Colégio Torre Dona Chama

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio Torre Dona Chama"

Transcrição

1 Cancela & Carvalho Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação Regulamento Interno CTDC ANEXO 4 REGULAMENTO Formação em Contexto de Trabalho

2 (Preâmbulo) O presente documento regula a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais criados ao abrigo do Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de Março (rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004 de 25 de Maio, e alterado pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de Fevereiro, alterado pela Declaração de Rectificação n.º 23/2006, de 7 de Abril) e cuja criação, organização e gestão do currículo, bem como a avaliação e certificação das aprendizagens, foram regulamentados pela Portaria n.º 550-C/2004, de 21 de Maio, (alterada pela Portaria n.º 797/2006, de 10 de Agosto) em conjugação com o Despacho n.º 14758/2004 (2.ª série), de 23 de Julho. Este Regulamento da FCT integra, na parte que lhe diz respeito, os critérios de distribuição dos alunos formandos pelas entidades de acolhimento da FCT e foi aprovado em Conselho Pedagógico de 13/10/2010. (Concretização da Formação em Contexto de Trabalho) O sistema de avaliação dos alunos formandos dos cursos profissionais definido pela Portaria 550- C/2004 de 21 de Maio e legislação complementar prevê um plano curricular diversificado, gerido num regime modular, com três modalidades de avaliação, assumindo um carácter diagnóstico, formativo e sumativo. No final do ciclo o aluno formando deverá, ainda, realizar uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) e a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), indispensáveis para a obtenção de um diploma de qualificação profissional. As aprendizagens visadas pela FCT incluem, em todas as modalidades, o desenvolvimento de aprendizagens significativas, entre outras, no âmbito da saúde e segurança no trabalho. O presente regulamento determina um conjunto de normas a serem aplicadas por todos os intervenientes, com competências e graus de responsabilidade diferenciada, na Formação em Contexto de Trabalho. Artigo 1º (Âmbito e Definição) 1. A FCT é um conjunto de actividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição e/ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso frequentado pelo aluno. 2. A FCT realiza-se em posto de trabalho em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, sob a forma de etapas intermédias ou na fase final do curso.

3 3. A FCT pode assumir, parcialmente, a forma de simulação de um conjunto de actividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso a desenvolver em condições similares à do contexto real de trabalho. 4. A classificação da FCT é autónoma e integra o cálculo da média final do curso, nos termos previstos na legislação em vigor. Artigo 2º (Protocolo de Colaboração) 1. A FCT formaliza-se com a celebração de um protocolo entre a escola, a entidade de acolhimento e o aluno formando. 2. No caso de o aluno formando ser menor de idade, o protocolo é igualmente subscrito pelo encarregado de educação. 3. O protocolo inclui o plano de FCT, as responsabilidades das partes envolvidas e as normas de funcionamento da FCT. 4. O protocolo celebrado obedecerá às disposições estabelecidas no presente Regulamento, sem prejuízo da sua diversificação, decorrente da especificidade do curso e das características próprias da entidade de acolhimento em causa. Artigo 3º (Planificação) 1. A FCT desenvolve-se segundo um plano previamente elaborado pelo professor orientador da FCT, o monitor, o aluno formando e entidade de acolhimento, supervisionado pelo professor director de curso, e assinado pelo órgão competente da escola, pela entidade de acolhimento, pelo aluno formando e ainda pelo encarregado de educação, caso o aluno seja menor de idade. 2. A FCT tem a duração de quatrocentas e vinte horas e poderá incluir, no último ano do curso, actividades integradas no projecto da PAP e necessárias à sua realização. 3. A FCT será desenvolvida em três etapas, com uma carga horária de cento e vinte horas, no primeiro e segundo anos de formação, e de cento e oitenta horas no último ano do curso. 4. O plano da FCT fará parte integrante do protocolo de formação e identifica: Os objectivos. Os conteúdos a abordar. A programação das actividades. O período ou períodos em que a FCT se realiza, fixando o respectivo calendário. O horário a cumprir pelo aluno formando; O local ou locais de realização; As formas de acompanhamento e de avaliação.

