5 Trabalhos Relacionados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 Trabalhos Relacionados"

Transcrição

1 5 Trabalhos Relacionados Este capítulo compara vários trabalhos relacionados à autoria de grafos e documentos hipermídia com o editor proposto nesta dissertação. Com o objetivo de organizar as comparações, o capítulo está estruturado nas seguintes seções: a Seção 5.1 apresenta o sistema GraphViz (Gansner, 2003) para autoria e visualização de grafos. O editor XML (XML, 2000) Salix (Aoki & Seraphim, 2003) é analisado na Seção 5.2. A Seção 5.3 apresenta o sistema Kaomi (Jourdan et al., 1999) para autoria de documentos hipermídia. A Seção 5.4 discute as principais características do sistema GRiNS (Bulterman et al., 1998), ferramenta para autoria de apresentações multimídia baseada em documentos SMIL (SMIL, 2001). Por fim, a Seção 5.6 analisa as ferramenta Ariadne (Jühne et al., 1998) e o ambiente Arakne (Bouvin, 2000) GraphViz GraphViz (Gansner, 2003) é um sistema para visualização de grafos desenvolvida pela AT&T, distribuído na comunidade através da licença AT&T License. A linguagem de programação utilizada no desenvolvimento da ferramenta foi C++ ANSI juntamente com TCL/Tk 8.3 (Tool Command Language) (TCL/TK, 2004), sendo assim, portável em outras plataformas como Unix, (Linux, Solaris, IRIX, AIX, BSD), Windows, Macintosh etc. A ferramenta fornece três construtores (algoritmos) para desenhos de grafos. Basicamente, todos os construtores trabalham da mesma forma, tendo como entrada um arquivo textual na linguagem dot (Gansner et al., 2002) e como saída o desenho do grafo em um arquivo, podendo o usuário escolher o formato de saída (gif, png, jpeg, PostScript etc.) do mesmo.

2 Trabalhos Relacionados 75 O parser utilizado na ferramenta para converter documentos criados na linguagem dot em figuras encontra-se nas bibliotecas libgraph e libagraph. Caso alguma inconsistência seja encontrada durante o processamento do arquivo fonte (arquivo dot), uma mensagem de erro é enviada ao usuário informando o número da linha do arquivo onde o erro se encontra. Existem algumas ferramentas disponíveis na Internet (GraphViz, 2002) para converter arquivos textuais de representação de grafos em arquivos na linguagem dot, tal como a ferramenta GXL2DOT, que recebe como entrada um arquivo na linguagem GXL - Graph exchange Language (Winter et al., 2002) (Apêndice A). A Figura 5-1 ilustra a interface principal da ferramenta GraphViz. Figura 5-1 Sistema GraphViz A utilização da ferramenta é simples. O usuário inicialmente escolhe qual construtor (Layout engine) será utilizado no desenho do grafo. Em seguida, o usuário deve informar o nome do arquivo de entrada (arquivo textual na linguagem dot), o nome do arquivo de saída e, por último, o formato do arquivo de saída (jpg, gif, jpeg etc).

3 Trabalhos Relacionados 76 Cada construtor (dot, neato e towapi) da ferramenta GraphViz está voltado para um determinado tipo de grafo. Conhecer o funcionamento desses construtores torna-se importante pois, de acordo com o tipo de grafo elaborado na linguagem dot, o usuário saberá escolher qual deles melhor se aplica à representação do seu grafo. Nas próximas subseções cada construtor será analisado juntamente com a linguagem dot Construtor dot O construtor dot (Gansner et al., 2002) é destinado para desenhar grafos hierárquicos e direcionados. Os algoritmos usados no desenho são baseados nos trabalhos de (Warfield, 1977), (Carpano, 1980) e (Sugiyama et al., 1981) que operam com a seguinte estratégia: os primeiros vértices definidos no arquivo fonte (linguagem dot) apresentam maior prioridade hierárquica com relação aos demais, ou seja, os primeiros elementos definidos no arquivo serão desenhados acima dos demais. Observe na parte direita da Figura 5-2 (fonte na linguagem dot) que o elemento main foi o primeiro vértice a ser definido no arquivo e conseqüentemente o primeiro a ser desenhado na figura do grafo, criando assim uma hierarquia no desenho conforme os elementos são definidos no arquivo fonte da linguagem dot. O sinal -> presente no arquivo fonte (linguagem dot), indica o sentido da aresta entre dois vértices. A Figura 5-2 ilustra um grafo hierárquico desenhado pelo construtor dot. Ao lado da figura, encontra-se a especificação do grafo na linguagem dot.

4 Trabalhos Relacionados 77 digraph G { main -> parse -> execute; main -> cleanup; main -> init; execute -> make_string; execute -> printf execute -> compare; init -> make_string; main -> printf; } Figura 5-2 Grafo Hierárquico (dot) Uma deficiência encontrada no construtor dot, em alguns casos, é a sobreposição de arestas e vértices quando o grafo desenhado apresenta uma grande quantidade (número superior a 50) de vértices e arestas Construtor neato O construtor neato é destinado para desenhar grafos não orientados, comuns na representação de redes de computadores, modelos físicos que identificam pontos de baixas energias, sistemas de software etc. (North, 2002). Os algoritmos utilizados para o desenho dos grafos no construtor neato foram propostos por (Kamada & Kawai, 1989). O conceito de elasticidade (Spring) é aplicado entre todos os pares de vértices de forma que o tamanho do grafo desenhado seja o menor caminho entre os pontos terminais do mesmo. Maiores detalhes do algoritmo do algoritmo de Spring podem ser encontrados em (North, 2002) e (Pinto, 2000). Com o construtor neato é possível configurar tamanhos de arestas em relação a outras arestas, por exemplo, o usuário pode especificar que a aresta entre os vértices v1 e v2 tenha o dobro do tamanho da aresta que une os vértices v1 e v3. Tanto o construtor neato como o dot oferecem as mesmas possibilidades de configurações de desenho de grafos, tais como: cor do vértice, formato do vértice

5 Trabalhos Relacionados 78 (quadrado, elipse, triângulo etc.) e fontes dos textos para legenda de vértices e arestas. Além disso, o usuário pode determinar a posição exata de vértices no desenho do grafo com base nas coordenadas cartesianas da figura a ser criada. Nesse caso, o ponto de origem (0,0) do eixo cartesiano está localizado na parte superior esquerda da figura. A Figura 5-3 apresenta um grafo não direcionado desenhado pelo construtor neato, tendo ao seu lado a especificação do grafo na linguagem dot. Observe que todas as arestas são representadas pelo símbolo --, utilizado na linguagem dot para representar uma aresta não orientada. graph G { kernel -- zombie; kernel -- sleep; kernel -- runmem; sleep -- swap; swap -- runswap; runswap -- new; runswap -- runmem; new -- runmem; sleep -- runmem; } Figura 5-3 Grafo não direcionado (neato) Análogo ao construtor dot, uma deficiência encontrada no construtor neato, em alguns casos, é a sobreposição de nós em arestas quando o grafo desenhado apresenta uma grande quantidade (número superior a 50) de vértices e arestas Construtor twopi Destinado a desenho de grafos circulares (Wills, 1997), o algoritmo desse construtor procede da seguinte forma: um vértice é escolhido como centro da circunferência e todos os outros vértices são dispostos em volta dele. Caso a quantidade de vértices desenhados em volta do vértice central gere sobreposições de vértices e arestas, outros círculos podem ser criados com raios diferentes até que todos os vértices sejam desenhados.

6 Trabalhos Relacionados 79 Na linguagem dot, o usuário pode determinar a distância entre cada anel circular, a forma das figuras dos vértices (quadrado, triângulo, imagens etc.), cores de preenchimento, fonte de texto etc. É importante destacar que a linguagem dot disponibiliza recursos para todos os construtores. No entanto, caso alguma informação seja passada no fonte do arquivo (linguagem dot) que o construtor não consiga interpretar, será enviada uma mensagem de erro para o usuário informando a linha na qual o erro foi detectado. Por exemplo, inserir a aresta -> no fonte do arquivo para representar uma aresta no construtor twopi. O construtor é pré-configurado para trabalhar apenas com um anel, podendo gerar sobreposição de vértices caso o número de vértices a serem desenhados seja grande (número maior que 30). A Figura 5-4 ilustra um exemplo simples de grafo desenhado com o construtor twopi. graph G { server -- client1; server -- client2; server -- client3; server -- client4; server -- client5; } Figura 5-4 Grafo circular simples (twopi) A Figura 5-5 ilustra um grafo com um número maior de vértices que o da Figura 5-4. Devido à utilização de apenas um anel, houve sobreposição.

7 Trabalhos Relacionados 80 Figura 5-5 Grafo circular com sobreposição (twopi) Graph G { server -- client2; server -- client3; server -- client4; server -- client5; server -- client6; server -- client22; server -- client23; server -- client24; server -- client25; } A Figura 5-6 apresenta o mesmo grafo da Figura 5-5, porém sem sobreposição de vértices, através da utilização de dois anéis. Observe, no código, as linhas em negrito ranksep = 1.75 e overlap = false que foram adicionadas ao código fonte do arquivo em relação ao código da Figura 5-5. A variável ranksep determina a relação de distância entre os raios circulares a serem desenhados e a variável overlap com o valor igual a false impede a sobreposição de vértices. No caso da Figura 5-6 o valor de ranksep igual a 1.75 significa que o raio do próximo anel será 75% maior que o inicial. graph G { ranksep = 1.75; overlap = false; server -- client2; server -- client3; server -- client4; server -- client22; server -- client23; server -- client24; server -- client25; Figura 5-6 Grafo circular sem sobreposição (twopi) }

8 Trabalhos Relacionados Comparações entre o GraphViz e HyperProp A visão estrutural atual do sistema HyperProp (Soares et al., 2003) apresenta apenas o algoritmo Spring (Kamada & Kawai, 1989) disponível para representação de grafos. Já a ferramenta GraphViz, além do algoritmo de Spring, disponibiliza ao usuário outros dois algoritmos, Hierárquico (Sugiyama et al., 1981) e Circular (Wills, 1997). Na nova versão da visão estrutural do HyperProp (Seção 3.2.1), que está em desenvolvimento, o usuário pode escolher o algoritmo aplicado no desenho da visão estrutural. Atualmente, já estão implementadas as opções Spring (Kamada & Kawai, 1989), Hierárquico (Sugiyama et al., 1981) e Circular (Wills, 1997). Uma deficiência encontrada na ferramenta GraphViz é não apresentar uma interface gráfica que permita uma interação com o usuário, para construção de grafos passo a passo. O uso da ferramenta limita-se a desenhar grafos descritos na linguagem dot. Já o HyperProp possibilita ao usuário o uso de interfaces gráficas na criação de vértices e arestas, oferecendo técnicas de filtragens para visualização do grafo. O problema da sobreposição de vértices e arestas encontradas na ferramenta GraphViz é melhor solucionado no HyperProp, embora também ocorra. No HyperProp esse problema é parcialmente contornado, pois o desenho do grafo é mais flexível no que tange ao dimensionamento da figura. No entanto, para grafos grandes, o dimensionamento pode, às vezes, prejudicar o entendimento do desenho por parte do usuário. As soluções empregadas para resolver esse problema foram o uso de scroll e as técnicas de filtragem (Capítulo 4) SALIX SALIX (Aoki & Seraphim, 2003) é um ambiente para autoria de documentos XML (XML, 2000), desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, que tem como característica principal o uso de uma interface gráfica (WYSIWYG - What You See Is What You Get) com recursos que agilizam a produção de documentos XML.

9 Trabalhos Relacionados 82 A ferramenta SALIX trabalha com gerenciamento de janelas MDI (Multiple Document Interface), permitindo que vários documentos sejam abertos ao mesmo tempo. As seguintes janelas estão disponíveis no editor: XML (texto) para a edição do documento XML em modo texto. DTD (texto) para edição textual da DTD - Document Type Declaration referenciada pelo fonte XML; XML (gráfico) para edição do documento XML em modo gráfico. Assim, duas formas de visualização de documentos XML são apresentadas. A primeira é puramente textual, como em um editor de texto convencional. Porém, por ser um editor de uma linguagem de marcação, as marcas (tags) dos elementos são diferenciadas (apresentadas em cores diferentes) do conteúdo do texto propriamente dito. Esse recurso é usado nas guias DTD e XML (texto), conforme ilustrado na Figura 5-7. A segunda forma de visualizar o documento XML é através da interface gráfica criada com uma tabela de valores para cada elemento XML presente no documento e uma visão em árvore do documento XML. A Figura 5-8 apresenta o editor na forma gráfica. O quadro de estrutura hierárquica, lado esquerdo do editor, apresenta os nomes dos elementos, nomes de atributos de cada elemento do documento XML, formando, assim, a árvore do documento. Nesse quadro, o usuário pode adicionar e excluir elementos com auxílio do mouse, além de expandir e fechar uma folha na árvore. O quadro grade de valores, lado direito do editor, apresenta o nome do elemento e o valor de cada atributo do elemento selecionado pelo usuário na árvore esquerda do editor. Nessa visão, o usuário pode alterar o conteúdo dos atributos, assim como o nome do elemento. É importante destacar que a visão gráfica só está disponível para o usuário se o arquivo estiver bem formado, ou seja, respeitando as regras de formação definidas pela DTD.

10 Trabalhos Relacionados 83 Figura 5-7 Ambiente SALIX (Autoria Declarativa)

11 Trabalhos Relacionados 84 Figura 5-8 Ambiente SALIX (Autoria em árvore e tabelas) O editor SALIX apresenta as seguintes funcionalidades, além da própria edição de documentos: 1. Validação do documento Permite validar o documento XML editado pelo usuário caso exista alguma DTD associada ao arquivo; 2. Depurador Permite ao usuário localizar os erros (caso existam) no documento editado depois da validação Comparações entre o SALIX e HyperProp A visão declarativa do sistema HyperProp e o sistema SALIX são muito semelhantes. As funcionalidades de validação e depuração presentes no ambiente SALIX também estão disponíveis na visão declarativa do HyperProp, assim como a presença do highlight nos nomes e atributos de cada elemento do documento na forma textual. As principais diferenças entre os editores são:

12 Trabalhos Relacionados Visão em árvore do documento XML. A visão em árvore do editor declarativo do sistema HyperProp (parte esquerda do editor, Figura 3-1) informa apenas o nome dos elementos XML do documento. Já na árvore do editor SALIX, para cada elemento XML presente no documento, uma nova sub-árvore é criada, tendo como folhas todos os atributos do elemento. Note que, em alguns casos, o excesso de folhas criadas pode acabar dificultando o usuário na busca por uma determinada informação no documento. 2. Destaque para elementos selecionados na árvore do documento. No sistema SALIX, quando o usuário seleciona um determinado elemento na árvore XML do documento, a parte direita do editor é automaticamente atualizada mostrando apenas as informações do elemento selecionado. Já na visão declarativa do sistema HyperProp, quando o usuário seleciona um determinado elemento da árvore XML, a linha textual referente ao elemento selecionado é destacada em azul e o cursor do editor posicionado no início da linha. 3. Técnicas de Filtragens. O sistema SALIX não apresenta nenhuma técnica de filtragem associada ao editor. A visão declarativa do HyperProp apresenta a técnica de filtragem olho-de-peixe conforme apresentado no Capítulo Kaomi O sistema Kaomi (Jourdan et al., 1999) tem, como base do processo de autoria, um conjunto de visões do documento, onde a sincronização entre as visões é realizada através da seleção de objetos ou por intervalos de tempo predefinidos, cabendo ao usuário do sistema configurar o valor desses intervalos. É interessante destacar que o Kaomi é flexível pois trabalha com uma grande variedade de formatos declarativos de documentos multimídia, tais como documentos SMIL, XML, formato declarativo do modelo Madeus e etc. O Kaomi fornece diferentes visões para trabalhar sobre o documento multimídia, proporcionando ao usuário facilidades na navegação e edição de documentos multimídia

13 Trabalhos Relacionados 86 baseadas no paradigma WYSIWYG (What You See Is What You Get). As visões oferecidas pela ferramenta são: 1. Visão de Apresentação oferece funções de controle básicas (tocar, parar, pausar) para determinados tipos de mídia. 2. Visão Estrutural apresenta o conjunto de objetos que pertencem ao documento. A estrutura formada é uma árvore onde as folhas representam os objetos básicos de mídia e os nós não terminais são os objetos compostos. É interessante destacar que, nesse tipo de visão, é possível aplicar filtros de exibição da estrutura, tais como: ordem alfabética e tipo de mídia a ser exibida. 3. Visão Declarativa exibe o documento fonte na forma textual em um editor semelhante ao programa Notepad, com recursos básicos de edição; 4. Visão Temporal projeta, em um grafo, a execução de um documento no tempo, preservando a noção de sua estruturação hierárquica. Nessa visão, as arestas representam elos e, os vértices, os objetos de mídias. Quando ocorre alguma alteração durante a edição no documento em uma determinada visão, essa alteração é propagada para todas as outras visões, garantindo com isso a consistência dos dados. O sistema Kaomi também disponibiliza as funções elementares para a autoria de documentos tais como: abrir, fechar, criar e salvar. Além dessas, o Kaomi apresenta funções temporais (por exemplo, exibir em série objetos de mídia ou apresentar os objetos em paralelo, inserir atraso entre os objetos etc.) e funções de relação hipertexto, por exemplo, operações do tipo goto, ou seja, caso algum objeto de mídia seja selecionado pelo usuário durante a apresentação do documento um outro objeto de mídia pode ser acionado. O ambiente de autoria produzido pelo Kaomi pode ser ajustado para se adequar ao contexto da aplicação. A ferramenta oferece meios de ser expandida, permitindo que novas visões sejam adicionadas, mantendo as características de edição e sincronismo. É possível acrescentar ainda novas funções em uma visão, assim como definir novas relações temporais e ampliar o suporte a novos tipos de formato de dados.

14 Trabalhos Relacionados Comparações entre o Kaomi e HyperProp O sistema HyperProp apresenta observadores que atuam sobre as visões (Seção 3.4), responsáveis pelo controle da sincronização entre elas. Já o sistema Kaomi possibilita ao usuário determinar intervalos de tempo para a sincronização, além dos eventos de sincronização pré-configurados no ambiente, tais como: seleção de objetos, exclusão de elementos, inserção de elementos etc. O Kaomi oferece a possibilidade de trabalhar com novos formatos de arquivos diferentes daquele para o qual a ferramenta vem pré-configurada (SMIL, 2001). Para isso, o usuário deve criar compiladores para converter seus documentos na base de dados utilizada pelo sistema (Jourdan et al., 1999). O HyperProp também pode ser usado por diferentes formatos de arquivos, desde de que o usuário crie compiladores que convertam o arquivo do usuário para a base de dados (objetos Java representando um grafo) utilizada pelo sistema HyperProp. A visão declarativa do Kaomi é muito simples, apresentando apenas os elementos na forma puramente textual sem recursos de destaque (highlight), ausência da visão em árvore do documento interna ao editor etc. A visão declarativa do sistema HyperProp disponibiliza validação do documento baseado no Schema do arquivo XML, técnicas de filtragem, recursos de highlight, visão em árvore do documento interna ao editor declarativo etc. A visão estrutural do Kaomi limita-se a apresentar apenas a estrutura do documento na forma de árvore. Além disso, a visão estrutural do Kaomi não disponibiliza qualquer técnica de filtragem nas visões e nada é mencionado com relação aos algoritmos de desenho grafos. Já a visão estrutural do HyperProp mostra a árvore do documento na parte esquerda do editor (Figura 3-3), o desenho do grafo com todos os relacionamentos entre os vértices na parte direita da visão (Figura 3-3) e um conjunto de funcionalidades para edição de documentos já mencionados anteriormente na Subseção

15 Trabalhos Relacionados GRiNS GriNS (Bulterman et al, 1998) é um ambiente para autoria de documentos hipermídia com suporte nativo à linguagem SMIL (SMIL, 2001), padrão W3C, que tem como característica principal o uso da visão temporal no processo de autoria com recursos gráficos que facilitam a complexa tarefa de organização temporal dos objetos de mídia no documento. As apresentações (documentos SMIL) criadas no ambiente GRiNS podem ser visualizadas no próprio ambiente e em diferentes sistemas (players) que são compatíveis com a linguagem SMIL, tais como: RealOne, IE-6 e 3GPP. O sistema trabalha com arquivos de áudio (mp3, wav e aiff etc.), vídeo (avi, mpeg etc.), imagem (bmp, jpg, gif, png etc.) e texto (HTML, XHTML etc.) de forma integrada dentro da mesma apresentação hipermídia. A Figura 5-9 apresenta a tela inicial do ambiente GRiNS com suas barras de ferramentas (general toolbar, container toolbar, region/alignment toolbar, linking/interation toolbar e previewer control panel) e barra de menu (menu bar). As funcionalidades das principais barras serão explicadas nas próximas subseções, juntamente com as cinco visões disponíveis no ambiente. Figura 5-9 Janela principal do ambiente GRiNS

16 Trabalhos Relacionados Visão de Apresentação Permite ao autor verificar a apresentação do seu documento hipermídia antes do mesmo ser disponibilizado para diferentes sistemas (RealOne, IE-6 ou 3GPP). A apresentação hipermídia pode ser simulada de acordo com a largura de banda selecionada pelo autor. Conforme o usuário altera o valor da largura de banda, os tempos de pré-busca (prefetching) dos objetos de mídia são recalculados na visão temporal e refletidos durante a apresentação do documento. A Figura 5-10 ilustra a visão de apresentação do sistema GRiNS. Na visão de apresentação ( Previewer Control Panel ) é possível que o autor escolha partes do documento a serem apresentadas, por exemplo, o ponto de início e fim do documento. Figura 5-10 Visão de apresentação do sistema GRiNS Visão Temporal A visão temporal do sistema GRiNS permite ao autor criar documentos hipermídia baseados nos elementos de semântica temporal definidos na linguagem SMIL-2.0. Os principais elementos temporais presentes no ambiente GRiNS são: paralelo, seqüencial e escolha (switch). Cada elemento temporal é representado no sistema como um contêiner de forma que todos os elementos internos a esse contêiner estão sujeitos à sua semântica temporal.

17 Trabalhos Relacionados 90 A barra de menu Container toolbar apresenta um conjunto de botões coloridos, onde cada botão está associado a um tipo diferente de contêiner. O botão verde cria um contêiner com semântica temporal paralelo. O botão azul cria um contêiner com semântica temporal seqüencial e o botão vermelho cria um contêiner com semântica temporal escolha (dentre todos os elementos internos a ele apenas um será escolhido durante a apresentação do documento). A Figura 5-11 mostra a visão temporal com a apresentação Sample Slideshow, contêiner azul mais externo. Dentro desse contêiner existe um único contêiner verde ( Audio-and-Image ) com outros três contêiners: o primeiro, de cor azul ( Image- Sequence ), contendo três objetos de mídia imagem. O segundo, apenas com um nó de texto e, o terceiro contêiner, de cor vermelha ( Audio-Switch ), com dois nós de áudio. Observe que os elementos estão organizados dentro dos contêiners de acordo com sua semântica temporal. Figura 5-11 Visão Temporal do GRiNS Na visão temporal o autor sabe quais são os tipos de objetos de mídia envolvidos na sua apresentação, os tipos de estruturas criadas na composição da apresentação e uma estimativa do tempo da apresentação do documento. Além disso, a visão temporal fornece recurso de integração com a plataforma Windows, onde arquivos selecionados no

18 Trabalhos Relacionados 91 sistema operacional Windows são inseridos no ambiente através de drag-and-drop (arraste e copie) Visão Espacial Na visão espacial, o autor pode criar e editar regiões de apresentações nas quais os objetos de mídias serão exibidos durante a execução do documento. A Figura 5-12 ilustra a visão espacial do GRiNS. Na área esquerda do editor, as regiões criadas no documento são exibidas na forma de árvore e todos os objetos de mídias que estão associados a essa região aparecem como suas folhas. Na janela da direita, é ilustrado o objeto de mídia selecionado pelo autor na árvore (parte esquerda do editor) dentro da região que o objeto de mídia está associado. Na visão espacial, o autor pode alterar os parâmetros (altura, largura etc.) da região com auxílio do mouse, assim como inserir novos objetos de mídia. Figura 5-12 Visão Espacial do sistema GRiNS

19 Trabalhos Relacionados Visão Declarativa A visão declarativa do sistema GRiNS apresenta o fonte do documento hipermídia na linguagem SMIL-2.0, permitindo ao autor editar o documento na forma textual. As alterações feitas na forma textual são atualizadas nas outras visões (temporal e espacial) desde que o documento não contenha erros. Para atualizar as alterações realizadas na visão declarativa com as demais visões gráficas, o usuário precisar selecionar o botão apply no editor declarativo. A Figura 5-13 exibe a visão declarativa do ambiente GRiNS. Note que o editor é simples, sem grandes recursos para edição textual. Os únicos elementos que recebem destaque ( highlight ) no editor textual são aqueles de semântica temporal (par, seq e switch). Figura 5-13 Visão Textual do GRiNS Comparações entre o Sistema GRiNS e o HyperProp O ambiente GRiNS não apresenta a visão estrutural para autoria de documentos hipermídia. A principal visão de autoria do sistema GRiNS é a visão temporal. Já o sistema HyperProp além de disponibilizar a visão temporal oferece também a visão estrutural para edição de documentos. A visão espacial do GRiNS apresenta algumas funcionalidades interessantes com relação à visão espacial atualmente desenvolvida no HyperProp, tais como: pré-

20 Trabalhos Relacionados 93 visualização do objeto de mídia na região (possibilitando ao autor alterar os parâmetros da região de acordo com a visualização do objeto de mídia na região) e visão em árvore dos elementos que compõem o layout da apresentação. Cada região espacial definida no documento forma um ramo da árvore tendo como folhas todos os objetos de mídia associados a essa região. Esse tipo de visão em árvore ainda não está implementada na visão espacial atual do HyperProp. A visão declarativa do ambiente GRiNS apresenta sempre todo o documento na forma textual, tornando o documento de difícil entendimento quando o mesmo torna-se relativamente grande. A visão declarativa do HyperProp exibe apenas a parte textual do documento referente à visão gráfica que o usuário tem como foco. Por exemplo, quando o usuário ativa a visão gráfica espacial, apenas o texto referente à edição espacial é mostrado na visão declarativa. Uma limitação do sistema GRiNS é o fato do mesmo ser executado apenas na plataforma Windows. Já o Hyperprop é multiplataforma por ser desenvolvido através da linguagem Java. A opção de highlight no editor textual do GRiNS é simples, identificando apenas os nomes de elementos de semântica temporal (par, seq e switch). Já no editor declarativo do HyperProp, todos os nomes de elementos apresentam-se no formato negrito, o nome e o valor dos atributos são exibidos também em destaque. Por fim, o editor textual do GRiNS não exibe a visão em árvore do documento criado e nenhuma técnica de filtragem no editor é empregada Outras Ferramentas de Edição As ferramentas apresentadas nas próximas subseções possuem funcionalidades que atualmente não estão disponíveis no sistema HyperProp. Entretanto, algumas delas, tal como a utilização de trilhas na navegação de documentos, já foram anteriormente implementadas no sistema (Muchaluat-Saade & Soares, 1995) (Muchaluat-Saade, 1996) e serão apresentadas como referências a outros trabalhos que permitem edição de documentos.

21 Trabalhos Relacionados Ariadne Ariadne é uma ferramenta que auxilia usuários da WWW (Berners-Lee et al., 1994a) a administrarem os caminhos (trilhas) percorridos durante sua navegação de páginas na Web (Jühne et al., 1998). Com o sistema Ariadne, o usuário pode criar, editar e compartilhar trilhas sobre determinados assuntos na Web, assim como visualizar a trilha num formato gráfico. Ao usar uma rota já criada no sistema Ariadne, o usuário passa a ter um mapa gráfico com os nós já percorridos, o ponto atual no qual ele se encontra e os nós ainda não percorridos pelo usuário. É interessante destacar que, a qualquer momento, o usuário pode sair de uma rota pré-determinada e até mesmo adicionar novos nós na rota utilizada inicialmente. A Figura 5-14 ilustra o uso do mapa gráfico do sistema Ariadne. Uma outra característica interessante do Ariadne é que ele não altera o conteúdo das páginas WWW, diferenciando-se das outras ferramentas com mesma funcionalidade, por exemplo: Walden s Path (Furuta et al., 1997). O Ariadne torna-se muito útil quando o compartilhamento de rotas ocorre entre usuários. Por exemplo, ao se pesquisar um tema específico na Web, o usuário pode perder muito tempo filtrando informações relevantes à sua pesquisa, devido à grande quantidade de informações disponíveis na Web sobre o mesmo tema. Ao obter uma rota já criada, o usuário passa a ter um guia de navegação sobre seu tema, reduzindo com isso seu tempo de pesquisa. As principais características do Ariadne são: 1. Uso de interface independente O Ariadne mantém a apresentação das páginas WWW em seu formato original, ou seja, os conteúdos das páginas não são alterados; 2. Ramificação de navegação Permite que o usuário navegue por rotas alternativas dentro de um guia de navegação; 3. Composição de navegação Permite que uma navegação seja adicionada a outro guia de navegação;

22 Trabalhos Relacionados Orientação na navegação Provê uma representação gráfica da navegação do usuário e de seu histórico. Figura 5-14 Mapa de navegação da ferramenta Ariadne Arakne No modelo atual da WWW é impossível criar relacionamentos (elos) ou anotações nas páginas da Web onde não se tem o direito de escrita. Isso dificulta os usuários a

23 Trabalhos Relacionados 96 organizarem as informações encontradas, haja vista que seria interessante adicionar comentários e novos elos em algumas páginas encontradas. Uma alternativa para contornar esse problema foi através da criação de ferramentas que possibilitam o usuário modificar o conteúdo das páginas WWW localmente (na própria máquina). Assim, cada usuário pode moldar as páginas WWW pesquisadas da forma que melhor lhe convier. Essas ferramentas permitem, entre outras facilidades, criar elos e adicionar comentários e conteúdo nas páginas. Geralmente, a ferramenta é instalada na máquina do cliente, mas pode também estar associada a um proxy, de maneira que as alterações feitas por um usuário possam ser vistas por todos os usuários que compartilham o mesmo proxy. Assim, a ferramenta facilita o trabalho colaborativo na busca por determinadas informações. Uma dessas ferramentas é o Arakne (Bouvin, 2000), elaborada na Universidade de Aarhus. Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida como applets, possibilitando que usuários criassem comentários e elos nas páginas. Logo depois a ferramenta virou um aplicativo desenvolvido em Java com suporte a outros tipos de mídias como vídeo e áudio. O usuário, ao assistir um vídeo através do sistema Arakne, pode adicionar elos em determinados intervalos de vídeo. A Figura 5-15 exibe um vídeo associado à ferramenta. Observe que o usuário criou o link 5 com dois pontos de ativação (tempo de início e fim do elo). Caso o usuário (ou até mesmo outro usuário que assista o filme através da ferramenta Arakne) clique no vídeo durante o intervalo de tempo predeterminado pelo link 5, o elo será ativado, realizando um determinado evento, por exemplo, abrindo uma página HTML (HTML, 1999) com algumas informações sobre o ator principal da cena exibida nesse intervalo de tempo.

24 Trabalhos Relacionados 97 Figura 5-15 Ambiente Arakne

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

5.1. Análise Comparativa

5.1. Análise Comparativa 5 Conclusões O objetivo desta dissertação foi apresentar o ambiente de autoria Composer, o qual é voltado para a criação de programas NCL, versão 3.0, para TV digital interativa. Da mesma forma que no

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE FUNÇÃO E BLOCO FUNCIONAL; CRIAÇÃO DE FUNÇÃO / BLOCO FUNCIONAL; UTILIZAÇÃO NO LADDER; EXEMPLO DE BLOCO FUNCIONAL;

DIFERENÇAS ENTRE FUNÇÃO E BLOCO FUNCIONAL; CRIAÇÃO DE FUNÇÃO / BLOCO FUNCIONAL; UTILIZAÇÃO NO LADDER; EXEMPLO DE BLOCO FUNCIONAL; Boletim Técnico EP3 11/07 Utilizando Funções e Blocos Funcionais de usuário pelo software A1 19 de outubro de 2007 O objetivo deste boletim é mostrar como utilizar o recurso de Funções (Functions) e Blocos

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet Manual do Contribuidor Portal de Internet Projeto: Novo Portal de internet 1. Propósito Este documento tem o propósito de orientar usuários a utilizar as funcionalidades do portal do Inea no modo de contribuição.

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4

Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Release Notes Diferenças da versão 6.3 para a 6.4 Melhorias Comuns ao Sistema Help O Help Online foi remodelado e agora é possível acessar os manuais de cada módulo diretamente do sistema. Mapeamento de

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI PERFIL TÉCNICO Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES PREFEITURA DE GUARULHOS SP 1 Objetivo: Esse manual tem como objetivo principal instruir os

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais