SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA"

Transcrição

1 SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 25 de fevereiro Bom dia a todos e boa semana! Terminamos hoje a semana missionária salesiana. Porquê hoje? Porque lembramos de forma especial São Luis Versiglia e São Callisto Caravario, dois missionários salesianos que foram mortos na China por pregarem o Evangelho. O Pe. José Cordeiro, responsável provincial da Animação Missionária, esteve em Turim há uns dias atrás, reunido com missionários de toda a Europa, e deixa-nos um desafio. PE. JOSÉ CORDEIRO REFLEXÃO A primeira expedição missionária, em 1875, liderada por João Cagliero abriu as portas do grande coração de Dom Bosco ao mundo. Desde então todos os anos são enviados salesianos, desde a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim, para diversos países e realidades de missão. O Pe. Cordeiro termina com um desafio: quem sabe, um dia, não será também um de vocês a partir daqui. Já pensaram nisto?

2 Guia: Terminamos o nosso momento de bom dia com oração para a semana missionária, desta vez em língua portuguesa, lembrando de forma especial os refugiados da África e Médio Oriente. Todos: Ó Deus, Pai de todos, recorda-nos, para nosso próprio bem, da alegria que sentis ao darmos e recebermos hospitalidade. Ajuda-nos a abrir os corações para acolher a todos, especialmente aqueles que estão longe da sua terra ou dos seus familiares. Nós Vos apresentamos, Senhor, a situação dos migrantes, dos refugiados e dos deslocados de África, reconhecendo neles o Teu Filho Jesus. Que o Espírito Santo abra os nossos corações para que, também nós, possamos reconhecer naqueles que são acolhidos, os Amigos e Mensageiros da Vossa presença, que Vós, sem cessar, enviais ao mundo. Amém. Guia: São Callisto Caravario e São Luis Versiglia Todos: rogai por nós. Hoje pelas 14h, na Igreja da escola, rezaremos o terço pelas missões. Aparece!

3 3ª FEIRA 26 de fevereiro COMO IRMÃO QUE CUIDA Bom dia a todos! Terminámos ontem a Semana Missionária Salesiana e aproveito para relembrar que o mealheiro missionário continua disponível para os nossos contributos. Hoje vamos conhecer um pouco a história do tenista Novak Djokovic, natural da sérvia. ANTES DE SER ATLETA, SOU CRISTÃO Djokovic é cristão ortodoxo e não hesita em dizê-lo publicamente. Para ele a crença religiosa vem antes dos numerosos títulos e coloca muitas vezes a sua fortuna ao serviço dos mais pobres. Em dezembro do ano passado, doou para a renovação de uma escola ao em favor dos mais necessitados na cidade de Pozega. Já no mês de outubro do mesmo ano tinha anunciado a abertura de um restaurante que oferece, de forma gratuita, refeições aos mendigos e pobres. Em 2015 foi nomeado pela UNICEF Embaixador da Boa Vontade na Sérvia pelo seu trabalho em conseguir condições de acesso à educação para as crianças do seu país. Não podemos esquecer que o salário mínimo do país corresponde a cerca de 200 dólares. Numa recente entrevista na qual foi questionado sobre esta enorme disponibilidade para com os outros, respondeu: dinheiro não é problema para mim. Ganhei dinheiro para alimentar toda a Sérvia. Acho que eles merecem tudo depois de todo o apoio que me deram. Como cristão que viveu a sua infância num país repleto de conflitos violentos, nunca perdeu de vista as suas raízes cristãs, fazendo da sua vida um permanente ato de generosidade. (Aleteia, NovaK Djokovic: antes de ser atleta, sou cristão)

4 REFLEXÃO Ser cristão não é apenas participar nas orações, na missa do domingo ou nos peditórios à porta da Igreja. O nosso dever é o de cuidar daqueles que estão ao nosso lado e mais precisam da minha ajuda. Djokovic usou a sua fama e o dinheiro que ganhou nos torneios de ténis para poder dar às pessoas do seu país, em especial às crianças um pouco de felicidade. No nosso dia-a-dia preocupamo-nos com o bem-estar dos outros ou ficamos apenas dedicados a nós próprios? Guia: Senhor, hoje agrademos-te pela generosidade De tantos famosos e anónimos Que se dedicam a ajudar os irmãos que mais precisam. Senhor, concede-lhes a tua bênção. Todos: Pai-nosso Guia: São João Bosco Todos: rogai por nós.

5 4ª FEIRA 27 de fevereiro COMO IRMÃO QUE CUIDA Bom dia a todos! O tema desta semana leva-nos a pensar em como podemos ajudar aqueles que estão à nossa volta. Muitas vezes uma simples visita pode fazer maravilhas. UM NETO COM MEMÓRIA O professor de matemática reparou que o Martim saia a correr da escola ao final do dia e não ficava a conversar com os colegas como habitual. Ainda assim, o Martim continuava a ser o rapaz mais alegre e divertido da escola. Alguma coisa se passava, mas o professor não conseguia perceber o quê. Decidido a obter uma resposta, perguntou ao Martim a que se devia aquele comportamento. Depois de alguma hesitação inicial, o Martim explicou que o avô estava doente e que todos os dias o ia visitar e passar algum tempo com ele. O professor ficou muito contente pelo cuidado que o seu aluno tinha com o avô e perguntou-lhe: - Como fazes companhia ao teu avô? Conversam sobre o quê? - O meu avô está muito fraquinho, passa muito tempo a dormir e fala pouco. Eu vou-lhe dizendo como gosto dele e como ele é importante para mim, mas infelizmente já não me reconhece respondeu o Francisco. - Se ele não te reconhece porque continuas a ir lá? - Porque eu sei quem ele é, professor. Eu não me esqueço que foi ele quem cuidou de mim quando era pequeno, que me ensinou a jogar à bola, de como é meu amigo e importante para mim. Ele já não sabe quem sou eu, mas eu sei bem quem ele é.

6 REFLEXÃO Cuidar sem esperar nada em troca deve ser a nossa prática. Dar sem esperar receber é definição de ser cristão. Tal como este neto, podemos nem ser reconhecidos, mas sabemos que o que fazemos contribui para a felicidade de alguém. Haverá pessoas na nossa família que precisam do nosso cuidado e da nossa companhia? Haverá alguma pessoa no teu prédio a quem poderias dar mais atenção ou ajudar nalguma ocasião? Guia: Hoje pedimos a Jesus que cuide daqueles de que ninguém se lembra, Que foram abandonados pela família, Que não têm amigos presentes nos momentos em que mais precisam. Jesus, olha pelos mais necessitados. Todos: Ave-Maria Guia: Nossa Senhora Auxiliadora Todos: rogai por nós.

7 COMO IRMÃO QUE CUIDA 5ª FEIRA 28 de fevereiro Bom dia a todos! Uma das frases que é muitas vezes atribuída a São João Bosco é: Deus colocounos no mundo para os outros. Talvez já a tenhamos ouvido algumas vezes, mas penso talvez faça mais sentido dizê-la, escutá-la e repeti-la para nós mesmo algumas vezes. No bom dia de hoje deixaremos alguns momentos para cada um, em silêncio, poder absorver tudo aquilo que a frase nos diz. Deus colocou-nos no mundo para os outros Guia: Tal como Dom Bosco fazia com os seus alunos, rezamos 3 Ave-Marias pedindo a Maria Auxiliadora que nos guie. Todos: Ave-Maria Ave-Maria Ave-Maria Guia: Nossa Senhora Auxiliadora Todos: rogai por nós.

8 6ª FEIRA 1 de março COMO IRMÃO QUE CUIDA Bom dia a todos! O evangelho do próximo domingo dá-nos a conhecer uma parábola que Jesus contou àqueles que o seguiam, na qual fala de como podemos reconhecer uma árvore pelo seu fruto. EVANGELHO segundo São Lucas (Lc 6, 39-45) Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola: ( ) não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto: não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas das sarças. O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, da sua maldade tira o mal. ( ) REFLEXÃO Através das parábolas, Jesus quer ensinar-nos como nos devemos comportar perante a vida e perante aqueles que nos rodeiam. Se tivermos um bom coração e se incutirmos na nossa vida bons comportamentos certamente que aquilo que vamos dar aos outros são coisas boas. Por outro lado, se nos desleixarmos com o que fazemos, com o que dizemos, com a forma como agimos perante situações mais sensíveis, estaremos a mostrar uma parte de nós de que ainda não cuidamos como deveríamos. Hoje, queremos tirar coisas boas do nosso coração?

9 Leitor: Senhor, deixa-me ir contigo, pisar onde Tu pisas, misturar-me entre os teus amigos. Quero escutar a tua Palavra. Quero sentar-me à tua mesa para comer o pão que repartes com as tuas mãos. Que os meus braços e as minhas mãos, como ramos de uma árvore, Produzam uma colheita abundante para o peregrino que procura abrigo junto de ti. Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Todos: como era no princípio, agora e sempre, Amén.

COMO IRMÃO QUE CUIDA 2ª FEIRA 25 de Fevereiro

COMO IRMÃO QUE CUIDA 2ª FEIRA 25 de Fevereiro 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia a todos! Hoje vamos conhecer um pouco a história do tenista Novak Djokovic, natural da Sérvia. Conhecem-no certo? ANTES DE SER ATLETA, SOU CRISTÃO Djokovic é cristão e

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

CAMINHADA DA QUARESMA PELA ESTRADA DE JESUS RUMO À VIDA FELIZ

CAMINHADA DA QUARESMA PELA ESTRADA DE JESUS RUMO À VIDA FELIZ CAMINHADA DA QUARESMA PELA ESTRADA DE JESUS RUMO À VIDA FELIZ 2ª FEIRA 11 de março Bom dia! Despois de uma semana de interrupção, regressamos às nossas atividades e em plena caminhada da quaresma. Este

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

2ª FEIRA 18 de fevereiro

2ª FEIRA 18 de fevereiro 2ª FEIRA 18 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção a uma realidade muito difícil. Neste momento em África há milhares de pessoas que, devido a guerras e conflitos armados,

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

2ª FEIRA 18 de fevereiro

2ª FEIRA 18 de fevereiro SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará até à próxima segunda-feira, dia 25.

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

2ª FEIRA 18 de Fevereiro 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção a uma realidade muito difícil. Neste momento em África há milhares de pessoas que, devido a guerras têm que fugir das

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

2ª FEIRA 18 de Fevereiro 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Ontem começou uma semana muito especial para a Família Salesiana de que todos fazemos parte. Começou a Semana Missionária Salesiana! É uma semana em que somos

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Ontem começou uma semana muito especial para a Família Salesiana de que todos fazemos parte. Começou a Semana Missionária Salesiana! É uma semana em que somos

Leia mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, a nossa turma tem a missão de rezar por todos os seminaristas e por aqueles que os acompanham

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro

2ª FEIRA 07 de janeiro 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é! A 31 de janeiro celebramos a sua festa foi o dia em que Dom Bosco foi para o céu, para a vida eterna. Por isso, ele é Santo.

Leia mais

2ª FEIRA 09 DE ABRIL

2ª FEIRA 09 DE ABRIL 2ª FEIRA 09 DE ABRIL INTRODUÇÃO Bom dia! Que alegria estarmos novamente todos juntos! Depois das férias da Páscoa, aqui estamos de novo, entre os nossos educadores e amigos, para crescermos e aprendermos

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 22 outubro ANO MISSIONÁRIO E UM GRANDE SANTO- S. JOÃO PAULO II E boa semana. Ontem celebrou-se o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco escreveu uma mensagem muito bonita aos jovens falando

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

CONSAGRADO- VIDA RELIGIOSA

CONSAGRADO- VIDA RELIGIOSA 2ª FEIRA 04 fevereiro CONSAGRADO- VIDA RELIGIOSA Bom dia! E boa semana. No passado dia 2, sábado, celebrou-se o Dia do consagrado, dos religiosos (sacerdotes, Irmãs). O tema deste ano foi «Comunidades

Leia mais

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello Guia: Bom Dia! Já ouviste falar das Filhas de Maria Auxiliadora. No tempo de Dom Bosco, uma rapariga chamada Maria Domingas Mazzarello começou também a ajudar

Leia mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. A nossa turma recebeu a missão de rezar por um seminarista concreto. Mas esta missão não é apenas para o Bom

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro NA GENEROSIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Nos próximos dias seguiremos o tema da generosidade. Podemos dizer que a generosidade é a qualidade de quem gosta de dar

Leia mais

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO 3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO INTRODUÇÃO Boa tarde. Hoje é um dia novo aqui na escola! Tiveram um dia cheio de novidades e muita alegria. Se Deus quiser vai ser assim todos os dias deste novo ano escolar, basta

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 5 DE MARÇO ACREDITAR

3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 5 DE MARÇO ACREDITAR 2ª FEIRA 5 DE MARÇO ACREDITAR Bom dia a todos, bem-vindos a mais uma semana na nossa escola! No vídeo da sexta-feira passada a nossa colega Rita convidava-nos a ACREDITAR! Nem sempre é fácil acreditarmos,

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. Nesta semana temos a missão de rezar por todos os seminaristas e aqueles que os acompanham como

Leia mais

2ª FEIRA 18 de março. Teste do Marshmallow REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

2ª FEIRA 18 de março. Teste do Marshmallow REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana? Depois de recolhermos todos os mealheiros, sabemos que nos Salesianos de Lisboa foram recolhidos 1.437,12, tendo

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

2ª FEIRA 1 de Outubro

2ª FEIRA 1 de Outubro 2ª FEIRA 1 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje lembramos Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha descobriu que o que a fazia verdadeiramente feliz era o amor. Para amar e rezar por todos foi para

Leia mais

COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro. REZAR O PAI-NOSSO

COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro. REZAR O PAI-NOSSO COMO FILHO AMADO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Na semana que passou refletimos um pouco sobre a confiança em Deus e como é importante deixarmo-nos guiar por Ele. Na

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

Nota: Lembramos que hoje, às haverá encontro de acólitos na Igreja e ensaio de coro no Auditório 1.

Nota: Lembramos que hoje, às haverá encontro de acólitos na Igreja e ensaio de coro no Auditório 1. 2ª FEIRA 23 DE JANEIRO DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #COM(O)DOMBOSCO Bom dia! Hoje termina a Novena de a Nossa Senhora Auxiliadora pelo P. TOM UZHUNALIL, m que rezámos pedindo a sua libertação. Rezemos,

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

CONFIAR EM DEUS COMO D. BOSCO 2º CICLO

CONFIAR EM DEUS COMO D. BOSCO 2º CICLO 2ª FEIRA 15 DE JANEIRO Bom dia! Boa semana! Na semana passada falámos da infância de João Bosco. Esta semana vamos falar dos tempos em que ele já era um pouco mais velho. Na sua juventude, João Bosco criou

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS É já esta semana que celebramos a Festa da Santidade Juvenil Salesiana. Já muito foi falado sobre como poderemos atingir a Santidade e, de facto, sabemos que é algo

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=rabo2jkig_o

https://www.youtube.com/watch?v=rabo2jkig_o 2ª FEIRA 07 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem foi o dia da mãe. Foi um dia muito especial pois podemos aproveitar para agradecer tudo o que ela fez e faz por nós, desde o primeiro minuto da nossa existência.

Leia mais

S. DOMINGOS SÁVIO, ALUNO SALESIANO

S. DOMINGOS SÁVIO, ALUNO SALESIANO S. DOMINGOS SÁVIO, ALUNO SALESIANO 2ª FEIRA 06 de maio Hoje celebramos a festa de S. Domingos Sávio! Domingos foi um rapaz muito bom, que seguiu os conselhos de D. Bosco e o seu maior desejo era ser santo.

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

Vídeo

Vídeo 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Dom Bosco queria ajudar que todos os rapazes fossem bons cristãos e honestos

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro COMO FILHO AMADO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Na semana que passou refletimos um pouco sobre a confiança em Deus e como é importante deixarmo-nos guiar por Ele. Na

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 26 de novembro 2018 DOMINGO DE CRISTO REI Bom dia a todos! O domingo passado foi muito importante para a Igreja, foi o domingo de Cristo-Rei. E o Evangelho convida-nos

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará até à próxima segunda-feira, dia 25.

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS! 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre

Leia mais

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ 16 de janeiro HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ Bom dia. E boa semana. Hoje começamos o nosso dia com a Palavra de Deus. Penso que sabes o que quer dizer A Palavra de Deus é aquela palavrinha que lemos e escutamos

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 DE NOVEMBRO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana iremos falar de generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a bondade e a partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 19 de novembro 2018 SEMINÁRIOS Ainda nos lembramos que a semana passada foi dedicada aos seminários! Hoje vamos ver um vídeo em que o Padre Bernardo Trocado nos fala.

Leia mais

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro MÊS DE DOM BOSCO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO MARIA! ENS. SECUNDÁRIO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO MARIA! ENS. SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom dia a todos! Boa semana! No próximo dia 13 comemoraremos o final do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Este foi um grande evento para todos nós, católicos portugueses.

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio 2ª FEIRA 20 de maio NA PARTILHA INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Nesta semana dedicaremos a nossa oração da manhã ao tema da partilha. Vamos descobrir que a partilha não deve ser apenas de bens, mas também

Leia mais

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18 CI 2º 3 º ciclos 2017/18 JUVENTUDE E VOCAÇÃO DE DOM BOSCO 2ª feira, dia 15 de janeiro de 2018 Bom dia a todos e boa semana! Dedicamos esta semana à juventude e decisão vocacional de Dom Bosco. Para João

Leia mais

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO DE 2018 Caseta de D. Bosco Bom Dia! Durante este mês de Janeiro, dedicado especialmente a São João Bosco, vamos viajar pelos sítios onde este santo, fundador dos salesianos, viveu,

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Ontem foi Domingo de Pentecostes. É uma importante celebração para nós cristãos, pois foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para que

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA!

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA! 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO A FAMÍLIA APOIA-SE Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância que tem o apoio da família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles.

Leia mais

NA PALAVRA! ENSINO SECUNDÁRIO

NA PALAVRA! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO Bom dia a todos! Boa semana! Começamos esta semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de outubro. Desta vez o Papa pede-nos que recordemos os direitos dos trabalhadores

Leia mais

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE 2ª FEIRA 11 fevereiro Hoje celebramos Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Doente. O cuidado de Nossa Senhora pelos doentes, fez S. João Paulo II

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4 2ª FEIRA 11 de Março INTRODUÇÃO Bom dia! Ao longo desta semana iremos ser acompanhados por colegas do Ensino Secundário, que estiveram em missão em Ulme durante uma semana, numa pequena freguesia do Concelho

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 3º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 3º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO Bom dia a todos! Ontem foi Domingo de Pentecostes. É uma importante celebração para nós cristãos, pois foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para que possam manter

Leia mais

2ª FEIRA 16 DE ABRIL

2ª FEIRA 16 DE ABRIL 2ª FEIRA 16 DE ABRIL Bom dia. Começamos a terceira semana da Páscoa. No evangelho da missa de ontem Jesus convidou-nos a não ter medo. Vamos escutar o que os nossos colegas nos querem dizer! VÍDEO Clique

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de Março Amanhã é dia de São José e é por isso que celebramos também o dia do pai! Neste Bom Dia iremos olhar para a figura dos nossos pais. Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana?

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4 2ª FEIRA 11 de Março INTRODUÇÃO Bom dia! Ao longo desta semana iremos ser acompanhados por colegas do Ensino Secundário, que estiveram em missão em Ulme durante uma semana, numa pequena freguesia do Concelho

Leia mais

3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 5 DE FEVEREIRO A GENEROSIDADE

3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 5 DE FEVEREIRO A GENEROSIDADE 2ª FEIRA 5 DE FEVEREIRO A GENEROSIDADE Bom dia a todos e boa semana! No mês de fevereiro vamos conhecer um pouco melhor alguns dos valores cristãos que guiam a nossa vida e dos quais não nos devemos esquecer

Leia mais

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 14 janeiro ALEGRIA E boa semana. Estamos no mês de Dom Bosco. A 31 de janeiro celebramos a sua festa, o dia em que Dom Bosco foi para o céu, para a vida eterna. Por isso, ele é Santo. Está junto

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

2ª FEIRA 20 de maio. Banco Alimentar contra a Fome REFLEXÃO

2ª FEIRA 20 de maio. Banco Alimentar contra a Fome     REFLEXÃO 2ª FEIRA 20 de maio Bom dia! Esta semana o tema a que nos propomos falar é sobre a partilha. Nada mais apropriado para a semana que antecede a Campanha do Banco Alimentar Contra a fome, nos dias 25 e 26

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 2ª feira, dia 14 de janeiro de 2019 DOM BOSCO, PAI E MESTRE DOS JOVENS Bom dia! Mais um dia que nos é dado para vivermos bem uns com os outros. Todos nós temos uma história e todos

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO 2ª FEIRA 26 novembro ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO E uma boa semana. Encontramo-nos na última semana de novembro e aproxima-se a passos largos um tempo muito especial, o Natal. Sabemos que nos aproxima

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais