CURRICULUM VITAE. Residência Rua Abílio Soares, 438, apt São Paulo/SP Fone: (0 11) Fax: (011)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITAE. Residência Rua Abílio Soares, 438, apt 62 04005-001 São Paulo/SP Fone: (0 11) 3889-8043 Fax: (011) 3051-4217"

Transcrição

1 CURRICULUM VITAE I- Dados Pessoais ome ALBERTO DO AMARAL JÚNIOR Filiação Alberto do Amaral e Clarice V. Bacci do Amaral aturalidade Itápolis - São Paulo ascimento 14 de abril de 1959 : acionalidade Brasileira Estado Civil Casado Carteira de Identidade RG CPF/MF Título de Eleitor, n de inscrição Carteira da OAB/SP Residência Rua Abílio Soares, 438, apt São Paulo/SP Fone: (0 11) Fax: (011) II- FORMAÇÃO ESCOLAR Primeiro Grau: Escola Mista da Fazenda Santa Maria - Município de Borborema, São Paulo - (1968 a 1970). Grupo Escolar "Dr. Antonio de Moraes Barros", Itápolis, São Paulo (1971). Escola Estadual "Dr. Valentim Gentil", Itápolis, São Paulo ( ). Segundo Grau: Escola de Segundo Grau "Dr. Antonio de Moraes Barros", Itápolis, São Paulo ( ). Colégio São José, Ribeiráo Preto, São Paulo (1978).

2 Superior: 1. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( ). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983). Pós Graduação: - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( ). Mestrado: - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( ). Área de Concentração: Direito Comercial Conversão dos Créditos de Mestrado em Doutorado (1985). Doutorado: 2. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( ). Área de Concentração: Direito Comercial Título de Doutor obtido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em com a tese A Proteção do Consumidor no Contrato de Compra e Venda. 3. Expert in Consumer Law pelo Centre de Droit Communautaire de la Consommation de la Faculté de Droit de 1'Université Catholique de Louvain (Louvain-la- neuve, Belgique). livre-docência:

3 4. Concurso de livre-docência em direito internacional, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, de 17 a 20 de dezembro de 2001 com a tese intitulada O Direito de Assistência Humanitária. 5. Professor Associado do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 6.Concurso de Ingresso para o Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, vaga de professor assistente doutor, de 5 a 7 de maio de Em 17/07/2003, nomeado para exercer o cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3 do QDUSP-PG, lotado na faculdade de Direito (Departamento de Direito Internacional, em Regime de Dedicação Integral á Docência e a Pesquisa, vaga em decorrência da aposentadoria de José Roberto Franco da Fonseca, ocorrida em 13/03/98; declara outrossim, que por ser o interessado portador, do título de Livre-Docente, fica a partir do exercício no cargo supra, designado para exercer a função de Professor Associado, Ref. MS5, do mesmo Quadro, Parte, Regime e Lotação nos termos do artigo 84 do EUSP, e assim também rescindido seu atual contrato junto a mesma unidade, na função de Professor Associado, correndo a despesa pelas verbas próprias do orçamento vigente: Proc. USP III- ATIVIDADES PROFISSIO AIS (junho a dezembro), estágio na Magliano S.A - Corretora de Cãmbio e Valores Mobiliários. 2. Desde março de 1984, instrutor do Projeto PET CAPES junto ao Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 3. De agosto de 1989 a 31 de dezembro de 1992, Consultor Jurídico da Empresa Municipal de Urbanismo (EMURB).

4 4. Desde 1991, membro do Conselho Editorial da Revista Direito do Consumidor. 5. Em 1993 e 1994, professor do Curso de pós-graduação em Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 6. De março de 1996 a novembro de 1997, professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. 7. Desde novembro de 1997 professor de Direito Internacional do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP. IV - PESQUISAS FI A CIADAS 1. De 1981 a 1983 em função do Programa Especial de Treinamento do Projeto PETCAPES pesquisas realizadas na área da Teoria Geral do Direito: Coordenador: Professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior Auxílio: CAPES 2. De 1986 a 1989 Bolsista, em nível de Doutorado, da FAPESP. 3. De abril de 1990 a abril de 1991 Bolsista da Fundação Ryoichi Sasakawa, bolsa concedida para conclusão da tese de Doutorado. V - PARTICIPAÇÂO EM 1 STITUIÇÓES 1. Desde 1984 Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado de São Paulo. 2. A partir de maio de 1989 membro fundador do CEDISO (Centro de Estudos Direito e Sociedade).

5 3. A partir de 1990 membro do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor. 4. De 1992 a 1995, Presidente do Comité Jurídico da Associação de Empresas Brasileiras para a Integração no Mercosul - ADEBIM. 5. Desde 1993 membro da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo). 6. A partir de 1994 membro do Conselho Brasileiro de Relações Internacionais. 7. Desde dezembro de 1994 membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. 8. Membro do Programa de Política Internacional Comparada da Faculdade de Ciência Política da Universidade de São Paulo , 1993, 1994, 1995, 1996, Membro e Criador da Seção Direito e Relações Internacionais do Instituto de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 10. Membro da Associação Brasil - Estados Unidos de Direito. 11. Assessor Científico da Fundação de Amparo á Ciência do Estado de São Paulo (FAPESP). 12. De março de 1998 a junho de 1999, Membro da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP. 13. A partir de janeiro de 1998 membro efetivo da Comissão Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado de São Paulo.

6 14. Diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor (março de 1998). 15. Membro da Comissão de Informática da Faculdade de Direito da USP (de agosto de 1998 a setembro de 2002). 16. A partir de dezembro de 1998 Membro do Conselho do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP. 17. Membro do Instituto de Direito Internacional e Relações Internacionais da Faculdade de Direito da USP. 18. Assessor Científico do CNPQ. 19. Presidente da Comissão de Sindicância instituída pelo diretor da Faculdade de Direito da USP para apurar denúncia de fraude nos trabalhos da matéria "Teoria Geral do Estado", do Departamento de Direito do Estado, conforme portaria FD n 41/2002. VI - ARTIGOS PUBLICADOS 1. "Propriedade ou Impropriedade?" - Publicado na Revista de Direito Público - outubro, dezembro, n "O Direito Brasileiro e a Vinculação entre Empresa e Empresário nas Crises Financeiras"- publicado na Revista Digesto Econômico - ano XLI - n janeiro "O Principio da Intangibilidade Contratual"- publicado na Revista Habitação e Poupança - ano 4 - julho de "Os Desafios do Estado de Direito" - publicado no "Jornal O Estado de São Paulo", em 16 de Junho de 1987.

7 5. "O Direito de Propriedade e a Constituinte" - publicado nos Cadernos Liberais 36/ "A Nova Carta e a Ordem Social" - publicado no Jornal "O Estado de São Paulo" em 14 de setembro de "O Liberalismo, o Renascimento de uma Doutrina" - publicado no "Jornal da Tarde", em 24 de setembro de "A Nova Constituição e a Ordem Econômica" - publicado no Jornal "O Estado de São Paulo", em 08 de outubro de "Dificuldade do Pacto Social" - publicado no Jornal "O Estado de São Paulo", em 10 de novembro de "Novo Modelo de Desenvolvimento" - publicado no Jornal "O Estado de São Paulo", em 28 de outubro de "O Brasil e o Cenário Internacional" - publicado no Jornal "Diário do Comércio", em 28 de fevereiro de "A Magistratura e a Transformação da Sociedade" - publicado no "Jornal da Tarde", em 23 de março de "Um Código Imprescindível" - publicado no "Jornal da Tarde", em 11 de maio de "A Responsabilidade Pelos Vícios dos Produtos no Código de Defesa do Consumidor", in Revista "Direito do Consumidor" "Uniformidade legislativa e regras avançadas promoverão a Integração", in "Carta do Mercosul" n 4, fevereiro de 1993.

8 Alberto do Amaral.Júnior 16. "A Boa-Fé e o Controle das Cláusulas Contratuais Abusivas nas Relações de Consumo", in Revista "Direito do Consumidor" 6, abril/junho "Mercosul: Questôes Políticas e Institucionais", in Boletim de Integração Latino- Americana, n 13 - abril junho, "O Brasil e as Transformações do Direito do Mar"- publicado nos Cadernos do IPRI (Fundação Alexandre de Gusmão/IPRI - Financiadora de Estudos e Projetos), Brasília, novembro de "O Princípio da Vinculação da Mensagem Publicitária"publicado na Revista "Direito do Consumidor" 14, abril/junho "Paris flui por meio de todos os sentidos"- publicado no "Jornal Folha de São Paulo" em 20 de julho de "A Abusividade da Cláusula Mandato nos Contratos Financeiros, Bancários e de Cartões de Crédito"- publicado na "Revista dos Tribunais", ano 84 - setembro de Vol. 719, "A Abusividade da Cláusula Mandato nos Contratos Financeiros, Bancários e de Cartões de Crédito"- publicado na "Revista do Consumidor 19", julho/setembro Autor do Prefácio do livro intitulado "A Oferta no Código de Defesa do Consumidor" de Silvio Luís Ferreira da Rocha - publicado pela Lemos Editorial, (Des)respeitável Público! - publicado na "Revista do Sesc", Janeiro de "A Invalidade das Cláusulas Limitativas de Responsabilidade nos Contratos de Transporte Aéreo" - publicado na "Revista da AJURIS", edição especial, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, março de 1998.

9 26."A Invalidade das Cláusulas Limitativas de Responsabilidade nos Contratos de Transporte Aéreo" in "Revista Direito do Consumidor 26", abril/junho de "A Boa-fé: um instrumento de Controle das Cláusulas Contratuais Abusivas" in Cadernos da pós-graduação em Direito da UFPA, Belém, abril junho de "A Boa-Fé Objetiva no Código de Defesa do Consumidor" in "Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo", julho dezembro de "Cláusula Social e Comércio Internacional" in "Revista de Política Externa", volume 7, n 3, dezembro janeiro-fevereiro, 1998, "O Código de Defesa do Consumidor e as Cláusulas de Limitação da Responsabilidade nos Contratos de Transporte Aéreo Nacional e Internacional", publicado na "Revista dos Tribunais" ano 88, volume 759, janeiro de "Cláusula Social: Um Tema em Debate", publicado na "Revista de Informação Legislativa", ano 36, n 141, Brasília, janeiro/março de "Contratos Relacionais e Defesa do Consumidor" in "Revista da Associação Paulista do Ministério Público", Ano 111, n' 27, junho, julho de "O Contrato Sob O Direito Social", publicado na "Revista Novos Estudos, CEBRAP, julho de "Cláusula Social: O Ressurgimento do Protecionismo" in "Revista da Pós-Graduaçáo da Faculdade de Direito da USP" - Coleção Acadêmica de Direito, SINTESE, setembro de 1999.

10 35. "Direitos Humanos e Comércio Internacional: Reflexões sobre a Cláusula Social" in "Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo" - Volume Janeiro - Dezembro). 36. "Contratos Relacionais e Defesa do Consumidor". Resenha, publicada na Revista Direito do Consumidor n 32, outubro/dezembro de "Mercosul: Características e Perspectivas" in "Revista de Informação Legislativa", Brasília, ano 37, n 146, pp , abril/junho de "Entre Ordem e Desordem: O Direito Internacional em Face da Multiplicidade de Culturas" in "Revista de Direito Constitucional e Internacional", São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, volume 8, n 31, abril/junho de "Um Perfil Jurídico do Mercosul", in Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Vol. 6 - Tomo I, 2000, pp "Mercosul: Desafios e Perspectivas" in Revista Temas de Integra~áo n 9 da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Livraria Almedina. 1 Semestre de "Os Direitos Humanos no Plano Internacional" in Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Ano 5 - n 7, 2001, pp "As Instituições do Mercosul" in Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, Ano 4 - número 7, Janeiro a Junho de 2001, pp

11 43. "O que muda no Brasil e no Mundo após o maior atentado da história (11/09/2001)" publicado no Jornal da Cidade, Itápolis -SP, em 15 de setembro de "A Paz em Tempos Sombrios" publicado no Jornal O Estado de São Paulo em 21 de setembro de "As Condições Abusivas na Concessão de Crédito Bancário" - Publicado na Revista de Direito do Consumidor n 40, outubro - dezembro de 2001, pp " As condições Abusivas na Concessão de Crédito Bancário", in Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, Julho - Dezembro de 2001, pp 11/ " A Intervenção: Problema da Política e do Direito", in Carta Internacional, n Ano X, março, 2001, São Paulo. 48. " O Modelo Hobbesiano e as Relações Internacionais" in Carta Internacional, n Ano X, Junho de 2002, São Paulo. 49. "O Brasil e a Nova Rodada" in Revista Integração Econômica, n 1, Ano I - Agosto 2002, Aduaneiras, São Paulo. 50. "A Proteção Internacional dos Direitos Humanos" in Revista de Informação Legislativa, Senado Federal, Brasília - julho setembro/ pp 51/76, ano 39 - n "A Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor ás Instituições Financeiras" in Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Ano 6 - Número 8, 2002 pp. 13/ "A Constituição, o Código de Defesa do Consumidor e o Sistema Financeiro" in Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo - Ano 5, n 10, Julho-Dezembro, pp 17/ " El Derecho a la Assistencia Humanitaria" in Los Derechos Fundamentales, SELA 2001, Seminario em Latinoamérica de Teoria Constitucional y Política, Buenos Aires - Argentina, Pp 305/ " Direitos Humanos: da Utopia á Realidade ", publicado na revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, Ano 6 - n 11, janeiro junho, 2003, pp 33-44, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo.

12 VII - LIVROS PUBLICADOS 1. Amaral Júnior Alberto do. "Comentários dos artigos 46 a 54 do Código de Defesa do Consumidor" in Comentário ao Código de Proteção do Consumidor - Editora Saraiva, São Paulo, Amaral Júnior Alberto do. Proteção do Consumidor no Contrato de Compra e Venda, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, Amaral Júnior Alberto do. "Questôes Políticas e Institucionais" in Mercosul Desafios a Vencer, Editora Bartira, São Paulo, Amaral Júnior Alberto do. Manual do Candidato: Noções de Direito, Concurso de Admissão á Carreira Diplomática, Fundação Alexandre de Gusmão, Brasília, Amaral Júnior Alberto do. "A Palavra de Alberto do Amaral Júnior" in Manual Direitos Humanos no Cotidiano, Ministério da Justiça, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos - UNESCO - Universidade de São Paulo, junho de Amaral Júnior Alberto do. "Entre Ordem e Desordem: O Direito Internacional em face da Multiplicidade de Culturas" in O Direito Internacional no Terceiro Milênio, Baptista Luiz Olavo e Fonseca José Roberto Franco da, coordenadores, Editora LTR, São Paulo, Amaral Júnior Alberto do. "Direitos Humanos e Comércio Internacional" in O Cinqüentenário da Declara~áo Universal dos Direitos do Homem, Amaral Júnior Alberto do e Moisés Cláudia Perrone orgs., Biblioteca Edusp de Direito 6, Edusp, São Paulo, 1999.

13 4. Da Legitimidade da Altera~áo do Zoneamento como Mecanismo de Política Urbana. 5. Da Ausência dos Requisitos para Propositura de Ação Popular em Virtude da Demolição do Viaduto "Diário Popular" pelo Poder Público Municipal. 6. Da Admissibilidade da Empresa Municipal de Urbanismo Fabricar Pré-moldados de Argamassa para Atender ás Necessidades do Poder Público Municipal. 7. Da Constitucionalidade da Aplicação do Código de Defesa do Consumidor ás Instituições Financeiras - Parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal - ADI IX - CO FERÉ CIAS 1. Venda ao Consumidor - Proferida na Faculdade de Direito de Bauru (São Paulo) em 31 de maio de Desafios do Liberalismo - proferida na Associação Comercial de São Paulo em 3 de agosto de A crise da Modernidade - proferida na Faculdade de Administração de Empresa Ibero-Americana - São Paulo em 15 de setembro de A Nova Constituição e a Realidade Brasileira - proferida na Semana de Administração da Faculdade de Administração de Empresa Ibero-Americana São Paulo em 26 de setembro de O Direito como Instrumento de Modernização Social - proferida na Semana de Administra~áo de Empresa Ibero-Americana - São Paulo em 16 de outubro de O uso alternativo do Direito - proferida na Faculdade de Direito da PUC - São Paulo em 14 de junho de O uso alternativo do Direito - proferida na Semana Jurídica promovida pela Subsecção da OAB de Sertãozinho (São Paulo) em 31 de julho de 1991.

14 8. O uso alternativo do Direito - proferida em 13 de setembro de 1991 em Araraquara (São Paulo) na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. 9. Direitos Humanos - proferida no Curso Superior de Polícia - II/93 em 19 de outubro de lo.proteção Contratual do Consumidor - proferida na l a. Semana Jurídica "Dr. Mário Gentil" organizada pela 23 a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Itápolis, em 09 de agosto de 1996, na cidade de Itápolis/SP. 11.A Invalidade das Cláusulas de Limita~áo da Responsabilidade nos Contratos de Transporte Aéreo e Rodoviário proferida no Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados, realizado pela Escola Superior da Magistratura - AJURIS, Porto Alegre em 28 de agosto de Globalização e o Comércio Internacional - aula inaugural proferida na Faculdade de Administração/Comércio Exterior (FACITA) em 22 de março de 1999 na cidade de Itápolis/SP. 13. "Blocos Econômicos" dentro do "Fenômeno da Globalização" proferida no I Seminário de Direito Empresarial promovido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, em 25 de maio de Transformações da Natureza dos Serviços e os Desafios para o Direito proferida no XVII Curso BRASILCON de Direito do Consumidor, realizado na Faculdade de Direito da USP, em 17 de agosto de Direito do Consumidor e as Transformações do Direito Privado proferida no Simpósio de Direito do Consumidor, realizado pela Escola da Magistratura do Pará, Belém, em 22 de setembro de Mercosul e ALCA: Desafios e Perspectivas proferida no Congresso de Direito Internacional promovido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, em 04 de outubro de As Empresas Bi e Multinacionais e o Mercosul proferida no Curso de pós-graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP, em 06 de outubro de 1999.

15 X - CURSOS MI ISTRADOS E ORIE TA(~ÁO DE PESQUISA 1. O negócio jurídico na Teoria Geral do Direito Privado - março a junho de junto ao projeto PET CAPES da FDUSP. 2. Análise crítica do Direito de Propriedade - agosto a novembro de junto ao projeto PET CAPES da FDUSP. 3. Proteção do Consumidor no Plano Contratual - de março a dezembro de junto ao projeto PET CAPES da FDUSP. 4. De março de 1987 a novembro de 1995 Professor de Introdução ao Estudo do Direito no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 5. O conceito de Empresa na Nova Constituição - agosto a novembro de junto ao projeto PET CAPES da FDUSP. 6. A proteção do Consumidor e as Transformações do Direito Privado de agosto a novembro de curso ministrado junto ao projeto PET CAPES da FDUSP. 7. Orientação dos trabalhos: A Noção de Empresa e as Constituições Brasileiras - Ruy Pereira Camilo Júnior: Significação JurídicoInstitucional da Noção de Empresa na Constituinte - Julian Villacorta, publicadas na "Revista Trimestral do Conselho da OAB, Ano XX, Vol. XIX, n'54". 8. Orientação da pesquisa "A Eficácia do Mandado de Injunção e da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão na Proteção dos Direitos Subjetivos Sociais: Problemas, Falhas e Saídas para implementação de Tais...", realizada pela aluna Janaina Rodrigues Valle, gragas á concessão de bolsa de iniciação científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 9. De marro a novembro de 1996, Professor dos Cursos de Introdução ao Estudo do Direito do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP.

16 10. De 4 a 10 de maio de 1996, Curso de Pós-Graduaçáo em nível de mestrado, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (Belém); "A Proteção ao Consumidor e as Transformações do Direito Privado." 11. A Noção de Soberania em Hans Kelsen, proferido de agosto a novembro de 1996 na FDUSP. 12. De março a novembro de 1997, Professor do Curso de Introdução ao Estudo do Direito do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP. 13. O Direito e a Ordem Internacional, proferido de março á novembro de 1997 na FDUSP. 14. Curso de Sociologia Jurídica - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, proferido de março a junho de Assistente do Curso de pós-graduação de Sociologia Jurídica: A Sociologia do Poder Judiciário, de junho a novembro de Introdução ao Estudo do Direito, ministrado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na qualidade de assistente do Prof. Tércio Sampaio Ferraz Júnior, de março a novembro de Orientação da pesquisa "Refugiados Políticos: Sua Situação Atual e Sua Relação com Organismos Internacionais de Proteção de Seus Direitos", realizada pelo aluno Luciano Ferreira Gatti, gragas a bolsa de iniciarão científica concedida pela FAPESP de agosto de 1997 a agosto de 1998 e renovada por mais um ano. 18. Coordenador do Módulo de Direito do Consumidor, Curso de Especialização (Pós-Graduaçáo "lato sensu") da Escola Superior de Advocacia (OAB-SP), de março a abril de 1998.

17 19. Contratos de Massa e Proteção ao Consumidor aula dada no Curso de Pós-Graduaçáo latu sensu Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Tutela Jurisdicional dos Interesses Transindividuais da Escola Paulista de Advocacia - 26 de março de 1998 na cidade de São Paulo. 20. As Cláusulas Contratuais Abusivas e o Código de Defesa do Consumidor aula ministrada no Curso de Pós-Graduaçáo lato sensu Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Tutela Jurisdicional dos Interesses Transindividuais da Escola Paulista de Advocacia da OAB - SP promovido pela escola Paulista de Advocacia 28 de março de 1998 na cidade de São Paulo. 21. Uma Introdução ao Direito do Consumidor aula dada no Curso de Aperfeiçoamento (Especialização) em "Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor" promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associação Paulista do Ministério Público - APMP e da Associarão dos Magistrados - APAMAGIS, 17 de abril de O Código de Defesa do Consumidor e as Transformações do Direito Privado aula ministrada no Curso de Aperfeiçoamento (Especialização) em "Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor" promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associação Paulista do Ministério Público - APMP e da Associa~áo dos Magistrados - APAMAGIS, 18 de abril de Uma Introdução ao Direito do Consumidor aula ministrada no Curso de Aperfeiçoamento (Especialização) em "Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor" promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associação Paulista do Ministério Público - APMP e da Associação dos Magistrados - APAMAGIS, 23 de abril de O Código de Defesa do Consumidor e as Transformações do Direito Privado aula ministrada no Curso de Aperfeiçoamento (Especialização) em "Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor" promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associação Paulista do Ministério Público - APMP e da Associação dos Magistrados - APAMAGIS, 28 de abril de 1998.

18 25 Os Princípios Contratuais no Código de Defesa do Consumidor aula dada no Curso de Aperfeiçoamento (Especialização) em "Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor" promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associa~áo Paulista do Ministério Público - APMP e da Associação dos Magistrados - APAMAGIS, em 26 de maio de As Cláusulas Gerais de Contrato e o Código de Defesa do Consumidor aula ministrada no curso de Aperfeiçoamento (Especialização em Responsabilidade Civil e o Direito do Consumidor promovido pela Faculdade de Direito da USP, Associação Paulista do Ministério Público APMP e da Associação dos Magistrados APAMAGIS, em 28 de maio de Professor de Direito do Comércio Internacional - Curso Ministrado aos alunos do 9.semestre da Faculdade de Direito da USP (agosto a novembro de 1998). 28. Professor do Curso Solução de Disputas - Ministrado aos alunos do 9. semestre da Faculdade de Direito da USP (agosto a novembro de 1998). 29. Professor de Introdução ao Estudo do Direito - Curso ministrado aos alunos do l'. ano da Faculdade de Direito da USP (marro a novembro de 1998). 30. Professor Assistente de Sociologia Jurídica de março a junho de Orientação da pesquisa: "Direito e Guerra" realizada pela aluna Angela Prada de Almeida devido á bolsa de inicia~áo científica concedida pela FAPESP: janeiro de 1998 a janeiro de Orientação da pesquisa: "A Função Social da Propriedade" realizada pela aluna Natalie Yoshida graças à bolsa de iniciação cientifica concedida pela FAPESP: Fevereiro de 1998 a fevereiro de Orientação da pesquisa: "O Direito de Marcas e a Tutela dos Consumidores"realizada pelo aluno George Ibrahim Farath devido á bolsa de iniciação científica concedida pela FAPESP - (dezembro de 1998 a dezembro de 1999).

19 34. Professor de lntrodução ao Estudo do Direito - curso ministrado aos alunos do 1" ano da Faculdade de Direito da USP, (março a novembro de 1999). 35. Professor de Direito das Relações Internacionais - curso ministrado aos alunos do 8 semestre da Faculdade de Direito da USP, (março a junho de 1999). 36. Professor de Direito do Comércio Internacional I - curso ministrado aos alunos do 9 semestre da Faculdade de Direito da USP (agosto a novembro de 1999). 37. Professor de Solução de Disputas - curso ministrado aos alunos do 9 semestre da Faculdade de Direito da USP, (agosto a novembro de 1999). 38. Fundamentos do Direito Público e do Direito Privado - aulas ministradas no MBA O Comércio Internacional da Faculdade de Economia e Administração da USP (04 de março de 1999). 39.Orientação da Pesquisa: "Interpretaçáo das Leis como ponte entre a Teoria do Direito e a Sociologia", realizada pelo aluno Mario Sérgio Leite Porto devido a bolsa de iniciarão científica concedida pelo CNPQ (junho de 1999 a junho de 2000 e renovada até junho de Orientação da pesquisa: "A Responsabilidade Civil do Estado no Direito Internacional do Meio Ambiente", realizada pela aluna Maria Cristina Elias devido a bolsa de iniciação científica concedida pela FAPESP: (agosto de 1999 a agosto de 2000). 41.Noções de Direito: Uma Introdução ao Direito Público, ao Direito Privado e ao Direito Internacional - aulas ministradas no MBA O Comércio Internacional da Faculdade de Economia e Administração da USP (11 e 13 de agosto de 1999). 42. O Mercosul e a Organização Mundial do Comércio - aulas ministradas no MBA da Fundação de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da USP (13 e 14 de dezembro de 1999). 43. Professor de Direito das Relações Internacionais - curso ministrado aos alunos do 7 semestre da Faculdade de Direito da Faculdade de Direito da USP (fevereiro a junho de 2000).

20 60. Responsabilidade Civil (contratual, extra contratual, relações de consumo e meioambiente), aula ministrada no Curso MBA MANAGEMENT Á DISTÁNCIA da Petrobrás (videoconferência), São Paulo (I' de setembro de 2000). 61.Aulas ministradas para os alunos de Pós-graduação em Economia do Comércio Exterior - MBA, promovido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (18, 20, 25 e 26 de setembro de 2000, totalizando 12 horas). 62. Professor de Direito Internacional Ambiental - curso ministrado aos alunos do 10 semestre da Faculdade de Direito da USP (outubro de 2000). 63. Orientação da pesquisa: A Construção da Cidadania Européia: Uma Análise a Partir de Habermas, bolsa de iniciação científica concedida pela FAPESP ao aluno Raphael Cesar da Silva Neves (agosto de 2000 a agosto de 2001). 64. Professor de Direito das Relações Internacionais - curso ministrado aos alunos do 7 semestre da Faculdade de Direito da USP (fevereiro a junho de 2001). 65. Professor de Direito do Comércio Internacional II - curso ministrado aos alunos do 9 semestre da Faculdade de Direito da USP (fevereiro a junho de 2001). 66. Coordenador do "Módulo I: Direito do Consumidor do Curso de Especialização" realizado na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (23 de março a 18 de maio de 2001). 67. Noções de Direito: Uma Introdução ao Direito Público, ao Direito Privado e ao Direito Internacional - aulas ministradas no MBA O Comércio Internacional da Faculdade de Economia e administração da USP (31 de março e 06 de abril de 2001). 68. Responsabilidade Civil do Produtor - aula ministrada no "Curso de Especialização Módulo I: Direito do Consumidor" da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (07 de abril de 2001).

21 77. " A Ordem Económica-Financeira ", aula ministrada aos alunos da Escola de Governo conveniada com a Universidade de São Paulo. São Paulo (25 de junho de 2002). 78. Professor do Curso de Pós-graduação da Faculdade de Direito da USP tendo ministrado com o Prof. Luiz Olavo Baptista a disciplina Temas Fundamentais de Direito do Comércio Internacional (março e abril de 2002). 79. Professor de Direito das Relações Internacionais e Direito do Comércio Internacional II - Cursos ministrados para os alunos do 8 semestre e 9 semestre da Faculdade de Direito da USP (fevereiro a junho de 2002). 80. Orientação da pesquisa: "Soberania Versus Coercibilidade das Normas Internacionais no Pensamento de Emmanuel Kant", realizada pelo aluno André Bueno da Silveira, devido a bolsa de iniciação científica concedida pela FAPESP (agosto de 2002 a agosto de 2003). 81. Orientador em nível de mestrado, do Programa de pós-graduação do PROLAM/USP. São Paulo *desde agosto de 2002). 82. Professor do MBA Comércio Internacional realizado pela FIA, Fundação Instituto de Administração, tendo proferido as aulas Fundamentos de Direito Internacional (25/10 e 26/10/2002). 83. Professor de Direito Internacional do Meio Ambiente - curso ministrado aos alunos do 10 semestre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como parte da disciplina Direito Ambiental. 84. Professor do Curso de Direito do Consumidor oferecido pelo Programa de Educação Continuada em Direito - GVlaw da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas onde ministrou a disciplina "Responsabilidade Civil e Informação" (27 de setembro e 03 e 04 de outubro de 2.002).. 85.Professor de Direito do Comércio Internacional I tendo ministrado aulas durante o segundo semestre de 2002 as terças e quartas-feiras das 09:15 ás 11:00 horas e professor de Direito Ambiental II tendo ministrado duas aulas no segundo semestre (31/10 e 07/11/2002, quintas-feiras, das 09:00 ás 12:00 horas).

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

CURRICULUM VITAE EROS PICELI

CURRICULUM VITAE EROS PICELI CURRICULUM VITAE DESEMBARGADOR EROS PICELI Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo DGJUD 1.2 - Serviço de Publicações e Divulgação Dados Pessoais Desembargador EROS PICELI Filiação: José Piceli Maria

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 Disciplina: Direito Internacional Departamento IV Direito do Estado Docente Responsável: Fernando Fernandes da Silva Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo: Anual

Leia mais

AGENDA DE ATIVIDADES 2011

AGENDA DE ATIVIDADES 2011 AGENDA DE ATIVIDADES 2011 JANEIRO Administração Financeira e Orçamentária (Promovido pela Enfam) Docente: Doutor Daniel Veloso Couri - Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União

Leia mais

Adv. Cassiano Ricardo Golos Teixeira A PROTEÇÃO ÀS MARCAS E AOS DEMAIS SINAIS DISTINTIVOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E NOS TRATADOS INTERNACIONAIS

Adv. Cassiano Ricardo Golos Teixeira A PROTEÇÃO ÀS MARCAS E AOS DEMAIS SINAIS DISTINTIVOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E NOS TRATADOS INTERNACIONAIS 1 CURSO AVANÇADO DE MARCAS JOINVILLE SC DE 28 DE JULHO A 01 DE SETEMBRO DE 2012 Coordenador Diretor de Estudos Adv. Cassiano Ricardo Golos Teixeira Adv. Daniel Adensohn de Souza Local UNIVILLE FUNDACAO

Leia mais

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977.

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977. 1. IDENTIFICAÇÃO 1.01 - Nome: Paulo Roberto de Oliveira Lima 1.02 Filiação: Edvaldo Santos Lima Maria Aparecida de Oliveira Lima 1.03 Nacionalidade: Brasileira 1.04 Naturalidade: Alagoana 1.05 Nascimento:

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL I CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 h.a. N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

C u r r i c u l u m V i t a e

C u r r i c u l u m V i t a e C u r r i c u l u m V i t a e 1. DADOS PESSOAIS: - Nome: Flávio Buonaduce Borges - Data de Nascimento: 19 de abril de 1965 - Local de Nascimento: Goiânia - Go - Nacionalidade: Brasileiro - Filiação: Marcos

Leia mais

EDUARDO ABREU BIONDI

EDUARDO ABREU BIONDI EDUARDO ABREU BIONDI Formação acadêmica: UMSA Doutorado em Ciências Jurídicas Buenos Aires - Argentina Início: Agosto de 2010 Previsão de Conclusão: Agosto de 2012 Universidade Cândido Mendes Pós Graduaç

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452

CURRICULUM VITAE. Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro. Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto. Telefone: 226104452 CURRICULUM VITAE Nome: Maria de Fátima da Silva Ribeiro Morada: Rua do Crasto, 652, Hab. 3.2, 4150-243 Porto Telefone: 226104452 Data e local de nascimento: 23 de Setembro de 1965 Porto Estado Civil: Casada

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

I. Apresentação Geral... 3

I. Apresentação Geral... 3 Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Constitucional Entrada: 2011 1º Semestre Índice I. Apresentação Geral... 3 II. Especialização em Direito Constitucional... 4 1. Plano de

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE KIYOSHI HARADA, SÓCIO FUNDADOR DA HARADA ADVOGADOS ASSOCIADOS

CURRICULUM VITAE DE KIYOSHI HARADA, SÓCIO FUNDADOR DA HARADA ADVOGADOS ASSOCIADOS 1. PERSONALIDADE CURRICULUM VITAE DE KIYOSHI HARADA, SÓCIO FUNDADOR DA HARADA ADVOGADOS ASSOCIADOS 1.1. KIYOSHI HARADA, brasileiro, casado, advogado e Procurador do Município de São Paulo aposentado, natural

Leia mais

JOSÉ CARLOS DE MAGALHÃES Professor Sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Advogado JOSÉ CARLOS DE MAGALHÃES

JOSÉ CARLOS DE MAGALHÃES Professor Sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Advogado JOSÉ CARLOS DE MAGALHÃES JOSÉ CARLOS DE MAGALHÃES Nascido aos 03 de outubro de 1936, em São Paulo (SP), brasileiro, casado, advogado, árbitro e professor sênior da Faculdade de Direito da USP, com escritório na Rua da Consolação,

Leia mais

Desembargador Federal Francisco Barros Dias Curriculum Vitae

Desembargador Federal Francisco Barros Dias Curriculum Vitae Desembargador Federal Francisco Barros Dias Curriculum Vitae Novembro/2006 Francisco Barros Dias Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Francisco Barros Dias Nome em citações bibliográficas DIAS, F. B. Sexo

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES ESACS/RJ COMUNICADO SOBRE PENDÊNCIAS EM AÇÕES DE TREINAMENTO

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES ESACS/RJ COMUNICADO SOBRE PENDÊNCIAS EM AÇÕES DE TREINAMENTO ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES ESACS/RJ COMUNICADO SOBRE PENDÊNCIAS EM AÇÕES DE TREINAMENTO A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES ESACS/RJ torna público que a COMISSÃO

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 SUMÁRIO PREFÁCIO Paulo Roberto Coimbra Silva Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 APRESENTAÇÃO Carolina Pereira Lins Mesquita

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA/

Leia mais

CURSO AVANÇADO DE MARCAS

CURSO AVANÇADO DE MARCAS CURSO AVANÇADO DE MARCAS 1º SEMESTRE DE 2014 RIO DE JANEIRO - RJ Coordenadores: Filipe Fonteles Cabral Ricardo Pinho Diretor de Estudos: Alexandre Fragoso Machado LOCAL Auditório da ABAPI Av. Rio Branco,

Leia mais

Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores

Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores 1 Direitos laborais inespecíficos dos trabalhadores Renato Rua de Almeida (*) O Direito do Trabalho distinguiu-se do Direito Civil, porque, enquanto o Direito Civil regulou de forma igual e recíproca os

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo VI Elementos de Conexão 6.1 Considerações iniciais 6.2 Classes de elementos de conexão

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo VI Elementos de Conexão 6.1 Considerações iniciais 6.2 Classes de elementos de conexão ÍNDICE SISTEMÁTICO Capítulo I Noções Fundamentais e Objeto do Direito Internacional Privado 1.1 Considerações iniciais 1.2 Conceito 1.3 Objeto 1.4 Normas de DIPr na Constituição Federal de 1988 1.5 Direitos

Leia mais

Curso Avançado de Marcas

Curso Avançado de Marcas A proteção às marcas e aos demais sinais distintivos na legislação brasileira, na legislação comparada e nos tratados internacionais Nível Avançado 1º Semestre de 2009 Coordenação: Advs. Ricardo Fonseca

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE O roteiro e normas abaixo discriminados foram aprovados pela Congregação da FEA em 17.8.2005. ROTEIRO E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSOS DA CARREIRA DOCENTE NA FEA SUMÁRIO (para

Leia mais

Curriculum vitae. (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft

Curriculum vitae. (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft Curriculum vitae (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft Dados Pessoais: Ricardo Braga Andalaft Data do nascimento: 24 de setembro de 1976 Filiação: Jamil Dibo Andalaft Geralda Braga Andalaft

Leia mais

Índice O Escritorio 4 Áreas de Especialização Direito Empresarial 6 Direito Administrativo 7 e Regulatório Direito Bancário 7 Direito Imobiliário 8 Direito de Família e Sucessões 8 Responsabilidade Civil

Leia mais

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de TUTELA COLETIVA - Projetos Sociais Para futuras contratações

Leia mais

Regulação. financeira para. advogados

Regulação. financeira para. advogados Regulação financeira para advogados FGV_Serie_16x23_Regulação Financeira_Print_GRAFICA2.indd I Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos

Leia mais

CURRICULUM VITAE ESCOLARIDADE. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre. ATUAÇÃO PROFISSIONAL - ATUAL

CURRICULUM VITAE ESCOLARIDADE. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre. ATUAÇÃO PROFISSIONAL - ATUAL CURRICULUM VITAE CURRICULUM VITAE NOME: Rodrigo López Zilio ESCOLARIDADE Graduação: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Conclusão:

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO PROFESSORA CATEDRÁTICA CONV. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Escola de do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas divulga neste edital a abertura do processo de seleção

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa I Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2010-2011 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO S E L E Ç Ã O D A 1 2 ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO

Leia mais

Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro no Mercado de Valores Mobiliários

Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro no Mercado de Valores Mobiliários Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro no Mercado de Valores Mobiliários 08 a 10 de maio de 2013 Currículo resumido dos painelistas Wladimir Castelo Branco Castro

Leia mais

SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015

SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015 SELEÇÃO DA 11ª TURMA - 2015 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM DIREITO - TURMA 2015 Estarão abertas, de 04 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015, as

Leia mais

II ENCONTRO DE ADVOGADOS E MAGISTRADOS AMBIENTAIS DA OAB-SP COMISSÃO PERMANENTE DO MEIO AMBIENTE DA OAB-SP SECIONAL

II ENCONTRO DE ADVOGADOS E MAGISTRADOS AMBIENTAIS DA OAB-SP COMISSÃO PERMANENTE DO MEIO AMBIENTE DA OAB-SP SECIONAL II ENCONTRO DE ADVOGADOS E MAGISTRADOS AMBIENTAIS DA OAB-SP COMISSÃO PERMANENTE DO MEIO AMBIENTE DA OAB-SP SECIONAL 11 de maio, segunda-feira 9h30 - Palestra de Abertura Presidente da Comissão Permanente

Leia mais

Bruno Cavalcanti Marcelo Magalhães Peixoto Sérgio Augusto Zampol Pavani

Bruno Cavalcanti Marcelo Magalhães Peixoto Sérgio Augusto Zampol Pavani DIREITO DO TRABALHO EMPRESARIAL Coordenadores Bruno Cavalcanti Marcelo Magalhães Peixoto Francisco das C. Lima Filho William de Almeida Brito Júnior Mário Paiva Gilberto de Castro Moreira Junior Marcelo

Leia mais

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Tema: Contratos Regulados Professor: Gabriel Schulman (gabriel@schulman.com.br)

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo Lista de duplicatas de livros Mês: Junho/10 SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo X Autor: Humberto Theodoro Junior Título: Curso de

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOANA SETZER. Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2007/2008) Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2006/2007)

CURRICULUM VITAE JOANA SETZER. Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2007/2008) Pós-graduação stricto sensu Mestrado (2006/2007) CURRICULUM VITAE JOANA SETZER FORMAÇÃO ACADÊMICA Phd Doutorado (desde 2009) LSE London School of Economics and Political Science, London, UK. Orientador: Dr. Michael Mason. Dissertação: Paradiplomacia

Leia mais

Prefácio, xxi Nota à 3a edição, xxv Nota à 2a edição, xxvii Introdução, xxxi

Prefácio, xxi Nota à 3a edição, xxv Nota à 2a edição, xxvii Introdução, xxxi Prefácio, xxi Nota à 3a edição, xxv Nota à 2a edição, xxvii Introdução, xxxi 1 O Direito Econômico, 1 1 Direito Econômico, 1 1.1 Os três mitos do Direito Econômico, 4 1.1.1 O primeiro mito - Direito Econômico

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem Rafael Tocantins Maltez TJSP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Data de posse 26/03/1999 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF)

Leia mais

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 8:00 Entrega de credenciais 8:30 Sessão Solene de Abertura 9:00 Conferência: Terceirização trabalhista e subordinação

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL

Leia mais

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS Outubro e Novembro 2011

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS Outubro e Novembro 2011 Doação do Consocio e Autor Dr. João Carlos Castellar ANTEPROJETO DE CÓDIGO DE PROCESSO PENAL DESENVOLVIDO PELA COMISSÃO PERMANENTE DE DIREITO PENAL DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro:

Leia mais

Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL

Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REINALDO RAMOS - CESREI FACULDADE REINALDO RAMOS - FARR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO Curso de Especialização em Direito do Consumidor EDITAL

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO CADASTRO DE DORES 2015.2 E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com DESTINADOS ÀS ÇÕES BOTAFOGO MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em

Leia mais

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS HISTÓRICO O escritório JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS, registrado, em 1968, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número OAB/MG 006, é, na verdade, o resultado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Parte 1 Carlos Barbosa Advogado e Consultor Jurídico em ; Professor de Direito, especialista em Aperfeiçoamento em Direito pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus - São Paulo

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA 1998 - Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Ciclo de Conferências: Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade Setembro de 2014 Programação Conferencistas Realização: Patrocínio : Informações

Leia mais

Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos

Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos Naturalidade: Brasópolis Estado de Minas Gerais; Data do Nascimento: 08 de julho de 1932; Filiação: Moysés Zveiter e Geny Zveiter; Nome da Esposa: Cecília Zveiter;

Leia mais

A BOVESPA E A COMUNIDADE JURÍDICA NACIONAL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

A BOVESPA E A COMUNIDADE JURÍDICA NACIONAL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA A BOVESPA E A COMUNIDADE JURÍDICA NACIONAL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA Luiz Eduardo Martins Ferreira Consultor Jurídico da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) I - INTRODUÇÃO Em 08 de janeiro de 2001,

Leia mais

Participou do II Curso de Preparação à Magistratura, no período de 13/03/1989 a 08/12/1989. Promovido pela Escola da Magistratura do Estado de

Participou do II Curso de Preparação à Magistratura, no período de 13/03/1989 a 08/12/1989. Promovido pela Escola da Magistratura do Estado de ALEXANDRE MIGUEL, natural de Tupi Paulista SP, casado, Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em Tupã, Estado de São Paulo, no ano letivo de 1986. Pós-Graduação em Direito

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PLANEJAMENTO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

CURRÍCULO DO PROGRAMA DE MESTRADO. I ATIVIDADE COMUM INTRODUTÓRIA OBRIGATÓRIA (01 Crédito)

CURRÍCULO DO PROGRAMA DE MESTRADO. I ATIVIDADE COMUM INTRODUTÓRIA OBRIGATÓRIA (01 Crédito) CURRÍCULO DO PROGRAMA DE MESTRADO I ATIVIDADE COMUM INTRODUTÓRIA OBRIGATÓRIA (01 Crédito) Código Atividade Créditos Equivalente DIR-3111 Seminário de Integração 01 II - DISCIPLINAS COMUNS OBRIGATÓRIAS

Leia mais

POLÍTICA EXTERNA, DEMOCRACIA. DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA EXTERNA, DEMOCRACIA. DESENVOLVIMENTO POLÍTICA EXTERNA, DEMOCRACIA. DESENVOLVIMENTO GESTÃO do MÍNÍSTRO CEISO AMORÍM NO itamaraty AqosTO 95A DEZEMBRO 94 / FUNDAÇÃO ALEXANDRE DE GUSMÃO Brasília 1995 Tricentenário do nascimento de Alexandre de

Leia mais

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Ementa: Bem jurídico ambiental e aspectos do Meio Ambiente. Meio ambiente e legislação; Fundamentos constitucionais da proteção do ambiente; Política Nacional do Meio Ambiente; Sistema Nacional do Meio

Leia mais

Boschi Pigatti & Sigollo Advogados (BPSLAW) surgiu da união de advogados dedicados, experientes e comprometidos com a qualidade na prestação de serviços jurídicos. Com atuação em todo o território nacional,

Leia mais

DIOGO SOUSA BATISTA. diogo@sousabatista.com. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

DIOGO SOUSA BATISTA. diogo@sousabatista.com. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, R.L. DIOGO SOUSA BATISTA diogo@sousabatista.com - Societário e Negócios - Financeiro e bancário - Imobiliário e construção - Private equity - Reestruturação e insolvência - Espanhol Tânia Rocha tania@sousabatista.com

Leia mais

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Banca: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO/RJ Edital SMA Nº 84/2010 (data da publicação: 27/09/2010) Carga horária (aulas presenciais): 126 horas

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 Data 27, 28 e 29 de MARÇO INVESTIMENTO: ATÉ O DIA 20 DE MARÇO DE 2014: ASSOCIADOS IAPE: R$ 150,00 (Parcelado

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Humanas

Universidade. Estácio de Sá. Humanas Universidade Estácio de Sá Humanas A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Leia mais

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França Programação XV Semana de Relações Internacionais Tema: Terrorismo: O que eu vejo não é o que você vê Dias 10, 11 e 12 de Agosto Campi Asa Norte e Taguatinga I Mediadores: Taguatinga 1º dia: Professora

Leia mais

A D V O G A D O S. Apresentação

A D V O G A D O S. Apresentação Apresentação O Escritório de Advocacia Gomes e Mello Frota Advogados destaca-se no meio jurídico como uma forte referência em função da equipe que o compõe, e da respeitabilidade que a mesma possui. Este

Leia mais

COMISSÃO DO CONCURSO RESULTADO DA PROVA DE TÍTULOS 5ª ETAPA

COMISSÃO DO CONCURSO RESULTADO DA PROVA DE TÍTULOS 5ª ETAPA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO COMISSÃO DO CONCURSO RESULTADO DA PROVA DE TÍTULOS 5ª ETAPA O Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho

Leia mais

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO PROFESSOR ORIENTADOR TITULO DISCIPLINAS LINHAS DE PESQUISA 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Mestre 1. Direito Administrativo

Leia mais

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes IDP Veduca 40h Sobre o curso O curso visa o estudo do novo perfil da Jurisdição Constitucional no Brasil. Dois novos institutos foram inseridos

Leia mais

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia. Ciência Política

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia. Ciência Política Ciência Política Prof. MSc. Marlus Vinícius Forigo Política e Ideologia na Contemporaneidade. Política e Ideologia. Regimes autoritários. Cultura e Poder. Poder, ideologia e meios de comunicação. Aspectos

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini

A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini RESUMO: Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade internacional passou a ter como principal objetivo a criação de acordos

Leia mais

CONSULTOR E EXECUTIVO DE GERÊNCIA GERAL COM ÊNFASE EM RE-ESTRUTURAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES

CONSULTOR E EXECUTIVO DE GERÊNCIA GERAL COM ÊNFASE EM RE-ESTRUTURAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES CONSULTOR E EXECUTIVO DE GERÊNCIA GERAL COM ÊNFASE EM RE-ESTRUTURAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES 28 ANOS DE CARREIRA PROFISSIONAL DESENVOLVIDOS NO SETOR PÚBLICO E EM CONSULTORIA. Gestão e Políticas Públicas EXPERIÊNCIA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA UNIPÊ CURSO DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA EDITAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA UNIPÊ CURSO DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA EDITAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA UNIPÊ CURSO DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA EDITAL PROCESSO SELETIVO 2013.2 PARA INGRESSO DE DISCENTES NOS GRUPOS DE PESQUISA EM DIREITO A Coordenadora de Pesquisa

Leia mais

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR

DADOS PESSOAIS NOTA CURRICULAR DADOS PESSOAIS Nome : SOFIA DE SEQUEIRA GALVÃO Data de nascimento : 06.ABR.1963 Naturalidade : Lisboa Nacionalidade : Portuguesa Estado Civil : Divorciada 1 Advocacia NOTA CURRICULAR Sócia da Sérvulo Correia

Leia mais

C u r r i c u l u m V i t a e

C u r r i c u l u m V i t a e 1 R e s u m o Wandergell Lins Fernandes Leiroza, brasileiro, advogado, 48 anos de idade, graduado na Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) onde alcançou o grau de Bacharel em Direito. É pós graduado

Leia mais

Escola de Direito e Relações Internacionais da UniBrasil Núcleo de Monografias Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2º Semestre de 2011

Escola de Direito e Relações Internacionais da UniBrasil Núcleo de Monografias Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2º Semestre de 2011 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Doutora 1. Direito Administrativo 2. Adriana Espíndola Corrêa Doutora 3. Adriana Pires Heller Especialista 4. Alessandra Back Especialista 5. Alexandre Godoy Dotta 1.

Leia mais

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos*

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos* Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado Direito Cronograma 2015 1ºMódulo 2ª feira (noite) - 19h Teoria dos Direitos Humanos* 3 a feira (manhã) - 8h CAMPUS POA Temas de Antidiscriminação I 3ª feira

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA SÃO PAULO RIO DE JANEIRO BRASÍLIA CURITIBA PORTO ALEGRE RECIFE BELO HORIZONTE LONDRES LISBOA XANGAI BEIJING MIAMI BUENOS AIRES O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA DURVAL

Leia mais

DADOS BIOGRÁFICOS. Maria Catarina Vieira Trincão Machado Cordeiro. Documentação: B.I. n.º 8894709, de 15/12/1997 Arquivo de Identificação de Coimbra

DADOS BIOGRÁFICOS. Maria Catarina Vieira Trincão Machado Cordeiro. Documentação: B.I. n.º 8894709, de 15/12/1997 Arquivo de Identificação de Coimbra DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Maria Catarina Vieira Trincão Machado Cordeiro Data de Nascimento: 03 de Março de 1970 Estado Civil: Solteira Documentação: B.I. n.º 8894709, de 15/12/1997 Arquivo de Identificação

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOSÉ CARLOS ZEBULUM TRF2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região Data de posse 27/06/2002 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF) Atuação

Leia mais

Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae

Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Agosto/2011 Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Vico Dênis Sousa de Melo Filiação Josival Diniz de Melo e Deusilene Sousa de Melo Nascimento

Leia mais

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília.

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília. 2007 Curso sobre Gestão de Pessoal (Novembro) Instrutores: Dr. Inácio Magalhães Filho, Procurador do Ministério Público junto ao TCDF Dr.Charleston Reis Coutinho, Assessor da Vice-Presidência do TJDFT.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965 DISCIPLINA: Direito Internacional dos Direitos Humanos PROFESSOR: Dr. Antonio Celso Alves Pereira EMENTA: Formação, autonomia e consolidação do Direito Internacional dos Direitos Humanos. A Carta Internacional

Leia mais

ORIENTADORES - TCC DIREITO - 2013/2 NOME ÁREA DO CONHECIMENTO LINHA DE PESQUISA HORÁRIOS E-MAIL

ORIENTADORES - TCC DIREITO - 2013/2 NOME ÁREA DO CONHECIMENTO LINHA DE PESQUISA HORÁRIOS E-MAIL ORIENTADORES - TCC DIREITO - 2013/2 NOME ÁREA DO CONHECIMENTO LINHA DE PESQUISA HORÁRIOS E-MAIL Adriana Martins Silva Alaisis Ferreira Lopes Alexandre Knopfholz Ana Luiza Chalusnhak Ana Luiza Chalusnhak

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U do dia 09.10.2012

DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U do dia 09.10.2012 TÂNIA REGINA SILVA RECKZIEGEL DESEMBARGADORA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO DATA DE POSSE: 15 de outubro de 2012, com nomeação pela Presidenta Dilma Rousseff, publicada no D.O.U

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL:

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: Nome: Sandra Lopes Luís Morada: Rua de Entrecampos n.º 16, 2.º dto, 1000-152 Lisboa Portugal Data de Nascimento: 20. 05. 1979 Nacionalidade: Portuguesa Telefone: +351

Leia mais

Inscrições até dia 08 de setembro de 2015, na Secretaria do Núcleo de Pesquisa da FDSM.

Inscrições até dia 08 de setembro de 2015, na Secretaria do Núcleo de Pesquisa da FDSM. 23/06/2015 Página 1 de 7 FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS COORDENADORIA CIENTÍFICA E DE PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA-ESTÍMULO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FDSM - PIBIC/FDSM

Leia mais

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã):

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã): Campos Carlos Luz Dia 15 de setembro (manhã): Palestra: Erros essenciais no Direito Penal Convidado: Alexandre Victor de Carvalho Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Gama Filho-RJ. Bacharel

Leia mais

Bacharel em Administração (1991) pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-BA

Bacharel em Administração (1991) pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-BA Curriculum Vitae Identificação ANTÔNIO OSCAR SANTOS GÓES Fone: (73) 9134-3272 (celular) Formação Bacharel em Administração (1991) pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-BA Especialização

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

02579887423 MI 4208 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

02579887423 MI 4208 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL A UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS DO BRASIL UNAFE, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, associação civil

Leia mais

SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República

SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República A G E N D A SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República 01/10/2013 ATIVIDADE Reunião com diretora Regional para América Latina e Caribe - UNFPA,

Leia mais