Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II"

Transcrição

1 Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Alunos em Relação à Educação a Distância Infraestrutura e Corpo Docente 2013 II Janeiro 2014

2 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1635 Centro Cívico Curitiba PR II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Representantes do Corpo Discente Ana Carolina de Bassi Dafne Adriele Maccari Costa Representantes do Corpo Docente Alessandra Neusa Sambugaro de Matos Maurício Kraemer Gonçalves Representante da Entidade Mantenedora Jose Maurício Buckeridge Representantes do Pessoal Técnico-Administrativo Mario Hodun Representantes do Pessoal Técnico-Pedagógico Marlus Cassiano de Araújo Sandra Regina Tiago Furlan Representante da Sociedade Civil Maria Angélica Marochi Coordenadora Tânia Sperry Ribas

3 1. APRESENTAÇÃO A pesquisa de satisfação dos alunos em relação à Educação a Distância foi realizada entre novembro e dezembro de 2013 por meio do ambiente virtual de aprendizagem, conforme plano trienal de avaliação institucional, adotando as mesmas questões aplicadas em anos anteriores, relativas a quatro dimensões: Infraestrutura Coordenação de curso Coordenação de polo Corpo Docente Participaram da pesquisa alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e do Curso de Pedagogia dos Polos de Apoio Presencial Centro Cívico e Rebouças, de Curitiba, e Lauro de Freitas BA. A distribuição dos alunos que responderam à pesquisa por polo é a seguinte: 24 alunos do Centro Cívico, 59 alunos do Rebouças e 8 alunos de Lauro de Freitas. Os resultados expressam a percepção dos alunos em relação às dimensões infraestrutura, coordenação de curso e coordenação de polo e são apresentados sob a forma de média por dimensão, indicador, unidade e média geral da dimensão. As médias relativas ao corpo docente são apresentadas por professor, polo, média individual e média geral dos docentes. 2. ANÁLISE DOS DADOS CST EM GESTÃO COMERCIAL Após a análise dos resultados, expressos em percentual e média aritmética, foram destacados como potenciais os indicadores que apresentam resultado igual ou superior a 7,5 e como fragilidades os indicadores com resultado inferior a esse. Assim, são apresentados os melhores resultados e as fragilidades por dimensão avaliada.

4 2.1. INFRAESTRUTURA CST EM GESTÃO COMERCIAL Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do CST em Gestão Comercial em relação à infraestrutura é 7,67 indicando como potenciais: a qualidade do trabalho do tutor no Polo Lauro de Freitas (8,25); a infraestrutura física dos polos: Centro Cívico (8,47) e Lauro de Freitas (7,62); a navegabilidade no AVA nos Polos Centro Cívico (8,47) e Rebouças (8,15), a infraestrutra física dos polos Centro Cívico (8,47) e Lauro de Freitas (7,62); a qualidade do material complementar no AVA nos Polos Lauro de Freitas (8,25) e Centro Cívico (7,61); a clareza nas instruções do Manual do Aluno nos três polos: Centro Cívico (7,76); Rebouças (8,05) e Lauro de Freitas (7,5); a qualidade das videoaulas no Centro Cívico (7,58); Lauro de Freitas (7,5); acervo da biblioteca do polo no Centro Cívico (8,52) e Lauro de Freitas (8,71); qualidade do laboratório de informática do polo no Centro Cívico (7,7); Rebouças (7,7) e Lauro de Freitas (8,42) satisfação em relação ao curso no Centro Cívico (7,88) e Lauro de Freitas (8,37).e realização das atividades propostas pelos professores, frequência às aulas, boa convivência com a comunidade acadêmica e pontualidade. Nesta dimensão destacou-se o Polo Lauro de Freitas com média: 8,04. O resultado médio de satisfação do aluno em relação ao trabalho do coordenador de curso é 7,28, indicando como potenciais a organização das atividades previstas no curso no Centro Cívico (7,94); a busca de soluções para os problemas do curso no Centro Cívico (7,61); no tempo disponível para atendimento aos alunos no Centro Cívico (7,87). Nesta dimensão destacou-se o Polo Centro Cívico com média: 7,8. O resultado médio de satisfação do aluno em relação ao trabalho do coordenador de polo é 7,26, indicando como potenciais: organização pedagógica do curso em Lauro de Freitas (8,0) e Centro Cívico (7,66); comunicação com os alunos Centro Cívico (7,66) e Lauro de Freitas (7,5); esclarecimento de dúvidas no Centro Cívico (7,88). Nesta dimensão destacou-se o Polo Centro Cívico com média: 7,73.

5 Fragilidades As fragilidades, em relação à infraestrutura do Polo Centro Cívico, são: qualidade do trabalho do tutor (6,5) e divulgação de resultados cumprimento de prazos (7,11). As fragilidades, em relação à infraestrutura do Polo Rebouças, são: infraestrutura do polo (7,1); qualidade do material complementar no AVA (6,17); qualidade das videoaulas (7,15); divulgação de resultados cumprimento de prazos (7,16); acervo da biblioteca do polo (6,2) e satisfação em relação ao curso (6,79). As fragilidades, em relação à infraestrutura do Polo Lauro de Freitas são: navegabilidade no AVA (7,12) e divulgação de resultados cumprimento de prazos (7,37) TRABALHO DO COORDENADOR DO CURSO CST EM GESTÃO COMERCIAL Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do CST em Gestão Comercial em relação ao trabalho do coordenador de curso é 7,28 indicando como potenciais: organização das atividades previstas no curso (7,94); tempo disponível para atendimento aos alunos (7,87) e busca de soluções para os problemas do curso (7,61) no Polo Centro Cívico; busca de soluções para os problemas do curso (6,64) no Polo Rebouças; organização das atividades previstas no curso (7,04) no Polo Lauro de Freitas. Nesta dimensão destaca-se o trabalho do coordenador do curso com média 7, Fragilidades As fragilidades, em relação ao trabalho do coordenador do curso do Polo Rebouças são: organização das atividades previstas no curso (6,35); busca de soluções para os problemas do curso (6,64) e tempo disponível para atendimento aos alunos (6,2). As fragilidades, em relação ao trabalho do coordenador do curso do Polo Lauro de Freitas são: busca de soluções para os problemas do curso (6,52) tempo disponível para atendimento aos alunos (6,54).

6 2.3. TRABALHO DO COORDENADOR DO - CST EM GESTÃO COMERCIAL Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do CST em Gestão Comercial em relação ao trabalho do coordenador do polo é 7,26 indicando como potenciais: organização pedagógica do curso no Centro Cívico (7,66) comunicação com os alunos no Centro Cívico (7,66) e esclarecimento das dúvidas dos alunos no Centro Cívico (7,88); organização pedagógica do curso no Rebouças (7,23) e em Lauro de Freitas (8,0); comunicação com os alunos (7,5) Fragilidades As fragilidades, em relação ao trabalho do coordenador do polo Rebouças são: comunicação com os alunos (6,91) e esclarecimento das dúvidas dos alunos (6,36). As fragilidades, em relação ao trabalho do coordenador do curso do Polo Lauro de Freitas são: esclarecimento das dúvidas dos alunos (6,2) CORPO DOCENTE Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do CST em Gestão Comercial em relação ao corpo docente é 8,61 indicando como potenciais: clareza nas respostas às dúvidas do aluno por parte do professor AVA (8,63); qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA" (8,62); estímulo do professor AVA à participação dos alunos (8,59) e quantidade de tarefas (8,57) Fragilidades Não foram apontadas fragilidades.

7 3. ANÁLISE DOS DADOS Após a análise dos resultados, expressos em percentual e média aritmética, foram destacados como potenciais os indicadores que apresentam resultado igual ou superior a 7,5 e como fragilidades os indicadores com resultado inferior a esse. Assim, são apresentados os melhores resultados e as fragilidades por dimensão avaliada INFRAESTRUTURA Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do Curso de Pedagogia em relação à infraestrutura é 6,94 indicando como potenciais: qualidade do material complementar do AVA no polo Rebouças (7,61); qualidade do trabalho do tutor nos polos Centro Cívico (8,0) e Rebouças (7,95); a infraestrutura física dos polos: Centro Cívico (7,73) e Rebouças (7,69); qualidade dos livros impressos nos polos Centro Cívico (8,36) e Rebouças (7,39); qualidade das videoaulas no polo Centro Cívico (7,57); satisfação em relação ao curso no polo Centro Cívico (7,56 ) Fragilidades As fragilidades, em relação à infraestrutura, são: qualidade do material complementar no AVA no polo Centro Cívico (6,56) e Lauro de Freitas (6,56); qualidade do trabalho do tutor no polo Lauro de Freitas (7,3); infraestrutura do polo no polo Lauro de Freitas; navegabilidade do AVA no polo Centro Cívico (5,0); no polo Lauro de Freitas (5,45) e no polo Rebouças (5,57) qualidade dos livros impressos no polo Lauro de Freitas (6,86); divulgação de resultados cumprimento de prazos nos polos Centro Cívico (5,36); Lauro de Freitas (5,78) e Rebouças (5,49); acervo da biblioteca do polo nos polos Centro Cívico (7,22); Lauro de Freitas (6,39) e Rebouças (6,69); qualidade do laboratório e informática do polo nos polos Centro Cívico (7,36); Lauro de Freitas (5,73) e Rebouças (6,27); satisfação em relação ao curso nos polos Lauro de Freitas (6,04) e Rebouças (7,16) TRABALHO DO COORDENADOR DO CURSO PEDAGOGIA Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do Curso de Pedagogia em relação ao trabalho do coordenador de curso é 6,45.

8 Fragilidades As fragilidades, em relação ao coordenador do curso, são: organização pedagógica do curso nos polos Centro Cívico (7,47); Lauro de Freitas (5,18) e Rebouças (7,3); comunicação com os alunos nos polos Centro Cívico (7,3); Lauro de Freitas (5,0); Rebouças (7,0); esclarecimento das dúvidas dos alunos nos polos Centro Cívico (4,77) e Rebouças (6,9) TRABALHO DO COORDENADOR DO PEDAGOGIA Potenciais O resultado médio de satisfação do aluno em relação ao trabalho do coordenador de polo é 5, Fragilidades As fragilidades, em relação ao coordenador do polo, são organização das atividades do curso no polo Centro Cívico (6,89); Lauro de Freitas (3,77); Rebouças (7,0); busca de soluções para os problemas do curso no Centro Cívico (6,52); Lauro de Freitas (3,9) e Rebouças (6,86); tempo disponível para atendimento aos alunos no polo Centro Cívico (6,47); Lauro de Freitas (3,4) 3 Rebouças (6,75) CORPO DOCENTE Potenciais O resultado médio de satisfação dos alunos do Curso de Pedagogia em relação ao corpo docente é 8,29 indicando como potenciais: quantidade de tarefas (8,35); estímulo do professor AVA à participação dos alunos (8,29) clareza nas respostas às dúvidas do aluno por parte do professor AVA (8,28); qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA" (8,3) Fragilidades Em âmbito geral não foram apontadas fragilidade, haja vista as médias obtidas em cada indicador e a média geral da dimensão.

9 4. PLANILHAS FACULDADES OPET AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2013 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA Qualidade do trabalho do tutor no encontro presencial Infraestrutura física do polo Navegabilidade no AVA Qualidade do material complementar no AVA Clareza nas instruções do Manual do Aluno Qualidade das video-aulas Divulgação dos resultados - cumprimento de prazos Acervo da biblioteca do polo Qualidade do laboratório de informática do polo Grau de satisfação em relação ao curso MÉDIA UNIDADE MÉDIA DA DIMENSÃO: 7,67 6,5 7,5 8,25 8,47 7,1 7,62 8,47 8,15 7,12 7,61 6,17 8,25 7,76 8,05 7,5 7,58 7,15 7,5 7,11 7,16 7,37 8,52 6,2 8,71 7,7 7,91 8,42 7,88 6,79 8,37 7,76 7,21 8,04 SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO COORDENADOR DO CURSO Na organização das atividades previstas no curso Na busca de soluções para os problemas do curso No tempo disponível para atendimento aos alunos MÉDIA DA UNIDADE MÉDIA DA DIMENSÃO: 7,28 MÉDIA GERAL: 7,40 7,94 6,35 7,04 7,61 6,64 6,52 7,87 6,2 6,54 7,8 6,39 6,7 7,76 6,79 7,31 SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO COORDENADOR DO Na organização pedagógica do curso Na comunicação com os alunos No esclarecimento das dúvidas dos alunos MÉDIA UNIDADE MÉDIA DA DIMENSÃO: 7,26 7,66 7,23 8 7,66 6,91 7,5 7,88 6,36 6,2 7,73 6,83 7,23

10 FACULDADES OPET AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2013 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL Andrea Barbosa Delfini Paulo AVA 7,87 8,13 8,34 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 9,12 8,38 8,4 9 8,05 8,78 9 8,05 8,22 8,74 8,15 8,43 8,44 Carlos Mattos AVA 10 6,87 7,55 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 6,85 7, ,85 7, ,68 7, ,81 7,51 8,1 Carlos Alberto Requião Pires AVA 10 7,47 7,47 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 7,32 7, ,28 7, ,71 7, ,19 7,5 8,23

11 David Tavares AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 7,81 8, ,43 8, ,56 8, ,93 8,9 10 7,93 8,64 8,85 Débora Matos AVA 10 7,93 8,2 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,06 8,2 10 7,6 8,2 10 7,6 8, ,79 8,27 8,68 Eliandro Araújo AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,38 8, ,88 8, ,44 8, , ,7 8,79 8,83

12 Fernanda Pucci AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA Média Geral do Corpo Docente - Gestão Comercial 8,71 7,71 7,84 8,71 7,81 8 8,42 7,68 8,3 8,57 7,66 8 8,6 7,71 8,03 8,11 8,57 Gisele Romanel AVA 10 7,15 8,5 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 6,61 7, , ,15 8, ,9 7,77 8,22 Jader Rocha AVA 10 8,05 8,33 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,11 8, ,23 8,5 10 8,11 8, ,12 8,37 8,83

13 Kelly Ticiana Azevedo AVA 10 8,18 8,61 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 7,43 8, ,5 8, ,93 8, ,51 8,38 8,63 Letícia Fischer AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,68 8, ,47 8,8 10 8,29 8, ,29 8, ,43 8,84 9,09 Miguel Manassés AVA 10 8,21 8,07 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,65 8, ,13 6, , ,31 8,84 9,9

14 LAURO DE Paula Bartkiw AVA ,5 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA ,6 10 8,03 8,6 10 7,03 8,5 10 7,75 8,55 8,76 Roberto Guindani AVA 10 7,91 7,94 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA , ,85 8, , ,96 7,94 8,63 Sedenilso Machado AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 8,5 8, ,61 8,2 10 9,09 8, ,97 8, ,79 8,29 8,63

15 Sérgio Pirani AVA 10 9,26 8,03 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 10 9,32 8,1 10 9,3 8, ,15 8, ,25 8,08 9,11 Tarcis Prado Junior AVA 7,57 7,66 7,51 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,28 7,69 7,45 7,42 7,96 7,7 7,42 7,74 7,35 7,42 7,76 7, Willian Vicentini AVA Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA Média Geral do Corpo Docente - Gestão Comercial 10 8,76 8, ,82 8, ,82 8, ,94 8, ,83 8,3 9 8,57

16 FACULDADES OPET AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2013 CURSO PEDAGOGIA SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA Qualidade do material didático e complementar no AVA 6,56 6,56 7,61 Qualidade do trabalho do tutor no encontro presencial 8 7,3 7,95 Infraestrutura física do polo 7,73 5,95 7,69 Navegabilidade no AVA 5 5,45 5,57 Qualidade dos livros impressos 8,36 6,86 7,39 Clareza nas instruções do Manual do Aluno 7,15 6,17 7,33 Qualidade das vídeo-aulas 7,57 5,08 7,27 Divulgação dos resultados das avaliações - cumprimento de prazos 5,36 5,78 5,49 Acervo da biblioteca do polo 7,22 6,39 6,69 Qualidade do laboratório de informática do polo 7,36 5,73 6,27 Grau de satisfação em relação ao curso 7,52 6,04 7,16 MÉDIA DA UNIDADE 7,07 6,11 7,64 MÉDIA DA DIMENSÃO: 6,94 SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO COORDENADOR DO CURSO Na organização pedagógica do curso 7,47 5,18 7,3 Na comunicação com os alunos 7,3 5 7 No esclarecimento das dúvidas dos alunos 7,21 4,77 6,9 MÉDIA DA UNIDADE 7,32 4,98 7,06 MÉDIA DA DIMENSÃO: 6,45 SATISFAÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO COORDENADOR DO Na organização das atividades previstas no curso 6,89 3,77 7 Na busca de soluções para os problemas do curso 6,52 3,9 6,86 No tempo disponível para atendimento aos alunos 6,47 3,4 6,75 MÉDIA DA UNIDADE 6,62 3,9 6,87 MÉDIA DA DIMENSÃO: 5,79

17 LAURO DE Adriana Cassia Franco Silva AVA 8,24 8,66 8,41 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,28 7,75 8,33 8,28 7 8, ,41 8,2 7,6 8,43 Média Docente: 8,07 LAURO DE Adriana Cristina Sambugaro Brahim AVA 7,85 6,9 8,81 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,71 6,88 8,63 8,21 6,44 8,9 7,92 6,77 8,81 7,92 6,64 8,78 Média Docente: 7,78 LAURO DE Célia Luzzi AVA 7,2 9 7,75 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,6 9 7,75 7,2 9 8,25 7,2 9 8,25 7,3 9 8 Média Docente: 8,1 LAURO DE Cíntia Cargnin Cavalheiro Ribas AVA 8,75 7,25 7,95 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,75 7,37 8,5 7,62 7,25 7,81 7,62 6,87 8,77 8,18 7,18 8,25 Média Docente: 7,87

18 Cleusa Maria Fuckner AVA 8, Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,84 8 8,75 8,3 7,83 9 8,61 7,83 8,56 8,61 7,91 8,82 Média Docente: 8,44 Edi Marise Barni AVA 7,9 8,33 8 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,9 8,22 8,78 8,36 8,33 9,26 7,9 8,55 9,26 8,01 8,35 8,82 Média Docente: 8,39 Edson Martins AVA 8 9,25 8,33 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8 9,25 8,5 8,44 9,25 8,6 7,77 9,25 8 8,05 9,25 8,35 Média Docente: 8,55

19 Flavia Luiza Percegona Zanoni AVA 8,66 8,28 9,19 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,66 8,14 9,53 7,77 8 9,34 8 7,85 9,26 8,27 8,06 9,33 Média Docente: 8,55 João Mendes AVA 9 8,18 8,64 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 9,15 8,27 8,61 8,84 8,09 8,77 9,26 8,27 8,77 9,06 8,2 8,69 Média Docente: 8,65 Luciana Rocha de Luca Dalla Valle AVA 8,85 9 7,72 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,85 9 8,52 9,07 8,9 8,28 8,85 9,2 8,6 8,9 9 8,28 Média Docente: 8,72

20 LAURO DE Maria Cecília Martins do Nascimento Giovanella AVA 7,6 9 7,86 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,6 9 7, , ,86 7,8 9 7,84 Média Docente: 8,21 LAURO DE Maria Cristina Borges da Silva AVA 7,45 9 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,45 9,25 7,54 8,75 7,45 9 7,47 9 Média Docente: 8,23 LAURO DE Maria Cristina Elias Esper Stival AVA 7,81 8,42 7,42 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 6,72 8,14 8,07 8,63 8,14 7,71 7,45 8,28 7,5 7,65 8,24 7,67 Média Docente: 7,85

21 Marinês Aparecida de Araújo Mendonça AVA 7,8 9 7,9 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,6 9 8,27 7,8 9 9,18 7,8 9 8,59 7,75 9 8,48 Média Docente: 8,41 Michelle Souza Julio Knaut AVA 6,15 7,18 7,71 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 6,38 7,09 7,6 6,15 7,09 8,03 6,07 7 7,46 6,18 7,09 7,7 Média Docente: 6,99 Mônica Cristiane David AVA 8,87 9 9,68 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,8 8,5 8,94 8,87 9 9,52 9 8,5 9,21 8,88 8,75 9,33 Média Docente: 8,98

22 Nelice Luzia Rocha de Luca AVA 7,7 8,5 8,72 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 7,5 8,5 9,18 7,9 8,5 9,09 7,6 8,5 9 7,67 8,5 8,99 Média Docente: 8,38 Priscila Soares Vidal Festa AVA 7,85 8,75 9,09 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8 8,62 9,5 7,85 8,75 9,58 8 8,62 9,5 7,92 8,68 9,41 Média Docente: 8,67 Regina Célia Veiga da Fonseca AVA 8,25 9,5 9,75 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,25 9,5 10 8,25 9,5 10 8,25 9,5 10 8,25 9,5 9,93 Média Docente: 9,22

23 Sueli Erthal Bazani AVA 8 8 8,1 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA , , ,52 Média Docente: 8,17 Uipirangi Franklin da Silva Câmara AVA 7,93 7,44 8,72 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,26 7,55 8,5 7,53 7,11 8,66 8,13 7,33 8,44 7,96 7,35 8,58 Média Docente: 7,96 Valéria Juliana Tortato Monteschio AVA 9 7,57 8,61 Qualidade das orientações quanto às atividades propostas no AVA 8,96 7,71 8,55 9,1 7,42 9,88 9 7,42 9,38 8,86 7,53 9,1 Média Docente: 8,49 Média Geral por Polo 8,04 8,23 8,63 MÉDIA GERAL DO CORPO DOCENTE DE PEDAGOGIA: 8,29

24 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise dos resultados da pesquisa de satisfação dos alunos em relação ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial a Distância permite que se destaquem os seguintes aspectos: A infraestrutura dos polos atende satisfatoriamente as necessidades. O acervo das bibliotecas dos polos Centro Cívico e Lauro de Freitas foi bem avaliado pelos alunos, chamando atenção a média do polo Rebouças que conta com acervo considerável na área de gestão, indicando a necessidade de orientação aos alunos quanto à utilização da biblioteca nessa Unidade e acompanhamento durante o ano letivo de 2014 em relação a esse indicador. Os alunos demonstram estar satisfeitos com relação ao trabalho do corpo docente. Com relação à coordenação de curso, destaca-se a necessidade de maior atenção ao curso, especialmente, nos polos Rebouças e Lauro de Freitas nos três indicadores: organização das atividades previstas no curso, busca de solução para os problemas do curso e disponibilidade de tempo para atendimento aos alunos. A CPA deve realizar nova avaliação para monitoramento das mudanças, já no primeiro semestre de A COMISSÃO

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Funcionários em Relação à Instituição 2013 II Janeiro 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO E CORPO DOCENTE 2014 I Julho 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada

Leia mais

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II

Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Professores em Relação à Instituição 2013 II Janeiro 2014 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TUTORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL ENSINO A DISTÂNCIA 2º SEMESTRE - 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Administração Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Administração Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Administração Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Redenção PA 2011 1 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO EAD 2º SEMESTRE 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL DA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE

Leia mais

RESULTADO DE ENQUETE APLICADA PELO PORTAL

RESULTADO DE ENQUETE APLICADA PELO PORTAL 01/11/2012 10:31:12 1 Código Nome da Enquete D. Inicio D. Fim 597 Outras Dimensões - 4º ano A 08/10/12 31/10/12 1-1. 1ª Dimensão Planejamento Institucional: Você acessa as normas institucionais (Regimento,

Leia mais

Questionário para Estudantes de Pós- Graduação na modalidade a distância

Questionário para Estudantes de Pós- Graduação na modalidade a distância Questionário para Estudantes de Pós- Graduação na modalidade a distância Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto-avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer

Leia mais

FACULDADES OPET Comissão Própria de Avaliação CPA Relatório de Autoavaliação 2014

FACULDADES OPET Comissão Própria de Avaliação CPA Relatório de Autoavaliação 2014 CONSELHO DE GESTÃO DA MANTENEDORA José Antonio Karam Diretor Presidente Adriana Karam Koleski Superintendente Educacional Daniele Veríssimo Karam Diretora de Operações Maria Cristina Swiatovski Superintendente

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO DE DIREITO - CAMPUS VN PERÍODO 2014 1 INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAMPUS PL PERÍODO 2014 1 INSTITUTO METODISTA

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Zootecnia Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014

Boletim CPA/UFRPE Curso de Zootecnia Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

FACULDADE METROPOLITANA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE METROPOLITANA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PORTO VELHO - 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Coordenação

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GRADUAÇÃO PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GRADUAÇÃO PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2º SEMESTRE 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE CURSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALUNO PERÍODO: 7 A 16 DE JULHO DE 2010 (DURANTE A MATRÍCULA) LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE

Leia mais

Resultado na ótica discente. Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014

Resultado na ótica discente. Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014 Resultado na ótica discente Comissão Própria de Avaliação Dezembro/2014 Metodologia PÚBLICO-ALVO: Discentes dos cursos de graduação da FAESA. METODOLOGIA DA PESQUISA: A metodologia utilizada por meio de

Leia mais

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte Código da IES INEP: 1547 Caracterização da IES: Instituição Privada Sem Fins Lucrativos Estado: Ceará Cidade: Juazeiro do Norte Composição

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO INTEGRAL CAMPUS PL PERÍODO 2014 1 INSTITUTO METODISTA

Leia mais

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA FGU / UNIESP RELATÓRIO FINAL 2012/2013

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA FGU / UNIESP RELATÓRIO FINAL 2012/2013 FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA FGU / UNIESP RELATÓRIO FINAL 2012/2013 UMUARAMA, DEZEMBRO, 2012 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Faculdades Integradas Dom Pedro II São José do Rio Preto - SP

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Faculdades Integradas Dom Pedro II São José do Rio Preto - SP RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DOM PEDRO II SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS As, ao apresentar o Relatório do sistema de autoavaliação (CPA), consideram

Leia mais

Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Biomedicina Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Biomedicina Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR Relatório de Avaliação Ensino Aprendizagem Curso Biomedicina Ano de 2011/02 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Redenção PA 2011 1 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO

Leia mais

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 1. APRESENTAÇÃO O relatório que segue apresenta a Avaliação Institucional da Faculdade Modelo

Leia mais

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida CETEC EDUCACIONAL S.A Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP Mantida PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 SUMÁRIO

Leia mais

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Faculdade Educacional da Lapa 1 FAEL RESULTADOS - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 O referido informativo apresenta uma súmula dos resultados da autoavaliação institucional, realizada no ano de 2012, seguindo

Leia mais

DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS FELM FASC. Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação.

DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS FELM FASC. Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação. DEZEMBRO DE 2009 NOSSO CPA NOTÍCIAS UNIÃO SOCIAL CAMILIANA FELM FASC Nesta edição: Avaliação de infraestrutura. Avaliação dos coordenadores de graduação Palavra da CPA Espaço Livre Fale com a CPA Esta

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 2014 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2011

RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2011 RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2011 I. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES - Faculdade Tecnologia Pentágono - 3978 Caracterização da IES: Particular, com fins lucrativos, Faculdade Estado: São Paulo Município:

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GRADUAÇÃO PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GRADUAÇÃO PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2º SEMESTRE 2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe AGOSTO de 2014 1 UNIVERSIDADE TIRADENTES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD

Leia mais

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça 1 O Instituto COPPEAD: O Instituto COPPEAD oferece o curso de especialização

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Brasileira de Educação Familiar e Social UF: BA ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Social da Bahia

Leia mais

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS AUTOAVALIAÇÃO 2012

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS AUTOAVALIAÇÃO 2012 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS AUTOAVALIAÇÃO 2012 A Comissão Própria de Avaliação CPA, apresenta os resultados da Autoavaliação Institucional 2012 do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da modalidade

Leia mais

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006.

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES O MINISTRO

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

AI - RESULTADO ALUNOS GERAL - POR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL AUTO AVALIAÇÃO 2010

AI - RESULTADO ALUNOS GERAL - POR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL AUTO AVALIAÇÃO 2010 AUTO AVALIAÇÃO 2010 A Avaliação Institucional é um dos pilares na construção de uma instituição de Ensino Superior democrática comprometida com os desafios que são impostos pela sociedade, portanto é importante

Leia mais

AI - RESULTADO ALUNOS GERAL - POR CURSO ADMINISTRAÇÃO AUTO AVALIAÇÃO 2010

AI - RESULTADO ALUNOS GERAL - POR CURSO ADMINISTRAÇÃO AUTO AVALIAÇÃO 2010 AUTO AVALIAÇÃO 2010 A Avaliação Institucional é um dos pilares na construção de uma instituição de Ensino Superior democrática comprometida com os desafios que são impostos pela sociedade, portanto é importante

Leia mais

Autoavaliação Institucional 2014 - Síntese-

Autoavaliação Institucional 2014 - Síntese- Autoavaliação Institucional 2014 - Síntese- ESTÁCIO FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA Corpo Dirigente Diretor: Juarez Ramos Diretora Acadêmica: Carmem de Britto Bahia Gerente Administrativo: Luis

Leia mais

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna INFORMAÇÕES GERAIS 1. Sobre os Cursos EAD da UNINASSAU Celebramos mais um momento de conquistas, a UNINASSAU a partir deste

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe AGOSTO de 2014 1 UNIVERSIDADE TIRADENTES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD

Leia mais

FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU/CEPPEV COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. Relatório descritivo DA Avaliação Institucional

FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU/CEPPEV COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. Relatório descritivo DA Avaliação Institucional FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU/CEPPEV COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Relatório descritivo DA Avaliação Institucional Novembro/Dezembro de 2005 Nome do Curso Perfil da Amostra Número de Professores Gestão

Leia mais

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013 ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 2º SEMESTRE DE 2013 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão da

Leia mais

Instrumento: Docentes

Instrumento: Docentes COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Resultado da Autoavaliação Institucional Instrumento: Docentes Presidente Epitácio -

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO EAD RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO EAD 2º SEMESTRE CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL DA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE FSPOA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CURSO COORDENAÇÃO DE CURSO DOCENTES E UNIDADE CURRICULAR ATENDIMENTO AO ALUNO INFRAESTRUTURA COMUNICAÇÃO E IMAGEM CPA 2013/2 PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, COORDENAÇÃO E CURSO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, COORDENAÇÃO E CURSO RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, COORDENAÇÃO E CURSO CURSOS GRADUAÇÃO - PSC 1º SEMESTRE - 2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem...

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 08 Edição do Perfil... 10 Ambiente Colaborar... 11 Iniciando

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

Avaliação Institucional das Atividades de EaD

Avaliação Institucional das Atividades de EaD Avaliação Institucional das Atividades de EaD Introdução A autoavaliação dos cursos de graduação educação a distância é essencial para o controle e garantia dos serviços prestados a sociedade. Assim, a

Leia mais

Calendário de Avaliações 2014

Calendário de Avaliações 2014 Calendário de Avaliações 2014 1º SEMESTRE TUTORES E COORDENADORES DE POLO 10 a 25 04 08 10 e 11 17 05 a 28 19 20 21 Janeiro Período para o aluno de pós-graduação (totalmente on-line) agendar, através do

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Faculdade Promove de Sete Lagoas 1.º-1 Sete Lagoas (MG) Membros da CPA Nome Segmento que representa Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira Carlos Henrique

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

MEC. INEP. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. REVISÃO - III

MEC. INEP. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. REVISÃO - III SIC 38/10* Belo Horizonte, 3 de dezembro de 2010. MEC. INEP. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. REVISÃO - III O MEC publicou a Portaria nº 1326, de 18/11/2010 (ver íntegra do texto abaixo). É preciso ser mágico

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SUELEN APARECIDA TIZON MARTINS

AUTO-AVALIAÇÃO: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SUELEN APARECIDA TIZON MARTINS AUTO-AVALIAÇÃO: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SUELEN APARECIDA TIZON MARTINS Orientador: Prof. Expedito Michels FUCAP Faculdade, situada na Avenida Nações Unidas, nº 500, bairro Santo

Leia mais

Nota 2 Avaliação Carta. Resultado Etapa 1. Gestão de projetos culturais 95,00 85,00 88,00 Aprovado 13:00 24/06/2015

Nota 2 Avaliação Carta. Resultado Etapa 1. Gestão de projetos culturais 95,00 85,00 88,00 Aprovado 13:00 24/06/2015 Errata do da I Etapa do Edital 04/2015 Polos Conceição do Mato Dentro Aprovados para a vaga do profissional de Gestão de Projetos culturais, sociais e esportivos Nome do candidato Área de atuação Nota

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA FACINTER - EAD 2º SEMESTRE - 2011 FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

www.unp.br Regulamento

www.unp.br Regulamento www.unp.br Regulamento DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEaD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD REGULAMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Aprovado pela Resolução nº 022/2015-ConEPE, de 28 de março de 2015) Natal/RN

Leia mais

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação Professor, Apresentamos um modelo do Formulário Eletrônico a ser preenchido pelo coordenador do curso durante o processo de autorização ou reconhecimento de cursos. Colocamos na última coluna sugestão

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Ofício Circular n.º 12/2009 - DET/SEED Curitiba, 15 de Abril de 2009. Referência: Informações e-tec Brasil

Ofício Circular n.º 12/2009 - DET/SEED Curitiba, 15 de Abril de 2009. Referência: Informações e-tec Brasil SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Ofício Circular n.º 12/2009 - DET/SEED Curitiba, 15 de Abril de 2009. Referência: Informações e-tec Brasil

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Curso de graduação em Pedagogia - Licenciatura Disciplina: Conteúdo e Metodologia em Matemática Carga Horária: 60 Teórica: 60 Prática: Semestre: 2013.2

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CAD, CRA E SECRETARIA DO POLO MÓDULO C 2010-2011 SUMÁRIO

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CAD, CRA E SECRETARIA DO POLO MÓDULO C 2010-2011 SUMÁRIO RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CAD, CRA E SECRETARIA DO POLO MÓDULO C 2010-2011 SUMÁRIO Disponível no arquivo físico do setor e pasta de rede: X:\CPA-FACINTER\PESQUISAS AVAL INSTITUCIONAL\2011\2011-02-08

Leia mais

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1 Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD João Pessoa/2012 PORQUE PRATICAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? Modalidade educacional autorizada/recomendada

Leia mais

Edital nº 01/2012. A oferta de disciplinas em Regime Tutorial acontecerá nas seguintes situações:

Edital nº 01/2012. A oferta de disciplinas em Regime Tutorial acontecerá nas seguintes situações: FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL FATEC INTERNACIONAL PRÓ-DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PDEAD COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA pararealizaçãoeprogramaçãodeofertas.

Leia mais

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Consulta Pública para aprimoramento do Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Estamos disponibilizando para sugestões, avaliação e comentários o instrumento que será utilizado para a acreditação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE PSICOLOGIA 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor POTENC. PTO. A MELHOR. FRAGIL. 1 -

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENFERMAGEM 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor 1 - O professor comparece com regularidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE FISIOTERAPIA 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor POTENC. PTO. A MELHOR. FRAGIL. 1

Leia mais

EDITAL Nº 1, DE 20 DE JANEIRO DE 2015.

EDITAL Nº 1, DE 20 DE JANEIRO DE 2015. EDITAL Nº 1, DE 20 DE JANEIRO DE 2015. A COMISSÃO COORDENADORA DA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, constituída por meio da Instrução de Serviço

Leia mais

FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA NO ANO DE 2013

FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA NO ANO DE 2013 FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO / CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA NO ANO DE 2013 Sete Lagoas Março de 2014 Sumário 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO... 4 1.1. Composição da Comissão

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Docên cia Candidato Curso Disciplina Título Produção Docência Total Metodologia do Ensino de (Metodologia de

Docên cia Candidato Curso Disciplina Título Produção Docência Total Metodologia do Ensino de (Metodologia de Docên cia Candidato Curso Discipli Título Produção do Ensino ( Ensino específica José Eurico para cada Ramos habilitação da Souza ) 35 0 25 45 105 ROMISON DE SOUZA TEIXEIRA Maria Cristi Ribeiro Evaldo

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES CREDENCIAMENTO DE PÓLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação a Distância SEED Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância - Dresead Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Palavras-chave: Fisioterapia; Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Fisioterapia; Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Práticas pedagógicas. A INTERAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO Heloisa Galdino Gumueiro Ribeiro 1, Prof. Dirce Aparecida Foletto De Moraes 2

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2011 FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERENCIAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 ELABORADO DE ACORDO COM O MODELO DO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES/INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 5/2014. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS. POLOS Nº ALUNOS VAGAS Barra do Bugres 33 02 TOTAIS 33 02

4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS. POLOS Nº ALUNOS VAGAS Barra do Bugres 33 02 TOTAIS 33 02 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS MODALIDADE A DISTÂNCIA 4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6/2014 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO Nº 6/2014 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO Nº 6/2014 O Diretor da Faculdade de Direito no uso de suas atribuições, altera a resolução 13/2005 que passará a ter a seguinte redação: TÍTULO I: DOS OBJETIVOS Art. 1º. A avaliação institucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial A Reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 30. Portaria n 926, publicada no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Avaliação Institucional 2013. Cursos: Licenciatura em Pedagogia e Bacharel em Teologia

Avaliação Institucional 2013. Cursos: Licenciatura em Pedagogia e Bacharel em Teologia Avaliação Institucional 2013 Cursos: Licenciatura em Pedagogia e Bacharel em Teologia JUNHO/2013 COMISSÃO CPA Profª. Especialista Léia Fontoura Presidente Profª. Danielle Marques Fontoura Secretaria Prof.

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE TURISMO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE TURISMO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE TURISMO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA I DADOS DO CURSO Coordenador de Curso e dos membros do NDE Coordenadora do Curso: Márcia Helena Vargas Manfrinato Membro:

Leia mais

Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual

Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual Linhas de ação Cursos a distância - Graduação, Pós- Graduação e Extensão; Disciplinas a Distância DAD

Leia mais

PNAIC. CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa

PNAIC. CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa PNAIC POLO DE POÇOS OS DE CALDAS Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa Supervisão de avaliação ão: Profa. Dra. Carla

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS ADESÃO AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÄTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 1. OBJETO A Diretoria de Educação a Distância da CAPES em apoio à Sociedade Brasileira de

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos PROJETO DA CPA Em atendimento ao que dispõe a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 que institui a obrigatoriedade da Avaliação Institucional e por entender a importância do SINAES para o desenvolvimento

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 02/2011

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 02/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 02/2011 A Supervisão Acadêmica de Tutores do Grupo Educacional UNINTER torna público

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CENECT Centro Integrado de Educação, Ciência e UF: PR Tecnologia S/C Ltda. ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade

Leia mais

RESULTADO DAS SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE TURNO MATERNAL PARA O 1 ANO DA ED. INFANTIL

RESULTADO DAS SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE TURNO MATERNAL PARA O 1 ANO DA ED. INFANTIL Srs. Pais e/ou Responsáveis, RESULTADO DAS SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE TURNO O colégio Marista de natal, em resposta às solicitações realizadas pelos senhores para troca de turno em 2015, informa que, até

Leia mais