Textos para trabalhos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Textos para trabalhos"

Transcrição

1 Textos para trabalhos Pós-Graduação Pitágoras 1 1 Quase metade das empresas investirá em TI verde em 2009, diz estudo Por Redação da PC World Publicada em 07 de janeiro de 2009 às 18h03 São Paulo Relatório da Forrester Reseach mostra que redução de custos e estratégias politicamente corretas orientam os gastos com TI. Quase metade das mais de mil empresas ouvidas pela Forrester Research a respeito de seus investimentos em 2009 disseram que planejam aumentar ou manter atuais projetos em TI verde. O estudo, feito com empresas globais em outubro do ano passado quando os sinais da crise que afetam a economia global estavam mais fortes, mostra a preocupação como o tema que já faz parte da estratégia de negócios das organizações. O relatório revela que a proporção das empresas que pretendem ampliar os recursos em TI verde é duas vezes maior do que as que afirmaram que irão reduzir os gastos nessa área. Segundo a Forrester, a principal razão que leva empresas dos Estados Unidos e adotarem práticas de TI é a que aponta que tais projetos promovem redução de gastos com TI. Já na Europa, Ásia e no Canadá, a adoção de políticas ambientalmente corretas se vinculam à atração de investidores e à melhora da imagem e da marca da organização em questão. Para Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, empresa que distribui com exclusividade no Brasil o Green IT, a combinação de todos esses fatores é que tem orientado a adoção de políticas sustentáveis, mas ressalta que a redução dos gastos com a TI, no final do mês, é um grande atrativo. O Green IT é um software que permite às empresas configurarem o nível de consumo de energia elétrica dos computadores e notebooks conectados na rede.

2 2- Vetar redes sociais dá o que falar contra a turma de TI Sandra Carvalho, do Grupo INFO - 12 de janeiro de Pós-Graduação Pitágoras 2 De tempos em tempos, a tecnologia da informação passa por dias de provação, ou melhor, de malhação. Lembra quando se dizia que dava para achar TI em todo lugar, menos nas estatísticas de produtividade? A frase do Prêmio Nobel Robert Solow foi usada por anos para desancar investimentos em tecnologia da informação na década de 90. Mais recentemente, o escritor Nicholas Carr, na época editor da Harvard Business Review, detonou nova onda de estragos na reputação de TI ao constatar que muita coisa da tecnologia da informação tinha virado commodity. Agora, com as redes sociais tomando conta do universo, TI se empenha em cortar o acesso a elas de quem está dentro dos escritórios. Nada de orkut, nada de YouTube, nada de Facebook. Como se todo mundo fosse passar o dia farreando se pudesse se informar ou se comunicar pelas redes. Bem, TI está dando um tiro no próprio pé. Em novembro, Jimmy Wales, pai da Wikipedia, esteve em São Paulo por alguns dias. Em uma de suas aparições, num evento da Telefônica, se pôde ouvir, publicamente, a reação que o veto de TI às redes sociais provoca nos ambientes de trabalho. Com franqueza desconcertante havia um monte de profissionais de TI na platéia, o publicitário Walter Longo, vice-presidente de Estratégia e Inovação da agência de publicidade Young & Rubicam, ao entrevistar Wales afirmou, entre outras coisas, que TI causa enorme perda de produtividade no trabalho, por bloquear o acesso à inteligência distribuída na internet. O que particularmente parecia irritar Longo era a proibição do YouTube até para o pessoal de marketing para quem, evidentemente, o YouTube é uma referência master. As palavras de Longo só chocaram por serem públicas. Nos cafés das empresas se ouve coisa muito pior. Todo dia. Quem tem menos de 25 anos não concebe uma forma de trabalhar sem a generosa e eficientíssima troca de informações pelas redes da web. Mas muito mais gente considera que a TI está empatando. Veja o que acha o Conselho de Segurança Para Inovação nos Negócios, formado por empresinhas como ebay, Time Warner, Novartis e Motorola. O conselho sugere que o foco em segurança da informação mude para administração de risco de informação. No fim das contas, o maior risco que uma empresa enfrenta não é que determinada informação seja comprometida ou certa plataforma desativada, mas que as expectativas dos consumidores não sejam alcançadas, argumentou Bill Boni, vice-presidente de segurança da Motorola. O IDC tem uma pesquisa que mostra o quanto se perde em nome de paranóias. A empresa ouviu este ano aproximadamente 200 altos executivos e profissionais de segurança nos EUA, investigando as relações entre inovação e segurança. Nada menos que 80% dos entrevistados reconheceram que desistiram de inovar por causa de preocupações com segurança.

3 3- O fenômeno da Cauda Longa e o Software Público Editoria: Colunistas do PSL Brasil 08/Jan/ :14 Enviado por Corinto Meffe Pós-Graduação Pitágoras 3 A experiência do software público, com base no princípio da Cauda Longa, pode se tornar um espaço de continuidade dos projetos de uso e desenvolvimento de software, garantido a longevidade das soluções. O jornalista Chris Anderson gosta de polemizar. Ao afirmar que "o futuro dos negócios é grátis [1], ele desafia nada menos que o economista Milton Friedman, conhecido pela frase "não existe almoço grátis". A frase de Friedman, tamanha a sua propagação cultural, se tornou uma afirmação recorrente e um retrato da penetração, em seus diversos matizes, do sistema capitalista no mundo. Ambas as frases são exageros, mas o avanço da humanidade necessita de extremos e de controvérsias. Friedman, da escola monetarista, justifica o estágio de financeirização da economia, e nada mais didático do que criticar aquilo que é grátis. Já Anderson crê no avanço da economia dos mercados virtuais e recoloca o termo grátis, numa clara provocação às teses monetaristas e, também, para ser emblemático com relação ao modelo de negócios que começa a se estruturar na internet (e para os bens intangíveis) como um dos efeitos da Revolução Tecnológica e Informacional. O que se percebeu nos últimos anos foi a tendência crescente de financeirização de todas as transações, inclusive com relação aos bens naturais, como as praias e as relações pessoais, como o marketing em rede. Tudo pode ser traduzido em valor monetário: do banho de mar ao contato com o vizinho. A atual crise dos Estados Unidos torna o tema mais visível e demonstra as fragilidades do sistema calcado na aceleração da circulação do dinheiro, uma das bandeiras da linha monetarista. Chris Anderson, para justificar sua tese, usa o conceito da Cauda Longa, um termo criado pelo célebre economista Pareto [2]. Os estudos do renomado economista são utilizados atualmente para justificar o modelo de negócios no mundo virtual. O conceito, quando aplicado na economia virtual que se desenvolve predominantemente no ciberespaço, sustenta explicações de como um bem com um custo de produção e distribuição elevados pode alcançar um cliente em qualquer lugar do mundo, sem que exista um custo adicional de estoque e distribuição deste bem. É o chamado "mercado de nichos [3]. Em função da queda brusca dos custos de armazenamento e do cálculo exato dos custos de entrega, o bem pode chegar a qualquer cliente com um preço final que possibilite o reinvestimento na produção, mesmo sendo um bem com custos adicionais de exclusividade.

4 Pós-Graduação Pitágoras 4 Assim, o fenômeno da Cauda Longa surge da evolução natural dos modelos de negócio baseados na internet que cruzam variáveis da estrutura proveniente da Tecnologia da Informação, com o mercado de nichos - com a oferta de bens exclusivos em mercados virtuais - e transações comerciais no ciberespaço. O fenômeno em questão causa um impacto direto na lógica empresarial do lucro exponencial e imediato e a substitui por ganhar menos durante mais tempo. Embora tal fundamento não se aplique a qualquer bem ou serviço, ele tem suas vantagens quando aplicado para os bens intangíveis ou para os mercados virtuais de alguns bens tangíveis. Embora o conceito da Cauda Longa explique a longevidade de negócios para bens exclusivos que atuam em nichos de mercado, o Software Público contribui com o modelo por uma lógica complementar. Isto ocorre em função da natureza intangível do bem software e da sua estrutura de produção e disponibilização, capaz de aproximar os dois conceitos: Cauda Longa e Software Público. O mercado de software dá um peso muito forte a quem oferece o produto. Uma empresa pode definir quando vai descontinuar um projeto, mesmo que existam clientes interessados em permanecer usando a solução. Tal impacto se torna ainda maior para soluções que adotam licenças proprietárias, pois o desenvolvedor pode impedir a evolução e até o uso do sistema, em uma decisão que pode decretar o término de um projeto de forma unilateral. A experiência do software público, com base no princípio da Cauda Longa, pode se tornar um espaço de continuidade dos projetos de uso e desenvolvimento de software, garantido a longevidade das soluções. Tal iniciativa pode ser compreendida como um aspecto capaz de trazer maior segurança e confiança para os usuários e, conseqüentemente, ampliar a adoção do software por atores sociais dos mais diversos segmentos. O mais interessante para o modelo do software público aliado ao conceito da Cauda Longa é que será possível conjugá-los com outra vertente de negócios: ao invés dos prestadores de serviços se preocuparem com os ganhos imediatos, obtidos sobre o produto software e sobre o preço que deverá ser cobrado do próximo cliente, eles podem focar na melhoria do atendimento ao cliente e na oferta de um conjunto de soluções mais aderentes às necessidades do mercado. Tal fato já foi observado em 2007, quando a Revista Computerworld publicou a notícia "Negócios em Software Público" [4]. Nesta matéria, foi possível observar o modelo de negócios do sistema de inventário CACIC. Esta primeira solução desenvolvida com base no conceito do software público foi capaz de gerar receita para 21% dos prestadores que realizaram serviços relacionados à ferramenta. Isto significa uma mudança significativa nas relações que envolvem a prestação de serviços no mercado de software. As empresas podem focar mais na customização de soluções para o cliente do que na entrega de um produto "caixa fechada" que se proponha a resolver todos os problemas, algo superado na indústria de software. Será a mudança acentuada da venda de produtos ou licenças derivadas por prestação de serviços exclusivos.

5 Pós-Graduação Pitágoras 5 O impacto da continuidade de projetos de software significa que o usuário poderá decidir sobre a longevidade de um projeto independente da pressão da oferta. O conceito do software público cumpre a função de garantia de continuidade de projetos e o fenômeno da Cauda Longa pode proporcionar um conjunto maior de oportunidades de negócios para os prestadores de serviço. Importante que todos os atores percebam o seu papel no processo de retroalimentação do ecossistema, como o cliente que retorna um erro do software, a empresa que devolve para a comunidade um código melhorado para algum cliente - apesar do seu concorrente - e o ofertante que dedica o tempo do seu funcionário para aperfeiçoar a solução, em vez de tratar unicamente da questão como uma mera redução de custos. Isto significa, na verdade, que o fenômeno da Cauda Longa, na lógica da economia dos bens intangíveis, será definida pela oferta, pela demanda e pelos prestadores de serviços, algo que Chris Anderson, como bom provocador, pode considerar como um grande estímulo para que o "futuro dos negócios seja grátis", mas que, paradoxalmente, poderá gerar um fluxo monetário cada vez mais intenso.

6 Pós-Graduação Pitágoras 6 4- Software e computador especial ajudam garota com paralisia cerebral Frederico Bottrel - Estado de Minas Quinta-feira 09 de outubro de &id_noticia=82779/em_noticia_interna.shtml Com os olhos brilhando, atentos à tela, e a mãozinha sobre o adaptador ligado ao mouse, a pequena Camila Helena Pereira da Silva pressiona o equipamento quando, no monitor do computador, surgem as letras que ela deseja usar para escrever o seu próprio nome. Em pouco tempo, ela une as vogais e consoantes e, ao reconhecer o nome na tela, sorri. Ela adora; a vida dela é esse computador. Se deixar, fica o dia inteiro, diz a mãe, Cristiane Helena Pereira da Silva. Camila, que completa 12 anos amanhã, teve uma inflamação no cérebro quando tinha quatro meses. A encefalite virótica evoluiu para um quadro de paralisia cerebral e o computador é o novo aliado no desenvolvimento da criança, que não teve a percepção alterada pela inflamação. Isso significa que, com o lápis, Camila consegue poucos avanços, já que a coordenação motora foi bastante comprometida. Mas, com o mouse adaptado, é capaz de escrever qualquer palavra ditada pela mãe. Como foram preservados alguns movimentos voluntários na mão direita, a menina e a mãe descobriram, no computador doado pelo Centro de Pesquisa e Extensão (Cepead) da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), uma esperança para um futuro melhor na vida delas. É um jeito de, quem sabe, ela até arrumar um emprego, diz a mãe. Para escrever, Camila usa um software doado pelo Hospital Sarah Kubitschek, onde faz tratamento. Ela também brinca com um jogo de memória e tira de letra, conta Cristiane. De acordo com Daniel dos Santos Gomes, estagiário do Cepead que acompanhou a doação e adaptação do computador de Camila, é tempo de acabar com o conceito de que as pessoas devem se adaptar à tecnologia: Hoje é o inverso, é a tecnologia que tem que se adaptar às pessoas. O computador veio para suprir uma demanda, uma necessidade de uma sociedade com comunicação mais rápida. E, para que cada um use o computador como for possível, existem diversas maneiras de interação, segundo ele. Adaptações simples, agregadas a softwares livres (gratuitos e disponíveis na internet), podem ajudar no desenvolvimento de comunicações alternativas. É possível controlar um computador até mesmo por meio do sopro em um microfone, em determinados casos, exemplifica. O sonho de uma alfabetização completa já ronda as expectativas da menina há algum tempo, mas enfrenta alguns obstáculos. Cristiane morava no Taquaril e acaba de se mudar para o Bairro Céu Azul. Conseguiu matricular Camila na Escola Municipal Mário Mourão Filho, a poucos metros da casa simples em que moram, e, durante este ano, a menina está sem o acompanhamento especial de um estagiário. Ela está na quinta série e não está, né? Porque ainda não foi totalmente alfabetizada, diz a mãe. A Lei Federal nº /2001 garante que alunos com deficiência sejam integrados a

7 Pós-Graduação Pitágoras 7 quaisquer escolas dos ensinos básico e médio, mas o maior obstáculo é o despreparo dos professores para lidar com essa nova realidade. O Cepead mantém pesquisa sobre o uso de softwares de acessibilidade para deficiências e determinadas síndromes. Para aproximar professores do uso dessas ferramentas, criou cartilhas e manuais explicativos no formato de histórias em quadrinhos. Testados por dois grupos de professores 80 em Contagem e 12 a distância, em outras cidades a receptividade tem sido bastante positiva, por aproximar os professores das tecnologias, em especial, do computador. Alguns professores ainda têm resistência à tecnologia, afirma a professora e coordenadora do Cepead, Luciana Zenha. Quando a comunidade envolvida com deficiência descobre uma saída para expressão e para leitura, descobre o sentido da tecnologia. Estagiária do Cepead, Maria Mônica Rodrigues, que é deficiente visual, ainda questiona: Lançaram a inclusão, mas não deram a oportunidade de os professores se formar adequadamente. Para possibilitar que outros estudantes obtenham as mesma esperança de Camila, o Cepead criou uma campanha de doação de computadores. Segundo Luciana, os equipamentos doados serão adaptados aos alunos, com a instalação de programas de código aberto relacionados e acompanhamento periódico de representantes do centro. O objetivo é que muitas crianças com deficiência possam, pela mediação das tecnologias assistidas, se expressar, aprender e, inclusive, ensinar. Para fazer doações é preciso entrar em contato com o Cepead pelo telefone (31)

8 Pós-Graduação Pitágoras 8 5- Aumenta o leque de Profissionais Virtuais 27 de maio de 2008 às 00:01 Portal e-learning Brasil O trabalho remoto já está incorporado ao organograma, principalmente de empresas globais. De que adianta investir uma fortuna para trazer para o centro da cidade corpos pesando 80 quilos, se o que vocês querem são os cérebros deles, que pesam 3,8 quilos? Autor de frases memoráveis como essa, o guru da administração Peter Drucker (1909/2005), que escreveu mais de 20 livros e tem até hoje uma grande influência nos destinos da administração mundial, através de suas idéias modernas, arrojadas e inovadoras, já pressentia que o home office, o trabalho remoto, iria rapidamente deixar de ser uma excentricidade e se tornar um crescente modus vivendi corporativo. Idéia que começou a vigorar nos anos 1990, a prática foi no princípio exercida por profissionais liberais (arquitetos, por exemplo) e trabalhadores free-lancers, mas hoje já está incorporada ão organograma de muitas empresas, especialmente globais. Leila Prati, gerente global de marketing em lubrificantes para o varejo da Shell, há três anos deixou o escritório da empresa na Barra, Rio de Janeiro, para, de casa, comandar uma rede mundial. Não tem sentido eu trabalhar em um escritório clássico, já que minha equipe está espalhada pelo mundo e jamais poderei reuni-la num mesmo espaço físico, diz. De casa, posso fazer uma reunião com Singapura às 5 horas da manhã, enquanto tomo confortavelmente o café da manhã, depois esperar o ônibus escolar com minhas filhas e em seguida continuar on-line com a empresa. É um ganho de tempo e de qualidade de vida, o que se reflete em produtividade.

9 Pós-Graduação Pitágoras 9 6- Centralizar ou não centralizar a TI? 26 de maio de 2008 às 00:01 Portal e-learning Brasil Empresas com a área de tecnologia centralizada podem ter um dia-a-dia mais tranqüilo do que as companhias que espalham sua gestão de TI em vários pontos? O estudo IT Org DNA, realizado pela consultoria Booz Allen Hamilton e divulgado com exclusividade por InformationWeek Brasil, revela que organizações que contam com um departamento de TI unificado estão mais propensas a transformar decisões em ações e têm um fluxo de comunicação mais ágil do aquelas com o controle descentralizado. Mas será que essa teoria funciona na prática e pode ser adotada para as empresas, independente de seu porte? O estudo, que teve a participação de 1,5 mil empresas de todo o mundo, também descobriu que a maioria delas (60%) optou por manter a área de tecnologia restrita a um só lugar. No Brasil, segundo especialistas, esta tendência se repete em uma proporção de 80 companhias com áreas centralizadas para 20 que trabalham com uma administração de TI mais diluída. "A centralização permite uma maior padronização de processos, sistemas, de suporte e infra-estrutura, além de contribuir para o desenvolvimento e o compartilhamento de melhores práticas", assinala Sergio Lozinsky, líder da prática de TI da Booz Allen Hamilton (BAH) na América do Sul. A consolidação das informações e a geração de dados gerenciais normalmente são beneficiadas pela centralização em empresas de qualquer porte. "A exceção acontece durante períodos relativamente curtos, em fusões e aquisições de companhias, quando o mais importante é manter as operações funcionando. Mas logo se torna imperativo realizar sinergias", enfatiza Lozinsky.

10 Pós-Graduação Pitágoras Software permite espionar trabalhadores Reuters Terça-feira, 20 de maio de h55 BOSTON - Uma solução permite às empresas ler s, ouvir telefonemas e analisar conversas em chats. Até mesmo os funcionários de um setor acostumado à vigilância, como os bancos, podem se indignar com o uso de um computador para esse fim. Mas existem fortes perspectivas quanto a esse nicho do software, à medida que os bancos tentam manter controle mais estreito sobre seus funcionários depois de escândalos como as operações não autorizadas de Jérôme Kerviel no Société Générale ou os agressivos boatos que solaparam bancos como o HBOS e o Bear Stearns. "Com a crise de crédito e assim por diante, as pessoas começaram a tomar muito mais cuidado", disse Ruggero Contu, principal analista de pesquisa da consultoria de tecnologia Gartner. Conhecidas coletivamente como "e-discovery", essas tecnologias estão florescendo a despeito da desaceleração em outras áreas. A Gartner prevê que o segmento gere 760,5 milhões de dólares em receita este ano, ante 524,5 milhões de dólares em Os sistemas de registro e monitoração das atividades dos funcionários podem ajudar as empresas a recolher grande quantidade de informações internas --algo de que elas talvez precisem cada vez mais dados os processos judiciais causados pela crise do mercado hipotecário de risco (subprime), ou para atender às exigências regulatórias mais severas. Os políticos dos Estados Unidos vêm exigindo regras mais duras, depois do colapso do mercado da habitação, que vinham ritmo acelerado, enquanto a lei Sarbanes-Oxley, de 2002, de contabilidade corporativa e proteção aos investidores, já gerou requisitos legais complexos. "A base geral de tecnologia está sob pressão por conta da compressão de crédito, mas existem alguns nichos, como o mercado de e-discovery, que podem se beneficiar do reforço na regulamentação", disse Joseph Bori, analista do setor de tecnologia no Deutsche Bank. Os bancos estão reduzindo as despesas não essenciais e demitindo funcionários para compensar seus prejuízos e a queda nos negócios. Mas os gastos com sistemas de e- discovery contrariam a tendência.

11 Pós-Graduação Pitágoras Estudo: 88% dos funcionários de TI roubariam dados de empresas Entrevistados afirmam que praticariam ações do tipo se fossem demitidos repentinamente. Por Computerworld/Reino Unido 01 de setembro de h12 A maioria dos profissionais de tecnologia da informação admite que roubaria dados sensíveis da empresa incluindo detalhes sobre clientes e senhas dos presidentes se fossem demitidos, segundo uma pesquisa da consultoria Cyber-Ark. Alarmantes 88% dos funcionários de TI dizem que roubariam segredos corporativos se fossem repentinamente dispensados. Além das senhas de CEOs e dados de clientes, eles dizem que levariam consigo planos de pesquisa e desenvolvimento, relatórios financeiros e toda a lista de senhas para privilégios da companhia. Destes 88%, um terço usaria as senhas para ter acesso a informações restritas, como contas dos funcionários e a lista de salário das empresas. A pesquisa foi feita com 300 profissionais de TI do Reino Unido, pela Cyber-Ark, e revelou outros hábitos preocupantes: um terço dos profissionais de TI mantém suas senhas anotadas em post-its e 35% mandam informações altamente confidenciais por e- mail. O estudo mostrou ainda que um terço dos profissionais de TI vasculham dados confidenciais armazenados na rede da empresa, como s pessoais e salários. Como resultado, uma em cada quatro empresas admitiu sofrer sabotagem interna ou problemas com fraude em segurança de TI.

12 Pós-Graduação Pitágoras Carreira em empresa grande ou pequena, eis a questão Participantes da CW Connect, especialistas em RH e profissionais que já passaram pela experiência comentam prós e contras de trabalhar em grandes e pequenas companhias. Por Fabiana Monte, do COMPUTERWORLD 28 de agosto de h00 Trabalhar em grandes empresas é melhor do que trabalhar em pequenas corporações? Depende. Nos dois casos, há prós e contras, mas saber quais são os pontos positivos e os negativos de cada uma das opções ajuda você a traçar um panorama do que quer para a sua carreira. José Augusto Chaves Rangel, participante da CWConnect, passou pelas duas experiências. Primeiro, trabalhou em empresas pequenas bem pequenas. Uma tinha oito funcionários e a outra contava com aproximadamente 20 colaboradores. Na menor, Rangel permaneceu por oito meses, como analista e programador DBA. Na outra, ficou por dois anos, exercendo diversas funções, de analista a gerente de equipe e instrutor de tecnologia. Ele também trabalhou por um ano e oito meses na CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão) - atual ArcelorMittal Tubarão, da ArcelorMittal Brasil -, antes de decidir abrir sua própria empresa de desenvolvimento de software e serviços, em Vitória, no Espírito Santo. Na CST, fiquei de um mês e meio a dois fazendo treinamentos, para me adequar ao que a empresa queria de mim, lembra. Rangel destaca que as grandes corporações oferecem benefícios para o profissional que, comumente, não são vistos nas pequenas, como intenso programa de treinamento e salários maiores. Por outro lado, em uma grande empresa, o profissional perde um pouco de autonomia, já que a tomada de decisão passa por uma série de níveis hierárquicos. Menores são mais ágeis Na opinião de outro participante da CW Connect, Daniel Checchia, um ponto importante a ser ressaltado em favor das pequenas é que nelas a aprovação de investimentos costuma ser mais rápida do que em grandes corporações. Para o atual gerente de TI da Predicta, especializada em marketing online, nas grandes companhias, o gestor de tecnologia tem mais possibilidades para distribuir tarefas na equipe, que costuma contar com um número maior de funcionários do que as das pequenas. Atualmente em uma companhia com 90 funcionários, Checchia já atuou no BicBanco e na B2W, que resultou da fusão de Submarino e Americanas.com, com estações de

13 Pós-Graduação Pitágoras 13 trabalho. Trouxe uma bagagem muito grande, tanto em termos de projetos quanto de processos. Tenho a chance de implementar na pequena empresa processos e gestão que aprendi nas grandes, diz. Profissional multifuncional Jogo de cintura é o principal atributo que uma pequena empresa dá aos profissionais que passam por seu quadro. Essa é a opinião de Aline Zimermann Franco, sócia-executiva da Fesa, consultoria de RH especializada em nível executivo. "Você acaba aprendendo a trabalhar em um ambiente multifuncional, com visão interessante de finanças, equipe enxuta e investimentos reduzidos", enumera. Elas (as pequenas) são quase como uma escola profissionalizante, até porque abrem o mercado para profissionais, muitas vezes sem os pré-requisitos que as grandes exigem, completa Maria Elizabeth Johann, coordenadora dos MBAs em Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A professora acrescenta que nas pequenas empresas as relações entre os funcionários são mais pessoais, uma vez que a estrutura é menor, o que permite que mais colaboradores se conheçam. Por outro lado, o acúmulo de funções é mais freqüente nas pequenas companhias, onde, em geral, faltam planos de cargos e salários. A competição e a possibilidade de crescimento profissional são maiores em empresas de grande porte, onde há diversas posições de mesmo nível hierárquico. Por outro lado, o orçamento e o investimento disponíveis em companhias menores são mais enxutos. "Um executivo que aprende a lidar com um ambiente como este adquire jogo de cintura e consegue fazer mais com menos", ressalta Aline. Nas grandes, acrescenta a diretora da Fesa, o profissional aprende a fazer parte de estruturas complexas, que exigem vários níveis de resposta, tanto local, quanto regional e global. "O executivo aprende a lidar com diferentes demandas e diferentes respostas. O lado ruim é a estrutura muito verticalizada, na qual o profissional tem limites. Numa empresa de menor porte, ele pode transitar de uma ponta a outra, ajudando em toda a negociação de um projeto", destaca Aline. Trace seu objetivo Para Maria Elizabeth, o tamanho da empresa pouco importa para a trajetória do profissional. Antes de pensar no porte da companhia, o profissional deve traçar metas de desenvolvimento da sua carreira, pensando, em primeiro lugar, se ele quer virar um executivo ou trilhar carreira na área técnica. Depois de tomar essa decisão, ele deverá avaliar se a empresa na qual trabalha pode oferecer recursos e possibilidades para que ele alcance seu objetivo. "Talvez, seja melhor até ficar no pequeno negócio se ele oferecer as condições. Uma grande empresa pode até ter mais recursos, mas também vai tirar o seu sangue", afirma.

14 Pós-Graduação Pitágoras Gartner afirma que Windows está falido e explica por quê Tendências em TI hoje, como a virtualização e sistemas não proprietários, vão na contramão do que o Windows (e a Microsoft) são atualmente Por CIO 08 de maio de h10 Na sessão de tendências emergentes do Gartner, os analistas Neil MacDonald e Michael Silver identificaram as muitas razões pelas quais o Windows (e também a Microsoft) está em apuros. O tempo de desenvolvimento do sistema operacional da Microsoft é muito longo e resulta em algo com limitada carga de inovação. Os sistemas operacionais oferecem uma experiência inconsistente entre plataformas, com problemas significativos de compatibilidade. Além disso, outros fornecedores estão inovando muito mais que a Microsoft. Isso dá aos clientes produtos imprevisíveis com valor limitado, custos de gerenciamento altos, e quebra de muitos aplicativos que levaram muito tempo para serem testados e adotados. Com os usuários finais trazendo suas próprias soluções de software para dentro do escritório...bem, é um passo para termos uma história triste sobre a Microsoft. Esses argumentos provavelmente não surpreendem você. Mas os analistas do Gartner ofereceram alguns outros pontos para mostrar como o Windows está em um mundo de grandes desafios. No alto da lista está a complexidade do sistema operacional, sua falta de modularidade e o crescente movimento de Web-based e outras aplicações sem amarras. Alguns de seus argumentos: Mercados maduros têm crescimento limitado em termos de hardware. O negócio de hardware deve crescer apenas de 2 a 8% entre 2015 e As oportunidades para PCs são altas apenas em mercados emergentes, onde a taxa de crescimento é de 16-24% para storage, por exemplo - e o Vista não é adequado para esse modelo de memória. O Linux é o sistema operacional preferido em computadores pouco sofisticados, incluindo one laptop per child e a Microsoft certamente não quer ver isso acontecer. Todas essas coisas estão em oposição ao que vemos em expansão do uso de computadores anos após anos, diz MacDonald. Compatibilidade de versões é relevante em mais do que em termos de desenvolvimento de software. Algumas tendências da indústria implicam que nós precisamos escalar a computação. O resultado, eles acreditam, é que empresas vão querer customizar o sistema operacional baseado nas necessidades.

15 Pós-Graduação Pitágoras 15 A Microsoft tem dado alguns passos nessa direção, eles apontaram; por exemplo, o Microsoft Server 2008 pode ser baseado em funções. Esse é um passo na direção certa, mas ainda muito superficial, disse Silver. Sendo que é preciso uma mudança radical em arquitetura que vão além de empacotar DLLs, ele acrescentou. O movimento para servidores não proprietários ainda está apenas começando mas em breve terá um efeito enorme na computação empresarial. As aplicações legadas não sumirão, nem se as aplicações novas forem baseadas na web, eles dizem. Mas isso não ficará assim. Hoje, 70% a 80% das aplicações corporativas requerem o Windows para rodarem, mas os analistas do Gartner esperam um ponto de ruptura em 2011, quando a maioria dessas aplicações serão não proprietárias, tais como as aplicações baseadas em web. Em algum ponto no meio da próxima década, o Windows terá um papel bem menor no desktop, diz MacDonald. A virtualização muda nossa forma do que é um sistema operacional. A virtualização começa oferecendo níveis de abstração entre os sistemas operacionais e o hardware, apontaram os analistas. A virtualização está tomando alguns dos papeis que eram do sistema operacional. E ainda, diz o Gartner: não mude para o Vista. Todos esses pontos não significam que sua empresa deve ignorar o Vista completamente. Apesar de que metade dos clientes do Gartner pesquisados não planeja começar a migração para o Vista até a segunda metade de Nós não recomendamos a mudança para o Vista, disse MacDonald. Eles, entretanto, sugerem que as empresas, no curto prazo, adotem o Vista por inércia (por exemplo, quando uma máquina é adquirida com o sistema operacional). Isso não por conta das virtudes do sistema operacional, diz MacDonald, porque Windows 7 está planejado para ser entregue em 2009 ou 2010 e você não quer esperar até 2012 até começar a usá-lo. Os analistas recomendam que no curto prazo, as companhias escolham entre as opções de sistemas operacionais Windows enquanto determinam o próprio ponto de mudança para aplicações não proprietárias. No próximo ano, eles dizem, gerentes de TI devem avaliar onde aplicações de virtualização e sistemas operacionais podem prover vantagens. Você deve considerar outros sistemas operacionais? MacDonand e Silver acreditam que pelo menos você deve avaliar o custo de mudar para outro ambiente. A Microsoft não mudará sua mensagem ao menos que empresas tornem claro que adotarão as tecnologias que melhor se adéqüem às necessidades de seus usuários, dizem. O que a Microsoft pensa de tudo isso? MacDonald e Silver disseram que falaram com Steve Ballmer sobre a análise, mas 95% das vendas da Microsoft provêm de contratos de OEMs. Ballmer tem bilhões em risco, diz Silver. Acredito que a Microsoft adotará um passo lento de mudanças incrementais porque essa é a forma mais segura para os acionistas.

16 Pós-Graduação Pitágoras China adota tecnologias mais eficientes para censura da internet Por Redação do IDG Now! Publicada em 05 de janeiro de 2009 às 14h53 Atualizada em 05 de janeiro de 2009 às 14h55 São Paulo Governo quer monitorar conteúdo 'subversivo' com mais eficiência, com soluções da TRS Information Technology, diz jornal. O governo da China está equipando seus censores da internet com softwares avançados que permitem a identificação de conteúdo considerado subversivo com mais velocidade e eficiência, segundo o jornal Financial Times. A empresa TRS Information Technology é a responsável pelas novas tecnologias adotadas, que são adotadas pelos policiais da internet na busca de conteúdos ilegais. Antes, eles usavam os buscadores Google ou Baidu, em pesquisas por palavras-chave, afirma o jornal. As soluções da TRS, que aceleram a busca por criminosos virtuais, ajudam a localizar conversas e monitorar opiniões públicas de forma mais eficiente, ao invés de apenas eliminar uma conversa perigosa depois desta já ter ocorrido. O foco da censura está em grupos como jovens estudantes, que tendem a ter opiniões mais extremas, segundo o Financial Times.

17 12- Tempos difíceis levam espectadores da TV para a Web? Pós-Graduação Pitágoras 17 Consumidores preocupados demonstram que já não têm apetite inesgotável por novos aparelhos Reuters terça-feira, 13 de janeiro de Londres - Na primeira recessão mundial da era da Internet, os consumidores preocupados com gastos estão demonstrando que já não têm apetite inesgotável por todos os novos aparelhos ou serviços de mídia. Muitos usuários estão tentando eliminar serviços sobrepostos que ofereçam o mesmo velho entretenimento em um pacote diferente ou para um aparelho diferente. Com ipods, TVs digitais, gravadores de vídeo, computadores multimídia e conexões de banda larga disponíveis em muitos domicílios, os consumidores que estão estudando suas opções agora encontram uma série de substitutos online efetivos para a TV aberta, via cabo ou via satélite. Será que 2009 será o ano que começaremos seriamente a perguntar "o que está passando na Internet?" em lugar de "o que está passando na televisão"? Um estudo divulgado esta semana pela consultoria Deloitte, sobre os hábitos de consumo de mídia, sugere que isso pode ser verdade. A pesquisa, concluída em outubro e envolvendo consumidores de entre 14 e 75 anos, constatou que uma maioria dos consumidores já considera que seus computadores pessoais oferecem melhor entretenimento do que os televisores. Os dados são parte de um estudo em cinco países que envolveu quase 9 mil consumidores e encontrou uma mudança nas preferências por entretenimento da TV para a mídia online. No Brasil, os consumidores entrevistados passaram 19,3 horas online para fins pessoais ante 9,8 horas assistindo TV. Nos Estados Unidos, a chamada "geração do milênio", formada por consumidores de entre 14 e 19 anos criados inteiramente durante a era da Internet, afirma que computadores oferecem mais entretenimento do que a TV.

18 Pós-Graduação Pitágoras Inteligência Tecnológica: o primeiro passo para o êxito em P&D 05 de janeiro de 2009 às 00:05 Por Sergio Larreina _para_o_exito_em_p_d/19907/ A-A+ Muitas empresas perdem dinheiro inovando. Não há sentido investir na pesquisa de um composto já existente, nem dedicar esforços para desenvolver um modelo que já está nas mãos de terceiros ou produzir algo que já não interessa ao mercado. Os estudos de Inteligência Tecnológica sinalizam o que poderá ser um êxito em termos de inovação tecnológica, rastreando a informação disponível em todo o mundo e disponibilizando às empresas as linhas de investigação que devem seguir. A Inteligência Tecnológica permite que as empresas acompanhem o desenvolvimento tecnológico de seus concorrentes, conheçam os mercados mais inovadores, quem são os profissionais atuantes e onde se encontram além de poder determinar a evolução de uma tecnologia, detectar tecnologias emergentes ou que estão se tornando obsoletas, indicar tecnologias geradoras de outras ou que se apliquem a outras áreas. A Inteligência Tecnológica possibilita, ainda, encontrar novos nichos de mercado, novos players e fornecedores que podem se tornar concorrentes. A Inteligência começa com a identificação da informação necessária e a busca das informações pertinentes; e termina, com o tratamento e análise dessas informações, de forma a amparar a tomada de determinadas decisões. O que parece mais difícil é identificar o potencial da Inteligência Tecnológica, a que áreas se aplica e que tipo de organização pode implementá-la. Muitas vezes a Inteligência Tecnológica é entendida como um processo caro, baseado em grandes soluções de software, de longa duração e aplicável apenas a grandes empresas. Tal entendimento é demasiado generalista e a Inteligência é uma das poucas disciplinas horizontais, aplicáveis a qualquer tipo de organização, de qualquer tamanho, setor ou região geográfica. Para a implementação de um sistema de Inteligência Tecnológica não há necessidade de programas sofisticados de análise de informações, nem recursos econômicos vultosos. A chave do sistema de Inteligência Tecnológica é o profissional especialista, capaz de buscar informações relevantes e realizar análises iniciais. Essa pessoa será a responsável pela identificação do tipo de informação que a empresa necessita em determinado momento, pela escolha das fontes que deverão ser consultadas e pela análise da informação pertinente. Ainda que, à primeira vista, possa parecer um processo simples, na prática isso requer níveis de conhecimento e experiência avançados. As fontes de informação podem ser de diferentes naturezas: algumas em suporte digital,

19 Pós-Graduação Pitágoras 19 outras em formato diverso, tais como publicações especializadas. E sempre estão dispersas. Podem ser encontradas em portais temáticos, bases de dados específicas, publicações e artigos científicos, blogs chats, sites de atualidades, hemerotecas, páginas de instituições, bases de dados de patentes e projetos de pesquisa, entre outras. Sendo assim, o processo de levantamento e seleção das informações demanda certo tempo e, apesar de tudo, a pesquisa nunca será exaustiva. Some-se a isso o fato de que muitas vezes as fontes de informação apresentam-se em idiomas diferentes. No entanto, ninguém deve mensurar a magnitude de uma atividade apenas pela complexidade de seu processo, mas também pelos resultados que ela aporta. É possível acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos concorrentes, os mercados em que a tecnologia é desenvolvida, quem são os profissionais mais atuantes e onde se encontram. A Inteligência Tecnológica permite, ainda, determinar a evolução do interesse de uma tecnologia, identificar tecnologias emergentes ou obsoletas, ou aplicáveis a outros ramos. Enfim, é possível se antecipar e preparar a organização para futuras adaptações. A identificação e a análise dos sinais é uma das vantagens da Inteligência Tecnológica. Uma interpretação eficiente dos dados é crucial como subsídio para tomada de decisões e esboço de cenários futuros. A reflexão que deve ser feita pelas empresas que não utilizam o processo de Inteligência é a seguinte: o preço pode ser a estagnação. Não há sentido investir na pesquisa de um composto que já existe, nem dedicar-se ao desenvolvimento de um modelo que já se encontra em poder de terceiro ou em produzir algo que não mais interessa ao mercado. Também não é justificável que uma empresa tenha um pedido de patente indeferido porque não tinha conhecimento do estado da técnica ou dos requisitos da legislação local. Mas, e se todas as empresas implantarem um processo de inteligência? Frente ao uso comum da informação, a diferença é a forma com que o conhecimento é aproveitado, a qualidade dos processos e inovações constantes: o uso inteligente da Inteligência.

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short A explosão do número de usuários de smartphones está promovendo uma mudança rápida na cultura de vendas e atendimento aos clientes.

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

SAP Customer Success Story Educação Park Idiomas. Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One

SAP Customer Success Story Educação Park Idiomas. Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One Geral Executiva Nome da Park Idiomas Indústria Educação Produtos e Serviços Cursos de inglês e espanhol, oferecidos em franquias situadas em oito

Leia mais

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013 SONDAGEM NACIONAL de JORNALISTAS 2013 Este documento está licenciado via Creative Commons. Você pode baixar, compartilhar, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Geral Executiva Nome da Hotel Urbano Indústria Turismo Produtos e Serviços Comercialização online de pacotes

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve CASO DE SUCESSO Julho 2014 Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve PERFIL DO CLIENTE Setor: Educação Organização: Cultura Inglesa São Paulo EMPRESA DESAFIO SOLUÇÃO

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

a evolução do marketing digital.

a evolução do marketing digital. a evolução do marketing digital. Você está preparado para conhecer o modelo de negócio que irá lhe proporcionar a liberdade financeira? NOSSA empresa A Welike é uma plataforma de comércio eletrônico e

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Fazendo a mudança dar certo

Fazendo a mudança dar certo Fazendo a mudança dar certo A importância das pessoas 12 de março de 2015 Carlos Siqueira e Daniela Segre Apresentações Carlos Siqueira Hay Group Brasil Diretor Daniela Segre Hay Group Brasil Gerente 2

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana CUSTOMER SUCCESS STORY NOVEMBRO 2010 A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana PERFIL DO CLIENTE Sector: Transporte e distribuição Organização: TNT Express Ingressos: Mais de 6.600 milhões

Leia mais

1. A Google usa cabras para cortar a grama

1. A Google usa cabras para cortar a grama Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB Transcrição do vídeo Projeto Participar Duração: 10 minutos e 43 segundos Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

ERP. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning -Sistema de Gestão Empresarial -Surgimento por volta dos anos 90 -Existência de uma base de dados

Leia mais

Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista

Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista 1. O Windows Vista é um sucesso? 2. Os grandes mitos 3. Prêmio Perfil do Vende Dor Tímido Cansado Gentil Tolerância Zero Esperto

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões

Leia mais