4 Os direitos e deveres dos diferentes intervenientes, da escola e da entidade onde se realiza a FCT. 5. O plano de formação deverá ser homologado pelo órgão de direcção executiva da escola, mediante parecer favorável do director de curso, antes do período/etapa de formação efectiva na entidade acolhedora da FCT. 6. Durante a formação o aluno formando deve realizar pelo menos dois relatórios intercalares que descrevam as actividades desenvolvidas em modelo próprio: 6.1. O 1º relatório será entregue no final da primeira etapa de formação, que ocorre no primeiro ano do curso, discriminando todas as actividades desenvolvidas e a sua auto-avaliação, no dia útil seguinte à conclusão da FCT, em suporte papel ou por via electrónica em área a designar pelo director de curso O 2º relatório será entregue no final da segunda etapa de formação, que ocorre no segundo ano do curso, discriminando todas as actividades desenvolvidas e a sua auto-avaliação, no dia útil seguinte à conclusão da FCT, em suporte papel ou por via electrónica em área a designar pelo director de curso. 7. No final da formação o aluno formando deve realizar um relatório global, em modelo próprio, discriminando todas as actividades desenvolvidas e a sua auto-avaliação, sendo entregue até ao quinto dia útil seguinte à conclusão da FCT, em suporte papel ou por via electrónica em área a designar pelo director de curso. Artigo 4º (Afectação dos Alunos Formandos aos locais de FCT) 1. O Conselho de Turma, depois de ouvido o director de curso e os professores da componente Técnica ou Tecnológica, procede à distribuição dos alunos pelas diferentes entidades de acolhimento, tendo em linha de conta os seguintes itens: Opções manifestadas pelos alunos formandos; Adequação do perfil do aluno formando ao perfil do local da realização da FCT; Adequação do perfil do aluno formando ao plano de FCT; Adequação das competências do aluno formando ao plano de FCT; Aspectos logísticos condicionantes da frequência da FCT, nomeadamente, transportes. 2. Verificando-se a existência de interesses conflituantes e em situação de igualdade nos itens referidos no ponto anterior, recorre-se à idade dos alunos formandos, sendo ordenados do mais velho para o mais novo. Artigo 5º (Responsabilidades da Escola) 1. Assegurar a realização da FCT aos seus alunos formandos, nos termos definidos na lei e nos regulamentos aplicáveis.

5 2. Proceder à distribuição dos alunos formandos pelos lugares existentes nas diferentes entidades de acolhimento de acordo com o disposto no Artigo 4º. 3. Assegurar a elaboração do protocolo com a entidade de acolhimento. 4. Assegurar a elaboração e a assinatura dos contratos de formação com os alunos e seus encarregados de educação se aqueles forem menores. 5. Assegurar a elaboração do plano da FCT, bem como a respectiva assinatura por parte de todos os intervenientes. 6. Assegurar o acompanhamento da execução do plano da FCT. 7. Assegurar a avaliação do desempenho dos alunos formandos, em colaboração com a entidade de acolhimento; 8. Assegurar que o aluno formando se encontra a coberto por seguro em toda a actividade da FCT. 9. Assegurar, em conjunto com a entidade de acolhimento e o aluno formando, as condições logísticas necessárias à realização e ao acompanhamento da FCT. 10. Designar o professor orientador da FCT, ouvido o director de curso, de entre os professores que leccionam as disciplinas da componente da Formação Técnica. Artigo 6º (Responsabilidades do professor Director de Curso) 1. Articular com o Director da escola, bem como com as estruturas intermédias de articulação e coordenação pedagógica, no que respeita aos procedimentos necessários à realização da FCT; 2. Organizar e supervisionar as diferentes acções, articulando-se com os professores acompanhantes, monitores e alunos formandos; 3. Manter o Director, bem como o Conselho Pedagógico, ao corrente das acções desenvolvidas, apresentando-lhes os problemas que surgirem e que necessitem de resolução pontual; 4. Assegurar a articulação entre a escola e as entidades de estágio, identificando-as, seleccionandoas, preparando protocolos, participando na elaboração do plano da FCT e dos contratos de formação, procedendo à distribuição dos formandos por aquelas entidades e coordenando o acompanhamento dos mesmos, em estreita relação com o orientador e o monitor responsáveis pelo acompanhamento dos alunos formandos; 5. Servir de elo de ligação entre os vários intervenientes. Artigo 7º (Responsabilidades do professor Orientador da FCT) 1. Elaborar o plano da FCT, em articulação com o director de curso e a direcção executiva, bem como, quando for o caso, com os demais órgãos ou estruturas de coordenação pedagógica, restantes professores e monitor designado pela entidade de acolhimento.

6 2. Acompanhar a execução do plano de formação, nomeadamente através de deslocações periódicas aos locais de realização da FCT. 3. Avaliar, em conjunto com o monitor designado pela entidade de acolhimento, o desempenho do aluno formando. 4. Acompanhar e orientar o aluno formando na elaboração dos relatórios da FCT. 5. Propor ao conselho de turma, ouvido o monitor, a classificação do aluno formando na FCT. 1. Designar o monitor. Artigo 8º (Responsabilidades da Entidade de Acolhimento) 2. Colaborar na elaboração do protocolo e do plano da FCT. 3. Colaborar no acompanhamento e na avaliação do desempenho do aluno formando. 4. Assegurar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento da FCT, nomeadamente no que diz respeito à integração socioprofissional do aluno formando na instituição. 5. Atribuir ao aluno formando tarefas que permitam a execução do plano de formação. 6. Controlar a assiduidade do aluno formando. 7. Assegurar, em conjunto com a escola e o aluno formando, as condições logísticas necessárias à realização e ao acompanhamento da FCT. Artigo 9º (Responsabilidades do Aluno Formando) 1. Colaborar na elaboração do protocolo e do plano da FCT. 2. Participar nas reuniões de acompanhamento e avaliação da FCT. 3. Cumprir, no que lhe compete, o plano de formação. 4. Respeitar a organização do trabalho na entidade de acolhimento e utilizar com zelo os bens, equipamentos e instalações. 5. Não utilizar sem prévia autorização a informação a que tiver acesso durante a FCT. 6. Ser assíduo, pontual e estabelecer boas relações de trabalho. 7. Justificar as faltas perante o director de turma, o professor orientador e o monitor, de acordo com as normas internas da escola e da entidade de acolhimento. 8. Elaborar os relatórios intercalares e o relatório final da FCT Artigo 10º (Assiduidade na FCT) 1. A assiduidade do aluno formando é controlada pelo preenchimento de folha de ponto, em impresso próprio, a qual deve ser assinada pelo aluno e pelo monitor e entregue semanalmente

7 ao professor orientador ou, em alternativa, através de outro sistema designado pela escola e devidamente validado pela entidade de acolhimento. 2. Para efeitos de conclusão da FCT, deve ser considerada a assiduidade do aluno formando, a qual não pode ser inferior a 95% da carga horária global da FCT. 3. As faltas dadas pelo aluno formando devem ser justificadas perante o monitor e o professor orientador, de acordo com as normas internas da entidade de acolhimento e da escola. 4. Em situações excepcionais, quando a falta de assiduidade do aluno formando for devidamente justificada, o período de FCT poderá ser prolongado, a fim de permitir o cumprimento do número de horas estabelecido. Artigo 11º (Avaliação da FCT) 1. A avaliação no processo da FCT assume carácter contínuo e sistemático e permite, numa perspectiva formativa, reunir informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando, se necessário, o reajustamento do plano de formação. 2. A avaliação assume também um carácter sumativo, conduzindo a uma classificação final da FCT. 3. A avaliação da FCT tem por base os respectivos relatórios, que são elaborados pelo aluno formando e devem descrever as actividades desenvolvidas no período de FCT, bem como a sua avaliação das mesmas face ao definido no plano de formação e as fichas de observação/avaliação elaboradas pelo monitor e o professor orientador da FCT. 4. A avaliação da FCT deverá responder aos seguintes itens, que se constituem como elementos aferidores: Qualidade e rigor da expressão escrita e dos suportes materiais que enformam os relatórios, na perspectiva da sua boa inteligibilidade. Qualidade do trabalho realizado na entidade de acolhimento. Aplicação das normas de segurança e higiene no trabalho. Assiduidade e pontualidade. Integração na entidade de acolhimento. Capacidade de iniciativa. 5. Os relatórios parciais e final são apreciados e discutidos com o aluno formando pelo professor orientador e pelo monitor, que elaboram uma informação conjunta sobre o aproveitamento do aluno formando, com base no referido relatório, na discussão subsequente e nos elementos recolhidos durante o acompanhamento da FCT. 6. Na sequência da informação referida no número anterior, o professor orientador propõe ao conselho de turma, ouvido o monitor, a classificação do aluno formando na FCT, correspondente à etapa que lhe diz respeito e designada no nº 3 do Artigo 3º. 7. A classificação final da FCT será atribuída pela ponderação das classificações parciais atribuídas em cada etapa definida no nº 3 do Artigo 3º do presente regulamento.

8 8. A ponderação definida em 7 será calculada em função das horas atribuídas a cada etapa relativamente ao valor de horas globais da FCT, de acordo com a seguinte fórmula: C1 n1 + C2 n2 + C3 n3 Classificação Final =, onde: 420 C 1 Classificação na 1.ª etapa da FCT; C 2 Classificação na 2.ª etapa da FCT; C 3 Classificação na 3.ª etapa da FCT; N 1 n.º de horas de duração da 1.ª etapa da FCT; N 2 n.º de horas de duração da 2.ª etapa da FCT; N 3 n.º de horas de duração da 3.ª etapa da FCT; 9. As classificações de cada etapa deverão ser expressas em pauta, tal como a classificação final da FCT. 10. No caso de reprovação do aluno formando, por motivos não imputáveis ao aluno formando, poderá ser celebrado novo protocolo entre escola, entidade de acolhimento e aluno formando, a fim de possibilitar a obtenção de aproveitamento na FCT. Artigo 12 (Disposições Finais) 1. Os casos omissos no presente regulamento serão tratados pelo Órgão de Gestão que os analisará em colaboração com os órgãos pedagógicos da escola e resolvidos de acordo com a legislação em vigor.

Regulamento FCT. (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais

Regulamento FCT. (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais Regulamento Da FCT (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais (Portaria N.º 550-C/2004 de 21 de Maio) (Desp. N.º 14 758/2004 de 23 de Julho) Revisto pela Portaria nº 74-A/2013 de 15 de Fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS)

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS) REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS) O presente documento regula a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais criados ao abrigo do Decreto Lei n.º 74/2004,

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso Profissional e é indispensável para a obtenção de um

Leia mais

Página 1 de 5. Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais

Página 1 de 5. Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais Artigo 1.º Âmbito e Definição 1 O presente documento regula a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS (Aprovado em Conselho Geral a 28 de julho de 2015) Índice Artigo 1.º - Âmbito e Definição...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO C U RSOS P R O FI SSIONAI S R E GU L AMEN T O DA FORM AÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1.º Âmbito e definição 1. A Formação

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS

CURSOS PROFISSIONAIS CURSOS PROFISSIONAIS FCT - Formação em Contexto de Trabalho) NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO # Anexo XII às Normas Gerais de Funcionamento do Cursos Profissionais # Outubro de 2015 Normas Gerais de Funcionamento

Leia mais

Cursos Profissionais Nível 3

Cursos Profissionais Nível 3 Cursos Profissionais Nível 3 Despacho nº 14758/2004 (2ª série), de 23 de Julho, Portaria nº 550-C/2004, de 21 de Maio e Portaria nº 797/2006, de 10 de Agosto. I ÂMBITO E DEFINIÇÃO A (FCT) é um conjunto

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO)

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Rua António Silva Marinho, 117. 4100-064. PORTO Tel. 22 610 6 1 94 / 5. Fax: 22 610 61 96 E-mail:

Leia mais

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Despacho nº 14758/2004 (2ª série), de 23 de Julho, Portaria nº 550-C/2004, de 21

Leia mais

Cursos Profissionais Nível 4

Cursos Profissionais Nível 4 Cursos Profissionais Nível 4 Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro e demais legislação em vigor I ÂMBITO E DEFINIÇÃO A (FCT) é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 1 Artigo 1º (Âmbito e Definição) O presente regulamento tem por base a Portaria nº74-a/2013, de 15 de Fevereiro (artigos 3º e 4º), na sua

Leia mais

CAPÍTULO I ÂMBITO E DEFINIÇÃO. Artigo 1.º

CAPÍTULO I ÂMBITO E DEFINIÇÃO. Artigo 1.º Regulamento de Formação em Contexto de Trabalho (FCT) CAPÍTULO I ÂMBITO E DEFINIÇÃO Artigo 1.º A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob a coordenação e acompanhamento da escola,

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação.

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação. Cancela & Carvalho Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação Regulamento Interno CTDC ANEXO 3 REGULAMENTO Prova de Aptidão Profissional (Preâmbulo) O presente documento regula a realização

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ANO LETIVO 2014/2015 Artigo 1.º Âmbito, organização e desenvolvimento da Formação em Contexto de Trabalho 1. A FCT integra um conjunto de atividades profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento fixa as normas relativas à organização da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos alunos dos Cursos Profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT)

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) ESCOLA PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) Capítulo I Âmbito e Definição Artigo 1.º

Leia mais

REGULAMENTO DA PRÁTICA SIMULADA

REGULAMENTO DA PRÁTICA SIMULADA Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO DA PRÁTICA SIMULADA CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO Regulamento da Prática

Leia mais

Regulamento Interno EPADRC. Índice

Regulamento Interno EPADRC. Índice Anexo 7 Índice Enquadramento legal... 3 Âmbito e definição... 3 Organização e desenvolvimento... 3 Coordenação... 5 Responsabilidades e deveres... 5 Assiduidade... 6 Avaliação... 7 Disposições finais...

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1.º Âmbito e definição 1 1. A Formação em Contexto de trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2015/2016

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2015/2016 REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2015/2016 ESPRODOURO ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO DOURO ÍNDICE Artigo 1.º - Âmbito, organização e desenvolvimento da Formação

Leia mais

CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO

CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CERÂMICA OURIVESARIA TÊXTEIS SERIGRAFIA/GRAVURA REALIZAÇÃO PLÁSTICA DO ESPETÁCULO ANO LETIVO 2013 / 2014 CURSO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA ANO LETIVO 2013 2014 CARACTERÍSTICAS A FCT

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS 1 Introdução a) Entende-se por Formação em Contexto de Trabalho, adiante designado por

Leia mais

ANEXO III ANEXO AO CAPÍTULO XV FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

ANEXO III ANEXO AO CAPÍTULO XV FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 1 de 5 ANEXO III ANEXO AO CAPÍTULO XV FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Art. 1º - Designação A Formação em Contexto de Trabalho, que passará a ser designada por FCT, é um período de formação integrado no

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE BEJA ESCOLA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA D MANUEL I, BEJA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D MANUEL I REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO

Leia mais

Cursos Profissionais. Regulamento Específico da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) (artigo 5º - ANEXO 2 do Regulamento Interno)

Cursos Profissionais. Regulamento Específico da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) (artigo 5º - ANEXO 2 do Regulamento Interno) 160854 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA, AGUIAR DA BEIRA 346380 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA, AGUIAR DA BEIRA Cursos Profissionais Regulamento Específico

Leia mais

Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto)

Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto) Curso: Ciclo de Formação: / Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto) O/A Coordenador/a de Curso Data / / A Direção da delegação O/A

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 1. Disposições Gerais O presente regulamento fixa as normas relativas à formação em contexto de trabalho (FCT), dos alunos dos diferentes cursos ministrados na escola. A formação em contexto de trabalho

Leia mais

Regulamento. Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989

Regulamento. Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989 FCT_EPT_OLD.docx Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989 Av. Rainha Santa Isabel 6420-077 Trancoso NIF: 504593447 Tel: 271829133/130 Fax: 271829138 e-mail: info@ept.pt www.ept.pt

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MATIAS AIRES

ESCOLA SECUNDÁRIA MATIAS AIRES ESCOLA SECUNDÁRIA MATIAS AIRES REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS ANEXO II REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO fevereiro de 2016 ÍNDICE Capítulo I Âmbito e Enquadramento da Formação em Contexto

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho I (Nos termos da Portaria nº74-a / 2013 de 15 de fevereiro) I - Enquadramento 1. A matriz curricular para os Cursos Profissionais, constante do anexo VI

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO I - DISPOSIÇÕES GERAIS O presente documento estabelece as normas a observar na Formação em Contexto de Trabalho do Curso

Leia mais

Património Cultural Imaterial

Património Cultural Imaterial Património Cultural Imaterial PROGRAMA DE ESTÁGIOS EM ANTROPOLOGIA REGULAMENTO O Instituto dos Museus e da Conservação, I.P. (IMC) é o organismo do Ministério da Cultura que tem por missão desenvolver

Leia mais

Regulamento Interno EPADRC. Índice

Regulamento Interno EPADRC. Índice Anexo 9 Índice Enquadramento legal... 3 Âmbito e definição... 3 Organização e operacionalização... 3 Monitorização e acompanhamento... 5 Direitos e deveres dos intervenientes... 5 Assiduidade... 7 Avaliação...

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL III

CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL III REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL III jullho 2013 1 Índice 1. OBJETIVOS GERAIS DA FCT... 3 2. ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FCT... Erro! Marcador não definido.3

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

ANEXO I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL ANEXO I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL CAPÍTULO I ÂMBITO E ENQUADARMAENTO DA PAP Artigo 1.º A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projecto, consubstanciado num produto,

Leia mais

Índice. APROVADO DATA REF. Página DG 25/11/ I3 2 de 11

Índice. APROVADO DATA REF. Página DG 25/11/ I3 2 de 11 Índice CAP I Âmbito e definição... 3 CAP II Objetivos... 3 CAP III Organização e desenvolvimento... 4 CAP IV Protocolo de estágio... 6 CAP V Direitos e deveres dos intervenientes... 6 CAP VI Acompanhamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos

Agrupamento de Escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos Regulamento Interno Anexo Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento Interno Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2016/2017

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2016/2017 REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO ENSINO PROFISSIONAL ANO LETIVO 2016/2017 ESPRODOURO ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO DOURO ÍNDICE Artigo 1.º - Âmbito, organização e desenvolvimento da FCT...

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE GRÂNDOLA (404342)

ESCOLA PROFISSIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE GRÂNDOLA (404342) REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) NOS CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL IV (Aplicação da Portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro e Decreto-Lei nº 91/2013 de 10 de julho) Artigo 1º Âmbito

Leia mais

O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004

O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004 REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO A ENQUADRAMENTO LEGAL O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004 de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO Regulamento dos Cursos Vocacionais do

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II Ofertas Educativas Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as diretrizes essenciais ao funcionamento do curso vocacional, adequando, esclarecendo e integrando as normas legais presentes na

Leia mais

Regulamento Geral da Formação em Contexto de Trabalho. (Nos termos do artº 5º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro)

Regulamento Geral da Formação em Contexto de Trabalho. (Nos termos do artº 5º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro) Regulamento Geral da Formação em Contexto de Trabalho (Nos termos do artº 5º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro) I - Enquadramento 1. A matriz curricular para os Cursos Profissionais, de acordo

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1º Âmbito e Definição 1 - A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS 2014 Página 1 de 13 ÍNDICE Preâmbulo 3 CAPÍTULO I - FUNCIONAMENTO GERAL 3 Artigo 1.º - Âmbito e definição 3 Artigo 2.º - Organização Curricular 4 CAPÍTULO II - EQUIPA

Leia mais

REGIMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGIMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Agrupamento de Escolas de Vagos 161070 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS REGIMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (Complementa o Regimento dos Cursos Profissionais) fevereirol2014 Índice Página Introdução...

Leia mais

ACTIVIDADES (expressas nas fontes)

ACTIVIDADES (expressas nas fontes) ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO NORMATIVO DO CARGO DE DIRECTOR DE CURSO:,, E ANEXO I - 1 Conceptual: Concepção / Operacional Definição da Política Planificação Organização Oferta Recursos Humanos Administrativa

Leia mais

Curso Vocacional do Ensino Básico. Regulamento

Curso Vocacional do Ensino Básico. Regulamento Curso Vocacional do Ensino Básico Regulamento Página 1 Artigo 1. Âmbito 1 - Os cursos vocacionais do ensino básico constituem uma oferta formativa regulamentada pela portaria nº 341/2015, de 9 de outubro.

Leia mais

Regulamento do Projecto e da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento do Projecto e da Prova de Aptidão Profissional REGULAMENTO DO PROJECTO E DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Cursos Profissionais (para os cursos criados ao abrigo do Dec-Lei 74/2004, de 26 de Março, e de acordo com a portaria 550-C/2004, de 21 de Maio

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional Regulamento da Prova de Aptidão Profissional CAPÍTULO I ÂMBITO E ENQUADRAMENTO A Realização da Prova de Aptidão Profissional (PAP) rege-se, em termos gerais, pelas disposições estabelecidas pela portaria

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT)

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante da componente de formação técnica do Plano Curricular de qualquer

Leia mais

CURSOS VOCACIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação

CURSOS VOCACIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação CURSOS VOCACIONAIS Artigo 1.º Modalidade de educação e formação 1. Os Cursos Vocacionais previstos no artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS setembro - 2014 Artigo 1.º Coordenação Pedagógica A coordenação dos cursos compete ao Diretor. Artigo 2.º Equipa Pedagógica/Conselho de

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL

PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIA DE PENALVA DO CASTELO Curso de Educação e Formação Desp. Conj. n.º 453/2004, de 27 de Julho Tipo 2 / Nível II Regulamento da PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS Agrupamento de Escolas Gaia Nascente REGULAMENTO DOS CURSOS VOCACIONAIS ENSINO BÁSICO Escola Secundária Gaia Nascente Revisto a 12 de outubro de 2016 Artigo 1.º Âmbito e Enquadramento O presente regulamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO Regulamento dos Cursos Vocacionais

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS O presente regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais. Os Cursos Profissionais constituem uma Modalidade de Educação,

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP)

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP) ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I 7800-478 BEJA Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP) CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 1.º Enquadramento Legal O Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de Março, rectificado

Leia mais

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte:

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte: DE: CONSELHO PEDAGÓGICO PARA: CONSELHO GERAL ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO Artigo 1º Âmbito e definição 1- Os cursos vocacionais de nível básico visam desenvolver a escolarização

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE CHAVES. REGULAMENTO ESPECÍFICO DA FCT (Anexo II do Regulamento Interno)

ESCOLA PROFISSIONAL DE CHAVES. REGULAMENTO ESPECÍFICO DA FCT (Anexo II do Regulamento Interno) ESCOLA PROFISSIONAL DE CHAVES REGULAMENTO ESPECÍFICO DA FCT (Anexo II do Regulamento Interno) Chaves, 2015/2016 Regulamento Específico da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) 3 ARTº 1 3 Âmbito de definição

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Cursos Profissionais (para os cursos criados ao abrigo do Dec-Lei 74/2004, de 26 de Março, e de acordo com a portaria 550-C/2004, de 21 de Maio e Despacho nº

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT)

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) 1 1. Introdução Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante da componente técnica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) DOS CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Enquadramento Legal

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) DOS CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Enquadramento Legal DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE BEJA ESCOLA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I, BEJA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO

Leia mais

EPAV - ESCOLA DE HOTELARIA DE COLARES

EPAV - ESCOLA DE HOTELARIA DE COLARES EPAV - ESCOLA DE HOTELARIA DE COLARES EPAV - ESCOLA DE HOTELARIA DE COLARES REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) ANO LETIVO 2016/17 1. Introdução A Formação em Contexto de Trabalho (FCT)

Leia mais

Regulamento do. Curso de Educação e Formação. CEF tipo II. Operador de informática

Regulamento do. Curso de Educação e Formação. CEF tipo II. Operador de informática Regulamento do Curso de Educação e Formação CEF tipo II Operador de informática Página 1 Os cursos de Educação e Formação regem-se pela seguinte legislação: Despacho Conjunto n.º 453/2004, de 27 de Julho

Leia mais

Ref. RCP REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

Ref. RCP REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Ref. RCP201617 REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Última revisão_julho 2016 2/24 Regulamento - Cursos Profissionais EPPU Definição das regras de organização, funcionamento e avaliação dos cursos profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO INTRODUÇÃO A Formação em Contexto de Trabalho, a seguir designada por FCT ou por FCT/Estágio, faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL. ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro)

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL. ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro) REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro) CAPÍTULO l ÂMBITO E ENQUADRAMENTO DA PAP ARTIGO 1 A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente por PAP,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Definição e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Definição e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento fixa as normas gerais relativas ao funcionamento da componente de formação prática

Leia mais

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP I - Natureza e Objectivos 1. O presente regulamento aplica-se aos 2º Ciclos em Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Regulamento dos Cursos Vocacionais

Regulamento dos Cursos Vocacionais Regulamento Interno Anexo Regulamento dos Cursos Vocacionais Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Vocacional de Desenvolvimento Pessoal e Social CAPÍTULO I ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Curso Vocacional do Ensino Secundário

Curso Vocacional do Ensino Secundário Curso Vocacional do Ensino Secundário Regulamento Página 1 Artigo 1. Âmbito 1 - Os cursos vocacionais do ensino secundário constituem uma oferta formativa regulamentada pela portaria nº 341/2015, de 9

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 3)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 3) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 3) 2016-2017 Anexo 3 Regulamento dos Cursos Profissionais REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS O presente regulamento define a organização,

Leia mais

ANEXO. Regulamento dos Cursos Profissionais. Artigo 1º. Âmbito

ANEXO. Regulamento dos Cursos Profissionais. Artigo 1º. Âmbito ANEXO Regulamento dos Cursos Profissionais Artigo 1º Âmbito O presente regulamento estabelece normas e procedimentos a observar no funcionamento dos Cursos Profissionais, de nível secundário, que são ministrados

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Escola Secundária de Valongo REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Revisto em 23 de novembro de 2016 Cofinanciado por: Dando cumprimento ao decreto-lei nº 139/2012, de 5 de Julho, na redacção dada pelo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica Preâmbulo A Enquadramento Legal da PAT i. O Decreto-lei nº 74/2004, de 26 de Março, rectificado pelo Decreto-lei nº24/2006,

Leia mais

ANEXO IV REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT)

ANEXO IV REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) ANEXO IV REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT) CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO, NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Enquadramento legal 1. O presente Regulamento é parte integrante do Regulamento

Leia mais

Estágios Curriculares dos CTESP s

Estágios Curriculares dos CTESP s Regulamento dos Estágios Curriculares dos Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTESP) Regulamento Estágios Curriculares dos CTESP s Versão Data Alteração Ratificação 1.0 07-11-2016 Aprovação Conselho

Leia mais

PREÂMBULO REGULAMENTO

PREÂMBULO REGULAMENTO 1 PREÂMBULO O presente Regulamento organiza a unidade curricular de Projecto II (Execução) do plano de estudos do curso de mestrado em Comunicação Organizacional: Cidadania, Confiança e Responsabilidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Escola Secundária da Ramada REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Revisto e aprovado em reunião de Conselho Pedagógico de janeiro de 2013 1 ÍNDICE Índice 2 I Disposições Gerais 3 Nota Introdutória 3 Artigo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves

Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Anexo do Regulamento Interno REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Documentação de referência: Legislação em vigor Recomendações

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS Janeiro de 2010 ÍNDICE Capítulo 1 Organização do Processo de Ensino/Aprendizagem Páginas 4/11 Capítulo II Formação em contexto de trabalho Páginas 12/15 Capítulo III

Leia mais

Regimento Interno Departamento Pré-Escolar

Regimento Interno Departamento Pré-Escolar Regimento Interno Departamento Pré-Escolar 2014/2015 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Normas Reguladoras) As atribuições, competências, organização e funcionamento do Departamento regem-se pelas

Leia mais

Escola Secundária /3 de Amarante

Escola Secundária /3 de Amarante Cursos Profissionais Regulamento da Prova de Aptidão Profissional ARTIGO 1.º Enquadramento Legal A Portaria n.º 74-A/2013 de 15 de fevereiro estabelece no seu ponto 1 do artigo 19.º que a A PAP rege-se,

Leia mais

Regulamento dos Cursos Profissionais

Regulamento dos Cursos Profissionais Regulamento dos Cursos Profissionais 2014/2015 I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 1 - Os cursos profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos que se desenvolvem num ciclo de formação de 3 anos,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática Coordenação de s do Curso de Licenciatura em Matemática REGULAMENTO

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA]

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] Considerando, no espírito do ordenamento jurídico da formação

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR Artigo 1.º - OBJETIVO DO ESTÁGIO 1 - O estágio curricular tem como objetivo essencial o contacto do estudante em formação com a realidade profissional no terreno,

Leia mais

Mestrados em Ensino Universidade de Lisboa

Mestrados em Ensino Universidade de Lisboa Papel das Escolas e dos Orientadores Cooperantes no Mestrado em Ensino Documento de orientação aprovado pela Comissão Pedagógica dos Mestrados em Ensino em 25 de maio de 2016 O presente documento dirige-se

Leia mais

Anexo A Cursos Profissionais

Anexo A Cursos Profissionais Anexo A Cursos Profissionais I - PREÂMBULO Este guia auxiliar é um documento orientador, de cariz predominantemente pedagógico, que especifica as normas que devem reger o funcionamento dos Cursos Profissionais

Leia mais

Artigo 1º Do Objecto

Artigo 1º Do Objecto ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI Normas Regulamentares das Unidades Curriculares que integram a Profissional (IPP) da Licenciatura em Educação Básica Preâmbulo As alterações legislativas

Leia mais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais Normas e Critérios Gerais de Avaliação Cursos Profissionais 1- Caráter da avaliação A avaliação assume um caráter predominantemente formativo e contínuo, adequando-se à estrutura modular dos cursos profissionais.

Leia mais

ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE. Propriedade de

ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE. Propriedade de ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE Propriedade de ESCOLA DAS VIRTUDES COOPERATIVA DE ENSINO POLIVALENTE E ARTÍSTICO, C. R. L. Passeio das Virtudes, 14 4050-629 PORTO Tel. 223 394 820 - Fax.

Leia mais

Regulamento de estágio Licenciatura em Serviço Social

Regulamento de estágio Licenciatura em Serviço Social Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Regulamento de estágio Licenciatura em Serviço Social Regulamento aprovado por unanimidade na reunião da Unidade de Coordenação de Serviço Social, realizada

Leia mais

Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Regulamento de Estágios CURSO DE GESTÃO HOTELEIRA REGULAMENTO

Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Regulamento de Estágios CURSO DE GESTÃO HOTELEIRA REGULAMENTO Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Turismo e Hotelaria Regulamento de Estágios CURSO DE GESTÃO HOTELEIRA REGULAMENTO OBJECTIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR Os Estágios do Plano Curricular da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO. Cursos Profissionais. Regulamento Interno

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO. Cursos Profissionais. Regulamento Interno ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO Cursos Profissionais Regulamento Interno REGULAMENTO interno DOS CURSOS PROFISSIONAIS setembro de 2015 REGULAMENTO INTERNO DOS CURSOS PROFISSIONAIS ÍNDICE 1 PREÂMBULO...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico 2015-2017 1 (Anexo X A) Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico Artigo 1º Âmbito 1- Os cursos vocacionais

Leia mais