), no máximo 30% de conservante (Brandy ou conhaque) e com as gotas das essências-mãe (concentrada) desejadas. Em indicações para crianças e gestantes devem ser utilizados percentuais mínimos (5%) de conservante devido o teor alcoólico. Para os casos de tratamento de dependentes de álcool os florais devem ser pingados em chás quentes ou usar sem conservante alcoólico (vinagre de maça) Deve-se priorizar as essências e utilizar no máximo 6 essências para cada frasco. Indica-se tomar 4 a 6 gotas do preparado, 4 x ao dia. A duração de um vidro de 30 ml é de aproximadamente 20 dias. Os florais ainda podem ser usados externamente em banhos colocando 2 gotas de qualquer essência ou 4 gotas do Rescue Remedy do vidro concentrado na banheira, diluídos em soro fisiológico para fazer compressa e inalações ou em spray para borrifar na pele, em ambientes, plantas, etc. Existem também os chamados Rescue Cream Original que são cremes preparados e recomendados pelo Bach Centre para usos externos.

11 Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos representativos do que chamou de conflitos fundamentais: 1º) PARA OS QUE SENTEM MEDO: Mimulus - medo das coisas conhecidas e timidez. Para quando se tem medo das coisas do mundo, medos conhecidos, da doença, da dor, dos acidentes, da escuridão, de estar só. Pessoas que se retraem na vida, tornando-se tímidos, reservados, introvertidos. Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem. Aspen - medos e preocupações de origem desconhecidas, presságios e pressentimentos indefinidos. Para os medos e ansiedades indefinidos e desconhecidos, que não tem nem explicação, nem razão de ser. Medo do desdobramento medo de dormir e não acordar mais.

12 Rock Rose - terror e pânico. É aplicado nos casos de emergência para os quais parece não haver nenhuma esperança. Útil em acidentes e enfermidades que surgem repentinamente ou nos momentos em que a pessoa está muito aterrorizada, ou em estado grave que cause inquietação nos que estão ao seu redor. Para pessoas que trabalham em UTI, bombeiros,... Rock Rose ajuda a pessoa a enfrentar a situação momentânea de crise com coragem e força. Cherry Plum medo de perder o controle físico, mental e emocional. Para pessoas que tem medo de perder a razão. Para aqueles que sofrem por seus sentimentos de conflito e que seus pensamentos lhe fazem perder a cabeça. Pessoa que não confia no próprio controle (TPM, impulso para comer). Súbitas explosões emocionais (a flor da pele). Red Chestnut - medo ou preocupações que aconteça algo de ruim com os seres queridos. Com freqüência não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, antecipando as desgraças que podem ocorrer-lhes. A excessiva preocupação com o outro e medo, desprotege e passa a ansiedade para o outro.

13 2º) PARA OS QUE SOFREM DE INDECISÃO: Cerato - decide, mas duvida de sua decisão, busca conselho e confirmação dos outros. Para pessoas que não tem confiança em si mesmo para tomar as próprias decisões. São pessoas que sabem o que querem e necessitam, e, embora tenham muita sabedoria interior, elas buscam constantemente conselho e confirmação das outras pessoas. Cerato vai ajudar a pessoa a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento. Scleranthus - indecisão entre duas situações. Para pessoas que são incapazes de se decidir entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra. São geralmente quietos, e carregam sozinhos a sua dificuldade. São pessoas que apresentam flutuações de humor. Pode ser usado para labirintite, enjôo de viagens, ciclos menstruais, TPM, disfunção hormonal. É a essência de definição de um quadro clínico, quando ocorre grande oscilação de sintomas agudos e crônicos, para ajudar o corpo a tomar uma decisão, porque são geralmente pessoas inseguras.

14 Gentian - desânimo, após uma causa conhecida, perdeu a fé. Para pessoas que desanimam facilmente. Essas pessoas podem fazer progressos satisfatório no que diz respeito as enfermidades e aos negócios da vida cotidiana, mas diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam. Depressão como conseqüência do estresse. A pessoa está deprimida e sabe o porque. Gorse - falta de esperança e desistiu de lutar. Para casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda a fé em que se possa fazer algo por ela. - Eu desisto - Paciente tentou vários tratamentos e nada deu resultado. Quando só resta morrer, se entregam, não tem mais ânimo para fazer as coisas. Gorse ajuda a pessoa a sentir-se de forma mais leve, sustentada pro otimismo, fé e esperança.

15 Hornbeam preguiça da Segunda-feira de manhã, insegurança na sua energia de realização do trabalho, mas tem energia para o prazer. A pessoa que necessita de hornbean apresenta fadiga mental e física cuja origem está principalmente no plano mental. A pessoa acorda exausta e com dificuldade de encara mais um dia pela frente, mas quando entra no ritmo do trabalho o cansaço vai embora. Gato Garfield Que tudo venha a mim. Hornbeam ajuda a pessoa a desenvolver vitalidade e envolvimento pela vida. Wild Oat - incerteza sobre qual direção seguir na vida propósito. Apropriada para aqueles que tem ambições de realizar algo importante na vida. Sua dificuldade consiste em determinar a que ocupação desejam se entregar, pois embora suas ambições sejam fortes, não tem vocação que os atraia acima das demais. Isso pode trazer-lhe perda de tempo e insatisfação. Sua insegurança é devido a sua falta de propósito na vida. Vestibular/ Faculdade/ Linha de Especialização/ Quantos filhos/ Área da Empresa/ Aposentadoria. Insatisfeito na vida Qual o propósito que a vida tem?

16 3º) PARA FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE: Clematis sonhador pensando no futuro, falta de praticidade e concretização. Util para pessoas sonolentas, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Para as pessoas paradas, que não estão felizes na situação em que se acham, e que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de que cheguem dias melhores, quando seus ideais torna-se-ão realidade. Pessoa no mundo da lua, sonhadora, idealista, desligados tem dificuldade de serem práticos. Esbarram em tudo. Honeysuckle - vive no passado ou pensando no passado. Para pessoas que vivem lembrando-se de uma época de grande felicidade, ou de um amigo morto. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram. Vivem só olhando para trás. Pessoa presa ao passado bom. Sente melancolia por não estar no passado. Adoram guardar objetos antigos, adoram fazer histórias de família. São pessoas tristes e depressivas.

17 Wild Rose - resignação e apatia. Para pessoas que, aparentemente, sem razão suficiente, se conformam com tudo o que acontece à sua volta, e se limitam a passar pela Vida, aceitando-a como ela é. Não participam da vida, perderam a alegria e força da vida. Nada mais interessa. Olive - falta de energia vital. Apropriada para os que muito sofreram, mental ou fisicamente, e que se encontram tão exaustos e esgotados que sentem faltar-lhes as forças para fazerem o que quer que seja. Para eles, a Vida cotidiana implica em grande esforço, e não lhes proporciona prazer. White Chestnut - pensamentos indesejáveis, preocupantes, fixos, tormento mental. Para pessoas que não conseguem evitar pensamentos, idéias que não gostariam que entrasse em suas mentes. Os pensamentos e preocupações não os abandonam ou se desfazem por alguns momentos, retornam em seguida. Pensamentos persistentes e não desejados e discussões mentais dão voltas e voltas como um disco enroscado, perturbando assim a mente e levando a depressão.

18 Chestnut Bud - dificuldade em aprender com os erros do passado, repetindo as mesmas situações. Para aqueles que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, e que levam mais tempo que os outros para aprender as lições da Vida Cotidiana. Embora uma experiência basta para alguns, essas pessoas necessitam de mais, às vezes de várias experiências antes de aprender a lição. Não consegue assimilar o que é ensinado. Mustard - tristeza profunda sem causa conhecidas, cíclica. Para pessoas que estão sujeitas a períodos de melancolia, e até de desespero, como se pairasse sobre elas uma nuvem gélida e sombria, encobrindo a Luz e a Alegria da Vida. Essas crises podem não ter nenhuma razão ou explicação aparente. Para a depressão repentina que vem do nada e que vai de repente, da mesma maneira que apareceu, sem nenhuma razão aparente.

19 4º) PARA SOLIDÃO: Water Violet - reservado, sério, fechado nos seus sentimentos, gosta de solidão. Para pessoas que, na saúde ou na doença, preferem ficar sozinhos. Silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. São independentes, capazes e seguras de si. Não compartilham com o outro o seu conhecimento de Vida. Tendência de artroses ou doenças pela rigidez de conduta, artrose ou artrite nas mãos. São pessoas que escondem o que sentem para não incomodar. Impatiens impaciente. Para pessoas que são rápidos de pensamento e ação e querem que tudo se faça sem hesitação, nem atraso. Quando estão doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem rapidamente. É difícil terem paciência com pessoas lentas, pois isso lhes parece errado e uma perda de tempo; assim, se esforçarão para fazer as coisas em seu próprio ritmo. É adequado para as pessoas que se irritam facilmente.

20 Heather - gosta de ser o centro das atenções, sofre pela solidão, dificuldade de ser compreendido. Para pessoas que estão constantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais. O aspecto abelha de Heather é aquele lado envolvente, deixa o outro zonzo com a sua linguagem. Ele tem o domínio da palavra sobre o outro. A pessoa envolvida pelo heather fica zonza e perde o raciocínio, fica confusa e cansada. 5º) PARA OS QUE SENTEM SENSIBILIDADE A INFLUENCIAS E OPINIÕES Agrimony - tormento interior Escondido atrás de um rosto sorridente. Para pessoas animadas, de bom humor, que gostam de paz e que se desagradam com discussões ou brigas. Essas pessoas, ainda que tenham problemas e inquietações, escondem aflições por trás de seu bom humor e brincadeiras. Com freqüência usam álcool ou drogas para se estimularem e continuarem suportando suas atribuições com ânimo. AGRIMONY é a essência que nos coloca frente a frente com o que somos, do confronto entre o nosso Estar e o nosso Ser, tira as nossas máscaras e faz com que assumamos o que estamos sentindo.

21 Centaury - vontade, personalidade ou corpo fraco, submissão, permitem a dominação. Para pessoas silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Super valorizam a própria força na ânsia de agradar. A parte mais afetada é o sentimento. São os que mais sofrem pelo seu afeto. Centaury é para pessoas que encontram dificuldade em dizer não. São normalmente tímidas, quietas e mesmo passivas, com pouca força de vontade. Walnut - dificuldade frente à mudanças e influencias externas do presente e do passado. Para pessoas que tem ideais e ambições bem definidas na Vida e que estão concretizando, mas em alguns momentos são tentados a se afastar diante do entusiasmo e opiniões dos demais. É uma essência que abre a Visão Interior, que ajuda a nossa mente a Ver Claramente sem as influências, dando direção e usando todo o seu potencial. Vai ajudar fases em que queremos recomeçar relacionamentos, quando o modo antigo não serve mais. Processos de mudança, mudança de escolas, cidades, fases de casamento, divórcio, aposentadoria, de emprego. Mudanças hormonais nascimento, puberdade, menopausa, adolescência.

22 Holly - ódio, inveja, ciúmes, vingativo, revoltado. Para pessoas que se sentem, atacados por pensamentos como inveja, ciúme, vingança. Para os diferentes tipos de desgosto que se pode sofrer. As pessoas Holly podem ser de temperamento ruim, desumano ou mesmo cruel chegando a ser violentas em certas ocasiões. As pessoas Holly tiveram freqüentemente falta de amor na infância e, como conseqüência, fecharam o seu coração. Holly é um ótimo remédio para crianças que sentem ciúmes de seus irmãos. 6º) PARA O DESESPERO OU DESÂNIMO Larch - falta de confiança na sua capacidade. Para aqueles que não se consideram tão capacitados quanto quem os rodeia, que esperam pelo fracasso, sentindo que nunca farão nada bem, e que, por isso, não se arriscam, nem se esforçam o suficiente para obter êxito. Pessoas que se retiram da situação por medo de errar ou acertar. Na realidade são pessoas que secretamente sabem que possuem capacidade, mas se recusam a reconhecer, evitando assim o risco de falhar. Consequentemente elas podem se tornar desanimadas e deprimidas.

23 Pine - auto-reprovação por seus atos, culpa. Para os que culpam a si mesmos. Até mesmo quando algo lhes sai bem, pensam que poderiam tê-lo feito melhor e nunca estão satisfeitos com o próprio esforço. Trabalham demais e sofrem muito com os erros que atribuem a si mesmos. Às vezes, os erros se devem aos outros, mas se sentem responsáveis por eles. Seu complexo de culpa e seu sentimento de vergonha não estão necessariamente, baseados em alguma coisa errada que tenham feito, mas destroem a possibilidade de viver. Elm - sobrecarregado por excesso de obrigações que a vida lhe impõe. Para pessoas que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a Vocação de sua Vida que esperam fazer algo importante e com freqüência em benefício da humanidade. Para pessoas sobrecarregadas pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados. A essência Elm ajuda as pessoas a terem limites em suas atividades e nas responsabilidades que assumem.

24 Sweet Chestnut -desespero mental externo, não entende o porque de seu sofrimento. Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável. Quando a mente e o corpo se sentem no limite de suas força e nada mais podem fazer. Para o desespero mental agonizante, descrita pelo Dr. Bach como o desespero sem esperança daqueles que sentem que atingiram o limite da sua tolerância. Não enxerga uma saída para sua situação desesperadora. Star of Bethlehem - inconsolável e efeitos posteriores a choques e traumas. Para aqueles que estão muito angustiados. Choque de uma notícia grave, perda de ente querido, medo que se segue a um acidente. Sempre após um choque deve ocorrer uma mudança em nossa vida, de algum ponto que necessita de mutação. Crab Apple - auto reprova por sua aparência, sentimentos de impureza. Para aqueles que sentem como se estivessem algo não muito limpo em si. Sensação de Inadequação. Manias começa a arrumar as coisas. È indicado para pessoas que sentem vergonha do seu corpo ou que estão incomodadas por apresentarem sintomas físicos desagradáveis, como problemas de pele ou erupções.

25 Willow - ressentimento, mágoa, negativismo, pode se sentir a vítima. Para aqueles que sofreram uma adversidade ou uma desgraça, e que acham muito difícil aceitá-la sem lamentações ou ressentimentos, pois julgam a vida mais pelas vitórias. Sempre estão resmungando, de mau humor, irritadas, e gostam de espalhar a tristeza. Apenas se interessam pelas outras pessoas quando querem se lamentar ou criticar. Seu sofrimento é o maior do mundo. Podemos ter dias Willow nos quais acordamos de pé esquerdo, mas humorados e atraímos o azar e más situações em nosso caminho. Oak - lutador, mas não respeita seus limites, se sobrecarrega de obrigações que pega para si. As pessoas são normalmente corajosas e fortes, elas precisam de Oak, quando sua força interna desvanece e a fadiga se apodera de seu corpo. Elas são pessoas que sempre procuram fazer mais do que o normal, que trabalham em excesso. Pessoas imprescindíveis Lutam sem parar. Não percebe os limites que o corpo físico necessita. OAK se sobrecarrega fazendo o trabalho pelos outros e acaba descarregando no corpo físico.

26 7º) PARA OS CONTRALADORES, Chicory - possessividade, ciúmes, apego, faz muito pelo outro, mas cobra do outro. Para aqueles que pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente dos outros. Querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam perto deles. Dr. Bach indicava para ajudar as pessoas que sofrem por sua personalidade muito possessiva. A pessoa chicory negativa faz os favores materiais para os outros, mas depois cobra que os outros fiquem grudados nela. Vervain - eufórico, quer convencer aos outros do que acredita. Para aqueles que tem princípios ou idéias fixas, com certeza de serem os donos da verdade e, por isso, raras vezes mudam. Tais pessoas desejam fervorosamente converter todos os que lhe rodeiam pelo seu modo de vida. Tem 1000 idéias, mas pouca realização. São pessoas que podem sofrer da falta de sono devido à sua mente ativa e à incapacidade ou falta de vontade de relaxar.

27 Vine - dominador, impõe sua vontade, autoritário, crueldade com ele e com o outro. Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas a sua maneira, porque estão convencidos do que é certo. Sentimento frio, insensíveis difícil de tocar o outro, cruéis consigo mesmos e com os demais. Embora não tentam converter as outras pessoas, as dominam com seus desejos e opiniões, exigindo e esperando uma obediência absoluta. Beech - intolerância, crítico, só vê o negativo do outro. Para aqueles que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo que os rodeia. Pessoas com mente rígida, fechada, moralista, crítica, intolerante, exigente. São pessoas que estão constantemente criticando, são intolerantes aos erros dos demais, tem forte senso de superioridade, julgam as pessoas, são arrogantes e facilmente irritáveis com as maneiras ou hábitos dos demais. Dificuldade de expressar seu sentimento, dificuldade de tocá-lo, porque acha que se for afetivo pode ser um ato de fraqueza.

28 Rock Water - auto exigência exagerada, perfeccionismo, quer ser o modelo para os outros, auto cobrança. Para aqueles que são muito austeros em seu modo de viver, privam a si mesmos de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho. Esperam servir de exemplo que atraia as outras pessoas que podem seguir as suas idéias e, conseqüentemente, se tornam melhores. Só existe crescimento se existir punição. Ele se sacrifica para que os outros os tenham-no como exemplo. Perfeccionista. Rescue Remedy É indicado para resgatar a harmonia dos nossos sistemas. É utilizada após um choque, dor, perda ou em qualquer situação que nos tira do eixo. Traz a consciência de volta ao nosso corpo físico. É composto por cinco essências florais. São elas: Star of Betlehem: para o choque emocional, para o trauma e entorpecimento; Rock Rose: terror e pânico; Impatiens: tensão mental e física; Cherry Plum: para maior controle das situações, ver com mais clareza; Clematis: para a tendência a desmaios e sensações de estar longe.

29 REFERÊNCIAS: MONARI, Carmem. Participando da vida com os florais de Bach. SP: Roca, BACH, Edward. Os remédios florais do Dr. Bach: incluindo cura-te a ti mesmo, uma explicação sobre a causa real e a cura das doenças. São Paulo: Pensamento, p. KAMINSKI, Patricia & KATZ, Richard. Repertório das Essências Florais. SP: TRIOM, 1998 SILVA, Claudia B. A Cura através das Flores. In: Ervas e Plantas que Curam. N.º 3. São Paulo: Escala. Pg

Copyright 2010 Direitos Reservados http://www.karinklemm.com.br Página 1

Copyright 2010 Direitos Reservados http://www.karinklemm.com.br Página 1 Terapia Floral Karin Klemm Copyright 2010 Direitos Reservados http://www.karinklemm.com.br Página 1 Índice HISTÓRICO DOS FLORAIS DE BACH 3 COMO UTILIZAR OS FLORAIS DE BACH 4 AÇÃO FLORAL 4 DESCOBRINDO O

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA ESSÊNCIAS FLORAIS DE BACH Dr. Wu Tou Kwang OS FLORAIS TRAZEM PARA VOCÊ HARMONIA, ALEGRIA E SAÚDE! Dr. Edward Bach (1886-1936) realizou uma das maiores descobertas do século XX. Era médico alopata e homeopata

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Olá tudo bem com você? Estamos contentes que você esteja aqui! A partir deste momento vamos tratar de um assunto muito especial: suas emoções. Por

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Abaixo são listados as composições para cada tipo de necessidade. Medo

Abaixo são listados as composições para cada tipo de necessidade. Medo A terapia Floral foi desenvolvida na década de 1930 pelo médico inglês Dr Edward Bach, que pesqu Abaixo são listados as composições para cada tipo de necessidade. Medo Rock Rose: O remédio da salvação.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

FLORAIS DE BACH. Florais de Bach

FLORAIS DE BACH. Florais de Bach FLORAIS DE BACH Florais de Bach A SABEDORIA MILENAR O oleiro faz um vaso, manipulando a argila, mas é o oco que lhe dá utilidade. 26/10/2010 2 Casas são massas com paredes, portas, mas somente o vácuo

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Eduardo Bianchi MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Primeira Edição São Paulo 2012 Sumário A Importância da Motivação...7 As Formas de Manifestação da Motivação...9 As Causas

Leia mais

Só você pode responder a esta pergunta.

Só você pode responder a esta pergunta. Sou um adicto? Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA. Copyright 1991 by Narcotics Anonymous World Services, Inc. Todos os direitos reservados. Só você pode responder a esta pergunta. Isto

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA www.pnl.med.br QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA Jairo Mancilha M.D. Ph.D., Cardiologista, Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada

Leia mais

Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras

Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras Relacionamentos felizes num mundo sem fronteiras Num mundo onde a energia dos relacionamentos nos une e aproxima, por vezes somos levados a pensar que estamos longe e separados, cada um no seu mundinho,

Leia mais

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença?

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Ansiedade = falta de confiança na vida No senso comum, ansiedade é igual a aflição, angústia, nervosismo, perturbação

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Sumário Introdução, 11 Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Vencendo os obstáculos, 27 Pau e pedra, 31 Fortalecendo os laços,

Leia mais

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná

care XIII meeting Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná XIII meeting care Dra. Adriana Vidal Schmidt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde Tatiana Thiago Mendes Psicóloga Clínica e do Trabalho Pós-Graduação em Saúde e Trabalho pelo HC FM USP Perita Judicial em Saúde Mental Panorama da Saúde dos Trabalhadores

Leia mais

IBH Transtorno de personalidade dependente. Dra. Lislie Schoenstatt

IBH Transtorno de personalidade dependente. Dra. Lislie Schoenstatt IBH Transtorno de personalidade dependente Dra. Lislie Schoenstatt Transtorno de Personalidade Dependente - TPD É uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD P á g i n a 1 7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD Como toda boa prática de Gestão de Projetos, gostaria de compartilhar com você as MINHAS 7 LIÇÕES APRENDIDAS durante o

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

GESTÃO DO CICLO DE PROJETOS. Introdução

GESTÃO DO CICLO DE PROJETOS. Introdução Introdução Gestão do ciclo de projetos (GCP) é o termo dado ao processo de planejamento e gestão de projetos, programas e organizações. Ele é amplamente usado no setor de negócios e está cada vez mais

Leia mais

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos Objetivos: (1) Estimar a prevalência dos sintomas dos transtornos mentais mais comuns na infância e na adolescência em crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 17 anos (2) Pesquisar a freqüência de uso

Leia mais

Como lidar com a perda...

Como lidar com a perda... Psicóloga, Chou Im Keng Nascer, envelhecer e morrer, são etapas que fazem parte da vida. O nascimento de uma vida traz alegria e esperança, porém, quando perdermos um familiar ou companheiro, a tristeza

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012

ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012 ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012 1 2 USO DE ANIMAIS ESTÁ CERCADO DE : aspectos emocionais questões religiosas dilemas morais aspectos culturais influenciado

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

www.juliofurtado.com.br

www.juliofurtado.com.br Limites sem traumas: construindo cidadãos Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 23/05/2014 Da disciplina do medo ao medo da disciplina. O medo de ser rígido Crianças não devem

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Aprendendo a vencer a Ansiedade

Aprendendo a vencer a Ansiedade Rua Conde de Bonfim 232/301 Tijuca Rio de Janeiro RJ Tel:2234-2399 Email: eliane@epvpsicologia.com Home Page:www.epvpsicologia.com Aprendendo a vencer a Ansiedade Um guia para os pais sobre a ansiedade

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO JUSTIFICATIVA Nós humanos temos a habilidade de criar, transformar e modificar de forma criativa a nós e a tudo que nos rodeia. Possuímos em nós todas as ferramentas

Leia mais

Os Florais do Dr. Bach e o Eneagrama

Os Florais do Dr. Bach e o Eneagrama Os Florais do Dr. Bach e o Eneagrama Texto extraído do livro do mesmo nome, de autoria de Eliane Ganem. Proibida a reprodução sem autorização da Autora e do Editor. Editora Best Seller/Record, 2000 - Rio

Leia mais

Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino

Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino Tobias através de Geoffrey Hoppe www.crimsoncircle.com Inspirando Consciências OS DOZE SIGNOS DO SEU DESPERTAR DIVINO Tobias através de Geoffrey Hoppe Por favor,

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

TIME, um desafio para alta performance

TIME, um desafio para alta performance TIME, um desafio para alta performance 1. Introdução O objetivo desse artigo é discutir um caminho para tornar os times de trabalho mais eficazes, mais produtivos, voltados a resultados significativos.

Leia mais

A consciência no ato de educar

A consciência no ato de educar Família e escola: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br A consciência no ato de educar Não se educa entre uma novela e outra. Não se educa nos finais de semana! Não

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Projeto Internos: a fotografia no hospital

Projeto Internos: a fotografia no hospital CRIAÇÃO Projeto Internos: a fotografia no hospital Haná Vaisman É impossível ficar três meses lidando com uma pessoa todo dia e falar que ela é só paciente e você só médico. Você acaba tendo preocupações

Leia mais

TRABALHANDO OS GIGANTES DA ALMA PARA SER UM EMPREENDEDOR. SILVIA PIRES

TRABALHANDO OS GIGANTES DA ALMA PARA SER UM EMPREENDEDOR. SILVIA PIRES TRABALHANDO OS GIGANTES DA ALMA PARA SER UM EMPREENDEDOR. SILVIA PIRES Quais são os gigantes da alma? É na infância que se constrói o caráter, para você ser um adulto de valor! ROTINA Vivemos numa sociedade

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Informativo Semanal. Ano VI. 01/08/2013. N. 273

Informativo Semanal. Ano VI. 01/08/2013. N. 273 Informativo Semanal. Ano VI. 01/08/2013. N. 273... pág 1... > De Volta para a Escola... pág 2... > A Importância da Pedagogia Curativa na Nossa Época... pág 3... > Curso Reencarnação e Carma... pág 4...

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias Para fazer o teste é preciso focar nas mudanças que eventualmente tenham ocorrido na capacidade cognitivas e funcionais do paciente. Em cada categoria, deve ser escolhida a frase que melhor descrever o

Leia mais

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 151ª Edição

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 151ª Edição IDENTIFICANDO A DEPRESSÃO Querida Internauta, Lendo o que você nos escreveu, mesmo não sendo uma profissional da área de saúde, é possível identificar alguns sintomas de uma doença silenciosa - a Depressão.

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? 1 Sandra Gaspar de Sousa Moura RESUMO Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar e como os sujeitos

Leia mais

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL Resultados Quantitativos Outubro 2008 1 METODOLOGIA FICHA TÉCNICA Total da Amostra: 606 Entrevistas telefónicas, realizadas por CATI (computer assisted telephone interview).

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

LISTA DE TABELAS. Hiperativo - Grupo A ( ) B ( ) Subgrupo NR. 1 ( ) 2 ( ) Idade Sexo Raça Característica pelagem. Característica do comportamento

LISTA DE TABELAS. Hiperativo - Grupo A ( ) B ( ) Subgrupo NR. 1 ( ) 2 ( ) Idade Sexo Raça Característica pelagem. Característica do comportamento 87 LISTA DE TABELAS Hiperativo - Grupo A ( ) B ( ) Subgrupo NR. 1 ( ) 2 ( ) Nome do Idade Sexo Raça Característica pelagem Histórico do M ( ) F ( ) Data da chegada do Animal Castrado Característica do

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais