Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF5"

Transcrição

1 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF5 out/18 1 MAT C 6 MAT B 11 HIS B 2 MAT C 7 MAT C 12 GEO A 3 MAT A 8 HIS C 13 GEO C 4 MAT D 9 HIS B 14 GEO D 5 MAT C 10 HIS A 15 GEO B

2 P-7 TIPO EF-5 Resoluções Prova Bimestral Matemática, História e Geografia ENSINO FUNDAMENTAL I 5 - ANO 4º BIMESTRE/2018 MATEMÁTICA Questão 1 Módulo: 24 Aula: 81 a 84 Habilidade: Resolver situação-problema envolvendo a operações da divisão com números naturais. A) 103 INCORRETA. O aluno pode ter raciocinado corretamente, dividindo por 24, porém, cometeram um erro de cálculo. Possivelmente, após tentar dividir as 5 centenas, saltou diretamente para as dezenas, tentou dividir as 7 dezenas, em seguida, inseriu o algarismo zero na ordem das dezenas do quociente e, por último, dividiu 76 por 24. B) 124 INCORRETA. O aluno pode ter raciocinado corretamente, dividindo por 24, porém, cometeu um erro de cálculo. No momento em que não foi possível dividir as 5 centenas por 24, deixou de colocar o zero na casa das centenas do quociente. C) CORRETA. O aluno raciocinou e realizou a operação de divisão corretamente D) INCORRETA. O aluno, possivelmente, em vez de dividir o valor total economizado pela família por 24 dias, dividiu por 4, considerando o número de pessoas que participou da viagem ( ).

3 Questão 2 Módulo: 26 Aula: 89 e 90 Habilidade: identificar números primos. A) Alberto INCORRETA. O aluno pode ter sido influenciado pela ideia de que quase todos os números primos são, também, números ímpares. B) Elisa INCORRETA. O aluno não reconheceu que, excluindo o número 2, todos os números pares (múltiplos de 2) não são números primos. C) Fábio CORRETA. O aluno reconheceu que o número 13 é um número primo, ou seja, divisível apenas por 1 e por ele mesmo. D) Giovana INCORRETA. O aluno pode ter sido influenciado pela ideia de que quase todos os números primos são, também, números ímpares. Questão 3 Resposta A Módulo: 29 Aula: 101 a 105 Habilidade: Resolver situação-problema relacionando frações com áreas. A) m 2 CORRETA. O aluno raciocinou corretamente encontrando a área total do campo ( ) e, em seguida, a medida correspondente a ). da área (4 800 B) m 2 INCORRETA. O aluno encontrou a área total do campo ( ), mas confundiu-se ao calcular a medida correspondente a 1 4, calculando o correspondente a 1 2 ( ). C) m 2 INCORRETA. O aluno encontrou a área total do campo ( ), mas em vez de calcular a área que já tinha sido coberta de grama, calculou a área que ainda não tinha sido coberta, ou seja, 3 4 ( ). D) m 2 INCORRETA. O aluno calculou apenas a área total do campo ( ), não avançando o raciocínio na descoberta de qual a medida correspondia à área do campo que já tinha sido coberta de grama.

4 Questão 4 Resposta D Módulo: 27 Aula: 91 a 94 Habilidade: Identificar os fatores primos de um número pelo processo da árvore de fatores. A) está finalizada. INCORRETA. O aluno não identificou que o número 4 ainda pode ser decomposto em fatores primos. B) precisa ser finalizada, porque ele não decompôs o número 2 em fatores primos, nas duas vezes em que esse número aparece. INCORRETA. O aluno, possivelmente, não identificou o 2 como um número primo. C) precisa ser finalizada, porque ele não decompôs o número 3 em fatores primos. INCORRETA. O aluno, possivelmente, não identificou o 3 como um número primo. D) precisa ser finalizada, porque ele não decompôs o número 4 em fatores primos. CORRETA. O aluno identificou o 4 como um número que ainda poderia ser decomposto em fatores primos (2 2). Questão 5 Módulo: 28 Aula: 95 a 100 Habilidade: Comparar frações utilizando o conceito de equivalência. A) 2 4 INCORRETA. O aluno não identificou a equivalência entre a fração 2 4 e as frações 1 2 e 4 8. B) 1 2 INCORRETA. O aluno não identificou a equivalência entre a fração 1 2 e as frações 2 4 e 4 8 e, possivelmente, não relacionou a ideia de metade à fração 1 2. C) 4 6 CORRETA. O aluno identificou que a fração 4 6 não é equivalente às outras, pois, equivale a 2 3 do inteiro e, portanto, a uma fração maior do que a metade. D) 4 8 INCORRETA. O aluno não identificou a equivalência entre a fração 4 8 e as frações 2 4 e 1 2.

5 Questão 6 Resposta B Módulo: 28 Aula: 95 a 100 Habilidade: Resolver situação-problema de adição e subtração com frações de mesmo denominador. 3 A) INCORRETA. O aluno pode ter se confundido e realizado a subtração: = B) CORRETA. O aluno raciocinou corretamente e utilizou uma estratégia que o 20 levasse à fração de doces que restou, após o casal entregar partes do todo a outras pessoas: = ; = C) INCORRETA. O aluno pode ter apenas adicionado as frações dos doces que o casal entregou às outras pessoas: = D) 13 INCORRETA. O aluno pode ter se confundido e subtraído do inteiro apenas a 20 fração correspondente ao que foi entregue ao casal de amigos de Elaine e Cláudio, não tendo subtraído, depois, a fração entregue à irmã de Elaine: = Questão 7 Módulo: 25 Aula: 85 a 88 Habilidade: Determinar os múltiplos e divisores de um número natural. A) 2 INCORRETA. O aluno optou pela alternativa que mostra um número que é divisor de 54, mas não é múltiplo de 3. B) 15 INCORRETA. O aluno optou pela alternativa que mostra um número que é múltiplo de 3, mas que não é divisor de 54. C) 18 CORRETA. O aluno optou pela alternativa que mostra um número que é ao mesmo tempo múltiplo de 3 (3, 6, 9, 12, 15, 18...) e divisor de 54 ( ). D) 21 INCORRETA. O aluno optou pela alternativa que mostra um número que é múltiplo de 3, mas que não é divisor de 54.

6 HISTÓRIA Questão 8 Módulo: 12 Aula: 35 e 36 Habilidade: Compreender que os meios de comunicação podem ser utilizados como instrumento de persuasão, disseminando ideias e ideologias. A) existiu apenas durante o Estado Novo ( ), período em que Getúlio Vargas governou o Brasil como ditador. INCORRETA. A censura existiu durante as ditaduras do Estado Novo ( ) e a militar ( ) B) está presente no Brasil até hoje. Artistas, jornalistas e escritores precisam enviar seus trabalhos ao governo para poder colocá-los em circulação. INCORRETA. A Constituição de 1988 restabeleceu direitos individuais, tais como: liberdade de expressão, manifestação e pensamento. Portanto, não existe mais censura prévia no Brasil. C) existiu no Brasil durante governos autoritários, como o Estado Novo ( ) e a Ditadura Militar ( ). CORRETA. A censura existiu em períodos com ausência de democracia, momentos que os direitos, como a liberdade de expressão, manifestação e pensamento, estavam suspensos. D) apenas durante o Estado Novo ( ) existiu o controle aos meios de comunicação; mesmo na Ditadura Militar ( ) havia liberdade de expressão. INCORRETA. Durante a ditadura militar, assim como no Estado Novo, houve censura e falta de liberdade de expressão. Questão 9 Resposta B Módulo: 13 Aula: 37 Habilidade: Compreender o conceito de democracia. A) sempre existiu democracia no Brasil, desde a época que foi implantada pelos portugueses. INCORRETA. A democracia no Brasil é uma conquista recente, ocorrendo apenas nos séculos XX e XXI. B) a democracia foi uma grande conquista do povo brasileiro, após dois longos períodos de ditaduras. CORRETA. A democracia no Brasil consolidou-se após o fim do período militar, em C) a democracia foi estabelecida pelos governos denominados ditaduras, desde a década de 1930 até hoje. INCORRETA. Durante os governos ditatoriais não existiu democracia. D) no Brasil, a democracia não chegou a ser desenvolvida, pois o povo não participa da escolha de seus representantes. INCORRETA. Hoje o sistema político brasileiro é uma democracia, os representantes do povo são escolhidos pela maioria da população, por meio do voto. Os cidadãos têm seus direitos garantidos pela Constituição.

7 Questão 10 Resposta A Módulo: 13 Aula: 37 a 40 Habilidade: Compreender a importância da Constituição de 1988 para o processo de redemocratização. Entender a importância da participação do povo nas decisões políticas de um país. A) ficou conhecida como Constituição Cidadã, ampliando as garantias e as liberdades dos cidadãos brasileiros, por isso o cartunista representa a bandeira nacional sendo reconstruída. CORRETA. A Constituição de 1988 restabeleceu a garantia de direitos extintos na ditadura militar. Por seu conteúdo e por ter sido formada por deputados eleitos pelo povo, é chamada Cidadã. Na charge, Henfil apresenta a reconstrução do país, após 21 anos de regime ditatorial. B) a Constituição de 1988 retirou direitos dos cidadãos brasileiros, por isso o cartunista decidiu representar a bandeira nacional com árvores cortadas e um cenário de devastação. INCORRETA. A Constituição de 1988 restabeleceu direitos e princípios democráticos, por isso o cartunista apresenta a bandeira nacional sendo reconstruída. C) a Constituição de 1988 pôs fim à abertura política que ocorria desde o início dos anos 1980, por isso o cartunista representa a bandeira sendo redesenhada. INCORRETA. A Constituição de 1988 representou o fim definitivo da ditadura, uma vez que restabeleceu, além dos direitos dos cidadãos, a eleição direta para representantes do povo. D) a Constituição de 1988 garantia aos cidadãos brasileiros a continuidade da Ditadura Militar. INCORRETA. Em um sistema ditatorial não há eleições diretas. Os ditadores são impostos e o povo não tem direito de escolha. Questão 11 Resposta B Módulo: 13 Aula: 37 a 40 Habilidade: Compreender o conceito de democracia. Conhecer alguns trechos da Constituição de A) Se completam, apresentando a mesma situação: todo cidadão brasileiro tem direito à saúde, à comida, à moradia, como a família da charge que tem todos esses direitos. INCORRETA. Enquanto a Constituição garante os direitos mencionados, na prática isso nem sempre ocorre, como no caso da família representada, que não possui moradia, alimentação e, consequentemente, saúde. B) São contraditórias, a Constituição diz que todo brasileiro tem direito à moradia, à educação e à saúde. No entanto, para a família da charge, esses direitos não foram atingidos, a família está na rua, sem moradia e alimentos. CORRETA. Percebe-se que a família representada não possui moradia ou tem alimentação adequada, dessa forma, embora exista no papel (e seja legal) o acesso a esses direitos nem sempre é garantido. C) Se completam, a Constituição de 1988 e a família apresentada pela charge mostram que toda a população brasileira tem esses direitos garantidos. INCORRETA. A família

8 representada pela charge mostra que, embora garantidos no papel, nem todos têm acesso aos direitos que são, teoricamente, garantidos pela Constituição. Por isso a mãe diz: Agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida e saúde. D) São contraditórios, pois a família brasileira representada pela charge não precisa desses direitos. INCORRETA. Todas as famílias brasileiras precisam ter seus direitos garantidos pela Constituição e devem ter acesso a eles. GEOGRAFIA Questão 12 Resposta A Módulo: 12 Aula: 34 Habilidade: Conhecer os aspectos naturais do bioma do Pantanal. A) As cheias acontecem porque a planície mato-grossense é plana, baixa e cortada pelo rio Paraguai e seus afluentes. As chuvas concentradas no verão são escoadas lentamente por meses. CORRETA. As três caraterísticas elencadas - relevo, hidrografia e clima agindo conjuntamente - são responsáveis pelas inundações no Pantanal. B) As cheias são uma exceção na região, pois o rio Paraguai e seus afluentes acolhem toda a água da chuva que cai no inverno, evitando o transbordamento na planície. INCORRETA. As cheias não são uma exceção na região, pois ocorrem todos os anos no período de janeiro a agosto quando o rio Paraguai e seus afluentes transbordam transformando a planície em um pântano. C) As cheias ocorrem durante todo o ano, devido às chuvas intensas que caem na região, deixando a planície sempre alagada. Por isso a área é chamada de Pantanal. INCORRETA. As cheias ocorrem apenas no período de janeiro a agosto, deixando a planície alagada. Na primavera as águas já drenaram e o pântano dá lugar a uma vegetação variada. D) As cheias só ocorrem entre 25 de junho e 4 de julho devido às chuvas intensas que caem somente neste período na região. INCORRETA. As cheias ocorrem no período de janeiro a agosto devido a chuvas intensas que caem a partir de novembro a abril.

9 Questão 13 Módulo: 13 Aula: 33 do Caderno 3 (O interior do Brasil e a região Centro-Oeste) e aula 37 Habilidade: Ler mapa e identificar estados no mapa político do Brasil. Identificar as divisas entre os estados a partir das direções cardeais e das regiões. A) I, II, III e IV. INCORRETA. O item I está errado, pois na região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso não faz divisa com o Distrito Federal. B) II e III, apenas. INCORRETA. É correto que, na região Norte, o estado de Mato Grosso faz divisa com os estados de Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins; porém o item III está incorreto, pois o estado de Mato Grosso está representado no mapa pelo número 4, e não pelo número 2 (Goiás). C) II e IV, apenas. CORRETA. É correto que, na região Norte, o estado de Mato Grosso faz divisa com os estados de Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins; é também correto afirmar que o estado de Mato Grosso não faz divisa com o Distrito Federal. D) I e II, apenas. INCORRETA. O item I está errado, pois na região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso não faz divisa com o Distrito Federal. Questão 14 Resposta D Módulo: 13 e 14 Aula: 37 a 39 Habilidade: Compreender alguns fatores responsáveis pelo clima da região Norte. Ler mapa e identificar estados da região Norte e países da América do Sul. A) pela região Norte do Brasil passa a linha do Trópico de Capricórnio, por isso esta região tem clima quente e úmido e é importante área de distribuição de chuvas para grande parte do Brasil. INCORRETA. A linha do Equador passa pela região Norte do Brasil, por isso esta região tem clima quente e úmido e é importante área de distribuição de chuvas para grande parte do Brasil. B) os estados da região Norte fazem fronteira com vários países da América do Sul. Dentre eles, podemos citar: Bolívia (E), Peru (D), Colômbia (A), Paraguai (B) e Venezuela (A). Porém, apenas o Brasil tem floresta Amazônica. INCORRETA. Os estados da região Norte fazem fronteira com vários países da América do Sul. Dentre eles, podemos citar: Bolívia (B), Peru (C), Colômbia (D) e Venezuela (E). os estados da região não fazem fronteira com o Paraguai (A). Todos os países fronteiriços com a região Norte têm floresta Amazônica. C) os rios voadores são correntes de ar que sopram do Sudeste e Centro-Oeste em direção à Amazônia, provocando chuvas intensas responsáveis pela biodiversidade da região e pela alimentação da maior bacia hidrográfica do mundo. INCORRETA. Os rios voadores são correntes de ar que sopram da Amazônia em direção ao Sudeste e Centro- Oeste provocando chuvas intensas, responsáveis pelas chuvas de verão nestas regiões. D) a região Norte é formada pelos estados de Rondônia (5), Acre (6), Amazonas (7), Pará (8), Tocantins (9), Amapá (10) e Roraima (11). Alguns países que fazem fronteira com a

10 região são: Bolívia (B), Peru (C) e Venezuela (E). CORRETA. A região Norte é formada pelos estados de Rondônia (5), Acre (6), Amazonas (7), Para (8), Tocantins (9), Amapá (10) e Roraima (11). Alguns países que fazem fronteira com a região são: Bolívia (B), Peru (C) e Venezuela (E). Assim, o que é afirmado na alternativa está correto. Questão 15 Resposta B Módulo: 15 Aula: 41 Habilidade: Conhecer o papel da borracha na colonização da região Norte no século XIX. Conhecer algumas consequências para a população indígena da colonização da região Norte. A) I e II. INCORRETA. A afirmação I está incorreta, pois a exploração da borracha influenciou o crescimento de cidades da região Norte, tais como Manaus e Belém, não São Paulo e Rio de Janeiro, que cresciam em função da cafeicultura. B) II e IV. CORRETA. Ambas as afirmativas estão corretas. C) I e III. INCORRETA. As afirmativas I e III estão incorretas. A afirmação I está incorreta, pois a exploração da borracha influenciou o crescimento de cidades da região Norte, tais como Manaus e Belém, não São Paulo e Rio de Janeiro, que cresciam em função da cafeicultura. A afirmativa III está incorreta pois houve casamentos interétnicos que deram origem a população conhecida como cabocla. D) III e IV. INCORRETA. A afirmação I está incorreta, pois a exploração da borracha influenciou o crescimento de cidades da região Norte, tais como Manaus e Belém, não São Paulo e Rio de Janeiro, que cresciam em função da cafeicultura. A afirmativa III está errada porque houve casamentos interétnicos que deram origem a população conhecida como cabocla.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF3

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF3 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF3 out/18 1 MAT D 5 MAT B 9 H&G C 2 MAT D 6 MAT A 10 H&G B 3 MAT D 7 MAT B 11 H&G B 4 MAT C 8 MAT A 12 H&G D P-7 TIPO EF-3 Resoluções Prova Bimestral Matemática,

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades

Leia mais

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise

Leia mais

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12.

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. Prova Geral P-01 G A B A R I T O Tipo EF4-03/ 2018 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. A PROVA GERAL P-1 Ensino Fundamental I 4 o ano TIPO EF-4 RESOLUÇÕES

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia Características gerais Amazônia Internacional Amazônia Legal Internacional Legal 7,0 milhões de Km 2 5,0

Leia mais

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte e Amazônia Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro.

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF4

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF4 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-7 - EF4 out/18 1 MAT B 6 MAT B 11 HIS A 2 MAT B 7 MAT C 12 GEO C 3 MAT A 8 HIS B 13 GEO B 4 MAT B 9 HIS A 14 GEO C 5 MAT D 10 HIS D 15 GEO B P-7 TIPO EF-4 Resoluções

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 5º PERÍODO PROFº GUSTAVO BARCELOS

ESTUDO DIRIGIDO 5º PERÍODO PROFº GUSTAVO BARCELOS ESTUDO DIRIGIDO 5º PERÍODO PROFº GUSTAVO BARCELOS QUESTIONAMENTOS 1- Diferencie Amazônia Legal e Amazônia Internacional. 2- Caracterize o clima equatorial quanto a temperatura e umidade. 3- Explique o

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

GEOGRAFIA DO MATO GROSSO

GEOGRAFIA DO MATO GROSSO GEOGRAFIA DO MATO GROSSO EDITAL Nº 1 PJC/MT, DE 16 DE MARÇO DE 2017 DELEGADO DE POLÍCIA CIVIIL - MT Prof. Kanduka Oliveira Redes Sociais kanduka.oliveira@facebook.com Instagram: @professorkanduka Periscope:

Leia mais

CAP. 22 REGIÃO NORTE

CAP. 22 REGIÃO NORTE CAP. 22 REGIÃO NORTE 1 A CONQUISTA DA AMAZÔNIA Com cerca de 6,5 milhões de km² que abrangem 8 países Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname e a Guiana Francesa, a Amazônia

Leia mais

Campanha da Fraternidade Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Lema Cultivar e guardar a Criação

Campanha da Fraternidade Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Lema Cultivar e guardar a Criação Tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida Lema Cultivar e guardar a Criação Objetivo Geral: Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- PARCIAL I

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- PARCIAL I GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- PARCIAL I Aluno: 1- A Terra é dividida nos seguintes continentes: África, América, Antártica, Ásia ( a ) Europa e Oceania ( b ) Reino Unido e União Soviética ( c ) Mercado Comum

Leia mais

Em que continente fica o Brasil?

Em que continente fica o Brasil? Em que continente fica o Brasil? (América do Sul) Qual a capital política do Brasil? (Brasília) Qual a maior cidade do Brasil? (São Paulo 19 milhões habitantes) Quantos habitantes tem o Brasil? (193 milhões)

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF5

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF5 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF5 jun/18 1 MAT C 6 MAT D 11 HIS A 2 MAT A 7 MAT A 12 GEO D 3 MAT B 8 HIS B 13 GEO B 4 MAT D 9 HIS A 14 GEO A 5 MAT C 10 HIS C 15 GEO C P-3 TIPO EF-5 Resoluções

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 CONTEÚDO: Paisagens do Centro-Oeste; Paisagens do Sul. 3 ETAPA SUPORTE TEÓRICO: livro

Leia mais

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO 1. Movimentos terrestres O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF3

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF3 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF3 jun/18 1 MAT C 5 MAT C 9 H&G D 2 MAT C 6 MAT C 10 H&G C 3 MAT D 7 MAT B 11 H&G D 4 MAT B 8 MAT B 12 H&G B P-3 TIPO EF-3 Resoluções Prova Bimestral Matemática;

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Fonte:

Fonte: com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente; Fonte: http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/biomas.html O Brasil é formado por seis (6) BIOMAS de características

Leia mais

Região Norte. Bioma Amazônia

Região Norte. Bioma Amazônia Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa e História 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 12 a 14 de junho 2017. terça-feira quinta-feira Lundi - Français Curitiba, le 12 juin 2017. Prends ton cahier

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF4 set/18 1 MAT B 6 MAT D 11 HIS C 2 MAT C 7 MAT B 12 GEO D 3 MAT A 8 HIS A 13 GEO C 4 MAT C 9 HIS D 14 GEO A 5 MAT D 10 HIS B 15 GEO B P-5 TIPO EF-4 Resoluções

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

As partes de um rio e seu curso

As partes de um rio e seu curso Hidrografia As partes de um rio e seu curso Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante sentido do curso do rio.

Leia mais

Geografia Marcelo Saraiva

Geografia Marcelo Saraiva Geografia Marcelo Saraiva Questões www.concursovirtual.com.br 1 www.concursovirtual.com.br 2 1 O atual território brasileiro é fruto de um longo processo de formação. Seu passado colonial trás a necessidade

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que

Leia mais

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016 SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 G A B A R I T O Tipo D4-05/2016 01. C 11. A 21. A 31. A 02. B 12. C 22. A 32. C 03. D 13. A 23. D 04. B 14. anulada 24. C 05. C 15. D 25. A 00 06. C 16. B 26. A

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 49 08/12/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

2017 Boletim Nº /12/2017

2017 Boletim Nº /12/2017 MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 50 15/12/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO Como pode cair no enem? (FUVEST) Observe estes mapas: CERRADO CAATINGA FLORESTA AMAZÔNICA MATA ATLÂNTICA VEGETAÇÃO LITORÂNEA

Leia mais

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha csjose@csjose.com.br Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha O S e n h o r t e a b e n ç o e e t e g u a r d e v o l t e p

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 GOGRAFIA 3º período 1 de outubro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. screva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I HIDROGRAFIA DO BRASIL ÁGUAS CONTINENTAIS Rio São águas correntes que se deslocam na superfície, no sentido da declividade do relevo Importante elemento no ciclo hidrológico Fornecimento de água potável

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Bacias Hidrográficas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho 2017. terça-feira quinta feira Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Região Centro-Oeste

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Configuração Geográfica do Espaço Paraense Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DO ESPAÇO PARAENSE Paisagem Geográfica: A paisagem é

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI Questão 1 Observe a tabela e responda às questões. Participação da população das Grandes Regiões no total da população brasileira (%) Região/Ano 1980 1991

Leia mais

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano.

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. QUESTÕES Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SETEMBRO /2017 (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SETEMBRO /2017 (MATUTINO) (MATUTINO) 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Frases / Frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas / Substantivos próprios e comuns. No livro Assim eu aprendo : págs: 79 a 81 / 131

Leia mais

SIPAM Sistema de Proteção da Amazônia

SIPAM Sistema de Proteção da Amazônia SIPAM Sistema de Proteção da Amazônia DMET - Divisão de Meteorologia MAIO / 29 1 CENÁRIO SAZONAL DA PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL ÊNFASE AMAZONAS RETROSPECTIVA DA DISTRIBUIÇÃO MENSAL DA PRECIPITAÇÃO NA

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 15 14/04/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE O relevo Brasileiro O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 11 As Questões Regionais As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais Existem três divisões regionais amplamente divulgadas

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF3

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF3 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF3 set/18 1 MAT A 5 MAT D 9 H&G A 2 MAT C 6 MAT D 10 H&G D 3 MAT C 7 MAT B 11 H&G B 4 MAT A 8 MAT A 12 H&G C P-5 TIPO EF-3 Resoluções Prova Bimestral Matemática,

Leia mais

BIOMAS BRASILEIROS. - Biodiversidade - Principais características - Importância. Por Priscila de Souza Bezerra

BIOMAS BRASILEIROS. - Biodiversidade - Principais características - Importância. Por Priscila de Souza Bezerra BIOMAS BRASILEIROS - Biodiversidade - Principais características - Importância Por Priscila de Souza Bezerra O que são biomas? (bios=vida; omas= massa,grupo) Conjunto de ecossistemas com características

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos do Mato-Grosso Amazônia e Clima Equatorial. Professor Artur Klassmann.

Geografia. Aspectos Físicos do Mato-Grosso Amazônia e Clima Equatorial. Professor Artur Klassmann. Geografia Aspectos Físicos do Mato-Grosso Amazônia e Clima Equatorial Professor Artur Klassmann Geografia ASPECTOS FÍSICOS DO MATO GROSSO Cerrado e Pantanal Clima Tropical Sazonal Instagram: @klassmannbirds

Leia mais

Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo

Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo Aula Clima Brasil Prof. Diogo Máximo CLIMA Sucessão habitual dos tipos de tempo. TEMPO Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local e em certo período de hora. Definição Clima e Tempo O conjunto

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário FUSO HORÁRIO Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB Evidências da Edição 2017 Agosto de 2018 IDEB = Resultados de aprendizagem dos estudantes de acordo com o SAEB + Taxas de aprovação, reprovação e abandono,

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 47 24/11/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

UNIDADE II - ESTUDO DIRIGIDO

UNIDADE II - ESTUDO DIRIGIDO UNIDADE II - ESTUDO DIRIGIDO Questão 1 ENADE 2004/Questão 8 - Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias

Leia mais

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. IV - REVISA CAESP HUMANAS 6ºANO 3ºBIMESTRE Nome: N o Turma: Prof.(ª): ELIELTON FUCKS Data: / /. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 22 02/06/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) NÍVEL NÍVEL 1 (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) Escala de Leitura ESCALA DE LEITURA Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de: Ler palavras com estrutura silábica canônica,

Leia mais

a) Quantas placas distintas podemos ter sem o algarismo zero na primeira posição reservada aos algarismos?

a) Quantas placas distintas podemos ter sem o algarismo zero na primeira posição reservada aos algarismos? 1 1. (Fuvest-gv 91) As atuais placas de licenciamento de automóveis constam de sete símbolos sendo três letras, dentre as 26 do alfabeto, seguidas de quatro algarismos. a) Quantas placas distintas podemos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº.

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma:

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: REVISANDO CONHECIMENTOS PARA O EXAME FINAL SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL: (caderno + capítulo 12) 1. Explique o que devemos entender

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO 1ª Série PORTUGUÊS Separação silábica (págs. 13 a 18) Plural dos adjetivos (pág. 32) Ortografia RR e SS ( págs. 37 e 38) Ortografia H inicial ( págs. 22 e 23) Gênero do substantivo (págs. 7 e 8) Uso da

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa Retomada de Conteúdo -

Leia mais

BIOMAS BRASILEIROS BRASIL

BIOMAS BRASILEIROS BRASIL BIOMAS BRASILEIROS BRASIL BIOMAS BRASILEIROS Aziz Ab Sáber (1924) Floresta Tropical pluvial-úmida Tropical:próxima ao Equador, estabilidade climática Pluvial: chuvas intensas e regulares ao longo do ano

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios no livro. Fazer as páginas 104 e 105, A linguagem. Fazer a página 106,

Leia mais

Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo

Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo Aula Clima Brasil Prof. Diogo Máximo CLIMA Sucessão habitual dos tipos de tempo. TEMPO Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local e em certo período de hora. Definição Clima e Tempo O conjunto

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2016 Boletim Nº. 39 17/10/2016 Boletim de acompanhamento - 2016 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

A Concentração de Terra

A Concentração de Terra PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= A Concentração de Terra 50 40 30

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza MAPA POLÍTICO DO BRASIL IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Criado em 1934. AS DIVERSAS FORMAS DE REGIONALIZAR O BRASIL AS DIVERSAS

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo GEOGRAFIA REGIONAL Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense Professor Thiago Melo LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Brasil: País de dimensões continentais? Localização do Brasil

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF5

Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF5 Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-5 - EF5 set/18 1 MAT A 6 MAT B 11 HIS C 2 MAT D 7 MAT C 12 GEO C 3 MAT D 8 HIS A 13 GEO A 4 MAT C 9 HIS D 14 GEO A 5 MAT D 10 HIS C 15 GEO C P-5 TIPO EF-5 Resoluções

Leia mais

GEOGRAFIA. 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: 01. A questão refere-se ao mapa a seguir.

GEOGRAFIA. 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: 01. A questão refere-se ao mapa a seguir. PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA 01. A questão refere-se ao mapa a seguir. ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7ºANO TURMA: TURNO: TARDE / /2018 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: a) A maior concentração

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1 Localizando o Brasil no espaço mundial ( 1 bimestre) Capítulo.O

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2016 Boletim Nº. 46 09/12/2016 Boletim de acompanhamento - 2016 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais