C O N S U L T O R E S S Ê N I O R

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "C O N S U L T O R E S S Ê N I O R"

Transcrição

1

2

3 E M P R E S A A Barral M Jorge Consultores Associados BMJ é uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria em Comércio Exterior, Inteligência Corporativa e Relações Governamentais. Localizada na capital federal e em São Paulo, maior centro econômico do Brasil, a BMJ atua em diversas áreas, tais como defesa comercial, análise de políticas públicas, negociações internacionais e análise de mercados, atendendo às necessidades de entidades de classe, empresas e outras instituições. A equipe da BMJ é formada por experientes profissionais egressos do setor público e de grandes empresas do setor privado. Seu quadro multidisciplinar é reforçado por uma extensa rede de colaboradores no Brasil e no exterior. A consultoria possui uma carteira de clientes que abrange diversos setores econômicos, permitindo que a prestação de serviços esteja em sintonia com um mercado internacional em constante transformação.

4 E Q U I P E C O N S U L T O R E S S Ê N I O R Miguel Jorge Sócio Sênior da Barral M Jorge Consultores Associados desde junho de 2011, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ( ) nasceu em 1945, em Ponte Nova, Estado de Minas Gerais. Ocupou diversos cargos em entidades e associações durante sua carreira. Trabalhou de 1963 a 1987 como jornalista nos principais veículos de comunicação da imprensa brasileira, tais como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo (onde foi Editor-Chefe). Também trabalhou na Faculdade de Comunicação da Universidade Paulista, como chefe do Departamento de Jornalismo e Professor de Jornalismo. Em 1987, Miguel Jorge passou a fazer parte da diretoria da Autolatina Brasil (Volkswagen do Brasil e Ford do Brasil); no período de 1998 a 2000, foi vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos e Corporativos da Volkswagen do Brasil. Em 2001, foi para o Banco Santander Brasil como Vice- Presidente Executivo de Recursos Humanos e de Assuntos Legais e Assuntos Corporativos. De 2003 a 2007, foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, e de 2007 a 2010, Presidente do Conselho de Administração para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, além da consultoria, Miguel Jorge é conselheiro das empresas MAN-Volkswagen Caminhões e Ônibus, Eldorado Celulose, Fresenius-Kabi, Libra Terminais e TIVIT Tecnologia. Welber Barral Ex- secretário de Comércio Exterior ( ) e reconhecido especialista em defesa comercial e negociações internacionais, Welber Barral tem vinte anos de experiência como consultor para agências governamentais e empresas na América Latina. Além de exercer o cargo de sócio administrador na Barral M Jorge, é também conselheiro da Câmara de Comércio Americana (Amcham), árbitro no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e na Organização Mundial do Comércio (OMC), Professor de Negociações Internacionais do Instituto Rio Branco e Professor visitante em diversas universidades no Brasil e no exterior. Anteriormente, atuou como Presidente do Brazil Industries Coalition (BIC) e Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Welber Barral é Mestre em Relações Internacionais (UFSC), Doutor em Direito Internacional (USP) e Pós-Doutor em Direito do Comércio Internacional (Georgetown University).

5 E Q U I P E Rodrigo Almeida O economista Rodrigo Almeida fez sua carreira profissional na Monsanto do Brasil, onde atuou na área comercial da antiga Divisão de Plásticos, na Divisão de Produtos Químicos para Borracha como Gerente de Produto, na área financeira como Gerente de Crédito e Cobrança e como Gerente de Controle de Preços, no período em que o Brasil adotava o controle de preços para os principais produtos do mercado, e, finalmente, na área de Assuntos Corporativos como Diretor. Foi nesta área que contribuiu para a construção de importante marcos regulatórios relativos à introdução da biotecnologia no Brasil. Durante este período, estabeleceu relacionamentos produtivos com diferentes interlocutores do mercado brasileiro, no governo, na indústria e em diversas associações. Como exemplo de sua participação junto a entidades do setor, ocupou a posição de Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Química ABIQUIM, foi Vice- Presidente da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação ABIA, e Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal Sindirações. Além disso, foi Diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Ciesp e membro do Comitê de Relações Governamentais da Câmara Americana de Comércio - Amcham.A partir de Julho de 2013, Rodrigo Almeida passa a integrar a equipe da Barral M Jorge Consultores Associados....

6 E Q U I P E C O N S U L T O R E S Gilvan Brogini Consultor nas áreas de direito internacional e comércio internacional desde Foi especialista em projetos de comércio exterior da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) de 2008 a 2010, período em que desenvolveu trabalhos junto ao Departamento de Defesa Comercial (DECOM/SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Doutorando em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Internacional também pela USP e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na área de comércio exterior, com inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Monica Rodriguez Hinojosa Monica atua nas áreas de assessoria em Comércio Exterior, Assuntos Corporativos e Negociações Comerciais. Foi Chefe de Divisão no Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex/Secex). Com grande experiência em regimes aduaneiros especiais e requisitos de importação, atuou profissionalmente também na Espanha e no Canadá. Bacharel em Administração pela UDESC Universidade Estadual de Santa Catarina e com MBA em Administração Global também pela UDESC. Concluiu os cursos de Multilateral Trade Agreements e Medidas sanitarias y fitosanitarias, OMC Organização Mundial do Comércio. Mestranda em Administração no CESUSC e Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal. Gabriel Merheb Petrus Foi Assessor Especial da Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República entre 2011 e Possui experiência em processo legislativo, relações governamentais e na formulação e monitoramento de políticas públicas federais. Entre 2010 e 2011, exerceu o cargo de assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, atuando na análise e redação dos atos propostos ao Presidente da República. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, atualmente, acadêmico do programa de MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

7 E Q U I P E Renata Vargas Amaral Doutora em Direito do Comércio Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Maastricht, Holanda. Possui graduação em Direito pela UFSC, especialização em solução de controvérsias e investimentos em comércio internacional pela Universidade de Buenos Aires e mestrado em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Profissionalmente atuou como advogada no Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex), como consultora externa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e é atualmente professora convidada de cursos de pós-graduação em comércio e negócios internacionais, e pesquisadora convidada do Institute for Globalization and International Regulation da Universidade de Maastricht. Márcio Fogaça Com extensa experiência em normas de comércio exterior, foi Chefe de Divisão no Departamento de Normas e Competitividade da Secretaria de Comércio Exterior (DENOC/ SECEX) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) entre 2010 e Anteriormente, foi assistente jurídico no Banco do Brasil e estagiário no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Márcio Fogaça é bacharel em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e atua na área de Relações Governamentais na Barral M Jorge. Verônica Baltazar Prates Bacharel em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (LSE), Verônica foi assistente de Pesquisas na área de Política de Defesa e Analista de Risco Político da América Latina para o Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS) no Reino Unido ( ). Compõe a equipe da Barral M Jorge desde 2012, onde integra a equipe de Operações de Comércio Exterior e colabora na elaboração de estudos junto às áreas de Inteligência de Mercado e Relações Governamentais.

8 E Q U I P E Rhamony Mello Silva Rhamony compõe a equipe da Barral M Jorge desde 2012 atuando em gestão administrativa e financeira, e nas áreas de contabilidade e recursos humanos. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação UNIRG de Gurupi/TO, bacharelando em Direito pela Faculdade Fortium. Foi Supervisor Administrativo durante cinco anos na empresa Revenda Ambev Cemar Transp. e Distrib. de Bebidas e, também, Supervisor Administrativo durante 2 anos na instituição de ensino ABEC - Associação Brasileira de Educação e Cultura Colégio Marista de Brasília. E S T A G I Á R I O S Andrezza Muniz Barreto Fontoura Estudante do curso de graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Andrezza integra o núcleo de Defesa Comercial da Barral M Jorge. Foi estagiária da Divisão de Assuntos Políticos, Institucionais, Jurídicos e Sociais do Mercosul no Ministério das Relações Exteriores ( ). Anteriormente, realizou trabalho voluntário como assistente de pesquisa da consultora de Operações de Paz e Haiti da ONG Viva Rio, em Washington, DC, EUA ( ). Colaborou com o artigo Latin America s Involvement in the United Nations Peace Operations and Brazil s Engagement as a Key Player, publicado pela Canadian Peacekeeping Press (The Pearson Papers; vol. 13, 2011) e a pesquisa sobre aspectos da cooperação sul-sul entre Brasil e África (2011). Raphael Voos Lenzi Raphael Lenzi é estudante de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Trabalhou de 2011 a 2013 na Assessoria Internacional do Ministério da Justiça, onde ingressou como estagiário. Anteriormente, teve experiência profissional na área de Promoção de Eventos e Marketing. Atualmente integra a equipe de Comunicação e Marketing da Barral M Jorge.

9 E Q U I P E Matheus Andrade Matheus Andrade é estudante do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Foi aluno intercambista na Bond University em Gold Coast, QLD, Austrália (2010) e na Universidad de la República em Montevidéu, Uruguai (2012). Foi estagiário no Departamento de Negociações Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (DEINT/MDIC) em 2011 e na Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/MAPA) em 2012 e Atua na equipe da Barral M Jorge na área de defesa comercial. Eric Moraes Eric Moraes estuda Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Integra a equipe da Barral M Jorge na área de Relações Governamentais. Foi aluno intercambista na Tenino High School, WA, Estados Unidos ( ), Canadian College of English Language em Vancouver, BC, Canada (2007) e na Universidad de La Republica, Montevidéu, Uruguai (2012). Possui curso de Proficiência em Inglês da Universidade de Cambridge, Reino Unido (2009). Exerceu cargo de estagiário no Departamento de Negociações Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio Exterior em 2011, no escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) em 2012, e no setor privado, onde atuou em empresas no ramo de comércio exterior (2013)....

10 E Q U I P E C O N S U L T O R E S E X T E R N O S Amir Valente Consultor em planejamento e operação de sistemas de transportes, com longa experiência em avaliação de projetos de logística. Engenheiro Civil (UFSC). Mestre em Engenharia de Transportes (UFRJ). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor de Engenharia Civil (UFSC). Arquimedes Fernandes Consultor em comunicação empresarial. Com 25 anos de jornalismo, atuou na Autolatina, Volkswagen e Santander. Foi responsável pela assessoria de imprensa do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Jornalista. Coordenador de sucursais do Grupo Estado. Coordenador de pauta do SBT. Chefe de pauta da Rádio Jovem. Eugênio Araújo Consultor em comunicação corporativa. Tem 30 anos de Experiência na área de Jornalismo, como Repórter, Repórter Especial, Editor de jornais, como Estadão e Revistas da Editora Abril. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mestre em Jornalismo (Universidade de Navarra, Espanha). Cursos de gestão na Fundação D. Cabral (PDE) e Fundação Insead (Fontainebleu, França). Prêmio Esso de Jornalismo. Larissa Schmidt Advogada, Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Brasília, Mestre em Direito das Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-consultora da Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima em Brasília, na qual atuou na área de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e na Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.. Atuou, nos últimos 5 anos, na área técnica e jurídica ambiental para a área privada e pública. Professora de pósgraduação em Direito Ambiental e Direito Internacional do UNICEUB/DF. Larry Backer Consultor em projetos de investimentos soberanos, responsabilidade social de empresas e FCPA. Professor de Corporate Law (Eshelman Scholar, Pennsylvania State University).

11 E Q U I P E Luiz Otavio Pimentel Um dos maiores especialistas brasileiros em Direito da Propriedade Intelectual. Atua há vinte anos em consultoria a agências governamentais e empresas. MSc. Direito (UFSC), Doutor Direito (U. Barcelona/Asuncion). Professor de Direito da Propriedade Intelectual (UFSC). Membro da Lista de Árbitros do Mercosul. Marília D'Orazio de Matos Consultora em Macroeconomia e Investimentos. Foi Analista Econômica em Projetos de Comércio Exterior da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil e da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação CZPE, no MDIC. Pelo PNUD, trabalhou com Cooperação e Tratados Internacionais no Ministério de Minas e Energia - MME. Bacharel em Ciências Econômicas (UnB). Especialista em Projetos (FGV) e em Economia Industrial (IE/UFRJ). Certificado de Internacionalização de Empresas, pelo Instituto Espanhol de Comercio Exterior (ICEX). Rodrigo More Consultor na área de transporte marítimo e fluvial e planejamento e logística portuários. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos e Colaborador do Centro de Pesquisa Político-Estratégico da Escola de Guerra Naval. Como diretor do Instituto de Estudos Marítimos coordena projetos na área de logística e simulação. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e exterior. Graduado em Direito (USP -1997), mestre (2002) e doutor (2005) em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Pós-doutorando em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP. Simone Moraes Raszl Consultora na área de segurança, qualidade e legislação de alimentos desde Foi consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/ OMS). Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade e de Segurança de Alimentos (ISO 9001 e ISO 22000), Auditora do programa GMA-SAFE. Médica Veterinária (Universidade Federal de Uberlândia), Mestre em Ciência de Alimentos (Universidade Autônoma de Barcelona).

12 Á R E A S DE A T U A Ç Ã O S E R V I Ç O S O portfólio de serviços da Barral M Jorge contempla soluções integradas para ajudá-los na escolha da melhor estratégia para alcançar seus objetivos. Essas soluções estão agrupadas nas três principais frentes de atuação: Comércio Internacional, Relações Governamentais e Projetos de Investimento. Todos os nossos projetos são caracterizados por: Alinhamento às necessidades específicas do cliente; Ações para curto e longo prazo; Recomendações bem embasadas; Operações práticas e implementáveis.

13 Á R E A S DE A T U A Ç Ã O COMÉRCIO INTERNACIONAL A inserção efetiva no comércio internacional traz diversas oportunidades para as empresas, dentre outras: acesso a novos mercados, ampliação de clientela, ganhos de escala, benefícios fiscais que resultam na redução geral de custos e maior eficiência às companhias. A fim de beneficiarem-se das prerrogativas do comércio internacional, é imprescindível que as empresas atuantes no Brasil, ou interessadas em atuar neste país, tenham conhecimento dos aspectos jurídicos, fiscais e administrativos regentes do comércio exterior brasileiro. Comércio Exterior Procedimentos para obtenção de drawback; Petição e acompanhamento de pleitos de ex-tarifário e de investigação de origem; Reclassificação tarifária de NCM, inclusive em lista de exceção; Enquadramento em regimes aduaneiros especiais; Obtenção de laudos e certificados para licenciamento de importação; Projetos de investimento e habilitação em regimes tributários especiais; Regularização de registros cambiais; Habilitação e classificação sanitária de produtos. Defesa Comercial Estudos preliminares de análise de dumping; Petição e acompanhamento de processos de antidumping, subsídios e salvaguardas; Elaboração de estratégia para defesa setorial contra importações desleais; Avaliação setorial para imposição de medidas de defesa da indústria; Estudos de mercado para fins de valoração aduaneira. Comércio Multilateral Análise setorial de barreiras tarifárias e não tarifárias às exportações brasileiras; Análise jurídica de inconsistências às normas multilaterais de comércio; Elaboração de documentos e petições em âmbito nacional e internacional; Acompanhamento político, nacional e internacional, de casos na OMC e em outras esferas de comércio internacional.

14 Á R E A S DE A T U A Ç Ã O COMÉRCIO INTERACIONAL RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS Nossa localização privilegiada na capital federal do país nos permite monitorar os principais acontecimentos políticos junto ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo, identificar o surgimento de riscos na conjuntura imediata e propor respostas em tempo hábil. O núcleo de Relações Governamentais da Barral M Jorge desenvolve serviços de análise e estratégia referentes a políticas públicas com o objetivo de ser um facilitador da relação público privada. Nossos serviços incluem: Acompanhamento das proposições de interesse na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; Análise do potencial impacto de novas regulações nos negócios e assessoramento na elaboração de projetos; Desenho de soluções estratégicas para aprovar produtos, modificar regulação, propor nova política pública para o setor e negociação de incentivos a investimentos; Organização e coordenação de coalizões setoriais; e, Acompanhamento de processo de habilitação a programas do governo de incentivo à indústria, principalmente o Inovar Auto.

15 Á R E A S DE A T U A Ç Ã O P R O J E T O S DE I N V E S T I M E N T O Agentes de sucesso no mundo dos negócios estão à frente do mercado, mudando suas operações de forma a se adequar às constantes transformações do cenário macroeconômico. Para a tomada de decisões, é essencial às empresas conhecer as tendências de seu segmento de atuação bem como os riscos e aspectos regulatórios de cada segmento. A Barral M Jorge possui comprovada experiência nas áreas de análise de conjuntura econômica e setorial, assuntos empresariais e estratégia organizacional. Seja no desenvolvimento de táticas de entrada no mercado, atualização do portfólio existente ou elaboração de análises de cenários, a Barral M Jorge é a parceira ideal. Ressaltam-se entre nossos serviços: Elaboração de estudos econômicos de oportunidades e riscos de negócios, incluindo avaliação do desempenho de concorrentes; Habilitação em regras de origem e acordos preferenciais; Assessoria em negociações relacionadas a barreiras não tarifárias; Consultoria para criação e implementação de Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs; Acompanhamento de negociações relacionadas a compensações comerciais (offset); Projetos para cumprimento de regras de propriedade intelectual....

16 B A R R A L M J O R G E C O N S U L T O R E S A S S O C I A D O S Brasília SAUS, Quadra 3, Lote 3 Bloco C, Salas 616/620 Brasília DF Tel.: +[55] São Paulo Av. Pres. Juscelino Kubitschek, andar São Paulo SP Tel.: +[55] Direitos autorais 2007

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo.

DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo. DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

INICIO DAS AULAS: 09 DE ABRIL DE 2010

INICIO DAS AULAS: 09 DE ABRIL DE 2010 NOME DO CURSO JUSTIFICATIVA Em cenários de estabilidade econômica e de políticas macroeconômicas que resultem em descontrole da taxa de inflação e juros, as empresas, assim como as pessoas cada vez mais

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS

Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Especialização em NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Setembro/2007 a Julho/2008 Estrutura Curricular Módulo 1 O Comércio Internacional Módulo

Leia mais

Resumo dos resultados da enquete CNI

Resumo dos resultados da enquete CNI Resumo dos resultados da enquete CNI Brasil - México: Interesse empresarial para ampliação do acordo bilateral Março 2015 Amostra da pesquisa No total foram recebidos 45 questionários de associações sendo

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

NOTA TÉCNICA 0036_V1_2014 REALIZAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR ENCOMEX 2014 JARAGUÁ DO SUL

NOTA TÉCNICA 0036_V1_2014 REALIZAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR ENCOMEX 2014 JARAGUÁ DO SUL NOTA TÉCNICA 0036_V1_2014 REALIZAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR Jaraguá do Sul (SC), Junho de 2014. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Jaraguá Ativa: Cidade inteligente e sustentável, cidade para pessoas.

Leia mais

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados.

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Nossos serviços Nossa equipe atende empresas que investem em responsabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381 CURRICULUM VITAE Data de Nascimento: MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES Rua Comandante Dangereux nº 60 Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604 Fax: (+244) 222393381 23 de Julho de 1951 Luanda, República de

Leia mais

ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014

ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014 ROSÁRIO MARQUES Internacionalizar para a Colômbia Encontro Empresarial GUIMARÃES 19/09/2014 REPÚBLICA DA COLÔMBIA POPULAÇÃO 48 Milhões SUPERFÍCIE 1.141.748 Km2 CAPITAL Bogotá 7,3 milhões PRINCIPAIS CIDADES

Leia mais

Master em Regulação do Comércio Global. Master in International Trade Regulation (MITRE)

Master em Regulação do Comércio Global. Master in International Trade Regulation (MITRE) Proposta de curso de pós-graduação Escola de Economia de São Paulo da FGV Master em Regulação do Comércio Global Master in International Trade Regulation (MITRE) OU Coordenadores: Vera Thorstensen (EESP)

Leia mais

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011)

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Seminário 09 A AMAZÔNIA E SUAS FRONTEIRAS NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Objetivo: Em consonância com a Política Externa do Governo Federal de Integração

Leia mais

CARLOS BARROS DE MOURA ALEX SILVA

CARLOS BARROS DE MOURA ALEX SILVA CARLOS BARROS DE MOURA Presidente e Consultor Sênior de Barros de Moura & Associados, Corretagem de Seguros Ltda. Tem mais 40 anos de experiência na indústria de seguros, como executivo de empresas seguradoras,

Leia mais

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010 Metodologia Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Através de e-survey - via web Público Alvo: Executivos de empresas associadas e não associadas à AMCHAM Amostra: 500 entrevistas realizadas Campo: 16

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios Universidade Estácio de Sá Gestão e Negócios A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como

Leia mais

Áreas de Atuação Societário

Áreas de Atuação Societário SC Advogados Apresentação A Salomão Cateb Advogados foi fundada em 1963 na cidade de Belo Horizonte por Salomão de Araújo Cateb. Os mais de 40 anos de atividade conferiram à empresa o reconhecimento e

Leia mais

A Parceria Apex-Brasil e RENAI

A Parceria Apex-Brasil e RENAI A Parceria Apex-Brasil e RENAI Mário Neves Coordenador-Geral da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento Alexandre Petry Gerente de Promoção e Facilitação de Investimentos da Apex-Brasil Ciclo

Leia mais

VAGAS. Ger Supply Chain. Coord Adm Vendas / Gerente Jr

VAGAS. Ger Supply Chain. Coord Adm Vendas / Gerente Jr VAGAS Ger Supply Chain Coord Adm Vendas / Gerente Jr Superior Completo e MBA em Logística Experiência na posição de 5 anos mínimo Reporte: Diretor Industrial Inglês Fluente e desejável espanhol Reportando-se

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes...

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes... MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL Data de realização: 10 a 17 de Outubro de 2015 Convênio..................... 3 Apresentação.................... 3 ISCTE / INDEG....................... 3 Programa.......................

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES 6210 Homespun Lane, Falls Church, VA. 22044, USA Tel:(1-571) 434 7861 Fax: (1-202) 962 0381 E-mail: milinvest@starpower.net

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Humanas

Universidade. Estácio de Sá. Humanas Universidade Estácio de Sá Humanas A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Leia mais

Assistência Jurídica para a Construção de um Mundo dos Negócios Novo e Sustentável

Assistência Jurídica para a Construção de um Mundo dos Negócios Novo e Sustentável Assistência Jurídica para a Construção de um Mundo dos Negócios Novo e Sustentável Quem Somos Somos uma sociedade de advogados dedicada à assistência e orientação jurídica as empresas nacionais e estrangeiras.

Leia mais

IV Reunião das Administradoras de ZPE. Brasília, 15 de abril de 2015

IV Reunião das Administradoras de ZPE. Brasília, 15 de abril de 2015 IV Reunião das Administradoras de ZPE Brasília, 15 de abril de 2015 I. Atuação da RENAI Roteiro: II. Possibilidades de parceria RENAI - ZPEs Parte I RENAI O que é a RENAI? Rede Nacional de Informações

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015 Prof. Paulo Zanotto de Paschoal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015 Sumário BRANDING: O SEGREDO DAS MARCAS VENCEDORAS... 1 MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM MICROSOFT EXCEL...

Leia mais

Profissionais com graduação nas esferas do Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Logística, Ciências Econômicas, entre outras.

Profissionais com graduação nas esferas do Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Logística, Ciências Econômicas, entre outras. Pós-graduação Lato-Sensu CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LEGISLAÇÃO E DIREITO ADUANEIRO OBJETIVOS Formar especialistas em Legislação e Direito Aduaneiro com compreensão abrangente do complexo aduaneiro, bem

Leia mais

vocação, experiência e inovação, tem como meta a excelência na prestação de serviços jurídicos e o atendimento responsável e eficiente

vocação, experiência e inovação, tem como meta a excelência na prestação de serviços jurídicos e o atendimento responsável e eficiente O Escritório é composto por um quadro de profissionais que, aliando vocação, experiência e inovação, tem como meta a excelência na prestação de serviços jurídicos e o atendimento responsável e eficiente

Leia mais

Resumo dos resultados da enquete CNI

Resumo dos resultados da enquete CNI Resumo dos resultados da enquete CNI Brasil - México: Interesse empresarial para ampliação do acordo bilateral Março 2015 Amostra da pesquisa No total foram recebidos 45 questionários de associações sendo

Leia mais

Portfolio Escritório de Advocacia

Portfolio Escritório de Advocacia Portfolio Escritório de Advocacia Ivan Ribeiro & Advogados Rua Senador Dantas, n º 75 Edifício Christian Barnard - Grupo 171311715 Centro - Rio de Janeiro -RJ CEP: 20.031-201 Telefones: (021) 2532-4677

Leia mais

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França Programação XV Semana de Relações Internacionais Tema: Terrorismo: O que eu vejo não é o que você vê Dias 10, 11 e 12 de Agosto Campi Asa Norte e Taguatinga I Mediadores: Taguatinga 1º dia: Professora

Leia mais

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE AUMENTAR O INVESTIMENTO PRIVADO EM P&D ------------------------------------------------------- 3 1. O QUE É A PDP? ----------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

PORTFÓLIO INSTITUCIONAL

PORTFÓLIO INSTITUCIONAL PORTFÓLIO INSTITUCIONAL Fundada em 01/08/2006 a PILLAR ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA - ME é uma empresa formada por profissionais capacitados, com o objetivo de prestar assessoria em serviços técnicos e

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Data: 04 à 30 de Setembro -terças e quintas-feiras Horário: 19h às 22h15 Carga horária: 28 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School

Leia mais

Administração Comércio Exterior Contábeis Economia Secretariado

Administração Comércio Exterior Contábeis Economia Secretariado Administração Comércio Exterior Contábeis Economia Secretariado LABORATÓRIO-EMPRESA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS O Conselho de Administração Coordenadores: Dr. Abdalla Added: Administração;

Leia mais

Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas

Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas Campinas, 24 de junho de 2015 Fernando Penedo Fundador e Sócio Diretor da Baobá Práticas Sustentáveis. Possui 14 anos de

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO Sobre os Autores CLÁUDIO DAMACENA É Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professor do Mestrado em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade do

Leia mais

Constituído em 1990, no início das grandes discussões tributárias no país, sob a

Constituído em 1990, no início das grandes discussões tributárias no país, sob a 02 Perfil: Colângelo e Corrêa Advogados e Consultores tornou-se referência de vanguarda, seriedade e eficiência no ramo do direito tributário, prestando relevantes serviços para empresas nacionais e estrangeiras.

Leia mais

HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica. Apresentação de Serviços Profissionais

HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica. Apresentação de Serviços Profissionais HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica Apresentação de Serviços Profissionais SOBRE A Hafra Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica tem atuação no mercado empresarial do Rio de Janeiro e

Leia mais

ADVOGADOS E CONSULTORES

ADVOGADOS E CONSULTORES ADVOGADOS E CONSULTORES QUEM SOMOS Com mais de 25 anos de experiência nas áreas jurídica e ambiental, o escritório DIAS LOPES ADVOGADOS E CONSULTORES está focado em atender as necessidades do mercado em

Leia mais

órgão nacional interveniente no comércio internacional

órgão nacional interveniente no comércio internacional MDIC órgão nacional interveniente no comércio internacional CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: KEEDI, Samir. ABC DO COMÉRCIO EXTERIOR. São Paulo: Aduaneiras, 2007. www.desenvolvimento.gov.br

Leia mais

A Comunidade Empresarial do IBAS está concentrada em promover fluxos comerciais de US$30 bilhões até 2015

A Comunidade Empresarial do IBAS está concentrada em promover fluxos comerciais de US$30 bilhões até 2015 A Comunidade Empresarial do IBAS está concentrada em promover fluxos comerciais de US$30 bilhões até 2015 Recomendações da Terceira Reunião de Cúpula do IBAS para questões empresariais, apresentadas aos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Miguel Ferreira Lima CÓDIGO SIGA : TMBACEN*12/01 1 OBJETIVO:

Leia mais

Click to edit Master title style

Click to edit Master title style 26/05/2014 1 NOSSO ESCRITÓRIO Criado em 2008 em Recife, Pernambuco, Vasconcelos, Coutinho, Almeida & Gesteira Costa Advogados tem por objetivo a prestação de serviços de advocacia com excelência, agilidade

Leia mais

CONSULTORIA EM NEGÓCIOS EXTERIORES

CONSULTORIA EM NEGÓCIOS EXTERIORES CONSULTORIA EM NEGÓCIOS EXTERIORES Ser Júnior é ser gigante pela própria natureza. Brasil Júnior Mensagem do presidente Capacitar membros, promover o Movimento Empresa Júnior e causar impacto da sociedade,

Leia mais

Plano Plurianual DESENVOLVIMENTO, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO SOCIAL ANEXO II

Plano Plurianual DESENVOLVIMENTO, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO SOCIAL ANEXO II Plano Plurianual 216 219 DESENVOLVIMENTO, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO SOCIAL ANEXO II PROGRAMA: 21 - Aprimoramento do Ministério Público Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social 82.71 268.863 Despesas Correntes

Leia mais

CURSO GESTÃO DE COMPRAS & SUPRIMENTOS

CURSO GESTÃO DE COMPRAS & SUPRIMENTOS CURSO GESTÃO DE COMPRAS & SUPRIMENTOS Venha participar desta capacitação que abrange as principais etapas que geralmente não são bem preparadas antes do desenvolvimento e implementação de uma Organização

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

AS RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ERA DIGITAL

AS RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ERA DIGITAL CONFIDENCIAL AS RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ERA DIGITAL ESTADO, PODER E A OPINIÃO PÚBLICA DIGITAL 1 SOBRE A BITES Fundada em 2007, BITES têm como principais diferenciais metodológicos a contextualização

Leia mais

Rede CIN CIN MS. Centro Internacional de Negócios FIEMS

Rede CIN CIN MS. Centro Internacional de Negócios FIEMS Rede CIN CIN MS Centro Internacional de Negócios FIEMS O que é a REDE CIN? Coordenada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, e criada com o apoio da Agência Nacional de Promoção de Exportações

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL Políticas Comerciais. Políticas Comerciais, Barreiras e Medidas de Defesa Comercial

COMÉRCIO INTERNACIONAL Políticas Comerciais. Políticas Comerciais, Barreiras e Medidas de Defesa Comercial Políticas Comerciais, Barreiras e Medidas de Defesa Comercial Prof.Nelson Guerra Políticas Comerciais Conceito: São formas e instrumentos de intervenção governamental sobre o comércio exterior, e sempre

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

Consolidado como um Escritório de Advogados Consultores de Negócios, caracterizado pela sua paixão na defesa do Direito das organizações e na

Consolidado como um Escritório de Advogados Consultores de Negócios, caracterizado pela sua paixão na defesa do Direito das organizações e na Consolidado como um Escritório de Advogados Consultores de Negócios, caracterizado pela sua paixão na defesa do Direito das organizações e na facilitação no desenvolvimento de projetos bem sucedidos. Um

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores COELHO ARNALDO

Sobre os Autores. Sobre os Autores COELHO ARNALDO Sobre os Autores ARNALDO COELHO É Doutor em Organização de Empresas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal. Suas áreas de interesse

Leia mais

AVALIAÇÃO E REVISÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS

AVALIAÇÃO E REVISÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS AVALIAÇÃO E REVISÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados 2014 ESTUDOS AMBIENTAIS REVISÃO E AVALIAÇÃO A ascensão do Licenciamento como principal mecanismo jurídico-ambiental de controle

Leia mais

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade 17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Juiz de direito titular da 39ª Vara

Leia mais

Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar? Você sabe onde quer chegar? O Ibmec te ajuda a chegar lá. Gabriel Fraga, Aluno de Administração, 4º periodo, Presidente do Ibmex, Empresa Jr. Ibmec. Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Leia mais

2013 Inventta Todos os direitos reservados.

2013 Inventta Todos os direitos reservados. Agenda Quem Somos Gerindo a Inovação nas Empresas Estímulos Governamentais à Inovação Resultados da pesquisa FDC/Inventta Conclusões O GRUPO A Inventta é uma consultoria especializada em gestão da inovação,

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL ESTRUTURA CURRICULAR Comércio Internacional: perspectivas Marketing Internacional Câmbio e Pagamento Internacional Blocos Econômicos Legislação Aduaneira Logística Internacional

Leia mais

Anexo II - Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado

Anexo II - Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado Anexo II - Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados 3.185.780 9.806.513 Despesas Correntes 2.978.153 9.065.847 Despesas de Capital

Leia mais

PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados. PROGRAMA: 0551 - Atuação Legislativa do Senado Federal

PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados. PROGRAMA: 0551 - Atuação Legislativa do Senado Federal PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados 3.172.280 9.772.013 Despesas Correntes 2.964.653 9.031.347 Despesas de Capital 207.627 740.666 3.172.280 12.944.292 9.772.013 PROGRAMA: 0551

Leia mais

A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe

A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe voltadas para ter e exercer esses valores diariamente.

Leia mais

PALESTRANTES Cases de Sucesso

PALESTRANTES Cases de Sucesso Data: 25 de setembro 2013 Local: Centro de Eventos FIERGS Sala D3 302 Av. Assis Brasil, 8787 Porto Alegre / RS 8h30min Credenciamento / 13h Encerramento Oportunidades para empresas brasileiras e internacionais

Leia mais

MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior

MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior MÓDULO 3 A estrutura brasileira para o comércio exterior O governo brasileiro possui definida uma política voltada para o comércio internacional, onde defende os interesses das empresas nacionais envolvidas,

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

http://www.pic.int Colóquio Tratados internacionais em matéria ambiental, boas práticas de implementação

http://www.pic.int Colóquio Tratados internacionais em matéria ambiental, boas práticas de implementação CONVENÇÃO DE ROTERDÃ SOBRE O PROCEDIMENTO DE CONSENTIMENTO PRÉVIO INFORMADO APLICADO A CERTOS AGROTÓXICOS E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PERIGOSAS OBJETO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - PIC http://www.pic.int Colóquio

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Maria Margarida da Silva Andrade Mendes Calixto Kolmer Data de Nascimento 19/08/1963 Cartão do Cidadão nº 6251624 Contribuinte Fiscal nº 112 503 390 Cédula Profissional

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis Ciclo de Debates Jardim Botânico Finanças sustentáveis Data: 13 de junho de 2012 Horário: de 13h às 18h30 Local: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico Rio de Janeiro Objetivo: Discutir a sustentabilidade no

Leia mais

LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA

LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA LISTA DE CURSOS DE TECNOLOGIA COM BASE NAS RN's 374/2009, 379/2009, 386/2010, 396/2010 404/2011, 412/2011, 414/2011 DO CFA Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior Exportação e Importação Gerência

Leia mais

Departamento de Relações Internacionais. CSC - Centro de Serviços de Carreiras. Pesquisa Egressos 2007

Departamento de Relações Internacionais. CSC - Centro de Serviços de Carreiras. Pesquisa Egressos 2007 Departamento de Relações Internacionais CSC - Centro de Serviços de Carreiras Pesquisa Egressos 2007 Caracterização dos entrevistados Idade Casos % de 22 a 25 anos 94 47,2% de 26 a 28 anos 79 39,7% mais

Leia mais

2015 GC8 do Brasil Todos Direitos Reservados All Rights Reserved www.gc8.us. Expandindo Fronteiras

2015 GC8 do Brasil Todos Direitos Reservados All Rights Reserved www.gc8.us. Expandindo Fronteiras 2015 GC8 do Brasil Todos Direitos Reservados All Rights Reserved www.gc8.us Expandindo Fronteiras GC8 do Basil 1. Quem somos 2. Diferencial 3. Onde Atuamos 4. Internacionalização 5. O que fazemos 6. Entre

Leia mais

Política de comércio exterior brasileira. Welber Barral

Política de comércio exterior brasileira. Welber Barral Política de comércio exterior brasileira. Welber Barral Agosto de 2013 Efeitos da taxa de câmbio: Trilema: inflação, taxa de juros, taxa de câmbio Redução do superávit comercial e déficit estrutural em

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

II OFICINA DE DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO

II OFICINA DE DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO II OFICINA DE DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO 1. OBJETIVO Capacitação dos alunos para trabalhar e gerenciar projetos que necessitem de conceitos básicos do Direito aplicados ao Agronegócio. Trata-se de

Leia mais

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Gregory H. Trepp Presidente e CEO Gregory H. Trepp é presidente e CEO da Hamilton Beach Brands, Inc., e também CEO da The Kitchen

Leia mais

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Diretor Administrativo Alexandre Bayer Botelho MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Graduação: Academia da Força Aérea - Logística. MBA em Estratégia de Negócios. Cursos de curta duração na área de Administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

Andressa Mundim Fontes

Andressa Mundim Fontes Andressa Mundim Fontes Marketing & Internacional Markets na Brasscom Consultoria de Marketing e Comunicação andressa_mundim@hotmail.com Resumo Graduada em Comunicação Social e em Relações Públicas pela

Leia mais

Estratégias Empresariais Geradoras de Valor Durável

Estratégias Empresariais Geradoras de Valor Durável hapiterra.com Curso de Formação em Estratégias Empresariais Geradoras de Valor Durável Como aplicar o pensamento sistêmico na estratégia empresarial? Crescimento e sustentabilidade são compatíveis? Como

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Direito do Petróleo e Gás

Direito do Petróleo e Gás Workshop Direito do Petróleo e Gás Contexto As atividades de Exploração e Produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento de qualquer economia. No cenário brasileiro atual, essas atividades

Leia mais

Consultoria Especializada em Marketing & Foodservice. Fevereiro, 2013

Consultoria Especializada em Marketing & Foodservice. Fevereiro, 2013 Consultoria Especializada em Marketing & Foodservice Fevereiro, 2013 Porque Libbra? Empresas de todos os portes e segmentos sabem da importância da gestão de marketing, mas, muitas vezes ou não investem

Leia mais